João Victor Rodrigues Xavier José Elias da Silva Neto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "João Victor Rodrigues Xavier José Elias da Silva Neto"

Transcrição

1 João Victor Rodrigues Xavier José Elias da Silva Neto

2 Caros Alunos, O compromisso com a educação de todos que compõem a sociedade reflete a prática fiel e cotidiana do exercício da cidadania. Nós, que fazemos a Universidade de Pernambuco, buscamos, em nosso dia a dia, através da implantação de projetos e de outros procedimentos, honrar esses compromissos com vistas a inserir o homem em seu contexto social, celebrando a sua dignidade, promovendo ações que resultem na construção do homem pelo próprio homem. Respaldada nesses propósitos e fundamentos, a Universidade de Pernambuco, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE persiste numa caminhada crescente, voltada a ampliar conhecimentos, por estar ciente da relevância que essas assumem na contemporaneidade. Boa Sorte! Professor Carlos Silva Diretor do PROLINFO

3 Conteúdo Microsoft Word 2010 Avançado... 1 Apresentação Microsoft Word Quebra de Páginas... 4 Quebra de Seções... 6 Sumário... 8 Índice Remissivo Legendas Índice de Ilustrações Hiperlink Mala Direta Comentários Ortografia, Gramática e Idioma Proteger um Documento Microsoft Excel 2010 Avançado Apresentação Microsoft Excel Revisão Excel Básico Funções Importação de Dados Filtro, Classificação Personalizada Tabela Dinâmica Validação de Dados Formatação Condicional Macro Atingir Metas Cenários Referências... 73

4 Microsoft Word 2010 Avançado

5 Apresentação Microsoft Word 2010 Continuando a nossa jornada dentro do nosso curso e Microsoft Office vamos agora aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas do programa Word. Iremos apresentar vários comandos e dicas para formatação do seu documento. Aproveitaremos seus conhecimentos de Edição de Textos já estudados nos outros módulos vamos aprimorar sua forma de aplicar os recursos para editar documentos com alta qualidade, facilitando a leitura, interpretação e otimização do trabalho.

6 4 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Quebra de Páginas Quebra de página marca o ponto onde uma página termina e outra começa. O Word insere automaticamente uma quebra de página quando o utilizador atinge o fim de uma página. Se pretender que a quebra de página seja posicionada num local diferente, pode inserir uma quebra de página manual. Ou pode configurar regras para o Word para que as quebras de página automáticas sejam posicionadas onde pretende. Isto é especialmente útil se estiver a trabalhar num documento extenso. Vamos Inserir uma quebra de página manual Clique no local onde pretende iniciar uma nova página. Na guia Inserir, no grupo Páginas, clique em Quebra de Página. Também podemos Controlar onde o Word posiciona as quebras de página automáticas Se inserir quebras de página manuais em documentos que tenham várias páginas de extensão, poderá ter de alterar essas quebras de página ao editar o documento. Para evitar a dificuldade de ter de alterar manualmente as quebras de página, poderá definir opções para controlar o local onde o Word posiciona as quebras de página automáticas. Impedir quebras de página a meio de um parágrafo Selecione o parágrafo que pretende impedir que fosse dividido por duas páginas. Na Guia Layout de Página, clique no Indicador de Caixa de Diálogo Parágrafo e, em seguida, clique em Quebras de Linha e de Página. Selecione a caixa de verificação Manter linhas juntas.

7 5 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 5 Impedir quebras de página entre parágrafos Selecione os parágrafos que pretende manter juntos numa única página. Na guia Layout de Página, clique no Indicador de Caixa de Diálogo Parágrafo e, em seguida, clique em Quebras de Linha e de Página. Selecione a caixa de verificação Manter com o seguinte. Podemos ainda Eliminar uma quebra de página. Não é possível eliminar as quebras de página que o Word insere automaticamente. Podemos eliminar quaisquer quebras de página que insira manualmente. Clique em Exibição, Rascunho. Selecione a quebra de página, clicando na margem junto à linha pontilhada. Depois pode deletar.

8 6 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Quebra de Seções Quando se inicia um documento, existem sem quebras de seção porque o documento inteiro consiste em uma seção. Uma quebra de seção é o ponto no qual termina uma seção e começa outra porque se deseja que algum aspecto da página de formatação para alterar. Pode dividir um documento em qualquer número de seções e formatar cada seção da maneira que desejar. Uma quebra de seção atua como um código incorporado que armazena ou mantém as propriedades de seção acima dela. Pode alterar os seguintes formatos de seções específicas: Margens Tamanho ou orientação do papel Fonte do papel para uma impressora Bordas da página Alinhamento vertical de um texto em uma página Cabeçalhos e rodapés Colunas Numeração de página Numerar linhas Notas de rodapé e notas de fim O comando fica localizado na guia Layout da Página>Grupo Configurar Página> Quebras

9 7 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 7 Próxima Página O comando Próxima Página insere uma quebra de seção e começa a nova seção na próxima página. Esse tipo de quebra de seção é especialmente útil para iniciar novos capítulos em um documento. Contínua O comando Contínua insere uma quebra de seção e começa a nova seção na mesma página. Uma quebra de seção contínua é útil para criar uma alteração de formatação, como um número diferente de colunas em uma página. Página Par ou Página Impar Os comandos Página Ímpar ou Página Par insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página de número ímpar ou de número par. Se você deseja que os capítulos do documento sejam sempre iniciados em uma página ímpar ou em uma página par, use a opção de quebra de seção Página par ou Página ímpar.

10 8 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Sumário É a relação dos títulos e subtítulos ou tópicos e capítulos ao longo do texto de um livro, relatório, revista, etc. No Word podemos fazer o índice de forma automática seguindo alguns passos: Preparando o documento Para que se possa criar um índice automático, o primeiro passo consiste em realizar alguns rápidos procedimentos para deixar o documento preparado para este recurso. Numeração de páginas Com o documento já aberto no Word, vá na Guia Inserir e localize a opção Número de Página. Clicando nela, você pode escolher se a numeração ficará localizada no topo (cabeçalho), em uma margem (laterais) ou no final de cada página (rodapé), assim como definir seu alinhamento - à esquerda, no centro ou à direita: Texto, títulos e subtítulos É importante que você já tenha algum conteúdo no documento, inclusive com títulos e subtítulos, para que os procedimentos para a criação do índice automático fiquem mais claros, permitindo a você implementar esta funcionalidade mais rapidamente. Poderemos adicionar texto ou alterar o conteúdo já existente mesmo após a criação do índice - este recurso é automático justamente para que as modificações possam ser identificadas e o documento atualizado de maneira correspondente.

11 9 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 9 Defina em que ponto do documento o índice ficará Por padrão, o índice costuma ficar no início do documento, mas pode ser que você esteja, por exemplo, criando um apêndice no final do arquivo. Por isso, é importante que, logo no início, você defina onde o índice ficará localizado para evitar eventuais transtornos posteriormente com mudanças de posição. Aplique Estilos nos títulos e subtítulos Para que o Word consiga criar o índice, cabe a nós ajudá-lo a identificar o que é título ou subtítulo. Para isso, você deve fazer uso de um recurso do Word chamado Estilo. O Estilo é, em poucas palavras, um conjunto de formatações pré-definidas. Quando você aplica um Estilo - seja em palavras, frases ou parágrafos, o texto selecionado imediatamente assume a formatação determinada. Um Estilo pode configurar tipo de fonte, tamanho do texto, cor, entre outros aspectos. Você pode criar ou utilizar Estilos prontos para formatar rapidamente parágrafos, citações, legendas, etc. No exemplo, utilizaremos Estilos para dizer ao Word o que é título principal, o que é título secundário (subtítulo) e assim por diante. Pode ser que as formatações destes Estilos não sejam adequadas ao seu documento. Neste caso, você pode personalizar cada Estilo. Para isso, clique com o botão direito do mouse no Estilo a ser alterado. Escolha a opção Modificar. Na janela que surgir, faça as alterações desejadas nos campos existentes em Formatação:

12 10 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Criando o índice automático Uma vez que você tenha aplicado Estilos em todos os títulos e subtítulos do seu documento, resta fazer com que o Word encontre-os e, finalmente, gere o índice automático. Em primeiro lugar, vá à página onde o índice deverá ser criado, por exemplo, o início do documento. Em seguida, vá à Guia REFERÊNCIAS, clique no botão Sumário e escolha a opção Sumário Automático 1 ou Sumário Automático 2. O índice automático aparecerá no local escolhido, informando a posição de títulos e subtítulos:

13 11 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 11 Repare que o Word também inseriu automaticamente uma descrição como "Sumário" ou "Conteúdo" no início do índice. Este nome pode ser alterado ou formatado à vontade por você, mas não é recomendável mexer diretamente na lista em si para que esta não fique desconfigurada.

14 12 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Índice Remissivo Um índice remissivo é baseado na organização de determinadas palavras, autores ou citações pré-definidas por você. Geralmente este tipo de índice é utilizado em textos bastante extensos nos quais você poderá localizar facilmente o tema desejado. Para fazer um índice remissivo manualmente, você deverá escolher as palavras ou citações que quer incluir no seu índice e anotá-las em um rascunho. Depois liste ao lado de cada palavra o número da página onde ela se encontra. Organize a lista por ordem alfabética e então digite o seu índice. Para facilitar a execução dos índices, a Microsoft desenvolveu aplicativos que podem organizar um índice rapidamente, e um deles é o Word. Para fazer um índice remissivo no Word, você deverá seguir os seguintes passos: Com o documento aberto, no qual você deseja inserir o índice, localize a Guia [referências]; Selecione a palavra que você deseja incluir no seu índice remissivo, e clique no botão [marcar entrada] do grupo índice. Depois de marcar todas as palavras que você deseja incluir em seu índice remissivo, vá até a página inicial do seu documento, ou onde você deseja inserir o índice; Na Guia [referências], clique no botão [inserir índice]; Pronto, seu índice remissivo está concluído.

15 13 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 13 Legendas As legendas são utilizadas para criação do índice de ilustrações que abordaremos no próximo tópico. Considerando que um documento no Word já possua as imagens inseridas, será possível colocar legenda para cada uma delas. Para inserir uma legenda vá até a guia Referências - Grupo de ferramentas Legendas selecione a imagem desejada e clique em Inserir Legenda. Ou clique com o botão direito sobre a imagem e selecione Inserir Legenda.

16 14 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Em seguida a janela Legenda será exibida, você poderá utilizar um rótulo existente ou criar um novo, para isso clique em Rótulo Novo. Supondo que o rótulo Figura foi criado, você poderá editar o rótulo no campo Legenda para inserir um nome referente à imagem, veja: Logo você visualizará a legenda abaixo da imagem. Portanto você poderá aplicar este procedimento para todas as imagens e tabelas do seu documento no Word.

17 15 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 15 Índice de Ilustrações Depois de criar legendas no Word você poderá listá-las através do índice de ilustrações que é capaz de organizar em sequência correta todas as legendas criadas no documento de Word. Vejamos como criar o índice de ilustrações: Com todas as legendas criadas você deverá navegar para a guia Referências, grupo de ferramentas Legendas e clicar no botão Inserir Índice de Ilustrações. Em seguida automaticamente um índice será criado com a sequência crescente das legendas de ilustrações.

18 16 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Hiperlink Uma das principais funções dos hiperlinks é linkar para um website ou blog a partir de um documento Word. Como estamos acostumados a realizar este procedimento esquecemos das outras funcionalidades do hiperlink dentro dos documentos de texto, veja a principal e as demais funcionalidades do hiperlink no Word. A criação de hiperlink faz parte das funcionalidades da guia "Inserir" do Word 2010 e podem ser facilmente implementados. Vamos mostrar 4 funções que o hyperlink pode ser útil: Páginas da web ou arquivo existente A primeira função de criar hiperlink é a que mais conhecemos e praticamos: a linkagem de sites. Esta é uma forma de você apontar algum site no seu documento criado no Word, geralmente é utilizado para apontar sites com vídeos, fotos e etc. Para criar esse tipo de link selecione o texto desejado, clique no botão Hiperlink da guia Inserir, na janela seguinte em Página da Web ou arquivo existente você poderá criar um hiperlink para um site digitando no campo endereço " endereço do site" ou para um arquivo existente no seu computador, podendo este arquivo ser vídeo, documentos, planilhas, músicas e etc. Dessa forma ao passar o mouse no texto linkado você será redirecionado para o aplicativo a executar o tipo de link criado.

