O Problema da 3- Coloração de Grafos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Problema da 3- Coloração de Grafos"

Transcrição

1 Otimização Combinatória O Problema da - Coloração de Grafos Guilherme Zanardo Borduchi Hugo Armando Gualdron Colmenares Tiago Moreira Trocoli da Cunha Prof.ª Marina Andretta

2 Introdução ao Problema Problema das Três Cores - Seja um grafo G(V,E). - Objetivo: Colorir os vértices do grafo com somente cores tal que nenhum vértice adjacente tenha cores iguais.

3 Algoritmos de Aproximação Solução exata: - Máximo de cores: Algoritmo de Jonhson - Máximo de cores: O(n/log(n)) Algoritmo de Wigderson - Máximo de cores: O( n)

4 Prova NP - Seja um grafo G(V,E) uma instância. Satisfeito e e... em Pergunta Pergunta Pergunta c(v) c(u)? c(v) c(u)?... c(vn) c(un)? Verdadeiro Verdadeiro Verdadeiro Falso Falso Falso G Não Satisfeito

5 Prova NP-Completo Redução do -SAT para -Coloração. - Seja φ uma instância do -SAT, com variáveis x,x...xn e cláusulas C, C Cm.

6 Prova NP-Completo Parte -SAT valores Redução O que fazer? -Coloração valores

7 Prova NP-Completo F T B x x x x xn xn...

8 Prova NP-Completo - Como os vértices das variáveis não podem ser iguais a cor BASE, então só podem ser coloridas com TRUE e FALSE.

9 x=t ou x=t ou x=t Prova NP-Completo Parte x=x=x=f Falso Não é - Colorável Ci Associação Gi Verdadeiro -Colorável

10 Prova NP-Completo Exemplo: x x x x x T x F

11 Prova NP-Completo x x T x F

12 Prova NP-Completo B B x B x T x F

13 Prova NP-Completo F B T B x B x T x F

14 Prova NP-Completo? F B T B x B x T x F

15 Prova NP-Completo Exemplo x x T x F

16 Prova NP-Completo Exemplo B x B x T x F

17 Prova NP-Completo Exemplo B T x B x T x F

18 Prova NP-Completo Exemplo F B T x B x T x F

19 Prova NP-Completo Exemplo F B B T x B x T x F

20 Prova NP-Completo Exemplo F B B T F x B x T x F

21 Prova NP-Completo G G... Gm F T B x x x x xn xn...

22 Prova NP-Completo - Se a instância φ é satisfeita para uma dada valoração, então o grafo G é -colorável. Satisfeita φ Satisfeita Satisfeita Satisfeita C C... -colorável -colorável G G... -colorável G Cm -colorável Gm

23 Prova NP-Completo - Se o grafo G é -colorável, então a instância φ é satisfeita. -colorável G -colorável -colorável G G Satisfeita Satisfeita C C Satisfeita φ colorável Gm Satisfeita Cm

24 Algoritmo de Johnson O algoritmo de Johnson foi o primeiro algoritmo a mostrar uma garantia de aproximação para o problema de coloração de grafos. Trata-se de um algoritmo guloso, cuja garantia de aproximação é de O(n/log(n)) cores, para um grafo G qualquer com n vértices.

25 Algoritmo de Johnson - O algoritmo funciona encontrando conjuntos independentes no grafo. - Conjunto independente: conjunto de vértices em um grafo, tais que estes não possuam nenhuma aresta em comum. - Cada vértice de um conjunto independente terá a mesma cor. Cada conjunto independente distinto possuirá uma cor distinta.

26 Algoritmo de Johnson(G):

27 Algoritmo de Johnson Instância de exemplo

28 Algoritmo de Johnson i U V U Ø? Sim W U U i = Cores: W

29 Algoritmo de Johnson W Ø? Sim Obter o vértice de menor grau no subgrafo induzido por W U i = Cores: W

30 Algoritmo de Johnson Colorir v com a cor i U i = Cores: W

31 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

32 Algoritmo de Johnson W Ø? Sim Obter o vértice de menor grau no subgrafo induzido por W U i = Cores: W

33 Algoritmo de Johnson Colorir v com a cor i U i = Cores: W

34 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

35 Algoritmo de Johnson W Ø? Sim Obter o vértice de menor grau no subgrafo induzido por W U i = Cores: W

36 Algoritmo de Johnson Colorir v com a cor i U i = Cores: W

37 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

38 Algoritmo de Johnson W Ø? Sim Obter o vértice de menor grau no subgrafo induzido por W U i = Cores: W

39 Algoritmo de Johnson Colorir v com a cor i U i = Cores: W

40 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

41 Algoritmo de Johnson Por último... U i = Cores: W

42 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

43 Algoritmo de Johnson W Ø? Não i i + U i = Cores: W

44 Algoritmo de Johnson U Ø? Sim W U U i = Cores: W

45 Algoritmo de Johnson W Ø? Sim Obter o vértice de menor grau no subgrafo induzido por W U i = Cores: W

46 Algoritmo de Johnson Colorir v com a cor i U i = Cores: W

47 Algoritmo de Johnson W W - {v} - N(v) U U - {v} U i = Cores: W

48 Algoritmo de Johnson Continuando para esse W... U i = Cores: W

49 Algoritmo de Johnson Terminando a execução... U i = Cores:

50 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Teorema.: Um grafo k-colorável possui um conjunto independente σ de tamanho V /k. Teorema.: Cada vértice v do conjunto independente σ possui N(v) V - V /k vizinhos.

51 Algoritmo de Johnson(G):

52 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Seja H este subgrafo, de forma que W seja o conjunto de vértices de H. Como H é subgrafo de um grafo k-colorável, H também é k- colorável.

53 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Dos teoremas. e., temos que H possui um conjunto independente de tamanho pelo menos W /k, sendo que cada vértice neste conjunto possui grau no máximo W - W /k = W (k-)/k Logo, o grau mínimo de H é no máximo W (k-)/k, e assim, pelo menos W - W (k-)/k = W /k vértices estarão em W no começo da próxima iteração.

54 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson O laço interno só termina quando W fica vazio, assim, pelo menos log k W iterações devem ser executadas: Iteração : W Iteração : W /k Iteração : W /k/k = W /k Iteração : W /k Iteração n: W /k n = Para k n = W, precisamos de n = log k W iterações.

55 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Deste modo, no final do laço interno, teremos {v v W cor(v) = i} log k W. Ou seja, o número de vértices coloridos com a cor i será pelo menos log k U, sendo U o conjunto de vértices sem cor antes do começo do laço.

56 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Para completar a prova, precisamos analisar o tamanho de U no começo de uma iteração qualquer do laço externo. Quando U V /log k V, temos que log k U log k U log k ( V /log k V ) > log k V = ½ log k V. Assim, o tamanho de U diminui pelo menos ½ log k V a cada iteração. Desta maneira, quando U se tornar menor que V /log k V, o algoritmo não terá usado mais do que V /log k V cores.

57 Prova da Aproximação do Algoritmo de Johnson Para completar a prova, precisamos analisar o tamanho de U no começo de uma iteração qualquer do laço externo. Quando U < V /log k V, é claro que o algoritmo utilizará no máximo V /log k V cores. Segue então que o algoritmo de Johnson utiliza no máximo V /log k V cores. Para o nosso caso, k=, portanto o algoritmo de Johnson usa no máximo V /log V cores.

58 Algoritmo de Wigderson Teorema.: Para um grafo -colorável, a vizinhança de cada vértice pode ser colorida com duas cores. Teorema.: Qualquer grafo cujo vértice de maior grau é (G) pode ser colorido com no máximo (G)+ cores em tempo polinomial. Teorema.: Todo grafo bipartido pode ser colorido em tempo polinomial.

59 Algoritmo de Wigderson Instância de exemplo

60 Algoritmo de Wigderson Coloração ótima

61 Algoritmo de Wigderson Cores:

62 Algoritmo de Wigderson i = Cores:

63 Algoritmo de Wigderson Obter o subgrafo H induzido da vizinhança do vértice de maior grau e colorir com as cores i e i+ i = Cores:

64 Algoritmo de Wigderson Colorir o vértice de maior grau com a cor i+ i = Cores:

65 Algoritmo de Wigderson i i + i = Cores:

66 Algoritmo de Wigderson Remove, do grafo G, o vértice de maior grau e seu vizinhos i = Cores:

67 Algoritmo de Wigderson Remove, do grafo G, o vértice de maior grau e seu vizinhos i = Cores:

68 Algoritmo de Wigderson i = Cores:

69 Algoritmo de Wigderson Colorir os vértices restantes com (G)+ cores i = Cores:

70 Algoritmo de Wigderson Colorir os vértices restantes com (G)+ cores i = Cores:

71 Algoritmo de Wigderson Resultado i = Cores:

72 Algoritmo de Wigderson(G):

73 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson

74 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson Para cada iteração são usadas cores

75 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson Linhas até são executadas no máximo n vezes

76 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson Serão usadas no máximo n cores

77 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson Quando o grafo tiver vértices com grau menor que n, eles serão coloridos com no máximo (G)+ cores

78 Prova da Aproximação do Algoritmo de Wigderson Assim, o algoritmo de Wigderson, para colorir um grafo - colorável, emprega no máximo n cores

79 Implementação Os algoritmos de Johnson e Wigderson podem ser implementados com complexidade linear Acesso em tempo constante ao vértice de menor ou maior grau logo após a remoção de vértices e arestas do grafo

80 Implementação Os algoritmos de Johnson e Wigderson podem ser implementados com complexidade linear Acesso em tempo constante ao vértice de menor ou maior grau logo após a remoção de vértices e arestas do grafo d d... d (G)

81 Implementação Os algoritmos de Johnson e Wigderson podem ser implementados com complexidade linear Acesso em tempo constante ao vértice de menor ou maior grau logo após a remoção de vértices e arestas do grafo d d... d (G)... v v vj

82 Implementação Os algoritmos de Johnson e Wigderson podem ser implementados com complexidade linear Acesso em tempo constante ao vértice de menor ou maior grau logo após a remoção de vértices e arestas do grafo V V V... Vn &Grau Vizinhos d d... d (G)... v v vj

83 Resultados Vértices ( V ) Arestas ( E ) # instâncias ±. ±. ±. ±. ±. ±.. ± ±. ±. ±.

84 Resultados

85 Resultados

86 Resultados

87 Resultados

88 Resultados

89 Conclusões O algoritmo de Wigderson, apesar de possuir uma garantia de aproximação melhor que o algoritmo de Johnson, apresentou, em média, piores resultados de coloração. É importante que uma análise dos algoritmos seja feita antes da escolha de algum deles, uma vez que confiar nas garantias de aproximação nem sempre é a melhor opção. Dúvidas?

Problemas NP-completos

Problemas NP-completos Problemas NP-completos Marina Andretta ICMC-USP 15 de setembro de 2015 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0216 e 5826 15 de setembro de 2015 1 / 26 Sat é NP-completo Já vimos que o primeiro problema que se

Leia mais

Jogos de Anti-Coordenação e Colorações Estáveis em Grafos. Renato Lui Geh NUSP:

Jogos de Anti-Coordenação e Colorações Estáveis em Grafos. Renato Lui Geh NUSP: Jogos de Anti-Coordenação e Colorações Estáveis em Grafos Renato Lui Geh NUSP:8536030 Introdução Jogos de coordenação: Classe de jogos em que jogadores jogam cooperativamente. Jogador i fazer a mesma ação

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos

Análise e Síntese de Algoritmos Análise e Síntese de Algoritmos Problemas NP-Completos CLRS, Cap. 34 Contexto Algoritmos em Grafos Estruturas de Dados para Conjuntos Disjuntos Programação Linear Programação Dinâmica Algoritmos Greedy

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos. Problemas NP-Completos CLRS, Cap. 34

Análise e Síntese de Algoritmos. Problemas NP-Completos CLRS, Cap. 34 Análise e Síntese de Algoritmos Problemas NP-Completos CLRS, Cap. 34 Contexto Revisões [CLRS, Cap. 1-10] Algoritmos em Grafos [CLRS, Cap. 22-26] Algoritmos elementares Árvores abrangentes Caminhos mais

Leia mais

Redução de Cook-Levin e Considerações Finais

Redução de Cook-Levin e Considerações Finais Redução de Cook-Levin e Considerações Finais André Vignatti DINF- UFPR Fechando o Ciclo de Reduções Nós reduzimos o SAT para diversos problemas de busca, como mostra a figura: Todos problemas NP CIRCUIT

Leia mais

Coloração. Carolina Moraes e Lucas Glir

Coloração. Carolina Moraes e Lucas Glir Coloração Carolina Moraes e Lucas Glir Introdução Os primeiros questionamentos sobre o assunto surgiram por volta de 1800, com o problema das 4 cores. Os primeiros resultados sobre coloração de grafos

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Algoritmos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais harison@pucpcaldas.br 26 de Maio de 2017 Sumário A complexidade no desempenho de Quando utilizamos uma máquina boa, ela tende a ter

Leia mais

Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ

Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ Suponha que temos um grupo de pessoas (funcionário de uma empresa) que serão submetidos a um treinamento. Queremos identificar os grupos de

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 17

Teoria dos Grafos Aula 17 Teoria dos Grafos Aula 17 Aula passada Ciclo de Euler Ciclo de Hamilton Quem foi Turing Aula de hoje Coloração Algoritmo guloso Número cromático Colorindo um Mapa Mapa de regiões (estados) Colorir o mapa

Leia mais

Teoria dos grafos. Caminho euleriano e Hamiltoniano. Prof. Jesuliana N. Ulysses

Teoria dos grafos. Caminho euleriano e Hamiltoniano. Prof. Jesuliana N. Ulysses 1 7 Teoria dos grafos Caminho euleriano e Hamiltoniano Grafo Euleriano Grafo onde é possível achar um caminho fechado (ciclo), passando em cada aresta uma única vez Quais são os grafos de Euler? Teorema:

Leia mais

Em vários problemas, é preciso particionar os vértices de um grafo em conjunto de vértices independentes.

Em vários problemas, é preciso particionar os vértices de um grafo em conjunto de vértices independentes. Thiago Jabur Bittar Em vários problemas, é preciso particionar os vértices de um grafo em conjunto de vértices independentes. Problema: Queremos dividir um grupo em subgrupos que contêm somente elementos

Leia mais

Paulo Guilherme Inça. 7 de dezembro de 2016

Paulo Guilherme Inça. 7 de dezembro de 2016 Coloração de grafos é NP-Difícil Paulo Guilherme Inça 7 de dezembro de 2016 Sumário 1 Introdução 1 2 O Problema da Coloração de Grafos 2 3 3-Coloração é NP-Completo 3 4 Generalizações e Restrições 6 5

Leia mais

Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante

Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante Marina Andretta ICMC-USP 30 de setembro de 2015 Baseado no livro Uma introdução sucinta a Algoritmos de Aproximação, de M. H. Carvalho, M. R. Cerioli,

Leia mais

PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos

PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos Marco Antonio M. Carvalho Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal de Ouro Preto 1 de novembro de 2018 Marco Antonio

Leia mais

Teoria e Algoritmos em Grafos

Teoria e Algoritmos em Grafos Teoria e Algoritmos em Grafos 2018.2 Conjunto Independente Conjuntos Independentes são subconjuntos de vértices de um grafo no qual nenhum vértice é adjacente entre si. Conjunto Independente Conjuntos

Leia mais

Lista de Exercícios2

Lista de Exercícios2 Lista de Exercícios2 Esta lista de exercícios foi criada com o intuito de prover ao aluno uma plataforma para a revisão sistemática do conteúdo visto em aula. Estes exercícios não são de nenhuma maneira

Leia mais

Algoritmos de aproximação - Problema de cobertura por conjuntos

Algoritmos de aproximação - Problema de cobertura por conjuntos Algoritmos de aproximação - Problema de cobertura por conjuntos Marina Andretta ICMC-USP 22 de setembro de 205 Baseado no livro Uma introdução sucinta a Algoritmos de Aproximação, de M. H. Carvalho, M.

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 15

Teoria dos Grafos Aula 15 Teoria dos Grafos Aula 15 Aula passada Técnicas para constriução de algoritmos Paradigma guloso Escalonamento de tarefas Aula de hoje Coloração Algoritmo guloso Número cromático Teorema das 4 cores Colorindo

Leia mais

Algoritmo Aproximação. Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3

Algoritmo Aproximação. Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3 Algoritmo Aproximação Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3 Heurísticas para Problemas NP- Completo Heurística: algoritmo que pode produzir um bom resultado (ou até a solução ótima),

Leia mais

R.J. Wilson and J.J. Watkins, Graphs An Introductory approach, J. Wiley, 1990.

R.J. Wilson and J.J. Watkins, Graphs An Introductory approach, J. Wiley, 1990. Departamento de Matemática Aplicada - UNESP/IBILCE Teoria dos Grafos Profs. Valeriano Oliveira, Sílvio Araújo, Socorro Rangel Lista de Exercícios N o. 6 Lista baseada na referência R.J. Wilson and J.J.

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47 1 / 47 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 47 1 Combinatória 2 Aritmética Racional 3 3 / 47 Capítulo 3 4 / 47 não orientados Um grafo não orientado

Leia mais

Grafos: árvores geradoras mínimas. Graça Nunes

Grafos: árvores geradoras mínimas. Graça Nunes Grafos: árvores geradoras mínimas Graça Nunes 1 Motivação Suponha que queremos construir estradas para interligar n cidades Cada estrada direta entre as cidades i e j tem um custo associado Nem todas as

Leia mais

Reduções de Problemas Difíceis

Reduções de Problemas Difíceis Reduções de Problemas Difíceis André Vignatti DINF- UFPR Reduções de Problemas Difíceis Na figura abaixo, esquema das reduções que vamos (tentar) ver. Todos problemas NP CIRCUIT SAT SAT 3SAT INDEPENDENT

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM GRAFOS

CONCEITOS BÁSICOS EM GRAFOS Um grafo (simples) G é formado por um conjunto de vértices, denotado por V(G), e um conjunto de arestas, denotado por E(G). Cada aresta é um par (não ordenado) de vértices distintos. Se xy é uma aresta,

Leia mais

Complexidade e algoritmos para algumas

Complexidade e algoritmos para algumas Complexidade e algoritmos para algumas variações do problema de coloração Flavia Bonomo Guillermo Durán Javier Marenco Departamento de Matemática, FCEyN, Universidad de Buenos Aires, Argentina Departamento

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Estes slides são adaptações de slides do Prof. Paulo Feofiloff e do Prof. José Coelho de Pina. Algoritmos p. 1 Matroides e o método guloso U: conjunto finito arbitrário. C: família

Leia mais

GRAFOS Aula 09 Coloração de Grafos Max Pereira

GRAFOS Aula 09 Coloração de Grafos Max Pereira Ciência da Computação GRAFOS Aula 09 Coloração de Grafos Max Pereira O problema da coloração de grafos trata-se de atribuir cores a determinados elementos de um grafo, sob certas restrições. A coloração

Leia mais

Grafos e Algoritmos Raimundo Macêdo. Teorema de Hall (Prova por Indução)

Grafos e Algoritmos Raimundo Macêdo. Teorema de Hall (Prova por Indução) Grafos e Algoritmos Raimundo Macêdo Teorema de Hall (Prova por Indução) Teorema de Hall (teorema do casamento, 1935) Seja G uma grafo bipartide V = X U Y, então G contém um emparelhamento que satura todos

Leia mais

Trabalho final de Teoria dos Grafos: O problema de coloração de vértices de grafos. Alessander Botti Benevides.

Trabalho final de Teoria dos Grafos: O problema de coloração de vértices de grafos. Alessander Botti Benevides. Trabalho final de Teoria dos Grafos: O problema de coloração de vértices de grafos Alessander Botti Benevides abbenevides@inf.ufes.br 4 de julho de 2011 Sumário 1 2 Coloração de mapas Problemas de agendamento

Leia mais

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste material e a resolução (por parte do aluno) de todos os

Leia mais

Noções da Teoria dos Grafos

Noções da Teoria dos Grafos Noções da Teoria dos Grafos André Arbex Hallack Índice 1 Introdução e definições básicas. Passeios eulerianos 1 2 Ciclos hamiltonianos 7 3 Árvores 11 4 Emparelhamento em grafos 15 5 Grafos planares: Colorindo

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos 2018.2 Classes P e NP P São os problemas que podem ser resolvidos em tempo polinomial por uma Máquina de Turing Determinística. NP São os problemas que podem ser decididos

Leia mais

Problemas Intratáveis ou computação eficiente X computação ineficiente

Problemas Intratáveis ou computação eficiente X computação ineficiente Problemas Intratáveis ou computação eficiente X computação ineficiente Problemas Tratáveis Os problemas que podem ser resolvidos em tempo polinomial em um computador típico são exatamente os mesmos problemas

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721)

ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721) PUC-Rio Departamento de Informática Prof. Marcus Vinicius S. Poggi de Aragão (3WA) Horário: 2as. e 4as. 9-11hs (3WA) 3 de dezembro de 2016 Período: 2016.2 ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721) 3 a Lista de

Leia mais

Árvore Geradora Mínima

Árvore Geradora Mínima GRAFOS ÁRVORE GERADORA MÍNIMA Prof. André Backes Árvore Geradora Mínima Definição Uma árvore geradora (do inglês, spanning tree) é um subgrafo que contenha todos os vértices do grafo original e um conjunto

Leia mais

TEORIA DE COMPLEXIDADE

TEORIA DE COMPLEXIDADE TEORIA DE COMPLEXIDADE Fundamentos: classes P e N P Mauricio Ayala-Rincón Grupo de Teoria da Computaç~ao http://ayala.mat.unb.br/tcgroup Instituto de Ciências Exatas Universidade de Brasília, Brasília

Leia mais

5COP096 TeoriadaComputação

5COP096 TeoriadaComputação Sylvio 1 Barbon Jr barbon@uel.br 5COP096 TeoriadaComputação Aula 13 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sumário - Problemas NP-Completo Algoritmos Não-deterministas; Classes NP-Completo e NP-Dificil; Teorema

Leia mais

GRAFOS Aula 02 Formalização: definições Max Pereira

GRAFOS Aula 02 Formalização: definições Max Pereira Ciência da Computação GRAFOS Aula 02 : definições Max Pereira Um grafo G é um par ordenado G = (V, E) onde V é um conjunto finito e não vazio de elementos e E é um conjunto de subconjuntos de dois elementos

Leia mais

Algoritmo Aproximado. Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3

Algoritmo Aproximado. Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3 Algoritmo Aproximado Prof. Anderson Almeida Ferreira [DPV]9.2 [ZIV]9.2.2 e 9.2.3 Heurísticas para Problemas N P- Completo Heurística: algoritmo que pode produzir um bom resultado (ou até a solução ótima),

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Departamento de Física Laboratório de Teoria da Matéria Condensada

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Departamento de Física Laboratório de Teoria da Matéria Condensada Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Departamento de Física Laboratório de Teoria da Matéria Condensada Introdução à teoria de otimização Tiago de Souza Farias 23 de

Leia mais

Como saber se um problema está em NP e não está em P?

Como saber se um problema está em NP e não está em P? ? P = NP Uma das principais questões em aberto é se P = NP, isto é, se de fato tudo o que pode ser feito em tempo polinomial por uma MTND poderia ser feito por uma MTD em tempo polinomial, talvez com um

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional Geometria Computacional Cristina G. Fernandes Departamento de Ciência da Computação do IME-USP http://www.ime.usp.br/ cris/ segundo semestre de 2011 GeoComp 2011 p. 1 Partição em polígonos convexos Problema:

Leia mais

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack Noções da Teoria dos Grafos André Arbex Hallack Junho/2015 Índice 1 Introdução e definições básicas. Passeios eulerianos 1 2 Ciclos hamiltonianos 5 3 Árvores 7 4 Emparelhamento em grafos 11 5 Grafos planares:

Leia mais

Problema. Quantas cores são necessárias para pintar este mapa? Número. Cromático. Estruturas de Dados - Grafos. Problema. Problema

Problema. Quantas cores são necessárias para pintar este mapa? Número. Cromático. Estruturas de Dados - Grafos. Problema. Problema Problema Número Quantas cores são necessárias para pintar este mapa? romático Problema Problema Problema Um problema mais complicado este? Número cromático oloridos ótimos menor número de cores necessárias

Leia mais

Teoria dos Grafos. Coloração de Vértices

Teoria dos Grafos. Coloração de Vértices Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br, saraujo@ibilce.unesp.br Coloração de

Leia mais

Teoria dos Grafos Coloração. Profª. Alessandra Martins Coelho

Teoria dos Grafos Coloração. Profª. Alessandra Martins Coelho Teoria dos Grafos Coloração Profª. Alessandra Martins Coelho junho/2014 Quantas cores para colorir o mapa do Brasil, sem que estados adjacentes possuam a mesma cor? Coloração de Grafos Colorir vértices

Leia mais

Teoria e Algoritmos em Grafos

Teoria e Algoritmos em Grafos Teoria e Algoritmos em Grafos 2018.2 Percursos Caminhos que percorrem todos os vértices ou todas as arestas de um grafo são chamados percursos. Ciclo Hamiltoniano Ciclos Hamiltonianos são ciclos que percorrem

Leia mais

Redução polinomial. Permite comparar o grau de complexidade de problemas diferentes.

Redução polinomial. Permite comparar o grau de complexidade de problemas diferentes. Redução polinomial Permite comparar o grau de complexidade de problemas diferentes. Uma redução de um problema Π a um problema Π é um algoritmo ALG que resolve Π usando uma subrotina hipotética ALG que

Leia mais

Algoritmos de Aproximação Segundo Semestre de 2012

Algoritmos de Aproximação Segundo Semestre de 2012 Algoritmos de Aproximação Segundo Semestre de 2012 Aproximação p. 1 Problema de decisão Problema de decisão: conjunto I de instâncias e função f : I {SIM, NÃO} Aproximação p. 2 Problema de decisão Problema

Leia mais

Otimização em Grafos

Otimização em Grafos Otimização em Grafos Luidi G. Simonetti PESC/COPPE 2017 Luidi Simonetti (PESC) EEL857 2017 1 / 35 Teoria dos Grafos - Relembrando Árvore Um grafo G é uma árvore se é conexo e não possui ciclos (acíclico).

Leia mais

Busca e Decisão. Problemas de Otimização. Kakuro. P e NP. Pode-se resolver o Kakuro somente resolvendo problemas de decisão?

Busca e Decisão. Problemas de Otimização. Kakuro. P e NP. Pode-se resolver o Kakuro somente resolvendo problemas de decisão? Busca e Decisão Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Computação P e NP Decisão: Respostas SIM ou NÃO Eiste uma clique de tamanho k no grafo? Eiste um preenchimento da mochila com lucro z?

Leia mais

Gabriel Coutinho DCC035 - Pesquisa Operacional Lista 6

Gabriel Coutinho DCC035 - Pesquisa Operacional Lista 6 Lista 6 Exercício. O objetivo deste exercício é modelar o problema de emparelhamento em um grafo bipartido como um problema de fluxo, e verificar que o Teorema de Konig é essencialmente o Teorema de Fluxo

Leia mais

Algoritmos Combinatórios: Introdução

Algoritmos Combinatórios: Introdução lucia@site.uottawa.ca UFSC, Fevereiro, 2010 Estruturas e Problemas Combinatórios Introdução a Algoritmos Combinatórios O que são: Estruturas Combinatórias? Algoritmos Combinatórios? Problemas Combinatórios?

Leia mais

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste material e a resolução (por parte do aluno) de todos os

Leia mais

Problema da Árvore Geradora Mínima (The Minimum Spanning Tree Problem-MST)

Problema da Árvore Geradora Mínima (The Minimum Spanning Tree Problem-MST) Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45 Problema da Árvore Geradora Mínima (The Minimum Spanning Tree Problem-MST) Alguns problemas de otimização combinatória podem ser formulados

Leia mais

15 - Coloração Considere cada um dos grafos abaixo:

15 - Coloração Considere cada um dos grafos abaixo: 15 - Coloração Considere cada um dos grafos abaixo: a) Quantas cores são necessárias para colorir os vértices de um grafo de maneira que dois vértices adjacentes não recebam a mesma cor? b) Qual é o número

Leia mais

Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas

Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados 2 Thiago A. S. Pardo Maria Cristina 1 Componentes fortemente conexos Um componente fortemente

Leia mais

Análise de Algoritmos. Slides de Paulo Feofiloff

Análise de Algoritmos. Slides de Paulo Feofiloff Análise de Algoritmos Slides de Paulo Feofiloff [com erros do coelho e agora também da cris] Algoritmos p. 1 Redução polinomial Permite comparar o grau de complexidade de problemas diferentes. Uma redução

Leia mais

Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante

Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante Algoritmos em Grafos Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Leia mais

Técnicas de Desenho de Algoritmos

Técnicas de Desenho de Algoritmos Técnicas de Desenho de Algoritmos Mudança de ênfase: da implementação de algoritmos para o desenho de algoritmos A ver: 5 tipos de algoritmos abordagem ao problema exemplos complexidade em tempo e espaço

Leia mais

Técnicas de Desenho de Algoritmos

Técnicas de Desenho de Algoritmos Técnicas de Desenho de Algoritmos Mudança de ênfase: da implementação de algoritmos para o desenho de algoritmos A ver: 5 tipos de algoritmos abordagem ao problema exemplos complexidade em tempo e espaço

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Departamento de Matemática Aplicada

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Departamento de Matemática Aplicada Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada Capítulo 18: Coloração de Arestas Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro. Teoria

Leia mais

BCC204 - Teoria dos Grafos

BCC204 - Teoria dos Grafos BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal

Leia mais

Algoritmos Combinatórios: Backtracking com Bounding

Algoritmos Combinatórios: Backtracking com Bounding Algoritmos Combinatórios: Backtracking com Bounding lucia@site.uottawa.ca UFSC, Fevereiro, 2010 Backtracking com bounding Backtracking com bounding Quando aplicamos backtracking para um problema de otimização,

Leia mais

Complexidade computacional

Complexidade computacional Complexidade computacional Marina Andretta ICMC-USP 15 de setembro de 2015 Baseado no livro Uma introdução sucinta a Algoritmos de Aproximação, de M. H. Carvalho, M. R. Cerioli, R. Dahab, P. Feofiloff,

Leia mais

Aula 2 Definições, Conceitos Básicos e Representação Interna de Grafos. Teoria dos Grafos Prof.

Aula 2 Definições, Conceitos Básicos e Representação Interna de Grafos. Teoria dos Grafos Prof. Teoria dos Grafos Aula 2 Definições, Conceitos Básicos e Representação Interna de Grafos Jorge Figueiredo Aula 2-1 Definições Dois tipos de elementos: Vértices ou nós. Arestas. v3 v1 v2 v4 v5 v6 Jorge

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 26

Teoria dos Grafos Aula 26 Teoria dos Grafos Aula 26 Aula passada Redes de fluxo Problema do fluxo máximo Problema do corte mínimo Aula de hoje Algoritmo de Ford Fulkerson Análise do algoritmo Melhorando algoritmo inicial Dualidade

Leia mais

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr.

Leia mais

Algoritmos de Aproximação para o Problema do Caixeiro Viajante

Algoritmos de Aproximação para o Problema do Caixeiro Viajante TSP p.1/19 Algoritmos de Aproximação para o Problema do Caixeiro Viajante 24 de agosto de 2004 TSP p.2/19 Problema do Caixeiro Viajante Dados grafo comprimento da aresta ( ) TSP p.2/19 Problema do Caixeiro

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 18

Teoria dos Grafos Aula 18 Teoria dos Grafos Aula 18 Aula passada Coloração Algoritmo guloso Número cromático Teorema das 4 cores Aula de hoje Clusterização (ou agrupamento) Algoritmo Variação Clusterização Coleção de objetos Agrupar

Leia mais

Algoritmos de aproximação - Problema da Mochila

Algoritmos de aproximação - Problema da Mochila Algoritmos de aproximação - Problema da Mochila Marina Andretta ICMC-USP 11 de novembro de 2015 Baseado nos livros Minicurso de Análise de Algoritmos, de P. Feofiloff; e Uma introdução sucinta a Algoritmos

Leia mais

Conceitos Básicos Isomorfismo de Grafos Subgrafos Passeios em Grafos Conexidade

Conceitos Básicos Isomorfismo de Grafos Subgrafos Passeios em Grafos Conexidade Conteúdo 1 Teoria de Grafos Conceitos Básicos Isomorfismo de Grafos Subgrafos Passeios em Grafos Conexidade > Teoria de Grafos 0/22 Conceitos Básicos Inicialmente, estudaremos os grafos não direcionados.

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Prof. Diego Buchinger diego.buchinger@outlook.com diego.buchinger@udesc.br Prof. Cristiano Damiani Vasconcellos cristiano.vasconcellos@udesc.br Estudo da Tratabilidade de Problemas

Leia mais

Distinguir e determinar número cromático e índice cromático de grafos; Conceitos elementares da teoria dos grafos (aula 7);

Distinguir e determinar número cromático e índice cromático de grafos; Conceitos elementares da teoria dos grafos (aula 7); Coloração AULA... META Apresentar problemas de coloração de grafos. OBJETIVOS Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de: Obter o polinômio cromático de um grafo associado a um mapa; Distinguir e determinar

Leia mais

2 Definição do Problema

2 Definição do Problema Definição do Problema. Formulação Matemática O problema do Fluxo Máximo entre todos os pares de nós surge no contexto de redes, estas representadas por grafos, e deriva-se do problema singular de fluxo

Leia mais

= comprimento (distância, valor) da aresta orientada do vértice i ao vértice j,, e:

= comprimento (distância, valor) da aresta orientada do vértice i ao vértice j,, e: 8 - Problema do Caminho Mínimo Considere a rede: Dado dois vértices nesta rede, queremos determinar o menor caminho ente eles. Uma primeira questão é como representar os valores associados às arestas neste

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. 5 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. 5 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA COMBINATÓRIA 5 a Lista de Exercícios 1. O grafo de intersecção de uma coleção de conjuntos A 1,..., A n é o grafo

Leia mais

Algoritmos para casamento de Grafos

Algoritmos para casamento de Grafos Algoritmos para casamento de Grafos Hugo Paulino Bonfim Takiuchi UFPR 2018 Artigo base An In-depth Comparison of Subgraph Isomorphism. Algorithms in Graph Databases Jinsoo Lee Wook-Shin Han Romans Kasperovics

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Tempo polinomial Verificação de tempo polinomial Diane Castonguay diane@inf.ufg.br Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás Tempo polinomial Um algoritmo é

Leia mais

1.2 Grau de um vértice

1.2 Grau de um vértice 1.2 Grau de um vértice Seja G um grafo. Para um vértice v de V G, sua vizinhança N G (v) (ou N(v)) é definida por N(v) = {u V G vu E G }.. p.1/19 1.2 Grau de um vértice Seja G um grafo. Para um vértice

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANTONIO CARLOS GOMES BASILIO EVANDRO DAS VIRGENS SCARPATI MARCOS AURÉLIO MELO DIAS RENAN COSMO PROBLEMA DO CAMINHO MÍNIMO

Leia mais

Complexidade de Algoritmos. Edson Prestes

Complexidade de Algoritmos. Edson Prestes Edson Prestes A classe P consiste nos problemas que podem ser resolvidos em tempo Polinomial (Problemas tratáveis) A classe NP consiste nos problemas que podem ser verificados em tempo polinomial (Problemas

Leia mais

COMPLEXIDADE PARAMETRIZADA PARTE 1. Rafael Coelho.

COMPLEXIDADE PARAMETRIZADA PARTE 1. Rafael Coelho. UMA BREVE INTRODUÇÃO À TEORIA DE COMPLEXIDADE PARAMETRIZADA PARTE 1 Rafael Coelho rcoelho@ime.usp.br Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Seminários de Teoria da Computação,

Leia mais

14 Coloração de vértices Considere cada um dos grafos abaixo:

14 Coloração de vértices Considere cada um dos grafos abaixo: 14 Coloração de vértices Considere cada um dos grafos abaixo: a) Quantas cores são necessárias para colorir os vértices de um grafo de maneira que dois vértices adjacentes não recebam a mesma cor? b) Qual

Leia mais

Grafo planar: Definição

Grafo planar: Definição Grafo planar Considere o problema de conectar três casas a cada uma de três infraestruturas (gás, água, energia) como mostrado na figura abaixo. É possível fazer essas ligações sem que elas se cruzem?

Leia mais

A resposta para este problema envolve a partição do conjunto de arestas de tal forma que arestas adjacentes não pertençam a um mesmo conjunto.

A resposta para este problema envolve a partição do conjunto de arestas de tal forma que arestas adjacentes não pertençam a um mesmo conjunto. 6 - oloração de restas e Emparelhamentos onsidere o seguinte problema: Problema - o final do ano acadêmico, cada estudante deve fazer um exame oral com seus professores. Suponha que existam 4 estudantes

Leia mais

GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO. Prof. André Backes

GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO. Prof. André Backes 8//6 GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO Prof. André Backes Busca em grafos Definição Consiste em explorar o grafo de uma maneira bem específica. Trata-se de um processo sistemático de como caminhar por seus

Leia mais

ALGUNS GRAFOS BEM-COBERTOS LIVRES DE K 1,3

ALGUNS GRAFOS BEM-COBERTOS LIVRES DE K 1,3 ALGUNS GRAFOS BEM-COBERTOS LIVRES DE K 1,3 Márcia R. Cappelle Santana UEG Universidade Estadual de Goiás Campus BR 153, Km 98 Caixa Postal: 459 CEP: 75001-970 Anápolis-GO mcappelle@ueg.br Rommel Melgaço

Leia mais

Algoritmos de aproximação

Algoritmos de aproximação Algoritmos de aproximação prof Marcio Delamaro ICC II Um pouco de teoria Existem algoritmos que podem ser executados em tempo polinomial Dado problema de tamanho n, temo O(n k ) A maioria dos algoritmos

Leia mais

Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês

Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês Prof. Ademir A. Constantino DIN - UEM 1 Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês Prof. Ademir Constantino Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá Prof. Ademir A. Constantino

Leia mais

A resposta para este problema envolve a partição do conjunto de arestas de tal forma que arestas adjacentes não pertençam a um mesmo conjunto.

A resposta para este problema envolve a partição do conjunto de arestas de tal forma que arestas adjacentes não pertençam a um mesmo conjunto. 7 - Coloração de Arestas e Emparelhamentos Considere o seguinte problema: Problema - Ao final do ano acadêmico, cada estudante deve fazer um exame oral com seus professores. Suponha que existam 4 estudantes

Leia mais

Problemas de otimização

Problemas de otimização Problemas de otimização Problemas de decisão: Existe uma solução satisfazendo certa propriedade? Resultado: sim ou não Problemas de otimização: Entre todas as soluções satisfazendo determinada propriedade,

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Existem três companhias que devem abastecer com gás, eletricidade e água três prédios diferentes através de tubulações subterrâneas. Estas tubulações podem estar à mesma profundidade? Isto

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Compleidade de Algoritmos Prof. Diego Buchinger diego.buchinger@outlook.com diego.buchinger@udesc.br Prof. Cristiano Damiani Vasconcellos cristiano.vasconcellos@udesc.br Reduções de Problemas X NP-Completo

Leia mais

Uma forma de classificação

Uma forma de classificação Uma forma de classificação L. Não-RE ou f. nãocomputáveis LRE ou MT ou f. comput. L. Indecidíveis ou Procedimentos L. Recursivas ou Decidíveis ou Algoritmos Outra forma de classificação Problemas Indecidíveis

Leia mais

SOBRE A COMPLEXIDADE DE COLORAÇÃO MISTA

SOBRE A COMPLEXIDADE DE COLORAÇÃO MISTA SOBRE A COMPLEXIDADE DE COLORAÇÃO MISTA Júlio César Araújo Universidade Federal do Ceará - UFC Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação ParGO - Paralelismo, Grafos e Otimização juliocesar@lia.ufc.br

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 6

Teoria dos Grafos Aula 6 Teoria dos Grafos Aula 6 Aula passada Busca em grafos Busca em largura (BFS Breadth First Search) Propriedades Aula de hoje BFS implementação Complexidade Busca em profundidade (DFS) Conectividade, componentes

Leia mais

2.6 O ALGORITMO DPLL. Preliminares

2.6 O ALGORITMO DPLL. Preliminares Preliminares 2.6 O ALGORITMO DPLL Newton José Vieira 05 de agosto de 2007 Base da grande maioria dos algoritmos para o problema da satisfabilidade. Leva esse nome graças a Davis, Putnam, Logemann e Loveland,

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Árvores Algoritmo de Kruskal O algoritmo de Kruskal permite determinar a spanning tree de custo mínimo. Este custo corresponde à soma dos pesos (distância, tempo, qualidade,...) associados

Leia mais