MANEJO DAS DOENÇAS DE VERÃO NA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃS. Onofre Berton Eng. Agr. PhD Fitopatologista Epagri/Estação Experimental de Caçador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANEJO DAS DOENÇAS DE VERÃO NA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃS. Onofre Berton Eng. Agr. PhD Fitopatologista Epagri/Estação Experimental de Caçador"

Transcrição

1 MANEJO DAS DOENÇAS DE VERÃO NA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃS Onofre Berton Eng. Agr. PhD Fitopatologista Epagri/Estação Experimental de Caçador

2

3 Objetivo Definir a forma mais adequada de reduzir as perdas causadas pelos patógenos na cultura com o uso mínimo de agrotóxicos, com uso de produtos de menor risco para o homem e para o ambiente com a preservação dos organismos benéficos.

4 ESTRATÉGIAS Redução das fontes de inóculo durante o ciclo vegetativo. antes e Evitar práticas de manejo que aumentem a susceptibilidade das plantas e/ou favoreçam as condições para o início das infecções. Evitar práticas de manejo que impeçam a proteção adequada da cultura e/ou favoreçam o início das epidemias (molhamento foliar.

5 ESTRATÉGIAS Ex.: Adubação Desequilibrada; Excesso de N; Sombreamento excessivo; Manejo inadequado de plantas daninhas; Escolha da cultivar e/ou local inadequado; Exposição inadequada.

6 ESTRATÉGIAS Reduzir o surgimento de estirpes resistentes dos patógenos: Alternando produtos; Pelo uso de misturas entre sistêmico e contato; Utilizando as recomendações do FRAC.

7 Mancha de Glomerella Colletotrichum gloeosporioides, C. acutatum e provavelmente C. dematium. Precipitação abundante e freqüente e temperatura média de 15ºC. Evolução de homotálico para heterotálico.

8 Mancha de Glomerella Evolução de homotálico para heterotálico: A forma perfeita necessita de hifas de sinais contrários; Maior variabilidade genética; Isolados patogênicos em folhas, mas não causam podridão amarga nos frutos; Isolados que podem ou não formar peritécios em meio de cultura; Isolados resistentes e susceptíveis ao Benomyl; Isolados mais agressivos em certas cultivares; Isolados com ausência, baixa, média e alta esporulação.

9 Mancha das Folhas e Frutos da Macieira por Glomerella cingulata / Colletotrichum gloeosporioides e Colletotrichum sp. Características da doença e do Patógeno

10

11 CONTROLE Melhorar a drenagem do pomar. Reduzir o inóculo inicial pelo uso de produtos cúpricos no inverno. Aumentar a ventilação nas plantas. Retirada e destruição dos frutos com podridão amarga, restos de poda e frutos mumificados. Promover a decomposição das folhas no outono. Em vales e locais baixos usar cv. Resistentes.

12 CONTROLE Mancozeb, Propineb, Captan, Folpet, Fluazinam, Dithianon, Chlorothalonil, Famoxadone + Mancozeb e Benzimidazóis com um protetor na dosagem registrada em intervalo máximo de 10 dias e repetidos com 30 mm de chuva acumulada no período. Dithiocarbamatos registrados (Mancozeb e Propineb) Restrições da OILB pelo efeito prejudicial aos inimigos naturais de ácaros. 3 kg/ha alternados com outros grupos. Uso seqüencial somente com autorização de técnico responsável ou condições de alto risco epidemiológico. Uso restrito de chlorothalonil e benzimidazóis (3 por ciclo).

13 CONTROLE Condições de alto risco epidemiológico: Duas chuvas em um intervalo de 24h, cada uma seguida de pelo menos 10h de molhamento foliar e temperatura igual ou superior a 15ºC. Um modelo de previsão já está sendo testado no campo.

14 Continuar os tratamentos em áreas infectadas após a colheita. Resistentes: Fuji, Fuji Suprema, Mollies Delicious, Fred Hough, Baronesa, Imperatriz. Susceptíveis: Gala, Royal Gala, Pink Lady, Golden Delicious, Belgolden, Condessa, Liz Gala e Granny Smith.

15 Podridão o amarga Glomerella cingulata = Colletotrichum gloeosporioides, C. Acutatum

16 Podridão amarga (Glomerella cingulata / C. gloeosporioides e C. acutatum) Sintomas e sinais da doença

17

18 A infecção pode começar pela epiderme intacta. Ciclo. Sobrevivência: gemas, frutos mumificados, cancros e superfície das plantas.

19 Precipitação abundante a freqüente e temperatura entre 22 e 26ºC. Disseminação: Chuva e vento. Susceptibilidade. 11*10 6 esporos/cm 2.

20 CONTROLE Semelhante ao usado para mancha de Glomerella. (Mesmos fungicidas utilizados). Captan com fosfito de K próximo da colheita tem mostrado bons resultados. Uso alternado dos dithiocarbamatos com outros grupos de fungicidas. Uso restrito de Clorothalonil e Benzimidazóis.

21 CONTROLE Aumentar a ventilação nas plantas; Melhorar a drenagem do pomar; Quebra-ventos não compactos; Manter invasoras baixas na fileira; Reduzir o inóculo inicial pelo uso de produtos cúpricos no inverno; Promover rápida decomposição das folhas no outono; Retirada e destruição dos frutos com podridão amarga, restos de poda e frutos mumificados.

