Prof. Oscar Capitulo 9

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Oscar Capitulo 9"

Transcrição

1 Centro de Massa e Momento Linear (Colisões) Prof. Oscar Capitulo 9

2 O centro de massa Mesmo quando um corpo gira ou vibra, existe um ponto nesse corpo, chamado centro de massa, que se desloca da mesma maneira que se deslocaria uma única partícula, com a massa deste corpo e sujeita ao mesmo sistema de forças que ele.

3 O centro de massa Uma bola arremessada para cima segue uma trajetória parabólica, o centro de massa de um taco de beisebol lançado para cima com um movimento de rotação também mais os outros pontos do taco seguem trajetórias mais complexas.

4 Sistema de partículas - Uma dimensão Vamos definir inicialmente a posição x cm do centro de massa para um sistema composto de duas partículas de massas m e m 2 e que ocupam as posições x e x 2.

5 Para um sistema de N corpos dispostos ao longo de uma linha reta, podemos fazer uma extensão da definição anterior:

6 Sistema de partículas - Duas dimensões Para a definição do centro de massa de um sistema de N partículas distribuídas em um plano podemos, por analogia com as definições anteriores, considerar que:

7 Exemplo.:. Quais são as coordenadas do centro de massa das três partículas que aparecem no desenho a seguir? A unidade das distâncias é o metro.

8 Momento Linear O termo Quantidade de Movimento tem um significado único e preciso em física. A quantidade de Momento Linear de uma partícula é um vetor, definido como Q. Q mv Em muitos livros o momento linear é representado pelo vetor P.

9 Momento Linear A taxa de variação com o tempo da quantidade de movimento de uma partícula é igual à força resultante que atua sobre a partícula e possui a mesma direção e o mesmo sentido dessa força. F res dq dt dq d dv F ( mv) m ma res dt dt dt

10 A Quantidade de Movimento Linear de um Sistema de Partículas Considere agora um sistema de n partículas, cada uma com sua própria massa, velocidade e quantidade de movimento linear. As partículas podem interagir uma com as outras, e forças externas também podem agir sobre elas. O sistema como um todo possui uma quantidade de movimento linear Q, que é definida como a soma vetorial das quantidades de movimentos lineares das partículas individuais. Assim, Q Q Q Q... Q 2 3 n m v m v m v... m n v n.

11 Conservação da Quantidade de Movimento Linear Suponha que a força externa resultante que atua sobre um sistema de partículas seja nula (que o sistema seja isolado) e que não haja partículas saindo nem entrando no sistema (que o sistema seja fechado). dq F 0 0 res dt Q = constante (sistema isolado, fechado).

12 Conservação da Quantidade de Movimento Linear Este resultado é chamado de lei de conservação da quantidade de movimento linear. Ela também pode ser escrita como Q i Q f (sistema isolado, fechado) (quantidade de movimento linear total em algum instante inicial ti) = (quantidade de movimento linear total em algum instante posterior tf ).

13

14

15

16 Exemplo 2: 2. Um vagão de 4.000kg se movimenta horizontalmente a 4m/s em direção a um pátio de manobra. Ao passar por um silo de alimentação, 2000kg de grão caem subitamente no interior do vagão. Quanto tempo será gasto pelo vagão para percorrer uma distância de 500m a partir do silo em direção ao pátio? Admita que os grãos caiam na direção vertical e que a leve desaceleração devida ao atrito por rolamento ou a resistência do ar seja desprezível.

17 Exemplo 3: 3. Uma urna de votação com massa m=6.0 kg desliza com velocidade v=4,0 m/s em um piso sem atrito no sentido positivo de um eixo x. Repentinamente ela explode em dois pedaços. Um pedaço, de massa 4kg se desloca no sentido positivo do eixo x com velocidade 2 m/s. Qual a velocidade do segundo pedaço, de massa 2kg?

18 COLISÕES Uma colisão é um evento solado no qual dois ou mais corpos (os corpos que colidem) exercem uns sobre os outros forças relativamente elevadas por um tempo relativamente curto.

19 O que é uma Colisão? Devemos ser capazes de distinguir instantes que estão antes, durante e depois de uma colisão.

20 Impulso e Quantidade de Movimento Linear F dq dt F Q t dq F() t dt Q F t

21 Impulso e Quantidade de Movimento Linear Q dq t F() t dt f f Q F t Qi ti I t t i f F() t dt I F t med Definição Impulso

22

23 Impulso e Quantidade de Movimento Linear

24 Exemplo 4: 4. Com um golpe de caratê, você pode quebrar um bloco de concreto. Considere que sua mão possua uma massa de 0,70kg e se mova a 5,0m/s quando atinge o bloco, e pára a 6mm do ponto de contato. (a) Qual é o impulso que o bloco exerce sobre a sua mão? (b) Qual é o tempo aproximado de colisão e a força média que o bloco exerce sobre sua mão?

25 Exemplo 5: 5. Um carro equipado com um boneco (80kg) instrumentado para testes de impacto colide com uma parede rígida a 25m/s. estime a força que o cinto de segurança exerce sobre o boneco durante o impacto. Admita que o carro e o boneco tenham se movimentado m após a parte frontal ser completamente destruída.

26 Exemplo 6: 6. Uma bola de beisebol de 50 g, lançada com uma velocidade de 40 m/s é rebatida para o arremessador na mesma direção em que chegou com uma velocidade de 60m/s. Qual a intensidade da força média que o bastão exerce sobre a bola se o bastão estiver em contato com a bola por 5,0 ms?

27 Exemplo 7: 7. Uma bola de,2 kg cai na vertical sobre um piso, acertando-o com uma velocidade de 25m/s. Ela ressalta com uma velocidade inicial de 0m/s. (a) Que impulsão atua sobre a bola durante o contato? (b) Se a bola estiver em contato com o piso por 0,020 s, qual a intensidade da força média que a bola exerce sobre o piso.

28 Exemplo 8: 8. É bem sabido que balas e outros objetos disparados no Super-Homem simplesmente voltam ao bater no seu peito (Fig.). Suponha que um gângster dê uma rajada no peito do Super- Homem com balas de 3 g a uma taxa de 00 balas/mim e que a velocidade de cada bala seja de 500 m/s. Suponha também que as balas voltem na mesma direção sem mudar de velocidade. Qual a intensidade da força media que o fluxo de balas exerce sobre o peito do Super- Homem?

29 Quantidade de Movimento e Energia Cinética em Colisões Colisão Elástica Colisão Inelástica

30 Quantidade de movimento Linear Em um sistema isolado e fechado, contendo uma colisão, a quantidade de movimento linear de cada corpo que colide pode variar, mas a quantidade de movimento linear total Q do sistema não pode variar, seja a colisão elástica ou inelástica.

31 Colisões Inelásticas em Uma Dimensão Colisão Unidimensional Q Q Q Q i 2i f 2 f (conservação da quantidade de movimento linear). m v m v m v m v i 2 2i f 2 2 f

32 Colisão Completamente Inelástica Juntos após a colisão Q Q Q 0 i f 2 f m v mv m V i 2 m v i m m ) V ( 2 V m m m 2 v i.

33 Exemplo 9: 9. Um projétil de 0g de massa atinge um pêndulo balístico de 2kg de massa. O centro de massa do pêndulo eleva-se de uma altura de 2cm. Considerando-se que o projétil permaneça embutido no pêndulo, calcule a velocidade inicial do projétil.

34 Exemplo 0: 0. Você repete a proeza do exemplo anterior, mas agora com uma caixa vazia como alvo. O projétil atinge a caixa e a atravessa completamente. Um sensor a laser indica que o projétil emergiu com metade de sua velocidade inicial. Sabendo disso, você corretamente revela até que altura o alvo oscilou. Que altura é essa?

35 Exemplo :. Um carro de 2000kg, movendo-se a 25m/s, colide com outro carro de 500kg inicialmente em repouso. Se a colisão é perfeitamente inelástica, determine (a) a velocidade de cada um dos carros após a colisão e (b) a razão entre a energia cinética final do sistema e sua energia cinética inicial.

36 Colisões Elásticas em Uma Dimensão (Alvo em Repouso) (energia cinética total antes da colisão) = (energia cinética total depois da colisão) Em uma colisão elástica, a energia cinética de cada corpo que colide pode variar, mas a energia cinética total do sistema não pode variar.

37 (quantidade de movimento linear) Colisões Elásticas em Uma Dimensão (Alvo em Repouso) f f i v m m v v m f f i v m m v v m (energia cinética) reescrevemos f f i v m v v m 2 2 ) (. ) )( ( f f i f i v m v v v v m

38 Após dividirmos uma equação pela outra e um pouco de álgebra obtemos: Colisões Elásticas em Uma Dimensão (Alvo em Repouso) i f v m m m m v i f v m m m v

39 Colisão elástica em duas dimensões Vamos considerar uma partícula de massa m e velocidade v se deslocando em direção de uma outra partícula de massa m 2 que se encontra em repouso.

40

41

42 Exemplo 2: 2. Os dois blocos da figura a seguir deslizam sem atrito. a) Qual a velocidade do bloco de m =,6kg após a colisão? b) A colisão é elástica?

43 Exemplo 3: 3. Uma bola de aço de 0,5kg de massa é presa a uma corda, de 70cm de comprimento e fixa na outra ponta, e é liberada quando a corda está na posição horizontal. No ponto mais baixo de sua trajetória, a bola atinge um bloco de aço de 2,5kg inicialmente em repouso sobre uma superfície sem atrito. A colisão é elástica. a) Encontre a velocidade da bola imediatamente após a colisão. b) Encontre a velocidade do bloco imediatamente após a colisão.

44 Exemplo 4: 4. Uma bola de 300g com uma velocidade v = 6m/s atinge uma parede a uma ângulo θ = 30 0 e, então, ricocheteia com mesmo ângulo e velocidade de mesmo módulo. Ela fica em contato com a parede por 0ms. a) Qual foi o impulso sobre a bola? b) Qual a força média exercida pela bola sobre a parede?

45 Exemplo 5: Você está dirigindo um carro de 200kg, viajando para o leste em um cruzamento quando um outro veículo de 3000kg, viajando para o norte, atravessa o cruzamento e bate em seu carro(veja figura). Seu carro e outro permanecem grudados após a colisão. Verifique se seu carro estava acima da velocidade permitida que é 80km/h, sabendo que não houve marcas de freada, e o caminhão ficou com o velocímetro preso na indicação de 50km/h, e que os dois deslizam a 59 0 ao norte do leste?

46 Exemplo 6: Um corpo de massa m, com rapidez inicial de 20m/s, sofre uma colisão não frontal com um segundo corpo, de massa m 2. O segundo corpo está inicialmente em repouso. Depois da colisão, o primeiro corpo está se movendo a 5m/s, a um ângulo de 25 0 com a orientação de sua velocidade inicial. Qual é o ângulo de afastamento do segundo corpo?

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y 2 a EM Dione Dom Lista de Exercícios sobre Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões - 2a Série - Física 1 1) Uma explosão divide um pedaço de rocha em repouso em três partes de massas m 1 = m 2 = 20

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva 1. (Uerj 2012) Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 13 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/05

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Um atirador, com um rifle de 2 kg apoiado ao ombro, dispara uma bala de 15 g, cuja velocidade na extremidade de saída do cano é 800 m/s.

Um atirador, com um rifle de 2 kg apoiado ao ombro, dispara uma bala de 15 g, cuja velocidade na extremidade de saída do cano é 800 m/s. )$3±(&Æ1,&$D/LVWDGH([HUFtFLRV±DJRVWRGH ([HUFtFLRVSDUDHQWUHJDUH'DWDGHHQWUHJD &ROLV}HV RHK Q 6.4) Explique como um airbag de um automóvel pode ajudar a proteger um passageiro de se machucar seriamente no

Leia mais

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 7: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante:

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: Lista 8: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com.

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FÍSICA 1 - RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FORMULÁRIO DA P2 RESUMO

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola.

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola. 1) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide com um outro bloco, de

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO CONCEITO DE IMPULSO Δt F O taco está exercendo força durante um intervalo de tempo pequeno. Impulso

Leia mais

Física 1. 1 a prova 29/04/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 29/04/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 9/04/017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. - Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Aula da prática 8 Colisões em uma dimensão. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula da prática 8 Colisões em uma dimensão. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula da prática 8 Colisões em uma dimensão Prof. Paulo Vitor de Morais O que é Energia? De forma simplificada: Energia é uma grandeza escalar associada ao estado de um ou mais objetos! Também podemos dizer

Leia mais

Lista 9: Impulso e Momentum. Questões. passarinho está voando é superior, inferior ou igual à leitura quando ele pousa na gaiola.

Lista 9: Impulso e Momentum. Questões. passarinho está voando é superior, inferior ou igual à leitura quando ele pousa na gaiola. Lista 9: Impulso e Momentum Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 9: Impulso e Momentum NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do CENTRO DE MASSA 1.Três pontos materiais, A, B e D, de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura ao lado. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de pontos materiais.

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,7 pontos] Uma granada é deixada cair livremente de uma alturahapartir do repouso. Ao atingir a altura3h/4 ela explode em dois

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 Questões 1) A Figura 1 apresenta a vista superior de 3 partículas sobre as quais forças externas agem. A magnitude e a direção das forças sobre 2 partículas são apresentadas. Quais

Leia mais

CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR

CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR Prof. Bruno Farias Introdução Neste módulo vamos discutir

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Colisões 11 jul RESUMO As colisões são classificadas de acordo com a energia conservada no choque. Vamos usar a queda de uma bola sem resistência do

Leia mais

Questões Conceituais

Questões Conceituais Questões em Aula Questões Conceituais QC.1) Três blocos de massas iguais deslizam sobre rampas sem atrito como mostrado na Fig.1. Os blocos não se desprendem da rampa até chegarem na base. Eles partem

Leia mais

Física I Reposição 2 3/12/2014

Física I Reposição 2 3/12/2014 Nota Física I Reposição 3/1/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 14

Leia mais

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula.

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula. COLÉGIO PEDRO II COLISÕES Prof. Sergio Tobias 1) Suponha que um meteorito de 1,0 10 12 kg colida frontalmente com a Terra (6,0 10 24 kg) a 36 000 km/h. A colisão é perfeitamente inelástica e libera enorme

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 14 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 17 Exercícios

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Um vagão move-se sem atrito em linha recta sobre um plano horizontal. A sua massa é M=500 kg. No instante t=0, a sua velocidade é de 7 m/s. Nesse instante

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Impulso. Quantidade de Movimento. Diego Ricardo Sabka

Impulso. Quantidade de Movimento. Diego Ricardo Sabka Impulso Quantidade de Movimento Impulso Grandeza física que varia a quantidade de movimento de um corpo. Denominamos de impulso o produto da força resultante pelo tempo. Unidade de medida: Newton.segundo

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Física 1. Resumo e Exercícios P1

Física 1. Resumo e Exercícios P1 Física 1 Resumo e Exercícios P1 Fórmulas e Resumo Teórico Parte 1 Derivada de polinômios - Considerando um polinômio P x = ax %, temos: d P x = anx%() dx Integral de polinômios - Considerando um polinômio

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

Física I Prova 2 10/05/2014

Física I Prova 2 10/05/2014 Posição na sala Física I Prova 2 10/05/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente)

Leia mais

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento 1. Uma nave espacial de 10 3 kg se movimenta, livre de quaisquer forças, com velocidade constante de 1 m/s, em relação a um referencial inercial. Necessitando

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b)

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b) LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10 Questões 1) Na Figura 1, 3 forças de mesma magnitude são aplicadas em uma partícula que encontra-se na origem do sistema de referência. Ordene as forças de acordo com as magnitudes

Leia mais

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014 30/06/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 12: Rotação de corpos rígidos NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO) 1) Uma bola de 0,70 kg está se movendo horizontalmente com uma velocidade de 5,0 m/s quando se choca com uma parede vertical e

Leia mais

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s². PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos

Leia mais

(a) K A = 2K B, V A = 2V B (b) K A = K B, V A = 2V B. (e) K A = 2K B, V A = V B /2. (d) K A = K B /2, V A = 2V B. (d) m a /2. (b) m a (c) m a /4

(a) K A = 2K B, V A = 2V B (b) K A = K B, V A = 2V B. (e) K A = 2K B, V A = V B /2. (d) K A = K B /2, V A = 2V B. (d) m a /2. (b) m a (c) m a /4 Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Prova - 3/2/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um tenista realiza um saque arremessando a bola verticalmente até uma altura máxima h em relação

Leia mais

Questão 1. (Cesgranrio 1990) O ponto que melhor localiza o centro de massa da placa homogênea da figura é

Questão 1. (Cesgranrio 1990) O ponto que melhor localiza o centro de massa da placa homogênea da figura é SE18 - Física LFIS4A3 - Colisões e Centro de Massa Questão 1 (Cesgranrio 1990) O ponto que melhor localiza o centro de massa da placa homogênea da figura é a) a b) b c) c d) d e) e Questão 2 (Ulbra 2012)

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS DINÂMIC IMPULSIV & COLISÕES - EXERCÍCIOS 1) Um corpo de massa 200 g está em queda livre. Dê as características do impulso do peso do corpo durante 5s de movimento. 2) Um corpo de massa 1 kg realiza um

Leia mais

Centro de Massa e Momento Linear

Centro de Massa e Momento Linear Centro de Massa e Momento Linear Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto O Centro de Massa O centro de massa de um sistema de partículas é o ponto que se move como se (1) toda a massa do

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um avião move-se com velocidade horizontal constante v A de módulo 200 m/s. Ao passar sobre uma

Leia mais

Física I Prova 1 09/01/2016

Física I Prova 1 09/01/2016 Nota Física I Prova 1 09/01/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 23/09/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

19/Mar/2018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9.2 Inelásticas 9.3 Em 2D e 3D 9.4 Explosões

19/Mar/2018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9.2 Inelásticas 9.3 Em 2D e 3D 9.4 Explosões 14/Mar/018 Aula 8 8. Momento linear 8.1 Definição 8. Impulso de uma força 8.3 Centro de massa 8.4 Conservação do momento 19/Mar/018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9. Inelásticas 9.3 Em D e 3D 9.4 Explosões

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 1. Um corpo de massa M e raio R está em repouso sobre a superfície de um plano inclinado de inclinação

Leia mais

Colisões e Impulso. Evandro Bastos dos Santos. 23 de Maio de 2017

Colisões e Impulso. Evandro Bastos dos Santos. 23 de Maio de 2017 Colisões e Impulso Evandro Bastos dos Santos 23 de Maio de 2017 1 Introdução Sempre que ocorrem colisões, explosões, verificam-se que entre as partículas do sistema as forças trocadas são internas e de

Leia mais

Aluno(a): Turma: N.º: a) Qual é a velocidade do bloco no instante t = 3 s? b) Qual é a intensidade da força média entre os instantes t = 0 e t = 3 s?

Aluno(a): Turma: N.º: a) Qual é a velocidade do bloco no instante t = 3 s? b) Qual é a intensidade da força média entre os instantes t = 0 e t = 3 s? P3 simulado DISCIPLINA: FÍSICA NOTA: 2ª SÉRIE do Ensino Médio SEGUNDO BIMESTRE Professor(a): MANUEL Data: / /17 Aluno(a): Turma: N.º: QUESTÃO 01 Um bloco de massa 2,0 kg tem movimento retilíneo e uniforme

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/11/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/11/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/11/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)

Leia mais

Problemas propostos. Questões Demonstrativas

Problemas propostos. Questões Demonstrativas Problemas propostos Módulo 01 Nota: (i)ler atentamente o enunciado três ou mais vezes. (ii)traduzir o enunciado em um diagrama. (iii) Nomear as grandezas citadas e colocar seus valores, quando houver.

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Impulso e conservação do momento linear (lista 12) 7 de novembro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Impulso e conservação do momento linear (lista 12) 7 de novembro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Impulso e conservação do momento linear (lista 12) 7 de novembro de 2017 1. Um canhão dispara um projétil com uma velocidade inicial v 0 = 20 m/s e um ângulo θ 0 =

Leia mais

Parte 1 - Múltipla escolha - 0,7 cada

Parte 1 - Múltipla escolha - 0,7 cada UFRJ - Instituto de Física Disciplina: Física I - Primeira Prova - 10/10/2016 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo

Leia mais

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica Conservação da Energia o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica 1 Forças conservativas: o Uma força é dita conservativa se o trabalho que ela realiza

Leia mais

Física I Lista de Problemas 3.2

Física I Lista de Problemas 3.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 3.2 1 Física I Lista de Problemas 3.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Você deixa cair um livro de

Leia mais

Física 1. Energia Resumo P2

Física 1. Energia Resumo P2 Física 1 Energia Resumo P2 Fórmulas e Resumo Teórico Energia Potencial Gravitacional - Considerando um corpo de massa m a uma altura h do solo, temos: E = mgh Energia Potencial Elástica - Considerando

Leia mais

FEP 255 Mecânica dos corpos rígidos e Fluidos 1 a Lista de Exercícios, fevereiro de 2010

FEP 255 Mecânica dos corpos rígidos e Fluidos 1 a Lista de Exercícios, fevereiro de 2010 FEP 255 Mecânica dos corpos rígidos e Fluidos a Lista de Eercícios, fevereiro de 2. Onde está o CM das 3 partículas mostradas na figura ao lado? Figura.5 Figura 2.5 d 2. Considere 3 corpos iguais de massa

Leia mais

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente.

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente. QUESTÕES DE TRABALHO E ENERGIA DA UFPE DE FÍSICA 1 - PROVA 2 2002.2 1) Um bloco de massa M = 1,0 Kg é solto a partir do repouso no ponto A a uma altura H = 0,8 m, conforme mostrado na figura. No trecho

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

1. Determine o coeficiente de restituição dos seguintes choques: a)

1. Determine o coeficiente de restituição dos seguintes choques: a) DISCIPLINA PROFESSOR FÍSICA REVISADA DATA (rubrica) RENATO 2017 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 2º MÉDIO 1. Determine o coeficiente de restituição dos seguintes choques: a) b) c) d) e) 2. Classifique os choques

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Múltipla escolha [0,5 cada]:

Múltipla escolha [0,5 cada]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE FÍSICA P de Física I - EQN - 015- Prof.: Gabriel Bié Alves Versão: A Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais;

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III F15.3 O motor exerce uma força de = 20 N sobre o cabo, onde t é dado em segundos.determine a velocidade da caixa onde t = 4 s. Os coeficientes de atrito estático

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

= = = 160 N = kg 800 m s

= = = 160 N = kg 800 m s Física I - 2. Teste 2010/2011-13 de Janeiro de 2011 RESOLUÇÃO Sempre que necessário, utilize para o módulo da aceleração resultante da gravidade o valor 10 0m s 2. 1 Um atirador com uma metralhadora pode

Leia mais

Física 1. 2 a prova 27/10/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 27/10/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 27/10/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

Conservação do momento linear - Colisões.

Conservação do momento linear - Colisões. Conservação do momento linear - Colisões. o o o o Momento linear e a sua conservação Impulso Colisões elásticas e inelásticas Colisões em duas dimensões 1 Momento Linear Momento linear de uma partícula

Leia mais

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine

Leia mais

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES. O que um jogador de beisebol faz para saber onde deve estar para apanhar uma bola? CAPÍTULO 4

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES. O que um jogador de beisebol faz para saber onde deve estar para apanhar uma bola? CAPÍTULO 4 MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES O que um jogador de beisebol faz para saber onde deve estar para apanhar uma bola? CAPÍTULO 4 Posição, velocidade e aceleração: Vetores Posição e velocidade: O vetor

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 1. João fez uma pequena viagem de carro de sua casa, que fica no centro da cidade

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais