COMO ESTUDAR HISTÓRIA?... PARA VOCÊ MAMÃE E PAPAI!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO ESTUDAR HISTÓRIA?... PARA VOCÊ MAMÃE E PAPAI!"

Transcrição

1 COMO ESTUDAR HISTÓRIA?... PARA VOCÊ MAMÃE E PAPAI!

2 POR QUE SERÁ QUE MEU FILHO LÊ DEMORADAMENTE OS LIVROS DE HISTÓRIA E, MESMO ASSIM, TIRA NOTAS RUINS? ESTA PERGUNTA É FEITA POR MUITOS PAIS E PODE SER RESPONDIDA COM OUTRA PERGUNTA: VOCÊ JÁ CHECOU SE, ALÉM DE LER O LIVRO, ELE ENTENDE E SABE APONTAR O QUE DE MAIS IMPORTANTE ESTÁ ALI? NA HORA DE ESTUDAR, É IMPORTANTE FAZER UMA PRIMEIRA LEITURA GERAL. MAS NÃO BASTA. UMA NOVA LEITURA, DIRECIONADA, FOCADA, É FUNDAMENTAL. NÃO É SIMPLESMENTE LER. É APONTAR E ENTENDER OS PRINCIPAIS PONTOS DO TEXTO. 01.? SEGUEM MAS COMO EU POSSO FAZER ISSO E COMO EU POSSO AJUDAR MEU FILHO? ESTA É UMA PERGUNTA DESAFIANTE E NÃO MUITO SIMPLES DE SE RESPONDER. ALGUMAS DICAS...

3 VAMOS PRIMEIRO SABER O QUE É HISTÓRIA, POR DEFINIÇÃO: É O ESTUDO DO PASSADO DA HUMANIDADE. ELA NOS ENSINA DE ONDE VIEMOS E MOSTRA TUDO PELO QUE PASSAMOS PARA CHEGAR ATÉ AQUI. NOS MOSTRA AS FALHAS E OS ACERTOS, AS VITÓRIAS E AS TRAGÉDIAS, AVANÇOS, RETROCESSOS, JUSTIÇAS E INJUSTIÇAS DOS QUE VIERAM ANTES DE NÓS. TUDO TEM SUA HISTÓRIA: EU, MEU CELULAR, MINHA ROUPA, MINHA FAMÍLIA, CIDADE, REGIÃO, ESTADO, ETC. MAS A HISTÓRIA QUE NOS INTERESSA MAIS É A QUE NOS MOSTRA DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS COMO SERES HUMANOS INSERIDOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE. 02.

4 APRO- FUNDEMOS A HISTÓRIA HOJE INCORPOROU NOVAS DEMANDAS E OBJETOS DE ESTUDO, AMPLIANDO, ASSIM, SUA ÁREA DE ATUAÇÃO. ELA PASSOU A DESIGNAR UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE SE PREOCUPA EM ABORDAR OS MÚLTIPLOS SENTIDOS QUE AS SOCIEDADES HUMANAS ESTABELECERAM ENTRE SI AO LONGO DO ESPAÇO E DO TEMPO. TRATA-SE DE PENSAR, A PARTIR DE ENTÃO, AS FORMAS E MODOS COMO ELAS, AS SOCIEDADES HUMANAS, ATRIBUÍRAM SIGNIFICADO AO TERRITÓRIO QUE HABITAVAM, À VIDA E À PRÓPRIA NOÇÃO DE TEMPO. 03.

5 04. NESSE SENTIDO, A HISTORIOGRAFIA, A ESCRITA DA HISTÓRIA, CUNHOU NOVOS CONCEITOS QUE SE TORNARAM RELEVANTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA, COMO A IDEIA DE CULTURA, MENTALIDADE, IDENTIDADE, PODER, CLASSE, GÊNERO ETC.

6 OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA VOLTADOS PARA O ENSINO BÁSICO E PARA O ENSINO MÉDIO PASSARAM A INCLUIR ESSES NOVOS PROBLEMAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA, RECONHECENDO QUE NÃO APENAS O ASPECTO ECONÔMICO ERA IMPORTANTE PARA SE ENTENDER O FUNCIONAMENTO DE UMA SOCIEDADE. COMO MENCIONADO ANTES, AQUELES ASPECTOS DA ORDEM DO POLÍTICO, DO CULTURAL, DO RELIGIOSO E DO SOCIAL ERAM IGUALMENTE IMPORTANTES. DESSE MODO, AO SE ESTUDAR HISTÓRIA HOJE, DEVEMOS ESTAR ATENTOS A 5 PARADIGMAS SOCIAIS: 05.