22 Podridão branca das maçãs e cancro de papel das macieiras (Botryosphaeria dothidea) O patógeno, a doença e os sintomas

23 PODRIDÃO O BRANCA E CANCRO DE PAPEL Botryosphaeria dothidea = Fusicoccum aesculi. B. dothidea, B. obtusa e B. stevensii (sobre cancros). Ocorrência das duas formas sobre os cancros.

24

25 Liberação de esporos. Infecção latente em frutos imaturos e em ramos. A determinação permite identificar lotes, quadras ou pomares para a tomada de decisão quanto ao armazenamento dos frutos e previsão de perdas. 178 picnídios/peritécios/cm 2 de cancro.

26 CONTROLE Redução do inóculo inicial, profilaxia e manejo do pomar. Evitar estresse hídrico no plantio (dias quentes e mudas saídas da câmara fria. Reduzir/evitar danos por agroquímicos e queima pelo sol. Determinar a infecção latente em janeiro.

27 CONTROLE : Detecção precoce

28 PODRIDÃO O CARPELAR Alternaria, Fusarium, Botrytis, Colletotrichum, Botryosphaeria, Cryptosporiopsis relatados. Infecção latente e manifestação. Abertura do cálice. Invasão dos patógenos durante a floração.

29

30

31 CONTROLE Pulverizações durante a floração, apresentam resultados variáveis. Kresoxim-methyl (Stroby) e difenoconazole (Score) reduzem até 40% nas condições do Chile.

32 MANCHA NECRÓTICA FOLIAR Características da doença: distúrbio fisiológico Caracteriza-se pela ocorrência de manchas necróticas irregulares, nas folhas maduras. No geral, as folhas do segmento médio dos ramos são mais afetadas. As lesões afetam exclusivamente as folhas.

33 MANCHA NECRÓTICA FOLIAR Distúrbio fisiológico (temp. do ar, baixa luminosidade e alta umidade do solo). Período chuvoso com baixa temp. de 4 a 5 dias precede vários dias quentes e ensolarados.

34 MANCHA NECRÓTICA FOLIAR Folhas totalmente desenvolvidas próximo das nervuras. Cv. Gala, Golden Delicious e Pink Lady.

35

36 CONTROLE Dithiocarbamatos. Óxido de zinco. Zinco quelatizado. Zn enzima triptofano ácido indol-acético (AIA). A incidência da senescência aumenta à medida que as folhas envelhecem e apresentam baixos teores de AIA e giberelinas. Este processo é acelerado pelas elevadas temperaturas nos meses de verão.

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SULFOCAL (RCNAGRO) NO CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SULFOCAL (RCNAGRO) NO CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS Folha: 1 de 5 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SULFOCAL (RCNAGRO) NO CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS Rosa Maria Valdebenito Sanhueza 1 Murilo César dos Santos 2 Geraldine de Andrade Meyer 3 INTRODUÇÃO As doenças

Leia mais

ESTUDOS DO MODELO E DE REGIMES DE CHUVA NO MANEJO DA PODRIDÃO OLHO DE BOI NAS MAÇÃS. Dr. Murilo César dos Santos Eng. Agrônomo - Fitopatologista

ESTUDOS DO MODELO E DE REGIMES DE CHUVA NO MANEJO DA PODRIDÃO OLHO DE BOI NAS MAÇÃS. Dr. Murilo César dos Santos Eng. Agrônomo - Fitopatologista ESTUDOS DO MODELO E DE REGIMES DE CHUVA NO MANEJO DA PODRIDÃO OLHO DE BOI NAS MAÇÃS Dr. Murilo César dos Santos Eng. Agrônomo - Fitopatologista DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA E NÚMERO DE HORAS DE MOLHAMENTO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DITHANE E CERCAP COM E SEM AGR ÓLEO NO CONTROLE DA MANCHA FOLIAR DA GALA. Onofre Berton

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DITHANE E CERCAP COM E SEM AGR ÓLEO NO CONTROLE DA MANCHA FOLIAR DA GALA. Onofre Berton 1 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DITHANE E CERCAP COM E SEM AGR ÓLEO NO CONTROLE DA MANCHA FOLIAR DA GALA INTRODUÇÃO Onofre Berton A doença da macieira conhecida como podridão amarga causada por Glomerella

Leia mais

COMPORTAMANTO DA SAFRA 2015/2016 UMA ANÁLISE DO INÍCIO DO CICLO

COMPORTAMANTO DA SAFRA 2015/2016 UMA ANÁLISE DO INÍCIO DO CICLO COMPORTAMANTO DA SAFRA 2015/2016 UMA ANÁLISE DO INÍCIO DO CICLO José Luiz Petri e André Amarildo Sezerino Pesquisadores da Epagri/Estação Experimental de Caçador No ano de 2015 observa-se um comportamento

Leia mais

Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM. Ano: Ciclo: POMAR:

Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM. Ano: Ciclo: POMAR: Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM Ano: Ciclo: POMAR: em 14/09/2006 Válido para o Cíclo 2007 2007 Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã - PIM Identificação: Nome do Produtor/Empresa:...

Leia mais

Embrapa Uva e Vinho CURSO SOBRE PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃ João Bernardi Alexandre Hoffman

Embrapa Uva e Vinho CURSO SOBRE PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃ João Bernardi Alexandre Hoffman Embrapa Uva e Vinho CURSO SOBRE PRODUÇÃO INTEGRADA DE MAÇÃ João Bernardi Alexandre Hoffman www.cnpuv.embrapa.br Normas PIM: PORTA-ENXERTO OBRIGATÓRIAS: Usar somente porta-enxertos (P.E.) recomendados;

Leia mais

Manchas de Phoma. Manchas de Phoma. Cercosporiose Mancha de Olho Pardo Mancha de Olho de Pomba

Manchas de Phoma. Manchas de Phoma. Cercosporiose Mancha de Olho Pardo Mancha de Olho de Pomba Centro Universitário do Triângulo Patógeno: Hemileia vastatrix Doenças do Cafeeiro Engenharia Agronômica 5º período Professor: João Eduardo Ribeiro da Silva Iniciou no Brasil da década de 70 atualmente

Leia mais

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemiologia Vegetal Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemia é o aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão, isto

Leia mais

Contrato: 001_2009 RCN Uso de Viçosa HF para controle de mancha de Gala Projeto: 001_2009 RCN (Colletotrichum gloeosporioides) Folha: 1 de 7

Contrato: 001_2009 RCN Uso de Viçosa HF para controle de mancha de Gala Projeto: 001_2009 RCN (Colletotrichum gloeosporioides) Folha: 1 de 7 (Colletotrichum gloeosporioides) Folha: 1 de 7 1. TÍTULO: Uso do BORDASUL, SULFOCAL e VIÇOSA HF para o controle da mancha das folhas da Gala e podridão amarga (Colletotrichum gloeosporioides) em macieiras

Leia mais

1 = Doutores em Fitopatologia Epagri: Estação Experimental de São Joaquim.

1 = Doutores em Fitopatologia Epagri: Estação Experimental de São Joaquim. Autores: Leonardo Araujo 1, Jerônimo Vieira de Araújo Filho 1, Ruan Carlos Navarro Furtado 2 1 = Doutores em Fitopatologia Epagri: Estação Experimental de São Joaquim (leonardoaraujo@epagri.sc.gov.br;

Leia mais

PODRIDÃO FLORAL Medidas essenciais de controle

PODRIDÃO FLORAL Medidas essenciais de controle PODRIDÃO FLORAL Medidas essenciais de controle PODRIDÃO FLORAL A podridão floral, também conhecida como estrelinha é uma doença de ocorrência esporádica que pode se tornar uma epidemia severa em anos de

Leia mais

Capa (Foto: Ricardo B. Pereira).

Capa (Foto: Ricardo B. Pereira). Queima-das-folhas da cenoura Ricardo Borges Pereira Pesquisador Dr. em Fitopatologia Embrapa Hortaliças, Brasília-DF Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho Pesquisador Dr. em Melhoramento de plantas Embrapa

Leia mais

Programa de Melhoramento Genético da Macieira na Epagri, Brasil

Programa de Melhoramento Genético da Macieira na Epagri, Brasil Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina Estação Experimental de Caçador Programa de Melhoramento

Leia mais

Controle de doenças fúngicas da florada à maturação dos frutos. Principais doenças fúngicas. Pinta Preta Verrugose Melanose.

Controle de doenças fúngicas da florada à maturação dos frutos. Principais doenças fúngicas. Pinta Preta Verrugose Melanose. 41ª Semana da Citricultura - 05.06.2019 Controle de doenças fúngicas da florada à maturação dos frutos Dr. Geraldo J. Silva Junior Pesquisador Doenças causadas por fungos geraldo.silva@fundecitrus.com.br

Leia mais

Pinta-preta dos citros. Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine

Pinta-preta dos citros. Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine Pinta-preta dos citros Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine Pinta preta ou mancha preta dos citros é uma doença causada pelo fungo Guignardia citricarpa, que afeta todas as variedades de laranjas doces, limões

Leia mais

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 Gilmar Ribeiro Nachtigall 1 & Fernando José Hawerroth 2 No período de agosto a dezembro de 2017 foi registrado uma situação similar para as temperaturas máximas e mínimas

Leia mais

TRATAMENTO DE SEMENTES

TRATAMENTO DE SEMENTES INTRODUÇÃO TRATAMENTO DE SEMENTES LPV 638 - PRODUÇÃO DE SEMENTES Ana D. L. Coelho Novembre PARÂMETROS DE QUALIDADE DA SEMENTE GENÉTICO FÍSICO FISIOLÓGICO SANITÁRIO 1 2 INTRODUÇÃO SEMENTE ALVO DAS PRAGAS

Leia mais

Como identificar o Cancro europeu das pomáceas

Como identificar o Cancro europeu das pomáceas Como identificar o Cancro europeu das pomáceas O cancro europeu das pomáceas, também conhecido como cancro de néctria, é uma importante doença da macieira na maioria dos países onde ela ocorre. É causada

Leia mais

Doenças da Pupunha no Estado do Paraná

Doenças da Pupunha no Estado do Paraná Doenças da Pupunha no Estado do Paraná Álvaro Figueredo dos Santos Dauri José Tessmann João Batista Vida Rudimar Mafacioli A pupunha é cultura de introdução recente no Estado do Paraná e tem sido cultivada

Leia mais

DOENÇA. Fenômeno de natureza complexa, que não tem definição precisa, mas que possui características básicas, essenciais

DOENÇA. Fenômeno de natureza complexa, que não tem definição precisa, mas que possui características básicas, essenciais Conceitos Básicos O que é DOENÇA? Limite entre normal/sadio - anormal/doente doença x injúria física ou química doença x praga (afetam o desenvolvimento) Fatores ambientais - causas de doença DOENÇA Fenômeno

Leia mais

Produção Integrada de Maçã - PIM

Produção Integrada de Maçã - PIM Produção Integrada de Maçã - PIM Normas Técnicas e Documentos de Acompanhamento da Produção Integrada de Maçã. Japiassú de Melo Freire Marco Legal - PIF BRASIL Instrução Normativa Nº 20 MAPA Setembro de

Leia mais

13 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS INTRODUÇÃO PRINCIPAIS DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS. Escaldadura superficial

13 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS INTRODUÇÃO PRINCIPAIS DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS. Escaldadura superficial 13 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS 143 César Luis Girardi Rufino Fernando Flores-Cantillano INTRODUÇÃO Os distúrbios fisiológicos são alterações de caráter não-parasitário que afetam as frutas, alterando seu metabolismo

Leia mais

Cultivo do Milho

Cultivo do Milho 1 de 7 23/5/2011 14:41 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia Manejo de solos Fertilidade de solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Pragas

Leia mais

MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO

MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO Luiz Gonzaga Chitarra Fitopatologista Embrapa Algodão Luiz.chitarra@embrapa.br ASPECTOS GERAIS MANCHA DE RAMULARIA Causada pelo fungo Ramularia areola Atk.;

Leia mais

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Capítulo 19 Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Elizabeth de Oliveira Fernando Tavares Fernandes José Avelino Santos Rodrigues Flávio Dessaune Tardin Elena Charlotte

Leia mais

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM)

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM) SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM) Área temática Poda Obrigatórias Proceder à condução e poda para o equilíbrio entre a atividade vegetativa e a produção regular em macieira; A altura da planta

Leia mais

Comunicado Técnico 72

Comunicado Técnico 72 Comunicado Técnico 72 ISSN 1679-0162 Novembro, 2003 Sete Lagoas, MG Doenças Foliares de Sorgo Carlos Roberto Casela 1 Alexandre da Silva Ferreira 2 Fernando T. Fernandes 3 Nicésio F. J. A. Pinto 4 A grande

Leia mais

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc DIAGNOSE E CONTROLE DE MOLÉSTIAS DE PLANTAS ÊNFASE EM MOLÉSTIAS DA ALFAFA 1 Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação

Leia mais

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS Principais doenças da Melancia CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXÍLIO COORDENADORIA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOENÇAS FÚNGICAS QUE ATINGEM A MELANCIA INTRODUÇÃO Condições

Leia mais

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE FÍSICO DE DOENÇAS DE PLANTAS

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE FÍSICO DE DOENÇAS DE PLANTAS Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE FÍSICO DE DOENÇAS DE PLANTAS DOENÇAS DE PLANTAS DOENÇAS DE PLANTAS FORMAS DE CONTROLE Controle biológico Controle cultural Controle físico Controle genético

Leia mais

CANCRO CÍTRICO. Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine

CANCRO CÍTRICO. Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine CANCRO CÍTRICO Eng.-Agr. Derli Paulo Bonine Doença causada por uma bactéria: Xantomonas axonopodis pv citri Conseqüências: Queda de frutas e folhas Impede a comercialização Ameaça para os demais pomares

Leia mais

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO:

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO: DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA Disciplina: Fitopatologia Geral Triângulo da doença Ambiente e Doença PLANTA DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA PLANTA Triângulo da doença Componente relevante nesta interação, podendo

Leia mais

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma 137 Giberela em trigo Maria Imaculada Pontes Moreira Lima Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma doença de espigas de trigo de expressão econômica mundial para a cultura. É causada, principalmente,

Leia mais

Doenças da Raiz e do Caule da Cebola

Doenças da Raiz e do Caule da Cebola Doenças da Raiz e do Caule da Cebola Podridão basal (Fusarium oxysporum f. sp. cepae (Hansen) Shyderc Hansen.) e raiz rosada (Phoma terrestris ) são duas doenças do solo de alto impacto para a cebola.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS CAUSADAS PELAS DOENÇAS DE VERÃO DAS MACIEIRAS

CARACTERÍSTICAS E CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS CAUSADAS PELAS DOENÇAS DE VERÃO DAS MACIEIRAS CARACTERÍSTICAS E CONTROLE DAS PODRIDÕES DE MAÇÃS CAUSADAS PELAS DOENÇAS DE VERÃO DAS MACIEIRAS Rosa M V Sanhueza Agapomi 15/08/2014 A B C PATÓGENOS QUE CAUSAM DE VERÃO AS DOENÇAS Colletotrichum Botryosphaeria

Leia mais

Nitrato de potássio pode ser utilizado por um ou mais dos seguintes motivos:

Nitrato de potássio pode ser utilizado por um ou mais dos seguintes motivos: Motivos para se utilizar o nitrato de potássio em aplicações foliares Nitrato de potássio pode ser utilizado por um ou mais dos seguintes motivos: - Para evitar a ocorrência de deficiência nutricional

Leia mais

INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS. Programa da aula

INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS. Programa da aula INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS Renato Bassanezi Marcelo Miranda Programa da aula Ações de fatores abióticos sobre o hospedeiro Ações de fatores abióticos sobre as pragas

Leia mais

INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS. Renato Bassanezi Marcelo Miranda

INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS. Renato Bassanezi Marcelo Miranda INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS Renato Bassanezi Marcelo Miranda Programa da aula Ações de fatores abióticos sobre o hospedeiro Ações de fatores abióticos sobre as pragas

Leia mais

Cultivo do Sorgo

Cultivo do Sorgo 1 de 9 23/5/2011 14:43 Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Solos Nutrição e Adubação Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Mercado e comercialização

Leia mais

Incidência de podridão amarga em macieira e sua relação com danos de mosca-das-frutas

Incidência de podridão amarga em macieira e sua relação com danos de mosca-das-frutas volume 2 número 3 p 1-5 Incidência de podridão amarga em macieira e sua relação com danos de mosca-das-frutas Onofre Berton A podridão amarga 1 causada pelo fungo Colletotrichum spp. é uma das mais importantes

Leia mais

Introdução. Origem. Vantagens do cultivar 5C5426 Venice

Introdução. Origem. Vantagens do cultivar 5C5426 Venice Introdução De forma geral, os clones de 'Gala' são colhidos desde o início de fevereiro até meados de março. Porém, o uso de diferentes tecnologias de manejo da colheita causa a elevação dos custos de

Leia mais

PRATICAS DE MANEJO DE QUEBRA DE DORMÊNCIA EM FRUTAS DE SEMENTE JOSÉ LUIZ PETRI

PRATICAS DE MANEJO DE QUEBRA DE DORMÊNCIA EM FRUTAS DE SEMENTE JOSÉ LUIZ PETRI PRATICAS DE MANEJO DE QUEBRA DE DORMÊNCIA EM FRUTAS DE SEMENTE JOSÉ LUIZ PETRI 0,2% 6,1% 53% Regiões Brasileiras Produtoras de Maçã Fraiburgo/SC (650HF) 40,7% São Joaquim/SC (935HF) Vacaria/RS (770HF)

Leia mais

DOENÇAS DO ABACATEIRO

DOENÇAS DO ABACATEIRO DOENÇAS DO ABACATEIRO Ivan Herman Fischer Eng o Agrônomo, Doutor em Fitopatologia e PqC V da APTA Regional Centro-Oeste Paulista, Bauru (SP). Podridão de raízes (Phytophthora cinnamomi) Considerada uma

Leia mais

Controle Cultural de Doenças do Algodoeiro. Alderi Emídio de Araújo Eng o Agr o, Fitopatologista, M. Sc. Pesquisador Embrapa Algodão

Controle Cultural de Doenças do Algodoeiro. Alderi Emídio de Araújo Eng o Agr o, Fitopatologista, M. Sc. Pesquisador Embrapa Algodão Controle Cultural de Doenças do Algodoeiro Alderi Emídio de Araújo Eng o Agr o, Fitopatologista, M. Sc. Pesquisador Embrapa Algodão Controle cultural o que é? Práticas agrícolas que visam erradicar ou

Leia mais

14/05/2012. Doenças do cafeeiro. 14 de maio de Umidade. Temperatura Microclima AMBIENTE

14/05/2012. Doenças do cafeeiro. 14 de maio de Umidade. Temperatura Microclima AMBIENTE 14/05/2012 Doenças do cafeeiro Doutoranda Ana Paula Neto Prof Dr. José Laércio Favarin 14 de maio de 2012 Umidade AMBIENTE PATÓGENO Temperatura Microclima HOSPEDEIRO 1 DOENÇAS Ferrugem Hemileia vastatrix

Leia mais

RESISTÊNCIA DE PATÓGENOS DA MACIEIRA NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL. Rosa Maria Valdebenito Sanhueza 1

RESISTÊNCIA DE PATÓGENOS DA MACIEIRA NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL. Rosa Maria Valdebenito Sanhueza 1 RESISTÊNCIA DE PATÓGENOS DA MACIEIRA NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL Rosa Maria Valdebenito Sanhueza 1 A macieira apresenta numerosas doenças no Brasil e as de maior importância são a sarna da macieira (Venturia

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE

PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE PRINCÍPIOS WHETZEL. Exclusão. Erradicação. Proteção. Imunização. Terapia * Evasão * Regulação MODALIDADES DE CONTROLE. Controle Cultural. Controle Genético. Controle Físico.

Leia mais

Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores Produção Integrada de Goiaba

Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores Produção Integrada de Goiaba Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores Produção Integrada de Goiaba MANEJO DAS DOENÇAS DA GOIABEIRA Ivan Herman Fischer (APTA Centro Oeste-Bauru) Campinas-SP 11/11/2011 Principais doenças da goiabeira

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DAS PODRIDÕES DOS CACHOS EM UVAS FINAS DE MESA NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONTROLE BIOLÓGICO DAS PODRIDÕES DOS CACHOS EM UVAS FINAS DE MESA NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO CONTROLE BIOLÓGICO DAS PODRIDÕES DOS CACHOS EM UVAS FINAS DE MESA NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO Rosemeire de Lellis Naves ; Rosa Maria Valdebenito Sanhueza 2 ; Ana Paula dos Santos Santana 3,5 ; Clayton

Leia mais

Análise crítica da dependência dos fungicidas para o manejo de doenças em soja. Carlos Forcelini

Análise crítica da dependência dos fungicidas para o manejo de doenças em soja. Carlos Forcelini Análise crítica da dependência dos fungicidas para o manejo de doenças em soja Carlos Forcelini Campo experimental UPF Foto: Laercio Hoffmann Campo Experimental UPF Campo experimental Cotripal Principais

Leia mais

Dinâmica e manejo de doenças. Carlos A. Forcelini

Dinâmica e manejo de doenças. Carlos A. Forcelini Dinâmica e manejo de doenças Carlos A. Forcelini Campo Experimental UPF (28º10 S, 52º20 W, 687m) 6 km Manejo de doenças e rendimento de grãos Com manejo Sem manejo 2009 58 27 2010 56 33 2011 61 45 Fatores

Leia mais

Características das plantas

Características das plantas Introdução o Brasil está entre os dez maiores produtores de maçã no mundo, embora cerca de 90% das frutas sejam oriundas de apenas dois grupos de cultivares: Gala e Fuji. Esses cultivares são de alto requerimento

Leia mais

Doenças Fúngicas da Videira e seu Controle - Tabelas

Doenças Fúngicas da Videira e seu Controle - Tabelas Doenças Fúngicas da Videira e seu Controle - Tabelas Tabela 1. Recomendações para o controle químico das principais doenças fúngicas da videira. Doença Patógeno Estádio fenológico antracnose escoriose

Leia mais

Padrão de Dispersão de Fungos em Mangueira Irrigada

Padrão de Dispersão de Fungos em Mangueira Irrigada 108 Padrão de Dispersão de Fungos em Mangueira Irrigada Padrão de Dispersão de Fungos em Mangueira Irrigada Dispersion Pattern of Fungi in Irrigated Mangoes Fabiana Moreira Silva 1 ; Fernanda Gleiciane

Leia mais

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS Controle de doenças de plantas Introdução * Doenças de plantas; * Controle de doenças de plantas: - Prevenção dos prejuízos de

Leia mais

PODRIDÃO NEGRA DA VIDEIRA BLACK - ROT Guignardia bidwellii (Ellis) Viala & Ravaz

PODRIDÃO NEGRA DA VIDEIRA BLACK - ROT Guignardia bidwellii (Ellis) Viala & Ravaz Direcção de Serviços de Agricultura e Pescas Divisão de Protecção e Qualidade da Produção Estação de Avisos da Bairrada PODRIDÃO NEGRA DA VIDEIRA BLACK - ROT Estação de Avisos da Bairrada: Isabel Magalhães

Leia mais

XXI Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol IX Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol PRINCIPAIS DOENÇAS E ESTRATÉGIAS DE MANEJO

XXI Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol IX Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol PRINCIPAIS DOENÇAS E ESTRATÉGIAS DE MANEJO XXI Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol IX Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol PRINCIPAIS DOENÇAS E ESTRATÉGIAS DE MANEJO Eng. Agr. Valtemir J. Carlin - AGRODINÂMICA LONDRINA, PR - 28 DE

Leia mais

1 de 6 13/05/ :42

1 de 6 13/05/ :42 1 de 6 13/05/2013 16:42» visite o site do RuralBR 13/05/2013 Palavr Busca Os parreirais da Serra Gaúcha apresentam grande heterogeneidade de condução, o que pode complicar o manejo adequado das doenças

Leia mais

MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA. Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003

MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA. Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003 I SIMPÓSIO SIO DE CITRICULTURA IRRIGADA MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003 MANEJO DAS IRRIGAÇÕES - Maximizar a produção e a qualidade,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL DA FAVORABILIDADE CLIMÁTICA À OCORRÊNCIA DA SARNA DA MACIEIRA NO BRASIL

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL DA FAVORABILIDADE CLIMÁTICA À OCORRÊNCIA DA SARNA DA MACIEIRA NO BRASIL DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL DA FAVORABILIDADE CLIMÁTICA À OCORRÊNCIA DA SARNA DA MACIEIRA NO BRASIL SILVIO ANDRÉ MEIRELLES ALVES 1, EMÍLIA HAMADA 2, THÁLITA CARRIJO DE OLIVEIRA 3 1 Pesquisador, Embrapa

Leia mais

Comunicado Técnico 60

Comunicado Técnico 60 Comunicado Técnico 60 ISSN 1679-0162 Dezembro, 2002 Sete Lagoas, MG CULTIVO DO MILHO Podridões do Colmo e das Raízes Fernando Tavares Fernandes 1 Elizabeth de Oliveira Carlos Roberto Casela Alexandre da

Leia mais

Manejo da Cultura da Cultura do Girassol

Manejo da Cultura da Cultura do Girassol Manejo da Cultura da Cultura do Girassol Vicente de Paulo Campos Godinho Embrapa Rondônia Londrina - PR 29 de outubro de 2015 Temas abordados A cultura na Argentina ameaças e oportunidades Um relato sobre

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro ou nos processos

Leia mais

Cicular Técnica I Número 25

Cicular Técnica I Número 25 Cicular Técnica I Número 25 I ISSN 1516-5914 Fevereiro, 1999 CARACTER~STICAS E CONTROLE DE Glomerella cinguleta (Collctof richum gloeosporioidesl. AGENTE CAUSAL DA MANCHA DAS MLHAS E FRUTOS DA MAC1ElRA

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III ABSORÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINEIRAIS. Grupo III PODRIDÕES DE RAÍZ E COLO

CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III ABSORÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINEIRAIS. Grupo III PODRIDÕES DE RAÍZ E COLO CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE MCNEW Processos fisiológicos vitais: Grupos de doenças: CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III MARGARETE CAMARGO Segundo semestre de 2013 1. Acúmulo de material

Leia mais

5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo

5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo 5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo Sumário Apresentação 1. OS PATÓGENOS POR TRÁS DA DOENÇA 2. SAIBA IDENTIFICAR O PROBLEMA NA LAVOURA 3. COMO A PLANTA DE MILHO INTERAGE COM

Leia mais

Fundamentos e Práticas de Manejo da Planta e do Solo na Produção Integrada de Maçã

Fundamentos e Práticas de Manejo da Planta e do Solo na Produção Integrada de Maçã Fundamentos e Práticas de Manejo da Planta e do Solo na Produção Integrada de Maçã José Luis Petri Alexandre Hoffmann João Bernardi Adilson J. Pereira Gabriel Berenhauser Leite A produção integrada de

Leia mais

Fungo Phoma em Orquídeas

Fungo Phoma em Orquídeas Fungo Phoma em Orquídeas 10/04/2017 Fungos Patogênicos A enfermidade causada pelo fungo do Phoma sp, é pouco descrita e relatada na orquidofilia brasileira, talvez pela falta de estudos mais aprofundados,

Leia mais

Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo

Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo 114 Restos Vegetais da Mangueira e sua Importância como Fonte de Inóculo em Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo Mango Debris and Their

Leia mais

5 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS INTRODUÇÃO PRINCIPAIS DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS DAS POMÁCEAS NO BRASIL. Escaldadura superficial ( Scald ) Sintomas.

5 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS INTRODUÇÃO PRINCIPAIS DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS DAS POMÁCEAS NO BRASIL. Escaldadura superficial ( Scald ) Sintomas. 45 5 DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS Fernando Flores-Cantillano César Luis Girardi INTRODUÇÃO Os distúrbios fisiológicos são alterações de caráter não-parasitário que afetam as frutas, alterando seu metabolismo

Leia mais

LEF 424 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE

LEF 424 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE LEF 424 PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE ambiente patógeno hospedeiro Componentes do processo de doença Disseminação Ciclo Secundário Infecção Colonização Reprodução Sobrevivência Hopedeiro doente Ciclo Primário

Leia mais

Circular. Técnica. Características e controle da podridão olho de boi nas maçãs do Sul do Brasil ISSN

Circular. Técnica. Características e controle da podridão olho de boi nas maçãs do Sul do Brasil ISSN ISSN 1808-6810 66?? Circular Técnica Bento Gonçalves, RS Dezembro, 2006 Autores Rosa Maria Valdebenito Sanhueza Pesquisadora Embrapa Uva e Vinho, Caixa Postal 130, CEP 95700-000 Bento Gonçalves, RS Marta

Leia mais

Comunicado 67 Técnico

Comunicado 67 Técnico Comunicado 67 Técnico ISSN 188-682 Julho, 26 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 26 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 A radiação solar, a temperatura do ar,

Leia mais

O Clima e o desenvolvimento dos citros

O Clima e o desenvolvimento dos citros O Clima e o desenvolvimento dos citros Flórida 2010 Glauco de Souza Rolim Centro de Ecofisiologia e Biofísica IAC rolim@iac.sp.gov.br glaucorolim@gmail.com VII Simpósio de Citricultura Irrigada,16 de setembro

Leia mais

Disseminação das doenças do lenho da videira

Disseminação das doenças do lenho da videira Disseminação das doenças do lenho da videira Artur Alves Departamento de Biologia & CESAM, Universidade de Aveiro Doenças do lenho Uma das maiores ameaças à viticultura a nível mundial Patologias complexas

Leia mais

Colheita e armazenamento

Colheita e armazenamento 1 de 5 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Arroz Irrigado Nome Cultura do arroz irrigado Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a cultura

Leia mais

Fruticultura de Clima Temperado

Fruticultura de Clima Temperado Frutíferas de Clima Temperado Condições Climáticas Alguns municípios do Brasil (ex. Gonçalves, localizado no Sul de Minas Gerais e encravado na Serra da Mantiqueira). O clima peculiar da serra da Mantiqueira

Leia mais

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana.

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. 10/2017 Bula Técnica CTC 20 BT Índice Variedade CTC 20 BT OGM e Tecnologia BT Benefícios da CTC 20 BT Posicionamento da Tecnologia Refúgio

Leia mais

V Workshop GTACC. Bebedouro: 20 de maio de ANTONIO DE GOES Departamento de Fitossanidade UNESP Universidade Estadual Paulista JABOTICABAL - SP

V Workshop GTACC. Bebedouro: 20 de maio de ANTONIO DE GOES Departamento de Fitossanidade UNESP Universidade Estadual Paulista JABOTICABAL - SP V Workshop GTACC Bebedouro: 20 de maio de 2008 ANTONIO DE GOES Departamento de Fitossanidade UNESP Universidade Estadual Paulista JABOTICABAL - SP Doenças fúngicas abordadas - Queda prematura dos frutos

Leia mais

Características e Controle das Doenças de Verão na Produção Integrada de Maçã

Características e Controle das Doenças de Verão na Produção Integrada de Maçã Características e Controle das Doenças de Verão na Produção Integrada de Maçã Rosa Maria Valdebenito Sanhueza Walter F. Becker José Itamar S. Boneti Yoshinori Katsurayama Ana Beatriz Costa Czermainski

Leia mais

Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹

Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹ Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹ Paulo Ernesto Meissner Filho² Sebastião de Oliveira e Silva³ Arlene Maria Gomes Oliveira² Texto baseado no plano estratégico

Leia mais

A influência do adensamento sobre a produtividade e a qualidade da fibra Liv Soares Severino Pesquisador da Embrapa Algodão

A influência do adensamento sobre a produtividade e a qualidade da fibra Liv Soares Severino Pesquisador da Embrapa Algodão A influência do adensamento sobre a produtividade e a qualidade da fibra Liv Soares Severino Pesquisador da Embrapa Algodão Palestra para o V Congresso Brasileiro de Algodão, Salvador, Agosto de 2005 O

Leia mais

ESPORULAÇÃO DE Amphobotrys ricini EM FRUTOS DE MAMONEIRA COMO COMPONENTE DE RESISTÊNCIA AO MOFO CINZENTO Jeferson Araújo Silva 1, Nelson Dias Suassuna 2, Wirton Macedo Coutinho 2 e Máira Milani 2 1UEPB,

Leia mais

Monitoramento da Resistência de Ramularia areola a Fungicidas. Fabiano J. Perina Jackson A. Tavares Júlio C. Bogiani Nelson D.

Monitoramento da Resistência de Ramularia areola a Fungicidas. Fabiano J. Perina Jackson A. Tavares Júlio C. Bogiani Nelson D. Monitoramento da Resistência de Ramularia areola a Fungicidas Fabiano J. Perina Jackson A. Tavares Júlio C. Bogiani Nelson D. Suassuna Safras 13/14 e 14/15 Levantamentos Controle de Ramulária - Severidade

Leia mais

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre a gomose da acácia-negra no Brasil

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre a gomose da acácia-negra no Brasil Impacto potencial das mudanças climáticas sobre a gomose da acácia-negra no Brasil 119 Capítulo 6 Impacto potencial das mudanças climáticas sobre a gomose da acácia-negra no Brasil Álvaro Figueredo dos

Leia mais

Cultura de Espargos. Verdes

Cultura de Espargos. Verdes Cultura de Espargos Verdes Doenças e Tratamentos Escaravelho do Espargo (Crioceris Asparagi) Sintomas: Os Escaravelhos causam relativamente pouco dano que é restrito á parte superficial das plantas. As

Leia mais

CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS

CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS USINA DIANA STAB 5 DE OUTUBRO DE 2017 ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA PIRACICABA - SP (19) 97128-6262 enricomip@gmail.com

Leia mais

o tratamento de sementes constitui uma das maneiras mais

o tratamento de sementes constitui uma das maneiras mais Efeito de Fungicidas no Controle "In Vitro" e "In Vivo" de Bipolaris sorokiniana e de Fusarium graminearum Picinini, E.C. 1 ; Fernandes, J.M.C. 1 Introdução o tratamento de sementes constitui uma das maneiras

Leia mais

002

002 001 DIAGNOSE FOLIAR NAS CULTURAS DA MACIEIRA E VIDEIRA GILMAR R. NACHTIGALL Embrapa Uva e Vinho 002 003 004 005 Análise Visual: Identificação de desequilíbrios nutricionais através da observação de sintomas

Leia mais

DIAGNOSE FOLIAR NA CULTURA DO ABACATEIRO

DIAGNOSE FOLIAR NA CULTURA DO ABACATEIRO DIAGNOSE FOLIAR NA CULTURA DO ABACATEIRO Simone Rodrigues da Silva, Tatiana Cantuarias-Avilés Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, Brazil PRODUTORES

Leia mais

O clima e as epidemias de ferrugem da soja

O clima e as epidemias de ferrugem da soja O clima e as epidemias de ferrugem da soja Prof. Emerson Del Ponte emerson.delponte@ufrgs.br Lab. de Epidemiologia de Doenças de Plantas Depto de Fitossanidade, Fac. de Agronomia Universidade Federal do

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA Jaqueline CARVALHO 1, Leandro Luiz MARCUZZO 2 1 Bolsista PIBIC-EM/CNPq; 2 Orientador IFC-Campus Rio do Sul Introdução Segundo dados do IBGE (2016)

Leia mais

Doenças da Parte Aérea

Doenças da Parte Aérea 11 Doenças da Parte Aérea Adriane Wendland Murillo Lobo Junior Aloísio Sartorato Carlos Agustín Rava Seijas (in memoriam) 288 Quais são as doenças fúngicas da parte aérea mais comuns nas lavouras de feijão

Leia mais

Avaliação dos Fungicidas no Controle da Ferrugem Asiática da Soja, Safra 2012/2013

Avaliação dos Fungicidas no Controle da Ferrugem Asiática da Soja, Safra 2012/2013 40ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul - Atas e Resumos 407 Avaliação dos Fungicidas no Controle da Ferrugem Asiática da Soja, Safra 2012/2013 Cley Donizeti Martins Nunes 1 Introdução A ferrugem

Leia mais

A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em

A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em regiões de baixo acúmulo de frio. Objetiva-se neste

Leia mais

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo Doenças do Milho Introdução Milho 2ª lavoura de grãos em importância para o Brasil Produção safra 2016/2017 (projeção) 92,9 milhões de toneladas (Conab, 2017) Engenharia

Leia mais

Universidade de Passo Fundo Passo Fundo - RS

Universidade de Passo Fundo Passo Fundo - RS Universidade de Passo Fundo Passo Fundo - RS SISTEMAS DE PREVISÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS - Potencial de uso na cultura do eucalipto - Eng. Agr., M.Sc., Ph.D., Erlei Melo Reis Fitopatologista Universidade

Leia mais