Painel A: Procedimentos pedagógicos e resultados escolares Raquel Rodrigues Monteiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Painel A: Procedimentos pedagógicos e resultados escolares Raquel Rodrigues Monteiro"

Transcrição

1 Painel A: Procedimentos pedagógicos e resultados escolares Raquel Rodrigues Monteiro Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

2 Temática As características do exercício da docência associadas a bons resultados escolares: uma análise focada no discurso de professores e alunos Palavras-chave: Sucesso Escolar; Docência; Trabalho docente; Melhoria das aprendizagens. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

3 Pertinência Estudos vários têm afirmado que a qualidade das aprendizagens dos alunos e o sucesso escolar são influenciados pelo modo como os professores desenvolvem o seu trabalho dentro da sala de aula (Hopkins, 2008; Bolívar, 2012; Fullan, 2009; Hargreaves e Shirley, 2009; Hopkins et al, 2011). Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

4 Objetivos 1. Identificar as práticas curriculares que segundo os professores e os alunos interferem no sucesso escolar. 2. Cruzar perspetivas de professores com as de alunos sobre essas práticas curriculares. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

5 Operacionalização O Sucesso Escolar: Bons resultados escolares obtidos pelos alunos das escolas; Reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos estudantes; Auto-atribuição do epiteto sou um bom aluno. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

6 Operacionalização Práticas curriculares no exercício da docência Trabalhos propostos em sala de aula e associados bons resultados. aos Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

7 Operacionalização Os dados foram cruzados com as cinco disciplinas objeto de estudo no projeto (História, Matemática, Português, Física e Química e Biologia e Geologia). Os dados foram cruzados entre as opiniões de professores e alunos (na sua maioria, frequentavam à época o 12ºano de escolaridade). Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

8 Categorias de Análise A análise permitiu identificar as seguintes práticas curriculares que influenciam o sucesso escolar: Trabalho proposto em sala de aula - Abordagens pedagógicas relacionadas com o sucesso escolar: Orientação para os conteúdos; Trabalho de grupo; Projetos; Trabalhos de pesquisa. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

9 Dados Alunos/Professores Tabela 1 Tabela comparativa entre dos professores e alunos das três escolas, das referências codificadas nas subcategorias constituintes do Nó Trabalho proposto em sala de aula - Abordagens pedagógicas relacionadas com o sucesso escolar. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

10 Análise dos dados Existe uma clara prevalência das referências centradas no Domínio dos Conteúdos por relação às restantes formas de trabalho proposto na sala de aula. Essa predominância é reconhecida por professores e alunos de todas as escolas. Os alunos e os professores da escola do distrito de Aveiro identificam a abordagem Domínio dos Conteúdos como a mais mobilizada, ainda que, a mesma seja igualmente a mais referenciada pelos alunos e os professores das escolas do Porto e de Braga. O recurso a Projetos aparece mais no discurso dos professores das escolas dos distritos do Porto e de Braga, quando comparada com a escola do distrito de Aveiro, sucedendo o mesmo no cômputo das referências à Pesquisa. Estas formas de trabalho encontram-se presentes tanto nos discursos dos professores como dos alunos. Quanto à forma Trabalho de Grupo, ela está mais presente nas referências dos alunos do que nas dos professores, das três escolas.

11 Dados - Disciplina Tabela 2 Tabela comparativa por disciplina, de professores e de alunos, das referências codificadas no Nó Trabalho proposto em sala de aula - Abordagens pedagógicas relacionadas com o sucesso escolar.

12 Análise dos dados Existe uma clara prevalência de referências relativas ao Domínio dos Conteúdos por relação às restantes formas de trabalho proposto na sala de aula em todas as disciplinas. O recurso ao Trabalho de grupo parece mais evidente nas aulas das disciplinas de Biologia e Geologia e História. Das cinco disciplinas em estudo, os Projetos quase só são referidos na disciplina de Física e Química. Das cinco disciplinas em estudo, o Trabalho de Pesquisa só é referido nas disciplinas de Física e Química, Biologia e Geologia e História. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

