Ginástica Artística no contexto. da ginástica geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ginástica Artística no contexto. da ginástica geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016"

Transcrição

1 Ginástica Artística no contexto da ginástica geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

2 Evolução Histórica da GA Uma das atividades que provavelmente influenciou a Ginástica Artística atual foi o salto sobre touro, praticado na Ilha de Creta, por volta do século II a.c. As atividades acrobáticas, por serem praticadas por pessoas das classes mais baixas, como, por exemplo, os escravos, para divertirem os seus amos, sofriam grande discriminação das populações.

3 Evolução Histórica da GA Idade Média: o corpo passou a ser ignorado, e até mesmo objeto de sevícias para a purificação da alma, os acrobatas eram acusados de cúmplices de Satã. Apesar disso, alguns estudiosos da época, tentaram valorizar a atividade física. Certamente esses pensadores influenciaram as ações, nessa área, durante a Idade Moderna, quando várias propostas de reformulação das escolas do ensino regular promoveram a EF como elemento obrigatório.

4 Evolução Histórica da GA Alguns estudiosos tentavam valorizar a AF. Dentre esses pensadores, destacou-se Guts Muths, que propunha atividades realizadas ao ar livre, incluindo corridas, saltos, lançamentos, lutas, natação e exercícios de trepar e equilibrar. Para o desenvolvimento das suas atividades, ele utilizava elementos da natureza, além de cordas penduradas, varas verticais, escadas inclinadas, dentre outros equipamentos.

5 Ludwing Jahn Na Alemanha, Ludwig Jahn, influenciado por Guts Muths, elaborou um conjunto de AF que também utilizava os elementos da natureza. Essas atividades eram realizadas nas florestas e eram tipicamente atividades militares, que incluíam corridas, saltos, tarefas de balançar, equilibrar, nadar, esgrima, equitação, arqueísmo e jogos de luta. Jahn e seus seguidores gradativamente passaram a utilizar diversos aparelhos para complementar essas atividades, com destaque para o cavalo de pau, utilizado para volteios, que adestravam para a cavalgada

6 Turnknust Em 1811, Jahn e seus seguidores fundaram o primeiro campo de Turnkunst. Nesse espaço para a prática do Turn, foram construídos vários equipamentos para substituir os elementos naturais, fato que levou ao surgimento de diversos aparelhos utilizados, Alguns deles, atualmente, na GA tais como a barra e as paralelas.

7 Evolução Histórica da GA Juntamente com as atividades físicas, Jahn e seus seguidores promoviam palestras e debates sobre a política da Alemanha, na perspectiva de preparar a juventude para lutar pela igualdade social, defender a nação e colaborar na unificação do império germânico. Devido à forte influência que a atividade de Jahn exercia sobre os jovens, e pelo fato de essas atividades incluírem questões políticas que se antagonizavam ao sistema vigente, em 1820, a prática do Turn foi proibida, até o ano de 1842.

8 Bloqueio ginástico Foi determinante para a difusão da atividade de Jahn pelo mundo, devido a alguns fatores fundamentais: Muitos dos seus seguidores fugiram da Alemanha indo para diversos países, levando aqueles ideais. Os ginastas que permaneceram na Alemanha criaram ginásios indoor, transferindo as atividades para porões escondidos do controle da polícia, fato que levou ao redimensionamento dos aparelhos para a prática num ambiente menor que ao ar livre.

9 Evolução Histórica da GA O pouco espaço disponível, o que levou, à criação de manuais que uniformizaram a prática dos exercícios, pois o espaço limitado não permitia que muitos ginastas praticassem simultaneamente. Com o fim do Bloqueio Ginástico, Jahn foi reabilitado e considerado herói nacional, sendo o Turn implantado como atividade obrigatória nas escolas.

10 Federações de Ginástica A primeira federação do mundo foi fundada na Suíça, em Varias outras surgiram na sequencia e culminou com a Federação Europeia de Ginástica (1881), que em 1921, com a filiação de federações nacionais de fora do continente europeu, passou a ser denominada Federação Internacional de Ginástica (FIG).

11 Brasil A GA surgiu no Brasil com a chegada dos primeiros alemães ao estado do Espírito Santo, em Entretanto, somente em 1824, quando um grupo de imigrantes alemães se fixou no Rio Grande do Sul, é que o Turn foi definitivamente implantado. Em 1950, as federações estaduais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro se filiaram à Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, assim, oficializaram a Ginástica no Brasil.

