CENÁRIO BRASILEIRO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENÁRIO BRASILEIRO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO"

Transcrição

1 CENÁRIO BRASILEIRO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO Paulo Eduardo de Carvalho Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Professor Dr. Reidson Pereira Gouvinhas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Professor Dr. Sérgio Luís da Silva Universidade Federal de São Carlos UFSCar Abstract Considering to dissemination of the importance of the Knowledge Management's theme, so much in terms of researches as managerial applications, the present study intends to verify the academic research in Brazil on the Knowledge Management, starting from master's degree dissertations and of doctorate theses from 1987 to The variables analyzed from 74 research works were: the universities as well as the respective areas where the academic research has been carried out; the Brazilian regions with the largest concentration of research works; the periodicity of the academic production; and the knowledge level. The results reveal a large concentration of research work at south and southeast regions. The academic areas in which research works on knowledge management are the Production Engineering, Administration and Sciences of the Information. Federal University of Santa Catarina (public university, south) is the research institution with the largest number of dissertations and theses with more than 40% of the overall research work. It was also observed an increase of dissertations and theses in 2000 and 2001 and a fall starting from Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Mapeamento da pesquisa acadêmica, Setor econômico, Dissertações de mestrado, Teses de doutorado INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa on-line, coletar e reunir todas as Dissertações de Mestrado (DM) e Teses de Doutorado (TD) defendidas no período de 1987 a 2003, com a finalidade de visualizar o cenário das pesquisas acadêmicas sobre Gestão do Conhecimento (GC), no Brasil. A escolha de realizar um levantamento sobre as pesquisas acadêmicas, especificamente, sobre o tema GC foi devido a sua importância no cenário mundial e, claro, brasileiro. A GC é um fator ou elemento crítico para o sucesso de uma organização nos dias atuais e é por isso que vem sendo tão intensamente estudada nas universidades. O conhecimento tornou-se o fator de produção mais importante da era pós-industrial (DRUCKER, 1995) e gerenciá-lo é a nova forma que as organizações estão encontrando para se tornarem mais competitivas (TEIXEIRA, 2001).

2 A estrutura do trabalho compreende esta introdução; a metodologia utilizada durante a pesquisa; os resultados e discussão, os quais enfatizarão a quantidade de DM e TD defendidas, as áreas acadêmicas em que tais pesquisas foram realizadas, as regiões de maior concentração de DM e TD, a periodicidade das defesas, quais os níveis de conhecimento (análise quantitativa), como também, a classificação das DM e TD com relação as abordagens descritas do item 4.6 e o setor econômico no qual esses trabalhos estão inseridos (análise qualitativa); e, por fim, a conclusão do estudo com as considerações finais sobre os dados analisados METODOLOGIA Do ponto de vista dos seus objetivos, a pesquisa foi quantitativa, pois se utilizaram parâmetros estatísticos, para analisá-los e quantificá-los; e, também, qualitativa, pois se obteve um resultado analítico com relação aos resultados apresentados, classificando as DM e TD com relação as abordagens mencionadas no item 4.6 deste trabalho e mapeando quais setores econômicos do Brasil a GC está sendo aplicada. Com relação a pesquisa quantitativa, ela se classifica como exploratório, por não ter o intuito de fornecer explicações para o fenômeno em observação, mas sim para identificar e explorar a situação apresentada. Na fase de coleta de dados, foi realizada uma pesquisa on-line no banco de teses do site da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na biblioteca digital de dissertações e teses do site do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), para verificar as DM e TD defendidas no período de 1987 a O período definido acima foi devido ao site da CAPES permitir pesquisar a partir do ano de 1987; e o ano de 2003 porque é possível que um grande número de DM e TD ainda não tenha sido inserido nos sites pesquisados no ano de 2004, fato que poderia distorcer os resultados. Com o intuito de conseguir a totalidade de trabalhos publicados, no site do IBICT, a busca utilizada foi a simples, o filtro foi: todas as palavras, e a expressão digitada foi: gestão do conhecimento. O site da IBICT não dispõe da opção de ano de defesa (período da defesa). No site da CAPES, a busca foi feita utilizando-se a expressão exata gestão do conhecimento, com a opção: maior ou igual (>=) a Na fase de análise e discussão dos resultados foram utilizados quadros com demonstrações quantitativas, seguidas de comentários sobre os pontos com maior

3 incidência e correlações de dados levantados. Com relação a análise qualitativa foi enumerada onze abordagem nos quais as DM e TD foram enquadradas, ou seja, divididas por temas; e, num segundo momento, esses trabalhos foram inseridos dentro de atividades econômicas, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE versão 1.0) RESULTADOS E DISCUSSÕES Quantidade de Teses Após análise dos dados, verificou-se a existência de setenta e quatro trabalhos nos níveis de mestrado, doutorado e pós-graduação profissionalizante, defendidos no Brasil, registrados nos bancos de teses do site da CAPES e do IBICT, no período de 1987 a 2003, que abordavam assuntos relacionados ao tema GC. Há a possibilidade deste número não expressar a real totalidade de trabalhos defendidos até 2003, devido a limitação encontrada por esta pesquisa ao perceber que o site da CAPES só disponibiliza as DM e TD defendidas até o ano de 2002, e pela observação de uma quantidade menor de trabalhos disponíveis para acesso no site do IBICT. Além da possibilidade de muitos trabalhos ainda não terem sido inseridos nas fontes pesquisadas, principalmente, no ano de Áreas acadêmicas Os dados apresentados na Tabela 1 revelam as áreas acadêmicas que estão produzindo informações e conhecimento científico sobre a GC no Brasil, nos últimos anos. Áreas Acadêmicas Quantidade Percentual Engenharia de Produção 35 47,30% Administração 12 16,22% Ciências da Informação 10 13,51% Tecnologia 3 4,05% Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação 3 4,05% Informática 3 4,05% Ciências da Comunicação 2 2,70% Engenharia Mecânica 2 2,70% Economia Empresarial 1 1,35% Educação 1 1,35% Engenharia Civil 1 1,35% Estatística e Computação Científica 1 1,35% Total % Tabela 1: áreas acadêmicas de defesa das dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Gestão do Conhecimento, no Brasil, no período de 1987 a Dentre as treze áreas acadêmicas listadas, as três de maior destaque quanto ao número de trabalhos defendidos correspondem a 77,03% do total, embora tenha sido observado o interesse, mesmo que pouco expressivo, de outras áreas pelo tema GC.

4 Outras informações puderam ser coletadas sobre as três principais áreas acadêmicas acima citadas, fazendo uma correlação com as suas instituições de ensino, como segue: a área de Engenharia de Produção tem trabalhado o tema GC na UFSC, UFRJ, Escola Politécnica, UFMG, UFSCar, Universidade Paulista e Escola Federal de Engenharia de Itajubá; a área de Administração explorou o referido tema na UFSC, UFRGS, UFMG, UFRJ, UFPR, Universidade de São Paulo e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; e a área de Ciências da Informação, por sua vez, na UFMG, UFRJ e PUC-Campinas Localização geográfica Geograficamente, percebe-se um maior interesse pelo tema nos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste, com setenta trabalhos, o equivalente a 94,59% do total pesquisado. Os estados sede dessas instituições são: Santa Catarina com uma universidade e 40,54% dos trabalhos apresentados; São Paulo e Rio de Janeiro com oito e quatro instituições, respectivamente, correspondendo a 16,22% e 14,86% de defesa dos trabalhos; e Minas Gerais com três instituições e 13,51% das DM e TD pesquisadas. Regiões do Brasil Quantidade Percentual Sul 36 48,65% Sudeste 34 45,95% Centro-Oeste 3 4,05% Nordeste 1 1,35% Norte 0 0% Total % Tabela 3: regiões do Brasil onde foram defendidas as dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Gestão do Conhecimento, no Brasil, no período de 1987 a Periodicidade As DM e TD que enfocam a GC foram defendidas entre 1996 e Era de interesse deste estudo verificar a totalidade das DM e TD já defendidas no ano de 2003, mas o banco de teses da CAPES, onde foi possível coletar o maior número de trabalhos, só disponibiliza, para acesso on-line, as DM e TD até o ano de Como pode ser observado na Tabela 4, o período em que houve maior ocorrência de defesa de DM e TD nessa área foi de 2000 a 2001, com um crescimento de, exatamente, 118,75% neste intervalo. Observa-se, nos dois anos seguintes, uma forte queda no número de trabalhos de pós-graduação, utilizando-se como base de pesquisa o tema GC. No entanto, há a possibilidade de outros trabalhos terem sido defendidos nos anos de 2002 e 2003 e não estarem disponíveis, para acesso on-line, nas bases de dados das fontes pesquisadas por este estudo.

5 Periodicidade das Defesas Números de Trabalhos Gráfico 1: anos de defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Gestão do Conhecimento, no Brasil, no período de 1987 a Nível de conhecimento O nível de conhecimento predominante é o de mestrado, com 58 dissertações defendidas (78,38%), de acordo com a Tabela 5, a seguir. A área de Engenharia de Produção é a que mais tem abordado o tema GC, representando 46,55% das DM, vindo em seguida a área de Administração e a área de Ciências da Informação com 15,52% (cada). As outras nove áreas acadêmicas, juntas, somaram 22,41% das DM. Áreas Nível de Conhecimento Acadêmicas Mestrado Doutorado Profissionalizante Engenharia de Produção Administração Ciências da Informação Tecnologia Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação Informática 3 - Ciências da Comunicação Engenharia Mecânica Economia Empresarial Educação Engenharia Civil Estatística e Computação Científica Total Tabela 5: nível de conhecimento, por área acadêmica, das dissertações e teses defendidas sobre Gestão do Conhecimento, no Brasil, no período de 1987 a Outubro de No nível de doutorado, as 12 teses encontradas (16,22% do total) foram defendidas por pesquisadores dos cursos de Engenharia de Produção, Ciências da Comunicação, Administração, Ciências da Informação e Engenharia Mecânica, os quais estão vinculados às instituições UFSC, UFRJ e Escola Politécnica - USP; USP; UFMG; e UFMG; Escola de Engenharia de São Carlos, respectivamente.

6 Os trabalhos do nível profissionalizante, o equivalente a 5,41% do total, ou seja, 4 trabalhos, foram desenvolvidos por estudantes das áreas de Administração, Engenharia Mecânica e Economia Empresarial das instituições UFRGS; UNICAMP; e Sociedade Brasileira de Instrução, respectivamente Abordagens e temas As abordagens ou temas explorados pelos pesquisadores das setenta e quatro DM e TD sobre GC serão apresentados a seguir como resultado de uma análise qualitativa em torno dos títulos e resumos dos referidos trabalhos Quantidade de DM e TD por abordagem Na Tabela 6 são apresentadas as abordagens de GC com seu respectivo número de vezes (quantidade) que se foi estudado essa abordagem, ou seja, as DM e TD que tiveram como objetivo do trabalho pesquisar tal tema. Abordagem (Tema) Quantidade Abordagem conceitual de Gestão do Conhecimento 10 Aplicações e práticas da Gestão do Conhecimento 6 Aprendizagem e cultura Organizacional 9 Avaliação dos Ativos Intangíveis e mensuração do Capital Intelectual 2 Diagnóstico da Gestão do Conhecimento 6 Estudo de Caso 3 Ferramentas de Gestão do Conhecimento (comunidades, portais, e-learning, GED etc.) 13 Mapeamento do conhecimento e gestão de competências 2 Modelos e metodologias de Gestão do Conhecimento 20 Planejamento estratégico e Gestão do Conhecimento 2 Teoria organizacional aplicada à Gestão do Conhecimento 1 Total 74 Tabela 6: quantidade de dissertações e teses defendidas sobre Gestão do Conhecimento no Brasil por abordagem. Antes da análise da Tabela 6, algumas observações serão feitas. Primeiro, além de três DM e TD terem sido enquadradas na abordagem: estudo de caso (linha 7 da tabela 6), 31 são consideradas, também, estudo de caso ; no total 34 DM e TD são (apenas ou também) estudo de caso, ou seja, quase 46% do total. Segundo, algumas DM e TD foram classificadas em duas abordagens, devido ao fato dos resumos não serem claros com relação ao foco do trabalho, prevalecendo, no entendimento dos autores, uma abordagem principal. Analisando a Tabela 6, observa-se que uma abordagem se destaca muito: modelos e metodologias de Gestão do Conhecimento; com 27,02% do total. A concentração de

7 pesquisas acadêmicas na abordagem mencionada pode ser devido à ausência de um modelo referência ( consagrado na literatura) e, conseqüentemente, uma metodologia na Gestão do Conhecimento que possa ser aplicada em qualquer organização, independente de ser: empresa (micro, pequena, média e grande) ou universidade, pública ou privada, etc. Na seqüência aparecem: ferramentas de Gestão do Conhecimento com 13 DM ou TD (17,56%); abordagem conceitual de Gestão do Conhecimento com 10 DM ou TD (13,51%); e aprendizagem e cultura organizacional com 9 DM ou TD (12,16%). As quatro abordagens juntas representam mais de 70% do total. Em congressos e fóruns, vem-se discutindo sobre a importância da Tecnologia da Informação como facilitador da GC através de ferramentas apropriadas para a criação, disseminação, recuperação e utilização do conhecimento organizacional; ferramentas que estão sempre em avaliação com relação a sua eficiência no compartilhamento de conhecimentos úteis para a organização. É possível que devido ao motivo relatado, encontrou-se um número considerável de DM e TD nessa abordagem. Outra abordagem que se destacou foi a: aprendizagem e cultura organizacional. Como já foi descrito no item 2.0 deste trabalho, o conhecimento é inerente a cada indivíduo, cabendo a ele compartilhar ou não; dessa forma a cultura organizacional (e aprendizagem organizacional) talvez seja o maior desafio a ser vencido durante a fase de implementação da GC. Aprender e cooperar é um processo novo para as organizações, e quebrar esse paradigma requer tempo e dedicação, além de conscientizar e motivar os trabalhadores do conhecimento. Discutir esse tema é imprescindível para o sucesso da GC. A abordagem conceitual de GC apareceu com 10 DM e TD defendidas, comprovando que as abordagens apenas teóricas nos centros acadêmicos ainda são práticas usuais, mostrando que a interação universidade-empresa ainda pode ser mais fomentada. Portanto, os modelos e metodologias, como também, as ferramentas de GC são os temas mais pesquisados no meio acadêmico (pesquisa stricto sensu). Temas como: avaliação dos ativos intangíveis e mensuração do capital intelectual; mapeamento do conhecimento e gestão de competências; planejamento estratégico e Gestão do Conhecimento; e teoria organizacional aplicada à Gestão do Conhecimento; são pouco abordados. Outros temas como: gestão de patentes e marcas; Gestão do Conhecimento e responsabilidade social; Gestão do Conhecimento e meio ambiente; e gestão de

8 relacionamento com os clientes; não foram identificadas dentre as 74 DM e TD encontradas sobre o tema GC nos sites do IBICT e da CAPES Classificação por atividade econômica Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e fazendo a relação entre a atividade econômica e o número de DM e TD, obtém-se a Tabela 7. Atividade econômica Quantidade A. Agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal 1 B. Pesca (e aqüicultura) - C. Indústrias extrativas - D. Indústrias de transformação 8 E. Produção e distribuição de eletricidade, gás e água 2 F. Construção 3 G. Comércio; reparação de veículos automotores, objetos pessoais e domésticos - H. Alojamento e alimentação 2 I. Transporte, armazenagem e comunicações 1 J. Intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados 4 K. Atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas 17 L. Administração pública, defesa e seguridade social 2 M. Educação 14 N. Saúde e serviços sociais - O. Outros serviços coletivos, sociais e pessoais - P. Serviços domésticos - Q. Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 2 Subtotal 56 Sem classificação 18 Total 74 Tabela 7: Relação entre a CNAE versão 1.0 (IBGE) e o número de dissertações e teses. A partir da Tabela 7, foram feitas três considerações antes de uma análise mais detalhada dos resultados obtidos. Primeiro, algumas DM e TD não focaram um setor ou atividade econômica. Desse modo, não puderam ser enquadradas dentro da CNAE. Segundo, as DM e TD que tiveram como foco as empresas de desenvolvimento de produtos foram classificadas na atividade indústria de transformação, exceto quando as empresas eram desenvolvedoras de software que se enquadravam na atividade econômica: atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas. Terceiro, devido o congresso abordar o tema: a importância da GC para o setor de energia elétrica, o trabalho discutirá, principalmente, as DM e TD que foram classificadas na atividade econômica: produção e distribuição de eletricidade, gás e água.

9 Cinqüenta e seis DM e TD (75,67%) foram classificadas dentro da CNAE, ou seja, dezoito DM e TD não foram enquadradas em alguma atividade econômica. Motivos como: trabalhos apenas teóricos, trabalhos que foi direcionado para organizações de forma geral etc.; contribuíram para cerca de ¼ desses trabalhos não estarem dentro de alguma atividade econômica. A Tabela 7 mostra que seis atividades econômicas ainda não possuem DM ou TD defendidas focando uma dessas atividades, pelo menos até o ano de Portanto, existem nichos ainda não pesquisados e de relevância muito grande para a economia do país, como por exemplo: pesca (e aqüicultura), indústrias extrativas, e saúde e serviços sociais. Essas atividades econômicas, no contexto brasileiro, precisam de mais apoio, mais investimento. A GC apresenta-se como uma nova forma de gerência pelo qual se cria processos mais eficientes e efetivos, usando os conhecimentos existentes (tácitos e explícitos) em conhecimentos úteis para o desenvolvimento sustentável do setor e, conseqüentemente, do Brasil, tornando-o mais competitivo e lucrativo. Duas atividades se destacam pela concentração de DM e TD encontradas, são elas: atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas; e educação; com 17 e 14 trabalhos defendidos, respectivamente. Essas duas atividades abrangem o equivalente a 41,89% do total de DM e TD defendidas. Na primeira estão inseridos os grupos: pesquisa e desenvolvimento, e serviços prestados principalmente a empresas; esse fato justifica muitas das DM e TD estarem enquadradas nesta atividade. Na segunda: educação, já era esperada ter um grande número de DM e TD devido as instituições de ensino serem centros propícios à aplicação de estudos e pesquisas. Com relação a atividade econômica relacionada ao setor de energia elétrica, foram identificadas apenas 2 DM (2,70%) com o propósito de abordar a importância da GC para as empresas, cuja atividade esteja inserida dentro do grupo: produção e distribuição de energia elétrica (produção de energia elétrica, transmissão de energia elétrica, comércio atacadista de energia elétrica e distribuição de energia elétrica), segundo a CNAE. Portanto, os resultados demonstram uma pequena incidência de pesquisas acadêmicas sobre GC no setor de energia elétrica, fato que não é coerente com a importância deste setor no cenário brasileiro. É possível que existam DM e TD classificadas na atividade de produção e distribuição de energia elétrica, ou seja, voltados para o setor de energia elétrica, ainda não inseridos nos bancos de teses do IBICT ou da CAPES e outros ainda em estudo. Mas essa hipótese será comprovada em uma coleta de dados futura.

10 4.0 - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pesquisadores dos níveis de conhecimento de mestrado e doutorado vêm realizando estudos sobre a utilização da GC com diferentes abordagens e em ambientes organizacionais de diferentes setores da economia do Brasil, no período de 1987 a Compreender como a GC funciona dentro do ambiente empresarial pode influenciar de maneira positiva no redirecionamento das estratégias. Para isto, os gestores devem definir qual o modelo e quais ferramentas são mais condizentes com a realidade da empresa, para então utilizá-las, ou seja, praticar a GC. Percebe-se, assim, que muitas dessas questões já estão sendo analisadas por pesquisadores de instituições de ensino superior, dando um direcionamento às empresas desses estudos, e retratando o cenário brasileiro de utilização da GC pelas organizações. Mas existem abordagens não identificadas no levantamento das DM e TD defendidas entre 1987 e Assuntos relacionados a responsabilidade social, meio ambiente e gestão de relacionamento com os clientes possuem um potencial enorme para se investigar e colher muitos benefícios dentro das organizações e, conseqüentemente, para a economia do país. Por último, concluiu-se que as universidades podem investir mais em pesquisas sobre GC, principalmente, nas atividades econômicas que não tiveram DM e TD enquadradas. O setor de energia elétrica ainda está deficiente em pesquisas acadêmicas stricto sensu, mas esse cenário pode ser alterado rapidamente, devido a cada vez mais eventos (congressos, seminários, workshops etc.) abordarem e fomentarem a GC com foco no setor de energia elétrica REFERÊNCIAS CAPES, Banco de teses. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em Acesso em 18 de outubro de DRUCKER, PETER F. (1995). Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em Acesso em 18 de outubro de IBICT. Biblioteca digital de teses e dissertações. Disponível em Acesso em 18 de outubro de LEONARD, D. (1995). Wellspring of knowledge. Boston, Harvard Business School Press. NONAKA, I. (1991). The knowledge creating company. harvard Business Review, v.69, n.6, Nov-Dec. NONAKA, I; TAKEUCHI, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Campus. O Povo: O jornal do Ceará. Disponível em Acesso em 23 de outubro de TEIXEIRA, J. (2000). Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento dos negócios. Rio de Janeiro: Ed. SENAC.

A pesquisa acadêmica stricto sensu no Brasil sobre a inteligência competitiva

A pesquisa acadêmica stricto sensu no Brasil sobre a inteligência competitiva A pesquisa acadêmica stricto sensu no Brasil sobre a inteligência competitiva Sandely Fernandes de Araújo (UFRN) sandely.araujo@pep.ufrn.br Anatália Saraiva Martins Ramos (UFRN) anatalia@pep.ufrn.br Resumo

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MODELO DE CRM PARA EMPRESAS FAMILIARES PRESTADORAS DE SERVIÇOS

MODELO DE CRM PARA EMPRESAS FAMILIARES PRESTADORAS DE SERVIÇOS MODELO DE CRM PARA EMPRESAS FAMILIARES PRESTADORAS DE SERVIÇOS Roni Antonio Garcia da Silva (GPACI/CNPq-UNICENTRO), Antonio Costa Gomes Filho (GPACI/CNPq-UNICENTRO), Cesar Augusto Zimmermann (GPACI/CNPq-UNICENTRO)

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital Olá telecentrist@s e amig@s! Esta é a terceira pesquisa elaborada pelo ONID. Ela tem como objetivo captar demandas de formação e capacitação de agentes de inclusão digital (monitores, funcionários e trabalhadores

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro A taxa de desocupação registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principais Regiões Metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte,

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA Relatório Anual: Avaliação Continuada 5 - Ano Base INTRODUÇÃO. Optou-se neste relatório por manter na introdução, os dados históricos da área de Pós-graduação em Geografia, constante no relatório do triênio

Leia mais

A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 22 a 24 de julho de 205 A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INTRODUÇÃO Eva Dayane Jesus dos Santos Bibliotecária da Universidade do Estado da Bahia eva@uneb.br Marivaldina

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O que é uma fundamentação teórica É uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo. Identifica e organiza

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás.

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. O Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, traz avanços do gênero feminino no mercado de trabalho formal. Segundo informações disponibilizadas

Leia mais

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL UM OLHAR DA INVENTTA: ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL Manuela Soares No dia 09 de dezembro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) publicou o Relatório anual de análise

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005

PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005 PIB DO ESTADO DE SÃO PAULO 2005 A Fundação Seade, em parceria com o IBGE, divulga os resultados do PIB do Estado de São Paulo, em 2005. Simultaneamente, os órgãos de estatística das demais Unidades da

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Os grupos de pesquisa são uma

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil 9000 8000 8690 7000 6000 5000 4000 3000 4709 3948 2000 1000 29 4 0 Indústria Comércio e Serviços Agropecuária Código Nace Inválido TOTAL Fonte: Comitê

Leia mais

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO

Leia mais

Gestão do Conhecimento e Arquivologia:

Gestão do Conhecimento e Arquivologia: Gestão do Conhecimento e Arquivologia: entrelaçamentos e possibilidades na formação do profissional arquivista. Profa. Dra. Maria do Rocio F. Teixeira DCI/FABICO/UFRGS Arquivologia Salvador, 2013. Apresentação

Leia mais

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - IACE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - IACE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 1 FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - IACE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS O capital intelectual nas organizações Por: Leonardo Lopes Morais Ante-projeto

Leia mais

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Adriano Marum Rômulo 2014 Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Agenda I. Introdução II. Referencial Teórico III.

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

2º PRÊMIO DE INOVAÇÃO DE JOINVILLE 2014

2º PRÊMIO DE INOVAÇÃO DE JOINVILLE 2014 2º PRÊMIO DE INOVAÇÃO DE JOINVILLE 2014 REGULAMENTO Art. 1º Do Objetivo e Perfil dos Participantes O 2º. Prêmio de Inovação de Joinville é motivado pelo cumprimento da Lei 7170/2011, em seu art. 7º, que

Leia mais

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC USCS UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Guilherme Yukihiro Dallaido Shibata Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e no Brasil com

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações Amarildo Aparecido Ferreira Junior¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹, Jaime Willian Dias¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RAFAEL DE SOUZA RODRIGUES DOS SANTOS Data da impressão: 10/08/2015-14:35:04 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional Psicopedagogia Institucional Pós-graduação 03 Módulo A: Introdução à Psicopedagogia Teorias da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Desafio Profissional. Enunciado O tema deste

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

MAPEANDO AS CORRELAÇÕES ENTRE PRODUTIVIDADE E INVESTIMENTOS DE BOLSAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO: o caso da Universidade Federal de Goiás

MAPEANDO AS CORRELAÇÕES ENTRE PRODUTIVIDADE E INVESTIMENTOS DE BOLSAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO: o caso da Universidade Federal de Goiás MAPEANDO AS CORRELAÇÕES ENTRE PRODUTIVIDADE E INVESTIMENTOS DE BOLSAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO: o caso da Universidade Federal de Goiás Dalton Lopes Martins (UFG) dmartins@gmail.com Arlon Silva (UFG)

Leia mais

MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR

MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR A pesquisa científico-tecnológica de excelência depende de uma ótima infraestrutura que forneça aos pesquisadores os meios necessários para a realização de investigações de alto

Leia mais

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 CAPES - ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ÁREA 46 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 Para obter nota

Leia mais

Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) 1. Sobre o Programa O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA Principais Autores Michael Polanyi Karl M. Wiig Henry Mitzenberg Betty Ann Mackintosh Gordon Petrash Ikujiro Nonaka Hirotaka Takeuchi J. Bair E. Stear J. Hibbard Verna Allee Ross Dawson Tom Davenport Larry

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA Rui Cidarta Araújo de Carvalho, Edson Aparecida de Araújo

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Panorama da Avaliação de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Realização Parceria Iniciativa Este documento foi elaborado para as organizações que colaboraram com a pesquisa realizada pelo Instituto Fonte,

Leia mais

Cadastros Estatísticos de Empresas construídos a partir de Registros Administrativos

Cadastros Estatísticos de Empresas construídos a partir de Registros Administrativos Cadastros Estatísticos de Empresas construídos a partir de Registros Administrativos Maria Luiza B. Zacharias - IBGE, Brasil Segunda Reunião da Conferência de Estatística das Américas da Comissão Econômica

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Treinamento Presencial: Gestão de Fornecedores Data: 20 de Maio de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED)

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no uso de suas atribuições,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e Comentários gerais Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI A investigou, em 2009, 1 799 empresas de TI com 20 ou mais Pessoas Ocupadas constantes do cadastro de empresas do IBGE e os produtos

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leonor Cordeiro Brandão Relembrando Vimos alguns conceitos importantes: O que são dados; O que é informação; Quando uma informação se transforma em conhecimento;

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA Agenda do Futuro Iniciativa do Grupo TV1 criada em 2008 para gerar conhecimento e incentivar a reflexão sobre as mudanças em curso na Comunicação

Leia mais

Conceitos. Empreendedor M E T O D O L O G I A. Atividade Empreendedora. Empreendedorismo. * Fonte: OCDE

Conceitos. Empreendedor M E T O D O L O G I A. Atividade Empreendedora. Empreendedorismo. * Fonte: OCDE METODOLOGIA M E T O D O L O G I A Conceitos Empreendedor Atividade Empreendedora Empreendedorismo * Fonte: OCDE M E T O D O L O G I A Conceitos Empreendedor Indivíduo que tenciona gerar valor através da

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta:

Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta: Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta: Período de Solicitação no Portal do Aluno: 07/07 a 25/07 Período de Acesso ao AVA: 04/08 a 22/09 Prazo de entrega das atividades

Leia mais

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania.

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Robson Paulo dos Santos 1. Resumo: O software livre (SL) possui dentre as suas diversas características a de poder ser usado, copiado, estudado,

Leia mais

Análise de desenvolvimento do curso de especialização em Gestão Industrial da UTFPR

Análise de desenvolvimento do curso de especialização em Gestão Industrial da UTFPR Análise de desenvolvimento do curso de especialização em Gestão Industrial da UTFPR Thiago de Oliveira Pegatin (UTFPR) thiagopegatin@yahoo.com.br Eduardo Consorte (UTFPR) consorte@br10.com.br Sandro Ribeiro

Leia mais

Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público. RB Capital DTVM

Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público. RB Capital DTVM Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público RB Capital DTVM Maio de 2011 Introdução Este documento tem como objetivo estabelecer um guia para a elaboração das informações de acesso

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais