Prof Robert ROC. As Questões Agrária e Agrícola Brasileiras. A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof Robert ROC. As Questões Agrária e Agrícola Brasileiras. A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas"

Transcrição

1 As Questões Agrária e Agrícola Brasileiras A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas

2 Renda da Terra representa a parcela do produto da terra que é paga ao proprietário pelo uso das forças originais e indestrutíveis do solo. (Ricardo, David. 1982, p. 65).

3 A Histórica Concentração de Terras no Brasil: Período Jango/ditadura militar A pressão popular sobre o governo tornava-se insustentável, quanto as reformas estruturais. As reformas de base indicadas por João Goulart tinham na reforma agrária uma de suas prioridades. A proposta estava alicerçada na desapropriação de fazendas superiores a quinhentos hectares marginais a estradas e propriedades superiores a trinta hectares próximas de açudes e projetos de irrigação financiados pelo Governo.

4 A Histórica Concentração de Terras no Brasil: Período Jango/ditadura militar Este elemento desagradou as elites locais e ampliou o medo dos EUA, visto a recente Revolução Cubana e a ampliação da presença socialista no seu hemisfério. A elite local somada aos militares e interesses dos EUA potencializaram o Golpe de 1964, impedindo a consolidação das reformas de base propostas por Jango. Contudo devemos lembrar que o ETR (estatuto do trabalhador rural) foi instituído, desencadeando um forte êxodo rural.

5 A Transferência de Pobreza do Campo para a Cidade o r P R f b o t r e C O R

6

7 O INCRA, nos dados do Cadastro Rural, designa como posse os imóveis rurais sem registro legal, independente do seu tamanho. As posses têm grande representatividade na estrutura fundiária brasileira. Elas podem estar em terras públicas, devolutas ou, em casos mais raros, em terras privadas. Por ser prática ilegal, há grande possibilidade do fenômeno ser superior ao alcançado pelos dados do INCRA. De acordo com o Instituto, em 2003 existiam no Brasil imóveis de posse (27,3% do total de imóveis rurais do Brasil), os quais perfaziam ,8 ha (15,8% da área total dos imóveis rurais brasileiros).

8 Militares e a Questão Agrária A criação do Estatuto da Terra no final de 1964, mais precisamente em 30/11/1964. O Estatuto poderia viabilizar a reforma agrária, porém os militares se preocuparam com os grande projetos transnacionais, abandonando em parte a questão agrária. A expansão do capitalismo no campo. A expansão da fronteira agrícola em direção à Amazônia.

9 Roberto Campos e a Reforma Agrária

10 Movimentos Pelo Acesso a Terra MST e LOC são dois exemplos atuais e diferentes de grupos que buscam o acesso a terra, tendo em vista a manutenção da estrutura fundiária concentrada, ociosa e em débito com o governo (ITR). A diferença entre as duas organizações esta inicialmente na popularidade e no tipo de ação. O MST mostra-se com uma proposta de assentamento dos trabalhadores, privilegia a ocupação de terras ociosas. Já a LOC (Liga Operária e Camponesa) possui uma ação mais agressiva, promovendo uma ocupação de todo o tipo de latifúndio, acompanhado de forte violência e assassinato dos proprietários.

11 Carlos Walter Porto Gonçalves

12

13 O processo de radicalização do discurso, contrário aos quilombolas e indígenas; povos fixados historicamente na terra e se organizando de forma diferenciada em relação as atuais propriedades com produção agrícola integrada aos CAIs; se espalha principalmente através dos Lobbies fixados no país tanto nas esferas estaduais e federais. O discurso dos políticos incita a violência e reafirma a apropriação da terra pela força e grilarem de terras de povos tradicionais. O discurso deu aos dois políticos gaúchos o prêmio de racistas do ano, segundo o grupo Survival da ONU. Latifundio e Violência O deputado Luis Carlos Heinze possui fortes vínculos com corporações agroindustriais, além de defender o interesse dos grandes latifundiários e grileiros de terras públicas, indígenas e quilombolas.

14 Módulos Rurais: O que é um Latifúndio? O módulo rural é definido a partir da dimensão de cada município, das necessidades para a produção dos pequenos produtores e das principais atividades agrícolas existentes na região em questão. Este fator possibilita grandes variações quanto a dimensão do módulo por município e a caracterização do latifúndio.

15 Módulos Rurais: O que é um Latifúndio? Minifúndio todo imóvel rural cuja dimensão é inferior ao módulo fiscal fixado para o município. Pequena propriedade o imóvel rural cuja dimensão esteja compreendida entre1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais. Média propriedade o imóvel rural cuja dimensão esteja compreendida entre mais de 4 (quatro) e 15 (quinze) módulos fiscais. Grande propriedade o imóvel rural cuja dimensão é superior a 15 (quinze) módulos fiscais.

16 TABELA 58 Dimensões dos módulos fiscais Unidades da Federação 2010 (em ha) conclusão Unidades da Federação Módulo máximo Módulo mínimo Mais frequente Rio de Janeiro São Paulo Paraná Santa Catarina Distrito Federal (2) Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Fonte: Incra Elaboração: DIEESE Nota: (1) Em metade dos município corresponde a 70 hectares, na outra metade, a 50 hectares (2) Módulo único Obs.: As variações resultam do fato de que o Incra determina o módulo fiscal para cada município levando em conta a qualidade do solo, relevo, acesso etc. MÓDULO FISCAL - Unidade de medida expressa em hectares, fixada para cada município, considerando os seguintes fatores: 1) tipo de exploração predominante no município; 2) renda obtida com a exploração predominante; 3) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam significativas em função da renda e da área utilizada; 4) o conceito de propriedade familiar.

17 Módulos Rurais: O que é um Latifúndio? Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo. Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las, não produzindo empregos, não gerando produção e não colaborando com imposto para o país. Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.

18 Ociosidade das Grandes Propriedades Durante a década de 1980, notamos que grandes instituições bancárias passaram a fugir da especulação financeira comprando terras. Muitas destas instituições já estavam aglomerando grandes extensões territoriais a partir do endividamento adquirido por muitos produtores (pequenos e médios) na busca pela modernização de suas lavouras. Grande parte das terras também foram adquiridas por especuladores imobiliários, na proximidade dos grandes centros urbanos em expansão. Muitos dos latifundiários, tirando a área de reserva florestal, não utilizam grande parte de suas propriedades de forma produtiva. Dados do INCRA (instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mostram que mais de 80% dos latifúndios são ociosos em suas áreas produtivas.

19 GRÁFICO 10 62,5 Norte Distribuição das áreas dos imóveis rurais (1) não explorados por tipo de área - Brasil e Grandes Regiões 1998 (em %) 30,1 81,4 7,4 7,8 10,8 Aproveitável não utilizada 33,3 26,1 Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil Não aproveitável 40,5 Preservação do meio ambiente (2) Grandes Regiões Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil Área dos imóveis (em ha) , , ,2 701, , ,9 Fonte: Incra. Estatísticas cadastrais. Elaboração: DIEESE Notas: (1) O conceito de imóvel rural definido pelo Incra encontra-se no glossário; (2) Áreas destinadas à Reserva Legal e Preservação Permanente Obs.: O Incra exclui imóveis com dados inconsistentes: imóveis com área total menor que 99% do somatório das áreas exploradas, reserva legal, preservação permanente, inaproveitável e aproveitável não utilizada; imóveis com área total maior que 105% do mesmo somatório 30,6 13,8 55,5 64,4 8,1 27,6 63,4 8,4 28,1

20 Ociosidade das Terras no Brasil

21 Atores Rurais Produtor familiar. Latifundiários (pessoas físicas e jurídicas). Grileiro Posseiro Parceiro (meeiro) arrendatário Capataz trabalhador volante (bóia-fria) pistoleiro (jagunço ou trapizomba)

22 Conflitos e violência no Campo Grande parte da violência no campo brasileiro está vinculada a questão da posse da terra. Posseiros, grileiros, latifundiários e polícia vivem uma rotina de sangue e ódio no meio rural. A impunidade no campo deve-se a participação de políticos, funcionários públicos e policiais na maioria dos inquéritos.

23 Violência no campo contra a pessoa Brasil e Grandes Regiões 2010 (em %) Fonte: CPT. Conflitos no Campo Elaboração: DIEESE Nota: (1) Pessoas envolvidas em situações violentas, não apenas as que sofreram violência direta (2) São as mortes que acontecem em consequência dos conflitos Obs.: O número de conflitos e pessoas envolvidas refere-se à soma das ocorrências dos conflitos por terra (638), ocupações (180), acampamentos (35), conflitos pela água (87), trabalho escravo (204), superexploração e desrespeito trabalhista (38) e outros conflitos (4) contabilizados pela CPT TABELA 96 Violência Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil Em % Em n os absolutos Conflitos 33,5 37,1 15,5 5,5 8,4 100, Pessoas envolvidas (1) 29,7 42,1 19,1 2,5 6,6 100, Assassinatos 61,8 35,3 2,9 0,0 0,0 100,0 34 Tentativas de assassinatos 25,5 18,2 7,3 1,8 47,3 100,0 55 Mortos em consequência (2) 78,9 5,3 5,3 0,0 10,5 100,0 19 Ameaçados de morte 64,8 28,8 4,0 0,0 2,4 100,0 125 Torturados 50,0 25,0 0,0 25,0 0,0 100,0 4 Agredidos fisicamente 21,1 26,7 21,1 25,6 5,6 100,0 90 Presos 17,0 30,7 27,3 23,9 1,1 100,0 88

24 Peonagem: Escravidão por Dívida A escravidão por dívida continua sendo uma prática visível no campo brasileiro. Normalmente ocorre a partir do aliciamento de trabalhadores que são levados para áreas interioranas, distantes de suas moradias e dos olhos do poder público. A ação do Estado contra este tipo de prática está sendo potencializada na última década, porém os focos deste tipo de exploração ainda são numerosos, especialmente na região Norte e Nordeste.

25 Fonte: IBGE/MTA/SUS/CPT

26 Operações de fiscalização móvel de combate ao trabalho escravo Brasil (em n os absolutos) Fonte: MTE. SIT/Defit/Detrae. Elaboração: DIEESE Nota: (1) Para cada irregularidade encontrada é lavrado um Auto de Infração que se transforma em Processo Administrativo com duplo grau de recurso. Sendo julgado procedente, é aplicada uma multa para cada infração. Obs.: a) Os dados sobre trabalhadores registrados não foram computados entre 1997 e Os dados de pagamento de indenizações não foram computados entre 1997 e 1999; b) Data de acesso: 16/02/2011 TABELA 99 Ano Operações Fazendas fiscalizadas Trabalhadores registrados Trabalhadores libertados Pagamento das Autos de indenizações infração (em R$ 1.000) lavrados (1)

27 Produção Familiar e Produção Comercial Historicamente a produção familiar esteve vinculada a agricultura de subsistência, contudo notamos uma forte transformação neste setor do campo brasileiro. A partir da Revolução Verde notamos que várias atividades familiares passaram a absorver tecnologia como forma de ampliara a produção e a renda. Contudo notamos que muitos produtores familiares passaram a ser excluídos ou a abandonar/perder suas propriedades em função da modernização e endividamento contraído. Existe uma imposição tecnológica das agroindústrias sobre os agricultores no intuito de obter uma melhor qualidade de produtos para atender as suas demandas de mercado.

28

29 A Revolução Verde A partir da década de 1950/60 notamos uma forte entrada de tecnologias destinadas as atividades rurais, provenientes dos países centrais, ou através da entrada de transnacionais no território brasileiro. Grande parte destas tecnologias (máquinas, químicos, matrizes) não estavam adaptadas a realidade climática e pedológica do Brasil. Instituições como EMBRAPA e EMATER foram criadas para adaptar tais tecnologias a realidade de solo e clima do país. A inserção destas tecnologias no campo brasileiro foi simultânea a criação do ETR, potencializando o êxodo rural

30 O CAI (Complexo Agroindustrial): A Exploração do Campo Pelo Capital Representa a atividade agrícola que encontra-se submetida a exploração capitalista antes e após a produção. Atualmente vários cultivos e agricultores encontram-se subjugados a esta transformação no processo produtivo rural. A imposição de padrões tecnológicos no processo produtivo, associado ao endividamento frente a instituições bancárias revelam a primeira face deste processo, onde estes revelam os fatores condicionantes para a integração entre agricultor e agroindústria a jusante. Neste processo notamos que o agricultor e sua família (produção familiar) estarão trabalhando para potencializar a produção com destino a agroindústria, não recebendo salário por esta exploração.

31 Bancos Maquinário Químico Veterinários Matrizes O CAI (Complexo Agroindustrial): A Exploração do Campo Pelo Capital Capitais (empréstimos) tecnologia espécies Agricultor Familiar INTEGRAÇÃO Fornecimento de Commodities Agroindústria a Jusante

32 Atividades Agrícolas Subordinadas a Pecuária Bovina (leite e carne) Avicultura (ovos e carne) Suinocultura Café Soja Algodão Cacau CAIs no Brasil Cana-de-açúcar (Complexo sucro-alcoleiro) Tabaco Feijão arroz Tomate vinha milho trigo Laranja

33 Surgimento de uma Burguesia Rural As agroindústrias que estabelecem a integração com produtores familiares desejam manter este tipo de relação e não estão interessadas em se estabelecer na terra (plantio/criação). Para manter a relação de exploração do produtor, fixando este na lavoura, notamos que os valores pagos aos agricultores serão elevados, possibilitando a permanência deste e dando continuidade a sua exploração. A ampliação dos ganhos somados ao consumo de produtos serviços e valores promove uma transformação no espaço rural, no trato com a terra e na absorção de valores externos ao ambiente em questão.

34 Bibliografia ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS AGRÁRIOS ATRAVÉS DO MAPA. Eduardo Paulon Girardi Universidade Federal de Mato Grosso CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ed. Brasília: Câmara dos Deputados, CPT COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Caderno Conflitos no Campo Brasil. Todos os números entre 1986 e Goiânia/São Paulo: CPT-Loyola, IBGE - (censo agropecuário 2007) NERA NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PROJETOS DE REFORMA AGRÁRIA. DATALUTA Banco de dados da luta pela terra. Presidente Prudente: NERA/Unesp. Disponível em: < OLIVEIRA, A. U. de. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Revista Terra Livre. São Paulo: AGB, n.21, p , 2º sem PIKETTY, Thomas. O Capital no Século XXI. ed. Intrínseca. RICARDO, D.. Princípios de economia política e tributação. São Paulo: AbrilCultural, p. (Série Os Economistas). ROSS, Jurandir S. (Org.). Geografia do Brasil. EDUSP ZIEGLER. Jean. Destruição em Massa: A Geopolítica da Fome. ed. Cortez.

Prof Robert ROC. A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas.

Prof Robert ROC. A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas. A Manutenção da Concentração Fundiária e a Modernização das Práticas Agrícolas Renda da Terra representa a parcela do produto da terra que é paga ao proprietário pelo uso das forças originais e indestrutíveis

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil AGRICULTURA Conceito: técnica de plantio e uso do solo. Objetivos: alimentação, matéria-prima;. FATORES

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É,

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, SEU NÚMERO, TAMANHO E DISTRIBUIÇÃO SOCIAL. UM DOS GRANDES

Leia mais

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida NA AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE... TRANSGÊNICOS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA CONFLITOS RURAIS E LUTA

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO 1 - O Setor Primário reúne todas as atividades do Meio Rural, ou seja, da agropecuária (agricultura e pecuária) e atividades do extrativismo simples. 2 - O

Leia mais

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira XXII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 27 e 28-10-2010 Agricultura Familiar e Comercial nos Censos Agropecuários de 1996

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA Estrutura fundiária é a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho ou distribuição social. Um dos grandes

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I FRONTEIRA AGRÍCOLA é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação

Leia mais

DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA

DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA Eduardo Paulon Girardi Professor do Departamento de Geografia da Unesp Campus de P. Prudente girardi@fct.unesp.br

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

Situação fundiária brasileira

Situação fundiária brasileira AGRÁRIA BRASIL Situação fundiária brasileira Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, a concentração de terra persiste no país. Essa concentração

Leia mais

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você?

