Criando uma montagem no Photoshop

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criando uma montagem no Photoshop"

Transcrição

1 Criando uma montagem no Photoshop Descrição: Neste tutorial veremos como criaruma montagem usando diversos elementos como imagens, filtros, modos de mistura e ferramentas diversificadas. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina o tamanho de 1650x1680, 72 dpi s e modo de cor em RGB, pressione Ok, vá ao Menu Arquivo, abrir e adicione a foto: paisagem. 02. Com a imagem no documento pressione a tecla Shift e arraste até que a imagem cubra toda largura do documento, pressione Enter para finalizar a transformação.

2 03. Limpe a imagem eliminando as vacas que estão no campo, para isso use a Ferramenta Carimbo (letra S do teclado), com a tecla Alt pressionada clique em uma área próxima e depois clique sobre a área que deseja eliminar. 04. Limpe todo campo como na foto abaixo.

3 05. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo. 06. Agora escolha um Pincel (Menu Janela Pincel) quadrado e apague o galpão que está no canto esquerdo da imagem.

4 07. Aplique a ferramenta até que você consiga "atravessar" o galpão, como na foto abaixo. 08. Pressione a letra L do teclado para selecionar a Ferramenta Laço Poligonal, crie uma seleção na parte superior da imagem, clique dentro da seleção com o botão direito do mouse e escolha a opção Feather, defina o valor do Raio de Difusão em 13 pixels e pressione Ok.

5 09. Pressione Delete e sua imagem ficará como a da foto abaixo, dê o nome de paisagem para a camada. 10. Agora vá ao Menu Arquivo, Abrir e abra a imagem: nuvem.

6 11. Com a tecla Shift pressionada redimensione a imagem de acordo com o tamanho do documento e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de Céu para a camada, deixe a camada abaixo da camada paisagem.

7 12. Vá no Menu Filtro Distorcer - Esferização e defina os valores abaixo.

8 13. Agora clique na camada paisagem e clique no Menu Filtro Distorcer Esferização, defina o valor de Amount em -14% e pressione Ok. 14. Sua imagem ficará como a da foto abaixo.

9 15. Agora clique no Menu Imagem- Ajustes- Variações e defina os valores abaixo.

10 16. Note a diferença entre a imagem original e o resultado final. 17. Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova camada, dê o nome de efeito, pressione a letra M do teclado para selecionar a Ferramenta Letreiro Eliptíco, crie uma seleção como a da foto abaixo, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de 1º plano e plano de fundo para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de 1º plano e plano de fundo, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Ferramenta Lata de Tinta e clique dentro da seleção pare preencher com a cor branca, defina a opacidade da layer em 90%.

11 18. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Transformação Livre, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa de Transformação Livre e escolha a opção Distorcer, distorça como a imagem abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação. 19. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, mude o modo de mistura da camada para sobrepor.

12 20. Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de efeitos 2 e pressione Ok, pressione a letra B do teclado para selecionar a Ferramenta Pincel, escolha um pincel de pontas suaves e tamanho médio, crie alguns pontos como na foto abaixo. 21. Mude o modo de mistura da camada para sobrepor.

13 22. Agora clique no Menu Abrir e abra a imagem de uma borboleta: borboleta limpa1.png 23. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Transformação livre, redimensione e posicione a imagem como na foto abaixo, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa de Transformação livre e escolha a opção virar horizontalmente para rotacionar a imagem, pressione Enter para finalizara transformação.

14 24. Agora clique no Menu Imagem Ajustes Corresponder Cor e defina os valores abaixo. 25. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

15 26. Caso a imagem das borboletas possua um contorno branco (indicando que a imagem foi recortada) pressione a letra E do teclado para selecionar a Ferramenta Borracha, escolha um pincel de tamanho médio e pontas suaves, aplique o pincel com a distância exata indicada na foto abaixo para eliminar as bordas brancas na imagem da borboleta. 27. Passe ao redor da imagem até que a borda branca seja eliminada.

16 28. Pressione Ctrl+L Para abrir a caixa de Níveis (Levels) e defina os valores abaixo. 29. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Ferramenta Subexposição, passe a

17 ferramenta na parte superior da imagem das borboletas. 30. As borboletas deverão ficar como a da foto abaixo.

18 31. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Superexposição, na barra de opções da ferramenta defina o valor de exposição em 45%, passe nas pernas, corpo e no galho onde as borboletas estão. 32. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

19 33. Agora pressione Ctrl+O e abra a imagem: árvore, como a da foto abaixo, selecione a árvore (usando a ferramenta ou método que achar mais adequado), pressione Ctrl+C para copiar a árvore. 34. Volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar a imagem, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Transformação livre e com a tecla Shift pressionada clique e arraste para redimensionar a imagem, pressione Enter para finalizar a transformação. 35. Pressione a letra W do teclado para selecionar a Ferramenta Varinha Mágica, clique fora da árvore, clique com o botão direito do mouse no documento e escolha a opção Feather, defina o valor de 10 pixels e pressione Ok.

20 36. Sua árvore deverá ficar como a da foto abaixo.

21 37. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Ferramenta Subexposição, passe a ferramenta no lado esquerdo da árvore como na foto abaixo, para limpar as imperfeições utilize a Ferramenta Carimbo (letra S do teclado).

22 38. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Ferramenta Borracha, escolha o pincel abaixo e apague a base da árvore. 39. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Ferramenta Pincel, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de 1º plano e plano de fundo para preto e branco, defina a opacidade do pincel em 25% e aplique na parte direita da árvore.

23 40. Pressione Ctrl+O e abra a imagem: borboleta2_limpa.png.

24 41. Clique no ícone de Criar um novo grupo no rodapé da paleta de camada, para criar um folder, dê o nome de borboleta2, e arraste a borboleta, para o novo grupo.

25 42. Repita o procedimento com outras borboletas, dentro do novo grupo, deverá ficar parecida com a da foto abaixo. 43. Para aumentar o número de borboletas pressione Ctrl+J para duplicar algumas camadas, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Transformação Livre e com a tecla Shift pressionada redimensione a cópia e posicione em outro lugar dentro da composição, pressione Enter para finalizar a transformação.

26 44. Pressione Ctrl+O e abra a imagem: arvore2_limpa.png. 45. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clique e arraste para redimensionar e posicione a imagem, pressione Enter para finalizar a transformação.

27 46. Pressione Ctrl+M para abrir a caixa de Curvas, defina o gráfico de Curvas como na foto abaixo. 47. Pressione Ctrl+J algumas vezes para criar cópias da layer, pressione Ctr+T para abrir a caixa de Transformação livre, redimensione e posicione as cópias como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, para finalizar pressione a letra E do teclado para selecionar a Ferramenta Borracha, escolha um pincel de pontas suaves e tamanho pequeno, defina a opacidade do brush em 25% e passe nas bordas das árvores.

28 48. Agora pressione Ctrl+O e abra uma imagem: trigo_limpo.png. 49. Pressione a letra V do teclado para selecionar a Ferramenta Mover, posicione a imagem como na foto abaixo.

29 50. Pressione Ctrl+J para duplicar a camada, pressione a letra V do teclado para selecionar a Ferramenta Mover, posicione a cópia na área que ainda está sem a imagem, no caso deste tutorial o canto esquerdo do documento. 51. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz e Saturação e defina os valores abaixo.

30 52. Pressione Ctrl+O e abra uma imagem (à sua escolha) contendo pequenas flores, repita o procedimento anterior e aplique as flores na imagem como na foto abaixo.

31 53. Clique no folder Borboleta 2 e pressione Ctrl+E para mesclar todas as camadas, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Transformação Livre e com a tecla Shift pressionada redimensione a imagem, pressione Enter para finalizar a transformação. 54. Salve o exercício como: Montagem em formato.psd e.jpg.

Como colocar rótulo em garrafas e copos.

Como colocar rótulo em garrafas e copos. Como colocar rótulo em garrafas e copos. 01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina um tamanho de 1000x1200 pixels, 72 dpi s e modo de cor em RGB, pressione Ok, pressione a letra G do teclado

Leia mais

Prof Panda Seu portal de Informática Como se tornar um Na vi

Prof Panda Seu portal de Informática  Como se tornar um Na vi Como se tornar um Na vi 01. Abaixo seguem algumas imagens do filme Avatar para referência durante a criação. 02. Agora pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer (de preferência use fotos em alta resolução

Leia mais

Montagem com o planeta Terra.

Montagem com o planeta Terra. Montagem com o planeta Terra. 01. Pressione Ctrl+O e abra a imagem do planeta Terra, neste tutorial iremos usar a imagem abaixo, caso queira baixar a mesma imagem clique com o botão direito do mouse sobre

Leia mais

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Leitura disponível em: www.tecmundo.com.br/imagem/1095-photoshop-recorte-imagens-mude-fundos-e-aplique-filtros.htm Muitas vezes precisamos recortar

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA. Edição de fotografias Profª Denise Silva FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA Edição de fotografias Profª Denise Silva EXERCÍCIOS Área de trabalho Identifique: - barra de menus BM - caixa de ferramentas CF - barra de propriedades BP - barra de status BS -

Leia mais

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná.

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná. Gimp 2. 4. 7 Editor de Imagens 1 GIMP GNU Image Manipulation Program é um programa de código aberto. Utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos,

Leia mais

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N Criando um layout para se u site. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N 2. Crie um retângulo para o topo do site com o tamanho de 779 Largura X 134 Altura

Leia mais

Apostila de Photoshop

Apostila de Photoshop Instituto Presbiteriano Mackenzie Colégio Presbiteriano Mackenzie Informátiica Educaciionall Apostila de Photoshop São Paulo 2002 Índice Introdução... 3 Área de trabalho do Photoshop... 4 Caixa de Ferramentas...

Leia mais

PhotoShop CS3 Avançado

PhotoShop CS3 Avançado PhotoShop CS3 Avançado Sumário Criando Montagem de 1º Grau... 1 Efeito Che Guevara... 3 Desenho feito a Lápis... 4 Detalhe Colorido... 6 Montagem de 2º Grau - Efeito Côncavo para Fotos... 8 Efeito Abstrato...

Leia mais

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho.

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Nenhuma informação do TUTORIAL DO PHOTO- SHOP CS 8.0 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador: Roberto Oliveira

Leia mais

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS Vamos criar uma ilustração com uma cena do espaço parecida com a dos desenhos animados usando formas vetoriais simplificadas e cores sólidas. Veja como ilustrações

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento

Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento Manipulação Digital de Imagens Recursos Avançados de Tratamento 1 Ajuste de tamanho e resolução: Para o ajuste de resolução é necessário sabermos qual o tipo de saída gráfica terá nosso trabalho. Há duas

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

Photoshop: o que são e para que servem as máscaras? POR LUÍSA BARWINSKI EM IMAGEM

Photoshop: o que são e para que servem as máscaras? POR LUÍSA BARWINSKI EM IMAGEM Photoshop: o que são e para que servem as máscaras? POR LUÍSA BARWINSKI EM IMAGEM Apesar de serem muito práticas e facilitarem muito vários processos de edição de imagem, as máscaras são um tanto desconhecidas

Leia mais

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza Revisão para prova 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza 2- Qual e a aplicação para cada modo de cor? Bitmap: Para muitos usuários, o

Leia mais

Oficina: Gimp 2.6. Programa de Manipulação de Imagem

Oficina: Gimp 2.6. Programa de Manipulação de Imagem Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Aprenda o básico de Photoshop em menos de 25 minutos

Aprenda o básico de Photoshop em menos de 25 minutos Aprenda o básico de Photoshop em menos de 25 minutos Por: Fabio Bracht Disponível em: http://gizmodo.uol.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos-de-25-minutos/ O Photoshop é uma ferramenta incrivelmente

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo

Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Tutorial Photoshop #3 Efeito de reflexo Date : 10 de Dezembro de 2008 Como eu tinha mencionado, estes tutoriais de Photoshop servem também para criar uma interacção entre todos os intervenientes do nosso

Leia mais

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Este guia é um ponto de partida para aqueles que desejam aprender o Gimp. Nele você

Leia mais

Photoshop CS6 Avançado

Photoshop CS6 Avançado Photoshop CS6 Avançado Sumário INICIANDO O PHOTOSHOP... 2 MONTAGEM E REDIMENSIONAMENTO ENTRE DUAS IMAGENS... 3 FERRAMENTA TRANSFORMAÇÃO LIVRE... 5 AJUSTANDO NÍVEIS DE LUMINOSIDADE E CORES... 6 AJUSTANDO

Leia mais

Disclaimer. Queria agradecer ao meu amigo Aécio Pires <aeciopires at gmail dot com>, pela revisão do material.

Disclaimer. Queria agradecer ao meu amigo Aécio Pires <aeciopires at gmail dot com>, pela revisão do material. Disclaimer Meus amigos Allan Gustavo de Souza e Douglas Vinicius Esteves são os responsáveis pelos belos ícones do repositório Drakkar-Monitoring

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

Fundamentos Exercícios

Fundamentos Exercícios Fundamentos Exercícios Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Visualizar o cadastro de parceiros de negócios Criar um

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Corel Draw X7 Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Introdução Considerado como o software de computação gráfica mais popular para PC s, o CorelDraw 7 é sem dúvida um estúdio

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite

Oficina de produção de tutoriais. POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite Oficina de produção de

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o Adobe Photoshop. Retira da página Web o ficheiro imagens2.zip e extrai-o para a tua área de trabalho. Começa por abrir a imagem Flower.jpg através do menu File Open. Altera a foto para preto e branco

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Lição 7 Adobe Photoshop CS5. Divisão em camadas avançadas

Lição 7 Adobe Photoshop CS5. Divisão em camadas avançadas Lição 7 Adobe Photoshop CS5 Divisão em camadas avançadas CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Nesta lição, vamos juntar várias imagens para criar a embalagem de um celular. Iremos criar dois designs diferentes

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 ÍNDICE 1 - APRESENTAÇÃO 1.1 - Área de Trabalho 1.2 - Teclas de Atalho 2 - COMANDOS DE DESENHO 2.1 - Comando Poligonais e Elipses

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Fundamentos Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Visualizar o cadastro de parceiros de negócios Criar um esboço

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual. Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Efetuando um Print Screen no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents EFETUANDO UM "PRINT

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

2) Clique com o botão direito sobre a camada do círculo e vá na opção Blending Options e na guia Inner Shadow, utilize as seguintes configurações:

2) Clique com o botão direito sobre a camada do círculo e vá na opção Blending Options e na guia Inner Shadow, utilize as seguintes configurações: Criando uma pérola Abaixo vou ensinar como fazer uma pérola como essa: 1) Crie um novo arquivo de qualquer tamanho e que seja com fundo branco. Selecione a Elliptical Marquee Tool, pressione Shift e faça

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Criar um logo animado

Criar um logo animado Criar um logo animado Bem-vindo ao Corel R.A.V.E., um poderoso programa de animação baseado em objetos concebido para criar gráficos animados. Você aprenderá a Neste tutorial, você vai adicionar efeitos

Leia mais

PHOTOSHOP MÓDULO 4 - AULA 4. Liquify Recorte de cabelo (Channels) Tratamento de imagens Pintura digital (Maquiagem)

PHOTOSHOP MÓDULO 4 - AULA 4. Liquify Recorte de cabelo (Channels) Tratamento de imagens Pintura digital (Maquiagem) PHOTOSHOP MÓDULO 4 - AULA 4 Liquify Recorte de cabelo (Channels) Tratamento de imagens Pintura digital (Maquiagem) manipulação de imagem Uma das ferramentas mais aguardadas para serem aprendidas no PS

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. JAQUELINE - TUTORIAL Jornal

Oficina de produção de tutoriais. JAQUELINE - TUTORIAL Jornal Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais JAQUELINE - TUTORIAL Jornal Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5.

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Introdução Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Como fazer Neste fácil tutorial aprenderemos a

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Pág. 1 TREINAMENTO PRÁTICO

Pág. 1 TREINAMENTO PRÁTICO 1. Para o primeiro exemplo, as peças do "quebra-cabeça" terão formas regulares e retangulares. Com o CorelDRAW aberto, abra ou importe a imagem a ser fragmentada (ela encontra-se em anexo, baixe-a para

Leia mais

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece 14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece O nosso Mac tem vários segredos escondidos que muitas vezes desconhecemos. Com o passar do tempo, acabamos por encontrar alguns deles, mas

Leia mais

Criando uma animação simples em Flash CS5

Criando uma animação simples em Flash CS5 Criando uma animação simples em Flash CS5 Neste tutorial, você aprenderá como criar uma animação simples motociclista em Flash CS5 com um efeito de queda de neve no fundo. Este tutorial vai ensinar como

Leia mais

Texto em 3D Tutorial 2

Texto em 3D Tutorial 2 Texto em 3D Tutorial 2 Autor:Stefan Kamphausen Tradutor:Davi Ferreira O tutorial a seguir lhe confere o conhecimento necessário para se obter belos textos ou letras que parecem estar pressionadas ou saindo

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Teclas de Atalho do Excel para MAC

Teclas de Atalho do Excel para MAC Teclas de Atalho do Excel para MAC 1. Teclas de Função F1 Desfazer F2 Cortar o texto da célula ativa Shift+F2 Editar um comentário de célula F3 Copie o texto da célula ativa Shift+F3 Abrir o Construtor

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Visite o site para saber mais:

Visite o site para saber mais: Visite o site para saber mais: http://www.comomontarumagrafica.com.br Segue abaixo uma lista contendo os atalhos para as funções e ferramentas no CorelDraw. Atalhos são imprescindíveis para que a produtividade

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do LibreOffice Calc Lista das teclas de atalho gerais do LibreOffice As teclas de atalho são mostradas do lado direito das listas de

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Coleção de atalhos de teclados para Mac

Coleção de atalhos de teclados para Mac Coleção de atalhos de teclados para Mac apple A itecpro selecionou um guia com todos os possíveis atalhos de teclado para facilitar seu cotidiano com o seu Mac. Como sempre, trazemos a nossos clientes

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

Dicas Básicas sobre Blender

Dicas Básicas sobre Blender Dicas Básicas sobre Blender Para criar um modelo veja o tutorial de criação de modelo de nave. Aqui seguem muitas das teclas de atalho que usei e mais algumas, que podem ser úteis. Seleção o botão direito

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo Jornal do Padre Volume 1, Edição 1 outubro de 2010 Continuação dos artigos nas páginas Seu codinome Nome da sua empresa Este documento foi criado usando caixas de texto vinculadas, que permitem que os

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Manual Studio Uno 2.0

Manual Studio Uno 2.0 Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos REVISÃO 0.4 - Mostrar fio motor passando pelo buraco - Tirar estrela Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos O Studio Uno é um ambiente que torna fácil a programação do

Leia mais

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza.

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza. Flash Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza Flash Programa destinado para a criação de animações. Conceitos Importantes Linha do tempo: Correspondem a quadros que podemos trabalhar um a um. Flash -> Padrão

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Quatro para três (4:3): vou virar freguês!

Quatro para três (4:3): vou virar freguês! Uma breve introdução ao Photoshop. Embora várias ferramentas de manipulação de imagens sejam mais baratas e um pouco mais fáceis de utilizar, o Photoshop é a ferramenta mais importante de manipulação de

Leia mais

Corte e alteração das dimensões de uma imagem Abrir a Imagem. Abre o menu File e selecciona a opção Open. Procura o ficheiro Imagem_1.

Corte e alteração das dimensões de uma imagem Abrir a Imagem. Abre o menu File e selecciona a opção Open. Procura o ficheiro Imagem_1. Curso Profissional De Técnico De Tecnologias de Informação e Comunicação 10.º Ano Módulo III Páginas WEB --Tratamento de Imagem-- 2011/2012 Ficha de Trabalho n.º 1 1. Utilização da Ferramenta de Corte:

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Módulo II Tecnologia Assistiva

Módulo II Tecnologia Assistiva TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MECDAISY MARCOS LEONEL DE SOUZA LILIANE SANTOS MACHADO 1 MECDAISY Esse tutorial irá orientá-lo quanto à utilização do software MecDaisy. 1. CRIANDO PASTA NO COMPUTADOR

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 5.5

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do LibreOffice Impress Lista das teclas de atalho gerais do LibreOffice As teclas de atalho são mostradas do lado direito das listas

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Autodesk Inventor 5 Parte 2 Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor, veremos nesta segunda parte, de um total de cinco,

Leia mais

Como Fazer um Template Profissional

Como Fazer um Template Profissional InfoprodutoBrasil INFOPRODUTOBRASIL Como Fazer um Template Profissional passo a passo Adriene Miranda Vol.1 W W W. I N F O P R O D U T O B R A S I L. C O M. BR Olá, meu nome Adriene Miranda. Não sou expert

Leia mais

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha http://www.coreldraw.com/br/pages/items/14300092.html Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha A ferramenta Preenchimento de malha é um dos recursos mais potentes do CorelDRAW. Ela permite

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais