PUBLICAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E RELACIONAMENTO COM O ALUNO DE EAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUBLICAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E RELACIONAMENTO COM O ALUNO DE EAD"

Transcrição

1 PUBLICAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E RELACIONAMENTO COM O ALUNO DE EAD Heloiza Helena Lanza Faculdade Sumaré heloiza.lanza@sumare.edu.br

2 Publicação de cursos a distância: comunicação, interação e relacionamento com o aluno de EaD Resumo Este artigo apresenta ações para publicação de cursos a distância, comunicação e interação entre alunos e equipes de trabalho de EaD em três fases: pré, durante e pós-curso. O intuito não é prescrever, mas sugerir ações pautadas na prática de coordenação de cursos a distancia. Palavras-chave: Publicação de Cursos a Distância, Coordenação de Cursos a Distância, Comunicação, Interação, Acompanhamento de Alunos a Distância.

3 Introdução Este artigo tem como objetivo apresentar algumas ações para publicação de cursos a distância i. O intuito não é prescrever, mas sugerir ações pautadas em experiência prática na coordenação de cursos a distancia em um importante Centro Universitário em São Paulo. As ações aqui descritas podem orientar instituições acadêmicas na oferta dos cursos superiores totalmente a distancia, bem como aquelas que atuam com 20% da carga horária de disciplinas a distancia ou ainda cujo escopo de ação seja a oferta de cursos abertos a distância. A comunicação, interação e o relacionamento com o aluno têm início antes mesmo da publicação do curso e prossegue ao longo dela, caracterizando o acompanhamento do aluno no decorrer das atividades e também se dá após a finalização do mesmo. Embora a comunicação com o alunado ocorra em diferentes momentos do curso, não terá os mesmos objetivos no início, ao longo e no final. Assim, identificamos três fases em que haverá maior ou menor grau de interação e relacionamento entre alunos e equipes de trabalho, coordenação e tutores, com diferentes objetivos, a saber: fase pré-curso, fase durante e fase póscurso. A seguir, tais fases serão descritas sucintamente. Fase pré-curso A fase pré-curso é a que antecede a publicação ou o início do curso a distância. Loyolla (2008) identifica esta fase como suporte pré-admissional e cujas ações estão sugeridas abaixo. Tais ações podem ser intensificadas após a matrícula do aluno no curso, por exemplo, com o envio de boas vindas, orientações sobre a proposta do curso, cronograma, calendário, apresentação do(s) tutor(es) e da equipe de monitoria, coordenação, etc. A fase pré-curso pode ser subdividida em período pré-admissional e período admissional. Período pré-admissional Loyolla (2008:149) descreve o suporte pré-admissional como aquele que é oferecido ao potencial aluno dos cursos de EaD de uma Instituição. Nesta fase é importante que as ações sejam realizadas num período que antecede o início do curso propriamente dito e o interessado tenha informações sobre o curso por meio de um portal ou site que reúna informações, tais como sobre o curso, a Instituição, as atividades presenciais e informações financeiras.

