Faculdade Pitágoras de Uberlândia Curso: Administração Disciplina: Administração de Materiais. Unidade 1 Previsão de Demanda. Revisão 0, de 07/08/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Pitágoras de Uberlândia Curso: Administração Disciplina: Administração de Materiais. Unidade 1 Previsão de Demanda. Revisão 0, de 07/08/2012"

Transcrição

1 Faculdade Pitágoras de Uberlândia Curso: Administração Disciplina: Administração de Materiais Unidade 1 Previsão de Demanda Revisão 0, de 07/08/2012 Prof. João Paulo Seno jpseno.pitagoras@gmail.com O que é Demanda? É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada. Para esta disciplina, a demanda será igual à quantidade demandada.

2 Gestão da Demanda Conjunto de ações administrativas tomadas com o objetivo de coordenar e controlar todas as fontes de demanda de maneira que o sistema produtivo possa ser utilizado de maneira eficiente e os produtos e serviços entregues a tempo. Classificação da demanda (em termos de sua dependência de outros fatores) Demanda dependente: É aquela que depende de fatores conhecidos e, portanto, é relativamente previsível. Não há o que se possa fazer para influenciar seu valor (*). Demanda independente: É aquela que é ditada por fatores aleatórios, e portanto, não é facilmente conhecida. Não se tem visibilidade firme para a tomada de decisões. Pode-se, no entanto, tentar influenciar seu valor. (*) No âmbito do projeto de produto e melhoria de processos talvez haja!

3 Demanda Independente: O que se pode fazer? Assumir uma postura ativa e influenciar a demanda: Pressionar a força de vendas; Oferecer incentivos aos clientes; Criar campanhas de vendas; Reduzir preços (*). Assumir uma postura passiva e simplesmente responder à demanda: Por que? A produção pode estar operando à plena capacidade ou o custo para influenciar é alto. (*) Apesar de não ser comum, pode-se aumentar o preço para influenciar a demanda! Importância da Previsão da Demanda A previsão da demanda é importante em todos os níveis de uma organização: Nos níveis mais altos, ela é a base para o planejamento estratégico a longo prazo; Nas áreas funcionais de finanças e contabilidade ela fornece as bases para o planejamento orçamentário e controle de custos; No marketing, serve para planejar o lançamento de novos produtos e definir critérios de premiação de vendedores; Na produção, fornece informações para tomada de decisão a respeito de capacidade, melhorias de leiaute, gestão de estoque e programação de recursos.

4 Importância da Previsão da Demanda para a Logística É a base de todo planejamento estratégico; Apóia o gestor na determinação de níveis adequados de estoques em ambientes de incerteza; Necessidade de continuidade das operações; Ajuda a evitar excessos e faltas de estoques e suas consequências; Ajuda a adequar os prazos de entrega; Ajuda na definição das necessidades de transporte e no estabelecimento da estratégia de distribuição; Ajuda a melhorar o nível de serviço prestado ao cliente. Característica fundamental das previsões É preciso reconhecer que apesar de fornecer informações fundamentais para os gerentes, para que eles possam tomar decisões melhores, as previsões não são perfeitas; Isto ocorre pois há muitos fatores no ambiente empresarial que não podem ser previstos ou controlados; O melhor a fazer é estabelecer uma prática de revisões frequentes destas previsões e aprender a conviver com a imprecisão; Curiosidade: uma vez que você disponha de previsões já razoáveis, uma pequena melhoria geralmente custa muito caro.

5 Componentes da Demanda A demanda por produtos ou serviços pode ser dividida em seis componentes: Demanda média do período; Tendência: É um padrão de movimento direcional nos dados, com natureza gradual, ascendente ou descendente. Possíveis causas: mudanças populacionais, variações na renda e mudanças culturais; Influência sazonal: Refere-se às variações razoavelmente regulares de curto prazo, geralmente relacionadas a determinados fatores, como clima, feriados e férias. Restaurantes, supermercados e cinemas têm, semanalmente, e até mesmo diariamente, variações de natureza sazonal ; Componentes da Demanda Elementos cíclicos: São variações em forma de onda, de duração superior a um ano. Eles são frequentemente associados a uma variedade de condições econômicas, políticas, culturais e até mesmo agrícolas (Ex.: Moda); Variação aleatória: É uma variação residual permanente que permanece numa série temporal depois da remoção de todas as outras componentes. Freqüentemente existe uma auto-correlação entre a demanda esperada e seus próprios valores anteriores.

6 Variações na demanda Há três categorias: Tipos de Previsão Qualitativa; Análise de Séries Temporais; Modelos Causais.

7 Técnicas Qualitativas Técnicas de previsão de demanda baseadas em opiniões de especialistas e em intuições; Normalmente são utilizadas quando não existem dados disponíveis; Método Delphi, Pesquisa de Mercado e Analogia Histórica (comparação com algum produto similar); Não podemos deixar de citar o método ingênuo, que é o uso da intuição pura. Por vezes, profissionais muito experientes conseguem utilizá-los com sucesso. Análise de Séries Temporais Analisa dados relativos a um determinado período de tempo para verificar se ocorre uma tendência ou um padrão; Baseada na idéia de que a história dos acontecimentos ao longo do tempo pode ser usada para prever o futuro.

8 Modelos Causais Relacionam a demanda com um fator fundamental diferente do tempo; Tenta compreender o sistema que envolve o item a ser previsto; Exemplos: Regressão Múltipla, Estatísticas envolvendo um conjunto de indicadores detectados como relevantes. Qual modelo adotar? Depende de uma série de fatores, dentre eles: Horizonte de previsão; Disponibilidade de dados; Precisão necessária; Orçamento disponível; Disponibilidade de pessoal qualificado.

9 Quadro comparativo Técnica Horizonte de tempo Complexidade Precisão Dados necessários Delphi Longo Alta Variável Muitos Média Móvel Curto Muito baixa Média Poucos Média Ponderada Exponencial Regressão Linear Análise de Regressão Curto Baixa Razoável Muito poucos Longo Média alta Média alta Muitos Longo Razoável Alta Muitos Métodos de Análise de Séries Temporais Serão nosso foco de atenção; São eles: Média Móvel Simples; Média Móvel Ponderada; Média Ponderada Exponencial; Análise de Regressão Linear. Obs.: Usaremos a letra F para indicar a previsão e a letra A, para indicar o valor verdadeiro. Isto vem das iniciais das palavras inglesas Forecast e Actual.

10 Média Móvel Simples Adequada se a demanda de um produto não cresce nem decresce rapidamente, e se também não apresenta nenhuma característica sazonal; É calculada da seguinte forma: Onde: F t = (A t-1 + A t A t-n ) /n F t = previsão para o período t A t-1 = demanda do período t-1 n = número de períodos considerados Exemplo Suponha que sua empresa adote o método da média móvel simples das últimas três semanas para a previsão de demanda. Qual a previsão da demanda para a semana 7,dados os valores de demanda para as semanas anteriores? Semana Demanda Semana Demanda Se a demanda real da semana 7 for 1800, qual será a previsão para a semana 8, utilizando-se o mesmo método?

11 Solução: Média Móvel Simples A previsão para a semana 7 será: F 7 = (A 6 + A 5 + A 4 ) / 3 F 7 = ( ) /3 F 7 = 1433,33 Se A 7 for 1800, então F 8 será: F 8 = (A 7 + A 6 + A 5 ) /3 F 8 = ( ) /3 F 8 = 1533,33 Exercício Uma pequena empresa fabricante de brinquedos teve o histórico de demanda nos últimos 5 meses registrado na tabela abaixo. a) Calcule a previsão da demanda para o período 6 utilizando o modelo da média móvel dos três últimos períodos. b) Se a demanda real do período 6 for de 39, qual será a previsão para o período 7? Período Demanda

12 Média Móvel Ponderada Caso de média móvel onde se atribui pesos para cada elemento; É calculada da seguinte forma: F t = (w t-1 A t-1 + w t-2 A t w t-n A t-n ) /Σw i Onde: F t = previsão para o período t A t-1 = demanda do período t-1 w t-1 = peso atribuído ao período t-1 n = número de períodos considerados Σw i = 1 É utilizada quando se considera que as contribuições dos períodos mais recentes são mais importante. Exemplo Uma loja de departamentos considera que, em um período de quatro meses, a melhor previsão obtida é considerandose 40% das vendas reais (em unidades) para o mês mais recente,30% para o segundo mês anterior, 20% para o terceiro mês anterior e 10% para o quarto mês anterior. As vendas reais por unidade são: Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês ? Se as vendas do quinto mês tivessem sido 110 unidades, qual seria a previsão para o sexto mês?

13 Solução: Média Móvel Ponderada A previsão para o mês 5 será: F 5 = 0,4.A 4 + 0,3.A 3 + 0,2.A 2 + 0,1.A 1 F 5 = 0, , , ,1.100 F 5 = 97,50 Se as vendas para o 5º mês forem 110, a previsão para o mês 6 será: F 6 = 0,4.A 5 + 0,3.A 4 + 0,2.A 3 + 0,1.A 2 F 6 = 0, , , ,1.90 F 6 = 102,50 Exercício Utilizando os dados do exercício anterior, determine: a) Uma previsão de demanda para o período 6, por média móvel ponderada dos últimos 4 períodos, utilizando um peso de 0,40 para o período mais recente e 0,30, 0,20 e 0,10 para os demais períodos respectivamente. b) Se a demanda real para o período 6 for de 39, qual a previsão para o período 7, usando o mesmo critério de cálculo?

14 Média Ponderada Exponencial Evita a necessidade de grande quantidade de dados históricos; Particularmente útil quando os dados mais recentes são mais relevantes; É a técnica mais utilizada de todas pode ser encontrada pré-programada em praticamente todos os softwares de previsão de demanda; Também conhecida como Ajustamento Exponencial ou Suavizamento Exponencial Média Ponderada Exponencial Exige a determinação de uma constante α (alfa), que determina o nível de ajuste e velocidade de reação, para diferenciar entre a previsão e os valores reais. O valor de α é arbitrário e determinado pela natureza do negócio, bom senso do gerente e a partir de testes realizados com diversos valores.

15 Média Ponderada Exponencial A previsão por média ponderada exponencial é calculada por: F t = (1-α)F t-1 + αa t-1 ou, após um rearranjo algébrico (mais usada): F t = F t-1 + α(a t-1 F t-1 ) Sugestão para aproximação de α: α = 2 / (n+1), onde n = número de períodos utilizados na média móvel. Exemplo Considere que a demanda a longo prazo para um determinado produto é relativamente estável, e a constante de ajuste alfa é igual a 0,05 e considerada adequada. Se o método da média ponderada exponencial foi utilizado como uma política contínua, uma previsão teria que ter sido feita para o mês anterior. Considere que previsão para o mês anterior foi de 1050 unidades e que a demanda real foi de Qual a previsão para o mês atual?

16 Solução: Ajustamento Exponencial A fórmula para o cálculo da previsão é: F t = F t-1 + α(a t-1 F t-1 ) Substituindo os valores que foram dados, temos: F t = ,05.( ) F t = 1047,50 A previsão para o mês que está começando é 1047,50. SEMANA Exercício Uma empresa atendeu, nas semanas passadas, ao número de clientes dado na tabela abaixo. Calcule as previsões para a semana 6, utilizando: a. A média móvel das últimas três semanas; b. A média móvel ponderada com os pesos de 0,2 para a semana 3; 0,3 para a semana 4 e 0,5 para a semana 5. c. O ajustamento exponencial com α = 0,4 e considerando que a previsão para a semana 2 é igual ao valor real da semana 1 (60). NÚM. DE CLIENTES

17 Efeito do valor do α Um valor maiorde alfa aumentaa sensibilidade do modelo ao erro, ou seja, à diferença entre o que foi previsto e o valor verdadeiro, no período anterior. Regressão Linear Utilizada para definir um relacionamento funcional entre duas variáveis, do tipo: y = b.x + a Observe que se trata da equação de uma reta. É a reta que melhor se ajusta a um conjunto de pontos que representam os valores da demanda ao longo do tempo; Pode envolver mais de duas variáveis (regressão múltipla); Quando envolve apenas duas variáveis, podemos encontrar a solução utilizando uma calculadora científica ou financeira, o (por exemplo, a HP 12C). A calculadora fornece os coeficientes a e b.

18 Exemplo As vendas de uma linha de produtos durante os 12 trimestres dos últimos 3 anos estão na tabela abaixo. A empresa acredita que o quarto ano deva seguir a tendência dos anos anteriores. Qual a previsão para o quarto ano? Trimestre Vendas Trimestre Vendas Solução: Regressão Linear Solução encontrada usando-se o Excel Previsão para o 4º ano y = 359,62x + 441, Equação de Regressão Série1 Linear (Série1) Trimestre Vendas , , , ,59 Os valores da previsão para os trimestres 13, 14, 15 e 16 foram calculados substituindo-se o valor do trimestre na variável X da equação de regressão. O valor de Y obtido é o valor da previsão para o respectivo trimestre.

19 Exercício A proprietária de uma empresa de locação de equipamentos precisa saber qual o volume de aluguéis de impressoras para alguns de seus clientes principais para poder prever a quantidade de insumos que irão junto. Os dados das últimas semanas estão na tabela abaixo. Calcule uma previsão para as semanas 11 a 15 usando a técnica de regressão linear. Semana Aluguéis Semana Aluguéis Exatidão das Previsões A natureza complexa das variáveis do mundo real torna quase impossível se prever corretamente os valores futuros destas variáveis; Portanto, é preciso procurar ter uma noção do grau de afastamento de uma previsão em relação à realidade.

20 Exatidão das Previsões Além disso, o fato de que numa dada situação alguns métodos fornecem uma previsão de maior exatidão do que outros, o tomador de decisões necessita de uma medida para usar como base de comparação. Erro O erro de previsão para determinada variável num determinado período de tempo é a diferença entre o valor real verificado e o valor que foi previsto: Erro i = A i F i Duas medidas comumente utilizadas para avaliar os erros históricos são: DMA: Desvio Médio Absoluto EMQ: Erro Médio Quadrático

21 DMA Σ A i F i DMA = n n = número total de períodos Exemplo de cálculo de erro (DMA) Dada a tabela abaixo, com previsões e valores reais da demanda por determinado item, calcule o DMA para período apresentado: Mês F i A i E i =A i F i E i E i = 400 O DMA, dado pela fórmula DMA =( Ai Fi ) / n, onde n= 6 é: DMA = 400 / 6 = 66,7

22 Controle de Previsões É necessário monitorar os erros de previsão para assegurar que as previsões estejam tendo um desempenho adequado. Estabelecese limites considerados adequados ou toleráveis para os erros e toma-se medidas corretivas quando estes limites são ultrapassados. Exercício Foram elaborados quatro modelos de previsões de vendas, e seus resultados estão apresentados na tabela abaixo. Avalie os modelos uns em relação aos outros usando o que foi discutido em sala de aula. Valor Real Média Móvel Média Ponderada Ajust. Expopnencial Regressão Linear ,10 95,10 73,10 101, ,30 99,70 81,77 107, ,50 104,60 89,34 112, ,20 108,30 95,54 117, ,70 115,70 102,88 122, ,9 125,00 111,01 128,02

23 Fontes de erros em previsões Modelo de previsão inadequado; Variações irregulares causadas por fenômenos naturais, faltas ou interrupções temporárias, eventos esporádicos,... Má interpretação do modelo ou mau uso; Natureza aleatória das variáveis. Sinal de Acompanhamento (SA) É a medição que indica o número de desvios médios absolutos nos quais o valor previsto está acima ou abaixo da ocorrência real. SAEP SA = DMA Onde: SAEP = Soma Acumulada dos Erros de Previsão DMA = Desvio Médio Absoluto Plota-se o SA mês a mês para fazer o acompanhamento.

24 Sinal de Acompanhamento Plotagem dos valores Sazonalidade Variação rítmica e regular, que flutua para cima e para baixo; Empiricamente, são considerados fenômenos sazonais aqueles que ocorrem regularmente de ano para ano, como por exemplo, o consumo de chocolate, cerveja, panetone, guarda-chuvas, sorvetes,... Geralmente, como nos exemplos acima, fala-se no período de um ano, mas podemos ter estas variações rítmicas dentro de semestres, trimestres, meses, semanas e mesmo num dia.

25 Sazonalidade Em algumas situações a sazonalidade pode dificultar a percepção de outros fatores importantes, como por exemplo, uma tendência; A seguir apresentaremos duas formas de levar em consideração este fenômeno na previsão de demanda. Representação da sazonalidade nos modelos de previsão Dois princípios norteiam a representação do efeito sazonal: A utilização de um componente aditivo, em que a cada período sazonal esse componente é adicionado; A introdução de um componente multiplicativo, em forma de um percentual aplicado em cada período. Nesse caso, um índice de sazonalidade igual a 1 indicaria um efeito neutro.

26 O modelo aditivo Determina-se cada um dos componentes aditivos de sazonalidade; A demanda será considerada como a média adicionada ou subtraída de um determinado valor; É um modelo pouco utilizado na prática pois dificilmente um produto apresenta um efeito de sazonalidade que se adicione ou subtraia valores a cada período; Para explicá-lo, vamos a um exemplo prático. Veja a seguir. Modelo Aditivo Exemplo A seguir são apresentados dados históricos da demanda trimestral por determinado produto, de quatro anos passados. Trimestre Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 1º º º º Média Na última linha da tabela foi calculada a média da demanda para cada ano.

27 Modelo Aditivo Exemplo Calcula-se agora, para cada trimestre, o fator aditivo de sazonalidade, como sendo a demanda do trimestre menos a demanda média do período. Trimestre Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Fator médio 1º º º º Na última coluna, é calculado o fator médio para cada trimestre. Modelo Aditivo Exemplo Agora, suponha que a estimativa da demanda total pelo produto no Ano 5 deva ser unidades (obtida por algum dos métodos de previsão); Teremos 800 unidades por trimestre (3.200 / 4); Para cada trimestre, adicionamos o fator aditivo médio de sazonalidade. Assim, teremos: Previsão p/ 1º trim. Ano 5 = = 900 unidades Previsão p/ 2º trim. Ano 5 = = 800 unidades Previsão p/ 3º trim. Ano 5 = = 650 unidades Previsão p/ 4º trim. Ano 5 = = 850 unidades

28 Modelo multiplicativo O raciocínio é análogo ao do método aditivo; Determina-se cada um dos componentes multiplicativos de sazonalidade; A demanda será considerada como a média para o período multiplicada por um determinado valor para cada momento; Vamos usar os mesmos dados do exemplo anterior, para explicar este método. Modelo multiplicativo Exemplo Calcula-se os índices multiplicativos de sazonalidade estabelecendo em que percentual a demanda pelo item num determinado trimestre é maior ou menor que o consumo médio trimestral; Praticamente significa dividir a demanda de cada trimestre pela demanda média do respectivo ano. Veja com fica a tabela, a seguir.

29 Modelo multiplicativo Exemplo Os índices multiplicativos médios também já foram calculados. A última linha também foi dividida, cada uma por seu próprio valor. Verifique os valores índice médio e média. Trimestre Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Índice Médio 1º 1,33 1,38 1,05 1,20 1,2400 2º 0,93 1,08 0,95 0,96 0,9800 3º 0,67 0,62 0,76 0,72 0,6925 4º 1,07 0,92 1,24 1,12 1,0875 Média 1,00 1,00 1,00 1,00 4,000 Modelo multiplicativo Exemplo Utilizando-se a mesma projeção para a demanda total para o Ano 5, que foi de unidades, podemos estimar a demanda para cada trimestre, aplicando o índice médio respectivo. Então: Previsão p/ 1º trim. Ano 5 = 800 x 1,24 = 992 unidades Previsão p/ 2º trim. Ano 5 = 800 x 0,98 = 784 unidades Previsão p/ 3º trim. Ano 5 = 800 x 0,69 = 554 unidades Previsão p/ 4º trim. Ano 5 = 800 x 1,08 = 870 unidades.

30 Exercício Uma empresa deve realizar a previsão de vendas de um produto sazonal e para tanto coletou os dados de consumo dos últimos 4 anos. Calcule a previsão de consumo para cada trimestre do ano 5. Utilize o método da média móvel de 3 períodos para obter a previsão global para o ano 5. Para o ajuste sazonal, utilize o método multiplicativo. Trimestre Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Dimensionamento dos Estoques

Dimensionamento dos Estoques Administração Dimensionamento, Planejamento e Controle de Profª. Patricia Brecht Dimensionamento dos s Cada área possui interesse em aumentar os níveis de estoque para garantir a segurança e reduzir o

Leia mais

NECESSIDADES DE PREVISÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes

NECESSIDADES DE PREVISÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes NECESSIDADES DE PREVISÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes Setembro/2013 Introdução Estimativas acuradas do volume de produtos e serviços processados pela

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Prof. Dr. Koiti Egoshi

Prof. Dr. Koiti Egoshi 1 PREVISÃO DE DEMANDA DE PRODUTOS FINAIS PARA PREVISÃO DE ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS BÁSICOS Prof. Dr. Koiti Egoshi Para se estabelecer efetivamente Níveis de Estoque de Matérias-Primas e Insumos

Leia mais

Módulo 4 PREVISÃO DE DEMANDA

Módulo 4 PREVISÃO DE DEMANDA Módulo 4 PREVISÃO DE DEMANDA Conceitos Iniciais Prever é a arte e a ciência de predizer eventos futuros, utilizando-se de dados históricos e sua projeção para o futuro, de fatores subjetivos ou intuitivos,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO! Fazendo regressão linear! Relacionando variáveis e criando uma equação para explicá-las! Como checar se as variáveis estão relacionadas!

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo 1) Definições de Previsão de Demanda 2) Mercados 3) Modelo de Previsão 4) Gestão da Demanda 5) Previsão como Processo

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO 1. Uma empresa utiliza tecidos e mão-de-obra na produção de camisas em uma fábrica que foi adquirida por $10 milhões. Quais de seus insumos

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

As Perdas P na Logística Enxuta [3 de 11]

As Perdas P na Logística Enxuta [3 de 11] As Perdas P na Logística Enxuta [3 de 11] Dentre as 7 perdas da Logística Enxuta, as perdas P talvez sejam as mais difíceis de serem identificadas. Por conseguinte, são menos suscetíveis de serem eliminadas.

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Introdução

1. Introdução. 1.1 Introdução 1. Introdução 1.1 Introdução O interesse crescente dos físicos na análise do comportamento do mercado financeiro, e em particular na análise das séries temporais econômicas deu origem a uma nova área de

Leia mais

ESTUDO DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO

ESTUDO DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO ESTUDO DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO Andréa Crispim Lima dekatop@gmail.com Manoela Alves Vasconcelos manoelavasconcelos@hotmail.com Resumo: A previsão de demanda

Leia mais

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E OS PRAZOS DE ROTAÇÃO Samuel Leite Castelo Universidade Estadual do Ceará - UECE

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E OS PRAZOS DE ROTAÇÃO Samuel Leite Castelo Universidade Estadual do Ceará - UECE Resumo: NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E OS PRAZOS DE ROTAÇÃO Samuel Leite Castelo Universidade Estadual do Ceará - UECE O artigo trata sobre a estratégia financeira de curto prazo (a necessidade de capital

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

Implementação e avaliação

Implementação e avaliação Seção 3 Implementação e avaliação ESTUDO BÍBLICO Respondendo às mudanças No início de Neemias 4, vemos que algumas pessoas se opuseram ao projeto. Qual foi a resposta de Neemias? (versículo 9) Como Neemias

Leia mais

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I! A utilização de escores na avaliação de crédito! Como montar um plano de amostragem para o credit scoring?! Como escolher as variáveis no modelo de credit

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Revista de Administração, v. 18, n. 1, Janeiro/Março 1983, p. 44 a 51 Fauze Najib Mattar Entre os vários fatores internos

Leia mais

Unidade III RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Profa. Marinalva Barboza

Unidade III RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Profa. Marinalva Barboza Unidade III RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Profa. Marinalva Barboza Atividades da gestão de materiais e a logística Segundo Pozo, as atividades logísticas podem ser vistas por duas grandes áreas: atividades

Leia mais

Dicas para Captação de Clientes Artigo 10

Dicas para Captação de Clientes Artigo 10 Artigo 10 O Que é Pipeline de Vendas? Neste artigo explicaremos o que é ciclo de vendas, pipeline de vendas e gestão de pipeline. Mostraremos também quais os fatores críticos de sucesso para a utilização

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS PLANO DE VENDAS É o alicerce do planejamento periódico numa empresa, pois praticamente todo o restante do planejamento da empresa baseia-se nas estimativas de vendas,

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO INTRODUÇÃO Todo problema de decisão envolve julgamento sobre um conjunto conhecido de alternativas; Informações Disponíveis (Dados) Conhecidos com certeza;

Leia mais

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8.1 Introdução O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução,

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Aula 05 Taxas de variação e função lineares III Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção. Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade

PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção. Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção Wheelwrigt Skinner Swamidass Leong Slack Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade Custo, entrega, qualidade, serviço confiável, flexibilidade

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução GERAÇÃO DE VIAGENS 1.Introdução Etapa de geração de viagens do processo de planejamento dos transportes está relacionada com a previsão dos tipos de viagens de pessoas ou veículos. Geralmente em zonas

Leia mais

Previsão de demanda em uma empresa farmacêutica de manipulação

Previsão de demanda em uma empresa farmacêutica de manipulação Previsão de demanda em uma empresa farmacêutica de manipulação Ana Flávia Brito Rodrigues (Anafla94@hotmail.com / UEPA) Larissa Pinto Marques Queiroz (Larissa_qz@yahoo.com.br / UEPA) Luna Paranhos Ferreira

Leia mais

Aula 09 Matemática Financeira. Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica

Aula 09 Matemática Financeira. Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica Aula 09 Matemática Financeira Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica Introdução A partir da absorção do conceito de dinheiro no tempo, estamos aptos a fazer uso da Engenharia Econômica, que se

Leia mais

3 Previsão da demanda

3 Previsão da demanda 42 3 Previsão da demanda Este capítulo estuda o processo de previsão da demanda através de métodos quantitativos, assim como estuda algumas medidas de erro de previsão. Num processo de previsão de demanda,

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Dimensionamento de estoques em ambiente de demanda intermitente

Dimensionamento de estoques em ambiente de demanda intermitente Dimensionamento de estoques em ambiente de demanda intermitente Roberto Ramos de Morais Engenheiro mecânico pela FEI, mestre em Engenharia de Produção e doutorando em Engenharia Naval pela Escola Politécnica

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Aula Nº 5 Classificação ABC

Aula Nº 5 Classificação ABC Aula Nº 5 Classificação ABC Objetivos da aula: Você já aprendeu a fazer previsões de demanda de um produto com características sazonais. Agora que você compreende que é necessário prever a demanda para

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Resolução de três questões do ICMS RO FCC -2010 Vamos analisar três questões do concurso do ICMS RO 2010, da FCC, que abordam alguns pronunciamentos do CPC. 35) Sobre

Leia mais

SAD orientado a MODELO

SAD orientado a MODELO Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry SAD orientado a MODELO DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão SAD Orientado a Modelo De acordo com ALTER

Leia mais

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes UM POUCO DE HISTÓRIA No Brasil, antes de 01 de julho de 1994, vender era relativamente fácil. Vivíamos em

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Criação do Plano de Gerenciamento de Custos do Projeto Estimar os Custos Determinar

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Planeamento da Produção

Planeamento da Produção Regula o funcionamento da ao nível operacional através de decisões do tipo o que, quando e quanto produzir ou comprar estratégico do negócio estratégico do negócio estratégico da estratégico da agregado

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa COMO AUMENTAR AS RECEITAS DE UM NEGÓCIO: O CONCEITO DE GESTÃO DE RECEITAS (revenue management) (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Maio/Junho 2004) por João Gomes, Director Executivo do Instituto

Leia mais

1. Introdução ao uso da calculadora

1. Introdução ao uso da calculadora 1. Introdução ao uso da calculadora O uso da calculadora científica no curso de Estatística é fundamental pois será necessário o cálculo de diversas fórmulas com operações que uma calculadora com apenas

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

Estatística Aplicada Lista de Exercícios 7

Estatística Aplicada Lista de Exercícios 7 AULA 7 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Prof. Lupércio F. Bessegato 1. Ache os valores de a e b para a equação de regressão Y = a + bx, usando o conjunto de dados apresentados a seguir, sem fazer cálculos (sugestão:

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Panorama da Avaliação de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Realização Parceria Iniciativa Este documento foi elaborado para as organizações que colaboraram com a pesquisa realizada pelo Instituto Fonte,

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova a Interpretação Técnica ICPC 20 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de limite de ativo de benefício definido, requisitos de custeio (funding) mínimo e sua interação. O PRESIDENTE DA

Leia mais

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,...

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... 0) O que veremos na aula de hoje? Um fato interessante Produtos notáveis Equação do 2º grau Como fazer a questão 5 da 3ª

Leia mais

COMO CALCULAR E PROJETAR A DEPRECIAÇÃO PELO MÉTODO DA LINHA RETA COM O AUXÍLIO DO EXCEL

COMO CALCULAR E PROJETAR A DEPRECIAÇÃO PELO MÉTODO DA LINHA RETA COM O AUXÍLIO DO EXCEL COMO CALCULAR E PROJETAR A DEPRECIAÇÃO PELO! O que é Depreciação?! Quais os problemas da Depreciação?! O problema da Vida Útil?! Como calcular o valor da depreciação pelo Método da Linha Reta no Excel?

Leia mais

Excel Básico e Avançado. Aula 7

Excel Básico e Avançado. Aula 7 Excel Básico e Avançado Aula 7 Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano Mudanças Abruptas www.mudancasabruptas.com.br Séries Temporais Objetivos Analisar tendências de eventos Identificar sazonalidades Fazer

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Filosofia e Conceitos

Filosofia e Conceitos Filosofia e Conceitos Objetivo confiabilidade para o usuário das avaliações. 1. Princípios e definições de aceitação genérica. 2. Comentários explicativos sem incluir orientações em técnicas de avaliação.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO

ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO É a etapa do processo do planejamento estratégico em que se estima (projeta) e determina a melhor relação entre resultados e despesas para atender às necessidades

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

A demanda pode ser entendida como a disposição dos clientes ao consumo de bens e serviços ofertados por uma organização.

A demanda pode ser entendida como a disposição dos clientes ao consumo de bens e serviços ofertados por uma organização. Previsão da Demanda As previsões têm uma função muito importante nos processos de planejamento dos sistemas logísticos, pois permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

A Projeção de Investimento em Capital de Giro na Estimação do Fluxo de Caixa

A Projeção de Investimento em Capital de Giro na Estimação do Fluxo de Caixa A Projeção de Investimento em Capital de Giro! Dimensionamento dos Estoques! Outras Contas do Capital de Giro Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante Associados,

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler GESTÃO DE ESTOQUES Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler Sumário Gestão de estoque Conceito de estoque Funções do estoque Estoque de segurança

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 *

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR 1 Graduando Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * 2 Pesquisador - Orientador 3 Curso de Matemática, Unidade Universitária

Leia mais

COMO DETERMINAR O PREÇO DE LANÇAMENTO DE UMA AÇÃO NA ADMISSÃO DE NOVOS SÓCIOS

COMO DETERMINAR O PREÇO DE LANÇAMENTO DE UMA AÇÃO NA ADMISSÃO DE NOVOS SÓCIOS COMO DETERMINAR O PREÇO DE LANÇAMENTO DE UMA AÇÃO NA ADMISSÃO DE NOVOS SÓCIOS! Qual o preço de lançamento de cada nova ação?! Qual a participação do novo investidor no capital social?! Por que o mercado

Leia mais

Modelagem da Venda de Revistas. Mônica Barros. Julho de 1999. info@mbarros.com 1

Modelagem da Venda de Revistas. Mônica Barros. Julho de 1999. info@mbarros.com 1 Modelagem da Venda de Revistas Mônica Barros Julho de 1999 info@mbarros.com 1 Modelagem Matemática e Previsão de Negócios Em todas as empresas, grandes e pequenas, é necessário fazer projeções. Em muitos

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais