Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação"

Transcrição

1 Introdução à Bíblia lição 7 VII. compilação Esta é uma "Introdução à Bíblia," por favor, saibam que estamos apenas brevemente mencionando várias áreas de estudo que poderiam ser desenvolvidas e investigadas. Vos Encorajo a procurar fontes externas, livros e sites da internet se você quiser informações mais detalhadas sobre as coisas abordadas aqui. Nós tentamos demonstrar que a Bíblia é a revelação do próprio Deus ao homem, e que sua inspiração possa ser resolvida através da ressurreição de Jesus, o cumprimento das profecias a respeito de Cristo, o cumprimento da profecia a respeito de Israel e de outros eventos históricos, e testemunho de vidas transformadas, como foi testemunhado primeiramente através dos discípulos e continuamente em nosso tempo. A. O que é a Bíblia? A palavra em Inglês Bible (Bíblia) veio originalmente do nome do Papiro ou byblos amplamente utilizado nos tempos antigos para fazer pergaminhos e livros. O termo biblion, significa "livro" ou "Pergaminho". Pelos cristãos do segundo século DC Gregos chamaram sua sagrada escritura Ta Biblia ("os livros"). A tradução para o Inglês veio através de Latin e Francês antigo como "Bíblia". O termo "Bíblia" é frequentemente utilizado como sinônimo de "Escritura" e "Palavra de Deus." A Bíblia é um livro, mas está dividido em duas partes chamadas Testamentos. O termo, "Testamento" (berith em Hebraico e diatheke em Grego) significa "aliança". O Antigo Testamento foi escrito e preservado pela comunidade judaica antes da época de Cristo e do Novo Testamento foi composto pelos seguidores de Cristo durante o primeiro século DC. 1. A Bíblia é uma coleção de 66 livros: a. 39 no Antigo Testamento ou Antiga Aliança b. 27 no Novo Testamento ou Nova Aliança O Antigo Testamento contém a Lei de Moisés, os livros de história, livros de poesia, livros de sabedoria, e livros de profecia, muitos dos quais são cumpridas como já vimos em lições anteriores. O Novo Testamento contém a história da vida terrena e o Ministério de Jesus nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, a história da igreja primitiva no livro de Atos, cartas escritas a várias igrejas e líderes da igreja, e um livro de profecia, o Apocalipse. Todos os livros da Bíblia, escritos durante um período de cerca de 1500 anos, deram uma revelação progressiva de quem é Deus, quem somos, e como Deus se revelou ao homem e o homem redimido a Si mesmo. A Bíblia segue o plano de redenção através da escolha de Deus por Abraão e sua escolha dos filhos da promessa. De Abraão veio a nação de Israel, e Israel foi a escolha de Deus entre as nações através do qual trouxe à luz do Redentor, Jesus. E, finalmente, vemos como Deus escolheu para salvar todos os que o invocam em fé, mediante a redenção oferecida por Jesus.

2 A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, incluindo Reis (David, Salomão), um pescador (Peter), um médico (Lucas), um fariseu (Paul), um líder militar (Josué), pastores (David, Amos), um servo (Neemias), um líder político (Daniel), e um coletor de impostos (Mateus), entre outros. Ela foi escrito em três diferentes continentes (Ásia, África, Europa) e em locais tão diversos como o deserto, as prisões, palácios, uma ilha e, durante viagens longas. É verdadeiramente um milagre de Deus que as Escrituras tenham sobrevivido e tenham chegado as nossas mãos como revelação de Deus e com uma mensagem para a humanidade. B. Classificação do Antigo Testamento A Bíblia Hebraica é composta de vinte e quatro livros. A primeira divisão da Bíblia Hebraica era dupla A Lei e os Profetas. Esta é a distinção mais comum no Novo Testamento e é confirmada pelo uso judaico e os Manuscritos do Mar Morto. Em tempos menos remotos, porém, a Bíblia judaica foi organizada em três seções: 1) A Lei, 2) Os profetas, e 3) Os Escritos. As Escrituras Hebraicas foram traduzidas para o grego em Alexandria, Egito ( DC). Esta tradução foi conhecida como a Septuagenta (LXX). A tradição Alexandrina organizou o Antigo Testamento de acordo com o assunto e se tornou a base para a nossa classificação moderna do Antigo Testamento: 1) Cinco (5) livros da Lei, 2) Doze(12) livros de História, 3) Cinco (5) livros de poesia e 4) Dezessete (17) livros de profecia. A classificação Hebraica do Antigo Testamento totaliza vinte e quatro livros, enquanto a ordem Grega totaliza 39. Por que isso? A resposta é que os judeus enumeraram os livros do Antigo Testamento de forma diferente. Os doze profetas menores foram considerados um só livro. 1 e 2 Samuel eram considerados um só livro. O mesmo vale para 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas e Esdras-Neemias. Embora as classificações são diferentes entre o Hebraico e Grego, os mesmos livros estão em ambas as formas. O agrupamento de livros na Bíblia Latina (A Vulgata) segue-se que a versão da Septuaginta (LXX), ou Grego. Jerônimo, que traduziu a Vulgata Latina ( AC), estava familiarizado com a divisão em Hebraico, mas a Igreja primitiva como um todo tinha vindo a favorecer a versão Grega de classificação. Seguindo a Vulgata Latina, que tinha sido a Bíblia padrão por mil anos, antes de Wycliffe primeira Biblia em Inglês seguiu a divisão quádrupla da Vulgata Latina. Todas as versões futuras inglesas seguem esta divisão (Direito, História, Poesia e Profecia). C. Classificação do Novo Testamento Os livros do Novo Testamento foram classificados em quatro grupos: 1) Evangelhos, 2) História, 3) Epístolas e 4) Profecia.

3 As primeiras Bíblias não tiveram nenhuma distinção de capítulo e versículo. Stephen Langton, professor da Universidade de Paris, dividiu a Bíblia em capítulos em Robert Stephanus, um tipógrafo de Paris, acrescentou versos em 1551 e D. O que são Apócrifos? O termo "Apócrifo" foi usado pela primeira vez pelo cientista bíblico do século V, Jerônimo e refere-se aos livros bíblicos incluídos como parte da Septuaginta (a versão Grega do Antigo Testamento), mas não incluídos na Bíblia Hebraica. Vários trabalhos que vão desde o século IV AC a época do Novo Testamento são considerados Apócrifos, incluindo Judith, Sabedoria de Salomão, Tobias, Sirach (ou Eclesiástico), Baruque, Macabeus Primeiro e Segundo, os dois livros de Esdras, vários acréscimos ao Livro de Ester (10:4-10 ), o Livro de Daniel (3:24-90, 13; 14), e a Oração de Manassés. Os livros Apócrifos foram incluídos e, por vezes, omitidos nas bíblias ao longo dos séculos. Igrejas protestantes geralmente excluem os Apócrifos. A Igreja Católica Romana e as igrejas ortodoxas incluiram todos os Apócrifos (exceto para os livros de Esdras e a Oração de Manassés), mas se referem a eles como "DeuteroCanônicos" livros. Neste contexto, o termo "Apócrifo" geralmente se refere aos escritos inteiramente fora do cânon bíblico e não é considerado inspirado por Deus. É significativo que nenhum dos livros dentro da "coleção Apócrifa" nunca são citados por Jesus ou por outros escritores do Novo Testamento. E. Datas geralmente aceitas dos livros da Bíblia Antigo Testamento ( AC) Gênesis (1445) Exodo (1445) Levítico (1445) Números (1405) Deuteronômio (1405) Josué ( ) Juízes (1043) Rute (1000) 1 e 2 Samuel ( ) 1 e 2 Reis ( ) 1 e 2 Crônicas ( ) Esdras ( ) Neemias (425) Ester (475) Jó (viveu em tempos patriarcais) Salmos ( ) Provérbios (950) Eclesiastes (931) Cantares de Salomão (960) Isaías (740) Jeremias (561) Lamentações (586) Ezequiel (570) Daniel (536) Oséias (750) Joel (830) Amós (760) Obadias (845) Jonas (780) Miqueias (735) Nahum ( ) Habacuque (609) Sofonias (635) Ageu (520) Zacarias ( ) Malaquias (430)

4 Novo Testamento (DC ) Mateus (50) Marcos (50) Lucas (60-61) João (80-90) Atos (63) Romanos (56) 1 Coríntios (54-55) 2 Coríntios (55-56) Gálatas (48) Efésios (61) Filipenses (62) Colossenses (61) 1 Tessalonicenses (51) 2 Tessalonicenses (51) 1 Timóteo (62) 2 Timóteo (64) Tito (63) Filemon (61) Hebreus (65) Tiago (45) 1 Pedro (65) 2 Pedro (67) 1 João (85) 2 João (90) 3 João (90) Judas (70) Apocalipse (95) F. Línguas da Bíblia A Bíblia foi escrita originalmente em três línguas, em Hebraico, Aramaico e Grego. A maioria do Antigo Testamento foi escrito em Hebraico. No entanto, existem alguns trechos escritos em Aramaico. Seções Aramaicas do Antigo Testamento incluem: 1) duas palavras como um nome de lugar em Gênesis 31:47, 2) um versículo em Jeremias 10:11, 3) seis capítulos de Daniel (2:4 b-7: 28) e 4) vários capítulos em Esdras (04:08-06:18; 7:12-26). Aramaico foi falado pelos judeus vários séculos antes de Cristo e era a principal língua da Palestina durante a época de Cristo. O Aramaico é um idioma aparentado com o Hebraico. Quem não está familiarizado com as línguas Hebraica e Aramaica não seria capaz de dizer a diferença entre as duas línguas porque elas se parecem semelhantes. Expressões em Aramaico encontradas no Novo Testamento Enquanto o Novo Testamento foi escrito em Grego, várias frases em Aramaico, revelam que esta era a língua provavelmente falada por Jesus e seus discípulos. a. Talitha cumi (menina, levante-se) em Marcos 5:41 b. Efatá (Abre-te) em Marcos 7:34 c. Eli, Eli lamá sabactâni (Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?) em Mateus 27:46 d. Jesus dirige-se a Deus como Abba (em Aramaico Pai) (veja também Romanos 8:15 e Gálatas 4:6) e. Maranata! ("Vem, Senhor!") em 1 Coríntios 16:22

5 Grego do Novo Testamento Embora o Aramaico era a língua comum de Cristo e os primeiros cristãos, o Grego era a língua do Novo Testamento. Grego Comum A linguagem do Novo Testamento é conhecida como helenístico ou koiné (comum) Grego. Novo Testamento em Grego era a língua do homem "comum". Por que Deus escolheu Grego? O idioma escolhido para o anúncio universal do Evangelho teria de ser aquele que foi mais conhecido por todas as nações. Esta língua era a Grega. Sendo que o evangelho seria proclamado a todos os homens em todas as nações, Deus inspirou os escritores do Novo Testamento para fazer uso de uma linguagem que era conhecida em toda parte. Grego no primeiro século era como o Inglês é hoje, a linguagem 'universal'. G. As Escrituras Cânonicas O significado original de "cânonica" pode ser rastreada até os Gregos antigos que usavam o termo em um sentido literal. Para eles, um kanon era um vara, régua, pessoal ou vara de medir. Assim, um kanon era um padrão para a medição. Este significado literal forneceu a base para uma posterior utilização do termo com referência aos livros da Bíblia e sua autenticidade. Significado de Cânonico: adj. Conforme às regras, especialmente as da Igreja Católica. Normativo; que estabelece regras. Quais livros são inspirados? Se as Escrituras são inspiradas por Deus, então, uma questão importante que surge é: quais livros são inspirados? Historicamente, era importante para o povo de Deus para determinar quais os livros que Deus havia inspirado e quais foram reconhecidos como autoridade. Inspiração indica como a Bíblia recebeu sua autoridade, enquanto canonização diz como a Bíblia recebeu sua aceitação em Israel e mais tarde na igreja do Novo Testamento. A coisa mais importante é perceber que ninguém inventou ou criou o cânonico das Escrituras. A Igreja só reconheceu os escritos que foram inspirados por Deus. H. Antigo Testamento Canônicos Canônicos do Antigo Testamento foram reconhecidas e aceitas por Israel muitos anos antes do nascimento de Jesus. É interessante notar que nem mesmo Jesus teve acesso aos manuscritos originais do Antigo Testamento e ainda citou o Velho Testamento com autoridade e foi, talvez, até mesmo familiarizado com a Septuaginta Grega. Jesus citou um total de 24 livros do Antigo Testamento. O Novo Testamento como um todo tem citações inteiras de 34 livros do Antigo Testamento. Cinco livros nunca são citados no Novo Testamento: Esdras, Neemias, Ester, Eclesiastes e Cânticos de Salomão. Porque eles eram parte de coleções de livros do Antigo Testamento e outros livros dentro da mesma coleção foram citados, isto mostra-nos que também foram inspirados. Como foram determinados os livros do Antigo Testamento? 1. Tradição A tradição bem estabelecida, que muitos dos livros vieram de Moisés ou um dos outros reconhecidos profetas.

6 2. Autoridade espiritual dos próprios livros Eles foram usados na leitura pública ou privada e em exposição em Israel ao longo dos séculos. 3. Reconhecimento no templo como sagrado 4. Convicção de líderes e pessoas As opiniões de líderes religiosos e convicções comuns das pessoas sobre os livros foram consideradas. As escrituras cânonicas, segundo Jesus, são compostas da Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Esta divisão tríplice é equivalente às três divisões das escrituras Hebraica: A Lei, os Profetas e os Escritos. (Lucas 24:24) Jesus uma vez falou do tempo "do sangue de Abel até ao sangue de Zacarias" (Lucas 11:51, Mateus 23:35) quando se refere aos mártires do Antigo Testamento. O primeiro mártir do Antigo Testamento era Abel e o mártir passado foi Zacarias (2 Crônicas 24:20-21). Sendo Crônicas o último livro da Bíblia Hebraica, Jesus demonstra sua aceitação da Bíblia Hebraica como havia sido definida antes do seu próprio Ministério (Gênesis- Crônicas). I. Novo Testamento Canônicos O conteúdo do Novo Testamento foi determinada pelo "uso" e não por "decreto". O que é inspirado é estabelecido por Deus e descoberto pelo homem. Existiam muitos escritos e cartas em circulação, mesmo na época de Paulo e Paulo estava preocupado com as decepções que já estavam atacando a igreja. 2 Tessalonicenses 2:2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Haviam 5 'testes' que os escritos do Novo Testamento tinham que ser submetidos no fim de aceitá-los como inspirados por Deus. 1. Autoridade É o documento uma mensagem óbvia que carrega a autoridade de Deus? 2. Origem Foi escrito por um homem reconhecido de Deus, que associa-se a Cristo ou a seus discípulos? 3. Autênticidade É certo que o documento foi escrito por quem afirma ser escrito e que foi aceito pelo seu público-alvo de acordo com o autor? 4. Dinâmismo O documento produz fé e tem o poder de transformar vidas? 5. Aceitação O documento foi aceito pela igreja primitiva e usado para questões de fé e vida? Os vinte e sete livros reconhecidos como " Canônicos ". 1. Evangelhos (4) Mateus, Marcos, Lucas e João. 2. História (1) Atos

7 3. Epístolas (21) a. Pauline (13) - Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom b. Geral (8) - Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas 4. Profecia (1) Apocalipse Diferentemente do Antigo Testamento que foi escrito durante um período de mil anos, todo o Novo Testamento foi escrito durante um período de cinqüenta anos. Embora o Novo Testamento foi escrito em um período muito curto de tempo do que o Antigo Testamento, o alcance geográfico do Novo Testamento é bem mais amplo. Esta maior distância pode explicar porque alguns livros do Novo Testamento levaram mais tempo para ser universalmente reconhecidos como Canônicos. Por que foi necessário estabelecer o Novo Testamento "Canônicos? Atos 20: Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. A igreja primitiva precisava saber exatamente quais eram os livros Canônicos porque certos hereges foram chegando com seus próprios Canônicos. Por volta de 140 DC, o herege Marcion, teve sua própria "cânonica" que excluía a maior parte dos escritos Canônicos do Novo Testamento que possuímos. Marcion foi o primeiro herege conhecido na história da igreja primitiva. Sua interpretação alternativa da vida e ministério de Jesus Cristo ajudou a impulsionar o movimento para estabelecer essas crenças que foram consideradas ortodoxas, ao contrário das heresias que estavam se infiltrando na igreja. Marcion foi o primeiro líder cristão para determinar um cânon (a lista de obras religiosas sancionadas oficialmente). Marcion crenças particulares e pessoais "cânonicas" da Escritura tornaram-se importantes e necessárias para a verdadeira igreja reconhecer oficialmente as escrituras que foram verdadeiramente inspiradas por Deus. A razão inicial para o projeto cristão de canonização fluiu da oposição à "Falsa canonização'de Marcion. A rapidez da aceitação do cânon do Novo Testamento. Na época da formação do cânon do Novo Testamento 20 fora dos 27 livros foram universalmente aceitos como verdadeiros. Estes 20 livros eram os 4 Evangelhos, Atos, as epístolas de Paulo (exceto aos Hebreus), e as Epístolas de João e Pedro. Os outros 7 livros - Hebreus, 2 e 3 João, 2 Pedro, Judas, Tiago, Apocalipse - foram disputadas por um tempo por igrejas particulares. A questão em debate no que diz respeito aos livros disputados não era tanto a da canonicidade dos escritos, mas se eles foram realmente escritos pelos homens que foram chamados de seus autores. O autor de Hebreus é incerto, e difere em estilo de outras epístolas de Paulo, 2 Pedro difere em grande estilo a partir de 1 Pedro, Tiago e Judas referiu-se "servos" e não "apóstolos", o escritor de 2 e 3 João chamou a si mesmo um "ancião" e não um "apóstolo", Judas gravou histórias apócrifas. Por estas razões, esses livros não foram imediatamente aceitos por todos os ramos da igreja. Depois de anos de debate e consideração eles foram gradualmente recebidos como verdadeiros, a própria demora para comprova-los é uma prova do exame minucioso de que foram submetidos. No início do século quarto foram recebidos pela maioria das igrejas, e no final do século foram recebidos por todos.

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa A SAGRADA ESCRITURA Por Marcelo Rodolfo da Costa A palavra bíblia é de origem grega do termo "biblion" que no plural significa "livros". Logo a bíblia é uma coleção de livros. Ela surge no meio de um oriente,

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!!

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!! (3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras TEMA: OBJETIVO: MEMORIZAR: REFLEXÃO: ABORDAGEM DO ALUNO A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA Que o aluno se familiarize com as divisões

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de fonte Supervisão editorial: Pr. José Edson Cardoso Coordenação

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07 CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 01 de 07 2 A Bíblia é a Palavra de Deus. É através dela que Deus fala aos nossos corações. A Bíblia também é conhecida como As Escrituras

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Este plano de leitura foi planejado para a leitura completa da Palavra de Deus em um ano, entretanto, você pode ler no ritmo que desejar. Se tiver mais tempo diário, faça a leitura

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se:

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se: INTRODUÇÃO O estudo do Antigo Testamento é essencial para a compreensão da revelação dos propósitos de Deus no decorrer da historia da humanidade, por isso, Síntese do Antigo Testamento é um material que

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA. 46 no Antigo Testamento

Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA. 46 no Antigo Testamento Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA Ta Bíblia = Os livros (em grego τ α β ι β λ ι α ) Cristo Palavra única da Sagrada Escritura. São 73 livros

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Baseadas no Texto Crítico

Baseadas no Texto Crítico 239 das Corrupções nas Bíblias Baseadas no Texto Crítico Analise as seguintes referências na ACF-ALMEIDA CORRIGIDA FIEL da SBTB-SOCIEDADE BÍBLICA TRINITARIANA DO BRASIL, baseada no TR ( Texto Recebido

Leia mais

As Divisões da Bíblia

As Divisões da Bíblia As Divisões da Bíblia A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos

Leia mais

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Introdução à Bíblia Segundo a Igreja Católica Márcio Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) 1 AVISO!!! Deixe o celular com o bluetooth ligado! 2 Agenda Motivação Introdução

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Tema Indo Jesus para as bandas de Cesaréria de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do

Leia mais

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros LIÇÃO 4 Os Livros do Velho Testamento Ler o Velho Testamento é o mesmo que ler qualquer outro livro antigo, comentou um jovem que se juntara recentemente ao nosso grupo de estudo da Bíblia. No entanto,

Leia mais

CONSOLADOR PROMETIDO A TERCEIRA REVELAÇÃO

CONSOLADOR PROMETIDO A TERCEIRA REVELAÇÃO CONSOLADOR PROMETIDO A TERCEIRA REVELAÇÃO Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO ANTES DE CRISTO Para o 1850 ABRAHAM, emigra de Mesopotâmia à terra de Canaã (Palestina). Sua descendência: Isaac, Jacob, José. Para o 1700 Se

Leia mais

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão?

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? Bem, a resposta mais óbvia e direta é que precisamos cultivar relacionamento com Deus, e estes meios

Leia mais

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO Célia Maria Rey de Carvalho Antonio Cesar Perri de Carvalho (Organizadores) SUMÁRIO Apresentação... 7 Célia Maria Rey de Carvalho e Antonio Cesar

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB)

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta.

Leia mais

teologiaptodos@gmail.com

teologiaptodos@gmail.com teologiaptodos@gmail.com Atenção: O Ministério Teologia para Todos apoio a divulgação digital deste material sem fins lucrativos. Pirataria é crime, ajude a promover este trabalho comprando as apostilas

Leia mais

Um Catecismo Batista Livre

Um Catecismo Batista Livre Um Catecismo Batista Livre Paul V. Harrison* A palavra mais comum no Novo Testamento traduzida como ensinar é a palavra grega didasko, do qual se deriva a palavra didática. Outra palavra grega traduzida

Leia mais

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia A Bíblia é um livro para todo a espécie de pessoas novos e idosos, cultos e ignorantes, ricos e pobres. É um guia espiritual para ensinar as pessoas como ser-se

Leia mais

239 das Corrupções nas Bíblias Baseadas no Texto Crítico

239 das Corrupções nas Bíblias Baseadas no Texto Crítico 239 das Corrupções nas Bíblias Baseadas no Texto Crítico Noemi Campelo, 2003-revisado em 2013. Analise as seguintes referências na ACF-ALMEIDA CORRIGIDA FIEL da SBTB-SOCIEDADE BÍBLICA TRINITARIANA DO BRASIL,

Leia mais

A importância das Escrituras

A importância das Escrituras A importância das Escrituras Razão da necessidade das Escrituras Como devemos estudar a Bíblia A Bíblia como um livro Os livros antigos; A estrutura da Bíblia; O Tema Central; Algumas observações úteis

Leia mais

Antigo Testamento. Novo Testamento

Antigo Testamento. Novo Testamento Antigo Testamento Novo Testamento #2001 Antigo Testamento Colección 1: Volume 1-5 Volume 1 O PRINCÍPIO Gênesis 1 a Parte Versículos: Gênesis 1:1; Romanos 5:12 #2002 #2003 #2004 # 2005 Volume 2 A FÉ Gênesis

Leia mais

conheça Bíblia Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. Jesus, livro de João 17:17

conheça Bíblia Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. Jesus, livro de João 17:17 conheça a Bíblia conheça a Bíblia Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. Jesus, livro de João 17:17 Factos Acerca da Bíblia Bíblia é um livro que nos surpreende, pela antiguidade, pela posição

Leia mais

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum.

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum. Curiosidades Bíblicas Gerais 1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas. 2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?

Leia mais

Programa Grant Horner de leitura bíblica

Programa Grant Horner de leitura bíblica Programa Grant Horner de leitura bíblica O programa de leitura da Bíblia do Professor Grant Horner é incomum, desafiador e vai mudar sua vida. É diferente de qualquer outro programa que você já viu. Experimente-o

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha Precisamos ler a Bíblia com um objetivo definido, sabendo o que desejamos alcançar. Há os que dizem: A Bíblia é grande demais. Não sei por onde começar, nem que rumo tomar. É verdade que, se não seguirmos

Leia mais

Livros Históricos. Recapitulação

Livros Históricos. Recapitulação Livros Históricos Recapitulação Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Autoria: São anônimos Compiladores:

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

Uma Visão Panorâmica da Bibliologia

Uma Visão Panorâmica da Bibliologia Uma Visão Panorâmica da Bibliologia 1) Etimologia A palavra Bibliologia é composta de duas palavras gregas: biblos = livros e logos (logia) = estudo, tratado, palavra. 2 ) Conceito a) Bibliologia é a parte

Leia mais

POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA BÍBLICO Pr Jardel Roscamp Guarapuava PR POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA A BÍBLIA É UM LIVRO OUSADO ETERNIDADE FINAL DO NT A BÍBLIA É O CAMINHO DE VOLTA À DEUS CRIAÇÃO GÊNESIS

Leia mais

LIÇÃO 5 INTERPRETAÇÃO 2ª PARTE INTRODUÇÃO

LIÇÃO 5 INTERPRETAÇÃO 2ª PARTE INTRODUÇÃO 29 LIÇÃO 5 INTERPRETAÇÃO 2ª PARTE INTRODUÇÃO No capítulo anterior falamos sobre as regras de interpretação e a necessidade de conhecermos o contexto de uma passagem e também da importância das palavras.

Leia mais

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade APÊNDICE 2 259 Apêndice 2 Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2

Leia mais

Curso Bíblico Básico (Nível Médio) Parte VII

Curso Bíblico Básico (Nível Médio) Parte VII COMUNIDADE CRISTÃ ASSEMBLEIA DOS JUSTOS SISTEMA EDUCACIONAL BÍBLICO ECLESIÁSTICO DEPARTAMENTO DE CURSO BÍBLICO BÁSICO Curso Bíblico Básico (Nível Médio) Parte VII A Divindade do Senhor Jesus Este é o assunto

Leia mais

Visão Panorâmica da Bíblia Sagrada

Visão Panorâmica da Bíblia Sagrada Visão Panorâmica da Bíblia Sagrada VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA SAGRADA. PÁGINA INTRODUÇÃO. 03 I, O QUE É A BÍBLIA SAGRADA? 03 II, A UTILIDADE DA BÍBLIA SAGRADA. 04 III, A REVELAÇÃO DE DEUS. 04 III, 1, MOTIVO

Leia mais

O povo judeu e sua religião

O povo judeu e sua religião A Vida de JESUS O povo judeu e sua religião O POVO JUDEU Religião Deus e o relacionamento com o homem O Tabernáculo A Arca da Aliança O Templo As Escrituras As Sinagogas Grupos religiosos O POVO JUDEU

Leia mais

PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO

PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO PESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / 6º ANO Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio (Sl 90,2) OS

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 1 - NOÇÃO GERAL SOBRE A BÍBLIA TEORIA

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 1 - NOÇÃO GERAL SOBRE A BÍBLIA TEORIA CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 1 - NOÇÃO GERAL SOBRE A BÍBLIA TEORIA Papiro 46 contendo 2 Coríntios 11:33-12:9 1 Bíblia Origem: Wikipédia,

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

O Cânon Bíblico por Paulo R. B. Anglada

O Cânon Bíblico por Paulo R. B. Anglada O Cânon Bíblico por Paulo R. B. Anglada Sob o nome de Escrituras Sagradas, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Velho e do Novo Testamentos, todos dados por inspiração de Deus

Leia mais

EBD (Jan/Fev) 2013 A ORAÇÃO DO PAI NOSSO

EBD (Jan/Fev) 2013 A ORAÇÃO DO PAI NOSSO EBD (Jan/Fev) 2013 A ORAÇÃO DO PAI NOSSO A ORAÇÃO DO PAI NOSSO MATEUS 6:9/13 PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS! SANTIFICADO SEJAO TEU NOME. VENHAO TEU REINO; SEJAFEITAATUAVONTADE, ASSIM NATERRACOMO NO CÉU.

Leia mais

GRUPO DE DISCIPULADO

GRUPO DE DISCIPULADO GRUPO DE DISCIPULADO ESTUDO Nº 1 A BÍBLIA A palavra bíblia é de origem grega, e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia na conta de um só livro, na realidade é constituída de uma coleção de livros menores.

Leia mais

PENTATEUCO. (Também conhecido por Lei ou Torá)

PENTATEUCO. (Também conhecido por Lei ou Torá) ANTIGO TESTAMENTO PENTATEUCO (Também conhecido por Lei ou Torá) Pentateuco Pentateuco significa cinco rolos, do grego penta, cinco, e teuchos, rolos. É formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento:

Leia mais

Livros Históricos. Introdução

Livros Históricos. Introdução Livros Históricos Introdução Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Cânon Judaico: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel,

Leia mais

A Biblía Sagrada. Uma rica coleção de Livros

A Biblía Sagrada. Uma rica coleção de Livros MÊS DA BÍBLIA 1 A Biblía Sagrada A Bíblia é a Escritura Sagrada de Deus, todas as passagens contidas nela foram inspiradas pelo Espírito Santo de Deus, isto implica que cada letra escrita é verdadeira.

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

13 Palavras Especiais ao Povo de Deus

13 Palavras Especiais ao Povo de Deus PALAVRAS ESPECIAIS AO POVO DE DEUS 145 13 Palavras Especiais ao Povo de Deus Você já tentou imaginar como é o céu baseado na descrição da Bíblia? Provavelmente será bem diferente do que esperamos. Nosso

Leia mais

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Jörg Garbres Ms. De Teologia O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Introdução ao AT e sua importância Introdução O AT faz parte do Cânon da cristandade! O AT abrange 4/5 da Bíblia! O AT é testemunho

Leia mais

Panorama Bíblico 24 Apocalipse O julgamento de Israel, parábola das dez virgens, e julgamento das nações.

Panorama Bíblico 24 Apocalipse O julgamento de Israel, parábola das dez virgens, e julgamento das nações. 11.16 O julgamento de Israel (Ezequiel 20:33-38 e Mateus 24) Na última aula paramos em Apocalipse 20:4; "então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar...". Veremos

Leia mais

CARNE UM LIVRETE SOBRE CRESCIMENTO ESPIRITUAL PARA CRISTÃOS FAMINTOS

CARNE UM LIVRETE SOBRE CRESCIMENTO ESPIRITUAL PARA CRISTÃOS FAMINTOS CARNE UM LIVRETE SOBRE CRESCIMENTO ESPIRITUAL PARA CRISTÃOS FAMINTOS 2 SÉRIE CRESCIMENTO CRISTÃO Por Jerry Dean e Frank Hamrick editora batista regular CONSTRUINDO VIDAS NA PALAVRA DE DEUS Rua Kansas,

Leia mais

Vida Nova Apostila do Aluno

Vida Nova Apostila do Aluno 1 Vida Nova Apostila do Aluno 2 CFL - Centro de Formação de Líderes Vida Nova Apostila do Aluno TEMAS PÁG. Primeiro: A Bíblia 5 Segundo: O Novo Nascimento 13 Terceiro: Batismo nas Águas 19 Quarto: A Igreja

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes

CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes BÍBLIA CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes Esta palavra vem do grego. A forma Bíblia, em grego, está no plural e significa livros, pois a Bíblia é um conjunto

Leia mais

"Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia." - George Washingnton

Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia. - George Washingnton 1 APOSTILA - ALUNO: 1- OBJETIVO DA MATÉRIA: Entenderemos que a Bíblia é a história verdadeira e a palavra infalível de Deus Compreenderemos o tema da Bíblia, Sua autoria, divisões e personagens bíblicos

Leia mais

www.linkchurch.net É o que vamos fazer rapidamente sem nos atermos muito a datas e nomes de pessoas.

www.linkchurch.net É o que vamos fazer rapidamente sem nos atermos muito a datas e nomes de pessoas. www.linkchurch.net Todo estudo deste Periodo tem e será fundamentado em fatos históricos. Não ha registro na Biblia deste periodo, muitas literaturas sacras surgiram neste periodo mas foram consideradas

Leia mais

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 Reinos Vindouros LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 II. Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor sobre os Reinos Vindouros, 2:1-49 A. O sonho e o decreto de Nabucodonosor, 2:1-16 1. Nabucodonosor pede aos sábios

Leia mais

www.autoresespiritasclassicos.com Artigos Espíritas Estudos Bíblicos O que é a Bíblia?

www.autoresespiritasclassicos.com Artigos Espíritas Estudos Bíblicos O que é a Bíblia? 1 www.autoresespiritasclassicos.com Artigos Espíritas Estudos Bíblicos O que é a Bíblia? Índice Introdução Considerações Gerais / 02 Origem de alguns termos importantes utilizados / 03 Estrutura da Bíblia

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

Unidade 6 Unidade 5 Unidade 4 Unidade 3 Unidade 2 Unidade 1

Unidade 6 Unidade 5 Unidade 4 Unidade 3 Unidade 2 Unidade 1 Unidade 6 Unidade 5 Unidade 4 Unidade 3 Unidade 2 Unidade 1 O nascimento de Jesus me ajuda a louvar Jesus foi criança igual a mim Jesus me convida a segui-lo suas atitudes As histórias de m a segui-lo

Leia mais

Título: Introdução à Bíblia. Copyright Instituto Bíblico e Teológico Kairós 2012 Todos os Direitos Reservados Publicado no Brasil

Título: Introdução à Bíblia. Copyright Instituto Bíblico e Teológico Kairós 2012 Todos os Direitos Reservados Publicado no Brasil Título: Introdução à Bíblia Copyright Instituto Bíblico e Teológico Kairós 2012 Todos os Direitos Reservados Publicado no Brasil Todo o Material Didático do Instituto Bíblico Kairós, encontra-se registrado

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO 1 MANUSCRITOLOGIA BÍBLICA 2 Quem escreveu a Bíblia? O 2 Pedro 1:20-21 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque

Leia mais

SEMINÁRIO DE ST. MICHAEL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO CAPÍTULO 4 A PALAVRA DE DEUS O FUNDAMENTO DA NOSSA FÉ

SEMINÁRIO DE ST. MICHAEL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO CAPÍTULO 4 A PALAVRA DE DEUS O FUNDAMENTO DA NOSSA FÉ CAPÍTULO 4 A PALAVRA DE DEUS O FUNDAMENTO DA NOSSA FÉ A Bíblia é um rico e complexo livro. Reflete as personalidades dos escritores e os estilos literários em suas épocas, contém narrativas históricas,

Leia mais

TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA LÍNGUA PORTUGUESA BIBLIOLOGIA HISTÓRIA DE ISRAEL

TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA LÍNGUA PORTUGUESA BIBLIOLOGIA HISTÓRIA DE ISRAEL TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA Estudo de fundamentos, princípios, métodos e técnicas de pesquisa científica. Trabalhos acadêmicos: organização, normas, formas de redação e comunicação.

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

ABORDAGEM DO ALUNO APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS

ABORDAGEM DO ALUNO APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS (8ª AULA) - O CÂNON DAS ESCRITURAS ABORDAGEM DO ALUNO TEMA: OBJETIVO: APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS Que o aluno compreenda o porque da diferença entre livros canônicos e livros apócrifos

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

O Cânon Bíblico* Paulo R. B. Anglada

O Cânon Bíblico* Paulo R. B. Anglada Biblioteca Reformada ARPAV Bíblico Exegética O Cânon Bíblico* Paulo R. B. Anglada Sob o nome de Escrituras Sagradas, ou Palavra de Deus escrita, incluem se agora todos os livros do Velho e do Novo Testamentos,

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

Que o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial? Que sua população é de aproximadamente 170 milhões de habitantes?

Que o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial? Que sua população é de aproximadamente 170 milhões de habitantes? Que o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial? Que sua população é de aproximadamente 170 milhões de habitantes? Que os cristãos no país formam cerca de 92% da população religiosa?

Leia mais

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê Lição 14 Ezequiel Mede o Templo Restaurado (Ezequiel 40:1-42:20) Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê o templo restaurado. Nesta lição, vamos considerar alguns

Leia mais

CAPÍTULO 1 - O CÂNON BÍBLICO TEMPO DE ESTUDO SUGERIDO: 1 SEMANA

CAPÍTULO 1 - O CÂNON BÍBLICO TEMPO DE ESTUDO SUGERIDO: 1 SEMANA CAPÍTULO 1 - O CÂNON BÍBLICO TEMPO DE ESTUDO SUGERIDO: 1 SEMANA I - INTRODUÇÃO A maioria de nós manuseia e estuda diariamente a Bíblia dando a ela enorme importância. Nela buscando respostas, alívio, soluções

Leia mais

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE AS GRANDES DOUTRINAS DA BÍBLIA LIÇÃO 07 O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA SALVAÇÃO INTRODUÇÃO Chegamos ao que pode ser o tópico mais importante desta série: a salvação. Uma pessoa pode estar equivocada

Leia mais

The Baptist Faith and Message. A Fé e a Mensagem Batista

The Baptist Faith and Message. A Fé e a Mensagem Batista The Baptist Faith and Message A Fé e a Mensagem Batista I. As Escrituras A Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados e é a revelação do própiro Deus ao homem. É um tesouro perfeito de

Leia mais

MÉTODO APRENDA A BÍBLIA

MÉTODO APRENDA A BÍBLIA 1 MÉTODO APRENDA A BÍBLIA 2 APRESENTAÇÃO Olá Meu nome é Gabriel Hernandes, sou cristão e casado. Em 2010 criei o site www.thepescador.com.br onde já publiquei mais de 1101 artigos e mensagens cristãs grátis

Leia mais

LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29. Estudo Indutivo

LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29. Estudo Indutivo LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29 1. Por que é relevante saber a quem Jesus se dirigiu quando proferiu o Sermão do Monte? 2. Com base no texto de Mateus 4.24, é possível saber qual

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

ABREVIATURAS... 9 INTRODUÇÃO... 13

ABREVIATURAS... 9 INTRODUÇÃO... 13 Sumário ABREVIATURAS... 9 INTRODUÇÃO... 13 Capítulo 1 JESUS, O VERBO DE DEUS... 19 Capítulo 2 JESUS, O FILHO DE DEUS... 33 Capítulo 3 JESUS, VERDADEIRO HOMEM, VERDADEIRO DEUS... 45 Capítulo 4 A INFÂNCIA

Leia mais

Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar?

Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar? Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar? O livre arbítrio tem sido definido como a capacidade que o homem tem de escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, e é óbvio, a de

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT CRONOLOGIA DO AT CRONOLOGIA DO AT 1. Da criação a Abraão (criação 2000

Leia mais