Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br"

Transcrição

1 Assunto: Vidros Prof. Ederaldo Azevedo Aula 9 ederaldoazevedo@yahoo.com.br

2 6.1. Introdução: Não se sabe exatamente a data ou lugar onde o vidro foi descoberto. Alguns historiadores apontam que o primeiro vidro produzido foi na Síria, 3000 anos antes de Cristo. Outros apontam o Egito cerca de a.c. Sabe-se com certeza que em 1400 a.c. os egípicios produziam vasos, enfeites e outros objetos similares de vidro numa fábrica descoberta em Tel el Amona.

3 7.1. Introdução: Os Romanos após 1400 a.c produziram vasos, garrafas, jarras e objetos de adorno. Também empregaram-no como janelas, como se vê nas ruínas de Pompéia. As primeiras janelas foram produzidas no segundo século da era cristã. No século XX, as pesquisas das propriedades físicas e químicas possibilitaram novos tipos de vidros e novas industrias como: vidros temperados, vidros laminados, fibras de vidro, fibras óticas e vidro cerâmico.

4 7.2. Composição: 70% de SiO 2 (sílica); 15% de Na 2 O(óxido de sódio); 10% de CaO (óxido de cálcio) e; 5% de outros óxidos. O uso do vidro na construção civil praticamente explodiu no século XX, e hoje é comum grandes áreas envidraçadas, que em alguns casos, abrangem toda a fachada do prédio(fachada cortina).

5 7.3. O Vidro na Arquitetura Está presente sob diversas formas. Sua aplicação mais conhecida é sob forma de janelas e agora como fechamento. Os vidros aplicados são os comuns e o float (vidro de qualidade superior com menor percentagem de defeitos e, não apresenta distorção de imagem em razão do paralelismo de suas faces.

6 7.3. O Vidro na Arquitetura como Figura 1 Fachada Cortina

7 7.3. O Vidro na Arquitetura como Figura 2 Fachada Cortina

8 7.3. O Vidro na Arquitetura como Figura 4 Vidros/ iluminação natural

9 Alguns vidros apresentam desenhos ou padrões em sua superfície e são conhecidos como vidros impressos ou fantasia. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.3. O Vidro na Arquitetura Como exemplo temos: Janelas, portas, Espelhos, mesas, objetos de decorações, luminárias, piso, esquadrias em geral, paredes, guarda corpo, fachadas, box, etc. Há vidros incolores e coloridos. Os coloridos existentes são o bronze, cinza e o verde. Outras cores podem ser obtidos com vidros laminados.

10 Na construção civil os vidros de segurança são indicados para áreas de maios risco de acidentes que de acordo com a especificação BS-6262, Britsh Standard Code of Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.3. O Vidro na Arquitetura Pode-se aplicar sobre a superfície dos vidros um filme metálico, conferindo um aspecto espelhado(vidros termorrefletores ou espelhados). Há vidros com resistência mecânica e características de segurança muito superiores às dos vidros comuns. São conhecidos como vidros de segurança e atendem nas aplicações a automóveis, aviões, trens etc.

11 7.3. O Vidro na Arquitetura...of Practice for Glazing for Buildings, Britsh standards Institution, são os seguinte: Portas de vidro; Laterais de vidro que possam ser confundidas com portas; Janelas baixas (até 80 cm do assoalho); Sacadas; Envidraçamento nos banheiros e piscinas; Envidraçamento em grandes alturas.

12 7.3. O Vidro na Arquitetura No Brasil, segundo a NBR-7199 estabelece obrigatoriedade do uso de vidrso de segurança nos casos seguintes: Parapeitos e sacadas; Vidraças não verticais sobre passagens; Telhados; Vitrines; Vidraças que dão para o exterior, sem proteção adequada, até 0,10 m do piso, no caso de pavimentos térreos e 0,90 do piso para demais pavimentos.

13 Tensão admissível a flexão: Vidro recozido: 20 kgf/cm Vidro temperado: 40 kgf/cm Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.4. Propriedades físicas do vidro Características físicas do vidro comum ou temperado Tensão de ruptura á flexão: Vidro recozido: 50 kgf/cm²; Vidro temperado: 200 kgf/cm². Peso específico: 1kgf/m³; Dureza: 6 a 7 na escala Mohs;

14 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Este tipo de vidro passou a ser produzido em larga escala a partir de 1890, quando se desenvolveu o processo pelo qual o vidro emerge no forno e passa através de dois rolos, um dos quais possui um desenho gravado na superfície. Este desenho é transferido ao vidro. A composição química do vidro impresso é a mesma do vidro comum.

15 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Ele é translúcido, com figuras ou desenhos geométricos, em uma ou ambas as faces, difundindo a luz transmitida e proporcionando diferentes graus de privacidade do ambiente. Podem ser temperados, aumentando sua resistência mecânica de três a cinco vezes e são produzidos numa variedade de desenho. Alguns vidros podem receber um tratamento superfícial à base de ácidos, jatos de areia(vidro jateado) ou esmalte.

16 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia TIPO ESPESSURA(mm) DESENHO ACABAMENTOS Canelado 4 Canaletas verticais Brilhante Pontilhado 4/6/8/10 Pequenas reentrâncias e saliências Martelado 4 Desenhos em alto-relevo de forma circular e ranhurados Texturizado Brilhante Miniboreal 4 Superfície pontilhada Texturizado Silésia 4 Losangos Texturizado Jacarézinho 4 Pequenos retângulos em alto-relevo Brilhante Opaco 4/6/8/10 Liso Fosco Esmaltado 4/6/8/10 Liso Esmaltado

17 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Aplicações: Podem ser utilizados na construção civil em janelas, portas e coberturas; Na decoração de interiores em divisórias, pisos, degraus de escadas; Na indústria moveleira em mesas, aparadores, prateleiras, estantes; E na fabricação de objetos decorativos.

18 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Figura 5 Espécies de Vidros Impresso

19 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Figura 6 Vidro Impresso tipo ártico verde Figura 7 Vidro Impresso tipo aramado

20 7.4. Vidro Impresso ou Fantasia Figura 8 Vidro Impresso decorando ambiente

21 7.5. Vidros de segurança História Quando Tibério era imperador romano, entre 23 e 37 d.c., um artesão inventou um tipo maleável de vidro, que poderia ser flexionado, martelado como metal e atirado ao chão sem se quebrar; O inventor foi levado à presença do imperador e demonstrado o grande feito. Tibério por motivos desconhecidos, ordenou a morte do inventor no próprio local. Assim, uma das grandes descobertas da humanidade foi perdida por quase 2 mil anos.

22 7.5. Vidros de segurança Esse vidro apresentado a Tibério nunca ficaremos sabendo como era, mas o vidro de segurança temperado, que se desenvolveu a partir de 1930, possui quase todas as qualidades do vidro da época de Tibério. Os vidros de segurança começaram a ser empregados inicialmente nos automóveis a partir da década de 30. Em 1934 os vidros de segurança passaram a ser obrigatórios nos automóveis da Inglaterra e EUA.

23 Os vidros de segurança são três: O temperado, o laminado e o aramado. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de segurança Na Construção civil foi somente no início da década de 60 que muitos países passaram a adotar normas de segurança para vidros utilizados em locais de grande risco. A diferença fundamental entre o Vidro de Segurança e o comum é que aquele ao ser fraturado produz fragmentos menos suscetíveis de causar ferimentos graves em igualdade de condições.

24 7.5. Vidros de segurança Dentre os vidros de segurança: temperado, laminado e aramado, cada um deles apresenta características próprias de fabricação e desempenho, que devem ser consideradas na escolha do vidro de segurança a ser utilizado.

25 7.5. O Vidro de Segurança No Brasil, segundo a NBR-7199 estabelece obrigatoriedade do uso de vidros de segurança nos casos seguintes: Parapeitos e sacadas; Vidraças não verticais sobre passagens; Telhados; Vitrines; Vidraças que dão para o exterior, sem proteção adequada, até 0,10 m do piso, no caso de pavimentos térreos e 0,90 do piso para demais pavimentos.

26 O vidro temperado tem esse nome por analogia ao aço temperado. Ambos tem sua resistência mecânica aumentada pela têmpera. A têmpera é um processo que consiste em aquecer o material a uma temperatura crítica e depois resfriá-lo rapidamente. A têmpera no vidro produz um sistema de tensões de compressão na superfície. Isso acontece porque o vidro, como a maior parte dos materiais frágeis, tem grande resistência à compressão, porém pouca resistência à tração. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado

27 A medida que esfria a massa interna, ela tende a se contrair, o que é impedido pelas partes externas que já são rígidas. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Fabricação A têmpera é obtida quando o vidro é aquecido a uma temperatura próxima ao seu ponto de amolecimento e rapidamente resfriado por meios de jato de ar. Como o vidro é mau condutor de calor, as superfícies externas resfriam-se e contraem-se, enquanto o interior permanece fluído a alta temperatura.

28 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Fabricação Quando a temperatura se equilibra com o ambiente, desenvolve-se fortes tensões de compressão na superfície e de tração na parte interna. Os valores máximos de compressão e tração dependem da temperatura inicial, da velocidade de resfriamento, das propriedades térmicas do vidro usado e da forma do objeto temperado.

29 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado A fratura(trinca) no vidro ocorre por um defeito na superfície, que provoca uma concentração de tensões. È a pré-compressão da superfície que permite uma resistência muito maior.(idem mecanismo do concreto protendido). A tensão de compressão do vidro temperado é de 1000kgf/cm² logo sua resistência efetiva é de 1400 Kgf/cm².

30 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado A resistência do vidro temperado está entre três e cinco vezes a resistência do vidro comum recozido. Devido as tensões induzidas no vidro temperado, quando este se rompe em qualquer ponto, toda a chapa se quebra em pequenos fragmentos sem arestas cortantes e lascas pontiagudas, menos suscetíveis a causar ferimentos.

31 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado A resistência do vidro temperado está entre três e cinco vezes a resistência do vidro comum recozido. Devido as tensões induzidas no vidro temperado, quando este se rompe em qualquer ponto, toda a chapa se quebra em pequenos fragmentos sem arestas cortantes e lascas pontiagudas, menos suscetíveis a causar ferimentos.

32 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Tipos de acabamento Podem ser: lisos ou impressos Lisos: Incolor,verde, bronze ou cinza; Impressos: diáfano e o pontilhado. O vidro temperado, a pesar de possuir grande resistência mecânica, não suporta impacto de balas.

33 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Como o vidro de segurança temperado não pode sofrer recortes, perfurações ou lapidação, é muito importante que o projeto leve em conta as dimensões finais dos vãos acabados, condições de nível e prumo, materiais que compõe os vãos onde serão aplicados as peças de fixação(pedra, mármore, concreto alvenaria, ladrilho, taco, forro falso etc.) e movimentações de estrutura do edifício.

34 7.5. Vidros Temperado Figura 9 Vidro Temperado verde e incolor

35 7.5. Vidros Temperado Figura 10 Aplicações de vidro Temperado

36 7.5. Vidros Temperado Figura 11 Aplicações de vidro Temperado

37 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Aparência visual dos Vidros temperados Apresenta um reticulado próprio causado pelas tensões internas; As marcas(reticulado) podem ser vistas com mais intensidade com placas de polaróide, ou com luz solar polarizada e não são consideradas como defeito, pois são próprias do vidro temperado; Apresenta ainda deformações com leves empenamentos, causadas pelas tensões induzidas.

38 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Aparência visual dos Vidros temperados O vidro temperado produzido em fornos verticais possui marcas, depressões circulares, em um de seus lados, geralmente o menor e que foram produzidas pelas pinças que sustentam a peça no processo de têmpera.(fig. 11) Já no forno horizontal contém ondulações causadas pelos rolos, visualizadas quando se observam imagens refletidas no vidro.

39 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Tecnologia de Instalação dos Vidros Temperados Nas Instalações comuns(portas, janelas etc) autoportantes (quando não são utilizados caixilhos), para o bom funcionamento das peças de vidro temperado recomenda-se as seguintes distâncias entre as bordas das chapas...\projetos CAD\Detalhe vidro temperado.dwg Tipos de Peças Distancia em (mm) Entre peças móveis Entre peças móveis e fixas Entre peças móveis e piso Entre peças fixas 2 a 4 mm 3 a 4 mm 7 a 8 mm 2 a 3 mm

40 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Tecnologia de Instalação dos Vidros Temperados Para instalações em caixilhos, recomenda-se folga de 6mm em cada direção em relação à parte interna do caixilho.

41 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Instalações dos Vidros Temperados autoportantes Nestas instalações a montagem e fixação das chapas são feitas através de ferragens. Eles são elementos de ligação entre vidros, ou vidros e estrutura de sustentação(alvenaria, concreto, madeira, aço, alumínio etc.). São responsáveis pela: transmissão de esforços, fixação e funcionamento de uma instalação autoportante.

42 Quanto maior a área de contato entre vidro e ferragem, mais segura será a instalação e melhor funcionamento. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Ferragens As ferragens são peças metálicas de latão, bronze, ferro ou alumínio, adaptadas aos furos e recortes previamente executados nos vidros temperados. Entre as peças e o vidro devem-se interpor materiais não higroscópicos e que não escoe com o tempo sob pressão como: fitas plásticas adesivas, cartões tratados etc.)

43 7.5. Vidros de Segurança Vidros Temperado Ferragens Tipos de ferragens: Suportes(vidro-vidro, vidro-estrutura); Dobradiças de porta; Trincos; Fechaduras; Puxadores; Basculantes e pivotantes para janelas; Rodízios para portas de correr.

44 Na produção do laminado, deve-se ter uma sala bem vedada, com temperatura e umidade controladas, onde o PVB é deixado algum tempo para atingir a umidade prescrita pelo fabricante. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Definição: O vidro de segurança laminado consiste em duas ou mais lâminas de vidro comum fortemente interligadas, sob calor e pressão(processo de laminação), por uma ou mais camadas de Polivinil Butiral PVB(resina muito resistente e flexível).

45 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Fabricação As chapas de vidro preparadas(cortadas, lavadas e secas) são montadas na sala especial, juntamente com o Butiral e em seguida transportadas para a estufa que proporciona uma primeira aderência entre o vidro e o Butiral. Depois ocorre a remoção de ar, através da compressão do laminado. Posteriormente, o conjunto vidro-butiral é enviado para a autoclave onde é submetido a um ciclo de pressão da ordem de 10 a 15 atm, e a mais 100ºC de temperatura. Após o ciclo da autoclave as lâminas de vidro e butiral estão firmemente unidas, constituindo o laminado.

46 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Propriedades O laminado mais usado consiste em duas lâminas de float de 3mm e uma película de PVB de 0,38 mm ou 0,76 mm. Em caso de quebra do vidro laminado, os fragmentos ficarão colados ao butiral (efeito amortecedor, ele não destaca), minimizando o risco de lacerações ou queda de vidros. Com os fragmentos colados na película, reduz as chances de acidente e permite que o vão continue protegido, até que seja efetuada a reposição do vidro.

47 7.5.2 Vidros Laminados Propriedades Figura 12 Aspecto do vidro laminado quebrado

48 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Propriedades Alem da segurança os vidros de segurança laminados são excelentes filtros de raios ultravioleta reduzindo em 99,6% a transmissão desses raios. Os laminados melhoram o desempenho acústico de um envidraçamento se comparado com os vidros comuns e temperados. A película de PVB, em função de sua alta flexibilidade, absorve e amortece as vibrações sonoras transmitidas pela lâmina de vidro externa, reduzindo a transmissão sonora para o interior do ambiente.

49 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Tipos: Há dois tipos de vidros de segurança laminados: os laminados simples e os laminados múltiplos. Laminados simples= 2 lâminas de vidro + 1 película de PVB; Laminados múltiplos= 3 lãminas de vidro + 2 ou mais película de PVB.

50 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Tipos: Os laminados simples e múltiplos estão disponíveis numa variedade de cores e espessuras conforme tabela abaixo: *PVB é o Polivivnil butiral é principalmente utilizado nas espessuras de 0,38mm e 0,76mm.

51 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Tipo Espessura(mm) Vidros PVB* Dimensões (cm) Laminados simples 6,7,8,9, ou 10 Incolor, verde, bronze, cinza e termorrefletor Incolor, azul, bronze, cinza, branco e verde 300 x 190 Laminado múltiplo Até 60 Incolor, verde, bronze, cinza e termorrefletor Incolor, azul, bronze, cinza, branco e verde 100 x 200

52 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Aplicações: Laminados simples: Indicados para locais onde se queira evitar o risco de queda de lascas de vidros ou lacerações e penetração de objetos. Com PVB coloridos e/ou vidros termorrefletores, é possível reduzir a carga térmica que penetra no ambiente, principalmente os raios ultravioleta, que provocam descoloramento de quadros, cortinas, vasos etc.

53 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Aplicações: Laminados simples: Com essas propriedades vista vamos encontrar estes laminados em: automóveis; Fachadas de edifícios; Paredes divisórias; Portas; Caixas de escada(panorâmica); Parapeitos; Sacadas e; Vitrines

54 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 14 Portas de roupeiro em vidro laminado 6mm Fig. 13 Cobertura em vidros laminados refletivo (controle de luz e calor)santa Marina da Piscina do Hotel Hilton em São Paulo

55 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 15 Porta em vidro laminado Fig. 16 Porta Pivotante em laminado leitoso

56 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 17 Piso laminado em escadas Fig. 18 Piso e guarda corpo de escada em vidro laminado

57 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 20 Cúpula Central em vidro laminado de um shopping center em Goiânia-GO Figura 19 Fachada Cortina de Vidro Laminado simples

58 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 21 Cortes/planta e detalhes da cúpula do shopping

59 Fig. 22 Passarela com piso de vidro laminado 24 mm que interliga duas alas do shopping em Goiânia Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Vidros Laminados

60 7.5.2 Vidros Laminados Fig. 23 Vidro laminado curvo aplicados em guarda-corpo/corrimão de escadas

61 Pára-brisas e janelas de carros blindados; Visores de cabines de vigilância; Torres de segurança(vidros resistentes a bala); Pára-brisas de locomotivas e aeronaves; Visores para navios, joalherias e guichês especiais; Visores para piscinas, tanques de mergulho. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Aplicações: Laminados Múltiplos: Indicados em casos de severas exigências de segurança como:

62 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Aplicações: Laminados Múltiplos: Dados suas excelentes características acústicas, são indicados em áreas sujeitas a níveis elevados de ruídos, principalmente de alta frequência, como buzinas de automóveis e aviões a jato.

63 1) O vidro laminado deve chegar à obra com as dimensões exatas para aplicação no vão; 2) A estocagem do material deve ser feita em local seco e ventilado em cavaletes apropriados para não danificar a borda do vidro; 3) Deve-se evitar o uso de materiais de limpeza a base de cloro, pois provoca a corrosão ao caixilho e consequentemente o aparecimento de ferrugem; 4) Também deve-se evitar o uso de álcool pois ataca a película PVB. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Laminados Recomendações:

64 Principal característica deste vidro é sua resistência ao fogo, ou seja é um material antichama. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado Pesquisas de materiais resistentes ao fogo levaram ao desenvolvimento do vidro de segurança aramado em 1899 nos EUA; O processo de fabricação consiste em fazer passar o vidro em fusão, juntamente com a malha metálica, através de um par de rolos de tal modo que a malha fique posicionada no centro do vidro;

65 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado O vidro aramado reduz também o risco de acidentes pois caso quebre não estilhaça e os fragmentos mantém-se presos à tela metálica. È resistente à corrosão, não se decompõe e não enferruja.

66 7.5.3 Vidros Aramado Figura 21 Vidro aramado incolor Fig. 22 Aplicação de vidro aramado

67 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado Tipos No Brasil só se produz o vidro aramado incolor e translúcido, com malha metálica quadrada de ½ (12,7mm) Espessura (mm) Comprimento (mm) Largura (mm) Peso/chapa Kg

68 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado Aplicações: O vidro aramado pode ser utilizado em portas cortafogo, janelas, dutos de ventilação vertical e passagens de saídas de emergências; È recomendado também em peitoris, sacadas, divisórias e cobertura.

69 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado Recomendações: 1) O vidro Aramado deve chegar à obra com as dimensões exatas para aplicação no vão; 2) A estocagem do material deve ser feita em local seco e ventilado em cavaletes apropriados para não danificar a borda do vidro; 3) Deve-se evitar o uso de materiais de limpeza a base de cloro, pois provoca a corrosão ao caixilho e consequentemente o aparecimento de ferrugem;

70 7.5. Vidros de Segurança Vidros Aramado Recomendações: 4) Também deve-se evitar o uso de alcool pois ataca a película PVB. 5) Para a instalações de cobertura as dimensões máximas do vidro devem ser 3,00 x 0,60 m. Para coberturas com mais de 3,00 m de comprimento, as chapas devem ter uma sobreposição mínima de 8 cm.

71 Na Idade Média embora o processo de revestimentos de vidro com finas camadas de metálicas fosse conhecido, predominavam quase que exclusivamente, os espelhos de metais polídos como aço, prata e ouro. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Espelhos História Em Tempos Antigos os espelhos consistiam em metais polidos, geralmente o bronze; Alguns espelhos de vidro revestidos de estanho e prata foram encontrados;

72 O vidro era em seguida polido cuidadosamente e colocado sobre uma manta de estanho e mercúrio que geravam uma película espelhosa. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Espelhos História Em Veneza por volta de 1564, os espelhos de metais passaram a ser substituídos pelos espelhos de vidro; Fabricação Em princípio os espelhos eram fabricados soprandose um cilindro de vidro, cortando-o longitudinalmente ao meio, e alisando-o sobre uma superfície de pedra.

73 7.6. Espelhos Fabricação Atualmente a espelhação é um processo pelo qual compostos de prata-amônia são quimicamente reduzidos a prata metálico; Os processos automáticos de fabricação do vidro consiste no seguinte: o vidro limpo(polido) passa por entre uma esteira, no interior de uma câmara, onde soluções convenientemente preparadas encontram-se em forma de spray, depositando-se prata diretamente sobre o vidro.

74 7.6. Espelhos Fabricação A película de prata pode ser protegida por uma camada de verniz, laca ou tinta. E para uma proteção quase permanente uma camada de cobre eletrodepositada. Uma superfície metálica espelhada pode ser aplicada sobre vidros pelo processo de pintura à base de compostos metálicos e óleo de lavanda. Aplica-se em seguida um leve aquecimento que elimina o óleo de lavanda produzindo um acabamento metálico espelhado.

75 Logo, espelho produzido com vidro comum será de qualidade inferior ao fabricado de vidro float, pois o vidro de qualidade inferior apresenta ondulações e defeitos em sua superfície, que irão provocar distorções nas imagens refletidas pelo espelho Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Espelhos Tipos de Aplicações Os espelhos podem ser fabricados a partir do vidro comum ou float; A qualidade do espelho depende do tipo de vidro utilizado;

76 7.6. Espelhos Tipos de Aplicações Os espelhos mais utilizados na arquitetura são os produzidos a partir do float (vidro polido) e os chamados vidros espiões Os float são encontrados com espessura a partir de 3 mm, com espelhamento a base de prata, ouro ou bronze, e camada protetora de cobre ou tinta especial.

77 Os espelhos de vidros espiões quando instalados em dois ambientes, um com grande luminosidade (que está voltado a face reflexiva), e outro com pequena luminosidade (face oposta) e se comporta como um vidro transparente para o observador localizado no ambiente com pequena luminosidade. Para observador do outro ambiente sua aparência é de espelho convencional. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Espelhos Tipos de Aplicações Os de vidros espiões são espelhos com transmissão luminosa de 5 a 11% e refletância de 45 a 55% na face espelhada.

78 7.6. Espelhos Tipos de Aplicações Esse tipo de espelho é utilizado em locais onde a observação e a pesquisa são desenvolvidos sem que o observador seja percebido. Assim encontraremos em estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos entre outros.

