Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente."

Transcrição

1 O texto narrativo

2 Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. Estrutura Um texto narrativo geralmente é organizado da seguinte forma: Situação inicial: Os personagens e o espaço são apresentados. Estabelecimento de um conflito: Um acontecimento modifica a situação apresentada e desencadeia uma nova situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. Clímax: Ponto de maior tensão na narrativa. Epílogo: Solução do conflito, o que nem sempre significa um final feliz.

3 Narração e Narratividade Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

4 A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura. Esquematizando temos: - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax; - Desfecho.

5 Os Elementos da Narrativa Os elementos que compõem a narrativa são: - Foco narrativo (1º e 3º pessoa); - Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante); - Narrador (narrador-personagem, narrador-observador). - Tempo (cronológico e psicológico); - Espaço.

6 CONTO DE FADAS DO SÉCULO XXI Era uma vez, numa terra muito distante uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago de seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então a rã pulou no seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bom. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformou-me nessa rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo e poderemos casar e constituir um lar feliz em teu lindo castelo. A minha mãe pode vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre! Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: NEM PAGANDO Luis Fernando Veríssimo

7 DISCURSO DIRETO A fala da personagem é reproduzida integralmente. - Que crepúsculo fez hoje! disse-lhes eu.

8 Nessa estrutura, em geral, as falas são acompanhadas por um verbo de elocução dizer, falar, responder, perguntar, etc. seguido de dois pontos. E Carla, indignada, gritou: - Onde estão todos???

9 O conteúdo da fala sempre funciona como objeto direto do verbo de elocução. O homem gritou: (o quê?) verbo transitivo direto - Onde estão todos??? (objeto direto)

10 O recurso gráfico utilizado para atribuir a autoria da fala a outrem, que não o produtor do texto, são as aspas ou o travessão.

11 O discurso direto pode ser transcrito: a) Após dois-pontos, sem verbo de elocução (utilizado para introduzir discursos): E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria: Às vezes sinto morosidade por parte do juiz.

12 b) Após dois-pontos, com verbo de elocução: E o promotor disse: Às vezes sinto morosidade por parte do juiz.

13 c) Após dois-pontos, com travessão: E Carla, indignada, gritou: - Onde estão todos???

14 d) Após ponto, com verbo de elocução após a citação: E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria. Às vezes sinto morosidade por parte do juiz, declarou.

15 DISCURSO INDIRETO Por meio do discurso indireto, a fala do personagem é filtrada pela do narrador (você, no caso). Não mais há a transcrição literal do que o personagem falou, mas a transcrição subordinada à fala de quem escreve o texto.

16 No discurso indireto, utiliza-se, após o verbo de elocução, a oração subordinada (uma oração que depende da sua oração) introduzida, geralmente, pelas conjunções que e se, que podem estar elípticas (escondidas).

17 Fala do personagem: Eu não quero mais trabalhar. Discurso indireto: Pedro disse que não queria mais trabalhar.

18 Fala do personagem: Eu não roubei nada deste lugar. Discurso indireto: O acusado declarou à imprensa que não tinha roubado nada daquele lugar.

19 Você notou que, na transcrição indireta do discurso, há modificações em algumas estruturas gramaticais, como no tempo verbal (quero, queria; roubei, tinha roubado), nos pronomes (deste, daquele), etc.

20 Tabela de transposição do discurso direto para o indireto

21 Verbo no presente do indicativo (discurso direto). - Não bebo dessa água afirmou a menina Verbo no pretérito imperfeito do indicativo (discurso indireto). A menina afirmou que não bebia daquela água.

22 Verbo no pretérito perfeito (discurso direto). Perdi meu guarda-chuva disse ele. Verbo no pretérito mais-que-perfeito (discurso indireto). Ele disse que perdera seu guarda-chuva. Ele disse que tinha perdido seu guardachuva.

23 Verbo no futuro do indicativo (discurso direto). Ele confessou: - Irei ao jogo. Verbo no futuro do pretérito (discurso indireto) Ele confessou que iria ao jogo.

24 Verbo no imperativo (discurso direto) - Aplaudam! ordenou o diretor Verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo (discurso indireto) O diretor ordenou que aplaudíssemos.

25 DISCURSO INDIRETO LIVRE

26 Esse tipo de citação exige muita atenção do leitor, porque a fala do personagem não é destacada pelas aspas, nem introduzida por verbo de elocução ou travessão. A fala surge de repente, no meio da narração, como se fossem palavras do narrador. Mas, na verdade, são as palavras do personagem, que surgem atrevidas, sem avisar a ninguém.

27 Ela já não sabia o que fazer. Estava desesperada, com a fome encarrapitada. Que fome! Que faço? Mas parecia que uma luz existia

28 Como nas noites precedentes, uma fila de agricultores se formou na porta de uma padaria e o padeiro saiu a informar que não havia pão. Por quê? Onde estava o pão? O padeiro respondeu que não havia farinha. Onde então estava ela? Os agricultores invadiram a padaria e levaram o estoque de roscas e biscoitos, a manteiga e o chocolate.

29 Exercício rápido Discurso Direto - Bom dia. Estou procurando um vestido para minha mulher. - O senhor sabe o número dela? - Ela é meio gordinha. - O maior tamanho que temos é Acho que é esse o número dela. Ou 44 ou Vou apanhar uns modelos para o senhor ver.

30 Exercício rápido Discurso Indireto O homem entrou na loja, saudou o vendedor e lhe disse que estava procurando um vestido para sua mulher. O vendedor lhe perguntou o número e ele apenas disse que sua mulher era um pouco gorda, ao que o vendedor respondeu que o maior número que tinham na loja era o 44. O homem afirmou que esse era o número dela, mas que também podia ser o 88. O vendedor saiu e foi buscar alguns modelos para que o homem pudesse vê-los."

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Discurso Direto Discurso Indireto Discurso Indireto Livre Verbo Dicendi 1. DIZER afirmar,

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO PRIMEIRA BATERIA DE EXERCÍCIOS Texto I Era uma vez, em um país muito distante, uma linda princesa, muito meiga. Certo dia estava ela a sonhar

Leia mais

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS Os contos de fadas . O conto maravilhoso é um gênero literário de tradição oral, do qual fazem parte os contos populares e os contos de fadas.. Conto popular é um tipo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍVEL SUPERIOR CARGO: FISIOTERAPEUTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍVEL SUPERIOR CARGO: FISIOTERAPEUTA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PREEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍEL SUPERIOR CARGO: ISIOTERAPEUTA EXAME GRAOTÉCNICO: (Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua olha de Respostas)

Leia mais

DISCURSO consiste na forma de manifestação da VOZ (fala e pensamento) da PERSONAGEM.

DISCURSO consiste na forma de manifestação da VOZ (fala e pensamento) da PERSONAGEM. TIPOS DE DISCURSOS CONCEITO DISCURSO consiste na forma de manifestação da VOZ (fala e pensamento) da PERSONAGEM. Os TIPOS DE DISCURSO correspondem às opções do narrador para manifestar essa voz. Os discursos

Leia mais

As sacolas de plástico devem ser substituídas.

As sacolas de plástico devem ser substituídas. FICHA DA SEMANA 5º ANO A / B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília 1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE 2009 máscara Prova de Habilidades Específicas Desenho Industrial Bacharelado Caderno Parte I Teste Escrito-Prático LEIA COM ATENÇÃO

Leia mais

AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações.

AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. Conteúdo: - Propaganda Habilidades: - Conhecer a função da propaganda nos meios de comunicação - Conhecer e identificar as

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA Intertextualidade Intertextualidade é quando um texto remete a outro. Existem três tipos de intertextualidade, a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriação

Leia mais

UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO

UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO O QUE É? Há muitas situações em que necessitamos transmitir aquilo que outras pessoas dizem ou disseram: Durante um diálogo; Quando contamos uma história;

Leia mais

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira ELEMENTOS DA NARRATIVA Mariana Bandeira A narração é um relato centrado em uma sequência de fatos em que as personagens atuam (se movimentam) em um determinado espaço (ambiente) e em um determinado tempo.

Leia mais

Centro de Ensino Médio 02 do Gama Professor: Cirenio Soares

Centro de Ensino Médio 02 do Gama Professor: Cirenio Soares Centro de Ensino Médio 02 do Gama Professor: Cirenio Soares TIPOS DE DISCURSO DISCURSO DIRETO = REPRODUÇÃO O próprio personagem fala. Paulo disse a ele: _ Venha cá. DISCURSO INDIRETO = TRADUÇÃO O autor

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

6º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 10 2º período 23/06/2017. Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas

6º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 10 2º período 23/06/2017. Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas 6º ano Ensino Fundamental Módulo 10 2º período LÍNGUA PORTUGUESA Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima

Leia mais

Discurso Direto e Indireto

Discurso Direto e Indireto Discurso Direto e Indireto O que é discurso? É a atividade comunicativa desenvolvida entre interlocutores, capaz de gerar sentido. Esta atividade comunicativa é constituída de texto e contexto discursivo

Leia mais

Português. Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre. Professor Arthur Scandelari.

Português. Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre. Professor Arthur Scandelari. Português Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português TIPOLOGIA TEXTUAL 1. (CESPE TCE-PA 2016 - Adaptada)

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

Quando contamos, ouvimos ou escrevemos uma história, temos uma narrativa. É o relato de fatos e acontecimentos que ocorrem a determinado(s)

Quando contamos, ouvimos ou escrevemos uma história, temos uma narrativa. É o relato de fatos e acontecimentos que ocorrem a determinado(s) Literatura: romance Quando contamos, ouvimos ou escrevemos uma história, temos uma narrativa. É o relato de fatos e acontecimentos que ocorrem a determinado(s) personagem(ns). Podemos narrar um fato (real

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARCILENE SANTOS FERREIRA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 110 a 117. O trecho a seguir foi extraído

Leia mais

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO?

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? AULAS 9 À 12 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em

Leia mais

Elementos da narrativa

Elementos da narrativa Elementos da narrativa Narrador presente narrador ausente O narrador é aquele que conta a história Uma narrativa Quando não participa na história narrada, relatando apenas acontecimentos na terceira pessoa

Leia mais

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas.

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas. Nome: Ano: 6 ANO Disciplina: P. textos Nº: Data: Professor: Valdeci Lopes 1. Organizar registros do caderno ( trazer o caderno para visto) Dica: como referencia para a proposta 1 - procure um amigo da

Leia mais

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini O MILAGRE DAS ROSAS Conta a lenda que o milagre das rosas foi conseguido pela rainha D. Isabel, mais tarde Rainha

Leia mais

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura).

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura). Literatura: romance Romance Chamamos de romance o gênero de texto narrativo que conta uma história mais longa e mais complexa. Nesse gênero, apesar de haver personagens principais, suas narrativas são

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Redação

LÍNGUA PORTUGUESA Redação LÍNGUA PORTUGUESA Redação Leia os textos que estimulam a abordagem do tema. Escolha apenas UM dos três temas propostos. Observe o comando O QUE SE PEDE com a máxima atenção. Escreva um texto dissertativo,

Leia mais

Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão

Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão Profa. Ms. Célia Regina Araes Discurso produto do ato de fala que gera sentido entre interlocutores construção social contexto histórico-social

Leia mais

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO Compreensão e interpretação de textos é um tema que, geralmente, está presente em todos os concursos públicos. Porém, a maioria

Leia mais

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados. Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico

Leia mais

Nome: Número: Data: Série: 6ª Turma: Disciplina: Redação Professor: Aline Augustin MATERIAL DE APOIO EXAME FINAL Narração Descritiva

Nome: Número: Data: Série: 6ª Turma: Disciplina: Redação Professor: Aline Augustin MATERIAL DE APOIO EXAME FINAL Narração Descritiva Nome: Número: Data: Série: 6ª Turma: Disciplina: Redação Professor: Aline Augustin MATERIAL DE APOIO EXAME FINAL - 2012 Narração Descritiva Narração - Ao encadear uma sequência de fatos (reais ou imaginários)

Leia mais

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário Elementos da narrativa Acção Tempo Espaço Personagens Narrador Modos de Expressão e representação Narratário O texto narrativo Conta acontecimentos ou experiências conhecidas ou imaginadas, o que implica

Leia mais

SEMANA:1 ESTRUTURA DA NARRATIVA OBSERVE:

SEMANA:1 ESTRUTURA DA NARRATIVA OBSERVE: MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C E x D E P A COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO Língua Portuguesa 7º ano E.F. Cel Arthur, Maj Luiz Fernando, Ten Mõnica Hipólito Texto Narrativo 1 SEMANA:1

Leia mais

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados. Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

A NARRAÇÃO. Profª. Fernanda Machado

A NARRAÇÃO. Profª. Fernanda Machado A NARRAÇÃO Profª. Fernanda Machado A NARRAÇÃO É UM MODO DE ORGANIZAÇÃO DE TEXTO CUJO CONTEÚDO ESTÁ VINCULADO, EM GERAL, ÀS AÇÕES OU ACONTECIMENTOS CONTADOS POR UM NARRADOR. PARA CONSTRUIR ESSE TIPO DE

Leia mais

Estrutura da narração

Estrutura da narração Narração Conceito: A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. Não se esqueça que tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a

Leia mais

3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir.

3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir. 3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir. 1. Fez o anúncio... todos ansiavam. 2. Avise-me... consistirá o concurso. 3. Existe um decreto...

Leia mais

CARGO: AUXILIAR DE CRECHE

CARGO: AUXILIAR DE CRECHE CARGO: AUXILIAR DE CRECHE INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Durante a realização da prova não será permitido ao candidato, sob pena de exclusão do Processo Seletivo: a) Qualquer espécie de consulta bibliográfica,

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES. Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES. Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES Processo Seletivo: PROEJA - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007) LÊATENTAMENTEASSEGUINTESINSTRUÇÕES: Verifica,

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. Havia lá outra família morando conosco, e a mãe e o pai estavam sempre brigando, e um de seus filhos era maior do que eu e batia em mim,

Leia mais

AS CATEGORIAS DA NARRATIVA

AS CATEGORIAS DA NARRATIVA AS CATEGORIAS DA NARRATIVA ACÇÃO ESPAÇO TEMPO PERSONAGENS NARRADOR MODALIDADES DE DISCURSO ACÇÃO É constituída por sequências narrativas provocadas pelas personagens e situa-se num espaço e num tempo mais

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Distinguir

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

I) Descrição. Texto Descritivo. Seres, objetos, cenas, processos Momento único. Classes de palavras importantes

I) Descrição. Texto Descritivo. Seres, objetos, cenas, processos Momento único. Classes de palavras importantes TIPOLOGIA TEXTUAL O primeiro passo para a compreensão dos textos é o reconhecimento de seu modo de organização discursiva, ou seja, de seu tipo. Esse estudo pretende reconhecer as características peculiares

Leia mais

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE O gênero conto O conto é uma narrativa curta, com poucas personagens e poucas ações. Devido ao seu tamanho, a duração dos fatos e o espaço onde ocorre a história também são reduzidos.

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO PARA O DISCURSO INDIRETO PROFª ANDRÉA ZELAQUETT DO DISCURSO DIRETO PARA O DISCURSO INDIRETO

TRANSFORMAÇÃO PARA O DISCURSO INDIRETO PROFª ANDRÉA ZELAQUETT DO DISCURSO DIRETO PARA O DISCURSO INDIRETO TRANSFORMAÇÃO PARA O DISCURSO INDIRETO PROFª ANDRÉA ZELAQUETT DO DISCURSO DIRETO PARA O DISCURSO INDIRETO Passar um texto em discurso direto para discurso indireto é reescrever as ideias dos interlocutores

Leia mais

DISCURSO DIRETO E INDIRETO

DISCURSO DIRETO E INDIRETO DISCURSO DIRETO E INDIRETO O discurso direto reproduz a fala diretamente, usando dois-pontos, vírgula ou travessão. A moça disse: Este livro é meu. Este livro é meu, disse a moça. Este livro, disse a moça,

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

"agora boa historia" assinado:maria Clara

agora boa historia assinado:maria Clara Fadas e magia Quiz fazer esse livro em homenagem de um desenho que adoro assistir e nesse desenho tem varias fadas não se esqueçam não fiz a historia do filme só fiz uma homenagem "agora boa historia"

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA MARISA RODRIGUES DOS REIS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR O texto gerador é um fragmento da obra Garibaldi e Manoela:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA SOLANGE BARBOSA DE SOUZA BARROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O trecho a seguir foi retirado do romance A

Leia mais

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nome: Português UMA DAS MARIAS Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O que foi? perguntou a mãe de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA DEBORA HELLEN GOMES CANELLAS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é um fragmento do segundo capítulo

Leia mais

Relato de viagem PROFESSORA GEHILDE REIS

Relato de viagem PROFESSORA GEHILDE REIS Relato de viagem PROFESSORA GEHILDE REIS O relato de viagem é um gênero textual em que se conta e descreve uma viagem ou um percurso concretizado pelo autor. Trata-se de uma narração minuciosa sobre locais

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA DAYANE GONCALVES DE ANDRADE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O Texto Gerador 1é um recorte da primeira parte do

Leia mais

Estudar. Pronomes Demonstrativos Pronomes Indefinidos Aumentativo e Diminutivo Advérbios Locuções Adverbiais Locução Prepositiva Artigos Definidos

Estudar. Pronomes Demonstrativos Pronomes Indefinidos Aumentativo e Diminutivo Advérbios Locuções Adverbiais Locução Prepositiva Artigos Definidos Estudar Pronomes Demonstrativos Pronomes Indefinidos Aumentativo e Diminutivo Advérbios Locuções Adverbiais Locução Prepositiva Artigos Definidos Enfoque Imperativo Plural dos Substantivos Voz Passiva

Leia mais

Enredo Narrativo Brota aqui na base (MC Doguinha) Paródias Pedagógicas - ProAlex

Enredo Narrativo Brota aqui na base (MC Doguinha) Paródias Pedagógicas - ProAlex Enredo Narrativo Brota aqui na base (MC Doguinha) Paródias Pedagógicas - ProAlex C C Uma história linda, tão bem elaborada G G Tá cheia de tensão no seu enredo Am Am Criou situação, conflito e humor F

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO. Prof.ª Nivania Alves

ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO. Prof.ª Nivania Alves ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO Prof.ª Nivania Alves A narração é um modo de organização de texto cujo conteúdo está vinculado, em geral, às ações ou acontecimentos contados por um narrador. Para construir

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2018

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2018 ROTEIRO DE Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Responsáveis e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados, revendo

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 Caros Responsáveis e Alunos, Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas

Leia mais

Integrado Aula 26 Apostila 4; pág Tipos de Discurso

Integrado Aula 26 Apostila 4; pág Tipos de Discurso Integrado Aula 26 Apostila 4; pág. 122 Tipos de Discurso Tipos de Discurso Discurso: fala ou pensamento de personagem. Discurso Direto -Reprodução literal da fala da personagem. -Verbo de fala (pode estar

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um).

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um). Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 7º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel. Orações Subordinadas Adverbiais.

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel. Orações Subordinadas Adverbiais. Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel Orações Subordinadas Adverbiais Caicó RN 2018 CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS SÃO

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA JUCELIA DAS GRACAS MILANI Rio de Janeiro 2012 ROMANCE TEXTO GERADOR O Texto Gerador é um recorte do romance A marca

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

Teoria Literária. Estudo da Narrativa 23/05/09

Teoria Literária. Estudo da Narrativa 23/05/09 Teoria Literária Estudo da Narrativa DEFINIÇÃO: NARRATIVA nar.ra.ção sf (lat narratione) 1 Ato ou efeito de narrar. 2 Conto, descrição, discurso, narrativa. 3 Exposição verbal ou escrita de um ou mais

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

A palavra contos vem do latim COMPUTUS que significa cálculo, conta, que adquiriu o sentido de narração em alguns idiomas.

A palavra contos vem do latim COMPUTUS que significa cálculo, conta, que adquiriu o sentido de narração em alguns idiomas. A palavra contos vem do latim COMPUTUS que significa cálculo, conta, que adquiriu o sentido de narração em alguns idiomas. No Brasil, os contos de fada surgiram nos fins do século XIX com o nome de contos

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Bianca Grela (UEM) Camila Heloise Paes (UEM) Maria Heloisa Teixeira da Silva (UEM) Orientadora: Josimayre Novelli Coradim (UEM)

Bianca Grela (UEM) Camila Heloise Paes (UEM) Maria Heloisa Teixeira da Silva (UEM) Orientadora: Josimayre Novelli Coradim (UEM) Bianca Grela (UEM) Camila Heloise Paes (UEM) Maria Heloisa Teixeira da Silva (UEM) Orientadora: Josimayre Novelli Coradim (UEM) Apresentar uma análise comparativa entre o conto Cinderella (1812), dos Irmãos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA EVELIN MOLINA DE MEDEIROS AMBROSIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I CAPÍTULO XVI O Rangoon, um dos paquetes

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. O sapo é um personagem presente em muitas histórias e músicas infantis. Texto 1 O texto a seguir é uma letra de música.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. O sapo é um personagem presente em muitas histórias e músicas infantis. Texto 1 O texto a seguir é uma letra de música. 3ºAno 1.3 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9

Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9 Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9 Unidade 9 Compreensão de texto Nome: Data: Leia o conto de fadas a seguir para responder às questões de 1 a 15. Rapunzel Era uma vez um lenhador e sua mulher.

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

A questão está errada, pois pronome de tratamento para de referir à princesas, principes é vossa alteza ou somente alteza.

A questão está errada, pois pronome de tratamento para de referir à princesas, principes é vossa alteza ou somente alteza. HABILITAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 2 Candidato: Vera Lucia Araujo Gonçalves Habilitação: Língua Portuguesa Inscrição: 4651 2-) Analise as afirmações a seguir: I. As características da princesa que

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO

LEITURA E COMPREENSÃO 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: LEITURA E COMPREENSÃO 1 5 10 15 20 Uma vez, Alice Trambolhona foi ao mar e tanto gostou que já não queria sair mais da água. Alice, sai da água gritava-lhe

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2013

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2013 ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2013 COMUNICADO DO RESULTADO DOS RECURSOS QUANTO AO CONTEÚDO DAS PROVAS OBJETIVAS E FORMULAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

1 Instrução. 3 Instrução

1 Instrução. 3 Instrução Instrução 1 Instrução 2 Primeiro de tudo, leia o texto. Pode ser uma leitura silenciosa, se feita fora do ambiente escolar. Na escola ou sala de leitura própria, recomenda-se leitura em voz alta. Neste

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA SUZANA DE SOUZA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I pertence ao gênero textual que está

Leia mais

A guardiã dos gansos

A guardiã dos gansos A guardiã dos gansos E ra uma vez uma princesa prometida em casamento a um príncipe de um reino distante. Quando chegou o dia da partida, emocionada, a mãe da princesa abraçou a filha e deu a ela um cavalo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA VALDILENE JOAQUIM Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O texto gerador são dois fragmentos do romance de Joaquim Manuel

Leia mais