A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é"

Transcrição

1

2 1 - (FCC - TRT - 11 REGIÃO - TÉC. JUDICIÁRIO ) A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é a) Se o número de docinhos encomendados foi o suficiente, então a festa acabou bem. b)o número de docinhos encomendados não foi o suficiente e a festa acabou bem. c)se a festa não acabou bem, então o número de docinhos encomendados não foi o suficiente. d) Se a festa acabou bem, então o número de docinhos encomendados foi o suficiente. e) O número de docinhos encomendados foi o suficiente e a festa não acabou bem.

3 2 - (FCC - TRT - 20 REGIÃO - AN. JUDICIÁRIO ) Do ponto de vista da lógica, a proposição se tem OAB, então é advogado é equivalente à a) tem OAB ou é advogado. b) se não tem OAB, então não é advogado. c) se não é advogado, então não tem OAB. d) é advogado e não tem OAB. e) se é advogado, então tem OAB.

4 3 - (FCC - METRÔ-SP - ENG. DE SEG ) Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. Uma afirmação que corresponda à negação lógica dessa é a) Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango. b) Edson gosta de frango e Marilda não gosta de feijão e não gosta de arroz. c) Se Edson não gosta de frango, então Marilda gosta de feijão e arroz. d) Se Marilda não gosta de feijão e arroz, então Edson gosta de frango. e) Edson gosta de arroz e Marilda gosta de frango e feijão.

5 4 - (FCC - SEGEP - MA -TÉC RECEITA ESTADUAL ) Se a conexão com a internet cai, então não há possibilidade de comunicação. Uma afirmação que corresponde à negação lógica da afirmação anterior é: a) Se a conexão com a internet não cai, então há possibilidade de comunicação. b) Não há possibilidade de comunicação ou a conexão com a internet cai. c) A conexão da internet cai e há possibilidade de comunicação. d) Se há possibilidade de comunicação, então a conexão com a internet não cai. e) Ou a conexão com a internet cai, ou não há possibilidade de comunicação.

6 5 - (FCC - SEGEP - MA -TÉC RECEITA ESTADUAL ) Se Roberta for promovida, então Antônio não será demitido. Se Cláudia se aposentar, então Douglas não perderá o seu posto. Se Douglas não perder seu posto, então Antônio será demitido. Sabe-se que Cláudia se aposentou. A partir dessas informações é correto concluir que a)antônio não será demitido ou Roberta será promovida. b)roberta não foi promovida ou Cláudia não se aposentou. c)douglas perdeu seu posto e Antônio não será demitido. d)se Douglas não perder seu posto, então Cláudia não irá se aposentar. e)roberta foi promovida e Douglas não perdeu seu posto.

7 V V V V F P1: R ~D V P2: C ~P P3: ~P D V P4: C V V F V CONCLUSÃO: Roberta não foi promovida Antônio será demitido Cláudia aposentou Douglas não perderá o seu posto

8 CONCLUSÃO: Roberta não foi promovida Antônio será demitido Cláudia aposentou Douglas não perderá o seu posto a)antônio não será demitido ou Roberta será promovida. b)roberta não foi promovida ou Cláudia não se aposentou. c)douglas perdeu seu posto e Antônio não será demitido. d)se Douglas não perder seu posto, então Cláudia não irá se aposentar. e)roberta foi promovida e Douglas não perdeu seu posto.

9 6 - (FCC -COPERGÁS - PE.- ANALISTA ADM ) Se Maria é economista, então Jorge é contador. Se Luiza é administradora, então Jorge não é contador. Se Luiza não é administradora, então Norberto é engenheiro. Sabe-se que Norberto não é engenheiro. A partir dessas informações é possível concluir corretamente que a) Luiza é administradora ou Maria é economista. b) Maria é economista ou Jorge é contador. c) Jorge é contador e Norberto não é engenheiro. d) Maria não é economista e Luiza não é administradora. e) Jorge não é contador e Luiza não é administradora.