79 7.6. Fibra de Vidro História As primeiras fibras de vidro eram fabricadas derretendo-se a extremidade de uma vareta de vidro e fazendo com que as gotas de vidro derretido fluíssem para um disco um disco rotativo onde as fibras eram enroladas. Em 1713 surge o vidro textil; Em 1893 fabricação de novos tecidos ( seda+fibra de vidro);

80 7.6. Fibra de Vidro História As primeiras fibras de vidro eram fabricadas derretendo-se a extremidade de uma vareta de vidro e fazendo com que as gotas de vidro derretido fluíssem para um disco um disco rotativo onde as fibras eram enroladas. Em 1713 surge o vidro textil; Em 1893 fabricação de novos tecidos ( seda + fibra de vidro);

81 A lã de vidro é produzida fazendo-se passar o vidro fundido através de pequenos furos ou orifícios. A medida que os filetes de vidro fundido escorrem através dos orifícios, eles são atingidos por jatos de ar ou vapor de alta pressão, gerando um produto com aspecto de lã. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Fibra de Vidro História Em 1938, surge os processos de fabricação de lã de vidro e, posteriormente, os de fibras têxteis; Fabricação

82 7.6. Fibra de Vidro Fabricação A lã de vidro após este processo é transformada em chapas ou placas rígidas através de um processo térmico de assentamento das fibras seguidos de compactação por rolos compressores e fôrmas. Já as Fibras Texteis são produzidos quando pequenas esferas de vidro, de 15mm de diâmetro, são fundidas e fluem através de pequenos orifícios com embuchamento em liga de platina formando-se fibras de 4 a 20 micra de diâmetro.

83 7.6. Fibra de Vidro Fabricação Em seguida uma camada protetora à base de material orgânico é aplicada e os filamentos são aglutinados em um único cordão antes de serem enrolados em bobinas.

84 A lã de vidro possui baixa densidade (24,03 kg/m³), 100 vezes menor do que os vidros comuns. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.6. Fibra de Vidro Propriedades e Aplicações A fibra de vidro é material incombustível e não absorvente; Resistente ao ataque de insetos roedores e fungos; As fibras de vidro produzidas em laboratório chegam a atingir tensão de ruptura de 3.447,5 MN/m², 17 vezes maior do que a do temperado;

85 7.6. Fibra de Vidro Propriedades e Aplicações A fibra de vidro é utilizados para os seguintes: Na industria textil para a produção de tecidos; Na eletricidade, como material isolante revestindo cabos e fios e eletrodutos; Na industria química como filtro; Na construção civil como reforço de papel, fitas e plásticos;

86 7.6. Fibra de Vidro Propriedades e Aplicações A lã de vidro é utilizados para os seguintes: Na construção civil como isolante térmico e acústico de ambientes e até de toda edificação.

87 7.6. Fibra de Vidro Figura 23 fibra de vidro a granel Fig. 24 Fossa séptica em plástico e fibra de vidro

88 7.6. Fibra de Vidro Figura 25 mantas em fibra de vidro Fig. 26 Tubulações em plástico e fibra de vidro

89 7.6. Fibra de Vidro Figura 27 Degraus de escadas em fibra de vidro

90 7.7. Tijolo de Vidro História Foi desenvolvido em 1929 e produzido pela primeira vez em 1933; Fabricação Duas peças de vidro retangulares ou quadradas, em forma de prato, com desenhos ou padrões, são fabricadas. Essas duas metades são unidas por fusão a altas temperaturas, e o ar no espaço entre os vidros é desidratado e evacuado.

91 7.7. Tijolo de Vidro Fabricação Finalmente, as bordas são revestidas de plástico, para proporcionar melhor vedação. Tipos e Aplicações Os tijolos de vidro podem ser: transparentes ou translúcidos. Podem ser ainda: texturizados com diversos padrões e desenhos, coloridos ou esmaltados.

92 7.7. Tijolo de Vidro Tipos e Aplicações No Brasil os tijolos de vidro produzidos são os incolores e translúcidos nos padrões canelado, boreal xadrez e outros. Existem ainda os Blocos de vidros de ventilação.

93 7.7. Tijolos de Vidro Fig. 29 Tijolos de vidros revestidas de plástico Fig. 28 Tijolos de Vidros

94 7.7. Tijolos de Vidro Fig. 31 Tijolos de vidros de ventilação Fig. 30 Tipos de tijolos

95 7.7. Tijolos de Vidro Fig. 33 Box de banheiro em tijolo de vidro Fig. 32 Tijolos e suas tonalidades

96 7.7. Tijolos de Vidro Fig. 34 Tijolos e suas tonalidades e texturas Fig. 35 Aplicação de tijolo de vidro

97 Deve-se observar, também, uma distância de 1 cm entre os tijolos e as paredes laterais. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.7. Tijolo de Vidro Tecnologia de Assentamento O assentamento se faz com argamassa à base de quatro partes de cal hidratada, três partes de areia e uma parte de cimento comum ou argamassa colante pronta formulada especificamente para tijolos de vidro. Os tijolos ao serem assentados deverá ser deixado uma junta de 1 cm entre eles.

98 Após a conclusão quebre a orelha do espaçador; Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 7.7. Tijolo de Vidro Tecnologia de Assentamento São colocados, nas juntas de cada peça, dois separadores para manter a boa simetria. Deve-se verificar durante o assentamento o nivelamento dos blocos. Para grandes vãos de paredes ou paredes circulares deve-se inserir pelo menos um vergalhão de ¼ entre os espaçadores(sentido vertical e horizontal);

99 7.7. Tijolo de Vidro Tecnologia de Assentamento Em seguida com desempenadeira de borracha, aplique o rejunte entre os blocos 72 horas após o assentamento e passe uma esponja úmida sobre as juntas para dar acabamento liso e uniforme;

100 7.7. Tijolos de Vidro

101 7.7. Tijolos de Vidro

Vidros para construção civil

Vidros para construção civil Vidros para construção civil Conceito de Vidro: Vidros industriais: Produtos inorgânicos obtidos por fusão e resfriamento sem cristalização Vidro ordinário ou neutro para construção civil: Solução amorfa

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

Vidros Vidro Acidado Submetido à solução ácida que age no vidro, de maneira controlada, criando texturas, desenhos e letras e promovendo um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente

Leia mais

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos.

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. 1 Vidros 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. Sec. III A.C.- O vidro é considerado jóia e cobiçado pelos poderosos. 100 a.c.- Os romanos desenvolveram a técnica do

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados.

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. JJI Vidros www.jjividros.com.br ESPELHOS DISTRIBUIDORA Catálogo de Vidros Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. APROVADO NO TESTE SALT SPRAY Altamente resistentes

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 7 Vidros de Segurança

USO E APLICAÇÕES. Módulo 7 Vidros de Segurança USO E APLICAÇÕES Módulo 7 Vidros de Segurança VIDRO CURVO TEMPERADO VERSATILIDADE, DESIGN ARROJADO 5 X MAIS RESISTENTE QUE VIDRO COMUM FURADO / RECORTADO / LAPIDADO / SERIGRAFADO (ANTES DA TÊMPERA) LAMINADO

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Conhecendo o Vidro

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Conhecendo o Vidro USO E APLICAÇÕES Módulo 4 Conhecendo o Vidro SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESQUADRIAS FACHADAS BOX ESPELHOS DIVISÓRIAS MÓVEIS COBERTURA GUARDA CORPOS REVESTIMENTOS MOLDURAS DECORAÇÃO OUTROS... COMO ESCOLHER O

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA maio/2006 1 de 5 VIDROS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Vidros. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/015

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA maio/2006 1 de 5 VIDROS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Vidros. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/015 ESPECIFICÇÃO TÉCNIC maio/2006 1 de 5 TÍTULO VIDROS ÓRGÃO DIRETORI DE ENGENHRI PLVRS-CHVE Edificações. Vidros. PROVÇÃO PROCESSO PR 010979/18/DE/2006 DOCUMENTOS DE REFERÊNCI SEP Secretaria de Estado da dministração

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

D S E C S R C I R ÇÃ Ç O Ã E E C AR A AC A T C ER E Í R ST S ICAS A S TÉC É N C I N CAS

D S E C S R C I R ÇÃ Ç O Ã E E C AR A AC A T C ER E Í R ST S ICAS A S TÉC É N C I N CAS 1984 / 2014 30 anos DESCRIÇÃO E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Resistência do vidro a Choque Térmico As diferenças de temperatura entre dois pontos de um mesmo vidro, provocam sobre ele tensões que podem ocasionar

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 10 Vidros de Segurança

USO E APLICAÇÕES. Módulo 10 Vidros de Segurança USO E APLICAÇÕES Módulo 10 Vidros de Segurança VIDRO CURVO TEMPERADO VERSATILIDADE, DESIGN ARROJADO 5 X MAIS RESISTENTE QUE VIDRO COMUM FURADO / RECORTADO / LAPIDADO / SERIGRAFADO (ANTES DA TÊMPERA) LAMINADO

Leia mais

Descritivo Portas (Kit)

Descritivo Portas (Kit) Descritivo Portas (Kit) Portas hospitalares com aplicação de chapa possuem em termos de estrutura: duas lâminas de HDF densidade 800 kg/m3 e espessura de 6mm (espessura de folha 35mm) ou 9mm MDF Ultra

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS COMPACTAS Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque

Leia mais

MANUAL - POLICARBONATO POLICARBONATO CHAPAS E TELHAS TELEVENDAS. SÃO PAULO: +55 11 3871 7888 CAMPINAS: +55 19 3772 7200 www.vick.com.

MANUAL - POLICARBONATO POLICARBONATO CHAPAS E TELHAS TELEVENDAS. SÃO PAULO: +55 11 3871 7888 CAMPINAS: +55 19 3772 7200 www.vick.com. MANUAL POLICARBONATO POLICARBONATO CHAPAS E TELHAS TELEVENDAS SÃO PAULO: +55 11 3871 7888 CAMPINAS: +55 19 3772 7200 wwwvickcombr POLICARBONATO COMPACTO O Policarbonato Compacto é muito semelhante ao vidro

Leia mais

VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL O vidro é um material antiqüíssimo, sendo suas aplicações conhecidas na antiguidade com o encontro de amuletos e pequenos objetos de vidro em sepulturas egípcias datadas de 4000

Leia mais

Aula 7 : Desenho de Ventilação

Aula 7 : Desenho de Ventilação Aula 7 : Desenho de Ventilação Definições: NBR 10821:2001, Caixilho para edificação: Janela Caixilho, geralmente envidraçado, destinado a preencher um vão, em fachadas ou não. Entre outras, sua finalidade

Leia mais

Verelux envidr env açamento açame de sacada www.verelux.com.br

Verelux envidr env açamento açame de sacada www.verelux.com.br Verelux envidraçamento de sacadas A EMPRESA A Verelux oferece sistema europeu de envidraçamento de sacadas, com o objetivo de satisfazer a necessidade e o desejo de seus clientes. Nossa atuação é voltada

Leia mais

Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica

Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica Treinamento Window Film Módulo I: Parte Teórica Sumário Vidros Planos e Vidros Low-E Entendendo o Espectro Solar Formas de Propagação de Calor Conceitos Teóricos Luz Visível (Transmitida, Refletida Interior

Leia mais

VEJA AS NORMAS VIGENTES NO SETOR VIDREIRO

VEJA AS NORMAS VIGENTES NO SETOR VIDREIRO VEJA AS NORMAS VIGENTES NO SETOR VIDREIRO ABNT NBR 11706:1992 - Vidros na construção civil Esta norma especifica as condições exigíveis para vidros planos aplicados na construção civil. ABNT NBR 5932:1989

Leia mais

POLICARBONATO COMPACTO

POLICARBONATO COMPACTO POLICARBONATO COMPACTO Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque dos raios ultravioleta (garantia de 10 anos contra amarelamento). Por sua alta transparência, a chapa

Leia mais

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME GESSO SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME Gesso O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

Soluções Inteligentes para o dia a dia

Soluções Inteligentes para o dia a dia Soluções Inteligentes para o dia a dia TELHAS TRANSLÚCIDAS 70 % transmissão de luz =$ Alta durabilidade; Não solta fibras; Melhor custo/benefício; Leveza e flexibilidade; Proteção contra raios UV (economia

Leia mais

Hotel Sheraton Porto (Porto)

Hotel Sheraton Porto (Porto) ISOLAR MULTIPACT Hotel Sheraton Porto (Porto) Vidros Câmara de ar Butiral Perfil separador Primeira barreira de selagem (Butil) Tamis molecular (Desidratante) Segunda barreira de selagem (Poliuretano ou

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje.

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. MANUAL DE COLOCAÇÃO Laje Treliça Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. Henrique. [Endereço de email] 1 VANTAGENS LAJE TRELIÇA É capaz de vencer

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO Capítulo 2 do livro Manual de Conforto Térmico NESTA AULA: Trocas de calor através de paredes opacas Trocas de calor através de paredes translúcidas Elementos de proteção

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

VIDRO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

VIDRO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II VIDRO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II O QUE É O VIDRO? Segundo a definição aceita internacionalmente, o vidro é um

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO 4.1 APRESENTAÇÃO O presente memorial descritivo tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e a qualidade dos materiais a serem utilizados

Leia mais

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE Esta norma aplica-se atodas as edificações de uso público e/ou mobiliário urbano, tanto em condições temporárias como em condições permanentes. É sempre necessário consultar o REGULAMENTO DO CÓDIGO NACIONAL

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 Em julho de 2013 entrou definitivamente em vigor a NBR 15.575, a norma de desempenho de

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos A PKO Há mais de 15 anos no mercado brasileiro de vidros, a PKO do Brasil preza sempre pela qualidade dos seus produtos e atendimento personalizado. Tais fatores são fundamentais para

Leia mais

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim Boletim Técnico Colunas com painéis Chapas únicas ou duplas, de 15 mm, de saque frontal em MDP ou MDF com revestimento melaminico. Opcionais: disponíveis em diversos tipos de chapas e acabamentos do mercado.

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

Principais benefícios. Aplicação. Fachadas, portas, janelas, coberturas e sacadas.

Principais benefícios. Aplicação. Fachadas, portas, janelas, coberturas e sacadas. Produzimos vidros, entregamos soluções. Nova geração O Emerald, vidro verde intenso, permite excelente passagem de luz e controle térmico, sem usar camadas refletivas em sua composição. Excelente passagem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇADOR SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇADOR SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA DA ESCOLA ALCIDES TOMBINI LOCALIZAÇÃO: Rua Augusto Driessen Bairro: Sorgatto 1. DEMOLIÇÕES Todas as paredes internas dos banheiros deverão ser demolidas. Todo o revestimento

Leia mais

Grupo 30.24 A - Material de construção

Grupo 30.24 A - Material de construção O catálogo do grupo 30.24 A contém as especificações de material de construção. Os itens que estão destacados com a mesma coloração significam que possuem a mesma descrição, no entanto, possuem diferentes

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Vidro Certo: Normas Obrigatórias

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Vidro Certo: Normas Obrigatórias USO E APLICAÇÕES Módulo 4 Vidro Certo: Normas Obrigatórias SAIBA DIZER NÃO JUSTIFICANDO O SEU NÃO JUSTIFIQUE COM NORMAS DA ABNT ALGUMAS NORMAS OBRIGATÓRIAS NBR-NM294 2004 - Fabricação vidro float NBR-293

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO TELHAS DE POLICARBONATO

MANUAL DE INSTALAÇÃO TELHAS DE POLICARBONATO MANUAL DE INSTALAÇÃO TELHAS DE POLICARBONATO TELHAS DE POLICARBONATO As Telhas de Policarbonato proporcionam ótima transmissão de luz (praticamente idêntica ao vidro) favorecendo maior aproveitamento da

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Capítulo 21. Vidros. Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM

Capítulo 21. Vidros. Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM Capítulo 21 Vidros Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM Definição de Vidro Por vidro entende-se um produto fisicamente homogêneo obtido

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais

Exercícios Terceira Prova de FTR

Exercícios Terceira Prova de FTR Exercícios Terceira Prova de FTR 1) Existe uma diferença de 85 o C através de uma manta de vidro de 13cm de espessura. A condutividade térmica da fibra de vidro é 0,035W/m. o C. Calcule o calor transferido

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

Bastidores para fibra óptica

Bastidores para fibra óptica Apresentação A gama de armários para fibra óptica Olirack foi concebida para a instalação, protecção e isolamento de terminadores e repartidores ópticos. A fibra óptica é um filamento feito de vidro ou

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor BelgoFix Telas Soldadas Galvanizadas para Alvenaria BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames BelgoFix são telas soldadas

Leia mais

CAU/BR 62700-3 CAU/BR

CAU/BR 62700-3 CAU/BR CAU/BR 62700-3 CAU/BR 116819-3 PROJETO BÁSICO Detalhamentos Reforma/Ampliação Quadra de Jogos Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Av. General João Telles, 1001 - Centro Bagé/RS Resp. Téc.: Arq.

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural.

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural. Alvenaria Estrutural Introdução CONCEITO ESTRUTURAL BÁSICO Tensões de compressão Alternativas para execução de vãos Peças em madeira ou pedra Arcos Arco simples Arco contraventado ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema

Leia mais

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro?

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? 5. PROPRIEDADES O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? As propriedades intrínsecas e essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

ESCADAS DESMONTÁVEIS

ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS anos de GARANTIA nas escadas Fakro dispőe de uma ampla gama de escadas fabricadas em diferentes materiais. As escadas de madeira estăo disponíveis em dois, três

Leia mais

Divisórias APRESENTAÇÃO

Divisórias APRESENTAÇÃO DIVDESIGN As divisórias Div Design oferecem classe e beleza preservando o bem estar e o conforto térmico e acústico. Especialista em soluções inteligentes para divisão de espaços corporativos. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V Prefeitura da Estância de Atibaia 201 Comércio - Precário Definição: Edificações inacabadas, deficiências aparentes, construídas com tijolos ou blocos. Coberta de telha ou laje pré moldada sem acabamento,

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura de São Cristóvão do Sul Secretaria Municipal de Obras Departamento Engenharia

Estado de Santa Catarina Prefeitura de São Cristóvão do Sul Secretaria Municipal de Obras Departamento Engenharia ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 ARQUITETURA 1.1 VEDAÇÕES 1.1.1 Alvenaria de Blocos Cerâmicos Tipo: 10x20x20 Aplicação: todas as Paredes internas e externas 1.2 ESQUADRIAS 1.2.1 Porta de madeira Compensada As

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Divisão Construção Civil PUR/PIR Av. Nações Unidas, 12551 conj. 2404 - WTC 04578-903 São Paulo - SP - Brasil Fone: +55 11 3043-7883 Fax: +55 11

Divisão Construção Civil PUR/PIR Av. Nações Unidas, 12551 conj. 2404 - WTC 04578-903 São Paulo - SP - Brasil Fone: +55 11 3043-7883 Fax: +55 11 1 Por que usar termoisolamento em PUR/PIR? 2 Soluções para canteiro de obra Danica. 3 Premissas construtivas 2.2.2 - COBERTURAS: A cobertura terá telhas termoisolantes com espessura de 30 mm com isolamento

Leia mais

CONJUNTO PORTA CORTA-FOGO

CONJUNTO PORTA CORTA-FOGO Conjunto Porta Corta-Fogo CONJUNTO PORTA CORTA-FOGO Constituído por batente, folha, 3 dobradiças de mola reguláveis e 1 fechadura de sobrepor com chave; fabricado conforme norma da ABNT (NBR 11.742) Saída

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

Perfilados e acessórios

Perfilados e acessórios Perfilados e acessórios 936563 936511 frente e verso 936501 frente e verso 936551 Perfi l de aço perfi lado. Produzido em chapa de aço pré-galvanizado, por imersão a quente, ou galvanizado à fogo com excelente

Leia mais

Cores. Cristal Opal Bronze Cinza. 0,98 Opal. 0,66 Bronze Cinza. 2100 x 5800 Não Consta. Azul. Reflexivo Hot Climate. Reflexivo.

Cores. Cristal Opal Bronze Cinza. 0,98 Opal. 0,66 Bronze Cinza. 2100 x 5800 Não Consta. Azul. Reflexivo Hot Climate. Reflexivo. POLICARBONATO AVEOLAR Chapas em policarbonato alveolar, com tratamento em um dos lados contra ataque dos raios ultra violeta (garantia de 10 anos contra amarelamento). Por possuir cavidades internas (alvéolos),

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

vidro de proteção contra incêndios

vidro de proteção contra incêndios vidro de proteção contra incêndios CONHEÇA-NOS Cada vez mais os edifícios requerem melhores prestações, tanto em serviços como em proteção, e tudo isto da mão da estética e do design. Na arquitetura contemporânea

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Ficha técnica pro-part Perfil decorativo para revestimentos cerâmicos; alternativa à tradicional faixa cerâmica decorativa. Adequados para o remate de esquinas e transições entre ladrilhos cerâmicos. pro-part

Leia mais

Caixa de Inspeção e Interligação

Caixa de Inspeção e Interligação Caixa de Inspeção e Interligação Localização no website Tigre: Obra predial Esgoto CAIXA DE INSPEÇÃO e/ou Obra predial Águas Pluviais CAIXA DE INTERLIGAÇÃO Função/Aplicação: Caixa de Inspeção: destinada

Leia mais

Descrições Técnicas (Armários)

Descrições Técnicas (Armários) Produtos Metálicos e Equipamentos, Lda (Grupo Levira) Descrições Técnicas (Armários) Armários de Parede O sistema de armários proposto consiste na execução de armários modulares, totalmente desmontáveis,

Leia mais

Montagem de cabo coaxial digital

Montagem de cabo coaxial digital Montagem de cabo coaxial digital No Módulo 2 de nosso curso discutimos as vantagens e desvantagens de técnicas de montagem utilizando solda ou processo de crimpagem. Na ocasião, todos os presentes puderam

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Condições Gerais 5. Requisitos Ambientais 6. Lançamento de Condutores 7. Fixação Definitiva do Condutor 8. Identificação de Fases

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini

Prefeitura Municipal de Piratini MEMORIAL DESCRITIVO O presente Memorial Descritivo visa estabelecer as condições de materiais e execução referentes à construção de um Vestiário Esportivo, localizado na Av. 6 de julho s/n, em Piratini/RS,

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

Chapas de gesso acartonado

Chapas de gesso acartonado VERDE INOVAÇÃO CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Chapas de gesso acartonado Ideal para paredes, forros, revestimentos e mobiliário fixo. Panel Rey é um Sistema com mais de 25 Anos de Experiência As chapas de gesso

Leia mais

Normas Técnicas e as aplicações de vidros na Construção Civil

Normas Técnicas e as aplicações de vidros na Construção Civil Normas Técnicas e as aplicações de vidros na Construção Civil AGENDA Benefícios dos vidros A aplicação do vidro de acordo com a NBR 7199 A importância das normas técnicas BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE VIDROS

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA.

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS DE ISOLAÇÃO COM BLINDAGEM APLICAÇÃO Os transformadores monofásicos de isolação com blindagens, magnética e eletrostática, foram desenvolvidos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS ALVEOLARES. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS ALVEOLARES. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS ALVEOLARES Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS ALVEOLARES Chapas em policarbonato alveolar, com tratamento em um dos lados contra ataque

Leia mais

Araquari - SC Tel: 55 (47) 3447-7300 - www.nvm.com.br. Manual de detalhes do pedido

Araquari - SC Tel: 55 (47) 3447-7300 - www.nvm.com.br. Manual de detalhes do pedido Manual de detalhes do pedido Neste documento abordaremos alguns detalhes que são importantes para correta utilização dos projetos no Web Glass e confecção de pedidos peça a peça. A layout de apresentação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES

MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES As chapas de policarbonato alveolares, possuem em um dos lados, tratamento contra o ataque dos raios ultravioletas,

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

pro-telo inox Perfil metálico quinado em forma de U. Lateral de 8 mm de altura. Lado à vista liso de 10, 25 ou 40 mm.

pro-telo inox Perfil metálico quinado em forma de U. Lateral de 8 mm de altura. Lado à vista liso de 10, 25 ou 40 mm. Fica técnica pro-telo Perfil decorativo de metal para revestimentos cerâmicos. Lina metálica sem abas, para ladrilos de todas as espessuras. Disponível numa grande variedade de materiais, acabamentos e

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora.

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. TRANSMISSÃO Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. PAREDES HOMOGÊNEAS obedecem à LEI DA MASSA : o isolamento sonoro aumenta de db a cada vez que

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais