APROVADO EM INFARMED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROVADO EM INFARMED"

Transcrição

1 Ranitidina bluepharma 150 mg Ranitidina bluepharma 300 mg Ranitidina Comprimidos revestidos 150 mg / 300 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Neste folheto: 1. O que é Ranitidina Bluepharma 150/300 mg e para que é utilizada 2. O que deve saber antes de tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg 3. Como tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg 4. Efeitos secundários possíveis 5. Instruções para conservação de Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Denominação do medicamento Ranitidina Bluepharma 150 mg Ranitidina Bluepharma 300 mg Composição de Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Cada comprimido revestido contém 150 mg ou 300 mg de da substância activa ranitidina, sob a forma de cloridrato. Outros ingredientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio, metil-hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio (E 171). Detentor da Autorização de Introdução no Mercado Bluepharma Indústria Farmacêutica S.A. S. Martinho do Bispo COIMBRA 1. O que é Ranitidina Bluepharma 150/300 mg e para que é utilizada Ranitidina Bluepharma 150/300 mg pertence ao grupo dos medicamentos anti-ulcerosos - Antagonistas dos receptores H 2. (CFT: Grupo ). Forma farmacêutica: comprimido revestido por película. Encontra-se disponível em embalagens de 20 e 60 (Ranitidina Bluepharma 150 mg) e 30 e 60 comprimidos (Ranitidina Bluepharma 300 mg).

2 Ranitidina Bluepharma 150/300 mg permite diminuir a quantidade de ácido produzido pelo estômago, sendo utilizada no tratamento de: - úlcera duodenal (úlcera na primeira porção do intestino) e úlcera do estômago benigna, incluindo úlcera associada a terapêutica com medicamentos antiinflamatórios não esteróides (usados para alívio de dores); - em combinação com outros medicamentos (amoxicilina e metronidazol) para tratamento da úlcera duodenal associada a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pilory; - úlcera pós-operatória; - esofagite de refluxo - inflamação do esófago causada por refluxo do conteúdo gástrico para o esófago; - alívio dos sintomas do refluxo gastro-esofágico - doença com sintomas causada por refluxo do conteúdo gástrico para o esófago; - síndrome de Zollinger-Ellison - tumor do pâncreas, produtor de hormonas e causador de um excesso de produção de ácido para o estômago. O medicamento está também indicado para evitar a ocorrência/reaparecimento de úlcera duodenal (úlcera da primeira porção do intestino) causada por tratamento com medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (incluindo medicamentos contendo ácido acetilsalicílico), especialmente em doentes com antecedentes conhecidos de úlcera péptica (úlcera do estômago e/ou da primeira porção do intestino). A ranitidina é também benéfica nos casos de dispepsia episódica crónica (dor e sensações desagradáveis associadas com a função digestiva), relacionada com as refeições ou perturbações do sono, mas não associada às doenças acima referidas. A ranitidina está também indicada nas seguintes situações onde é desejável a redução da secreção gástrica e de ácido, tais como: - prevenção do aparecimento da chamada úlcera de "stress"; - prevenção da ocorrência de hemorragia em doentes que sofrem de úlcera do estômago e/ou da primeira porção do intestino, acompanhada de hemorragia; - antes de uma anestesia geral, particularmente em doentes obstétricas, durante o parto, nos casos de risco de aspiração do conteúdo gástrico durante a anestesia geral (síndrome de Mendelson). MEDICAMENTO SUJEITO A RECEITA MÉDICA 2. O que deve saber antes de tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg comprimidos revestidos Não tome Ranitidina Bluepharma 150/300 mg - Se sabe ser alérgico à substância activa ranitidina ou a qualquer outro ingrediente do medicamento (ver composição). Nas situações a seguir descritas Ranitidina Bluepharma 150/300 mg deverá ser utilizada com cuidado Informe o seu médico sobre qualquer doença que sofra ou que tenha sofrido.

3 - Antes de iniciar o tratamento em doentes com úlcera do estômago (e caso as indicações incluam dispepsia (perturbações da digestão) ou em doentes de meiaidade ou mais idosos que apresentem sintomas de dispepsia novos ou recentemente alterados) deverá excluir-se a hipótese de se tratar de doença maligna. Se tal não for assegurado, o tratamento com ranitidina pode aliviar/ocultar os sintomas de carcinoma gástrico; - se sofre de doença grave dos rins; - se estiver a tomar simultaneamente medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, utilizados no alívio de dores, especialmente no caso de doentes idosos ou que já sofreram de úlcera do estômago e/ou da primeira porção do intestino; - se já sofreu de porfíria aguda (uma doença do metabolismo). Gravidez e aleitamento Gravidez: Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Informe o seu médico se estiver grávida ou pretender engravidar pois, em tal caso, o seu médico terá de avaliar cuidadosamente a necessidade de tratamento com Ranitidina Bluepharma 150/300 mg. Aleitamento: Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Caso esteja a amamentar, informe o seu médico, que decidirá a melhor opção a tomar. Condução de veículos e utilização de máquinas À data, não foram relatados efeitos sobre a capacidade de conduzir veículos ou utilizar máquinas. Uso em crianças Ranitidina Bluepharma 150/300 mg pode ser utilizada em crianças para tratamento da úlcera péptica. Uso em doentes idosos O medicamento pode ser administrado a idosos, embora observando as necessárias precauções de que sempre se deve revestir a administração de medicamentos a idosos. Doentes com função renal alterada Nos doentes com insuficiência renal grave (mau funcionamento dos rins) a dose de ranitidina deve ser reduzida a 150 mg/dia, pois verifica-se aumento das concentrações da substância no sangue. Doentes em diálise peritoneal ambulatória crónica ou hemodiálise crónica: 150 mg, imediatamente após a diálise.

4 Antes de tomar outros medicamentos com Ranitidina Bluepharma 150/300 mg deverá ter em atenção Informe o seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que está a tomar ou tomou recentemente (incluindo medicamentos sem receita médica). A administração concomitante de doses elevadas (2 g) de sucralfato (um medicamento para tratamento de úlceras do estômago e/ou intestino) e de ranitidina pode reduzir o efeito da ranitidina. Deve pois observar-se um intervalo de 2 horas entre a administração de sucralfato e de ranitidina. Não há evidência de interacções entre ranitidina e amoxicilina e metronidazol. Também não se comprovou existência de um aumento do efeito da ranitidina (nas doses terapêuticas recomendadas) quando tomada em conjunto com fármacos como diazepam (um medicamento para o tratamento da ansiedade), lidocaína (um agente anti-arrítmico destinado a controlar as arritmias cardíacas), fenitoína (usada no tratamento de convulsões), propranolol (um medicamento usado no tratamento da hipertensão e de outras situações do foro cardiovascular), teofilina (usada nas crises de asma), varfarina (um medicamento anticoagulante). 3. Como tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Administração, posologia e duração do tratamento Via oral. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com água ou outra bebida. Tome o medicamento seguindo rigorosamente as instruções do médico que lhe indicará o número de comprimidos a tomar e a duração do tratamento, em conformidade com a doença a tratar. ADULTOS - Úlcera da primeira porção do intestino e úlcera do estômago benigna Tratamento agudo: 150 mg, 2 vezes por dia, ou 300 mg como dose única ao deitar. Na maioria dos casos destes dois tipos de úlceras, a cicatrização ocorre em 4 semanas. Caso tal não se verifique, o tratamento deve ser mantido durante mais 4 semanas. Na úlcera da primeira porção do intestino (úlcera duodenal), a administração de 300 mg, 2 vezes por dia, durante 4 semanas, permitiu uma taxa de cicatrização superior. O aumento da dose não esteve associado a um aumento de efeitos indesejáveis. Tratamento de manutenção: 150 mg ao deitar. Nota: o tabagismo está associado a uma taxa superior de reaparecimento da úlcera duodenal, pelo que se recomenda que os doentes fumadores sejam aconselhados a deixar de fumar. Caso tal não se verifique, a administração de 300 mg ao deitar proporciona benefício terapêutico adicional comparativamente ao regime posológico de 150 mg.

5 - Úlcera péptica associada a tratamento com anti-inflamatórios não esteróides Tratamento agudo: 150 mg, 2 vezes por dia, ou 300 mg à noite, durante 8-12 semanas. Profilaxia: 150 mg, 2 vezes por dia, concomitantemente à terapêutica com antiinflamatórios não esteróides. - Úlcera duodenal associada a infecção por Helicobacter pylori Dose recomendada: 300 mg ao deitar ou 150 mg, 2 vezes por dia, em associação com 750 mg de amoxicilina e 500 mg de metronidazol, 3 vezes por dia, por via oral, durante 2 semanas. A monoterapia (terapêutica isolada) com ranitidina deverá ser mantida durante 2 semanas adicionais. Este regime posológico reduz significativamente a frequência de reaparecimento da úlcera duodenal. - Úlcera pós-operatória A dose geralmente recomendada é de 150 mg, 2 vezes por dia, durante 4 semanas; caso não se verifique cicatrização, o tratamento deverá ser mantido durante mais 4 semanas. - Esofagite de refluxo Tratamento agudo: 150 mg, 2 vezes por dia, ou 300 mg ao deitar, durante um período até 8 semanas ou, se necessário, 12 semanas. Em doentes com esofagite moderada a grave, pode aumentar-se a dose para 150 mg, 4 vezes por dia, durante um período até 12 semanas. Tratamento de manutenção: 150 mg, 2 vezes por dia. Alívio dos sintomas gastro-esofágicos: 150 mg, 2 vezes por dia, durante 2 semanas. O tratamento pode ser mantido durante 2 semanas adicionais caso a resposta inicial não seja adequada. - Síndrome de Zollinger-Ellison O regime posológico inicial é de 150 mg, 3 vezes por dia, podendo, se necessário, aumentar-se a dose. Foram bem toleradas doses até 6 g por dia. - Dispepsia episódica crónica O regime posológico padrão é de 150 mg, 2 vezes por dia, até 6 semanas. Em caso de ausência de resposta à terapêutica ou recaída logo após este período, o doente deverá ser novamente observado. - Profilaxia da hemorragia na úlcera de "stress" em doentes de alto risco ou profilaxia da hemorragia recorrente na úlcera péptica Logo que for iniciada a alimentação por via oral: 150 mg, 2 vezes por dia, - Profilaxia da síndrome de Mendelson (síndrome de aspiração de ácido) Recomenda-se administrar 150 mg, 2 horas antes da indução da anestesia e, de preferência, 150 mg na noite anterior. Doentes obstétricas em trabalho de parto: 150 mg de 6 em 6 horas. Caso seja necessária anestesia geral, recomenda-se a administração adicional de um anti-ácido não específico, p.ex: citrato de sódio. CRIANÇAS

6 - Tratamento da úlcera péptica: 2-4 mg/kg, duas vezes por dia, por via oral, até um máximo de 300 mg por dia. Duração do tratamento Na Secção anterior encontra-se já indicada a duração do tratamento, recomendada para as várias indicações. Para que o tratamento seja eficaz deverá ser completado o tempo de tratamento recomendado. Mesmo que se sinta melhor, não interrompa o tratamento pois os sintomas podem voltar a aparecer. O que fazer caso tome uma quantidade de Ranitidina Bluepharma 150/300 mg maior do que a recomendada No caso de, por descuido, ter tomado mais do que a dose normal não é provável que tenha problemas graves; no entanto, deve contactar o seu médico ou o hospital mais próximo. Se possível leve a embalagem com os comprimidos e também as embalagens de outros medicamentos que eventualmente esteja a tomar. Caso se tenha esquecido de tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Tome logo que possível a dose que se esqueceu de tomar e, nos dias seguintes, continue o tratamento, conforme anteriormente indicado pelo seu médico. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar. Efeitos da interrupção do tratamento com Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Deverá manter o tratamento durante o tempo recomendado pelo seu médico. 4. Efeitos secundários possíveis Como os demais medicamentos, Ranitidina Bluepharma 150/300 mg comprimidos revestidos pode ter efeitos secundários, embora seja, no geral, bem tolerada. Referem-se seguidamente os efeitos secundários descritos, embora, em muitos casos não tenha sido estabelecida uma relação causal com o medicamento. Alguns doentes podem experimentar alergia, pelo que se, após tomar Ranitidina Bluepharma 150/300 mg, observar qualquer dos sinais/sintomas seguidamente referidos deverá interromper a medicação e contactar o médico: - urticária, febre, edema angioneurótico (caracterizado por inchaço incidente, em especial, na zona dos lábios e olhos e que pode, por vezes, atingir a laringe), broncospasmo, descida da pressão arterial, choque devido a reacção alérgica grave, dor no peito. Os efeitos seguidamente referidos foram descritos raramente: - pancreatite aguda; -diminuição ou irregularidade no ritmo dos batimentos cardíacos; - impotência (reversível); - queda de cabelo e inflamação dos vasos sanguíneos; - dores nos músculos e articulações.

7 Foram ainda referidos outros efeitos secundários, apenas detectáveis através de análises ou exames médicos específicos, nomeadamente efeitos a nível da função do fígado, alterações nas análises sanguíneas e também erupções cutâneas e visão turva, reversível. Num número muito reduzido de doentes foram relatados casos de dores de cabeça e tonturas. Em especial em indivíduos gravemente doentes ou idosos existem referências a confusão mental, depressão, alucinações e alterações reversíveis dos movimentos involuntários. Ocorreram ainda alguns casos isolados de sintomas mamários, em homens. Comunique ao seu médico ou farmacêutico a ocorrência de qualquer efeito secundário acima mencionado ou de algum não mencionado neste folheto. 5. Conservação de Ranitidina Bluepharma 150/300 mg MANTER FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS. Não conservar acima de 25ºC. Conservar em lugar seco. Os comprimidos só deverão ser retirados do blister imediatamente antes da sua utilização. Não utilize Ranitidina Bluepharma 150/300 mg após expirar o prazo de validade indicado na embalagem e nos blisters. A medicação não utilizada ou com prazo de validade expirado deve ser devolvida a uma farmácia, para destruição. Se tem ainda alguma dúvida ou pergunta sobre Ranitidina Bluepharma 150/300 mg consulte o seu médico ou farmacêutico. Este folheto foi revisto pela última vez em Setembro 2004 FI - Ranitidina Bluepharma 150/300 mg Versão: FI 2 Data de Aprovação:

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR GASTROLAV 150 mg, comprimido revestido por película GASTROLAV 300 mg, comprimido revestido por película Cloridrato de Ranitidina Leia atentamente este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ranitidina Vir 150 mg Comprimidos revestidos Ranitidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Folheto Informativo APROVADO EM INFARMED

Folheto Informativo APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo APROVADO EM FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ranitidina Ranbaxy 150 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina Ranbaxy 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEP-RANI 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

O nome deste medicamento é STACER e apresenta-se sob a forma de comprimidos

O nome deste medicamento é STACER e apresenta-se sob a forma de comprimidos Stacer 300mg comprimidos revestidos RANITIDINA Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ranitidina Sandoz 150 mg comprimidos revestidos

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ranitidina Sandoz 150 mg comprimidos revestidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Ranitidina Sandoz 150 mg comprimidos revestidos Ranitidina, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o utilizador Folheto informativo: informação para o utilizador Ranitidina Generis 150 mg Comprimidos Ranitidina Generis 300 mg Comprimidos Ranitidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTROLAV 75 mg comprimidos revestidos Ranitidina FOLHETO INFORMATIVO COMPOSIÇÃO EM SUBSTÂNCIA ACTIVA Cada comprimido de GASTROLAV contém 75 mg de ranitidina, sob a forma de

Leia mais

Gastridina 150, 150 mg comprimidos revestidos por película Gastridina 300, 300 mg comprimidos revestidos por película

Gastridina 150, 150 mg comprimidos revestidos por película Gastridina 300, 300 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Gastridina 150, 150 mg comprimidos revestidos por película Gastridina 300, 300 mg comprimidos revestidos por película Ranitidina Leia com atenção todo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO qualitativa e quantitativa Cada comprimido contém 150 mg ou 300 mg de ranitidina, sob a forma de cloridrato. Excipientes, ver 6.

2. COMPOSIÇÃO qualitativa e quantitativa Cada comprimido contém 150 mg ou 300 mg de ranitidina, sob a forma de cloridrato. Excipientes, ver 6. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIDINA, 150 mg, comprimidos revestidos por película GASTRIDINA 300, 300 mg, comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 150 mg

cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 150 mg cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 150 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ranitidina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

prevenção da úlcera de stress em situações graves; prevenção da hemorragia recorrente em doentes com úlcera péptica hemorrágica;

prevenção da úlcera de stress em situações graves; prevenção da hemorragia recorrente em doentes com úlcera péptica hemorrágica; Folheto informativo: Informação para o utilizador Zantac 150 mg comprimidos revestidos por película Zantac 300 mg comprimidos revestidos por película Ranitidina Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

cloridrato de ranitidina Comprimido Revestido 150mg e 300mg

cloridrato de ranitidina Comprimido Revestido 150mg e 300mg cloridrato de ranitidina Comprimido Revestido 150mg e 300mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de ranitidina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido Revestido

Leia mais

cloridrato de ranitidina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 150 mg e 300 mg

cloridrato de ranitidina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 150 mg e 300 mg cloridrato de ranitidina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 150 mg e 300 mg cloridrato de ranitidina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia todo este Folheto Informativo com atenção antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ser necessário voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida,

Leia mais

Antak GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg

Antak GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg Antak GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg LEIA ESTA BULA ATENTAMENTE ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Antak cloridrato de ranitidina APRESENTAÇÕES

Leia mais

cloridrato de ranitidina Bula para paciente Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg

cloridrato de ranitidina Bula para paciente Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg cloridrato de ranitidina Bula para paciente Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ranitidina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ranitidina Actavis 150 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina Actavis 300 mg Comprimidos revestidos por película ranitidina Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

cloridrato de ranitidina

cloridrato de ranitidina cloridrato de ranitidina Medicamento genérico Lei nº 9787, de 1999 MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A. Comprimido Revestido 150 mg cloridrato de ranitidina Medicamento genérico Lei nº 9787, de 1999

Leia mais

Antidin Comprimido revestido 150mg

Antidin Comprimido revestido 150mg Antidin Comprimido revestido 150mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Antidin cloridrato de ranitidina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Comprimido revestido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Famotidina Generis 20 mg Comprimidos Famotidina Generis 40 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

EMS S/A. Ranitil cloridrato de ranitidina. 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos

EMS S/A. Ranitil cloridrato de ranitidina. 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos EMS S/A Ranitil cloridrato de ranitidina 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ranitil cloridrato de ranitidina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.

Leia mais

ULCEROCIN cloridrato de ranitidina

ULCEROCIN cloridrato de ranitidina ULCEROCIN cloridrato de ranitidina COMPRIMIDOS REVESTIDOS 150 MG I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ULCEROCIN cloridrato de ranitidina Comprimidos revestidos APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 150 mg:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 200, 400 e 800 mg comprimidos revestidos Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 200, 400 e 800 mg comprimidos revestidos Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ranitidina Aurovitas 150 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina Aurovitas 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina Leia com atenção

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A. Comprimidos revestidos. 150 mg e 300 mg

CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A. Comprimidos revestidos. 150 mg e 300 mg CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A Comprimidos revestidos 150 mg e 300 mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ranitidina "Medicamento Genérico, Lei nº. 9.787, de 1999". APRESENTAÇÕES ranitidina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Xarmix 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 3 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

RANIDIN (cloridrato de ranitidina)

RANIDIN (cloridrato de ranitidina) RANIDIN (cloridrato de ranitidina) União Química Farmacêutica Nacional S.A Comprimidos revestidos 150 mg RANIDIN cloridrato de ranitidina Comprimido revestido IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Domperidona Basi Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha dúvidas,

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Idecortex 45 mg comprimidos revestidos Idebenona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

1.O QUE É RANITIDINA ZENTIVA E PARA QUE É UTILIZADO

1.O QUE É RANITIDINA ZENTIVA E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO Ranitidina Zentiva 150 mg comprimidos Ranitidina Zentiva 300 mg comprimidos (ranitidina) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

Projecto de Folheto Informativo

Projecto de Folheto Informativo Projecto de Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico

Leia mais

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Folheto informativo: Informação para o utilizador Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Mylan 250 mg comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Triflusal Mylan, 300 mg, Cápsulas Triflusal Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR Kestine 20 mg liofilizado oral Ebastina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Kestine liofilizado oral Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar Folheto informativo: Informação para o doente Rivastigmina Generis Phar 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 6 mg

Leia mais

Indicações terapêuticas: Úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, síndrome de Zollinger-Ellison e prevenção da recorrência de úlcera duodenal.

Indicações terapêuticas: Úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, síndrome de Zollinger-Ellison e prevenção da recorrência de úlcera duodenal. Folheto informativo: Informação para o utilizador Famotidina Mylan 20 mg Comprimidos revestidos Famotidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina.

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina. MINOCALVE 2% Folheto Informativo Proposto FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo MONODIN amlodipina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto; pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivoder 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Abavil 75 mg Comprimidos revestidos por película Abavil 150 mg Comprimidos revestidos por película Abavil 300 mg Comprimidos revestidos por película Irbesartan

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável Danaparóide sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15 mg/ml

cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15 mg/ml cloridrato de ranitidina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ranitidina Medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Wynn 1,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 3 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 4,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 6 mg Comprimidos

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED SYNGLARIN 10 mg comprimidos revestidos por película SYNGLARIN 5 mg comprimidos para mastigar SYNGLARIN 4 mg comprimidos para mastigar montelucaste (como sal sódico) Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED. Generis Farmacêutica, S.A. Rua João de Deus, Amadora

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED. Generis Farmacêutica, S.A. Rua João de Deus, Amadora FOLHETO INFORMATIVO Omeprazol Generis 20 mg cápsulas gastro-resistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A. Xarope. 150 mg / 10 ml

CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A. Xarope. 150 mg / 10 ml CLORIDRATO DE RANITIDINA EMS S/A Xarope 150 mg / 10 ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ranitidina "Medicamento Genérico, Lei nº. 9.787, de 1999". APRESENTAÇÃO Cloridrato de ranitidina xarope

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR TAGAMET 200 mg comprimidos revestidos TAGAMET 400 mg comprimidos revestidos Cimetidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais