Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira"

Transcrição

1 Organização do Estado III Prof. ª Bruna Vieira

2 3.2. Estados: são pessoas políticas dotadas de autonomia, marcada pelo fato de a CF determinar que os Estados devem elaborar suas próprias Constituições Estaduais. Princípio da simetria: só podem elaborar Constituições que estejam de acordo com a Federal e com base nas suas diretrizes. -O artigo 26 da CF traz quais são os bens pertencentes aos Estados. - Dentre eles podemos destacar as terras devolutas não compreendidas entre as da União e as ilhas fluviais e lacustres também não pertencentes à União.

3 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou cisão); e Desmembramento. Para todas as hipóteses há alguns requisitos comuns e cumulativos. São os seguintes: a) realização de um plebiscito: significa que a população interessada deve, necessariamente, aprovar, por meio de um plebiscito, a formação de um novo Estado. Somente após essa aprovação é que será possível a verificação do segundo requisito. Desse modo, a realização do plebiscito é condição essencial à fase posterior.

4 b) existência de um projeto de lei complementar: a Lei nº 9.709/98, que regulamentou o art. 48, VI, da Constituição Federal, determina que, após a aprovação pelo plebiscito, deve ser proposto um projeto de lei complementar que terá início ou na Câmara de Deputados ou no Senado Federal, ou seja, em qualquer das Casas do Congresso Nacional. c) audiência nas Assembleias Legislativas: a Casa em que o projeto tenha iniciado deverá realizar a audiência para a expedição de um parecer opinativo. Desse modo, o processo pode continuar ainda que o parecer dado pelas Assembleias Legislativas tenha sido desfavorável à formação de um novo Estado.

5 * Isso não ocorre em relação ao resultado do plebiscito (condição prévia para as demais fases). d) aprovação por parte do Congresso Nacional: quórum de maioria absoluta (art. 69 da CF). Essa aprovação e a eventual sanção do projeto, pelo Presidente da República, são atos discricionários. Nessa fase nem a manifestação favorável, dada durante a realização do plebiscito, obriga o Legislativo a aprovar o projeto e o Executivo a sancioná-lo.

6 Modalidades de criação e extinção de Estados: a) Fusão: ocorre quando dois ou mais Estados se incorporam geograficamente, formando um novo, diferente dos demais. Aqueles que se uniram, consequentemente, perderão suas personalidades originárias, desaparecerão. Exemplo: imaginem que existam os Estados x, y e z, e que os três sejam incorporados. Após a união, nasce o Estado w, fruto da junção dos três. b) Cisão: ocorre quando um Estado existente subdivide-se para formar dois ou mais Estados novos, que terão personalidades distintas. Desse modo, o Estado que foi subdividido não mais deterá personalidade, desaparecerá

7 Exemplo: suponham que existam o Estado x e que ele seja subdividido formando os Estados w, y e z. O Estado originário x desaparece para que outros três sejam criados. c) Desmembramento: ocorre quando um ou mais Estados destinam parte de seu território com a finalidade de formar um novo Estado ou Território ou ainda para se anexarem a outro.em regra, o Estado que destina parte de seu território não deixa de existir. Aliás, como o próprio conceito nos ensina, destina parte, apenas parte de seu território. Foi o que ocorreu com o Mato Grosso em relação ao Estado do Mato Grosso do Sul e o Estado de Goiás em relação a Tocantins (art. 13 do ADCT).

8 Competência dos Estados: As competências dos Estados, como as da União, podem ser legislativas ou não legislativas. a) Competências não legislativas Também chamadas de administrativas ou materiais, dividem-se em comuns e remanescentes. - Comum (art. 23 da CF): é dada indistintamente a todos as pessoas políticas, U, E, DF e M (já fora objeto de estudo quando da análise da competência da União). - Remanescente ou reservada aos Estados (art. 25, 1º, CF): é dada aos Estados para tratar de assuntos que não sejam da competência da União (art. 21, CF), do Distrito Federal (art. 23, CF) e dos Municípios (art. 30, CF).

9 Competências legislativas Os Estados podem legislar concorrentemente sobre as matérias trazidas pelo artigo 24 da CF. Dentro dessa competência a União edita normas gerais e os Estados e o DF normas específicas. Se a União não tiver feito a lei geral, o Estado detém competência legislativa plena. Se posteriormente a União editar a norma geral, ela fará com que a execução da lei estadual fique suspensa, apenas no que lhe for contrário Distrito Federal: ente político autônomo, dotado de capacidade de auto-organização, autogoverno, autoadministração e autolegislação.

10 Diferente do que ocorre com os Estados, que são regidos por Constituições Estaduais, o Distrito Federal é regido por Lei Orgânica. Lei orgânica do DF Deve ser aprovada em dois turnos, com um intervalo mínimo de 10 (dez) dias, pelo voto de 2/3 da Câmara Legislativa do DF, conforme dispõe o artigo 32 da Constituição Federal. - A característica do autogoverno é marcada pela eleição de Governador, Vice-Governador e Deputados Distritais (art. 32, 2º e 3º, da CF).

11 Competência do Distrito Federal O Distrito Federal cumula duas competências, pode legislar tanto sobre matérias reservadas aos Estados, como as atribuídas aos Municípios (art. 32 da CF). Três importantes características do Distrito Federal: a) Não pode ser dividido em Municípios (é diferente dos Estados e dos Territórios, se criados). b) Possui uma autonomia que é parcialmente tutelada pela União. c) É no Distrito Federal que se localiza a Capital Federal, que é Brasília.

12 3.4. Municípios : são entes políticos dotados de capacidade administrativa, política e de autoorganização. -Administrativa: porque tem competências legislativas e administrativas dadas aos Municípios. -Capacidade política: porque elegem diretamente o Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores. -Capacidade de auto-organização: porque é regido por suas próprias Leis Orgânicas Municipais (art. 29 da CF). - Tais leis devem ser votadas em dois turnos, com um interstício (intervalo) mínimo de dez dias, e aprovadas pelo voto de 2/3 dos membros da Câmara Municipal.

13 - A autonomia municipal deve ser respeitada sob pena de Intervenção Federal. Desse modo, se um Estado desrespeitar a autonomia municipal, conforme o artigo 34, inciso VII, alínea c, da Constituição Federal, caberá intervenção federal. - Regras sobre criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios (art. 18, 4º, da CF). É necessário: a) uma lei complementar federal determinando o período e o procedimento para a criação, incorporação, fusão ou desmembramento do município;

14 b) divulgação de estudos de viabilidade municipal; c) realização de consulta prévia às populações diretamente interessadas, por meio de plebiscito, artigo 5º da Lei nº /98 tal consulta somente ocorrerá se os estudos de viabilidade demonstrarem a possibilidade de criação, incorporação, fusão ou desmembramento do município ; e d) existência de lei estadual, dentro do período determinado pela lei complementar federal, desde que os requisitos anteriores tenham sido devidamente cumpridos.

15 -Emenda Constitucional nº 57 de 2008: acrescentou o art. 96 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que assim dispõe: Ficam convalidados os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação. Esse dispositivo configurou um pedido ao Poder Legislativo para que elabore a tal lei complementar, exigida constitucionalmente, pois sem ela não há possibilidade de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

16 Desse modo, como muitos já haviam sido criados, sem a existência da lei complementar, eles foram convalidados para que a própria ordem constitucional não fosse posta em risco. Competência dos municípios: podem ser legislativas ou não legislativas. As não legislativas podem ser comuns ou enumeradas. - Comuns: são as que todos os entes políticos possuem, de acordo com o art. 23 da Constituição, conforme já analisado. - Enumeradas: estão no art. 30, III a IX, da CF: por exemplo, podem instituir e arrecadar os tributos de sua competência.

17 Art. 30. Compete aos Municípios (enumeradas): III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual; V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental;

18 VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população; VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

19 Competências legislativas Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; Em suma, os Municípios legislam sobre assuntos de interesse local que são sobre as peculiaridades e necessidades inerentes ao próprio Município. 4. Territórios federais - Os territórios federais, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 18 da CF, pertencem à União.

20 Somente por meio de lei complementar é que poderão ser criados, transformados em Estado ou reintegrados ao Estado de origem. É dessa maneira, porque os territórios não possuem autonomia política, apenas administrativa. -Frisa-se que atualmente não existem territórios federais no Brasil; os últimos que existiram foram extintos pelos artigos 14 e 15 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Os territórios de Roraima e Amapá foram transformados em Estados (art.14, ADCT) e o de Fernando de Noronha teve sua área incorporada ao Estado de Pernambuco (art. 15, ADCT).

21 Intervenção Federal e Estadual - Regra: autonomia das pessoas políticas. Desse modo, a União, os Estados, o DF e os Municípios são independentes e autônomos e não podem, em regra, um intervir no outro. -A intervenção é uma medida de exceção. Consiste na supressão temporária das prerrogativas dos Estados e dos Municípios. - Quando há intervenção prevalece a vontade daquele que a concretizou, que poderá ser a União ou os Estados.

22 - Por ser medida de caráter excepcional (a regra é a não intervenção), só poderá ser decretada nos casos taxativamente previstos na Constituição. Tem por principal finalidade assegurar o pacto federativo - Só ocorre intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal. Assim, a União não pode intervir num município pertencente a um Estado. Em regra, somente um Estado pode intervir no município intervenção estadual. - A União só poderá intervir num município se ele estiver localizado num território (atualmente não há territórios federais).

23 Há duas formas de intervenção: a espontânea e a provocada. a) Espontânea: nesses casos o Presidente da República age de ofício sem a necessidade de provocação. Cabe intervenção espontânea: I para manter a integridade nacional; II para repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; III para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; IV para reorganizar as finanças da unidade da Federação que: a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior; b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição dentro dos prazos estabelecidos em lei.

24 b) Provocada: I para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação. Se a coação for exercida contra os Poderes Executivos ou Legislativos dos Estados, a intervenção dependerá de solicitação do poder coagido ou impedido. Por outro lado, se for exercida contra o Poder Judiciário, dependerá de requisição do STF. II para prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial. Se houver desobediência à ordem ou decisão judiciária, a intervenção dependerá de requisição do STF, do STJ ou do TSE.

25 Já para prover a execução de lei federal, a intervenção dependerá de requisição do STF, em caso de provimento de representação do Procurador-Geral da República. III para assegurar a observância dos princípios constitucionais sensíveis que são os seguintes: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública; e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

26 -Nas hipóteses de violação a princípios constitucionais sensíveis, a intervenção deve ser antecedida por uma ação - ADI Interventiva. É necessária a requisição do STF, após ter dado provimento à representação do Procurador- Geral da República, que se materializa por meio da ADI Interventiva. - O decreto do Presidente da República, que concretizará a intervenção, deverá especificar a amplitude, o prazo e as condições de execução. Também deve constar a nomeação de um interventor, quando couber.

27 - O Congresso Nacional fará um controle político da intervenção, apreciando o ato em até 24 horas após sua edição. Se estiver em recesso, será feita convocação extraordinária, exceto nas hipóteses dos incisos VI e VII do artigo 34 da CF. - Intervenção Estadual: as hipóteses de intervenção estadual também podem ser espontâneas ou provocadas. a) Espontânea: I quando deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada; II quando não forem prestadas as contas devidas, na forma da lei;

28 III quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços de saúde; b) Provocada: IV para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual: depende de provimento de representação pelo Tribunal de Justiça; V para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial: depende de provimento de representação pelo TJ.

29 (OAB/Exame Unificado ) José é cidadão do município W, onde está localizado o distrito de B. Após consultas informais, José verifica o desejo da população distrital de obter a emancipação do distrito em relação ao município de origem. De acordo com as normas constitucionais federais, dentre outros requisitos para legitimar a criação de um novo Município, são indispensáveis: (A) (B) (C) (D) lei estadual e referendo. lei municipal e plebiscito. lei municipal e referendo. lei estadual e plebiscito.

30 Fundamentos: de acordo com o 4º do art. 18 da CF, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Vale lembrar que a jurisprudência do STF determina a não possibilidade da criação de novos municípios enquanto não for criada a Lei Complementar Federal, mencionada no art. 18, 4º, da CF (ADI 2.702, Rel. Min. Maurício Corrêa, j , DJ de ). Gabarito D

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Regra geral: princípio da autonomia dos entes federativos. - A intervenção, como mecanismo constitucional de

Leia mais

INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II. Profª Marianne Rios Martins

INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II. Profª Marianne Rios Martins INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins INTERVENÇÃO Situação excepcional, que suprime temporariamente, a autonomia dos entes federados. Art. 34 a 36 da Constituição Federal (

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Da Intervenção (Art. 34 a 36) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA INTERVENÇÃO (ART. 34 a 36) INTERVENÇÃO FEDERAL

Leia mais

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br O Estado Federal fundamenta-se no

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Municípios Profª. Liz Rodrigues - Municípios: entidades federativas dotadas de autonomia e voltadas para assuntos

Leia mais

INTERVENÇÃO. Profª Me. Érica Rios

INTERVENÇÃO. Profª Me. Érica Rios INTERVENÇÃO Profª Me. Érica Rios Erica.carvalho@ucsal.br AUTONOMIA E INTERVENÇÃO Autonomia = poder de agir dentro de certos limites preestabelecidos (arts. 25, 29 e 32) Intervenção = ato político consistente

Leia mais

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados INTERVENÇÃO FEDERAL As hipóteses de intervenção federal (e quando dizemos intervenção federal significa intervenção realizada pela União) nos Estados e Distrito Federal estão taxativamente previstas no

Leia mais

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV)

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV) 1. Intervenção Federal (Art. 34, CF) Intervenção: Espontânea Provocada 1.1 Combinações importantes I) Art. 34, IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; c/c Art.

Leia mais

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO Aula 8/16 Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB INTRODUÇÃO Slide # 2 FORMA DE ESTADO (Art. 1º) Federação união indissolúvel Impossibilidade de secessão Composição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Municípios Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS CAPÍTULO IV DOS MUNICÍPIOS Art. 29. O Município reger-se-á por lei

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação ao art. 30 da Constituição Federal, para prever prestação de contas As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Estados Profª. Liz Rodrigues - Estados federados: pessoas jurídicas de direito público interno dotadas de autonomia

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os Municípios têm autonomia político-administrava em relação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os Municípios têm autonomia político-administrava em relação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO INTERVENCAO CONCEITO Segundo Alexandre de Moraes, a intervencao consiste em medida excepcional de supressao temporaria da autonomia

Leia mais

Obs.: No EUA o município não possui status de entidade política.

Obs.: No EUA o município não possui status de entidade política. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional aula 15 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza Aula 15 Questão EMERJ Levando em consideração a divulgação

Leia mais

2 AUTONOMIA x INTERVENÇÃO - Existência de governo próprio; - Posse de competência exclusiva; - Estados, municípios e Distrito Federal

2 AUTONOMIA x INTERVENÇÃO - Existência de governo próprio; - Posse de competência exclusiva; - Estados, municípios e Distrito Federal 21 INTERVENCIONISMO ESTATAL O Estado moderno, eclético, liberal na sua estrutura; e socialista no seu programa de ação, apresenta-se como uma democracia orgânica. Ao lado da declaração dos direitos fundamentais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Distrito Federal e Territórios Profª. Liz Rodrigues - Parte integrante da República Federativa do Brasil, o Distrito

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Municípios (Art. 29 a 31) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO ESTADO ESTADO UNITÁRIO FEDERALISMO : ORIGEM Origem: EUA em 1787, por meio do Tratado

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS CONCEITO Segundo Marcelo Alexandrino, a Uniao e entidade federativa autonoma em relacao aos estadosmembros e municipios. E pessoa juridica de direito publico interno,

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Intervenção. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO - Intervenção É um dos institutos peculiares

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

AULA 14. Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios).

AULA 14. Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios). Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 14 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Estados,

Leia mais

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL GUSTAVO GUSMÃO O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL INTRODUÇÃO: O Brasil é uma República Federativa, isto é, uma Federação composta de Estados- membros

Leia mais

Rodada #1 Lei Orgânica do DF

Rodada #1 Lei Orgânica do DF Rodada #1 Lei Orgânica do DF Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS COMPETÊNCIA BENS DF E TERRITÓRIOS SISTEMA

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

VII Congresso Mineiro de Vereadores

VII Congresso Mineiro de Vereadores VII Congresso Mineiro de Vereadores A atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos Prof. Dr. Wladimir Rodrigues Dias Belo Horizonte, 14 de março de 2017 A atuação da Câmara

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

Da repartição de competências

Da repartição de competências Da repartição de competências Conceito É a faculdade juridicamente atribuída a uma entidade.a Constituição estabelece a competência de cada um dos entes federativos. 1. PRINCÍPIO GERAL DA REPARTIÇÃO DE

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal,

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Funções não legislativas no âmbito do congresso nacional (Continuação) Funções não legislativas Intervenção federal Sistema constitucional de crises

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Profª. Liz Rodrigues - Como regra geral, o controle de constitucionalidade é exercido nos modelos difuso/concreto ou concentrado/abstrato. - Novelino

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno www.concursovirtual.com.br 1 DOS VICE-PRESIDENTES SUBSTITUIR O PRESIDENTE NA ÓRDEM. SE SUBSTITUÍREM NA ÓRDEM. ASSUMEM A PLENITUDE DO CARGO NOS CASOS DE IMPEDIMENTO

Leia mais

Intervenção federal. Professor : Siddharta Legale

Intervenção federal. Professor : Siddharta Legale Intervenção federal Professor : Siddharta Legale Bibliografia sugerida LEWANDOWSKI, Ricardo. Pressupostos formais e materiais da intervenção federal. 05/10/2014 2 Roteiro da aula Noções, especificidades

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18, 19, 20, 26, 27, 28, 32 e 33. Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 1. X é Deputado Federal representando o Estado Z. Com problemas de saúde, sua

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Organização Estatal Vedação aos entes federativos: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AULA 07 REPRESENTAÇÃO INTERVENTIVA

AULA 07 REPRESENTAÇÃO INTERVENTIVA Nota de Advertência! O presente texto foi desenvolvido como material de apoio da disciplina processo constitucional II, ministrada no curso de Bacharelado em Direito da FACEAR. Não tem a finalidade de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965, (Código Eleitoral), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, para instituir o sistema eleitoral

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 05 Questões de provocação 1ª. QUESTÃO. Lei n 3438/2000,

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Executivo ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Nomear e exonerar os Ministros de Estado; - Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINO CONCURSO PÚBLICO - 001/2018 ORGANIZAÇÃO: MÉTODO SOLUÇÕES EDUCACIONAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINO CONCURSO PÚBLICO - 001/2018 ORGANIZAÇÃO: MÉTODO SOLUÇÕES EDUCACIONAIS Gabarito/Espelho-Prova Pratico-Profissional- Auditor Fiscal Tributário Conforme item 11.2. do edital será atribuída nota ao uso e domínio do vernáculo e estruturação de peça, reduzindo-se assim, notas,

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Art. 18, CF/88: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira. Professor: José Henrique Cesário Pereira PARTE III O SISTEMA DE CONTROLE CONCENTRADO (VIA DE AÇÃO) B) ADI POR OMISSÃO (LEI 9.868/1999 E 12.063/2009) O art. 103, 2., da CF/88 estabelece que declarada a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 08 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 80 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

A Organização do Município e de seus Poderes

A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município Brasileiro CF-88 Art. 29 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez

Leia mais

Radar Legislativo. A intervenção federal no Rio de Janeiro e a tramitação da Reforma da Previdência

Radar Legislativo. A intervenção federal no Rio de Janeiro e a tramitação da Reforma da Previdência Radar Legislativo Poder Executivo A intervenção federal no Rio de Janeiro e a tramitação da Reforma da Previdência Tramitam atualmente no Congresso Nacional inúmeras Propostas de Emenda à Constituição

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017.

Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017. Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

Organização do Estado Profª. Bruna Vieira

Organização do Estado Profª. Bruna Vieira Organização do Estado Profª. Bruna Vieira Classificação: -Quanto à forma de Estado, ele pode ser classificado em Unitário ou Federal. a) Unitário = aquele em que as capacidades legislativa, política e

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4)

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) Atualizado até 13/10/2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS. 1º AO 4º DA CF88): Todo princípio fundamental é constitucional, mas nem todo princípio

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Municípios em território federal, e o auxílio ao controle externo? André Luís Carvalho* SUMÁRIO: 1. Território federal. Divisão em municípios. 2. Dever de prestar contas. Princípio

Leia mais

Questões Revisão Direito - Constitucional. Prof. Mateus Silveira

Questões Revisão Direito - Constitucional. Prof. Mateus Silveira Questões Revisão Direito - Constitucional Prof. Mateus Silveira 1) (CESPE ABIN Agente de Inteligência 2018 Ensino Médio) Julgue o item seguinte, relativo ao direito de nacionalidade. Os indivíduos que

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE

DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE No acervo de questões abaixo estão quase todas as perguntas (90%) distribuídas nas diversas provas que serão aplicadas. Aqui elas aparecem no formato dissertativo;

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Organização do Estado Estados, Municípios, DF e Territórios Período 2010-2016 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Paulo Dubena PROCESSO CIVIL. Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos

Paulo Dubena PROCESSO CIVIL. Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos PROCESSO CIVIL Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos Atividade jurisdicional excepcional LEGISLATIVO Câmara dos Deputados - art. 51, I CF Senado Federal art. 52, I CF Atividade legislativa JUDICIÁRIO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal.

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal. ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal. A Federação é uma forma de Estado, caracterizada por um pacto (aliança) entre Estados. Outra forma de Estado é

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V IV DIREITO CONSTITUCIONAL (continuação) 1. Poder Constituinte Poder Constituinte é o poder que o povo atribui aos Constituintes, pessoas eleitas com o poder-obrigação

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." Buda "Use filtro

Leia mais

VIII Estado Brasileiro (Parte II)

VIII Estado Brasileiro (Parte II) VIII Estado Brasileiro (Parte II) (11) ESTADOS MEMBROS São pessoas jurídicas de direito público interno. São entes autônomos da Federação federados já que possuem capacidade de auto-organização, autogoverno,

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01 FIXAÇÃO

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01  FIXAÇÃO FIXAÇÃO 1. Ao dispor a respeito do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, a CF afastou o direito de secessão das unidades da Federação, podendo a União, quando demonstrada a intenção de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio

DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio Prof.: Marcelo Leonardo Tavares 1 Nomeie as diferenças, se existentes, entre o estado de defesa e o estado de sítio, esclarecendo,

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais