CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO ARQUITETURA E URBANISMO BIOMEDICINA Verde Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da Pátria. (Conselho Federal de Administração) Juro que, no cumprimento do meu dever de arquiteto urbanista, empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, mas considerando a visão de justiça e ética para a construção de um mundo mais justo, humano e fraterno; defenderei a natureza, procurando projetar ou construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico; colocarei então meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência de Deus e da confiança dos homens.

2 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Azul Claro Prometo, no meu exercício profissional como bacharel em Ciência da Computação fazer dos desafios enfrentados degraus para meu crescimento profissional e humano. Juro que empregarei a ciência com dinamismo, moral e ética profissional, promovendo o uso e desenvolvimento tecnológico em prol da humanidade. Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz. (Conselho Regional de Biologia - MG) CIÊNCIAS CONTÁBEIS Rosa Escuro Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro adotar uma conduta profissional que observe sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometome, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da Ciência Contábil e a evolução da profissão. (Conselho Regional de Contabilidade-MG),

3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIÊNCIAS SOCIAIS Azul Claro Perante Deus eu juro fazer da minha profissão de Economista um instrumento não de valorização pessoal, mas sim utilizá-lo para a promoção do bem-estar social e econômico de meu povo e minha nação, cooperar com o desenvolvimento da ciência econômica e suas aplicações, observando sempre os postulados da ética profissional. Prometo exercer a minha profissão, fiel aos preceitos de sua ética, da democracia e da cidadania, respeitando às diferenças culturais, contribuindo para a construção da verdadeira justiça social e de uma sociedade plural e igualitária. COMUNICAÇÃO SOCIAL CINEMA E AUDIOVISUAL Juro, exercer com dignidade as atividades profissionais do Cinema e Audiovisual, através da imagem, do som e da liberdade de expressão, fundamentos culturais e artísticos do meu ofício. COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO Prometo, no exercício da profissão de jornalista, orientar minha conduta de acordo com os princípios da Ética e da dignidade humana, procurando levar ao leitor, ouvinte ou espectador o relato fiel dos acontecimentos.

4 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS DIREITO Vermelho Prometo dignificar minha profissão e procurar estabelecer uma conduta ética em tudo aquilo que faço, condizendo assim o que acredito com o meu trabalho. Prometo também não me acomodar como profissional, buscando incansavelmente me aproximar de meus sonhos, quando não realizá-los. Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem-estar do povo brasileiro e da humanidade. (Portaria 63/03 do CONRERP) Prometo, no exercício de nossa profissão, acreditar no Direito como melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem qualquer distinção, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.

5 EDUCAÇÃO FÍSICA ENFERMAGEM CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO Verde Verde Prometo, como graduado em Educação Física, contribuir, consciente de minhas responsabilidades profissionais, para o desenvolvimento humano e social do país. Prometo ainda, em consonância com a legislação em vigor, respeitar e cumprir as normas e princípios éticos que norteiam o exercício de minha profissão. Pela minha honra, pela minha profissão, pelo meu país, eu juro! Solenemente, na presença de Deus e desta Assembleia, juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.

6 ENGENHARIAS CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO Juro que, no cumprimento do meu dever de engenheiro (...), empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem me esquecendo, que a opção de trabalho se fará a partir da visão de justiça e ética que em mim se fizer presente; defenderei a natureza, procurando projetar ou construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico; colocarei então meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO FILOSOFIA Lilás Prometo, no meu exercício profissional como bacharel em Engenharia de Computação, fazer dos desafios enfrentados degraus para meu crescimento profissional e humano. Juro que empregarei a ciência com dinamismo, moral e ética profissional, promovendo o uso e desenvolvimento tecnológico em prol da humanidade. Prometo, diante de Deus e de minha consciência, respeitar a dignidade das pessoas, promover o conhecimento e a reflexão filosófica, buscando, com isso, despertar a consciência crítica dos indivíduos e fundamentar os valores necessários ao engrandecimento do ser humano, contribuindo dessa forma para a construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária.

7 FÍSICA FISIOTERAPIA Verde Prometo, diante de Deus e de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência; respeitar a dignidade dos alunos, promover o conhecimento da natureza, promover o conhecimento e entendimento da Física, buscando sua consciente interpretação como instrumento de realização individual, de grupos e de sociedades organizadas, principalmente de nosso país. (Coordenação do curso 18/12/2007) Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante minha formação, assegurando aos indivíduos sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.

8 FONOAUDIOLOGIA GEOGRAFIA Verde Lilás Neste momento, ao assumir a profissão de Fonoaudiólogo, obrigome solenemente a dedicar meu trabalho à Humanidade, utilizando o domínio desta ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que dele necessitarem. Respeitarei os segredos que me forem confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da minha profissão. Não permitirei que considerações de origem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política ou de padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas. Faço tais promessas solene e livremente e dou minha palavra de honra. (Adaptação da Declaração de Genebra 1948) Juro honrar o grau que solenemente recebo, exercendo com ética, dignidade e responsabilidade a profissão de geógrafo. Seja pela prática do ensino ou da pesquisa, prometo, com meu conhecimento, contribuir para o desenvolvimento social, intelectual e científico do homem, promover o conhecimento da natureza, dos recursos, fatos geográficos e sociais, buscando sua consciente interpretação. Que a Geografia trabalhada por mim contribua para a prosperidade humana, para o respeito à vida e ao meio ambiente.

9 GEOGRAFIA EM GEOPROCESSAMENTO GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO Prometo, diante de Deus e de minha consciência, exercer a profissão para a qual me preparei, com ética, capacidade e eficiência; respeitar a dignidade do ser humano; promover o conhecimento da natureza, dos recursos, processos e fatos geográficos; colaborar para sua interpretação correta e uso consciente, como instrumento de realização individual, de grupos e de sociedades organizadas, principalmente de nosso País. Comprometo-me a dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar a Ética, objetivando o aperfeiçoamento do conhecimento da Gestão da Produção Industrial, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da Pátria. HISTÓRIA Lilás Prometo, diante de Deus, da minha consciência e da comunidade brasileira, da qual faço parte, exercer a profissão de historiador, seja como professor, seja como pesquisador, respeitar a dignidade dos alunos, levá-los ao conhecimento da História, como ciência básica para o exercício da cidadania, produzir de forma crítica e autônoma o saber histórico e atuar na construção de uma sociedade pautada na justiça, dignidade, liberdade e respeito mútuo.

10 LETRAS Lilás Prometo, diante de Deus e de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência; respeitar a dignidade dos alunos, promover o uso da linguagem como instrumento de realização do ser humano e da língua portuguesa, como elemento básico de comunicação dos brasileiros e expressão máxima da cultura nacional. MATEMÁTICA Prometo diante de Deus e de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência; respeitar a dignidade dos alunos, promover o conhecimento e entendimento da Matemática, buscando sua consciente interpretação como instrumento de realização individual, de grupo e de sociedades organizadas, principalmente de nosso país. Prometo, então, dedicar-me à profissão com a mesma obstinação e empenho que me trouxeram até aqui, honrando e respeitando o grau que solenemente recebo.

11 MEDICINA VETERINÁRIA CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO Verde Sob a proteção de Deus prometo que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial atenção ao Código de Ética, sempre buscando uma harmonização perfeita entre ciência e arte, para tanto aplicando os conhecimentos científicos e técnicos em benefício da prevenção e cura de doenças animais, tendo como objetivo o Homem. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes, mantendo o mais estrito segredo profissional das informações de qualquer ordem, que, como profissional tenha eu visto, ouvido ou lido, em qualquer circunstância em que esteja exercendo a profissão. Assim o prometo. (Conselho Federal de Medicina Veterinária) NUTRIÇÃO Verde Claro Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona. (Resolução CFN nº 382/ Juramento Oficial do Nutricionista)

12 ODONTOLOGIA PEDAGOGIA Grená Lilás No momento em que sou admitido como cirurgião dentista, juro consagrar minha vida a serviço da humanidade. Ter para com meus mestres respeito e gratidão. Exercer minha profissão com dignidade e consciência. Ter a saúde do meu paciente como minha maior preocupação. Respeitar os segredos que me forem contados. Manter, por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da Odontologia. Considerar meus colegas como irmãos. Jamais permitir que os preconceitos de religião, credo político ou situação social se interponham entre meus deveres e meu paciente. Conservar o máximo respeito pela vida humana. Nunca empregar meus conhecimentos contra as leis dos homens. Faço este juramento, para a honra minha, solene e livremente. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política; por uma educação comprometida na luta pela conscientização da sociedade e pela formação de pessoas críticas e conscientes, pois são elas que constroem a história.

13 PSICOLOGIA CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vermelho Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições. (Conselho Federal de Psicologia 31/03/06) Juro, solenemente, exercer minha profissão, fiel aos preceitos de sua ética, com firmeza e honestidade de propósito, harmonizando interesses e superando discórdias em busca de um mundo mais livre e justo. Prometo usar os meus conhecimentos para tornar mais fortes os laços de amizade e fraternidade de meu País com os demais, respeitando sempre os direitos dos homens, esforçando-me para manter a paz e lutar por uma melhor distribuição dos benefícios do progresso entre os povos. Assim prometemos.

14 SERVIÇO SOCIAL Verde Comprometo-me a despir-me dos preconceitos para compreender o outro, trabalhar os contrários em busca da democracia, fundamentado decisivamente nos valores éticos, na liberdade, na eqüidade e na justiça social. Comprometo-me em minha prática profissional a romper com a visão e prática assistencialista e transformar, a cada dia, o favor em direito, a benesse do Estado em dever e o favorecido em assistido, orientando a população a buscar os seus direitos de cidadão. Comprometo-me a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e menos excludente. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prometo, no meu exercício profissional como bacharel em Sistemas de Informação, fazer dos desafios enfrentados degraus para meu crescimento profissional e humano. Juro que empregarei a ciência com dinamismo, moral e ética profissional, promovendo o uso e desenvolvimento tecnológico em prol da humanidade.