7 _SOCIEDADE _RELIGIÃO _CULTURA _POLÍTICA _ECONOMIA 06.

8 SE A CRIANÇA CONSEGUIR IDENTIFICAR CADA UM DESSES CINCO PARADIGMAS AO ABRIR O SEU LIVRO DE HISTÓRIA, MAIS FÁCIL SERÁ PARA ELA ENTENDER COMO OS PARADIGMAS SE ARTICULAM E PROPICIAM EMBASAMENTO E COESÃO SOCIOCULTURAL À CADA ÉPOCA E À CADA SOCIEDADE. ISTO É, A COMPREENSÃO DA FORMA COMO ESSES CINCO ELEMENTOS FUNCIONAM AJUDA SEU FILHO A APREENDER COMO ESTA ÉPOCA OU SOCIEDADE FUNCIONA COMO UM TODO. 07.

9 _SOCIEDADE _RELIGIÃO _CULTURA _POLÍTICA _ECONOMIA NÃO SE DEVE SUBESTIMAR A IMPORTÂNCIA DE QUALQUER UM DESTES ASPECTOS NO INTERIOR DE CADA ORDEM SOCIAL, NÃO PRIORIZANDO ESTRUTURAS ECONÔMICAS EM DETRIMENTO DE ESTRUTURAS POLÍTICAS OU FAVORECER AS DINÂMICAS CULTURAIS EM DESAPROVEITO DOS ASPECTOS ECONÔMICOS. A IDEIA É QUE SE TOME TODOS OS CINCO ASPECTOS EM CONSIDERAÇÃO, DE MODO NÃO HIERÁRQUICO, E SE ENTENDA COMO ELES SE COMPLEMENTAM E SE ESTRUTURAM RECIPROCAMENTE. ASSIM, NÃO SE DEVE PROCURAR UMA ESTRUTURA CENTRAL QUE, SUPOSTAMENTE, ORGANIZARIA E SUBORDINARIA TODO O RESTO DA SOCIEDADE, MAS FOCAR-SE NAS ARTICULAÇÕES QUE OS CINCO PARADIGMAS PRODUZEM ENTRE SI. 08.

10 CONFIRA COMO IDENTIFICAR OS CINCO PONTOS DE OURO DE UM TEXTO DE HISTÓRIA: 1- A POLÍTICA SE REFERE ÀS REGRAS, À DISTRIBUIÇÃO DE POD- ER, A QUEM, COMO E PORQUE MANDA E QUEM OBEDECE DENTRO DE UMA SOCIEDADE. FULANO DE TAL É REI, SICRANO É SÚDITO E UM PODE MANDAR NO OUTRO DA FORMA QUE QUISER? 2- A ECONOMIA NADA MAIS É DO QUE TUDO AQUILO QUE FAZEMOS PARA NOS SUSTENTAR E SOBREVIVER. DIZ RESPEITO AO TRABALHO, A QUEM, COMO E PARA QUEM TRABALHA, E O QUE FAZER COM OSFRUTOS DESSE TRABALHO, A PROPRIEDADE. FULANO É SERVO, TRABALHA UM PEDAÇO DE TERRA QUE É DE OUTRA PESSOA, NÃO RECEBE SALÁRIO E NÃO TEM PROPRIEDADE PRIVADA? 3- O SOCIAL É O QUEM É QUEM NA SOCIEDADE, COMO SE RELACIONAM OS INDIVÍDUOS E GRUPOS, QUAIS SÃO MAIS VALORIZADOS E QUAIS SÃO OS MAIS OPRIMIDOS, COMO FUNCIONAM AS FAMÍLIAS ETC. 4- A RELIGIÃO É O CONJUNTO DE CRENÇAS ESPIRITUAIS DE UMA SOCIEDADE, EM QUE DEUS OU DEUSES AS PESSOAS ACREDITAM, COMO OS LOUVAM E ASSIM POR DIANTE. QUAIS SÃO AS ESTRUTURAS DE PODER DA IGREJA OU RELIGIÃO DAQUELE PAÍS OU SOCIEDADE? NA CULTURA, OBSERVAMOS COMPORTAMENTOS, COSTUMES, ARTES, MÚSICA, GOSTOS, VALORES: O QUE AS PESSOAS FAZEM NO SEU TEMPO LIVRE? COMO SE DIVERTEM, O QUE VALORIZAM EM TERMOS ESTÉTICOS, O QUE CONSOMEM, O QUE ACHAM BOM OU MAL, CERTO OU ERRADO?

11 ENTÃO, É PRECISO ORIENTAR SEU FILHO A PROCURAR ESTES ASPECTOS NO TEXTO (VEJA QUADRO NESTA PÁGINA!). SE ELE AINDA FOR MUITO NOVINHO, VOCÊ CHAMA A ATENÇÃO DELE PARA ESSES CINCO PONTOS MAIS RELEVANTES. SE FOR MAIS VELHO, JÁ É POSSÍVEL DISCUTIR ESSAS QUESTÕES MAIS APROFUNDADAMENTE. ÀS VEZES, SEU FILHO FOCA NUM PONTO MAIS CURIOSO, MAS MENOS IMPORTANTE. NÃO GASTE MUITA ENERGIA DEBATENDO ESTE PONTO, SIGA EM FRENTE. 10. NA SEGUNDA LEITURA DO TEXTO, SEU FILHO DEVE GRIFAR O QUE IDENTIFICOU DE MAIS IMPORTANTE RELACIONADO AOS CINCO PONTOS SUPRACITADOS. ATENÇÃO: QUEM GRIFA TUDO É POR QUE NÃO FEZ UMA LEITURA ANTERIOR E NÃO TEM AINDA A NOÇÃO DO QUE DEVE SER DESTACADO. QUEM GRIFA DEMAIS NÃO PRIORIZA NADA E TERÁ MUITA DIFICULDADE DE IDENTIFICAR O QUE É RELEVANTE.

12 ALÉM DE GRIFAR, É INTERESSANTE QUE SEU FILHO FAÇA UM PEQUENO RESUMO, COM AS PALAVRAS DELE, SOBRE O QUE FOI LIDO E DISCUTIDO ATENÇÃO PARA QUE O RESUMO MENCIONE OS TRECHOS RELEVANTES. NÃO ESQUECE! 11. DEPOIS DE TER ESTUDADO O TEMA, GRIFADO O TEXTO, FEITO UMA SÍNTESE E DISCUTIDO COM SEU FILHO, UMA OUTRA FORMA DE FIXAR O CONTEÚDO É MUDAR DE PLATAFORMA DE ESTUDO. ASSIM, ASSISTIR UM FILME RELACIONADO À ÉPOCA OU UM VÍDEO NO YOUTUBE SOBRE O TEMA PODE SER UMA BOA FORMA DE VARIAR E AMPLIAR A DISCUSSÃO. O SITE DESCOMPLICA TEM BOM MATERIAL DE ESTUDO TAMBÉM, UM ESTÍMULO DIFERENTE PODE SER MUITO ÚTIL.

13 SEU FILHO (A) TAMBÉM PODE SER ESTIMULADO A CONTAR AQUELA HISTÓRIA QUE ACABOU DE ESTUDAR COM AS PALAVRINHAS DELE. ASSIM, O ADULTO PODE AJUDÁ-LA, SEM DAR PALESTRAS, MAS DANDO ISCAS PARA ELE APROFUNDAR O TEMA. POR EXEMPLO: (EXEMPLO PARA CRIANÇAS MENORES ENSINO FUNDAMENTAL I E II) - QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, ALGUNS ÍNDIOS FICARAM ALEGRES. - UÉ, MAS POR QUÊ? - POR QUE OS PORTUGUESES DAVAM COISAS PROS ÍNDIOS. - AH, ENTÃO TINHAM TROCAS? COMO ERAM? (NOTE QUE AS TROCAS REVELAM UM ASPECTO ECONÔMICO DA HISTÓRIA CONTADA E, POR ISSO, MERECERAM UM APROFUNDAMENTO.) (EXEMPLO PARA CRIANÇAS MAIORES E ADOLESCENTES ENSINO MÉDIO) - QUANDO OS PORTUGUESES VIERAM AO BRASIL, ELES TROUXERAM PADRES PARA REZAR MISSAS. - PADRES? MAS POR QUE ELES TROUXERAM PADRES? - ELES FUNDARAM IGREJAS NO BRASIL E QUERIAM QUE OS ÍNDIOS PARTICIPASSEM DAS MISSAS. - ENTENDI. ESSAS MISSAS ERAM DE QUAL RELIGIÃO? E POR QUE VOCÊ ACHA QUE OS PORTUGUESES QUERIAM QUE OS ÍNDIOS FOSSEM CATEQUIZADOS? (NOTE QUE AQUI VOCÊ TRATA DE UM ASPECTO RELIGIOSO PORTANTO, IMPORTANTE E INTRODUZ A PALAVRA CATEQUIZAR AO DEBATE, DANDO MAIS REPERTÓRIO DE PALAVRAS A ELE. VAMOS TRATAR DA QUESTÃO DO REPERTÓRIO ALGUNS PARÁGRAFOS ABAIXO.) 12.

14 AS PALAVRAS- CHAVE OUTRA ESTRATÉGIA É LOCALIZAR, NO TEXTO, AS PALAVRAS-CHAVE. GERALMENTE AS PALAVRAS-CHAVE APARECEM MAIS DE UMA VEZ, ELAS SE REPETEM E SÃO INDISPENSÁVEIS PARA SE COMPREENDER AS IDEIAS CENTRAIS. TODA VEZ QUE SEU FILHO ACHAR QUE ESTÁ SE DEPARANDO COM UMA PALAVRA-CHAVE, ENSINE-O A DESTACÁ-LA DO RESTO DO TEXTO. 13. SE A PALAVRA FOR COMPLICADA, VÁ AO DICIONÁRIO COM SEU FILHO E DISCUTAM O SIGNIFICADO DA PALAVRA DENTRO E FORA DO TEXTO (E DO CONTEXTO!). ASSIM, VOLTAMOS À QUESTÃO DE DAR REPERTÓRIO AO SEU FILHO E AMPLIAR O CONHECIMENTO PROPRIAMENTE DITO.

15 A POSTURA NO ESTUDO DA HISTÓRIA É ALGO SIMPLES, MAS SEMPRE BOM DE SER LEMBRADO: NÃO SE DEVE ESTUDAR HISTÓRIA DEITADO NA CAMA ANTES DE DORMIR. 14. FAZ MUITA DIFERENÇA PARA O SEU FILHO ESTAR CONCENTRADO, ACOMODADO NUMA ESCRIVANINHA COM TODAS AS FERRAMENTAS QUE FACILITAM E TORNAM POSSÍVEL UMA LEITURA CLARA E PRECISA DO TEXTO: MARCADORES DE TEXTO, CADERNO DE ANOTAÇÕES, UM BOM DICIONÁRIO ETC.

16 E OS EXERCÍCIOS UMA FORMA INTERESSANTE E ÚTIL DE ESTUDAR É FAZER OS EXERCÍCIOS DAS PROVAS DE ANOS ANTERIORES. A MAIORIA DAS ESCOLAS FORNECE ESTE MATERIAL. OUTRA ESTRATÉGIA, AINDA RELACIONADA AOS EXERCÍCIOS, É A ELABORAÇÃO POR PARTE DO SEU FILHO DE LISTAS DE EXERCÍCIOS. ELE MESMO CRIA LISTAS CONSIDERANDO AQUELES 5 PARADIGMAS. NOTE, QUEM É CAPAZ DE ELABORAR QUESTÕES É QUE DOMINA O CONTEÚDO SEJA UM BOM OUVINTE! 15. UM BOM ESTÍMULO PARA QUE SEU FILHO GOSTE DE HISTÓRIA É SER UM BOM OUVINTE COMO MÃE/PAI. QUANDO ELE CONTAR UMA HISTÓRIA, PUXE RE- FLEXÕES E TENTE CONECTAR COM ALGO QUE ELE ESTEJA ESTUDANDO. ESTIMULE LEITURAS EM CASA. LEIA NA FRENTE DELE. COMPARTILHE O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO. A LEITURA FAZ A CRIANÇA AMPLIAR O REPERTÓRIO DE PALAVRAS. REPERTÓRIO FAZ MUITO BEM À MEMÓRIA. E HISTÓRIA NADA MAIS É DO QUE MEMÓRIA QUALIFICADA.

17 SE A CRIANÇA GOSTA DE GIBIS, DÊ GIBIS DE PRESENTE. AO CONVERSAR, OFEREÇA PA- LAVRAS PARA ESTIMULAR O VOCABULÁRIO. POR EXEMP- LO, SE O FILHO MENCIONA A ESPADA DO SAMURAI, FALE DA KATANA ESPADA ESPECÍFICA DESTE GUERREIRO JAPONÊS. VÁ PESQUISAR SOBRE O TEMA COM ELA. 16.

18 17. SER BOM PAI É SABER CONTAR E, SOBRETUDO, SABER OUVIR UMA BOA HISTÓRIA. ISSO ESTÁ NA BASE DA EXISTÊNCIA HUMANA: É POR MEIO DA TROCA DE INFORMAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES QUE A HUMANIDADE EVOLUIU. A ESCRITORA CLÉO BUSSATO ENSINA QUE OS CONTOS SURGIRAM DA NECESSIDADE INTRÍNSECA DO HOMEM EM EXPLICAR A SUA ORIGEM. ASSIM, QUANDO SEU FILHO CONTA UMA HISTÓRIA, ELE ESTÁ REVISITANDO UM COSTUME MILENAR.

19 FILHOS EDUCAÇÃO E AULAS SCN QUADRA 02 BLOCO D TORRE A SALA 619 LIBERTY MALL ASA NORTE (DF) - BRASÍLIA DF (61) CONTATO@FILHOSWEB.COM.BR CHRISTIANE FERNANDES DINIZ PEDAGOGA, PSICOPEDAGOGA (UNB) E ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA (FGV). (61) DIRETORA@FILHOSWEB.COM.BR

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS?

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? ACOMPANHE ESSE DIÁLOGO TODOS OS PAIS JÁ PASSARAM PELA SEGUINTE SITUAÇÃO COM OS FILHOS: VOCÊ ACABOU DE BUSCAR SEU FILHO NA ESCOLA. AINDA

Leia mais

COMO AJUDAR SEU FILHO NO DIA A DIA COM OS ESTUDOS?... PARA VOCÊ, MAMÃE E PAPAI!

COMO AJUDAR SEU FILHO NO DIA A DIA COM OS ESTUDOS?... PARA VOCÊ, MAMÃE E PAPAI! COMO AJUDAR SEU FILHO NO DIA A DIA COM OS ESTUDOS?... PARA VOCÊ, MAMÃE E PAPAI! DEVERES DE CASA: COMO AJUDAR? FAÇO COM ELE? FAÇO POR ELE? UM DIA, RECEBI NA FILHOS UM PAI ANGUSTIADO. A RELAÇÃO DELE COM

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro de estudos RE/I 2º/2016 24/06/16 Tema Valor da atividade Regionalização

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR 1 - Introdução 2 - Consulta às provas antigas 3 - Criando um roteiro de estudos 4 - Resumir as matérias 5 - Cronometrar o tempo de estudo 6 - Conclusão 7 - Sobre a FUMEC

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS 2012 chegou com toda a força. Todos vocês já delinearam as suas metas pessoais, as metas dos grupos e esperamos que 2012 seja um ano produtivo para todos. Ser um bom aluno, aprender

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então..

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então.. 1 Sumário 1º Defina o Tema e a palavra chave que será trabalhada.... 4 2º Planejamento (estrutura do texto)... 7 Algumas dicas:... 9 1 quebre seu texto em pedaços.... 9 2 De atenção ao numero de... 9 3º

Leia mais

ebook DESTRUINDO Por William Oliveira Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook

ebook DESTRUINDO Por William Oliveira Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook ebook QUE ESTÃO DESTRUINDO SUAS VENDAS Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook Por William Oliveira APRESENTAÇÃO Ebook exclusivo feito para as Consultoras e Revendedoras que querem melhorar

Leia mais

Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito.

Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito. Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito. Não esqueça que pode contar com o apoio dos nossos professores

Leia mais

6 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE AGENDAR UMA AULA PARTICULAR NA FILHOS...

6 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE AGENDAR UMA AULA PARTICULAR NA FILHOS... 6 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE AGENDAR UMA AULA PARTICULAR NA FILHOS... 1. UMA AULA NÃO É A BALA DE PRATA AGENDAR APENAS UMA AULA DE 90 MINUTOS ANTES DE UMA PROVA BIMESTRAL É UMA DECISÃO ARRISCADA.

Leia mais

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre Roteiro de recuperação de Projetos 7º ano 1º trimestre Data da entrega 10/05/19 Nota: Orientações Leia os textos abaixo, grife as ideias centrais de cada trecho. Para realizar os exercícios leia com atenção

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 pesquisa@cesumar.br INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Mônica Garcia Barros 1 ; Juliano Tamanini

Leia mais

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ]

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Muitas pessoas me perguntam se o Curso de Inglês do Jerry é Confiável, se vale apena comprar, então resolvi escrever este artigo para esclarecer

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR 1. IDENTIFICAÇÃO Roteiro de Planos de aula 10 Escola: Curso: Ensino Médio Disciplina: Química Carga horária: Série: 3 Ano: Professor (a): 2. Objetivo geral Discutir metais, sociedade e ambiente. 3. Objetivos

Leia mais

Dante Digital: Integrando Saberes e Gerações São Paulo SP 11 de novembro de 2017

Dante Digital: Integrando Saberes e Gerações São Paulo SP 11 de novembro de 2017 Dante Digital: Integrando Saberes e Gerações São Paulo SP 11 de novembro de 2017 Seja legal nas redes sociais Miriam von Zuben miriam@cert.br Tente, por um momento, imaginar como seria a sua vida sem Internet?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 15 / 3 / 2019 TEXTO1 DICAS DE ESTUDO Como realizar uma boa prova? É chegada a hora das provas.

Leia mais

O MINISTÉRIO DO ENSINO

O MINISTÉRIO DO ENSINO O MINISTÉRIO DO ENSINO O MINISTÉRIO DO ENSINO Por Marjorie Stewart Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado 1º Bimestre 2017 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE EIXO 1: O processo de Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado Tópicos Especiais da Globalização Eixo 3: Globalização e Meio

Leia mais

Cronograma de Estudo para o Kit Completo de Inglês

Cronograma de Estudo para o Kit Completo de Inglês Cronograma de Estudo para o Kit Completo de Inglês Olá Seja bem-vindo! Desde já muito obrigado por ajudar o site aulasdeinglesgratis.net Nós realmente estamos carentes de ajuda, nunca imaginaríamos que

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE.

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. CONTEÚDO DO BIMESTRE Renascimento Reformas Protestantes Idade Moderna Grandes Navegações Contrarreforma História / Maria Beatriz Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos tratando das Reformas

Leia mais

INTRODUÇÃO... 2 MELHORES PRÁTICAS... 3 MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 6 TWITTER... 6 YOUTUBE...

INTRODUÇÃO... 2 MELHORES PRÁTICAS... 3 MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 6 TWITTER... 6 YOUTUBE... MANUALDEBOASPRÁTICAS REDESSOCIAIS Índice INTRODUÇÃO... 2 MELHORES PRÁTICAS... 3 MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 6 TWITTER... 6 YOUTUBE... 10 INTRODUÇÃO Para trazer resultados eficazes, é preciso que as redes sociais

Leia mais

ingressante Manual de Instruções Siga as trilhas e aprenda!

ingressante Manual de Instruções Siga as trilhas e aprenda! ingressante Manual de Instruções Siga as trilhas e aprenda! O Adapti Ingressante tem como objetivo auxiliar você, estudante, a relembrar os que serão essenciais para o desenvolvimento de uma trajetória

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO GUIA DO EDUCADOR

PROGRAMA DE ENSINO GUIA DO EDUCADOR INTRODUÇÃO capa1 PROGRAMA DE ENSINO GUIA DO EDUCADOR CADERNO 1 INTRODUÇÃO 22 PROGRAMA DE ENSINO GUIA DO EDUCADOR LIVRO 1 INTRODUÇÃO 22 O CÍRCULO DA MATEMÁTICA DO BRASIL GUIA DO EDUCADOR 5 A Abordagem do

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

Acesse umaideiaboa.com

Acesse umaideiaboa.com 1. O QUE É DROPSHIPPING? Dropshipping é uma cadeia comercial muito difundida na Europa e EUA, porém muito recente no Brasil. Nos países de primeiro mundo, existem vários exemplos de pessoas comuns que

Leia mais

PNME Sólidos Geométricos e Planificações. Uma aplicação pedagógica para a Astronomia

PNME Sólidos Geométricos e Planificações. Uma aplicação pedagógica para a Astronomia PNME Sólidos Geométricos e Planificações Uma aplicação pedagógica para a Astronomia A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta A proposta é mapear alguns dos escritores que vivem na cidade e convidá-los para uma conversa

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE Pra Quem é Este Curso? Afiliados que estão lutando para realizar vendas mas estão batendo na trave; Afiliados que querem comprar tráfego para acelerar

Leia mais

BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO

BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO PARA SE TER SUCESSO É NECESSÁRIO AMAR DE VERDADE O QUE SE FAZ. CASO CONTRÁRIO, LEVANDO EM CONTA APENAS O LADO RACIONAL, VOCÊ SIMPLESMENTE DESISTE.

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

ÉTICA CRISTÃ Por John e Sara Miles

ÉTICA CRISTÃ Por John e Sara Miles ÉTICA CRISTÃ ÉTICA CRISTÃ Por John e Sara Miles Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do Centro

Leia mais

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE CONTEXTO > Consumo de calorias + < Gasto de energia = Obesidade Infantil Pessoas engajadas

Leia mais

Leitura eficiente de artigos científicos

Leitura eficiente de artigos científicos Leitura eficiente de artigos científicos Introdução Por quê ler? Antes de iniciar a leitura de um artigo, pense em porque você vai fazer a leitura. O que você vai querer obter com isso? Suas necessidades

Leia mais

Capacidade de Compreensão:

Capacidade de Compreensão: O que é Leitura? Decodificação de Símbolos: Já vi várias respostas a esta pergunta, mas a que mais me convenceu foi a que leitura é a interpretação ou decodificação de símbolos gráficos, ou seja, a forma

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Utilizar técnicas que realmente funcionem para lidar com a objeções levantadas pelos clientes. VISÃO GERAL Você pode aumentar as suas vendas se souber utilizar algumas técnicas básicas para responder

Leia mais

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas A leitura, como comentamos em outro artigo, é instrumento indispensável para toda e qualquer aprendizagem. Ao usar esse instrumento, é preciso

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos.

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. O template é adequado aos profissionais que podem (e querem) oferecer uma aula on-line, para fazer as vendas... ou seja,

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Com sua diversidade de estilos expressivos e histórias contagiantes, o mangá tem se tornado um dos estilos de desenho mais procurados pelas pessoas, inclusive pelos desenhistas. Nestas próximas aulas

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Anima Educação Adapti Concluinte Como minha nota é calculada?

Anima Educação Adapti Concluinte Como minha nota é calculada? Anima Educação Adapti Concluinte Como minha nota é calculada? 2º Semestre de 2015 Para concluir o Adapti, até você precisa ser aprovado em todas as Trilhas do seu Programa, atingindo 1.750 pontos na plataforma;

Leia mais

Mente aberta, coração aberto e vontade aberta. Sem mimimi. Cada um é único

Mente aberta, coração aberto e vontade aberta. Sem mimimi. Cada um é único O Início Temas abordados UFABC HELP Montando sua Grade Estudando ao longo do quadri Estudante na véspera Organização e disciplina Ferramentas tecnológicas Outros Mente aberta, coração aberto e vontade

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Como começar a estudar depois de todo mundo

Como começar a estudar depois de todo mundo Como começar a estudar depois de todo mundo Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. E aí, vestibulando?

Leia mais

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO Nome Nº Série Ensino Turma 1ª Medio Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Educação Artística Cátia Roteiro 2 o / 2016 05/08/2016 Tema VALOR: Roteiro de estudos 5,0 NOTA DICAS

Leia mais

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Calma! o Revisamed vai te orientar a otimizar o seu tempo com alto desempenho de aprendizado. Planejamento

Leia mais

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!!

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!! Ficha de Aprofundamento Língua Portuguesa 6º ano EF Professor Rodolfo Santiago Olá!! Finalmente nossa primeira ficha de aprofundamento chegou! E ela vem com tudo!! Para que você possa ter sucesso ao estudar

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13 Atender o telefone não é uma tarefa difícil fisicamente, mas utilizá-lo de forma correta e profissional, já não é tão linear quanto se pensa. Todas as ligações recebidas nos interessam, afinal somos uma

Leia mais

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA Independente do curso para o qual esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom

Leia mais

COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS Dicas de como se preparar de forma objetiva e ter um excelente desempenho em provas 1ª Edição - 16.11.17 www.quebrandoasbancas.com PASSO UM:... 2 DIAGNÓSTICO... 2

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 1 (uma) Correção de Redação p/ CIAAR (Oficial Aeronáutica)

Livro Eletrônico Aula 00 1 (uma) Correção de Redação p/ CIAAR (Oficial Aeronáutica) Livro Eletrônico Aula 00 1 (uma) Correção de Redação p/ CIAAR (Oficial Aeronáutica) Professor: Décio Terror Filho 1 (UMA) CORREÇÃO DE REDAÇÃO P/ CIAAR Olá, pessoal! É com grande satisfação que iniciamos

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1 15 simples passos para instalar hábitos de sucesso VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Os hábitos fazem parte de 40% da nossa vida. Ou seja, passamos quase metade no nosso tempo praticamente no piloto automático.

Leia mais

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E Mapa Mental: Como Aprender de Forma Eficaz UMA ESTRATÉGIA PARA APRIMORAR SEUS ESTUDOS E PRODUTIVIDADE por Marcel Corradi 1 INTRODUÇÃO Neste mini ebook vou te ensinar uma das técnicas que eu utilizo para

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

O CRENTE NA SUA COMUNIDADE

O CRENTE NA SUA COMUNIDADE O CRENTE NA SUA COMUNIDADE O CRENTE NA SUA COMUNIDADE Por Donald Stuckless Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- INFANTIL - MINAS GERAIS 1 PLANEJAMENTO DA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO I - DEZEMBRO DE 2017 DATA IMPORTANTE: Prezado Formador Local, O prazo máximo para a EXECUÇÃO

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

O EVANGELHO DE SÃO JOÃO Por Rex Jackson

O EVANGELHO DE SÃO JOÃO Por Rex Jackson O EVANGELHO DE SÃO JOÃO Por Rex Jackson Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do Centro do Instituto

Leia mais

10 dicas para Começar a Estudar Inglês em Casa

10 dicas para Começar a Estudar Inglês em Casa 10 dicas para Começar a Estudar Inglês em Casa ÍNDICE Organização Mental e Espaço Estabeleça Metas Anotações Particulares Falso Cognato Músicas Filmes Fluência, como medir? Como estabilizar meu Inglês?

Leia mais

8º ano. Reunião de Pais

8º ano. Reunião de Pais 8º ano Reunião de Pais Mediador das relações interpessoais / acompanhamento processo aprendizagem. Acolhimento ritos de passagem, adaptação novos. Formação projetos Orientação Acompanhamento Pilares de

Leia mais

(47) O que é Personal Concurso para Delegado da PF?

(47) O que é Personal Concurso para Delegado da PF? (47) 9.9615-3665 O que sac@beabadoconcurso.com.br é Personal Concurso para Delegado da PF? www.beabadoconcurso.com.br Seja bem-vindo! Sou o prof. e Delegado Alison Rocha :D Os alunos contarão com minha

Leia mais

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência 7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência Biografia do Prof. Pier O Prof. Pier, como era conhecido Pierluigi Piazzi por seus alunos e admiradores, nasceu na Itália, no dia 29 de janeiro de

Leia mais

Plano de Estudos Véspera do Exame de Suficiência CFC

Plano de Estudos Véspera do Exame de Suficiência CFC Plano de Estudos Véspera do Exame de Suficiência CFC 2018.1 Dia Faltam O que estudar? 18/05 S 30 dias Contabilidade Geral: Aula 01 01 a 13 Contabilidade Geral: Aula 02 01 a 10 Contabilidade Geral: Aula

Leia mais

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão.

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Introdução Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Nesse Livro Digital vamos falar da Estrela de Oswald e resolver

Leia mais

Didática: diálogos com a prática educativa

Didática: diálogos com a prática educativa Didática: diálogos com a prática educativa O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os alunos, conquistando a atenção dos educandos e o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa.

Leia mais

14 DICAS PARA PESQUISAR NO GOOGLE COMO UM ESPECIALISTA

14 DICAS PARA PESQUISAR NO GOOGLE COMO UM ESPECIALISTA 14 DICAS PARA PESQUISAR NO GOOGLE COMO UM ESPECIALISTA Você provavelmente utiliza o Google muitas vezes por dia. Mas as chances são a menos que você seja um geek em tecnologia de que você provavelmente

Leia mais

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado

Leia mais

SOBRE O SORTEIO DE ONTEM 1- Margareth Desmaris 2- Deisy Nascimento 3- Débora Pianezzer 4- Marcia Veiga 5- Rodrigo Santos 6- Tiago Gomes da Silva 7- Larissa Rocha WHO ARE YOU??? DIREITO ESQUERDO - Lógico

Leia mais

Como manter uma conversa interessante

Como manter uma conversa interessante Palavra-chave: conversa interessante Como manter uma conversa interessante Você já se encontrou falando com alguém e, de repente, há um silêncio constrangedor? Aí você entra em pânico porque não consegue

Leia mais

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet VOCÊ SABIA QUE COM A AJUDA DA INTERNET É POSSÍVEL MELHORAR SEUS RESULTADOS COM SEUS SERVIÇOS ELÉTRICOS E COM ISSO DOBRAR SEU

Leia mais

Prova 2 Compreensão auditiva

Prova 2 Compreensão auditiva UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Prova 2 Compreensão auditiva NÍVEL C1 2017 ATIVIDADE 1 Para responder às questões de 1 a 10, você assistirá

Leia mais

Resolvi estudar arte porque é mais facinho

Resolvi estudar arte porque é mais facinho Resolvi estudar arte porque é mais facinho Por Rubens Cavalcanti da Silva Da série Agar-agar Agar-agar - Gravuragelatina - 2015 obra do autor A arte, que é a matéria mais fácil, meu filho foi mal Eu trabalhava

Leia mais

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ 01 É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ Como inovar na carreira e se dar bem no mercado. Lídice da Matta 02 03 Sumário Introdução... 4 Não tenha medo de errar... 7 Veja mudanças como oportunidades... 8 Busque referências...

Leia mais

Como usar o. Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS

Como usar o. Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS Como usar o Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS Aqui não vou compartilhar dicas, grandes sacadas ou simplismente conteúdos teóricos... Vou apresentar a você 5 ETAPAS De um processo completo de um profissional

Leia mais