DEPRESSÃO E O USO DO ÁLCOOL EM ADOLESCENTES Patrícia Santos Teixeira (Unesp Araraquara) Maria Cristina Bergonzoni Stefanini (Unesp Araraquara)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPRESSÃO E O USO DO ÁLCOOL EM ADOLESCENTES Patrícia Santos Teixeira (Unesp Araraquara) Maria Cristina Bergonzoni Stefanini (Unesp Araraquara)"

Transcrição

1 1 DEPRESSÃO E O USO DO ÁLCOOL EM ADOLESCENTES Patrícia Santos Teixeira (Unesp Araraquara) Maria Cristina Bergonzoni Stefanini (Unesp Araraquara) Raul Aragão Martins (Unesp Marília). RESUMO:As drogas legais, como álcool e tabaco, são as mais usadas entre os adolescentes e este consumo pode ter conseqüências tanto legais, sociais e também relacionadas á saúde. Levantamentos sobre o uso de álcool mostram que o consumo de drogas começa, geralmente, no início da adolescência, já havendo número razoável de dependentes nesta faixa etária. A presente pesquisa faz parte de um projeto que visa identificar os adolescentes que bebem pesadamente e checar se esses adolescentes apresentam um comportamento depressivo. Participaram da pesquisa 132 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas, uma publica e outra particular de uma cidade com cerca de habitantes do interior do estado de São Paulo. O instrumento constou do AUDIT Alcohol Use Disorder Identification Test, duas questões sobre o consumo de álcool entre familiares e o Inventário de Beck para Depressão. Resultados mostram que os alunos estão nas primeiras séries do período matutino do ensino médio, sendo que 89 estudavam em escola pública e 43 em particular. A amostra teve participação semelhante de homens (43,9%) e mulheres (56,1%), o que nos possibilitou investigar com maior precisão o consumo de álcool entre os sexos, 95,5% são adolescentes (14 a 16 anos de idade). Em relação aos turnos de aulas 84,8% e 15,2% nos períodos matutino e noturno respectivamente. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, 15,9% dos estudantes atingiu níveis elevados de consumo, esta conduta é freqüente entre estudantes do mesmo sexo, 28,6% do sexo feminino e 27,3% do sexo masculino. Em relação as escolas encontramos 17,4% na pública e 14,3% de consumidores de níveis elevados na particular. O indicador membro familiar que bebe apontou que 18,9% dos estudantes possuem algum membro da família que já bebeu a ponto de causar problemas em casa, no trabalho ou com amigos, 6,1% indicou o pai e 12,8% outro membro da família. Quanto aos sintomas depressivos podemos observar que 11,4% dos estudantes apresentam depressão sendo que na escola pública a porcentagem é muito mais alta 18,7% para 2,5% da escola particular. Em relação ao período encontramos 11,1% para alunos da manhã e 25% para estudantes do período noturno. As meninas (14,7%) são pouco mais depressivas que os meninos (10,6%). Portanto, como indicadores de alto consumo de álcool temos: ser estudante de qualquer sexo, de escolas públicas ou privadas, possuir família que bebe e estudar no período noturno.

2 2 DEPRESSÃO E O USO DO ÁLCOOL EM ADOLESCENTES Patrícia Santos Teixeira (Unesp Araraquara); Maria Cristina Bergonzoni Stefanini (Unesp Araraquara); Raul Aragão Martins (Unesp Marília). As drogas legais, como álcool e tabaco, são as mais usadas entre os adolescentes e este consumo pode ter conseqüências tanto legais, sociais e também relacionadas á saúde. Levantamentos sobre o uso de álcool mostram que o consumo de drogas começa, geralmente, no início da adolescência, já havendo número razoável de dependentes nesta faixa etária. A presente pesquisa faz parte de um projeto que visa identificar os adolescentes que bebem pesadamente e checar se esses adolescentes apresentam um comportamento depressivo. Participaram da pesquisa 132 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas, uma publica e outra particular de uma cidade com cerca de habitantes do interior do estado de São Paulo. O instrumento constou do AUDIT Alcohol Use Disorder Identification Test, duas questões sobre o consumo de álcool entre familiares e o Inventário de Beck para Depressão. Resultados mostram que os alunos estão nas primeiras séries do período matutino do ensino médio, sendo que 89 estudavam em escola pública e 43 em particular. A amostra teve participação semelhante de homens (43,9%) e mulheres (56,1%), o que nos possibilitou investigar com maior precisão o consumo de álcool entre os sexos, 95,5% são adolescentes (14 a 16 anos de idade). Em relação aos turnos de aulas 84,8% e 15,2% nos períodos matutino e noturno respectivamente. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, 15,9% dos estudantes atingiu níveis elevados de consumo, esta conduta é freqüente entre estudantes do mesmo sexo, 28,6% do sexo feminino e 27,3% do sexo masculino. Em relação as escolas encontramos 17,4% na pública e 14,3% de consumidores de níveis elevados na particular. O indicador membro familiar que bebe apontou que 18,9% dos estudantes possuem algum membro da família que já bebeu a ponto de causar problemas em casa, no trabalho ou com amigos, 6,1% indicou o pai e 12,8% outro membro da família. Quanto aos sintomas depressivos podemos observar que 11,4% dos estudantes apresentam depressão sendo que na escola pública a porcentagem é muito mais alta 18,7% para 2,5% da escola particular. Em relação ao período encontramos 11,1% para alunos da manhã e 25% para estudantes do período noturno. As meninas (14,7%) são pouco mais depressivas que os meninos (10,6%). Portanto, como indicadores de alto consumo de álcool temos: ser estudante de qualquer sexo, de escolas públicas ou privadas, possuir família que bebe e estudar no período noturno.

3 3 DEPRESSÃO E O USO DO ÁLCOOL EM ADOLESCENTES Patrícia Santos Teixeira (Unesp Araraquara); Maria Cristina Bergonzoni Stefanini (Unesp Araraquara); Raul Aragão Martins (Unesp Marília). Introdução O uso excessivo do álcool encontra se hoje como um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil (BRASIL, 2003), apesar disso, podemos observar discursos veementes sobre drogas ilícitas enquanto a posição em relação ao uso de álcool está voltada para á condescendência. A sociedade parece não reconhecer a importância dos problemas realizados em conseqüência do uso de álcool e drogas por adolescentes, pesquisas indicam (MINAYO, 1998) e alertam para o alto padrão de delinqüência estabelecido por jovens de classes socioeconômicas abastardas. Um estudo realizado em Curitiba indicou que 58,9% dos autores de crimes e 53,6% das vítimas de 130 processos de homicídios ocorridos entre 1990 e 1995 na cidade estavam sob efeito de bebida alcoólica no momento da ocorrência (DUARTE & CARLINI-COTRIN, 2000). A delinqüência não está restrita a um único grupo social, e nem apresenta um padrão de comportamento que possa ser atribuído a ela e que está ligado a situação de pobreza ou de riqueza e da personalidade do sujeito. Essas condutas são manifestações da sociedade que fazem parte da cultura. O álcool além de ser a droga mais consumida no país (cerca de 70% da população brasileira experimentou bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida) é, também, a droga de maior custo social no Brasil. Segundo o DATASUS de 2001, foram efetivadas internações de pacientes para tratamento com problemas relacionados ao uso de álcool no Brasil. O Sistema Único de Saúde SUS, tem um custo anual de 60 milhões de reais com esses pacientes (BRASIL, 2003). (CRUZ no prelo)

4 4 A população com maior vulnerabilidade ao uso de SPA (substancias Psicoativas) é o adolescente que por encontrar-se em uma fase de desenvolvimento ainda não sabe determinar apropriadamente os resultados do uso excessivo de álcool, também por estarem vulneráveis as mensagens publicitárias sobre álcool que acertam em cheio a fragilidade do jovem, onde as mensagens apresentam o álcool como um ponto de reconhecimento social e principalmente um usuário que é sexualmente atraente e jovem. A depressão, apresenta sintomas centrais segundo os critérios da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID 10), são o humor deprimido, a perda de interesse, de prazer e a energia reduzida, tem sido registrada desde a antiguidade. Não existem estudos relacionando a sintomas ou transtornos depressivos e uso de álcool em adolescentes, nenhum estudo foi encontrados pelos autores. Este estudo tem por objetivo avaliara a presença de sintomas depressivos em uma amostra de adolescentes associados com fatores de uso excessivo de álcool. Material e métodos Essa pesquisa faz parte de um projeto que visa identificar os adolescentes que bebem pesadamente e checar se esses adolescentes apresentam um comportamento depressivo. Participaram da pesquisa 132 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas, uma publica e outra particular de uma cidade com cerca de habitantes do interior do estado de São Paulo. Foi utilizado o AUDIT Alcohol Use Disorder Identification Test, instrumento que mede o consumo de bebidas alcoólicas, questões que avaliam a quantidade de freqüência e questões acerca do consumo de álcool entre membros da família e na seqüência, os sintomas depressivos foram mensurados através do Inventário para depressão Beck (BDI Beck Depression