15 TECNOLOGIA DE GESTÃO PÚBLICA TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO ASSISTIVA Juro, diante de Deus e da sociedade, no exercício da minha profissão de gestor público, pautar pelos princípios da ética, com firmeza e honestidade de propósitos. Prometo honrar e utilizar os ensinamentos ministrados com honra e fé, a fim de promover a cultura, o desenvolvimento tecnológico e social a educação, os negócios e as pessoas. Contribuir com o meu trabalho, para a satisfação das pessoas, promovendo e ajudando a construir uma sociedade, alicerçada na lei, na paz, no amor e na liberdade. Assim eu juro. Prometo honrar, em toda e qualquer circunstância, o grau que ora recebo, no exercício da profissão de Tecnólogo em Comunicação Assistiva, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético, e mantendo o sigilo profissional. Prometo não permitir que aspectos religiosos, nacionais, raciais, políticos ou sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante. Prometo, ainda, promover a acessibilidade das Pessoas Surdas e das Pessoas Cegas em uma perspectiva de inclusão. Faço tais promessas solene e livremente, e dou minha palavra de honra. (Coordenação do curso )

16 TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA Prometo dignificar minha profissão; consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da Pátria. (Resolução Normativa 374/2009, do Conselho Federal de Administração) TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO Prometo, como tecnólogo em gestão de turismo, em nome de Deus e em respeito aos semelhantes, exercer a profissão fundado nos princípios da ética profissional, trabalhando com dignidade, humanidade e serenidade, preservando e divulgando o patrimônio natural, promovendo o relacionamento entre os povos e proporcionando o desenvolvimento do meu país. Assim prometo. TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Prometo dignificar minha profissão; consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da Pátria. (Resolução Normativa 374/2009, do Conselho Federal de Administração)

17 TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS Juro, na presença de Deus e dos homens, de acordo com as leis do meu país, exercer a profissão de tecnólogo em jogos digitais, cujo grau me é outorgado neste momento, com ética e honestidade, visando ao bem comum. Juro, agora, manter elevado o relacionamento com a sociedade, a nação, os clientes e todos aqueles que necessitarem dos meus serviços profissionais, visando ao bem da humanidade. TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO MULTIMÍDIA Como profissional de Produção Multimídia, comprometo-me a utilizar as ferramentas e tecnologias de forma ética e responsável, criando produtos e sistemas multimidiáticos interativos e gerenciando projetos de comunicação digital pensando sempre nos usuários e respeitando as leis; atuando e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de toda a sociedade.

18 TEOLOGIA CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO Lilás Diante da iniciativa amorosa e gratuita do Mistério Divino de se revelar na história atingindo sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo, revelador também do ser humano, comprometo-me, como bacharel em Teologia, auxiliado pela Graça de Deus: Procurar continuamente dar razão da própria fé, dom e resposta, ajudando ao Povo de Deus no aprofundamento e crescimento desta virtude teologal da fé; Alimentar a esperança no coração das pessoas, levando-as a experimentar antecipadamente no cotidiano, com seus desafios e ambiguidades, o abraço misericordioso de Deus; Testemunhar como fruto da fé e da esperança, o amor, que não é orgulhoso nem vaidoso e cujo rosto se mostra no serviço, na doação e na oblação da própria vida. Que o Espírito Santo nos auxilie e nos impulsione neste propósito. Amém TURISMO Prometo, como bacharel em turismo, em nome de Deus e em respeito aos semelhantes, exercer a profissão fundado nos princípios da ética profissional, trabalhando com dignidade, humanidade e serenidade, preservando e divulgando o patrimônio natural, promovendo o relacionamento entre os povos e proporcionando o desenvolvimento do meu país. Assim prometo.

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior PROMETO / DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA

Leia mais

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ ERGAM A MÃO DIREITA E REPITAM COMIGO:

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ ERGAM A MÃO DIREITA E REPITAM COMIGO: JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ PROMETO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO,// CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS,// OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,// OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO//

Leia mais

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS Juramento do curso de Administração PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Biomedicina. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a biomedicina.

Biomedicina. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a biomedicina. Biomedicina Juro por toda a minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços

Leia mais

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí ADMINISTRAÇÃO (Resolução nº 037/CONSUN-CaEn/2011) Juro dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO

ADMINISTRAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO CURSO JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO o aperfeiçoamento da ciência da administração, o ARQUITETURA E URBANISMO Ao receber o grau de Arquiteto e Urbanista, assumo o compromisso, de honrar esta profissão e a sua

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016-

RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016- RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016- O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE FARMÁCIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE,

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM

Leia mais

LICENCIATURA EM FARMÁCIA

LICENCIATURA EM FARMÁCIA ENFERMAGEM LIVRE E SOLENEMENTE, EM PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA,/ PROMETO DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE/ RESPEITAR A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA/ EXERCER A

Leia mais

JURAMENTOS OFICIAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

JURAMENTOS OFICIAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO JURAMENTOS OFICIAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO (Resolução nº 037/CONSUN-CaEn/2011) Juro dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética,

Leia mais

Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas

Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas ARQUITETURA E URBANISMO EXERCER A PROFISSÃO DE ARQUITETO E URBANISTA COM RESPONSABILIDADE, DIGNIDADE E OBSERVÂNCIA DOS PRECEITOS ÉTICOS INERENTES AO GRAU

Leia mais

FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS

FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS Administração JURO SOLENEMENTE, NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES, OBSERVANDO O CÓDIGO DE ÉTICA

Leia mais

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAMPUS ALEGRETE Prometo que, no exercício profissional como Bacharel em Ciência da Computação, serei fiel aos preceitos da honra e da

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ADMINISTRAÇÃO JURAMENTOS ADMINISTRAÇÃO Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de é ca, obje vando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

Capítulo I. Da definição da Cerimônia Solene de Colação de Grau

Capítulo I. Da definição da Cerimônia Solene de Colação de Grau Dispõe sobre a Cerimônia Solene de Colação de Grau e suas providências. O Presidente da Congregação, no uso de suas atribuições regimentais, e ad referendum a Congregação, considerando a necessidade de

Leia mais

ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,

ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ADMINISTRAÇÃO JURAMENTOS ADMINISTRAÇÃO Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de é ca, obje vando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG 1 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG DATA: 11 de outubro de 2005. EMENTA: Instrui sobre roteiro a ser seguido no cerimonial de colação de grau da Unioeste. O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL Prezado Formando, Manual de Formatura ULBRA Cachoeira do Sul Válido para formaturas realizadas a partir de agosto de 2017 A Colação de Grau é um ato oficial, formal, público e obrigatório da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL Prezado Formando, Manual de Formatura ULBRA Cachoeira do Sul A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório da Universidade e, como tal, integra as atividades do curso e do calendário acadêmico.

Leia mais

FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES 2015 Orientações Gerais para Sessões Solenes de Colação de Grau A colação de grau é obrigatória

Leia mais

Sumário. Anexos 2-Termo de Compromisso 2-Juramentos dos Cursos

Sumário. Anexos 2-Termo de Compromisso 2-Juramentos dos Cursos Sumário Aos Formandos I - Apresentação II - Comissão de Formatura III- Formatura IV - Condições para Colação de Grau V - Roteiro do Ato Solene da Colação de Grau VI - Integrantes do Ato da Colação de Grau

Leia mais

CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO

CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO ARQUITETURA E URBANISMO Prometo dignificar minha profissão; consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

NATAL HUMANÍSTICA I - TURISMO - T - BACHARELADO 436,60 700,53 532,55 565,90

NATAL HUMANÍSTICA I - TURISMO - T - BACHARELADO 436,60 700,53 532,55 565,90 ARGUMENTOS MÍNIMO E MÁXIMO POR (ARGUMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO) HUMANÍSTICA I - ADMINISTRAÇÃO - M - BACHARELADO 564,90 777,13 HUMANÍSTICA I - ADMINISTRAÇÃO - N - BACHARELADO 566,84 738,44 HUMANÍSTICA I -

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Preâmbulo Os princípios da prossecução do interesse público, da legalidade, da justiça e da imparcialidade, da igualdade, da proporcionalidade, da colaboração e boa fé, da informação

Leia mais

CIDADE ÁREA CURSO VAGAS CANDIDATOS DEMANDA. Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (M) (B) ,4. Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (N) (B) ,2

CIDADE ÁREA CURSO VAGAS CANDIDATOS DEMANDA. Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (M) (B) ,4. Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (N) (B) ,2 Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (M) (B) 5 27 5,4 Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO (N) (B) 5 56 11,2 Natal Humanística I CIÊNCIAS CONTÁBEIS (M) (B) 9 20 2,22 Natal Humanística I CIÊNCIAS CONTÁBEIS (N)

Leia mais

PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO

PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Intenção Cursos 1º C

Intenção Cursos 1º C Intenção Cursos º C - 009 Medicina Direito Med. Veterinária Agrononia Eng. Ambiental Administração Design Moda Agronegocio Arquitetura Eng. Civil Eng. Mecânica Mecanografia 0 Sistema de Informação Ciência

Leia mais

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) COTA RENDA PPI NÃO PCD

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) COTA RENDA PPI NÃO PCD ADMINISTRACAO BACH (2º PERIODO) MATUTINO/BELEM 737.18 697.14 716.06 ADMINISTRACAO BACH (2º PERIODO) NOTURNO/BELEM 708.71 673.75 694.24 ADMINISTRACAO BACH (2º PERIODO) VESPERTINO/BELEM 678.22 658.46 669.57

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 O QUE FAZER ANTES DA FORMATURA 4 TIPOS DE CERIMÔNIAS 5 FORMATURA SOLENE 6 1. COMISSÃO DE FORMATURA 6 FUNÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA 7 2. HOMENAGEADOS 7 3. CONVITES,

Leia mais

CAD 1 PROGRAMAÇÃO PALESTRAS E SALAS INTERATIVAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE. Biomedicina Sala h às 11h15 14h às 14h15 Auditório 1A

CAD 1 PROGRAMAÇÃO PALESTRAS E SALAS INTERATIVAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE. Biomedicina Sala h às 11h15 14h às 14h15 Auditório 1A CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE CAD 1 Biomedicina Sala 210 1A Ciências Biológicas Sala 313 1A Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Sala 311 1A Educação Física Sala 208 9h45 às 10h 13h45 às

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU Prezado(a) aluno(a), Após uma jornada de muito estudo e dedicação, o Ibmec quer parabenizá-lo por todo esforço que o fez chegar ao fim de um ciclo tão importante como

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016

ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016 ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016 Este livreto é destinado aos prováveis formandos do 1º semestre de 2016. O recebimento deste não significa que o aluno participará das Colações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS VESTIBULAR 2013 DEMANDA FINAL DE CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS VESTIBULAR 2013 DEMANDA FINAL DE CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO - M - BACHARELADO 50 500 10,00 Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO - N - BACHARELADO 50 495 9,90 Natal Humanística I CIÊNCIAS CONTÁBEIS - M - BACHARELADO 45 310 6,89 Natal

Leia mais

PERSPECTIVA DE CARREIRA

PERSPECTIVA DE CARREIRA Ano 2016 PERSPECTIVA DE CARREIRA Região Graduação Pré-requisito Paraná Ensino Superior Ensino Médio Profissão Curso Perspectiva de Carreira Salário Inicial (R$) Duração do Curso Tipo de Graduação Onde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2014 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - COTA COR RENDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2014 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - COTA COR RENDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2014 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - COTA COR RENDA Curso Máxima Mínima Média ADMINISTRACAO - MATUTINO/BELEM 702.44 673.82 685.89 ADMINISTRACAO

Leia mais

Psicologia. Resolução CFP nº 002/2006

Psicologia. Resolução CFP nº 002/2006 Psicologia Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAIBUNA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAIBUNA ESTADO DE SÃO PAULO CÓD CARGO REQUISITO 100 Agente Operacional Incompleto Prova Prática (Item 9) CARGA HORÁRIA SEMANAL VAGAS (Ampla Concorrência) VAGAS PNE SALÁRIO TAXA DE INSCRIÇÃO 40h/Escala 9 CR 1 R$ 1.049,40 R$ 25,00

Leia mais

RELAÇÃO DAS PONTUAÇÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS, POR CURSO, DA 1ª EDIÇÃO DO SISU/UFMG

RELAÇÃO DAS PONTUAÇÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS, POR CURSO, DA 1ª EDIÇÃO DO SISU/UFMG ADMINISTRACAO ANTROPOLOGIA AQUACULTURA ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO ARQUIVOLOGIA BIBLIOTECONOMIA BIBLIOTECONOMIA 1 685,24 742,64 2 685,34 716,34 3 697,34 715,52 4 683,7 720,16 AMPLA

Leia mais

2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS:

2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS: 2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS: 01 Advogado 02 Arquiteto 03 Assistente Social CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR Direito. c) Registro na Ordem

Leia mais

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO ADMINISTRAÇÃO PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão O Núcleo de Relações Públicas e Cerimonial da Universidade Federal do Maranhão vem informar que as cerimônias de colação de grau do segundo semestre letivo de 2008, serão realizadas nos dias 26 (Centro

Leia mais

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI GRADUAÇÃO FUCAPI

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI GRADUAÇÃO FUCAPI CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA CURSOS SÉRIE TURNO ED. BÁSICA MATERNAL - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ED. BÁSICA JARDIM 1º - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO (2º/I)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2016 Demanda de Candidatos Candidatos /01/ :52:12 Página: 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2016 Demanda de Candidatos Candidatos /01/ :52:12 Página: 1 Página: 1 022 ADMINISTRACAO - BACHARELADO - MATUTINO BELEM 32 1,396 334 9 1,739 87.25 20.88 023 ADMINISTRACAO - BACHARELADO - NOTURNO BELEM 64 1,916 453 14 2,383 59.88 14.16 132 AGRONOMIA - BACHARELADO

Leia mais

Quantidade de Quilombolasas ingressantes pela reserva de vagas desde a implementação das cotas na UFPA.

Quantidade de Quilombolasas ingressantes pela reserva de vagas desde a implementação das cotas na UFPA. Quantidade de Quilombolasas ingressantes pela reserva de vagas desde a implementação das cotas na UFPA. Cidade/Curso Ano de Ingreso 2013 2014 2015 2016 Total ABAETETUBA 10 14 19 12 55 ENGENHARIA INDUSTRIAL

Leia mais

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ. a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado.

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ. a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado. CURSOS: VAGAS, S E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS Agronomia - Bacharelado Portaria 824-30/12/2014 - DOU 09/01/2015 80 Integral Arquitetura e Urbanismo Bacharelado

Leia mais

SELETIVO ESPECIAL II Edital nº122/vrgdi/2018 2º semestre de 2018 QUADRO DE CURSOS

SELETIVO ESPECIAL II Edital nº122/vrgdi/2018 2º semestre de 2018 QUADRO DE CURSOS SELETIVO ESPECIAL II Edital nº122/vrgdi/2018 2º semestre de 2018 QUADRO DE CURSOS Administração Administração das 8h às 12h CAMPUS ITAJAÍ 18/10/78 18/10/78 Administração EAD --- Resolução nº 163/CONSUN/2017

Leia mais

CURSO GRUPO CANDIDATOS VAGAS CAND/VAGA Grupo A 9 2 4,5 Grupo B ADMINISTRACAO - DIURNO

CURSO GRUPO CANDIDATOS VAGAS CAND/VAGA Grupo A 9 2 4,5 Grupo B ADMINISTRACAO - DIURNO Grupo A 9 2 4,5 Grupo B 9 1 9 ADMINISTRACAO - DIURNO Grupo C 26 6 4,3 Grupo D 8 2 4 Grupo E 14 1 14 Grupo A 9 2 4,5 Grupo B 8 1 8 ADMINISTRACAO - NOTURNO Grupo C 33 6 5,5 Grupo D 7 2 3,5 Grupo E 9 1 9

Leia mais

ANEXO VI EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE MUDANÇA DE CURSO CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI

ANEXO VI EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE MUDANÇA DE CURSO CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI CURSO PRETENDIDO ADMINISTRAÇÃO ANTROPOLOGIA ARQUIVOLOGIA ARTES BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO BIOMEDICINA CIÊNCIA AMBIENTAL CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS ATUARIAIS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Leia mais

Percentual de Aprovações em Disciplinas Matriculadas

Percentual de Aprovações em Disciplinas Matriculadas CAA 101082 ADMINISTRAÇÃO -CAA 83,1 84,0 87,0 82,9 86,4 83,1 85,6 84,2 CAA 101086 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - CAA 73,1 74,5 82,2 76,2 71,5 71,3 71,1 68,4 CAA 101127 DESIGN - CAA 80,2 80,4 81,4 81,4 82,5 82,8

Leia mais

EDITAL Nº 25/2018 TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DA UNIFESP 1º SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 25/2018 TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DA UNIFESP 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 25/2018 TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DA UNIFESP 1º SEMESTRE DE 2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e tendo por base o Regimento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO Ética: procura o nexo entre meios e fins dos costumes para um grupo de indivíduos. Ética profissional secretarial: conjunto de normas que visa a regular

Leia mais

NOTAS DE CORTE UFS Instituição Local da oferta Curso Turno. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (Tecnológico) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Bacharelado)

NOTAS DE CORTE UFS Instituição Local da oferta Curso Turno. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (Tecnológico) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Bacharelado) NOTAS DE CORTE 2015 Instituição Local da oferta Curso Turno Nota de Corte AGROECOLOGIA (Tecnológico) Matutino 589,93 ALIMENTOS (Tecnológico) Matutino 580,24 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (Tecnológico) Noturno 600,34

Leia mais

Campus: Belém Data: 07/02/2017 (Terça-feira) Local: Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) Curso Turno Horário

Campus: Belém Data: 07/02/2017 (Terça-feira) Local: Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) Curso Turno Horário RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 008/2017 CIAC, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 A Diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará, no uso de suas atribuições COMUNICA aos interessados

Leia mais

Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro período letivo de 2018

Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro período letivo de 2018 s e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro letivo de 2018 Total de vagas aos alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em Escola Pública 1 o Administração Antropologia (1) Noturno 40

Leia mais

1. Colação de Grau 1. Sessão Solene FORMANDO 2. Ato Simples 2.2 ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

1. Colação de Grau 1. Sessão Solene FORMANDO 2. Ato Simples 2.2 ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes MANUAL DO FORMANDO ELABORAÇÃO Ornella Bertuol Direção Acadêmica Juliana Mattes Pesibiczeski Secretaria Geral Carla Maria Ruedell Coordenação Acadêmica Cláudia Thais Siqueira Cagliari Curso de Bacharelado

Leia mais

QUADRO 5 Processo Seletivo SiSU/UFMG Primeira Edição de 2018 Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no segundo período letivo de 2018

QUADRO 5 Processo Seletivo SiSU/UFMG Primeira Edição de 2018 Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no segundo período letivo de 2018 QUADRO 5 Processo Se SiSU/UFMG Primeira Edição de s e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no segundo de Total de vagas aos alunos de Escola Pública para Administração Diurno 50 2 5 1 5 2 5 1 4 25 25

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI

ANEXO II EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI CURSO PRETENDIDO ANTROPOLOGIA ARQUITETURA E URBANISMO ARQUIVOLOGIA ARTES BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO BIOMEDICINA CIÊNCIA AMBIENTAL CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS ATUARIAIS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS

Leia mais

Cursos mais concorridos

Cursos mais concorridos Cursos mais concorridos IES Curso Inscrições 1 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 2 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 3 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 4 UFMG - UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA CURSOS SÉRIE TURNO COM ED. BÁSICA MATERNAL - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ED. BÁSICA JARDIM 1º - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Tubarão 3, Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Florianópolis 3,42 3 3

Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Tubarão 3, Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Florianópolis 3,42 3 3 Atualizado em 22/06/2018 Conceito Institucional e de Cursos (CC, ENADE e CPC) Conceito Institucional - Unisul Conceito 5 CURSO MODALIDADE GRAU MUNICÍPIO CC ENADE CPC Administração Presencial Bacharelado

Leia mais

UFRN - SiSU Total final de inscritos (23/01/2015) CAMPUS CENTRAL Inscrições Curso

UFRN - SiSU Total final de inscritos (23/01/2015) CAMPUS CENTRAL Inscrições Curso CAMPUS CENTRAL Vagas FISIOTERAPIA 602 60 10,03 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 713 80 8,91 ENFERMAGEM 872 100 8,72 (9º) LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 184 30 6,13 GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS

Leia mais

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL. CAMPUS IJUÍ Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado.

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL. CAMPUS IJUÍ Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado. CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS IJUÍ Modalidade Presencial Agronomia - Bacharelado 60 Integral Arquitetura e Urbanismo Bacharelado Portaria 266 27/03/2015 DOU 30/03/2015 17% ofertado no turno

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NORDESTE CAPÍTULO I

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NORDESTE CAPÍTULO I CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NORDESTE O Código de Ética e Conduta profissional é um documento que define os modelos de comportamento a observar pelos profissionais do Município de

Leia mais

Anuidade para o ano de Graduação

Anuidade para o ano de Graduação Anuidade para o ano de 2006 - Graduação Cód Curso Período Mensalidade Bolsa Institucional % Valor Mensalidade com Bolsa Estimulo Adimplência Valor a Pagar Semestralidade Semestralidade com Estímulo a Adimplência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA COMPLIANCE. Av. São Gualter nº 1485 Alto de Pinheiros. São Paulo/SP CEP (11)

CÓDIGO DE ÉTICA COMPLIANCE. Av. São Gualter nº 1485 Alto de Pinheiros. São Paulo/SP CEP (11) CÓDIGO DE ÉTICA E COMPLIANCE Apresentação Todos os membros que compõe o corpo jurídico de W ATERMANN E AFONSO SOCIEDADE DE ADVOGADOS - Sócios Patrimoniais, Sócios Executivos, Sócios de Trabalho, Advogados

Leia mais

Prezado Formando, Atenção: Setor de Cerimonial e Eventos

Prezado Formando, Atenção: Setor de Cerimonial e Eventos Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as aos seus familiares e convidados. Setor de Cerimonial e Eventos /// (31) 3269-5226 /// (31)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 / 1

PROCESSO SELETIVO 2017 / 1 PROCESSO SELETIVO 2017 / 1 BOLSAS INCENTIVO ACADÊMICO UNIDADE BUTANTÃ CURSO PERÍODO PERCENTUAL QUANTIDADE ADMINISTRAÇÃO - Linha de Formação Específica em Administração de Empresas Bacharelado ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

VAGAS PROUNI - PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013

VAGAS PROUNI - PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pró-Reitoria Administrativa e de Desenvolvimento Diretoria Planejamento e Desenvolvimento Bolsas e Financiamentos VAGAS PROUNI - PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE

Leia mais

- A relevância da consolidação das normas e dos procedimentos de colação de grau;

- A relevância da consolidação das normas e dos procedimentos de colação de grau; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Capitão Ene Garcez nº 2413, Bairro Aeroporto, CEP: 69.304-000 Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional SAI

Secretaria de Avaliação Institucional SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul www.ufrgs.br Secretaria de Avaliação Institucional SAI www.ufrgs.br/sai AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Cursos/ Anos e Conceitos 2004 Agronomia 5 Educação Física

Leia mais

Manual do formando CET-FAESA

Manual do formando CET-FAESA Manual do formando CET-FAESA 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO Quantitativo de candidatos por curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO Quantitativo de candidatos por curso Código Curso Cidade Vagas Inscrições C/V A105 Agronomia Goiânia 70 457 6,53 A106 Arquitetura e Urbanismo Goiânia 35 531 15,17 A110 Ciências da Computação (bacharelado) Goiânia 40 248 6,20 A115 Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2017 Demanda de Candidatos Candidatos /01/ :09:01 Página: 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2017 Demanda de Candidatos Candidatos /01/ :09:01 Página: 1 Curso Cidade Vagas PcD Total Página: 1 027 ADMINISTRACAO - BACHARELADO - MATUTINO BELEM 32 1,238 174 2 1,414 77.38 10.88 028 ADMINISTRACAO - BACHARELADO - NOTURNO BELEM 32 1,649 197 1 1,847 103.06 12.31

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI

ANEXO II EXIGÊNCIAS PARA CONCORRER À MODALIDADE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI CURSO PRETENDIDO ANTROPOLOGIA ARQUIVOLOGIA ARTES BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO BIOMEDICINA CIÊNCIA AMBIENTAL CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS ATUARIAIS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2014 Demanda de Candidatos ---------- Candidatos ---------- 13/11/2013 11:13:32 Página: 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2014 Demanda de Candidatos ---------- Candidatos ---------- 13/11/2013 11:13:32 Página: 1 Página: 1 054 ADMINISTRACAO - MATUTINO BELEM 64 1,611 684 2 2,297 50.34 21.38 055 ADMINISTRACAO - NOTURNO BELEM 64 2,476 821 14 3,311 77.38 25.66 007 AGRONOMIA - INTEGRAL ALTAMIRA 32 273 149 1 423 17.06

Leia mais

VESTIBULAR ACAFE VERÃO 2018 DEMANDA PRELIMINAR

VESTIBULAR ACAFE VERÃO 2018 DEMANDA PRELIMINAR INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS-IELUSC - Joinville ADMINISTRAÇÃO NOTURNO 25 6 0,24 EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO NOTURNO 40 15 0,38 EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA NOTURNO 40

Leia mais

Manual_3-sem-2017.indd 1 29/12/ :26:10

Manual_3-sem-2017.indd 1 29/12/ :26:10 Manual_3-sem-2017.indd 1 29/12/2017 10:26:10 Manual_3-sem-2017.indd 2 29/12/2017 10:26:10 Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as

Leia mais

CAMPUS DESCALVADO DESC. DESC. DESC.

CAMPUS DESCALVADO DESC. DESC. DESC. UNIVERSIDADE BRASIL ERRATA CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO GRADUAÇÃO 2017/1 Concurso de bolsas de estudo para o 1º semestre de 2017, passa a vigorar com a seguinte alteração no item 1: - Aumento do número

Leia mais

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2018 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2018 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL BOM JESUS-IELUSC - Joinville ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 25 6 0,24 EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - NOTURNO 40 16 0,40 EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Leia mais

Mantenedora Nº de vagas ENEM Turno Nome Curso

Mantenedora Nº de vagas ENEM Turno Nome Curso Mantenedora Nº de vagas ENEM Turno Nome Curso Anhaguera 5 MATUTINO ADMINISTRAÇÃO Anhaguera 5 NOTURNO ADMINISTRAÇÃO Anhaguera 1 MATUTINO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEM Anhaguera 1 NOTURNO ANÁLISE E

Leia mais

Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba 1. DOS CURSOS E VAGAS 1.1 CAMPUS UBERABA ANEXO PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO/ENEM PARA SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 E PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 Área de Ciências Agronômicas e Veterinárias Medicina Veterinária

Leia mais

Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba 1. DOS CURSOS E VAGAS 1.1 CAMPUS UBERABA ANEXO PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO/ENEM PARA PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 E SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 Área de Ciências Agronômicas e Veterinárias Medicina Veterinária

Leia mais

Últimos Conceitos CC, CPC e Enade, carga horária de cursos da UFPE

Últimos Conceitos CC, CPC e Enade, carga horária de cursos da UFPE Últimos Conceitos, e Enade, carga horária de cursos da UFPE CAA 101082 ADMINISTRAÇÃO Bacharelado Educação Presencial 3120 4 2011 4 2012 5 2012 CAA 101086 CIÊNCIAS ECONÔMICAS Bacharelado Educação Presencial

Leia mais

manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/ :47:40

manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/ :47:40 manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/2016 10:47:40 Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as aos seus familiares e convidados. Setor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (QUILOMBOLAS) Demanda de Candidatos por Curso de Opção. 11/01/ :35:00 Página:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (QUILOMBOLAS) Demanda de Candidatos por Curso de Opção. 11/01/ :35:00 Página: 1 021 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) MATUTINO BELEM 2 26 13.00 023 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) NOTURNO BELEM 2 16 8.00 022 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) VESPERTINO BELEM 2 10 5.00 007 AGRONOMIA

Leia mais

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI

CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA FUCAPI CURSOS E TURNOS PARA 2015/1 EDUCAÇÃO BÁSICA PALAS ATENA CURSOS SÉRIE TURNO COM ED. BÁSICA MATERNAL - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ED. BÁSICA JARDIM 1º - ED. INFANTIL 884,00 442,00 ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO

Leia mais

(Em conformidade com a Portaria Normativa MEC-GM nº 40/2007 reeditada pela Portaria Normativa MEC-GM nº 23/2010) # Situação após 24nov11 #

(Em conformidade com a Portaria Normativa MEC-GM nº 40/2007 reeditada pela Portaria Normativa MEC-GM nº 23/2010) # Situação após 24nov11 # Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Avaliação Institucional SAI Relação de Atos Regulatórios Referentes aos Cursos de Graduação da UFRGS (Em conformidade com a Portaria Normativa MEC-GM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (QUILOMBOLAS) Demanda de Candidatos por Curso de 2ª Opção. 11/01/ :35:24 Página:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (QUILOMBOLAS) Demanda de Candidatos por Curso de 2ª Opção. 11/01/ :35:24 Página: 1 021 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) MATUTINO BELEM 2 11 5.50 023 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) NOTURNO BELEM 2 12 6.00 022 ADMINISTRACAO - BACH (2º PERIODO) VESPERTINO BELEM 2 19 9.50 007 AGRONOMIA

Leia mais

SISU/UFMG 2ª EDIÇÃO DE 2015 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade

SISU/UFMG 2ª EDIÇÃO DE 2015 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Registro Discente Departamento de Registro e Controle Acadêmico SISU/UFMG 2ª EDIÇÃO DE 2015 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade Após a 3ª Chamada da Lista de Espera

Leia mais