André Alencar Informática 1. Windows 7 *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "André Alencar Informática 1. Windows 7 *"

Transcrição

1 André Alencar Informática 1 Windows 7 * I. PRINCIPAIS VERSÕES Introdução O Windows 7 traz, tipicamente, três versões comerciais e uma versão para empresas. No entanto, há a possibilidade de falarmos em seis versões diferentes. Windows 7 Starter Edition é pré-instalado em computadores, especialmente nos netbooks. É voltado para usuários de netbooks que pretendam adquirir um PC a um baixo custo para tarefas básicas, como , Web ou utilizar ferramentas de escritório. Computadores netbook suportam as outras versões do Windows 7, portanto se o usuário deseja usar mais recursos poderá instalar uma versão mais completa do Windows 7. Windows 7 Home Basic está disponível nos mercados emergentes, tais como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiné Equatorial, Guatemala, Índia, Indonésia, Jamaica, México, Marrocos, Paraguai, China, Peru, Turquia, Uruguai, Venezuela. O Windows 7 Enterprise é o sistema operacional desenvolvido para computadores corporativos, desenvolvido para atender às necessidades dos usuários e dos profissionais de TI das empresas - tanto dentro quanto fora do escritório. O Windows 7 Enterprise reduz o custo total de propriedade. Alguns recursos da versão Enterprise não estão disponíveis no Windows 7 Professional, são eles: DirectAccess: Permite que seus usuários móveis acessem a rede corporativa sem a necessidade de uma VPN. BranchCache: Reduza o tempo necessário para que usuários de filiais baixem arquivos em sua rede. Enterprise Search: Encontre informações em diferentes locais de sua rede, incluindo sites do SharePoint, usando uma interface de usuário simples. BitLocker e BitLocker To Go: Ajude a proteger os dados em computadores e unidades removíveis, com gerenciabilidade para implantar criptografia e backup de chaves de recuperação. AppLocker: Especifique quais softwares podem ser executados nos PCs dos usuários usando Diretivas de Grupo gerenciadas de forma centralizada, mas flexível. Virtual Desktop Infrastructure (VDI) Optimizations: A experiência do usuário é aprimorada pelo VDI com suporte para Multimon e microfone, que oferece a capacidade de reutilizar imagens de Disco Rígido Virtual (VHD) para inicializar um PC físico. As versões Windows 7 Home Premium, Professional e Ultimate são as versões principais e será feito um comparativo acerca dessas versões. * Material produzido com base em informações disponíveis no site da Microsoft.

2 André Alencar Informática 2 II. COMPARAÇÃO DE RECURSOS ENTRE AS VERSÕES VERSÃO STARTER HOME PREMIUM PROFES- SIONAL COMUNICAÇÃO Suporte a Bluetooth Ingressar em um grupo doméstico Internet Explorer 8 Exibir Redes Disponíveis Conexão Fácil do Windows Criar um grupo doméstico Suporte a sensores de localização e outros sensores Suporte a ingresso em domínios ENTRENIMENTO Direct 11 Gadgets Explorador de Jogos Reproduzir em Windows Media Player 12 Criar e executar DVDs Jogos multijogador Streaming de Mídia Remoto DESEMPENHO Central de Ações Aperfeiçoamentos de áudio e vídeo Gerenciamento de energia ReadyBoost Reparo de Inicialização Restauração do Sistema Transferência Fácil do Windows Índice de Experiência do Windows Windows Solução de Problemas Windows Update Windows Anytime Upgrade Suporte para 64 bits PRODUTIVIDADE Acessibilidade Calculadora Device Stage Introdução Listas de Atalhos Bibliotecas Paint Snap Fax e Scanner do Windows Windows Pesquise Barra de Tarefas do Windows WordPad PS Aero ULTIMATE

3 André Alencar Informática 3 Suporte a vários monitores Peek Shake Ferramenta de Captura Notas Autoadesivas Suporte a Tablet PC Diário do Windows Windows Mobility Center*** Windows Touch Impressão com Reconhecimento de Local Conexão de Área de Trabalho Remota Modo Windows P Pacote de Idiomas SEGURANÇA Backup e Restauração Gerenciador de Credenciais Controles dos Pais Controle de Conta de Usuário Windows Defender Firewall do Windows Backup e Restauração Avançados (Backup de Rede e Diretiva de Grupo) BitLocker PARA PROFISSIONAIS DE TI Controles de Diretivas de Grupo Encrypting File System Pastas Offline AppLocker BranchCache Inicialização Direta do VHD DirectAccess Escopos de pesquisa nas empresas Aperfeiçoamentos do Virtual Desktop Infrastructure (VDI)**** *** O Windows Mobility Center aparece apenas em notebooks pequenos. **** O Windows 7 Ultimate não é licenciado para situações de VDI, mas esses recursos podem ser usados para criar uma experiência de área de trabalho melhor, quando conectados a um computador com o Windows 7 Ultimate. III. PRINCIPAIS RECURSOS E VERSÕES OU EDIÇÕES A QUE SE APLICAM 1. Aprimoramentos do desempenho (TODAS AS VERSÕES) O Windows 7 é considerado mais leve e mais ágil quando comparado com o Vista. Os principais aprimoramentos de desempenho incluem:

4 André Alencar Informática 4 Função Dormir (Suspender) O Windows 7 foi projetado para entrar em suspensão, retornar dela e reconectar à rede sem fio mais rápido. Pesquisar No Windows 7, os resultados das pesquisas aparecem mais rápido. Também é possível organizar e agrupar os resultados das pesquisas. Dispositivos USB O Windows 7 faz a preparação e leitura de dispositivos USB de forma mais rápida. Mais leve e menos ocupado Ao contrário das versões anteriores, o Windows 7 foi feito para executar serviços em segundo plano somente quando você precisar deles. Não está usando nenhum dispositivo Bluetooth? Portanto, o serviço Bluetooth do Windows 7 fica desativado. O Windows 7 também consome menos memória do que o Windows Vista - outro aperfeiçoamento interno que pode melhorar o desempenho geral. 2. Novas maneiras de manipular janelas (TODAS AS VERSÕES - ECETO STARTER) O Windows 7 vem com três novos recursos simples, mas poderosos, chamados Shake, Peek e Snap para ajudar na organização das janelas na área de trabalho. Aero Shake Permite omitir as demais janelas quando uma delas for selecionada e balançada na área de trabalho. Todas as janelas abertas desaparecem, exceto a que o usuário escolheu. Sacudir novamente faz com que todas as janelas voltem (ou apareçam novamente). Tecla de atalho: Windows+Home para minimizar todas as janelas, exceto a janela ativa no momento. Windows+Home novamente para restaurar todas as janelas. Aero Peek O Aero Peek permite que se enxergue através de outras janelas abertas no Windows 7. Há dois recursos associados ao Aero Peek: 1. MOSTRAR ÁREA DE TRABALHO Basta apontar o mouse para a borda direita da barra de tarefas e as janelas ficarão transparentes na hora, revelando todos os ícones e gadgets da área de trabalho (desktop). O Aero Peek permite visualizar rapidamente a área de trabalho sem minimizar todas as janelas e também permite visualizar uma janela aberta apontando para seu botão na barra de tarefas. O botão Mostrar Área de Trabalho foi movido para a extremidade oposta da barra de tarefas do botão Iniciar, facilitando clicar ou apontar para o botão sem abrir acidentalmente o menu Iniciar. O botão Mostrar Área de Trabalho é uma barra retangular (relativamente transparente) localizada na extremidade da barra de tarefas, como um aparador do botão Iniciar.