5 5 Inventory), instrumento de alto-preenchimento composto por 21 itens que avaliam a sintomatologia presente na última semana. Resultados Resultados mostram que os alunos estão nas primeiras séries do período matutino do ensino médio, sendo que 89 estudavam em escola pública e 43 em particular. A amostra teve participação semelhante de homens (43,9%) e mulheres (56,1%), o que nos possibilitou investigar com maior precisão o consumo de álcool entre os sexos, 95,5% são adolescentes (14 a 16 anos de idade). Em relação aos turnos de aulas 84,8% e 15,2% nos períodos matutino e noturno respectivamente. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, 15,9% dos estudantes atingiu níveis elevados de consumo, esta conduta é freqüente entre estudantes do mesmo sexo, 28,6% do sexo feminino e 27,3% do sexo masculino. Em relação as escolas encontramos 17,4% na pública e 14,3% de consumidores de níveis elevados na particular. O indicador membro familiar que bebe apontou que 18,9% dos estudantes possuem algum membro da família que já bebeu a ponto de causar problemas em casa, no trabalho ou com amigos, 6,1% indicou o pai e 12,8% outro membro da família. Portanto, como indicadores de alto consumo de álcool temos: ser estudante de qualquer sexo, de escolas públicas ou privadas, possuir família que bebe e estudar no período noturno, já que 35% dos bebedores freqüentam a escola a noite, contra 13% dos alunos que freqüentam o período matutino. Quanto aos sintomas depressivos podemos observar que 11,4% dos estudantes apresentam depressão sendo que na escola pública a porcentagem é muito mais alta 18,7% para 2,5% da escola particular. Em relação ao período encontramos 11,1% para alunos da manhã e 25% para estudantes do período noturno. As meninas (14,7%) são pouco mais depressivas que os meninos (10,6%).

6 6 Discussão A prevalência de sintomatologia depressiva pode ser maior observada em indivíduos dos dois sexos, sendo feminino (14,7%) e masculino (10,6%), que estudam em escolas públicas com 18,7% contra 2,5% da escola particular e que existe uma associação estatisticamente significativa entre a presença desses sintomas e com o uso de álcool. No decorrer da vida de cada sujeito se formam expectativas em relação aos efeitos provocados pelo consumo de álcool, mesmo quando ainda não são consumidores. Acreditamos que essas expectativas são positivas á experiências diretas e indiretas com bebidas. As expectativas exercem influência no início, na manutenção e na administração do uso de bebidas alcoólicas e os comportamentos relacionados a ela. A prevalência dos sintomas ainda não foi avaliada. Entretanto acreditamos haver uma ligação entre o desconforto causado pela depressão e a sensação inicial de prazer provocada pelo uso do álcool em demasia. BIBLIOGRAFIA ARAÚJO, L., GOMES, Adolescência e expectativas em relação aos efeitos do álcool. Ver. Psicologia Reflexão Crítica, v. 11 n 1 Porto Alegre BRASIL. Ministério da saúde, Secretaria executiva, Secretaria de atenção a Saúde, Coordenação Nacional DST/AIDS. A política do ministério da saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: Ministério da Saúde, BECK, K.H. et al. The social context of drinking scales: construct validation and relationship to indicants of abuse in an adolescent population. In: Addictive Behaviors, vol. 18. USA, p CARLINI, B. C. CARVALHO, C. G. GOUVEIA. N. Comportamento de saúde entre jovens estudantes das redes públicas e privada da área metropolitana do Estado de São Paulo. Revista de Saúde Pública, vol 34, número 6, dezembro de 2000, p São Paulo.

7 7 CUNHA JÁ. Manual da versão em português da Escala Beck, São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e editora, 2001, p CORDÀS, A.T. et al Distimia Do Mau Humor ao Mal do Humor diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, KERR-CÔRREA, F. et al. I levantamento do uso de álcool e de drogas e das condições gerais de vida dos estudantes da unesp (1998). São Paulo: Fundação Vunesp, p. (Pesquisa Vunesp, 14). MARTINS, R. A. Padrões de uso de substâncias psicoativas, julgamento sociomoral e intervenção breve para redução do uso de álcool entre estudantes do ensino médio. Projeto de Pesquisa aprovado pela FAPESP. Instituto de Biociências e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto. (no prelo) MARTINS, R.A. MANZATO, A. J. CRUZ, L. N. O uso de bebidas alcoólicas entre adolescentes. Juventude Contemporânea: Perpectivas Nacionais e Internacionais.Rio de Janeiro: Nau FAPERJ, MENDEZ, E. B. Uma versão brasileira do AUDIT - Alcohol Use Disorders Identification Test Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. A.complexidade das relações entre drogas, álcool e violência. Caderno de Saúde Pública, Rio de janeiro. V.14. n. 1. p FERRARI, A.B. Adolescência o segundo desafio: Considerações Psicanalíticas. São Paulo Casa do Psicólogo, FORTES, J.R. A, CARDO, W. Alcoolismo: Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Sarvier, 1991.

Filosofia e Ciências Unesp de Marília -Bolsa: CNPq.

Filosofia e Ciências Unesp de Marília -Bolsa: CNPq. 1 CONTEXTO DO USO DE ÁLCOOL E JULGAMENTO SÓCIO-MORAL ENTRE ADOLESCENTES Luciana Ap. Nogueira da Cruz 1 RESUMO: O estudo objetivou identificar características do consumo de álcool e do julgamento sócio-moral

Leia mais

De s e n v o lv i m e n t o c o g n i t i v o e s i n t o m a s d e p r e s s i v o s e m a d o l e s c e n t e s

De s e n v o lv i m e n t o c o g n i t i v o e s i n t o m a s d e p r e s s i v o s e m a d o l e s c e n t e s Artigo Original De s e n v o lv i m e n t o c o g n i t i v o e s i n t o m a s d e p r e s s i v o s e m a d o l e s c e n t e s que fazem uso de bebidas alcoólicas Patrícia Santos Teixeira 1 ; Maria

Leia mais

O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012

O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012 O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012 Organização: Coordenação: Comissão organizadora: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro 1

Leia mais

CIGARRO PERCENTUAL DE ESCOLARES FREQUENTANDO O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE EXPERIMENTARAM CIGARRO ALGUMA VEZ

CIGARRO PERCENTUAL DE ESCOLARES FREQUENTANDO O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE EXPERIMENTARAM CIGARRO ALGUMA VEZ Ações preventivas devem fazer parte do cotidiano dos alunos, desde muito cedo, de forma intensiva e contínua, com forte estímulo à incorporação de hábitos saudáveis. Veja aqui informações sobre a experimentação

Leia mais

08

08 EXPECTATIVAS SOBRE OS EFEITOS DO USO DE ÁLCOOL E PADRÃO DE BEBER EM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO Raul Aragão Martins 1, Graziela Vanessa Parreira 2, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz 3, Izabella Alvarenga Silva

Leia mais

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Daniela Morais Silva Elaine Ferreira Chaves Ana Cristina Viana Campos Palavras chave: Epidemiologia,

Leia mais

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 1 Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 2 Uso Abuso - Dependência Potencial de ação no SNC Provocam: Alterações mentais (psíquicas)

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil

SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Aragão Martins, Raul; Nogueira da Cruz, Luciana Ap.; Santos

Leia mais

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA - 2017 USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E O VAZIO EXISTENCIAL: APORTES DA LOGOTERAPIA FRANCISCA CRUZ ZUBICUETA (BRASIL) PSICÓLOGA E PROFESSORA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL Introdução Alyne Fernanda Tôrres de Lima fernandalyne@hotmail.com Niedja Maria Coelho Alves nimacoal@hotmail.com Isabelle

Leia mais

PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA

PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA N. Urbano, F. Pedro, A. Moscoso, P. Vilariça, A. Prata, C. Milheiro, C. Silva, A. Matos Clínica da Juventude,

Leia mais

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL

CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL Inquérito ao público jovem presente no Rock in Rio Lisboa 2010/2014 SUMÁRIO EXECUTIVO Vasco Calado & Elsa Lavado Divisão de Estatística e Investigação Direção

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º / 2017

PROJETO DE LEI N.º / 2017 PROJETO DE LEI N.º / 2017 Ementa: Institui a SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS. Autores: Diversos vereadores Omar Najar, Prefeito do Município de Americana, no uso

Leia mais

Prevenção no uso da maconha na infância e na adolescência: é possível prevenir?

Prevenção no uso da maconha na infância e na adolescência: é possível prevenir? Prevenção no uso da maconha na infância e na adolescência: é possível prevenir? A experiência do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB) Profa. Dra. Andrea Gallassi

Leia mais

REGULAÇÃO INTERNACIONAL DO ÁLCOOL. Prof. Dra. Andrea Gallassi Professora Adjunta IV da UnB-Ceilândia Coordenadora-Geral do CRR/FCE/UnB

REGULAÇÃO INTERNACIONAL DO ÁLCOOL. Prof. Dra. Andrea Gallassi Professora Adjunta IV da UnB-Ceilândia Coordenadora-Geral do CRR/FCE/UnB REGULAÇÃO INTERNACIONAL DO ÁLCOOL Prof. Dra. Andrea Gallassi Professora Adjunta IV da UnB-Ceilândia Coordenadora-Geral do CRR/FCE/UnB Brasília 22 de novembro de 2018 PANORAMA MUNDIAL DE USO 2 bilhões (26,31%)

Leia mais

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos Política Nacional sobre drogas Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos A arma mais importante que nós temos- os que temos uma perspectiva democrática para a vida social para tratar do tema das drogas

Leia mais

INDICADORES DEMANDA DE DROGAS

INDICADORES DEMANDA DE DROGAS INDICADORES DEMANDA DE DROGAS BRASIL Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - OBID Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas- SENAD Ministério da Justiça COMPARAÇÕES ENTRE O I e II LEVANTAMENTOS

Leia mais

1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira

1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira 1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo - Ronaldo Laranjeira - Ilana Pinsky - Marcos Zaleski USA: Universidade

Leia mais

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Juliana Joni Parada Psiquiatra clínica e forense pela ABP Especialista em Dependência Química pela UNIFESP Coordenadora do Ambulatório

Leia mais

Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro

Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro Organização: Coordenação: Comissão organizadora: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Marcelo Ribeiro Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro 1 Por que esse estudo é relevante? Em publicação

Leia mais

Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG

Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes 1,Isabela Teixeira Rezende Guimarães 2, Magda

Leia mais

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EMENTA PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DISCIPLINA: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental CARGA-HORÁRIA: 40 horas EMENTA: Surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia mais

BDI-II na verificação de sintomas depressivos em mulheres encarceradas do Rio Grande do Sul

BDI-II na verificação de sintomas depressivos em mulheres encarceradas do Rio Grande do Sul 1855 X Salão de Iniciação Científica PUCRS BDI-II na verificação de sintomas depressivos em mulheres encarceradas do Rio Grande do Sul Luciana Gulles Mallet 1, Daniela Canazzaro 2, Irani de Lima Argimon

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse

Leia mais

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra.

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra. Transtornos Mentais no Trabalho Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR 20879. Psiquiatra. carlosamloyola@icloud.com No período Medieval - caráter de Possuído. O tratamento: pregações, exorcismo, santificação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Determina a obrigatoriedade de inserção de mensagens educativas sobre o uso de drogas ilícitas nos ingressos de eventos esportivos e shows culturais ou esportivos voltados

Leia mais

PARECER CREMEC nº 10/ /11/2016

PARECER CREMEC nº 10/ /11/2016 PARECER CREMEC nº 10/2016 28/11/2016 Processo - Consulta Protocolo CREMEC nº 4174/2016 Assunto Escala de Depressão de Beck e Escala de Ansiedade de Beck Relatora: Conselheira Stela Norma Benevides Castelo

Leia mais

Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro

Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro Organização: Coordenação: Comissão organizadora: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Marcelo Ribeiro Ilana Pinsky Raul Caetano Sandro Sendin Mitsuhiro 1 Por que esse estudo é relevante? Em publicação

Leia mais

USO DE DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

USO DE DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES USO DE DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES Bianca Oliveira Garcia da Silva (Estudante de Psicologia) email: bia_podih@hotmail.com, Bruna Alves (Estudante de Psicologia) email: bruna-psi@hotmail.com, Ana

Leia mais

Área: ,5km População

Área: ,5km População Área: 1.606.445,5km 2 1. População Capitais Habitantes* Brasília DF 2.051.146 Campo Grande MS 663.021 Cuiabá MT 483.346 Goiânia GO 1.093.007 Total 4.290.520 *IBGE, censo 2004. 2. Estudantes Estudantes

Leia mais

Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Estudos sobre o uso de substâncias psicoativas têm mostrado

Leia mais

SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências Ministério da Saúde - Portugal DADOS PRELIMINARES

SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências Ministério da Saúde - Portugal DADOS PRELIMINARES Sumário executivo - Inquérito sobre comportamentos SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências Ministério da Saúde - Portugal DADOS PRELIMINARES Comportamentos Aditivos

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012 C A R A C T E R Í S T I C A S D A P O P U L A Ç Ã O C A R C E R Á R I A A T E N D I D A N O S E R V I Ç O D E U R G Ê N C I A P S I Q U I Á T R I C A D O C E N T R O D E A T E N Ç Ã O I N T E G R A D A

Leia mais

HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO

HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO Luana Thereza Nesi de Mello (Bolsista UNIBIC UNISINOS) Jaluza Aimèe Schneider Jéssica Limberger Profª Drª Ilana Andretta Adolescência

Leia mais

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS Alex Gomes da Silva 1 ; Larissa Laila Cassarotti 2,Jaqueline Benatto Cardoso 3,Josylene Rodrigues de Souza Pinheiro 4,

Leia mais

O USO DE SIG PARA ANALISAR A DISTRIBUIÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGA EM GOIÂNIA ATENDIDOS PELO HOSPITAL ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO

O USO DE SIG PARA ANALISAR A DISTRIBUIÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGA EM GOIÂNIA ATENDIDOS PELO HOSPITAL ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO O USO DE SIG PARA ANALISAR A DISTRIBUIÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGA EM GOIÂNIA ATENDIDOS PELO HOSPITAL ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO João Batista Ramos Côrtes 1, Fábio Campos Macedo 2, Solange da Silva 3 1Engº

Leia mais

Utentes em Primeiras Consultas, segundo o ano, na Delegação Regional do Norte

Utentes em Primeiras Consultas, segundo o ano, na Delegação Regional do Norte 8.8. Drogas Ilícitas De acordo com o relatório anual de 2003 do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) podemos verificar que o número de utentes em primeiras consultas, na região Norte entre 1996

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Pesquisas Sociais Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Data 26/08/2016 Introdução Adolescência Transição

Leia mais

Artigos LENAD II. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada

Artigos LENAD II. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada. Descritivo e Multivariada Artigos LENAD II Tema Objetivo Plano de Pesquisadores Responsáveis Orientação Previsão de Submisão Estágio Perfil dos usuários de cocaína Política e propaganda de tabaco Perfil dos usuários de maconha

Leia mais

A prevenção de comportamentos suicidas na juventude

A prevenção de comportamentos suicidas na juventude A prevenção de comportamentos suicidas na juventude José Manoel Bertolote Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Australian Institute for Suicide Research

Leia mais

epidemia do silêncio

epidemia do silêncio epidemia do silêncio Saúde Mental na Adolescência: Depressão Carla Sofia Banaco Pimentel Estudante do 3ºano da licenciatura de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Leia mais

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins, Luciana Nogueira da Cruz Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP

Leia mais

Conhecendo a realidade de Crianças, Adolescente e Jovens Adultos em Situação de Rua da GRANPAL

Conhecendo a realidade de Crianças, Adolescente e Jovens Adultos em Situação de Rua da GRANPAL Conhecendo a realidade de Crianças, Adolescente e Jovens Adultos em Situação de Rua da GRANPAL Evolução da População, Indicadores Sociais, Situação de Rua e Saúde Mental Adriana Furtado Lirene Finkler

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEORIA E PRÁTICA DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SER CONSELHEIRO Mara Augusta de castro Amorim Maria

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015

PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015 PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015 Fonte: Centro de Epidemiologia Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis I - As causas externas (acidentes e violências)

Leia mais

A COMPREENSÃO DE CORPO, EDUCAÇÃO E SAÚDE FRENTE À COMPLEXIDADE DO USO DE DROGAS. Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição NIED/UFPR 2018

A COMPREENSÃO DE CORPO, EDUCAÇÃO E SAÚDE FRENTE À COMPLEXIDADE DO USO DE DROGAS. Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição NIED/UFPR 2018 A COMPREENSÃO DE CORPO, EDUCAÇÃO E SAÚDE FRENTE À COMPLEXIDADE DO USO DE DROGAS Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição NIED/UFPR 2018 Complexidade do Tema Drogas Por quê? Cultura e Julgamento

Leia mais

comorbidade entre a neuropatia diabética dolorosa e

comorbidade entre a neuropatia diabética dolorosa e Monteiro AM; Nina-e-Silva CH; Silva, ACR Introdução A neuropatia diabética dolorosa é uma complicação frequente e incapacitante da diabetes mellitus (ALLEMAN, et al., 2015). A neuropatia diabética tem

Leia mais

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários II Mostra Nacional de Saúde Família 01º a 03 de junho de 2004 Diretrizes da política de saúde mental do MS Redução Progressiva dos Leitos

Leia mais

Uso de álcool entre adolescentes escolares: um estudo-piloto 1. Use of alcohol among adolescent students: a pilot test

Uso de álcool entre adolescentes escolares: um estudo-piloto 1. Use of alcohol among adolescent students: a pilot test Paidéia set.-dez. 2011, Vol. 21, No. 50, 329-334 Uso de álcool entre adolescentes escolares: um estudo-piloto 1 Luana Dallo 2 Universidade Estadual Paulista, Marília-SP, Brasil Raul Aragão Martins Universidade

Leia mais

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: O USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: O USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS 149 PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: O USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS Resumo Franciéli Brönstrup Sara Eduarda Pires Siham Irsan de Moraes Shubeita Taísa Mariluz Rommel Paula Desconzi

Leia mais

ADOLESCÊNCIA E DEPENDÊNCIA DE DROGAS

ADOLESCÊNCIA E DEPENDÊNCIA DE DROGAS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEORIA E PRÁTICA DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SER CONSELHEIRO Elenice Alexandre Alves Jaqueline

Leia mais

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Panorama regional dos serviços de saúde do adolescente INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Carla Magda Allan Santos Domingues Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações X a X de XXXXXX de 2018 Brasília/DF

Leia mais

Violência social infantil e drogas lícitas Child social violence and licitary drugs

Violência social infantil e drogas lícitas Child social violence and licitary drugs 218 Violência social infantil e drogas lícitas Child social violence and licitary drugs Andreza O. Dias¹; Camilla G. Vasconcelos ¹; Maíza P. de Pinho ¹; Mariana V. C. Pacheco¹; Sandra M. de A. Pinheiro¹

Leia mais

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE 1 INTRODUÇÃO Jhon Kerrey Honorio Ribeiro 1 Marlene Guimarães

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia Clínica 3. Ciclo

Leia mais

Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas

Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas Enf. Marcos Vinícius Ferreira Especialista em Saúde Pública Mestrando em Saúde Coletiva Membro da Equipe de Pesquisa do CEPAD-UFES Vitória

Leia mais

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 216/17 Casimiro Balsa Clara Vital Cláudia Urbano 21 217 4 Aplicações do estudo SICAD/INPG 21, 27, 212 e 216/217 Um

Leia mais

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental.

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. Centro de Estudos O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo e o jovem costuma não aceitar as orientações,

Leia mais

AS NOSSAS ESCOLHAS E OS CONHECIMENTOS E EXPETATIVAS ACERCA DO ÁLCOOL E TABACO

AS NOSSAS ESCOLHAS E OS CONHECIMENTOS E EXPETATIVAS ACERCA DO ÁLCOOL E TABACO AS NOSSAS ESCOLHAS E OS CONHECIMENTOS E EXPETATIVAS ACERCA DO ÁLCOOL E TABACO O consumo de álcool e tabaco na adolescência constitui um grave problema de saúde pública. No entanto, os seus efeitos funestos

Leia mais

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB Silmery da Silva Brito- UFPB- silmery_ce@hotmail.com Regiane Fixina de Lucena UEPB regi.rfl@bol.com.br Joyce Lane Braz Virgolino- UFPB- joyce.lane@hotmail.com

Leia mais

Baixa qualificação profissional Desemprego Uso de droga Alcoolismo Gravidez precoce Baixa escolaridade Desemprego na entre safra Prática de atos

Baixa qualificação profissional Desemprego Uso de droga Alcoolismo Gravidez precoce Baixa escolaridade Desemprego na entre safra Prática de atos DROGAS E ÁLCOOL: COMBUSTÍVEIS DA VIOLÊNCIA Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO) CONEN / COMUDA / CDR PREMISSA: se quisermos diminuir a violência cotidiana deveremos diminuir o abuso e dependência

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE O tratamento para pacientes com abuso de substâncias psicoativas pode ter diferentes abordagens que irão determinar a indicação correta do tipo de tratamento. Para

Leia mais

ALCOOLISMO: EXPECTATIVAS, CRENÇAS E TRATAMENTO

ALCOOLISMO: EXPECTATIVAS, CRENÇAS E TRATAMENTO ALCOOLISMO: EXPECTATIVAS, CRENÇAS E TRATAMENTO Nathália Lucena Diniz José Adriano Gonçalves Sarmento* Diego Macedo Gonçalves Neuciane Gomes da Silva Departamento de Psicologia - UFRN *Bolsista Propesq-IC

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

Índice. Desempenho dos planos de saúde 2. Painel da população 5. Cobertura ambulatorial 6. Cobertura hospitalar 7. Alimentação 8. Atividade física 12

Índice. Desempenho dos planos de saúde 2. Painel da população 5. Cobertura ambulatorial 6. Cobertura hospitalar 7. Alimentação 8. Atividade física 12 Índice Desempenho dos planos de saúde 2 Painel da população 5 Cobertura ambulatorial 6 Cobertura hospitalar 7 Alimentação 8 Atividade física 12 Excesso de peso 18 Obesidade 20 Consumo abusivo de álcool

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens?

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Seja Bem Vindo! Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher

Leia mais

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Thatiane Aparecida de Oliveira Soares 1, Ana Carolina Soares Amaral² ¹Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura

Leia mais

SINOPSE ESTATíSTICA 2017 Jogo e Internet SINOPSE ESTATíSTICA 2017

SINOPSE ESTATíSTICA 2017 Jogo e Internet SINOPSE ESTATíSTICA 2017 SINOPSE ESTATíSTICA Ficha Técnica Título: Autoria: Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) / Direção de Serviços de Monitorização e Informação (DMI) / Divisão de Estatística

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. Babor, T. e Higgins-Biddle, J. (2001). BRIEF INTERVENTION For Hazardous and Harmful Drinking. A Manual for Use in Primary Care. WHO.

BIBLIOGRAFIA. Babor, T. e Higgins-Biddle, J. (2001). BRIEF INTERVENTION For Hazardous and Harmful Drinking. A Manual for Use in Primary Care. WHO. BIBLIOGRAFIA Anderson P. et al (2006). Alcohol in Europe. A public health perspective: a report to the European Commission. London. Institute of Alcohol Studies. Anderson, P. et al (2008). Alcohol y atención

Leia mais

Acidentes de trânsito e Álcool

Acidentes de trânsito e Álcool O CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO CAUSADOS POR ABUSO DO ÁLCOOL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE BRASIL Tanara Sousa, Esmeralda Correa, Marianne Stampe, Sabino Pôrto Jr, Flávio Pechansky, Raquel de Boni Acidentes

Leia mais

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1)

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1) D Deficiência Mental / Déficit Sensorial / Delírio / Depressão / Desenvolvimento / Diabetes Melitus / Diagnóstico / Distúrbio de Leitura / Doença / Doença de Moyamoya / Drogadição DEFICIÊNCIA MENTAL Uso

Leia mais

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006. O Boletim de Novembro/2018 apresentou dados referentes ao capítulo IV do CID-10 (Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas), no tocante à obesidade por excesso de calorias, na região de saúde de Ribeirão

Leia mais

A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei

A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei Relationship between first-time drug use and first offense among adolescents in conflict

Leia mais

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Corina Bontempo Duca de Freitas/ Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica ESCS/FEPECS/SESDF Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Financiamento Avaliação de processos

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Byanca Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - byanca_psi@outlook.com Bruna Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - bruninhaeugenia@hotmail.com

Leia mais

ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE

ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE Vanessa Oliveira Amorim (DMEL/UFS) Jamylle Souza Rodrigues (DMEL/UFS) Aécio Lindenberg Figueiredo Nascimento (DMEL/UFS) Rayssa Morgana Araújo

Leia mais

I LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE O USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DAS 27 CAPITAIS BRASILEIRAS

I LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE O USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DAS 27 CAPITAIS BRASILEIRAS I LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE O USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DAS 27 CAPITAIS BRASILEIRAS Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade Coordenador Geral Professor Associado do Departamento

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD 2009 Regina Esther Tuon rtuon-cratod@saude.sp.gov.br SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É o conjunto de Ações e Serviços de Saúde

Leia mais

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool da UFRGS

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool da UFRGS Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool da UFRGS Estudos Nacionais Consumo de álcool e outras drogas entre motoristas privados e profissionais do Brasil Flavio Pechansky, Raquel De Boni, Paulina

Leia mais

SINOPSE CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL. in Rio Lisboa 2014 VASCO CALADO ELSA LAVADO

SINOPSE CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL. in Rio Lisboa 2014 VASCO CALADO ELSA LAVADO CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL Inquérito ao público jovem presente no Rock in Rio Lisboa 2014 SINOPSE VASCO CALADO ELSA LAVADO Direção de Serviços de Monitorização e Informação Divisão de Estatística

Leia mais

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP INTRODUÇÃO O Brasil mata mais de 40.000 pessoas por ano, segundo o DENATRAN. O DATASUS informa que em

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Projeto A violência contra a mulher em Viçosa MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Aplicação da Children s Depression Inventory numa população clínica de adolescentes: estudo exploratório

Aplicação da Children s Depression Inventory numa população clínica de adolescentes: estudo exploratório Aplicação da Children s Depression Inventory numa população clínica de adolescentes: estudo exploratório Ana Lúcia Moreira, Paula Vilariça, João Marques, Fernanda Pedro, António Matos Clínica da Juventude

Leia mais

XXVI COSEMS. A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012

XXVI COSEMS. A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012 XXVI COSEMS A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012 DA CRIAÇÃO Foi criado em SBC em outubro de 2010,pela Secretaria Municipal

Leia mais

Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza

Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza Denise Petrucci Gigante 1 Síndrome pré-menstrual (SPM) Conjunto

Leia mais

Drogas: o que podemos fazer para a prevenção?

Drogas: o que podemos fazer para a prevenção? Drogas: o que podemos fazer para a prevenção? Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista Doutor em Medicina pela UNIFESP Coordenador da Unidade de Dependência Química do Hosp. Mãe de Deus Membro

Leia mais

III INQUÉRITO NACIONAL AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA POPULAÇÃO GERAL, PORTUGAL 2012

III INQUÉRITO NACIONAL AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA POPULAÇÃO GERAL, PORTUGAL 2012 III INQUÉRITO NACIONAL AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA POPULAÇÃO GERAL, PORTUGAL 2012 Consumo de substâncias psicoativas na população laboral Casimiro Balsa Clara Vital Cláudia Urbano CESNOVA

Leia mais

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONSUMPTION OF ALCOHOLIC BEVERAGES BY HIGH SCHOOL STUDENTS

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONSUMPTION OF ALCOHOLIC BEVERAGES BY HIGH SCHOOL STUDENTS Consumo de bebidas alcoólicas por estudantes do ensino médio 11 CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONSUMPTION OF ALCOHOLIC BEVERAGES BY HIGH SCHOOL STUDENTS Rosa Rodrigues Campos

Leia mais

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá Prof. Jeferson Kenedy Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Exercício 1 Foi feita uma estatística em cinco cidades brasileiras para coletar dados

Leia mais

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA?

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? SUMÁRIO 01. Dependência química tem solução? 3 02. Como tratar a dependência química? 8 03. Diferentes tipos de internação para dependentes 13 01 DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM SOLUÇÃO?

Leia mais

Mortes Causadas pelo. Eduardo Stranz Mariana Boff Barreto Rosângela da Silva Ribeiro Virna Limongi

Mortes Causadas pelo. Eduardo Stranz Mariana Boff Barreto Rosângela da Silva Ribeiro Virna Limongi Mortes Causadas pelo Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil Eduardo Stranz Mariana Boff Barreto Rosângela da Silva Ribeiro Virna Limongi RESUMO: Este artigo apresenta estudo sobre as mortes causadas pelo

Leia mais