O ônus da prova e os negócios jurídicos processuais no novo CPC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ônus da prova e os negócios jurídicos processuais no novo CPC"

Transcrição

1 O ônus da prova e os negócios jurídicos processuais no novo CPC LUCIANO TADEU TELLES Advogado; Especialista e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP; Professor dos Cursos de Pós- Graduação em Direito Processual Civil na PUC-SP; Palestrante e parecerista e autor de obras e artigos jurídicos. Negócios jurídicos processuais sobre o ônus da prova. Convenções sobre ônus da prova.

2 CURSOS DE ATUALIZAÇÃO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Estabelece uma nova ordem processual A interpretação das normas processuais deve ser feita à partir dessa nova ordem processual Há ruptura de parâmetros com o Código de Processo Civil de 1973 Os atores do processo devem comportar-se de acordo com as novas normas em vigor

3 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 1973 Estrutura totalmente publicista do processo Procedimento tratado como matéria de ordem pública, destinado à dar previsibilidade e segurança jurídica aos autores do processo Impossibilidade de alterações substanciais no procedimento (exceções: foro de eleição, suspensão convencional do processo, remota hipótese de convenção sobre o ônus da prova)

4 NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Introdução explícita no sistema dos chamados NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS Disciplina prevista nos artigos 190 e 191 do Código de Processo Civil

5 FUNDAMENTO LEGAL Art. 190 Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo. Parágrafo único De ofício ou a requerimento, o juiz controlará a validade das convenções previstas neste artigo, recusando-lhes a aplicação somente nos casos de nulidade ou de inserção abusiva em contrato de adesáo ou em que alguma parte se encontre em manifesta situação de vulnerabilidade.

6 FUNDAMENTO LEGAL Art. 191 De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Parágrafo primeiro O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente fundamentados. Parágrafo segundo Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

7 NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL CONCEITO: são negócios jurídicos realizados no processo ou fora dele, com vistas à disciplinar questões que digam respeito aos ônus, poderes, faculdades ou deveres processuais

8 FUNDAMENTOS JURÍDICOS A adoção, pelo novo sistema, dos negócios jurídicos processuais funda-se no princípio da autonomia da vontade dos litigantes. Além disso, ao permitir certa flexibilização procedimental ao processo, desde que respeitados os princípios constitucionais a ele inerentes, é inegável que o objetivo do legislador foi o de dar maior efetividade ao direito material. A idéia é compatível com o princípio da cooperação e deve nortear a conduta das partes e do próprio magistrado, com o propósito de, mediante esforço comum, solucionar o litígio, alcançando uma decisáo justa, mediante procedimento mais simples e mais adequado ao caso dos autos (Humberto Theodoro Junior)

9 FACILIDADES DA ADOÇÃO, PELAS PARTES, DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS Agilidade na condução do processo, com a utilização de calendário próprio, supressão de prazos ou recursos. Individualização do procedimento, com vistas à auxiliar a atuação jurisdicional e permitir a prolação de decisões mais efetivas.

10 REQUISITOS DE VALIDADE: A PLENA CAPACIDADE CIVIL DAS PARTES E OUTROS São os mesmos exigidos para os negócios jurídicos em geral, a saber: a) a capacidade do agente; b) a licitude do objeto; c) a necessária celebração do instrumento por escrito, no processo ou fora dele. Embora o artigo 190 faça referência única e tão somente à PLENA CAPACIDADE DAS PARTES, exige-se a presença dos demais requisitos acima. De outro lado, não é permitido aos INCAPAZES, em hipótese alguma, celebrar negócio jurídico processual, porquanto inaptos à externar validamente suas vontades.

11 MOMENTO DE CELEBRAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS A celebração pode dar-se fora do processo, v.g., por ocasião da celebração do contrato. Nessa hipótese, náo há necessidade de homologação judicial (a esse propósito, confira-se o Enunciado 133 do Fórum Permanente de Processualistas Civis)

12 MOMENTO DA CELEBRAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL Admite-se também a possibilidade do negócio jurídico processual ser celebrado durante a tramitação do processo. Aliás, como bem ensina Cassio Scarpinella Bueno, a possibilidade de realização do negócio jurídico processual durante a tramitação do feito indica a importância do incentivo à autocomposição também no que tange ao próprio processo e não apenas e tão somente no que diz respeito à resolução das controvérsias de direito material existentes.

13 FORMA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS A despeito de imperar no sistema o princípio da liberdade das formas, a validade dos negócios jurídicos processuais reclama FORMA ESCRITA, a qual poderá ocorrer por ocasião da celebração do contrato ou por meio de petição escrita ou até mesmo durante a realização da audiência para tentativa de conciliação. Assim, não é possível a celebração de negócios jurídicos processuais verbais ou implícitos.

14 ADMISSIBILIDADE O NCPC não impôs restrições quanto ao tipo de processo ou procedimento onde os negócios jurídicos processuais podem ser realizados. Basta, portanto, que as partes tenham capacidade e que disponham sobre as questões procedimentais necessárias à otimização do processo onde litigam.

15 OBJETO E ALCANCE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS Os negócios jurídicos processuais podem ter por objeto causas que versem sobre direitos que admitam autocomposição. Os direitos que admitem autocomposição inserem-se numa categoria jurídica MAIS AMPLA que os direitos disponíveis, isto porque abrangem também os direitos indisponíveis, desde que haja possibilidadade de autocomposição, como é o caso da ação de alimentos. Assim, é possível que os negócios jurídicos processuais sejam celebrados em demandas cujo objeto versa sobre direitos disponíveis e indisponíveis, DESDE QUE SEJA POSSÍVEL AUTOCOMPOSIÇÃO. A cláusula, portanto, é mais AMPLA do que aquela encartada no extinto artigo 331 do CPC de 1973, que excluia originariamente da órbita de conciliação os direitos indisponíveis.

16 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E DIREITOS INDISPONÍVEIS Enunciado 135 do FPPC: A indisponibilidade do direito material não impede, por si só, a celebração de negócio jurídico processual.

17 INTERPRETAÇÃO Os negócios jurídicos processuais encerram norma de exceção, fundada em cláusula geral autorizadora de sua celebração, nos termos do artigo 190 do NCPC. Por essa razão, cuidando-se de dispositivo de natureza excepcional, as condições indicadas no negócio jurídico processual reclamam interpretação literal ou restritiva. Isso significa que, onde houver omissão das partes, devem ser aplicados ao procedimento os dispositivos legais.

18 RESTRIÇÕES AOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS Conforme já noticiado anteriormente, não é possível celebrar negócios jurídicos processuais na hipótese das partes não ostentarem plena capacidade civil. També não se admite a celebração dos negócios jurídicos processuais quando o direito objeto do litígio não comportar autocomposição.

19 CONTROLE JURISDICIONAL DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS Os negócios jurídicos processuais não são soberanos ou absolutos, de modo que a validade das convenções estabelecidas nos aludidos negócios está sujeita ao controle jurisdicional. Assim, o juiz poderá reconhecer a nulidade dos negócios jurídicos processuais quando ausentes os requisitos do artigo 190 do NCPC ou, ainda, diante do surgimento dos vícios previstos no artigo 166 do Código Civil.

20 Admite-se, ainda, a invalidação dos negócios jurídicos processuais, quando constarem de cláusula de contrato de adesão. Entretanto, para que haja a invalidação do negócio, não basta a existência de contrato de adesão; a rejeição do negócio exige a identificação da abusividade e da nocividade de cláusula prevista nos contratos por adesão.

21 É admissível também a invalidação do negócio jurídico processual quando uma das partes encontrar-se em situação de flagrante vulnerabilidade. Teresa Arruda Alvim Wambier ensina-nos que a vulnerabilidade, enquanto fator de não aplicação do negócio jurídico processual, deve ser avaliada sob dois enfoques: a) será inaplicável o negócio jurídico processual que tenha sido celebrado em cenário de antecedente hipossuficiência de uma parte relativamente à outra (vulnerabilidade prévia ao negócio jurídico processual); b) torne uma das partes vulnerável relativamente à outra em virtude do negócio jurídico processual (vulnerabilidade derivada do negócio jurídico processual).

22 DECISÃO QUE REJEITA O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL Deverá ser estar devidamente fundamentada, com a indicação das nulidades encontradas e das razões de afastamento da avença firmada entre as partes. O pronunciamento, desde que verse sobre o ônus da prova, poderá desafiar agravo de instrumento, nos termos do artigo 1.015, incisos III e XI, do NCPC.

23 SITUAÇÕES CONCRETAS DE CABIMENTO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS - Acordo para realização de sustentação oral - Acordo para ampliação do tempo de sustentação oral - Acordo para julgamento antecipado da lide convencional - Convenção sobre provas

24 - Pacto de impenhorabilidade - Acordo de ampliação de prazos das partes de qualquer natureza - Ajuste para rateio de despesas processuais, independentemente de disposição legal em sentido contrário - Dispensa consensual de assistente técnico - Acordo para retirar efeito suspensivo da apelação

25 - Acordo para impossibilitar a execução provisória - Pacto de mediação ou conciliação extrajudicial prévia obrigatória, inclusive com a retirada a audiência do artigo 334 do NCPC do procedimento - Ajuste para disponibilização prévia de documentação, inclusive com estipulação de medidas coercitivas, mandamentais, subrogatórias ou indutivas

26 - Previsão de meios alternativos de comunicação das partes - Acordo de produção antecipada de prova - Escolha consensual de depositário / administrador - Convenção permissiva da presença de uma parte na colheita do depoimento pessoal da outra - Ajuste para eleição de foro

27 - Escolha do conciliador ou mediador ou da câmara privada de conciliação e mediação - Suspensão do processo - Escolha do perito - Definição de calendário processual - Distruição do ônus da prova - Fixação de sanções para o caso de descumprimento das disposições previstas no negócio jurídico processual celebrado

28 SITUAÇÕES CONCRETAS ONDE NÃO HÁ MARGEM PARA O CABIMENTO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS - Afastamento dos deveres inerentes à boa-fé e à cooperação - Dispensa de motivação das decisões judiciais - Relativização das regras de competência absoluta - Imposição de restrições ao poder de atuação da autoridade judiciária - Flexibilização da eficácia probante dos meios de prova

29 - Afastamento dos pressupostos de constituição e desenvolvimento válido do processo - Afastamento das condições da ação - Limitações ao regime da tutela provisória - Formas e tendências do cumprimento de sentença - Limites da coisa julga - Número de recursos cabíveis - Hipóteses de rescindibilidade da decisão

30 ÔNUS DA PROVA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CONCEITO O ônus é um encargo, previsto em lei, atribuído às partes em seu próprio interesse. Caso se desincumbam desse encargo, poderão colocar-se em situação de vantagem (Teresa Arruda Alvim Wambier) O ônus da prova, portanto,é um encargo que recai sobre as partes, no sentido de demonstrar a veracidade dos fatos por elas alegados e, por conseguinte, obter vantagens que gerarão o acolhimento de suas pretensões deduzidas em juízo.

31 NATUREZA JURÍDICA Perspectiva das partes.: Regra dirigida às partes no sentido de estabelecer como devem coportar-se no processo acerca da produção da prova a respeito de suas alegações.

32 ÔNUS DA PROVA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CONCEITO O ônus é um encargo, previsto em lei, atribuído às partes em seu próprio interesse. Caso se desincumbam desse encargo, poderão colocar-se em situação de vantagem (Teresa Arruda Alvim Wambier) O ônus da prova, portanto,é um encargo que recai sobre as partes, no sentido de demonstrar a veracidade dos fatos por elas alegados e, por conseguinte, obter vantagens que gerarão o acolhimento de suas pretensões deduzidas em juízo.

33 NATUREZA JURÍDICA Perspectiva do juiz Regra dirigida ao magistrado, no sentido de permitir-lhe, no julgamento a ser proferido, verificar em que medida as partes desincumbiram-se adequadamente de seu ônus quando ainda não tenha se convencido acerca das alegações de fato relevantes para a prática daquele ato, em caráter verdadeiramente subsidiário, portanto, para vedar o non liquet. O ônus da prova deve ser tratado como regra de julgamento. (Cassio Scarpinella Bueno)

34 DISTRIBUIÇÃO DO ÔNUS DA PROVA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - A questão está disciplinada no artigo 373 do NCPC - Desta forma, ao Autor compete fazer prova do fato constitutivo do seu direito - De outro labo, compete ao Réu fazer prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor

35 É POSSÍVEL, ÀS PARTES, DISPOR SOBRE O ÔNUS DA PROVA DE FORMA DIVERSA DA PREVISTA EM LEI? - Sim. - O artigo 373, parágrafo 3º., do Código de Processo Civil permite a distribuição diversa do ônus da prova por convenção das partes

36 REQUISITOS - Capacidade das partes, apta a externar validamente suas vontades - Ausência de quaisquer das nulidades previstas no artigo 166 do Código Civil - Objeto do litígio que versar sobre direitos que comportem autocomposição

37 - Não abusividade de cláusula que trate da inversão do ônus da prova, prevista em contrato de adesão - Ausência de vulnerabilidade de uma das partes subscritoras do negócio jurídico

38 VEDAÇÕES AOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS VERSANDO SOBRE O ÔNUS DA PROVA - Inversão que recaia sobre direito indisponível da parte (supremacia do interesse público sobre a manifestação volitiva dos interessados) - Inversão que torna excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito (prova diabólica)

39 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES - O ônus da prova, enquanto encargo dirigido às partes, pode ser alvo de alteração, desde que preenchidos os pressupostos legais - O sistema deve permitir às partes que, no pleno exercício de suas faculdades processuais, desincumba-se dos ônus que recaem sobre elas

40 - A celebração de negócios processuais, desde que preenchidos os pressupostos legais, pode envolver a distribuição diversa do ônus da prova - Essa negociação processual, para ser válida e eficaz, deverá pautar-se pelas limitações impostas pela legislação em vigor

41 - Permitir-se a inversão indiscriminada do ônus da prova, inclusive por meio de negociação processual, poderá gerar prejuízos às partes - Em homenagem ao devido processo legal e ao modelo constitucional do processo, o princípio da autonomia da vontade, enquanto elemento preponderante na seara dos negócios jurídicos processuais, só pode sobrepor-se às normas previstas em lei quando não encontrar resistência nas disposições previstas no Novo Código de Processo Civil.

42 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E OS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS - Juizados são norteados por um microssistema normativo, sendo que as disposições do NCPC são aplicáveis de forma subsidiária - Há muita controvérsia quanto à aplicação das disposições do NCPC aos JEC S, inclusive no que pertine à contagem dos prazos em dias úteis - A possibilidade de celebração de negócios jurídicos processuais nos JEC S é polêmica, mas creio que desde que haja a presença dos pressupostos legais, não deve haver vedações para a utilização desse instituto nos JEC S

43 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E O PROCESSO COLETIVO - As ações coletivas também contam com regramento imediato próprio, observadas as especificidades dos direitos alvo dessas demandas - Considerando a INDISPONIBILIDADE do direito discutido nessas demandas, não é possível dispor sobre o ônus da prova de forma distinta daquela prevista em lei

44 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E O SUBSTITUTO PROCESSUAL - NCPC, artigo 18 - O substituto processual, ao pleitear direito alheio em nome próprio, atua como parte - Nessa condição, é perfeitamente possível firmar negócios jurídicos processuais, inclusive sobre ônus da prova

45 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E ARBITRAGEM - É perfeitamente possível às partes, no processo arbitragem, celebrar negócio jurídico processual sobre ônus da prova - Basta, como já restou dito alhures, que estejam presentes os pressupostos legais e ausentes as vedações exigidas pelo direito posto

46 MUITO OBRIGADO! Luciano Tadeu Telles Telefones (11) /

Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil

Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil Fernando da Fonseca Gajardoni Professor Doutor Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto (FDRP-USP). Juiz de Direito/TJSP Modelos de flexibilização

Leia mais

ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS

ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DOS ATOS EM GERAL... 4 O que são Atos Processuais...4 Quais são as Espécies de Atos Processuais...4 Principais Características dos Atos Processuais...4

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 PROCESSO CIVIL Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 1) Negócio jurídico processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição,

Leia mais

Dos Negócios Processuais. Professor Claudio Ribas

Dos Negócios Processuais. Professor Claudio Ribas Dos Negócios Processuais Professor Claudio Ribas DOS NEGÓCIOS PROCESSUAIS Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam auto composição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 11 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 11 REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE 2. O quadro abaixo

Leia mais

NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15:

NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15: NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15: Rodrigo Mazzei Pós-doutor (UFES), Doutor (FADISP) e mestre (PUC-SP) Professor da UFES (graduação e mestrado) Advogado e Ex-juiz do Tribunal Regional

Leia mais

RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO

RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO O NOVO CPC E O DIREITO PRIVADO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Advogado e Professor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais Atos processuais são aqueles praticados no bojo do processo ou

Leia mais

Noções de Direito Processual Civil

Noções de Direito Processual Civil Noções de Direito Processual Civil CONTATOS PROF. RICARDO TORQUES PÁGINA FACEBOOK: www.facebook.com/dpcparaconcursos/ EMAIL: rst.estrategia@gmail.com EMENTA Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Atos

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 11 APRESENTAÇÃO... 13 1. INTRODUÇÃO... 25 1.1. Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 27 1.2. Breve histórico... 33 1.3. Bibliografia recomendada...

Leia mais

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil. [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil.   [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Descomplicando o Novo Código de Processo Civil www.carreiradoadvogado.com.br www.carreiradoadvogado.com.br [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Página 1 Página 2 Sobre a Autora Flávia Teixeira Ortega

Leia mais

CURSO O NOVO CPC ESA/MT

CURSO O NOVO CPC ESA/MT CURSO O NOVO CPC ESA/MT LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ, DESPESAS PROCESSUAIS, HONORÁRIOS, GRATUIDADE DA JUSTIÇA, ATOS PROCESSUAIS E NEGÓCIOS PROCESSUAIS Aula 02 Prof. Welder Queiroz do Santos LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ

Leia mais

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI Curso de Arbitragem 1 Curso de Arbitragem 10 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 25 1.2 Breve histórico... 30 1.3 Bibliografia

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

CPC-2015: Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

CPC-2015: Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé. Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé. Art. 6 o Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes Advogado; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23 SUMÁRIO 1 DIREITO, LIDE E PROCESSO... 1 1.1. Direito, convivência social e conflito... 1 1.2. Conflito de interesses e o conceito de lide... 3 1.3. Direito, conflito, lide e processo... 5 2 FORMAS DE SOLUÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza PROCESSO CIVIL CLÁSSICO NULLA EXECUTIO SINE TITULO Apenas o Processo de Conhecimento tem mérito

Leia mais

Sumário. Prefácio Introdução Considerações Relativas à Implantação dos Juizados. Especiais da Fazenda Pública Estadual e Municipal

Sumário. Prefácio Introdução Considerações Relativas à Implantação dos Juizados. Especiais da Fazenda Pública Estadual e Municipal Sumário Prefácio... 17 Introdução... 19 Parte I Considerações Relativas à Implantação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública Estadual e Municipal... 23 Pressupostos da instituição dos Juizados Especiais

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES SUMÁRIO Abreviaturas e siglas usadas...xxiii PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES 1. Processo, Família e Estado... 1 1.1. Advocacia e causas familiares... 1 1.2. Processo civil: objeto e aplicação

Leia mais

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem PAINEL 5 Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem Marcelo Dias Gonçalves Vilela O sucesso do SACI-Adm e do CASD-ND são inspiradores

Leia mais

NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL

NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP Negócio jurídico processual: escolhendo as melhores regras do jogo / Dennys Eduardo Gonsales

Leia mais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais SUMÁRIO PARTE CÍVEL Introdução ao Juizado Especial Cível... 41 LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995 CAPÍTULO I Disposições Gerais Comentários... 49 Art. 1º... 50 Referências... 50 Comentários... 50

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

A CONSENSUALIDADE ADMINISTRATIVA NO DIREITO BRASILEIRO... 29

A CONSENSUALIDADE ADMINISTRATIVA NO DIREITO BRASILEIRO... 29 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 A CONSENSUALIDADE ADMINISTRATIVA NO DIREITO BRASILEIRO... 29 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 29 1.2 DA ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA IMPERATIVA À ATUAÇÃO CONSENSUAL: A CONSTITUIÇÃO

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo NOVO CPC Lei 13.105/2015 - Direito Probatório Prof. Juliano Colombo Parte Geral - Prevalência da Vontade das Partes - Negociação Processual - Poder Instrutório Submetido à Vontade das Partes Art. 190.

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Forma dos Atos Processuais Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA FORMA DOS ATOS PROCESSUAIS Seção I DOS ATOS EM GERAL Art. 188.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. PETIÇÃO INICIAL. e AUDIÊNCIA TRABALHISTA ATÉ DEFESA DO RÉU Prof. Antero Arantes Martins (13/03) PETIÇÃO INICIAL. Introdução. Já vimos que o Juiz não

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Art. 7º Existindo cláusula compromissória e havendo resistência quanto à instituição da arbitragem, poderá a

Leia mais

CONSTRAN UTC SÃO MANOEL S/A

CONSTRAN UTC SÃO MANOEL S/A Tribunal de Justiça 12ª Câmara Cível. Agravo de Instrumento n.º 0027554-12.2017.8.19.0000 Agravante: PAN SEGUROS S/A Agravados: CONSÓRCIO CONSTRAN UTC SÃO MANOEL S/A Interessado: EMPRESA DE ENERGIA SÃO

Leia mais

ENUNCIADOS GEMEP - CBAr SOBRE MEDIAÇÃO

ENUNCIADOS GEMEP - CBAr SOBRE MEDIAÇÃO ENUNCIADOS GEMEP - CBAr SOBRE MEDIAÇÃO O presente trabalho objetiva a criação de norteadores de interpretação sobre pontos relevantes da normatização da mediação no Brasil. Foram criados subgrupos para

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL

SUMÁRIO. Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL SUMÁRIO Capítulo 1 PROPEDÊUTICA PROCESSUAL Análise de conceitos processuais básicos: necessidade, bem, utilidade, interesse, conflito de interesses, pretensão, resistência e lide... 1 Formas de resolução

Leia mais

XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET

XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET Adequação Jurisdicional do Processo e a Execução Fiscal (processos judiciais tributários) Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e Doutor PUC/SP, Professor IBET,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

Aula 01. Tais normas, portanto, apresentam a proposta do novo CPC, que pode ser sintetizada em duas ideias, quais sejam:

Aula 01. Tais normas, portanto, apresentam a proposta do novo CPC, que pode ser sintetizada em duas ideias, quais sejam: Turma e Ano: MASTER A 2016 Matéria / Aula: Novo Código de Processo Civil Comparado e Comentado / Aula 01 Professor: Rodolfo Hartmann Monitor: Victor Giusti Aula 01 O presente curso se propõe a comparar

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 5 (19.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Citação (cont.) Audiência de conciliação e a arbitragem Conciliadores

Leia mais

A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez

A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez HÁ DIREITO FUNDAMENTAL À PROVA? Para Fredie Didier Júnior, sim, compreendendo: a) Direito à adequada oportunidade de requerer

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - Cultura da pacificação, do diálogo e do consenso

Leia mais

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase Autotutela, Autocomposição, Mediação e arbitragem Período 2012-2016 1) FEMPERJ Técnico de Notificações - TCE RJ (2012) A solução

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº 04. O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna

COMUNICADO OFICIAL Nº 04. O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna COMUNICADO OFICIAL Nº 04 O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna de conhecimento público, de acordo com o estabelecido nos itens 9.1 e 9.2 do Edital do Concurso Público

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 18 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 18 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, contestação 10)

Leia mais

ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS. Luís Vale

ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS. Luís Vale ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS Luís Vale Enunciados Aprovados da II Jornada de Direito Processual Civil do Conselho

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO

JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO Ultrapassadas as providências preliminares, ainda que nenhuma delas tenha se feito necessária (o que é previsto no art. 328 do CPC), passa-se ao momento do julgamento

Leia mais

ENTREVISTA. Questões sobre o Código de Processo Civil

ENTREVISTA. Questões sobre o Código de Processo Civil 37 ENTREVISTA Questões sobre o Código de Processo Civil Em 16 de março de 2015, foi publicada a Lei 13.105 que instituiu o novo Código de Processo Civil, substituindo o código anterior datado de 1973.

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO Sessão da Tarde Curso promovido pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Provar é atestar a veracidade dos fatos. Ônus significa dever, encargo. Ônus é a

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS... I. ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM... 1 1. Conceito de arbitragem jurisdição... 1 2. Arbitragem, mediação e conciliação... 9 3. Normas de direito material aplicáveis à solução do

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br)

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) JUIZADOS ESPECIAIS 19.11.15. PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) 1. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS A) Oralidade. - prevalência da palavra falada sobre a

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Aula 2. MICROSSISTEMA (continuação)

Aula 2. MICROSSISTEMA (continuação) Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Microssistema (cont.). Interesses Difusos (Critérios Subjetivos e Objetivo) - 2 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 2 MICROSSISTEMA

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 4 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 164. O intérprete ou tradutor, oficial ou não, é obrigado a desempenhar seu ofício,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 27/03/2018). Condições da ação. Atualmente com o novo CPC são consideradas condições da ação legitimidade de parte

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

Contextualização Necessária

Contextualização Necessária Contextualização Necessária 1. CPC/1973, Execução e Reformas 1994, Antecipação de tutela: art. 273 em 1994 2001, Obrigações de fazer, não-fazer e entrega de coisa: art. 461 e 461-A 2005, Obrigações de

Leia mais

OBRIGATORIEDADE DA AUDIÊNCIA PREVISTA NO ARTIGO 695 DO CPC/15 1

OBRIGATORIEDADE DA AUDIÊNCIA PREVISTA NO ARTIGO 695 DO CPC/15 1 OBRIGATORIEDADE DA AUDIÊNCIA PREVISTA NO ARTIGO 695 DO CPC/15 1 O festejado modelo de resolução multiportas de conflitos vem enunciado logo nos artigos iniciais do novel diploma processual, ao tratar das

Leia mais

O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ASPECTOS RECURSAIS O Novo CPC traz mudanças que visam simplificar o sistema recursal tornando o processo civil mais célere, econômico e efetivo.

Leia mais

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29 SUMÁRIO ABREVIATURAS... 23 INTRODUÇÃO... 27 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29 1.1. Procedimento: prévia estipulação de forma e a possibilidade de sua adequação... 29 1.1.1.

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS 1) Pretensão: A pretensão é o desejo de uma pessoa de submeter ao seu o interesse de terceiro, de obter certo benefício, como o recebimento de alguma importância ou a imposição

Leia mais

Resposta do Réu e o novo CPC

Resposta do Réu e o novo CPC Resposta do Réu e o novo CPC Resposta do Réu e o novo CPC. O momento para apresentação da resposta pelo réu é bastante relevante, já que nele se estabelece o contraditório de maneira efetiva. Apresentando

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos...

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... Sumário CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 21 1.1 Considerações... 21 1.2 As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... 23 CAPÍTULO 2 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto Prescrição e decadência (130 questões) Inversão do Ônus da Prova (79 questões) Ações Coletivas (183 questões) Cláusulas Abusivas (117 questões)

Leia mais

Aula 92. Contestação (Parte V): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: VIII - conexão.

Aula 92. Contestação (Parte V): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: VIII - conexão. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Contestação. Defesas processuais Artigo 337, VII a X / 92 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 92 Contestação (Parte

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL 1.1. Conflito de interesses 1.2. Métodos de resolução de conflitos 1.3. Direito de ação, tutela jurisdicional e arbitragem Capítulo 2 ASPECTOS

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva. A união homoafetiva é constituição familiar

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 2 I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças Denis Domingues Hermida 1 INTRODUÇÃO CF. Art. 5º, XXXV, da Constituição

Leia mais

Comissão de Direito Civil e Processo Civil

Comissão de Direito Civil e Processo Civil ASSUNTO APLICABILIDADE DA REGRA DE CONTAGEM DE PRAZOS PROCESSUAIS EM DIAS ÚTEIS NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS. Relator Data Luciana Póvoas Lemos 15.07.2016 Ref. Legislativa Principal Ref. Legislativa

Leia mais

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Em razão do volume exorbitante de demandas, o Judiciário brasileiro torna-se, naturalmente, incapaz de pacificar

Leia mais