ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal."

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO FEDERAÇÃO * Ler artigos 1º a 18 da Constituição Federal. A Federação é uma forma de Estado, caracterizada por um pacto (aliança) entre Estados. Outra forma de Estado é a de Estado Unitário. Na Federação há mais de um centro de poder incidindo sobre a mesma população e o mesmo território, ex.: esferas federal, estadual e municipal. No Estado Unitário há apenas um centro de poder. Formas de Governo: (a) Monarquia; (b) República. Na Monarquia, o poder é hereditário e vitalício, e o administrador é irresponsável politicamente perante o povo. Na República, há alternância de poder, e o administrador é responsável politicamente perante o povo. Sistema de Governo: (a) Parlamentarismo; (b) Presidencialismo. No Presidencialismo, as figuras de Chefe de Estado e de Chefe de Governo se confundem na Pessoa do Presidente. O Presidente é, ao mesmo tempo, Chefe de Estado no âmbito internacional e Chefe de Governo no âmbito interno. No Parlamentarismo, há duas figuras distintas: (a) Chefe de Governo, exercido pelo 1º Ministro; (b) Chefe de Estado, exercido pelo Rei (Parlamentarismo Monárquico) ou Presidente (Parlamentarismo Republicano). No Brasil (histórico): Período Colonial e imperial: forma unitária de Estado. A primeira Constituição a consagrar a forma federativa de Estado foi a Constituição Republicana de 1891 Sistema Federativo Dual. A partir de 1934, passou-se a adotar o modelo federativo cooperativista (modelo Alemão).

2 SOBERANIA E AUTONOMIA A soberania representa a unidade de um Estado no plano internacional; representa a unidade de um Estado perante os demais Estados. A autonomia não interessa ao plano internacional; interessa apenas ao plano interno. Nenhum ente da federação brasileira possui soberania; todos eles são dotados apenas de autonomia. A União não possui a soberania. A soberania pertence ao Estado Brasileiro, isto é, à República Federativa do Brasil. No entanto, a soberania é exercida pela União. Portanto, a titularidade é da República Federativa, ao passo que o exercício fica a cargo da União. TIPOS DE FEDERALISMO Quanto ao surgimento da federação: -Agregação: vários Estados independentes e soberanos se agregam para formar um Estado único. Cada Estado cede sua soberania e passa a ter apenas autonomia, em prol da formação de uma unidade. Vários domínios se reúnem e o poder vai para um único centro (movimento centrípeto federalismo norte-americano.). -Segregação: o Estado unitário é desagregado, isto é, dividido em vários domínios parcelares. O movimento é centrífugo, ou seja, movimento segundo o qual o poder sai do ente central e é repartido em várias unidades federalismo brasileiro. Quanto à relação entre os entes federativos: -dual/dualista: é o federalismo clássico norte-americano. Nesse federalismo há uma relação de coordenação entre a União e os Estados (relação horizontal). Ambos possuem os mesmos poderes. -integrativo: a União é hierarquicamente superior ao Estado (relação vertical). -cooperativista: consiste em uma tentativa de solucionar alguns problemas advindos da repartição de competências em um Estado Federal.

3 O federalismo cooperativista busca solucionar esses problemas por meio de uma cooperação entre os entes federativos. Nesse sistema há uma relação de coordenação entre os Estados (igual ao dualista), detendo a União algumas competências privativas (igual ao integrativo). Adotam-no: Brasil, Alemanha e EUA. Quanto à concentração de poder: -Centrípeto: o poder se concentra no ente central ( perto do centro ). Há um fortalecimento do ente central. -Centrífugo: consiste em uma reação ao movimento centrípeto, buscando preservar o poder dos Estados-membros. Implica numa repartição do poder aos entes periféricos. Quanto à sistematização da repartição de competências: -Simétrico/homogêneo: caracteriza-se pela simetria (equilíbrio) na repartição das competências. Os poderes atribuídos a cada um dos entes da federação são equivalentes. Características do sistema simétrico: -Poder Legislativo Federal Bicameral: normalmente, uma das Casas representa o povo, ao passo que a outra representa os Estados. -Poder Judiciário Dual: Poder Judiciário da União e Poder Judiciário dos Estados. -Poder Constituinte: há um Poder Constituinte Originário e um Poder Constituinte Decorrente : àquele cabe elaborar a primeira Constituição do Estado; a este cabe a elaboração da Constituição dos Estados-Membros. -Intervenção Federal nos Estados: busca manter a integridade nacional. -Assimétrico/heterogêneo: há um rompimento com as linhas tradicionais do federalismo simétrico, visando a manutenção do equilíbrio e a redução das desigualdades regionais. No Brasil, são características que rompem com o federalismo simétrico: -Municípios como entes federativos: -Limite de representatividade de cada Estado no Senado, pouco importando o número de habitantes.

4 A Constituição Federal adotou o federalismo simétrico, mas faz algumas concessões ao federalismo assimétrico. CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO ESTADO FEDERAL -Descentralização político-administrativa, fixada pela Constituição: na centralização (Estados Unitários), a capacidade de agir é atribuída a um único centro de poder. Quando a centralização é para a criação de leis, fala-se em uma centralização política; quando a centralização é para executar as normas, fala-se em uma centralização administrativa. No Estado Federal não existe a centralização, mas uma descentralização. A descentralização política confere a cada ente o poder de elaborar suas próprias leis; a descentralização administrativa confere a cada ente o poder para executar os serviços essenciais previstos nas leis. A descentralização tem que estar fixada na Constituição, por razões de segurança jurídica. Se a descentralização estiver prevista numa lei, elaborada pelo ente central, a qualquer momento ela pode vir a ser revogada, restabelecendo-se o poder nas mãos do ente central. -Princípio da participação: significa participação das vontades parciais na vontade nacional. No Brasil, essa participação se efetiva por meio do Senado Federal, já que o Senado é composto por representantes dos Estados-Membros. -Princípio da autonomia: os entes federativos possuem uma capacidade de auto-organização. No Brasil, os Estados-Membros possuem a sua própria Constituição e os Municípios a sua própria Lei Orgânica, o que caracteriza essa autonomia. REQUISITOS PARA A MANUTENÇÃO DE UMA FEDERAÇÃO -Rigidez constitucional: processo legislativo mais solene e árduo que o ordinário. -Intangibilidade da forma federativa de Estado: a forma federativa de Estado deve estar consagrada em uma cláusula pétrea. -Órgão incumbido de exercer o controle de constitucionalidade: de nada adianta a Constituição rígida e a cláusula pétrea se não houver um órgão para controlar a observância das mesmas.

5 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ESTADO BRASILEIRO * Há possibilidade de Criação de um Novo Estado ( 3º, do artigo 18 da CF): Tem que haver um plebiscito entre a população diretamente interessada (consulta prévia). * Novo Município ( 4º, do artigo 18 da CF): Tem qu e haver uma Lei Complementar Federal estabelecendo um prazo para criação dos novos municípios, a lém do estudo de viabilidade; consulta prévia da população envolvida, através de um plebiscito e Lei Estadual que aprove. 3. Vedações ao Estado Federal Art.19, CF a) Dá apoio jurídico e fundamental que o Brasil é um país laico, sem religião imposta, as pessoas são livres nas escolhas; b) Um Ente Federativo não pode recusar fé aos documentos públicos de outros Entes Federativos; c) Nenhum Ente Federativo pode criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si. Conforme dispõe o inciso III do artigo 19 da CF. 3.1 Novos Estados artigo 18, 3º Plebiscito + lei complementar do congresso nacional. 3.2 Novos Municípios Art 18, 4º 1) Lei complementar federal estabelecendo prazo par a criação dos novos municípios; 2) Estudo de viabilidade do município; 3) Plebiscito 4) Lei estadual (maioria absoluta). Obs.: ADIN por omissão nº / MT EC 57/08

6 O princípio da predominância do interesse é o responsável por informar toda a repartição de competências. Em regra, observa-se o seguinte: (a) quando o assunto é eminentemente de interesse geral, a competência é atribuída à União; (b) quando o assunto for de interesse regional, a competência é atribuída aos Estados; (c) quando o assunto é de interesse local, a competência é atribuída aos Municípios. CRITÉRIOS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIA -Competências específicas atribuídas a determinados entes: -União: art. 21 (competências administrativas); art. 22 (competências legislativas). Portanto, a União possui poderes enumerados, tanto em relação à competência administrativa quanto em relação à competência legislativa. No Brasil, via de regra, quem tem a capacidade para legislar sobre determinada matéria também tem a capacidade para executar as matérias regulamentadas. -Municípios: também possuem poderes enumerados, segundo o artigo 30 da CF (competências legislativas e administrativas). -Estados: os poderes atribuídos aos Estados são remanescentes ou residuais, conforme o artigo 25, 1º da CF, com algumas exceções. -Distrito Federal: são atribuídas ao DF as competências atribuídas aos Municípios e aos Estados (competência híbrida), conforme o artigo 32, 1º da CF. -Possibilidade de delegação (art. 22, parágrafo único): o artigo 22 trata da competência privativa ( exclusiva) da União, e seu parágrafo único permite que a competência seja, por lei complementar, delegada aos Estados para que estes possam legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas. Cabe observar que a delegação só poderá ser feita para os Estados. -Campos comuns de competência administrativa (art. 23): são competências administrativas, as quais são atribuídas a TODOS os entes da federação (União, Estados, DF e Municípios). Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Essas leis complementares

7 devem ser federais, isto é, elaborada pela União, e não por cada um dos entes federativos. Essa é a interpretação mais aconselhável, em que pese haver quem diga tratar-se de leis complementares elaboradas por cada um dos entes. A colocação da expressão leis complementares no plural quer significar que a União poderá elaborar uma lei complementar para cada um dos incisos do artigo 23. -Competência concorrente (art. 24): são competências legislativas, as quais são atribuídas à União, aos Estados e ao DF. Os Municípios não têm competência concorrente, a teor do artigo 24. Contudo, em razão do disposto no artigo 30, incisos II e III, os Municípios poderão legislar sobre as matérias do artigo 24, conforme se observa: Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber (interesse local). A competência suplementar só é exercida em face de prévia legislação federal ou estadual. A repartição da competência concorrente é não-cumulativa: significa que os entes competentes podem tratar da mesma matéria, só que versando sobre aspectos distintos, ex.: normas gerais por um ente e normas especiais por outro ente. 1º - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais. 2º - A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados. (é aqui que está o aspecto da nãocumulatividade da competência concorrente). 3º - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. (competência plena significa criar normas gerais + normas específicas). 4º - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia( revoga) da lei estadual, no que lhe for contrário. (como a lei federal geral apenas suspende a eficácia da lei estadual, se ela vier a ser revogada, a lei estadual recupera sua eficácia efeito repristinatório tácito. Isso também ocorre quando a MP é editada e depois não é convertida em lei).

8 4. Repartição de Competências Constitucionais a) Administrativa (ou não legislativa) Através de uma lei, há uma criação de um órgão. Podendo ser: a.1) Exclusiva: só a União pode legislar (art.21 da CF); a.2) Comum : todos os Entes Federativos podem legislar (União, Estados Membros, Distrito Federal e Municípios) Art. 23 da CF. b) Legislativa Criação de Lei. b.1) Exclusiva : somente a União (art.21, CF); b.2) Legislativa Privativa : é da União, mas pode ser delegada aos Estados Membros, mediante Lei Complementar Art. 22, único da CF. b.3) Concorrente: Art. 24 da CF. * A União faz Normas Gerais por meio de Leis Federais; * Os Estados podem suplementar as Legislações Federais. * Não existindo Lei Federal normas, os Estados podem legislar plenamente para atender suas peculiaridades, dentro de seus territórios. * A superveniência de Lei Federal (a Lei Federal foi feita depois), suspenderá eficácia da Lei Estadual no que lhe for contrário. b.4) Residual: Competência dos Estados (art. 25, 2º, CF); b.5) Legislativa Local: Competência dos Municípios (art.30, I da CF). b.6) Cumulativa: Competência do Distrito Federal (art.32, 1º da CF). * Ler artigos 145 a 147 da CF.

9 ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,... Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. Formada pela união indissolúvel consagra o princípio da indissolubilidade do pacto federativo. A CF não permite aos entes da federação o chamado direito de secessão, notadamente aos Estados. O instrumento para evitar a secessão é a intervenção federal (art. 34, I). Alguns autores entendem que os Municípios não são entes da federação. UNIÃO -Detém competência legislativa exclusiva: a competência exclusiva não pode ser delegada. A primeira competência exclusiva pode ser constatada no artigo 49 da CF, o qual trata da competência do Congresso Nacional. As competências do Congresso Nacional são veiculadas por decreto legislativo (ato normativo primário). A segunda competência exclusiva é a do artigo 48 da CF, o qual também trata de competências do Congresso Nacional, cujas matérias só podem ser veiculadas por lei (pois dependem de sanção do Presidente da República). A terceira competência exclusiva é a do artigo 51 da CF, que trata da competência da Câmara dos Deputados. A despeito de o artigo mencionar que a competência é privativa, trata-se de competência exclusiva (indelegável). As competências da Câmara são veiculadas por meio de resolução (ato normativo primário). Por derradeiro, a competência exclusiva do artigo 51, o qual trata das competências do Senado. A despeito de o artigo mencionar que a competência é

10 privativa, trata-se de competência exclusiva (indelegável). Aqui, também, as matérias são veiculadas por resolução (ato normativo primário). -Detém competência legislativa privativa: a competência privativa pode ser delegada. A primeira competência privativa é a do artigo 22, caput, da CF, a qual pode ser delegada por meio de lei complementar, a teor do parágrafo único do mencionado artigo 22. Destacam-se: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho (sistema mnemônico: CAPACETE de PM); II - desapropriação; III - requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; XI - trânsito e transporte; XXIII - seguridade social (previdência social é matéria concorrente - art.24); *XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares; *XXVII - normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; -Detém competência legislativa concorrente (art. 24): os incisos XXI e XXVII, ambos do artigo 22, tratam de matéria de competência concorrente, a despeito de estarem previstos no rol de competência privativa da União: *XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares;*xxvii - normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III;. Se a União elabora normas gerais, significa que os Estados têm competência concorrente para a elaboração de normas específicas. Importante destacar, dentre as matérias de competência concorrente: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I

11 - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; (sistema mnemônico: PUFET); II - orçamento; XI - procedimentos em matéria processual; XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;. -Detém competência para elaborar normas de diretrizes gerais: essas normas apenas estabelecem os parâmetros para que outras normas sejam aplicadas diretamente ao caso concreto. Elas próprias não são aplicáveis diretamente ao caso concreto. Art. 21. Compete à União: XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos; XXI - estabelecer princípios e diretrizes para o sistema nacional de viação;. Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: IX - diretrizes da política nacional de transportes; XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;. Art. 174, 1º - A lei estabelecerá as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporará e compatibilizará os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. Art A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. (A competência para legislar é da União, ao passo que a competência para a execução é do Poder Público Municipal. A Lei Federal é que estabelece as diretrizes gerais). -Detém competências administrativas: as competências administrativas da União são todas enumeradas. Algumas delas são exclusivas e outras são comuns. -Competências exclusivas (art. 21): -Competências comuns (art. 23): -Detém competência tributária: a competência tributária da União é dividida em várias espécies: -Exclusiva (art. 153): Art Compete à União instituir impostos sobre: I - importação de produtos estrangeiros; II - exportação, para o exterior, de produtos

12 nacionais ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; IV - produtos industrializados; V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar. -Residual (art. 154, I): Art A União poderá instituir: I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam nãocumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição. -Extraordinária (art. 154, II): II - na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação. -Concorrente (art. 145, II e III): Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. Observação: Leis Federais Leis Nacionais: é uma distinção advinda do Direito Germânico, segundo Geraldo Ataliba. As Leis Nacionais são aquelas aplicáveis a todos os entes da federação, ex.: CTN; as Leis Federais são aquelas aplicáveis somente à União, pois tratam de interesses específicos seus, enquanto Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, ex.: Lei 8.112/90. ESTADOS-MEMBROS A denominação varia conforme o País: Länder, na Alemanha; Província, na Argentina; Cantões, na Suíça. O importante não é a denominação, mas sua autonomia. Quatro são as autonomias que caracterizam os Estados-Membros: -Auto-organização: é a capacidade de criar suas próprias Constituições. Os princípios estabelecidos na Constituição Federal devem ser observados pelas Constituições Estaduais, por força do princípio da simetria (Art. 25. Os Estados

13 organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.) -Autonomia legislativa/autolegislação (art. 25): é a capacidade de criar suas próprias leis. Duas são as competências legislativas: -Concorrente (art. 24): a competência concorrente é apenas suplementar da legislação federal. -Exclusiva (art. 25, 1º): além de exclusiva, trata-se de competência residual e subsidiária ( 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.) são residuais, pois sobram; são subsidiárias, porque só são conhecidas após o conhecimento das competências federais e das competências municipais. -Autogoverno (arts. 27 e 28): os Estados elegem os seus próprios Governantes (Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.) (Art. 28. A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em primeiro de janeiro do ano subseqüente, observado, quanto ao mais, o disposto no art. 77.). -Autonomia administrativa/auto-administração: dois tipos de competência administrativa são atribuídos aos Estados: -Auto-administração com poderes residuais: é a mesma competência do artigo 25, 1º: se cabe ao Estado estabelecer normas residuais, também lhe cabe estabelecer a execução das mesmas. -Auto-administração exclusiva (art. 25, 2º): 2º - Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei (estadual), vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

14 MUNICÍPIOS Os Municípios sempre foram dotados de autonomia, de forma que isso não é novidade da CF/88. A novidade é que, a partir da 1988, os Municípios passaram a ser consagrados como entes federativos (arts. 1º e 18). Em que pese a clareza do texto constitucional, alguns autores não admitem que os Municípios sejam consagrados como entes federativos. Segundo José Afonso da Silva, (a) não existe federação de Municípios, mas somente de Estados; (b) os Municípios não participam da vontade nacional, pois não são representados no Congresso Nacional. Para esses autores, dentre eles José Afonso da Silva, os Municípios teriam caráter meramente administrativo, sendo considerados autarquias territoriais. -Autonomias municipais: -Auto-organização (art. 29): Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado... A Lei Orgânica situa-se abaixo da Constituição Federal e abaixo da Constituição Estadual. Porém, ela se situa acima das Leis Municipais, complementares ou ordinárias. Lei Municipal que viola o disposto na Lei Orgânica Municipal é considerada inválida e ilegal ( inconstitucional). Aspectos importantes da Lei Orgânica: -quanto aos vereadores: imunidade material ou inviolabilidade aos vereadores na circunscrição do município: a imunidade foi uma inovação da CF/1988. Para alguns, a imunidade é válida somente no território do Município (critério territorial), ao passo que para outros a imunidade ultrapassaria esse limite, protegendo o vereador que atuasse em outra localidade, dês que no interesse do seu Município (critério do interesse municipal). -quanto ao julgamento do Prefeito: por crimes comuns, TJ. Segundo o STF (Súmula 702), não apenas o TJ tem competência para julgar o Prefeito, mas também o TRF e o TRE, conforma a natureza do delito. O TJ só tem competência para o

15 julgamento de crimes da Justiça Comum. Se o crime for de interesse da União, a competência será do TRF. Se o crime for eleitoral, a competência será do TRE. O Município não pode estabelecer prévia licença da Câmara Municipal para processar o Prefeito (Decreto-Lei 201/67, art. 1º). A competência para julgar o Prefeito por crimes de responsabilidade é da Câmara Municipal (Decreto-Lei 201/67, art. 4º). -quanto à iniciativa popular: a iniciativa popular da lei municipal não segue o parâmetro do artigo 61, 2º. No âmbito municipal, o critério para iniciativa popular consta do artigo 29, XIII, segundo o qual se exige 5% do eleitorado. -Autolegislação/autonomia legislativa: duas são as competências exclusivas para legislar: -art. 30, I: tratar de assuntos de interesse local: o interesse não precisa ser exclusivamente local; basta que seja um interesse predominantemente local. -art. 30, II: suplementar a legislação federal e a estadual, no que couber: está relacionada, sobretudo, com a competência legislativa concorrente da União, dos Estados e do DF (art. 24). O Município pode suplementar legislação de competência exclusiva da União ou do Estado? Não. O Município só pode suplementar competência legislativa concorrente. As matérias de competência privativa da União (art. 22) não podem ser delegadas aos Municípios. -Autogoverno (art. 29, I a IV): capacidade para eleger seus próprios governantes (Prefeitos e Vereadores). -Autonomia administrativa/auto-administração: assuntos de interesse local devem ser executados pelo Município, diretamente ou por concessão ou permissão. -competências administrativas exclusivas (art. 30, III e V): tributos de sua competência e prestação de serviços públicos de interesse local (incluído o transporte coletivo). -competências administrativas suplementares (art. 30, IV e VI a IX): criar, organizar ou suprimir distritos, observada a legislação estadual e manter educação

16 infantil e ensino fundamental com cooperação técnica e financeira da União e do Estado. Outras competências, além das exclusivas e suplementares: -art. 144, 8º: instituir guardas municipais; -art. 182, 1º e 4º: observância do plano diretor e obrigar o adequado aproveitamento do solo urbano. -art. 211, 2º: atuação prioritária no ensino fundamental e na educação infantil. DISTRITO FEDERAL O DF, ao longo dos anos, assumiu várias naturezas. Hoje, para alguns, o DF seria tanto um Estado quanto um Município (natureza híbrida). Isso se justifica pelo fato de o DF possuir competências atribuídas aos Estados e aos Municípios. Para José Afonso da Silva, o DF não é nem Estado e nem Município. O DF é uma unidade federada com autonomia parcialmente tutelada. O DF é mais que um Estado, pois detém, além da competência legislativa atribuída aos Estados, a competência legislativa atribuída aos Municípios. Por outro lado, o DF também é menos que um Estado, pois competências há que só foram atribuídas aos Estados. Segundo o STF, o Distrito Federal se aproxima mais da configuração de um Estado que de um Município. Isso se justifica, dentre outras razões, pelo fato de o DF ter Poder Judiciário próprio, Governador próprio etc. -Auto-organização: o aspecto formal da Lei Orgânica do DF é igual ao da Lei Orgânica do Município (2/3 dos votos e em 2 turnos com interstício mínimo de 10 dias). O aspecto material é que muda, pois contempla matérias estaduais e municipais. -Autogoverno (art. 32, 2º e 3º): o DF elege seu Governador, seus Deputados Distritais para a Câmara Legislativa, seus Deputados Federais e Senadores. -Autolegislação (art. 31, 1º): tem competência legislativa como os Estados e

17 como os Municípios, com a seguinte exceção: a competência para legislar sobre organização do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da polícia do DF é da União (art. 22, XVII). -Auto-administração: tem competência administrativa como os Estados e como os Municípios, com as seguintes exceções: art. 22, XIII e XIV a competência para organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a polícia, no DF, é da União. INTERVENÇÃO FEDERAL. No Estado Federal, a autonomia dos entes federativos (Estados, Distrito Federal e Municípios) tem como característica a capacidade de autoconstituição e normatização, autogoverno e autoadministração. No entanto, admite-se o afastamento dessa autonomia política com o objetivo de preservar a existência e a unidade da própria federação por meio da intervenção. A intervenção é medida excepcional e só deve ocorrer nos casos previstos expressamente na Constituição mediante decreto do Presidente da República (Arts. 34 e 35 da CF/88). Na atualidade, a União poderá intervir nos Estados-membros e no Distrito Federal, enquanto os Estados-membros somente poderão intervir nos Municípios localizados em seus respectivos territórios. Infere-se que a União não pode intervir diretamente nos Municípios brasileiros, salvo se localizados em Território Federal (Art. 35, caput, da CF/88). REQUISITOS DA INTERVENÇÃO (pressupostos materiais)

18 A decretação de intervenção está prevista no art. 34º - CF: a) manter a integridade nacional; b) repelir invasão estrangeira ou uma unidade da Federação a outra; c) pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; d) garantir o funcionamento de qualquer dos Poderes da Federação; e) reorganizar as finanças da unidade da Federação; f) prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial; g) assegurar a observância dos princípios constitucionais elencados no art. 34º, VII; ESPÉCIES DE INTERVENÇÃO FEDERAL - INTERVENÇÃO ESPONTÂNEA Neste caso o Presidente age de ofício (art. 34º, I, II, III e V CF); - INTERVENÇÃO PROVOCADA POR SOLICITAÇÃO (34, IV cc 36,I) Quando reacair coação ou impedimento dos Poderes Legislativo ou Executivo, de exercerem suas atividades nas unidades, deverão por solicitar o decreto da intervenção federal ( art. 34º, IV, combinado com, o art. 36º, I, primeira parte); - INTERVENÇÃO PROVOCADA POR REQUSIÇÃO (34, IV cc 36,I)

19 1) se a coação for exercida contra o Poder Judiciário, a decretação da intervenção dependerá de requisição ao Supremo tribunal Federal (art. 34º, IV, combinado com o art. 36º, I, segunda parte); 2) no caso de desobediência a ordem ou decisão judicial, a decretação dependerá de requisição do STF, STJ ou TSE, de acordo com a matéria (art. 34º, VI, segunda parte, combinado com, o art. 36º, II); - INTERVENÇÃO PROVOCADA, DEPENDENDO DO PROVIMENTO DE REPRESENTAÇÃO (34, VII) 1) no caso de ofensa aos princípios constitucionais sensíveis, previstos no art. 34º, VII CF, a intervenção federal dependerá de provimento, pelo STF, de representação do Procurador-Geral da República (art. 34º, VII combinado com o art. 36º, III, primeira parte); 2) para prover a execução de lei federal a intervenção dependerá de provimento de representação do Procurador-Geral da República pelo STF (art. 34º, VI, primeira parte, combinado com, o art. 36º, III, segunda parte) EFETIVAÇÃO DA INTERVENÇÃO A efetivação da intervenção federal é de competência privativa do Presidente da República (art. 84º, X), através de decreto presidencial de intervenção, ouvidos os dois orgãos superiores de consulta, Conselho da República (art. 90, I), e o Conselho de Defesa Nacional (art.91º, 1º, II), sem qualquer vinculação do Chefe do Executivo nos respectivos pareceres. O decreto presidencial deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional que realizará o controle político sobre o decreto de intervenção expedido pelo Executivo. A apreciação deverá ser feita em 24 horas (art. 36º, 1º - CF). Se não estiver em

20 funcionamento, será convocado extraordinariamente, no prazo de 24 horas (art. 36º, 2º - CF). CONTROLE DO CONGRESSO ART. 36 1º. E 2º. HIPÓTESES DE DISPENSA DO CONTROLE POLÍTICO Excepcionalmente, é dispensada a apreciação do Congresso Nacional. Casos em que o decreto se limitará a suspender a execução do ato impugnado (art. 36, 3º). As hipóteses em que o controle político é dispensado são: i) para prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial (art. 34º, VI CF); ii) assegurar a observância dos princípios constitucionais, quando houver afronta (art. 34º, VII CF); AFASTAMENTO DAS AUTORIDADES ENVOLVIDAS O decreto especificará a amplitude, prazo e condição de execução (art. 36º, 1º - CF), o Presidente nomerá, quando necessário, interventor, afastando as autoridades envolvidas. Cessados os motivos da intervenção, as autoridades afastadas voltarão aos seus cargos, salvo impedimento legal (art. 36º, 4º). INTERVENÇÃO ESTADUAL As hipóteses de intervenção estadual e federal (em municípios localizados em Territórios Federais) estão previstas no art. 35º - CF, sendo cabíveis quando: - deixar de ser paga, semmotivo de força maior, por 2 anos consecutivos, a dívida fundada;

21 - não forem prestatadas as contas devidas, na forma da lei; - falta de aplicação do mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços de saúde; - quando o tribunal de Justiça der provimento à representação de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou decisão judicial; DECRETAÇÃO E INTERVENÇÃO DA EXECUÇÃO ESTADUAL A decretação da intervenção estadual é de competência privativa do Governador do Estado, por meio de decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e, quando couber, nomeará interventor. CONTROLE EXERCIDO PELO PODER LEGISLATIVO A Constituição estabelece a realização de controle político, devendo o decreto de intervenção ser submetido à apreciação da Assembleia Legislativa, no prazo de 24 horas. Na hipótese de não estar funcionando haverá convocação extraordinária no prazo de 24 horas. HIPÓTESES DE DISPENSA DO CONTROLE POLÍTICO EXERCIDO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Como regra geral, o decreto legislativo será apreciado pela Assembleia Legislativa, excepcionalmente, ocorre a dispensa da apreciação, conforme previsto no art. 36º, 3º. A hipótese em que o controle político é a seguinte: art. 35º, IV o Tribunal de Justiça der provimento à representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou decisão judicial. AFASTAMENTO DAS AUTORIDADES ENVOLVIDAS

22 No decreto interventivo que especificará a amplitude, o prazo e condições de execução (art. 36º, 1º - CF), o Governador nomeará, quando necessário interventor, afastando as autoridades envolvidas. Cessados os motivos da intervenção, as autoridades afastadas de seus cargos voltarão, salvo se houver impedimento legal (art. 36º, 4º - CF). QUESTÕES SOBRE OS TEMAS 1. (OAB/CESPE ) Em relação ao controle de constitucionalidade das leis no direito brasileiro, assinale a opção correta. a) O autor de ação declaratória de constitucionalidade deve demonstrar existência de controvérsia judicial na aplicação da norma pelos tribunais ao questionar a norma perante o Supremo Tribunal Federal (STF). b) Não se exige de governador de estado demonstração de pertinência temática para propositura de ação direta de inconstitucionalidade. c) Resolução do Senado Federal é o instrumento adequado para dar eficácia erga omnes a decisão de ação direta de inconstitucionalidade. d) A decisão na ação direta de inconstitucionalidade não tem eficácia vinculante. 2. (OAB/CESPE SP) O controle concentrado da constitucionalidade das leis é exercido pelo a) presidente da República, quando este veta projeto de lei. b) Supremo Tribunal Federal (STF), quando este julga recurso extraordinário. c) O tribunal de justiça do estado, quando este julga ação direta de inconstitucionalidade. d) juiz singular de primeiro grau, quando este julga mandado de segurança coletivo.

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados INTERVENÇÃO FEDERAL As hipóteses de intervenção federal (e quando dizemos intervenção federal significa intervenção realizada pela União) nos Estados e Distrito Federal estão taxativamente previstas no

Leia mais

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO Aula 8/16 Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB INTRODUÇÃO Slide # 2 FORMA DE ESTADO (Art. 1º) Federação união indissolúvel Impossibilidade de secessão Composição

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Da Intervenção (Art. 34 a 36) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA INTERVENÇÃO (ART. 34 a 36) INTERVENÇÃO FEDERAL

Leia mais

INTERVENÇÃO. Profª Me. Érica Rios

INTERVENÇÃO. Profª Me. Érica Rios INTERVENÇÃO Profª Me. Érica Rios Erica.carvalho@ucsal.br AUTONOMIA E INTERVENÇÃO Autonomia = poder de agir dentro de certos limites preestabelecidos (arts. 25, 29 e 32) Intervenção = ato político consistente

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Regra geral: princípio da autonomia dos entes federativos. - A intervenção, como mecanismo constitucional de

Leia mais

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br O Estado Federal fundamenta-se no

Leia mais

INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II. Profª Marianne Rios Martins

INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II. Profª Marianne Rios Martins INTERVENÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins INTERVENÇÃO Situação excepcional, que suprime temporariamente, a autonomia dos entes federados. Art. 34 a 36 da Constituição Federal (

Leia mais

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV)

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV) 1. Intervenção Federal (Art. 34, CF) Intervenção: Espontânea Provocada 1.1 Combinações importantes I) Art. 34, IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; c/c Art.

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Distrito Federal e Territórios Profª. Liz Rodrigues - Parte integrante da República Federativa do Brasil, o Distrito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Municípios Profª. Liz Rodrigues - Municípios: entidades federativas dotadas de autonomia e voltadas para assuntos

Leia mais

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL GUSTAVO GUSMÃO O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL INTRODUÇÃO: O Brasil é uma República Federativa, isto é, uma Federação composta de Estados- membros

Leia mais

Da repartição de competências

Da repartição de competências Da repartição de competências Conceito É a faculdade juridicamente atribuída a uma entidade.a Constituição estabelece a competência de cada um dos entes federativos. 1. PRINCÍPIO GERAL DA REPARTIÇÃO DE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Estados Profª. Liz Rodrigues - Estados federados: pessoas jurídicas de direito público interno dotadas de autonomia

Leia mais

Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira

Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira Organização do Estado III Prof. ª Bruna Vieira 3.2. Estados: são pessoas políticas dotadas de autonomia, marcada pelo fato de a CF determinar que os Estados devem elaborar suas próprias Constituições Estaduais.

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os Municípios têm autonomia político-administrava em relação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os Municípios têm autonomia político-administrava em relação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Municípios Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS CAPÍTULO IV DOS MUNICÍPIOS Art. 29. O Município reger-se-á por lei

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal.

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Sistema

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Municípios (Art. 29 a 31) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum CAPÍTULO Competência Tributária Competência Tributária Comum C.F. art. 145 A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razão do exercício

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir.

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir. QUESTÕES REVISÃO 1. Analise e responda: O modelo federativo de Estado adotado pelo Brasil se embasa na descentralização política e na soberania dos estados-membros, que possuem competência para se auto-organizarem

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado O Federalismo brasileiro Profª. Liz Rodrigues - Características da Federação: a. Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez

Leia mais

VI. Estado e seus Tipos

VI. Estado e seus Tipos VI. Estado e seus Tipos 1. Introdução Organização e estrutura dos Estado: (a) forma de governo: modo pelo qual o poder se organiza e é distribuído entre governantes e governados, modulando o nível de intervenção

Leia mais

2 AUTONOMIA x INTERVENÇÃO - Existência de governo próprio; - Posse de competência exclusiva; - Estados, municípios e Distrito Federal

2 AUTONOMIA x INTERVENÇÃO - Existência de governo próprio; - Posse de competência exclusiva; - Estados, municípios e Distrito Federal 21 INTERVENCIONISMO ESTATAL O Estado moderno, eclético, liberal na sua estrutura; e socialista no seu programa de ação, apresenta-se como uma democracia orgânica. Ao lado da declaração dos direitos fundamentais

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I

DIREITO CONSTITUCIONAL I DIREITO CONSTITUCIONAL I De acordo com Uadi Bulos, a Constituicao de 1988 qualificou a organizacao do Estado brasileiro como politico-administrativa. A ORGANIZACAO ESPACIAL E TERRITORIAL DO PODER DO ESTADO,

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional 2017. Aula: Conceito de Estado Federal. Formação do Estado Federal Brasileiro. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 16 ESTADO

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Sobre a competência tributária prevista no CTN, assinale a opção incorreta. a) Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a

Leia mais

Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Intervenção. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 20 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO - Intervenção É um dos institutos peculiares

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 1. História da Propriedade no Brasil PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS ART. 150, I,

Leia mais

Origem do Federalismo

Origem do Federalismo Origem do Federalismo As Colônias venceram a Guerra em 1776 1 Artigos da Confederação Tratado assinado em 1777 UNIÃO ESTADOS FEDERADOS Constituição dos Estados Unidos da América Convenção da Filadélfia

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação Da repartição de competências Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br Faculdade juridicamente atribuída a uma entidade, órgão ou agente do Poder Público para emitir decisões.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Organização do Estado Estados, Municípios, DF e Territórios Período 2010-2016 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Organização do Estado - II TIPOS DE COMPETÊNCIAS Competência exclusiva: Indelegável. Competência privativa: delegável Competência comum: União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Rodada #1 Lei Orgânica do DF

Rodada #1 Lei Orgânica do DF Rodada #1 Lei Orgânica do DF Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Funções não legislativas no âmbito do congresso nacional (Continuação) Funções não legislativas Intervenção federal Sistema constitucional de crises

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira. Professor: José Henrique Cesário Pereira PARTE III O SISTEMA DE CONTROLE CONCENTRADO (VIA DE AÇÃO) B) ADI POR OMISSÃO (LEI 9.868/1999 E 12.063/2009) O art. 103, 2., da CF/88 estabelece que declarada a

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Art. 18, CF/88: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL II

DIREITO CONSTITUCIONAL II DIREITO CONSTITUCIONAL II Separação dos Poderes Poder legislativo ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Estado - elementos: Povo Território Poder 2 Forma de Estado: unitário (estado simples) e federal federação (estado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4)

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) Atualizado até 13/10/2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS. 1º AO 4º DA CF88): Todo princípio fundamental é constitucional, mas nem todo princípio

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18, 19, 20, 26, 27, 28, 32 e 33. Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 1. X é Deputado Federal representando o Estado Z. Com problemas de saúde, sua

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS CONCEITO Segundo Marcelo Alexandrino, a Uniao e entidade federativa autonoma em relacao aos estadosmembros e municipios. E pessoa juridica de direito publico interno,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Processo Legislativo - Das Leis (Art. 061 a 069) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Observação 61 MEDIDA LEI COMPLEMENTAR PROVISÓRIA

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno CONCEITOS INICIAIS ORIGEM DO FEDERALISMO DIVISÃO DA AULA FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO INTERVENÇÃO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

Organização do Estado

Organização do Estado Organização do Estado Forma de Estado: Federativa Forma de Estado: Federativa Forma composta ou complexa Pluralidade de poderes políticos internos Pluralidade de Constituições Autonomia política de cada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2012 - DPE-SP - Defensor Público) A forma federativa de Estado é um importante instrumento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais ROTEIRO. Estado: finalidade/função histórica; razões de existência;. Estado federado: sistemas; descentralização; graus de descentralização; características;.

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo Ano: 015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo 8) O Congresso Nacional, por imperativo constitucional, deve realizar a fiscalização dos atos praticados pelo Poder

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO INTERVENCAO CONCEITO Segundo Alexandre de Moraes, a intervencao consiste em medida excepcional de supressao temporaria da autonomia

Leia mais

Obs.: No EUA o município não possui status de entidade política.

Obs.: No EUA o município não possui status de entidade política. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional aula 15 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza Aula 15 Questão EMERJ Levando em consideração a divulgação

Leia mais