12 FIG A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é o órgão máximo da Ginástica mundial, sendo responsável pelas seguintes modalidades: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica Para Todos. As Uniões Continentais de Ginástica (Europa, Ásia, África, Américas) regem a Ginástica em nível continental e estão diretamente vinculadas à FIG.

13 CBG A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é vinculada à FIG e à União Pan-Americana de Ginástica, sendo a entidade responsável pela Ginástica no Brasil, que tem a ela vinculadas as federações estaduais de ginástica que, por sua vez, têm a elas vinculadas as entidades interessadas em participar dos eventos oficiais das ginásticas.

14 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo e Ginástica Esportiva. A denominação Ginástica Olímpica ainda é utilizada no Brasil. Até há alguns anos, era a única modalidade ginástica participante dos Jogos Olímpicos, o que levou a esta denominação. Atualmente a utilização desta nomenclatura é inadequada, visto que participam dos Jogos Olímpicos a Ginástica Rítmica e a Ginástica de Trampolim.

15 Aparelhos femininos O solo, enquanto aparelho propriamente dito, é um estrado de dimensão 12m x 12m, feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos

16 Aparelhos femininos O salto sobre a mesa é a prova mais rápida. Ele dura aproximadamente 50 segundos. Cada atleta tem direito a 2 saltos. A prova é composta por uma pista de 25m, que termina em um trampolim de impulso e finalmente na mesa de dimensões 120x95cm. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.

17 Aparelhos femininos As paralelas assimétricas são atualmente fabricadas com fibras sintéticas - de vidro e recobertas com madeira e, por vezes, material aderente. As medidas da barra alta podem variar entre 2,20-2,55m e a barra baixa entre 1,40-1,75m -, seu peso se mantém sempre o mesmo, 98 kg assim como sua largura, de 2,40 m.

18 Aparelhos femininos Popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas. A trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros.

19 Aparelhos masculinos SOLO SALTO SOBRE A MESA A Barra fixa é composta pelos mesmos materiais das barras assimétricas femininas e possui semelhante maleabilidade que contribui para um amortecimento dos movimentos acrobáticos que o atleta executa durante sua apresentação. Ela está localizada a 2,80 m do solo, tem 2,40 m de comprimento e possui 28mm de diâmetro. Está presa ao chão através de presilhas e cabos de aço, que impedem qualquer movimento vertical, não comprometendo nem a segurança e nem as apresentações dos atletas.

20 Aparelhos masculinos Argolas: aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distância entre elas é de 50 cm e o seu diâmetro interno é de 18 cm. A prova consiste em uma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta.

21 Aparelhos masculinos Cavalo com alças: o material usado é uma cobertura maleável, semelhante a usada na mesa de saltos e na trave de equilíbrio. Suas alças são feitas de plástico resistente e metal. Todos os cantos são arredondados. As alças ainda são cilíndricas e formam um arco com cantos arredondados e topo horizontal. Ele está a 1,15 m do chão. Seu comprimento é de 1,60 m e a largura é de 35 cm. As alças possuem 12 cm de altura e estão ajustavelmente distanciadas entre cm

22 Aparelhos masculinos Barras Paralelas: o aparelho possui as medidas de 1,95x3,5m, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 cm. A prova consiste em exercícios de equilíbrio entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.

Disciplina: Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Disciplina: Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos.

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos.

Leia mais

Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística

Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2018 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.1 Conteúdo

Leia mais

Ginástica Olímpica Catálogo

Ginástica Olímpica Catálogo Catálogo Fundada em 1960 pelo pioneiro Edevard Romário Biondo, caminhando na direção do aprimoramento e qualidade dos equipamentos, a Sportin foi buscar na Alemanha, a melhor tecnologia para sua linha

Leia mais

Ginástica Rítmica. Profa. Dra. Bruna Oneda

Ginástica Rítmica. Profa. Dra. Bruna Oneda Ginástica Rítmica Profa. Dra. Bruna Oneda Ginástica Ritmica (GR) Ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados

Leia mais

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 XXII - DA MODALIDADE DE GINÁSTICA ARTÍSTICA Artigo 121 - Serão realizadas provas nos seguintes aparelhos: a) Provas Femininas: Salto sobre Mesa - Categoria até 14 anos -

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA REGULAMENTO TÉCNICO 2018 GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES PARTICIPANTES: A participação no TORNEIO NACIONAL de GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (TNGAM) é aberta a qualquer entidade

Leia mais

97,61 - Unid. GINA x1000x100mm 23 Kg/m3. 132,11 - Unid. GINA1021. Tapete para Ginástica cobertura em Lona Verde.

97,61 - Unid. GINA x1000x100mm 23 Kg/m3. 132,11 - Unid. GINA1021. Tapete para Ginástica cobertura em Lona Verde. Colchão de quedas com revestimento em PVC, base antiderrapante. Colchão de quedas com revestimento em Lona. GINA1019 3000x2000x200mm 314,73 GINA1023 2000x1000x100mm 97,61 GINA1020 3000x2000x300mm 365,71

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo II 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

NOTA OFICIAL Nº 03/2016

NOTA OFICIAL Nº 03/2016 NOTA OFICIAL Nº 03/06 Prezados filiados, Campo Grande MS, 03 de Abril de 06. A Federação Escolar de Esportes de Mato Grosso do Sul vêm informar das seletivas para a Gymnasiade, que será realizada no período

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TORNEIO ESTADUAL GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO TORNEIO ESTADUAL GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL 2017 1. GENERALIDADES O Torneio Nacional é uma competição que tem como objetivo massificar a participação visando o nível de desenvolvimento

Leia mais

Sugestão para Regulamento Técnico 2017 GAM. Categoria Mirim 6 a 8 anos

Sugestão para Regulamento Técnico 2017 GAM. Categoria Mirim 6 a 8 anos Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS Aparelhos Informações gerais Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

Processo de criação em composições coreográficas

Processo de criação em composições coreográficas Processo de criação em composições coreográficas A criatividade nas variedades das escolhas dos elementos corporais e sua integração com os aparelhos, a expressão facial e corporal, de acordo com o acompanhamento

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A Faixa etária - 9 e 10 anos, completos no ano da competição. Provas a) Salto (altura da mesa 1,20 metro); b) Paralelas Assimétricas; c) Trave;

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES PARTICIPANTES: É aberta a participação no TNGAF a qualquer entidade filiada à federação ou de alguma forma ligada a esta.

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Artística Feminina

Regulamento Específico. Ginástica Artística Feminina Regulamento Específico Ginástica Artística Feminina 2015 Art. 1º - A competição de ginástica artística feminina dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 será regida de acordo com as regras oficiais

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FEST GYM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO FEST GYM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Artística Masculina

Regulamento Específico. Ginástica Artística Masculina Regulamento Específico Ginástica Artística Masculina 20 Art. º - A competição de ginástica artística masculina dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/20 será regida de acordo com as regras oficiais da

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015. Regulamento Específico Ginástica Artística Masculina

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015. Regulamento Específico Ginástica Artística Masculina Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/20 Regulamento Específico Ginástica Artística Masculina Art. º - A competição de ginástica artística masculina dos Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/20 será

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012

PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 Diretores Técnicos José Luiz Luz e Lisiane Bergue PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 Este regulamento técnico definirá as séries que serão utilizadas

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES. Regulamento Geral - ART.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES. Regulamento Geral - ART. 1. GENERALIDADES TORNEIO NACIONAL 2018 O Torneio Nacional é uma competição que tem como objetivo difundir a prática da Ginástica Artística a nível nacional, oferecendo a oportunidade de participação, independente

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL

REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL Ginastas nascidos em 2008, 2007 e 2006. Bases Técnicas PROGRAMA OBRIGATÓRIO Séries 01, 02 e 03 Aparelhos

Leia mais

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA Prof. Drd. Daniel Bocchini HISTÓRIA DA GINÁSTICA Compreender a ginástica nos dias atuais é uma tarefa muito

Leia mais

Ginástica e a Educação Física no Brasil

Ginástica e a Educação Física no Brasil Ginástica e a Educação Física no Brasil Modelos ginásticos influenciaram as práticas corporais brasileiras ; Rui Barbosa considerou o método sueco o mais apropriado - modelo educacional; Método francês

Leia mais

CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO. PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores.

CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO. PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores. CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores. FAIXA ETÁRIA - 07 e 08 anos, completos no ano da competição

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS Confederação Brasileira de Ginástica Presidente: Maria Luciene Cacho Resende Av. Dr Edézio Vieira de Melo, 419, Suíça. Aracaju, SE Tel.: (79)

Leia mais

catálogo KIT ATLETISMO

catálogo KIT ATLETISMO catálogo KIT ATLETISMO representante Pista e Campo: A PISTA e CAMPO Fundada em 2007, a Pista e Campo estabeleceu um novo padrão de qualidade e variedade no fornecimento de materiais esportivos no Brasil,

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Ginástica Olímpica CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: FAEFI PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS.

Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM E MINI-MIRIM A ginasta deverá optar por apenas um nível em todos os aparelhos NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR SALTO VD = 1,00 pontos DOIS SALTOS IGUAIS - VALE O Salto de extensão

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012 Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Art. 1º - A competição de ginástica rítmica obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica

Leia mais

Federação Paulista de Ginástica

Federação Paulista de Ginástica Regulamento Específico 2010-2012 Ginástica Artística Feminina PRÉ - INFANTIL C IDADE em 2011: 07 a 10 anos (nascidas em 2001,2002,2003, 2004). COMPOSIÇÃO DA EQUIPE: Uma equipe poderá ser composta de no

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo I 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2019 será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional

Leia mais

COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR

COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR SALTO VD = pontos DOIS SALTOS IGUAIS - VALE O Salto de extensão com MELHOR SALTO trampolim. Aterrissagem

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CLASSE ABERTA GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2017 II DIVISÃO e I DIVISÃO

REGULAMENTO TÉCNICO CLASSE ABERTA GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2017 II DIVISÃO e I DIVISÃO Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX. Prof. Bruno Pedroso

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX. Prof. Bruno Pedroso A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX Prof. Bruno Pedroso Esses fatores conduziram para uma atenção maior à atividade física. Nesse sentido, quatro correntes caracterizaram a história da Educação Física durante

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

Um breve histórico da GA

Um breve histórico da GA Ginástica Artística Um breve histórico da GA Séc. XIX Alemanha O nome que mais se destaca na história da formação da ginástica moderna foi do alemão Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), grande nacionalista

Leia mais

GINÁSTICA PARA OS GREGOS

GINÁSTICA PARA OS GREGOS 2 3 GINÁSTICA GERAL A denominação Ginástica remonta de épocas anteriores ao século passado. Sua origem etimológica vem do grego: gymnastiké - "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA JERNS 2014

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA JERNS 2014 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. COORDENADORIA DE DESPORTOS DESPORTO ESCOLAR CODESP REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA JERNS 2014 Art.

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2018 Naipe masculino Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Masculino 2 REGULAMENTO

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2019 Naipe masculino Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Masculino 2 REGULAMENTO

Leia mais

Escola Secundária D.Pedro V. Ginástica de Solo. Ana Abel 06/04/13

Escola Secundária D.Pedro V. Ginástica de Solo. Ana Abel 06/04/13 Escola Secundária D.Pedro V Ginástica de Solo Ana Abel 06/04/13 Introdução Este trabalho sobre ginástica é um elemento de avaliação das disciplinas de Educação Física e Prática de Actividades Físicas e

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20 1 1 16/00526 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 COM DOIS FUROS 3 PRANCHA ADULTO PARA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA (CÓDIGO DE PONTUAÇÃO) 2002-2003 GINÁSTICA ARTÍSTICA Programa obrigatório: SOLO SALTOS APARELHO FACULTATIVO SOLO SALTOS

Leia mais

* Saltos para a água. * Águas abertas. * Natação sincronizada. * Masters. * Mergulho Aquático. 1) Natacao pura

* Saltos para a água. * Águas abertas. * Natação sincronizada. * Masters. * Mergulho Aquático. 1) Natacao pura A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas

Leia mais

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber O Sonho Olímpico Rio 2016 Por Juliana Bargas Huber Este livro tem como objetivo conclusão da disciplina Diretrizes do Ensino de Geografia e História, do 6º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA BASES TÉCNICAS GERAIS

REGULAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA BASES TÉCNICAS GERAIS BASES TÉCNICAS GERAIS A competição dos Jogos Escolares da Tv Sergipe será realizada por nível e categoria. As séries do nível A serão: 2, 3, 4, 5 e 6; As séries do nível B serão: 1, 2 e 3. A escolha da

Leia mais

ANEXO V CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PRÉ REQUISITOS DO GRUPO C APTIDÃO FUNCIONAL, FÍSICA E DESPORTIVA REGULAMENTO

ANEXO V CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PRÉ REQUISITOS DO GRUPO C APTIDÃO FUNCIONAL, FÍSICA E DESPORTIVA REGULAMENTO ANEXO V CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PRÉ REQUISITOS DO GRUPO C APTIDÃO FUNCIONAL, FÍSICA E DESPORTIVA REGULAMENTO I. OBJETIVOS E NATUREZA DOS PRÉ REQUISITOS I.1. Os pré requisitos exigidos para acesso

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO INDIVIDUAL 2015 1 GENERALIDADES 1.1 A participação no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica é destinada aos clubes filiados a FGSC. 1.2 As

Leia mais

Federação Paulista de Ginástica

Federação Paulista de Ginástica IDADE: 07 em diante COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES: Torneio Paulo Picciafuoco 2010-2012 Ginástica Artística Feminina Uma equipe poderá ser composta de um número ilimitado de ginastas. Para a classificação por

Leia mais

88 80% 90 80% 22.5mm 35mm 48mm 59mm 69mm mm. 450 mm. ANILHA BUMPER: 5, 10, 15, 20 e 25Kg. ANILHA FRACIONADA: 0.5, 1, 1.5 e 2Kg 50.

88 80% 90 80% 22.5mm 35mm 48mm 59mm 69mm mm. 450 mm. ANILHA BUMPER: 5, 10, 15, 20 e 25Kg. ANILHA FRACIONADA: 0.5, 1, 1.5 e 2Kg 50. ANILHA BUMPER: 5, 10, 15, 20 e 25Kg 22.5mm 35mm 48mm 59mm 69mm 50.5 mm 450 mm 88 80% LÁTEX ANEL EM INOX 50.5 DUROMETER POINTS 50K DROPS BORRACHA VIRGEM ANILHA FRACIONADA: 0.5, 1, 1.5 e 2Kg 90 80% LÁTEX

Leia mais

FEDERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE GINÁSTICA

FEDERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE GINÁSTICA CATEGORIAS: - Mirim: 7 e 8 anos, completos no ano da competição. - Pré-infantil: 9 e 10 anos, completos no ano da competição. - Infantil: 11 e 12 anos, completos no ano da competição. - Juvenil: 13 a 15,

Leia mais

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO 1. GENERALIDADES JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO - 2018 As inscrições serão enviadas para a Organização dos Jogos Escolares e encaminhadas à Federação Sergipana de Ginástica. Será de

Leia mais

CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO. Centro Nacional de Desenvolvimento

CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO. Centro Nacional de Desenvolvimento CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Centro Nacional de Desenvolvimento SÃO PAULO 30/09/017 1 1. Introdução Estamos iniciando por intermédio deste Chamamento, a concorrência para a cotação de preço de

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2018 MARIA LUCIENE RESENDE PRESIDENTE

RELATÓRIO ANUAL 2018 MARIA LUCIENE RESENDE PRESIDENTE ASSEMBLEIA GERAL 2018 RELATÓRIO ANUAL 2018 MARIA LUCIENE RESENDE PRESIDENTE ASSEMBLEIA GERAL 2018 SER GRATO COM QUEM PARTICIPA DAS SUAS CONQUISTAS É RECONHECER QUE AS VITÓRIAS SÃO ALIMENTADAS PELO TRABALHO

Leia mais

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV 1. Introdução A Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus

Leia mais

Os mil e um movimentos da ginástica rítmica

Os mil e um movimentos da ginástica rítmica Prática Pedagógica Os mil e um movimentos da ginástica rítmica Com adaptações simples e vivências, o grupo da EM Professora Emília Ramos criou até coreografias Beatriz Santomauro Um dos aparelhos que a

Leia mais

Regulamento do 5º Festival ACESC de Ginástica Artística

Regulamento do 5º Festival ACESC de Ginástica Artística Regulamento do 5º Festival ACESC de Ginástica Artística - 2019 Página 1 Capítulo I DA INSCRIÇÃO Art. 1º. O 5º Festival ACESC de Ginástica Artística 2019 será realizada no dia 11 de maio de 2019. Art. 2º.

Leia mais

HISTÓRICO DA GINÁSTICA. De 1800 até os dias atuais...

HISTÓRICO DA GINÁSTICA. De 1800 até os dias atuais... HISTÓRICO DA GINÁSTICA De 1800 até os dias atuais... A HISTÓRIA DA GINÁSTICA Origem da ginástica atual Divide em três períodos o desenvolvimento da Ginástica: de 1800 a 1900, as "Escolas"; de 1900 a 1939,

Leia mais

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em 23.02.2011 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo

Leia mais

Federação Paulista de Ginástica

Federação Paulista de Ginástica Torneio Paulo Picciafuoco 2010-2012 Ginástica Artística Feminina IDADE: 07 em diante, completos no ano da competição COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES: Uma equipe poderá ser composta de um número ilimitado de ginastas.

Leia mais

MUNICÍPIO DE PALOTINA Rua Aldir Pedron, 898 Centro, Palotina Estado do Paraná CNPJ: / CEP:

MUNICÍPIO DE PALOTINA Rua Aldir Pedron, 898 Centro, Palotina Estado do Paraná CNPJ: / CEP: MUNICÍPIO DE PALOTINA Rua Aldir Pedron, 898 Centro, Palotina Estado do Paraná CNPJ: 76.208.487/0001-64 CEP: 85950-000 RETIFICAÇÃO NO EDITAL REFERENTE AO PREGÃO 169/2014 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA

Leia mais

Movimento ginástico europeu. Escolas alemã, sueca e francesa

Movimento ginástico europeu. Escolas alemã, sueca e francesa Movimento ginástico europeu Escolas alemã, sueca e francesa Movimento ginástico europeu No século XIX, era comum apresentações de ruas de acrobatas e artistas, diferentes manifestações lúdicas de caráter

Leia mais

PARTE II EDUCAÇÃO FÍSICA

PARTE II EDUCAÇÃO FÍSICA 26. Assinale o correto. PARTE II EDUCAÇÃO FÍSICA A) O Voleibol foi criado em 1895 pelo americano William C. Morgan, na cidade de Holyoke em Massachussets, nos Estados Unidos. B) A primeira bola utilizada

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO ANO LETIVO: 2014/2015 1 ª / 2ª Fase CÓDIGO

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO - SESC. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017

SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO - SESC. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017 09/11/2017 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO SESC Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017 Às 16:58 horas do dia 09 de novembro de 2017, após constatada

Leia mais

CÓDIGO PONTUAÇÃO ADAPTADO

CÓDIGO PONTUAÇÃO ADAPTADO GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA CÓDIGO PONTUAÇÃO ADAPTADO 2017-2020 Autores: Comissão Técnica de GAM Bruno Narra José Augusto Dias José Ferreirinha Manuel Campos Paulo Simões Pedro Almeida André Nogueira

Leia mais

professoralexandrerocha

professoralexandrerocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Personal Trainer Ginástica Geral 1 Ementa A disciplina estuda os aspectos teóricos e práticos da Ginástica

Leia mais

Regulamento Específico GINÁSTICA ARTÍSTICA

Regulamento Específico GINÁSTICA ARTÍSTICA ÍNDICE Programa de competição... 3 Escalões etários... 3 Generalidades... 3 Desenrolar da competição... 3 Equipamento... 4 Pontuação... 4 Solo... 4 Barra fixa, Paralelas e Trave... 4 Saltos de Plinto...

Leia mais

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL 2018-2020 (Atualização fevereiro 2019) 1. INTRODUÇÃO O presente documento surge da necessidade

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

REGULAMENTO E PROGRAMA

REGULAMENTO E PROGRAMA TORNEIO NESTLÉ OLÍMPICO JOVEM 33ª Edição 2015 Regulamento e Programa FINAL NACIONAL - BRAGA 06.07 Junho 2015 TORNEIO NESTLÉ OLÍMPICO JOVEM 2015 REGULAMENTO E PROGRAMA O Torneio Nestlé Olímpico Jovem, na

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe feminino. Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe feminino. Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2019 Naipe feminino Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Feminina 2 REGULAMENTO

Leia mais

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 Referência: Manutenção de Modalidades Prezados Senhores Curitiba, 10 de abril de 2017. A Coordenação Geral dos XXXI Jogos do SESI, através de

Leia mais

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS 1. (Uece) Um estudo realizado pela Embrapa Agrobiologia demonstrou que a produção do etanol de cana-de-açúcar tem um balanço energético em torno de 9 : 1, o que significa que, para cada unidade de energia

Leia mais

NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em

NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em 10.02.2012 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo

Leia mais