NECESSIDADE TÉRMICA PARA CULTURA DA CEBOLINHA VERDE NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ/SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NECESSIDADE TÉRMICA PARA CULTURA DA CEBOLINHA VERDE NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ/SC"

Transcrição

1 NECESSIDADE TÉRMICA PARA CULTURA DA CEBOLINHA VERDE NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ/SC Jaqueline Carvalho 1 ; Leonardo de Oliveira Neves 2 ; Leandro Luiz Marcuzzo 2 ; Evandro Chaves de Oliveira 3 ; Katiani Eli 4 ; Roberto Haveroth 4 ; Elizabete Fernandes 4 1 Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul. jaquelinecarvalho1991@gmail.com; 2 Professor Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul. 3 Professor Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Colatina. 4 Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul e Bolsistas do PET Agroecologia. RESUMO: O cultivo de plantas condimentares como a cebolinha verde na culinária brasileira cresce ao passar dos anos e com o aumento do consumo alguns aspectos são observados, como as exigências térmicas necessárias para o desenvolvimento da cultura. Com o objetivo de caracterizar diferentes cultivares de cebolinha verde em função de suas exigências térmicas, na região do Alto Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina um experimento foi conduzido no município de Lontras-SC com três cultivares hibridas de cebolinha verde no período de Novembro de 2011 a Janeiro de 2012, totalizando 80 dias. Avaliado a partir da temperatura base de 10 C através dos Graus-dias, foi determinado 1.156,00 graus-dias necessários para o desenvolvimento da cultura no período entre do transplante à colheita. ABSTRACT: The cultivation of spices like chive in Brazilian cuisine grows over the years, with increased consumption, some aspects are observed, such as thermal requirements for the development of the culture. In order to characterize chive cultivation, due to its thermal requirements in the Alto Vale do Itajaí region, Santa Catarina State, Brazil, one experiment was conducted in Lontras-SC, hybrid cultivars with three green onions in the period November 2011 to January 2012, totaling 80 days. Measured from the base temperature of 10 C through degree days, it was determined degree days required for the development of the culture period between the harvest of the transplant.

2 1- INTRODUÇÃO A cebolinha verde (Allium fistulosum L.) é uma planta condimentar originária da Sibéria muito apreciada na culinária brasileira e encontrada em muitos lares brasileiros (HEREDIA ZÁRATE, 2005). Os principais cultivares produzidos são híbridos, como a Nebuka, Natsu hossonegui e Konatsu hossonegui, todos de coloração verde-intensa. São semelhantes à cebola pelo intenso perfilhamento, formando touceiras mas não apresentam a formação do bulbo (FILGUEIRA, 2003). A agricultura familiar tem sido difundida na região do Alto Vale do Itajaí e muitas propriedades já estão adequadas a esse meio de produção. Dentre as culturas difundidas, a produção de cebolinha verde vem contribuindo cada vez mais para a renda de muitas famílias, gerando emprego no campo, assim, o aumento da produtividade da cebolinha tem auxiliado no desenvolvimento e expansão da agricultura na região. A exigência pela qualidade do tempero verde, como cebolinha nos pratos brasileiros, aumenta significantemente, sendo a qualidade relacionada à forma com que a cebolinha é produzida. Os produtores enfrentam um grande desafio para cultivá-la, pois a necessidades de abastecimento do comércio induzem uma produção diferenciada e passa a ser determinante pelo uso do GD (Graus dias) que permite uma colheita programada (FONTES, 2005). Segundo MOURA (2007) as plantas requerem o acúmulo de certa quantidade de calor, expressa comumente pelo índice de graus dia que representa a soma térmica acima da temperatura base mínima para o desenvolvimento. Esta temperatura tem-se apresentado como o elemento climático mais importante para predizer os eventos fonológicos da cultura. É comum adotar uma única temperatura base para todo o ciclo da planta por ser mais fácil a sua aplicação (GADIOLI et al., 2000). O objetivo principal deste trabalho foi determinar as exigências térmicas da cultura da cebolinha verde no município de Lontras na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. 2 - METODOLOGIA O experimento foi realizado no município de Lontras, localizado no Alto Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, na propriedade do Sr. José Carvalho (27º10 29 S; 49º34 09 W) (Figura 1), no período de novembro de 2011 a fevereiro de Foram utilizados os cultivares Evergreen ou Nebuka, Natsu hossonegui e Konatsu hossonegui, classificados como cultivares hibridas. As mudas foram transplantadas no dia 10 de Novembro e a colheita foi realizada em 30 de Janeiro. A implantação e condução seguiu-se o recomendado para a cultura (FILGUERA, 2003). Os dados climáticos de temperaturas foram obtidos por meio de um termômetro de máxima e mínima.

3 Figura 1. Localização do sítio experimental no munícipio de Lontras/SC. Destacando-se o conceito de graus-dias que assume que uma temperatura existe (temperatura base), abaixo da qual a planta não se desenvolve, e se o fizer é em quantidade muito reduzida, e que por outro lado acima desta ocorre o crescimento normal (BROWN, 1970; ARNOLD, 1959, BERLATO E SUTILI, 1976). De uma maneira, o total de graus-dia, ou unidades térmicas é calculada de acordo com a equação: Onde: df T max T min GD ( ) Tbase 2 i di GD = graus-dia di = início da fase em estudo (data) df = final da fase em estudo (data) Tmax = temperatura máxima diária (ºC) Tmin = Temperatura mínima diária (ºC) Tbase = temperatura base da fase em estudo (ºC) A temperatura base adotada para a cultura da cebolinha verde foi de 10 C, segundo a recomendação feita por MOTA (1979). 3 - RESULTADOS E DISCUSSÕES A Figura 02 a, b e c ilustra respectivamente a variação da temperatura máxima, mínima e média do ar para ciclo da cultura da cebolinha verde nas condições do Alto Vale do Itajaí/SC. Observa-se para o ciclo fenológico da cultura a temperatura máxima variou entre 2 o C e 41,0 o C, com média de 31,67 o C±4,34. A temperatura mínima do ar variou entre 11,0 o C e 21,0 o C com média de 16,52 o C±2,75. A temperatura média do ar variou entre 17,0 o C e 29,0 o C, com média de 24,09±2,75.

4 TEMPERATURA MÉDIA DO AR ( C) TEMPERATURA MINÍMA DO AR ( C) TEMPERATURA MÁXIMA DO AR ( C) (a) (b) Figura 2. Variação da (a) temperatura máxima, (b) temperatura mínima e (c) temperatura média do ar, para o ciclo fenológico da cultura de cebolinha verde. Lontras/SC, 2011/2012. (c) Na tabela 1 pode-se observar o comportamento das cultivares de cebolinha verde no Alto Vale do Itajaí, no município de Lontras, Santa Catarina durante o período avaliado do ano 2011/2012. Tabela 1. Graus-Dias acumulados - base de 10 C no período de Transplante/Colheita para os cultivares Cultivar Data do transplante Colheita* Dias GDA Konatsu Natsu Nebuka 10/11/ ,00 *Colheita realizada em 30/01/2012.

5 A necessidade térmica entre o período de transplante e colheita das cultivares de cebolinha verde foi o acumulativo de 1156 graus-dias. 4 - CONCLUSÃO A escolha correta de um cultivar que se adaptem as condições meteorológicas de determinada região são de extrema importância, pois devem ser baseadas na fenologia da planta e determinadas pelo número de grausdias, através das variações meteorológicas. No estudo não foi observada diferenças significativas na exigência térmica três espécies de cebolinha verde analisada, para o município de Lontras, região do Alto Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Isoladamente a temperatura do ar não se mostra capaz de prever com exatidão o início e fim do ciclo da cebolinha verde, sendo assim, necessita-se pesquisar outras variáveis como o fotoperíodo e a evapotranspiração para que, juntamente, estas variáveis possam resultar em uma equação capaz de prever com precisão o tempo de florescimento e colheita da cebolinha verde em condições de campo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARNOLD, C.Y., The determination and significance of the base temperature in A Linear Heat Unit System. Proc. Amer. Soc. Hort. Sci. 74: BERLATTO, M.A.; SUTILI, V.R., Determinação das temperaturas bases dos subperíodos emergência-pendoamento e emergência-espigamento de 3 cultivares de Milho (Zea mays, L.) XXI Reunião Técnica de Milho e Sorgo Porto Alegre. BROWN, D.M., Fall workshop days in Ontário Fac Sheet. Agric. Meteorol. FILGUEIRA, F.A.R., Novo manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 2.ed.Viçosa:UFV. FONTES, P.C.R Olericultura: teoria e prática. 1.ed. Viçosa: [s.n. 2005].p.21. GADIOLI, João Luiz; DOURADO-NETO, Durval; GARCIA, Axel Garcia y; BASANTA, Maria del Valle., Temperatura do ar, rendimento de grãos de milho e caracterização fenológica associada à soma calórica. Scientia Agrícola. HEREDIA Z., N.A.; VIEIRA, M.C.; ONO,F.B.; SOUZA,C.M., Produção e renda de cebolinha e de coentro, em cultivo solteiro e consorciado Semina:Ciência Agrárias,Londrina,v26, n.2, p MOTA, F. S. da., Meteorologia Agrícola. 4 ed. São Paulo:Nobel. p.376. MOURA, J.Z., Fenologia, exigências térmicas e determinação do nível de controle de insetos desfolhadores na cultura de feijão-caupi BR17-Gurgueia. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal)- Universidade Federal do Piauí, Teresina.

NECESSIDADE TÉRMICA PARA A CULTURA DA SOJA PARA O ALTO VALE DO ITAJAÍ SC

NECESSIDADE TÉRMICA PARA A CULTURA DA SOJA PARA O ALTO VALE DO ITAJAÍ SC NECESSIDADE TÉRMICA PARA A CULTURA DA SOJA PARA O ALTO VALE DO ITAJAÍ SC Autores: Mirielle Aline GREIN 1 ; Leonardo de Oliveira NEVES 2 ; Jeferson IELER 1 ; Larissa Costa MELO 1 ; Tainá GUTZ 1. 1 Bolsista

Leia mais

ESTIMATION OF THE PHENOLIC CYCLE FOR TWO MAIZE TIMES (ZEA MAYS L.) IN TERESINA-PI

ESTIMATION OF THE PHENOLIC CYCLE FOR TWO MAIZE TIMES (ZEA MAYS L.) IN TERESINA-PI ESTIMATIVA DO CICLO FENOLÓGICO PARA DUAS ÉPOCAS DE CULTIVO DE MILHO (ZEA MAYS L.) EM TERESINA-PI C. J. G. de S. Lima 1 ; A. M. A. de Moura 2 ; L. S. Pereira 3, E. M. Lopes 4, P. C. A. Fernandes 5, E. M.

Leia mais

Necessidades térmicas do milho crioulo cultivado no Município de Ouricuri-PE.

Necessidades térmicas do milho crioulo cultivado no Município de Ouricuri-PE. Necessidades térmicas do milho crioulo cultivado no Município de Ouricuri-PE. Farnezio de Castro Rodrigues 1, Elieth Oliveira Brandão 2 Bernardo Jose Marques Ferreira 3, Evio Alves Galindo 4 Aroldo Gomes

Leia mais

ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA

ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA ESTIMATIVA DE PERÍODO DE PLANTIO PARA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP UTILIZANDO O MÉTODO GRAUS-DIA Ricardo Ghantous Cervi 1, Paulo Roberto Isler, Reginaldo da Silva Cardoso 3 1 Prof. Dr. Curso

Leia mais

Determinação da necessidade térmica do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) para a cidade de Ouricuri-PE.

Determinação da necessidade térmica do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) para a cidade de Ouricuri-PE. Determinação da necessidade térmica do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) para a cidade de Ouricuri-PE. Bernardo José Marques Ferreira 1, Elieth Oliveira Brandão 2, Farnézio de Castro Rodrigues 3,

Leia mais

BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA O MUNICÍPIO DE ITUPORANGA SC

BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA O MUNICÍPIO DE ITUPORANGA SC BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA PARA O MUNICÍPIO DE ITUPORANGA SC Julio M. CATONI 1 ; Leonardo NEVES 2 ;João Célio ARAUJO 3 ; Evandro C. de OLIVEIRA 4 ; Roberto HAVEROTH 5 ; Katiani ELI 1 ; Elizabete

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia AGRICULTURA I Téc. Agroecologia CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO Etapas de desenvolvimento: 1.Germinação e emergência: Semeadura até o efetivo aparecimento da plântula, Duração pode

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CICLO FENOLÓGICO DA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DA SOMA TÉRMICA EM GUARAPUAVA-PR.

AVALIAÇÃO DO CICLO FENOLÓGICO DA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DA SOMA TÉRMICA EM GUARAPUAVA-PR. AVALIAÇÃO DO CICLO FENOLÓGICO DA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DA SOMA TÉRMICA EM GUARAPUAVA-PR. MAGGI, M. F. 1, WAGNER, M. V. 2, JADOSKI, S. O. 1, LIMA, A. S. 1, SANTOS, R. 3, WAZNE, R. 3, DENEGA, S. 4 Apresentado

Leia mais

Análise do ciclo de populações de milho crioulo cultivadas na região Norte do Rio Grande do Sul Introdução Material e Métodos

Análise do ciclo de populações de milho crioulo cultivadas na região Norte do Rio Grande do Sul Introdução   Material e Métodos Análise do ciclo de populações de milho crioulo cultivadas na região Norte do Rio Grande do Sul Machado, B.O. 1 ; Slaviero, C. 2 ; Slaviero, M. 2 ; Rizzardo, A. 2 ; Pasqualotto, L. 2 ; Argenta, J. 2 ;

Leia mais

O trabalho foi conduzido de julho a dezembro de 2015, em ambiente controlado,

O trabalho foi conduzido de julho a dezembro de 2015, em ambiente controlado, INFLUÊNCIA DE DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO APLICADAS A CULTURA DA CEBOLA (ALLIUM CEPA) EM AMBIENTE CONTROLADO Jaquelini GARCIA 1, Tiago BONETTI 1, Francisco Olmar Gervini de MENEZES JÚNIOR 2, Márcio

Leia mais

TEMPERATURA-BASE PARA ALFACE CULTIVAR "WHITE BOSTON", EM UM SISTEMA DE UNIDADES TÉRMICAS ( 1 ) SINOPSE

TEMPERATURA-BASE PARA ALFACE CULTIVAR WHITE BOSTON, EM UM SISTEMA DE UNIDADES TÉRMICAS ( 1 ) SINOPSE TEMPERATURA-BASE PARA ALFACE CULTIVAR "WHITE BOSTON", EM UM SISTEMA DE UNIDADES TÉRMICAS ( 1 ) O. BRUNINI ( 2 ), Seção de Climatologia Agrícola, R. S. LISBÃO, J. B. BERNAR- DI ( 2 ), J. B. FORNASIER (

Leia mais

EFEITO DE SEVERIDADE E DANO CAUSADO PELO MÍLDIO DA CEBOLA

EFEITO DE SEVERIDADE E DANO CAUSADO PELO MÍLDIO DA CEBOLA EFEITO DE SEVERIDADE E DANO CAUSADO PELO MÍLDIO DA CEBOLA Jaqueline CARVALHO 1, Leandro L. MARCUZZO 2 1 Bolsista PIBITI/CNPq; 2 Orientador IFC-Campus Rio do Sul). Introdução A cebola (Allium cepa L.) é

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios AGRICULTURA I Téc. Agronegócios CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO INTRODUÇÃO: Ciclo vegetativo variado Evidencia cultivares desde extremamente precoces, cuja polinização pode ocorrer

Leia mais

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Cláudio José Soriano Cordeiro; 1 Guilherme

Leia mais

EFEITO DE TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR NA SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA

EFEITO DE TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR NA SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA EFEITO DE TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR NA SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA Introdução Roberto HAVEROTH 1 ; Aline NASCIMENTO 2 ; Leandro Luiz MARCUZZO 3 Bolsista

Leia mais

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC Katiani ELI 1, Leonardo NEVES 2, Roberto HAVEROTH 3, Joabe W. PITZ 1, Isaac W. PITZ 3, Júlio

Leia mais

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM DOIS CICLOS DE MILHO (ZEA MAYS L.)

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM DOIS CICLOS DE MILHO (ZEA MAYS L.) ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM DOIS CICLOS DE MILHO (ZEA MAYS L.) A. M. A. de Moura 1, J. R. P. de Moraes 2, C. J. G. S. Lima 3, A. C. Rodrigues 4, A. M. S. da Costa 5 RESUMO: O conhecimento do consumo

Leia mais

SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR

SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE (Cercospora beticola) DA BETERRABA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR Autores :Roberto HAVEROTH 1 ; Aline NASCIMENTO 2 ; Leandro Luiz MARCUZZO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO PARA O MÍLDIO DA CEBOLA Jaqueline CARVALHO 1, Leandro Luiz MARCUZZO 2 1 Bolsista PIBIC-EM/CNPq; 2 Orientador IFC-Campus Rio do Sul Introdução Segundo dados do IBGE (2016)

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO TOMATEIRO IRRIGADO *

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO TOMATEIRO IRRIGADO * VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO TOMATEIRO IRRIGADO * VIEIRA, T.A. 1 ; SANTANA, M.J. 2 ; BARRETO, A.C. 2 * Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Leia mais

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL PRGDP Nº112/2018 ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL PRGDP Nº112/2018 ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES 1- Legislação e controle de qualidade externo relacionado à análise de sementes; 2- Controle de qualidade interno relacionado à análise de sementes; 3- Aspectos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO AGROCLIMÁTICA DA REGIÃO DE CASCAVEL- PARANÁ PARA O CULTIVO DO MILHO

CARACTERIZAÇÃO AGROCLIMÁTICA DA REGIÃO DE CASCAVEL- PARANÁ PARA O CULTIVO DO MILHO CARACTERIZAÇÃO AGROCLIMÁTICA DA REGIÃO DE CASCAVEL- PARANÁ PARA O CULTIVO DO MILHO Welliam Chaves Monteiro da Silva 1 Reinaldo Prandini Ricieri 2 José Leonaldo de Souza 3 Aristides Ribeiro 1 RESUMO Welliam

Leia mais

PARAMETROS DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO

PARAMETROS DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( x ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco

Leia mais

Produção de cebolinha cultivada em garrafa pet sob irrigação com água salina

Produção de cebolinha cultivada em garrafa pet sob irrigação com água salina Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA 28.09 a 01.10.2015 Produção de cebolinha cultivada em garrafa pet sob irrigação com água salina Chives production grown in pet bottle under irrigation

Leia mais

RESUMO. Palavras-Chaves: Daucus carota, Lactuca sativa, eficiência agronômica.

RESUMO. Palavras-Chaves: Daucus carota, Lactuca sativa, eficiência agronômica. Desempenho Agronômico da Alface no Primeiro Cultivo em Sistema Consorciado com Cenoura em Faixa Sob Diferentes Densidades Populacionais das Culturas Componentes Aurélio Paes Barros Júnior 1 ; Francisco

Leia mais

PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO CARIOCA INOCULADO COM ESTIRPES DE Rhizobium spp. INTRODUÇÃO

PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO CARIOCA INOCULADO COM ESTIRPES DE Rhizobium spp. INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO htttp://editora.iftm.edu.br/index.php/sepit ISSN 2594-7605 (Digital) PRODUTIVIDADE

Leia mais

FENOLOGIA DO MILHO EM FUNÇÃO DOS GRAUS-DIA ACUMULADOS EM QUATRO ÉPOCAS DE PLANTIO NA REGIÃO DE ARAPIRACA-AL

FENOLOGIA DO MILHO EM FUNÇÃO DOS GRAUS-DIA ACUMULADOS EM QUATRO ÉPOCAS DE PLANTIO NA REGIÃO DE ARAPIRACA-AL FENOLOGIA DO MILHO EM FUNÇÃO DOS GRAUS-DIA ACUMULADOS EM QUATRO ÉPOCAS DE PLANTIO NA REGIÃO DE ARAPIRACA-AL ADOLPHO E.Q.ROCHA, GUILHERME B.LYRA 2, RUI P.MEDEIROS 3, JOSÉ L. SOUZA 2,GUSTAVO B.LYRA 4, RICARDO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT466 Olericultura II

Programa Analítico de Disciplina FIT466 Olericultura II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 1 4 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

XXV CONIRD Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem 08 a 13 de novembro de 2015, UFS - São Cristóvão/SE

XXV CONIRD Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem 08 a 13 de novembro de 2015, UFS - São Cristóvão/SE AVALIAÇAO DA PRODUTIVIDADE DO MILHO (Zea mays L.) SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSE 1 K. F. de Almeida 2 ; W. L. Castro Júnior 3 ; E. B.

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA DA CEBOLINHA VERDE IRRIGADA COM DIFERENTES QUALIDADES E QUANTIDADES DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO

ANÁLISE QUANTITATIVA DA CEBOLINHA VERDE IRRIGADA COM DIFERENTES QUALIDADES E QUANTIDADES DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO ANÁLISE QUANTITATIVA DA CEBOLINHA VERDE IRRIGADA COM DIFERENTES QUALIDADES E QUANTIDADES DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO R. P. Silva 1, J. L. Rodrigues 2, J. C da Silva 3, F. D. F. Santos 4, C. B. da Silva 5, M.

Leia mais

PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA. Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ;

PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA. Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ; PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ; 1 Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC; 2 Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC INTRODUÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES CRESCIMENTO DE CEBOLINHA EM RESPOSTA A DIFERENTES COMBINAÇÕES DE FONTES DE NITROGÊNIO Ariane

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais

Temperatura base e soma térmica para cultivares de milho pipoca (Zea mays l.) no subperíodo emergênciaflorescimento

Temperatura base e soma térmica para cultivares de milho pipoca (Zea mays l.) no subperíodo emergênciaflorescimento Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v., n., p. 79-84, 00 Recebido para publicação em 04/0/00. Aprovado em 5/05/00. ISSN 004-47 Temperatura base e soma térmica para cultivares de milho

Leia mais

BALANÇO DE ÁGUA NO SOLO EM CULTIVO DE MILHO IRRIGADO

BALANÇO DE ÁGUA NO SOLO EM CULTIVO DE MILHO IRRIGADO BALANÇO DE ÁGUA NO SOLO EM CULTIVO DE MILHO IRRIGADO 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 2 Arthur Luan Dias Cantarelli; 3 Iêdo Teodoro. 1 Universidade Federal de Alagoas. Centro

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL DA COMERCIALIZAÇÃO DE CHEIRO VERDE ORGÂNICO E NÃO ORGÂNICO NO MUNICÍPIO DE CRATO-CE

SITUAÇÃO ATUAL DA COMERCIALIZAÇÃO DE CHEIRO VERDE ORGÂNICO E NÃO ORGÂNICO NO MUNICÍPIO DE CRATO-CE SITUAÇÃO ATUAL DA COMERCIALIZAÇÃO DE CHEIRO VERDE ORGÂNICO E NÃO ORGÂNICO NO MUNICÍPIO DE CRATO-CE João Bosco Pereira da Silva Junior 1 Renata Fernandes de Matos 2 Bruno Romão Guedes 2 Nayara Barbosa da

Leia mais

SEVERIDADE DA QUEIMA DAS PONTAS (Botrytis squamosa) DA CEBOLA EM DIFERENTES TEMPERATURA E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR

SEVERIDADE DA QUEIMA DAS PONTAS (Botrytis squamosa) DA CEBOLA EM DIFERENTES TEMPERATURA E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR SEVERIDADE DA QUEIMA DAS PONTAS (Botrytis squamosa) DA CEBOLA EM DIFERENTES TEMPERATURA E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR Roberto HAVEROTH 11 ; Katiani ELI 1 ; Leandro L. MARCUZZO,2 1 Instituto Federal Catarinense-IFC/Campus

Leia mais

CHARACTERIZATION OF BASAL LOWER TEMPERATURE ON CORN FOR THE REGION OF CAMPOS GERAIS AND SOUTH OF SÃO PAULO

CHARACTERIZATION OF BASAL LOWER TEMPERATURE ON CORN FOR THE REGION OF CAMPOS GERAIS AND SOUTH OF SÃO PAULO CARACTERIZAÇÃO DA TEMPERATURA BASAL INFERIOR DO MILHO PARA A REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS NO PARANÁ E SUL DE SÃO PAULO JOSÉ PRESTES NETO 1, RODRIGO Y. TSUKAHARA 2, EDSON G. KOCHINSKI 3, ANTONIO N. OLIVEIRA

Leia mais

TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E DURAÇÃO DO CICLO PARA CULTIVARES DE TRITICALE (1)

TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E DURAÇÃO DO CICLO PARA CULTIVARES DE TRITICALE (1) Temperatura-base e duração do ciclo de triticale 447 TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E DURAÇÃO DO CICLO PARA CULTIVARES DE TRITICALE (1) MÁRIO JOSÉ PEDRO JÚNIOR (2,5) ; MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO (2,5)

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA ASSOCIADA A GRAUS-DIA EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI PARA O SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA ASSOCIADA A GRAUS-DIA EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI PARA O SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA ASSOCIADA A GRAUS-DIA EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI PARA O SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO R. R. da Silva 1, I. S. Gonçalves 2, G. M. de Oliveira 3, M. M. V. B. R. Leitão 4,

Leia mais

Fluxo sazonal de preços e quantidade de espinafre comercializada nos CEASAs de Minas Gerais, de 1995 a 2011

Fluxo sazonal de preços e quantidade de espinafre comercializada nos CEASAs de Minas Gerais, de 1995 a 2011 Fluxo sazonal de preços e quantidade de espinafre comercializada nos CEASAs de Minas Gerais, de 1995 a 2011 Andrea Farneze Berenguer 1 ; Franciele Morlin Carneiro 2 ; João Guilherme Campos da Cruz Hamilton

Leia mais

Modelagem espacial do tempo de florescimento de milho plantado na safrinha considerando o zoneamento de risco climático

Modelagem espacial do tempo de florescimento de milho plantado na safrinha considerando o zoneamento de risco climático Modelagem espacial do tempo de florescimento de milho plantado na safrinha considerando o zoneamento de risco climático Elena Charlotte Landau 1, Rafaela B. T. Tavares 2, Daniel P. Guimarães 1 e André

Leia mais

FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO PARA DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO

FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO PARA DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO PARA DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO CAVALCANTI, R.A. 1 ; SANTANA, M.J. de 2 ; DEAMO, J.C.M. 1 ; VIEIRA, T.A. 3 1 Estudante de Tecnologia de Irrigação e Drenagem

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO DESENVOLVIMENTO E EXIGÊNCIA TÉRMICA DA VIDEIRA NIÁGARA ROSADA, CULTIVADA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO CRISTIANI C. MARTINS BUSATO 1, ANTÔNIO ALVES SOARES 2, CAMILO BUSATO 3, EDVALDO FIALHO DOS REIS 4

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SOMA TÉRMICA NA EXPRESSÃO DAS FASES FENOLÓGICAS DA MELANCIA

INFLUÊNCIA DA SOMA TÉRMICA NA EXPRESSÃO DAS FASES FENOLÓGICAS DA MELANCIA INFLUÊNCIA DA SOMA TÉRMICA NA EXPRESSÃO DAS FASES FENOLÓGICAS DA MELANCIA R. S. Marques 1, L. M. F. Amorim 2, J. E. A. Franco 3, C. J. G. S. Lima 4, T. O. S. Santos 5 RESUMO: Nos vegetais, a taxa de reações

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO Marco Antônio Ferreira Varanda¹; Aurélio Vaz de Melo² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail: marcofv@uft.edu.br;

Leia mais

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 Avaliação de diferentes cultivares de milho (Zea mays) para a produção de minimilho na região Bambuí MG Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 1 Estudante

Leia mais

Introdução. A temperatura constitui-se um dos elementos do clima mais decisivo para o bom desenvolvimento

Introdução. A temperatura constitui-se um dos elementos do clima mais decisivo para o bom desenvolvimento Mernorias de Ia XVIIIReunión Latinoarnericana dei Maiz,239 Comparação do Método de Graus-Dia e do Número de Dias de Calendário para Estimativa do Ciclo do Milho Safrinha (Emergência ao Florescimeno Masculino),

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Influência de Diferentes Épocas de Corte e Densidade de Plantas no Desempenho Agronômico de Duas Cultivares de Sorgo

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E ÍNDICE BIOMETEOROLÓGICO PARA A VIDEIRA 'NIAGARA ROSADA'

DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E ÍNDICE BIOMETEOROLÓGICO PARA A VIDEIRA 'NIAGARA ROSADA' Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 2, p. 51-56, 1994. Aprovado para publicação em 22/12/93. DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA-BASE, GRAUS-DIA E ÍNDICE BIOMETEOROLÓGICO PARA A VIDEIRA 'NIAGARA

Leia mais

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários (DEAg) - Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária 2

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários (DEAg) - Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária 2 AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COUVE-FLOR (BRASSICA OLERACEA VAR. BOTRYTIS), HIBRÍDO SERENA CULTIVADO EM BASE AGROECOLÓGICA 1 EVALUATION OF THE DEVELOPMENT OF COUVE-FLOR (BRASSICA OLERACEA VAR. BOTRYTIS),

Leia mais

Exigência térmica e índice de área foliar para a cultura da soja em Planaltina-DF 1

Exigência térmica e índice de área foliar para a cultura da soja em Planaltina-DF 1 Exigência térmica e índice de área foliar para a cultura da soja em Planaltina-DF ALEXSANDRA D. DE OLIVEIRA 2, MARIA L. MEIRELLES 2, SYLVIA E. M. DE FARIAS 3, AUGUSTO C. FRANCO 4 Trabalho parcialmente

Leia mais

DESENVOLVIMENTO FOLIAR, PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO EM MANDIOCA SUBMETIDA À DISTINTO MANEJO NUTRICIONAL EM DOIS ANOS AGRÍCOLAS 1

DESENVOLVIMENTO FOLIAR, PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO EM MANDIOCA SUBMETIDA À DISTINTO MANEJO NUTRICIONAL EM DOIS ANOS AGRÍCOLAS 1 DESENVOLVIMENTO FOLIAR, PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO EM MANDIOCA SUBMETIDA À DISTINTO MANEJO NUTRICIONAL EM DOIS ANOS AGRÍCOLAS 1 Taise Pacheco Paganini 2 ; Janaina Emerim de Souza 3 ; Naracelis Poletto

Leia mais

Material e Métodos O experimento foi conduzido em um Argissolo, alocado no campo experimental do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal

Material e Métodos O experimento foi conduzido em um Argissolo, alocado no campo experimental do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal ATRIBUTOS BIOMÉTRICOS E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA BATATA, VARIEDADE ÁGATA, CULTIVADA NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC SOB APLICAÇÃO DE DOSES DE BORO Guilherme VITÓRIA 1, Rodrigo SALVADOR 2, Francieli

Leia mais

EXIGÊNCIAS TÉRMICAS DA MELANCIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MOSSORÓ-RN

EXIGÊNCIAS TÉRMICAS DA MELANCIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MOSSORÓ-RN EXIGÊNCIAS TÉRMICAS DA MELANCIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MOSSORÓ-RN VÁGNA DA COSTA PEREIRA 1, JOSÉ ESPÍNOLA SOBRINHO 2, ALEXSANDRA DUARTE DE OLIVEIRA 3, JOSÉ F. DE MEDEIROS 2, TALYANA K. DE MELO 4 1

Leia mais

Desempenho de Cultivares, Épocas de Semeadura e Efeito do Despendoamento na Produção de Minimilho em Sete Lagoas-MG.

Desempenho de Cultivares, Épocas de Semeadura e Efeito do Despendoamento na Produção de Minimilho em Sete Lagoas-MG. Desempenho de Cultivares, Épocas de Semeadura e Efeito do Despendoamento na Produção de Minimilho em Sete Lagoas-MG. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis

Leia mais

ANÁLISE DE CRESCIMENTO DA ALFACE ELBA EM FUNÇÃO DE GRAUS-DIAS

ANÁLISE DE CRESCIMENTO DA ALFACE ELBA EM FUNÇÃO DE GRAUS-DIAS ANÁLISE DE CRESCIMENTO DA ALFACE ELBA EM FUNÇÃO DE GRAUS-DIAS THIAGO S. ARAÚJO 1, TANTRAVAHI V. RAMANA RAO 2, JOSÉ FIDELES FILHO 3, CARLOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS 4 1 M.Sc., Universidade Federal de Campina

Leia mais

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA Elvio Brasil Pinotti (1), Sílvio José Bicudo (2), Marcilei Correia Ferreira (3), Álvaro

Leia mais

AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO

AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO KARINA ROSALEN 1,2*, VANDERLÉIA FORTUNA 1,2, PATRICIA MARA DE ALMEIDA 1,2, LEONARDO PANDOLFI 1, HUGO VON LINSINGEN PIAZZETTA 1,2 1 Universidade

Leia mais

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM*

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* SILVEIRA, A.L. 1 ; SANTANA, M.J. ; BARRETO, A.C. ; VIEIRA, T.A. 3 * Projeto com apoio da FAPEMIG. 1 Estudante Agronomia

Leia mais

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA Cyntia S. dos SANTOS 1 ; Cláudio A. dos PASSOS 2 ; Anivaldo B. M. FREITAS 3 ; Darlan P. de AZEVEDO 4 ; Felipe LONARDONI 5 ; Marcell T. M. da

Leia mais

COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NO ESTADO DA BAHIA NO ANO AGRÍCOLA DE 1999/2000

COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NO ESTADO DA BAHIA NO ANO AGRÍCOLA DE 1999/2000 https://correio.embrapa.br/service/home/~/.htm?auth... COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NO ESTADO DA BAHIA NO ANO AGRÍCOLA DE 999/2000 Hélio da Silva Marques, Hélio Wilson Lemos de Carvalho 2, Maria

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

APLICAÇÃO DE GLIFOSATO NO CONTROLE DA REBROTA DO SORGO EM DIFERENTES ÉPOCAS DE APLICAÇÃO E DOSE

APLICAÇÃO DE GLIFOSATO NO CONTROLE DA REBROTA DO SORGO EM DIFERENTES ÉPOCAS DE APLICAÇÃO E DOSE 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG APLICAÇÃO DE GLIFOSATO NO CONTROLE DA REBROTA DO SORGO EM DIFERENTES ÉPOCAS

Leia mais

SOMA TÉRMICA E CRESCIMENTO DA CALÊNDULA

SOMA TÉRMICA E CRESCIMENTO DA CALÊNDULA SOMA TÉRMICA E CRESCIMENTO DA CALÊNDULA Jana Koefender 1, Galileo Adeli Buriol 2, Roberto Trentin 3, Fábio Schreiber 4 RESUMO - Determinou-se a relação entre o crescimento das plantas de calêndula (Calendula

Leia mais

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017

BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 BOLETIM AGROCLIMÁTICO DEZEMBRO/2017 Gilmar Ribeiro Nachtigall 1 & Fernando José Hawerroth 2 No período de agosto a dezembro de 2017 foi registrado uma situação similar para as temperaturas máximas e mínimas

Leia mais

Otempo calendário (por ex.: passagem de horas,

Otempo calendário (por ex.: passagem de horas, 163 Caracterização do trigo ontogenética Osmar Rodrigues Otempo calendário (por ex.: passagem de horas, minutos ou dias) tem sido usado freqüentemente como referencial para caracterizar o desenvolvimento

Leia mais

Temperatura do Ar e do Solo

Temperatura do Ar e do Solo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB5036 Micrometeorologia de Sistemas Agrícolas 2 o Semestre de 2016 Prof. Fábio Marin

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

RELAÇÃO HÍDRICA PARA CULTURAS AGRÍCOLAS EM REGIÕES DE ALAGOAS

RELAÇÃO HÍDRICA PARA CULTURAS AGRÍCOLAS EM REGIÕES DE ALAGOAS RELAÇÃO HÍDRICA PARA CULTURAS AGRÍCOLAS EM REGIÕES DE ALAGOAS Franklin Alves dos Anjos 2, José Leonaldo de Souza 1, Joaquim Louro da Silva Neto 1, Gilson Moura Filho 2 1 Departamento de Meteorologia/CCEN/UFAL

Leia mais

ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA INTRODUÇÃO

ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA INTRODUÇÃO ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA JAEVESON DA SILVA 1, JOSÉ RAIMUNDO FERREIRA FILHO 2 1 Eng. Agr., DSc., Pesquisador da Embrapa Mandioca

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO REGIONAL DE CULTIVARES DE FEIJÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

TÍTULO: AVALIAÇÃO REGIONAL DE CULTIVARES DE FEIJÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: AVALIAÇÃO REGIONAL DE CULTIVARES DE FEIJÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

SOMA TÉRMICA PARA O SUBPERÍODO SEMEADURA-MATURAÇÃO DE FEIJÃO CV. CARIOCA EM COLORADO DO OESTE, RONDÔNIA 1

SOMA TÉRMICA PARA O SUBPERÍODO SEMEADURA-MATURAÇÃO DE FEIJÃO CV. CARIOCA EM COLORADO DO OESTE, RONDÔNIA 1 SOMA TÉRMICA PARA O SUBPERÍODO SEMEADURA-MATURAÇÃO DE FEIJÃO CV. CARIOCA EM COLORADO DO OESTE, RONDÔNIA Marcelo Notti Miranda 2, José Holanda Campelo Júnior 3 ABSTRACT ACCUMULATED HEAT UNIT FOR THE BEAN

Leia mais

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC Francieli WEBER 1, Guilherme VITORIA 2, Rodrigo SALVADOR 2, Herberto Jose LOPES

Leia mais

Produtividade de Variedade de Milho em Diferentes Condições Pluviométricas e Térmicas do Ar na Região de Rio Largo-AL

Produtividade de Variedade de Milho em Diferentes Condições Pluviométricas e Térmicas do Ar na Região de Rio Largo-AL XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a de Agosto de 12 Produtividade de Variedade de Milho em Diferentes Condições Pluviométricas e Térmicas do Ar na Região de Rio Largo-AL

Leia mais

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA Antunes, Fernanda 1 ; Neves, Leonardo 2 ; Huntemann, Célito 1 1 Instituto Federal de

Leia mais

Temperatura-base e acúmulo térmico no subperíodo semeadura-florescimento. Estado de São Paulo 1

Temperatura-base e acúmulo térmico no subperíodo semeadura-florescimento. Estado de São Paulo 1 Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 9, n., p. 6-68, Recebido para publicação em 5//. Aprovado em 8/7/. ISSN -7 Temperatura-base e acúmulo térmico no subperíodo semeadura-florescimento

Leia mais

Calibração do modelo cropsyst para cana-de-açúcar: estudo preliminar

Calibração do modelo cropsyst para cana-de-açúcar: estudo preliminar 58 Embrapa Informática Agropecuária Calibração do modelo cropsyst para cana-de-açúcar: estudo preliminar Felipe Ferreira Bocca 1 Alexandre de Castro 2 Introdução O cultivo da cana-de-açúcar possui grande

Leia mais

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Carlos Hissao Kurihara (1), João Vitor de Souza Silva (2), Bruno Patrício Tsujigushi (3) Introdução

Leia mais

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Francisco Bezerra Neto¹; Aurélio Paes Barros Júnior;

Leia mais

Adaptabilidade e Estabilidade de Cultivares de Milho na Região Norte Fluminense

Adaptabilidade e Estabilidade de Cultivares de Milho na Região Norte Fluminense Adaptabilidade e Estabilidade de Cultivares de Milho na Região Norte Fluminense Previous Top Next LÚCIA VALENTINI 1, ALDO SHIMOYA 2, PEDRO C. S. CARNEIRO 3, CLESO A. P. PACHECO 4 e CLEBER C. da S. COSTA

Leia mais

EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTURA PARA DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CEBOLA (Allium cepa L.)

EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTURA PARA DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CEBOLA (Allium cepa L.) EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTURA PARA DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CEBOLA (Allium cepa L.) GERTRUDES M. DE OLIVEIRA 1, IRAI M. S. SANTOS 2, REGIANE DE C. BISPO 2, CAIO B. DE A. LIMA

Leia mais

ANALISE DE PRODUÇÃO DA ALFACE AMERICANA E CRESPA EM AMBIENTES DIFERENTES

ANALISE DE PRODUÇÃO DA ALFACE AMERICANA E CRESPA EM AMBIENTES DIFERENTES ANALISE DE PRODUÇÃO DA ALFACE AMERICANA E CRESPA EM AMBIENTES DIFERENTES Keison Pereira SOUZA* INTRODUÇÃO A alface (Lactuca sativa) é uma hortaliça da familia Asteraceae, de origem Asiática.com o crescimento

Leia mais

Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta.

Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta. Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta. May, A. 1 ; Cecílio Filho, A.B.; Vargas, P.F.; Porto, D.R.; Barbosa, J.C. 1 UNESP - Faculdade

Leia mais

MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA PARA A REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC

MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA PARA A REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA PARA A REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC Jeferson IELER 1 ; Leonardo de Oliveira NEVES 2 ; Brendon Maximo Clei dos SANTOS 1 ; Mirielle Aline

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: Agroecologia Rural Sustentável ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LEONARDO DE OLIVEIRA NEVES (08/08/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Relação entre Perda de Água dos Grãos e Características Agronômicas de Híbridos de Milho 1 Ivan Vilela Andrade Fiorini

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Fenologia de Híbridos de Milho Contrastantes Quanto ao Ciclo de Desenvolvimento Renata Kimie Hanashiro 1, Aildson

Leia mais

1 Clima. Silvando Carlos da Silva

1 Clima. Silvando Carlos da Silva 1 Clima Silvando Carlos da Silva 1 Quais são os elementos climáticos que mais influenciam a produtividade do arroz de terras altas? A precipitação pluvial, a temperatura do ar, a radiação solar e o fotoperíodo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata).

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). Rezanio Martins Carvalho (bolsista do PIBIC/CNPq), Fabiano André Petter

Leia mais

Adubação orgânica em milho verde no norte fluminense.

Adubação orgânica em milho verde no norte fluminense. Adubação orgânica em milho verde no norte fluminense. Lúcia Valentini ; José Márcio Ferreira ; Aldo Shimoya 2 ; Cleber Carlos da Silva Costa 3 PESAGRO-RIO/Estação Experimental de Campos - C. Postal 433-28080-000

Leia mais

Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense. Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma

Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense. Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma Tempo São as condições observadas no agora, num determinado lugar e determinado instante! Está chovendo?

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E IMPORTAÇÃO DE CEBOLA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 1990 A 2007

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E IMPORTAÇÃO DE CEBOLA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 1990 A 2007 FILHO WPC; CAMARGO Evolução FP. 2008. da Evolução produção da e produção importação e de importação cebola no de Brasil, cebola no no período Brasil, de no 1990 período a 2007 de 1990 a 2007. Horticultura

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Produção de Milho Verde em Diferentes Épocas de Semeadura em Janaúba - MG. Iran dias borges 1, Renata Santos Pereira

Leia mais

MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 2 Constantino Antonio Cavalcante Junior; 1 Aristides Constantino Cavalcante; 1 Allan

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS NA CULTURA DO ARROZ (oryza sativa L.) SÃO FÉLIX DO XINGU PA RESUMO

INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS NA CULTURA DO ARROZ (oryza sativa L.) SÃO FÉLIX DO XINGU PA RESUMO INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS NA CULTURA DO ARROZ (oryza sativa L.) SÃO FÉLIX DO XINGU PA Olívio Bahia do SACRAMENTO NETO 1, Maria do Carmo Felipe de OLIVEIRA 2, Sílvia de Nazaré Monteiro dos SANTOS

Leia mais

EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO NOROESTE PAULISTA

EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO NOROESTE PAULISTA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA CULTURA DO MILHO NA REGIÃO NOROESTE PAULISTA Viabilizado Discente: Vitor Felipe Trinca Orientador: Fernando Braz Tangerino Hernandez Financiado INTRODUÇÃO OBJETIVOS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES

TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES 1 TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES 1. Introdução Silvio Moure Cicero Instalação de campos de produção de sementes requer planejamento muito criterioso: diferentes espécies requerem técnicas especiais;

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Adequação da Densidade de Plantas de Híbridos de Milho à Disponibilidade Hídrica e à Época de Semeadura Guilherme

Leia mais