Mini Curso de Google Docs. Produção colaborativa on-line

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mini Curso de Google Docs. Produção colaborativa on-line"

Transcrição

1 Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington L. B. Lopes Mini Curso de Google Docs Produção colaborativa on-line Belém - Pará 2010

2 Ana Júlia Carepa Governadora do Estado do Pará Socorro Coelho Secretária de Educação Ney Cristina de Oliveira Secretária Adjunta de Ensino Wilson Barroso Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Francinei Monteiro Coordenador Estadual do PROINFO Marcelo Carvalho Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Alberto Gomes Anilza Brasil Dilson Aires Franz Pereira Jamille Galvão Joaquim Jares Juscelino Hernandez Maria do Carmo Acácio Rosistela Oliveira Professores Formadores/Multiplicadores Juscelino dos Santos Hernandez Responsável pela produção deste material

3 APRESENTAÇÃO DO MINI CURSO Esse mini curso vem somar-se aos esforços do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, no sentido de oportunizar aos Coordenadores de Sala de Informática de escolas da rede pública estadual de Belém, uma formação permanentemente atualizada para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC e dos recursos disponibilizados nas salas de Informática, com vistas a contribuir na melhoria dos indicadores de desempenho dos estudantes da rede pública paraense. O Google Docs é uma das recentes ferramentas da Web que apresenta grande potencial para suportar o processo de ensino e aprendizagem colaborativa. Com essa ferramenta você vai encontrar uma forma simples de trabalhar a colaboração on line, utilizando a partilha de documentos com sua equipe. Especificamente, a função do Google Docs está relacionada à produção de documentos de textos, planilha de cálculos, uma apresentação ou formulários para coleta de dados juntamente com outras pessoas de seu grupo. Por funcionar através da Internet é possivel ter os colaboradores em pontos distantes, contribuindo de igual modo para o produto final. A proposta do estudo sobre o Google Docs pretende fomentar a exploraçao desse recurso, como também a discussão de como buscar formas de adequá-lo ao processo educativo, de forma a elevar a qualidade da aprendizagem e facilitar o trabalho docente. Objetivos: Oferecer aos professores um instrumento de criação e construção de documentos, textos, formulários e outros arquivos on line e de forma colaborativa; Oferecer aos professores de salas de informática educativa (SIE) a formação necessária para que possam empregar o Google Docs como uma das ações do trabalho pedagógico da escola e da SIE; Propiciar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para construção colaborativa de conhecimetno e de aprendizagem. Metodologia: A metodologia é eminentemente prática, apoiada por uma apostila, e baseada exclusivamente na Internet e nas ferramentas do Google. Será estimulada a troca de experiências e conhecimento entre os participantes quanto à criação, publicação e compartilhamento dos documentos e formulários feitos no Google Docs. Avaliação: A avaliação do mini curso será realizada através: 1. das reflexões e considerações feitas oralmente por cada participante; 2. das atividades propostas realizadas (criação do jornal colaborativo, poesia colaborativa, criação do formulário e do projeto de intercâmbio), onde serão observados a criatividade, autonomia e o domínio dos recursos do google docs, oferecidos ao longo do curso. Operacionalização Dias CH Atividade 1 04 Apresentação do curso e participantes 1. Acessando o Google Dos 2. Editor de Texto 3. Editor de Apresentação Editor de Planilhas 5. Formulários 3 04 Atividades propostas com o Google Docs 4 04 Conclusão das atividades Avaliação e socialização 04 16

4 1. ACESSANDO O GOOGGLE DOCS Entre no endereço do Google - Em mais escolha e clique em Docs. Para utilizar os recursos do Google Docs é necessário ter uma conta no Google. Digite seu e senha, depois clique no botão Login. Se você ainda não tem uma conta Google, crie a sua clicando no botão Iniciar. O recurso do Google Docs constitui-se basicamente em uma suíte de escritório. Visualmente muito semelhante aos pacotes do Broffice.org e Microsoft Office com suas principais funcionalidades. O que Google Docs pode fazer Criar e compartilhar seu trabalho on-line Criar documentos, planilhas e apresentações on-line Compartilhar e colaborar em tempo real Organizar e guardar seu trabalho com segurança Configurando o Idioma Quando terminar a configuração clique em voltar para o Google Docs.

5 Altere o idioma de seu Google Docs clicando em Settings (configuração). Escolha a Linguagem Português (Brasil) e a área Belém, em seguida clique em Salvar. Criar uma Pasta Para criar novos documentos, clique na guia Novo e então selecione: Documento Para editar um de texto Apresentação Para editar uma apresentação de slides Planilha Para editar uma planilha eletrônica Formulário Para editar um formulário (enquetes). Utilize a opção Fazer upload para enviar seus arquivos para a pasta do Google Docs na Web. Formato e tamanho de arquivos suportados para envio para o Google: Documentos: html, txt, doc, docx, rtf, odt e swf com tamanho máximo de 500 KB Apresentações: ppt e pps de até 10 MB se enviados do seu computador Planilhas: csv, xls, xlsx e ods de até 1 MB de tamanho Compartilhando Documentos Um grande diferencial do Google Docs é a possibilidade de atribuir permissão de leitura e alteração dos arquivos de sua conta a outras pessoas indicadas por você. Para isso, siga o procedimento: Selecione os arquivos e ative o botão Compartilhar Na janela que se abre, escolha com quem compartilhar e o tipo de compartilhamento. Escreva os s de seus convidados e defina-os como colaboradores ou visualizadores Por fim, clique no botão Enviar e aguarde as respostas.

6 2. EDITOR DE TEXTOS O editor de texto do Google Docs apresenta um visual semelhante aos editores de texto mais conhecidos como ao Writer e Word. Podemos dizer que o processador de texto do Google caracteriza-se como uma versão simplificada das principais funcionalidades dos editores de textos tradicionais. Ele grava automaticamente seu texto e possui as ferramentas de formatação e organização de parágrafos, como: Mudança no tamanho e nas cores dos caracteres Escolha de diferentes estilos de fontes Alinhamento Realce Adição de marcadores/numeradores Editar seus textos utilizando a ferramenta Documentos do Google Docs é tão simples como em qualquer outro programa do gênero. Um grande diferencial é que você pode compartilhar a edição do seu texto com uma ou várias pessoas e trabalhar colaborativamente de forma on-line, além de ter disponível todo o histórico das revisões. Também você pode inserir: Imagens do seu computador ou da Web Desenhos Tabelas Equações Comentários Hyperlinks. Cabeçalhos e rodapés Após terminar a edição de seu texto, você pode escolher: Salvar seu texto nos servidores do Google Visualizar e Imprimir seu documento Exportar os documentos para os formatos RTF, Word, PDF, OpenOffice ou HTML Baixar o texto para guardar no seu próprio computador.

7 3. EDITOR DE PLANILHAS ELETRÔNICAS O editor de planilhas eletrônicas também é visualmente semelhante a outros programas do gênero, e da mesma maneira possui recursos como: Escolher cor de fonte e de plano de fundo Inserir bordas Formatar células Inserir imagens e desenhos Inserir comentários Inserir gráficos Inserir pequenos aplicativos chamados de gadgets Inserir fórmulas e funções Algumas Funções soma (SUM) média (AVERAGE). Contar (COUNT) Máximo (MAX) Mínimo (MIN) Existem muitas outras fórmulas disponíveis, para acessá-las vá em Inserir - Função ( ) e escolha Mais fórmulas. Congelando Células Selecione as linhas/colunas que deseja congelar e acesse o menu Ferramentas na opção Congelar linhas e/ou Congelar colunas.

8 Gráficos O procedimento para construir gráficos a partir de uma tabela de folha de cálculo do Google Docs é o mesmo usado em qualquer outro editor de planilhas. Ele oferece 6 diferentes tipos de gráficos e 22 subtipos. Gadgets São pequenos aplicativos disponíveis para usar em suas planilhas. Para aplica-los, selecione a célula na qual deseja inseri-lo, utilize o menu Inserir - Gadget e escolha o gadget.

9 4. EDITOR DE APRESENTAÇÃO DE SLIDES No Google Docs você poderá criar uma nova apresentação de slides ou abrir uma já existente. É possível ainda apresentar os slides através do site, sem precisar de qualquer outro programa para isso. Este aplicativo além de possibilitar a escolha de temas e personalização do plano de fundo com imagens e cores distintas permite inserir: Tabela Imagem Desenho Vídeos do Youtube Formas geométricas Caixa de texto Outras apresentações de slides Mudanças no Tema Para aplicar um tema pré-definido do Google Docs em seu slide utilize o menu Editar e escolha Alterar tema, para alterar sua imagem ou cor para preencher o plano de fundo escolha a opção Alterar plano de fundo. Inserindo Imagens Para inserir imagens, selecione uma de seu computador ou informe o endereço de alguma da internet. Sempre através da opção Inserir Imagens, pois a simples colagem da imagem não será gravada no documento.

10 Inserindo Vídeos Você pode inserir - vídeos do YouTube nos slides criados no Google Docs. O vídeo será exibido normalmente quando o slide for apresentado no Google Docs, mas quando exportados transformam-se em uma imagem com link para o YouTube. Inserindo Formas Geométricas Na opção Inserir Forma você pode escolher balões de diálogos e muitas outras figuras geométricas para ilustrar seus slides. Também através do menu Inserir você pode acrescentar novas Caixas de Texto. Apresentando seus Slides Uma das vantagens do Google Docs é a possibilidade de exibir sua apresentação no próprio navegador, inclusive com a participação simultânea de outras pessoas através de um chat. Para isso, clique no botão Iniciar apresentação, presente na parte superior da tela.

11 5. EDITOR DE FORMULÁRIOS A opção para editar formulários de pesquisa é outro recurso bastante interessante do Google Docs. Com ele você pode realizar enquetes e consultas a outras pessoas via Internet, de forma rápida e simples. Você tem a possibilidade de efetuar essa tarefa por dois caminhos distintos: através da criação de um formulário diretamente ou utilizando a folha de cálculo. Criação de Formulário através do Menu Novo - Formulário a) Na tela com o modelo de formulário para ser definido com o preenchimento de alguns campos, digite primeiramente um Título e uma breve descrição do mesmo. Lembrando que o título escolhido será também o nome do arquivo do formulário para ser guardado. b) Em seguida vêm as perguntas, que podem ser de vários tipos. Em Título da pergunta você deve escrever a pergunta propriamente dita que se deseja fazer ao entrevistado. O campo Texto de ajuda serve opcionalmente para você orientar melhor o entrevistado em sua resposta. No campo Tipo de pergunta, você tem a possibilidade de escolher o tipo de resposta: Texto É um campo de texto de apenas uma linha. Texto de parágrafo É também um campo de texto que permite escrever várias linhas. Escolha múltipla Permite marcar uma alternativa entre várias possíveis.

12 Caixas de verificação Permite escolher mais de uma alternativa de uma lista, marcando a caixa de verificação. Selecionar a partir de uma lista Permite escolher apenas uma resposta de uma lista. Escala Atribuir um valor de uma escala numérica. Grelha Matriz de respostas. Semelhante à Escala, mas para várias linhas. c) Você tem ainda a opção Tornar esta pergunta obrigatória. Tal opção, quando marcada, faz com que o formulário só seja enviado se a pergunta for respondida. d) Ao terminar de definir e preencher os dados da pergunta use o botão Concluído para finalizar a edição da pergunta em questão e passar para outra. Outras operações com a definição das perguntas podem ser feitas utilizando-se os ícones que ficam do lado direito da tela e ao lado da pergunta. Editar Para voltar à edição e alterar uma pergunta. Duplicar Para duplicar a pergunta. Eliminar Para eliminar a pergunta. O modelo de formulário inicialmente apresenta apenas duas perguntas exemplos para serem definidas, mas você pode acrescentar quantas mais desejar através do botão Adicionar item que fica na barra de cima e tem mais opções. Para acrescentar perguntas de determinado tipo ou um cabeçalho de seção para dividi-lo em diferentes áreas. Depois de terminar de definir as perguntas do formulário, você pode personalizar a aparência do mesmo usando o botão Tema. Para escolher e aplicar um tema diferente ao seu formulário, mas não permite modificar imagens e cores do mesmo. Com o formulário pronto para ser respondido pelos seus entrevistados, use o botão Enviar este formulário por para começar a coletar os dados. Para enviar o formulário para o dos seus possíveis entrevistados.

13 Você pode ver um relatório das respostas enviadas através das opções do menu Ver respostas É apresentado um resumo das respostas do tipo texto ou parágrafo e os outros tipos de respostas em forma de gráficos. As respostas recebidas no formulário são mostradas em planilha, onde cada coluna representa uma pergunta e as linhas as respostas dadas. Na barra do topo encontramos ainda as opções para Salvar e Mais Ações. Oferece o código html que possibilita incorporar este formulário numa página web. Salvar as alterações realizadas. Permite alterar o texto apresentado após a submissão do formulário. Outra forma de disponibilizar o formulário é colando o Link, que aparece no final do formulário, no com o texto que você quiser. Criação de Formulário através de uma Folha de Cálculo a) Primeiramente você deve criar uma nova folha de cálculo. Para isso, utilize o menu Novo e escolha Planilha. b) Uma janela com uma planilha com características bastante simplificada é mostrada. Nela você pode observar que a 1ª linha está destacada das demais. Escreva as perguntas na lª linha, uma por coluna.

14 c) Após o preenchimento das perguntas desejadas,vamos criar o formulário.use o seguinte procedimento: Menu Formulário e depois criar um formulário. d) Uma janela de formulário idêntica a que foi vista no procedimento anterior é mostrada, com uma diferença: as perguntas já foram preenchidas, a partir da 1ª linha da folha de cálculo. Complete o preenchimento das perguntas. Não esqueça de Salvar o formulário. e) Você pode ter acesso a outras operações com o formulário da seguinte forma: Entre na página do Google Docs e faça login. Escolha e abra na lista de documentos do lado direito o arquivo do seu formulário. Na folha de cálculo aberta entre no Menu Formulário, que mostra agora todas as opções ativas. Repare também que ao lado da palavra formulário do menu aparece entre parênteses o número de questionários respondidos. Editar formulário Para ter acesso à página de edição do formulario Enviar formulário Para enviar o formulário para os destinatários através do Google. Ir para formulário publicado Visualização do formulário e de como vai ser visto. Incorporar formulário numa página web Mostra o código html que pode ser incorporado numa página web. Mostrar resumo das respostas Mostra um resumo das respostas já recebidas. A aceitar respostas Indica se o formulário está ativo e a aceitar respostas. Deve ser usada para parar a recepção de respostas.

15 Enviar a todos os destinatários Esta opção apenas está disponível se o formulário estiver sido enviado pelo Google Docs. Eliminar formulário Elimina o formulário mas não remove as respostas recebidas. Atividades: a) Acessar o site acessar sua conta do Gmail; b) Estando na página do Google, clicar em Mais e Docs. Se abrir em inglês, clicar em Settings, em idioma habilitar a opção Português (Brasil), na extremidade inferior da página clicar na opção Salvar. Clicar em Novo >> Documento e digitar o texto que se vai trabalhar colaborativamente. Clicar em Salvar. Em seguida, clicar em Compartilhar >> Compartilhar com outras pessoas. Digite os dos colaboradores e clique Convidar colaboradores. Escreva um convite para seus colaboradores. Em Assunto, escreva o titulo do trabalho proposto, por exemplo: Como usar a Internet na Educação. Clicar em Enviar. Atividade 1 Jornalzinho da turma 1 - Convidar os participantes para a produção coletiva do jornal: Acessar o Google, Mais, Docs, clicar em jornal do curso Linux manhã, tarde ou noite, clicar em Compartilhar, inserir os s, clicar em Convidar colaboradores, enviar mensagem de. 2 - Dividir as tarefas para criação dos textos 3º - Os convidados poderão participar da produção coletiva clicando no arquivo e salvando constantemente. Atividade 2 Poesias coletivas no Google Documento Cada aluno/dupla criará seu arquivo clicar Novo/Documento Dar o título para a poesia e escrever o 1 verso, clicar em Compartilhar com outros Convidar dois colegas para completarem a poesia escrevendo o de cada um separando com vírgulas. Clicar Convidar Colaboradores. Escreva na mensagem: Vamos criar poesias? Clicar Enviar, fechar janela, Salvar e Fechar. Entrar no arquivo de seu colega e completar a poesia com mais um verso. Para que todos tenham colaboradores as parcerias serão definidas previamente. Atividade 3 Formulário Crie um formulário para coleta de informações entre seus alunos. Atividade 4 Planejar um projeto de intercâmbio entre dois grupos de alunos distintos, de forma a utilizar os recursos do Google Docs para suportar o trabalho colaborativo das equipes.

PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS

PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS CEEBJA - PALOTINA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS NRE- Toledo MUNICÍPIO: PALOTINA PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS O Google Docs é uma das recentes ferramentas

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Oficina de Google Docs

Oficina de Google Docs 1 Oficina de Google Docs 1 APRESENTAÇÃO 2 Esta oficina vem somar aos esforços da Escola Estadual São Gabriel, no sentido de oportunizar aos Professores do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, Coordenadores de

Leia mais

Google Docs EDITOR DE TEXTOS

Google Docs EDITOR DE TEXTOS Google Docs Um destes serviços oferecidos é o Google Docs, uma espécie de suíte de aplicativos online, bastante semelhante ao Microsoft Office e ao OpenOffice.org/BrOffice.org. O serviço da Google possui

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Google Drive para escrever propostas de atividades

Google Drive para escrever propostas de atividades Google Drive para escrever propostas de atividades A pluralidades e aceitação do que é diferente também está na computação. Não podemos privar o aluno e o professor de utilizar diversas ferramentas computacionais,

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni Plataforma NetAula Ambiente Aluno Prof. Alexandre Moroni Acessando o site do CEULJI http://www.ulbrajp.edu.br/site/ Acessando o Autoatendimento Entrar com Login e Senha - ENTER Acessando NETAULA Plataforma

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais TUTORIAL GOOGLE DOCS PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Manual Email marketing v.240215

Manual Email marketing v.240215 1º Passo Acessar a página www.marketing.vardigital.com.br e fazer login com os seguintes dados: Usuário: email@dominio Senha: var@emkt 2º Passo A página seguinte é o painel geral de administração, sendo

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Como criar formulário com o Google Drive

Como criar formulário com o Google Drive Como criar formulário com o Google Drive Lembre-se que uma das maiores dificuldades em questionários e pesquisas é a árdua tarefa de consolidar os dados para análise. Com o Google Formulários é possível

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

editor Writer, do BrOffice

editor Writer, do BrOffice editor Writer, do BrOffice Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos e inserir tabelas; Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com.

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com. Tutorial Web Mail Acesso e Utilização Como acessar meu e-mail institucional? 1. Para acessar seu e-mail institucional, acesse primeiramente o site ao qual ele pertence, por exemplo o e-mail contato@alianca.to.gov.br

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Configuração da conta Live@Edu Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no Live@Edu... 4 2. Efetuando o primeiro acesso...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA Módulo de Acolhimento UAB/UFJF 2008 PrezadoCursista, Baseado na perspectiva de que você terá que se familiarizar com alguns recursos

Leia mais

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre...

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Pesquisas Neste guia... Aprenda a fazer perguntas as vezes que forem necessárias e obter os dados que você necessita para melhorar seus produtos, personalizar campanhas e ficar

Leia mais

Apostila Site Personalizado

Apostila Site Personalizado Apostila Site Personalizado Índice Para inserir informações sobre a empresa é utilizado o componente GERENCIADOR DE ARTIGOS. Através dele é possível inserir infomações como: - A EMPRESA - HISTÓRICO - ENDEREÇO

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios Exercício 1 1. Crie um novo documento e digite: Testando 2. Salve-o em algum local de fácil acesso e que seja de sua preferência com o nome Doc1. 3. Acrescente o texto Salvar Como ao final do texto escrito

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

Como usar Google Drive e Agenda

Como usar Google Drive e Agenda Como usar Google Drive e Agenda Login - Acessando o Google Drive Digite no Google: Google Drive Login e senha Clique Coloque seus dados Entrada Cria um novo documento, arquivo ou pasta Visualiza seus arquivos

Leia mais