Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva"

Transcrição

1 Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 30 de Janeiro de 2015 Jornais Jornal: Enfoque Popular Editoria: Margareth Silva Página: 06 Data:

2 Jornal: Diário Catarinense Editoria: Moacir Pereira Página: 12 Data:

3 Jornal: Notícias do Dia Editoria: Economia Página: 11 Data:

4 Jornal: Jornal O Povo Editoria: Esporte Página: 11 Data:

5 Jornal: Enfoque Popular/ Araranguá Editoria: Geral Página: 02 Data:

6 Jornal: Jornal Amorim/ Sombrio Editoria: Educação Página: 05 Data:

7 Jornal: Notisul/ Tubarão Editoria: Contexto Página: 02 Data:

8 Jornal: O Tempo Diário Editoria: Geral Página: 06 Data:

9 Sites Veículo: Site OAB/SC Data: 23/01/2015 Link: Cursos de pós-graduação à distância da Unisul e ESA/SC encerram as inscrições nesta segunda (26) As inscrições para os três cursos de pós-graduação à distância que a Unisul lançou em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-SC) - nas áreas de Direito Ambiental, Previdenciário e do Trabalho - encerram as inscrições nesta segunda-feira (26). As aulas começam em 23 de fevereiro, com duração de 18 meses. O investimento é de R$ 330 mensais com 10% de desconto para formados na Unisul e alunos com mais de 60 anos. O curso de Direito Ambiental (inscrições aqui) vai discutir questões teóricas e práticas ligadas à tutela do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Já o de Direito Previdenciário (inscrições aqui) tem como foco o estudo da legislação ligada à Seguridade Social e as mudanças implementadas no sistema legislativo. As aulas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (inscrições aqui) vai atualizar os operadores acerca das mudanças no sistema legislativo e das novas atividades nas relações de trabalho. Veículo: Site SC 24 Horas Data: 23/01/2015 Link: versidade Araranguá ganha mais uma universidade

10 Araranguá consolida-se cada vez mais como um dos principais pólos educacionais do Estado. A cidade, que já possui campus de instituições como Ufsc Ifsc, Unisul, Faculdades do Vale do Araranguá, pólo da Universidade Aberta do Brasil UAB e Unopar) está recebendo a implantação de um Pólo Presencial da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). O município, através do prefeito Sandro Maciel já autorizou convênio, que foi aprovado no mês de maio pela Câmara de Vereadores. Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, dia 21, no gabinete da Câmara de Vereadores, o gestor do pólo da Unimes em Santa Catarina, Douglas Antunes, apresentou ao presidente da Casa, Rony da Silva (PMDB) um esboço do projeto que está sendo desenvolvido em Araranguá. Uma das solicitações da instituição para que se instale na cidade é a disponibilização de um local, cedido pela prefeitura, que viabilizou a utilização de um espaço na Escola Básica Municipal Nova Divinéia, disse. Rony, por sua vez destacou que a parceria entre universidade e município vai beneficiar a comunidade. Como contrapartida, a universidade vai disponibilizar bolsas de estudos para alunos carentes (que corresponde a 10% do total de matrículas feitas). Além disso, se tornará parceira da Escola Nova Divinéia e também de projetos educacionais realizados pelo governo municipal, observou. O vereador também lembrou que a universidade realizará em breve processo seletivo para contratação de professores que atuarão como tutores no Pólo Presencial da Unimes em Araranguá. Segundo Antunes, o atendimento no Pólo Presencial da Unimes inicia no dia 2 de fevereiro, das 16h às 22h. O público poderá comparecer na Escola da Nova Divinéia para esclarecer dúvidas relacionadas ao vestibular e funcionamento dos curós. No dia 14 de fevereiro, segundo ele, a Unimes deve realizar o primeiro vestibular em Araranguá. Existe também a opção de agendar a data das provas para as pessoas que não puderem. As inscrições para o vestibular ainda não estão abertas, mas o processo deverá ser feito pela internet. Em média a mensalidade dos cursos de graduação da Unimes custa hoje R$ 199,90. A expectativa é que as aulas comecem no dia 26 de fevereiro. Opções de cursos Entre os cursos de Ensino à Distância (Eads) que poderão ser oferecidos pela Unimes em Araranguá estão Serviço Social (Bacharelado), Letras (Licenciatura) e Docência e Pesquisa para o Ensino Superior, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Psicopedagogia (Pós-Graduação).

11 Veículo: Site Diário do Sul Data: 24/01/2015 Link: os=1 O Campus Tubarão da Unisul está com inscrições abertas para cinco especializações presenciais na área da Saúde, seis cursos nas Ciências Sociais, uma oferta nas Ciências da Educação, além de duas nas Ciências da Produção. A data final para se inscrever é dia 23 de março. Há várias opções de pagamento disponíveis e descontos diferenciados. Para mais detalhes, acesse o portal da Unis Veículo: Site Jornal de Laguna Data: 24/01/2015 Link: DNIT vistoriou obras da ponte de Laguna Para conferir o andamento das obras de construção da Ponte Anita Garibaldi, veio à cidade na quarta-feira (21), o superintendente do Departamento Nacional de Infra - estrutura de Transportes Dnit/SC, Vissilar Pretto. Junto com os engenheiros do Consórcio Camargo Correa/Aterpa/MMartins/Construbase, Pretto reafirmou que, como vem sendo anunciado, as obras se aproximam da etapa final, devendo estar concluídas em maio deste ano, até porque o cronograma segue normalmente. Sobre o propalado atraso, fruto de imaginação, não se sabe porque, é extemporânea. Aliás, sobre os estudos apresentados pela Unisul, que falavam sobre o atraso, ficou constatado que eles foram realizados em 2012 o que certamente não servem para uma avaliação em Estamos acompanhando com visitas periódicas.logo serão iniciadas a pavimentação e as fases complementares, com colocação de proteções laterais e pintura das faixas. Com 2817 metros de extensão, a ponte será mais um grande apelo para visitar Laguna.

12 Veículo: Site Catve Data: 25/01/2015 Link: Futsal: Caramuru anuncia renovação do ala Fio O experiente ala já passou por várias equipes Na última sexta-feira (23), o Caramuru Futsal, da cidade de Castro, confirmou, por meio de sua página no Facebook, a renovação do ala Fio para a disputa da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Anteriormente, Fio tinha sido anunciado pela equipe do São Lucas, de Paranavaí, mas o atleta ponta-grossense, resolveu ficar em Castro, cidade vizinha de Ponta Grossa. Cristian Henrique Xavier do Prado, o Fio, completa 30 anos de idade no mês de abril. O experiente ala já passou por várias equipes. Entre elas São Miguel Futsal, Unisul-SC, Guarapuava, Marreco Futsal, Afusca-RS e Ampére Futsal. Sua principais características são a marcação, desarme um chute potente, com o pé esquerdo. Elenco A equipe de Castro já tem nove atletas confirmados. Confira a lista: Goleiros: Ilbério (renovação), Luiz Felipe(renovação) e Rafinha (ex-keima Futsal) Fixos: Éder (renovação) e Mário Júnior (ex-mafra-sc) Alas: Michel (renovação), Fio (renovação) e Bicão (ex-mafra-sc) Pivô: Sady (renovação) Técnico: Soneca (renovação) Veículo: Site Ji News Data: 26/01/2015 Link: "Unir para construir e frutificar", na opinião de Emerson Teixeira A região entre Imbituba (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e Passo de Torres (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), tendo o município de Criciúma (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) como seu principal polo de desenvolvimento, precisa rever conceitos ou vai ficar para trás no bonde da História. Reclamamos que as demais regiões de Santa Catarina estão se desenvolvendo a olhos vistos, enquanto nós, do esquecido Sul, continuamos de pires na mão. Culpa exclusivamente nossa do Sul! Convido ao leitor para que reflita comigo os pontos que serão abordados.

13 Somadas as três microrregiões: Amurel ( ), Amesc ( ) e Amrec ( ), somos habitantes (IBGE/2012), eleitores (IBGE/2010) e temos à disposição quatro universidades renomadas: Unesc, Unisul, UFSC, IF-SC, acrescentando-se aí mais cinco faculdades particulares: FVA, Fucap, Esucri, Satc, Unibave. E por que continuamos a ver navios na economia, na logística, no desenvolvimento humano e social? Porque somos acomodados, não pensamos como associativistas e transferimos responsabilidades quando dissemos o problema não é meu. É meu, seu, é nosso! Os mais jovens desconhecem os ranços burros existentes entre cidades: Araranguá e Sombrio; Criciúma e Tubarão; Laguna e Imbituba. Quem nunca ouviu falar de expressões como pé preto (para os criciumenses) e papa abóboras (para os tubaronenses)? O ano de 2015 está apenas começando e com ele a chance ímpar de mudarmos a História daqui para frente. Os blocos econômicos são o reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Agora, eles perceberam que é melhor trabalhar em grupo do que sozinho Temos o Mercosul, União Europeia, Alca, etc. Deixo a pergunta: por que nós do Sul não podemos formar o nosso bloco também? Você saberia me informar quantas associações empresariais têm nas três microrregiões? Temos 19 no total, com a Aciva, Acic e Acit como as de maior destaque. O que a sociedade civil organizada tem cobrado de si própria e dos nossos representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional? E o retorno visível em obras estruturantes (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos) quantas podemos destacar que foram finalizadas e entregues? Anel Viário e Via Rápida (Amrec); Serramar e aeroporto de Jaguaruna (Amurel); Serra da Rocinha e Barragem do Salto (Amesc), Interpraias e Ferrovia Translitorânea, etc. Há um adágio popular que diz: tostão vem de busão, milhão vem de avião. É preciso formar um grupo de trabalho com o apoio das ACIs, faculdades, universidades, câmara de vereadores, entre outros da sociedade civil organizada ou continuaremos de pires na mão. Lanço um desafio: criar o Parlasc (Parlamento Sul Catarinense), nos moldes do Parlasul, para acompanhar, cobrar regularmente dos nossos parlamentares ações concretas que tragam resultados. Sem cores ou ideologias partidárias. Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade. (Miguel de Cervantes).

14 Veículo: Site Eder Luiz Data: 26/01/2015 Link: Colégio Marista Frei Rogério sob nova direção Em 2015, o Colégio Marista Frei Rogério passa a ser administrado pelo Irmão Marista Evilazio Tambosi, sucedendo a direção geral do Irmão Roque Brugnara, que viajou semana passada para Roma com o objetivo de colaborar na Casa Geral Marista, após seis anos de atuação em Joaçaba. Evilazio, que atuou na mesma função no Colégio Marista Frei Rogério entre 1991 a 1993, dirigia até 2013 o Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, e possui experiência de mais de 22 anos na administração de colégios. O Diretor possui mestrado em ciências da educação pela Pontifícia Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália) e em psicopedagogia pela Unisul (SC). O religioso também já esteve atuando por 6 anos, na década de 80, em projetos sociais no Estado de Rondônia, além de participar de atividades missionárias e ações da congregação Marista em Moçambique (África) e no México. O novo diretor geral continuará os projetos de ampliação do Colégio Marista Frei Rogério e em março está previsto o início das obras de construção de um novo bloco com novas salas para o Ensino Médio, laboratórios de Matemática e Física, além de um espaço reservado ao Oratório. O Colégio Marista Frei Rogério é um marco referencial para Joaçaba. A comunidade Joaçabense e região tem grande apreço pelos Irmãos Maristas e pelo nosso estilo de educar, que contempla a formação humana, religiosa e acadêmica, afirma o Diretor Evilazio Tambosi.

15 Veículo: Site Rádio Cidade Data: 26/01/2015 Link: Unifebe participa de evento internacional Antes de começar o ano letivo, o reitor da Unifebe e membro do conselho deliberativo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor Günther Lother Pertschy, acompanhou a delegação anual de Líderes em Educação & Tecnologia O evento foi realizado de 19 a 23 de janeiro, em Londres, na Inglaterra. O grupo visitou o maior Congresso e EXPO mundial de tecnologia educacional - BETT Show, e participou de visitas técnicas a instituições de ensino consideradas referência internacional, entre elas: Universidade de Coventry e Cambridge e Escola Primária Benhurst. O reitor viajou com os reitores Sebastião Salésio Herdt, da Unisul, Odilon Luiz Polida, da Unochapecó, e do secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp. Eventos internacionais desse porte são de extrema importância para que nós gestores possamos aprimorar o trabalho em nossas instituições. A Acafe, hoje, atende mais de 150 mil alunos em todo o estado, ressalta Pertschy. Bett Show A Cada ano, Bett reúne mais de 40 mil educadores de 120 países, 700 empresas líderes de ensino e a maior coleção de aperfeiçoamento profissional contínuo livre, além de seminários, estandes, palestras e convidados. Em 2016, o evento será realizado em Londres de 27 a 30 janeiro. Workshop em Florianópolis Chegando ao Brasil, o reitor Günther Lother Pertschy seguiu para Florianópolis para participar do I Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, realizado de 26 a 27 de janeiro no auditório do Sebrae/SC. O evento, promovido pelo governo do estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e a Rede Catarinense de Inovação (Recepti) abordará os temas: Ecossistemas de Inovação e Metamodelo de Centros de Inovação. Entre os palestrantes, o workshop terá a participação do presidente da Rede Catalana de Parques Científicos e Tecnológicos Espanha, Josep Miquel Piqué. Participam do

16 workshop os 12 membros do Comitê de Implantação dos Centros de Inovação das cidades de Brusque, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão, Rio do Sul e Florianópolis. Veículo: Site Diário do Vale Data: 26/01/2015 Link: Colégio Marista Frei Rogério sob nova direção Irmão Marista Evilazio Tambosi, assume a direção geral da unidade escolar. Em 2015, o Colégio Marista Frei Rogério passa a ser administrado pelo Irmão Marista Evilazio Tambosi, sucedendo a direção geral do Irmão Roque Brugnara, que viajou semana passada para Roma com o objetivo de colaborar na Casa Geral Marista, após seis anos de atuação em Joaçaba. Evilazio, que atuou na mesma função no Colégio Marista Frei Rogério entre 1991 a 1993, dirigia até 2013 o Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, e possui experiência de mais de 22 anos na administração de colégios. O Diretor possui mestrado em ciências da educação pela Pontifícia Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália) e em psicopedagogia pela Unisul (SC). O religioso também já esteve atuando por 6 anos, na década de 80, em projetos sociais no Estado de Rondônia, além de participar de atividades missionárias e ações da congregação Marista em Moçambique (África) e no México. O novo diretor geral continuará os projetos de ampliação do Colégio Marista Frei Rogério e em março está previsto o início das obras de construção de um novo bloco

17 com novas salas para o Ensino Médio, laboratórios de Matemática e Física, além de um espaço reservado ao Oratório. O Colégio Marista Frei Rogério é um marco referencial para Joaçaba. A comunidade Joaçabense e região tem grande apreço pelos Irmãos Maristas e pelo nosso estilo de educar, que contempla a formação humana, religiosa e acadêmica, afirma o Diretor Evilazio Tambosi. Veículo: Blog Moacir Pereira Data: 27/01/2015 Link: Reitores participam de congresso internacional sobre educação Da esquerda para a direita: Odilon Poli, Günther Pertschy, Paulo Ivo Koehntopp e Salésio Herdt Os reitores da Unisul, Salésio Herdt, da Unochapecó, Odilon Poli, e da Unifebe, Günther Pertschy, mais o secretário geral da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, retornaram a Santa Catarina depois de participarem de congresso e exposição mundial de tecnologia educacional, em Londres. Todos os anos o Bett Show reúne mais de 40 mil educadores de 120 países para tratar do aprimoramento da educação.

18 Veículo: Site Ji News Data: 27/01/2015 Link: Lançado o polo presencial da nova universidade virtual Com o gabinete do prefeito municipal, Sandro Roberto Maciel lotado de autoridades e profissionais da imprensa, a coordenação do Núcleo Virtual da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promoveu na tarde de segunda-feira (26/01), o lançamento do pólo presencial da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) em Araranguá. Sem esconder sua alegria com a consolidação do projeto, Sandro Maciel destacou a democratização do ensino superior em Araranguá. "Nossa cidade já oferecia estudo através de instituições públicas como Ufsc, Ifsc e Uab. Além disso a Unisul, Unopar e Cesumar também são boas alternativas. Agora, a Unimes amplia este horizonte de alternativas e possibilidades. Esta nova universidade disponibilizará cursos de ensino à distância, alguns deles há tempos requisitados pela população" afirmou. PARCERIA COM MUNICÍPIO Um dos articuladores do projeto que resultou na implantação do polo da Unimes em Araranguá, o presidente da Câmara Municipal, Rony da Silva destacou que com a nova universidade é possível elevar o grau de instrução a preços mais acessíveis numa instituição fundada em 2 de junho de "A Unimes, que funionará na Escola Nova Divinéia celebrou parceria com o município, teve respaldo do Legislativo e Executivo. Será parceira em projetos sociais do município e inclusive reverterá 10% do total de alunos matriculados em biolsas de estudo para pessoas carentes. Esse cadastramento e indicação serão incumbência da Secretaria de Educação", explicou. PRIMEIRO VESTIBULAR Já o coordenador da Unimes em Santa Catarina, Douglas Antunes agradeceu o apoio do município e anunciou datas para o início das atividades. "A partir do dia 2 de fevereiro, das 16 às 22h a secretaria da universidade estará atendendo no segundo piso da Escola Nova Divinéia. O primeiro vestibular será realizado em 14 de fevereiro (data que pode

19 ser agendada para quem preferir), enquanto à aula inaugural está marcada para ocorrer no dia 26 de fevereiro", disse. Inscrições para o exame vestibular estão disponíveis no site: CLIQUE AQUI. CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS Entre as graduações oferecidas pela Unimes estão os Bacharelados em Administração, Cências Contábeis e Serviço Social. As Licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Além disso são disponibilizados cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão em Logística, Gestão em TI, Gestão Portuária, Gestão RH e Marketing. Já na Pós Graduação as opções são Dcência e Pesquisa para o Ensino Superior, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Psicopedagia. Também acompanharam a solenidade os vereadores Giancarlo Soares de Souza, Ozair da Silva (Banha), Adair Jordão, Alexandre Pereira; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fernando Espíndula; a secretária municipal de Educação, Rosângela Casagrande; o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza e o suplente de vereador, Edir Clésio Gomes Batista (Tico). Veículo: Site Notícias do Dia Data: 27/01/2015 Link: Interessados em conseguir um estágio têm mais de 900 vagas disponíveis em Santa Catarina A oferta é grande, mas a procura é pequena por causa das férias estudantis Estudantes que estão interessados em entrar no mercado de trabalho ou em busca de experiência, esta é a melhor época do ano para conseguir um estágio. Devido à troca de profissionais que acontece nesse período, este é o momento com maior oferta de vagas, mas também é quando há menor procura, pois a maioria dos estudantes em férias prefere buscar as vagas quando começa o ano letivo.