4 Período admissional Esta etapa prevê a criação de um banco de dados para envio de informações (orientação e comunicação) aos alunos como nome de usuário, senha, informações para acesso, material didático, etc. O cadastramento de alunos será importante para garantir não só o arquivamento de informações relevantes, mas para o relacionamento com o público, seja para procedimentos referentes à secretaria escolar como emissão de relatórios, cadastramento de informações para emissão de certificados quando for o caso, controle de notas, procedimentos para geração e envio de login e senha, etc. Com as informações do banco de dados poderão ser geradas as informações necessárias para que o aluno não só inicie as atividades com o máximo conforto (suporte pré-admissional), mas também possa ter o acompanhamento necessário para o desenvolvimento das atividades durante o curso e na finalização do mesmo (suporte pós-curso). Segundo Peppers & Rogers (2001: 29), o diálogo que desenvolvemos com nossos clientes é único e se possível, deve ser preservado, armazenado e nunca esquecido. Esta pode ser uma boa estratégia para garantir a qualidade não apenas do curso, mas também da interação e relacionamento alunos/tutores/monitores, senão garantindo, ampliando a relação de proximidade e confiança do aluno na Instituição que oferece o curso. Paz (et al, 2003) afirma que uma das características fundamentais do EaD é o uso de tecnologias para mediar o contato entre alunoprofessor, aluno-instituição, aluno-conteúdo e aluno-aluno, intensificando possibilidades de comunicação e interação entre as partes. A interação entre os atores do processo ensinoaprendizagem a distância mediada pelo computador é cada vez mais possível de ser realizada dadas as características não apenas dos recursos tecnológicos disponíveis, mas das características do próprio ambiente virtual, com destaque para a flexibilidade do tempo (a qualquer hora). Esta flexibilidade permite e exige dos estudantes maior reflexão para a escrita (HARASIM, 1990; ROHFELD e HIEMSTRA, 1994 apud PAZ, 2003) e, portanto, pode ampliar as possibilidades de construção do conhecimento de forma interativa e colaborativa nos espaços dedicados à comunicação no ambiente virtual de aprendizagem, doravante AVA, seja ela assíncrona (fórum, galeria, ) ou síncrona (chat, videoconferência, mensageiros eletrônicos, skype). Assim, recomendamos que os espaços dedicados à comunicação e interação síncrona ou assíncrona também sejam utilizados pelas equipes de trabalho como espaços de interação, orientação e comunicação nos cursos a distância entre os pares, a saber: o Entre alunos: chat, fórum, galeria. o Entre alunos e tutores/equipe pedagógica: chat, fórum, galeria, . o Entre alunos e suporte tecnológico: , link para formulário ao help desk.

5 Distribuição de Senhas e Instruções para Acesso Em algumas Instituições é a equipe de tecnologia que providencia a emissão de senhas aos alunos e as encaminha por . Em outras, esse papel é assumido pela monitoria. É importante considerar que essa pode ser a primeira experiência do aluno em um curso a distância, dessa forma, as informações devem ser acompanhadas de orientações detalhadas. O aluno deve ter acesso ao AVA, interagir e relacionar-se ao longo do curso com as diferentes equipes quando necessário e, sempre que surgirem dúvidas e dificuldades, o ideal é que o aluno seja atendido prontamente. Distribuição de Materiais Didáticos Algumas Instituições oferecem cursos que demandam o uso de material didático. Para o envio do material didático (que pode incluir livros, DVDs, CDs, materiais impressos, etc.) será necessário organizar a logística de entrega. Essa logística poderá contar com distribuição de material aos alunos presencialmente nos pólos; por meio dos serviços do correio ou ainda a distribuição realizada por empresas especializadas. A equipe designada para a distribuição do material didático deverá planejar e seguir um cronograma de entrega, além de estar preparada para rastrear o material enviado, caso o aluno reclame sobre o não recebimento. O arquivamento das comunicações com os alunos pode resguardar a equipe de EaD de possíveis problemas ou reclamações. Acolhimento dos alunos de EaD: preparando o ambiente A maneira como o aluno é recebido no curso revela a proposta de trabalho, crenças e valores da Instituição e a relação que se quer estabelecer com seu público alvo. O momento de acolhimento dos alunos, com a apresentação de informações e orientações importantes para o desenvolvimento do curso, traz ao aluno a sensação de pertencimento e exige cuidado da coordenação pedagógica para garantir a continuidade do aluno no curso. É importante organizar a recepção dos alunos no ambiente virtual com uma mensagem inicial de boas vindas assim como o aluno seja incentivado a construir seu perfil no curso e inicie, portanto a interação com os participantes se for o caso, identifique os recursos disponíveis no ambiente virtual para comunicação, interação e colaboração, tome ciência dos objetivos a serem alcançados, das competências a serem desenvolvidas, das atividades para alcance dos objetivos e competências e avaliação da aprendizagem. Poderá também consultar o calendário do curso e conhecer o(s)

6 tutor(es). Essas informações, além de estarem disponíveis na Unidade Introdutória do curso no AVA, podem ser apresentadas por meio da realização de um chat de abertura do curso, conduzido pelo professor(es)/tutor(es), monitoria ou coordenação. Recomendamos que estas informações sejam planejadas e organizadas no ambiente virtual com antecedência pela Equipe de Tutoria e Monitoria. É possível também compilar todas as informações importantes para o aluno utilizando-se guias de estudo. Como modelo, sugerimos consultar o Guia do aluno EAD do Centro Universitário La Salle UNILASALLE [ Acesso em novembro de 2009]. Daí, então, salientar que nessa fase, além do , é importante que o contato entre alunos e a Instituição ocorra também por telefone ou mensageiros eletrônicos quando possível. Nesta fase, é imprescindível que as ações de comunicação e interação entre Instituição e alunos possam estabelecer e intensificar a relação de confiança entre participantes do curso e as equipes de trabalho, já que o aluno deve sentir-se seguro e principalmente motivado a participar do curso, seguindo as orientações iniciais das equipes. Há Instituições, na fase pré-curso, em que os alunos recebem ou carta ii de boas vindas ou vídeo com a apresentação dos integrantes das equipes de suporte, coordenação, tutoria e monitoria dando as boas vindas e acolhendo os alunos. Minimizar a distância e ampliar a sensação de proximidade, sobretudo a sensação de assistência e acompanhamento podem contribuir, desde o princípio, para a participação e engajamento do aluno no curso e a qualidade dos processos. Fase durante o Curso As ações da fase durante o curso estão embasadas principalmente na interação tutoraluno/alunos. Loyolla (2008:150) denomina esta fase como suporte corrente, ou seja, refere-se às ações e recursos administrativos e financeiros oferecidos aos alunos ao longo de toda a duração do curso. Para este autor, esta fase atende não somente às necessidades acadêmicas quanto à orientação pedagógica, mas, sobretudo, é nela que são atendidas as necessidades dos alunos na abordagem e interação com o material instrucional e nela também se dá a motivação para continuidade dos estudos e sobreposição de barreiras tecnológicas, metodológicas e emocionais que eventualmente ocorram durante cursos a distância (Loyolla, 2008:150). Das ações de aspectos institucionais e financeiros, destacados por Loyolla (2008), podem ocorrer: disponibilização de guias de estudo a distancia, orientação quanto ao uso de ferramentas e recursos síncronos e assíncronos, divulgação quanto ao horário de atendimento telefônico, divulgação de calendários para acesso ao laboratório, oferecimento de espaço para encontros presencias, empréstimo remoto de livros e serviço de comutação bibliográfica, verificação e

7 acompanhamento da vida acadêmica e financeira do aluno, emissão de documentos, flexibilização da forma de pagamento, possibilidade de (re)negociação remota de débitos, etc. Geralmente essas ações são desenvolvidas por interação via , telefone, correio ou mesmo presencialmente quando possível. Cursos a distância mediados pelo computador e com características de mediação pedagógica requerem a estruturação de equipes cujo trabalho compartilhado entre especialistas e profissionais de diferentes competências iii possam utilizar as tecnologias disponíveis, não apenas para a mediação da aprendizagem, mas para a gestão dos processos, apoio e acompanhamento dos alunos, ressignificando o uso das tecnologias (Paz, 2003:183), em favor da aprendizagem e da gestão dos cursos a distância. Nesta fase, as atividades de acompanhamento devem estar centradas no desempenho e aprendizagem do aluno e serão realizadas pela equipe pedagógica (tutores, monitores, coordenação). Palloff & Pratt (2004:152) ainda acrescentam que as atividades de acompanhamento não devem apenas centrarse no aluno, mas devem fazer com que tutores, monitores e coordenação conheçam as reais necessidades dos alunos virtuais para a concretização da aprendizagem a distancia. Fase pós-curso Nomeada por Loyolla (2008) como suporte ao ex-aluno, é a fase em que a Instituição entende que o aluno deseja continuar fazendo parte da comunidade da qual participou e para tanto promove condições e oportunidades de fidelização à Instituição com ações como o oferecimento de listas de contato de ex-alunos, banco de oportunidades profissionais, comunidade(s), eventos virtuais para ex-alunos, concessão de descontos e bolsas de estudo, etc. Na fase pós-curso as ações são desenvolvidas após a finalização do curso a distância para manter o contato com o aluno, fidelizando-o à Instituição. Loyolla (2008) entende esta fase como suporte ao ex-aluno e comenta que o seu desejo é continuar fazendo parte da comunidade de que participou (2008:150). Neste sentido é importante que a Instituição possa manter contato com o ex-aluno e oferecer serviços e recursos que lhe foram oferecidos durante o curso, acrescidos de outras ações que possam trazê-lo a outros e/ou novos cursos da Instituição. Loyolla (2008) sugere dois tipos de atendimento ao ex-aluno a distância, denominados de atendimento institucional e atendimento sobre aspectos financeiros, destacando as seguintes ações: oferecimento de listas de contato exclusivamente a ex-alunos, banco de oportunidades profissionais, compartilhamento de novos conhecimentos por meio de comunidades de interesse aos ex-alunos, organização de eventos para ex-alunos, permissão de acesso às bibliotecas físicas ou virtuais, concessão de descontos e bolsas de estudo, etc. Acrescentamos ainda a possibilidade de criação de newsletter da Instituição para envio à comunidade estudantil a distância e ainda aos

8 ex-alunos dessa modalidade. Para inspirar as equipes de acompanhamento e apoio, sugerimos a criação de um banco com modelos de s.

9 Conclusão A publicação de cursos a distância pode ser entendida como a etapa em que são desenvolvidas ações em três fases para comunicação, interação e relacionamento com o aluno, a fim de que este possa desenvolver de forma competente o curso a distância. Nesta etapa estão previstas as seguintes fases: 1. Fase pré-curso: a. Período pré-admissional b. Período admissional 2. Fase durante o curso 3. Fase pós-curso A figura 1 abaixo apresenta esquematicamente a fase de publicação. A publicação de cursos a distancia exige uma estrutura de suporte tecnológico, acompanhamento e tutoria que sejam capazes de atender às necessidades específicas do aluno, sem perder de vista as opções metodológicas e pedagógicas feitas no planejamento e produção do curso. As equipes de monitoria e coordenação devem acompanhar o desenvolvimento do curso e a ação do tutor a fim de orientá-lo para garantir as opções metodológicas e pedagógicas do programa.

10 Portanto, é recomendável que publicação, comunicação, interação, apoio e acompanhamento sejam bem planejados e as ações acompanhadas pelas equipes de trabalho e coordenação de EaD, desta forma será possível o alcance das competências e metas dos alunos e da Instituição. Notas i Ao conjunto de ações para a implementação e o início das atividades de um curso a distância e que requer uma logística própria, incluindo procedimentos administrativos, tecnológicos e pedagógicos com monitoramento constante (ARNOLD, 2003: 196) dá-se o nome de publicação do curso e coincide com o momento anterior ao início das atividades com os alunos. ii O envio de carta via correio, assim como brindes como marcadores de página, calendários, canetas, etc. é uma forma de tangibilizar o curso, minimizando a sensação de distância entre alunos e Instituição. iii Especialistas em educação, especialistas na elaboração de material instrucional, gestores de cursos que supervisionam o processo de estruturação e implementação dos programas em todas as suas etapas, com vistas a garantir a execução da proposta dentro dos parâmetros de qualidade previstos (PAZ, 2003:183).

11 Referências Bibliográficas HARASIM, Linda. Online education: A new domain. In MASON, Robin, KAYE, Anthony. Mindwave: communication, computers and distance education. Oxford, Pergamon Press, 1989, p LOYOLLA, Waldomiro. O suporte ao aprendiz. In: LITTO, F. & FORMIGA, M (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, (Cap. 20; págs.) PALLOFF, Rena & PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, PAZ, C. R. et al. Monitoria online em educação a distância: o caso LED/UFSC. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, praticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, págs. PEPPERS & ROGERS GROUP. CRM series: marketing one to one. 2 ed. São Paulo: Makron Books, ROHFELD, R. W., HIEMSTRA, R. Moderating discussions in the electronic classroom. In S.L. ed communication and the online classroom, Vol. III: Distance Learning. Cresskill, N.J., Hampton Press, 1994.

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto O Tutor Universitário é um programa-piloto proposto pelo Fórum das Entidades Representantes do Ensino Superior, para desenvolver o conhecimento

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Sobre a UNA-SUS/UFMA

Sobre a UNA-SUS/UFMA Sobre a UNA-SUS/UFMA O CURSO Instituição: UNASUS/UFMA. Modalidade a distância com tutoria online disponível. Provas presencias nos polos. Carga-horária de 450 horas. Duração de 11 meses. Elaboração de

Leia mais

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle.

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle. O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA Kátia Cardoso Campos SIMONETTO 1 RESUMO Universidade Aberta do Brasil UAB é o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito

Leia mais

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência.

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. A Universidade Vale do Rio Verde, UninCor, é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Avaliação do curso de Ciências Contábeis 1 Semestre de 2011

Avaliação do curso de Ciências Contábeis 1 Semestre de 2011 Avaliação do curso de Ciências Contábeis 1 Semestre de 2011 AVALIAÇÕES A Equipe de Avaliação elaborou um relatório consolidado das avaliações realizadas pelos estudantes, mediante questionários, no primeiro

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012 1 PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL São Luís MA, Maio de 2012 Categoria: Estratégias e Políticas Setor Educacional: Educação Universitária Classificação das Áreas de

Leia mais

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Guia do aluno Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Faculdade de Letras da UFMG Janeiro de 2019 1 Índice 1. Boas vindas... 3 2. Introdução... 3 3. Perfil do aluno... 4 4. Avaliação...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Tópicos para discussão do GT2

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Tópicos para discussão do GT2 REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Equipe Multidisciplinar Tópicos para discussão do GT2 Em educação a distância, há uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%)

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%) REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%) REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EM ENSINO A DISTANCIA (EaD) DA UNICEPLAC VIRTUAL Resolução nº 01, de 1 de agosto de 2017. Institui o Regulamento

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tutorial de Acesso e Navegação Alunos 2009.2 Prezado (a) aluno (a), Esse é um documento informativo para orientá-lo no seu primeiro acesso

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL Parceria Institucional Coordenação: Luciano Medeiros de Toledo Jussara Rafael Angelo

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Caro aluno, este guia foi feito para que você consultá-lo sempre que necessário.

INTRODUÇÃO. Caro aluno, este guia foi feito para que você consultá-lo sempre que necessário. MANUAL DO ALUNO EAD INTRODUÇÃO Caro aluno, este guia foi feito para que você consultá-lo sempre que necessário. Lembramos que a leitura desse material é FUNDAMENTAL para que você consiga facilmente navegar

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CURSISTAS QUE ATUAM COMO TUTORES OU COORDENADORES DE TUTORIA NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Formação do professor para o ensino de línguas em contextos híbridos Luciana Viter (FAETEC/UFRJ) Simone Lima (CPII/UFRJ) A plataforma Moodle do Projeto Letras2.0

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Curitiba PR Outubro 2014 Vera Fátima Dullius Amilton Dalledone Simone Spiandorello Instituições Franciscanas CONTEXTO LEGAL No artigo

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Regulamento do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem São Paulo Abril de 2017 1

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes MatMídia: Plataformas Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes Objetivo da aula Introduzir os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais. Apresentar alguns

Leia mais

Manual de Procedimentos do CCC POP Nº 03 - CCC

Manual de Procedimentos do CCC POP Nº 03 - CCC POP Nº 03 - CCC PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº PRESTAR SERVIÇO DE CURSOS A DISTÂNCIA CURSOS E CONCURSOS 03 - CCC UNIDADE GESTORA DATA DA ELABORAÇÃO REVISÃO / DATA Coordenação de Cursos e Concursos - CCC

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010 Instrução Normativa Nº. 003/2010 dispõe sobre orientações para Etapa de Finalização Disciplinar do Programa de Correção de Fluxo Curricular, na

Leia mais

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 1 CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 2 Sumário Essa checklist fornece um roteiro para o planejamento e desenvolvimento de um curso online de alta qualidade. A intenção

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

Guia do Aluno EAD GUIA DO ALUNO EAD

Guia do Aluno EAD GUIA DO ALUNO EAD G Guia do Aluno EAD Grupo ser Educacional Gente criando o futuro Grupo ser Educacional Gente criando o futuro GUIA DO ALUNO EAD Guia do aluno Seja bem-vindo(a) às disciplinas EAD da UNINASSAU! Agora que

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

Seja bem-vindo ao seu curso! Daqui para frente, seguiremos juntos nesta nova e importante caminhada de sucesso rumo ao conhecimento.

Seja bem-vindo ao seu curso! Daqui para frente, seguiremos juntos nesta nova e importante caminhada de sucesso rumo ao conhecimento. Manual do aluno Este Manual é de uso exclusivo e pessoal do aluno da FCV-IBF, sendo proibida a sua comercialização, cópia e reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo. 2/9 Sumário Apresentação...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 187/2017 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 Projeto Capacitação em Preceptoria de Residência Médica O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) desenvolve

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA.

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. 1 A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. São Luis - MA Abril 2013 Categoria: Métodos e Tecnologia Setor Educacional: 3 Classificação das

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED)

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 O Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO

RECRUTAMENTO INTERNO RECRUTAMENTO INTERNO Cargo: Assistente de Processos Acadêmicos Setor/Local de Trabalho: GEAD / Cidade Universitária Início: Fevereiro/2015 Horário de Trabalho: Das 09:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira

Leia mais

Ações Realizadas ou em Andamento - no ano de 2016:

Ações Realizadas ou em Andamento - no ano de 2016: Ações Realizadas ou em Andamento - no ano de 2016: Apresentamos, a seguir, as ações destinadas ao desenvolvimento da IES ou a correções e melhoria dos processos e atividades acadêmicas e administrativas,

Leia mais

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS?

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS? FAQ DOL 2016.2 01. COMO ACESSO A DISCIPLINA ON-LINE? Após realizar a matrícula no seu curso, é só acessar o portal acadêmico da sua instituição de ensino e visualizar o ícone Ambiente Virtual. Acompanhe

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação.

GUIA DOFORMANDO. Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação. GUIA DOFORMANDO Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR à distância

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR à distância FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO EM DISCIPLINAS A DISTANCIA NA UCP PROVAS PRESENCIAIS

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO EM DISCIPLINAS A DISTANCIA NA UCP PROVAS PRESENCIAIS SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR NAS DISCIPLINAS EM MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS... 3 DESIGN DAS DISCIPLINAS EAD: PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS NO PLANO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 Plano de de Melhorias O

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA PROFESSOR FORMADOR NO ÂMBITO DO SISTEMA

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO ONLINE NOME DO CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES COORDENAÇÃO Professor Mestre Ivan Carlos Alcântara de Oliveira ÁREA DO CONHECIMENTO

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE 1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Una de Bom Despacho. Em pleno século XXI, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Assunto: Programa de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD Senhor(a) Coordenador(a) de Comissão de Graduação: Senhor(a) Chefe de Departamento:

Leia mais