10 V V V V F P1: M J V P2: L ~J F P3: ~L N V P4: ~N V F F a) Luiza é administradora ou Maria é economista. b) Maria é economista ou Jorge é contador. c) Jorge é contador e Norberto não é engenheiro. d) Maria não é economista e Luiza não é administradora. e) Jorge não é contador e Luiza não é administradora.

11 7 - (FCC BACEN ANALISTA) Um argumento é composto pelas seguintes premissas: P1: Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser superada; P2: Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não serão fantasiosos; P3: Os superávits serão fantasiosos.

12 Para que o argumento seja válido, a conclusão deve ser: (A) A crise econômica não demorará a ser superada. (B) As metas de inflação são irreais ou os superávits são fantasiosos. (C) As metas de inflação são irreais e os superávits são fantasiosos. (D) Os superávits econômicos serão fantasiosos. (E) As metas de inflação não são irreais e a crise econômica não demorará a ser superada.

13 P1: Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser superada; P2: Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não serão fantasiosos; P3: Os superávits serão fantasiosos. P1: ~R ~S P2: R ~F P3: F

14 P1: ~R ~S P2: R ~F P3: F Para que o argumento seja válido, a conclusão deve ser: (A) A crise econômica não demorará a ser superada. (B) As metas de inflação são irreais ou os superávits são fantasiosos. (C) As metas de inflação são irreais e os superávits são fantasiosos. (D) Os superávits econômicos serão fantasiosos. (E) As metas de inflação não são irreais e a crise econômica não demorará a ser superada.

15 8 - FCC - - TCE-PR - Analista de Controle -2011) Considere que as seguintes premissas são verdadeiras: I. Se um homem é prudente, então ele é competente. II. Se um homem não é prudente, então ele é ignorante. III. Se um homem é ignorante, então ele não tem esperanças. IV. Se um homem é competente, então ele não é violento.

16 Para que se obtenha um argumento válido, é correto concluir que se um homem a) não é violento, então ele é prudente. b) não é competente, então ele é violento. c) é violento, então ele não tem esperanças. d) não é prudente, então ele é violento. e) não é violento, então ele não é competente

17 I. Se um homem é prudente, então ele é competente. II. Se um homem não é prudente, então ele é ignorante. III. Se um homem é ignorante, então ele não tem esperanças. IV. Se um homem é competente, então ele não é violento. P1: P C P2: ~P I P3: I ~E P4: C ~V

18 P1: P C P2: ~P I P3: I ~E P4: C ~V Para que se obtenha um argumento válido, é correto concluir que se um homem a) não é violento, então ele é prudente. b) não é competente, então ele é violento. c) é violento, então ele não tem esperanças. d) não é prudente, então ele é violento. e) não é violento, então ele não é competente

19 9 - (FCC - ELETROBRÁS - TÉC. SEG. TRAB ) A negação lógica da afirmação: Corro bastante e não tomo chuva é a) Não corro bastante e tomo chuva. b) Tomo chuva ou não corro bastante. c) Tomo chuva porque não corro bastante. d) Se eu corro bastante, então não tomo chuva. e) Corro bastante ou tomo chuva.

20 10 - (FGV - MRE - OF. DE CHANCELARIA ) Considere a sentença: Corro e não fico cansado". Uma sentença logicamente equivalente à negação da sentença dada é: a) Se corro então fico cansado. b) Se não corro então não fico cansado. c) Não corro e fico cansado. d) Corro e fico cansado. e) Não corro ou não fico cansado.

21 11 - (FCC - ELETROBRÁS - TÉC. SEG. TRAB ) Do ponto de vista da lógica, a negação da frase alguns dos meus irmãos não vão ao cinema nos sábados à tarde é a) excetuando um dos meus irmãos, os demais vão ao cinema nos sábados à tarde. b) alguns dos meus irmãos vão ao cinema nos sábados à tarde. c) todos os meus irmãos não vão ao cinema nos sábados à tarde. d) todos os meus irmãos vão ao cinema nos sábados à tarde. e) somente um dos meus irmãos não vai ao cinema nos sábados à tarde.

22 12 - (FCC - TRF 3 REGIÃO - TÉC. JUD ) Se todo engenheiro é bom em matemática e algum engenheiro é físico, conclui-se corretamente que a) todo físico é bom em matemática. b) certos bons em matemática não são físicos. c) existem bons em matemática que são físicos. d) certos físicos não são bons em matemática. e) não há engenheiros que sejam físicos.

23 13 - (FCC - PGE-BA - ANALISTA DE PROCURADORIA- 2013) Considere como verdadeiras as seguintes afirmações: Algum pândego é trôpego. Todo pândego é nefelibata. Deste modo, a assertiva necessariamente verdadeira é: a) Todo pândego trôpego não é nefelibata. b) Algum pândego trôpego não é nefelibata. c) Algum pândego é nefelibata. d) Todo pândego nefelibata é trôpego. e) Algum pândego que não é trôpego não é nefelibata.

24 14 - (FCC - TRT - 11 REGIÃO - ANALISTA JUD- 2012) Uma senhora afirmou que todos os novelos de lã guardados numa gaveta são coloridos e nenhum deles foi usado. Mais tarde, ela percebeu que havia se enganado em relação à sua afirmação, o que permite concluir que a) pelo menos um novelo de lã da gaveta não é colorido ou algum deles foi usado. b) pelo menos um novelo de lã da gaveta não é colorido ou todos eles foram usados. c) os novelos de lã da gaveta não são coloridos e já foram usados. d) os novelos de lã da gaveta não são coloridos e algum deles já foi usado. e) existem novelos de lã brancos na gaveta e eles já foram usados.

25 15 (FCC AUX. FISCAL. FINANCEIRA TCE SP 2015) Considere a afirmação: Se Kléber é escritor, então ou João é biólogo ou é matemático. Uma afirmação equivalente é: a) Se João é biólogo e matemático, então Kléber é escritor. b) Se João não é biólogo e é matemático, então Kléber não é escritor. c) Se João não é biólogo nem matemático ou se João é biólogo e matemático, então Kléber não é escritor. d) Se João é biólogo e não é matemático, então Kléber não é escritor. e) Se João é biólogo e não é matemático ou se João não é biólogo e é matemático, então Kléber não é escritor

26 16 (FCC TCE CE TÉC. CONTROLE EXTERNO - ADM 2015) Em uma família de 6 pessoas, um bolo foi dividido no jantar. Cada pessoa ficou com 2 pedaços do bolo. Na manhã seguinte, a avó percebeu que tinham roubado um dos seus dois pedaços de bolo. Indignada, fez uma reunião de família para descobrir quem tinha roubado o seu pedaço de bolo e perguntou para as outras 5 pessoas da família: Quem pegou meu pedaço de bolo?

27 As respostas foram: Guilherme: Não foi eu" Telma: O Alexandre que pegou o bolo". Alexandre: A Caroline que pegou o bolo". Henrique: A Telma mentiu" Caroline: O Guilherme disse a verdade". A avó, sabendo que uma pessoa estava mentindo e que as outras estavam falando a verdade, pôde concluir que quem tinha pegado seu pedaço de bolo foi a) Guilherme. b) Telma. c) Alexandre. d) Henrique. e) Caroline.

28 (1M, 4V) Guilherme: Não foi eu Telma: O Alexandre que pegou o bolo". Alexandre: A Caroline que pegou o bolo". Henrique: A Telma mentiu Caroline: O Guilherme disse a verdade".