19 17 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 17 Colocar neste documento A segunda funcionalidade do hiperlink é direcionar para uma parte do próprio documento que está sendo implementado no Word. Dependendo do tamanho do documento você poderá selecionar partes ou páginas a serem linkadas a partir de uma palavra ou frase. Para criar este tipo de hiperlink, selecione o texto, entre na seção Colocar neste documento e selecione uma parte do seu documento e clique em OK. Criar Novo Documento A terceira função do hiperlink é realizar a criação de novos documentos a partir do seu documento. Você poderá criar vários tipos de documentos que serão executados a partir dos programas instalados no seu documento. Observação: Ao clicar no botão Alterar você poderá escolher o tipo de documento a ser criado na janela seguinte.

20 18 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Endereço de A quarta funcionalidade do hiperlink é criar direcionamentos para s. Para criá-lo vá até a seção Endereço de , digite o texto para exibição e o para o qual deseja linkar.

21 19 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 19 Mala Direta A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos. O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do número de destinatários ao qual a mesma será remetida. O Word nos oferece um recurso que facilita bastante a execução de uma tarefa que antes demandava muito tempo. Vejamos o passo a passo: Com o Word aberto, na guia Correspondência, vá até Iniciar Mala Direta > Assistente de Mala Direta Passo a Passo. No canto direito da tela aparecerá à barra de passo a passo. Posicione o mouse sobre o local circulado, onde aparecerá um sinal de mais (+).

22 20 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Clique e arraste o sinal de mais para onde quiser. No exemplo, ela foi colocada do lado esquerdo da tela. Em seguida clique em Próxima: Documento Inicial Em Selecionar os destinatários, clique em Digitar uma nova lista. Em Digite uma nova lista, clique em Criar. A janela de nova lista de endereços abrirá Abrirá a janela para salvar os destinatários. Coloque um nome no arquivo e clique em salvar

23 21 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 21 Abrirá novamente uma janela com os dados dos destinatários de mala direta. Clique em OK O arquivo voltará então para o modelo utilizado. Clique em Próxima: Escreva a carta Selecione Nome na primeira linha e apague a palavra. Para colocar o nome que deseja no formulário, você poderá escolher opções como Bloco de endereços, Linha de saudação, Postagem eletrônica e Mais Itens. Clique em Mais Itens

24 22 PROLINFO Programa de Línguas e Informática A janela de Inserir campo de mesclagem abrirá. Selecione os itens que gostaria de acrescentar ao título. No exemplo será utilizado nome e sobrenome. Clique em nome e, em seguida, Inserir.Faça a mesma coisa com o sobrenome. Os campos de nome e sobrenome foram inseridos (com isso, essas informações dos contatos aparecerão automaticamente no topo do arquivo). Clique em fechar Ainda na Guia Correspondências, clique em Visualizar Resultados

25 23 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 23 Aparecerá o nome e o sobrenome das pessoas que foram incluídas na lista de destinatário. Em seguida clique em Próxima: Visualize as Cartas Em Visualize as cartas, na seta >>, o nome e sobrenome no topo do arquivo vão mudando conforme a sequência da lista de destinatários. Clique em Próxima: Conclua a mesclagem

26 24 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Comentários É possível inserir um comentário dentro de balões que aparecem nas margens do documento. Você também pode ocultar esses mesmo comentários. Se não quiser que os comentários sejam exibidos no documento durante uma revisão, deve limpar o documento de todos os comentários excluindo-os. Para descobrir se os comentários permaneceram no documento, clique em Mostrar Marcação, no grupo Acompanhamento da guia Revisão. Inserir um comentário Você pode digitar um comentário. Em um Tablet PC, é possível inserir um comentário de voz ou um comentário manuscrito. Digitar um comentário Selecione o texto ou o item sobre o qual você deseja comentar, ou clique no final do texto. Na guia Revisão, vá ao grupo Comentários e clique em Novo Comentário. Digite o texto do comentário no balão de comentário ou no Painel de Revisão. OBSERVAÇÃO Para responder a um comentário clique no balão correspondente e, a seguir, em Novo Comentário, no grupo Comentários. Digite sua resposta no novo balão. Excluir um comentário Para excluir rapidamente um único comentário, clique com o botão direito do mouse no mesmo e, a seguir, clique em Excluir Comentário. Para excluir rapidamente todos os comentários de um documento, clique em um comentário no documento. Na guia Revisão, vá ao grupo Comentários, clique na seta abaixo de Excluir e, a seguir, em Excluir Todos os Comentários no Documento.

27 25 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 25 Excluir comentários de um revisor específico Na guia Revisão, vá ao grupo Acompanhamento e clique na seta junto a Mostrar Marcação. Para desmarcar as caixas de seleção de todos os revisores, aponte para Revisores e clique em Todos os Revisores. Clique novamente na seta junto a Mostrar Marcação, aponte para Revisores e clique no nome do revisor cujos comentários você deseja excluir. No grupo Comentários, clique na seta abaixo de Excluir Imagem do botão e depois clique em Excluir todos os Comentários Mostrados. OBSERVAÇÃO: Este procedimento exclui todos os comentários do revisor selecionado, incluindo aqueles feitos ao longo do documento. DICA: Também é possível revisar e excluir todos os comentários usando o Painel de Revisão. Para mostrar ou ocultar esse painel, vá ao grupo Controle e clique em Painel de Revisão. Para mover esse Painel até a parte inferior da tela, clique na seta junto ao Painel de Revisão e então clique em Painel de Revisão Horizontal. Alterar um comentário Se os comentários não estiverem visíveis na tela, vá até a guia Revisão e, no grupo Acompanhamento, clique em Mostrar Marcação. Clique dentro do balão referente ao comentário que você deseja editar. Faça as alterações desejadas. OBSERVAÇÕES Se os balões estiverem ocultos ou se apenas parte do comentário estiver em exibição, é possível alterar o comentário no Painel de Revisão. Para mostrar o Painel de Revisão, no grupo Acompanhamento, clique em Painel de Revisão. Para fazer com que o painel de revisão fique na parte inferior da tela em vez de ficar na lateral da tela, clique na seta próxima ao Painel de Revisão e clique em Painel de Revisão Horizontal. Para responder a um comentário, clique no balão e, em seguida, clique em Novo Comentário no grupo Comentários. Digite sua resposta no novo balão de comentários.

28 26 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Adicionar ou alterar o nome usado em comentários Na guia Revisão, vá ao grupo Acompanhamento, clique na seta junto a Controle de Alterações e, a seguir, clique em Alterar Nome de Usuário. Em Personalizar a cópia do Office, altere o nome ou as iniciais a serem usadas em seus comentários. OBSERVAÇÕES O nome e os iniciais digitados serão usados em todos os programas do Microsoft Office. Quaisquer alterações feitas nessas configurações afetarão os outros programas do Office. Quando é feita uma alteração no nome ou nas iniciais a serem usadas para seus comentários, apenas os comentários que você faz depois da alteração são afetados. Os comentários que já estavam no documento antes de você alterar o nome ou as iniciais não são atualizados.

29 27 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 27 Ortografia, Gramática e Idioma Aqui serão mostrados alguns comandos para otimizar a ortografia, gramática e o idioma. Desative a verificação enquanto você digita Por padrão o Word verifica a ortografia de seu documento enquanto você digita, e sublinha em vermelho quaisquer palavras que não estejam presentes no dicionário de seu verificador ortográfico. Este recurso é útil, porém pode causar distração. Mas é fácil desativá-lo: clique na Guia Arquivo / Opções / Revisão de Texto, desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar. Clique em OK. Verifique a ortografia de palavras em outro idioma O Word não é naturalmente bilíngue, mas você pode treiná-lo para analisar mais de um idioma ao mesmo tempo. Normalmente quando você está trabalhando em um documento que contém texto em espanhol, por exemplo, o Word não irá reconhecê-lo se o idioma primário for o português e irá sublinhar em vermelho todas as palavras em espanhol, achando que são erros de ortografia. Você pode evitar o problema dizendo ao Word para verificar o texto em espanhol usando uma lista de palavras em espanhol. Selecione o texto no segundo idioma e clique na Guia Revisão, grupo idioma e clique no botão Idioma e escolha a opção Definir idioma de revisão de texto. A janela Idioma irá surgir, e basta escolher na lista o idioma que quer usar com o texto selecionado: as que têm uma marca em V na frente são as disponíveis. Clique em OK para terminar.

30 28 PROLINFO Programa de Línguas e Informática

31 29 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 29 Adicione palavras incomuns ao dicionário Se você já sabe que irá usar algumas palavras incomuns e não quer que o Word as indique como erros, pode adicioná-las ao dicionário. Clique na Guia Arquivo / Opções / Revisão de texto / Personalizar Dicionários). Selecione o dicionário Custom.dic e clique em Editar Lista do Word. Digite uma palavra e clique em Adicionar. Quando terminar, clique em OK. Adicionar uma palavra de cada vez faz sentido se você tem uma lista pequena delas, mas se têm muitas o melhor a fazer é editar o dicionário diretamente. Na janela que lista os dicionários, anote o caminho indicado em Caminho do arquivo, vá até lá com o Windows Explorer e abra o arquivo custom.dic usando o Bloco de Notas. Adicione as palavras ao arquivo, uma por linha, e salve-o. O Word irá colocar automaticamente as palavras em ordem alfabética da próxima vez que você usar o arquivo.

32 30 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Remova erros do dicionário Se você adicionou uma palavra errada ao dicionário, o Word não irá identificá-la como um erro até que você a tire de lá. Clique na Guia Arquivo / Opções / Revisão de Texto e em Personalizar Dicionários. Selecione o dicionário Custom.dic, clique em Editar lista do Word e você verá uma janela com todas as palavras adicionadas ao dicionário. Role a lista até encontrar a palavra que deseja remover, clique sobre ela, clique em Excluir e em OK. Determine o que será verificado Dependendo de como usa o programa, você pode notar que o Word encontra erros onde nenhum existe, ou não encontra os erros embaraçosos que você comete. Felizmente é possível dizer ao Word para verificar ou não a ortografia de itens como endereços de , URLs e itens contendo números. Clique na Guia Arquivo / Opções / Revisão de texto. Aqui você pode definir preferências como Ignorar palavras em MAIÚSCULAS ou Ignorar palavras contendo números. Se você não quiser que o Word aponte endereços de e URLs como erros, marque a opção Ignorar endereços de arquivo e Internet. Você também pode desabilitar Sinalizar palavras repetidas se você acha este comportamento irritante. Depois de terminar clique em OK. As mudanças entram em vigor imediatamente e são persistentes.

33 31 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 31 Proteger um Documento Iremos agora mostrar algumas formas de proteger o documento: Em um documento aberto, clique em Arquivo > Informações > Proteger Documento. Você vê as seguintes opções: Marcar como Final Este comando torna o documento somente leitura, pois quando um documento é marcado como final, a digitação, a edição de comandos e as marcas de revisão de texto são desabilitadas ou desativadas, e o documento se torna somente leitura. O comando Marcar como Final o ajuda a comunicar que você está compartilhando uma versão concluída de um documento. Ele também ajuda a impedir que revisores ou leitores façam alterações inadvertidas no documento. Criptografar com Senha Este comando define uma senha para o documento. Quando você seleciona Criptografar com Senha, a caixa de diálogo Criptografar Documento é exibida. Na caixa Senha, digite uma senha. Importante: a Microsoft não pode recuperar senhas perdidas ou esquecidas, por isso, mantenha uma lista de suas senhas e os nomes de arquivo correspondentes em um local seguro. Restringir Edição Controla os tipos de alterações que podem ser feitas no documento. Quando você seleciona Restringir Edição, vê três opções. Restrições de formatação Reduz as opções de formatação, preservando a aparência. Clique em Configurações para selecionar quais estilos é permitido. Restrições de edição Você controla como o arquivo pode ser editado ou pode desabilitar a edição. Clique em Exceções ou Mais usuários para controlar quem pode editar. Aplicar proteção Clique em Sim, Aplicar Proteção para selecionar proteção por senha ou autenticação de usuário. Você também pode clicar em Restringir permissão para adicionar ou remover editores que terão permissões restritas. Restringir permissão por pessoas Use um Windows Live ID para restringir permissões. Use um Windows Live ID ou uma conta do Microsoft Windows para restringir permissões. Você pode aplicar permissões por meio de

34 32 PROLINFO Programa de Línguas e Informática um modelo usado pela sua organização ou adicionar permissões clicando em Restringir Acesso. Adicionar uma Assinatura Digital Adiciona uma assinatura digital visível ou invisível. As assinaturas digitais autenticam informações digitais, como documentos, mensagens de e macros, usando a criptografia do computador. Para criar assinaturas digitais, digite uma assinatura ou use uma imagem de uma assinatura para estabelecer a autenticidade, a integridade e o não repúdio. Consulte o link no final deste tópico para saber mais sobre assinaturas digitais.

35 Microsoft Excel 2010 Avançado

36 Apresentação Microsoft Excel 2010 Nesta segunda parte da apostila vamos conhecer melhor as planilhas eletrônicas, através da ferramenta Excel que também faz parte do pacote da Microsoft Office. Aqui conceituaremos e mostraremos comandos e formulas pouco utilizada e que pode otimizar suas planilhas no dia a dia, ganhando tempo e mais clareza nas informações.

37 35 35 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Revisão Excel Básico Conceitos Coluna Uma sequencia vertical e no Excel cada coluna é identificada por uma letra, que fica no topo da planilha e possui colunas. Linha Uma sequencia horizontal. Cada linha é a identificada por um numero que fica no lado esquerdo e possui linhas. Célula É simplesmente o cruzamento de uma linha com uma coluna. Na figura abaixo podemos notar que a célula selecionada possui um endereço que é o resultado do cruzamento da linha 4 e a coluna B, então a célula será chamada B4, como mostra na caixa de nome logo acima da planilha. Planilha É um conjunto de colunas e linhas. Pasta de Trabalho É o arquivo do Excel como um todo, englobando todos os seus objetos, sendo eles planilhas, gráficos, planilhas de macro, tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e projetos VBA. Fórmula É basicamente o mesmo conceito elementar de fórmula matemática. Existem formulas pronta, mas também podemos criar ou personalizar as existentes. Função É a rotina que tem como objetivo executar um conjunto de instruções e produzir um valor final.

38 36 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Formulas e Funções Básicas As operações matemáticas básicas o Excel tem várias forma de realiza, vejamos o caso abaixo: Preenchendo a quantidade de peças da planilha acima podemos realizar a soma das quantidades de duas formas mês a mês. A primeira é fazendo uma formula somando cada célula referente à quantidade de peças por mês, ou seja, =B4+C4+D4+E4. E a segunda é usando as funções prontas, como a função soma para o caso acima. =SOMA(B4:E4) O mesmo raciocínio serve para operação média. =(B4+C4+D4+E4)/2 ou =MÉDIA(B4:E4) Sintaxe da função No momento em que definimos um Intervalo de Células, você pode usar dois pontos (:) ou ponto e vírgula (;). Cada um com resultados diferentes. (:) Dois Pontos Significa que o Intervalo vai de uma célula A OUTRA. (;) Ponto e vírgula Significa que o Intervalo é de uma célula E OUTRA

39 37 37 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Função SE A função SE retornará um valor se uma condição que você especificou for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se essa condição for avaliada como FALSO. Sintaxe SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso]) Onde: Teste_lógico (Obrigatório). Qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO. Esse argumento pode usar qualquer operador de cálculo de comparação. Valor_se_verdadeiro (Opcional). O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO. Valor_se_falso (Opcional). O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado FALSO. Exemplo: Calcula a média dos alunos calculando as notas das duas avaliações Alunos 1 VA 2VA Media Situação Silva 5,3 6,2 =MÉDIA(B3:C3) =SE(D3<6;"Reprovado";"Aprovado") Ferreira 8,1 5,5 =MÉDIA(B4:C4) =SE(D4<6;"Reprovado";"Aprovado") Costa 8,2 7,2 =MÉDIA(B5:C5) =SE(D5<6;"Reprovado";"Aprovado") Junior 7,5 4,5 =MÉDIA(B6:C6) =SE(D6<6;"Reprovado";"Aprovado")

40 38 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Funções Função CONT. SE A função CONT. SE conta o número de células dentro de um intervalo que atendem a um único critério que você especifica. Sintaxe CONT.SE(intervalo, critérios) Onde: Intervalo (Obrigatório). Uma ou mais células a serem contadas, incluindo números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números. Campos em branco e valores de texto são ignorados. Critérios (Obrigatório). Um número, uma expressão, uma referência de célula ou uma cadeia de texto que define quais células serão contadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs" ou B4. Observação: Você pode usar os caracteres curinga o ponto de interrogação (?) e o asterisco (*) em critérios. Um ponto de interrogação corresponde qualquer caractere simples, e um asterisco corresponde qualquer cadeia de caracteres. Se quiser localizar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere. Critérios não fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas; por exemplo, a cadeia "maçãs" e a cadeia "MAÇÃS" corresponderão às mesmas células. Exemplo 1

41 39 39 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Exemplo 2

42 40 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Função SOMASE Use a função SOMASE para somar os valores em um intervalo que atendem aos critérios que você especificar. Por exemplo, suponha que em uma coluna que contém números, você deseja somar apenas os valores maiores que 5. É possível usar a seguinte fórmula: =SOMASE(B2:B25,">5") Sintaxe SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma]) Onde: Intervalo (Obrigatório). O intervalo de células que se deseja calcular por critérios. As células em cada intervalo devem ser números e nomes, matrizes ou referências que contêm números. Espaços em branco e valores de texto são ignorados. Critérios (Obrigatório). Os critérios na forma de um número, expressão, referência de célula, texto ou função que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, ">32", B5, 32, "32", "maçãs" ou HOJE(). Qualquer critério de texto ou qualquer critério que inclua símbolos lógicos ou matemáticos deve estar entre aspas duplas ("). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias. Intervalo_soma (Opcional). As células reais a serem adicionadas, se você quiser adicionar células diferentes das especificadas no argumento de intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adicionará as células especificadas no argumento intervalo (as mesmas células às quais os critérios são aplicados). Você pode usar os caracteres curinga o ponto de interrogação (?) e o asterisco (*) como o argumento critérios. O ponto de interrogação corresponde a qualquer caractere; o asterisco corresponde a qualquer sequência de caracteres. Para localizar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere.

43 41 41 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Exemplo 1 Exemplo 2:

44 42 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Função CONCATENAR A função CONCATENAR agrupa até 255 cadeias de texto em uma cadeia de texto. Os itens agrupados podem ser texto, números, referências de células ou uma combinação desses itens. Sintaxe CONCATENAR(texto1, [texto2],...) Onde: Texto1 (Obrigatório). O primeiro item de texto a ser concatenado. Texto2 (Opcional). Itens de texto adicionais, até um máximo de 255 itens. Os itens devem ser separados por vírgulas. Observação Você também pode usar o operador de cálculo e comercial (&), em vez da função CONCATENAR, para agrupar itens de texto. Por exemplo,=a1 & B1 retornará o mesmo valor que =CONCATENAR(A1, B1) Exemplo: Vamos concatenar o conteúdo de duas células em outra célula.

45 43 43 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Função PROCV Você pode usar a função PROCV para pesquisar a primeira coluna de um intervalo de células e, em seguida, retornar um valor de qualquer célula na mesma linha do intervalo. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma lista de funcionários contida no intervalo A2:C10. Os números de identificação dos funcionários são armazenados na primeira coluna do intervalo, como mostrado na ilustração a seguir. Se souber o número de identificação do funcionário, você poderá usar a função PROCV para retornar o departamento ou o nome desse funcionário. Para obter o nome do funcionário número 38, você pode usar a fórmula =PROCV(38, A2:C10, 3, FALSO). Essa fórmula procura o valor 38 na primeira coluna do intervalo A2:C10 e, em seguida, retorna o valor contido na terceira coluna do intervalo e na mesma linha do valor procurado ("Nuno Farinha") ("Nuno Farinha"). O V em PROCV significa vertical. Use PROCV em vez de PROCH quando os valores da comparação estiverem posicionados em uma coluna à esquerda ou à direita dos dados que você deseja procurar. Sintaxe PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Onde: Valor_procurado (Obrigatório). O valor a ser procurado na primeira coluna da tabela ou intervalo. O argumento valor_procurado pode ser um valor ou uma referência. Se o valor que você fornecer para o argumento valor_procurado for menor do que o menor valor da primeira coluna do argumento matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #N/D. Matriz_tabela (Obrigatório). O intervalo de células que contém os dados. Você pode usar uma referência a um intervalo (por exemplo, A2:D8) ou um nome de intervalo. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são os valores procurados por valor_procurado. Os valores podem ser texto, números ou valores lógicos. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

46 44 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Núm_índice_coluna (Obrigatório). O número da coluna no argumento matriz_tabela do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um argumento núm_índice_coluna de 1 retorna o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retorna o valor na segunda coluna em matriz_tabela e assim por diante. Se o argumento núm_índice_coluna for: Menor que 1, PROCV retornará o valor de erro #VALOR!. Maior do que o número de colunas em matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #REF!. Procurar_intervalo (Opcional). Um valor lógico que especifica se você quer que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada. Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, ou for omitida, uma correspondência exata ou aproximada será retornada. Se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado será retornado. Observação: Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, ou for omitido, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente; caso contrário, PROCV poderá não retornar o valor correto. Exemplo : Na primeira planilha digitaremos conforme dados abaixo Depois renomeamos a planilha para consulta: Passando para outra planilha vamos montar a seguinte planilha. Depois renomearemos para Tabela de preços.

47 45 45 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Agora aplicaremos a seguinte função na célula B3 da planilha consulta =PROCV(B2;'TABELA DE PREÇO'!A2:C5;2;FALSO). Logo em seguida faremos o mesmo para a célula B4 colocando a seguinte função =PROCV(B2;'TABELA DE PREÇO'!A2:C5;3;FALSO). Agora vamos testar digitando, por exemplo, o código 2 na célula B2 da planilha 2 de consulta

48 46 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Função PROCH Localiza um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Sintaxe PROCH(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_lin, [procurar_intervalo]) Onde: Valor_procurado (Obrigatório). O valor a ser localizado na primeira linha da tabela. Valor_procurado pode ser um valor, uma referência ou uma cadeia de texto. Matriz_tabela (Obrigatório). Uma tabela de informações onde os dados devem ser procurados. Use uma referência para um intervalo ou um nome de intervalo. Os valores na primeira linha de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos. Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira linha de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente:...-2, -1, 0, 1, 2,..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO, caso contrário, PROCH pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes. Classifique os valores em ordem crescente, da esquerda para a direita. Núm_índice_lin (Obrigatório). O número da linha em matriz_tabela de onde o valor correspondente deve ser retirado. Um núm_índice_lin equivalente a 1 retorna o valor da primeira linha na matriz_tabela, um núm_índice_lin equivalente a 2 retorna o valor da segunda linha na matriz_tabela e assim por diante. Se núm_índice_lin for menor do que 1, PROCH retornará o valor de erro #VALOR!; se núm_índice_lin for maior do que o número de linhas na matriz_tabela, PROCH retornará o valor de erro #REF!. Procurar_intervalo (Opcional). Um valor lógico que especifica se você quer que PROCH localize uma correspondência exata ou aproximada. Se VERDADEIRO ou omitido, uma correspondência aproximada é retornada. Em outras palavras, se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, PROCH encontrará uma correspondência exata. Se nenhuma correspondência for localizada, o valor de erro #N/D será retornado. Exemplo: Digite na célula A4 a seguinte função: =PROCH (5;A1:L2;2;0)

49 47 47 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Funções de Banco de Dados O Microsoft Excel inclui funções que analisam os dados armazenados em listas ou bancos de dados. Essas funções possuem três argumentos padrões: banco de dados, campo e critérios. Esses argumentos se referem aos intervalos de planilha usados pela função. Vamos mostrar apenas a função BDCONTAR, pois as demais seguem a mesma lógica: Função BDCONTAR Conta às células que contêm números em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidirem com as condições especificadas. Sintaxe BDCONTAR(banco de dados, campo, critérios) Onde: Banco de dados (Obrigatório). O intervalo de células da lista ou do banco de dados. Um banco de dados é uma lista de dados relacionados em que as linhas de informações relacionadas são os registros e as colunas de dados são os campos. A primeira linha da lista contém os rótulos de cada coluna. Campo (Obrigatório). Indica a coluna que será usada na função. Digite o rótulo da coluna entre aspas, como "Idade" ou "Rendimento", ou como um número (sem aspas) que represente a posição da coluna dentro da lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim por diante. Critérios (Obrigatório). O intervalo de células que contém as condições especificadas. Você pode usar qualquer intervalo para o argumento de critérios, desde que ele inclua pelo menos um rótulo de coluna e pelo menos uma célula abaixo do rótulo de coluna para especificar uma condição para a coluna.

50 48 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Abaixo uma tabela onde mostra as demais funções e para que servem: FUNÇÃO Função BDCONTARA DESCRIÇÃO Conta células não vazias em um banco de dados Função BDDESVPA Calcula o desvio padrão com base na população inteira de entradas selecionadas de um banco de dados Função BDEST Estima o desvio padrão com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados Função BDEXTRAIR Extrai de um banco de dados um único registro que corresponde a um critério específico Função BDMÁX Retorna o valor máximo de entradas selecionadas de um banco de dados Função BDMÉDIA Retorna a média das entradas selecionadas de um banco de dados Função BDMÍN Retorna o valor mínimo de entradas selecionadas de um banco de dados Função BDMULTIPL Multiplica os valores em um campo específico de registros que correspondem ao critério em um banco de dados Função BDSOMA Adiciona os números à coluna de campos de registros do banco de dados que correspondem ao critério Função BDVAREST Estima a variância com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados Função BDVARP Calcula a variância com base na população inteira de entradas selecionadas de um banco de dados

51 49 49 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Importação de Dados Há duas formas de importar dados de um arquivo de texto usando o Excel: você pode abrir o arquivo de texto no Excel ou pode importá-lo como um intervalo de dados externos. Para exportar dados do Excel para um arquivo de texto, use o comando Salvar como. Há dois formatos de arquivo de texto usados com frequência: Arquivos de texto delimitados (.txt), nos quais o caractere TAB (código de caractere ASCII 009) geralmente separa cada campo de texto. Arquivos de texto com valores separados por vírgulas (.csv), nos quais o caractere vírgula (,) geralmente separa cada campo de texto. Você pode alterar o caractere separador que é usado nos dois arquivos de texto, delimitado e.csv. Isso poderá ser necessário para garantir que a operação de importação ou exportação funcione da maneira desejada. Importar um arquivo de texto abrindo-o no Excel Você pode abrir um arquivo de texto criado em outro programa como uma pasta de trabalho do Excel usando o comando Abrir. Abrir um arquivo de texto no Excel não altera o formato do arquivo você pode ver isso na barra de título do Excel, em que o nome do arquivo mantém a extensão de nome de arquivo de texto (por exemplo,.txt ou.csv). Clique na guia Arquivo e em Abrir.A caixa de diálogo Abrir será exibida. Na lista, selecione Arquivos de Texto. Localize e clique duas vezes no arquivo de texto que deseja abrir. Caso se trate de um arquivo de texto (.txt), o Excel iniciará o Assistente de Importação de Texto. Quando concluir as etapas, clique em Concluir para concluir a operação de importação. Se o arquivo for.csv, o Excel o abrirá automaticamente e exibirá os dados em uma nova pasta de trabalho. Importar um arquivo de texto conectando-se a ele Você pode importar dados de um arquivo de texto em uma planilha existente como um intervalo de dados externo. Clique na célula em que deseja colocar os dados do arquivo de texto. Na guia Dados, no grupo Obter Dados Externos, clique em De Texto.

52 50 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Localize e clique duas vezes no arquivo de texto que deseja importar. Siga as instruções do Assistente de Importação de Texto. Quando terminar as etapas do assistente, clique em Concluir para concluir a operação de importação. Na caixa de diálogo Importar Dados, siga estes procedimentos: Opcionalmente, clique em Propriedades para definir as opções de atualização, formatação e layout para os dados importados. Em Onde você deseja colocar os dados?, siga um destes procedimentos: 1. Para retornar os dados para o local que você selecionou, clique em Planilha existente. 2. Para retornar os dados para o canto superior esquerdo de uma nova planilha, clique em Nova planilha. Clique em OK. Exportar dados para um arquivo de texto salvando-o Você pode converter uma planilha do Excel em um arquivo de texto usando o comando Salvar como. Clique na guia Arquivo e em Salvar como. A caixa de diálogo Salvar como é exibida. Na caixa Salvar como tipo, escolha o formato de arquivo de texto para a planilha. Por exemplo, clique em Texto (delimitado por tabulação) ou CSV (delimitado por vírgula). Navegue até o local onde deseja salvar o novo arquivo de texto e clique em Salvar. Uma caixa de diálogo é exibida lembrando-o de que somente a planilha atual será salva no novo arquivo. Se você tiver certeza de que a planilha atual é a que deseja salvar como arquivo de texto, clique em OK. Você pode salvar outras planilhas como arquivos de texto separados repetindo esse procedimento para cada planilha. Uma segunda caixa de diálogo é aberta, lembrando-o de que a planilha pode conter recursos para os quais os formatos de arquivo de texto não dão suporte. Se você só estiver interessado em salvar os dados da planilha no novo arquivo de texto, clique em Sim.

53 51 51 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Filtro, Classificação Personalizada O filtro é um recurso muito útil em planilhas extensas. Com ele, podemos fazer com que somente dados que obedeçam a determinados critérios sejam exibidos, ou seja, uma ferramenta para limitar a exibição de dados em sua planilha. A tabela deve possuir rótulos (cabeçalho na primeira linha) para garantir o filtro de informações conforme a figura abaixo: Selecionamos os rótulos e clicamos no comando filtro que está localizado na guia Inicial grupo edição Filtro. Aparecerar o botão filtrar em cada rótulo da coluna. Vamos agora mostrar um exemplo e ver como funciona o Autofiltro Para aplicar um filtro você pode fazer de várias formas diferentes: Usando Formatação Rápida de Planilha, clicando em qualquer ponto da sua planilha e indo à guia Início, Classificar e Filtrar, Filtro, ou clicando na sua planilha, indo à guia Dados, Filtro. Início, Classificar e Filtrar, Filtro:

54 52 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Vamos usar o exemplo da planilha abaixo: Vamos ver o que podemos fazer utilizando os filtros do Excel. Classificar Crescente ou Decrescente Você pode facilmente classificar crescente ou decrescente. O filtro agora ajuda da seguinte maneira: Se os seus dados forem números, ele mostrará: Do menor para o maior ou Do maior para o menor, se for texto: Classificar de A a Z ou Classificar de Z a A. Intuitivo não? No nosso exemplo, clicando em Situação, veremos o seguinte filtro:

55 53 53 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Resultado: Classificar por Cor Permite-nos escolher qual a ordem que devemos colocar para os dados, a partir de suas cores de célula ou do texto. Para uso correto, filtre primeiro quem ficará em último lugar e vá fazendo sua ordenação de maneira decrescente. Exemplo: Como pode ver no exemplo, foi selecionado primeiro quem queremos deixar em último lugar, o valor que estiver em vermelho. Resultado:

56 54 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Filtros por Cor Já os filtros por cores são para exibir apenas aqueles itens com a cor que você escolher. Ele ocultará os valores diferentes do item que você escolheu: No exemplo foi filtrado todos os produtos que estão com situação Normal. Para isso foi usado filtrar por cor, e escolhido Amarelo. Observe que, como foi usado filtro, as linhas referentes aos outros dados ficaram ocultas, e os cabeçalhos das linhas ficaram em azul, mostrando que há dados filtrados na planilha. Outra forma de visualizar isso é observando que na coluna Situação aparece um funil no lugar da setinha do filtro. Filtros de Texto Os filtros de texto dão a flexibilidade de usar critérios para determinar o seu filtro. Você pode exibir todos que começam com A, todos que contém Vendido, etc. Ele é bom para aqueles casos onde você tem os dados digitados uma parte no masculino e outra parte no feminino, como em Estagiário/Estagiária. Neste caso bastaria escolher Contém e digitar Estagiá e pressionar OK e pronto, ele filtraria tanto os meninos quanto as meninas. Filtros com caixas de seleção Permitem realizar o sonho de selecionar mais de dois itens em uma coluna. O máximo de itens que era possível filtrarem era dois, e isso quando você usava o filtro personalizado e sabia trabalhar com os critérios. Agora, basta você marcar e desmarcar as caixas de seleção e pronto. Uma dica legal é, se você tem muitas caixas para selecionar e precisa de poucas marcações, basta clicar em (Selecionar Tudo) e pronto, o Excel desmarcará automaticamente todas as caixas para vocês. Então, você marca as caixas que deseja ver o resultado e pressiona OK para aplicar o filtro.

57 55 55 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Remover Filtro Para remover um filtro de uma coluna é simples. Basta ir à coluna onde você tem dados filtrados e clicar em Limpar Filtro de. Todos os dados aparecerão normalmente. Classificação Personalizada Outra forma em que podemos classificar é o comando de personalização de classificação. Na guia iniciogrupo Edição Classificar e Filtrar Onde podemos criar uma lista personalizada para poder classificar os dados em uma ordem de importância arbitrária

58 56 PROLINFO Programa de Línguas e Informática Tabela Dinâmica Uma tabela dinâmica, também chamada de relatório de Tabela Dinâmica, pode sintetizar, analisar, explorar e apresentar uma síntese dos dados de uma planilha ou de uma fonte de dados externa. Ela usa dados bidimensionais para criar uma matriz tridimensional, a partir de condições múltiplas com pontos de interseção. Uma tabela dinâmica é particularmente útil quando você tiver uma ampla gama de dados que possam ser examinados a partir de perspectivas diferentes. Os dados agregados ou os subtotais podem te ajudar a fazê-lo e a comparar números de dados semelhantes. Vamos agora mostrar como construímos uma tabela Dinâmica: 1. Abra o Excel; 2. Abaixo temos uma planilha com informações de Item, Produto, Qtde Estoque, Qtde pedida, Qtde Atendida, Qtde Saldo e Data Entregam. Vamos agora criar uma tabela dinâmica, que exibirá esses mesmos dados de diferentes formas; 3. Selecione toda a tabela e vá até a Guia Inserir > Tabela Dinâmica > Tabela Dinâmica;

59 57 57 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 4. A janela de Criar Tabela Dinâmica abrirá com as informações selecionadas na tabela original. Neste primeiro momento, vamos colocar a tabela dinâmica na mesma tela que a tabela com as informações originais, para facilitar a visualização do resultado (para isso, você deve selecionar Planilha Existente). Caso você selecione Nova Planilha, a tabela dinâmica será montada em outra página. Clique em Ok; 5. Do lado direito aparece à lista de campos da tabela dinâmica; 6. Selecione na lista de campos (à direita) os itens que aparecerão na tabela dinâmica. No exemplo, os tópicos selecionados foram: Item, Produto, Qtde. Saldo e Data Entrega;

60 58 PROLINFO Programa de Línguas e Informática 7. Para mudar a disposição das informações, basta clicar no item e arrastá-lo para onde desejar. Em Filtros de Coluna ficou item; em Rótulos de coluna aparece Produto; em Rótulos de linha ficou Data da Entrega; em Valores aparece Qtde Saldo; 8. Para que você consiga visualizar a entrega item a item, clique na seta que aparece em Item. Clique então em Selecionar vários itens; 9. Se, por outro lado, quiser verificar as entregas somente do item 1 (colchonete), por exemplo, deixe apenas esta alternativa marcada e clique em ok. Apenas as datas de entrega e quantidade do item 1 (colchonete) aparecerão;

Caros Alunos, O compromisso com a educação de todos que compõem a sociedade reflete a prática fiel e cotidiana do exercício da cidadania.

Caros Alunos, O compromisso com a educação de todos que compõem a sociedade reflete a prática fiel e cotidiana do exercício da cidadania. Caros Alunos, O compromisso com a educação de todos que compõem a sociedade reflete a prática fiel e cotidiana do exercício da cidadania. Nós, que fazemos a Universidade de Pernambuco, buscamos, em nosso

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios Exercício 1 1. Crie um novo documento e digite: Testando 2. Salve-o em algum local de fácil acesso e que seja de sua preferência com o nome Doc1. 3. Acrescente o texto Salvar Como ao final do texto escrito

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados 2 Pesquisa de valores em uma lista de dados Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Funções PROCV e PROCH...3 PROCV...3

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica Conteúdo iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica... 3 1. Feedback do Cliente...3 1.1 Feedback do Cliente no Email da Pesquisa Dinâmica... 3 1.2 Página de

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Objetivos Explorar funções de procura e referência; Explorar ferramentas para controle de formulários em planilhas; Importar

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais