Digestão e metabolismo energético dos lipídeos. A oxidação do etanol.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Digestão e metabolismo energético dos lipídeos. A oxidação do etanol."

Transcrição

1 Digestão e metabolismo energético dos lipídeos. A oxidação do etanol. Numa refeição normal a massa de glicídeos pode ser cerca de 10 vezes maior que a glicose livre, mas no caso dos lipídeos pode ser vezes maior que o triacilgliceróis plasmáticos. Em ambos os casos as variações de concentração no plasma de glicose e de triacilgliceróis são amortecidas 70 kg de peso Massa de glicose, triacilgliceróis e aminoácidos livres (não proteicos). rui.fontes@mail.telepac.pt Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto Refeição com 1000 kcal: 48% glicídeos, 36% de lipídeos e 16% de proteínas (% em valor calórico) porque fazemos reservas, as variações na glicemia e nos TAG plasmáticos são relativamente modestas. As nossas reservas energéticas glicídicas são muito modestas: usado como único nutriente o glicogénio do organismo esgotar-se-ia em menos de 1 dia: 450 g x 4,1 kcal/g 1850 kcal < 2400 kcal (despesa energética diária num adulto sedentário) 70 kg de peso Usados como único nutriente os triacilgliceróis das reservas poderiam sustentar a despesa energética durante meses. Admitindo 15 Kg de gordura g x 9,3 kcal/g kcal kcal / 2400 kcal/dia 58 dias 15 Kg de gordura valor calórico de cerca de 140 refeições (de 1000 Kcal / cada) Os triacilgliceróis são formados por um resíduo de glicerol esterificado com 3 resíduos de ácidos gordos. Os ácidos gordos mais abundantes nos triacilgliceróis são o oleico (18:1;9), o palmítico (16:0) e o linoleico (18:2;9,12). A baixo grau de oxidação e o carácter hidrofóbico dos triacilgliceróis explicam a sua alta densidade energética. (no caso do glicogénio há 4g de água por g de glicogénio)

2 Como é que os ácidos gordos surgem no organismo? Embora uma pequena parte (em geral, <5%) se possa formar a partir de glicídeos (a chamada lipogénese de novo), a esmagadora maioria dos ácidos gordos do organismo provêm da dieta. As lípases gástrica e pancreática catalisam a hidrólise de triacilgliceróis da dieta. No processo de hidrólise da lípase pancreática também participam os sais biliares e a colípase. Dentro do enterócito ocorre a re-síntese de triacilgliceróis. O processo envolve a acção da sintétase de acil-coa e de transférases de acilo presentes na face citoplasmática do RE. São estas transformações que permitem criar os gradientes necessários à absorção. Os produtos da digestão são maioritariamente ácidos gordos e 2-monoacilglicerol. Na sua absorção (nos enterócitos) participam os sais biliares e transportadores de membrana. Ao mesmo tempo também se formam no enterócito (a partir de constituintes da dieta ou de secreção biliar) fosfolipídeos e colesterídeos que vão ser importantes constituintes dos quilomicra. Dentro dos enterócitos (para além de triacilgliceróis, fosfolipídeos e colesterídeos) também se sintetizam apolipoproteínas B48, AI e AIV. A ligação (não covalente) entre os lipídeos e as apoproteínas ocorre no RE e no Golgi. Estes processos levam à formação dos quilomicra que são vertidas no pólo basal dos enterócitos por exocitose e que, via linfáticos, chegam ao sangue. (8%) (1-2%) base Apo A Apo B48 quilomicra No sangue os quilomicra nascentes recebem das HDL apo C e apo E originando os quilomicra maduros capazes de se interagir com a lípase de lipoproteínas. A lípase de lipoproteínas é uma ecto-hidrólase das células endoteliais dos capilares dos tecidos adiposo (e muscular). A lípase de lipoproteínas tem como cofactor a apo CII das quilomicra e, no tecido adiposo, é estimulada pela insulina. A hidrólise dos quilomicra ocorre no plasma sanguíneo mas os HDL ácidos gordos são maioritariamente captados pelos adipócitos. Só uma parte menor dos ácidos libertados segue no Apo C e E sangue (ligação à albumina). O glicerol não é metabolizado no tecido adiposo nem no músculo: todo o glicerol libertado vai para o fígado e rim. (2%) (3%) (86%) linfáticos Veia central (sub-clávia esq.) célula endotelial lípase de lipoproteínas H 2 O

3 A digestão, a absorção (e também a hidrólise nos capilares) dos lipídeos da dieta são processos que se entendem por várias horas. Mesmo no período de concentração plasmática máxima (3 a 5 horas após refeição contendo lipídeos) a concentração dos triacilgliceróis associados aos quilomicra são, no indivíduo normal, uma fracção menor (<30%) do total de triacilgliceróis no plasma. [Frayn (2003) Metabolic Regulation. A human prespective. 2 Ed. Pag. 167] No tecido adiposo a captação dos ácidos gordos pelos adipócitos depende da sua conversão intracelular em triacilgliceróis (esterificação). Glicose Entrada para as células A insulina e a proteína estimuladora da acilação promovem (1) a entrada de glicose para dentro dos adipócitos que, via glicólise, leva à formação de dihidroxiacetona-p que se reduz a glicerol-3-p (2) e a esterificação via estimulação de aciltransférases. a conversão dos ácidos gordos cria o gradiente que permite a sua entrada para as células. dihidroxiacetonafosfato Aciltransférases e Fosfátase do fosfatidato glicerol-3-p 3 Acil-CoA Sintétase de acil-coa Triacilglicerol Entrada para as células A síntese de triacilgliceróis a partir de glicerol-3-p envolve a acção de 3 transférases de acilo (em que o dador é o acil-coa) e uma fosfátase. Acil-transférase do G3P Acil-transférase do 1-acilglicerol-fosfato glicerol-3-p + insulina Fosfátase do fosfatidato 3 Acil-CoA Acil-transférase do diacil-glicerol + Proteína estimuladora da acilação + 3 CoA + Pi + + H 2 O E o que é que acontece aos quilomicra quando a lípase de lipoproteínas actua? A lípase de lipoproteínas vai esvaziando o miolo dos quilomicra ao mesmo tempo que apo C e A, foslipídeos e colesterol vão passando para as HDL. Este processo leva à conversão dos quilomicra em quilomicra remanescentes que vão ser captados pelo fígado (endocitose mediada por receptor). Da interacção dos quilomicra remanescentes com os receptores hepáticos resulta a sua endocitose e subsequente hidrólise nos lisossomas. Os receptores são reciclados regressando à membrana. HDL Apo C e A, colesterol e fosfolipídeos célula endotelial Os quilomicra remanescentes, (para além de apo B48 e de uma parte dos triacilgliceróis e outros lipídeos) conservam as apo E que são ligandos de dois tipos de receptores presentes nos hepatócito: (1) Receptores das LDL (2) LRP (LDL receptor related protein)

4 Durante o jejum a insulina está baixa e, no citoplasma dos adipócitos predomina a acção lipolítica das catecolaminas ocorrendo hidrólise dos triacilgliceróis e libertação de ácidos gordos para o plasma sanguíneo. Durante o jejum a velocidade de hidrólise é maior que a de esterificação que está inibida. Perilipina Lípase hormonosensível 3 H 2 O P P As catecolaminas, via receptores 1, promovem a fosforilação (da lípase hormono-sensível e perilipina) e, consequentemente, a activação da lipólise. A insulina antagoniza o efeito das catecolaminas mas a insulina está baixa em jejum Após uma refeição que provoque subida da glicemia e da insulina a concentração de ácidos gordos livres desce do seu valor normal em jejum (cerca de 0,5 mm; 14 mg/dl) para valores 10 vezes mais baixos. O jejum faz descer a concentração de insulina: a concentração de ácidos gordos livres volta a subir porque, no tecido adiposo, fica estimulada a lipólise e inibida a esterificação. [ ] Cínase do glicerol hepática e renal gera glicerol-3-p No exercício físico a lipólise está aumentada por (1) acção directa ( 1) e (2) indirecta das catecolaminas (que inibem a libertação de insulina). [Frayn et al. (1993) Metabolism 42:504] Qual o destino metabólico predominante dos ácidos gordos livres? Durante o jejum a concentração de ácidos gordos livres está alta e os ácidos gordos são o principal combustível dos músculos e do fígado. Como se dá a oxidação dos ácidos gordos (oxidação em )? Os ácidos gordos são oxidados dentro das mitocôndrias; a sua entrada para as mitocôndrias envolve (1) a activação a acis-coa e Sintétase de acil-coa (2) o sistema da carnitina. FAD FADH 2 H 2 O Hidrátase Desidrogénase de acil-coa Acil-CoA (n carbonos) 2e - ETF (matriz) 2e - A oxidação em ocorre em ciclos de encurtamento de 2 carbonos, libertando-se em cada ciclo 4 electrões (para o O 2 via cadeia respiratória) e acetil-coa. ETF-ubiquinona oxiredútase (membrana mitoc. interna) NAD + NADH Desidrogénase do -hidroxi-acil-coa 2e - 2e - Cadeia Respiratória O 2 C16-CoA = palmitil-coa CoA Tiólase Acetil-CoA Oxidação em Acil-CoA (n-2 carbonos)

5 Não existe oxidação em anaeróbia : todos os ATPs que se formam como consequência da oxidação dos ácidos gordos são sintetizados pela síntase do ATP e pela sintétase de succinil-coa do ciclo de Krebs. C16-CoA I Q III cyt c IV II ETF-ubiquinona C16-CoA oxiredútase 23 O 2 7 FADH ETF H 2 O 2 8 acetil-coa 8 ATP 16 CO 2 7 NADH Krebs 24 NADH 8 FADH 2 ADP+Pi Síntase de ATP ATP 15 FADH2 X 1,5 ATP = 22,5 ATP 31 NADH X 2,5 ATP = 77,5 ATP Sintétase de succinil-coa = 8 ATP 108 ATP Quando se calcula o rendimento é costume descontar 2 ligações ricas em energia do ATP consumidas aquando da activação do ácido gordo = 106 ATPs No peroxissomas também há oxidação em mas o processo envolve encurtamento de ácidos gordos que terminam a sua oxidação na mitocôndria. A regulação da oxidação em ocorre principalmente ao nível da actividade da carnitina-acil transférase I que é inibida pelo malonil-coa (formada pela carboxílase de acetil-coa). Quando os níveis de malonil-coa baixam, a oxidação em acelera. Os factores que estimulam a AMPK levam à fosforilação da carboxílase da acetil-coa. A fosforilação inactiva a carboxílase de acetil-coa o que baixa a concentração de malonil-coa. A descida do malonil- CoA desinibe a carnitina-palmitoil transférase I... acelerando-se a oxidação dos ácidos gordos. oxidação em oxidação em Com as excepções do cérebro e dos eritrócitos todos os tecidos podem oxidar ácidos gordos. Embora a actividade muscular contráctil aumente a oxidação de todos os nutrientes, para uma dada velocidade de oxidação de nutrientes, as velocidades de oxidação da glicose e dos ácidos gordos variam de forma inversa. As condições que favorecem a oxidação de glicídeos (1- glicemia e insulina elevadas 2- ácidos gordos livres do plasma baixos; 3- no caso do músculo, níveis elevados de glicogénio) aumentam a actividade da carboxílase de acetil-coa e a concentração de malonil- CoA o malonil CoA inibe a carnitina-palmitoil transférase I e a oxidação em Estado pós-prandrial e/ou glicose e insulina altas [ ] oxidação em inibida Quando a insulina está baixa, a lipólise aumenta fazendo aumentar a concentração plasmática de ácidos gordos que (1) entram para as células, (2) são activados a acil-coa, (3) entram para as mitocôndrias e (4) são oxidados. Os ácidos gordos e/ou os acis-coa são: (1) estimulores da AMPK que fosforila (e inibe) a carboxílase de acil-coa (2) inibidores alostéricos da carboxílase de acil- CoA e (3) substratos da cartinina acil-transférase I A entrada de ácidos gordos para as células: (1 e 2) trava a síntese de malonil-coa que deixa de inibir a carnitina-acil transférase I (3) e estimula directamente a carnitina-acil transférase I Na situação em que a insulina está baixa os GLUT4 não estão na membrana citoplasmática prejudicando a captação de glicose e, além disso, os ácidos gordos livres plasmáticos elevados diminuem a sensibilidade à insulina e, consequentemente, a oxidação da glicose. Estado de jejum e insulina baixa

6 Nos músculos, os ácidos gordos substituem os glicídeos quando a disponibilidade de glicídeos baixa (como acontece no jejum) mas, mesmo em jejum, os ácidos gordos não substituem os glicídeos se a intensidade do exercício físico for muito elevada. Substratos dos processos 0.3 oxidativos no músculo em exercício: 0.2 kcal kg -1 min Qual o papel do fígado no metabolismo dos ácidos gordos livres? 1- Durante o jejum a gliconeogénese é um processo onde se consome ATP. O ATP formado pelo fígado em jejum resulta da oxidação dos ácidos gordos. base 2- Uma parte dos ácidos gordos serve para formar triacilgliceróis, ésteres de colesterol e fosfolipídeos que, em parte, o fígado incorpora nas VLDL (que contêm uma molécula de apo B100) e segrega para o plasma. Apo B100 Plasma sanguíneo 0 Jeukendrup (2002) ANYAS 967: oxidação O 2 ATP (55%) esterificação O exercício físico de intensidade elevada leva à produção de ácido láctico (glicólise anaeróbia). Pensa-se que a diminuição da oxidação em que ocorre nesta condição, seja uma consequência da descida do ph que inibe a carnitina-palmitoil-transférase I. CO 2 Cínase do glicerol Usando ácidos gordos livres, os produtos da hidrólise dos lipídeos das quilomicra remanescentes e glicerol-3-fosfato o fígado sintetiza triacilgliceróis e segrega VLDL. Os triacilgliceróis das VLDL tem um destino semelhante aos dos quilomicra: hidrólise pelas lípases de lipoproteínas nos capilares dos tecidos extrahepáticos. IDL Lípase de lipoproteínas Apo E Lípase de lipoproteínas hepática IDL HDL VLDL Apo C e foslipídeos HDL LDL Destinos das IDL 1) Interagir com receptores de LDL ou LRP (endocitose hepática) 2) Originar LDL por mecanismos mal conhecidos Os VLDL incorporam a maior parte dos triacilgliceróis plasmáticos e a sua concentração está aumentada quando há quilomicra pois estes competem com as VLDL inibindo a hidrólise dos seus triacilgliceróis. Formação de VLDL Lípase de lipoproteínas Esterificação Existe um ciclo de síntese de VLDL no fígado e hidrólise dos TAG dessas VLDL pela lípase de lipoproteínas do tecido adiposo. No jejum os TAG libertados nesse processo não são captados pelos adipócitos mas passam para o plasma sendo captados pelo fígado + Lípase de lipoproteínas O ciclo é interrompido quando os ácidos gordos são libertados pela acção hidrolítica da lípase de lipoproteínas musculares e são aí oxidados. A síntese desta lípase muscular é estimulada (1) no jejum e (2) pelo exercício físico.

7 No fígado, quando o tempo de jejum aumenta criam-se condições que levam ao aumento da velocidade de conversão de ácidos gordos em acetil-coa no fígado sem que aumente a velocidade de oxidação desta acetil-coa no ciclo de Krebs. Jejum insulina e glicagina ácidos gordos livres e carboxílase de acetil-coa hepática Velocidade de formação de acetil-coa que só pode ser oxidado no ciclo de Krebs à velocidade adequada aos gastos de ATP pelo fígado. Quando o tempo de jejum aumenta começa a ser cada vez mais importante uma via metabólica que, no fígado, converte o acetil-coa formado a partir dos ácidos gordos em corpos cetónicos: a cetogénese. Desidrogénase do - hidroxibutirato Líase do HMG-CoA Ciclo de Lynen Tiólase Jejum glicagina e insulina (+) Síntase do HMG-CoA No jejum fica estimulada a síntase do hidroxi-metil-glutaril-coa o que aumenta a velocidade do ciclo de Lynen (conversão de acetil-coa em acetoacetato). Parte do acetoacetato converte-se em -hidroxibutirato e parte em acetona. O acetoacetato e o -hidroxibutirato são vertidos pelo fígado no sangue e são importantes combustíveis dos tecidos extra-hepáticos. Tal como acontece com todos os nutrientes o acetoacetato e o -hidroxibutirato são primeiro convertidos em acetil-coa. Quando uma molécula de um ácido gordo se converte em corpos cetónicos libertam-se protões para o meio interno e há tendência para a acidose. Na cetogénese a partir de 1 molécula de ácido palmítico O metabolismo dos corpos cetónicos pode ser entendido como um desvio no catabolismo dos ácidos gordos: (1) conversão de acetil-coa em corpos cetónicos no fígado e (2) conversão inversa nos tecidos extra-hepáticos seguida de oxidação no ciclo de Krebs. Tiólase CoAtransférase podem formar-se 4 de acetoacetato ou 4 de -hidroxibutirato que se formam junto com os respectivos protões que se libertam para o meio e o acidificam Acetil-CoA acetoacetato -hidroxibutirato Desidrogénase do - hidroxibutirato Para além da capacidade de produzir corpos cetónicos um outro aspecto distintivo na oxidação hepática de ácidos gordos é a sua importância na gliconeogénese: No fígado a oxidação dos ácidos gordos fornece o ATP que se gasta na gliconeogénese. Quando há defeitos enzimáticos na oxidação em há hipoglicemia hipocetótica.

8 Qual é a vantagem evolutiva da cetogénese? O cérebro não oxida ácidos gordos mas, durante o jejum, os ácidos gordos do tecido adiposo são, indirectamente, oxidados no cérebro porque o fígado os converte em corpos cetónicos. Embora as bactérias intestinais possam sintetizar etanol, no homem o metabolismo do etanol é, fundamentalmente, a sua oxidação. Desidrogénase do etanol (citoplasma) NAD + NADH etanol NADPH + O 2 NADP H 2 O MEOS (retículo endoplasmático) Acetil-CoA quando há corpos cetónicos ocorre no cérebro substituição parcial de combustível: glicose por corpos cetónicos acetoacetato A maior parte do etanol é oxidado no fígado onde existem dois sistemas enzímicos: (1) Desidrogénase do etanol (2) Sistema Microssomal de Oxidação do Etanol Acetaldeído Acetaldeído NAD + Desidrogénase de aldeídos NADH Acetato -hidroxibutato Os acetaldeído (via desidrogénase de aldeídos) e o NADH (lançadeiras do malato ou do glicerol-3-p) vão ser oxidados na mitocôndria. O acetato pode ser usado como combustível pelo fígado (depois de activado pela sintétase de acetil- CoA, o acetil-coa é oxidado no ciclo de Krebs) mas a maior parte do acetato é exportado para o plasma e usado como combustível pelos órgãos extrahepáticos. Acetato No tecido adiposo o acetato inibe a lipólise. A oxidação do etanol, que tem prioridade relativamente aos outros nutrientes, poupa estes nutrientes. Acetato plasmático sintétase de acetil-coa ATP AMP + PPi Acetato Acetil- CoA CoA Krebs CO 2 Lista Bibliográfica 1. Ginsberg, H. N., Zhang, Y. L. & Hernandez-Ono, A. (2005) Regulation of plasma triglycerides in insulin resistance and diabetes, Arch Med Res. 36, Frayn, K. N., Fielding, B. A. & Karpe, F. (2005) Adipose tissue fatty acid metabolism and cardiovascular disease, Curr Opin Lipidol. 16, Roden, M. (2004) How free fatty acids inhibit glucose utilization in human skeletal muscle, News Physiol Sci. 19, Fielding, B. A. & Frayn, K. N. (1998) Lipoprotein lipase and the disposition of dietary fatty acids, Br J Nutr. 80, Kiens, B. (2006) Skeletal muscle lipid metabolism in exercise and insulin resistance, Physiol Rev. 86, Fukao, T., Lopaschuk, G. D. & Mitchell, G. A. (2004) Pathways and control of ketone body metabolism: on the fringe of lipid biochemistry, Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids. 70,

Metabolismo dos corpos cetónicos

Metabolismo dos corpos cetónicos Metabolismo dos corpos cetónicos Metabolismo dos corpos cetónicos; Rui Fontes Índice 1- A relevância dos ácidos β-hidroxibutírico e acetacético como combustíveis do cérebro no jejum prolongado... 1 2-

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes REFERÊNCIA: Bioquímica Ilustrada - Champe ESTÁGIOS DO CATABOLISMO

Leia mais

Fontes de Ácidos Graxos. Dieta Estoque de gorduras Síntese de outras fontes

Fontes de Ácidos Graxos. Dieta Estoque de gorduras Síntese de outras fontes Acetil CoA ATP Fontes de Ácidos Graxos Dieta Estoque de gorduras Síntese de outras fontes Lipídios ingeridos da dieta L i Emulsificação Sais biliares Lipases intestinais degradam TCG Mucosa intestinal

Leia mais

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS - A maior parte das gorduras da dieta são predominantemente triacilglicerois 80% Função da bile: Sais biliares Quebra a gordura, aumentando a área total disponível à ação enzimática

Leia mais

Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos. Prof. Sérgio Henrique

Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos. Prof. Sérgio Henrique Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos Prof. Sérgio Henrique Bioquímica - aula 7 Estrutura O que são lipídeos (gorduras)? São ácidos graxos ácidos

Leia mais

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol 1. O tecido adiposo contém cerca de 95% dos lipídeos do organismo e constitui a mais abundante reserva energética do organismo. Num indivíduo normal de 70 kg,

Leia mais

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo energético: vias metabólicas de fornecimento de energia

Leia mais

Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1

Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1 Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1 Generalidades sobre oxidação de nutrientes 1. A equação que descreve a oxidação completa da glicose é: Glicose (C 6 H 12 O 6 ) + 6 O 2 6 CO 2 + 6 H

Leia mais

Visão geral do metabolismo glicídico

Visão geral do metabolismo glicídico Visão geral do metabolismo glicídico 1. Todas as células do organismo podem usar glicose oxidando-a (processo exergónico) de forma acoplada com a formação de (processo endergónico). a) O catabolismo da

Leia mais

Doenças Metabólicas. Revisão Bioquímica. Bruna Mion

Doenças Metabólicas. Revisão Bioquímica. Bruna Mion Doenças Metabólicas Revisão Bioquímica Bruna Mion GLICÓLISE Glicólise GLICOSE Armazenamento Polissacarídeo Sacarose Glicólise Piruvato ATP Intermediários Via das Pentoses Fosfato Ribose 5 fosfato NADPH

Leia mais

Oxidação dos ácidos gordos

Oxidação dos ácidos gordos Oxidação dos ácidos gordos 1- Durante o jejum a velocidade de hidrólise dos triacilgliceróis do tecido adiposo excede a velocidade de síntese sendo o glicerol e os ácidos gordos libertados para o plasma

Leia mais

Graxos. Metabolismo dos Lipídios. Oxidação. Degradação dos Triacilgliceróis is (TG) do Tecido Adiposo. Tecido Adiposo. Tecido Adiposo.

Graxos. Metabolismo dos Lipídios. Oxidação. Degradação dos Triacilgliceróis is (TG) do Tecido Adiposo. Tecido Adiposo. Tecido Adiposo. Lipóle (β-oxida( oxidação) Cetogênese Síntese de Ácidos Graxos Alexandre Havt Metabolmo dos Lipídios Fonte de obtenção Dieta Triacilgliceró Síntese endógena Transporte Excesso de Carboidratos, Proteínas

Leia mais

Lipídeos e ácidos graxos

Lipídeos e ácidos graxos Lipídeos e ácidos graxos Tópicos de Estudo Lipídeos Lipoproteínas Passos da -oxidação Regulação em estados absortivos, fome e exercício Lipídeos que contem ácidos graxos Ácidos graxos e triacilgliceróis

Leia mais

Gliconeogénese e Metabolismo do Glicogénio

Gliconeogénese e Metabolismo do Glicogénio Página 1 de 5 Aulas de grupo 2001-02; Rui Fontes Gliconeogénese e Metabolismo do Glicogénio 1- Gliconeogénese 1- A gliconeogénese é um termo usado para incluir o conjunto de processos pelos quais o organismo

Leia mais

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol 1- O tecido adiposo contém cerca de 95% dos lipídeos do organismo e constitui a mais abundante reserva energética do organismo. Num indivíduo normal de 70 kg,

Leia mais

Mobilização e Oxidação de Lipídeos

Mobilização e Oxidação de Lipídeos Fontes de ácidos Graxos: Mobilização e xidação de Lipídeos 1. Gorduras da alimentação; 2. Gorduras armazenadas; Fernanda Malagutti Tomé 3. Gorduras recém-sintetizadas. s vertebrados utilizam as três fontes.

Leia mais

Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1

Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1 Integração do metabolismo - sugestões de respostas 1 Generalidades sobre oxidação de nutrientes 1. A equação que descreve a oxidação completa da glicose é: Glicose (C 6 H 12 O 6 ) + 6 O 2 6 CO 2 + 6 H

Leia mais

Resumo esquemático da glicólise

Resumo esquemático da glicólise Resumo esquemático da glicólise Destino do piruvato em condições aeróbicas e anaeróbicas Glicólise Fermentação Oxidação completa Em condições aeróbicas o piruvato é oxidado a acetato que entra no ciclo

Leia mais

Lipídeos de armazenamento. (Gorduras e óleos) Substâncias que originam ácidos graxos e usadas como moléculas que armazenam energia nos seres vivos.

Lipídeos de armazenamento. (Gorduras e óleos) Substâncias que originam ácidos graxos e usadas como moléculas que armazenam energia nos seres vivos. Disciplina Bioquímica II FCAV/UNESP Cristiane Moretto Doutoranda em Microbiologia Agropecuária Lipídeos de armazenamento (Gorduras e óleos) Substâncias que originam ácidos graxos e usadas como moléculas

Leia mais

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol 1- O tecido adiposo contém cerca de 95% dos lipídeos do organismo e constitui a mais abundante reserva energética do organismo. Num indivíduo normal de 70 kg,

Leia mais

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol

Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol Metabolismo dos triacilgliceróis e do etanol; Rui Fontes Índice 1- A esmagadora maioria dos triacilgliceróis do organismo está no tecido adiposo...1 2- Os triacilgliceróis

Leia mais

26/4/2011. Beta-Oxidação de Ácidos Graxos. Principal fonte de Ácidos Graxos são os TRIGLICÉRIDES

26/4/2011. Beta-Oxidação de Ácidos Graxos. Principal fonte de Ácidos Graxos são os TRIGLICÉRIDES Beta-Oxidação de Ácidos Graxos Principal fonte de Ácidos Graxos são os TRIGLICÉRIDES 1 TG constituem mais de 90 % dos lipídios da dieta... TG são sintetizados no FÍGADO e estocados no TECIDO ADIPOSO 2

Leia mais

Profa. Alessandra Barone.

Profa. Alessandra Barone. Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Quando é acionada a lipólise no organismo? ATP? Glicose? Glicólise? Glicogênese? Gliconeogênese? Via das pentoses? Lipídeo: reserva energética em forma de triacilglicerol

Leia mais

Metabolismo de Lipídeos: β-oxidação de ácidos graxos

Metabolismo de Lipídeos: β-oxidação de ácidos graxos Metabolismo de Lipídeos: β-oxidação de ácidos graxos Metabolismo de Lipídeos A partir de triglicerídeos Digestão ação da enzima lipase Ativação formação de Acil-Coenzima A Transporte para o interior da

Leia mais

Corpos cetônicos. Quais são? A partir de qual composto se formam? Como se formam? Quando se formam? Efeitos de corpos cetônicos elevados?

Corpos cetônicos. Quais são? A partir de qual composto se formam? Como se formam? Quando se formam? Efeitos de corpos cetônicos elevados? Corpos cetônicos Quais são? A partir de qual composto se formam? Como se formam? Quando se formam? Efeitos de corpos cetônicos elevados? Importante saber!!!!!!!!!!!! A partir de qual composto se formam?

Leia mais

Pâncreas Endócrino. Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes. Ramal: 4635

Pâncreas Endócrino. Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes. Ramal: 4635 Pâncreas Endócrino Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes navegantes@fmrp.usp.br Ramal: 4635 O diabetes mellitus É uma síndrome decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina de exercer

Leia mais

METABOLISMO DOS ÁCIDOS GORDOS

METABOLISMO DOS ÁCIDOS GORDOS METABOLISMO DOS ÁCIDOS GORDOS A IMPORTÂNCA DOS ÁCIDOS GORDOS Do ponto de vista quantitativo, os triacilgliceróis representam 10 % de peso de um animal normal. Estão localizados ao nível do tecido adiposo

Leia mais

O 2 CO 2 + H 2 O. Absorção da glicose, glicólise e desidrogénase do piruvato. ADP + Pi. nutrientes ATP

O 2 CO 2 + H 2 O. Absorção da glicose, glicólise e desidrogénase do piruvato. ADP + Pi. nutrientes ATP Absorção da glicose, glicólise e desidrogénase do piruvato Em todas as células ocorre continuamente a hidrólise do ATP (formando ADP + a uma velocidade tal que, mesmo em repouso, todo o stock de ATP se

Leia mais

Lipoproteínas plasmáticas

Lipoproteínas plasmáticas Lipoproteínas plasmáticas Índice 1- Estrutura das lipoproteínas plasmáticas... 1 2- Localização e papéis biológicos das apolipoproteínas integrais e periféricas... 1 3- Classes de lipoproteínas plasmáticas...

Leia mais

Metabolismo CO 2 + H 2 O O 2 + CH 2 O

Metabolismo CO 2 + H 2 O O 2 + CH 2 O Metabolismo CO 2 + H 2 O O 2 + CH 2 O Glicólise Glicólise A via de Embden-Meyerhof (Warburg) Essencialmente todas as células executam a glicólise Consiste em dez reacções iguais em todas as células

Leia mais

Lipoproteínas plasmáticas

Lipoproteínas plasmáticas Lipoproteínas plasmáticas Índice 1- Estrutura das lipoproteínas plasmáticas... 1 2- Localização e papéis biológicos das apolipoproteínas integrais e periféricas... 1 3- Classes de lipoproteínas plasmáticas...

Leia mais

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS Se carboidratos, gorduras e proteínas são consumidas em quantidades que excedam as necessidades energéticas, o excesso será armazenado

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DOS LIPÍDIOS METABOLISMO DE PROTEÍNAS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DOS LIPÍDIOS METABOLISMO DE PROTEÍNAS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DOS LIPÍDIOS METABOLISMO DE PROTEÍNAS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS GLICÓLISE Transporte da Glicose para dentro das Células: Glicose não difunde diretamente para

Leia mais

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E TRIACILGLICERÓIS. Bianca Zingales IQ-USP

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E TRIACILGLICERÓIS. Bianca Zingales IQ-USP BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E TRIACILGLICERÓIS Bianca Zingales IQ-USP Importância dos Lipídios 1. A maior fonte de armazenamento de Energia dos mamíferos 2. Componente de todas as membranas biológicas

Leia mais

LÍPIDOS 3. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas BIOQUÍMICA I 2015/2016. Fátima Ventura - FFULisboa

LÍPIDOS 3. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas BIOQUÍMICA I 2015/2016. Fátima Ventura - FFULisboa LÍPIDOS 3 Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas BIOQUÍMICA I 2015/2016 1 18-11-2015 Sumário : Tema: Digestão, mobilização e transporte de ácidos gordos 1. Transporte: Apolipoproteínas e partículas

Leia mais

Bioquímica Fundamentos da Bioquímica Β-Oxidação. Profª. Ana Elisa Matias

Bioquímica Fundamentos da Bioquímica Β-Oxidação. Profª. Ana Elisa Matias Bioquímica Fundamentos da Bioquímica Β-Oxidação Profª. Ana Elisa Matias Os lipídeos ingeridos são constituídos principalmente por: triacilgliceróis (90% do total), glicerofosfolipídeos (em menor grau),

Leia mais

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 QBQ 0230 Bioquímica Carlos Hotta Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 Órgãos especializados: fígado - Garante a síntese de substrato energético para os demais tecidos - Sintetiza e armazena glicogênio

Leia mais

06/2008. Lipidemia. Metabolismo e Endocrinologia. Grupo 2 André Zamith, nº58556 Eduardo Bicacro, nº58615 Pedro Teixeira, nº58482

06/2008. Lipidemia. Metabolismo e Endocrinologia. Grupo 2 André Zamith, nº58556 Eduardo Bicacro, nº58615 Pedro Teixeira, nº58482 06/2008 Lipidemia Metabolismo e Endocrinologia Grupo 2 André Zamith, nº58556 Eduardo Bicacro, nº58615 Pedro Teixeira, nº58482 Lipidemia define-se como a concentração de lípidos no plasma sanguíneo. Neste

Leia mais

Funções do Metabolismo

Funções do Metabolismo Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica Conceito de Metabolismo METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Atividade celular altamente dirigida e coordenada,

Leia mais

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo Referências Bibliográficas Livro: McArdle & Katch & Katch. Fisiologia do Exercício: Metabolismo de Lipídeos Durante o Exercício Físico Aeróbico Prof. Dr. Paulo Rizzo Ramires Escola de Educação Física e

Leia mais

Gliconeogénese. glicose-6-p + H 2 O glicose + Pi (1)

Gliconeogénese. glicose-6-p + H 2 O glicose + Pi (1) Gliconeogénese 1- A palavra gliconeogénese é, num sentido mais estrito, usada para designar colectivamente o conjunto de processos pelos quais o organismo pode converter substâncias não glicídicas (como

Leia mais

β-oxidação de lipídios Ciclo de Lynen

β-oxidação de lipídios Ciclo de Lynen β-oxidação de lipídios Ciclo de Lynen POLISSACARÍDIOS PROTEÍNAS LIPÍDIOS GLICOSE AMINOÁCIDOS ÁCIDOS GRAXOS Fosfoenolpiruvato (3) Asp Gly Ala Ser Cys Leu Ile Lys Phe Glu Lactato Piruvato (3) CO 2 Acetil-CoA

Leia mais

6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa

6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa 6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa Lipoproteínas: São associações entre Proteínas e Lipídios

Leia mais

Lipoproteínas plasmáticas

Lipoproteínas plasmáticas Lipoproteínas plasmáticas 1- No plasma sanguíneo, excetuando os ácidos gordos livres que viajam ligados à albumina, os lipídeos são transportados em estruturas micelares esféricas denominadas lipoproteínas.

Leia mais

Metabolismo de Lipídeos

Metabolismo de Lipídeos Outros Exemplos de Mecanismos de Regulação Glicose X Gliconeogênese Regulação da Frutose 6P pela Frutose 2,6 bifosfato FBPase: bifosfatofosfatase (Gliconeogênese) PFK : fosfofrutoquinase (Glicólise) Universidade

Leia mais

Metabolismo de Lipídeos

Metabolismo de Lipídeos Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso Engenharia Química Disciplina Bioquimica Metabolismo Energético de Lipídeos Oxidação Completa: Combustível +

Leia mais

Mecanismo de transporte dos grupos acetil da mitocôndria para o citosol.

Mecanismo de transporte dos grupos acetil da mitocôndria para o citosol. BIOSSÍNTESE DE LIPÍDIOS BIOSSÍNTESE DOS ÁCIDOS GRAXOS - A biossíntese dos ácidos graxos ocorre por vias totalmente diferentes da sua oxidação. - A biossíntese dos ácidos graxos ocorre no citosol. - O acetil-coa

Leia mais

Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Digestão, absorção e transporte plasmático dos lipídeos -lipoproteínas- Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes LIPÍDEOS DIGESTÃO, ABSORÇÃO, TRANSPORTE PLASMÁTICO DIGESTÃO DE TRIGLICERÍDEOS,

Leia mais

Lipoproteínas plasmáticas

Lipoproteínas plasmáticas Lipoproteínas plasmáticas 1- No plasma sanguíneo, excetuando os ácidos gordos livres que viajam ligados à albumina, os lipídeos são transportados em estruturas micelares esféricas denominadas lipoproteínas.

Leia mais

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Com a participação de enzimas Aula sobre enzimas... Com a participação de hormônios como

Leia mais

Hormonas e mensageiros secundários

Hormonas e mensageiros secundários Hormonas e mensageiros secundários Interrelação entre os tecidos Comunicação entre os principais tecidos Fígado tecido adiposo hormonas sistema nervoso substratos em circulação músculo cérebro 1 Nos mamíferos,

Leia mais

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos 1 Pâncreas - Função exócrina: Secreção de enzimas líticas - Função endócrina (ilhotas): secreção de insulina e glucagon

Leia mais

Controle Hormonal do Metabolismo

Controle Hormonal do Metabolismo Homeostase Metabólica Controle Hormonal do Metabolismo Disponibilidade De substrato energético Necessidade dos tecidos Alexandre Havt Nível sanguíneo de nutrientes Nível hormonal Impulso nervoso Integração

Leia mais

Oxidação dos ácidos gordos

Oxidação dos ácidos gordos Oxidação dos ácidos gordos 1- Os ácidos gordos fazem parte da estrutura dos lipídeos das membranas (fosfolipídeos e glicolipídeos) e das lipoproteínas plasmáticas, mas mais de 95% dos ácidos gordos presentes

Leia mais

Introdução e apresentação geral do metabolismo da glicose

Introdução e apresentação geral do metabolismo da glicose Introdução e apresentação geral do metabolismo da glicose Índice 1- O transporte transmembranar e a fosforilação da glicose...1 2- A glicólise e a oxidação da glicose a CO 2...1 3- A oxidação da glicose-6-fosfato

Leia mais

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina ou adrenalina Estímulos para a secreção de epinefrina: Perigos reais ou imaginários Exercício físico

Leia mais

Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Oxidação de Carboidratos. Obtenção de energia por oxidação 19/08/2014

Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Oxidação de Carboidratos. Obtenção de energia por oxidação 19/08/2014 , Cadeia de Transporte de Elétrons e Fosforilação Oxidativa Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Para que um organismo possa realizar suas funções básicas: Obtenção de nutrientes. Crescimento. Multiplicação.

Leia mais

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis 1- O termo lipogénese pode utilizar-se para referir genericamente todos os processos que levam à síntese de lipídeos, quer a partir de compostos não lipídicos,

Leia mais

A denominação das cínases não tem em linha de conta o sentido em que a reacção ocorre nos seres vivos

A denominação das cínases não tem em linha de conta o sentido em que a reacção ocorre nos seres vivos A denominação das cínases não tem em linha de conta o sentido em que a reacção ocorre nos seres vivos mesmo quando (por razões de índole termodinâmica) apenas a reacção em que ocorre formação de ATP pode

Leia mais

Metabolismo energético das células

Metabolismo energético das células Metabolismo energético das células Medicina Veterinária Bioquímica I 2º período Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari Como a célula produz energia? Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Adenosina

Leia mais

ONDE TENS AS NOÇÕES BÁSICAS DOS METABOLISMOS QUE PRECISAS DE SABER:

ONDE TENS AS NOÇÕES BÁSICAS DOS METABOLISMOS QUE PRECISAS DE SABER: 1 ONDE TENS AS NOÇÕES BÁSICAS DOS METABOLISMOS QUE PRECISAS DE SABER: PRINCIPAIS REACÇÕES E ENZIMAS, LOCAL ONDE OCORREM, PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS REGULADORAS Será que a nossa vida não passa de um metabolismo?

Leia mais

Metabolismo de Lipídeos

Metabolismo de Lipídeos Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso Engenharia Química Disciplina Bioquimica Metabolismo Energético de Lipídeos Oxidação Completa: Combustível +

Leia mais

Integração de Metabolismo.

Integração de Metabolismo. Integração de Metabolismo http://www.expasy.ch/cgi-bin/show_thumbnails.pl Princípios comuns governam o metabolismo em todos os seres vivos: Toda a regulação metabólica utiliza mecanismos similares: Principais

Leia mais

CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP

CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA OU COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP SINTETIZAM ATP ÀS CUSTAS DA OXIDAÇÃO DAS COENZIMAS NADH E FADH 2 PELO OXIGÊNIO AS COENZIMAS REDUZIDAS SÃO PRODUZIDAS

Leia mais

Metabolismo de Lipídios

Metabolismo de Lipídios Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica Metabolismo de Lipídios Professora Ana Chaves Classificação Ácidos graxos Lipídeos Complexos Lipídeos Simples

Leia mais

Metabolismo do azoto dos aminoácidos e ciclo da ureia

Metabolismo do azoto dos aminoácidos e ciclo da ureia Metabolismo do azoto dos aminoácidos e ciclo da ureia 1- Os aminoácidos existentes no sangue e nas células resultam da hidrólise das proteínas endógenas ou das proteínas da dieta. A maior parte dos aminoácidos

Leia mais

Oxidação dos ácidos gordos

Oxidação dos ácidos gordos Oxidação dos ácidos gordos 1- Para além de fazerem parte dos lipídeos das membranas, das lipoproteínas e das reservas de tecido adiposo um dos papéis mais relevantes dos ácidos gordos é o de serem substratos

Leia mais

Metabolismo de Lipídios MARIA AMÉLIA AGNES BRUNA SOARES AYRES FERNANDA BRUM LACAU LOURDES CARUCCIO HIRSCHMANN

Metabolismo de Lipídios MARIA AMÉLIA AGNES BRUNA SOARES AYRES FERNANDA BRUM LACAU LOURDES CARUCCIO HIRSCHMANN Metabolismo de Lipídios MARIA AMÉLIA AGNES BRUNA SOARES AYRES FERNANDA BRUM LACAU LOURDES CARUCCIO HIRSCHMANN Componentes de sistema de transporte de elétrons no interior da membrana mitocondrial (ubiquinona);

Leia mais

Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado

Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado Índice 1 Introdução... 3 2 Metabolismo no período pós-prandial... 3 2.1 A digestão e absorção dos

Leia mais

Acetil CoA e Ciclo de Krebs. Prof. Henning Ulrich

Acetil CoA e Ciclo de Krebs. Prof. Henning Ulrich Acetil CoA e Ciclo de Krebs Prof. Henning Ulrich Glicose + Consumo de 2 ATP 2 Ácidos Pirúvicos + 4H + + Produção de 4 ATP (2C 3 H 4 O 3 ) 2H + são Transportados pelo NAD passando Para o estado reduzido

Leia mais

Oxidação dos ácidos gordos

Oxidação dos ácidos gordos Oxidação dos ácidos gordos Oxidação dos ácidos gordos; Rui Fontes Índice 1- O papel dos triacilgliceróis endógenos e dos ácidos gordos na síntese de ATP... 1 2- A libertação de ácidos gordos para o plasma,

Leia mais

Corpos cetônicos e Biossíntese de Triacilglicerois

Corpos cetônicos e Biossíntese de Triacilglicerois Corpos cetônicos e Biossíntese de Triacilglicerois Formação de Corpos Cetônicos Precursor: Acetil-CoA Importante saber!!!!!!!!!!!! http://bloglowcarb.blogspot.com.br/2011/06/o-que-acontece-com-os-lipidios.html

Leia mais

Revisão do Metabolismo da Glicose

Revisão do Metabolismo da Glicose Gliconeogênese Revisão do Metabolismo da Glicose Esquema Geral da Glicólise lise 1 açúcar de 6 C 2 açúcares de 3 C A partir deste ponto as reações são duplicadas 2 moléculas de Piruvato (3C) Saldo 2 moléculas

Leia mais

CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP

CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP CADEIA DE TRANSPORTE DE ELÉTRONS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA OU COMO AS CÉLULAS SINTETIZAM ATP SINTETIZAM ATP ÀS CUSTAS DA OXIDAÇÃO DAS COENZIMAS NADH E FADH 2 PELO OXIGÊNIO AS COENZIMAS REDUZIDAS SÃO PRODUZIDAS

Leia mais

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de 1 2 3 O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de Langerhans, que secretam insulina, glucagon e somatostatina

Leia mais

Regulação metabólica e equilíbrio energético. Na + Na + K + Ca + Ca + Semelhanças

Regulação metabólica e equilíbrio energético. Na + Na + K + Ca + Ca + Semelhanças Regulação metabólica e equilíbrio energético Semelhanças 1- Usam a oxidação de compostos orgânicos como fonte de energia. 2- A velocidade de oxidação dos compostos orgânicos aumenta com o exercício. Uma

Leia mais

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis; Rui Fontes Índice 1- Definições de lipogénese... 1 2- Tecidos e órgãos onde a lipogénese de novo pode ter relevância...

Leia mais

MAPA II POLISSACARÍDIOS PROTEÍNAS LIPÍDIOS GLICOSE AMINOÁCIDOS ÁCIDOS GRAXOS. Leu Ile Lys Phe. Gly Ala Ser Cys. Fosfoenolpiruvato (3) Piruvato (3)

MAPA II POLISSACARÍDIOS PROTEÍNAS LIPÍDIOS GLICOSE AMINOÁCIDOS ÁCIDOS GRAXOS. Leu Ile Lys Phe. Gly Ala Ser Cys. Fosfoenolpiruvato (3) Piruvato (3) Ciclo de Krebs MAPA II POLISSACARÍDIOS PROTEÍNAS LIPÍDIOS GLICOSE AMINOÁCIDOS ÁCIDOS GRAXOS Fosfoenolpiruvato (3) Asp Gly Ala Ser Cys Leu Ile Lys Phe Glu Piruvato (3) CO 2 Acetil-CoA (2) CO 2 Oxaloacetato

Leia mais

Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado

Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado Integração dos metabolismos dos carbohidratos, gorduras e proteínas ao longo do dia e no jejum prolongado Índice 1 Introdução... 3 2 Metabolismo no período pós-prandial... 3 2.1 A digestão e absorção dos

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Definir Energia Descrever os 3 Sistemas Energéticos Descrever as diferenças em Produção de Energia Bioenergética Estuda

Leia mais

Lipólise e Oxidação dos ácidos gordos

Lipólise e Oxidação dos ácidos gordos Lipólise e Oxidação dos ácidos gordos Índice 1- O papel dos triacilgliceróis endógenos e dos ácidos gordos na síntese de ATP... 1 2- Na hidrólise dos triacilgliceróis do citoplasma dos adipócitos participam

Leia mais

Lipoproteínas Plasmáticas e Colesterol

Lipoproteínas Plasmáticas e Colesterol Lipoproteínas Plasmáticas e Colesterol Lipoproteínas: São associações entre Proteínas e Lipídios encontradas na corrente sanguínea, e que têm como função transportar os Lipídios no plasma e regular o seu

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICONEOGÊNESE. Profa. Dra. Marina Prigol

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICONEOGÊNESE. Profa. Dra. Marina Prigol Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICONEOGÊNESE Profa. Dra. Marina Prigol GLICONEOGÊNESE PROCESSO DE SÍNTESE DE GLICOSE A PARTIR DE COMPOSTOS NÃO GLICÍDICOS OCORRÊNCIA: Citosol do

Leia mais

Regulação do metabolismo oxidativo e equilíbrio energético. Na + Na + K + Ca + Ca +

Regulação do metabolismo oxidativo e equilíbrio energético. Na + Na + K + Ca + Ca + Regulação do metabolismo oxidativo e equilíbrio energético Semelhanças Usam a oxidação de compostos orgânicos como fonte de energia. 2 A velocidade de oxidação dos compostos orgânicos aumenta com o exercício.

Leia mais

5/4/2011. Metabolismo. Vias Metabólicas. Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos).

5/4/2011. Metabolismo. Vias Metabólicas. Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos). Metabolismo Vias Metabólicas Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos). 1 Endergônico Exergônico Catabolismo Durante o catabolismo de carboidratos,

Leia mais

Oxidação em beta e notas sobre deficiências enzimáticas associadas

Oxidação em beta e notas sobre deficiências enzimáticas associadas Oxidação em beta e notas sobre deficiências enzimáticas associadas Durante o jejum a insulina está baixa e, no citoplasma dos adipócitos predomina a ação lipolítica das catecolaminas ocorrendo hidrólise

Leia mais

Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo de Krebs ou Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos

Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo de Krebs ou Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo de Krebs ou Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos Vias da Respiração Celular NADH Glicólise NADH 2 Ciclo de Krebs Mitocôndria Cadeia transp. elétrons Glicose Piruvato Citosol

Leia mais

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis

Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis Síntese de ácidos gordos e triacilgliceróis Página 1 de 6 Síntese de ácidos e triacilgliceróis; Rui Fontes 1- O termo lipogénese pode utilizar-se para referir genericamente todos os processos que levam

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano ENSINO PRÁTICO E TEORICO-PRÁTICO 7ª AULA TEÓRICO-PRÁTICA

Leia mais

Gliconeogênese. Gliconeogênese. Órgãos e gliconeogênese. Fontes de Glicose. Gliconeogênese. Gliconeogênese Metabolismo dos aminoácidos Ciclo da Uréia

Gliconeogênese. Gliconeogênese. Órgãos e gliconeogênese. Fontes de Glicose. Gliconeogênese. Gliconeogênese Metabolismo dos aminoácidos Ciclo da Uréia Gliconeogênese Metabolismo dos aminoácidos Ciclo da Uréia Gliconeogênese Alexandre Havt Gliconeogênese Fontes de Energia para as Células Definição Via anabólica que ocorre no fígado e, excepcionalmente

Leia mais

Processo de obtenção de energia das células respiração celular

Processo de obtenção de energia das células respiração celular Processo de obtenção de energia das células respiração celular Lipídeos de armazenamento (Gorduras e óleos) Os lipideos de armazenamento são constituidos por ácidos graxos esterificados ao glicerol - triglicerídeos

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA. Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. Profa.

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA. Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. Profa. Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa Profa. Marina Prigol 1 Glicólise Anaeróbica RESPIRAÇÃO CELULAR ou GLICÓLISE AERÓBICA:

Leia mais

Metabolismo e Regulação

Metabolismo e Regulação Metabolismo e Regulação PRBLEMAS - Série 1 Soluções 2009/2010 idratos de Carbono (Revisão) e Metabolismo Central 1 R: (α 1 4) (lineares) Ο (α1 6) (pontos de ramificação) 2. R: Locais de glicosilação são

Leia mais

Glicogênese, Glicogenólise e Gliconeogênese. Profa. Alessandra Barone

Glicogênese, Glicogenólise e Gliconeogênese. Profa. Alessandra Barone Glicogênese, Glicogenólise e Gliconeogênese Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Polissacarídeo de reserva animal Constituído por moléculas de α-d-glicose ligadas entre si por ligações glicosídicas

Leia mais

Organelas Transdutoras de Energia: Mitocôndria - Respiração

Organelas Transdutoras de Energia: Mitocôndria - Respiração Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Organelas: Cloroplasto e Mitocôndria Obtenção de energia para a célula a partir diferentes fontes: Curso: Engenharia

Leia mais