A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL,"

Transcrição

1 A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL, EM PORTUGAL : QUE MUDANÇAS? Gil Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Lisboa RESUMO Com o Programa de Formação para as Autarquias Locais (Foral), a Administração Local gozou de uma conjuntura extremamente favorável para a sua modernização. O Foral, instituído em 2000 e de execução iniciada em 2001, concretizou-se num afluxo de recursos financeiros extremamente avultado para aplicação na requalificação dos recursos humanos da Administração Local, num momento em que a situação de mudança nas autarquias exige, inevitavelmente, uma resposta adequada. Todo o processo de devolução de competências às autarquias só poderá ter sucesso se for acompanhado de um esforço significativo de modernização administrativa e do sucesso desse mesmo esforço. Para o sucesso das medidas de ampliação das atribuições e competências das autarquias, exige-se a identificação e superação dos problemaschave que envolvem aquelas organizações: disfuncionamento entre os serviços; incapacidade para responder a solicitações em novos domínios de actividade e de prestação de serviços aos munícipes, insuficiente dotação de recursos técnicos e humanos capazes de desenvolver funções nos domínios da gestão e do planeamento. Neste contexto, o Foral constituiu-se num importante instrumento financeiro para que as autarquias pudessem cumprir as velhas e as suas novas funções de modo eficiente. No âmbito deste programa, muitas foram as situações de formação profissional contínua que varreram a Administração Local de lés-a-lés e que deveriam/poderiam mudar o quadro de insuficiência de qualificações que a caracterizava. Cinco anos de execução do programa constitui um período de tempo suficiente para se proceder a uma apreciação da forma como o programa foi desenvolvido e dos resultados que poderá ter produzido. Nesse sentido, e partindo da análise dos balanços sociais das autarquias em dois anos chave (2000 e 2005) bem como de elementos colhidos no âmbito de um processo de avaliação do impacto do Programa Foral na Administração Local pretende-se, nesta comunicação, apresentar e discutir algumas das mudanças que a Administração Local terá conhecido por efeitos do Foral. PALAVRAS-CHAVE Cultura de formação, investimento estratégico RESUME La modernisation de l Administration Publique Municipal au Portugal a connu une conjoncture extrêmement favorable avec le programme FORAL, depuis l année Avec son exécution, un gros flux de capitaux est venue dont son objectif était la requalification des ressources humaines de l Administration, indispensable dans un

2 moment où le changement aux autarchies est devenu une besoin en fonction des nouvelles pouvoirs que lui sont commis. En effet, le processus de dévolution de nouvelles compétences aux autarchies aura le succès s il est fait un effort de modernisation administrative qui arrive à résoudre des problèmes structuraux comme : la relation intra services ; la difficulté en répondre a de nouveaux domaines d activité prés des individus, le besoin de ressources techniques et humaines pour développer la gestion et la planification stratégiques. Dans ce contexte-là le Programme Foral a constitué un important instrument financier pour changer les autarchies dans le chemin de l efficience. Dans le cadre du Foral il a eu dans les cinq derniers ans une multiplicité d actions de formation que pourront avoir changé la situation de déficit de qualifications qui caractérisait l Administration Municipale. En donnant attention aux chiffres nationaux concernant l exécution du programme au période , on discute quelques une des changements que l Administration Municipale aura connu en conséquence du Foral. MOTS-CLE Culture de formation ; inversement stratégique Introdução A importância do poder local para a construção da democracia e para uma resposta eficaz aos problemas quotidianos dos cidadãos é por todos reconhecida. Nesse sentido, em Portugal, novas competências têm sido delegadas aos órgãos autárquicos. Todavia, as novas, e as velhas, competências autárquicas exigem recursos, nomeadamente recursos humanos qualificados. Para responder a essa exigência foi criado, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, o Programa Foral. Este programa visa a formação dos funcionários e dos agentes da Administração Local, no sentido do reforço da descentralização de poderes e da modernização dos serviços. Assim, nos últimos anos têm sido realizados vultuosos investimentos em formação no quadro da Administração Local, sendo que uma boa parte desse investimento é proveniente de apoios comunitários através do Programa FORAL, criado em Novembro de 2000 e destinado a financiar a formação dos funcionários e agentes da administração local, durante o período Todavia, o investimento efectuado não teve um crescimento similar ao longo dos cinco anos de execução do programa nem tem tido um comportamento semelhante nas diversas regiões do país.

3 Assim sendo, nesta comunicação irei, num primeiro ponto, analisar a forma como evoluiu a formação na administração local, deixando para os segundo e terceiro pontos a análise da execução financeira e física daquele programa, respectivamente. Concluirei com uma breve reflexão sobre as mudanças ocorridas na Administração Local. 1. Evolução da formação 1.1 Número de candidaturas e taxas de aprovação Nos primeiros anos de execução do Programa Foral, um dos problemas registados foi o número muito baixo de candidaturas apresentadas. Para tal foram adiantados, e confirmados, diversos factores, nomeadamente a inexistência de uma cultura de projecto e a rigidez das estruturas da Administração Local (Canário et al., 2002) bem como as dificuldades inerentes ao próprio processo de candidatura, várias vezes referido como difícil, moroso e complexo. Todavia, a partir de 2003 a situação modificou-se substancialmente, a que não será estranho factores como a campanha de publicitação do Programa Foral, a progressiva normalização dos documentos de candidatura, o estudo realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Canário et al., 2002), bem como os cursos de Agentes de Desenvolvimento para a Administração Local e o Programa de Formação para Gestores da Formação para a Administração Local realizados em todo o país na sequência do estudo atrás referenciado. No quadro abaixo pode verificar-se essa mudança após 2003: Anos Regiões Quadro 1 Número de candidaturas apresentadas Total Março 2006 Total Norte Centro LVT Alentejo Algarve Total Fonte: Secretaria de Estado da Administração Local Núcleo de Coordenação e de Acompanhamento Estratégico do Programa Foral (NCAEPF)

4 Como se pode observar, ao nível do Continente, o número de candidaturas apresentadas em 2004 duplicou relativamente a Por outro lado, os valores relativos ao 1º trimestre de 2006 consolidam essa tendência. Este facto é tanto mais significativo quando observamos os dados relativos à Região Norte, que apresenta um valor nulo, em virtude de esta Região já ter executado a totalidade do montante que lhe tinha sido atribuído, apresentando uma taxa acumulada de execução, em 31 de Dezembro de 2005, de 106%. Apenas as poupanças que os responsáveis da Região conseguiram realizar nas acções ainda a decorrer, permitiu a candidatura de alguns novos projectos no decurso de Observe-se o quadro 2, que exprime, relativamente aos montantes financeiros disponíveis e aprovados, as taxas de aprovação, total e por região, no período em análise. Quadro 2 Taxas de aprovação, valores acumulados em percentagem (%) Março 2006 Norte Centro LVT Alentejo Algarve Total Fonte: NCAEPF Se é verdade que a Região Norte viu aprovada a totalidade do montante que lhe era destinado, a situação desta Região é única, sendo que, em termos gerais, pode afirmar-se haver um forte défice dos montantes aprovados relativo às potencialidades financeiras disponibilizadas pelo Programa para cada Região. De facto, em termos globais, isto é, para a totalidade das candidaturas apresentadas em todo o Continente, aquele valor totalizou, em 31 de Março de 2006, o valor de 65% do total. Naturalmente, a evolução registada neste trimestre a nível total (apenas 3%), faz prever que em geral as candidaturas apresentadas não esgotarão os montantes financeiros disponíveis. De salientar, todavia, que em 31 de Março de 2006, apenas o Alentejo apresentava uma taxa de aprovação inferior aos valores acumulados do país. Digno de nota é, também, o esforço realizado pela Região do Algarve que acumulou 56% das aprovações no 1º trimestre de 2006.

5 1.2 Candidaturas por tipologia Uma das características mais persistentes da formação em geral, nomeadamente na Administração Local, é a predominância da acção de formação, acções em sala, presenciais onde se estabelece uma relação de dependência entre professor/formador e formando, reproduzindo fielmente um modelo escolar, aliás também já ultrapassado (Canário, 1999). Também no que respeita ao Programa Foral a acção de formação tem sido a modalidade de formação prevalente nas candidaturas ao Programa (Nóvoa et al., 2006). De salientar, todavia, que novas modalidades de formação foram apresentadas e aprovadas a partir de 2003, após a publicação de legislação em conformidade, em especial no que respeita a modalidade de Formação-Acção. Observem-se os valores do quadro 3: Quadro 3 Candidaturas por tipologia, valores do Continente Total Formação a Distância Formação Avançada Formação Acção Acção Total Fonte: NCAEPF Pela análise dos valores do quadro podemos destacar, no entanto, que o número das novas modalidades de formação ainda apresenta um valor bastante modesto no cômputo geral, correspondendo a apenas 8.2% do número total acumulado de candidaturas apresentadas entre 2001 e Por outro lado, estas novas modalidades ainda apresentam uma flutuação anual significativa, o que indicia que estas modalidades ainda não se apresentam como uma alternativa consolidada às tradicionais acções de formação.

6 1.3 Entidades promotoras No quadro da execução do Programa Foral, as entidades promotoras da formação confundem-se com as entidades formadoras ou executoras dessa formação. No período em análise as entidades promotoras foram bastante diversificadas, ainda que não se afastando, genericamente, dos resultados obtidos por Canário et al., em Assim, os principais promotores são entidades públicas, nomeadamente as Câmaras Municipais. Logo a seguir vêm as entidades formadoras ou seja entidades/empresas privadas de formação. Quadro 4 Entidades promotoras da formação, , em percentagem (%) do total Câmaras 52 Associações de 11 Municipais Municípios Juntas de 2 CEFA 5 Freguesia Empresas 1 Instituições de 1 Municipais Ensino Empresas 2 Outras 3 Concessionárias Entidades 23 Associações de 0 Formadoras Desenvolvimento Fonte: NCAEPF (adaptado) Todavia, relativamente à mesma situação em 2000, é obrigatório verificar que existem alterações significativas, ainda que o peso afecto às iniciativas da Administração Pública Local seja praticamente o mesmo. Assim, este conjunto de entidades (CM, JF, EM, AM) promoveu, no período , 66% da formação de Foral, enquanto que esse valor se cifrava em 65.1%, em 2000 (Canário et. al, 2002). Por seu turno as empresas privadas de formação ganharam parte do mercado, passando de 14.1%, em 2000, para 23% durante o período. Assim, ao mesmo tempo que as Associações de Desenvolvimento e as Associações Privadas sem fins lucrativos perdem lugar (oferecendo, respectivamente, 2.1 e 2.0% do total da formação em 2000, não se vêem contempladas nesta actividade durante o período), bem como o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (que desenvolveu 8.1% do número total de acções em 2000), as empresas privadas de formação ganham espaço, testemunhando-se um processo de marketização da formação.

7 Níveis de Aprovação dos Formandos O número de formandos que foi candidatado a formação entre 2001 e 2006, aumentou significativamente na maior parte das regiões e no Continente. Observe-se o quadro 5: Quadro 5 - Evolução do número de aprovações de formandos do Programa Foral Março Total 2006 Norte Centro LVT Alentejo Algarve Total Fonte: NCAEPF Apesar do crescimento irregular, por anos e regiões, o número de formandos cresceu, ao nível do país, 7,4 vezes entre Dezembro de 2001 e Março de Todavia, para melhor se compreender a evolução deste indicador, apresenta-se, de seguida, a relação existente entre o número de formandos por ano, no Continente, e o número de efectivos da Administração Local em 31 de Dezembro de 2000, conforme o Balanço Social da Administração Local. Quadro 6 Relação entre o número de formandos aprovado (Janeiro de 2001 a Março 2006) e o número de efectivos da Administração Local (Continente, em 31 de Dezembro de 2000) Anos Março Formandos 2006 (1) Nº formandos (2) Nº efectivos (1)/(2)x Fonte: NCAEPF (adaptado) Como se pode observar no quadro 6, só em 2005, e considerando que não haveria repetições de formandos em formação enquanto a totalidade dos efectivos não tivesse sido sujeito a uma acção/período de formação (o que, como sabemos, é

8 manifestamente errado), é que todo os formandos teriam passado por uma situação formativa no âmbito do Programa Foral. Esta situação repetiu-se em De destacar que esta relação se reporta aos dados colhidos por Canário et al., de Assim, parte-se do pressuposto de que o número de efectivos não se alterou significativamente ao longo do período, tendo em conta as políticas de não contratação de pessoal para a Administração que têm vindo a vigorar nos últimos, em virtude da dificuldade em obter os valores relativos a cada ano. A análise dos valores apresentados no quadro acima deve acautelar algumas situações, nomeadamente: a) o facto já referido de se ter considerado e que o número de efectivos da Administração Local, durante o período, ter-se-á alterado de forma pouco significativa, tornando aceitável tomar sempre o valor relativo ao ano de 2000; b) os números referirem-se a valores totais, isto é, a valores não mediados por atributos como a idade, o género, a carreira profissional, a categoria profissional, entre outros; c) esta situação esconder as fortes assimetrias no acesso à formação na Administração Local, em detrimento dos indivíduos pertencentes às carreiras de Operário e Auxiliar. Acautelando a leitura dos dados acima, podemos concluir que o Programa Foral só em 2005 conseguiu atingir (em número) todos os efectivos da Administração Local. Esta situação ainda é variável por Região. De facto: - a Região Norte apresentou um comportamento mais dinâmico de que o Continente, pois já desde 2004 que todos os funcionários teriam passado por um período de formação no âmbito do programa Foral. - a Região Centro apresentou bastante dinamismo no acto de promover formação entre os seus funcionários, sendo significativo o conjunto de formandos em formação no 1º trimestre de na RLVT em ano algum houve tantos formandos quanto o número total de efectivos; - a Região do Alentejo apresenta-se como uma região fortemente deficitária em termos de formação; - a Região do Algarve mostrou-se muito dinâmica, em especial a partir de 2004.

9 1. 5 Duração da formação Contrariamente ao sugerido no documento de orientação estratégica para a formação na Administração Local (Canário et al., 2002), a duração das acções de formação é, basicamente, muito pequena., predominando as acções de cerca de 30 horas, como pode observar-se no quadro abaixo: Quadro 7 Duração média da formação proposta (horas) Anos/Horas Março 2006 Nº total de horas Nº médio de horas por acção Fonte: NCAEPF Os valores do quadro 7 são bem ilustrativos de uma formação curta, demasiado curta para serem experimentadas com frequência modalidades de formação que se afastem da tradicional acção de formação, nomeadamente a formação-acção. 2. Execução do Programa 2.1 Execução financeira Se as taxas de aprovação, como se referiu atrás, revelam uma incapacidade para algumas regiões apresentarem candidaturas de formação, com efeitos nos processos de modernização e de desburocratização dos serviços, em termos financeiros, a execução do programa também está longe de ser o desejável. De facto, os baixos valores de execução do Programa Foral evidenciam uma situação bastante deficitária na utilização das verbas do programa. Basta referir que a taxa acumulada de execução financeira em 2005 foi, apenas, de 23.4% ao nível do país, registando-se, obviamente, fortes assimetrias regionais. Observem-se os valores do quadro 8:

10 Quadro 8 Taxas de execução financeira, valores acumulados em percentagem (%) Norte Centro LVT Alentejo Algarve Total Fonte: NCAEPF Naturalmente, e contando com o facto de que algumas acções ainda estão a decorrer e com a circunstância de, excepcionalmente, ainda poderem ser executadas acções em 2007, os valores do quadro irão, certamente, alterar-se. Todavia, não deixa de ser criticável que no fim anunciado do Programa, a sua execução não tenha ultrapassado os 23.4%. Obviamente, se o esforço colocado na execução do Programa nos anos de 2006 e 2007 for idêntico ao que tem sido realizado, a execução do Programa ficará, realmente, muito aquém dos 100%, com todas as consequências negativas que daí decorrem Execução física À semelhança do que se regista com a execução financeira, também a execução física do Programa se encontra em défice. Para justificar esta afirmação irão utilizar-se dois indicadores: o número de horas de formação aprovado e executado; e, o número de formandos aprovado e executado. Obviamente poder-se-iam utilizar outros indicadores. Seleccionaram-se estes dois pelo facto de se possuir toda a informação sobre eles e, muito particularmente, pelo facto de haver um forte défice no que respeita ao número de formandos em formação, ao mesmo tempo que existe, contraditoriamente, aprovação de um número muito maior de formandos para formação. Apesar de se possuir a informação por Região, ir-se-á, apenas, utilizar os valores relativos ao Continente que, tendencialmente, retratam o panorama regional. Assim, dê-se atenção aos quadros 9 e 10.

11 Quadro 9 Relação entre o número de horas de formação aprovado e executado, no Continente Total Aprovado (1) Executado (2) (2)/(1)x Fonte: NCAEPF (adaptado) A análise dos valores do quadro mostra bem a deficitária execução física do programa. Em termos de horas de formação aprovadas e executadas, no total do período apenas foram realizadas 36.9% das horas de formação possíveis. Quadro 10 Relação entre o número de formandos aprovado e executado, no Continente Total Aprovado (1) Executado (2) (2)/(1)x Fonte: NCAEPF (adaptado) De igual forma, também a taxa de execução de formando é bastante fraca, no total do período , permitindo perceber bem até que ponto o programa Foral não foi aproveitado em todas as suas potencialidades, para o desenvolvimento e modernização da nossa Administração Local. Notas finais Do exposto podemos sumariar a evolução da Execução do Programa Foral no período Assim: - Verificou-se um aumento significativo do número de candidaturas ao longo do período; todavia, a taxa de aprovação não ultrapassava, em 31 de Março de 2006, os 65% do total das disponibilidades financeiras do Programa. - Houve um esforço para a introdução de novas metodologias de formação, nomeadamente a formação-acção; todavia, mais de 90% das candidaturas apresentadas refere-se à modalidade de acção de formação.

12 - As entidades promotoras mais significativas são as instituições da Administração Local; todavia, cresceu de forma importante o papel das empresas privadas. - Predominam as acções de curta duração. - A execução financeira do Programa foi bastante deficitária, ficando-se pelos 25%, em valores acumulados. - A execução física do programa foi bastante deficitária, quer em horas quer em formandos, na relação entre o aprovado e o executado. Assim, apesar do aproveitamento mais eficiente dos recursos financeiros do Programa Foral e da diversificação de metodologias de formação, a análise dos dados disponíveis não indicia a introdução de melhorias na actividade de formação na Administração Pública Local que induzam a uma modernização efectiva da Administração, ainda que, naturalmente, não se possa descartar a ocorrência de tais melhorias em situações particulares e que uma análise de natureza macro não permite ressaltar. Referências CANÁRIO, Rui (1999), Formação de Adultos: Um Campo e uma Problemática, Lisboa, Educa. CANÁRIO, Rui; e AIRES, Rita (2002), Formação Profissional Contínua na Administração Local. Para uma Orientação Estratégica. Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. NÓVOA, António; e CANÁRIO, Rui (2006), Estudo Nacional de Avaliação de Impactos da Formação realizada para a Administração Local no âmbito do Programa Foral, Universidade de Lisboa.

