Química Orgânica 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Química Orgânica 2016"

Transcrição

1 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um pigmento natural que é um hidrocarboneto insaturado, que é o caso do betacaroteno, de acordo com a fórmula estrutural fornecida no texto da questão, que apresenta duplas ligações conjugadas e isomeria trans (na cadeia aberta). [Resposta do ponto de vista da disciplina de História] O enunciado situa o desenvolvimento das cenouras de cor laranja como tendo ocorrido na própria Holanda durante a segunda metade do século XVI. Esses dados eliminam as alternativas [A], [B] e [C,] que atribuem à cenoura laranja uma origem externa. Também eliminam a alternativa [D], pelo fato de que os primeiros degredados portugueses começaram a chegar ao Brasil ainda na primeira metade daquele século, além de que não havia vínculos entre esses e os holandeses naquele momento. A alternativa [E], mesmo levando em consideração seu caráter especulativo, é a única possível, pela extensão da presença holandesa na região nordeste do Brasil e pelo momento em que essa ocorreu. Resposta da questão 2: [E] O iso-octano é insolúvel em água, pois é apolar, é um composto saturado, pois apresenta apenas ligações simples entre os átomos de carbono. Não conduz eletricidade, pois não sofre ionização. Não apresenta carbono quiral ou assimétrico. O iso-octano tem fórmula molecular C8H 18. Resposta da questão 3: [E]

2 D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui caráter básico e é uma amina primária (nitrogênio ligado a um carbono). Sob as mesmas condições de temperatura e pressão, o composto D é o mais volátil, pois não faz ligações de hidrogênio como os outros compostos representados. Resposta da questão 4: [E]

3 A molécula de ácido nalidíxico apresenta os grupos funcionais, ácido carboxílico, amina, imina e cetona. A molécula de ácido nalidíxico apresenta fórmula molecular C12H 12N2O 3. A molécula de ácido nalidíxico apresenta nove carbonos híbridos 2 sp. A molécula de ácido nalidíxico não apresenta isômeros geométricos cis/trans. A molécula de ácido nalidíxico apresenta seis carbonos primários, sendo três tetraédricos e três trigonais planos.

4 Resposta da questão 5: Funções orgânicas presentes em cada vitamina: A vitamina B5 é hidrossolúvel, pois apresenta grupos que fazem ligações de hidrogênio com a água, ou seja, as funções álcool, amida e ácido carboxílico. A vitamina A é lipossolúvel, pois é predominantemente apolar, fazendo dipolo-induzido com as cadeias de moléculas de gordura. A vitamina B5 ou ácido pantotênico apresenta isomeria óptica, pois possui carbono quiral ou assimétrico. Resposta da questão 6: [B] As imagens representam duas fórmulas estruturais, que correspondem a dois modos de representar o mesmo composto.

5 Resposta da questão 7: [C] O composto orgânico que apresenta isomeria óptica possui carbono quiral ou assimétrico (átomo de carbono ligado a quatro ligantes diferentes entre si): Resposta da questão 8: [C] [I] Incorreta. Apenas o anetol possui isomeria geométrica, ou seja, os carbonos da dupla ligação ilustrado, possui 2 ligantes diferentes. [II] Correta. [III] Correta. C H O (eugenol) C10H12 O (anetol)

6 [IV] Incorreta. A hidroxila presente na estrutura do eugenol, formam ligações de hidrogênio, fazendo com que seu P.E. seja maior que o anetol. Resposta da questão 9: [D] Cálculo do comprimento de onda: v velocidade λ comprimento de onda f frequência 3 m λ 4,8 10 s s 11 7 λ m 6,25 10 m λ 625 nm De acordo com o espectro fornecido : luz vermelha. luciferase 2 ( nm ) Luciferina O Oxiluciferina* Oxiluciferina hv 625 nm 625 nm corresponde à oxiluciferina (ceto), que de acordo com o enunciado tem fórmula estrutrural e molecular: Funções orgânicas presentes na oxiluciferina (ceto): Observação: na alternativa [D] está escrito amina, o correto é imina. Resposta da questão 10: [B] A partir das massas atômicas médias ponderadas fornecidas na tabela periódica ao final da prova, teremos:

7 C H N O S (11 12,0 7 1, ,0 3 16,0 2 32,1) u C H N O S C11H 7N2O3S2 279,27 u M 279,27 g / mol 279,3 g / mol O tipo de isomeria presente na luciferina é a óptica, pois a molécula apresenta carbono quiral ou assimétrico (*): Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [C] Para o ácido 3,3-dimetil-butanoico, vem:

8 Resposta da questão 13: [E] O composto faz ligações de hidrogênio, pois possui uma hidroxila. Classificação da cadeia carbônica: alifática (aberta sem anel aromático), saturada (ligações simples entre os carbonos), ramificada (possui carbono terciário) e homogênea (não possui heteroátomo): Resposta da questão 14: [B] Análise das afirmações: [I] Correta. Possui em sua estrutura ácido e base, segundo a teoria de Bronsted-Lowry. Ácido de Brönsted-Lowry: espécie doadora de próton (H ). Base de Brönsted-Lowry: espécie receptora de próton (H ). [II] Incorreta. Apresenta os grupos funcionais imina, amina terciária e ácido carboxílico.

9 [III] Correta. Possui dois carbonos que apresentam geometria trigonal plana 2 (sp ). Resposta da questão 15: [A] Análise das afirmações: [I] Correta. A sua fórmula molecular é C9H11 NO 3. [II] Correta. A tirosina contém apenas um carbono quiral (assimétrico) em sua estrutura. [III] Incorreta. A tirosina apresenta as funções fenol, amina e ácido carboxílico.

10 Resposta da questão 16: [A] As funções orgânicas que caracterizam os feromônios de trilha e de alarme são, respectivamente, álcool e éster. Resposta da questão 17: [C] O ácido 3-metil-hex-2-enoico é uma substância química que apresenta isomeria geométrica (cis-trans).

11 Resposta da questão 18: a) Composto 1: amida. Composto 2: álcool. b) A estrutura 1 apresenta isomeria óptica, pois possui carbono quiral ou assimétrico (*). O caráter ácido-básico do grupo necina é básico devido a disponibilidade do par de elétrons no átomo de nitrogênio. Resposta da questão 19: [E] Os compostos são isômeros ópticos.

12 Resposta da questão 20: [B] Molécula quiral (* apresenta carbono assimétrico) cuja cadeia carbônica seja insaturada (apresenta ligação pi), heterogênea (apresenta heteroátomo) e ramificada (apresenta carbono terciário): CH 3 (CH) 2 CH(CH 3) CO NH CH3 Resposta da questão 21: [B] Substituindo-se a metila do grupo metóxi por um átomo de hidrogênio, obtém-se um composto orgânico com característica ácida, ou seja, um fenol. Resposta da questão 22: [E] Com base nessas informações, conclui-se corretamente que a miopia poderá atingir crianças cujo organismo venha a produzir a amina X em quantidade insuficiente, levando à formação de olho do tipo III. X apresenta as funções amina e fenol:

13 Percebe-se que a imagem é formada antes da retina na figura III (miopia). Resposta da questão 23: [D] A partir da observação da figura, teremos: Resposta da questão 24: [B] As micelas têm em sua estrutura partes capazes de interagir com substâncias polares, como a água, e partes que podem interagir com substâncias apolares, como as gorduras e os óleos. Concluímos que se trata de um sabão, C17H 33COONa.

14 Resposta da questão 25: [C] [I] (metil-ciclobutano) e [V] (pent-2-eno) são isômeros de cadeia. Resposta da questão 26: a) Líquidos que possuem menores pressões de vapor, apresentam forças intermoleculares mais intensas. O composto 1 faz pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio, que são mais intensas do que as interações do tipo dipolo-dipolo apresentadas pelo composto 2. Conclusão: P P vapor y vapor x 58,6 kpa 1,67 kpa y composto 2 (éter etílico) x composto 1(bu tan 2 ol) O composto 1 (butan-2-ol) possui o grupo OH, logo faz pontes de hidrogênio com a água (composto de elevada polaridade), consequentemente é mais solúvel do que o composto 2. Conclusão: Solubilidade z Solubilidade w 69 g/l 290 g/l z composto 2 (éter etílico) w composto 1(bu tan 2 ol) b) Os compostos 1 e 2 apresentam isomeria de função ou funcional. O composto 1 apresenta atividade óptica, pois possui carbono quiral ou assimétrico:

15 Resposta da questão 27: [A] [A] Correta. Apresenta isomeria ótica, pois possui carbono assimétrico ou quiral: [B] Incorreta. Tem fórmula molecular C 9 H 16 O. [C] Incorreta. Não apresenta duplas ligações conjugadas (alternadas). [D] Incorreta. Sofre reação de hidrogenação nas duplas ligações. [E] Incorreta. Apresenta a função aldeído. Resposta da questão 28: [E] Teremos: Resposta da questão 29: Sem resposta. Gabarito Oficial: [C] Gabarito SuperPro : Sem resposta.

