DIREITO CIVIL III RESPONSABILIDADE CIVIL (1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CIVIL III RESPONSABILIDADE CIVIL (1)"

Transcrição

1 DIREITO CIVIL III RESPONSABILIDADE CIVIL (1) 1) NOÇÕES GERAIS: O ILÍCITO CIVIL Ato ilícito é aquele que viola direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral (art. 186 CC). É o ato praticado em desacordo com o ordenamento jurídico que viola direito individual subjetivo e causa dano, gerando a possibilidade de reparação no âmbito civil. A responsabilidade do agente pode defluir de ato próprio, de ato de terceiro que esteja sob a responsabilidade do agente, ou de danos causados por coisas que esteja sob sua guarda. 2) CONCEITO JURÍDICO DE RESPONSABILIDADE CIVIL Para o Direito, responsabilidade é a obrigação de assumir as conseqüências de um fato, conseqüências essas que podem variar desde a reparação do dano (em Direito Civil) até a punição pessoal (em Direito Penal) do agente causador do dano. Um mesmo fato pode ensejar as duas responsabilizações sem, contudo, haver um bis in idem. No entanto, esse conceito não se restringe apenas ao campo do Direito Civil e Penal, estendendo-se a outros ramos do Direito, como nas esferas administrativa, tributária e funcional. RESPONSABILIDADE CIVIL pressupõe uma atividade danosa de alguém que, agindo ilicitamente, viola norma preexistente (lei ou contrato), resultando no dever de reparar o dano (conseqüência). 3) NATUREZA JURÍDICA A responsabilidade civil tem natureza sempre sancionadora (reparar a situação anterior ou, não sendo possível, avaliar o quantum em dinheiro ou fazer compensação à vítima quando não for possível apreciação pecuniária do dano (moral). 4) RESPONSABILIDADE CIVIL E RESPONSABILIDADE PENAL O objetivo da responsabilidade civil: restaurar a situação anterior (status quo ante); não sendo isso possível, converte-se em pagamento de uma indenização (avaliação pecuniária do bem); não podendo estimar patrimonialmente o dano faz-se uma compensação. O objetivo da responsabilidade penal é aplicar ao agente uma cominação legal, que pode ser privativa de liberdade (prisão), restritiva de direitos (perda da carteira de habilitação de motorista) ou pecuniária (multa). O que as duas esferas do Direito têm em comum é que, tanto a responsabilidade civil como a responsabilidade penal, decorre, em regra, de um fato ilícito, praticado com ofensa à ordem jurídica.

2 5) ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE CIVIL: CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL Dependendo da norma jurídica violada, se a lei ou um contrato, a responsabilidade civil se biparte em: contratual e extracontratual. RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL: se o prejuízo decorre diretamente da violação de um mandamento legal (lei), em virtude da atuação ilícita do infrator, estamos diante da responsabilidade extracontratual ou aquiliana 1. Exemplo: alguém bate em meu carro. RESPONSABILIDADE CONTRATUAL: se entre as partes envolvidas já existia norma jurídica contratual que as vinculava, e o dano decorre do descumprimento da obrigação estabelecida neste contrato, estamos diante da responsabilidade contratual. Quadro Esquemático Responsabilidade Civil: 1. Contratual > inadimplemento da obrigação prevista no contrato (viola cláusula estabelecida no contrato). A culpa é presumida (subjetiva indireta) e cabe ao devedor o ônus de provar a sua inocência, restando ao credor apenas o dever de provar o inadimplemento daquele. Arts. 389 e 395 CC. 2. Extracontratual ou Aquiliana > violação da norma legal. A culpa deve ser provada por quem alega (vítima). Arts. 186 a 188 e 927 CC. 6) RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA A responsabilidade civil subjetiva é decorrente de um dano causado por ato doloso ou culposo do agente. A culpa tem natureza civil e se caracteriza quando o agente causador do dano atuar com imprudência, negligência ou imperícia, como podemos observar na regra geral constante do art. 186 CC: Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Analisando o dispositivo acima, temos que a responsabilidade civil subjetiva pressupõe a culpa em sentido amplo, atribuindo ao autor da ação indenizatória o ônus de provar a culpa do réu (causador do dano). Essa é a visão da doutrina tradicional, que toma por base a culpa subjetiva (culpa que deve ser provada por quem a alega). 1 Aquiliana porque vem do Direito Romano, da Lex Aquilia, que deixou de responsabilizar fisicamente o autor do dano, para fixar-lhe a reparação pecuniária do dano causado.

3 Todavia há situações em que o ordenamento jurídico atribui a responsabilidade civil a alguém por dano que não foi causado diretamente por ele, mas por terceiro com quem mantém algum tipo de relação jurídica. Nestas hipóteses, temos a chamada responsabilidade civil indireta, em que a culpa é presumida, pela inobservância do dever geral de diligência a que o agente está obrigado a observar. Neste caso, toma-se por base a culpa objetiva, ou seja, presumida, cabendo ao agente demonstrar a ausência de culpa para se eximir do dever de indenizar (casos analisados no tópico final) - a chamada responsabilidade civil objetiva, segundo a qual o dolo ou a culpa na conduta do agente causador do dano é irrelevante juridicamente, sendo necessário somente o nexo de causalidade entre o dano e a conduta do agente responsável para que surja o dever de indenizar. Nesta hipótese de responsabilização, o legislador civil leva em conta a atividade desenvolvida pelo autor do dano, se for considerada de risco para os direitos de outrem e os casos expressos em lei. O nosso Código Civil adotou como regra a teoria subjetivista, ou seja, a responsabilidade subjetiva (que depende de demonstração de culpa), estampada nos arts. 186 e 927, caput, embora não descartou a responsabilidade objetiva em sua previsão legal inserida no art. 927, parágrafo único. 7) REQUISITOS OU ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL Da leitura do art. 186 do CC, podemos extrair os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil: Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Três são os elementos da responsabilidade civil: conduta humana (positiva ou negativa), dano ou prejuízo, nexo de causalidade. VENOSA insere a culpa (em sentido amplo) como elemento da responsabilidade civil, como conduta humana. Outros autores, como Pablo Stolze Gagliano, que defendem ser a culpa não um elemento essencial da responsabilidade civil, mas sim acidental, entendendo serem elementos básicos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil a conduta humana, o dano e o nexo de causalidade. 1º Elemento: conduta humana A conduta humana é a ação (positiva) ou omissão (negativa) voluntária. A idéia de conduta humana está ligada à voluntariedade, no sentido de autodeterminação (liberdade de escolha) do agente imputável, com discernimento necessário para ter consciência daquilo que faz. Esse conceito não traduz a intenção de causar dano, mas tão somente a consciência daquilo que se está fazendo (agir voluntariamente de acordo com aquilo que se está fazendo). A conduta humana pode se manifestar de duas formas:

4 a) Ação (positiva): prática de um comportamento positivo. Ex: sujeito dirigindo seu veículo em estado de embriaguez e o arremessa contra o muro do vizinho, causando-lhe dano. b) Omissão (negativa): traduz-se numa abstenção. Ex: a enfermeira que, por desídia, deixa de ministrar medicamento no paciente. Tanto numa como noutra forma, é imperial que haja voluntariedade, sem a qual inviabiliza o reconhecimento da responsabilidade civil. A doutrina aponta a ilicitude como elemento necessário da ação humana, como VENOSA (pg. 22) e CAIO MARIO, onde sustentam que o ato de vontade, no campo da responsabilidade civil deve revestir-se de ilicitude. Pablo Stolze entende que a imposição do dever de indenizar poderá existir mesmo quando o sujeito atua licitamente, ou seja, sem que haja antijuridicidade, como em casos de indenização devida por desapropriação por interesse público, ou o ato praticado em estado de necessidade que gera dano a terceiro não causador do perigo 2. Compartilho desse entendimento. 2º Elemento: dano O dano é indispensável para a configuração da responsabilidade civil. Sem dano ou prejuízo não há dever de indenizar, seja qual for a responsabilidade (objetiva ou subjetiva, contratual ou extracontratual). Pode haver responsabilidade sem culpa, mas não há responsabilidade sem dano. Conceito: dano é a lesão a um interesse jurídico tutelado (patrimonial ou extrapatrimonial), causado por ação ou omissão do agente infrator. Para que o dano seja efetivamente indenizável, é necessária a conjugação dos seguintes requisitos: a) A violação de um interesse jurídico patrimonial ou extrapatrimonial de uma pessoa física ou jurídica. Basta à agressão a um bem material (patrimonial) ou imaterial (direito de personalidade) de um sujeito de direito (pessoa física ou ente coletivo). b) A certeza do dano. Somente dano certo, concreto é indenizável. Não há responsabilidade por dano hipotético. IMPORTANTE: a doutrina chama a atenção com relação da reparabilidade do dano decorrente da PERDA DA CHANCE. Exemplo: A, estagiário em um renomado escritório de advocacia, com pretensões de efetivar-se como profissional, adquiriu passagem com a empresa B, com destino a São Paulo- Capital, a fim de prestar o Exame de Ordem. No dia e horário determinado, a viagem teve seu regular. Em determinado trecho da rodovia, faltando ainda cerca de 400 km à cidade destino, ocorreu uma pane mecânica no veículo do transportador, impedindo o prosseguimento da viagem. Até que outro veículo fosse providenciado, transcorrem-se 4h00. Em virtude desse retardamento A chegou atrasado ao local do exame, não podendo submeter-se à prova. Pode ser responsabilizado o transportador pela impossibilidade de A tornar-se advogado e efetivar-se no escritório onde faz estágio? Desde que haja nexo de causalidade 2 GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de Direito Civil Responsabilidade Civil, vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 36/37.

5 entre o problema mecânico e o atraso ao exame, aliada à comprovação da efetividade do prejuízo, há que se impor a responsabilidade pela perda da chance. c) Subsistência do dano. O dano deve subsistir ao tempo de sua exigibilidade. Se já foi reparado pelo agente que lhe deu causa, perde-se o interesse da responsabilidade civil (interesse de agir). Espécies de dano A doutrina classifica o dano em patrimonial e moral (art. 186 CC). Dano patrimonial é a lesão a bens ou coisas apreciáveis em dinheiro (ex: dano no veículo). Dano moral é a lesão de direitos sem conteúdo pecuniário (ex: direitos de personalidade vida, integridade física, psíquica, moral). O dano patrimonial pode abranger danos emergentes (efetivo prejuízo sofrido pela vítima o que ela perdeu) e lucros cessantes (aquilo que a vítima deixou razoavelmente de ganhar o que ela não ganhou). Exemplo do primeiro tem a avaria no veículo do taxista; do segundo, os dias em que o taxista ficou sem trabalhar e, consequentemente, sem ganhar sua diária, em virtude de seu veículo estar na oficina. Ambos devem ser devidamente demonstrados em juízo. IMPORTANTE: A doutrina reconhece o dano em reflexo ou em ricochete, que consiste no prejuízo que atinge reflexamente pessoa próxima, ligada à vítima direta da conduta ilícita. Exemplo: o pai de família que sofre acidente de trabalho e vem a falecer. Embora o pai seja a vítima que diretamente sofreu o dano, os seus filhos, alimentando, sofrerão seus reflexos por conta da ausência do sustento do pai. 3º Elemento: nexo de causalidade É o elo de ligação entre o resultado danoso e o agente causador do dano. É indispensável para se verificar a responsabilidade jurídica do causador do dano. Três teorias tentam explicar o nexo de causalidade: a) Teoria da equivalência de condições (conditio sine qua non): todos os fatores causadores se equivalem, caso tenham relação com o resultado. Adotada pelo art. 13 do CP. Para essa teoria, todos os elementos que concorreram para a realização do dano é a sua causa, sem necessidade de determinar qual evento pode ser apontado como sendo o que de modo imediato provocou o prejuízo. Essa teoria peca pelo excesso, pois admite uma ilimitada investigação da cadeia causal. b) Teoria da causalidade adequada: considera-se causa apenas fato idôneo que antecedeu à produção do efeito danoso, avaliado segundo um juízo de probabilidade. Dever ser avaliada a critério do juiz. Essa teoria não deve ser aceita por ser restrita demais ao admitir um grau de discricionaridade do juiz ao avaliar o caso concreto no plano abstrato (abstração da idoneidade). c) Teoria da causalidade direta ou imediata ou da interrupção do nexo causal. Para esta teoria, causa é apenas o antecedente diretamente ligado ao resultado danoso. Essa é a teoria adotada pelo CC, como pode ser vislumbrado na leitura do art. 403.

6 Por ter o nosso legislador adotado a teoria da interrupção do nexo causal, é curial analisarmos as concausas. Concausa é o acontecimento anterior, concomitante ou superveniente ao antecedente, que pode estar ou não ligada à cadeia causal do evento danoso. Portanto, se o acontecimento que antecede (preexistente), ou que ocorre ao mesmo tempo (concomitante) ou ocorra após (superveniente) o evento danoso, nenhuma ligação tiver com este, o nexo causa estará interrompido e o agente causador não será responsabilizado. Trata-se da causa absolutamente independente. Ex: o sujeito recebe um tiro certeiro capaz de provocar a sua morte, mas, anterior a esse evento, havia ingerido uma dose fatal de veneno, cujo efeito já estava se deflagrando. Essa causa preexistente (ingestão de veneno), por si só é capaz de produzir o resultado morte. Logo, o sujeito que disparou o tiro não responderá por homicídio e, consequentemente, por sua reparação civil, pois se rompeu o nexo causa. Diferente ocorre como a causa relativamente independente, pois esta é somada à conduta do agente no desdobrar dos acontecimentos, seja preexistente, concomitante. Exemplo: A, portador de diabetes, é atingido por B a facadas. Em face da doença preexistente a lesão é agravada e a vítima vem a falecer. Já quanto à superveniente, o nexo de causalidade poderá ser rompido se ela, por si só, determinar a ocorrência do resultado danoso. Exemplo: O sujeito ferido a socos e pontapés por outrem é levado de ambulância ao hospital e no caminho vem a falecer em virtude de traumatismo craneano sofrido em decorrência de acidente de trânsito. Esta concausa superveniente, embora relativamente independente em face da conduta lesiva do agente (se não tivesse ferido não estaria na ambulância), determina, por si só, o resultado morte. O causador dos ferimentos a socos e pontapés, apenas será responsabilizado na esfera criminal por lesão corporal, podendo também sê-lo na esfera civil, mas não pela morte. 8) A CULPA Conceito É a inexecução de um dever que o agente podia conhecer e observar. Elementos a) Voluntariedade do comportamento do agente: na culpabilidade a atuação do agente causador do dano deve ser voluntária (espontânea). Cumpre observar duas situações: Se a vontade é direcionada (intencional) a causar o dano (ou o resultado proposto), caracteriza-se o DOLO. Se o dano resulta da violação de um dever de cuidado, sem que o agente causador tenha uma vontade direcionada na sua realização, caracteriza-se a CULPA EM SENTIDO ESTRITO, que pode manifestar-se sob três formas: imprudência, negligência e imperícia.

7 b) Previsibilidade: só haverá culpa se o resultado (prejuízo), não permitido pelo direito, era previsível. Faltando esse elemento previsibilidade, estaremos diante do fortuito, causa excludente de responsabilidade civil. c) Violação de um dever de cuidado: viola-se a norma legal (Ex: provocar acidente de trânsito por estar embriagado) ou norma prevista em contrato. Culpa em sentido estrito A culpabilidade é medida pela extensão do dano (art. 944 CC), e não mais pela gradação da atuação do agente (culpa grave culpa leve e culpa levíssima). As modalidades de culpa são as seguintes: a) Negligência: caracterizada pela falta de observância do dever de cuidado, por omissão (conduta negativa do agente). Ex: motorista causa acidente por trafegar com os pneus carecas. b) Imprudência: caracterizada pela não observância das regras básicas de cuidado. Ex: motorista causa acidente por trafegar na contramão de direção. c) Imperícia: caracteriza pela falta de aptidão ou habilidade específica para realizar uma atividade técnica ou científica (negligência técnica ou profissional) Ex: motorista causa acidente por não possuir a devida habilitação para dirigir. As espécies de culpa Dependendo do dever jurídico violado (não causar prejuízo a outrem), a culpa pode ser: Culpa contratual: viola norma prevista no contrato; Culpa extracontratual: viola a própria lei. Quando ao modo de atuação do agente, a culpa pode ser: a) Culpa in vigilando: decorre da falta de vigilância, de fiscalização da conduta de terceiro do qual se está obrigado a zelar; * b) Culpa in eligendo: decorre da má escolha; * c) Culpa in custodiendo: decorre da culpa na guarda de animais ou de coisas da qual se tem custódia; * d) Culpa in comittendo ou culpa in faciendo: quando a ação (conduta positiva) do agente viola o dever jurídico; e) Culpa in omittendo, culpa in negligendo ou culpa in non faciendo: quando a omissão (condita negativa) do agente viola o dever jurídico. f) Culpa in contrahendo: comportamento danoso do agente na fase preliminar de um contrato (anterior à elaboração de um contrato). Importante observar que com o CC/2002 essas espécies perderam a importância prática, já que o novo legislador adotou a responsabilidade objetiva nessas hipóteses.

8 9) CAUSAS EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL Causas excludentes da responsabilidade civil são todas as circunstâncias que atingem um dos requisitos ou elementos essenciais da responsabilidade civil, rompendo o nexo causal, e, conseqüentemente, isenta o causador do dano da obrigação de indenizar. São causas excludentes: a) Legítima defesa: pode excluir a responsabilidade civil com fundamento no art. 188, I, CC: Art Não constituem atos ilícitos: I os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido ; Diz-se legítima defesa quando o indivíduo encontra-se diante de uma situação atual ou iminente de injusta agressão, dirigida a si ou a terceiro, e não sendo obrigado a suportar, utiliza-se moderadamente dos meios de defesa posto a sua disposição. A desnecessidade ou imoderação dos meios de revidar o mal poderá caracterizar o excesso, proibido pelo Direito. Importante é destacar que, se o agente, ao agir em legítima defesa, atinge terceiro inocente, terá que indenizá-lo, porém, assiste-lhe o direito de ação regressiva contra o verdadeiro agressor. Encontramos seu fundamento nos arts. 929 e 930 do CC: Art Se a pessoa lesada, ou dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, não for culpado do perigo, assistir-lhes-á direito à indenização do prejuízo que sofreram. Art No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este terá o autor do dano ação regressiva para haver a importância que tiver ressarcido ao lesado. Parágrafo único. A mesma ação competirá contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). Neste mesmo sentido se posicionam nossos tribunais, sustentando que se o agente atuar em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido é de se ver que tal circunstância não lhe tiraria a responsabilidade de indenizar inocentes. Nesta mesma linha vem sendo tratada a legítima defesa putativa (quando o agente supõe estar sofrendo agressão, e a repele, utilizando moderadamente os meios necessários para a defesa de seu direito supostamente ameaçado) sustentando a doutrina que não isenta o seu autor da obrigação de indenizar. Assim, mesmo que o agente da legítima defesa não sofra a reprimenda penal deverá ressarcir o sujeito atingido.

9 b) Estado de Necessidade: consiste na situação de agressão a um direito alheio, de valor jurídico igual ou inferior àquele que se pretende proteger, para remover perigo iminente, quando as circunstâncias do fato não autorizem outra forma de atuação do agente. Tem fundamento legal no art. 188, II, CC: Art Não constituem atos ilícitos: I... II a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão à pessoa, a fim de remover perigo iminente. Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo. Nos termos do parágrafo único, o agente, atuando em estado de necessidade, não está isento do dever de atuar nos estritos limites de sua necessidade, para a remoção da situação de perigo, sendo, pois, responsabilizado pelo excesso que venha a cometer. Como exemplo pode citar o caso do sujeito que desvia o seu carro de uma criança, para não atropela-la, e atinge o muro de uma casa, causando danos materiais. É preciso que o terceiro (dono do muro) atingido não seja o causador da situação de perigo, para que, então, tenha o direito de exigir indenização do agente que agiu em estado de necessidade e danificou o seu muro. Claro que a este caberá ação regressiva contra o verdadeiro culpado (no caso, os pais da criança que a deixaram sozinho), na forma dos já citados arts. 929 e 930 CC. c) Estrito cumprimento de um dever legal e exercício regular de direito: Não há responsabilidade civil se o agente atuar no exercício regular de um direito reconhecido (art. 188, inciso I, 2ª parte, CC). Exemplo: o lutador de boxe pode violar a integridade física de seu adversário, mas não poderá matá-lo; desmatamento de área rural para plantio de cereais, autorizado pelo Poder Público. Se, no entanto, extrapola os limites do exercício desse direito, caracteriza o abuso de direito, repudiado pelo ordenamento jurídico, repercutindo tanto na esfera civil (indenização na forma do art. 187 CC), como até mesmo na penal. Para caracterizar o abuso de direito previsto no art. 187 CC, não é necessário que o agente tenha a intenção de prejudicar terceiro, bastando que exceda manifestamente os limites impostos pela finalidade econômica ou social, pela boa fé ou pelos bons costumes. d) culpa exclusiva da vítima é hipótese de quebra do nexo de causalidade, eximindo o agente da responsabilidade civil. Exemplo: alguém que no intuito de suicidar-se, se atira contra um veículo em movimento, dentro das normas de trânsito, em avenida de corrente fluxo de trafego. A culpa pelo atropelamento não poderá ser atribuída ao motorista do veículo, mas tão somente à vítima suicida.

10 IMPORTENTE: não confundir com culpa concorrente ou causas concorrentes. Quando a atuação da vítima também favorece a ocorrência do dano, aliada ao comportamento causal do agente, falamos em causa concorrente, em que a indenização deverá ser reduzida, na proporção da contribuição da vítima. Caberá ao juiz fixar o quantum da reparação, na proporção em que cada um concorreu para o evento danoso. Havendo desproporcionalidade há indenização (art. 945 CC). d) Caso fortuito e força maior: será excludente se ausente a conduta humana (ação ou omissão voluntária). Força maior é o fato da natureza, como, por exemplo, raio que provoca incêndio, inundação que leva o carro estacionado. Caso fortuito quando o dano advém de causa desconhecida, sem a participação do homem, como por exemplo, cabo elétrico que se rompe causa incêndio. Situação perigosa encontra no caso fortuito, quando se trata de responsabilidade objetiva, fundada em um contrato, situação em que, para se eximir da responsabilidade pelo eventual dano faz-se necessária expressa previsão no contrato. Por outro lado, se provado a negligência, imprudência ou imperícia de quem tem o dever de diligência, ou o abuso, restará a sua responsabilização pelo dano causado. Exemplo, se o fio elétrico se rompeu por falta da devida manutenção. e) Fato de terceiro: situação muito discutida na doutrina e jurisprudência, face à ausência de determinação legal expressa, portanto, matéria não pacífica. Trata-se da quebra do elo de causalidade face à atuação de um terceiro, sem que se possa imputar participação do autor do dano na responsabilidade de reparar o prejuízo. Exemplo: o indivíduo ao ultrapassar regularmente um caminhão com seu veículo vê-se arremessado pelo motorista do caminhão, para o lado de fora da pista, e atropela um pedestre. Nesta hipótese temos a posição de Stolze que entende não se tratar de estado de necessidade ou fortuito, devendo a vítima acionar o motorista do caminhão. Julgados há no sentido de reconhecer a responsabilidade do causador do dano e seu conseqüente direito em ação regressiva contra o terceiro, verdadeiro causador da situação de perigo. Solução não é pacífica, mas entendemos ser mais prudente atribuir o ônus da prova ao causador material do dano (aquele que atropelou), devendo este demonstrar que sua participação no evento danoso foi de mero instrumento da ocorrência do dano pela atuação imprudente o verdadeiro responsável. Esta causa excludente não é aceita na responsabilidade objetiva advinda do risco da atividade (súmula 187 STF). f) Cláusula de não indenizar: somente tem cabimento na responsabilidade contratual. Trata-se de convenção em que as partes excluem o dever de indenizar, em caso de inadimplemento da obrigação. Porém, esta cláusula não pode violar princípios de ordem pública e da isonomia (igualdade) entre as partes, de forma que a exclusão do direito à

11 reparação não traduza renúncia da parte economicamente mais fraca É repudiada pelo nosso Código de Defesa do Consumidor, que a elenca como cláusula abusiva (art. 25 CDC).

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito.

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito. DOS FATOS JURÍDICOS CICLO VITAL: O direito nasce, desenvolve-se e extingue-se. Essas fases ou os chamados momentos decorrem de fatos, denominados de fatos jurídicos, exatamente por produzirem efeitos jurídicos.

Leia mais

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil 7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil Tópicos Especiais em Direito Civil Introdução A Responsabilidade Civil surge em face de um descumprimento obrigacional pela desobediência de uma regra estabelecida

Leia mais

Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa).

Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa). Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa). Pressupostos da responsabilidade civil subjetiva: 1) Ato ilícito; 2) Culpa; 3) Nexo causal; 4) Dano. Como já analisado, ato ilícito é a conduta voluntária

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. RESPONSABILIDADE CIVIL É A OBRIGAÇÃO QUE INCUMBE A ALGUÉM DE

Leia mais

Direito Penal Emerson Castelo Branco

Direito Penal Emerson Castelo Branco Direito Penal Emerson Castelo Branco 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DIREITO PENAL CONCEITO DE CRIME a) material: Todo fato humano que lesa ou expõe a perigo

Leia mais

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Resultado Nexo de causalidade Tipicidade NEXO DE CAUSALIDADE O nexo causal ou relação de causalidade é o elo que une

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP PRÁTICA MÉDICA A prática médica se baseia na relação médicopaciente,

Leia mais

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Conceito. Causa. É elemento do fato típico. É o vínculo entre conduta e resultado. O estudo da causalidade busca concluir se o resultado decorreu da conduta

Leia mais

EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE CIVIL

EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE CIVIL EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE CIVIL Material didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Direito Civil IVI Publicação no semestre 2014.1 no curso de Direito. Autor: Vital Borba de Araújo

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

Responsabilidade Civil nas Atividades Empresariais. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil nas Atividades Empresariais. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil nas Atividades Empresariais Para Reflexão Ao indivíduo é dado agir, em sentido amplo, da forma como melhor lhe indicar o próprio discernimento, em juízo de vontade que extrapola

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DECORRENTE DE ACIDENTES DE TRABALHO Constituição Federal/88 Art.1º,III A dignidade da pessoa humana. art.5º,ii

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades Administrador Administrador é a pessoa a quem se comete a direção ou gerência de qualquer negócio ou serviço, seja de caráter público ou privado,

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

ATO ILÍCITO E RESPONSABILIDADE CIVIL

ATO ILÍCITO E RESPONSABILIDADE CIVIL ATO ILÍCITO E RESPONSABILIDADE CIVIL Professor Dicler ATO ILÍCITO E RESPONSABILIDADE CIVIL Ato ilícito é o ato praticado em desacordo com a ordem jurídica, violando um direito (art. 186 do CC) ou abusando

Leia mais

1) Pressupostos da responsabilidade civil: Conduta: ação ou omissão, própria ou alheia. Responsabilidade in vigilando e in eligendo.

1) Pressupostos da responsabilidade civil: Conduta: ação ou omissão, própria ou alheia. Responsabilidade in vigilando e in eligendo. 1 PONTO 1: Pressupostos da responsabilidade civil 1) Pressupostos da responsabilidade civil: Conduta: ação ou omissão, própria ou alheia. Responsabilidade in vigilando e in eligendo. Dano: material, moral

Leia mais

3 RESPONSABILIDADE CIVIL

3 RESPONSABILIDADE CIVIL 3 RESPONSABILIDADE CIVIL De acordo com F. Savater, com a instituição social da pessoa nasce o conceito eticamente básico de responsabilidade, que é tanto a vocação de responder ante os outros, quanto ser

Leia mais

Excludentes de Responsabilidade Civil e sua aplicação no fornecimento de energia elétrica.

Excludentes de Responsabilidade Civil e sua aplicação no fornecimento de energia elétrica. Excludentes de Responsabilidade Civil e sua aplicação no fornecimento de energia elétrica. Art. 14, parágrafo 3º, II do Código de Defesa do Consumidor e art. 5º da Resolução ANEEL nº 61. Responsabilidade

Leia mais

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico.

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO CONDUTA A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. Na Teoria Causal Clássica conduta é o movimento humano voluntário produtor de uma modificação no mundo

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho. M. J. Sealy

Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho. M. J. Sealy Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho O Conceito de Acidente de Trabalho (de acordo com a Lei 8.213/91 Art. 19) Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

AULA 08. CONTEÚDO DA AULA: Teorias da Conduta (cont). Teoria social da ação (cont.). Teoria pessoal da ação. Resultado. Relação de Causalidade Início.

AULA 08. CONTEÚDO DA AULA: Teorias da Conduta (cont). Teoria social da ação (cont.). Teoria pessoal da ação. Resultado. Relação de Causalidade Início. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 08 Professora: Ana Paula Vieira de Carvalho Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 08 CONTEÚDO DA AULA: Teorias da (cont). Teoria social

Leia mais

Sumário. Agradecimentos... 11 Coleção sinopses para concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Nota dos autores à 3ª edição...

Sumário. Agradecimentos... 11 Coleção sinopses para concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Nota dos autores à 3ª edição... Sumário Agradecimentos... 11 Coleção sinopses para concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Nota dos autores à 3ª edição... 17 Capítulo I OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO COMENTADO DIREITO PENAL Título II Do Crime 1. (CESPE / Defensor DPU / 2010) A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo

Leia mais

CONTRATUAL Obrigação de meio X Obrigação de Resultado. EXTRACONTRATUAL (ex. direito de vizinhança, passagem, águas, etc)

CONTRATUAL Obrigação de meio X Obrigação de Resultado. EXTRACONTRATUAL (ex. direito de vizinhança, passagem, águas, etc) Artigo 186, do Código Civil: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. CONTRATUAL

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo

A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo PROJETO DE LEI Nº 172/2012 Dispõe sobre a responsabilidade no fornecimento de bebidas alcoólicas. A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo D E C R E T A Art. 1º. O fornecedor de bebidas alcoólicas

Leia mais

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos CÓDIGO CIVIL Livro III Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III Dos Atos Ilícitos Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que

Leia mais

A inserção injusta causa às pessoas / consumidores danos de ordem moral e em algumas vezes patrimonial, que, reconhecida gera o direito à reparação.

A inserção injusta causa às pessoas / consumidores danos de ordem moral e em algumas vezes patrimonial, que, reconhecida gera o direito à reparação. 1.1 - Introdução Infelizmente o ajuizamento de ações de indenização por danos materiais e principalmente morais em face de empresas por inclusão indevida do nome de seus clientes em órgãos de proteção

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS OPERADORES DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS OPERADORES DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS OPERADORES DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS Atividade de intermediação de negócios imobiliários relativos à compra e venda e locação Moira de Toledo Alkessuani Mercado Imobiliário Importância

Leia mais

Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira. Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção

Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira. Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira TEORIA DO DELITO Infração Penal (Gênero) Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção 1 CONCEITO DE CRIME Conceito analítico de crime: Fato

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL Profa. Dra. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo

Leia mais

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL SÍLVIO DE SALVO VENOSA 1 Para a caracterização do dever de indenizar devem estar presentes os requisitos clássicos: ação ou omissão voluntária, relação

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO PERIGO AVIÁRIO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO PERIGO AVIÁRIO RESPONSABILIDADE CIVIL NO PERIGO AVIÁRIO OBJETIVO Conhecer a Responsabilidade Civil do Operador e do Estado em eventos decorrentes do Perigo Aviário. ROTEIRO RESPONSABILIDADE CIVIL NO PERIGO AVIÁRIO 1.

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

A p s e p c e t c os o s Ju J r u ídi d co c s o s n a n V n e t n ilaç a ã ç o ã o M ec e â c n â i n ca

A p s e p c e t c os o s Ju J r u ídi d co c s o s n a n V n e t n ilaç a ã ç o ã o M ec e â c n â i n ca Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica Prof. Dr. Edson Andrade Relação médico-paciente Ventilação mecânica O que é a relação médico-paciente sob a ótica jurídica? Um contrato 1 A ventilação mecânica

Leia mais

CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES Espécies de Conduta a) A conduta pode ser dolosa ou culposa. b) A conduta pode ser comissiva ou omissiva. O tema dolo e culpa estão ligados à

Leia mais

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Omissão de Notificação da Doença DIREITO PENAL - Omissão de Notificação de Doença CP. Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja

Leia mais

Responsabilidade Civil de Provedores

Responsabilidade Civil de Provedores Responsabilidade Civil de Provedores Impactos do Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965, de 23 abril de 2014) Fabio Ferreira Kujawski Modalidades de Provedores Provedores de backbone Entidades que transportam

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR É possível um finalismo corrigido? Saymon Mamede Várias teorias sobre o fato típico e a conduta surgiram no Direito Penal, desde o final do século XIX até hodiernamente. A pretensão deste artigo é expor

Leia mais

Nasce em razão da violação de um dever jurídico, mas depende da configuração de elementos.

Nasce em razão da violação de um dever jurídico, mas depende da configuração de elementos. OAB EXTENSIVO SEMANAL Disciplina: Direito Civil Prof.: Brunno Giancoli Data: 22.09.2009 Aula n 04 TEMAS TRATADOS EM AULA RESPONSABILIDADE CIVIL Nasce em razão da violação de um dever jurídico, mas depende

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Trabalho de Direito Civil Curso Gestão Nocturno Realizado por: 28457 Marco Filipe Silva 16832 Rui Gomes 1 Definição: Começando, de forma, pelo essencial, existe uma situação de responsabilidade

Leia mais

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 8ª ª-

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 8ª ª- DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal Iv 2 ROUBO 3 - Roubo Qualificado/Latrocínio 3º Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de

Leia mais

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho A responsabilidade civil e criminal no âmbito da SHST Luís Claudino de Oliveira 22/maio/2014 Casa das Histórias da Paula Rego - Cascais Sumário 1.

Leia mais

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade Acimarney Correia Silva Freitas¹, Celton Ribeiro Barbosa², Rafael Santos Andrade 3, Hortência G. de Brito Souza 4 ¹Orientador deste Artigo

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito.

Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito. Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito. Ordem jurídica: estabelece deveres positivos (dar ou fazer alguma coisa) e negativos

Leia mais

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015 DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história Posição constitucional e contribuição jurisprudencial Prof Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

O PAPEL DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DEVERES E RESPONSABILIDADES. APIMEC SUL Valéria Kasabkojian Schramm POA, junho de 2009

O PAPEL DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DEVERES E RESPONSABILIDADES. APIMEC SUL Valéria Kasabkojian Schramm POA, junho de 2009 O PAPEL DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DEVERES E RESPONSABILIDADES APIMEC SUL Valéria Kasabkojian Schramm POA, junho de 2009 2 Conselho de Administração Órgão de deliberação colegiada. Tem como objetivo

Leia mais

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE História / Relação: (Antiguidade) (Início séc. XX) (Atualmente) Relação religiosa/ mágico/ desígnios de Deus. Relação de amigo/ confiança conselheiro

Leia mais

PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1. CONDUTA. 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt

PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1. CONDUTA. 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1.1 TEORIAS DA CONDUTA 1. CONDUTA 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt Imperava no Brasil até a

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 Discorra sobre a utilização da usucapião como instrumento de defesa em ações petitórias e possessórias. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 2 Considere que um indivíduo,

Leia mais

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DE ORDEM CIVIL ADMINISTRATIVA E PENAL DANO É O PREJUÍZO CAUSADO A ALGUÉM PELA DETERIORAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE BENS SEUS

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL O termo responsabilidade provém de: Res Coisa, bem, aquilo que faça parte do mundo e das possíveis relações jurídicas. pondere Equilibrar, ponderar. idade Sufixo de ação. Assim,

Leia mais

O Dano Moral no Direito do Trabalho

O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 - O Dano moral no Direito do Trabalho 1.1 Introdução 1.2 Objetivo 1.3 - O Dano moral nas relações de trabalho 1.4 - A competência para julgamento 1.5 - Fundamentação

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA

DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA A responsabilidade civil tem como objetivo a reparação do dano causado ao paciente que

Leia mais

CAUSAS EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL OU MEIOS DE DEFESA

CAUSAS EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL OU MEIOS DE DEFESA CAUSAS EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL OU MEIOS DE DEFESA Rosana Silva de OLIVEIRA¹ Sumário: Resumo. Palavras - chave. Introdução. Estado de necessidade e legítima defesa. Exercício regular do direito

Leia mais

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA Material didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Direito Civil IVI Publicação no semestre 2014.1 no curso de Direito. Autor: Vital Borba

Leia mais

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO Referência - Of. Circular nº 21-SSA/2014/ATRICON, de 16/06/2014 - Of. nº 325-SSA/2014/ATRICON, de 02/07/2014 Em atenção aos oficios em referência,

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 0059871-12.2007.8.19.0001 Apelante: JONETES TERESINHA BOARETTO Apelado: GRANDE HOTEL CANADÁ LTDA. Relator: DES. CUSTÓDIO TOSTES DECISÃO MONOCRÁTICA

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DO PERSONAL TRAINER DOUTOR PAQUITO RESUMO

A RESPONSABILIDADE DO PERSONAL TRAINER DOUTOR PAQUITO RESUMO A RESPONSABILIDADE DO PERSONAL TRAINER DOUTOR PAQUITO RESUMO O presente artigo traz a concepção da responsabilidade civil aplicada ao personal trainer, um estudo que merece atenção tanto do profissional

Leia mais

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Seguro RC Advogados na Europa, USA e Brasil Europa - Obrigatório Cada País tem suas regras e limites de garantias Profissionais devem

Leia mais

Responsabilidade civil médicohospitalar na jurisprudência do STJ

Responsabilidade civil médicohospitalar na jurisprudência do STJ Responsabilidade civil médicohospitalar na jurisprudência do STJ 4º Congresso Brasileiro de Aspectos Legais para Gestores e Advogados de Saúde São Paulo, 24 de maio de 2013 Ricardo Villas Bôas Cueva Ministro

Leia mais

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Resultado Nexo de causalidade Tipicidade RESULTADO Não basta existir uma conduta. Para que se configure o crime é necessário

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

Profilaxia das alegações de erro médico. Paulo Afonso - BA

Profilaxia das alegações de erro médico. Paulo Afonso - BA Profilaxia das alegações de erro médico Paulo Afonso - BA Princípios Fundamentais do CEM I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação

Leia mais

Prof. Adilson Crepaldi

Prof. Adilson Crepaldi Aula nº 2 RESPONSABILIDADE CIVIL Prof. Adilson Crepaldi CONCEITO DE RESPONSABILIDADE: É a obrigação que pode incumbir uma pessoa a reparar o prejuízo causado à outra, por fato próprio, ou por fato de pessoas

Leia mais

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 1 RESPONSABILIDADES TRIPARTITES RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL

Leia mais

Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002), pós-graduado em Direito

Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002), pós-graduado em Direito Contatos: Site: www.diogocalasans.com E-mail: contato@diogocalasans.com Facebook: www.facebook.com/ diogocalasans Twitter: http://twitter.com/@diogocalasans 1 Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002),

Leia mais

EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA

EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros Desembargador NEY WIEDEMANN NETO, da 6ª. Câmara Cível do TJRS Introdução O contrato de seguro, regulado pelos artigos

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL Filipe Rezende Semião, est.. Sumário: I - Pressupostos da Responsabilidade Civil II - Dispositivos legais III - Dano ao corpo IV - Indenização na lesão corporal

Leia mais

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado Especialista em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista Docente do

Leia mais

AULA 01. Direito Civil, vol.4, Silvio Rodrigues, editora Saraiva.

AULA 01. Direito Civil, vol.4, Silvio Rodrigues, editora Saraiva. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil / Aula 01 Professora: Andréa Amim Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 CONTEÚDO DA AULA: Bibliografia. Estrutura da Responsabilidade

Leia mais

Responsabilidade Civil do Engenheiro. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil do Engenheiro. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil do Engenheiro Para Reflexão Ao indivíduo é dado agir, em sentido amplo, da forma como melhor lhe indicar o próprio discernimento, em juízo de vontade que extrapola as previsões legais

Leia mais

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m Dano Moral no Direito do Consumidor HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Consumidor padrão ou standard : art. 2º, caput Consumidor por equiparação: arts. 2º, parágrafo

Leia mais

Perícia contábil em Ação Civil Pública, relativa a ato de improbidade administrativa e enriquecimento sem causa de Servidor Público.

Perícia contábil em Ação Civil Pública, relativa a ato de improbidade administrativa e enriquecimento sem causa de Servidor Público. Perícia contábil em Ação Civil Pública, relativa a ato de improbidade administrativa e enriquecimento sem causa de Servidor Público. Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresentamos uma breve

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Introdução. - O Estado é o sujeito responsável. - Na responsabilidade civil do Estado os princípios próprios são mais rigorosos (atuação Estatal é uma imposição, devendo o Estado ser responsabilizado de

Leia mais

A R E R S E PONS N A S B A ILID I A D D A E D E C I C VIL N O N

A R E R S E PONS N A S B A ILID I A D D A E D E C I C VIL N O N A RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO DE FAMÍLIA 06.09.2014 Dimas Messias de Carvalho Mestre em Direito Constitucional Promotor de Justiça aposentado/mg Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado Membro

Leia mais

A previsibilidade legal da evicção consiste numa garantia de segurança do adquirente.

A previsibilidade legal da evicção consiste numa garantia de segurança do adquirente. 12 - EVICÇÃO O termo evicção traduz idéia de perda, ser vencido, perder e ocorre quando o adquirente de um bem perde a posse e a propriedade do mesmo em virtude de ato judicial ou administrativo que reconhece

Leia mais

29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS. Fraiburgo Santa Catarina

29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS. Fraiburgo Santa Catarina 29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS Fraiburgo Santa Catarina A responsabilidade civil é a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar o dano moral ou patrimonial

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

TEMA: CONCURSO DE CRIMES

TEMA: CONCURSO DE CRIMES TEMA: CONCURSO DE CRIMES 1. INTRODUÇÃO Ocorre quando um mesmo sujeito pratica dois ou mais crimes. Pode haver um ou mais comportamentos. É o chamado concursus delictorum. Pode ocorrer entre qualquer espécie

Leia mais

Exercícios de fixação

Exercícios de fixação 1. (UFMT) As infrações penais se dividem em crimes e contravenções. Os crimes estão descritos: a) na parte especial do Código Penal e na Lei de Contravenção Penal. b) na parte geral do Código Penal. c)

Leia mais

DO USO DO CELULAR DURANTE HORÁRIO DE TRABALHO

DO USO DO CELULAR DURANTE HORÁRIO DE TRABALHO DO USO DO CELULAR DURANTE HORÁRIO DE TRABALHO Nos dias atuais o aparelho celular tem sido o meio de comunicação mais usado pelas pessoas. Além da facilidade de contactar quem se precisa falar, com rapidez,

Leia mais

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS Responsabilidades Legais Estatuto da OAB. Art.17 Além da sociedade, o sócio responde subsidiária e ilimitadamente pelos danos causados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As excludentes da responsabilidade civil decorrentes do acidente de trabalho Paula Gracielle de Mello* Sumário: 1. Introdução. 2. Responsabilidade Civil no Direito Brasileiro.3.

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES:

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES: RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES: E A CORPORATE GOVERNANCE MARIA DA CONCEIÇÃO CABAÇOS ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO MINHO 18 de Novembro de 2015 PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL Para que os

Leia mais

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS Elaborado em 08.2006 Vitor Vilela Guglinski Assessor de juiz, especialista em Direito do Consumidor em Juiz de Fora (MG). A elaboração

Leia mais

Este estudo foi elaborado pelo DEJUR - Departamento Jurídico do CREA-PR

Este estudo foi elaborado pelo DEJUR - Departamento Jurídico do CREA-PR MÓDULO 01 AULA 03 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Temos a satisfação de apresentar o módulo de RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL em nosso Programa de Excelência em Projetos. Nele será possível entender as obrigações

Leia mais

FADI - SOROCABA DIREITO CIVIL III CONTRATOS PRIMEIRO SEMESTRE

FADI - SOROCABA DIREITO CIVIL III CONTRATOS PRIMEIRO SEMESTRE FADI - SOROCABA DIREITO CIVIL III CONTRATOS PRIMEIRO SEMESTRE 18/05/12 A-) GESTÃO DE NEGÓCIOS: - Noção: é a intervenção não autorizada de uma pessoa, denominada gestor, na condução dos negócios de outra,

Leia mais

Direito Penal III. Aula 07 21/03/2012 2.3 DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE. 2.3.1 Introdução

Direito Penal III. Aula 07 21/03/2012 2.3 DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE. 2.3.1 Introdução Aula 07 21/03/2012 2.3 DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE 2.3.1 Introdução a) Crime de perigo os da periclitação da vida e da saúde são denominados como crimes de perigo, cuja consumação se dá com a exposição

Leia mais

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto.

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto. RESUMO I - Obrigações Alternativas São aquelas que têm objeto múltiplo, de maneira que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. Nasce com objeto múltiplo. Ex.: A se obriga a pagar a B objeto X

Leia mais

Introdução ao Estudo da Responsabilidade Civil

Introdução ao Estudo da Responsabilidade Civil Introdução ao Estudo da Responsabilidade Civil Material didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Direito Civil IVI Publicação no semestre 2014.1 no curso de Direito. Autor: Vital Borba

Leia mais