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

12/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

12/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (FCC AUX. DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA TCE SP 2015) Considere a afirmação condicional: Se Alberto é médico ou Alberto é dentista, então Rosa é engenheira. Seja R a afirmação:

Leia mais

Analista Área Administração

Analista Área Administração Analista Área Administração Questões - Aula 6 Raciocínio Lógico-Matemático Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico 1. (FCC 2016 METRO Superior Engenheiro) Considere as afirmações verdadeiras: I Se chove,

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO VALORAÇÃO: DESENCADEAMENTO LÓGICO LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO VALIDADE DE ARGUMENTO SILOGISMOS DESENCADEAMENTO LÓGICO LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO Def: Uma argumentação Lógica correta

Leia mais

QUANTIFICADORES (NEGAÇÃO) MARCELO JARDIM A negação da proposição Todo político é mentiroso é Pelo menos um político não é mentiroso ou Algum político não é mentiroso. ou Nem todo político é mentiroso A

Leia mais

Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 3 Prof. Dudan

Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 3 Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 3 Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Aula Lógico XX Tautologia e Contradição 1. (2012 FUNDATEC PROCERGS Técnico de Nível Médio Técnico em Segurança do Trabalho)

Leia mais

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde".

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde. DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde". A negação lógica dessa sentença é: a) Nenhum cidadão brasileiro tem

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

RLM Semana Temática Carreiras Tribunais. Tópicos a serem abordados exercícios. Marco Aurélio Mantovani

RLM Semana Temática Carreiras Tribunais. Tópicos a serem abordados exercícios. Marco Aurélio Mantovani RLM Semana Temática Carreiras Tribunais Tópicos a serem abordados exercícios Marco Aurélio Mantovani 51 Banca: FCC Ano: 2016 Se a conexão com a internet cai, então não há possibilidade de comunicação.

Leia mais

CEM. RLM Diagramas Lógicos

CEM. RLM Diagramas Lógicos CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2014 2016 1) FCC - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2014 Suponha que sejam verdadeiras as seguintes informações: I. Todos os empregados da empresa Alfa são competentes. II. Mário

Leia mais

e)não contratei um empréstimo com juros maiores do que antes ou pagarei um montante maior. c)se contratei um empréstimo com juros menores do que

e)não contratei um empréstimo com juros maiores do que antes ou pagarei um montante maior. c)se contratei um empréstimo com juros menores do que 1. (FCC FUNAPE) Se contratei um empréstimo com juros maiores do que antes, então pagarei um montante maior. A afirmação que corresponde à negação lógica desta é a)se não paguei um montante maior, então

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO FCC - 2014 TRT 16ªREGIÃO(MA) Técnico Judiciário - Administrativa Q409180 - (questão nº 1) Prof. Renato Oliveira Ou

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Negação parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Negação parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Equivalências Lógicas e das Proposições. parte 2. Prof. Renato Oliveira Proposições Categóricas 1ª) do Todo MACETE P E A + NÃO EXEMPLO a) Todo político é honesto honesto : Pelo menos

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Problemas de Verdades e Mentiras / Problemas de Associação Lógica Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico TREINAMENTO 1. (FCC 2015) Paulo, Ricardo

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 1 - (IADES - CRC-MG- Auxiliar Adm. 2015) Raciocínio Lógico Matemático Com o objetivo de aumentar as vendas, o proprietário de uma loja resolveu aplicar o desconto

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves Olá! Antes de começarmos o assunto desta aula, vamos resolver algumas questões da FGV referentes aos assuntos da aula passada. 01. (Pref. de Osasco 2014/FGV) Marcos afirmou: Todos os medicamentos que estão

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA AULA 02 12. (ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO-TJ-SP-VUNESP 2018) Carlos tem apenas 3 irmãs, e essas 3 irmãs cursam o ensino superior. Supondo verdadeira a afirmação apresentada, é correto afirmar que a) Carlos

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (03); SEFAZ; JULHO DE 2017 Todo DIAGRAMAS LÓGICOS No estudo das operações com conjuntos e das soluções de problemas envolvendo conjuntos, os diagramas ajudam

Leia mais

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TRT s 04 PROVAS 25 QUESTÕES. (2012, 2010 e 2008)

RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TRT s 04 PROVAS 25 QUESTÕES. (2012, 2010 e 2008) RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 04 PROVAS 25 QUESTÕES (2012, 2010 e 2008) A apostila contém provas de Raciocínio Lógico de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS

QUESTÕES DE CONCURSOS QUESTÕES DE CONCURSOS Aula 01 Bloco 01 01) (FGV) Considere verdadeira a seguinte proposição composta: Se Mariana chegar, então Antônio dormirá. É correto concluir que (A) se Mariana não chegar, então Antônio

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO LÓGICO Existem duas formas de verificar, no método tradicional, a validade

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1-(CONSULPLAN - PREF.DE PATOS - ENG. SEG.TRAB. - 2015) Considere o seguinte argumento lógico: p1: ou Rafaela pega um táxi ou Cíntia não vai ao cinema de carro; p2: Rafaela

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 45/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Módulo 02. Questões de Lógica

Módulo 02. Questões de Lógica Questões de Lógica Módulo 02 Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Negação da conjunção e disjunção inclusiva (Lei de Morgan) / Negação da condicional / Negação da bicondicional e Disjunção Exclusiva Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Professor Marcelo Jardim TEMA: OPERADORES LÓGICOS ANÁLISE LÓGICA DAS PROPOSIÇÕES 1.(FCC TCE/CE 2015) Considere as afirmações verdadeiras: Se compro leite ou farinha, então faço um bolo. Se compro ovos

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) - 2018 Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur RACIOCÍNIO LÓGICO: Proposições logicamente equivalentes (Símbolo ) São proposições

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b (CESPE Agente da PF) Julgue os seguintes itens: 1.Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição ( P) v ( Q) também é verdadeira. 2. Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é

Leia mais

Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 2 Prof. Dudan

Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 2 Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico Homeopatia 2 Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Aula Lógico XX 1. (2016 FCC Prefeitura de Teresina PI Auditor Fiscal da Receita Municipal) Joana aplicou todo seu capital,

Leia mais

Após a intervenção de Humberto, a fração, das x pastas, que ficaram abertas é igual a

Após a intervenção de Humberto, a fração, das x pastas, que ficaram abertas é igual a 1 1 (FCC TRT 24ª Região 2017). Um funcionário arquivou certo número de processos ao longo dos cinco dias úteis de trabalho de uma semana. Na terça-feira ele arquivou 2/3 do número de processos que havia

Leia mais

Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO

Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (CESPE - UNB - BB - ESCRITURÁRIO ) Na lista de frases apresentadas a seguir, há exatamente três proposições. A frase dentro destas aspas é uma mentira. A expressão X +

Leia mais

IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA. Josimar Padilha

IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA. Josimar Padilha IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA Josimar Padilha 01- Ano: 2016 Banca: FGV João olhou as dez bolas que havia em um saco e afirmou: Todas as bolas desse saco são pretas". Sabe-se que a afirmativa de

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (IBFC - AGERBA - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO - 2017) A negação da frase O Sol é uma estrela e a Lua é um satélite de acordo com a equivalência lógica proposicional, é dada

Leia mais

Raciocínio Lógico Parte 2 Prof. Dudan

Raciocínio Lógico Parte 2 Prof. Dudan Agente + Escrivão de Polícia Raciocínio Lógico Parte 2 Prof. Dudan Raciocínio Lógico 1. INTRODUÇÃO A RACIOCÍNIO LÓGICO A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento e as formas de aplicar

Leia mais

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2 Página 1 FCC 06. (FCC) Em uma grande empresa, 50% dos empregados são assinantes da revista X, 40% são assinantes da revista Y e 60% são assinantes da revista Z. Sabe-se que 20% dos empregados assinam as

Leia mais

DIA MANHÃ

DIA MANHÃ DIA 03.07.2016 MANHÃ NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO - Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AUXILIAR OPERACIONAL, OPERADOR DE SISTEMAS ALTERNATIVOS, VIGIA 3 A 4 D 5 D 6 C 7 C 8 D 9 B 10 C 11 A 1 15 B 16 A

Leia mais

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (VUNESP PERITO CRIMINAL PC-SP 2014) Das alternativas apresentadas, assinale a única que contém uma proposição lógica. a) Ser um perito criminal ou não ser? Que dúvida!

Leia mais

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES (384 a 322 a.c) SÉCULO IV A.C do por AB qualquer uma das quatro proposições categ ro proposições categóricas

Leia mais

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva @ LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q: ~ p 3) Proposição contra positiva de p q: ~ p ex. Determinar:

Leia mais

CONEXÕES INTERFRÁSICAS Pré-teste

CONEXÕES INTERFRÁSICAS Pré-teste CONEXÕES INTERFRÁSICAS Pré-teste Imagem adaptada de um cartaz referente à Cultural Intersection Art Exibition, que decorre anualmente em Calgary, no Canadá. PORTUGUÊS 10.º Ano 2011 / 2012 CED Jacob Rodrigues

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico. Matemático. Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Teoria dos Conjuntos 1) (FEPESE, 2014) Considere como conjunto universo o conjunto dos números inteiros positivos menores ou iguais a vinte e quatro. Neste

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira Principais Equivalências 1ª) Se..., então MACETE Nega, inverte. Exemplo Se chove, então bebo.

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO:

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO: Para ajudar aos candidatos a estudar para o primeiro concurso da Artesp, FOLHA DIRIGIDA oferece mais um teste de matemática. As questões foram elaboradas pelo professor de Matemática e Raciocínio Lógico,

Leia mais

Rodada #01 Raciocínio Lógico

Rodada #01 Raciocínio Lógico Rodada #01 Raciocínio Lógico Professor Guilherme Neves Assuntos da Rodada Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Conteúdo Apresentação...

Leia mais

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO 01- Se a afirmação existem professores que não são pedagogos é falsa, então é verdade que: a) Nenhum professor é pedagogo. b) Todo professor é pedagogo. c) Nem

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 1 RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 2 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Simples ou Atômicas Oscar é prudente; Mário é engenheiro; Maria é morena. 3 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Composta ou Molecular Walter é engenheiro E

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH)

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO: (1) Questões Lógicas Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de raciocínio: deduzir informações

Leia mais

Matemática e Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Matemática e Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Técnico Judiciário Área Administrativa Matemática e Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Matemática e Raciocínio Lógico Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Edital MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO

Leia mais

Rodada #01 Raciocínio Lógico

Rodada #01 Raciocínio Lógico Rodada #01 Raciocínio Lógico Professor Guilherme Neves Assuntos da Rodada MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

EQUIVALÊNCIAS LÓGICAS MARCELO JARDIM Há duas maneiras EQUIVALENTES de reescrevermos o SE...ENTÃO...(CONDICIONAL): 1. TEOREMA DO X Trocamos as frases,fazendo a negação das mesmas.o SE...ENTÃO... é mantido.

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL Técnico Judiciário - Área Administrativa

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL Técnico Judiciário - Área Administrativa TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL Técnico Judiciário - Área Administrativa MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 01 - RACIOCÍNIO LÓGICO (TEORIA) 02 - PORCENTAGEM 03 - CONJUNTOS NUMÉRICOS 04 - NÚMEROS E GRANDEZAS

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo.

26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo. 26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo. Ou Bruno é médico, ou Carlos não é engenheiro. Se Durval é administrador, então Eliane não é secretária. Se

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ Polícia Civil-SP 2018 (Delegado) Com videoaulas

Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ Polícia Civil-SP 2018 (Delegado) Com videoaulas Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ Polícia Civil-SP 2018 (Delegado) Com videoaulas Professores: Arthur Lima, Hugo Lima AULA 00 - DEMONSTRATIVA SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma

Leia mais

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Julgue os itens a seguir: A seguinte argumentação é inválida. Premissa 1: Todo funcionário que sabe lidar

Leia mais

Matemática OS 70 TONS DE MATEMÁTICA

Matemática OS 70 TONS DE MATEMÁTICA Matemática OS 70 TONS DE MATEMÁTICA FRAÇÕES COMO A FCC COBRA ISSO? AL - 2013 O resultado de 3/7 + 7/3 é: a) 10/10 b) 10/21 c) 58/21 d) 42/10 e) 42/21 Sabendo que x dividido por y é igual a 12, então o

Leia mais

Atualização em 01/11/2018:

Atualização em 01/11/2018: Atualização em 01/11/2018: Cargo Qtde Servidores Proventos 6.358 R$ 42.064.378,66 Administrador I 22 R$ 296.985,86 Administrador II 4 R$ 63.910,98 ADMINISTRADOR NIV. III 11 R$ 320.528,52 Advogado I 37

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2 FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 1 a) (V) b) ( ) Não é proposição. c) (F) d) ( ) Não é proposição. e) (V) f) ( ) Não é proposição. g) ( ) Não é uma proposição e sim uma sentença aberta, pois depende

Leia mais

Raciocínio Lógico Quantitativo

Raciocínio Lógico Quantitativo Raciocínio Lógico Quantitativo Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico PROPOSIÇÃO PROPOSIÇÃO SIMPLES Um argumento é uma sequência de proposições na qual uma delas é a conclusão

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA / POLICIAIS

SEGURANÇA PÚBLICA / POLICIAIS Previsões para SEGURANÇA PÚBLICA / POLICIAIS PRF Autorização novo concurso 1.300 R$ 9.043,00 PF AGENTE ESCRIVÃO Autorização novo concurso 1.758 Agente e Escrivão: R$ 8.702,20 Agente Administrativo R$ 4.255,17

Leia mais

COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE CONCURSO PÚBLICO 2010 GABARITOS PROVAS DO DIA 25/4/2009

COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE CONCURSO PÚBLICO 2010 GABARITOS PROVAS DO DIA 25/4/2009 NÍVEL MÉDIO: ASSISTENTE AGENTE ADMINISTRATIVO TIPO 1 C D E D A E B C A C D B * A B E D A C E D C A C E B E A C C B E B E C D A D D B 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 A E E C D A D B D B D C B D E A C A E

Leia mais

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura

Leia mais

Cargo: 1 - Administrador (Região Metropolitana)

Cargo: 1 - Administrador (Região Metropolitana) GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Cargo: 1 - Administrador (Região Metropolitana) 2 E LíNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Professor: Arthur Lima AULÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Arthur Lima Estratégia Concursos

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 1 - (FEPESE - CAU-SC ASSISTENTE ADMINISTRATIVO -2013 ) Um pintor dispõe de tinta em 7 cores diferentes para pintar 3 paredes. Sabendo-se que cada parede deve ser

Leia mais

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA Fixação 1) Assinale a proposição composta logicamente verdadeira: a) ( 2 = 3 ) (2. 3 = 5) b) ( 2 = 2 ) (2. 3 = 5) c) ( 2 = 3 ) e (2. 3 = 5) d) ( 2 = 3 ) ou (2. 3 =

Leia mais

RAZÃO, PROPORÇÃO E DIVISÃO PROPORCIONAL PROFESSOR: MARCELO JARDIM

RAZÃO, PROPORÇÃO E DIVISÃO PROPORCIONAL PROFESSOR: MARCELO JARDIM PROFESSOR: MARCELO JARDIM 1.(FCC-TRF-2008) A razão entre as idades de dois técnicos é igual a 5. Se a soma dessas idades é igual a 70 anos, 9 quantos anos o mais jovem tem a menos do que o mais velho?

Leia mais

1-(FUNRIO TEC. ENF. PM RJ)

1-(FUNRIO TEC. ENF. PM RJ) 1-(FUNRIO TEC. ENF. PM RJ) Num determinado país, o governo instituiu, no mesmo mês, dois reajustes consecutivos no preço do litro da gasolina. O primeiro reajuste foi de 4% e o segundo reajuste, aplicado

Leia mais

( ) Leonardo joga futebol e Fernanda joga golfe. ( ) Leonardo joga futebol e Fernanda não joga golfe.

( ) Leonardo joga futebol e Fernanda joga golfe. ( ) Leonardo joga futebol e Fernanda não joga golfe. 1 a Vericação de Aprendizagem Questão 1. (1,0)(FGV/2008) Leonardo disse a Fernanda: -Eu jogo futebol ou você não joga golfe. Fernanda retrucou: -Isso não é verdade. Sabendo que Fernanda falou a verdade,

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 2

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 2 QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA (DPE RS 03 Técnico Administrativo) Ao ser questionado por seus alunos sobre a justiça da avaliação final de seu curso, um professor fez a seguinte

Leia mais

ACADEMIA DO CONCURSO

ACADEMIA DO CONCURSO ACADEMIA DO CONCURSO Aulão de Lógica - 2015 Prof. Quilelli ( TCU Auditor Federal - CESPE ) As cidades Alfa e Beta estão com suas contas de obras sob análise. Sabe-se que algumas dessas obras são de responsabilidade

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA www.pmvc.ba.gov.br LEI Nº 1.917, DE 27 DE JUNHO DE 2013 Autoriza o Executivo Municipal a conceder reajuste salarial para os servidores dos grupos ocupacionais de nível superior, técnico administrativo,

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b (CESPE TRT Técnico Judiciário) 1. A proposição Se 2 for ímpar, então 13 será divisível por 2 é valorada como F. 2. (Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas SEFAZ SP ESAF ) Assinale a opção

Leia mais

70 Tons de. Raciocínio. Lógico

70 Tons de. Raciocínio. Lógico 70 Tons de Raciocínio Lógico BRDE 2015 Qual operação lógica descreve a tabela verdade da função Z abaixo cujo operandos são A e B? Considere que V significa Verdadeiro, e F, Falso. A B Z F F V F V V V

Leia mais

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO PROPOSIÇÕES Definição: Chama-se de proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, declarativa (afirmativa) que admite um e somente um dos dois valores

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. João reuniu-se com seus 12 irmãos na ceia de Natal. Das afirmações abaixo, referentes aos membros da mesma família reunidos, a única necessariamente verdadeira é: a) pelo menos uma

Leia mais

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo.

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Exame Analítico 2009 Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Logo, a) Não fumo, estou cansado e não bebo. b) Fumo, estou cansado

Leia mais

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos 01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: TSEProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Assinale a opção que apresenta um argumento

Leia mais

Agente Penitenciário

Agente Penitenciário Agente Penitenciário Questões La Salle Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico QUESTÕES LA SALLE MUNICÍPIO DE CANOAS 2015 TÉCNICO EM TRÂNSITO E TRANSPORTES 1. A negação da proposição "Arthur

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 03 PROVAS 25 QUESTÕES. (2012, 2010 e 2008)

RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 03 PROVAS 25 QUESTÕES. (2012, 2010 e 2008) RACIOCÍNIO LÓGICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 03 PROVAS 25 QUESTÕES (2012, 2010 e 2008) A apostila contém provas de Raciocínio Lógico de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Data: 04/06/05 Prova de Seleção para Ingresso no Curso de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Turma 2005 EXAME ANALÍTICO Questão 1. Paulo mente às quintas, sextas e sábados, mas fala a verdade

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Três crianças Astolfo, Belarmino e Cleosvaldo brincavam, cada qual com um único tipo de brinquedo. Considere ainda as seguintes informações: - Os brinquedos são: Falcon, Playmobil

Leia mais

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado EXAME ANALÍTICO Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado padrão. 16 34 27 x 13 19 28 42 29 15 55 66 Seguindo esse padrão, o número x deve ser tal

Leia mais

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q :

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q : LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q : ~ p 3) Proposição contra positiva de p q : ~ p ex. Determinar:

Leia mais