13 Discursos: Referências subcategoria - Domínio dos Conteúdos : Focus Group Alunos Biologia e Geologia Aveiro Eu acho que não consigo bem gostar mais de umas do que de outras. Porque enquanto nas aulas práticas nós temos aquele contacto mais direto com aquilo que aprendemos nas aulas teóricas, eu acho que nas aulas teóricas o facto de descobrirmos muito mais coisas novas, estamos em contacto, o facto de a professora estar ali a explicar a matéria, coisas que nós ainda não temos conhecimento, torna-se motivante, porque nós estamos constantemente a descobrir e a querer relacionar com outros conhecimentos que já temos, aplicar a situações do dia-a-dia. E nas aulas práticas, pronto, é o culminar de tudo, é o relacionar, ter o contacto direto mesmo com aquilo que já aprendemos. Focus Group Alunos Física e Química Braga Nós acabamos por trabalhar sempre a interpretação nas aulas, não é?, fazer um exercício é preciso saber interpretar esse exercício. ( )Este professor, como eu já disse, ele dava-nos a trabalhar para nós aprendermos a interpretar o máximo possível e tentarmos explicar a maneira como podíamos ver estes exercícios deste tipo e daquele tipo.

14 Discursos: Referências subcategoria - Domínio dos Conteúdos : Focus Group Alunos Física e Química Porto Passávamos muito tempo a fazer exercícios, mandava para casa muitos exercícios para fazer, porque era sabia perfeitamente que era com os exercícios que íamos ter prática. Pronto. E acho que foi uma boa aprendizagem. Focus Group Alunos Matemática Aveiro Às vezes quando nós vamos introduzir uma matéria nova a professora dá-nos um exercício e nós vamos fazendo. E à medida que é preciso novos conhecimentos, ela vai explicando e nós vamos fazendo esse exercício e ficamos com ele todo no caderno bem explicado para depois quando formos fazer um exercício sobre essa matéria saber que é dessa forma que temos de proceder. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

15 Discursos: Referências subcategoria - Projetos : Coordenador Física e Química Braga E acha que essa formação tem influência, um pouco, depois na forma como vocês trabalham? CFQ: Sim, sim. Tal como há um bocado me perguntava os projetos eu, por exemplo, o material que nós temos aí para fazer nós temos atividades práticas obrigatórias e que saem nos exames, ainda para mais valem 30% nos exames. E eu olho muitas vezes para aquele material e sei que muito daquele material foi comprado com o dinheiro dos projetos que nós apresentamos. Pois. E que vemos muitas vezes na formação Olha aquilo, olha, é interessante. Vamos, compramos, não é? Pronto. Quando, muitas vezes, quando apresentamos os projetos temos precisamente essa intenção. É de comprar determinado tipo de material Focus Group Professores Física e Química Porto Há projetos. Há projetos que interessam aos menos bons, há projetos que interessam aos melhores. Está a decorrer neste momento a semana da Energia e do Ambiente. E todos os anos temos apresentado um carrinho solar, os alunos fazem do 8º ano, 7º ano/8º. E tem-se ganho sempre um prémio e pronto eles têm a corrida do carro, ou o carro Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

16 Discursos: Referências subcategoria - Trabalho Grupo : Focus Group Alunos Biologia e Geologia Braga Há um método que a minha professora também utilizava era por exemplo quando tínhamos aulas de 135 minutos, como tínhamos tempo, em vez de ser ela a dar a matéria, nós é que tínhamos de organizar o nosso próprio power point e explicar aos nossos colegas. Por exemplo: nós tínhamos...ela ia ao livro e dizia matérias que eram...aquilo não era... Nós dávamos matéria, mas era mais uma introdução, depois ela voltava a falar daquilo. Mas ela dividia a matéria por grupos e depois cada um ia para o computador durante um certo tempo trabalhar aquela matéria, pesquisar sobre aquilo e tentar, primeiro percebermos para nós para depois... Focus Group Alunos Português Aveiro Não são debates... Não fazemos a estrutura de um debate, não temos um moderador nada, são troca de reflexões e às vezes parece mesmo um debate, e nós adoramos isso porque quem não fala às vezes levanta-se de não sei quê, não sei que mais, e são essas aulas que nos permite nós aí não temos vergonha de dar a entender...

17 Conclusões Os dados presentes permitem relacionar o sucesso escolar dos alunos com o trabalho centrado nos conteúdos, segundo professores e os alunos. Todavia os alunos também atribuem uma parte do seu sucesso ao recurso ao Trabalho de Grupo. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

18 Trabalho centrado nos conteúdos Sucesso Escolar Trabalho de Grupo Professores e Alunos Alunos Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

19 Referências Bibliográficas Bolívar, Antonio (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos. O que nos ensina a investigação. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão. Fullan, Michael (2009). Large scale reform comes of age. Journal of Educational Change, 10 (2), Hargreaves, Andy & Shirley, Dennis (2009). The fourth way: The inspiring future for educational change. Thousand Oaks, CA: Corwin Press. Hopkins, David (2008). Every School a Great School: Realizing the Potential of System Leadership. Berkshire, England: Open University Press. Hopkins, David, Harris, Alma, Stoll, Louise & Mackay, Tony (2011). School and System Improvement: State of the Art Review. Keynote presentation prepared for the 24th International Congress of School Effectiveness and School Improvement, Limassol, Cyprus, 6th January R e t i r a d o e m J a n e i r o, d e State_of_the_art_Session_C.pdf. Lima, Jorge (2008). Em busca da boa escola : instituições eficazes e sucesso educativo. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" 11 de Maio de FPCEUP (Auditório 2C)

A formação de professores e a contextualização curricular

A formação de professores e a contextualização curricular http:// www.fpce.up.pt/ contextualizar 11 de maio de 2013 FPCEUP (Auditório 2C) A formação de professores e a contextualização curricular CARLA FIGUEIREDO Pertinência do estudo Ø A desatualização rápida

Leia mais

Projecto de Investigação CIIE- FPCEUP

Projecto de Investigação CIIE- FPCEUP Projecto de Investigação CIIE- FPCEUP Em parceria com: Universidade do Minho; Universidade de Lisboa; Universidade de Aveiro Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) A contextualização

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas. Carlinda Leite 1 ESTUDO DE CASO

Avaliação Externa das Escolas. Carlinda Leite 1 ESTUDO DE CASO Carlinda Leite 1 ESTUDO DE CASO Quero manifestar o meu prazer por estarmos hoje aqui reunidos nesta grande assembleia procurando caminhos para a melhoria da educação em Portugal e para tornar a escola

Leia mais

Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular. Bruno Mendes FPCEUP

Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular. Bruno Mendes FPCEUP Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular Bruno Mendes FPCEUP Pressupostos Quando o currículo escolar valoriza os saberes e as experiências de vida

Leia mais

A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática

A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática Seminário Internacional Projeto Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos (PTDC/CPE-CED/113768/2009 ) A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática L U R D E

Leia mais

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii OS RECURSOS DIDÁTICOS ABORDADOS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIZAÇÃO NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA

Leia mais

O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal

O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal José Carlos Morgado (CIED-U.Minho) Carlinda Leite (CIIE- FPCEUP) Preciosa Fernandes (CIIE-FPCEUP) Ana Mouraz (CIIE-

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, FPCEUP, 2012 Ilídia Vieira, Luísa Ribeiro Trigo e José

Leia mais

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar 2018-2020 PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA 1. Identificação do Agrupamento de Escolas: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém 2. Compromisso social do Agrupamento

Leia mais

Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho

Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização José Carlos Morgado Universidade do Minho Pressupostos Quando o currículo escolar valoriza os saberes e as experiências de

Leia mais

ATAS DO XXIV SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ATAS DO XXIV SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATAS DO XXIV SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Organizadores José António Fernandes Maria Helena Martinho Joana Tinoco Floriano Viseu Braga 2013 FICHA TÉCNICA Título ATAS DO XXIV SEMINÁRIO

Leia mais

Escola Secundária de Rio Tinto

Escola Secundária de Rio Tinto UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Educação e Psicologia Luísa Pereira Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Secundária de Rio Tinto 27 de fevereiro de 2013 2 Turma Delta (TD) Projeto

Leia mais

Departamento de Ciências da Educação 1.º Ciclo em Ciências da Educação 2.º Ano / 2.º Semestre. Programa. Unidade Curricular

Departamento de Ciências da Educação 1.º Ciclo em Ciências da Educação 2.º Ano / 2.º Semestre. Programa. Unidade Curricular Departamento de Ciências da Educação 1.º Ciclo em Ciências da Educação 2.º Ano / 2.º Semestre Programa Unidade Curricular Gestão de Projectos em Educação Área Científica Educação Coordenador Cientifico

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

PENSAMENTO CRÍTICO EM REDE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES DE UM PROJETO DE PARTILHA E DIVULGAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM INOVAÇÃO DIDÁTICA

PENSAMENTO CRÍTICO EM REDE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES DE UM PROJETO DE PARTILHA E DIVULGAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM INOVAÇÃO DIDÁTICA REFLEXÕES DE UM PROJETO DE PARTILHA E DIVULGAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM INOVAÇÃO DIDÁTICA Caroline Dominguez (carold@utad.pt); Rita Payan-Carreira; Gonçalo Cruz; Maria M. Nascimento; Helena Silva; Eva Morais;

Leia mais

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual I Congresso Ibero-Brasileiro de Política y Administración de la Educación VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional

Leia mais

ANEXO III-A. Questionário. Mestrado em Educação Multimédia

ANEXO III-A. Questionário. Mestrado em Educação Multimédia ANEXO III-A Questionário 109 ANEXO III-A Anexo III A Questionário On-line aplicado aos alunos após a actividade Caça ao Tesouro Figura 19 Questionário on-line aplicado aos alunos após a actividade Caça

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018 OBJETIVOS E METAS PARA RESULTADOS ESCOLARES A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Melhorar a percentagem das competências a adquirir pelas crianças, face aos resultados de diagnóstico realizado no início do ano letivo,

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AFONSO, Natércio (2004). A Globalização, o Estado e a Escola Pública. Lisboa: Ed. Fórum Português de Administração Educacional n.º 4. AFONSO, Natércio, (Junho de 2006). A Crise

Leia mais

Projeto europeu ACCESS

Projeto europeu ACCESS Projeto europeu ACCESS O emprego de pessoas com dificuldades intelectuais Documento de leitura e compreensão fácil Conteúdo Introdução... 3 Como trabalhámos... 5 Estudos de Caso (exemplos)... 8 O que se

Leia mais

Seminário de Psicologia da Educação. Braga, 4 de novembro 2018

Seminário de Psicologia da Educação. Braga, 4 de novembro 2018 Seminário de Psicologia da Educação Braga, 4 de novembro 2018 Taxa de escolarização em Portugal 100,0 90,0 80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 1961 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2005

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Educação Básica Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Ciências Naturais ECTS 7 Regime Obrigatória Ano 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Maria Eduarda Ferreira e Rosa

Leia mais

Centro de Competência de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação 1º Ciclo de Ciências da Educação (Concurso Local) Programa

Centro de Competência de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação 1º Ciclo de Ciências da Educação (Concurso Local) Programa Centro de Competência de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação 1º Ciclo de Ciências da Educação (Concurso Local) Programa Unidade Curricular Gestão de Projectos em Educação Área Científica

Leia mais

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof.

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof. A Didáctica das Línguas Síntese do Ponto 1 Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Prof. Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Setúbal, Abril

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas. +Sucesso Escolar

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas. +Sucesso Escolar Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas +Sucesso Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas Aprender Mais Situações/problemas que justificaram as Candidaturas: Insucesso acentuado num

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ANÁLISE

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º

Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Metas de aprendizagem O aluno deve ser capaz de: 1º -Interpretar produções culturais referentes à situação de

Leia mais

AVALIAÇÃO INTERNA ANO LETIVO Resultados Internos e Externos do Agrupamento. (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário)

AVALIAÇÃO INTERNA ANO LETIVO Resultados Internos e Externos do Agrupamento. (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário) 3333333333333 Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira AVALIAÇÃO INTERNA Resultados Internos e Externos do Agrupamento (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário) ANO LETIVO 2015-16 1 1. Resultados

Leia mais

ciclo) para aferição de metodologias e resultados

ciclo) para aferição de metodologias e resultados 026 Atribuição de horas da Componente Não Letiva (CNL para articulação curricular dos docentes 2 Proceder à articulação curricular intra e horizontal e vertical 027 de dos 2 Proceder à articulação grupos

Leia mais

Inovação Curricular em Matemática

Inovação Curricular em Matemática Desenvolvimento Curricular Inovação Curricular em Matemática Maria João Lagarto Nuno Longle Sílvia Dias 4 de Novembro de 2005 Objectivos do Projecto Conceber e experimentar um currículo de matemática para

Leia mais

Currículo Específico Individual

Currículo Específico Individual Currículo Específico Individual Os alunos com necessidades especiais de educação, com caráter permanente e que apresentam graves alterações funcionais/estruturais e graves limitações na atividade e participação

Leia mais

OBJETIVOS E METAS PARA 2018/2019

OBJETIVOS E METAS PARA 2018/2019 OBJETIVOS E METAS PARA RESULTADOS ESCOLARES A ENSINO BÁSICO Melhorar a percentagem de sucesso escolar, em relação ao diagnóstico do início do ano letivo nos 1.º, 5.º e 7.º Anos de Escolaridade, de acordo

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Plano de Melhoria 2016/2019

Plano de Melhoria 2016/2019 Plano de Melhoria 20162019 Outubro 2016 20162017 Índice INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 4 ÁREAS DE MELHORIA... 4 IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO... 5 PLANO DE MELHORIA... 6 CONCLUSÃO... 18 ANEXOS... 19 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010

BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010 BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010 ONTEM... tendo magníficas colecções de informação, um ambiente físico inspirador ou uma rede avançada de tecnologia de informação.

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 6/2010

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 6/2010 Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Ação n.º 6/2010 Práticas de Gestão Curricular para o Atendimento aos Alunos com Necessidades

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/ º PERÍODO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/ º PERÍODO OBJETIVOS DO PE AÇÃO / ATIVIDADE OBJETIVOS ESPECIFICOS INTERVENIENTES RECURSOS NECESSÁRIOS CALENDARIZAÇÃO PREVISTA INDICADORES DE AVALIAÇÃO Exposição de cartazes sobre Reciclagem Abordar à temática dos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

As atividades de complemento curricular e o aproveitamento escolar: Que relações? Estudo de caso numa escola secundária do Funchal

As atividades de complemento curricular e o aproveitamento escolar: Que relações? Estudo de caso numa escola secundária do Funchal As atividades de complemento curricular e o aproveitamento escolar: Que relações? Estudo de caso numa escola secundária do Funchal João Henriques da Silva Mestre em Liderança e Administração Educacional

Leia mais

PLANO CURRICULAR 3º CEB. Princípios orientadores

PLANO CURRICULAR 3º CEB. Princípios orientadores Princípios orientadores Este ciclo de escolaridade caracteriza-se pela transição gradual, mas definitiva, para a adolescência. As profundas alterações que se registam a nível físico, emocional e intelectual

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Moita Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Fragata do Tejo

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Moita Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Fragata do Tejo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Moita Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Fragata do Tejo MELHORAR RESULTADOS EDUCATIVOS E ESCOLARES EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL PLANO DE AÇÃO Julho de 2014

Leia mais

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Gervazio Alves Gaia de MENDONÇA gervazioalves@gmail.com Eudes Miranda da SILVA

Leia mais

Anexo III Conclusão Reflexiva

Anexo III Conclusão Reflexiva Anexo III Conclusão Reflexiva 54 Conclusão Reflexiva Avaliação do processo Com o término do período da prática de ensino supervisionada, integrada no mestrado de qualificação para a docência no ensino

Leia mais

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat Resumo: Esse artigo tem por objetivo fazer uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa desenvolvida

Leia mais

Designação Aprendizagem baseada na resolução de problemas no Ensino das Ciências. Região de Educação Área de Formação A B C D

Designação Aprendizagem baseada na resolução de problemas no Ensino das Ciências. Região de Educação Área de Formação A B C D Ficha da Ação Designação Aprendizagem baseada na resolução de problemas no Ensino das Ciências Região de Educação Área de Formação A B C D Classificação Formação Contínua Modalidade Curso de Formação Duração

Leia mais

Gabinete de Avaliação Interna. Escola Secundária Filipa de Vilhena

Gabinete de Avaliação Interna. Escola Secundária Filipa de Vilhena Gabinete de Avaliação Interna Escola Secundária Filipa de Vilhena Avaliação Externa 2007 e 2011 Contextualização da Escola Resultados externos PISA 2009 Testes Intermédios Exames Nacionais Diagnóstico/Resultados

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

PRÉMIO DE EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA DA U. P.

PRÉMIO DE EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA DA U. P. 17 de março de 2015, Porto, ICBAS PRÉMIO DE EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA DA U. P. sistema de apoio à aprendizagem da matemática e promoção do sucesso educativo Oliveira, M. J. JUSTIFICAÇÃO 1 PARTILHA DE CONHECIMENTO

Leia mais

CONCEPTUALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

CONCEPTUALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA CONCEPTUALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA Ana Maria Morais ammorais@ie.ul.pt Instituto de Educação Universidade de Lisboa Conceptualização da observação Capacidades cognitivas Contexto

Leia mais

ESCOLA SECUNDARIA MARTINS SARMENTO

ESCOLA SECUNDARIA MARTINS SARMENTO ESCOLA SECUNDARIA MARTINS SARMENTO PLANO DE FORMAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE 2015-2016 1. INTRODUÇÃO A preparação, organização e elaboração do plano de formação, que contempla a definição das áreas de intervenção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

23 de novembro de Aula Magna, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

23 de novembro de Aula Magna, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 23 de novembro de 2016 Aula Magna, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Programa 8h30: Check-in 9h00-9h30: Sessão de Abertura Aula Magna da FMUL Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano) ESCOLA SECUNDÁRIA DAMIÃO DE GOES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA 1º Ano (10º Ano) 2016/2017 Aprovados em Conselho Pedagógico em 12 de outubro de 2016 Formação Sociocultural 1

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DOCUMENTOS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ANÁLISE

Leia mais

Ensino Médio Profissional na REE/MS INTEGRAÇÃO COM FOCO NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Ensino Médio Profissional na REE/MS INTEGRAÇÃO COM FOCO NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM Ensino Médio Profissional na REE/MS INTEGRAÇÃO COM FOCO NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM Ensino Médio Profissional na REE/MS Contexto Histórico A SED/MS operacionaliza o Ensino Médio Profissional (EMP) desde

Leia mais

PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO 1 INTRODUÇÃO No seguimento do relatório elaborado pela equipa de autoavaliação, que numa primeira fase analisou os aspetos relativos aos resultados e

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR UNIDADE CURRICULAR: Técnicas de Informática e Comunicação e Design Inclusivo Elementos

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA 10 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores MEDEIRO, Amanda Kierdel 1 BOZZA, Edgar Rogério Gusso 2 MARTINS, Everson da Silva 3 OLIVEIRA, Taiana Maiara 4 SILVA, Janice Mendes da 5 DAVID,

Leia mais

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção:

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: Projecto de Plano de Actividades do CNE para 2008 Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: - A escola, as suas finalidades, os seus contextos e parceiros; - Currículo

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação 1 - Considerações Gerais: A avaliação incide sobre as aprendizagens, sendo um processo contínuo. Os alunos participam no processo de avaliação através da auto-avaliação. A avaliação deverá ser: Individualizada

Leia mais

Síntese e Conclusões. Paula Santos

Síntese e Conclusões. Paula Santos Síntese e Conclusões Paula Santos AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS Paula Santos Confesso a minha dificuldade para, chegados ao fim deste dia, fazer uma síntese ou tirar umas conclusões que façam algum sentido e que

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 O projeto TEIPII, no qual este agrupamento está integrado, tem por grandes metas melhorar os índices de sucesso escolar, reduzir o abandono escolar precoce sem a escolaridade

Leia mais

3ºciclo Geografia 8ºano

3ºciclo Geografia 8ºano CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3ºciclo Geografia 8ºano Metas de Aprendizagem Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 1-Interpretar mapas temáticos

Leia mais

CONSULTÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA

CONSULTÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA Porto, 16 de marco de 2018, U. P. SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA SUCESSO NASAPRENDIZAGEM Aulas presenciais CDM Moodle B-learning Redes sociais fórum repositório de materiais

Leia mais

Estratégias de Observação na Investigação Sobre Práticas de Ensino e Avaliação de Docentes do Ensino Superior

Estratégias de Observação na Investigação Sobre Práticas de Ensino e Avaliação de Docentes do Ensino Superior Estratégias de Observação na Investigação Sobre Práticas de Ensino e Avaliação de Docentes do Ensino Superior Domingos Fernandes University of Lisboa Institute of Education dfernandes@ie.ulisboa.pt Sumário

Leia mais

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico 1º Ciclo Ao longo do 1º ciclo do Ensino Básico, todos os alunos devem desenvolver as competências gerais do Ensino Básico. Competências Gerais do Ensino Básico 1. Mobilizar saberes culturais, científicos

Leia mais

Alicerces ano II. Ano Letivo 2013/2014. Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim serra Departamento Curricular de 1.º Ciclo

Alicerces ano II. Ano Letivo 2013/2014. Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim serra Departamento Curricular de 1.º Ciclo Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim serra Departamento Curricular de 1.º Ciclo Alicerces ano II Ano Letivo 2013/2014 Alicerces - ano II - 2013/2014 outubro de 2013 apresentação aos EE Alicerces- ano II

Leia mais

Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública

Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública Escola Secundária Dom Manuel Martins 2002 /200 Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública ANÁLISE CRÍTICA O documento agora apresentado como proposta de Revisão Curricular

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

Educomunicação. NTE Passo Fundo

Educomunicação. NTE Passo Fundo Educomunicação NTE Passo Fundo EDUCOMUNICAÇÂO O conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos

Leia mais

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Maria José Rodrigues [1]; Rui Marques Vieira [2] [1]

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante)

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante) Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de 2009.2 em diante) Formação e Estrutura da Vida na Terra 60 Mecânica Clássica I 60 Trabalhos Experimentais 60 Química Geral

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS Cursos CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1º ANO Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE PLANO DE MELHORIA EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA 2015/2017 EqAI - 2015 Página 1 de 6 1. Resultados Em Português: incentivar a leitura; recontar as Académicos: histórias

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas: O recorte de uma tese em desenvolvimento

A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas: O recorte de uma tese em desenvolvimento A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas: O recorte de uma tese em desenvolvimento Louise dos Santos Lima 1 ; Ariana Cosme 2 1 Universidade do Porto; louisefalconnyery@hotmail.com

Leia mais

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO *Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO RESUMO Este artigo irá tratar sobre a experiência e as contribuições que o PIBID (Programa

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano) ESCOLA SECUNDÁRIA DAMIÃO DE GOES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA 1º Ano (10º Ano) 2016/2017 Aprovados em Conselho Pedagógico em 25 de outubro de 2017 Formação Sociocultural 1

Leia mais

Equipas Educativas o caso concreto do MIPSE (Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar) Ilídia Cabral Universidade Católica Portuguesa

Equipas Educativas o caso concreto do MIPSE (Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar) Ilídia Cabral Universidade Católica Portuguesa Equipas Educativas o caso concreto do MIPSE (Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar) Ilídia Cabral Universidade Católica Portuguesa Roteiro 1. Contextualização: A falência da gramática escolar

Leia mais

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Paula Louzano 06 de outubro de 2009

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Paula Louzano 06 de outubro de 2009 Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação Paula Louzano 06 de outubro de 2009 Por que um seminário sobre currículo, padrões e lesgislação educacional? Demanda

Leia mais

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC)

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Dia Aberto à Inovação e Transferência de Tecnologia DEQ, 4 de Abril de 2006 Licenciatura em Engenharia

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Amanda Ferreira Procek Eduarda de Almeida

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

Palabras clave: Formação Inicial, Estágio Supervisionado, Reflexão, Ensino de Física

Palabras clave: Formação Inicial, Estágio Supervisionado, Reflexão, Ensino de Física Formação inicial de professores de Física: a experiência no estágio supervisionado de regência oportunizando a reflexão sobre as primeiras práticas pedagógicas Salazar López, Tatiana Iveth 1 & Nardi, Roberto

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1/20 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1.º CEB, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 19 de outubro de 2016, serão, no decorrer do presente ano letivo, operacionalizados pelo Professor Titular

Leia mais