FLG 1254 Pedologia. Horizontes diagnósticos e Classificação Brasileira de Solos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FLG 1254 Pedologia. Horizontes diagnósticos e Classificação Brasileira de Solos"

Transcrição

1 FLG 1254 Pedologia Horizontes diagnósticos e Classificação Brasileira de Solos

2 HORIZONTES PEDOGENÉTICOS E DIAGNÓSTICOS Horizonte pedogenético: corresponde a cada uma das seções do solo resultante dos processos pedogenéticos, as quais guardam relações pedogenéticas entre si. Cada uma das seções está separada da outra por variações em aspectos morfológicos (cor, textura, estrutura, porosidade, consistência etc) ou em sua constituição.

3 Horizonte diagnóstico: corresponde a uma seção do solo que apresenta determinados atributos selecionados. Devido ao fato de as manifestações antrópicas serem menos acentuadas em profundidade, os pedólogos utilizam na diagnose das classes de solos os horizontes de subsuperfície, com algumas exceções.

4 Constitui-se um parâmetro diferencial na classificação dos solos caracterizado pelo maior ou menor teor de material orgânico versus material mineral existente nos horizontes A e B, respectivamente. Os horizontes diagnósticos são utilizados para classificação dos solos, possuindo valores determinados através de análises químicas e físicas, de maneira a agrupar solos semelhantes em classes semelhantes.

5 Horizontes diagnósticos de superfície: horizontes A chernozêmico, A proeminente, A húmico, A antrópico, A fraco, A moderado e horizonte hístico. Alguns horizontes diagnósticos de subsuperfície: E álbico, B latossólico, B textural, B incipiente, B espódico, B plânico, B nítico, plíntico, litoplíntico, petroplíntico, glei, cálcico, petrocálcico, vértico. horizonte hístico, que pode aparecer tanto superficial como subsuperficialmente.

6 Horizontes A São organo-minerais, e constituem o primeiro horizonte do solo, freqüentemente alterados pelo homem; são ricos em matéria orgânica em comparação aos horizontes subjacentes, a depender do clima, da cobertura vegetal, do tipo de rocha, da topografia, etc; apresentam cores mais escuras do que aquelas dos horizontes inferiores devido à presença da matéria orgânica.

7 Horizontes diagnósticos superficiais Horizonte A antrópico É um horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo pelo homem, como local de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adição de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo, às vezes, fragmentos de cerâmica e restos de ossos e conchas. Exemplo: a camada escura dos sambaquis catarinenses representa A antrópico.

8

9

10 Horizonte A fraco Horizonte mineral, fracamente desenvolvido, seja pelo reduzido teor de colóides minerais ou orgânicos ou por condições externas de clima e vegetação, como as que ocorrem na zona semi-árida, com vegetação de caatinga. Apresentam estrutura em grãos simples, maciça ou com grau fraco de desenvolvimento; teor de carbono orgânico inferior a 0,6%; espessura menor que 5cm. É um horizonte pobre em matéria-orgânica, sendo em geral de textura arenosa, apresenta baixa capacidade de retenção de cátions. São solos bastante permeáveis.

11

12

13 Horizonte A chernozêmico Horizonte superficial com estrutura granular moderada a fortemente desenvolvida, consistência seca, no máximo dura, de cor escura, teor de carbono orgânico superior a 0,6%, alta saturação por bases (V% 65) e espessura igual ou superior a 10cm se o horizonte A é seguido de rocha, ou igual ou superior a 18cm se o solo tiver menos de 75cm de espessura, ou espessura igual ou superior a 25 cm se o solo for mais espesso. É um horizonte com excelentes propriedades físicas e químicas, típica de solos bastante férteis. Geralmente apresentam horizontes subsuperficiais também ricos em nutrientes.

14

15

16 Horizonte A húmico Horizonte superficial de cor escura e saturação por bases inferior a 65%. A gênese deste horizonte ainda não é totalmente conhecida, mas parece constituir uma relíquia de condições climáticas pretéritas favoráveis à formação dessas espessas camadas adicionadas de argilahúmus. Apresentam, em geral, estrutura pequena média granular, consistência macia a ligeiramente dura quando seco e friável quando úmido, além de boa permeabilidade. É vendido como terra preta para jardins, apesar de a maioria ser de baixa fertilidade.

17

18

19

20 Horizonte A proeminente Apresenta todos os requisitos do A chernozêmico, exceto a saturação por bases (V%), que é inferior a 65%. Difere do horizonte A húmico por não satisfazer a conjugação de espessura e teor de carbono requerida para este horizonte. São horizontes mais pobres em matériaorgânica e menos espessos que os horizontes A húmicos.

21

22

23

24 Horizonte hístico É um horizonte superficial, anteriormente denominado horizonte turfoso, é resultante da deposição e decomposição de vegetais. Quando apresenta 40cm ou mais de profundidade é considerado diagnóstico para identificar um Organossolo.

25 É de constituição orgânica, escuro, espessura > 20cm quando sobre material mineral, compreende materiais depositados sob condições de excesso d'água por longos períodos ou todo o ano, devendo atender um dos itens a seguir: 12% ou mais de Carbono orgânico se tiver 60% ou mais de argila; 8% ou mais de Carbono orgânico se não contém argila; porcentagem intermediária de Carbono orgânico proporcional a variações dos teores de argila entre 0 e 60%.

26

27

28

29

30 Horizonte A moderado Estão incluídos nesta categoria horizontes superficiais que não se enquadram no conjunto das definições dos demais horizontes A. É o horizonte superficial mais comum entre os solos brasileiros, ocorrendo desde solos situados em planícies aluviais, mal drenados, até solos excessivamente drenados, arenosos, das partes altas. Em geral, sua espessura varia de 20 a 35cm.

