OBJETIVO. Serão dicas e elementos que podem ser usados de forma direta e fácil por todas as escolas. Não ditaremos regras ou receitas de bolo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVO. Serão dicas e elementos que podem ser usados de forma direta e fácil por todas as escolas. Não ditaremos regras ou receitas de bolo."

Transcrição

1 A Rádio na Escola

2 OBJETIVO A intenção da oficina é apresentar aos professores elementos da Educomunicação voltada para o Rádio, que permitam o debate do fazer educativo em sala de aula, aproxime o professor de ferramentas que auxiliem seu trabalho e fomentem o aprendizado sobre os temas abordados, em nosso caso o lixo. Assim, vamos buscar contar uma história de diferentes ângulos, tendo como meta cativar os alunos e despertar nele o sentimento de pertencimento no projeto e na comunidade escolar. Serão dicas e elementos que podem ser usados de forma direta e fácil por todas as escolas. Não ditaremos regras ou receitas de bolo.

3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO Podemos definir Comunicação como: Uma atividade educativa Troca de experiências Transmissão de significados Garantia de integração social Mudança de conceitos sociais Processo claro e direto Se não houver um processo claro e direto de comunicação entre professores e os alunos, bem como a comunidade, o projeto pode se tornar um fracasso.

4 O QUÊ COMUNICAR E PARA QUEM Assunto que desperte o interesse e seja novo. Sempre defina com seus alunos sobre o que desejam comunicar. O assunto deve ser de fácil compreensão pelas pessoas. Temas mais complexos: reúna o máximo de elementos que possam auxiliar o entendimento do seu público-alvo. Lembre-se: Nosso cérebro funciona como antena de TV

5 RÁDIO NA ESCOLA Objetivo Além de decidir o nome da rádio, é preciso construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.

6 RÁDIO NA ESCOLA COMO FAZER? Para se montar uma rádio na escola são necessários alguns equipamentos: 1. Microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais; 2. Fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som; 3. Rádio-gravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução; 4. Caixa de som: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado. Quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas; 5. Microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução e gravação de matérias.

7 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música feita pelos alunos. É preciso destacar Pauta (Roteiro de desenvolvimento do programa ) Reunião de Pauta Espelho do Jornal Usar trilha branca Não usar software pirata Valorizar cultura local

8 RÁDIO NA ESCOLA ESPELHO DO JORNAL LOC. 1º BLOCO: - Abertura do programa - Destaques do programa - Notas - Reportagem - Serviço TEC. LOC.: TEC.: LOC.: INTERVALO: 30 seg 2º BLOCO - Notas - Reportagem - Serviço INTERVALO: 30 seg 3º BLOCO: - Serviço - Notas - Reportagem - Encerramento e Ficha Técnica.

9 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Vinheta A vinheta em uma programação radiofônica serve para identificar um programa, uma emissora ou um locutor. Geralmente tem a duração entre 10 a 30 segundos, e tem como proposta uma musica fácil de decorar e que seja repetida facilmente pelas pessoas. Vinheta do Programa Serve como uma moldura, para localizar o ouvinte onde inicia e onde acaba o programa. Vinheta da emissora Serve para identificar em qual emissora o ouvinte está sintonizado, essa vinheta aparece durante toda a programação. Vinheta pessoal Essa vinheta é o jargão de um locutor onde o ouvinte consegue identificar qual é o locutor do programa.

10 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Spot e Jingle O spot deriva-se do termo, Spot Advertising, que significa ponto de propaganda. O surgimento desta peça radiofônica no rádio como produto publicitário deu-se em 1930, nos Estados Unidos, pela iniciativa de radialistas como Ida Bailey Allen, Aunt Sammy e Bett Crocker que, a fim de conquistarem patrocinadores para seus programas, criaram peças comerciais curtas e baratas. O Jingle por sua vez trabalha de forma artística, onde a própria musica é a mensagem, como exemplo clássico temos o jingle do guaraná Antártica.

11 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Noticia Nos anos 40 a rádio se transformou em uma das maiores fontes de noticias que a população brasileira tinha acesso. Mesmo nos dias de hoje, com a TV, o rádio tem um papel fundamental na veiculação de noticias. A noticia é a essência do jornalismo, um fato que seja relevante a um grupo ou a uma comunidade que pode ser transformado em noticia. Para articular esse fato que foi transformado em noticia os jornalistas criaram uma regra chamada LEAD O quê - o fato ocorrido "Quem - o personagem envolvido "Onde - o local do fato "Quando - o momento do fato "Por quê - a causa do fato "Como - o modo como o fato ocorreu

12 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Entrevista e Enquete A entrevista, direta ou indireta, representa uma das fontes mais importantes para a transmissão de alguma informação. Normalmente, a entrevista é realizada com algum especialista da área. Ex. Se falarmos em educação, normalmente, entrevistaremos uma professora, diretora... Para realização das perguntas não podemos esquecer, de algumas questões fundamentais para que o ouvinte entenda a entrevista. O uso da técnica do Lead pode nos ajudar nesse momento. A enquete tem como objetivo trazer para programação a opinião da população e não mais apenas a opinião de um especialista da área. As perguntas deverão ser realizadas para pessoas diversas, estudantes, donas de casa, frentista. Precisamos tomar cuidado para não forjar uma enquete, isso quer dizer, na hora da edição, eliminar opinião que estão de desacordo com a sua.

13 RÁDIO NA ESCOLA Estrutura do Programa Rádionovela Durante muitos anos a rádionovela causou enormes comoções sociais. Em 1938, nos Estados Unidos, o locutor Orson Welles narrou, usando somente sons e silêncios sob a forma de uma cobertura jornalística, a invasão de marcianos em A Guerra dos Mundos. Em 1941, vai ao ar a primeira radionovela no Brasil, Em busca da Felicidade, que dura três anos. Construção de histórias Uma história tradicional será boa quando deixamos o ouvinte querendo descobrir o final. Três perguntas devem ser respondidas: Quem é o herói ou heroína? O que ele, ou ela, quer? Por que eu deveria me importar? Para produzir programas de qualidade precisaremos pensar nos recursos de linguagens que o rádio oferece.

14 RÁDIO NA ESCOLA EDITANDO O PROGRAMA Depois que fizemos as entrevistas e gravações, é hora de editar o material, ou seja, limpar as gordurinhas. Para isso usaremos o AudaCity, um software gratuito e que resolve 90% das nossas necessidades em termos de edição.

15 RÁDIO NA ESCOLA TRILHA BRANCA Para dar ainda mais qualidade e vida ao nosso programa é essencial que usemos sons na edição. Afinal, estamos no Rádio! Existe um site que reúne mais de 40 mil músicas e sons gratuitos, a chamada trilha branca. Você pode usar sem ter que pagar direitos autorais.

16 RÁDIO NA ESCOLA DIVULGANDO O TRABALHO Ok. O programa está feito, gravado e editado. Agora precisamos divulgar, transmitir para nossos ouvintes. Podemos usar a estrutura de som da escola, uma caixa amplificadora na hora do intervalo ou mesmo via internet, de graça. Para colocar na Internet vamos usar um site chamado SoundCloud ( Ele permite que publiquemos de graça até 2 horas de áudio. Veja:

17 ACABOU! OBRIGADO PELO APOIO, ATENÇÃO E ESPERO QUE POSSAM APROVEITAR ESTAS DICAS EM SEUS TRABALHOS. BOA SEMANA!

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante para cativar os ouvintes a escutarem a estação de

Leia mais

Plano de Curso. FERRARETTO, Luiz Artur. O veículo, a história e a técnica. 2 ed. Porto Alegre, Sagra Luzzatto, 2001.

Plano de Curso. FERRARETTO, Luiz Artur. O veículo, a história e a técnica. 2 ed. Porto Alegre, Sagra Luzzatto, 2001. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS Departamento de Ciências da Comunicação Curso de Comunicação Social Jornalismo Disciplina: Laboratório de Rádio II Professora: Debora

Leia mais

Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1)

Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1) Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1) Nesta oficina vamos trabalhar o detalhamento da estrutura de uma rádio, será discutido sobre a produção radiofônica. Em seguida partiremos para a técnica de produção

Leia mais

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL A Coordenação Geral, Artística e Jornalística da Rádio Plural, webradio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna

Leia mais

wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA

wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA Apresentação inicial WANDERLEY RODRIGO DE SOUZA Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação; Bacharel em Sistemas de Informação; Técnico em Eletrônica

Leia mais

PROFISSIONAIS RÁDIO E TV ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO

PROFISSIONAIS RÁDIO E TV ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO CATEGORIAS PROFISSIONAIS RÁDIO E TV PUBLICITÁRIOS ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO 1 CATEGORIA / PROFISSIONAIS Serão premiados com o Troféu Microfone de Ouro os profissionais comprovadamente atuantes em emissoras

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Spot SPOT Formato de anúncio gravado veiculado em rádio. Inserido durante o intervalo comercial dos programas. Em geral, é um texto falado, acompanhado

Leia mais

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro Enquete realizada pelo Grupo dos Profissionais do Rádio entre os dias 16 e 21 de setembro de 2009 O convite para os ouvintes foi através de spot veiculado em algumas emissoras do Brasil. Encaminhamos via

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

WEBRÁDIO. Professoras multiplicadoras Nubea Rodrigues Xavier Zélia Caetano Cordeiro Chaves

WEBRÁDIO. Professoras multiplicadoras Nubea Rodrigues Xavier Zélia Caetano Cordeiro Chaves GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

PROGRAMA DANDO UM BAILE. Iranete JACOB 1 Marli SANTOS 2 Centro de Ensino Superior do Amazonas, Ciesa, Manaus-Am

PROGRAMA DANDO UM BAILE. Iranete JACOB 1 Marli SANTOS 2 Centro de Ensino Superior do Amazonas, Ciesa, Manaus-Am PROGRAMA DANDO UM BAILE Iranete JACOB 1 Marli SANTOS 2 Centro de Ensino Superior do Amazonas, Ciesa, Manaus-Am RESUMO Este paper apresenta o programa Dando um Baile destinado aos formandos em geral. Foi

Leia mais

RÁDIO UNIVERSIDADE FM

RÁDIO UNIVERSIDADE FM RÁDIO UNIVERSIDADE FM Histórico Criada em 30 de março de 1974, através da Resolução nº 217/74, a Rádio Universidade (UEL) FM, entrou no ar em 06 de junho de 1990. Em 31 de julho de 2009 voltou a ser Órgão

Leia mais

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4 RESUMO Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista

Leia mais

RÁDIO TEIA - uma experiência de radiojornalismo

RÁDIO TEIA - uma experiência de radiojornalismo 1 FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1 Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP RESUMO Poesia pra tocar no rádio A vida e a obra de Alice

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE D.O

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE D.O Autor: Mesa Diretora LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE 2003 - D.O. 27.05.03. * Dispõe sobre a criação da estrutura organizacional da TV Assembléia, conforme a Lei nº 7.860, de 19 de dezembro de 2002, e dá

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Conexão Ciência 1 Beatriz Fontana ASSUMPÇÃO 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO O boletim eletrônico Conexão Ciência é uma das

Leia mais

A história social do Jazz 1

A história social do Jazz 1 A história social do Jazz 1 Andressa MALTACA 2 Jhonny ISAC 3 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 4 Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER Curitiba/PR RESUMO A história social do jazz é um áudio

Leia mais

CONSERVA CULTURAL: JORNALISMO EM PODCAST NO SITE JORNALÍSTICO CULTURA PLURAL

CONSERVA CULTURAL: JORNALISMO EM PODCAST NO SITE JORNALÍSTICO CULTURA PLURAL 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CONSERVA

Leia mais

Spot Chamada de Terror UniNorte 1

Spot Chamada de Terror UniNorte 1 Spot Chamada de Terror UniNorte 1 Natália Monteiro LIMA 2 Rejane Castro GUEDES 3 Everton da Rocha SANTIAGO 4 Prof.ª. Eudóxia PEREIRA 5 Centro Universitário do Norte, Manaus, AM. RESUMO Esse spot faz parte

Leia mais

ODOR FREE NA VIDA DE UM ADOLESCENTE. Arthur Luís Machado da Veiga 1 Centro Universitário Metodista do Sul IPA, Porto Alegre, RS

ODOR FREE NA VIDA DE UM ADOLESCENTE. Arthur Luís Machado da Veiga 1 Centro Universitário Metodista do Sul IPA, Porto Alegre, RS ODOR FREE NA VIDA DE UM ADOLESCENTE Arthur Luís Machado da Veiga 1 Centro Universitário Metodista do Sul IPA, Porto Alegre, RS RESUMO Esse Spot foi desenvolvido como parte de uma campanha publicitária

Leia mais

Programa laboratorial de radiojornalismo - Atmosfera Mulher 1

Programa laboratorial de radiojornalismo - Atmosfera Mulher 1 Programa laboratorial de radiojornalismo - Atmosfera Mulher 1 Lilian GERALDINI 2 Beatriz BUCK 3 Ivan COSTA 4 Mariana ANTONELLA 5 Roxane REGLY 6 Luiz VELOSO 7 Instituto Superior de Ciências Aplicadas, Limeira,

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

REGULAMENTO. O Evento

REGULAMENTO. O Evento REGULAMENTO O Evento A Mostra Universitária da Comunicação - MUC é um evento que tem como objetivo destacar e divulgar os melhores trabalhos desenvolvidos em disciplinas dos Cursos de Comunicação da Universidade

Leia mais

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba A BR Brazil Show é um novo hub de comunicação e entretenimento, com foco na música brasileira, em especial o samba, o pagode, bem

Leia mais

Procedimentos - Imprensa

Procedimentos - Imprensa Procedimentos - Imprensa 1. Estrutura da Redação O processo de elaboração e composição depende de muitos fatores. Para que as produtos jornalísticos sejam escritos, gravados, editados, diagramados e publicados,

Leia mais

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp MÍDIA KIT 2018 ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp 2 No ar desde 2011, desenvolvendo seu trabalho priorizando a busca de inovação no

Leia mais

TABELA DE 20 PREÇOS 19

TABELA DE 20 PREÇOS 19 TABELA DE PREÇOS 20 19 Quem ouve gosta. patrocínios a tarde fm / 103,9 1ª Edição: das 7h às 9h 2ª Edição: das 17h às 19h 6h30, 7h20, 7h40, 8h05, 8h35, 9h30, 10h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h20,

Leia mais

Três formatos de radiojornalismo laboratorial na Unimep

Três formatos de radiojornalismo laboratorial na Unimep FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Spot Dr. Li Xianhua 1 José LeonardoMariano de Souza 2 Renata Dutra Moreira Santos 3 Ludmilla Skrepchuk Soares 4 Universidade Presidente Antônio Carlos- UNIPAC, Conselheiro Lafaiete, MG 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

Conexão Ciência 1. Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Conexão Ciência 1. Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR Conexão Ciência 1 Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO O boletim eletrônico Conexão Ciência é uma das

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES:

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: Ms. Tibério Mendonça de Lima Ms. Luciana Estevam da Silva FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL Muita gente hoje

Leia mais

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira)

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA Depoimento de Eduardo Poyart à Luciana Pereira

Leia mais

Uma oportunidade para clientes que objetivam reforçar marca e imagem associando-se a um dos mais importantes eventos do setor.

Uma oportunidade para clientes que objetivam reforçar marca e imagem associando-se a um dos mais importantes eventos do setor. Como acontece todos os anos as equipes de telejornalismo da RBS TV e TVCOM estarão atentas a tudo o que acontece no dia-a-dia da Expointer. Fazendo a divulgação completa desta feira internacional de animais,

Leia mais

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA e hora da folia! Mais uma vez a TV A Crítica/Record TV trará um time de peso e tecnologia de ponta para transmitir o desfile das escolas de samba de Manaus no Sambódromo, no dia 02 de Março pela TV e também

Leia mais

Rádio Pefem: Proposta de Radiodifusão na Penitenciária Estadual Feminina de Porto Velho 1

Rádio Pefem: Proposta de Radiodifusão na Penitenciária Estadual Feminina de Porto Velho 1 Rádio Pefem: Proposta de Radiodifusão na Penitenciária Estadual Feminina de Porto Velho 1 Judite FÉLIX 2 Aline MORAIS 3 Evelyn Iris Leite MORALES 4 Conde Faculdade Interamericana de Porto Velho - Porto

Leia mais

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial Nossa Causa Com o objetivo de estreitar ainda mais sua proximidade com a comunidade Nelore, o Canal Rural desenvolveu o Cabresto de Ouro, um projeto em parceria com a ACNB - Associação dos Criadores de

Leia mais

Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1

Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1 Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1 Durcinéia ARÉVALO 2 Thiago ANDRADE 3 Musmê PECINI 4 Dewis CALDAS 5 Maurício DALEPIANE 6 Everson JESUS 7 Gilson Moraes da COSTA

Leia mais

Programa Eufonia: uma experiência de rádio diferente

Programa Eufonia: uma experiência de rádio diferente FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO IX CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais

Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques

Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques Narração completa e ordenada da história e conteúdos do programa, levando em conta as características do meio. Muñoz & Gil apud Ortiz e Marchamalo

Leia mais

DEVASSA: CRIAÇÃO DE UM SPOT UTILIZANDO HUMOR 1

DEVASSA: CRIAÇÃO DE UM SPOT UTILIZANDO HUMOR 1 DEVASSA: CRIAÇÃO DE UM SPOT UTILIZANDO HUMOR 1 Gisele Costa Moreira GÓES 2 Leonardo L Abbate LARUCCIA 3 Maria Aparecida Torrecillas ABREU 4 Centro Universitário Vila Velha, Vila Velha, ES RESUMO Este paper

Leia mais

Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba

Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba Alex S. Mesquita 1 Beatriz Szymanski 2 Cristiane Magno 3 Edson Wormes 4 Erlon Bernardino 5 Fernando

Leia mais

SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA

SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL RÁDIO UFOP EDUCATIVA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA A Rádio UFOP Educativa

Leia mais

COMUNICADO. Qualificação do profissional RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL. Página 1 de 5. COMUNICADO DIR N o 01/2016

COMUNICADO. Qualificação do profissional RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL. Página 1 de 5. COMUNICADO DIR N o 01/2016 COMUNICADO DIR N o 01/2016 CURSO DE EXTENSÃO: RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL A Diretora Geral Interina das Faculdades Integradas Machado de Assis FEMA, mantida pela Fundação Educacional Machado de Assis,

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO

FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina C - Jornalismo Radiofônico II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina C - Jornalismo Radiofônico II Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003019C - Jornalismo Radiofônico II Docente(s) Giovana Franzolin Lopes Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FUNDAÇÃO CULTURAL PIRATINII RÁDIO E TELEVISÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA N.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FUNDAÇÃO CULTURAL PIRATINII RÁDIO E TELEVISÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA N. 1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FUNDAÇÃO CULTURAL PIRATINII RÁDIO E TELEVISÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA N.º 01/2014 AVISO N.º 02 - RETIFICAÇÃO O Presidente da Fundação Cultural Piratini

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO ANOS

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO ANOS FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2018 10 ANOS 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional

Leia mais

Orientador: tfm:;~::~ente

Orientador: tfm:;~::~ente PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTíFICA RÁDIO ON UNE: Implantação e Gerenciamento de uma Webradío acadêmica RESUMO DO PROJETO Bolsista: Vinicius Soares Alves Pereira Orientador: tfm:;~::~ente I São Paulo Abril,

Leia mais

RÁDIONOVELA: A FARSA 1

RÁDIONOVELA: A FARSA 1 RÁDIONOVELA: A FARSA 1 Claudielly ARAÚJO 2 Catarina Érika MORAIS 3 Dáphine PONTE 4 Débora SIPIÃO 5 Klycia FONTENELE 6 Faculdade Cearense, Fortaleza, Ce. RESUMO Depois de décadas esquecidas, a radionovela

Leia mais

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2013

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2013 RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da

Leia mais

ANÚNCIE NA RÁDIO SÃO SEBÁ. Por Moisés Figueiredo para a RSS Sex, 23 de Outubro de :27

ANÚNCIE NA RÁDIO SÃO SEBÁ. Por Moisés Figueiredo para a RSS Sex, 23 de Outubro de :27 Anunciando na Rádio São Sebá, você estará colocando diariamente sua empresa em contato com milhares de ouvintes em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo e em todos os estados brasileiros. A maior

Leia mais

Blog Programa 1000Grau 1. Laís Vanessa Flores 2. Leonardo Roberto de Oliveira 3. Michael da Costa 4. Rosana Vaz Silveira 5

Blog Programa 1000Grau 1. Laís Vanessa Flores 2. Leonardo Roberto de Oliveira 3. Michael da Costa 4. Rosana Vaz Silveira 5 Blog Programa 1000Grau 1 Laís Vanessa Flores 2 Leonardo Roberto de Oliveira 3 Michael da Costa 4 Rosana Vaz Silveira 5 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS RESUMO O Blog do programa 1000Grau foi criado

Leia mais

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Elaine Prado Elaine Prado SUGESTÕES PARA O PROFESSOR A ARTE DE BRINCAR COM MÚSICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Copyright 2016 Elaine Prado Projeto

Leia mais

Ouve Rumores 1 RESUMO

Ouve Rumores 1 RESUMO Ouve Rumores 1 Priscila Lima FREITAS 2 Arinan Martins FERREIRA 3 EmilyBaccrin MACHADO 4 Eveline Maria Amorim BEZERRA 5 FernandaSolon BARBOSA 6 LorisHaíssaCanhetti SILVEIRA 7 Maicon de Souza OLIVEIRA 8

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3604.2 TELEJORNALISMO I 6ª 04 60 1 2011 PROFESSOR (A) VANDERLEI DIAS OBJETIVOS Geral: Possibilitar

Leia mais

Eli Vive: a vida em um assentamento 1. Marco Antonio de Barros JUNIOR 2 Márcia Neme BUZALAF 3 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Eli Vive: a vida em um assentamento 1. Marco Antonio de Barros JUNIOR 2 Márcia Neme BUZALAF 3 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR Eli Vive: a vida em um assentamento 1 Marco Antonio de Barros JUNIOR 2 Márcia Neme BUZALAF 3 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO Eli Vive: a vida em um assentamento é uma reportagem

Leia mais

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2017

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2017 RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2017 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço

Leia mais

Desafios e Perspectivas. Rádio Escola: Uma Ferramenta de transmissão de conhecimento 1

Desafios e Perspectivas. Rádio Escola: Uma Ferramenta de transmissão de conhecimento 1 Rádio Escola: Uma Ferramenta de transmissão de conhecimento 1 Heloisa Scherer CORREA 2 Noeli Águida RODRIGUES³ Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, Santa Maria, RS INTRODUÇÃO Diante do distanciamento

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

APRESENTAÇÃO Carnaval

APRESENTAÇÃO Carnaval APRESENTAÇÃO O Carnaval é um evento cultural que tem como seu ponto alto os desfiles das Escolas de Samba. Aqui no Espírito Santo, os desfiles são sempre realizados uma semana antes do Carnaval do Brasil,

Leia mais

Há 20 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor.

Há 20 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor. FEIRAS 2018 AGRISHOW FEIRAS DO AGRONEGÓCIO Há 20 anos no ar, o Canal Rural se tornou uma plataforma multimídia de comunicação que leva aos produtores todas as novidades e tendências do setor. Para entregar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3411.2 AUDIOJORNALISMO 4ª 04 68 1º/2011 PROFESSOR (A) LENIZE VILLAÇA / ALBERTO CHAMMAS NÚCLEO

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2014

RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2014 RÁDIOS EBC FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES REGULAMENTO 2014 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria, modalidade. 2

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria, modalidade. 2 Jingle do Portal da Comunicação da UCS FRISPIT 1 Crislei Isabel C. Sbardelotto 2 Gláucia Bueno 3 Kely Garcia Melo 4 Mara Regina Thomazi 5 Marina Bisotto da Silva 6 Luiz Artur Ferraretto 7 Universidade

Leia mais

tv conquista manual de contratação

tv conquista manual de contratação tv conquista manual de contratação Sobre Nós Nós da TV Conquista estamos há 3 anos entregando ao nosso público uma programação que tem o comprometimento de divertir e informar, sempre inovando e trazendo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003004B - Técnica Redacional I - Radiojornal Docente(s) Lucilene dos Santos Gonzáles Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

O celular na sala de aula

O celular na sala de aula O celular na sala de aula ELABORANDO NOTÍCIAS Objetivo: Noticiar um fato - Entrevistar, utilizando o gravador do celular, pessoas que fazem parte do fato a ser noticiado, no bairro ou comunidade em que

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 ESQUENTANDO OS TAMBORINS A capital do Espírito Santo tem hoje um dos Carnavais com desfiles de escolas de samba

Leia mais

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE:

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE: O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador Renato Gonçalves, que imprime um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de 4h às 5h) é pautada na programação

Leia mais

Deda Questão Jornal da Ipanema Djalma Luiz Benette Cruzeiro do Sul Jornal Bom Dia O Deda Questão também é um blog com postagens que

Deda Questão Jornal da Ipanema Djalma Luiz Benette Cruzeiro do Sul Jornal Bom Dia O Deda Questão também é um blog com postagens que Apresentação O Deda Questão é uma coluna radiofônica que vai ao ar, de segunda a sexta-feira, na rádio Ipanema (FM 91,1Mhz) em dois horários: pela manhã, dentro do tradicional Jornal da Ipanema, a coluna

Leia mais

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE:

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE: O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador JUNIOR MOREIRA, que imprime um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de 4h às 5h) é pautada na programação

Leia mais

(12)

(12) (12) 3522-5470 www.otimafm.com.br www.facebook.com/otimafmoficial comercial@otimafm.com.br Rua Pinheiro da Silva, 260 - Jardim Boa Vista 12401 020 Pindamonhangaba / SP Emissora do grupo Celso Portiolli

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC 2019 REGULAMENTO

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC 2019 REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC 2019 REGULAMENTO 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio MEC (AM/FM) para cantores,

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jingle Itaú 1 Ana Flávia Ribeiro 2 Ana Paula Cunha Juliano 3 Jean Carlos Amorim 4 Melissa Cristiane de Deus 5 Patrícia Campos Duarte 6 Ludmilla Skrepchuk Soares 7 Universidade Presidente Antônio Carlos-

Leia mais

Moinhos de Vento 1. Palavras-chave Hospital Moinhos de Vento; doação de órgãos; spot publicitário.

Moinhos de Vento 1. Palavras-chave Hospital Moinhos de Vento; doação de órgãos; spot publicitário. Moinhos de Vento 1 Andrea SANDOVAL 2 Andrei AMORIM 3 Allan PIN 4 Brenda BELONI 5 Cristine WERNER 6 Daniel MESTER 7 Luiz Henrique FERRAZ 8 Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-Sul, Porto Alegre,

Leia mais

Spot do Portal da Comunicação da UCS FRISPIT 1

Spot do Portal da Comunicação da UCS FRISPIT 1 Spot do Portal da Comunicação da UCS FRISPIT 1 Conrado Hernandes de Oliveira 2 Crislei Isabel C. Sbardelotto 3 Gláucia Bueno 4 Kely Garcia Melo 5 Mara Regina Thomazi 6 Marina Bisotto da Silva 7 Luiz Artur

Leia mais

TABELA DE 20 PREÇOS 18

TABELA DE 20 PREÇOS 18 TABELA DE PREÇOS 20 18 QUEM OUVE GOSTA. PATROCÍNIO A TARDE NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO Cotas: 6 Horário: segunda a sexta, de 7h às 9h Citação: 44x5 (2 por programa: 1 na abertura e 1 no encerramento) Comerciais

Leia mais

FESTIVAL MÚSICA POTIGUAR BRASILEIRA 2016 SEXTA EDIÇÃO REGULAMENTO

FESTIVAL MÚSICA POTIGUAR BRASILEIRA 2016 SEXTA EDIÇÃO REGULAMENTO FESTIVAL MÚSICA POTIGUAR BRASILEIRA 2016 SEXTA EDIÇÃO REGULAMENTO 1. DOS OBJETIVOS O Festival visa revelar, divulgar e premiar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio

Leia mais

Oficina de Radialismo

Oficina de Radialismo Oficina de Radialismo Projeto de Rádio Escolar Rádio Escolar: Exercícios práticos Vinhetas de Rádio Exemplos: O que são vinhetas? São pequenas gravações que usamos, geralmente, para reforçar uma informação.

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Versão 05/09/2016 Pós-greve Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Segunda-Feira

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? O que é Comunicação? Comunicar-se é mais do que expressar ideias ou trocar pontos de vista. É o processo pelo qual nos relacionamos com os outros e buscamos informações essenciais para nossa vida diária,

Leia mais

Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1. Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1. Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1 Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO A revista Palavra de Jornalista é o resultado de reportagens feitas pelos

Leia mais

Amigo Secreto. :: Natal na maior felicidade ::

Amigo Secreto. :: Natal na maior felicidade :: Amigo Secreto :: Natal na maior felicidade :: NATAL É ÉPOCA DE DISSEMINAR FELICIDADE! AS ENERGIAS SE RENOVAM E AS PESSOAS SE ENCHEM DE BONS SENTIMENTOS PARA CELEBRAR UMA DAS DATAS MAIS SIMBÓLICAS DO CALENDÁRIO.

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO INTRODUÇÃO A Rádio Escola - Lagares é uma ferramenta de ocupação dos tempos livres da comunidade escolar, desenvolvida por alunos para os alunos, com o objetivo de entreter ludicamente

Leia mais

FEST FORRÓ REAL FESTIVAL NACIONAL DO FORRÓ REAL

FEST FORRÓ REAL FESTIVAL NACIONAL DO FORRÓ REAL FESTIVAL NACIONAL DO FORRÓ REAL OBJETIVO Estimular a cultura. Descobrir novos talentos e novos sucessos nesse gênero musical que encanta nosso povo. Divulgar e manter acesa a chama e a imagem dos ícones

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Rádio e TV Restrita ao horário gratuito, vedada propaganda paga Deve

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 8 Jornalismo

Leia mais

Baygon 1 RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: spot; humor; Baygon; criação. 1 INTRODUÇÃO

Baygon 1 RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: spot; humor; Baygon; criação. 1 INTRODUÇÃO Baygon 1 Caio Ramos Roseno Haussman Vidal 2 Isabela Sanders Maciel 3 João Vítor Moreira Rosas 4 Guilherme Lima 5 Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ RESUMO Este paper tem como propósito retratar

Leia mais