TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA"

Transcrição

1 1 TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA EXLIBRIS PRIMO VERSÃO (versão preliminar) São Paulo 2012

2 2 Ficha catalográfica elaborada pelo Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP Tutorial do Portal de Busca Integrada / organização, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas, Universidade de São Paulo ; elaboração, Grupo de Trabalho do Projeto Primo. - São Paulo : DT/SIBiUSP, p. ; 29 cm. ISBN 1. Tutorial. 2. Pesquisa bibliográfica. 3. Portal. I. SIBiUSP/DT. CDD Depósito Legal na Biblioteca Nacional, conforme Decreto Nº , de 14 de dezembro de 2004.

3 3 SUMÁRIO 1 Introdução 2 Interface do Portal 3 Tipos de Busca 3.1 Busca Simples 3.2 Busca Avançada 3.3 Busca por Índice 4 Resultado da Busca 4.1 Localização 4.2 Exibir Online 4.3 Detalhes do Registro 4.4 Resenhas e Tags 4.5 Mais Opções 4.6 FRBRização 4.7 Facetas 5 Identificação no Sistema 6 Meu Espaço 6.1 Salvando Registros 6.2 Visualizando Registros 6.3 Gerenciando Meu Espaço 6.4 Gerenciando Itens 6.5 Encerrar Sessão (Sair) 7 Minha Conta 8 Salvando Buscas 9 Atribuição de Tags 9.1 Inclusão de Tags 9.2 Possibilidades de Uso de Tags 9.3 Remoção de Tags 9.4 Busca por Tags

4 4 1 Introdução O Portal de Busca Integrada do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo é a mais nova ferramenta de busca e acesso aos recursos informacionais que está disponível aos pesquisadores, estudantes e profissionais da área de informação. Por meio dele a comunidade universitária tem à disposição uma variedade de recursos em um ambiente leve, moderno e intuitivo, tais como pesquisa simultânea em várias plataformas internas e externas à universidade, resultados relevantes apresentados em uma única interface, com opções de refinamento e ordenação. E ainda espaço pessoal para armazenar e gerenciar buscas, entre outras funcionalidades. 2 Interface do Portal A Interface do Portal de Busca Integrada é uma solução one stop que apresenta uma única caixa de busca para realizar buscas integradas em todo acervo disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas, em diversas plataformas e suportes de informação. Disponibiliza espaço pessoal para armazenar e gerenciar buscas e opção de identificação para acesso a mais funcionalidades. Possibilita conhecer os termos mais pesquisados nas tags do usuário, o recurso Você quis dizer, acessar os índices A/Z de Revistas Eletrônicas e de Bibliotecas USP, bem como obter ajuda sobre buscas e alterar o idioma da interface. O Portal de Busca Integrada está disponível em

5 5 3 Tipos de Busca O Portal de Busca Integrada proporciona três tipos de busca: a Busca Simples, que possibilita buscas em múltiplas bases de dados e plataformas por meio de uma única caixa de busca; a Busca Avançada, para pesquisa por campos específicos previamente configurados; e a Busca por índice A/Z de Revistas Eletrônicas, conforme segue. 3.1 Busca Simples Por meio da Busca Simples é possível realizar pesquisas simultâneas no conteúdo SIBiUSP. O usuário pode escolher pesquisar na Busca Geral, que engloba todo o acervo disponível no Dedalus, nas plataformas de revistas e livros eletrônicos, nas bibliotecas digitais e produção científica da USP. A pesquisa pode ser feita por palavras simples ou compostas, expressões exatas, com operadores booleanos e caracteres curingas. Para efetuar pesquisas com expressões exatas deve se usar aspas duplas ( ) sem espaço antes e depois da expressão. Os operadores booleanos (AND, OR e NOT), devem estar em caixa alta para que o sistema os diferencie das palavras no idioma inglês. Exemplos: global warming global warming física OR astrofísica física NOT mecânica Busca por palavras Busca por expressão ou frase exata Busca por uma ou outra palavra Busca uma e não a outra palavra Para fazer buscas com caracteres curinga, usa se o ponto de interrogação (? ) para substituir letras no meio da palavra e o asterisco ( * ) no fim da raiz do termo para buscar palavras com a mesma raiz porém com extensões variadas. Usa se o parêntese ( ) para agrupar termos em uma busca. Exemplos: wom?n cultur* shakespeare (tragedy OR sonnet) Busca palavras como woman, women, etc. Busca cultura, culture, cultural e culturally Agrupa termos em uma busca

6 6 Busca Geral Realiza buscas simultâneas em todo acervo disponibilizado pelo SIBiUSP, tais como: livros, periódicos, produção científica, teses e dissertações, materiais impressos, digitais e audiovisuais, entre outros. Busca Revistas Eletrônicas Efetua buscas nas plataformas de revistas eletrônicas assinadas ou registradas pela USP, inclusive as de livre acesso. Nesta busca é possível selecionar: todas as revistas, o Portal de Revistas USP e revistas assinadas pela USP. Busca Livros Eletrônicos Oferece acesso à coleção de e books disponível por compra, assinatura ou acesso aberto. Busca Produção Científica Efetua buscas em toda produção técnico científica da USP, incluindo o acervo disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

7 7 3.2 Busca Avançada A Busca Avançada apresenta diversas caixas de buscas que possibilitam a pesquisa por campos previamente definidos, permitindo ao usuário escolher pela Busca Geral, Revistas Eletrônicas, Livros Eletrônicos e Produção Científica da USP. Todas as opções de busca avançada podem ser combinadas permitindo extrair com mais precisão os registros que se deseja recuperar, podendo refinar por: título, autor, assunto e tags do usuário. Possibilita o uso dos operadores booleanos, com exceção do caracter curinga. Permite ainda refinar por data de publicação, tipo de material e idioma. Apresenta também as opções contém a palavra, é (exato) para expressões ou frases e começa com a palavra. 3.3 Busca por Índice Permite pesquisar periódicos por meio do índice A/Z de Revistas Eletrônicas. A busca pode ser feita por: título, categoria, localização e citações.

8 8 Busca por Título Realiza busca de periódicos pelo índice alfabético A/Z, digitando o título ou parte dele na caixa de busca. Busca por Categoria Pesquisa de periódicos através da seleção da opção Categoria e Subcategoria desejada.

9 9 Busca por Localização Localiza periódicos pelo título, ISSN, fornecedor ou pela categoria. Busca por Citações Oferece uma opção de busca específica para localização de artigos citados em outros periódicos, sendo necessário preencher o campo Título ou ISSN, complementando com mais algumas informações como: data, volume, fascículo, páginas, título do artigo, nome do autor, PMID (PubMed Identifier or PubMed Unique Identifier) ou o DOI (Digital Obejct Identifier). Importante enfatizar que a busca realizada somente por autor e título do artigo não recupera o item desejado.

10 10 Recurso Você quis dizer Os resultados da pesquisa variam de acordo com a metodologia de busca empregada. Caso o termo tenha sido digitado errado ou o termo não seja exatamente o que se quer, o recurso você quis dizer mostra uma sugestão que, ao clicar, direcionada a busca para uma nova tela de resultado. 4 Resultado da Busca O resultado da busca é apresentado em uma única interface de forma abreviada e indexado por relevância, de acordo com o ranqueamento estabelecido pela tecnologia ScholarRank. O ranqueamento dos resultados obtidos leva em consideração vários fatores para calcular a relevância de um item recuperado: O grau em que o item recuperado corresponde à formulação de busca; O valor acadêmico do item (nota de valor), determinada pela quantidade de citações e o número de pedidos de visualização que o item já teve; Informações sobre o grau acadêmico do usuário e sua disciplina de busca/estudo, se fornecidas por ele ou pela instituição no momento da identificação. Ao realizar uma busca geral pelo termo direito civil, é apresentado o seguinte resultado:

11 11 Os registros ainda podem ser ordenados por: data mais recente, mais acessados, autor e título. Para isso, clicar em Ordenar por e escolher a opção desejada. O resultado de busca exibe algumas opções de acesso para os registros abreviados, sendo eles: localização, exibir online, solicitação, detalhes, resenhas ou tags, opções de envio e de idioma.

12 Localização Permite identificar informações relacionadas a biblioteca, no. de chamada, descrição, disponibilidade e solicitação do material. Estas informações são para os itens físicos e impressos. Possui ainda a opção Enviar para que possibilita o envio dos resultados selecionados para um e mail, impressão ou programas de referências (EndNote e RefWorks). 4.2 Exibir online Acesso ao texto completo da publicação, sendo necessário estar conectado à rede USP (local ou via VPN) para visualizar os documentos.

13 Detalhes do Registro Exibe informações detalhadas do registro selecionado, links adicionais e o direcionamento ao Dedalus através do link Este item no catálogo da biblioteca. 4.4 Resenhas e Tags Permite adicionar, deletar e atualizar resenhas e tags para um item. Uma vez que as tags se tornam públicas, outros usuários podem visualizar e utilizar as tags existentes. Adicionalmente pode incluir resenhas ao registro de interesse e compartilhar a opinião com outros usuários. Para uso dessa funcionalidade, o usuário deverá estar identificado no portal.

14 Mais Opções Mostra links para o texto completo do item e recursos adicionais. 4.6 FRBRização Na lista de resultados é possível encontrar os registros ferberizados, ou seja, registros agrupados. Neste caso o sistema seleciona um registro para exibição e apresenta no lado direito da tela o total de versões existentes. Desse modo o usuário pode verificar quantas versões de um mesmo documento estão disponíveis para consulta ou empréstimo domiciliar.

15 Facetas Os resultados obtidos na busca podem ser refinados utilizando as facetas (localizadas no quadro esquerdo da tela) ou realizar nova pesquisa, por meio das seguintes opções: Disponibilidade (disponível para empréstimo ou online) Tipo de recurso Assunto Autor / Criador Data de publicação Bases de dados / Biblioteca Idioma Título de periódico Sugestão de novas pesquisas

16 16 5 Identificação no Sistema Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Portal de Busca Integrada é necessário fazer a identificação no sistema, permitida para: alunos, docentes ativos e aposentados que continuam a desempenhar atividades na USP, funcionários e demais pessoas cadastradas nos sistemas administrativos da USP. A identificação permite executar as seguintes ações: Definir preferências e salvando as como padrão para sessões futuras; Adicionar itens localizados e expressões de busca, de forma permanente no Meu Espaço para uso futuro; Definir alertas para expressões de busca, executando as automaticamente e enviando notificação por e mail; Acessar a busca e a recuperação de recursos externos disponíveis; Fazer reservas de itens indisponíveis; Incluir Tags e Resenhas nos registros. 6 Meu Espaço Permite salvar, organizar, editar e enviar os registros selecionados na Busca Integrada.

17 Salvando Registros Para salvar registros clique na estrela ao lado do título de interesse, no resultado de busca. O sistema marca o ícone em amarelo e adiciona o registro em Meu Espaço. Para remover a seleção do item, clicar novamente na estrela e ela excluirá a marcação. 6.2 Visualizando Registros Para visualizar registros salvos, clique em Meu Espaço e em seguida na pasta de registros.

18 Gerenciando Meu Espaço A opção Meu Espaço permite realizar as seguintes tarefas: criar, renomear, copiar, colar e deletar pastas. Também é possível adicionar ou remover uma observação associada ao registro. Botão Descrição Criar Pasta Clique nesse botão para adicionar uma nova pasta dentro da pasta selecionada. Renomear Pasta Clique nesse botão para renomear a pasta selecionada. Copiar Pasta Clique nesse botão para copiar a pasta selecionada para a memória. A pasta original não será modificada nem deletada. Colar Pasta Clique nesse botão para colar a pasta colocada na memória para dentro da pasta selecionada. Deletar Pasta Clique nesse botão para deletar a pasta selecionada do Meu Espaço. Adicionar Observação Clique nesse botão para adicionar uma nota para a pasta. Modificar Observação Clique nesse botão para modificar a nota associada à uma pasta. 6.4 Gerenciando Itens A partir da opção Meu Espaço, você pode realizar as seguintes operações com itens:

19 19 Botão Descrição Recortar Itens Clique nesse botão para recortar itens e adicioná los para a memória. Copiar Itens Clique nesse botão para copiar itens selecionados para a memória. Colar Itens Clique nesse botão para colar itens colocados na memória para dentro do folder atual. Deletar Itens Clique nesse botão para deletar os itens selecionados. Enviar por E Mail Clique nesse botão para enviar por e mail os itens selecionados (somente os registros). Imprimir Itens Clique nesse botão para imprimir os itens selecionados. Selecionar como Salvar Itens Selecione uma opção da lista (como Enviar para EndNote) e depois clique no botão "Ir" para salvar os itens selecionados. Adicionar Observação Clique nesse botão para adicionar uma nota a um item. Modificar Observação Clique nesse botão para modificar a nota de um item. 6.5 Encerrar Sessão (Sair) A seção deve ser encerrada para que as suas buscas permaneçam privadas e para que as preferências pessoais e Meu Espaço não sejam adulterados por ninguém. 7 Minha Conta Permite visualizar os dados pessoais e utilizar os serviços on line extras, tais como renovação de empréstimo e cancelamento de pedidos de reserva. Adicionalmente, essa função permite definir preferências pessoais.

20 20 8 Salvando Buscas As buscas realizadas na sessão atual quanto às buscas e alertas salvos de sessões anteriores podem ser salvas em um espaço reservado chamado Buscas. Para uso dessa funcionalidade, o usuário deverá estar identificado no portal. Alerta Serviço que executa buscas de forma automática, em períodos de tempo agendados, que envia os novos resultados e mail. Este recurso é muito útil para recebimento de alerta quando novos livros referente a um assunto de interesse são incorporados ao acervo. Ativando Alertas Para ver a lista de alertas salvos, clique em Buscas Salvas & Alertas. Para configurar um alerta de uma busca salva, clique em Atualizar para cada busca e então especifique as configurações do alerta.

21 21 9 Atribuição de Tags Tags são palavras ou frases atribuídas a itens para ajudar a organizar e lembrar delas. São compartilhadas com a comunidade e permite que todos vejam as tags atribuídas aos itens por outros usuários, sendo exibidas das seguintes maneiras: Nuvem Uma lista alfabética de tags na qual o tamanho da fonte da tag reflete a popularidade da tag, ou seja, o número de itens que você ou a comunidade atribuiu para essa tag. Lista Uma lista de tags classificada por ordem de popularidade, dessa forma a tag mais popular aparece no topo da lista. O número de itens para os quais a tag foi atribuída aparece entre parênteses à direta de cada tag. Para buscar por todos os itens para os quais a tag foi atribuída basta clicar na tag. No painel de tags você pode: Ver todas as tags atribuídas para esse item Atribuir e remover tags para esse item Pesquisar todos os itens que foram atribuídos a uma das tags deste item

22 Inclusão de Tags Ao atribuir uma tag, tenha em mente a seguinte pergunta: "Quais tags ou palavras vão ajudar a lembrar desta página daqui já alguns meses?" Este é um bom ponto de partida para atribuir tags. Desta forma não tem que contar com o desenvolvedor de um sistema para fornecer lhe uma categoria adequada. As tags são criadas à medida que precisamos delas e as usamos quando fazem mais sentido. 9.2 Possibilidades de Uso de Tags Selecionar a caixa ao lado da tag que deseja atribuir ao item ou digitar o nome tag na opção Adicionar ou Excluir as tags para este item. Pode se marcar quantas tags desejar, limitando se a 35 caracteres e separando cada palavra com uma vírgula. 9.3 Remoção de Tags Para remover a tag do item atual, selecione a opção Excluir tags ou desmarque a tag na lista. 9.4 Busca por Tags A lista de tags são organizadas de acordo com a forma como recentemente foram atribuídas e sua popularidade, sendo que as mais populares também pode ser vista como uma nuvem.

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES 1 Conteúdo Portal Periódicos CAPES Fator de Impacto FI Índice H Portal de Periódicos da CAPES 2 Portal de Periódicos

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC Portal de Periódicos Capes Maio de 2015 5 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais

Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos 2013 1 Busca rápida Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: Buscar assunto, Buscar periódico, Buscar

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09 Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA... 3 2 COMO PESQUISAR?... 6 2.1 ÁREA DE PESQUISA DO PORTAL... 6 3 DICAS DE PESQUISA... 09 4 PESQUISA EM BASES DE DADOS ESPECÍFICA... 10 4.1 FORMULÁRIO

Leia mais

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Guia passo-a-passo para: Criar uma conta - criando sua própria conta de usuário Emerald Insight Pesquisar e navegar - acessando os conteúdos da

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Como acessar Como buscar Guia de Consulta Rápida A ferramenta de busca O acesso é através do site da Biblioteca: www.pucrs.br/biblioteca ou diretamente através do endereço http:// ATENÇÃO: O acesso a todos

Leia mais

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: Figura: Consulta Web

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse:  Figura: Consulta Web Guia Pergamum APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: www.pergamum.udesc.br Figura: Consulta Web FUNCIONALIDADES GERAIS A pesquisa pela Internet permite

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manual de Acesso Externo via Rede CAFe Novembro de 2016 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Pesquisando temas de Ciências Sociais.

Pesquisando temas de Ciências Sociais. Tutorial de uso EBSCOhost: Pesquisando temas de Ciências Sociais Sumário Revisão da interface Pesquisa básica Pesquisa avançada Página de resultados Página do resultado Meu EBSCOhost Revisão da interface

Leia mais

Portal de Periódicos da CAPES

Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Portal de Periódicos da CAPES 1 Acesso ao Portal de Periódicos permite acesso à produção científica atualizada de qualquer terminal conectado à Internet localizado

Leia mais

Webmail Roundcube Tutorial -

Webmail Roundcube Tutorial - Webmail Roundcube Tutorial - www.mail.ufu.br O Webmail RoundCube é uma ferramenta Web que possibilita ao usuário o acesso ao seu correio eletrônico institucional. Ele possui uma boa aparência, é direto,

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Portal de periódicos CAPES

Portal de periódicos CAPES Portal de periódicos CAPES Programa de capacitação da Biblioteca Universitária (BU) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, março 2011 Portal Capes Novo Layout Implementação de um

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS Tutorial Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS A Biblioteca Universitária da UFC disponibiliza atualmente um total de 8.494 livros eletrônicos, em todas as áreas do conhecimento, em texto

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando GUIA RÁPIDO DO e-livro Iniciando 1. Crie uma estante pessoal para guardar automaticamente um arquivo com seus realces e anotações realizadas durante a leitura. Suas anotações não serão salvas, a menos

Leia mais

Manual: Sistema Perfil

Manual: Sistema Perfil Manual: Sistema Perfil Este manual tem o objetivo de mostrar ao usuário todas as funcionalidades do sistema Perfil. 29/01/2016 Versão 02 Conteúdo Manual: Sistema Perfil 2016 Descrição... 2 Acesso ao Perfil...

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Manual de Uso Como acessar No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Como acessar Após clicar no link da Biblioteca Virtual, o usuário deve digitar seu login e senha

Leia mais

Plataforma Digital. Conhecendo a. Visualizando os livros online

Plataforma Digital. Conhecendo a. Visualizando os livros online Conhecendo a Plataforma Digital Visualizando os livros online 1. Acesse o portal da Minha Biblioteca através do portal acadêmico ou de acordo com as instruções fornecidas pela sua Universidade. Visualização

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

TUTORIAL RIIF GOIANO:

TUTORIAL RIIF GOIANO: TUTORIAL RIIF GOIANO: Como Navegar & Pesquisar Elaboração: Daniel Rodrigues Guimarães Hevellin Estrela Johnathan Pereira Alves Diniz Morgana Bruno Henrique Guimarães Patrícia Regina de Oliveira Goiânia

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke. Informática Mozilla Thunderbird Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MOZILLA THUNDERBIRD O Mozilla Thunderbird é a ferramenta de correio eletrônico gratuita, baseado em software

Leia mais

BOOKSHELF ONLINE ABC DO USUÁRIO

BOOKSHELF ONLINE ABC DO USUÁRIO ABC do Usuário ABC DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO PARTE 1 LENDO SEU EBOOK Início...5 Menus...6 Menu geral (à esquerda)... 6 Menu inferior (à direita)... 8 PARTE 2 CONHECENDO O AMBIENTE Apresentação do Menu...11

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

ScienceDirect. Guia de referência rápida.

ScienceDirect. Guia de referência rápida. ScienceDirect Guia de referência rápida /ElsevierLAS @ElsevierLAS Guia de referência rápida ScienceDirect é a base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente.000 livros

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Nseries são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa mencionados neste manual

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS. PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS.  PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM) Abrange as áreas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MÓDULO CONSULTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MÓDULO CONSULTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO MÓDULO CONSULTA 2015 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Reitor: Sidney Luiz de Matos Mello GABINETE DO REITOR José Rodrigues de Farias Filho SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO Deborah

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

MANUAL DE PESQUISA E RESERVA NO SISTEMA PERGAMUM CATÁLOGO DAS BIBLIOTECAS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFS - SIBIUFS

MANUAL DE PESQUISA E RESERVA NO SISTEMA PERGAMUM CATÁLOGO DAS BIBLIOTECAS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFS - SIBIUFS MANUAL DE PESQUISA E RESERVA NO SISTEMA PERGAMUM CATÁLOGO DAS BIBLIOTECAS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFS - SIBIUFS PESQUISA GERAL Módulo de pesquisa simplificado que permite a busca direta por palavra(s)

Leia mais

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Biblioteca PECEGE Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Piracicaba/SP 2018 Sumário 1. Como Realizar Buscas... 3 2. Acesso ao conteúdo Digital.... 6 3. Acesso à Bibliografia do Curso.... 8 4. Circulação

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP

Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP Consulta às bases de dados e revistas em formato eletrônico assinadas pela USP A maioria do conteúdo disponível nestas fontes é internacional e em inglês. Em algumas situações é possível localizar conteúdo

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Configurar Ingressos

Configurar Ingressos 1 Configurar Ingressos Para configurar ingressos no HTTicket o primeiro passo é o cadastramento dos nomes dos ingressos que poderão ser utilizados no sistema. A Lista tem como principal objetivo padronizar

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016 COBRANÇA ESCRITURAL O processo de Cobrança Escritural é usado pelas empresas que optam pela utilização da cobrança escritural magnética, na qual é o banco quem faz as cobranças do contas a receber. O sistema

Leia mais

Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da CAPES Porto Alegre, 25 de maio de 2011 O Portal Capes

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário PORTAL CORPORATIVO Manual do usuário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO SISTEMA... 3 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. Solicitação de pré cadastro... 4 1.2. Primeiro Acesso... 5 1.3. Recuperar sua Senha... 6 1.4. Contato

Leia mais

O PERGAMUM é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. O Sistema funciona de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass Manual One Pass Thomson Reuters Agosto 2017 1 Manual One Pass Tabela de Conteúdo ONEPASS... 3 O QUE É UMA CONTA ONEPASS?... 3 COMO CRIAR UMA CONTA ONEPASS PARA O CHECKPOINT?... 4 CRIANDO UMA CONTA DE ACESSO

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão CATALOGAÇÃO CONSULTA Consulta A consulta ao acervo pode ser realizada: através do botão lupa azul, presente em todas as telas do sistema no canto superior direito. Será aberta uma nova aba Catalogação

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas

EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas Tutorial support.ebsco.com Bem-vindo ao tutorial de Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas da EBSCO Publishing, um guia conciso dos recursos mais

Leia mais

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM)

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet Slide 6 Estante Slide 7 Botões da Estante Slide 8 Ajuda Slide 9 FAQ Frequently Asked Questions Slide 11 Como atualizar seus dados

Leia mais

Conheça a Sala de Negociação

Conheça a Sala de Negociação Como coordenar a licitação Conheça a Sala de Negociação Entenda a Sala Virtual de Negociação do BBMNET! O usuário deve acessar o site da Bolsa (www.bbmnet.com.br) e, em seguida, o portal BBMNET (Licitações

Leia mais

Endnote. Flávia Cassin

Endnote. Flávia Cassin Endnote Flávia Cassin Nov. 2014 1 Características Versão gratuita; Thomson Reuters; Aceita até 50 mil referências; 2GB de armazenamento de arquivos; Pesquisa nas 6 bases de dados mais importantes; Gera

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 PubMed Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a PubMed Base da dados científica que abrange as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Desenvolvida

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais