Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB"

Transcrição

1 Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB

2 Apresentação do Professor Professor: João Marcos Andrade. Despachante Aduaneiro desde 1998, formado em Administração de Empresas pela Facet Faculdades em Curitiba, Pós-graduado em Negócios Internacionais, Consultor para Foreing Trader, Professor de Cursos das Áreas de Comércio Exterior e Logistica e Consultor da "JMA Consultoria e Assessoria Em Comércio Exterior".

3 Tópicos a serem abordados: Habilitação no Radar. Modalidades de Habilitação. Critérios de Análise. Habilitação Pessoa Jurídica. Habilitação Pessoa Física. Etapas do Processo.

4 Objetivo Orientar quanto aos procedimentos de habilitação de pessoa física e jurídica para operações de comércio exterior junto a Receita Federal do Brasil.

5 Habilitação no Radar

6 SISTEMA RADAR SISCOMEX

7 Com relação à habilitação para operação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e credenciamento de representantes (RADAR), deve-se consultar: A Instrução Normativa RFB Nº 1603, de 15 de dezembro de E portaria COANA 123/2015

8 REI Registro de Exportador e Importador Para exportar e/ou importar, as empresas devem estar cadastradas no REI - Registro de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior. A inscrição no REI é automática, no ato da primeira operação no Siscomex, sem maiores formalidades.

9 Modalidades de Habilitação

10 Habilitação Pessoa Jurídica: a) Empresas em Atividade com CNPJ na situação REGULAR. b) Organizações sem fins lucrativos ou Religiosas. c) Autarquias de Governo e demais Esferas Públicas. d) Internadores da Zona Franca de Manaus.

11 Razões para o Importador/Exportador requerer Habilitação: a) Operar Legal e Devidamente à Vista do Fisco. b) Obter padrões de Concorrência Segura e Idônea. c) Manter Controle e Gerenciamento das Operações. d) Administrar as Atividades dos Intervenientes pelo Siscomex.

12 Divisão das Modalidades de Habilitação: A seguir, veremos as Condições Técnicas impostas pela Coana e Administradas pela Receita Federal, com vistas ao Credenciamento dos Operadores de Comércio Exterior, nas chamadas Modalidades de Habilitação.

13 Observações sobre as Modalidades de Habilitação: Necessário compreendermos, que ao menos inicialmente, não é o Importador que determina em qual Modalidade irá se Habilitar, pois dependerá das Condições Financeiras apresentadas em seu Pleito de Habilitação, ao crivo do Fisco Federal.

14 Sub Modalidade Expressa: Importação USD 50 mil; Exportação livre Importação CIF e Exportação FOB Controle do limite. Nessa Modalidade, a Análise Técnica da RFB, é apenas documental, não aplicável a Análise Preliminar.

15 Sub Modalidade Limitada: Importação USD 150 mil Exportação livre Importação CIF e Exportação FOB Controle do limite.

16 Sub Modalidade Ilimitada: Importação acima de USD 150 mil Exportação livre Importação CIF e Exportação FOB Controle do limite.

17 Critérios de Análise

18 Capital social integralizado. Valor das contribuições e impostos federais no período. Situação perante a RFB. Obrigações acessórias contábeis em dia.

19 Observação 1 Tendo obtido a Habilitação no Sistema RADAR, a qualquer momento, se poderá solicitar o aumento dos limites estabelecidos na Habilitação, por exemplo: Caso a empresa tenha obtido a Habilitação Limitada e necessita de nova Modalidade, poderá requerer a Revisão de Estimativa, porém será submetida à nova fiscalização mediante a comprovação documental de sua capacidade financeira, para atender tal pedido de Revisão. (Artigos 5º e 6 º da IN 1603/2015).

20 Observação 2 A Estimativa da Capacidade Financeira do CNPJ habilitado, poderá a qualquer momento, ser revista pela Receita Federal, com base nos dados do CNPJ a ela disponíveis. (Art. 4º, 3º da IN1603/2015.

21 Situações Especiais para CNPJ É Possível a operação de Importação ou Exportação, através da Modalidade denominada Conta e Ordem de Terceiros, situação em que um CNPJ habilitado no RADAR procura uma Trading, ou Comercial Importadora, para ambas executarem atividade de Comércio Exterior, que por algum motivo (na maioria das vezes por benefícios fiscais estaduais ICMS, exige que seja operado por uma Trading, a qual detém algum tipo de benefício). Para essa Modalidade, ambos os CNPJ, devem estar habilitados no RADAR, conforme prevê a IN 225/2002.

22 Habilitação Pessoa Jurídica

23 Documentos Necessários (CNPJ) Requerimento de habilitação: ADE COANA 123/2015. CPF do responsável. Contrato Social e alterações. Ficha Cadastral da Junta Comercial. Ficha COTEC. Procuração. SVA Portal da Receita Federal para baixar o programa. Ser optante pelo DTE (Domicílio Tributário Eletrônico). Possuir Certificado Digital e-cpf. Preencher o SODEA Solicitação de abertura de processo digital.

24 Comentários sobre os Documentos: a) Requerimento (Anexo I) b) Ficha Cotec (Anexo II) c) SVA (Anexo III) d) DTE (Anexo IV) e) Sodea (Anexo V) OBS: Os anexos acima estarão disponíveis no Portal de Ensino.

25 Locais de Apresentação dos Pedidos O Requerente deverá apresentar o Pedido de Habilitação no Sistema RADAR, na Unidade da Receita Federal com jurisdição local para o CNPJ, porém poderá também protocolar o pedido em qualquer URF, a qual recepcionará o Requerimento e o direcionará internamente para a URF legalmente habilitada para analisar o Requerimento, ou seja; a URF de Domicílio do CNPJ Importador/Exportador. Fundamentação Legal: IN 1603/15 Artigo 9º, Inciso I.

26 Responsabilidade Legal O Requerimento de Habilitação no Sistema RADAR, deverá ser assinado por Diretor/Dirigente Legalmente Constituído na forma de Contrato Social, ou Estatuto Social conforme o caso, sendo que também poderá ser um Representante Legal, desde que esse se enquadre em um dos dispostos no Artigo 11º da IN 1603/15.

27 Regularidade dos Representantes Legais De acordo com o Inciso IV, 5º, do Artigo 11º da IN 1603/2015, o Dirigente Responsável pelo Requerimento de Habilitação, deve estar ciente de que os Representantes Legais que atuarão em nome da Empresa, estão devidamente Inscritos conforme os Artigos 808 a 810 do Decreto 6.759/2009 (Regulamento Aduaneiro).

28 Prazos para Análise pela Receita Federal O Artigo 17º da IN 1603/2015, prevê que a Receita Federal deverá conceder retorno seja Deferimento, Exigência ou Indeferimento, em até 10 dias após o Protocolo do Pedido de Habilitação no RADAR.

29 Habilitação Pessoa Física

30 a) Artesão, Produtor Rural, Artista, em Atividades Profissionais. b) Importação para uso e consumo próprio. c) Importação para Coleção Pessoal. OBS: Vedada a Exportação por pessoa física, para comércio.

31 O CPF habilitado no RADAR, poderá realizar importações para seu próprio uso ou consumo, exemplos: a) Peças e Equipamentos para Automóvel de sua propriedade. b) Utensílios Domésticos ou de Coleção. c) Instrumentos Musicais. d) Artigos Esportivos ou de Lazer.

32 Etapas do Processo

33 Pessoa Jurídica e Física Digital. Portal da Receita Federal do Brasil. Centro de atendimento virtual E-cac.

34 Primeira Etapa Agendar a ida na RFB. Protocolar o processo. SODEA e procuração com documento de quem assina.

35 Segunda Etapa Enviar os documentos. Por meio da solicitação de juntada de documentos. Programa disponível para download no portal da RFB (ver anexo VI).

36 Terceira Etapa Acompanhar o processo no portal E-cac e atender, se necessário, as exigências impostas ao processo.

37 Resumo Final Observamos a importância de gerenciamento no processo documental para habilitação no sistema RADAR. A RFB utiliza um critério rigoroso na análise documental, por isso a necessidade de uma elaboração do dossiê, de forma bem organizada e que siga sempre a IN1603/2015, para não incorrer em erros documentais. Aplicar com exatidão as informações inseridas inclusive, pois valores como Capital Social por exemplo, podem ter exigência de comprovação de origem dos recursos. No geral, seria recomendar revisão documental para garantir êxito no pedido da habilitação.

38 Contatos Portal de Ensino: Facebook: Telefone:

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar

TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar FIRJAN INTERNACIONAL CONVIDA: SÉRIE TIRA-DÚVIDAS COMÉRCIO EXTERIOR TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar RADAR ou HABILITAÇÃO NO SISCOMEX? Habilitação no

Leia mais

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA Legislação: A) Instrução Normativa RFB nº 1.603/2.015; B) Instrução Normativa RFB nº 1.745/2.017; C) Portaria Coana nº 123/2.015. MODALIDADES: a) Pessoa

Leia mais

CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS

CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS Habilitação dos Intervenientes no Comércio Exterior Comexleis treinamentos Ass. Com. Exterior Ltda TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012

Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012 Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012 DOU de 1.10.2012 Estabelece documentos e normas complementares para a habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona

Leia mais

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration

Leia mais

SERVIÇOS REFERENTES AO CAC ADUANEIRO DA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DE CURITIBA

SERVIÇOS REFERENTES AO CAC ADUANEIRO DA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DE CURITIBA SERVIÇOS REFERENTES AO CAC ADUANEIRO DA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DE CURITIBA SERVIÇOS MAIS DEMANDADOS PELO CAC ADUANEIRO DE CURITIBA: 1. HABILITAÇÃO 2. PERFIL 3. CREDENCIAMENTO BAGAGEM DESAC. 4. RESTITUIÇÃO

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

Page 1 of 9 Instrução Normativa RFB nº 1.288, de 31 de agosto de 2012 DOU de 3.9.2012 Estabelece procedimentos de habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona Franca de Manaus para

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a parcelamentos ordinários ou especiais e a tributos exigidos em lançamentos de ofício; ou II Contribuição

Leia mais

Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos Atendimento CAC Aduaneiro

Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos Atendimento CAC Aduaneiro Agência Marítima (Agência de Navegação) e Agente de Carga (consolidador/desconsolidador nacional) Sumário: 1. Credenciamento da empresa no Sistema Mercante 2. Solicitação de Perfil de Acesso para o Responsável

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa nº 1.288, de 31.08.12 DOU-1, de 03.09.12. Estabelece procedimentos de habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona Franca

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1603, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1603, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1603, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 DOU de 16/12/2015, seção 1, pág. 24) Estabelece procedimentos de habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona Franca de Manaus

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 650, de 12 de maio de 2006 - Impressão

Instrução Normativa SRF nº 650, de 12 de maio de 2006 - Impressão http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Página 1 de 9 Instrução Normativa SRF nº 650, de 12 de maio de 2006 DOU de 19.5.2006 Estabelece procedimentos de habilitação de importadores,

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Formado em Administração com ênfase em comércio exterior, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

HABILITAÇÃO ORDINÁRIA NO SISCOMEX

HABILITAÇÃO ORDINÁRIA NO SISCOMEX HABILITAÇÃO ORDINÁRIA NO SISCOMEX LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Roteiro da pessoa jurídica requerente (06/10/2011) Instrução Normativa SRF n o 650, de 2006, e seus Anexos I e II. Ato Declaratório Executivo Coana

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com M.B.A. em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comércio exterior,

Leia mais

ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal

ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal 0800.7183810 Apresentação do Professor Marco Antonio da Silva www.comexonline.com.br marco.silva@comexonline.com.br

Leia mais

Tipos de Importação - Parte 3

Tipos de Importação - Parte 3 Tipos de Importação - Parte 3 Tópicos a serem abordados: Importação Indireta. Importação Direta. Importação Indireta TRADING / COMERCIAL IMPORTADORA Brasil a) Importação por conta e ordem de terceiros

Leia mais

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Regime Simplificado de Exportação para MPEs O QUE É? - Regime pelo qual a Micro e

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

Instrução Normativa nº 424 de

Instrução Normativa nº 424 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 424 de 19.05.2004 Disciplina o regime de suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, na importação de bens por

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

Caso 2 Importação de Peças Automotivas

Caso 2 Importação de Peças Automotivas Caso 2 Importação de Peças Automotivas O representante legal deverá acessar ao Siscomex Web através de seu certificado digital: Acessaremos o ambiente da Declaração de Importação. Escolha o ícone Operações,

Leia mais

DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO (LINHA AZUL)

DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO (LINHA AZUL) DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO (LINHA AZUL) 1ª Parte Visão Geral ABRIL 2007 1 Histórico MODELO ANTERIOR (IN 47/2001) MODIFICAÇÕES MODELO ATUAL MODELO FUTURO 2 Linha Azul Atual IN 476/2004 Despacho Aduaneiro

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO Instituto Mercosul Organização sem fins lucrativos de fomento ao comércio exterior localizada na cidade de Maringá-PR. Atua há mais de 15 anos fomentando o comércio exterior. Tem como objetivo

Leia mais

OEA é diferencial definitivo para o setor aduaneiro

OEA é diferencial definitivo para o setor aduaneiro OEA é diferencial definitivo para o setor aduaneiro kpmg.com/br Introdução Prezado (a), O controle das mercadorias que entram e saem da fronteira é necessário para manter a segurança no País, mas esse

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores - Transportadores 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1. Informar CE Rodoviário 4 Permite que o Transportador informe os dados do CE Rodoviário e vincule a uma Declaração de Exportação (DE). Não é necessário ter DE

Leia mais

DF GABINETE RFB CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 03/2018.

DF GABINETE RFB CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 03/2018. Fl. 49 CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 03/2018. Brasília, 21 de setembro de 2018. Assunto: Proposta de alteração das Instruções Normativas RFB nº 1.291, de 19 de setembro de 2012, e nº 1.612, de 26 de janeiro

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº de 17 de agosto de Impressão

Instrução Normativa RFB nº de 17 de agosto de Impressão Page 1 of 7 Instrução Normativa RFB nº 1.181 de 17 de agosto de 2011 DOU de 18.8.2011 Institui o procedimento de verificação de conformidade aduaneira aplicado a operador estrangeiro. O SECRETÁRIO DA RECEITA

Leia mais

O QUE SERÁ ABORDADO HOJE:

O QUE SERÁ ABORDADO HOJE: 1 RECOF-SPED O QUE SERÁ ABORDADO HOJE: 1 2 HISTÓRICO DO REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE ENTREPOSTO INDUSTRIAL SOB CONTROLE INFORMATIZADO (RECOF) RECOF-SPED: ASPECTOS GERAIS, REQUISITOS E BENEFÍCIOS 3 RECOF-SPED

Leia mais

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Programa de Operador Econômico Autorizado Consiste na certificação concedida pelas Aduanas aos operadores da cadeia logística internacional que atendem

Leia mais

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior.

Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. Competência para ampliar as fronteiras do Comércio Exterior. KAS BROKERS Comércio Exterior Se o seu negócio é importar ou exportar, a KAS BROKERS possui todas as ferramentas e competências necessárias

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de 6.1.2006 Dispõe sobre o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). O SECRETÁRIO RECEITA FEDERAL,

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de 6.1.2006 Dispõe sobre o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). O SECRETÁRIO RECEITA FEDERAL,

Leia mais

Quem são os Operadores Econômicos?

Quem são os Operadores Econômicos? Quem são os Operadores Econômicos? São todos os participantes da cadeia logística internacional, mas apenas estes podem ser OEA: Importadores; Exportadores; Transportadores; Agente de carga; Depositários;

Leia mais

HABILITAÇÃO RADAR/SISCOMEX PESSOA JURÍDICA SUBMODALIDADES LIMITADA E ILIMITADA REVISÃO DE ESTIMATIVA

HABILITAÇÃO RADAR/SISCOMEX PESSOA JURÍDICA SUBMODALIDADES LIMITADA E ILIMITADA REVISÃO DE ESTIMATIVA HABILITAÇÃO RADAR/SISCOMEX PESSOA JURÍDICA SUBMODALIDADES LIMITADA E ILIMITADA REVISÃO DE ESTIMATIVA O requerimento de revisão de estimativa é o procedimento destinado a permitir ao requerente demonstrar

Leia mais

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA PASSO A PASSO PARA O USUÁRIO EXTERNO SOLICITAR VISTO ELETRÔNICO PARA LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA Solicitação de Visto

Leia mais

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO Nº 005, DE

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO Nº 005, DE SUBSECRETARIA-GERAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE ARRECADAÇÃO, CADASTROS E ATENDIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENDIMENTO E EDUCAÇÃO FISCAL Informa os procedimentos relativos à entrega de

Leia mais

O aperfeiçoamento do regime RECOF amplia oportunidades dos benefícios para todos os segmentos da indústria

O aperfeiçoamento do regime RECOF amplia oportunidades dos benefícios para todos os segmentos da indústria RECOF e RECOF-SPED Saiba como a sua empresa pode potencializar o uso do regime, tendo uma ampla visão de governança, garantindo compliance e aumentando a competitividade, tanto no que tange aos aspectos

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV, President de empresa norte americana,

Leia mais

RECOF e RECOF-SPED. Aproveite o benefício do RECOF para cumprir a obrigação do Bloco K.

RECOF e RECOF-SPED. Aproveite o benefício do RECOF para cumprir a obrigação do Bloco K. RECOF e RECOF-SPED Nos últimos 12 meses, mais de 20 empresas distribuídas nos segmentos alimentício, químico, farmacêutico e manufatura industrial identificaram como o RECOF e RECOF SPED ajudarão a melhorar

Leia mais

ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS

ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS REGRAS PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS 1. ENTIDADES NÃO OBRIGADAS A INFORMAR BENEFICIÁRIOS FINAIS As entidades elencadas no 3º do

Leia mais

Métodos de Importação para Pesquisa Científica

Métodos de Importação para Pesquisa Científica Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul Métodos de Importação para Pesquisa Científica Setor de Importação FUNDECT Marcelo Alves Teixeira importacao@fundect.ms.gov.br

Leia mais

Consolidação das Principais Alterações Normativas Federais em 2018

Consolidação das Principais Alterações Normativas Federais em 2018 Consolidação das Principais Alterações Normativas Federais em 2018 2018 foi um ano de importantes modificações normativas federais que impactam diretamente na vida empresarial e do cidadão, seja nas áreas

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1.Solicitar/Registrar MIC-DTA de saída 4 1.1 Solicitação de um MIC-DTA de saída: Neste tipo de declaração de trânsito, o beneficiário será o transportador. 4 1.2 Preenchimento dos

Leia mais

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES 1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO 1.1. O objetivo desta instrução é fornecer informações básicas aos interessados em obter seu cadastramento

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Como Fazer sua Primeira Exportação

Como Fazer sua Primeira Exportação Como Fazer sua Primeira Exportação Apresentação do Professor Professor: André Lellis Pós-graduado em gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na área internacional dedicados ao

Leia mais

DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO).

DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO). DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO). NO INTUITO DE PROVIDENCIARMOS NOSSO CREDENCIAMENTO COMO REPRESENTANTES DE

Leia mais

GUIA DE ISENÇÃO DO IPI, IOF E ICMS NA COMPRA DE VEÍCULO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

GUIA DE ISENÇÃO DO IPI, IOF E ICMS NA COMPRA DE VEÍCULO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GUIA DE ISENÇÃO DO IPI, IOF E ICMS NA COMPRA DE VEÍCULO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Balneário Camboriú, 2018. Índice Introdução... 3 Procedimentos IPI e IOF... 4 Primeiro Passo... 4 Segundo Passo... 5

Leia mais

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana)

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) DESPACHO ADUANEIRO Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) Um despachante oficial em Portugal é um representante por

Leia mais

Simples Nacional - Receita Federal traz esclarecimentos sobre a opção para 2018

Simples Nacional - Receita Federal traz esclarecimentos sobre a opção para 2018 Simples Nacional - Receita Federal traz esclarecimentos sobre a opção para 2018 Publicada em 16.01.2018-17:37 A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou em seu site na Internet, no Portal

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Esperamos que tenha uma ótima leitura e, nunca é demais lembrar que todos as bases legais estão citadas no final de cada capítulo.

Esperamos que tenha uma ótima leitura e, nunca é demais lembrar que todos as bases legais estão citadas no final de cada capítulo. Guia Trabalhista: Despachante aduaneiro Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os requisitos e procedimentos para o exercício das profissões de despachante aduaneiro e de ajudante de

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD

Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Manual de Utilização Sistema Aduaneiro de Recepção de COD Perfil Aduana Setembro de 2016 1 INTRODUÇÃO 2 1.1 Conceitos importantes 2 2 HABILITAÇÃO E FORMA DE ACESSO 2 2.1 Habilitação em perfis 2 2.2 Acesso

Leia mais

SISTEMA DE CONCESSÃO ELETRÔNICA DE ISENÇÃO DE IPI E IOF - SISEN MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO SISEN PARA O CONTRIBUINTE

SISTEMA DE CONCESSÃO ELETRÔNICA DE ISENÇÃO DE IPI E IOF - SISEN MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO SISEN PARA O CONTRIBUINTE SISTEMA DE CONCESSÃO ELETRÔNICA DE ISENÇÃO DE IPI E IOF - SISEN MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO SISEN PARA O CONTRIBUINTE Versão 2.0 dezembro de 2017 Manual de Orientações do Sisen para o Contribuinte versão

Leia mais

Segurança e Facilitação do Comércio Internacional

Segurança e Facilitação do Comércio Internacional Segurança e Facilitação do Comércio Internacional Aduana Brasileira Padronização Simplificação PROJETOS DE FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO Modernização Harmonização Programa Brasileiro de OEA Operador Econômico

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 210 Conteúdo - Atos publicados em setembro de Divulgação em outubro/2017

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 210 Conteúdo - Atos publicados em setembro de Divulgação em outubro/2017 www.pwc.com.br PERT - Programa Especial de Regularização Tributária - novo prazo de adesão - MP nº 804/2017 PERT - Programa Especial de Regularização Tributária - nova prorrogação do prazo de adesão -

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018 ASSUNTOS SUNTOS TRABALHISTAS ATO SEGJUD/GP N 329, de 17.07.2018 (DEJT de 18.07.2018) Clt - Depósito Recursal.. Pág. 347 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 20ª VARA FEDERAL CONCLUSÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 20ª VARA FEDERAL CONCLUSÃO 20ª VARA FEDERAL Fls 209 CONCLUSÃO Nesta data, faço estes autos conclusos a(o) MM. Sr(a). Dr(a). Juiz(a) da 20 a Vara Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2018 SIMONE ZONATTO MONTEIRO

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/12 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 8. Art. 20, 4º, da Lei nº 10.973/2004, incluído pela Lei nº 13.243/2016

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

PORTARIA RFB Nº 6447, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA RFB Nº 6447, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 Visão Multivigente PORTARIA RFB Nº 6447, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 (Publicado(a) no DOU de 29/12/2017, seção 1, página 56) Define os serviços de atendimento ao contribuinte a serem prestados de forma integral

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 142 - Cosit Data 17 de fevereiro de 2017. Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: REGIMES ADUANEIROS REPETRO. SUBSTITUIÇÃO DO BENEFICIÁRIO DO REGIME.

Leia mais

PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32)

PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32) PORTARIA ALF/COR Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 05/03/2018, seção 1, página 32) Disciplina o art. 6º da Instrução Normativa RFB nº 1.152, de 10 de maio de 2011, a ser observado nas

Leia mais

Habilitação e Representação

Habilitação e Representação Mercadores Habilitação e Representação Coletânea (Versão Histórica) Versão 2.05 - Maio de 2016 Atualizada até: nstrução Normativa RFB nº 1.603, de 15 de dezembro de 2015 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

Paulo Narcizo Rodrigues. Sem Complicação

Paulo Narcizo Rodrigues. Sem Complicação Paulo Narcizo Rodrigues Sem Complicação 5ª Edição Atualizado e revisado Janeiro/2018 IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO SEM COMPLICAÇÃO PAULO NARCIZO RODRIGUES Despachante Aduaneiro - REG. 7D.00.737 Copyright 1997

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 007/2014 MFZ /02/2014 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 007/2014 MFZ /02/2014 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 007/2014 MFZ-01-00 126 25/02/2014 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Assunto : Habilitação e a Aplicação do Regime Aduaneiro Especial de Exportação

Leia mais

Estatísticas do Programa OEA

Estatísticas do Programa OEA Estatísticas do Programa OEA por Centro OEA publicado 03/09/2015 21h00, última modificação 18/11/2016 12h28 Colaboradores: Elaine Costa Análises feitas até 31 de outubro de 2016 Até a data de fechamento

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Apresentação do Professor Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR

MANUAL EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR MANUAL EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DFPC EXPORTADOR Manual guia para pedido de vistoria de produtos controlados através do portal Visão Integrada (Vicomex) ao DFPC. Elaborado por: Yasmine Uchoa -

Leia mais

EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018

EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018 EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS DO INSTITUTO SOLEIL O INSTITUTO SOLEIL, pessoa jurídica

Leia mais

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI)

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI) 1 Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada à DI Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferida Licença de

Leia mais

Aprendendo a Exportar Exportafácil. Correios

Aprendendo a Exportar Exportafácil. Correios Aprendendo a Exportar Exportafácil Correios Grupo Marcela Cristina de Paiva MELHOR CORREIO DO MUNDO REVISTA FORBES FATURAMENTO 2009: aprox. R$ 11 BILHÕES 85% FLUXO POSTAL DA AMÉRICA LATINA MAIOR EMPREGADOR

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa nº 1.456, de 10.03.14 DOU-1, de 11.03.14. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Altera a Instrução Normativa SRF nº 611, de 18 de janeiro de 2006, que dispõe sobre a utilização de

Leia mais

Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL. Instrução Normativa nº 632, de 17 de março de 2006

Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL. Instrução Normativa nº 632, de 17 de março de 2006 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Instrução Normativa nº 632, de 17 de março de 2006 DOU de 20.3.2006 Aprova o Programa Gerador de Documentos do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica -

Leia mais