5 André Alencar Informática 5 Por meio do botão Mostrar Área de Trabalho, também é possível exibir temporariamente ou espiar a área de trabalho simplesmente apontando para esse botão. Ao apontar para o botão Mostrar área de trabalho, a exibição de qualquer janela aberta esmaece (fica transparente), revelando a área de trabalho. Para fazer as janelas reaparecerem, afaste o mouse do botão Mostrar área de trabalho. Isso pode ser útil para exibir rapidamente gadgets de área de trabalho ou quando não se deseja minimizar todas as janelas abertas e depois precisar restaurá-las. Tecla de atalho: Windows+Barra de Espaços para visualizar temporariamente a área de trabalho. Para restaurar a área de trabalho, basta soltar as teclas. Pressionar a tecla do logotipo do Windows+D faz com que todas as janelas sejam minimizadas. Para restaurar as janelas abertas pressione a tecla do logotipo do Windows+D novamente. 2. VISUALIZAR JANELAS ABERTAS QUE ESTEJAM MINIMIZADAS Para visualizar arquivos abertos em miniatura, basta apontar para um ícone de programa localizado na barra de tarefas que tenha arquivos abertos. Veja na figura abaixo as miniaturas das janelas, após ter sido apontado o ícone do programa Microsoft Word. Apontar para uma miniatura faz com que todas as outras janelas abertas esmaeçam temporariamente para revelar a janela selecionada. Snap O Snap é um novo jeito de redimensionar as janelas abertas, simplesmente arrastando-as para as bordas da tela (direita, esquerda ou superior). Pode ser usado para organizar e redimensionar janelas na área de trabalho com um único movimento do mouse. Usando o Snap o usuário pode alinhar rapidamente as janelas no lado da área de trabalho, expandi-las verticalmente para ocupar toda a altura da tela ou maximizá-las para que preencham a área de trabalho completamente. O Snap pode ser especialmente útil ao comparar dois documentos, copiando ou movendo arquivos entre duas janelas, maximizando a janela em que se está trabalhando no momento ou expandindo documentos longos para facilitar sua leitura e exigir menos rolagem. Para usar o Snap basta: Arrastar a barra de título de uma janela aberta para um lado da área de trabalho, para alinhála naquele ponto; Arrastar outra janela para o lado oposto irá alinhá-la naquele outro lado e poderá ser útil para comparar duas janelas lado a lado.

6 André Alencar Informática 6 Arrastar a janela, por meio da barra de título, para a parte superior da área de trabalho faz com que a janela seja maximizada. 3. Windows Search (TODAS AS VERSÕES - ECETO STARTER) Encontrar aplicativos instalados e documentos que se usa frequentemente ficou mais rápido. Há várias maneiras de se pesquisar utilizando o Windows 7. A principal é utilizar a caixa de pesquisa do menu Iniciar. Nesta caixa, os resultados serão exibidos instantaneamente. Aparecerá uma lista de documentos, fotos, músicas e s relevantes relacionados ao assunto ou termo pesquisado. Os resultados serão agrupados por categoria (um diferencial em relação ao Windows Vista) e conterão palavras realçadas e trechos de textos para facilitar sua verificação. Observac a o: Quando se pesquisa pelo menu Iniciar apenas os arquivos indexados aparecerão nos resultados da pesquisa. A maioria dos arquivos do computador é indexada (entram no índice para pesquisa instantânea) automaticamente. As bibliotecas são automaticamente indexadas (ainda falaremos sobre blibliotecas). 4. Internet Explorer 8 (TODAS AS VERSÕES - ECETO STARTER) ** Segundo a Microsoft o IE 8 é mais rápido e fácil, além de permitir a navegação mais segura. 5. Windows Media Center (HOME PREMIUM, PROFESSIONAL, ENTERPRISE E ULTIMATE) O Windows Media Center permite: Assistir, pausar e gravar TV ao vivo (necessita placa de TV). Ouvir músicas. Exibir uma coleção de fotos. Obter entretenimento online. ** Existe um material completo do Internet Explorer 8 para utilização, procure no site do professor André Alencar -

7 André Alencar Informática 7 Reproduzir formatos populares de áudio e vídeo, incluindo 3GP, AAC, AVCHD, Div, MOV e vid. 6. Grupo doméstico (HOME PREMIUM, PROFESSIONAL, ENTERPRISE E ULTIMATE) Cria uma rede doméstica e conecta o computador a uma impressora com o grupo de origem (eu eliminaria essa primeira parte). O Grupo Doméstico permite o compartilhamento de arquivos e impressoras (e outros hardwares) em uma rede doméstica. Conecte dois ou mais PCs com o Windows 7, e o Grupo Doméstico permitirá iniciar o compartilhamento de músicas, fotos, vídeos e documentos em bibliotecas com outras pessoas da rede. O Grupo Doméstico é protegido por senha e permite que o usuário tenha controle sobre o que é compartilhado e o que permanece privado. Também é possível tornar os arquivos somente leitura, para que outras pessoas possam visualizá-los - mas não alterá-los. É possível ingressar em um grupo doméstico usando qualquer edição do Windows 7, mas só se pode criar um Grupo Doméstico nas edições Home Premium, Professional, Ultimate ou Enterprise. Ou seja, no Windows 7 Starter e no Windows 7 Home Basic, pode-se ingressar em um grupo doméstico, mas não se pode criar um. O que é um grupo doméstico? Um grupo doméstico é um conjunto de computadores em uma rede que podem compartilhar arquivos e impressoras. Utilizar um grupo doméstico facilita o compartilhamento. Quando se configura um computador com esta versão do Windows, um grupo doméstico é automaticamente criado. Se já houver um grupo doméstico na rede, é possível ingressar nele. Depois que se criou ou ingressou em um grupo doméstico, é possível selecionar as bibliotecas que se deseja compartilhar. 7. Modo de compatibilidade do Windows P (PROFESSIONAL, ENTERPRISE E ULTIMATE) O modo de compatibilidade permite que programas que rodavam no Windows P possam ser executados sem problemas no modo Windows P do Windows 7. O Modo Windows P permite executar programas corporativos antigos do Windows P na área de trabalho do Windows Ingresso no Domínio (PROFESSIONAL, ENTERPRISE E ULTIMATE) Para utilizar o computador em uma rede corporativa é necessário conectá-lo a um domínio. Um domínio é um tipo de rede de computadores que costuma ser encontrada no local de trabalho. (Em linguagem técnica, é um conjunto de computadores com administração central e funcionando sob regras comuns.) Cada domínio tem um nome exclusivo. Para conectar o computador a um domínio, é necessário saber o nome do domínio e possuir uma conta de usuário válida. Os Windows 7 Professional, Enterprise e Ultimate são projetados para ingressar em um domínio de modo rápido e seguro. Basta seguir um assistente que pede as credenciais de rede. Alguns segundos depois, o computador já está na rede.

8 André Alencar Informática 8 9. Troca de Idioma (ULTIMATE) O Windows 7 funciona no idioma que o usuário tiver interesse. Pode-se escolher entre 35 idiomas e é fácil alterar, basta baixar o suporte ao idioma e instalá-lo. IV. OUTRAS NOVIDADES VISUAIS Gadgets Os gadgets colocam informação e diversão como notícias, fotos, jogos e as fases da Lua diretamente na área de trabalho. No Windows Vista, os gadgets foram agrupados na Barra Lateral. O Windows 7 os liberta na tela, onde é possível exibir gadgets em qualquer lugar da área de trabalho, movê-los e redimensioná-los como preferir. O usuário pode utilizar os recursos do Aero Peek para ver temporariamente gadgets de área de trabalho sem minimizar nem fechar as janelas com as quais se está trabalhando. Plano de fundo da área de trabalho O plano de fundo de área de trabalho não precisa mais ser uma única imagem. Com o Windows 7, você pode exibir uma apresentação de slides. Alguns temas do Windows incluem uma apresentação de slides ou você pode criar sua própria apresentação com sua coleção pessoal de imagens. Novos papéis de parede espetaculares O Windows 7 inclui uma grande variedade de novos planos de fundo de área de trabalho (papéis de parede) que variam do sublime ao caricato. Visite a Galeria de Personalização para baixar temas e planos de fundo de área de trabalho gratuitos para o Windows 7. Windows 7 permite que você expresse facilmente a sua personalidade, com novos temas criativos e outros toques personalizados. V. BARRA DE TAREFAS Barra de tarefas reformulada A barra de tarefas tem sido o local usado para iniciar programas e alternar janelas. No Windows 7, a barra de tarefas foi totalmente reprojetada com o objetivo de facilitar a organização das janelas.

9 André Alencar Informática 9 Os aperfeiçoamentos da nova barra de tarefas do Windows 7 incluem visualizações em miniatura de páginas da web, documentos e mesmo de vídeos em exibição. Principais novidades: Ícones maiores e mais claros Cada um dos programas abertos aparece como um botão individual sem rótulo, mesmo quando vários itens de um programa estão abertos, para se obter uma aparência limpa e organizada. É possível organizar os ícones das janelas abertas clicando e arrastando um ícone para a sua nova posição. Fixar programas Nas versões anteriores do Windows, era possível fixar programas no menu Iniciar para fácil acesso, mas, com o Windows 7, também é possível fixar os programas em qualquer lugar da barra de tarefas. Fixar um programa na barra de tarefas faz com que ele fique sempre na posição fixada de modo que ele possa ser aberto com um único clique é rápido e conveniente. A fixação de programas na barra de tarefas complementa a fixação de programas no menu Iniciar, como nas versões anteriores do Windows. Quando se fixa um programa favorito à barra de tarefas, é possível sempre visualizá-lo e o acesso é feito como único clique (como acontecia com a antiga barra de inicialização rápida). Novas formas de gerenciar avisos na área de notificação - Central de Ações Agora existe a Central de Ações que é um local que reúne as notificações importantes de segurança e manutenção. A Central de Ações exibirá um pequeno ícone na área de notificação ativado é que aparecerão os avisos sobre segurança e manutenção. e quando É possível, também, escolher quais ícones aparecerão na área de notificações. VI. LISTAS DE ATALHOS Listas de Atalhos servem para iniciar um programa a partir da barra de tarefas ou do Menu Iniciar.

10 André Alencar Informática 10 As Listas de Atalhos são listas de itens (imagens, músicas e sites) abertos recentemente ou com frequência, como arquivos, pastas ou sites, organizados pelo programa que é utilizado para abri-los. Além de poder abrir os itens recentes usando uma Lista de Atalho, também é possível fixar itens favoritos na lista para que se possa acessar os itens mais frequentes de forma mais rápida. Na barra de tarefas a Listas de Atalhos (ou de Saltos) aparecem para programas que foram fixados à barra de tarefas e programas que estão atualmente em execução. É possível exibir a Lista de Atalhos de um programa, clicando com o botão direito no botão da barra de tarefas ou arrastando o botão do programa para a área de trabalho. Os itens da Lista de Atalhos serão abertos com um único clique. O que é mostrado em uma Lista de Atalhos depende totalmente do programa. A Lista de Atalhos do Internet Explorer 8 mostra os sites visitados com frequência. O Windows Media Player 12 lista músicas mais frequentes. A Lista de Atalhos pode ser personalizada pelo usuário por meio do comando de fixar um item. As Listas de Atalhos não mostram apenas atalhos de arquivos. Às vezes, elas também fornecem acesso rápido a comandos para coisas como redigir novas mensagens de ou reproduzir músicas. Veja a lista de atalhos no Menu Iniciar. Quando se passa o mouse em qualquer dos atalhos aparecerá a opção para fixar o atalho na lista. E ao passar o mouse sobre um item fixado existe a opção de tirar da lista. VII. BIBLIOTECAS As blibliotecas são úteis para se organizar arquivos. Para abrir uma biblioteca, clique no botão do Windows Explorer na barra de tarefas e em seguida, no painel esquerdo, clique em uma biblioteca Imagens, por exemplo. Algumas bibliotecas podem ser acessadas pelo menu Iniciar.

11 André Alencar Informática 11 Uma biblioteca se parece muito com uma pasta, mas não armazena arquivos, na verdade. Em vez disso, uma biblioteca aponta para os locais em que os arquivos estão armazenados e mostra todos como uma só coleção. Por exemplo, eu tenho algumas imagens digitais guardadas em uma pasta no meu computador, e o resto fica em uma pasta em um disco rígido externo. Posso incluir as duas pastas na minha biblioteca Imagens, e acessar todas as minhas imagens de uma vez só. Você pode incluir muitos locais diferentes em uma biblioteca e até criar novas bibliotecas. Trabalhando com bibliotecas Nas versões anteriores do Windows, o gerenciamento de arquivos significava organizá-los em pastas e subpastas diferentes. Nesta versão do Windows, é possível usar também bibliotecas para organizar e acessar arquivos, independentemente de onde eles estejam armazenados. Veja a figura com as bibliotecas padrão do Windows 7: Uma biblioteca reúne arquivos de diferentes locais e os exibe em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados. Seguem algumas ações que podem ser executadas com bibliotecas: Criar uma nova biblioteca. Existem quatro bibliotecas padrão (Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos), mas é possível criar novas bibliotecas para outras coleções. Incluir ou remover uma pasta. As bibliotecas reúnem conteúdo a partir das pastas incluídas ou dos locais de bibliotecas. Uma biblioteca coleta conteúdo de várias pastas. É possível incluir pastas de diversos locais na mesma biblioteca e, depois, exibir e organizar os arquivos nessas pastas como uma coleção. Alterar o local de salvamento padrão. O local de salvamento padrão determina onde um item é armazenado quando é copiado, movido ou salvo na biblioteca. Para mais informações, consulte Personalizar uma biblioteca. VIII. WINDOWS LIVE ESSENTIALS O Live Essentials é um software gratuito que permite que um computador com o Windows 7 faça mais coisas. Coisas como , mensagens instantâneas, edição de fotos e publicação em blogs ficam disponíveis após a instalação desta atualização. Com o Windows 7, você tem novas opções para como usar seu . Procurando o Windows Mail ou o Outlook Express? O Windows Mail e o Outlook Express não fazem parte da instalação do Windows 7. Para usar o , você precisará instalar um novo programa. Você pode baixar o Windows Live Mail de graça (se ele já não estiver instalado no seu computador) ou pode usar um programa de outra empresa.

12 André Alencar Informática 12 O que é o Windows Live Mail? O Windows Live Mail é um programa para a área de trabalho com novos recursos para gerenciar seus s. Ele é parte do Windows Live Essentials, um download gratuito que inclui o Messenger, a Galeria de Fotos, o Movie Maker e outros softwares que ajudam você a fazer mais com o Windows 7. Com o Windows Live Mail, você pode ler e responder a seus s mesmo quando você estiver offline. Quando você voltar a ficar online, os novos s serão baixados para o seu computador e quaisquer mensagens na caixa de saída serão enviadas. I. WINDOWS TOUCH O Windows 7 permite a utilização de tela sensível ao toque, com isso é possível ler jornais online, movimentar-se por álbuns de fotos e mudar arquivos e pastas de posição usando apenas os seus dedos. O Windows 7, de forma inovadora, adota a tecnologia multitoque. Disponível apenas nas edições Home Premium, Professional e Ultimate do Windows 7. Teclado de toque Existe um teclado de toque do Painel de Entrada do Tablet PC. O teclado de toque oferece uma maneira rápida de inserir texto em uma tela sensível ao toque sem usar um teclado padrão. Gestos de toque Os novos gestos de toque do Windows, como girar e aplicar zoom, exigem uma tela sensível ao toque que possa reconhecer pelo menos dois pontos de toque por vez.

O que há de novo na área de trabalho do Windows?

O que há de novo na área de trabalho do Windows? O que há de novo na área de trabalho do Windows? Novos recursos na área de trabalho do Windows facilitam a organização e o gerenciamento de várias janelas. Você pode alternar facilmente entre janelas abertas,

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows XP e Windows 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS XP E WINDOWS 7 Edições O Windows XP, assim como o Windows 7, possui

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Informática. Comparando Windows Vista com 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows Vista com 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows Vista com 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS VISTA COM WINDOWS 7 Edições O Windows Vista foi lançado em janeiro de 2007

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

André Alencar Informática 1. Windows 7 *

André Alencar Informática 1. Windows 7 * André Alencar Informática 1 Windows 7 * I. PRINCIPAIS VERSÕES Introdução O Windows 7 traz, tipicamente, três versões comerciais e uma versão para empresas. No entanto, há a possibilidade de falarmos em

Leia mais

Snap WINDOWS 7. O que há de novo na área de trabalho do Windows?

Snap WINDOWS 7. O que há de novo na área de trabalho do Windows? WINDOWS 7 O que há de novo na área de trabalho do Windows? Novos recursos na área de trabalho do Windows facilitam a organização e o gerenciamento de várias janelas. Você pode alternar facilmente entre

Leia mais

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 7 - cód.3556 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Sumário. 1 Introdução ao Windows 8 1

Sumário. 1 Introdução ao Windows 8 1 Introdução ao Windows 8... xvii Recursos do Windows 8 por edição... xvii Requisitos mínimos do sistema... xix Qual é a diferença do Windows 7?...xx Qual edição do Windows 8 devo comprar?... xxii Vamos

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Introdução. William Braga. Rio de Janeiro.2007

Introdução. William Braga. Rio de Janeiro.2007 Introdução I William Braga Rio de Janeiro.2007 Introdução III Sumário Introdução...88 1.Características, dúvidas?...1 Novidades do Windows Vista...2 Pesquisando e organizando...2 Segurança...2 Ajuda nova

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Informática. Windows 10 Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Windows 10 Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática Windows 10 Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX WINDOWS 10 RESUMIDO Edições O Windows 10 foi lançado em 29 de julho de 2015 e tem atualização

Leia mais

Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Informática Básica. Roger Daniel Boeira Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Crater rogerdanielboeira.weebly.com Windows 7 Sistema Operacional é um programa cuja função é controlar os recursos

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Características da VideoCAM Eye

Características da VideoCAM Eye Características da VideoCAM Eye Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Indicador de LED 3 Lente 4 Base giratória Instalação da VideoCAM Eye 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Eye

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00 Objetivo... 3 Procedimentos... 4 1. ipad... 4 1.1. Instruções Gerais... 4 1.2. Informações sobre as telas... 4 2. Android... 6 2.1. Instruções Gerais... 6 2.2. Informações Sobre as Telas... 6 Departamento

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

Manual das Configurações do sistema. Richard A. Johnson Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual das Configurações do sistema. Richard A. Johnson Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga Manual das Configurações do sistema Richard A. Johnson Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando as Configurações do sistema 6 2.1 Iniciando as Configurações

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

1. Introdução ao Windows Seven

1. Introdução ao Windows Seven Introdução ao Windows Seven 1. Introdução ao Windows Seven O Microsoft Windows Seven foi projetado para melhorar drasticamente a experiência de computação de todos os tipos de usuários de computadores,

Leia mais

Tela inicial do Windows 8. Voltando ao início Há algumas maneiras de voltar à tela Inicial de qualquer local no computador.

Tela inicial do Windows 8. Voltando ao início Há algumas maneiras de voltar à tela Inicial de qualquer local no computador. Prezado candidato, ao verificarmos novamente as especificações do edital ( Será tomada como base a versão em Português do Windows 7 e superiores ), nos atentamos que ficou faltando abranger as versões

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia do usuário

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia do usuário Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia do usuário Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor os recursos do computador. CUIDADO: Um AVISO

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas Sistema Operacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2017 1/23 Introdução O que é Sistema Operacional (SO) para você? 2/23 Introdução

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

Fone: (19) WIN7_1

Fone: (19) WIN7_1 Fone: (19) 3234-4864 editora@komedi.com.br www.komedi.com.br WIN7_1 Copyright by Editora Komedi, 2010 Carnevalli, Adriana Aparecida Rimoli, Monica Alvarez Silva, Yara Regina da Windows 7 Campinas:Editora

Leia mais

536Wi. Ponto de partida. Interação com o BrightLink. 4 Uso da caneta interativa

536Wi. Ponto de partida. Interação com o BrightLink. 4 Uso da caneta interativa 56Wi Ponto de partida Siga os passos neste guia para começar a usar o seu projetor BrightLink: Conecte o seu computador e ligue o projetor Certifique-se de que o software está instalado Faça a calibragem

Leia mais

Compartilhando dados anônimos com a Lenovo. Conteúdo. Harmony

Compartilhando dados anônimos com a Lenovo. Conteúdo. Harmony Compartilhando dados anônimos com a Lenovo Conteúdo Compartilhando dados anônimos com a Lenovo... 1 Harmony... 1 Lenovo Companion 3.0... 2 Lenovo Customer Engagement Service... 3 Lenovo Experience Improvement

Leia mais

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria.

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria. 1 1 Inserir ou retirar a tampa traseira 5 4G Guia Prático Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a bateria 2 5.0 Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume 3 Carregar a bateria * 4 4 4 Inserir ou retirar

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 1.0 Modelos aplicáveis (a partir de março de 2014) PN-L703A/PN-L703/PN-L603A/PN-L603/PN-70TA3/PN-70T3/PN-60TA3/PN-60T3

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO. gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC. Professor Nataniel

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO. gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC. Professor Nataniel ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO Técnicas de Diretiva gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC Professor Nataniel Jonathan Da Cruz Da Silveira Pelotas-RS 2013 Diretivas

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. Android. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. Android. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário Android Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Como funciona o Vivo Sync... 7 3.1 Barra Superior... 7 3.1.1

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

1. WINDOWS 7 BETA EM REVISTA

1. WINDOWS 7 BETA EM REVISTA Sumário 1.Windows 7 Beta em revista...2 1.1.Desempenho...2 1.2.Compatibilidade... 2 1.3.Interface gráfica... 3 1.4.Navegação...6 1.5.Versões, edições e atualizações...8 1.6.O Windows 7 estará disponível

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do usuário

TouchPad e Teclado. Guia do usuário TouchPad e Teclado Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

07/02/ :24 Leite Júnior

07/02/ :24 Leite Júnior WINDOWS SE7EN ALGUNS RECURSOS Barra de tarefas está um pouco mais alta e os aplicativos num espaço quadrado, mostrando apenas o ícone sem nome. As janelas ficam sempre agrupadas, e quando você passa o

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TecViewer Versão 1.0 Compatível com toda linha T1/THK Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1-

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1- Linux Conectiva 10-1- Copyright 2005 Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5.988 de 14/12/1973. Nenhuma parte desta publicação poderá ser produzida ou transmitida, sejam quais forem os meios

Leia mais

Manual do Nero ControlCenter

Manual do Nero ControlCenter Manual do Nero ControlCenter Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual do Nero ControlCenter e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição:

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: INFORMÁTICA Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: Com o Professor: Rene Maas Caso a célula G20 desta planilha apresente a fórmula =SE(A1A2;MAIOR(A1:B2;2);MÍNIMO(B2:C3)),

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DO EDUROAM NO WINDOWS

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DO EDUROAM NO WINDOWS GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DO EDUROAM NO WINDOWS Agora clique em "Central de Rede e Compartilhamento". Pesquisar Página Inicial do Painel de Controle Sistema e Segurança Rede e Interner Hardware e Sons Programas

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para mercados emergentes, dispõe de pouquíssimos recursos;

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Controle Remoto Móvel HP (somente em determinados modelos) Guia do Usuário

Controle Remoto Móvel HP (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Controle Remoto Móvel HP (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation

Leia mais

MF ESAF TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2012 1) O sistema operacional Windows 7 da Microsoft está disponível em 5 versões. A mais simples delas é a a) Home Premium. b) Home Basic. c) Starter. d) Beginner. e) Home

Leia mais

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English ÍNDICE 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English 2. Livro Digital Smart Course (EDO) a. Configuração de Navegadores b. Instalação Automática (System Check) das ferramentas para o EDO c. Solução

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais