PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego"

Transcrição

1 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2016 Nome: No.USP: Deve-se analisar o impacto da implantação de uma ciclovia à esquerda, no prolongamento do canteiro central da Av.Jaguaré e Av.Queiroz Filho, sobre a operação da Pte.Jaguaré (considerando os dois sentidos de operação e os picos da manhã e da tarde) e avaliar o impacto de diferentes estratégias de configuração das seções transversais em cada sentido da operação do tráfego para evitar a saturação do trecho entre os semáforos adjacentes (MG-OM, na Av.Onofre Milano/Av.Mal.Mário Guedes pela Av.Jaguaré, e Se-VL, ao lado do Parque Vila Lobos pela Av.Queiroz Filho) ou críticos (na Av.Kenkiti Simomoto, KS, ou Av.Torres de Oliveira, TO, pela Av.Jaguaré e na Av.José César de Oliveira, JC, ou Pça.Apecatu, PA, pela Av.Queiroz Filho). O trecho sem semáforos, incluindo a Pte.Jaguaré, tem cerca de 700m, em cada sentido de tráfego, com 3 faixas em cada pista (largura útil: 10,50m por pista) e um vão livre de cerca de 12m entre os tabuleiros de cada sentido de tráfego, no prolongamento do canteiro central das Av.Jaguaré e Av.Queiroz Filho. Deve-se considerar, particularmente, o período de obras. GV MB Av.Jaguaré KS TO OM MG GM Se VL JC PA Av.Queiroz Fo. JG EP Hoje, nos picos (Manhã/Tarde), os fluxos escoados na Pte.Jaguaré são de 3400/3900v/h no sentido Jaguaré (900/1050v/h saindo à direita para a Marginal) e 4200/2900v/h no sentido Centro (1500/1200v/h saindo à direita para a Marginal). Note que diversos fluxos de saída da Marginal percorrem rotas urbanas (no sentido Jaguaré, saindo pela Av.Escola Politécnica e voltando ao Centro no semáforo TO, da Av.Torres de Oliveira; no sentido Lapa, saindo pela Av.Manuel Bandeira e voltando ao sentido Jaguaré no semáforo da Av.José César de Oliveira, JC; similarmente para os fluxos de saída pela Av.General Vidal ou Rua Gonçalves Madeira, GV ou GM, estando todos incorporados nos fluxos fornecidos), com exceção das alças de entrada e saída da Av.Des.José Gonçalves Santana, JG (e fluxos secundários de saída direta para a Marginal vindo do Centro e da Jaguaré ou de saída para a Marginal adjacente à Pte Jaguaré, que são da ordem de poucas centenas de veículos e podem ser desprezados). Na pista expressa e auxiliar da Marginal, os fluxos são de 7500/6400v/h (4fxs) e 3800/2900v/h (3fxs) na circulação do lado externo e de 5400/7300v/h (5fxs) e 2700/1750v/h (3fxs) na circulação do lado interno (em relação ao núcleo central da cidade de São Paulo).

2 Uma representação da área de interesse com um diagrama unifilar detalhado está mostrada abaixo: V (km/h) Na ausência de informações específicas, admita as curvas de operação dadas abaixo: - para as faixas da Pista Expressa da Marginal: - para as faixas da Pista Auxiliar e vias arteriais V (km/h) qf (v/h/fx) qf (v/h/fx) (admitidas para fluxo contínuo, sem influência de semáforos, fluxos opostos ou fiscalização eletrônica). As curvas fornecidas acima admitem baixa presença de veículos pesados (a porcentagem de ônibus e caminhões é atualmente menor que 5% em todas as vias). As faixas da Pte.Jaguaré têm uma característica intermediária (têm poucas interferências lindeiras, como as faixas da Pista Expressa, mas têm entradas e saídas com pequeno espaçamento, como as faixas da Pista Auxiliar), além de sofrer influência da operação e das restrições de capacidade das interseções adjacentes da rede viária urbana. A análise pode adotar as curvas de operação expressa como referência mas deve interpretar os resultados de forma a ponderar suas características de operação distintas. As curvas fornecidas consideram os limites de velocidade sinalizados por placas convencionais. Inicialmente, o efeito de limites de velocidade controlados eletronicamente não estão considerados (ajustes decorrentes da fiscalização eletrônica são esboçados para VL=80 ou VL=60km/h).

3 Nome: No.USP: QUESTÃO 1: Admitindo a curva de operação fornecida para as faixas de tráfego da Pte.Jaguaré (3 faixas por sentido), avalie o atendimento à demanda atual de cada período de pico, nos 2 sentidos de tráfego, na hipótese de ausência de gargalos adiante em cada sentido e período. Como a avaliação local seria alterada na hipótese de haver filas geradas em períodos anteriores ou por gargalos adiante? Qual o impacto potencial da adoção de fiscalização eletrônica de velocidade com VL=60km/h na Pte.Jaguaré? Se os semáforos de pedestres adjacentes operam com ciclos semafóricos de 160/180seg em cada período de pico, com estágios de pedestres com cerca de 24seg (em MG-OM e Se-VL, em que os fluxos veiculares são desprezíveis, quando existem), qual seria a estimativa da sua capacidade para escoar o fluxo vindo da Pte.Jaguaré, em cada período e sentido, admitindo tempos mortos de cerca de 3 segundos e considerando os fluxos de saída anteriores (que se destinam à Marginal)? Os semáforos representam gargalos de capacidade ativos? Na configuração atualmente adotada, as faixas à direita na Pte.Jaguaré são sinalizadas como faixas exclusivas para ônibus e admitem também seu uso para os fluxos de saída à direita (para a Marginal). Admitindo que os fluxos de ônibus são cerca de 5% do tráfego geral, a introdução das faixas exclusivas para ônibus (e conversões à direita) introduzem um gargalo de capacidade na Pte.Jaguaré? Qual o impacto local da medida na operação das diferentes faixas de tráfego em cada período e sentido?

4 QUESTÃO 2: Considerando o pico da Manhã e o sentido Centro, a observação da operação sugere que há gargalos adiante. Os fluxos trafegando sobre a Pte.Jaguaré operam em fluxo forçado e escoam cerca de 3900v/h (1400v/h saindo à direita para a Marginal), valores distintos das estimativas correspondentes de demanda (4200v/h com 1500v/h saindo à direita para a Marginal). Verifique estas estimativas com base na observação de que o trecho de 700m sobre a Pte.Jaguaré passa da operação normal para fluxo forçado em cerca de 30minutos (ignore as faixas exclusivas). Qual a estimativa para a velocidade e tempo de propagação da onda de congestionamento com base na curva de operação? Admita que a Av.Queiroz Filho, no pico da Manhã (com a curva de operação dada e ciclos semafóricos de 160seg), tem uma taxa de verde efetivo de 60% no semáforo JC (da Av.José César de Oliveira), onde a demanda via transversal (JC) adiciona um fluxo ao tráfego da Av.Queiroz Filho de 500v/h no sentido Jaguaré e 1000v/h no sentido Centro (computando entradas e saídas). Se a taxa de verde mantém-se em 60% no semáforo da Pça Apecatu mas o fluxo da conversão à direita (que é canalizado para uma faixa de conversão anterior) não utiliza a aproximação semafórica e tem cerca de 10% do tráfego entre os semáforos, qual dos semáforos é mais crítico para a Av.Queiroz Filho? Estime as filas geradas no semáforo da Pça.Apecatu em 1 /2h no pico da Manhã, desprezando a presença das conversões à direita, e avalie se haverá risco de interferência na operação do semáforo anterior (da Av.José César de Oliveira), se a distância entre os semáforos é de 500m. Como este risco pode ser reduzido? Imagine que os fluxos de conversão à direita da Av.José César de Oliveira (com destino para a Pte.Jaguaré) sejam canalizados, usem a faixa direita, tenham uma ilha de conversão e uma faixa de aceleração, permitindo sua incorporação sem semáforo. Admitindo que os fluxos de conversão exigem uma brecha crítica de 4seg e um intervalo de seguimento de 3seg, qual a capacidade no pico da Manhã no estágio da Av.Queiroz Filho e da Av.José César de Oliveira (60% e 40% do ciclo), com saturação?

5 Nome: No.USP: Durante o período de obras para implantação da ciclovia no canteiro central da Av.Jaguaré, o sentido Centro passa a operar com 2 faixas de tráfego (pela interdição da faixa esquerda, adjacente ao canteiro central em obras). Deve-se analisar a interseção entre a Av.Jaguaré e a Av.Kenkiti Simomoto e entre a Av.Jaguaré e a Av.Torres de Oliveira para o cenário de obras e avaliar a situação geral decorrente. Todas as vias tem 3 faixas (estacionamento proibido na Av.Jaguaré) e velocidade limite de 50km/h. A interseção entre a Av.Jaguaré (A1/A2) e a Av.Kenkiti Simomoto (B1/B2) tem atualmente um estágio geral de pedestres no semáforo e as conversões à esquerda são localmente proibidas (estes movimentos utilizam os retornos nas aberturas do canteiro central existentes na Av.Kenkiti Simomoto, inclusive as conversões da Av.Jaguaré, havendo também a opção de utilizar a Pça.Francisco Luís Gonzaga). Hoje, nos picos da manhã e tarde, os fluxos escoados na interseção (v/h) estão no esquema ao lado, havendo saturação em B1 (sentido Escola Politécnica) pela manhã e em B2 (sentido oposto) à tarde. Há bloqueios durante o verde adiante para A1 (sentido Centro) pela manhã e A2 (sentido Jaguaré) à tarde. QUESTÃO 3: Considerando que a deficiência de capacidade na aproximação B1 no pico da manhã, qual seria uma estimativa adequada para a demanda correspondente no pico da manhã admitindo que a fila observada atinge R1, a 200m da interseção, em 6min no início do pico? Os fluxos observados na aproximação B1 são limitados pela capacidade decorrente dos tempos semafóricos. Considerando os tempos semafóricos atuais fornecidos para o pico da manhã e admitindo um tempo morto de 3,5seg, compare o valor estimado para a capacidade com o fluxo observado para B1 no pico da manhã. Se a demanda é atendida, qual a previsão teórica para a velocidade de propagação da fila no vermelho antes e depois de R1? E para a velocidade de dissipação da fila a partir da retenção durante o verde? Como operaria o retorno R1, sem semáforo, antes de ser afetado pela fila gerada em B1? Qual a capacidade em R1 admitindo brecha crítica de 6seg e intervalo de seguimento de 3seg para autos (95%) convergindo para a faixa esquerda e brecha crítica de 8seg e intervalo de seguimento de 5seg para caminhões (5%) convergindo para a faixa direita? Qual a capacidade média? Qual o efeito da fila?

6 QUESTÃO 4: Considerando que o fluxos de saturação específicos fornecidos com os tempos semafóricos correspondem à uma situação sem bloqueio adiante, sem a faixa exclusiva de ônibus e sem a interdição da faixa para a implantação da ciclovia no canteiro central, avalie o atendimento à demanda em A1 no pico da Manhã admitindo que os fluxos escoados correspondem à demanda de tráfego atual e admitindo que o fluxo de ônibus é cerca de 5% do tráfego (com fator equivalente 2), mantendo os tempos semafóricos atuais (adotando tempo morto de 3seg). Qual o impacto previsto da introdução da faixa exclusiva de ônibus, permitindo seu uso também para conversões à direita (250v/h, autos) junto à interseção, na situação geral do pico da Manhã em A1? Qual o impacto previsto da interdição de faixa para obras na possibilidade de atendimento à demanda na situação atual em A1? Para analisar o impacto em A1 da interdição da faixa esquerda para obras, mantendo os tempos semafóricos atuais (adotando tempo morto de 3seg), considere a demanda e a capacidade na faixa exclusiva de ônibus, incluindo seu uso pelas conversões à direita, e nas demais faixas destinadas ao tráfego geral, com e sem a interdição de faixa, em 1 /2h no pico da Manhã. Admitindo a manutenção dos tempos semafóricos e da demanda atual no cenário de interdição de faixa, avalie o impacto nas filas e atrasos gerados em A1 para o tráfego geral, na hipótese de manter a faixa exclusiva de ônibus (e da sua observância pelos condutores). Como o efeito de bloqueio adiante altera a previsão (ou é alterado)? Se a demanda em A1 diminuir em 400v/h em função da utilização de rotas alternativas diante da saturação prevista (por exemplo, usando a rota pela Av.Escola Politécnica/Av.Torres de Oliveira), qual a previsão de impacto nas filas e atrasos para o tráfego geral? Revise a estimativa de impacto adotando também a suspensão da faixa exclusiva de ônibus durante o período de obras. Qual sua recomendação?

7 Nome: No.USP: QUESTÃO 5: Considerando as recomendações do HCM/2010 para a análise de segmentos básicos para vias expressas ou de múltiplas faixas, obtenha a curva de operação para a seção básica de 3 faixas sobre a Pte.Jaguaré admitindo 5% de ônibus e 5% de caminhões, sem restrições de circulação, com uma rampa de acesso em aclive de 6% e 200m, de cada lado, até o vão central da Pte.Jaguaré (adote faixas de 3,50m e barreiras a 0,30m; verifique e obtenha as demais características do Google Earth). Justifique qual estimativa é mais adequada para a Pte.Jaguaré? Com a introdução da faixa exclusiva de ônibus, qual o impacto previsto sobre o tráfego da faixa exclusiva e das faixas de uso geral do sentido Centro no pico da Manhã, permitindo também uso pelas conversões à direita (com utilização proporcional pelos caminhões) em toda extensão da Pte.Jaguaré ou apenas junto ao ramal de saída? A implantação da faixa exclusiva de ônibus gera um gargalo de tráfego ativo? Considerando o prolongamento da ciclovia no canteiro central pela implantação de uma ciclo-faixa à esquerda com 1,50m (reduzindo a largura das demais faixas para 3,0m), avalie o impacto previsto na capacidade e na operação do tráfego do sentido Centro no pico da Manhã. E no sentido oposto?

8 QUESTÃO 6: A utilização de vias urbanas para acomodar os fluxos de entrada e saída da Marginal (ao invés dos trevos originalmente implantados quando da sua construção) foi sendo introduzida ao longo do tempo para minorar o efeito de perda de capacidade gerado pelos entrelaçamentos na operação da via expressa (especificamente na Pista Expressa, no caso do trecho considerado da Marginal). Na análise inicial do pico da Manhã, a demanda na conversão à direita de saída, no sentido Centro, foi estimada em 1500v/h. Na situação existente, a incorporação deve ocorrer em um ramal de acesso (com uma curta faixa de aceleração) na Pista Auxiliar, onde trafegam 2700v/h em 3faixas (25% dos quais saem adiante, pela Av.Manuel Bandeira/Av.José César de Oliveira, a 300m da entrada da conversão à direita). Nas condições atuais, como a configuração física deve ser alterada para transformar o segmento com a entrada e saída adjacentes na Pista Auxiliar em um segmento de entrelaçamento? Considerando desprezível a presença de demanda de retorno para a Pte.Jaguaré no fluxo de saída da conversão à direita, sentido Centro, compare a previsão para as condições de operação operando o segmento como um ramal de entrada (com saída adjacente) ou como um entrelaçamento, com base nos critérios recomendados pelo HCM/2010, admitindo trecho em nível com 5% de veículos pesados.

9 Nome: No.USP: Considere a opção de reduzir a demanda na Av.Torres de Oliveira pela criação de uma nova alça (NV) de saída na Pista Auxiliar da Marginal Pinheiros, como ilustrado (em tracejado) no esquema abaixo: GV TO MG NV EP A estratégia corresponde ao diagnóstico de que o semáforo da Av.Torres de Oliveira é o principal gargalo do corredor em análise e requer uma configuração adequada para o entrelaçamento formado entre a Av.General Vidal e a nova alça de saída (evitando um gargalo na Pista Auxiliar). Admita que a entrada E adjacente à Pte.Jaguaré tem demanda desprezível e pode ser ignorada inicialmente e que a nova alça atrai 1000v/h do fluxo atualmente direcionado para saída pela a Av.Escola Politécnica. QUESTÃO 7: Considerando a distância disponível para entrelaçamento, de cerca de 450m, e a configuração inicial esquematizada abaixo, obtenha a velocidade de fluxo livre para o segmento básico correspondente ao entrelaçamento ignorando a fiscalização eletrônica de velocidade, para 3 faixas de 3,30m e defensas metálicas a 0,60m em ambos os lados (demais características no Google Earth). Com base nos fluxos mostrados no esquema (Manhã/Tarde), obtenha a capacidade do entrelaçamento e a previsão para sua velocidade de operação, adotando um trecho em nível com 5% de veículos pesados. Como melhorar a configuração proposta? Como considerar o efeito adicional da demanda residual para EP ou da entrada E? Qual o efeito da implantação de um radar de fiscalização com VL=60km/h?

10 Manhã: Tarde: QUESTÃO 8: Admitindo que a configuração da nova alça de saída é adequada para atrair a demanda considerada e evitar que o entrelaçamento seja um gargalo local, como a eficácia final da intervenção seria afetada pela existência de um gargalo adiante na Marginal ou na Av.Queiroz Filho?

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista 2º.semestre de 2016 Considere o trecho entre a Ponte Cidade Universitária e a Ponte Eusébio Matoso no sentido externo da Marginal Pinheiros,

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017 Nome: No.USP: Além do entendimento da parte teórica, deve-se iniciar o estudo revisando os resumos correspondentes

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Trabalho Prático 2º.semestre de 2018

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Trabalho Prático 2º.semestre de 2018 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Trabalho Prático 2º.semestre de 2018 Deve-se analisar o impacto estrutural da implantação de um novo empreendimento (um Pólo Gerador de Tráfego-PGT)

Leia mais

PTR2377-Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Lista de Exercício 1 (P1) Nome: No.USP:

PTR2377-Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Lista de Exercício 1 (P1) Nome: No.USP: PTR2377-Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego Lista de Exercício 1 (P1) Nome: No.USP: Considere o final do trecho adjacente à Raia Olímpica da USP (ver abaixo), junto à Ponte Cidade Universitária,

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017 Nome: No.USP: Deve-se analisar o impacto de novas opções de interconexão sobre a Pte.Jaguaré (considerando

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014 Nome: No.USP: As questões 1 a 5 da Prova Teórica do site da disciplina são preliminares para resolução da

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2017 Nome: No.USP: Além do entendimento da parte teórica, deve-se iniciar o estudo revisando os resumos correspondentes

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2016

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2016 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2016 Nome: No.USP: Deve-se analisar o impacto da implantação de faixas de ônibus à direita e ciclovia no canteiro

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2014 Entrega: 09/06/ hs

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2014 Entrega: 09/06/ hs PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2014 Entrega: 09/06/2014-12hs Nome: No.USP: As questões 4 a 10 da Prova Teórica do site da disciplina são preliminares

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014 Nome: No.USP: As questões 1 a 5 da Prova Teórica do site da disciplina são preliminares para resolução da

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 1ª.Lista de Exercícios 1º.semestre de 2017 Nome: No.USP: Além do entendimento da parte teórica, deve-se iniciar o estudo revisando os resumos correspondentes

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2014 Nome: No.USP: As questões 4 a 10 da Prova Teórica do site da disciplina são preliminares para resolução da

Leia mais

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II Via expressa urbana, com ótimas condições de projeto, em um trecho que envolve uma seção de entrelaçamento, 3 segmentos básicos: - um trecho em terreno nivelado com

Leia mais

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2016

PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2016 PTR2377 Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego 2ª.Lista de Exercícios 2º.semestre de 2016 Nome: No.USP: Deve-se analisar as implicações de diferentes cenários de ocupação para a área entre a Cidade

Leia mais

EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL

EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL Corredor A: ligação entre o Leste e o Centro da cidade de São Poli extensão de cerca de 8 km até o Anel B (limita face leste da área central), distinguindo-se 3 trechos em

Leia mais

EXERCÍCIO: INTERSEÇÃO CANALIZADA

EXERCÍCIO: INTERSEÇÃO CANALIZADA EXERCÍCIO: INTERSEÇÃO CANALIZADA Engenharia de Tráfego Entrada da cidade: rodovia AB; acesso ao centro C; acesso ao bairro D. reclamações de atrasos excessivos para usuários de C e D; conflitos e acidentes

Leia mais

SP 28/01/83 NT 087/83. Nível de Carregamento do Sistema Viário Principal. Eduardo A. Vasconcelos Yoshie Kawano. Apresentação

SP 28/01/83 NT 087/83. Nível de Carregamento do Sistema Viário Principal. Eduardo A. Vasconcelos Yoshie Kawano. Apresentação SP 28/01/83 NT 087/83 Nível de Carregamento do Sistema Viário Principal. Eduardo A. Vasconcelos Yoshie Kawano Apresentação O Departamento de Operações do Sistema Viário - DSV e a Companhia de Engenharia

Leia mais

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II Via expressa urbana, com ótimas condições de projeto, em um trecho que envolve uma seção de entrelaçamento, 3 segmentos básicos: - um trecho em terreno nivelado com

Leia mais

Dispositivos Auxiliares

Dispositivos Auxiliares Companhia de Engenharia de Tráfego MANUAL DE SINALIZAÇÃO URBANA Dispositivos Auxiliares Dispositivos Delimitadores Critérios de Projeto Revisão 00 SPP/Normas Abril - 2018 Apresentação Esta norma contém

Leia mais

>80km/h. 80km/h (50mph) (redução básica devido ao padrão de projeto) = largura de faixa e obstrução lateral Ver Tabela 3-2 e f v p

>80km/h. 80km/h (50mph) (redução básica devido ao padrão de projeto) = largura de faixa e obstrução lateral Ver Tabela 3-2 e f v p Procedimento do U.S.HCM/85! Classificação das vias: função do tipo de via e velocidade de projeto! Capacidade básica: para vias expressas e múltiplas faixas ~ ~ C $ p =c $ f.n (N= nº de faixas do sentido)

Leia mais

BALANCEAMENTO III. Engenharia de Tráfego. - corredor A: ligação Leste/Centro São Poli - 6 km até o Anel B (Centro)

BALANCEAMENTO III. Engenharia de Tráfego. - corredor A: ligação Leste/Centro São Poli - 6 km até o Anel B (Centro) BALANCEAMENTO III - corredor A: ligação Leste/Centro São Poli - 6 km até o Anel B (Centro) - demanda: na via B, no sentido dominante (interno) é 900 v/h direto e 00 v/h à esquerda; no sentido não dominante

Leia mais

Avaliação da Sinalização e Operação em Vias Arteriais

Avaliação da Sinalização e Operação em Vias Arteriais Roteiro do Trabalho Prático 2 Vias Arteriais Avaliação da Sinalização e Operação em Vias Arteriais 1) Apresentação geral sobre o trabalho 2 o Semestre de 2012 1.1) o trabalho consiste em avaliar tecnicamente

Leia mais

Procedimento do U.S.HCM2000

Procedimento do U.S.HCM2000 Procedimento do U.S.HCM2000 Recomendações: fluxo de estres e de ciclistas (exclusivo ou compartilhado) exceto efeito no fluxo veicular (tratado nos capítulos correspondentes) Facilidades para estres e

Leia mais

EXERCÍCIO: ONDAS DE CONGESTIONAMENTO

EXERCÍCIO: ONDAS DE CONGESTIONAMENTO Engenharia de Tráfego 1 EXERCÍCIO: ONDS DE CONGESTIONMENTO Um acidente na via representada abaixo provocou a obstrução de uma das faixas (gargalo) por 15 minutos. demanda (fluxo) normal é 311v/hr. Parâmetros:

Leia mais

Procedimento do U.S.HCM/6thEd (2016)

Procedimento do U.S.HCM/6thEd (2016) Procedimento do U.S.HCM/6thEd (2016) ecomendações: entrelaçamento de vias expressas... também aproximação para pistas coletoras-distribuidoras (C-D) e rodovias comuns de múltiplas faixas... se não há influência

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2018 Aula 7 Sinalização semafórica: definições 7.1. Legislação a Sinalização Semafórica deve obedecer

Leia mais

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES Sergio Henrique Demarchi Universidade Estadual de Maringá 1. INTRODUÇÃO Em diversos países, como no Brasil, a maior parte da malha

Leia mais

Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000

Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000 Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000 primeira versão com análise separada por sentido de tráfego! (única forma razoável do ponto de vista da operação real) dois procedimentos: para segmentos

Leia mais

Aula 22. A travessia de pedestres em semáforos

Aula 22. A travessia de pedestres em semáforos Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2013 Aula 22 A travessia de pedestres em semáforos Esta aula é baseada no Texto 12 das Leituras complementares,

Leia mais

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego Departamento de Eng. Produção Engenharia de Tráfego Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (27) 9941-3300 1 Semáforos 2 1 Conceitos Sinalização semafórica - subsistema da sinalização

Leia mais

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Sinalização de trânsito Sinalização de trânsito: objetivos Organizar a circulação de veículos

Leia mais

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DO TIPO PISTA DUPLA EXPRESSA (FREEWAY)

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DO TIPO PISTA DUPLA EXPRESSA (FREEWAY) ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DO TIPO PISTA DUPLA EXPRESSA (FREEWAY) Sergio Henrique Demarchi Universidade Estadual de Maringá José Reynaldo A. Setti Universidade de São Paulo 1.

Leia mais

ESTUDO DE CAPACIDADE. Fluxo Interrompido CAPACIDADE ~ FLUXO DE SATURAÇÃO S = fluxo de saturação (V eq /htv) para largura de via entre 5,5 e 18,0m

ESTUDO DE CAPACIDADE. Fluxo Interrompido CAPACIDADE ~ FLUXO DE SATURAÇÃO S = fluxo de saturação (V eq /htv) para largura de via entre 5,5 e 18,0m ESTUDO DE CAPACIDADE CAPACIDADE DE TRÁFEGO (C): é o máximo fluxo que pode atravessar uma seção ou um trecho de via, nas condições existentes de tráfego, geometria e controle, em um determinado período

Leia mais

PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres

PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres 1º semestre/2007 Aula 2 Classificação das Vias CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS Aspectos importantes do planejamento dos transportes Objetivos

Leia mais

PLANO DE PROGRAMAÇÃO DE SEMÁFOROS ELETRÔNICOS PARA A CIDADE DE BOTUCATU

PLANO DE PROGRAMAÇÃO DE SEMÁFOROS ELETRÔNICOS PARA A CIDADE DE BOTUCATU PLANO DE PROGRAMAÇÃO DE SEMÁFOROS ELETRÔNICOS PARA A CIDADE DE BOTUCATU Bernadete Rossi Barbosa Fantin 1 1 Professora Mestre da Faculdade de Tecnologia de Botucatu FATEC, Botucatu, SP, Brasil. bfantin@fatecbt.edu.br

Leia mais

MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE. Prof. Dr. Daniel Caetano

MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE. Prof. Dr. Daniel Caetano MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Tomar contato com os principais conceitos de medida de qualidade da oferta

Leia mais

TRABALHO 2 E 3. Profa.Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

TRABALHO 2 E 3. Profa.Márcia de Andrade Pereira Bernardinis TRABALHO 2 E 3 Profa.Márcia de Andrade Pereira Bernardinis TANTO PARA O TRABALHO 2 COMO PARA O TRABALHO 3 DEVEM FORMAR GRUPOS DE 05 INTEGRANTES OS GRUPOS DEVEM PERMANECER OS MESMOS PARA OS DOIS TRABALHOS

Leia mais

PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres

PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres PTR 2378 Projeto de infra-estrutura de vias de transportes terrestres 1º semestre/2007 Aula 10 INTERSEÇÕES RODOVIÁRIAS I INTERSEÇÕES RODOVIÁRIAS Generalidades Dados para escolha do tipo de interseção e

Leia mais

Cálculo da Capacidade

Cálculo da Capacidade Departamento de Eng. Produção Engenharia de Tráfego Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (27) 9941-3300 1 Cálculo da 2 1 - É o máximo de veículos que podem atravessar uma

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 4. Características do tráfego (cont.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de Aula 4. Características do tráfego (cont. Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2018 Aula 4 Características do tráfego (cont.) 4. Características do tráfego Demanda (Aula 3) Serviço

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 5. Características do tráfego (cont.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 5. Características do tráfego (cont. Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2.013 Aula 5 Características do tráfego (cont.) Av. Paulista em 1.928 fonte: revista 4 Rodas Publicidade,

Leia mais

Análise das Vias de Acesso ao Futuro Campus da UFU Monte Carmelo, MG.

Análise das Vias de Acesso ao Futuro Campus da UFU Monte Carmelo, MG. UFU Análise das Vias de Acesso ao Futuro Campus da UFU Monte Carmelo, MG. Autores: Shirley Minnell F. de Oliveira, Plínio Borges Mundim, Rogério Lemos Ribeiro e Eliana Fernandes Santos, junho de 2015 1

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Exercício 1 Calcule as dimensões mínimas de um passeio para que possa permitir a travessia em nível B de 420p/15 min. O passeio é limitado na lateral direita por um lancil e na lateral esquerda por uma

Leia mais

USO DE MICROSSIMULAÇÃO PARA AVALIAR BENEFÍCIOS NA REDUÇÃO DE ESTÁGIOS EM INTERSEÇÕES SEMAFORIZADAS

USO DE MICROSSIMULAÇÃO PARA AVALIAR BENEFÍCIOS NA REDUÇÃO DE ESTÁGIOS EM INTERSEÇÕES SEMAFORIZADAS USO DE MICROSSIMULAÇÃO PARA AVALIAR BENEFÍCIOS NA REDUÇÃO DE ESTÁGIOS EM INTERSEÇÕES SEMAFORIZADAS João Paulo Nascimento de Sousa Waldemiro de Aquino Pereira Neto USO DE MICROSSIMULAÇÃO PARA AVALIAR BENEFÍCIOS

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 7 (Tipo A): Dimensionamento de intersecções semaforizadas simples INTERSECÇÕES Introdução

Leia mais

Procedimento do U.S.HCM2010

Procedimento do U.S.HCM2010 Procedimento do U.S.HCM2010 Recomendações: entrelaçamento de vias expressas e rodovias de múltiplas faixas também pistas coletoras-distribuidoras (C-D), se não há influência de semáforos ipos de configuração:

Leia mais

INTERSEÇÕES PROJETO GEOMÉTRICO

INTERSEÇÕES PROJETO GEOMÉTRICO 1 Conceitos básicos (SATCC) Umaintersecção éumaparteimportantede umaredede estradas, porque a segurança, a velocidade e o custo da operação de veículos na rede são altamente influenciados pela eficácia

Leia mais

Emissão de poluentes de veículos na cidade através de microssimulação de Tráfego

Emissão de poluentes de veículos na cidade através de microssimulação de Tráfego Os modelos de simulação de tráfego microscópicos simulam movimentos detalhados do tráfego através de regras de: Car-following Troca de faixa Aceitação de brechas Reações à controles de tráfego Interseções

Leia mais

ANÁLISE DA CAPACIDADE EM CRUZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA-MG. Lucas Maciel de Aguiar Sérgio Pacífico Soncim Universidade Federal de Itajubá

ANÁLISE DA CAPACIDADE EM CRUZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA-MG. Lucas Maciel de Aguiar Sérgio Pacífico Soncim Universidade Federal de Itajubá ANÁLISE DA CAPACIDADE EM CRUZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA-MG Lucas Maciel de Aguiar Sérgio Pacífico Soncim Universidade Federal de Itajubá RESUMO O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma proposta

Leia mais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais 1. Objetivo: O presente Procedimento, visa estabelecer critérios e diretrizes para a implantação de

Leia mais

Resultados de pesquisa Antes e Depois Corredor Pompéia

Resultados de pesquisa Antes e Depois Corredor Pompéia NT 205 Resultados de pesquisa Antes e Depois Corredor Pompéia Arqª: Denise de Campos Bittencourt 1. Apresentação Este relatório visa apresentar e analisar os resultados da pesquisa antes/depois realizada

Leia mais

É a área em que duas ou mais vias se cruzam ou se unificam. Neste local existem dispositivos destinados a ordenar os diversos movimentos do tráfego.

É a área em que duas ou mais vias se cruzam ou se unificam. Neste local existem dispositivos destinados a ordenar os diversos movimentos do tráfego. NOÇÕES SOBRE INTERSEÇÕES É a área em que duas ou mais vias se cruzam ou se unificam. Neste local existem dispositivos destinados a ordenar os diversos movimentos do tráfego. As interseções e travessias

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pinheiros

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pinheiros Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Pinheiros Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

O cálculo do entreverdes conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

O cálculo do entreverdes conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito O cálculo do entreverdes conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Julho de 2015 Prof. João Cucci Neto Apresentação Este trabalho foi inteiramente baseado no Manual Brasileiro de Sinalização

Leia mais

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos Capítulo 8 Semáforos (parte 1) 1. GRUPO FOCAL, ESTÁGIO E FASE Denomina-se grupo focal o conjunto de focos (lentes coloridas nas cores vermelha, amarela e verde) que controlam cada conjunto de movimentos

Leia mais

Notas de aulas de Estradas (parte 12)

Notas de aulas de Estradas (parte 12) 1 Notas de aulas de Estradas (parte 12) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Interseções rodoviárias Conteúdo da parte 12 1 Introdução 2 Interseções em nível 3 Manobras e conflitos 4 Princípios de canalização

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Sé

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Sé Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Sé Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

ENGENHARIA DE VALOR. MG 424 Sete Lagoas GRUPO DE OTIMIZAÇÃO POR UM ACORDO DE RESULTADOS SECRETARIA ESTADUAL DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS DER MG

ENGENHARIA DE VALOR. MG 424 Sete Lagoas GRUPO DE OTIMIZAÇÃO POR UM ACORDO DE RESULTADOS SECRETARIA ESTADUAL DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS DER MG ENGENHARIA DE VALOR MG 424 Ent.. MG-010 Sete Lagoas GRUPO DE OTIMIZAÇÃO POR UM ACORDO DE RESULTADOS SECRETARIA ESTADUAL DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS DER MG GOVERNO DE MINAS GERAIS ENECON km 45,3 Projeto

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Caracteristicas do Tráfego TRÂNSITO: movimento de veículos,

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração.

Leia mais

ENGENHARIA DE TRÁFEGO

ENGENHARIA DE TRÁFEGO ESCOLA POLITÉCNICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES ENGENHARIA DE TRÁFEGO 5. CONTROLE DE TRÁFEGO EM FLUXO CONTÍNUO Eng.Hugo Pietrantonio, Doutor Professor, Departamento

Leia mais

SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 1. volume veicular mínimo nas aproximações da interseção 2. interrupção de tráfego contínuo 3. volumes conflitantes em interseções de cinco ou mais aproximações 4. volumes mínimos de pedestres que cruzam

Leia mais

CAPITULO 8 TRANSIÇÃO ÁREA RURAL / ÁREA URBANA

CAPITULO 8 TRANSIÇÃO ÁREA RURAL / ÁREA URBANA 203 CAPITULO 8 TRANSIÇÃO ÁREA RURAL / ÁREA URBANA O PROBLEMA É comum, em diversas localidades, uma rodovia atravessar a cidade ou parte dela. Nesses casos, o problema de segurança fica bastante prejudicado,

Leia mais

Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000

Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000 Comentários sobre o Procedimento do U.S.HCM/2000 características comuns aos procedimentos anteriores do HCM:. reconhece o efeito das variáveis principais e do tipo de configuração;. permite estimar variáveis

Leia mais

04/11/2014. Curso de Engenharia Civil

04/11/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Sinalização Utilizada para orientação e segurança dos

Leia mais

Custos Gerados por Obstrução no Sistema Viário

Custos Gerados por Obstrução no Sistema Viário SP 01/12/85 NT 111/85 Custos Gerados por Obstrução no Sistema Viário Luís Paulo Gião de Campos Os altos volumes de tráfego nas ruas e a reduzida capacidade do sistema viário, em muitas vias próxima do

Leia mais

SP 01/12/91 NT 140/91. Dimensionamento de Semáforos de Pedestres. Núcleo de Estudos de Tráfego (NET)

SP 01/12/91 NT 140/91. Dimensionamento de Semáforos de Pedestres. Núcleo de Estudos de Tráfego (NET) SP 01/12/91 NT 140/91 Dimensionamento de Semáforos de Pedestres Núcleo de Estudos de Tráfego (NET) O presente trabalho foi resultado de uma consulta da GET 3 ao eng.º Pedro Szasz, em maio/87, para o cálculo

Leia mais

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido José Maurício Pinto Júnior Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A -

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. OS TRANSPORTES Aula 2

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. OS TRANSPORTES Aula 2 OS TRANSPORTES Aula 2 José M. Viegas EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS CIOS DE PLANEAMENTO OPERACIONAL Dois exercícios correspondentes a problemas correntes na prática profissional Dimensionamento de uma intersecção

Leia mais

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO DA AVENIDA CASTELO BRANCO EM JUAZEIRO DO NORTE CE

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO DA AVENIDA CASTELO BRANCO EM JUAZEIRO DO NORTE CE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO DA AVENIDA CASTELO BRANCO EM JUAZEIRO DO NORTE CE Sabrina Câmara de Morais 1 Marcos José Timbó Lima Gomes 2 1 Introdução/ Desenvolvimento Nos últimos anos, o acelerado crescimento

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 7 (Tipo A): Dimensionamento de intersecções semaforizadas simples 1/22 INTERSECÇÕES Introdução

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Butantã

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Butantã Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do Butantã Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018

AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS. Maio/2018 AÇÕES NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAMPINAS VIAS URBANAS Maio/2018 ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE ACIDENTALIDADE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS DE FLUXOS DE TRÁFEGO NA TOMADA DE DECISÃO EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA URBANA

A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS DE FLUXOS DE TRÁFEGO NA TOMADA DE DECISÃO EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA URBANA A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS DE FLUXOS DE TRÁFEGO NA TOMADA DE DECISÃO EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA URBANA P. V. Margon, R. Basilio, M. L. Magalhães RESUMO Este trabalho traz o relato do importante

Leia mais

CAPÍTULO 11 TWO LANES

CAPÍTULO 11 TWO LANES CAPÍTULO 11 TWO LANES INTRODUÇÃO Uma rodovia de pista simples e duas faixas de rolamento, comumente chamado de rodovia de pista simples, pode ser definida como sendo uma via em que cada uma das faixas

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Penha Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

Um Método para Determinação das Condições de Segurança de Tráfego em Vias Urbanas

Um Método para Determinação das Condições de Segurança de Tráfego em Vias Urbanas Um Método para Determinação das Condições de Segurança de Tráfego em Vias Urbanas Amílcar Sampedro Tamayo, asampedrot@yahoo.es Vânia Barcellos Gouvêa Campos, vania@ime.eb.br Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

RAMPAS DE ACESSO AUTO-ESTRADAS. Análise da Capacidade e Nível de Serviço com base na metodologia proposta pelo HCM 2000

RAMPAS DE ACESSO AUTO-ESTRADAS. Análise da Capacidade e Nível de Serviço com base na metodologia proposta pelo HCM 2000 RAMPAS DE ACESSO AUTO-ESTRADAS Análise da Capacidade e Nível de Serviço com base na metodologia proposta pelo HCM 2000 1 Análise da capacidade e Nível de Serviço - HCM 2000 Podem distinguir-se três tipos

Leia mais

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II

EXERCÍCIO: BALANCEAMENTO ESTRUTURAL II EXERCÍCIO: BALANCEAMENO ESRUURAL II Via expressa urbana, com ótimas condições de projeto, em um trecho ue envolve uma seção de entrelaçamento, 3 segmentos básicos: - um trecho em terreno nivelado com 3,0

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a);

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a); Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Dpto. de Engenharia Civil Engenharia de Tráfego Urbano Profs. João Cucci Neto e Paulo Bacaltchuck http://meusite.mackenzie.br/professor_cucci Aula

Leia mais

Procedimento do U.S.HCM2000

Procedimento do U.S.HCM2000 Procedimento do U.S.HCM2000 Recomendações: entrelaçamento de vias expressas e rodovias de múltiplas faixas Tipos de configuração: A,B,C (da mesma forma que no HCM/85 e 97) nº de mudanças de faixa para

Leia mais

Art. 7º Recomenda-se que após a implantação das ondulações transversais a autoridade com circunscrição sobre a rodovia monitore o seu desempenho por

Art. 7º Recomenda-se que após a implantação das ondulações transversais a autoridade com circunscrição sobre a rodovia monitore o seu desempenho por RESOLUÇÃO Nº 39/98 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas disciplinados pelo Parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro.

Leia mais

EXERCÍCIOS RODOVIAS DE PISTA DUPLA CONVENCIONAIS

EXERCÍCIOS RODOVIAS DE PISTA DUPLA CONVENCIONAIS EXERCÍCIOS FREEWAYS 1) Qual o nível de serviço, na hora pico, em uma freeway com 6 faixas de rolamento (3 faixas por sentido) e volume unidirecional de pico de 5000 veic/h? Qual o nível de serviço daqui

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Vila Prudente Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

EXERCÍCIO: ALOCAÇÃO DOS TEMPOS DE VERDE

EXERCÍCIO: ALOCAÇÃO DOS TEMPOS DE VERDE EXERCÍCIO: ALOCAÇÃO DOS TEMPOS DE VERDE Dada a interseção acima, onde foram realizadas as seguintes medidas: moimentos principais olume obserado fluxo de saturação A 640 3200 B 160 1600 C 300 3000 D 900

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração.

Leia mais

Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas

Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes Oferta de

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Subsistema da sinalização viária que se compõe de luzes

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Sapopemba Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Sapopemba Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

Procedimento do U.S.HCM2000

Procedimento do U.S.HCM2000 Procedimento do U.S.HCM2000 Recomendações: fluxo de pedestres e de ciclistas (exclusivo ou compartilhado) Facilidades para pedestres e ciclistas: em fluxo contínuo (ou ininterrupto) - caminhos e calçadas:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Freguesia Brasilândia

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Freguesia Brasilândia Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Freguesia Brasilândia Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES. Aula 03 Elementos de Programação Semafórica

TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES. Aula 03 Elementos de Programação Semafórica TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES Aula 03 Elementos de Programação Semafórica 1 Volume de Tráfego Equivalente Volume de tráfego veicular expresso em termos de unidades de carros de passeio (ucp). Os

Leia mais

CAPÍTULO 09 ESTUDOS DE CAPACIDADE - INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 09 ESTUDOS DE CAPACIDADE - INTRODUÇÃO CAPÍTULO 09 ESTUDOS DE CAPACIDADE - INTRODUÇÃO HCM HIGHWAY CAPACITY MANUAL Em 1920 começam a ser publicados os resultados dos primeiros estudos sobre capacidade. A primeira versão HCM, cujo organismo americano

Leia mais

Aplicação de Critérios de Avaliação da Segurança Viária em Rodovias Rurais do Interior do Estado de São Paulo, Brasil.

Aplicação de Critérios de Avaliação da Segurança Viária em Rodovias Rurais do Interior do Estado de São Paulo, Brasil. Aplicação de Critérios de Avaliação da Segurança Viária em Rodovias Rurais do Interior do Estado de São Paulo, Brasil. Cássio Eduardo de Lima Paiva José Luiz Fuzaro Rodrigues jlfuzaro@uol.com.br Projeto

Leia mais