16 Na estrutura da substância I, observam-se as funções orgânicas imina e cetona: Resposta da questão 30: [A] O propanolol possui: C 16H 21NO 2, como ilustrado: As funções são: Resposta da questão 31: [E]

17 O carbono em vermelho é o carbono quiral, ou seja, está ligado a 4 ligantes diferentes, apresentando portanto isomeria óptica. É proibido porque diminui os batimentos cardíacos, aumentando a precisão dos atletas. Resposta da questão 32: [A] Carbono quaternário é aquele que se liga a quatro outros átomos de carbono, isto ocorre nas mãos do nanokid. Então: Resposta da questão 33: a) Dopa: Fenol, amina e ácido carboxílico. Dopamina: Fenol e amina. b) Dopa:

18 Resposta da questão 34: [B] De acordo com o texto o glifosato possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato: Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina): Então: Em bastão, teremos:

19 Resposta da questão 35: [A] Teremos: Resposta da questão 36: [A] O citral tem fórmula molecular C 10H 16O, com uma cadeia alifática de oito carbonos, duas insaturações, nos carbonos 2 e 6; e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois isômeros geométricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor que atrai as abelhas. Então, teremos:

20 Resposta da questão 37: Fórmula molecular dessas substâncias (todas as fórmulas possuem 5 carbonos, 12 hidrogênios e 1 oxigênio): C H O Fórmula estrutural completa do álcool primário (hidroxila ligada a carbono primário) que apresenta carbono assimétrico (quiral): Resposta da questão 38: [A] O modelo representa a molécula de etino HC CH, pois tem três hastes que representam a ligação tripla entre carbonos. Resposta da questão 39: [C] Teremos: Resposta da questão 40: [D] O composto apresenta seis átomos de carbono com hibridização do tipo 2 sp :

21

22 Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: 08/09/2016 às 21:47 Nome do arquivo: kapa_organica_2016 Legenda: Q/Prova = número da questão na prova Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo Elevada...História... Fuvest/ Múltipla escolha Média...Química... Unesp/ Múltipla escolha Elevada...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Elevada...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Média...Química... Unesp/ Analítica Média...Química... Unicamp/ Múltipla escolha Média...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Média...Química... Pucsp/ Múltipla escolha Elevada...Química... Unesp/ Múltipla escolha Média...Química... Unesp/ Múltipla escolha Baixa...Química... Fatec/ Múltipla escolha Média...Química... Enem/ Múltipla escolha Média...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Elevada...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Média...Química... Pucsp/ Múltipla escolha Média...Química... Enem/ Múltipla escolha Elevada...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha

23 Média...Química... Unifesp/ Analítica Média...Química... Fatec/ Múltipla escolha Média...Química... Enem/ Múltipla escolha Média...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Média...Química... Fuvest/ Múltipla escolha Média...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Elevada...Química... Enem/ Múltipla escolha Média...Química... Mackenzie/ Múltipla escolha Elevada...Química... Unifesp/ Analítica Média...Química... Unesp/ Múltipla escolha Média...Química... Fgv/ Múltipla escolha Média...Química... Fgv/ Múltipla escolha Baixa...Química... Unesp/ Múltipla escolha Elevada...Química... Unesp/ Múltipla escolha Baixa...Química... Enem/ Múltipla escolha Média...Química... Unifesp/ Analítica Elevada...Química... Enem/ Múltipla escolha Baixa...Química... Ita/ Múltipla escolha Elevada...Química... Enem/ Múltipla escolha Média...Química... Unesp/ Analítica Baixa...Química... Fatec/ Múltipla escolha Média...Química... Fatec/ Múltipla escolha Média...Química... Unesp/ Múltipla escolha

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

Gabarito - Hidrocarbonetos

Gabarito - Hidrocarbonetos Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um pigmento

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1 Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos a) esteárico e oleico. d) palmítico e linolênico. b) linolênico e linoleico. e) linolênico

Leia mais

Gabarito -Funções Orgânicas 2015

Gabarito -Funções Orgânicas 2015 Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um pigmento

Leia mais

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS - TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE TEMPERATURA DE EBULIÇÃO Depende do tipo de -LIGAÇÃO INTERMOLECULAR e do - TAMANHO DAS MOLÉCULAS LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

Leia mais

R Profª Jaqueline Química. Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

R Profª Jaqueline Química. Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] a) Após a meia maratona, verifica-se um aumento na turbidez da urina dos atletas participantes. Esse fato é consequência

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

Química D Extensivo V. 4

Química D Extensivo V. 4 Química D Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 04) B I. II. III. 02) D Nas aminas terciárias, o nitrôgênio se liga a 3 carbonos. Isso ocorre nos dois compostos. 05) A O odor de peixe é provocado principalmente

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos). Carbono

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Química E Extensivo V. 5

Química E Extensivo V. 5 Química E Extensivo V. 5 Exercícios 01) a) b) 02) F V V F a) Errada. Existem séries homólogas em qualquer função. b) Certa. Na série homóloga, cada membro tem um CH 2 a mais. Massa molecular: 14µ. c) Certa.

Leia mais

ISOMERIA ESPACIAL. 1. (Mackenzie 2016)

ISOMERIA ESPACIAL. 1. (Mackenzie 2016) 1. (Mackenzie 2016) O ácido nalidíxico é um medicamento antibacteriano, utilizado no tratamento de infecções do trato urinário causadas por bactérias gram-negativas. Esse fármaco, cuja fórmula estrutural

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Luis Eduardo C. Aleotti Química Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos PROPRIEDADES FÍSICAS O que é? - Características da matéria, determinadas de forma experimental. - Não são alteradas,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE PROF. CHARLTON / JUAREZ

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE PROF. CHARLTON / JUAREZ LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE PROF. CHARLTON / JUAREZ 1. (Fuvest) Admite-se que as cenouras sejam originárias da região do atual Afeganistão, tendo sido levadas para outras partes do mundo por viajantes

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

Química E Extensivo V. 4

Química E Extensivo V. 4 Química E Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 02) A Exemplo de obtenção de benzoato de sódio: O O COH + NaHCO 3(aq) + CO Na + HO l + CO 2 () 2(g) Ácido benzoico + bicarbonato de sódio Benzoato de sódio 03)

Leia mais

R4 - GABARITO Profº Almir Química. 126 mg 0,126g 126 mg/ dl 0,126 g/ 0,10L 1,26 g/l 1dL 0,10 L Em 1L : 1 mol (glicos e) n.

R4 - GABARITO Profº Almir Química. 126 mg 0,126g 126 mg/ dl 0,126 g/ 0,10L 1,26 g/l 1dL 0,10 L Em 1L : 1 mol (glicos e) n. Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] a) As células β das ilhotas pancreáticas produzem e secretam o hormônio insulina. Esse hormônio determina a redução

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 4 Sal orgânico, anidrido de ácido carboxílico e haleto de ácido, amina, amida, isonitrila e nitrocomposto Nomenclaturas e aplicações...1 Módulo 5 Isomeria plana

Leia mais

Química E Extensivo V. 1

Química E Extensivo V. 1 Química E Extensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) D 03) C 04) D 05) C 06) E a) Errada. Cada ligação dupla possui dois elétrons pi. Como existem 11 ligações duplas, segue que o número de elétrons pi é 22. b)

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono primário Ligado diretamente, no máximo, a

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05 Resposta: 01 + 04 = 05 01. Correto. Apresenta carboxila e grupamento amino no carbono alfa. 02. Incorreto. Com a elevação do ph ocorre a desprotonação da carboxila formando carga negativa. 04. Correto.

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Quí. Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Isomeria 11 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O ciclo-propano e o éter etílico (etóxi-etano) foram muito utilizados, no passado, como anestésicos de inalação.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA Roteiro de Estudo: Pretende-se por meio deste revisar os conteúdos principais vistos ao longo do ano letivo de 2018 de modo a desenvolver subsídio à correta execução da Avaliação de Estudos Independentes

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros Maratona ENEM 2016 Química Prof. Geovani Barros Histórico *Fonte: Revista Superinteressante Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono Classificação dos átomos de carbono As moléculas de nanoputians

Leia mais

Química D Intensivo V. 1

Química D Intensivo V. 1 Química D Intensivo V. 1 Exercícios 01) A 07) B Na síntese de Wöhler, o cianato de amônio (inorgânico) foi transformado em ureia (orgânica). 02) 63 01. Certa. 02. Certa. 04. Certa. 08. Certa. 16. Certa.

Leia mais

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Química Orgânica Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Composição dos Compostos Orgânicos Características Gerais dos Compostos Orgânicos Capacidade de formar Cadeias Representação usual das Cadeias Carbônicas

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC1. A) As estruturas são sobreponíveis, ou seja, pertencem ao mesmo composto. B) Diasteroisômeros, ou seja, são estéreo isômeros, mas um não é imagem do outro.

Leia mais

1. (Ufrgs 2016) Reproduzir artificialmente todo o percurso químico de produção da morfina que acontece nas papoulas é um grande desafio.

1. (Ufrgs 2016) Reproduzir artificialmente todo o percurso químico de produção da morfina que acontece nas papoulas é um grande desafio. 1. (Ufrgs 2016) Reproduzir artificialmente todo o percurso químico de produção da morfina que acontece nas papoulas é um grande desafio. Em 2015, através da modificação genética do fermento, cientistas

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Alcoóis. -Nomenclatura IUPAC: Quantidade de C + tipo de ligação entre C + ol. Ex: Butan-2-ol. Fenóis

Alcoóis. -Nomenclatura IUPAC: Quantidade de C + tipo de ligação entre C + ol. Ex: Butan-2-ol. Fenóis Ácidos e Base -Numa reação entre um ácido e uma base, o ácido atua como o doador de prótons e a base como o aceptor de prótons. O íon H + é considerado um próton, então na reação o ácido perde um H + e

Leia mais

(extraído do artigo Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação. Química Nova. vol.35. n )

(extraído do artigo Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação. Química Nova. vol.35. n ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Ano Internacional da Cooperação pela Água A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água com a finalidade de uma reflexão

Leia mais

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos 1.0 Introdução Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos Composto orgânico Todo elemento que possui carbono na sua composição. Existem exceções grafite, monóxido de carbono, carboidratos... Química orgânica

Leia mais

Semana 10. a) Acidez. b) Basicidade. c) Solubilidade. d) Volatilidade. e) Aromaticidade.

Semana 10. a) Acidez. b) Basicidade. c) Solubilidade. d) Volatilidade. e) Aromaticidade. 01. (Espcex/Aman 2017) Considere as seguintes descrições de um composto orgânico: I. o composto apresenta 7 (sete) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada;

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana Isomeria Plana Isomeria Plana 1. Na natureza, várias substâncias possuem isômeros, que podem ser classificados de várias maneiras, sendo uma delas a isomeria funcional. Assinale a opção que apresenta um

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Gabarito-R Profº Jaqueline Química. a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C

Gabarito-R Profº Jaqueline Química. a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C 1: a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C 40 g em 100 ml. Adicionou-se 1,5 g de KOH a 35 ml de etanol, agitando-se continuamente a mistura. 100 ml (etanol) 40 g (KOH) 35 ml (etanol) mkoh mkoh 14

Leia mais

Introdução à Química Orgânica

Introdução à Química Orgânica Introdução à Química Orgânica O que é Química Orgânica? Acreditava-se, antigamente, que a química orgânica estudava os compostos extraídos de organismos vivos,na qual esses compostos orgânicos precisariam

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA 1 Profª Márcia Ribeiro Representação dos Compostos Orgânicos Os compostos orgânicos podem ser representados por diferentes fórmulas: Fórmula Estrutural Plana Fórmula Estrutural Condensada

Leia mais

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos QUÍMCA 1 MÓDULO 1. (ENEM 2010) Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos.

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Funções Orgânicas e Isomeria

Funções Orgânicas e Isomeria Funções Orgânicas e Isomeria Funções Orgânicas e Isomeria 1. Uma forma de organização de um sistema biológico é a presença de sinais diversos utilizados pelos indivíduos para se comunicarem. No caso das

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos Aumenta Propriedades das Moléculas Orgânicas Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos A partir das ligações químicas que unem os átomos de suas moléculas, e das forças que agem entre elas

Leia mais

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I ISOMERIA Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Conceito Podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular fenômeno chamado isomeria; Iso: igual; meros: parte; Portanto,

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre Nome: Ano: 3º E.M. Professor: Cassio Pacheco Setor A 1- A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2.10-5 mol/litro. Qual o produto de solubilidade

Leia mais

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA Pode-se afirmar com certeza que se não fosse pelo Carbono você não estaria lendo essa breve descrição agora. A química orgânica se preocupa com o entendimento da vida dada pelo Carbono

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo.

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo. Aula 1 Prova de Química - omentada 1. [EsPEx-2014] A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. ontém como princípio ativo o

Leia mais

Colégio Ressurreição Nossa Senhora

Colégio Ressurreição Nossa Senhora Colégio Ressurreição Nossa Senhora 3º ano do Ensino Médio Isomeria: plana, geométrica e óptica Prof. Enio S. Santos Isomeria vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes).

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1º TRIMESTRE Química 3ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Orgânica Características

Leia mais

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos Exercícios de Introdução a Orgânica e Hidrocarbonetos 1. A sibutramina (representada a seguir) é um fármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tem por finalidade agir como moderador

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p 1. (Ufg 2013) A fórmula de um alcano é CH n 2n+ 2, onde n é um inteiro positivo. Neste caso, a massa molecular do alcano, em função de n, é, aproximadamente: a) 12n b) 14n c) 12n + 2 d) 14n + 2 e) 14n

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

Ciência que estuda a química da vida

Ciência que estuda a química da vida Ciência que estuda a química da vida Mostra como o conjunto de moléculas inanimadas que constituem os seres vivos interagem para manter e perpetuar a vida seguindo as leis da química e da física e conferindo

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V Exercícios 01) E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção alcano Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve-se observar o sufixo (ano) de alcano,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015 CLÉGI NSSA SENHRA DE LURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015 Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUÍS FERNAND Roteiro de estudos para recuperação trimestral Conteúdo: Referência para estudo: Sites recomendados:

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

- Introdução à Química Orgânica Folha 01 João Roberto Mazzei

- Introdução à Química Orgânica Folha 01 João Roberto Mazzei 01. Um dos motivos de preocupação e conflito nas famílias diz respeito aos distúrbios do sono em adolescentes. Na fase da puberdade, o organismo atrasa em até quatro horas a produção da melatonina, hormônio

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o ramo da química que estuda os composto formados pelo arbono. São os compostos encontrados nos organismos vivos e representam 60% da massa do organismo:

Leia mais

QUÍMICA RESOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

QUÍMICA RESOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA QUÍMICA RESOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA Solução PC 01 [B] Se compararmos moléculas com o mesmo número de átomos de carbono, podemos afirmar que o ponto de ebulição de alcoóis é sempre maior do que o ponto de

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS Karla Gomes Diamantina-MG Introdução As substâncias orgânicas, em sua maioria, são formadas por moléculas. Estas interagem entre si por interações intermoleculares.

Leia mais

Prof. Willame Bezerra

Prof. Willame Bezerra 1. Os feromônios são compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto. Um dos tipos de feromônios são os chamados atraentes sexuais de insetos, que facilitam sua reprodução.

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico.

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. Resposta: 76 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. H 2 CO 3 + KOH = K 2 CO 3 + H 2 0 02. Incorreta. O nox do carbono é +4. 04. Correta.

Leia mais

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica Exercícios sobre isomeria espacial geométrica 01. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula,

Leia mais

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Isomeria Tipos de Isomeria Isomeria Plana De cadeia De posição Metameria De função Tautomeria Isomeria Espacial Geométrica (Cis-Trans) Ótica 1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que

Leia mais

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 2015 Química Orgânica estudo dos compostos do carbono com propriedades específicas. 1 O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade

Leia mais

Ciência que estuda a química da vida (características dos seres vivos)

Ciência que estuda a química da vida (características dos seres vivos) Ciência que estuda a química da vida (características dos seres vivos) Características dos seres vivos 1 - Complexidade química e organização microscópica Elementos químicos comuns C, O, N, H e P Grande

Leia mais

Química D Extensivo V. 3

Química D Extensivo V. 3 GABARIT Química D Extensivo V. 3 Exercícios 01) A 02) D 03) D 04) 05) B 06) D adeia aberta, ramificada, saturada (somente ligações simples entre carbonos) e homogênea (somente carbonos e hidrogênios na

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA 1. (Espcex) A tabela abaixo cria uma vinculação de uma ordem com a fórmula estrutural do composto orgânico, bem como o seu uso ou característica: Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica 1 Produção

Leia mais

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA 3 o EM QUÍMIA Lista de Isomeria Lista de isomeria plana, geométrica e ótica. Plana 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e B. Propriedades A B Estado físico nas condições ambientes líquido

Leia mais

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Princípios fisico-químicos laboratoriais Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 3 Química orgânica o Seção 3.1 Ligação e estrutura molecular o Seção 3.2 Funções orgânicas - Hidrocarbonetos

Leia mais

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Instituto Santa Teresa PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 01- CESGRANRIO-RJ) A respeito da isomeria nos compostos orgânicos, considere o esquema a seguir: Apresente os produtos

Leia mais