A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide"

Transcrição

1 A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide Francisca Márcia de Sousa 1 Jorge Alan Lima da Silva 2 Francisca Michele de Freitas 3 Thaís Muratori Holanda 4 Resumo: O friboedema geloide (celulite) é uma afecção genética que compromete o bem estar físico, psíquico e social, principalmente nas mulheres. Destaca-se por ser uma infiltração edematosa não inflamatória do tecido conjuntivo subcutâneo, e apresenta causas multifatoriais. A classificação do fribroedema geloide dar-se pela sua evolução, são quatro estágios que se apresentam e definem a gravidade e sintomas da doença, desde a fase inicial, até o seu nível de maior de eminencia. Os estudos realizados a cerca de desenvolver tratamentos para essa patologia demonstra a importância da fisioterapia dermatofuncional como principal aliada no combate dessa doença. Métodos comprovados cientificamente como drenagem linfática, carboxiterapia, ultrassom e eletrolipólise são considerados eficazes e possuem dentre outras características o objetivo de analgesia e erradicação do fibroedema gelóide. O objetivo dessa revisão de literatura foi estudar os efeitos da fisioterapia dermatofuncional como opção de tratamento, discutindo opiniões de diferentes autores e comprovando sua eficácia para a referida afecção. Palavras-chave: Fibroedema geloide, fisioterapia, tratamento, dermatofuncional Abstract: The friboedema geloid (cellulite) is a genetic disorder that affects the physical well-being, mental and social, especially in women. It stands out for being a non-inflammatory edematous infiltration of the subcutaneous connective tissue, and has multifactorial causes. The classification of geloid fribroedema give for its evolution are four stages that present and define the severity and symptoms of the disease at an early stage, to its highest level of eminence. Studies about develop treatments for this pathology demonstrates the importance of therapy dermatofuncional main ally in this disease. Scientifically proven methods such as lymphatic drainage, carboxiterapia, ultrasound and eletrolipolise are considered effective and have other characteristics in order to analgesia and eradication of geloid fibroedema. The purpose of this literature review was to study the effects of dermatofuncional physical therapy as a treatment option, discussing opinions of different authors and proving its effectiveness for that disease. Keywords: Fibroedema geloid, physiotherapy, treatment, dermatofuncional 1 Aluno do curso de fisioterapia da FVJ Faculdade do Vale do Jaguaribe. 2 Aluno do curso de fisioterapia da FVJ Faculdade do Vale do Jaguaribe. 3 Aluno do curso de fisioterapia da FVJ Faculdade do Vale do Jaguaribe. 4 Professor orientador da disciplina de Fisioterapia dermatofuncional da Faculdade do Vale do Jaguaribe

2 INTRODUÇÃO Segundo a organização mundial da saúde (OMS), a ausência de doença não está isolada em um parâmetro de saúde, e sim, um completo bem-estar físico, psíquico e social, levando a crer que distúrbios genéticos podem comprometer seriamente a integridade do paciente. Dentre estas afecções genéticas, destaca-se o fibro edema gelóide, também conhecido como celulite, que acomete 85-98% das mulheres de todas as raças, segundo estudos. (AVRAM,2004; ROSSI, VERGNANINI, 2000), este caracteriza-se por uma infiltração edematosa não inflamatória do tecido conjuntivo subcutâneo, e apresenta causas multifatoriais. Podemos classificar o fibro edema gelóide em quatro estágios: o primeiro é uma fase inicial, onde o processo já está se instalando internamente, mas não pode ser visto ou sentido; no segundo, inicia-se a evolução do processo, onde as mudanças estruturais vão ficando mais relevantes e os primeiros sintomas passam a ser visíveis e podem ser sentidos sob palpação, a pele ganha um aspecto acolchoado e com ondulações; o terceiro é a fase em que aparecem os nódulos, os sinais são bem visíveis, não necessitando de palpação para serem percebidos, a pele áspera aparenta uma casca de laranja e verificou também edema nas pernas e micro varizes, somados a flacidez; no quarto, ela é dura e a pele fica lustrosa, cheia de depressões, as pernas ficam inchadas, pesadas, doloridas e a sensação de cansaço está presente, mesmo sem esforço físico. (MIGUEL, 2002) Os estudos realizados para a busca de tratamentos eficazes a essa patologia, mostrou-se limitado na literatura, entretanto foi visto que métodos existentes auxiliam de certa forma na tentativa de diminuir ou erradicar o fibro edema gelóide em suas diferentes etapas. A fisioterapia dermatofuncional vem atuando de modo eficaz no tratamento, e contornando os efeitos estéticos e psicológicos que esta patologia pode vir a causar. Ela traz consigo várias técnicas afim de tratar da maneira mais prática possível, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa afecção. Dentre essas técnicas, podemos citar o uso do de aparelhos como ultrassom terapêutico, carboxiterapia, eletrolipoforese e ondas sônicas de baixa frequência, a drenagem linfática, por ser uma técnica manual, pode ser utilizada em comunhão com algum aparelho, para melhor eficácia. A presente pesquisa teve como objetivo analisar na literatura como a fisioterapia dermatofuncional pode tratar o fibro edema gelóide em diferentes técnicas especificas, visando a eficácia e efeitos no tratamento.

3 METODOLOGIA Esse é um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, cuja pesquisa bibliográfica foi operacionalizada mediante a busca eletrônica de artigos indexados nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, por meio dos seguintes descritores: Fibro edema gelóide, fisioterapia, tratamento. A amostra compreendeu as publicações de artigos indexados em periódicos, selecionados a partir de uma leitura prévia dos resumos anexados que seguiram os seguintes critérios de inclusão: foram selecionados artigos totalmente em português; foram recrutados artigos de periódicos indexados por ter um melhor acesso, com os critérios de inclusão artigos que informassem todas as informações sobre como a fisioterapia pode tratar o fibro edema gelóide, já os de exclusão foram artigos que apresentasse outras doenças associadas. Os artigos analisados foram publicados em um intervalo de tempo entre os anos de 2009 e Assim, os artigos constituíram fontes primárias da pesquisa e acreditamos ter englobado os mais relevantes a respeito do tema, já que as bases de dados consultadas mantém um bom nível de rigor em suas seleções.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES Na literatura são descritas intervenções eficazes para o FEG como complementação alimentar, atividade física, Iontoforese (utilizando cafeína ou aminofilina) por meio de Corrente Galvânica ou Ultrassom, Eletrolipoforese, Correntes Excitomotoras, drenagem linfática e a Carboxiterapia. Para que se obtenham bons resultados, visto que sua causa é multifatorial, devese, além da escolha ideal de procedimentos variados e complementares, orientar a paciente que mudanças de hábitos são imprescindíveis (MILANI et al, 2006). De acordo com os artigos estudados, foi averiguado os efeitos de aparelhos e técnicas para o tratamento do fibro edema gelóide. A eficácia da ultrassonografia (USG) para identificar o edema e as modificações que são causadas na pele devido ao Fibro edema gelóide (FEG) é sustentada pela literatura, pois esta patologia causa mau funcionamento do sistema circulatório, linfático e transformações do tecido conjuntivo, podendo resultar em dor local e até mesmo na diminuição das atividades funcionais. Entretanto, devido a outras complicações que o FEG pode causar, faz-se necessário o uso de terapias combinadas visando tratar a o FEG de modo geral, em seus diferentes estágios. (MEYER, et al. 2011) O estudo de caso que acompanhou os efeitos das ondas sônicas de baixa frequência relatou que de acordo com os critérios de avaliação, tanto depois da aplicação do aparelho, quanto seis meses após e sem tratamento, foi possível observar uma redução nítida do edema aos exames de ultrassonografia, bem como uma redução da manutenção da espessura da pele. Porém, quanto à avaliação do PAFEG, os resultados não foram tão satisfatórios, pois nenhuma das voluntárias evitaram os fatores de risco que predispõem ao Edema Gelóide. Destaca que nenhuma das voluntárias apresentou resultado clínico diferenciado comparando antes e após o tratamento. Também nenhuma modificação foi detectada na avaliação do follow-up. (MEYER, et al. 2011) Meyer et al (2011) concluiu que, pela análise das imagens de ultrassonografia, o uso de ondas sonoras em baixa frequência em benefício do FEG mostrou-se satisfatório, resultando em uma melhora micro circulatória devido à redução do edema. Porém, clinicamente não foi possível constatar a mesma evolução. Machado et al. (2011), em sua pesquisa, teve como objetivo avaliar os efeitos do ultrassom terapêutico (UST) e da eletrolipoforese no tratamento das alterações decorrentes do fibro edema gelóide. Verificou-se que as avaliações fotográficas realizadas pelos diferentes avaliadores, quantificando o acometimento do FEG antes e após tratamento, mostrou que 68,18% das participantes do estudo apresentaram melhora do aspecto epitelial do fibro edema gelóide. A concordância entre os dois avaliadores das imagens fotográficas foi elevada, obtendo valor de W >0,65 para todas as imagens interpretadas.

5 A aplicação da eletrolipólise e do ultrassom terapêutico (UST) revelou redução significativa na região tratada, mas não alterou os valores de peso e IMC. Houve apenas melhora do aspecto do FEG bem como da satisfação pessoal das voluntárias, porém as demais variáveis, como perimetria, adipometria e bioimpedância, não apresentaram diferença estatisticamente significante. (MACHADO, et al. 2011) Como o FEG está associado à estase linfática, a drenagem linfática é um dos recursos muito utilizados. Essa técnica consiste em captar o líquido intersticial excedente que originou o edema e evacuá-lo em direção aos corredores de reserva ganglionares, mantendo, dessa forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais (GUIRRO E GUIRRO, 2010). [#] Nakamura et al (2010) utilizou a técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM) e verificou diminuição na perimetria de tronco e membros inferiores com duas sessões de DLM em cinco pacientes e uma única sessão em três pacientes. A pesquisa que estudou a eficácia da drenagem linfática associada a carboxiterapia no tratamento do fibro edema gelóide em grau II, observou a redução da perimetria após o tratamento em todos os pontos avaliados. Concluiu que a DLM é um método eficiente na redução de edemas e não provoca alterações na pressão arterial e frequência cardíaca dos pacientes. (MEDRADO, ALFREDO. 2010) As mulheres que participaram da experiência com dióxido de carbono (carboxiterapia), tiveram uma redução significativa da circunferência abdominal e da coxa. Segundo Lee (2010), a carboxiterapia é um método de tratamento do fibro edema gelóide considerado seguro e eficaz. O mecanismo de ação do gás carbônico é, sobretudo, na microcirculação vascular do tecido conectivo, promovendo uma vasodilatação e um aumento da drenagem veno-linfática. Com a vasodilatação, melhora-se o fluxo de nutrientes, entre eles, as proteinases necessárias para remodelar os componentes da matriz extracelular e para acomodar a migração e reparação tecidual (CORRÊA et al, 2008). No presente estudo não houve qualquer complicação com a aplicação da carboxiterapia e a única queixa relatada pela paciente foi dor mínima a aplicação da agulha. (MEDRADO, ALFREDO. 2010) O ultra-som é uma modalidade de penetração profunda, capaz de produzir alterações nos tecidos, por mecanismos térmicos e não-térmicos. (GUIRRO, GUIRRO. 1996) A revisão de literatura que estudou os efeitos do ultrassom isoladamente identificou que o mesmo era utilizado diretamente para um melhor resultado. Era realizado o uso do ultrassom em emissão continua, exceto se existir alguma circunstância que contra indique a aplicação de calor. Em geral, para o tratamento da mesma recomendou iniciar com doses baixas e aumentar a intensidade progressivamente. Porém, estas não devem ultrapassar 2 W/cm2, sobretudo quando se trabalha em emissão continua. Caso a aplicação seja em emissão pulsada a intensidade pode variar de 2 a 3 W/cm2. (ROSSI, 2001) Através do estudo realizado por Rossi, Silva e Ribeiro (2001), pelos resultados obtidos em revisão literária, concluiu-se que o tratamento do FEG com o ultra-som terapêutico foi eficaz na amenização e diminuição do quadro de fibro edema gelóide nas regiões das coxas, abdômen e nádegas.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com base na bibliografia revisada, Concluiu-se que a fisioterapia dermatofuncional contribui de forma satisfatória no tratamento do fibro edema gelóide em seus diferentes graus, apesar dos estudos nessa área ainda serem limitados na literatura. De modo geral é clara e verídica a importância da mesma no tratamento dessa afecção.

7 REFERÊNCIAS MENEZES, R. C.; SILVA, S. G.; RIBEIRO, E. R. Ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide. Revista Inspirar. Vol. 1. Num. 1. Jun./jul MEDRADO, S. A. S.; ALFREDO, P. P. Drenagem linfática associada a carboxiterapia no tratamento do fibro edema gelóide grau II: estudo de caso. Ciências da saúde: fisioterapia e terapia ocupacional. MACHADO, G. C.; VIEIRA, R. B.; OLIVEIRA, N. M. L.; LOPES, C. R. Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibro edema geloide. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p , jul./set MEYER, P. F. ET AL. Efeitos das ondas sônicas de baixa frequência no fibro edema gelóide: estudo de caso. Rev Bras Terap e Saúde, 1(2):31-36, GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia em estética: fundamentos, recursos e patologias. 2 ed. Editora Manole Ltda. São Paulo.

A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO

A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 Patrícia Paola Pieri 2 Karina Brongholi 3 RESUMO O fibro edema gelóide é uma das principais alterações das características

Leia mais

BELEZA E SAÚDE: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO AMBULATÓRIO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER

BELEZA E SAÚDE: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO AMBULATÓRIO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER BELEZA E SAÚDE: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO AMBULATÓRIO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER LUCAS, Mayzon Eduardo Cavalcante 1 BRANDÃO, Ana Priscila Souza 2 JUNIOR, Paulo Sergio Domingos

Leia mais

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA FROZ, Maria Garcia 1 ; GIACOMOLLI, Cristiane 2 Palavras-Chave: Celulite. Definições. Avaliação. Tratamento. Introdução Não há dúvida que o mundo está em constante

Leia mais

APLICAÇÕES DO ULTRASSOM NA ÁREA ESTÉTICA: UMA REVISÃO

APLICAÇÕES DO ULTRASSOM NA ÁREA ESTÉTICA: UMA REVISÃO APLICAÇÕES DO ULTRASSOM NA ÁREA ESTÉTICA: UMA REVISÃO GOLARTT, Secchi Jennifer 1 ; COSSETIM, Tamires de Lima 1 ; DREILICH, Katiana Silva 1 ; Hansen, Dinara 2 ; DEUSCHLE, Viviane Cecília Kessler Nunes 2

Leia mais

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos.

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos. 25 LVANTAMNTO DO PRFIL DOS PACINTS TRATAMNTOS MAIS UTILIZADOS M UMA CLÍNICA D DRMATO-FUNCIONAL M PLOTAS-RS Paula Cristina B. Paiva Priscila Castro Gabriela Melo de Andrade Bertran Gonçalves Coutinho RSUMO:

Leia mais

Lipodistrofia. Celulite. Fisioterapia. Ciências Biológicas e de Saúde Unit Aracaju v. 4 n. 1 p Março 2017 periodicos.set.edu.

Lipodistrofia. Celulite. Fisioterapia. Ciências Biológicas e de Saúde Unit Aracaju v. 4 n. 1 p Março 2017 periodicos.set.edu. PRINCIPAIS RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA O TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELÓIDE: REVISÃO DE LITERATURA Beatriz Benny Sungaila Pereyra 1 Blenda Benny Sungaila Pereyra 2 Mayanna Machado Freitas 3 Fisioterapia

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL - FEG E ESTRIAS (OUT 2014) - PORTO Sabe como atuar com eficácia perante a celulite e as estrias? O fibroedema gelóide (FEG) refere-se a uma condição clínica e estética que

Leia mais

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação.

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação. Camila Fernandes e Silva 1 ; Roberta de Melo Teixeira² ; Antônia Célia Sales Melo³ ; Patrícia Froes Meyer 4 1- Universidade Potiguar (camilaf.med@gmail.com). 2- Universidade Potiguar (robertamelot@hotmail.com).

Leia mais

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE Brenda Camile Kuhle 1, Silvia Patrícia de Oliveira 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1 1 OS EFEITOS DA CARBOXITERAPIA NAS ESTRIAS ALBAS EM GLÚTEOS DE MULHERES JOVENS Amanda de Souza, Patrícia Damasceno da Silva*, Tereza Cristina dos Reis Ferreira**. *Fisioterapeutas, **Docente do CESUPA

Leia mais

TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Autora(s) MEYER, Patrícia Froes; SILVA, Mona Lisa Rodrigues INTRODUÇÃO Há varias propostas fisioterapêuticas no mercado

Leia mais

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT Efeitos das ondas de choque piezoelétricas em gordura localizada abdominal Estudo de caso 1ª. parte Ensaio clinico randomizado e cego: OBJETIVOS - Verificar o efeito

Leia mais

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO 1 TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO Karla Heidemann 1 Ralph Fernando Rosas 2 RESUMO A iontoforese é utilizada como intervenção clínica há mais de 40 anos, sendo que os princípios básicos

Leia mais

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1º SEMESTRE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE BÁRBARA APARECIDA DE ARAUJO CAROLINA SAVIO CANELI DHIANE GUIMARÃES

Leia mais

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE Tubarão, 2005 ANA AMELIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO

Leia mais

FISIOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELOIDE: ANÁLISE DE PERIÓDICOS NACIONAIS

FISIOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELOIDE: ANÁLISE DE PERIÓDICOS NACIONAIS RAS DOI: 10.13037/rbcs.vol12n42.2339 artigo de revisão 57 FISIOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELOIDE: ANÁLISE DE PERIÓDICOS NACIONAIS PHYSIOTHERAPY IN FIBER EDEMA GELOIDE: ANALYSIS OF NATIONAL PERIODICALS Lucas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Eletroterapia Aplicada à Cosmética Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT Efeitos das ondas de choque piezoelétricas em gordura localizada abdominal Estudo de caso 1ª. parte Ensaio clinico randomizado e cego: OBJETIVOS - Verificar o efeito

Leia mais

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO.

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. BOTTOMSUP.COM.BR O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. + RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. PROCEDIMENTO NÃO INVASIVO INDOLOR SEGURO RECUPERAÇÃO

Leia mais

DRENAGEM LINFÁTICA ASSOCIADA À CARBOXITERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE GRAU II: ESTUDO DE CASO

DRENAGEM LINFÁTICA ASSOCIADA À CARBOXITERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE GRAU II: ESTUDO DE CASO 4.00.00.00-1 - CIÊNCIAS DA SAÚDE 4.08.00.00-8 - Fisioterapia e Terapia Ocupacional DRENAGEM LINFÁTICA ASSOCIADA À CARBOXITERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE GRAU II: ESTUDO DE CASO SUZANA APARECIDA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA Trabalho de Conclusão de Curso APLICABILIDADES DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO ALEITAMENTO MATERNO Sara Polyana Monteiro Ferreira Belo Horizonte 2018 Sara

Leia mais

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura André Ricardo Bezerra Bonzi (1); Renata Soares Ferreira (2) Edécio Bona Neto (3); Daniel Sarmento Bezerra (4); Tânia

Leia mais

A Eficácia do Tratamento do Fibro Edema Gelóide (FEG) com a utilização do Ultrassom Terapêutico.

A Eficácia do Tratamento do Fibro Edema Gelóide (FEG) com a utilização do Ultrassom Terapêutico. 1 A Eficácia do Tratamento do Fibro Edema Gelóide (FEG) com a utilização do Ultrassom Terapêutico. Úrsula Correa Lins¹ ursulalins@yahoo.com.br Orientador 2 Flaviano Gonçalves Lopes de Souza Pós graduação

Leia mais

Efeito da Drenagem Linfática no Tratamento do Fibro Edema Gelóide em Mulheres. Effect of the Lymphatic Drainage on Treatment Fibroid Edema in Women

Efeito da Drenagem Linfática no Tratamento do Fibro Edema Gelóide em Mulheres. Effect of the Lymphatic Drainage on Treatment Fibroid Edema in Women Efeito da Drenagem Linfática no Tratamento do Fibro Edema Gelóide em Mulheres Flávia Ferraz Gusmão 1 ; Marcia Meira Guimarães 2 ; Natália Cristina Lima Silva 3 ; Juliana Barros Ferreira 4 Resumo: O fibro

Leia mais

ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE

ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE Endermologia in fiber edem geloide Autores: Ferreira S C¹, Macedo A C. B². 1)Acadêmica do curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti

Leia mais

Priscila Meneguzzi Goulart. Cuiabá A Utilização da Carboxiterapia nas principais Disfunções Estéticas: Uma Revisão de Literatura

Priscila Meneguzzi Goulart. Cuiabá A Utilização da Carboxiterapia nas principais Disfunções Estéticas: Uma Revisão de Literatura 1 Universidade São Marcos Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada Pós- Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional A Utilização da Carboxiterapia nas principais

Leia mais

USO DE ULTRASSOM PARA TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE

USO DE ULTRASSOM PARA TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE USO DE ULTRASSOM PARA TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE Aline Kaori Yamamoto Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/A Uilian Gabaldi Yonezawa Químico

Leia mais

LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract)

LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract) LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract) TRATAMENTO GLOBAL PARA BELEZA DAS PERNAS: TESTADO POR ANGIOLOGISTA AVALIAÇÃO DA MICROCIRCULAÇÃO POR LASER DOPPLER PRÉ E PÓS CIRURGIAS VASCULARES E TRATAMENTO

Leia mais

APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE ( FEG)

APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE ( FEG) APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE ( FEG) Lunara Luiza Vera Vazquez de Oliveira 1, Alison Walvy de Souza 2 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO INFLUÊNCIA DA GAMETERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO MORAIS, S. B., DUARTE, F. H. RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da Gameterapia na reabilitação

Leia mais

BIOMODULAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIA PLÁSTICA. Profa. Maria Helena Lourenço Monteiro Pimenta Rossi

BIOMODULAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIA PLÁSTICA. Profa. Maria Helena Lourenço Monteiro Pimenta Rossi BIOMODULAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIA PLÁSTICA Profa. Maria Helena Lourenço Monteiro Pimenta Rossi A FOTOTERAPIA é considerada uma das maiores revoluções tecnológicas para as ciências

Leia mais

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFFECTS OF CURRENT RUSSIAN TREATMENT OF FIBRO GELOID EDEMA IN THE GLUTEAL REGION Alessandra Brunel Paes 1 Ana Paula Vieira

Leia mais

De preferência, rápido e sem muito esforço. Uma das soluções para esse dilema

De preferência, rápido e sem muito esforço. Uma das soluções para esse dilema Conheça três tratamentos modernos e eficazes para secar medidas Os primeiros ares do verão, nessa reta final da primavera, sempre trazem o desejo de um corpo mais magro e definido. Matéria publicada em

Leia mais

FONOFORESE E ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE.

FONOFORESE E ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE. FONOFORESE E ENDERMOLOGIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE. Eliane Broday 1, Alison Walvy de Souza 2 1 Acadêmica o curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná. 2 Tecnóloga em

Leia mais

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO COSTA, Fabieli de Matos Oliveira 1 ; MALDANER, Caroline Krames¹; HANSEN, Dinara ² Palavras chave: Eletrolipólise. Eletrolipoforese, Adiposidade localizada

Leia mais

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI ESTUDO DA EFICÁCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA PARA TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE Porto Velho- RO 2017 PRISCILA BOF PANCIERI ESTUDO DA EFICÁCIA DA DRENAGEM

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O ULTRASSOM DE 1MHz E 3MHz EM TECIDO ADIPOSO COM PREGA CUTÂNEA IGUAL OU SUPERIOR A 4CM PARA O TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG)

COMPARAÇÃO ENTRE O ULTRASSOM DE 1MHz E 3MHz EM TECIDO ADIPOSO COM PREGA CUTÂNEA IGUAL OU SUPERIOR A 4CM PARA O TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG) UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Curso de Fisioterapia AMANDA CIPRIANI DA SILVA CRISTIANE SILVA LIMA COMPARAÇÃO ENTRE O ULTRASSOM DE 1MHz E 3MHz EM TECIDO ADIPOSO COM PREGA CUTÂNEA IGUAL OU SUPERIOR A 4CM PARA

Leia mais

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC)

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA RESUMO Ayrlene Maria Carlos de

Leia mais

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE Renata Cappellazzo 1, Cleide Batista 2, Daiane Aparecida Marcelino 3, Fabiana Nonino 4, Michelle Cardoso Machado 5, Ana Lúcia de

Leia mais

2 Especialista,professora do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil-Torres/RS

2 Especialista,professora do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil-Torres/RS ISSN 1678-1740 http://ulbratorres.com.br/revista/ Torres,Vol I 2017.1 - Dossiê Área da Saúde Submetido em: Mar/Abr/Mai, 2017 Aceito em: Jun/2017 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DRENAGM LINFÁTICA MANUAL E ULTRASOM

Leia mais

EFEITO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: REVISÃO DE LITERATURA

EFEITO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: REVISÃO DE LITERATURA EFEITO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: REVISÃO DE LITERATURA JULIANA. PELICERI MORENO, 1 ; IKEZAKI, F. I. 2 Resumo O objetivo foi verificar o efeito do ultra-som terapêutico no

Leia mais

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. PLANO DE AULA Disciplina: Eletrotermofototerapia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais A fisioterapia e a Eficácia da Drenagem Linfática com Aplicação do Ultrassom

Leia mais

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional. Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional. Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide FACULDADE FASERRA Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide MANAUS-AM 2017 Amanda Cavalcante Lopes Montenegro Eficácia Da Acupuntura

Leia mais

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira Intervenção Fisioterapeutica em Queimados Aluna: Giselle Sousa Pereira Recife, 01 setembro, 2013 Queimaduras: definição, classificação e incidência Podemos definir as queimaduras como lesões traumáticas

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENDERMOTERAPIA/VACUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE REVISÃO DE LITERATURA GOUVEIA,L.1.,NUNES,G.1, PEREIRA,L.2.ASSIS, I.2.

ATUAÇÃO DA ENDERMOTERAPIA/VACUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE REVISÃO DE LITERATURA GOUVEIA,L.1.,NUNES,G.1, PEREIRA,L.2.ASSIS, I.2. ATUAÇÃO DA ENDERMOTERAPIA/VACUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE REVISÃO DE LITERATURA GOUVEIA,L.1.,NUNES,G.1, PEREIRA,L.2.ASSIS, I.2. 1 Discente em Estética e Cosmetologia Faculdade São Lourenço

Leia mais

Fisioterapeuta graduada no Curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco UPE, Campus Petrolina. 2

Fisioterapeuta graduada no Curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco UPE, Campus Petrolina. 2 AVALIAÇÃO DO EFEITO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E DO ULTRASSOM NO FIBROEDEMA GELOIDE EVALUATION OF MANUAL LYMPHATIC DRAINAGE AND ULTRASOUND IN THE CELLULITE Adriana Ferreira de Almeida 1, Daniele Silva

Leia mais

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO EFFECTIVENESS OF RADIOFREQUENCY IN LOCAL FAT AND SKIN FLAXING IN ABDOMINAL REGION: CASE STUDY

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO

TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO 16 TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2

FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2 FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS CONTRA PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS RESIDÊNCIAS GISLAINE. KALIL DOS SANTOS. 1 GROSSI, C. DEL 2 RESUMO As quedas nas residências tem sido um fator de risco para a redução

Leia mais

Relato de caso. Fisioterapia Brasil - Volume 13 - Número 1 - janeiro/fevereiro de 2012

Relato de caso. Fisioterapia Brasil - Volume 13 - Número 1 - janeiro/fevereiro de 2012 54 Relato de caso Análise dos efeitos da eletrolipólise no tratamento do fibro edema gelóide por meio da biofotogrametria computadorizada Analysis of the effects of electrolipolysis in the treatment of

Leia mais

Sistema de Ondas Moduladas

Sistema de Ondas Moduladas Sistema de Ondas Moduladas A Euro Medica é uma empresa Brasileira que importa e distribui equipamentos de alta qualidade produzidos dentro do padrão ISO 13485, por empresas certificadas em Boas Práticas

Leia mais

Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 7 (2):45-58, jul.-dez., Ciências da Saúde

Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 7 (2):45-58, jul.-dez., Ciências da Saúde Ciências da Saúde RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG) RESOURCES PHYSIOTHERAPEUTIC USED IN TREATMENT OF FIBRO EDEMA GELLOID (FEG) Izabele Soares Tavares; 1 Maria

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA Esta é uma formação bastante completa na área de corporal e facial que está estruturada sob uma perspetiva de revolução de conceitos

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DA IRRADIAÇÃO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NA SINOVITE AGUDA EM RATOS WISTAR

TÍTULO: EFEITO DA IRRADIAÇÃO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NA SINOVITE AGUDA EM RATOS WISTAR Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITO DA IRRADIAÇÃO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NA SINOVITE AGUDA EM RATOS WISTAR CATEGORIA:

Leia mais

Fisioterapia Brasil 2018;19(3):

Fisioterapia Brasil 2018;19(3): 337 Fisioter Bras 2018;19(3):337-41 ARTIGO ORIGINAL Tratamento do fibro edema gelóide utilizando o ultrassom terapêutico associado a lecitina de soja e ginkgo biloba Treatment of cellulite using therapeutic

Leia mais

A AÇÃO DA VACUOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG)

A AÇÃO DA VACUOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG) 1 A AÇÃO DA VACUOTERAPIA NO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG) Graziele Jaqueline Santos da Luz¹ Eunice Tokars² 1. Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide RESUMO Physiotherapeutic Treatment for Fibro Edema Geloide Ely Watari 1 Silvia Brambilla Rodrigues 2 Cristina Cardoso Parra 3 O Fibro Edema Gelóide

Leia mais

Artigo original. Simone Burin Chu*, Andréia Calegari, Ft.**

Artigo original. Simone Burin Chu*, Andréia Calegari, Ft.** 336 Fisioterapia Brasil - Volume 13 - Número 5 - setembro/outubro de 2012 Artigo original Comparação dos efeitos da endermologia e da eletrolipoforese no tratamento do fibro edema gelóide Comparison of

Leia mais

BENEFICIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA E DA VACUOTERAPIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE

BENEFICIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA E DA VACUOTERAPIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE BENEFICIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA E DA VACUOTERAPIA NO FIBRO EDEMA GELÓIDE Jéssica Chrispim Lima 1, Alison Walvy de Souza 2, Silvia Patrícia de Oliveira 3 1. Acadêmica do Curso de Tecnólogo em Estética

Leia mais

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO Favato, A. C.; Bernini, G.; Andolfato, K. R. Resumo: O estresse no ambiente de trabalho (EAT) pode ter consequências

Leia mais

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG).

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). Cintia Tosoni Leonardo Ribeiro (*) Monia Luci Pawlowski (*) Tatiane Costa de Sousa (*) (*) Acadêmicas do CST em Estética

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Distúrbios e doenças ligadas à obesidade Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Índice Introdução O que é a Obesidade? Doenças e distúrbios físicos

Leia mais

possible results of the application of ultrasound in the treatment of FEG, stage 2 and stage 3.

possible results of the application of ultrasound in the treatment of FEG, stage 2 and stage 3. AVALIAÇÃO DO ULTRASSOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: POSSIBILIDADES DE RESULTADOS Fernanda Tagliari Concolatto 1, Fabrício Vicenzi 2 1. Acadêmica do curso de Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal

Leia mais

CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus. Dra. Priscila Ferrari

CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus. Dra. Priscila Ferrari CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus Dra. Priscila Ferrari INSTAGRAM @pri_ferrari : HISTÓRIA DA RADIOFREQUÊNCIA : : 2002 1º FDA para foto rejuvenescimento Thermacool

Leia mais

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO Artigo Original EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO EFFECTS OF MANUAL LYMPHATIC DRAINAGE THROUGH LEDUC TECHNIQUES IN CELLULITE

Leia mais

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract:

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract: 1 Aplicação da drenagem linfática manual, método original Dr. E. Vodder, no tratamento dermato-funcional da rosácea. Application of the manual lymphatic drainage, "original method Dr. And Vodder", in the

Leia mais

MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE RESUMO

MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE RESUMO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA Alunas: Andressa Vasconcelos; Denise Maria da Rocha; Laís Luana Santana Lima; Rayana

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E FOTOTERAPIA NO LIPOEDEMA: ESTUDO DE CASO

ASSOCIAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E FOTOTERAPIA NO LIPOEDEMA: ESTUDO DE CASO ASSOCIAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E FOTOTERAPIA NO LIPOEDEMA: ESTUDO DE CASO ASSOCIATION OF MANUAL LYMPHATIC DRAINAGE AND PHOTOTHERAPY IN LIPOEDEMA: CASE STUDY Luana Cristina de Sousa dos SANTOS

Leia mais

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA MASIERO, C.L.R.; DUARTE, H.F. RESUMO Este estudo teve como objetivo rever literaturas

Leia mais

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE O tratamento com laser se tornou um forte aliado quando o assunto é tecnologia e beleza. A busca por medicamentos e técnicas para prolongar a juventude tem se tornado uma realidade cada vez mais presente

Leia mais

SOCIEDADE RELATÓRIO PARA MICOFENOLATO DE MOFETILA E MICOFENOLATO DE SÓDIO PARA TRATAMENTO DA NEFRITE LÚPICA

SOCIEDADE RELATÓRIO PARA MICOFENOLATO DE MOFETILA E MICOFENOLATO DE SÓDIO PARA TRATAMENTO DA NEFRITE LÚPICA n. 67 publicado em setembro/2017 RELATÓRIO PARA SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS MICOFENOLATO DE MOFETILA E MICOFENOLATO DE SÓDIO PARA

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER 16 TÍTULO: EFEITOS DE UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E CINSEIOTERAPIA PARA PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Resumo Autoras: Marcela Tofoli Voltarelli Renata Aparecida Picoli Vilcéia Cristina de Carvalho Professora Orientadora: Ms. Giovana

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Massagem relaxante. Aromaterapia. Depressão. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Massagem relaxante. Aromaterapia. Depressão. INTRODUÇÃO OS EFEITOS DA MASSAGEM RELAXANTE ASSOCIADA A AROMATERAPIA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO THE EFFECTS ASSOCIATED WITH MASSAGE RELAXING AROMATHERAPY IN THE TREATMENT OF DEPRESSION Dabiani Carolini do Amaral

Leia mais

Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide-Revisão de Literatura.

Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide-Revisão de Literatura. Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide-Revisão de Literatura. Ana Karoline David Alves 1, Aryane Freire Gomide Mendes 1, Nathália de Jesus Corrêa 1, Isabela Bacelar deassis², Liliane

Leia mais

Os benefícios do Ultrassom 3MHz no tratamento do fibro edema gelóide

Os benefícios do Ultrassom 3MHz no tratamento do fibro edema gelóide 1 Os benefícios do Ultrassom 3MHz no tratamento do fibro edema gelóide Resumo Silvia Regina de Andrade 1 silviaujiyo@terra.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional_

Leia mais

Resumo: Anais do 38º CBA, p.1725

Resumo: Anais do 38º CBA, p.1725 1 TERMOGRAFIA NO MEMBRO PÉLVICO DE CÃES SUBMETIDOS À TERMOTERAPIA COM ULTRASSOM TERAPÊUTICO. THERMOGRAPHY IN THE PELVIC LIMB OF DOGS SUBMITTED TO THERMOTHERAPY WITH THERAPEUTIC ULTRASOUND. Samyla Paiva

Leia mais

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 NÃO ACEITO Nº CAAE TÍTULO DO PROJETO SITUAÇÃO 01 07303612.0.0000.5539 PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA

Leia mais

Método Europeu : CRIO STIM 2.0

Método Europeu : CRIO STIM 2.0 T H E R M O M A S T E R C R I O L I P Ó L I S E D E P L A C A S R E S U L T A D O S R Á P I D O S P A R A G O R D U R A E F L A C I D E Z S E M D E S C O N F O R T O E S E M H E M A T O M A S Método Europeu

Leia mais

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39 PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39 Raissa Carla Paulino Silva e Moreira. Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail:

Leia mais

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017 A endoscopia terapêutica tem se tornado cada vez mais invasiva, realizando procedimentos que muito se assemelham a cirurgias, por sua complexidade, dificuldade técnica, tempo de execução e possibilidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 17, Ano 2010 Fernanda Eduardo Antonio Priscila Silva

Leia mais

EFEITOS DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NA TENDINITE CALCÁRIA DO SUPRAESPINHAL

EFEITOS DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NA TENDINITE CALCÁRIA DO SUPRAESPINHAL 132 EFEITOS DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NA TENDINITE CALCÁRIA DO SUPRAESPINHAL Juliana Carneiro Faria1, Fábio Júnior da Silva Nascimento2, Andréia Kelly3, Karina Martinho4 Resumo: O ombro é a articulação

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE PÔSTER

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE PÔSTER CARACTERIZAÇÃO E PREVALÊNCIA DA TENSÃO PRÉ- MENSTRUAL EM MULHERES JOVENS Danielle de Oliveira Ribeiro; Barbara Evelyn Barros Guimarães; Aline Fernanda Perez Machado; Rogério Eduardo Tacani; Pascale Mutti

Leia mais

ANATOMIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA

ANATOMIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA ANATOMIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA Disfunções Dermatofuncionais Prof.Ms.Bianca E. Thurm PELE Pesa 16% do peso corporal Manto hidrolípídico PELE Elasticidade da pele EPIDERME Camada Basal ou germinativa

Leia mais

Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide

Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibroedema Gelóide Flávia Alves de Carvalho 1 flavialvesc@gmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-Graduação em Dermato-Funcional Faculdade Ávila Resumo A Carboxiterapia

Leia mais

PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN

PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN Muriele Marques Job Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade

Leia mais

HIDROLIPOCLASIA REVISÃO DE LITERATURA SIQUEIRA, A.C; FURTADO, R.S; SILVA, T.B¹. PINTO, L.P². BACELAR, I.A³.

HIDROLIPOCLASIA REVISÃO DE LITERATURA SIQUEIRA, A.C; FURTADO, R.S; SILVA, T.B¹. PINTO, L.P². BACELAR, I.A³. HIDROLIPOCLASIA REVISÃO DE LITERATURA SIQUEIRA, A.C; FURTADO, R.S; SILVA, T.B¹. PINTO, L.P². BACELAR, I.A³ 1 Discentes em Estética e Cosmetologia Faculdade São Lourenço UNISEPE São Lourenço/MG email: rafa.s.furtado@gmail.com.

Leia mais

Eficácia do tratamento com carboxiterapia no fibro edema gelóide: revisão de literatura

Eficácia do tratamento com carboxiterapia no fibro edema gelóide: revisão de literatura Eficácia do tratamento com carboxiterapia no fibro edema gelóide: revisão de literatura Sandra Mara Niclotti 1 sandra_niclotti@hotmail.com Daiana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional

Leia mais