31 São horizontes que não se enquadram em nenhuma das categorias acima descritas. Em geral o horizonte A moderado difere dos horizontes A chernozêmico, proeminente e húmico pela espessura e/ou cor e do A fraco pelo teor de carbono orgânico e estrutura, não apresentando ainda os requisitos para caracterizar o horizonte hístico ou o A antrópico.

32

33

34 Horizontes subsuperficiais Um solo é dito maduro quando, depois de sujeito por longo período a diferentes condições climáticas, adquire características peculiares. A seção de um solo maduro mostra um perfil constituído por três horizontes principais, designados A, B e C, que diferem em cor, textura, estrutura e composição e variam em espessura. De forma grosseira diz-se que: *Horizonte A é fofo, rico em matéria orgânica *Horizonte B, rico em argilas ou em minerais de ferro e pobre em húmus, *Horizonte C corresponde principalmente à rocha decomposta.

35 Horizontes diagnósticos subsuperficiais E Álbico Comumente subsuperficial, no qual a remoção ou segregação de material coloidal e orgânico progrediu a tal ponto que a cor do horizonte é determinada principalmente pela cor das partículas primárias de areia e silte e não por revestimento nessas partículas. Geralmente precede uma camada impermeável que restrinja a percolação da água.

36

37 Horizonte B latossólico Horizonte subsuperficial que não apresenta características diagnósticas de horizonte glei, B textural, B nítico e plíntico e as seguintes características: pouca diferenciação entre os horizontes; estrutura forte muito pequena a pequena granular (microagregada) ou blocos subangulares; espessura mínima de 50cm; textura franco-arenosa ou mais fina, com baixos teores de silte, menos de 4% de minerais primários alteráveis; avançado grau de intemperismo; boas condições de permeabilidade pela sua grande quantidade de macroporos. É horizonte diagnóstico dos Latossolos. Mais da metade do território brasileiro está coberto por esses solos.

38

39

40

41 Horizonte B textural Apresenta textura franco-arenosa ou mais fina (mais de 15% de argila), onde houve incremento de argila, resultante da acumulação decorrente de processos de iluviação e/ou formação in situ, sendo o conteúdo de argila neste horizonte maior do que no horizonte A. Mudança textural abrupta com grande aumento de argila total do horizonte A para B. O desenvolvimento da estrutura e da cerosidade são critérios determinantes na identificação de B textural. É diagnóstico das ordens: Argissolo, Chernossolo, entre outros.

42

43 Horizonte B nítico Horizonte mineral subsuperficial, não-hidromórfico, textura argilosa a muito argilosa,estrutura em blocos subangulares, angulares ou prismática moderada ou forte, com superfícies reluzentes dos agregados (cerosidade). Sua espessura é de 30cm ou mais. É horizonte diagnóstico dos Nitossolos (antigas Terras Roxas Estruturadas). São solos que apresentam menor erodibilidade que aqueles com B textural, por serem menos arenosos. Em geral, são solos férteis e originários de rochas básicas.

44 Nitossolo Esalq-USP Foto de Déborah de Oliveira

45 Horizonte B espódico ortstein Horizonte subsuperficial que apresenta acumulação iluvial de matéria-orgânica e compostos de alumínio, com presença ou não de ferro iluvial. Possui espessura mínima de 2,5cm. Quando apresenta-se consolidado, cimentado com ferro e matéria-orgânica, recebe o nome de ortstein. Sua textura é predominantemente grosseira, sendo a arenosa muito mais freqüente que a média. No Brasil ocorrem na região litorânea e na Amazônia. (Espodossolos ou antigos Podzóis). São solos pobres quimicamente, ácidos e com baixíssimos teores de bases trocáveis.

46 Em função dos compostos iluviais dominantes, e do grau de cimentação, o horizonte espódico pode ser identificado como: Bs usualmente apresenta cores vivas de croma alto, indicando que os compostos de ferro são dominantes; Bhs identificado pela iluviação expressiva de ferro e matéria orgânica; Bh iluviação dominante de complexos matéria orgânica-alumínio, com pouca ou nenhuma evidência de ferro iluvial. Relativamente uniforme.

47

48

49 Horizonte B incipiente Deve ter, no mínimo, 10cm de espessura e não mais que 50cm e apresentar as seguintes características: não satisfazer os requisitos estabelecidos para caracterizar um horizonte plíntico, B textural, B nítico, B espódico, B plânico e B latossólico, além de não apresentar cimentação ou endurecimento característicos de duripã ou a consistência quebradiça do fragipã. Predominância de cores brunadas, amareladas e avermelhadas, podendo conter também cores acinzentadas com mosqueados. 4% ou mais de minerais primários alteráveis. Reflete estágio de intemperismo pouco acentuado. Predominam as texturas média e argilosa. É um horizonte diagnóstico da classe dos Cambissolos.

50

51

52

53 Horizonte B plânico (antigo nátrico) É um tipo especial de horizonte B textural, subjacente ao horizonte A ou E e precedido por mudança textural abrupta. Apresenta estrutura prismática, ou colunar, ou em blocos angulares e subangulares grandes ou médios, permeabilidade lenta ou muito lenta e cores acinzentadas ou escurecidas. É horizonte diagnóstico da ordem dos Planossolos. Geralmente estão situados em relevo pouco declivoso e são suscetíveis a erosão.

54

55

56

57

58 B Plíntico Presença de plintita* em quantidade igual ou superior a 15% (por volume) de solo e espessura de pelo menos 15cm. Arranjos de cores vermelhas e acinzentadas ou brancas, formando um padrão reticulado, poligonal ou laminar. Textura é franco arenosa. Forma-se em terrenos com lençol freático alto ou que pelo menos apresente restrição temporária à percolação da água. Regiões de clima quente e úmido, com relevo plano a suave ondulado. Permitir que o terreno permaneça saturado com água, pelo menos, uma parte do ano e sujeito a flutuações do lençol freático. É horizonte diagnóstico da ordem dos Plintossolos. *Material com baixo teor de matéria orgânica, alto teor de óxidos de ferro e alumínio, e baixo teor de bases trocáveis e nutrientes.

59

60

61

62

63

64 B Litoplíntico Constituído por petroplintita. Podendo englobar uma seção do perfil muito fraturada. Para ser considerado diagnóstico, deve ter uma espessura de 10cm ou mais. Constitui um sério impedimento para penetração das raízes e da água.

65 A plintita é um material contendo argila, quartzo, baixo teor de matéria orgânica e alto teor de ferro e alumínio. Ao longo do tempo esse mesmo material passa a ser denominado de petroplintita somente quando endurece irreversivelmente. Portanto, a plintita é um material precursor da petroplintita.

66

67

68

69 Horizonte cálcico O horizonte cálcico é um horizonte de acumulação de carbonato de cálcio, apresentando 15cm ou mais de espessura e contendo 15% ou mais de carbonato de cálcio e tendo no mínimo 5% a mais de carbonato que o horizonte C. Ocorre em solos situados em regiões com importante déficit de água, como no nordeste brasileiro. Normalmente está no horizonte C, mas pode ocorrer no horizonte B ou A.

70

71

72 Horizonte petrocálcico O horizonte petrocálcico é impermeável. Não existe no Brasil. O horizonte cálcico tende progressivamente a se tornar obturado com carbonatos e cimentado, formando horizonte contínuo, endurecido, maciço, tornando-se petrocálcico. É um horizonte contínuo, resultante da consolidação e cimentação de um horizonte cálcico por carbonato de cálcio, ou em alguns locais, com carbonato de magnésio. Quando seco, não permite a penetração da pá ou do trado. Maciço ou de estrutura laminar, extremamente duro e firme quando seco e úmido, respectivamente. Os poros não capilares estão obstruídos e o horizonte não permite a penetração das raízes.

73

74 Horizonte glei Horizonte com condições de umidade excessiva por longo período, com mobilização do ferro, causando despigmentação do solo, o qual adquire cores acinzentadas, oliváceas ou azuladas. Horizonte da ordem dos Gleissolos. Situam-se, geralmente, em planícies aluviais.

75 Subsuperficial ou eventualmente superficial, é caracterizado por redução de ferro e prevalência do estado reduzido, devido principalmente à água estagnada. Espessura de 15cm ou mais com menos de 15% de plintita. Horizonte fortemente influenciado pelo lençol freático e regime de umidade redutor. Pode ter mosqueados proeminentes, mas usualmente há uma trama de lineamentos ou bandas de croma baixo contornando os mosqueados.

76

77

78 Gleissolo Jandira-SP Foto de Déborah de Oliveira

79 Horizonte vértico É um horizonte subsuperficial que, devido a expansão e contração das argilas, apresenta feições pedológicas típicas, que são as superfícies de fricção (slickensides). Sua textura mais freqüente varia de argilosa a muito argilosa, com presença de argilas expansivas (esmectitas), com teores de argila superiores a 30%. Apresenta espessura mínima de 20cm. Horizonte da ordem dos Vertissolos. São solos muito suscetíveis a erosão.

80

81

82

83 Vertissolo Etiópia Foto de Déborah de Oliveira

84

85

86 SÚMULA DE SUFIXOS APLICADOS AOS SÍMBOLOS DE HORIZONTES E CAMADAS PRINCIPAIS a propriedades ândicas (vulcanoclásticas) Aa b horizonte enterrado Ab c concreções ou nódulos endurecidos Bc d acentuada decomposição de MO Od, Hd e escurecimento externo dos agregados por MO Be f presença de plintita Bf, Cf g glei Bg, Cg h acumulação iluvial de MO Bh i desenvolvimento incipiente do Horizonte B Bi j tiomorfismo (permanente ou temporariamente alagado sulfídrico) Bj

87 k presença de carbonatos Ck m extremamente cimentado Bm n acumulação de sódio Bn o MO mal ou não decomposta Oo, Ho p Horizonte lavrado ou revolvido Ap q acumulação de sílica Bq, Cq r rocha branda ou saprólito Cr s acumulação iluvial de Fe e Al com MO Bs t acumulação de argila iluvial Bt u modificações antropogênicas

88 v características vérticas Bv w intenso intemperismo do Horizonte B Bw x cimentação aparente que se desfaz quando umedecido Bx y acumulação de sulfato de cálcio By z acumulação de sais mais solúveis que sulfato de cálcio Bz

89

90 Classificação brasileira anterior a

91 Classificação brasileira posterior a 1999

92 Bibliografia básica OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada, Piracicaba, FEALQ, a.asp OGIA/Classificaçao1999%20EMBRAPA.pdf OLIVEIRA, João Bertoldo. Evolução e estágio atual da classificação de solos no Brasil. Palestra proferida no dia 07 de agosto, no XIII Congresso Latinoamericano de Ciência do Solo, Águas de Lindóia, SP. Angela Andreassa Elisabeth Pugsley

Principais Solos do Brasil. Prof a Adélia Aziz A. Pozza CSO 110 PEDOLOGIA

Principais Solos do Brasil. Prof a Adélia Aziz A. Pozza CSO 110 PEDOLOGIA Principais Solos do Brasil Prof a Adélia Aziz A. Pozza CSO 110 PEDOLOGIA Componentes do Solo A Líquido Sólido inorgânico B Gás C Sólido orgânico Cor do Solo Matéria Orgânica Argila e quartzo Goethita (óxido

Leia mais

PLINTOSSOLOS. Ordem. Sheila R. Santos 1

PLINTOSSOLOS. Ordem. Sheila R. Santos 1 PLINTOSSOLOS Ordem Apresentam horizonte com pronunciado acúmulo de óxidos de Fe e/ou Al na forma de nódulos e/ou concreções, ou mesmo de camadas contínuas. Sheila R. Santos 1 Sheila R. Santos 2 Sheila

Leia mais

Perfil do solo e horizontes diagnósticos

Perfil do solo e horizontes diagnósticos Universidade de São Paulo Escola Superior de gricultura Luiz de Queiroz Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Perfil do solo e horizontes diagnósticos Prof. Rafael Otto Piracicaba, SP 14 de setembro

Leia mais

Horizontes Diagnósticos

Horizontes Diagnósticos Horizontes Diagnósticos Horizonte Pedogenético X Horizonte Diagnóstico Horizonte pedogenético Cada uma das seções do solo resultantes dos processos pedogenéticos e que guardam relações entre si. Estas

Leia mais

NITOSSOLOS. Ordem. Sheila R. Santos 1

NITOSSOLOS. Ordem. Sheila R. Santos 1 NITOSSOLOS Ordem Solos medianamente profundos, bastante intemperizados, e com fraca diferenciação de horizontes, mas com macroagregados nítidos e reluzentes no horizonte B. Sheila R. Santos 1 SiBCS: NITOSSOLOS

Leia mais

Universidade Federal do Acre. Unidade V Perfil de Solo - Parte I

Universidade Federal do Acre. Unidade V Perfil de Solo - Parte I Universidade Federal do Acre Unidade V Perfil de Solo - Parte I Prof. Dr. José de Ribamar Silva 1. Conceito: Seção vertical de um solo englobando a sucessão de horizontes ou camadas, incluindo:. Manto

Leia mais

Se formam a partir de materiais praticamente inertes, extremamente resistentes ao intemperismo (areias de quartzo);

Se formam a partir de materiais praticamente inertes, extremamente resistentes ao intemperismo (areias de quartzo); NEOSSOLOS Ordem Solos pouco desenvolvidos, sem horizonte B diagnóstico Se formam a partir de materiais praticamente inertes, extremamente resistentes ao intemperismo (areias de quartzo); Foram recentemente

Leia mais

VERTISSOLOS. Ordem. Conhecidos como os solos de Deus. Deus nos defenda! Deus nos gilgai! Sheila R. Santos 3

VERTISSOLOS. Ordem. Conhecidos como os solos de Deus. Deus nos defenda! Deus nos gilgai! Sheila R. Santos 3 VERTISSOLOS Ordem Conhecidos como os solos de Deus. Deus nos defenda! Deus nos gilgai! Sheila R. Santos 3 VERTISSOLOS Deus nos defenda! Deus nos gilgai! Sheila R. Santos 4 VERTISSOLOS do latim vertere

Leia mais

Mecanica dos solos I. Pedogênese. Princípios físicos da pedogênese. Princípios físicos da pedogênese. Adição. Adição. Transformação.

Mecanica dos solos I. Pedogênese. Princípios físicos da pedogênese. Princípios físicos da pedogênese. Adição. Adição. Transformação. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia Centro de Ciencias Exatas e Tecnologicas Mecanica dos solos I Pedogênese 1. Intemperismo 1. Físico 2. Químico 3. Zonalidade 2. Mineralogia do solo 1. Classificação

Leia mais

Perfil do solo e interpretações

Perfil do solo e interpretações AULA 2 Hélio do Prado (Pesquisador Científico do IAC) Thiago A. B. do Prado (Graduando em Engenharia Agronômica da UFSCar) Perfil do solo e interpretações Perfil de solo e horizontes diagnósticos (Embrapa,

Leia mais

UNIDADE 4 USO DE INFORMAÇÕES SOBRE SOLOS

UNIDADE 4 USO DE INFORMAÇÕES SOBRE SOLOS Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Solos SOL 1001 Solos e Produção Animal UNIDADE 4 USO DE INFORMAÇÕES SOBRE SOLOS Alessandro Samuel-Rosa Santa Maria, junho de

Leia mais

Hélio do Prado Atalho Pedológico

Hélio do Prado Atalho Pedológico Hélio do Prado Atalho Pedológico Para classificar solos no campo Edição do autor Piracicaba 2013 Autor Hélio do Prado Capa e projeto gráfico João Paulo de Carvalho 2013, Hélio do Prado - Todos os direitos

Leia mais

Níveis categóricos do. Sistema Brasileiro de. Classificação de Solos

Níveis categóricos do. Sistema Brasileiro de. Classificação de Solos Níveis categóricos do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos Ordens Subordens Grandes grupos Subgrupos Famílias Séries 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Nível Presença ou ausência de atributos,

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS 1 Introdução O que significa classificar solos? Distribuir os solos em classes e/ou grupos segundo um sistema ou método de

Leia mais

Aula de Pedologia. Solos do Brasil. Benjamim Pereira Vilela e Selma Simões de Castro

Aula de Pedologia. Solos do Brasil. Benjamim Pereira Vilela e Selma Simões de Castro Aula de Pedologia Solos do Brasil Benjamim Pereira Vilela e Selma Simões de Castro Solos do Brasil Sumário Formação dos solos Classificação dos solos Principais solos do Brasil Solos do Brasil em correlação

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE. Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI

MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE. Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE Módulo: DO SOLO Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI PEDOLOGIA Idade em anos Solos material mineral e/ou orgânico inconsolidado na superfície

Leia mais

HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUPERFICIAIS

HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUPERFICIAIS HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUPERFICIAIS As características dos horizontes superficiais dos solos têm estreita relação com a dinâmica do carbono orgânico. O padrão desta dinâmica se estabelece a partir da

Leia mais

LSO 410: GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS SEMANA 1

LSO 410: GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS SEMANA 1 LSO 410: GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS SEMANA 1 Introdução à disciplina Programa Sobre as aulas O que vamos estudar? Solos profundos e muito intemperizados Solos Rasos e pouco intemperizados

Leia mais

Atributos Diagnósticos

Atributos Diagnósticos Atributos Diagnósticos MATERIAL ORGÂNICO Constituído por compostos orgânicos apresentando proporção variável de material mineral. Deve apresentar conteúdo de carbono orgânico maior ou igual a 80 g kg -1

Leia mais

Processos Pedogenéticos

Processos Pedogenéticos Processos Pedogenéticos São reações ou mecanismos de caráter químico, físico e biológico que produzem no interior do solo zonas características, correlacionadas com os chamados fatores de formação São

Leia mais

Ordem GLEISSOLOS. Sheila R. Santos 1

Ordem GLEISSOLOS. Sheila R. Santos 1 GLEISSOLOS Ordem Comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido, e o solo torne-se descolorido, com padrões acinzentados característicos.

Leia mais

Estrutura Hierárquica do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)

Estrutura Hierárquica do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) Estrutura Hierárquica do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) Workshop: Técnicas Inteligentes na Classificação de Solos para Aplicações na Agricultura UNICAMP/CNPTIA 18/04/2012 Critérios

Leia mais

MORFOLOGIA DO SOLO TRANSIÇÃO 01/03/2017 GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS - UFPR - PROF. MARCELO RICARDO DE LIMA 1.

MORFOLOGIA DO SOLO TRANSIÇÃO 01/03/2017 GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS - UFPR - PROF. MARCELO RICARDO DE LIMA 1. MORFOLOGIA DO SOLO Aula ministrada pelo Prof. Marcelo Ricardo de Lima, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA IBGE. Coordenação de Recursos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Argissolos 16,7%

INTRODUÇÃO. Argissolos 16,7% INTRODUÇÃO A região Nordeste do Brasil, em razão da diversidade de climas, formações vegetais, tipos de rochas e conformações do relevo, apresenta uma grande diversidade de ambientes e, consequentemente,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LSO 410 Gênese, Morfologia e Classificação de Solos

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LSO 410 Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LSO 410 Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Plintossolos e Vertissolos Prof. Pablo Vidal-Torrado Novembro / 2010 PLINTOSSOLOS

Leia mais

Horizonte mesclado com partes de horizonte A e de horizonte B (ou A e E ou A e C), porém com predomínio de material de A.

Horizonte mesclado com partes de horizonte A e de horizonte B (ou A e E ou A e C), porém com predomínio de material de A. tas e Comunicados ( voltar ) Nomeclatura de Horizontes e Camadas de Solos Síntese de Definições e Designações de Horizontes e Camadas de Solos seguir são apresentados, sinteticamente, os símbolos e notações

Leia mais

O SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS (SIBCS) Sheila R. Santos 1

O SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS (SIBCS) Sheila R. Santos 1 O SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS (SIBCS) Sheila R. Santos 1 Os solos devem ser estudados e classificados de acordo com os seus perfis Para que classificar os solos? Sheila R. Santos 2 Manihot

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS Profª. Drª. Mariana Soares Domingues Introdução O que significa classificar solos? Distribuir os solos em classes e/ou grupos

Leia mais

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Solos Prof ª. Ana Cátia - CAMADAS DO SOLO Solos . TIPOS DE SOLOS - ARGILOSO: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica

Leia mais

Outros horizontes diagnósticos subsuperficiais Duripã Fragipã Horizonte cálcico Horizonte E álbico Horizonte petrocálcico Horizonte sulfúrico

Outros horizontes diagnósticos subsuperficiais Duripã Fragipã Horizonte cálcico Horizonte E álbico Horizonte petrocálcico Horizonte sulfúrico O A B C Horizontes diagnósticos superficiais Horizonte A antrópico Horizonte A chernozêmico Horizonte A fraco Horizonte A húmico Horizonte A moderado Horizonte A proeminente Horizonte hístico Horizontes

Leia mais

PERFIL DO SOLO PERFIL DO SOLO 01/03/2017 GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLO - UFPR - PROF. MARCELO RICARDO DE LIMA 1 BIBLIOGRAFIA

PERFIL DO SOLO PERFIL DO SOLO 01/03/2017 GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLO - UFPR - PROF. MARCELO RICARDO DE LIMA 1 BIBLIOGRAFIA PERFIL DO SOLO ula ministrada pelo Prof. Marcelo Ricardo de Lima, do Departamento de Solos e Engenharia grícola da Universidade Federal do Paraná. BIBLIOGRFI IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA Luiz de Queiroz LSO Gênese, Morfologia e Classificação de Solos SOLOS SOLOS POUCO DESENVOLVIDOS RASOS

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA Luiz de Queiroz LSO Gênese, Morfologia e Classificação de Solos SOLOS SOLOS POUCO DESENVOLVIDOS RASOS ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA Luiz de Queiroz LSO 410 - Gênese, Morfologia e Classificação de Solos SOLOS SOLOS POUCO DESENVOLVIDOS RASOS Prof. Jairo A. Mazza Piracicaba, SP Fonte: Buol et al., 1997.

Leia mais

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Edicarlos Damacena de Souza Marcos Henrique Dias Silveira mhds@ufmt.br O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais,

Leia mais

PROCESSOS PEDOGENÉTICOS

PROCESSOS PEDOGENÉTICOS PROCESSOS PEDOGENÉTICOS São reações ou mecanismos de caráter químico, físico e biológico que produzem no interior do solo zonas características correlacionadas aos chamados fatores de formação São processos

Leia mais

Universidade Federal do Acre. UNIDADE 5 Perfil de Solo - Parte II Descrição Morfológica

Universidade Federal do Acre. UNIDADE 5 Perfil de Solo - Parte II Descrição Morfológica Universidade Federal do Acre UNIDADE 5 Perfil de Solo - Parte II Descrição Morfológica Prof. Dr. José de Ribamar Silva 1. Importância. Classificação taxonômica e técnica de solos;. Levantamento de solos;.

Leia mais

Solo como componente do ambiente e fator para os processos erosivos: características e atributos das classes de solo no Brasil

Solo como componente do ambiente e fator para os processos erosivos: características e atributos das classes de solo no Brasil Solo como componente do ambiente e fator para os processos erosivos: características e atributos das classes de solo no Brasil Ademir Fontana Pesquisador, Embrapa Solos Qual a suscetibilidade à erosão?

Leia mais

%

% PERFIL 2 1. Descrição geral Situação e declive: Corte de estrada na meia encosta de uma elevação com 5% de declividade. Material de origem: Rochas sedimentares, arenito. Pedregosidade e rochosidade: Não

Leia mais

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA z Gênese e Morfologia do Solo Morfologia do solo Morfologia do solo: significa o estudo

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CLASSES DE SOLOS

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CLASSES DE SOLOS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DO ABASTECIMENTO - MAPA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOLOS - CNPS UNIDADE DE EXECUÇÃO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS PARA A ATIVIDADE FLORESTAL

CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS PARA A ATIVIDADE FLORESTAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Disciplina de Solos Florestais Docência Orientada CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS PARA A ATIVIDADE FLORESTAL Neiva Somavilla Gelain Mestranda PPGEF

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS. Solos do Acre. Professor Adjunto do DCA-UFAC

CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS. Solos do Acre. Professor Adjunto do DCA-UFAC INSTRUTOR: Dr. José Ribamar Torres da Silva Professor Adjunto do DCA-UFAC Classificação Taxonômica LATOSSOLOS ------------------------------------------------------------- Local de Ocorrência A1 AB BA

Leia mais

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA Luiz de Queiroz LSO 410 - Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) Prof. Dr. Rafael Otto Prof. Dr. Jairo Antonio Mazza

Leia mais

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Estudos Ambientais Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Objetivos da aula Definir os conceitos de solo e intemperismo Compreender o processo de formação do solo Conhecer os tipos de solos existentes.

Leia mais

ROTEIRO DO EXERCÍCIO COMPOSIÇÃO, MORFOLOGIA E PERFIL DO SOLO

ROTEIRO DO EXERCÍCIO COMPOSIÇÃO, MORFOLOGIA E PERFIL DO SOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO SOLO DISCIPLINA DE GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO ROTEIRO DO EXERCÍCIO COMPOSIÇÃO, MORFOLOGIA E PERFIL DO SOLO Prof.

Leia mais

MORFOLOGIA DO PERFIL DO SOLO

MORFOLOGIA DO PERFIL DO SOLO MORFOLOGIA DO PERFIL DO SOLO MORFOLOGIA DO PERFIL SOLO Conceito: - Aparência do solo no campo (perfil). - Características visíveis a olho nu ou perceptíveis por manipulação Características morfológicas

Leia mais

Fragilidades e potenciais dos solos da região da metade Sul do RS

Fragilidades e potenciais dos solos da região da metade Sul do RS Fragilidades e potenciais dos solos da região da metade Sul do RS Prof. Ricardo Simão Diniz Dalmolin Prof. Fabrício de Araújo Pedron Prof. Ricardo Bergamo Schenato Fonte: On the Value of Soil Resources

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085. Perfil do solo

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085. Perfil do solo NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Perfil do solo 1 conteúdo 1.Horizontes 2.Fenômenos que ocorrem no perfil do solo 3.Sub-divisão dos perfis do solo 2 1.Horizontes no perfil do solo Formação e definição

Leia mais

Técnicas de campo para descrição morfológica do solo

Técnicas de campo para descrição morfológica do solo FLG 1254 Pedologia Aula 03 Técnicas de campo para descrição morfológica do solo HORIZONTES DO SOLO Sob a ação de fenômenos biológicos, físicos e químicos, o solo começa a formar-se, organizando-se em camadas

Leia mais

Solos e sua importância ambiental

Solos e sua importância ambiental Solos e sua importância ambiental Atributos físicos e químicos do solo -Aula 1- Prof. Josinaldo Lopes Araujo Rocha INTRODUÇÃO SOLO são produtos da ação combinada dos FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLO (FFS) Equação

Leia mais

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios Os solos e a cultura do arroz

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios Os solos e a cultura do arroz XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios Os solos e a cultura do arroz HUMBERTO GONÇALVES DOS SANTOS (1), ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO

Leia mais

ABS Paraná. Curso Sommelier - Avançado Agosto/2014. Solos. Engo Agro Ronei Luiz Andretta

ABS Paraná. Curso Sommelier - Avançado Agosto/2014. Solos. Engo Agro Ronei Luiz Andretta ABS Paraná Curso Sommelier - Avançado Agosto/2014 Engo Agro Ronei Luiz Andretta Visão do solos pelas diferentes profissões: Engenharia civil -> solo é suporte para construções e estradas; Geologia -> solo

Leia mais

Ocorrência, gênese e classificação

Ocorrência, gênese e classificação Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo Seminário em Ciência do Solo Ocorrência, gênese e classificação de solos halomórficos no Brasil Orientador: Prof. Mateus

Leia mais

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Infiltração de água no solo Processo pelo qual a água penetra no solo através de sua superfície. Fatores que afetam a infiltração Tipo de solo Umidade atual do solo Condutividade

Leia mais

Solos e suas várias importâncias

Solos e suas várias importâncias SOLOS Solos e suas várias importâncias Fornecer alimentos, madeira e terra para construções. Capacidade de decompor resíduos e purificar a água. Capacidade de regular as enchentes. Na paisagem, produzindo

Leia mais

Solos e sua importância ambiental

Solos e sua importância ambiental Solos e sua importância ambiental Atributos físicos e químicos do solo -Aula 1- Prof. Alexandre Paiva da Silva INTRODUÇÃO SOLO são produtos da ação combinada dos FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLO (FFS) Equação

Leia mais

HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUBSUPERFICIAIS

HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUBSUPERFICIAIS HORIZONTES DIAGNÓSTICOS SUBSUPERFICIAIS Mayame de Brito SANTANA 1 Vinicius Santos Gomes da SILVA 2 Elaine Rocha GALVÃO 3 1 Engenheira Agrônoma, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Leia mais

ESTRUTURA E AGREGAÇÃO DO SOLO Aula 3. Prof. Rafael Otto

ESTRUTURA E AGREGAÇÃO DO SOLO Aula 3. Prof. Rafael Otto ESTRUTURA E AGREGAÇÃO DO SOLO Aula 3 Prof. Rafael Otto ESTRUTURA DO SOLO O termo estrutura do solo se refere ao arranjo das partículas de areia, silte, argila e matéria orgânica em estruturas menores,

Leia mais

ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS

ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS ATIVIDADE DA FRAÇÃO ARGILA Refere-se à capacidade de troca de cátions 1 correspondente à fração argila, calculada pela expressão: T x 1000/g.kg -1 de argila. Atividade alta (Ta)

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO 1. PROCESSOS GERAIS DE FORMAÇÃO DO SOLO - TRANSFORMAÇÃO PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO - REMOÇÃO - TRANSLOCAÇÃO - ADIÇÃO 2. PROCESSOS ESPECÍFICOS - Latossolização - Gleização - Eluviação e Iluviação - Sulfetização

Leia mais

Caracterização e classificação de solo hidromórfico em área de APP do rio Santo Antônio Gurupi- TO (1).

Caracterização e classificação de solo hidromórfico em área de APP do rio Santo Antônio Gurupi- TO (1). Caracterização e classificação de solo hidromórfico em área de APP do rio Santo Antônio Gurupi- (1) (2) TO (1). (2) Amanda da Silva Reis ; Flávia Barreira Gonçalves (2) ; Wilma Dias Santana (2) ; Aline

Leia mais

Solos de Goiás. Adriana Aparecida Silva e Selma Simões de Castro

Solos de Goiás. Adriana Aparecida Silva e Selma Simões de Castro Solos de Goiás Adriana Aparecida Silva e Selma Simões de Castro Solos de Goiás Sumário 1. Solos de Goiás distribuição caracterização elementos de correlação 2. Aptidão agrícola das terras 1. Solos de Goiás

Leia mais

Classificação dos Solos

Classificação dos Solos Classificação dos Solos SOLOS BRASILEIROS exemplo - solos do RS Lemos e outros,1973- escala 1:750.000 Levantamento semelhante p/ Santa Catarina Levantamentos Brasileiros - EMBRAPA e IBGE - RADAMBRASIL

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBS)

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBS) Adilson de C. Antônio Aula 4 e-tec Brasil Solos Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBS) Meta Apresentar a hierarquia do sistema brasileiro de classificação de solos. Objetivos Ao final desta

Leia mais

ANÁLISE SOBRE UM PERFIL DO SOLO NO MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE/RN

ANÁLISE SOBRE UM PERFIL DO SOLO NO MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE/RN Revista do CERES Volume 1, Número 2 2015 http://www.cerescaico.ufrn.br/ceres/ ANÁLISE SOBRE UM PERFIL DO SOLO NO MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE/RN Analysis Of A Soil Profile In Great Taboleiro County /

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

Solos tropicais: formação, distribuição e associações Potencialidades e limitações das principais classes de solos tropicais

Solos tropicais: formação, distribuição e associações Potencialidades e limitações das principais classes de solos tropicais Solos tropicais: formação, distribuição e associações Potencialidades e limitações das principais classes de solos tropicais Marcos Koiti Kondo Perfis hipotéticos ilustrando diferentes horizontes e camadas:

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AGRÁRIAS GEORREFERENCIADAS UNIVERSIDADE ESTATUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS FORMAÇÃO DOS SOLOS

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AGRÁRIAS GEORREFERENCIADAS UNIVERSIDADE ESTATUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS FORMAÇÃO DOS SOLOS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AGRÁRIAS GEORREFERENCIADAS UNIVERSIDADE ESTATUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS FORMAÇÃO DOS SOLOS Profa. Célia Regina Lopes Zimback Botucatu Junho 2003 SOLOS -

Leia mais

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo Unidade III - SILVA J.R.T., 2005 1. Material de Origem. 2. Clima. 3. Relevo. 4. Organismos Vivos. 5. Tempo. Estudo da influência de cada fator é difícil Interdependência entre eles. Fatores Ativos: Clima

Leia mais

GEOTÉCNICA Bibliografia

GEOTÉCNICA Bibliografia GEOTÉCNICA Formação de Solos - Solos Residuais - Solos Transportados Bibliografia: Notas de aula (apostila) de Geotécnica, Prof. Reno Reine Castello (1998) Chiossi, N. J. (1979); Geologia Aplicada à Engenharia

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Processos de formação dos solos e Perfil do solo Profª. Drª Mariana Soares Domingues 1 A pedosfera como uma interface ambiental Na escala de quilômetros (a), o solo faz

Leia mais

Agora, as quatro ordens que faltam!

Agora, as quatro ordens que faltam! Adilson de C. Antônio Aula 8 e-tec Brasil Solos Agora, as quatro ordens que faltam! Meta Apresentar as seguintes ordens de solos: ORGANOSSOLOS, PLINTOSSOLOS, LATOSSOLOS e PLANOSSOLOS. Objetivos Ao final

Leia mais

Pedologia. Antonio Soares da Silva

Pedologia. Antonio Soares da Silva Pedologia Antonio Soares da Silva Origem da descrição dos solos Importância: Alimentação Sustentação das florestas Armazenamento da água da chuva Fornecimento de materiais Origem da descrição dos solos

Leia mais

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA z Gênese e Morfologia do Solo 2 z Atributos físicos do solo Textura (granulometria)

Leia mais

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo

Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA. Gênese e Morfologia do Solo Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal Mestre em Ciências de Florestas Tropicais Professora Assistente CESIT - UEA z Gênese e Morfologia do Solo 2 z Atributos físicos do solo Textura (granulometria)

Leia mais

PCS 502 CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Aula 5: Levantamento Conservacionista e classes de capacidade. Prof. Marx Leandro Naves Silva

PCS 502 CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Aula 5: Levantamento Conservacionista e classes de capacidade. Prof. Marx Leandro Naves Silva PCS 502 CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Aula 5: Levantamento Conservacionista e classes de capacidade de uso do solo Prof. Marx Leandro Naves Silva Levantamento Conservacionista e classes de capacidade de

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes)

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) Os Solos - Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) - Solo: camada superficial, resultante de rocha decomposta ou triturada. Mistura-se a matéria orgânica. - Intemperismo: ação decompositora

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085. MORFOLOGIA DOS SOLOS Profª Mariana Soares Domingues

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085. MORFOLOGIA DOS SOLOS Profª Mariana Soares Domingues NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 MORFOLOGIA DOS SOLOS Profª Mariana Soares Domingues 1 O que é morfologia? Definição Morfologia é o estudo das formas dos objetos, retratando-os com: Palavras Desenhos

Leia mais

Considerações Metodológicas Embrapa Solos

Considerações Metodológicas Embrapa Solos Página 1 de 5 Considerações Metodológicas Embrapa Solos 1) Geração do Mapa de CE do Solo para o Brasil: Proposta de Atualização do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS 2012). As propostas

Leia mais

Manejo de solos para piscicultura

Manejo de solos para piscicultura Manejo de solos para piscicultura Formação e características para instalação de reservatórios Pesquisador Silvio Tulio Spera Área de Uso, manejo, conservação e classificação de solos Formação e morfologia

Leia mais

ESTRUTURA DO SOLO. Uma das propriedades mais importantes do solo Solos bem estruturados Solos bem agregados

ESTRUTURA DO SOLO. Uma das propriedades mais importantes do solo Solos bem estruturados Solos bem agregados 1 ESTRUTURA DO SOLO PROF. GILSON MOURA FILHO/SER/UFAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: FÍSICA DE SOLOS 1. INTRODUÇÃO Uma das propriedades mais importantes do solo Solos bem estruturados

Leia mais

FLG Pedologia AULA 12. Distribuição dos processos de alteração na superfície da Terra e os solos do mundo

FLG Pedologia AULA 12. Distribuição dos processos de alteração na superfície da Terra e os solos do mundo FLG 1254 - Pedologia AULA 12 Distribuição dos processos de alteração na superfície da Terra e os solos do mundo Varia em função dos parâmetros climáticos atuais, distinguindo dois domínios: 1) Regiões

Leia mais

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo Esquema da composição do horizonte A de um solo quando em boas condições para o crescimento das plantas. O conteúdo de ar e água dos poros é variável. No caso, metade está ocupada pela água Grãos de areia

Leia mais

Hélio do Prado. Pedologia Fácil. Aplicações em solos tropicais. 4ª edição Piracicaba Pedologia. Fácil. Hélio do Prado

Hélio do Prado. Pedologia Fácil. Aplicações em solos tropicais. 4ª edição Piracicaba Pedologia. Fácil. Hélio do Prado Hélio do Prado Pedologia Fácil Aplicações em solos tropicais 4ª edição Piracicaba 2013 Pedologia Fácil Hélio do Prado Sumáro 1. Introdução...13 2. Geologia e relevo...13 3. Clima...14 3.1 Tipos climáticos...14

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO Profa. Marciléia Silva do Carmo Propriedades Físicas e Química Características Físicas Textura

Leia mais

Composição do solo. Luciane Costa de Oliveira

Composição do solo. Luciane Costa de Oliveira Composição do solo Luciane Costa de Oliveira Introdução O solo é composto por matéria mineral, matéria orgânica, água e ar; Além da areia, argila e MO (fase sólida), o solo apresenta canais ou poros, importantes

Leia mais

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia ramo da geografia que estuda os solos Formação do solo Decomposição da

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II MÓDULO 03 GEOGRAFIA II Ação da água Oscilações de temperatura Atuação dos seres vivos (animais e vegetais) ROCHA Com o tempo ocorre a desintegração e a decomposição Os minerais vão se quebrar em pequenos

Leia mais

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil Formação dos Solos Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Professora: Carolina Angélica Ghelli email: carolinaghelli@gmail.com

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 MORFOLOGIA DOS SOLOS 1 O que é morfologia? Definição Morfologia é o estudo das formas dos objetos, retratando-os com: Palavras Desenhos fotos Objetivo Descrição padronizada

Leia mais

Os vertisolos - Expandem-se e Contraem-se constantemente com a variação da humidade

Os vertisolos - Expandem-se e Contraem-se constantemente com a variação da humidade A análise de solos Os Solos O solo é o resultado da complexa interacção dos processos físicos, químicos e biológicos variados que actuam na pedra ou sedimento ao longo do tempo; Os solos são produtos das

Leia mais

SOLOS. Prof Robert ROC

SOLOS. Prof Robert ROC SOLOS Para o Geólogo, o solo é visto como o produto da alteração das rochas na superfície in: Decifrando a terra Formação e Evolução dos Solos Os solos representam basicamente a ação das forças exógenas

Leia mais

Caracterização de dois perfis com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) no Lago do Limão AM

Caracterização de dois perfis com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) no Lago do Limão AM Caracterização de dois perfis com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) no Lago do Limão M Characterization of two soil profiles with antropic horizon (Black Earth) in the Lago do Limão M MCEDO R.

Leia mais

SOLO. Erosão e deposição. Rocha ÍGNEA. Fusão parcial

SOLO. Erosão e deposição. Rocha ÍGNEA. Fusão parcial SEDIMENTO REGOLITO Pedogênese Intemperismo Erosão e deposição Litificação Rocha SEDIMENTAR Rocha ÍGNEA Solidificação Fusão parcial Metamorfismo Rocha METAMÓRFICA INTEMPERISMO Manto de Intemperismo (regolito)

Leia mais