EL PROGRAMA FORAL Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN LA ADMINISTRACIÓN LOCAL, EN PORTUGAL

EL PROGRAMA FORAL Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN LA ADMINISTRACIÓN LOCAL, EN PORTUGAL EL PROGRAMA FORAL Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN LA ADMINISTRACIÓN LOCAL, EN PORTUGAL O PROGRAMA FORAL E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL, EM PORTUGAL BELMIRO GIL CABRITO Universidade de Lisboa

Leia mais

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 NOTA METODOLÓGICA De acordo com a definição nacional, são pequenas e médias empresas aquelas que empregam menos de 500 trabalhadores, que apresentam um volume de

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS I. INTRODUÇÃO O Governo apresentou ao Conselho Económico e Social o Projecto de Grandes Opções do Plano 2008 (GOP 2008) para que este Órgão, de acordo com

Leia mais

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO 1) Quais os objectivos que se pretende atingir com a Sessão de Imersão e o Seminário de Diagnóstico? A Sessão de Imersão tem por objectivo a apresentação

Leia mais

REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira

REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira PG 02 NOTA JUSTIFICATIVA O presente regulamento promove a qualificação das

Leia mais

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010)

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) 1 SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Artigo

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio ao Cooperativismo

Regulamento Municipal de Apoio ao Cooperativismo Regulamento Municipal de Apoio ao Cooperativismo Considerando a necessidade de apoiar a criação e a consolidação de cooperativas residentes no concelho. Considerando a necessidade de incentivar a expansão

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

INVESTIR EM FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: A HISTÓRIA E

INVESTIR EM FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: A HISTÓRIA E INVESTIR EM FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: A HISTÓRIA E OS RESULTADOS. TRÊS ESTUDOS DE CASO CABRITO, Belmiro Gil (b.cabrito@fpce.ul.pt) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA Preâmbulo O voluntariado é definido como um conjunto de acções e interesses sociais e comunitários, realizadas de forma desinteressada no âmbito

Leia mais

Freguesia de Tabuadelo e São Faustino. Concelho de Guimarães

Freguesia de Tabuadelo e São Faustino. Concelho de Guimarães Freguesia de Tabuadelo e São Faustino Concelho de Guimarães Relatório de Gerência de Contas e Relatório de Actividades Ano de 2013 Índice: Introdução:... 3 Analise Económica e Financeira... 5 Execução

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ CAPÍTULO I Disposições Comuns Artigo 1.º Lei Habilitante O presente

Leia mais

Câmara Municipal de Lisboa Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Social. PROGRAMA BIP/ZIP 2011 EXECUÇÃO FINANCEIRA 30 de Maio de 2012

Câmara Municipal de Lisboa Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Social. PROGRAMA BIP/ZIP 2011 EXECUÇÃO FINANCEIRA 30 de Maio de 2012 Câmara Municipal de Lisboa Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Social PROGRAMA BIP/ZIP 2011 EXECUÇÃO FINANCEIRA 30 de Maio de 2012 Execução financeira do Programa BIP-ZIP 2011 O Programa BIP-ZIP 2011

Leia mais

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Enquadramento Com base numa visão estratégica de desenvolvimento social que valorize a rentabilização dos recursos técnicos e financeiros

Leia mais

Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos

Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. xxxiii (145), 1998 (1. ), 183-188 Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos O número de nascimentos em Portugal tem

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO

Leia mais

Programa Local de Responsabilidade Social de Ferreira do Alentejo

Programa Local de Responsabilidade Social de Ferreira do Alentejo Regulamento do Programa Local de Responsabilidade Social de Preâmbulo O projeto Ferreira Solidária, financiado pelo Programa dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, prevê, no eixo 1, a implementação

Leia mais

Captação de Grandes Congressos Internacionais. Regulamento

Captação de Grandes Congressos Internacionais. Regulamento Captação de Grandes Congressos Internacionais Regulamento Artigo 1º Objecto 1. O presente regulamento tem por objecto a definição dos termos de concessão de apoio a projectos de captação de grandes Congressos

Leia mais

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 12 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO (SI INOVAÇÃO) PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO Nos termos do Regulamento do SI Inovação, a apresentação

Leia mais

ESTÁ ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações.

ESTÁ ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações. O Voluntariado O Voluntariado traduz-se no conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção

Leia mais

Perfil de Competências Transversais e de Formação do Empreendedor

Perfil de Competências Transversais e de Formação do Empreendedor CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Perfil de Competências Transversais e de Formação do Empreendedor Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SIAC / 2011 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE Nos termos do Regulamento

Leia mais

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ 1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ Novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (RJET) Inovadora, simplificadora e de maior facilidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais. Relatório de Avaliação Final. Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info.

FICHA TÉCNICA. Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais. Relatório de Avaliação Final. Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info. FICHA TÉCNICA Título Organização Curso Relatório de Avaliação Final Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais Entidade Leader Consulting, 08 de Dezembro

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015 ÍNDICE 1. Introdução 1 2. Finalidades e objectivos educacionais 2 3. Organização interna do CEAH 2 4. Habilitações de acesso

Leia mais

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 1. Introdução O Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8A/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8A/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 8A/2010 Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO

RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO 30 JUNHO 20 1 BREVE ENQUADRAMENTO MACROECONÓMICO 1º semestre de 20 No contexto macroeconómico, o mais relevante no primeiro semestre de 20, foi a subida das taxas do

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 19 de Abril de 2011. Publicado pelo Edital n.º 73/2011. Em vigor desde 27

Leia mais

COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO

COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO O documento em apreciação realiza uma síntese adequada da quase totalidade dos temas discutidos na

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL DA CULTURA

PROGRAMA OPERACIONAL DA CULTURA PROGRAMA OPERACIONAL DA CULTURA Relatório de 2000 1. Introdução e enquadramento. 1.1 Apresentação e síntese do documento O relatório de 2000 do Programa Operacional da Cultura, constitui o 1º relatório

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Freguesia de Arcozelo RELATÓRIO DE GESTÃO

Freguesia de Arcozelo RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO I Introdução 1.1 Nota Prévia Conforme se encontra preceituado no POCAL, apresenta-se o relatório de Gestão relativo ao ano de 2009 para que, dentro dos prazos previstos na Lei nº 98/97,

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO. Avaliação das medidas adotadas. pela FRANÇA

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO. Avaliação das medidas adotadas. pela FRANÇA 1. COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.7.2015 COM(2015) 326 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO Avaliação das medidas adotadas pela FRANÇA em resposta à Recomendação do Conselho de 10 de março de 2015 com vista a

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços de Estatística Edição Gabinete de Estatística e Planeamento

Leia mais

6º Congresso Nacional da Administração Pública

6º Congresso Nacional da Administração Pública 6º Congresso Nacional da Administração Pública João Proença 30/10/08 Desenvolvimento e Competitividade: O Papel da Administração Pública A competitividade é um factor-chave para a melhoria das condições

Leia mais

Regulamento de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Viana do Alentejo

Regulamento de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Viana do Alentejo Regulamento de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Viana do Alentejo Preâmbulo O Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro, no art.º 21.º, atribui ao Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

Leia mais

Portugal 2020. Regras Gerais para Apoios do Portugal 2020

Portugal 2020. Regras Gerais para Apoios do Portugal 2020 Portugal 2020 Regras Gerais para Apoios do Portugal 2020 Out 2014 1 Apresentação dos Programas Os PO financiados pelos FEEI são os seguintes a) Quatro Programas Operacionais temáticos: Competitividade

Leia mais

Regulamento de Formação Inicial, Especializada, Contínua e Pós-Graduada

Regulamento de Formação Inicial, Especializada, Contínua e Pós-Graduada 1. Missão, Política e Estratégia da Entidade Num mundo em permanente mutação onde a investigação científica e o desenvolvimento das ciências ocupa um lugar determinante, a formação contínua ao longo da

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação... 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 4 5.1. Política da Qualidade 4 5.2. Processos de gestão do

Leia mais

VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO

VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO A presente Nota Estatística visa apresentar informação relativa ao valor dos direitos de propriedade intelectual 1 no sector

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

Balanço a 30 de Junho de 2004

Balanço a 30 de Junho de 2004 Caracterização Em 30 de Junho o registo central de ajudas de minimis apresentava um volume financeiro de apoios aprovados de mais de 612 milhões de euros, sendo composto por 37 337 registos de apoios.

Leia mais

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo O actual momento de crise internacional que o mundo atravessa e que, obviamente, afecta a nossa Região, coloca às

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL MONCHIQUE. Preâmbulo

CÂMARA MUNICIPAL MONCHIQUE. Preâmbulo CÂMARA MUNICIPAL MONCHIQUE REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MONCHIQUE Preâmbulo Considerando que a participação solidária em acções de voluntariado, definido como conjunto de acções de interesse

Leia mais

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões 1. Introdução A mensuração, mitigação e controlo do nível de risco assumido pelos investidores institucionais (e

Leia mais

Evolução do Número de Beneficiários do RSI

Evolução do Número de Beneficiários do RSI Evolução do Número de Beneficiários do RSI Carlos Farinha Rodrigues De acordo com os dados do Instituto da Segurança Social (ISS), em Julho houve 269.941 pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção,

Leia mais

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Identificar os diferentes tipos de custos de elearning; Comparar os custos de elearning com

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 751/2009 de 9 de Julho de 2009

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 751/2009 de 9 de Julho de 2009 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 751/2009 de 9 de Julho de 2009 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de Dezembro, estabeleceu o enquadramento

Leia mais

Federação Nacional de Karaté Programa de Formação 2012-2015 17-03 - 2012

Federação Nacional de Karaté Programa de Formação 2012-2015 17-03 - 2012 Federação Nacional de Karaté Programa de Formação 2012-2015 Documentação Produzida http://prodesporto.idesporto.pt/ Etapas do Processo Referenciais de Formação Geral Referenciais de Formação Específica

Leia mais

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Enquadramento no Sistema de Apoio às Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) de Projectos de IC&DT em todos os domínios científicos Projectos

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES (aprovado por deliberação de Câmara de 16 de junho de 2011 em conformidade com as orientações do Conselho Nacional para

Leia mais

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado Regulamento dos Estágios da Assembleia da República para Ingresso nas Carreiras Técnica Superior Parlamentar, Técnica Parlamentar, de Programador Parlamentar e de Operador de Sistemas Parlamentar Despacho

Leia mais

PROJECTOS INDIVIDUAIS E DE COOPERAÇÃO

PROJECTOS INDIVIDUAIS E DE COOPERAÇÃO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 03 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME (SI QUALIFICAÇÃO DE PME) PROJECTOS INDIVIDUAIS E DE COOPERAÇÃO Nos termos do

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 840 Março de 2008 Relatório Sobre os Sistemas de Gestão de Riscos e de Controlo Interno das Empresas de Seguros

Leia mais

Regulamento de Vigilâncias de Provas Escritas de Avaliação do DEEC

Regulamento de Vigilâncias de Provas Escritas de Avaliação do DEEC Regulamento de Vigilâncias de Provas Escritas de Avaliação do DEEC Autores: Aprovação: Comissão Executiva do DEEC Comissão Executiva do DEEC Data: 3 de Fevereiro de 2011 Distribuição: Docentes do DEEC

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

XI Mestrado em Gestão do Desporto

XI Mestrado em Gestão do Desporto 2 7 Recursos Humanos XI Mestrado em Gestão do Desporto Gestão das Organizações Desportivas Módulo de Gestão de Recursos Rui Claudino FEVEREIRO, 28 2 8 INDÍCE DOCUMENTO ORIENTADOR Âmbito Objectivos Organização

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 492/2009 de 28 de Abril de 2009

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 492/2009 de 28 de Abril de 2009 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 492/2009 de 28 de Abril de 2009 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de Dezembro, estabeleceu o enquadramento

Leia mais

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 Revista em Março de 2009 Entidades Municipais, Intermunicipais e Metropolitanas ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1 8 OBJECTIVO 9 FUNÇÕES EQUIVALENTES AO COMPROMISSO DO REVISOR

Leia mais

GOVERNO UTILIZA EMPRESAS PUBLICAS PARA REDUZIR O DÉFICE ORÇAMENTAL, ENDIVIDANDO-AS E ARRASTANDO-AS PARA A SITUAÇÃO DE FALENCIA TÉCNICA

GOVERNO UTILIZA EMPRESAS PUBLICAS PARA REDUZIR O DÉFICE ORÇAMENTAL, ENDIVIDANDO-AS E ARRASTANDO-AS PARA A SITUAÇÃO DE FALENCIA TÉCNICA GOVERNO UTILIZA EMPRESAS PUBLICAS PARA REDUZIR O DÉFICE ORÇAMENTAL, ENDIVIDANDO-AS E ARRASTANDO-AS PARA A SITUAÇÃO DE FALENCIA TÉCNICA RESUMO DESTE ESTUDO Os principais jornais diários portugueses divulgaram

Leia mais

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO Recentemente foi publicado o Decreto-Lei n.º 220/2006 de 3 de Novembro, o qual alterou o quadro legal de reparação da eventualidade do desemprego dos trabalhadores por conta de outrem.

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8B/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8B/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 8B/2010 Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas

Leia mais

Introdução 02. CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor 04. Passos para criação do CRER Centro de Recursos e Experimentação 05

Introdução 02. CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor 04. Passos para criação do CRER Centro de Recursos e Experimentação 05 criação de empresas em espaço rural guia metodológico para criação e apropriação 0 Introdução 02 O que é o CRER 03 CRER Centro de Recursos e Experimentação 03 CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS

AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS I A Comissão Directiva do POPH informa que decorre entre os dias 30 de Janeiro e 3 de Março de 2008 o período para apresentação de candidaturas ao Programa Operacional

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social PROGRAMA DE REFORMA ADMINISTRATIVA PREA

REPÚBLICA DE ANGOLA Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social PROGRAMA DE REFORMA ADMINISTRATIVA PREA REPÚBLICA DE ANGOLA Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social PROGRAMA DE REFORMA ADMINISTRATIVA PREA INTRODUÇÃO No quadro das tarefas de implementação do Programa de Reforma Administrativa

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Preâmbulo O Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro, no art. 21º, atribui ao Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) competências

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (PI 2.3 E 11.1)

SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (PI 2.3 E 11.1) SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (PI 2.3 E 11.1) CA 9.03.2015 Versão Definitiva Consulta escrita Maio.2015 Página 1 de 13 TIPOLOGIAS DE INVESTIMENTOS

Leia mais

Projecto de Lei n.º 408/ X

Projecto de Lei n.º 408/ X Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 408/ X Consagra o processo eleitoral como regra para a nomeação do director-clínico e enfermeiro-director dos Hospitais do Sector Público Administrativo e dos Hospitais,

Leia mais

Seminário de discussão, Buenos Aires, 3 e 4 de Dezembro de 2009

Seminário de discussão, Buenos Aires, 3 e 4 de Dezembro de 2009 Maria de Lurdes Rodrigues ISCTE Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Departamento de Sociologia Av. das Forças Armadas, 1600, Lisboa, Portugal mlreisrodrigues@gmail.com Seminário de discussão,

Leia mais

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE N.º 01/2008 Data: 2008/07/16 Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso e Unidade de Certificação SÍNTESE: A

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME (SI QUALIFICAÇÃO DE PME) VALE INOVAÇÃO

SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME (SI QUALIFICAÇÃO DE PME) VALE INOVAÇÃO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 07 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME (SI QUALIFICAÇÃO DE PME) VALE INOVAÇÃO Nos termos do Regulamento do SI Qualificação

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Gestão

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Gestão EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência

Leia mais

Relatório de Monitorização do Regime de Fruta Escolar. Ano lectivo 2010/2011

Relatório de Monitorização do Regime de Fruta Escolar. Ano lectivo 2010/2011 Relatório de Monitorização do Regime de Fruta Escolar Ano lectivo 2010/2011 Apreciação Geral A aplicação do Regime de Fruta Escolar (RFE) em Portugal tem os seguintes objectivos gerais: Saúde Pública:

Leia mais

M Pesa. Mobile Banking Quénia

M Pesa. Mobile Banking Quénia M Pesa Mobile Banking Quénia Total de população do Quénia 43 Milhões 10 Milhões 22 Milhões O Quénia, apresenta actualmente uma população de 43 milhões de habitantes, dos quais cerca de 10 milhões tem acesso

Leia mais

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º.

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º. REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA Capítulo I Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas Artigo 1º (Objecto) O Presente Regulamento tem por objecto a fixação das condições de

Leia mais

CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Após a aplicação do instrumento de recolha de dados, torna-se necessário proceder à respectiva apresentação e análise dos mesmos, a fim de se poderem extrair

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Organismos Intermédios Eixo Prioritário VI - Assistência Técnica Convite para

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Índice Introdução Proveito Médio de Aposento Conceitos Anexos Proveitos

Leia mais

Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007

Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Nos termos do Regulamento Específico Saúde

Leia mais

2.4. EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA E PROCESSO DE APROVAÇÕES

2.4. EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA E PROCESSO DE APROVAÇÕES 2.4. EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA E PROCESSO DE APROVAÇÕES Aceleração da execução A execução do QCAIII atingia, no final do 1.º semestre de 2001, uma taxa de execução acumulada de cerca de 29% face ao

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICIPIO DE SETÚBAL E A CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO Considerando: a) As atribuições da Câmara Municipal de Setúbal, conferida

Leia mais

SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA)

SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 1 / SAMA/ 2009 SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA) PROJECTOS-PILOTO SUSTENTADOS EM REDES DE NOVA GERAÇÃO OPERAÇÕES INDIVIDUAIS E OPERAÇÕES

Leia mais

2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS

2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS 2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS A Regra da Guilhotina Os regulamentos comunitários que enquadram a aplicação do QCA III apresentam uma rigidez e uma exigência

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1. Descrição... Erro! Marcador não definido. 2. Entidade Gestora...

Leia mais

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Preâmbulo A Câmara Municipal de Nordeste tem vindo a apoiar ao longo dos anos de forma directa e organizada toda a actividade cultural no concelho

Leia mais

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS (Nos termos do nº3 do artº 92º do Decreto-Lei nº 169/99, de 18/09) --------- Reunião de 15 de Maio de 2007 --------- --- DESTAC ASSOCIAÇÃO PARA

Leia mais

Regulamento Geral da Formação

Regulamento Geral da Formação Regulamento Geral da Formação Regulamento n.º 32/2006, de 3 de Maio publicado no Diário da República, II Série, n.º 85, de 3 de Maio de 2006 Artigo 1.º Objecto 1 Este regulamento define as regras relativas

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais