DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho."

Transcrição

1 DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

2 Artigo: Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho Autores: Christophe Dejours e Elizabeth Abdoucheli

3 CONCEITOS: Patologias Patologias do trabalho Psicopatologia Psicopatologia do trabalho

4 Evolução: A psicopatologia do trabalho surge na França por volta de 1950, inicialmente tratava da saúde física e só depois da saúde mental. Existia uma importante literatura referente às doenças mentais mais que aos trabalhadores, onde era fundamental a questão da readaptação social para o trabalho, da desadaptação ao trabalho perigoso (principalmente no Exército), a questão da reinserção profissional dos doentes mentais (principalmente na construção civil e serviços públicos), a questão da inaptidão a certos postos (postos de segurança para epiléticos e para os alcoolistas). Posteriormente, tratavam psicopatológias ligadas a serviços de faxineiras (Le Guillant, 1985), de telefonistas e de mecanógrafos (Bègoin J., 1957), e em menor escala os mecânicos da estrada de ferro (Moscovitz J. J., 1971). POR QUE??? Mais tarde, fadiga, estresse e certas afecções ditas psicossomáticas (como o infarto do miocárdio, nos executivos sobrecarregados, a úlcera duodenal em trabalhadores em turnos alternantes...).

5 AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Estresse Estresse Funcional Estresse Disfuncional

6 QUEM REGULAMENTA?

7 Uma curiosidade: AAssociação Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem estar.

8 O limitador entre os dois tipos de estresse: Podemos distinguir dois tipos de sofrimento: O sofrimento criador: O sofrimento patogênico: aparece quando todas as margens de liberdade na transformação, gestão e aperfeiçoamento da organização do trabalho já foram utilizadas. Isto é, quando não há nada além de pressões fixas, rígidas, incontornáveis, inaugurando a repetição e a frustração, o aborrecimento, o medo, ou o sentimento de impotência. Quando foram explorados todos os recursos defensivos, o sofrimento residual, não compensado começa a destruir o aparelho mental e o equilíbrio psíquico do sujeito, empurrando-o lentamente ou brutalmente para uma descompensação (mental ou psicossomática) e para a doença.

9 Causas do estresse disfuncional no trabalho Tipos de Personalidade (Personalidade A e Personalidade B) Cultura Organizacional Comportamento da Administração (liderança) Relações como trabalho Tipo de trabalho

10 Administrando o estresse ou estratégias defensivas individuais (livro) Administração do tempo (vídeo: como fazer planejamento pessoal) Relaxamento Nutrição Exercícios Pensamento Positivo Obs: Use todas ou aquelas que funcionam melhor com vc. Muitas estratégias individuais, elaborada no espaço psíquico privado, tornar-se eficaz no espaço coletivo e devem ser socializadas para passar por uma validação social.

11 EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS COLETIVAS???

12 A qualidade de vida no trabalho Proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários que podem ser administradas pelo empregador. A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes: o bem estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Os programas de qualidade total são acompanhados pelos Programas de QVT, que estão focalizados no potencial humano e no meio que este convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal e profissional ao indivíduo.

13 Ações em QVT/Programas Principais Exercícios físicos (Ex: Ginástica laboral) Treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores Ergonomia Ginástica Laboral Resultados observados Aumenta a disposição e satisfação dos trabalhadores, aumenta a tolerância ao estresse, redução do absenteísmo, melhora do relacionamento interpessoal, redução dos acidentes de trabalho e redução dos gastos médicos. Aumento do capital intelectual, aperfeiçoamento das atividades, satisfação profissional e aumento da produtividade. Aumento do desempenho nas atividades e redução dos acidentes de trabalho. Prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais, melhor integração entre os trabalhadores e aumento da produtividade.

14 Ações em QVT/Programas Principais Resultados observados Avaliação de desempenho Higiene e segurança do trabalho Estudo de cargos e salários Aumento do desempenho do trabalhador, aumento da produtividade, aumento da satisfação profissional. Gera um ambiente mais saudável, prevenção de riscos à saúde, diminuição dos acidentes de trabalho e do absenteísmo Mantêm seus recursos humanos, aperfeiçoamento da administração dos recursos humanos, aumento da motivação e satisfação dos trabalhadores.

15 Ações em QVT/Programas Principais Controle de álcool e drogas Preparação para aposentadoria Orientações nutricionais Resultados observados Redução de riscos, melhora na segurança operacional e da saúde dos trabalhadores, melhora na auto-estima, diminuição dos acidentes de trabalho e absenteísmo. Motivação, satisfação profissional, aumento da autoestima, melhora na relação interpessoal, descobrimento de novas habilidades e competências, benefícios na vida social e familiar do trabalhador. Diminuição da obesidade, mudança no comportamento de risco, aumento do desempenho e disposição

16 Ações em QVT/Programas Principais Terapias alternativas Musicoterapia Anti-tabagismo Resultados observados Aumento da tolerância ao estresse e melhora no relacionamento interpessoal Aumento da auto-estima e do desempenho profissional, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da tolerância ao estresse e prevenção de doenças. Aumento da auto-estima, aumento do desempenho e disposição, prevenção de doenças.

17 QUAIS OS DESAFIOS PARA OS PROGRAMAS DE QVT?

18 Uma curiosidade... Conhecem o novo termo "presenteísmo? O QUE ACHAM QUE ELE SIGNIFICA???

19 NÃO PERDER DE FOCO: A promoção de ações e/ou programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma estratégia pela qual é possível se desenvolver e manter a motivação e o comprometimento dos trabalhadores, resultando em maior produtividade de forma ampliada (redução de custos com absenteísmo e doenças do trabalho) Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).

20 Exemplo de QVT: Os fundadores Larry Page e Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford em Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa (inicialmente chamado de BackRub) que usava links para determinar a importância de páginas individuais. A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. Hoje, o Google tem mais de 70 escritórios em mais de 40 países ao redor do mundo. Embora os escritórios sejam sempre diferentes entre si, as pessoas que os visitam encontrarão algumas características em comum: murais e decorações que expressam a personalidade local, cubículos, cabanas, videogames, mesas de sinuca e pianos, cafés e cozinhas pequenas abastecidas com alimentos saudáveis e os bons e velhos quadros brancos para as ideias inesperadas.

21 A Google Brasil Anunciou que está contratando estagiários, essa é a primeira vez que a empresa contrata estagiários no país. As vagas ofertadas estão voltadas para as áreas de exatas e humanas, e são no total 24 vagas. No entanto as vagas só estão abertas para quem puder trabalhar no Google de São Paulo. As vagas não exercem a mesma função, estão inclusos nas vagas vendas, marketing, recursos humanos, financias, planejamento estratégico e até mesmo áreas mais técnicas como suporte de vendas. Como de costume, o Google possui várias regras para contratar alguém, a primeira é que você tem que estar se formando no ensino superior até o final de Outra exigência da empresa é que você fala inglês fluentemente. Uma empresa terceirizada será encarregada de entrevistar os candidatos, e as primeiras entrevistas deverão ser em inglês. Na fase seguinte, os candidatos serão entrevistados pelos próprios funcionários do Google Brasil.

22 Considerações finais: Pouca coisa tem sido feita quando se trata de programas de QVT. Observa-se nas empresas que existem poucos programas que visam à saúde dos trabalhadores e geralmente são em grandes empresas ou aquelas que trabalham com a criatividade como principal instrumento de trabalho. Tais programas de bem-estar aos trabalhadores ainda enfrentam muitos desafios a serem vencidos para que possam ser implementados em grande quantidade, mas a QVT serve como estratégia para baratear custos com doenças dos trabalhadores e para aumentar a produtividade tendo assim um futuro promissor.

23 O fato é que para a teoria em psicopatologia do trabalho o sofrimento é inevitável e ubíquo. Ele tem raízes na história singular de todo sujeito, sem exceção. Ele repercute no teatro do trabalho, ao entrar numa relação complexa como é a organização do trabalho. O desafio real na prática, para a psicopatologia do trabalho, é definir as ações suscetíveis de modificar o destino do sofrimento e favorecer sua transformação (e não sua eliminação). Quando o sofrimento pode ser transformado em criatividade, ele traz uma contribuição que beneficia a identidade. Ele aumenta a resistência do sujeito ao risco de desestabilização psíquica e somática. O trabalho funciona então como um mediador para a saúde. Quando, ao contrário, o trabalho funciona como mediador da desestabilização e da fragilização da saúde, e os custos são para o trabalhador e para as organizações...

24 Fica a dica: Encare seu trabalho como um fator fundamental na sua evolução profissional e, principalmente, individual. O trabalho revela-se como um mediador privilegiado, senão único, entre seu inconsciente e o campo social. O trabalho é não somente para seu sustento, mas para seu amadurecimento tanto na questão das responsabilidades a ele inferidas como do convívio social.

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE Lamís kabad Coach / Psicóloga Organizacional / MBA FGV / Mestra em Psicologia da Saúde Autora do livro: Qualidade de Vida de Funcionários ADM 67-9 9997 3464 psicologalamis@hotmail.com

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é oportunizar os conhecimentos acerca dos

Leia mais

A Segurança de Voo Baseada no. Gerenciamento da Qualidade de Vida e. Qualidade de Vida no Trabalho

A Segurança de Voo Baseada no. Gerenciamento da Qualidade de Vida e. Qualidade de Vida no Trabalho A Segurança de Voo Baseada no Gerenciamento da Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho Ingrid Rodrigues Athayde, M.Sc. Selma Leal de Oliveira Ribeiro, D.Sc. - - - - - - - - - - Anais do 6º Simpósio

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

Joselita Batista dos Santos

Joselita Batista dos Santos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO DO SERVIDOR, JOÃO CÂMARA/RN Joselita Batista dos Santos João Câmara, RN Agosto, 2012 1 1.

Leia mais

Juliana Torres a fundadora

Juliana Torres a fundadora SENSEFULMIND QUEM SOMOS? Fundada pela Juliana Torres em 2012, a Sensefulmind é uma empresa que busca trabalhar as pessoas de forma integral, considerando todas as faces que se desdobram na existência humana.

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E OS BENEFÍCIOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE CONFECÇÃO DA CIDADE DE AURIFLAMA SP

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E OS BENEFÍCIOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE CONFECÇÃO DA CIDADE DE AURIFLAMA SP 16 TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E OS BENEFÍCIOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE CONFECÇÃO DA CIDADE DE AURIFLAMA SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher

P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher Andressa Pinheiro e Elaine Alves Patta movimento@movimentoqualidadedevida.com.br (11) 2698-0779 A SEMENTE DA QUALIDADE

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL EDUCAÇÃO CONTINUADA Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL Cursos que ampliam as habilidades dos trabalhadores, abordam temas da educação, saúde e segurança no trabalho. Cursos na ÁREA DA EDUCAÇÃO CURSOS

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 05 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Área de atuação profissional: Visão macro da área de atuação do curso. Papel do

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Indice. Clientes Atendidos Clientes Atendidos e Parceiros Contato Fale conosco...12

Indice. Clientes Atendidos Clientes Atendidos e Parceiros Contato Fale conosco...12 Indice Apresentação...3 Palestras Motivacionais Autoestima O Poder do EU...4 Palestra Prosperidade Profissional Ideias inovadoras no ambiente de trabalho...4 Palestra Marketing Pessoal Como trabalhar a

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

Gestão de Pessoas em Saúde

Gestão de Pessoas em Saúde Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Economia Economia e Gestão da Saúde Gestão de Pessoas em Saúde Franciane Silva Coutinho Residente em Gestão Hospitalar Administração E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br

Leia mais

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Jéssica Frübel (Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha) jessica.frubel@hotmail.com Prof Esp. Nédio Antonio Andreolli (Faculdade

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Maior visão da doença com a contestação do FAP?

Maior visão da doença com a contestação do FAP? Reflexões Médico do Trabalho como consultor de Medicina do Trabalho ou além disto? RH: responsável pelo benefício plano médico? Empresas terceirizadas de SST sem acesso aos dados do PS: Customização por

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 79-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Planejamento e Organização de Eventos, modalidades modular e regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz,

Leia mais

Portfólio Nacional de Cursos em Educação a Distância - EaD. Cursos Livres: 166 Cursos Regulamentados: 2 Provas Eletrônicas: 2

Portfólio Nacional de Cursos em Educação a Distância - EaD. Cursos Livres: 166 Cursos Regulamentados: 2 Provas Eletrônicas: 2 Portfólio Nacional de Cursos em Educação a Distância - EaD Cursos Livres: 166 Cursos Regulamentados: 2 Provas Eletrônicas: 2 TEMA CURSO CH Educação 1 Educação Português 40 2 Educação Redação Técnica 60

Leia mais

QUANDO O TRABALHO ADOECE E O ENFRENTAMENTO DAS CONVENÇÕES NA OIT ADRIANA DANIELA JULIO E OLIVEIRA

QUANDO O TRABALHO ADOECE E O ENFRENTAMENTO DAS CONVENÇÕES NA OIT ADRIANA DANIELA JULIO E OLIVEIRA QUANDO O TRABALHO ADOECE E O ENFRENTAMENTO DAS CONVENÇÕES NA OIT ADRIANA DANIELA JULIO E OLIVEIRA FORDISMO E TAYLORISMO: maximização da produção e do lucro DOS RISCOS PSISCOSSOAIS DO TRABALHO: A OIT DEFINIU

Leia mais

Quando dizemos a margem referimos ao analfabetismo e o baixo nível de escolaridade.

Quando dizemos a margem referimos ao analfabetismo e o baixo nível de escolaridade. O IFNMG Campus Arinos, localiza-se ao noroeste do estado de Minas Gerais, a 250 km de Brasília e a 700 km de Belo Horizonte. Abrange uma circunscrição constituída por 11 municípios, atendendo uma população

Leia mais

QUALIVIDA IFAL 2013 UMA PROPOSTA DE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

QUALIVIDA IFAL 2013 UMA PROPOSTA DE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) QUALIVIDA IFAL 2013 UMA PROPOSTA DE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) RESUMO O Projeto Qualivida IFAL pretende atuar na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) por meio

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Seminário Empresarial de Segurança e Saúde no Trabalho Porto Alegre, Novembro/2010 Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela USP, Diretora

Leia mais

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná Força de Trabalho Os 8.647 empregados do quadro próprio estão distribuídos em três carreiras: profissional de nível médio (5.105 empregados), profissional técnico de nível médio (2.049 empregados) e profissional

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

! " # $ % & $' % & $ % & $' % & ( ) * $' % &

!  # $ % & $' % & $ % & $' % & ( ) * $' % & $ % & $' % & ( ) * $' % & Desafio 10: PROMOVER A ANÁLISE E MELHORIA DOS PROCESSOS REFERENTES À ÁREA DE PESSOAL. Desenvolver um Programa autorizadas pelo MEC Meta não alcançada. de acompanhamento e controle

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

GRH Treino 9/23/2018. Pergunta 1. Resposta

GRH Treino 9/23/2018. Pergunta 1. Resposta GRH Treino Pergunta 1 Alguns indicadores são essenciais para o planejamento das ações previstas na administração dos recursos humanos. Dentre eles, estão os índices de absenteísmo e turnover que fornecem

Leia mais

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP)

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Principais abordagens teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da liderança e sua aplicação: empowerment, organização

Leia mais

FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Trabalho: fonte de satisfação e desenvolvimento ou fonte de sofrimento?

Leia mais

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências Oficina: Seleção por Competências Adriana Cristina Ferreira Caldana CONTRATAMOS PELAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DEMITIMOS PELAS DEFICIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Habilidades Personalidade Integrando Gestão de Pessoas

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual Qualidade de Vida no Trabalho QVT Uma visão mais conceitual XX XIX Cronologia da QVT XVIII Robert Owen Qualidade de Vida no Trabalho Século XVIII - Revolução industrial - Liberalismo o Século XVIII: o

Leia mais

TEATRO - EMPRESARIAL

TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO-EMPRESARIAL Desenvolvido para pessoas que trabalham no mercado formal e que não possuem experiência teatral ou mesmo intimidade com a oratória e exposição social. Sua metodologia

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- Saúde Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social (OMS) Saúde mental tampouco é definida como ausência de transtornos mentais, mas

Leia mais

Educação Corporativa.

Educação Corporativa. O compromisso das empresas com a Educação Corporativa pode ser entendida, hoje, como um dos processos mais importantes para a gestão de pessoas, desenvolvimento de potenciais e aprendizagem organizacional.

Leia mais

ERGONOMIA O ERRO HUMANO. É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação.

ERGONOMIA O ERRO HUMANO. É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação. ERGONOMIA AULA 13: Segurança a do Trabalho O ERRO HUMANO É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação. Nem sempre ocorre devido ao FATOR

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC Apresentação Dr. Lucas Bevervanço Medicina do Trabalho / Ergonomia Equipe Vanderléia Fischer

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Joel Dutra aula de 08.03.17 Conteúdo Programa Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas Compreendendo a da gestão de pessoas Bibliografia 2 EAD

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

2º Simpósio Internacional de Confiabilidade e Gestão de Segurança Operacional. 09 a 11 de novembro de 2010

2º Simpósio Internacional de Confiabilidade e Gestão de Segurança Operacional. 09 a 11 de novembro de 2010 2º Simpósio Internacional de Confiabilidade e Gestão de 17 a 19 de novembro de 2009 Segurança Operacional 09 a 11 de novembro de 2010 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Uma Visão Organizacional Ingrid Athayde

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho Stress e a caracterização de doenças psicológicas Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho camila@azevedonetto.com.br Definição Uma força que deforma corpos processo corporal para se adaptar a todas

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará.

Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará. Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará. Marcos Antônio Pinheiro Barbosa ( UNIFOR ) marcos_apb@unifor.br Resumo O presente

Leia mais

compromisso com a excelência, Aplicação prática da CIPA nos canteiros de obras

compromisso com a excelência, Aplicação prática da CIPA nos canteiros de obras VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE. EXCELÊNCIA NÃO É UMA EVENTUALIDADE, É UM HÁBITO. ARISTÓTELES A qualidade de vida de uma pessoa é diretamente proporcional ao seu compromisso com a excelência, independentemente

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Seção 4.1 Conceitos de QVT Seção 4.2 QVT: problemas 1 Seção 4.1 CONCEITOS DE QVT 2 Qualidade de vida (QV) Impossível falar de QVT sem antes falar de QV QV, termo definido pelo

Leia mais

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida Gestor em Saúde Gerir o maior recurso da empresa enorme cobrança por parte do acionista cobrança por parte do colaborador Gestor em Saúde função, por vezes,

Leia mais

Psicologia Aplicada em

Psicologia Aplicada em Psicologia Aplicada em Segurança do Trabalho Destaque na Avaliação Psicossocial da NR-33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) e NR-35 (Trabalho em Altura) 1ª edição 2007 2ª edição 2010

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

O homem como sujeito da realidade da saúde. Prof. Dr. Lazslo A. Ávila

O homem como sujeito da realidade da saúde. Prof. Dr. Lazslo A. Ávila O homem como sujeito da realidade da saúde Prof. Dr. Lazslo A. Ávila O significado do trabalho O quê é Trabalho? Sentido etimológico da palavra Sentido histórico-social O trabalho enquanto veículo de transformação

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador TERAPIA OCUPACIONAL em saúde do trabalhador 3 EXPEDIENTE Dr. Silano Souto Mendes Barros Presidente do CREFITO-1 Dra. Leiliane Helena Gomes Vice-presidente do CREFITO-1 Dra. Rosilda Almeida Argolo Diretora-secretária

Leia mais

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário CS TERCEIRIZAÇÃO INSTITUCIONAL A CS Terceirização e Trabalho Temporário foi fundada em 2010 por profissionais que acompanham a evolução deste mercado há mais de 20 anos. Toda a experiência adquirida ao

Leia mais

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS de Higiene e Segurança no Trabalho STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS Sara Ponte Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ICBAS UP Medicina Geral e Familiar - Médica Interna de Formação Especifica

Leia mais

Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT

Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT A existência de programas de Qualidade de Vida no ambiente corporativo se faz uma prática muito comum no século XXI. Como principal

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Palavras-Chaves: Qualidade de vida no trabalho, Gestão, Desenvolvimento

Palavras-Chaves: Qualidade de vida no trabalho, Gestão, Desenvolvimento QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Adan Barbosa de Santana¹ Caliandra Naiara Maiochi Cabral² Resumo Desde a época de 60 tem se percebido que melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de uma organização

Leia mais

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 Comunicação Efetiva Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É compartilhar conhecimento, motivar

Leia mais

A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America

A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America Apresentação A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America Drº Evonei Melquíades Xavier Pereira Coordenador de Medicina do Trabalho Junho/2019 2 Apresentação Drº Evonei Melquíades Xavier Pereira Especialista

Leia mais

5 Conclusões e sugestões

5 Conclusões e sugestões 5 Conclusões e sugestões O presente trabalho teve como objetivo avaliar o contexto de trabalho e refletir sobre melhores práticas para promoção de bem-estar no trabalho, eficiência e eficácia dos processos

Leia mais

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA Sâmia Simurro Junho / 2011 DETERMINANTES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR William Haskel, Stanford University, 1988 QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS Lugar

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Ergonomia. Introdução à Engenharia de Produção

Ergonomia. Introdução à Engenharia de Produção Ergonomia Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento: 2 Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018 12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),

Leia mais

Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho

Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho Introdução O conceito de qualidade de vida ainda é bastante discutido entre profissionais e estudiosos da área. Muitas vezes, o termo qualidade de vida é utilizado

Leia mais

FATORES PSICOSSOCIAIS

FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- Os fatores psicossociais do trabalho referem-se às interações entre meio ambiente e condições de trabalho, condições organizacionais, funções e conteúdo

Leia mais

Fundamentos Estratégicos

Fundamentos Estratégicos 1 Fundamentos Estratégicos MISSÃO Fornecer soluções e serviços em sistemas de suspensões, eixos e componentes para veículos comerciais com inovação, qualidade, segurança e sustentabilidade. VISÃO Ser reconhecida,

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR NO TRABALHO

PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR NO TRABALHO O início de atividades. 1983 2017 Em 1983, apesar de não obrigado legalmente, o Município criou o Serviço de Saúde Ocupacional e em 1986 foi criado o Serviço de Prevenção, Higiene e Segurança e Apoio Social

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI ÍNDICE 1. Introdução 5 2. Código de Ética e Conduta 7 3. Política Conflitos de Interesses 10 4. Política de Formação 13 5. Política de Remuneração

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

Saúde Mental no trabalho. Aline Maria Reinbold Simões - GEAF Débora Staub Cano - ASSEQVSM

Saúde Mental no trabalho. Aline Maria Reinbold Simões - GEAF Débora Staub Cano - ASSEQVSM Saúde Mental no trabalho Aline Maria Reinbold Simões - GEAF Débora Staub Cano - ASSEQVSM O que é TRABALHO? O que é TRABALHO? Tripalium = do latim, um instrumento de ferro com três pontas, originalmente

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

Aspectos psicossociais relacionados aos acidentados com perfurocortantes. Beatriz Lemos Stutz Escola Técnica de Saúde/UFU 2011

Aspectos psicossociais relacionados aos acidentados com perfurocortantes. Beatriz Lemos Stutz Escola Técnica de Saúde/UFU 2011 Aspectos psicossociais relacionados aos acidentados com perfurocortantes Beatriz Lemos Stutz Escola Técnica de Saúde/UFU 2011 Por que a princesa Aurora se feriu? PERGUNTAS Não teria sido melhor Aurora

Leia mais