RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva, proeduse, EJA. INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva, proeduse, EJA. INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOARES, Cleyson Mendes 1 rescogito@gmail.com PAULINO, Paulo Cesar 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio III curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos PROEJA Disciplina: Educação Inclusiva RESUMO Em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED implantou nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) o Programa de Educação nas Unidades Sócio-Educativas PROEDUSE a partir de Desse modo, é importante destacar como é realizado o atendimento dos adolescentes em conflito com a lei na perspectiva pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, é necessário analisar a legislação que trata desta modalidade da Educação Inclusiva e os documentos orientadores da SEED e IASP tendo como ponto de partida os conhecimentos e experiências prévias dos educandos dessa modalidade de ensino. Assim, só é possível uma Educação Inclusiva de qualidade pela consolidação de parcerias entre as instituições de administração pública e a formação continuada dos profissionais da educação. PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva, proeduse, EJA. INTRODUÇÃO Para tratar da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com as Unidades Sócio-Educativas é imprescindível analisar de forma sistemática a legislação que aborda este tema e de que maneira o Estado se articula na elaboração da proposta de ação. Por meio da proposta pedagógica da EJA é possível uma Educação Inclusiva na perspectiva dos educandos em conflito com a lei tendo em vista as especificidades concernentes com o histórico de cada jovem infrator. Para tanto, as instituições responsáveis pela organização social são indispensáveis neste processo de interação entre jovens infrator e sociedade. É através deste tipo de parceria e pela formação continuadas dos diferentes profissionais envolvidos que se consolida a Educação Inclusiva. 1 Autor: Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Marília, Técnico Pedagógico da Educação Profissional do Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio. 2 Orientador: Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio, Especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico pela UTFPR e Mestrando em Ensino de Ciências e Tecnologia na UTFPR-PG.

2 REFERENCIAL TEÓRICO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL De início é importante frisar como a Secretaria Estadual da Educação do Paraná/Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional entende a Educação Inclusiva. Para tanto, destaca-se as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusivos: O desafio da inclusão escolar é enfrentado como uma nova forma de repensar e reestruturar políticas e estratégias educativas, de maneira a não apenas criar oportunidades educacionais especiais, mas, sobretudo, garantir condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprender. de 1990: De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho Art. 124: São direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes: (...) XI receber escolarização e profissionalização; XII realizar atividades culturais, esportivas e de lazer; Nesta perspectiva a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Resolução nº 1417/2008 de 02/06/2005 propõe a implantação do Programa de Educação nas Unidades Sócio-Educativas PROEDUSE para serem desenvolvidos nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos CEEBJAS. Esta ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e a Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social, por meio do Instituto de Ação Social do Paraná IASP. Jovens e Adultos: De acordo com o Relatório de Gestão Departamento de Educação de Esse Programa teve como objetivo prioritário promover a escolarização básica em nível fundamental e médio de adolescentes e de jovens infratores ou em situação de risco social e pessoal, atendidos em Unidades Sócio-Educativas, que ficaram marginalizados do processo educativo, apoiando-os na busca da cidadania e no seu pleno exercício na sociedade, na própria Unidade onde estão internos.

3 O PROEDUSE oferta atividades educativas e socializadoras que garantem um desenvolvimento do ponto de vista psico-social para adolescentes privados de liberdade. Esse Programa propõe, de forma integrada e complementar, garantir os conteúdos das disciplinas da educação formal na perspectiva de um trabalho socializador, de forma a ocuparem as necessidades inerentes ao processo de desenvolvimento dos educandos. Atuam no Programa professores de todas as disciplinas e um coordenador pedagógico que organiza o processo dentro desse espaço específico. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada para os alunos que estão com idade que atende a especificidade da EJA. Para um trabalho efetivo é fundamental que estes profissionais que estão envolvidos neste programa recebem formação continuada que possam suprir as necessidades de atendimento que esta modalidade de ensino requer, além se sua especificidade por trabalhar com educandos em condições de risco. É necessária plena vinculação entre os objetivos pedagógicos da EJA e da Educação Inclusiva para que o resultado não seja a inclusão pela inclusão, ou seja, ofertar escolarização para jovens em conflito com a lei apenas para cumprir uma determinação legal sem ter como preocupação a re(socialização) do educando e sua inserção na sociedade de forma que tenha condições de se adaptar as constantes transformações do mundo do trabalho e as novas tecnologias. O Programa cumpre ainda o calendário escolar de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em relação ao número de dias letivos e carga horária anual. Considerando que os educandos estão em privação de liberdade, sem direito a feriados ou a período de férias, o Programa previu que o horário de oferta seguiria as normas e possibilidades definidas pelas Unidades Sócio-Educativas, obedecendo a calendário especial, funcionando inclusive no período de férias escolares. De acordo com os CADERNOS DO IASP (2006) é indispensável: O adolescente deve ser o centro das atenções no Centro de Socioeducação. Ser o centro signifi ca ocupar o lugar de destaque na atenção, nas intenções e nas ações de todos os servidores. Além disso, significa tratá-lo com respeito e conhecer suas necessidades para poder demarcar limites, indicar caminhos e transmitir disciplina, elementos fundantes do trabalho educativo. A organização do trabalho deve ter como foco principal as necessidades, possibilidades e potencialidades de cada adolescente.

4 É exatamente para ele que se trabalha, é por sua causa que o Centro de Socioeducação existe; é para que ele possa aprender a ser e a conviver que todos se mobilizam, a fi m de que seu processo socioeducativo tenha um bom resultado. Apesar do adolescente estar em conflito com a lei, ele possui necessidades que fazem parte do ser humano, ou seja, aspectos físicos, emocionais e sociais. Deve ser premissa que os adolescentes em privação de liberdade tenham suas experiências e conhecimentos prévios considerados no processo de ensino-aprendizado. Este aspecto é definido como uma das essências da pedagogia histórica crítica adotado pela SEED como política de Estado e que norteiam a formulação das propostas pedagógicas dos Estabelecimentos de Ensino estaduais regulares, inclusive os CEEBJA s. Nesta perspectiva as contribuições de Paulo Freire norteiam uma prática educativa emancipadora pautando-se na preocupação de formar um sujeito capaz de lidar com as desigualdades que a classe trabalhadora enfrenta historicamente. A seguir, segue os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos e as Unidades Sócio-Educativas que estão vinculadas. UNIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS VÍNCULO EDUCATIVO Educandário São Francisco CEEBJA Ulisses Guimarães Fazenda Rio Grande CEEBJA Fazenda Rio Grande Foz do Iguaçu CEEBJA Prof. Orides Balotin Guerra Joana Miguel Richa CEEBJA Dr. Mário Faraco USOIL Londrina CEEBJA Manoel Machado CIAADI/SAS Curitiba CEEBJA Dr. Mário Faraco CIAADI/SAS Londrina CEEBJA Manoel Machado CIAADI/SAS Foz do Iguaçu CEEBJA Prof. Orides Balotin Guerra SAS Ponta Grossa CEEBJA Paschoal Salles Rosa SAS Santo Antônio da Platina CEEBJA Prof.ª Geni Sampaio Lemos SAS Umuarama CEEBJA Umuarama SAS Toledo CEEBJA Toledo SAS Campo Mourão CEEBJA Campo Mourão SAS Paranavaí CEEBJA Paranavaí SAS Pato Branco CEEBJA Pato Branco SAS Cascavel CEEBJA Prof.ª Joaquina Mattos Branco Fonte: Relatório de Gestão Departamento de Educação de Jovens e Adultos.

5 Ainda de acordo com os CADERNOS DO IASP: Escolarização: Seguindo o princípio da incompletude institucional, compete à Secretaria Estadual da Educação (SEED) a cessão de servidores para o desenvolvimento das atividades de escolarização formal. É imprescindível que esses professores sejam treinados e capacitados continuamente, pois, muitas vezes, estão muito distantes da realidade dos adolescentes infratores e da privação de liberdade. Assim que o adolescente entrar na unidade será providenciada sua documentação e o histórico escolar, para que possa ser efetivada sua matrícula no Ensino de Jovens e Adultos EJA do PROEDUSE (Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas). Em seguida, o adolescente passará por uma avaliação escolar para que sejam definidos seu nível de escolaridade e sua aptidão escolar. A defi nição e inclusão do adolescente numa das turmas do PROEDUSE ocorrerá na seqüência, mediante a análise dos seus conhecimentos escolares, seu perfil comportamental e histórico infracional. Se for necessário, antes de ser inserido nas classes regulares, o adolescente poderá passar por atividades educativas individualizadas. GUEBERT (2007) elabora uma definição que vai ai encontro com a proposta aqui desenvolvida: para garantir o processo inclusivo, necessitamos de três aspectos fundamentais: vontade e consciência política, profissionais qualificados e envolvimento da sociedade civil. Somente dessa forma é possível desenvolver um trabalho efetivo de inclusão social. CONSUDERAÇÕES FINAIS É estritamente necessária a parceria entre as diferentes instituições públicas e privadas para que este tipo de programa tenha o resultado desejado. Estes tipos de parcerias podem garantir que os setores da administração públicas viabilizem de forma objetiva e concreta os recursos financeiros e humanos para desempenharem a função inclusiva que espera-se do Estado. As medidas apontadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Instituto de Ação Social do Paraná apontam nessa direção. Porém, isto não basta. É necessário também investir na formação continuada dos profissionais da educação que atuarão nesta modalidade de ensino tendo o referencial correto referente a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Inclusiva pertinente às exigências legislativas e humanas, pois está lidando-se com sujeitos em formação que, em algum momento, por falhas da própria estrutura social e econômica, transgrediram a lei e necessitam de orientação para sua (re)socialização. Estas ações permitem o atendimento específico que os adolescentes em conflito com a lei necessitam para que sejam respeitados seus direitos em relação a educação de qualidade e os direitos fundamentais expressos na lei. Isso só é possível por meio da proposta

6 pedagógica trabalhada pela Educação de Jovens e Adultos que possuem como referencial os conhecimentos e experiências prévias dos educandos visando uma educação emancipatória e que dê condições que o sujeito lide com as transformações do mundo do trabalho e que alicerçam a Educação Inclusiva para educando em conflito com a lei. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de ed., atual e ampl. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069/90. Curitiba: Instituto de Ação Social do Paraná, CADERNOS DO IASP - Instituto de Ação Social do Paraná, Gestão de Centro de Socioeducação, Curitiba, SEED. Secretaria de Estado da Educação do Paraná/Departamento de Educação Especial. Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusivos. Documento Preliminar, DELIBERAÇÃO nº 681/06 do Conselho Estadual da Educação do Paraná, Curitiba, 10/12/2006. GUEBERT, Mirian Célia Castelain. Inclusão: uma realidade em discussão. 2.ed.rev.- Curitiba: Ibpex, RELATÓRIO DE GESTÃO Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Curitiba, RESOLUÇÃO nº 1417/2008 da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Curitiba, 02/06/2005.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL RESUMO MENEGUCE, Beatriz 1 bmeneguce@hotmail.com PAULINO, Paulo César 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PAULINO, Paulo Cesar 1 paulino@utfpr.edu.br MASCHIO, Marcelina Teruko Fujii 2 marcelina.maschio@ifms.edu.br RESUMO O presente trabalho buscou

Leia mais

Documento Orientador Núcleo de Inclusão Educacional

Documento Orientador Núcleo de Inclusão Educacional Documento Orientador Núcleo de Inclusão Educacional 2018 Sugestões para o Planejamento 2018 Núcleo de Inclusão Educacional - NINC 1. Educação do Campo: mencionar que em março o CAESP/NINC realizará diagnóstico

Leia mais

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia

Leia mais

INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS NO ENSINO REGULAR

INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS NO ENSINO REGULAR INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS NO ENSINO REGULAR RESUMO GODINHO, Seryma Andrea Reghin 1 seryma_teimoso@hotmail.com PAULINO, Paulo Cesar 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010.

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. A Presidenta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 109/2008-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 109/2008-CEPE RESOLUÇÃO Nº 109/2008-CEPE Aprova o Regulamento de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia campus de Francisco Beltrão. Considerando o contido no Processo CR nº 22956/2007, de 05 de dezembro de 2007,

Leia mais

CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES. Julho de 2012

CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES. Julho de 2012 CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES Julho de 2012 Capacitações Enfermagem 15,16,17/8 Guarapuava, Pato Branco, Telêmaco Borba, Irati Guarapuava 15-Enfermeiros da AP 16-Enfermeiros dos Hospitais da Rede 17-Técnicos

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA ISBN 978-85-7846-516-2 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA Alinne Garcia Cavagnari UEL 1 E-mail: alinne_cavagnari15@hotmail.com Daniela Simitan Claro de Oliveira

Leia mais

CONSIDERANDO a Lei 9394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; CONSIDERANDO as normas internas do IFB:

CONSIDERANDO a Lei 9394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; CONSIDERANDO as normas internas do IFB: RESOLUÇÃO Nº 023/2017/CS IFB Estabelece os parâmetros para o Calendário Acadêmico dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. O Conselho Superior do INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Parecer 05/2019 ORDEM JUDICIAIS EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULAS - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -

Parecer 05/2019 ORDEM JUDICIAIS EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULAS - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Parecer 05/2019 Ementa: ORDEM JUDICIAIS EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULAS - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - A procuradoria jurídica foi instada a se manifestar sobre a obrigatoriedade

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO 1. HISTÓRICO A solicitação em pauta se reporta à informação deste Conselho, de 08/11/2010,

Leia mais

PORTARIA Nº 01 de 17 de outubro de 2013

PORTARIA Nº 01 de 17 de outubro de 2013 PORTARIA Nº 01 de 17 de outubro de 2013 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas competências que lhe confere a Resolução 048/2012 do Conselho Superior do Instituto Federal

Leia mais

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR Resolução

Leia mais

Data Feriado 01/01/2018 Descrição Recesso Judiciário Tipo Recesso Origem Data Feriado 02/01/2018. Tipo Recesso Origem Data Feriado 03/01/2018

Data Feriado 01/01/2018 Descrição Recesso Judiciário Tipo Recesso Origem Data Feriado 02/01/2018. Tipo Recesso Origem Data Feriado 03/01/2018 Data Feriado 01/01/2018 Data Feriado 02/01/2018 Data Feriado 03/01/2018 Data Feriado 04/01/2018 Data Feriado 05/01/2018 Data Feriado 06/01/2018 Data Feriado 07/01/2018 Data Feriado 08/01/2018 Data Feriado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERIENTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO N 06/2018 SUED/SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERIENTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO N 06/2018 SUED/SEED a(o): INSTRUÇÃO N 06/2018 SUED/SEED Estabelece critérios para o funcionamento administrativo e pedagógico das Escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, amparadas pelo - Parecer nº 07/14-CEE/CEIF/CEMEP.

Leia mais

SANDRO ALEX ROSA ALVES

SANDRO ALEX ROSA ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR LITORAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PROCESSOS EM EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E INCLUSÃO SANDRO ALEX ROSA ALVES METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESAFIOS

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Instrução Normativa 06/09 PROGRAD Estabelece

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012

RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012 RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012 Aprova o Calendário Acadêmico para o ano de 2013 no Âmbito do Instituto Federal do Paraná. O CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições

Leia mais

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa Exercícios LDB Prof. Carlinhos Costa Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS Clarice Karen de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Palavras chave:

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2019

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO DA

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro de 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

Indicadores Educacionais. Página 1

Indicadores Educacionais. Página 1 Matrículas por Nível Educacional Regular Ensino Regular - Total Ensino Fundamental - Total Ensino Médio - Total Período dos dados 2009 2014 Varia 2009 2014 Varia 2009 2014 Varia Estado do Paraná 2.514.947

Leia mais

EDITAL DE REABERTURA DO CREDENCIAMENTO FUNDAÇÃO CASA - ANO LETIVO DE 2019.

EDITAL DE REABERTURA DO CREDENCIAMENTO FUNDAÇÃO CASA - ANO LETIVO DE 2019. EDITAL DE REABERTURA DO CREDENCIAMENTO FUNDAÇÃO CASA - ANO LETIVO DE 2019. A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Lins nos termos da Resolução SE nº: 71/2018, Resolução Conjunta

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Física ORIENTAÇÕES E NORMAS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PARA ESTUDANTES DO CURSO

Leia mais

ISSN SAEP SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ. Revista do Sistema

ISSN SAEP SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ. Revista do Sistema ISSN 2316-7602 SAEP 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ Revista do Sistema ISSN 2316-7602 SAEP 2018 Sistema Avaliação da Educação Básica do Paraná Revista do Sistema Re estadual FICHA

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC PROEJATEC

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 53 Interessado: Campus de Castanhal Assunto: Aprovação

Leia mais

Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec

Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec PELA GRANDEZA DA PÁTRIA Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos Proposta de orientações preliminares

Leia mais

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Rutz da Silva, Silvio Luiz 1 & Puglia Zanon, Denise 2 Categoría: Reflexões e experiências de inovação em sala

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-14, de 2-3-2016, publicada no DOE de 03/03/2016, pág. 57 e 58 e republicada no DOE de 09/03/2016, pág. 60 Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades Márcia Pereira Melo Coordenadora Fórum Goiano de EJA FORMAÇÃO PARA ESCOLARIZAÇÃO A formação de educadores

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa O Planejamento escolar: desafios e perspectivas. Professora Ana Rita Martins Acras A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John Beckley)

Leia mais

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio;

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio; RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 02 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes do Sub-Programa Cursinhos pré-universitários da UNESP do Programa de Extensão Universitária "Divulgação, Orientação

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E O CAMPO SÓCIO JURÍDICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CENSE Camila Silvestre, email: camilamonteirosilva@hotmail.com.br Drielly Claro, email: driellyclaro@hotmail.com

Leia mais

RESOLUÇÃO /2011 CONSELHO SUPERIOR

RESOLUÇÃO /2011 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO /2011 CONSELHO SUPERIOR Estabelece o Calendário Acadêmico dos Cursos do Instituto Federal do Paraná para o ano letivo de 2012. O Conselho Superior, órgão consultivo e deliberativo da Administração

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos EDITAL N 200/2008

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos EDITAL N 200/2008 EDITAL N 0/08 A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista os Editais nº 34 36 e 37/04

Leia mais

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Didática e Formação de Professores: provocações Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Vivemos tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento de Oferta dos Cursos

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Pedagogia ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA MARIA DA GRAÇA BRANCO NESTA AULA O que é sistema: tipos de sistema Base legal do sistema escolar brasileiro Constituição Federal de 1988

Leia mais

Da inclusão: Incluir por incluir?

Da inclusão: Incluir por incluir? Da inclusão: Incluir por incluir? Com o Advento da Lei 13.146/2015 que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência na rede de Ensino Pública e Particular, tornou-se quase que obrigatório a inclusão de

Leia mais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais ARAUJO, Inaura Soares de. [1] TAHIM, Demetrius Oliveira. [2] ARAUJO, Inaura Soares De; TAHIM, Demetrius Oliveira. A Perspectiva De Ensino E

Leia mais

CAPACITAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES DOS PROFESSORES NA EJA.

CAPACITAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES DOS PROFESSORES NA EJA. CAPACITAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES DOS PROFESSORES NA EJA. SILVA, Claudia 1 claudiarsjs@bol.com.br PAULINO, Paulo Cesar 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológico Federal do Paraná Campus Cornélio

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás JUSTIFICATIVA

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás JUSTIFICATIVA Req. Nº 157/2016 Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás A deputada que o presente subscreve na forma regimental e após manifestação plenária, requer a Vossa Excelência, determinar

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A LEI 11.892/2008 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Lorena Dominique Vilela Freiberger Universidade Estadual de Londrina - UEL Eixo Temático

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DEZEMBRO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande

Leia mais

1) Exerça liderança e autoridade, tendo como referência uma postura democrática;

1) Exerça liderança e autoridade, tendo como referência uma postura democrática; EDITAL DE RECREDENCIAMENTO - FUNDAÇÃO CASA - ANO LETIVO DE 2018. A Dirigente Regional da Diretoria de Ensino - Região de Limeira, torna público o edital de credenciamento, condições de classificação e

Leia mais

INCLUSÃO SOCIAL. PALAVRAS-CHAVE: política de inclusão social, cidadania, educação inclusiva.

INCLUSÃO SOCIAL. PALAVRAS-CHAVE: política de inclusão social, cidadania, educação inclusiva. RESUMO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSÃO SOCIAL CIANCIOSA,Tânia Cristina 1 tania.newfeat@hotmail.com PAULINO,Cesar Paulo 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

EDITAL 9/ PROGRAD REOPÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL 9/ PROGRAD REOPÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL DEPARTAMENTO DE PROCESSOS SELETIVOS Boletim de Serviço Eletrônico em 26/03/2018 EDITAL 9/2018

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR.

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR. AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR. Relato de Experiência Marcelo Pereira de Oliveira¹ Helena M. Kashiwagi

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTAS DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFMT Nº 001/INSTITUTO

Leia mais

Ranking para XXIV Jocopar Ponta Grossa

Ranking para XXIV Jocopar Ponta Grossa para XXIV 2016 - Ponta Grossa Delegações do Atletismo Masc Livre Santo Antonio Sudoeste 12 12 24,0 1º Atletismo Masc Livre Cascavel 3 8 8 19,0 2º Atletismo Masc Livre Francisco Beltrão 8 5 5 18,0 3º Atletismo

Leia mais

A proposta dos institutos federais entende a educação como instrumento de transformação e de enriquecimento

A proposta dos institutos federais entende a educação como instrumento de transformação e de enriquecimento HISTÓRIAS DE VIDA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NA LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA/CÂMPUS SVS Lauren Ausani; Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin;

Leia mais

Francisco Aparecido Cordão

Francisco Aparecido Cordão 128 ENTREVISTA O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) RESULTADOS E DESAFIOS Um dos investimentos prioritários do governo federal para a educação em todo o país é o Programa

Leia mais

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD PNAIC CURRÍCULO CULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS. PIOS. UNIDADE 1, ANO 1 Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules

Leia mais

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução O PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Reinouds Lima Silva IFMA

Leia mais

INCLUSÃO: UM PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS

INCLUSÃO: UM PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS RESUMO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSÃO: UM PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS CARVALHO, Simone Célia de 1 carvalhosimone@hotmail.com PAULINO, Paulo Cesar 2 paulino@utfpr.edu.br

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

EDUCANDO PARA A INCLUSÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS

EDUCANDO PARA A INCLUSÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Catalão/GO, outubro de 2016 EDUCANDO PARA A INCLUSÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Leigh Maria de Souza DESAFIO: Preparar a instituição para atender às diferenças, para respeitar os rítmos de aprendizagem d@s

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de PEREIRA 2, Douglas Willian Quirino Centro de Educação/ Departamento

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Maria Eloiza Nenen dos Santos 1 ; Lucicleide Maria de Andrade Silva

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 INTRODUÇÃO O presente texto traz resultados prévios da

Leia mais

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 Guacyra Costa Santos 1 Eliane Nascimento dos Santos 2 Wanderson Oliveira Santos 3 INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

Pesquisa socioeconômica Câmpus UTFPR Apucarana

Pesquisa socioeconômica Câmpus UTFPR Apucarana Pesquisa socioeconômica Câmpus UTFPR Apucarana Elaborado por: DIREC Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Campus Apucarana e Campus de Guarapuava. Distribuição Domínio Público via ASCOM Assessoria

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN Normatiza a criação, funcionamento e atribuições do Colegiado de Eixo Tecnológico para os Cursos Técnicos do Instituto Federal Farroupilha conforme previsto no Art.

Leia mais

DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010

DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010 DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010 Construindo o Sistema Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OLÍMPIA 04 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Definição De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, as Atividades Complementares se inserem

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA - PR

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA - PR ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A NECESSÁRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Emília Gomes Santos 1 Ana Cristina Santos Duarte 2

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A NECESSÁRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Emília Gomes Santos 1 Ana Cristina Santos Duarte 2 A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A NECESSÁRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Emília Gomes Santos 1 Ana Cristina Santos Duarte 2 INTRODUÇÃO A educação inclusiva é um tema atual e relevante,

Leia mais

PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EVIDENCIADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS

PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EVIDENCIADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EVIDENCIADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2011 A 2014 Formação e Gestão em Processos Educativos Ione Anhaia dos

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016)

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) Pedagogia LICENCIATURA Versão Fevereiro de 2018_1 1 E N

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 016/2008

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 016/2008 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 016/2008 A Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado na 70ª. Reunião Ordinária do

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PNEM PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTA E DESAFIOS Claudiane Aparecida Erram Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Resumo O presente trabalho apresenta

Leia mais

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Critérios internos para submissão de Propostas referentes ao Edital Capes 06/2018 - Residência Pedagógica Considerando os objetivos do

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas Profª. Luciana Costa SUMÁRIO 1. Normativos dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX 2. Operacionalização da oferta dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 138, 11 de DEZEMBRO de 2008 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA

DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA RESUMO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA GODOY, Andréia 1 andgodoy07@bol.com.br PAULINO, Paulo Cesar 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG 1 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG CAMPUS GOIÂNIA /CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA SALMONITA BRUNO DO NASCIMENTO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I A PROPOSTA PEDAGÓGICA

RESOLVE: CAPÍTULO I A PROPOSTA PEDAGÓGICA RESOLUÇÃO Nº 01/2011 Estabelece normas para a organização e elaboração da Proposta Pedagógica das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA PETRÓPOLIS,

Leia mais

DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR

DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR Resolução nº 64/03 COENS,

Leia mais

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita Maria Pereira Machado

Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita Maria Pereira Machado Universidade Federal de Goiás UFG Instituo Federa de Goiás IFG Secretaria Municipal de Educação SME Planejamento Pedagógico/Estudo Escola Municipal Professor Nadal Sfredo Orientadora Formadora Angelita

Leia mais