20 O conselho do gerente de atendimento do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Marcelo Vaz, é que os estudantes adiantem sua decisão, pois assim poderão escolher entre oportunidades melhores que estão abertas e sem grande procura. É difícil deixar a praia para começar o estágio, mas vale a pena, compara. Essas oportunidades podem trazer ao estudante um diferencial importante na hora de terminar os estudos e migrar de vez para o mercado de trabalho. O aluno que se forma com experiência em estágios tem um diferencial importante e pode se destacar em uma seleção. O estágio é um aprendizado contínuo e ajuda no decorrer do curso para ampliar seus conhecimentos práticos, sem deixar para a última fase, ressalta Marcelo. As vagas de estágio são muitas, com destaque para as áreas de administração, direito e tecnologia da informação. No Ciee, são 900 vagas disponíveis em todo o Estado, 350 só em Florianópolis. As universidades e escolas técnicas, tais como UFSC, Udesc, IFSC, Estácio de Sá, Unisul, Senac e Senai, por meio do sistema Fiesc no IEL (Instituto Euvaldo Lodi), também costumam centralizar as ofertas de estágio em setores específicos e disponibilizam as informações em sites. O Ciee oferece também vagas de estágio para estudantes de ensino médio com idade superior a 16 anos. Comportamento é decisivo Depois de conseguir o estágio, o estudante deve continuar comprometido e disponível. A falta de comportamento adequado, cordialidade, disciplina e trabalho em equipe são apontados como as principais falhas dos jovens no mercado. O estágio é o momento de aprender a cultivar o comportamento profissional, pois a regra é entrar pelo currículo e permanecer pelo comportamento, aconselha Marcelo Vaz. Isso também vale na hora de transformar o estágio em emprego. Mais da metade dos estagiários acabam efetivados depois de se formarem e podem seguir carreira em empresas privadas. A empresa vê o estágio como uma forma de captação de talentos que podem ser treinados para ficar, diz Marcelo. Do estágio para o emprego Os centros de estágio são importantes para cumprir as exigências da lei no , de 25 de setembro de Neles as empresas se cadastram e seguem todos os procedimentos para receber estagiários como aprendizes. De acordo com a legislação, o estágio tem função de preparação para o trabalho produtivo do estudante e o ambiente deve ser supervisionado. O tempo de trabalho também é regulamentado: máximo de quatro horas diárias e 20 semanais para estudantes de ensino médio, e de seis horas, 30 semanais, para ensino superior. A remuneração em estágios não obrigatórios varia, em média, de R$ 400 a R$ 500 para o ensino médio e de R$ 600 a R$ 800 para o superior. O vale-transporte também é obrigatório. Para o candidato que está começando agora a se interessar pelos estágios, o CIEE disponibiliza palestras gratuitas com aconselhamento sobre marketing pessoal, auxílio para elaborar currículo e comportamento, por meio da página Essas dicas ajudam o candidato, mas também é necessário que ele se identifique com os valores da empresa onde vai estagiar. Mesmo sendo um período de experiências e

21 descobertas, o estagiário perceberá qual é o seu perfil e isso ajuda a tomar as decisões profissionais certas. Oportunidade de desenvolver a liderança A empresa de soluções em software Involves abre espaço para estagiários. Um dos sócios, André Krummenauer, 27, acredita na importância da integração da teoria com a prática e acha que o ambiente de trabalho mais descontraído ajuda na formação de líderes, pois o estagiário é incentivado a vencer desafios. As competências comportamentais são desenvolvidas ao longo do tempo e a nossa cultura de feedback ajuda muito nisso, explica. O feedback é uma troca de experiência importante para o estagiário saber no que está acertando e no que precisa melhorar. Paulo Martins, 24, começou como estagiário e hoje é desenvolvedor pleno na Involves. Ele lembra que o ambiente de liberdade o ajudou a crescer. Alguns amigos meus decidiram abrir a própria empresa, pois não se adequavam a um ambiente autoritário de trabalho. Aqui tive liberdade de aprender, dar ideias e experimentar inovações. A mesma descontração no ambiente de trabalho fez com que o estagiário Daniel Melo da Silva, 26, decidisse ficar. Seu contrato de estágio vence em seis meses e ele deve ser efetivado. Na sexta fase de sistemas de informação na UFSC, ele sente que o que aprende no estágio ajuda no desempenho acadêmico. Para a seleção, André diz que o diferencial é a determinação para ficar com a vaga. Como todo estagiário tem prática e conhecimento técnico limitados, ele deve ter vontade de aprender. O importante é organizar bem as informações do currículo e vir para a entrevista com entusiasmo, vontade de trabalhar e mostrar aquele brilho no olhar, aconselha. Ideias e inovações. Paulo Martins, que começou como estagiário, cresceu e aprendeu com o ambiente de liberdade (Foto: Flávio Tin/ND) Veículo: Site Revista W3 Data: 27/01/2015 Link: Prefeito elogia projeto da nova universidade virtual do município

22 Com o gabinete do prefeito municipal, Sandro Roberto Maciel lotado de autoridades e profissionais da imprensa, a coordenação do Núcleo Virtual da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promoveu na tarde dessa segunda-feira, dia 26, o lançamento do pólo presencial da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) em Araranguá. Sem esconder sua alegria com a consolidação do projeto, Sandro Maciel destacou a democratização do ensino superior em Araranguá. 'Nossa cidade já oferecia estudo através de instituições públicas como Ufsc, Ifsc e Uab. Além disso a Unisul, Unopar e Cesumar também são boas alternativas. Agora, a Unimes amplia este horizonte de alternativas e possibilidades. Esta nova universidade disponibilizará cursos de ensino à distância, alguns deles há tempos requisitados pela população' afirmou. PARCERIA COM MUNICÍPIO Um dos articuladores do projeto que resultou na implantação do polo da Unimes em Araranguá, o presidente da Câmara Municipal, Rony da Silva destacou que com a nova universidade é possível elevar o grau de instrução a preços mais acessíveis numa instituição fundada em 2 de junho de 'A Unimes, que funionará na Escola Nova Divinéia celebrou parceria com o município, teve respaldo do Legislativo e Executivo. Será parceira em projetos sociais do município e inclusive reverterá 10% do total de alunos matriculados em biolsas de estudo para pessoas carentes. Esse cadastramento e indicação serão incumbência da Secretaria de Educação', explicou. PRIMEIRO VESTIBULAR Já o coordenador da Unimes em Santa Catarina, Douglas Antunes agradeceu o apoio do município e anunciou datas para o início das atividades. 'A partir do dia 2 de fevereiro, das 16 às 22h a secretaria da universidade estará atendendo no segundo piso da Escola Nova Divinéia. primeiro vestibular será realizado em 14 de fevereiro (data que pode ser agendada para quem preferir), enquanto à aula inaugural está marcada para ocorrer no dia 26 de fevereiro', disse. Inscrições para o exame vestibular estão disponíveis no site: CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS Entre as graduações oferecidas pela Unimes estão os Bacharelados em Administração, Cências Contábeis e Serviço Social. As Licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Além disso são disponibilizados cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão em Logística,

23 Gestão em TI, Gestão Portuária, Gestão RH e Marketing. Já na Pós Graduação as opções são Dcência e Pesquisa para o Ensino Superior, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Psicopedagia. Também acompanharam a solenidade os vereadores Giancarlo Soares de Souza, Ozair da Silva (Banha), Adair Jordão, Alexandre Pereira; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fernando Espíndula; a secretária municipal de Educação, Rosângela Casagrande; o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza e o suplente de vereador, Edir Clésio Gomes Batista (Tico). Veículo: Site Sul in Foco Data: 27/01/2015 Link: Unisul abre inscrições ProUni As inscrições para o ingresso através do ProUni nos cursos de graduação da Unisul, presenciais e a distância, devem ser efetivadas até o dia 29 de janeiro. Esta primeira etapa é realizada diretamente no website do ProUni. A Universidade também disponibiliza bolsas complementares ao ProUni com o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior). No total são

24 mais de duas mil bolsas, além do programa de Bolsa Unisul, dos descontos especiais, das bolsas de pesquisa e financiamentos. O resultado da primeira chamada das inscrições do ProUni será divulgado em 2 de fevereiro. A bolsa é integral (100%) e permanece vigente até o término do curso que o aluno estiver regularmente matriculado nas modalidades presencial ou a distancia. Os candidatos aos cursos presenciais devem ligar para o telefone e agendar sua entrevista nas Unidades Tubarão, Pedra Branca ou Araranguá. A equipe da UnisulVirtual entrará em contato com os alunos pré-selecionados para os cursos a distancia e a entrevista será realizada por telefone, sem a necessidade do agendamento. No Portal da Unisul o interessado tem acesso à lista de cursos em que a Unisul oferece bolsas do Proies. Essas bolsas são adicionais ao ProUni, exclusivas para o ensino presencial, seguem critérios de renda e pontuação no Enem. Para o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, as bolsas complementares ao ProUni que a Unisul oferece em dezenas de cursos, é uma forma de apoiar o desenvolvimento de jovens de famílias mais carentes. É o papel da Unisul na inclusão social, garantiu o reitor. Mais informações sobre as vagas do Proies, em 65 cursos presenciais, e sobre as vagas de Bolsa Unisul, em 74 cursos presenciais e a distância, estão disponíveis no Portal da Unisul ou por telefone Veículo: Site Prefeitura de Itajaí Data: 27/01/2015 Link: participantes#.VMklcS4nTFk Travessia Cidade de Itajaí tem mais de 270 participantes A Praia de Cabeçudas recebeu, neste domingo (25), as disputas da 8ª Travessia Cidade de Itajaí. Mais de 270 atletas participaram da competição, que integrou a programação dos Eventos de Verão da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e também fez parte da 10ª etapa do Circuito Catarinense de Maratonas Aquáticas. Na categoria feminino, Dyenyfer Arnold, da Unisul, fez o tempo de 19 minutos e 28 segundos para ficar com a primeira posição, seguida por Camila Corrêa, do Joinville Tênis Clube, e Milena Vilasboas, da FMEL/Itajaí.

25 Já no masculino, João Cauduro de Miranda, do Clube Curitibano, ficou em primeiro com 18 minutos e 28 segundos. Na segunda posição, Vinícius Kohns, da APAN Indaial, e, em terceiro, Thomas Vilasboas, da FMEL/Itajaí. Todo o circuito foi realizado em Cabeçudas, totalizando metros de prova. Os atletas terão de contornar as boias e retornar para o ponto de largada. De acordo com o organizador, Leandro Peixoto, os participantes estão entre os melhores e participam da competição no município, pois o circuito é considerado o melhor de Santa Catarina pela Confederação Brasileira de Natação. Confira os resultados da prova: Feminino 1º Djenyfer Arnold - Unisul - 19:28 2º Camila Correa - Joinville Tenis Clube - 19:42 3º Milena Vilasboas - FMEL/Itajaí - 19:53 Masculino 1º João Cauduro de Miranda - Clube Curitibano - 18:10 2º Vinícius Kohns - APAN Indaial - 18:19 3º Thomas Vilasboas - FMEL/Itajaí - 18:24 Informações adicionais: Leandro Peixoto Organizador da Travessia Telefone: (47) Veículo: Site Engeplus Data: 28/01/2015 Link: Inscrições abertas para ingresso pelo ProUni na Unisul

26 Além das Bolsas do ProUni, a Universidade disponibiliza vagas em 74 cursos presenciais pelo Proies As inscrições para o ingresso através do ProUni nos cursos de graduação da Unisul, presenciais e a distância, devem ser efetivadas até o dia 29 de janeiro. Esta primeira etapa é realizada diretamente no website do ProUni. A universidade também disponibiliza bolsas complementares ao ProUni com o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). No total são mais de duas mil bolsas, além do programa de Bolsa Unisul, dos descontos especiais, das bolsas de pesquisa e financiamentos. O resultado da primeira chamada das inscrições do ProUni será divulgado em 2 de fevereiro. A bolsa é integral (100%) e permanece vigente até o término do curso que o aluno estiver regularmente matriculado nas modalidades presencial ou a distancia. Os candidatos aos cursos presenciais devem ligar para o telefone e agendar sua entrevista nas Unidades Tubarão, Pedra Branca ou Araranguá. A equipe da UnisulVirtual entrará em contato com os alunos pré-selecionados para os cursos a distancia e a entrevista será realizada por telefone, sem a necessidade do agendamento. No Portal da Unisul o interessado tem acesso à lista de cursos em que a Unisul oferece bolsas do Proies. Essas bolsas são adicionais ao ProUni, exclusivas para o ensino presencial, seguem critérios de renda e pontuação no Enem. Para o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, as bolsas complementares ao ProUni que a Unisul oferece em dezenas de cursos, é uma forma de apoiar o desenvolvimento de jovens de famílias mais carentes. É o papel da Unisul na inclusão social, garantiu o reitor. Mais informações sobre as vagas do Proies, em 65 cursos presenciais, e sobre as vagas de Bolsa Unisul, em 74 cursos presenciais e a distância, estão disponíveis no Portal da Unisul ou por telefone Veículo: Site JI News

27 Data: 28/01/2015 Link: Unisul: inscrições abertas para ingresso pelo ProUni As inscrições para o ingresso através do ProUni nos cursos de graduação da Unisul, presenciais e a distância, devem ser efetivadas até o dia 29 de janeiro. Esta primeira etapa é realizada diretamente no website do ProUni. A Universidade também disponibiliza bolsas complementares ao ProUni com o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior). No total são mais de duas mil bolsas, além do programa de Bolsa Unisul, dos descontos especiais, das bolsas de pesquisa e financiamentos. O resultado da primeira chamada das inscrições do ProUni será divulgado em 2 de fevereiro. A bolsa é integral (100%) e permanece vigente até o término do curso que o aluno estiver regularmente matriculado nas modalidades presencial ou a distancia. Os candidatos aos cursos presenciais devem ligar para o telefone e agendar sua entrevista nas Unidades Tubarão, Pedra Branca ou Araranguá. A equipe da UnisulVirtual entrará em contato com os alunos pré-selecionados para os cursos a distancia e a entrevista será realizada por telefone, sem a necessidade do agendamento. No Portal da Unisul o interessado tem acesso à lista de cursos em que a Unisul oferece bolsas do Proies. Essas bolsas são adicionais ao ProUni, exclusivas para o ensino presencial, seguem critérios de renda e pontuação no Enem. Para o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, as bolsas complementares ao ProUni que a Unisul oferece em dezenas de cursos, é uma forma de apoiar o desenvolvimento de jovens de famílias mais carentes. É o papel da Unisul na inclusão social, garantiu o reitor. Mais informações sobre as vagas do Proies, em 65 cursos presenciais, e sobre as vagas de Bolsa Unisul, em 74 cursos presenciais e a distância, estão disponíveis no Portal da Unisul ou por telefone

28 Veículo: Site Notisul Data: 28/01/2015 Link: Recebe ainda cumprimentos pelo seu aniversário o pró-reitor da Unisul, professor Valter Alves Schmitz Neto Veículo: Site Notisul Data: 28/01/2015 Link: Rápidas As empresas Tartari & Almeida, Librelato e Copobras, foram as grandes realizadoras do evento, com o apoio da Unisul TV. Veículo: Site Catve Data: 28/01/2015 Link: Futsal: AFP tem novidade na comissão técnica Richard Theodoro do Nascimento será preparador físico

29 Há menos de uma semana do início de sua pré-temporada, a Associação de Futsal Ponta-Grossense (AFP) anunciou mais uma peça para integrar sua comissão técnica. Nos últimos dias, Luciano Bonfim (ex-técnico do Ivaí, que seria preparador físico da equipe), resolveu deixar o projeto, por motivos pessoais. Para assumir a preparação física da equipe foi contratado Richard Theodoro do Nascimento, que nas últimas temporadas trabalhou no futsal da Rússia e da China. Antes de ir para o exterior, Richard trabalhou como preparador de goleiros na Unisul/Tubarão-SC, Krona/Joinville-SC e Umuarama Futsal. Na equipe paranaense, inclusive, o profissional esteve presente nas campanhas do bi-campeonato estadual, em 2007 e Completam a comissão técnica do time da AFP, o técnico Eduardo Pacheco Coelho (Baiano), ex-guarapuava Futsal, Rafael (preparador físico), Ademir (preparador de goleiros) e Fernando "Tiróide" (supervisor técnico). No próximo dia 2 de fevereiro deverá ser feita a apresentação, dando início à prétemporada. Confira o elenco do time de Ponta Grossa: Goleiros: Xuxa (ex-pescara-ita), Guto (ex-guarapuava) e Tiago Casagrande (ex-foz Cataratas) Fixos/alas: Maicon (renovação), Pelé (ex-alaf-rs) e Taynan (ex-rio do Sul-SC) Alas: Humberto (renovação), Claudinho (renovação), Tibagi (renovação), Pierre (ex- Caça e Tiro-SC), Emerson (ex-marreco), Biro (ex-guarapuava), Ian (ex-concórdia) e Lambari (ex-ciagym Maringá) Pivôs: Marquinhos (ex-guarapuava), Rodrigo Lopes (ex-caça e Tiro), Erickson (ex- Caramuru) e Valeta (vindo da base de Guarapuava) Veículo: Site Noticom Data: 28/01/2015 Link: Unisul: Inscrições para ingresso pelo ProUni estão abertas

30 As inscrições para o ingresso através do ProUni nos cursos de graduação da Unisul, presenciais e a distância, devem ser efetivadas até o dia 29 de janeiro. Esta primeira etapa é realizada diretamente no website do ProUni. A Universidade também disponibiliza bolsas complementares ao ProUni com o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior). No total são mais de duas mil bolsas, além do programa de Bolsa Unisul, dos descontos especiais, das bolsas de pesquisa e financiamentos. O resultado da primeira chamada das inscrições do ProUni será divulgado em 2 de fevereiro. A bolsa é integral (100%) e permanece vigente até o término do curso que o aluno estiver regularmente matriculado nas modalidades presencial ou a distancia. Os candidatos aos cursos presenciais devem ligar para o telefone e agendar sua entrevista nas Unidades Tubarão, Pedra Branca ou Araranguá. A equipe da UnisulVirtual entrará em contato com os alunos pré-selecionados para os cursos a distancia e a entrevista será realizada por telefone, sem a necessidade do agendamento. No Portal da Unisul o interessado tem acesso à lista de cursos em que a Unisul oferece bolsas do Proies. Essas bolsas são adicionais ao ProUni, exclusivas para o ensino presencial, seguem critérios de renda e pontuação no Enem. Para o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, as bolsas complementares ao ProUni que a Unisul oferece em dezenas de cursos, é uma forma de apoiar o desenvolvimento de jovens de famílias mais carentes. É o papel da Unisul na inclusão social, garantiu o reitor. Mais informações sobre as vagas do Proies, em 65 cursos presenciais, e sobre as vagas de Bolsa Unisul, em 74 cursos presenciais e a distância, estão disponíveis no Portal da Unisul ou por telefone Veículo: Site Notisul Data: 29/01/2015 Link: No Botequim No programa Conversa de Botequim, que apresento às quintas-feiras, a partir das 21 horas, ao vivo pela Unisul TV, vamos ter um convidado especial. Vinicius Elias

31 Teixeira que, ao lado de Falcão, é um dos craques do nosso futebol de salão. Vinicius vai defender a equipe da Associação Desportiva do Futsal Tubaronense (ADFT), que retorna à Liga Nacional da modalidade para a felicidade da região. O secretário de esportes, José Acco, e dirigentes também estarão no programa. Veículo: Site Diário do Sul Data: 29/01/2015 Link: Rede de Inovação firma parceria internacional Uma cooperação internacional para transferência de tecnologia entre Santa Catarina e Espanha. Este é um dos resultados do 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação. O encontro foi realizado pela Rede Catarinense de Inovação (Recepti) e Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) segunda e terça, em Florianópolis. A equipe responsável pelo acompanhamento da instalação do Centro de Inovação em Tubarão, formada pelo representante do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira; da Câmara de Vereadores, Edson Firmino; pela Unisul, Fábio Holthausen; pela Atec, Sonio Scheper, e pela Ampe, Alexandra Barreto, participaram do evento representando o município. Além de Tubarão, outros 12 municípios serão beneficiados com a construção dos Centros de Inovação, um projeto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com universidades, entidades empresariais e municípios. Os Centros de Inovação fazem parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI). O objetivo é promover ações que tragam melhorias na economia do estado, com a capacitação de pessoas e empresas, para aumentar a competitividade. O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), Rui Luiz Gonçalves, e o presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), o espanhol Josep Miquel Piqué, endossado pelo diretor de Ciência e Tecnologia da SDS, Jean Carlo Vogel. O objetivo da cooperação técnica é realizar projetos envolvendo as entidades catarinenses e catalãs. Inova em Tubarão

32 As obras do Centro de Inovação na Cidade Azul começaram em julho de 2014, com a terraplanagem. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 24 meses. O governo do Estado repassou à prefeitura o recurso para a contratação da empresa que executará a obra. Já a prefeitura, em contrapartida, doou a área. O edifício ficará na rua Espanha, no bairro Revoredo, próximo à BR-101, e terá 3.800m². A instalação deste polo em Tubarão só foi possível através da união da prefeitura com o governo do Estado e entidades parceiras, como Câmara de Tubarão e Unisul, Acit, CDL e outras associações representativas de classe. Veículo: Site Criciúma News Data: 30/01/2015 Link: Ex-jogador da Seleção é contratado pelo futsal da Unisul O ala Vinícius Elias Teixeira já está em Tubarão. No dia 9 de fevereiro, o ex-jogador da Seleção Brasileira de futsal será apresentado à equipe. Jogador do Intell Orlândia, o atleta anunciou nas redes sociais no final de 2014 que viria para a Cidade Azul. A partir de agora, o jogador irá morar em Orleans. Vinícius nasceu em 31 de dezembro de 1977, tem 37 anos e faz parte de uma geração privilegiada do salonismo brasileiro, que conta com craques como Falcão, Simi e Lenísio este último, irmão de Vinícius. Nascido em Cuiabá (MT), o jogador despontou para o futsal na categoria adulta em 1997, quando conquistou a Liga Futsal vestindo a camisa do Atlético Mineiro (MG), que na ocasião, com uma equipe formada por jogadores muito jovens, encantou o país. O cuiabano atingiu o ápice de sua carreira em 2008, quando comandou em quadra a Seleção Brasileira de Futsal, na Copa do Mundo realizada em nosso país. Com a braçadeira de capitão, conduziu o Brasil ao seu sexto título mundial. O jogador será o

33 terceiro campeão do mundo na equipe orlandina, ao lado de Falcão e Ciço. Quero ajudar o Futsal da Unisul a voltar a ser campeão, depois de dois anos em que ficou afastado. É uma equipe jovem, que vai trabalhar firme para conseguir este feito, destaca Vinícius. Além de defender o futsal da Unisul, Vinícius fala em realizar um sonho: voltar aos estudos.

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Fevereiro de 2013 JORNAIS Sobre a saúde e a doença no Mundo Diário Catarinense

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES

ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES Informe Icesp Semanal Ano VI nº 52 02/05/14 ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES A diretoria acadêmica divulga as datas dos vestibulares agendados e tradicionais do segundo semestre de 2014 Informe

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

(Publicado em 02/02/2015)

(Publicado em 02/02/2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL N 01 / 2015 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 02/02/2015) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 30 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 30/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL nº 01/ 2013 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em11/11/2013) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Masako Oya Masuda Vice-Presidente de Educação a Distância O que é o Consórcio CEDERJ? Consórcio das

Leia mais

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Em notícias divulgadas nos meios de comunicação o Ministério da Educação informou as mudanças constantes relacionadas ao FIES. Segue abaixo

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 9 de novembro de 2011 JORNAIS Recicla Diário Catarinense Cozinha Diário Catarinense Festa

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria da Micro e Pequena Empresa Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1)

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) Nova Lei de Estágios Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) 2008 IEL/RO Núcleo Regional Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a permissão expressa do IEL/RO. Federação

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O Prezado(a) aluno(a), Prezado (a) aluno (a), Você agora faz

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB).

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin 1 RESUMO: Relato e análise de experiências

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05 / 2015 ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que até 16 de junho de 2015 receberá inscrições

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

Manual de Orientação de Atividades Complementares

Manual de Orientação de Atividades Complementares Manual de Orientação de Atividades Complementares Lei nº 9.131/95 Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 São Paulo 2015.2 1 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

ATUALMENTE, a UFSC oferta 13 cursos de graduação na modalidade a distância:

ATUALMENTE, a UFSC oferta 13 cursos de graduação na modalidade a distância: ATUALMENTE, a UFSC oferta 13 cursos de graduação na modalidade a distância: 7 do Programa UAB - Administração, Biológicas, Contábeis, Econômicas, Filosofia, Letras- Espanhol e Letras-Português 2 LIBRAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ 2014 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 13/02/2014) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA A FAESA, com atuação na área de ensino há mais de 40 anos, fundou em 2004 a Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, que há 10 anos oferece graduações Tecnológicas de forma pioneira

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Projeto do Plano Conferência Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano com ampla participação dos setores da sociedade Realizar a Conferência com a participação de todos os setores da sociedade

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Ensino Superior vive aumento acelerado

Ensino Superior vive aumento acelerado Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná () Departamento de Comunicação e Marketing Publicado em: 21/03/2010 - http://www.jmnews.com.br Elaborado por: próprio jornal/site Ensino

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Institucional ALUNOS VISITAM EMPRESA. Alunos do curso de Administração visitam empresa em Candido

Institucional ALUNOS VISITAM EMPRESA. Alunos do curso de Administração visitam empresa em Candido Institucional ALUNOS VISITAM EMPRESA Alunos do curso de Administração visitam empresa em Candido O grupo de 60 alunos matriculados na disciplina Gestão da Produção e de Operações I, ministrada pelo Prof.

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS PRÓ- DE EXTENSÃO INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma dessas perguntas: O que são entidades estudantis? Para que servem? Qual a diferença entre um CA e um DA? Como criar

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015. Aprovado na 856ª sessão do CEPE, em 07/11/2014

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015. Aprovado na 856ª sessão do CEPE, em 07/11/2014 JANEIRO 01/01/2015 Feriado FERIADO: Confraternização Universal, feriado nacional. 07/01/2015 Coordenações de curso de - modalidades 08/01/2015 a 15/01/2015 Coordenações de cursos de - modalidades 16/01/2015

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

POLÍTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA

POLÍTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA Reunião da Assembléia Geral Extraordinária ria POLÍTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis, 24 de maio de 2006 Elisabete Nunes Anderle Secretária ria de Estado

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

Prefeitura reafirma parceria com a UFLA para desenvolvimento de projetos

Prefeitura reafirma parceria com a UFLA para desenvolvimento de projetos Foto: ASCOM PML Prefeitura reafirma parceria com a UFLA para desenvolvimento de projetos A Prefeitura de Lavras e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) se reuniram nesta terça-feira (13/01) para definir

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE PROJETO DE LEI Nº /2013, de 23 de abril de 2013 DISPOE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO A CULTURA CINEMA POPULAR EM DISTRITOS, COMUNIDADES E PRAÇAS DO MUNICÍPIO.

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Apoio institucional Agosto/2014 Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Desenvolver o pensamento estratégico e visão

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Perfil A Empresa Municipal de Informática Emprel é uma empresa pública, dotada de personalidade

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 Estamos em busca de jovens talentos! Cavalcante Ramos Advogados através do seu programa de estágio tem como objetivo proporcionar ao estagiário o conhecimento das rotinas forenses

Leia mais

Trabalhos e sistemas desenvolvidos por alunos marcam programação da Fema na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Trabalhos e sistemas desenvolvidos por alunos marcam programação da Fema na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Trabalhos e sistemas desenvolvidos por alunos marcam programação da Fema na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Durante a Semana a Fema realizou o VI Fórum Científico e a I Mostra de Software. Na última

Leia mais

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos FURB Universidade Regional de Blumenau FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Matutino 25 ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Noturno 50 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 25 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

Resolução SE 80, de 6-8-2012

Resolução SE 80, de 6-8-2012 Diário Oficial - Seção I terça-feira, 7 de agosto de 2012 PÁG. 16 Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 80, de 6-8-2012 Define procedimentos e critérios do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL.

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL. Clipping 16/08/2012 SEMERJ www.semerj.org.br semerj@semerj.org.br Caso sua instituição ainda não seja associada ao SEMERJ, visite nosso site e descubra as vantagens em associar-se ao Sindicato das Entidades

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMT Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Hoje, no Brasil, são inúmeras as Instituições de Ensino credenciadas para oferecer cursos na modalidade de

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional ROTEIRO PPT DICA: TREINE ANTES O DISCURSO E AS PASSAGENS PARA QUE A APRESENTAÇÃO FIQUE BEM FLUIDA E VOCÊ, SEGURO COM O TEMA E COM A FERRAMENTA. Para acessar cada uma das telas,

Leia mais

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA INTERNA - N 0 01/2012 REITORIA O IFPR foi selecionado pelo CNPq para participar do programa Ciência

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais