HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL"

Transcrição

1 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Hermenêutica Jurídica. A Constituição assume dimensão muito mais ampla do que a legislação em geral. CF = ponto de encontro entre o social e o jurídico, a sociedade e o Direito, o cidadão e o jurista. (equilíbrio das duas dimensões) Interpretação da CF exige uma nova postura teórica e ideológica, pois seu texto é produzido em forma de princípios e regras, que às vezes colidem. Padrões da hermenêutica clássica são insuficientes, devendo buscar-se auxílio nas teorias das ciências filosóficas e sociais (norma + contexto). Constituições de cunho social, seu texto não encerra um sentido exato, mas busca a mais adequada solução para os problemas jurídicossociais. Interpretação da CF não envolve apenas metodologia, mas uma realidade existencial dentro da qual se situam a sociedade e o intérprete.

2 SISTEMA CONSTITUCIONAL CF contém um dinamismo permanente entre o social e o jurídico, intérprete e texto, num movimento de complementaridade necessária (CF+legislação). Toda interpretação legislativa é, ao mesmo tempo, interpretação da Constituição. Interpretação CF se faz numa espécie de tríplice fronteira (hermenêutica jurídica, sociologia jurídica, direito constitucional). Constituição não é uma norma isolada, mas inserida num conjunto de normas que a efetivam e a complementam (constitucionalização do Direito). A doutrina atual se refere a um Sistema Constitucional, formado por ela própria, leis complementares, ordinárias, normativos diversos, sentenças, partidos, etc. Novo constitucionalismo: superação dos limites do princípio da legalidade estrita, buscando maior aproximação entre Estado e Democracia.

3 NOVO CONSTITUCIONALISMO Surgiu após a 2a guerra mundial, reestruturando a doutrina clássica oriunda da Revolução Francesa. As diversas forças sociais atuam em conjunto e de modo harmônico, em busca do mesmo fim: proteção das liberdades e garantia dos direitos individuais e coletivos. CF 88: novo modelo do Estado Democrático de Direito, baseado no princípio da legalidade material (sociedade livre, justa e solidária). Maior intervenção do Estado na sociedade, visando por em prática sempre mais efetiva o texto constitucional (sistema jurídico-político interno). Interpretação constitucional é regida pelo critério valorativo, para atender as modificações impostas pela evolução dos fatos sociais e da realidade política. Nova hermenêutica constitucional determinada pelo órgão responsável pela determinação do seu conteúdo e significado: o tribunal constitucional. Flexibilização do princípio da separação dos poderes.

4 JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL - SUMULA VINCULANTE Exercida pelo STF, é o conjunto de procedimentos destinados a garantir, de forma imediata, a observância da Constituição. O Poder Judiciário pode expedir interpretações com caráter de quase lei, sobre a determinação e o sentido das normas constitucionais. A EC 45/2004 incluiu dois novos procedimentos: súmula vinculante e repecussão geral, que vieram juntar-se aos anteriores: ADI, ADC e ADPF. SV tem efeito obrigatório aos demais órgãos do Poder Judiciário, bem como à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. Foi criada pelo art. 103-A da Constituição e regulamentada pela Lei n.º /2006. Exige o quórum de dois terços para a sua aprovação, cabendo também ao STF a atribuição de editar, rever ou cancelar.

5 SUMULA VINCULANTE - REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Antecedentes: jurisprudência romana e brocardos jurídicos. Procedimento característico dos países do sistema common law, que adotam o caráter vinculativo das decisões da Suprema Corte. Houve tentativas anteriores de introdução da SV no Brasil: Rui Barbosa, após a proclamação da República, tentou incluir na Constituição, sem êxito; Haroldo Valadão, em 1961, propôs anteprojeto de lei para essa finalidade, sem apoio; Alfredo Buzaid, em 1964, propôs anteprojeto do CPC incluindo a SV, foi rejeitado; Sem caráter vinculativo, a súmula teve início no STF em 1964, por sugestão da sua Comissão de Jurisprudência, presidida pelo Min. Victor Nunes Leal. Principais argumentos contrários: viola a separação dos poderes, risco de estagnação do Direito, retira o livre entendimento dos juízes. Principal vantagem: medida processual contra o número excessivo de recursos. Não prevalece sobre a lei.

6 SÚMULA VINCULANTE - PROCESSAMENTO De acordo com a Lei n.º /2006, art. 3.º, a proposta de SV pode ser feita: diretamente pelo STF pelo Presidente da República pelos Presidentes das Mesas do Congresso pelo Conselho Federal da OAB pelo Defensor Público Geral da União pelas Assembleias Legislativas pelos Tribunais Superiores A aprovação e o cancelamento devem ser decididas por dois terços dos Ministros do STF (funcionamento do Plenário Virtual). As SV iniciaram uma nova numeração, sem alteração das súmulas ordinárias, que seguem a numeração já existente.

7 JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL - REPERCUSSÃO GERAL Constitui-se em preliminar arguída num recurso extraordinário ao STF, no qual a parte recorrente demonstra que a querela ultrapassa os interesses subjetivos das partes e passa a ser relevante para toda a sociedade. Introduzido na CF pela EC 45/2004, através do art. 102, 3º e regulamentado pela Lei n.º /2006. A preliminar é apreciada pelo Ministro Relator, que profere decisão irrecorrível de aceitação ou não (funcionamento do Plenário Virtual). A repercussão geral pode ser alegada envolvendo questões de grande relevância nas ordens econômica, social, política ou jurídica, envolvendo toda a sociedade. Caso a matéria não seja reconhecida, o STF não apreciará o mérito e o processo transita em julgado.

8 REPERCUSSÃO GERAL - FUNCIONAMENTO Qualquer recorrente pode se servir desse instrumento jurídico. Os Tribunais Regionais Federais e Estaduais farão uma triagem nos recursos do mesmo tema e enviarão ao STF um ou mais representativos da controvérsia. A decisão do STF proferida nesses recursos será aplicada aos demais, que ficaram sobrestados na origem. Os Tribunais farão a adequação. Principais argumentos contrários: viola o princípio do acesso ao judiciário (denegação da justiça) restringe-se ao entendimento subjetivo de um(a) Ministro(a) incompatível com o sistema jurídico brasileiro Principais argumentos favoráveis: redução do número de recursos repetidos desobrigação dos procuradores públicos permitir ao STF dedicar-se mais às novas questões. A Lei n.º /2008 aplicou o mesmo sistema aos recursos do STJ.

9 EC 45/ REFORMA DO PODER JUDICIÁRIO Efeito prático da SV e da RG: medidas contra a morosidade da Justiça brasileira. Juntamente com a SV e a RG foi baixada a Lei n.º /2006, a lei do processo judicial eletrônico (PJe), em fase de implantação. O PJe abrangerá todo o Poder Judiciário nacional, substituindo os sistemas processuais próprios de cada Tribunal. Administrado pelo CNJ, que estabelece os critérios técnicos normativos da sua confecção. Breve eliminação dos processos físicos (papel), substituídos por autos virtuais. Resultados: maior agilidade, maior transparência, mais segurança jurídica. Introdução do Poder Judiciário no mundo da informática, onde já estão inseridos os sistemas bancários e financeiros em geral, acompanhando a evolução da tecnologia.

10 MÉTODO DA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL O novo constitucionalismo trouxe a necessidade de um novo método de interpretação da Constituição, abandonando a legalidade estrita. Essa doutrina, chamada de pós-positivismo, orienta uma compreensão do Direito voltada para os valores sociais (lógica teleológica e axiológica). Gera-se uma nova compreensão das normas jurídicas, tanto legislativas quanto constitucionais, de que elas não carregam apenas um sentido único, podendo ser interpretadas sob diversas perspectivas. Isso acarreta mudança no entendimento do que sejam: norma - não traz pronta a solução (positivismo), mas aponta para um início de solução, havendo a necessidade de colaboração pessoal do intérprete (pós-positivismo); problema - deixa de ser simples contexto fático (positivismo), passando a funcionar como um co-fornecedor de elementos jurídicos, que se materializarão na aplicação da norma; intérprete - sua função não é meramente técnica (positivismo), mas é um participante ativo no processo de criação do Direito, completando o trabalho do legislador.

11 FORÇA NORMATIVA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS A nova metodologia renovou uma antiga polêmica acerca da força vinculante dos princípios, introduzindo novos elementos norteadores da interpretação da Cons. De acordo com a doutrina clássica, os princípios são conselhos ao legislador para elaboração das leis, sem força imperativa diante de todos. Caráter político. No pós-positivismo, as normas constitucionais programáticas não são meros conselhos, mas a interferência do jurídico sobre o político, com obrigatoriedade. Isso demonstra que há uma unidade normativa na Constituição, sendo necessário rever a distinção entre princípios e regras. Na doutrina atual, prevalece o entendimento de que a expressão normas forma o gênero, da qual princípios e regras são as espécies. As normas constitucionais podem ser classificadas em normas-princípios e normas-regras.

12 PRINCÍPIOS E REGRAS NA CONSTITUIÇÃO Normas-princípios, ou simplesmente princípios, são as de conteúdo abstrato e de maior abrangência no sistema; Normas-regras, ou simplesmente regras, são as de conteúdo mais prático e de aplicação mais específica. Esse entendimento está contido no art. 5º, LXXVII, 1º: As normas definidoras de direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Numa visão bem ampla, o princípio atende a um comando genérico, enquanto a regra corresponde a uma determinação mais precisa. Exemplos: princípio - A aula começará amanhã cedo. O aluno deve chegar o mais cedo possível. regra - A aula começará amanhã às 8:00 horas. O aluno que chegar atrasado terá falta.

13 PRINCÍPIOS E REGRAS CONSTITUCIONAIS Diversos juristas explicam essa distinção entre princípios e regras no Direito atual. Conforme J. J. Canotilho, os critérios de distinção são os seguintes: pelo grau de abstração - princípios são genéricos, regras são específicas; pelo grau de determinação - princípios são indeterminados, regras são concretas; pelo grau de fundamentação - princípios=fundamentos; regras=aplicação imediata; pelo grau de proximidade - princípios aproximam-se dos ideais do Direito; regras - dos fatos; pelo grau normogenético - princípios constituem as bases das regras. Conforme Luis Roberto Barroso, podemos distinguir três critérios: quanto ao conteúdo - princípios expressam valores, regras são relatos objetivos; quanto à estrutura - princípios indicam estados ideais, regras estruturam condutas fáticas; quanto à aplicação - princípios podem entrar em rota de colisão com outros e se aplicam mediante ponderação, regras operam pela via do enquadramento do fato, aplicam-se mediante subsunção; Quando duas regras dispõem de modo diverso, só uma delas prevalecerá; no caso dos princípios, um não pode afastar o outro, mas deve haver a ponderação.

14 REGRAS E PRINCÍPIOS NA CONSTITUIÇÃO Conforme Luis Roberto Barroso, os princípios podem ser: fundamentais - republicano, separação dos poderes, dignidade da pessoa humana; gerais - isonomia, segurança jurídica, devido processo legal; especiais ou setoriais - tributário (anterioridade da lei), administração pública (moralidade, impessoalidade), ordem econômica (livre concorrência), ordem social (autonomia universitária) Buscando no texto constitucional, podemos identificar alguns princípios, a título de exemplos: princípios jurídicos - razoabilidade, publicidade, legalidade, livre acesso, duração razoável; princípios políticos - formas de estado e governo, ordem econômica, direitos fundamentais; princípios de garantia - juízo natural, direito adquirido, reserva legal. Alguns exemplos de regras: regras da organização estatal; regras de competência; regras procedimentais (processo judicial, processo legislativo) regras de proteção da família, do casamento, da maternidade...

15 INTERAÇÃO ENTRE REGRAS E PRINCÍPIOS O sistema jurídico não tolera regras incompatíveis, mas entre princípios, é possível haver colisão sem afetar a unidade do sistema. Exemplos: princípio da segurança colide com a liberdade individual; direito à informação colide com a privacidade; princípio do desenvolvimento colide com a proteção ambiental; livre iniciativa colide com a proteção do consumidor. Sempre que se dá mais espaço para um, faz restrição sobre o outro. Por isso, é necessário equilibrar a interpretação, de modo a atender a ambos. O intérprete aplicará o conjunto de suas potências intelectuais, de modo a viabilizar a solução jurídica que melhor efetive a justiça no caso concreto. A isso, dá-se o nome de ponderação ou proporcionalidade. Quanto mais a intervenção estatal afeta a liberdade de ação do homem, mais cuidadosamente devem ser ponderadas as justificativas dessa intervenção.

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Herm. Jurídica Ponto de encontro entre o social e o jurídico Dinamismo da sociedade desafia o intérprete Novo padrão interpretativo: norma + contexto

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo)

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1 UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL OBS: 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1) Por que a hermenêutica clássica não é mais

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO

TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Judiciário: controle externo; Conselho Nacional de Justiça; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo. Atlas. LEITURA

Leia mais

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional HERMENÊUTICA Barroso sugere três planos ou prismas: PLANO JURÍDICO OU DOGMÁTICO Regras de hermenêutica Elementos de interpretação tradicionais Princípios de interpretação constitucional PLANO TEÓRICO OU

Leia mais

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase 1) FGV - Procurador Legislativo - AL MT (2013) Quanto às ações constitucionais, assinale a afirmativa incorreta. a)

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Artigo 11 Princípio da Motivação das Decisões Judiciais. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20 DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Prof. Cibele Fernandes Dias www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PONTOS DO EDITAL 1 : 8 Poder Judiciário. 8.1

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão IV ASSEMBLEIA DA CONFERÊNCIA DAS JURISDIÇÕES CONSTITUCIONAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASÍLIA, BRASIL, 8 DE ABRIL DE 2016) APRESENTAÇÃO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL

Leia mais

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 Sumário Apresentação, xv Prefácio, xix 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 2 A Jurisdição no Início do Terceiro Milênio, 5 2.1 A visão clássica acerca da jurisdição, 5 2.2 A passagem do Estado liberal

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia Há intenso debate a respeito da integração dos direitos previstos em instrumentos normativos coletivos

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial SISTEMÁTICA RECURSAL Lei Federal 13.015/2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial 1. Na origem o art. 893 da CLT previa: a. RECURSO DE EMBARGOS: a.1. Originariamente, o cabimento dos Embargos

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.418/2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS Ary Jorge Almeida Soares Advogado A Lei nº 11.418/2006, de 19 de dezembro de

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

Lei n , de Agravo ARTIGO 5, XXXV PEDRO LENZA. "Direito Constitucional Esquematizado" - SARAIVA

Lei n , de Agravo ARTIGO 5, XXXV PEDRO LENZA. Direito Constitucional Esquematizado - SARAIVA STF SABER DIREITO Aula 2: Súmula vinculante Pedro Lenza pedrolenza@terra.com.br ONDAS RENOVATÓRIAS primeira grande onda - assistência judiciária; segunda - proteção dos interesses transindividuais terceiro

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL 1.1. Conflito de interesses 1.2. Métodos de resolução de conflitos 1.3. Direito de ação, tutela jurisdicional e arbitragem Capítulo 2 ASPECTOS

Leia mais

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar:

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: I. No sistema brasileiro é abstrato

Leia mais

TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO

TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO TEMA 4: PODER JUDICIÁRIO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Judiciário: controle externo; Conselho Nacional de Justiça; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo. Atlas. LEITURA

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho Sumário CAPÍTULO 01 AS MUDANÇAS INFORMAIS NA CONSTITUIÇÃO PELA EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL: CONDIÇÕES E LIMITES... 15 Adriano Sant Ana Pedra 1. INTRODUÇÃO...15 2. A MUTAÇÃO COMO FENÔMENO

Leia mais

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução conceitual 1.1 Sociedade, Estado e Direito 1.2 Formas históricas

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade Cláusula de Reserva de Plenário ou da full bench(plenário): Art. 97 e 93, XI Maioria absoluta da totalidade dos membros do tribunal ou, onde houver, dos integrantes do respectivo

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A ADC Foi incluída pela EC nº03/1993 Objetivo: Obtenção da declaração de que o ato normativo tem objeto constitucional.

Leia mais

1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano.

1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano. 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Classificação das Normas Constitucionais quanto a sua eficácia PONTO 2: Interpretação da Constituição PONTO 3: Tipologia das Normas Constitucionais

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade Direito Constitucional Direitos Fundamentais e Constitucionalidade Determinação! Concursos Promotor de Justiça 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Concurso Promotor de Justiça - Análise estatística das últimas provas

Leia mais

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal BuscaLegis.ccj.ufsc.br Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal João Fernando Vieira da Silva salermolima@hotmail.com O exercício

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

CARF: VOTO DE QUALIDADE MIGUEL HILÚ NETO

CARF: VOTO DE QUALIDADE MIGUEL HILÚ NETO CARF: VOTO DE QUALIDADE MIGUEL HILÚ NETO O CARF CARF: órgão colegiado, paritário, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, com atribuição de julgar recursos de ofício e voluntários de decisão

Leia mais

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO QUAL FONTE VOCÊ PRECISA? 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Expressão designa todas as representações que, de fato, influenciam a função criadora e aplicadora do Direito.

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS... 25 INTRODUÇÃO... 31 PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS CAPÍTULO 1 AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO ESTRANGEIRO... 43 1.1. Considerações iniciais... 43 1.2. As ações populares

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal. Profª. Liz Rodrigues - Supremo Tribunal Federal: guardião da Constituição. - Composição: onze Ministros, escolhidos dentre

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69

PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69 PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69 O que é: O enunciado da súmula terá por objeto a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja, entre órgãos judiciários ou entre

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 CAPÍTULO 1 NOTÍCIA HISTÓRICA UTILIZAÇÃO DO MS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO... 23 1. A evolução do MS no sistema

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 35, de 2015, do Senador Lasier Martins e outros, que altera o art. 101 da Constituição

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica ÍNDICE SISTEMÁTICO Do Autor Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA 1. O Estado, espécie de sociedade política 2. O aparecimento histórico do Estado 3. Sociedades políticas pré-estatais 4. Processos de formação do

Leia mais

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1 AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Movimento teórico de revalorização do direito constitucional, de uma nova abordagem do papel da constituição no sistema jurídico 2 Surgiu a partir da segunda metade do

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Nº 0002043-22.2009.2.00.0000 RELATOR REQUERENTE REQUERIDO : JOSÉ ADONIS CALLOU DE ARAÚJO SÁ : ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL - AJUFE : CONSELHO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

Organização dos Poderes do Estado

Organização dos Poderes do Estado Organização dos Poderes do Estado DO PODER JUDICIÁRIO TEMAS BÁSICOS FUNÇÕES TÍPICAS E ATÍPICAS Típica: julgar ( jus dicere ). Atípicas: administrar e normatizar (função regimental; SV; Resoluções do TSE;

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC Rodrigo Dalla Pria Doutor em Direito Processual Civil PUC/SP Mestre em Direito Tributário

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e a administração pública e que

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas........................................... XIII O Dom da Palavra................................................... XV Prefácio............................................................

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para a nossa aula: Guilherme NUCCI - Código de Processo

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA Análise Crítica da Lei 13.467/2017 4 a edição revista ampliada atualizada 2018 Garcia -Reforma Trabalhista-4ed.indd 3 27/07/2018 14:05:05 CAPÍTULO 4 DIREITO

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Teoria do Estado e da Constituição

Teoria do Estado e da Constituição Jorge Miranda Teoria do Estado e da Constituição 5.a edição ISBN 978-85-309-7988-1 728 páginas 15,8 x 22,8 cm FORENSE Sumário Do Autor... IX Capítulo I Localização Histórica do Estado 1º O Estado, realidade

Leia mais

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Ação Direita de Inconstitucionalidade

Leia mais

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1.1 CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE, INDIRETO, JUDICIAL, SUBJETIVO, CONCRETO,

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

12/06/2014 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO

12/06/2014 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 12/06/2014 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 770.149 PERNAMBUCO RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO RECTE.(S) :UNIÃO

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10 CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO Aulas 09 e 10 FONTES DO DIREITO Fonte: origem, nascedouro; Fontes a partir das quais o direito nasce, surge, manifesta-se. materiais DIREITO formais históricas FONTES DO DIREITO:

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

PEDIDO DE ANÁLISE DA EXTENSÃO DOS EFEITOS DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO AOS SERVIDORES INATIVOS DA AFFEGO.

PEDIDO DE ANÁLISE DA EXTENSÃO DOS EFEITOS DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO AOS SERVIDORES INATIVOS DA AFFEGO. Goiânia, 11 de março de 2009 Parecer Jurídico nº /2009 PEDIDO DE ANÁLISE DA EXTENSÃO DOS EFEITOS DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 572.052-7 AOS SERVIDORES INATIVOS DA AFFEGO. 1. Trata-se de consulta formulada

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E COLETIVO

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E COLETIVO TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E COLETIVO Francisco Guilherme Braga de Mesquita Advogado Neste estudo, buscaremos comentar a respeito

Leia mais

CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ANDRÉ ALENCAR DIREITO CONSTITUCIONAL 1 CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 1. NORMAS CONSTITUCIONAIS As normas constitucionais podem ser vistas como comandos de ação, parâmetros de atuação ou orientações

Leia mais

CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Marcos Juruena Villela Souto

CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Marcos Juruena Villela Souto CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS Marcos Juruena Villela Souto REGULAÇÃO A regulação é uma atividade administrativa de intervenção do Estado no domínio econômico, mediante

Leia mais

TEMA 15: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 15: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 15: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili I. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Administração (Pública) é o aparelhamento do Estado

Leia mais