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFBA - 2016 Mesa Redonda: Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras

Leia mais

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA Estrutura Fundiária A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

XXII Seminário. Econômica

XXII Seminário. Econômica XXII Seminário Internacional de Política Econômica Antônio Márcio Buainain e Patrícia Almeida Instituto de Economia da Unicamp Viçosa, 28 de Outubro de 2010 Objetivo central Analisar o funcionamento do

Leia mais

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense Evolução recente da estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense OBJETIVOS - Analisar a evolução recente da distribuição da posse da terra

Leia mais

Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014)

Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014) Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo,

Leia mais

Dienison B. Oliveira Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás

Dienison B. Oliveira Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás A MODERNIZAÇÃO NO CAMPO DURANTE O PERÍODO MILITAR NO BRASIL 1 Apolônio F. Filho apolonio54321@hotmail.com Dienison B. Oliveira dienis00723@hotmail.com Rafael F. Godói rafa17_corinthiano@hotmail.com Introdução

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo, para

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Milena Mendes Barra da Estiva Julho / 2015 AGRICULTURA I - Ementa Origem, histórico e evolução; Aspectos morfológicos e fisiológicos; Distribuição Geográfica;

Leia mais

1) (FGV-SP) Analise o mapa.

1) (FGV-SP) Analise o mapa. Aula ao vivo de geografia 19/03/2014 Revolução Verde e a questão agrária no Brasil 1) (FGV-SP) Analise o mapa. O produto destacado no mapa é: a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013 Agronegócio em Mato Grosso Abril 2013 Brasil Visão Geral Brasil - Visão Geral Area 8,5 milhões km 2 (5º maior) População (2011) 195 milhões (6 º maior) PIB (2011) US$ 2,47 Trilhões (6 ª maior) Produção

Leia mais

GEOGRAFIA -EBC. Professor ANDERSON CARLOS

GEOGRAFIA -EBC. Professor ANDERSON CARLOS GEOGRAFIA -EBC Professor ANDERSON CARLOS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NO BRASIL S U M Á R I O 1. ASPECTOS DA AGRICULTURA BRASILEIRA 2. ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL 3. LUTA PELA TERRA E VIOLÊNCIA NO MEIO RURAL

Leia mais

O Brasil rural e agropecuário no Século XXI

O Brasil rural e agropecuário no Século XXI 24º Encontro Tele.Síntese São Paulo, 20/10/2010 O Brasil rural e agropecuário no Século XXI Diretoria de Estudos Setoriais -Diset/IPEA Gesmar Rosa dos Santos gesmar.santos@ipea.gov.br Dimensões e destaques

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira O processo de modernização subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbanoindustrial. Os velhos complexos rurais

Leia mais

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS GEOGRAFIA 5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS 1. Observe os mapas: Mapa 1 Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro, 2012. Adaptação. Parte integrante do livro didático

Leia mais

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 CURSO DE Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins.

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. Geografia Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. A transformação do espaço natural em espaço geográfico iniciou-se com a agricultura. Revolução Neolítica. As transformações ocorridas na agricultura

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

A organização do espaço Rural

A organização do espaço Rural A organização do espaço Rural Campo x Cidade A evolução da atividade agrícola Coloque na ordem essa evolução. Recursos da natureza Renovável Não renovável inesgotável Tipos de extrativismo Indústria extrativa

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira LUCIANO TEIXEIRA Agricultura no Brasil Luciano Teixeira Agricultura Extensiva Caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado

Leia mais

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA Conteúdos Estrutura fundiária brasileira; Mão-de-obra empregada no campo;

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB AGROPECUÁRIA BRASILEIRA O papel do agronegócio na economia brasileira PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB 38,60% PIB-Agronegócio (2003): R$ 508,27 bilhões 61,40% PIB-Brasil (2003): R$ 1.314 bilhões Fonte:

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF C. S. Tecnologia do Agronegócio 3º Semestre PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF Acadêmicos: Bruno Farias, Clodinei Uria,Mauricio, Renan Fontoura, Milton Fábrica, Ricardo

Leia mais

ATUALIZAÇÃO E APRIMOMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRFASILEIRA: agricultura camponesa e conflitos no campo 1

ATUALIZAÇÃO E APRIMOMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRFASILEIRA: agricultura camponesa e conflitos no campo 1 ATUALIZAÇÃO E APRIMOMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRFASILEIRA: agricultura camponesa e conflitos no campo 1 Eduardo Paulon Girardi 2 Lucas Pauli 3 Edson Sabatini Ribeiro 4 Resumo Neste artigo apresentamos

Leia mais

A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL

A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL Na verdade, estamos muito longe de uma sociedade de cidadãos. Nossas tradições históricas e nossos dilemas históricos nos empurram perigosamente em outra direção. A propriedade

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011

PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011 PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Rural 05. Habitantes no Campo 06. Ocupação do Território Brasileiro 07. Estrutura Fundiária Brasileira 08. PIB do

Leia mais

TENSÃO NO CAMPO: AS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS NA LUTA PELA TERRA NO MATO GROSSO DO SUL

TENSÃO NO CAMPO: AS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS NA LUTA PELA TERRA NO MATO GROSSO DO SUL TENSÃO NO CAMPO: AS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS NA LUTA PELA TERRA NO MATO GROSSO DO SUL Introdução Mirian Grasiela Teodoro UFMS/CPTL miriangrasi@yahoo.com.br Francisco José Avelino Júnior UFMS china@ceul.ufms.br

Leia mais

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA Aspectos metodológicos e alguns resultados CAIO GALVÃO DE FRANÇA 21 de março de 2013 CODES-IPEA, Brasília - DF Censo 2006 Agricultura Familiar

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 1 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 Apoio: Organização: LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET - Laboratório

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti Você sabe o que significa assentamento rural? São pequenas propriedades agrícolas, familiares, criadas pelo governo,

Leia mais

Como acessar. Crédito Rural. Banco do Brasil. seu

Como acessar. Crédito Rural. Banco do Brasil. seu Como acessar seu Crédito Rural no Banco do Brasil Produtor Familiar Documentos necessários Produtor Familiar Documentação necessária: - Documento de Identidade e CPF; - DAP Declaração de Aptidão ao Pronaf;

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura QUE É AGRONEGÓCIO? Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura capitalista. O latifúndio carrega em si

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais Anos 50 Anos 55-65 Aumento do uso de insumos modernos, basicamente, por meio de importações Implantação de indústrias no Brasil permitiu a implantação de indústrias

Leia mais

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Francisco Urbano Araújo Filho Coordenador Geral de Reordenamento Agrário O Território Brasileiro Área em km²: 8.511.000 N Unidades Federativas:

Leia mais

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas Estudante: Educador: Franco Augusto e Abílio José 7º Ano/Turma: C. Curricular: Geografia Estudo dirigido Questão 01 De acordo com o mapa do Brasil, utilizando as palavras abaixo, escreva o nome dos respectivos

Leia mais

COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE

COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO IESE - DESAFIOS DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA EM TEMPOS DE CRISE COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE AGRICULTURAL

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Leia os itens e assinale a alternativa que melhor se relaciona ao tipo de agricultura e ao sistema agrícola, respectivamente: I _ Grande densidade da população, obrigada a

Leia mais

OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS. Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA

OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS. Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA ferracinicamila@yahoo.com.br Em 2006, último ano de eleições presidenciais, foram registradas

Leia mais

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS?

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? Eduardo Paulon Girardi epgirardi@yahoo.com.br Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Claudia Aparecida Cara 1*, Marli Terezinha Szumilo Schlosser 2 [orientadora] 1 Mestranda de Geografia

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 2: Imóvel Rural Imóvel agrário x imóvel rural. Para o Estatuto da Terra: Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se: I - "Imóvel Rural", o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja

Leia mais

Direito Agrário. A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, leis de terras, até os dias atuais. Prof. Vilmar A.

Direito Agrário. A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, leis de terras, até os dias atuais. Prof. Vilmar A. Direito Agrário A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, 1 leis de terras, até os dias atuais Prof. Vilmar A. Silva BRASIL DO DESCOBRIMENTO. Brasil ano 1.500: Indígenas

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Cesar José de Oliveira MDA 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006.

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. Autor: Anaximandro Doudement Almeida Assessor Técnico Promotor: Comissão Nacional de Assuntos Fundiários Assunto: Índice de inadimplência dos créditos

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD)

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD) APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD) Esta série documental tem quatro subséries, das quais três representam uma instância executiva do Mirad: Coordenadoria de Conflitos

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL. Encerramento da disciplina ( )

ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL. Encerramento da disciplina ( ) ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL Encerramento da disciplina (24-06-2019) Antonio Nivaldo Hespanhol Departamento de Geografia FCT-UNESP http://www2.fct.unesp.br/nivaldo/ nivaldo.hespanhol@unesp.br

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 7R Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA 1. Agricultura no Brasil: Breve histórico - Brasil Colônia: monocultura da cana se destacava como produto principal,

Leia mais

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS O Movimento Camponês Popular (MCP) a partir da organização coletiva das famílias camponesas, pautado

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

GEOGRAFIA 9 ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA GEOGRAFIA 9 ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA 9 A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA A estrutura fundiária de um país corresponde à forma de distribuição social das terras, ou seja, ao modelo pelo qual essas

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O ESPAÇO RURAL E A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PROFº CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA AGRICULTURA É o cultivo de espécies de plantas FINALIDADES: Produção de: ALIMENTOS

Leia mais

Palavras-chave: Valor da produção municipal. PIB agropecuário. Produção agropecuária.

Palavras-chave: Valor da produção municipal. PIB agropecuário. Produção agropecuária. A evolução do PIB Agropecuário dos Municípios Osni Morinishi Rocha Resumo: A importância do crescimento da produção agropecuária municipal na formação do produto interno bruto municipal e, por conseguinte,

Leia mais

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que MUDANÇAS NO PRONAF O Banco Central publicou, em 28 de março de 2008, a Resolução No. 3.559 promovendo alterações no Capítulo 10 do MCR Manual de Crédito Rural, que trata do PRONAF Programa Nacional de

Leia mais

Pagamentos por Serviços Ambientais no Estado de Minas: experiências do Governo do Estado. Belo Horizonte, 23 de maio de 2018

Pagamentos por Serviços Ambientais no Estado de Minas: experiências do Governo do Estado. Belo Horizonte, 23 de maio de 2018 Pagamentos por Serviços Ambientais no Estado de Minas: experiências do Governo do Estado Belo Horizonte, 23 de maio de 2018 SUMÁRIO 1. Programa Bolsa Verde 2. Minuta de Anteprojeto de Lei de Política Estadual

Leia mais

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Critérios para a Classificação dos Condados Norte-Americanos segundo o Rural-Urban Continuum Code Condados Metropolitanos 0 1 2 3 Condados centrais de áreas metropolitanas

Leia mais

5 maiores Problemas da Humanidade até 2050

5 maiores Problemas da Humanidade até 2050 5 maiores Problemas da Humanidade até 2050 Água Energia Evolução da População Mundial 1950 2011 2050 2,5 bi 7,5 bi 9,3 bi Evolução dos Famintos 1950 2011 2050 0,5 bi 0,9 bi 1,3 bi Alimentos Lixo Pobreza

Leia mais

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ Irenildo Costa da Silva 1 ; Roni Mayer Lomba 2 RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

Professor Victor Teixeira

Professor Victor Teixeira Professor Victor Teixeira Extrativismo Vegetal Agricultura Atividades de coleta de produtos naturais de origem vegetal. Ainda hoje: Madeira Palmito Açaí Castanha do Pará Carnaúba Coco Látex Conjunto de

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

A questão da reforma agrária. Prof. Lucas Gonzaga

A questão da reforma agrária. Prof. Lucas Gonzaga A questão da reforma agrária Prof. Lucas Gonzaga Experiências de reforma agrária e de regulamentação fundiária no mundo - Todos os países considerados desenvolvidos atualmente enfrentam a questão da distribuição

Leia mais

Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas

Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas Apresentação: Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas Objectivo: Qual a razão da Zambézia, com grande

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras. Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.25 / Set-2013 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras. O Ministério

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Julho - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal Prof. Luís Carlos Silva de Moraes moraes.luis @ terra.com.br 38%: prop. rurais 4%: urbano 58%: qual destinação? 58%: ponto de partida do planejamento

Leia mais

TERRITORIAL. Gráfico 1 Evolução dos assassinatos no campo segundo períodos. Brasil,

TERRITORIAL. Gráfico 1 Evolução dos assassinatos no campo segundo períodos. Brasil, O período pós-golpe foi marcado pelo aumento da violência no campo. Em 2016, o Brasil foi o país do mundo com maior número de assassinatos no meio rural. Em 2017, os conflitos no campo totalizaram 1.431

Leia mais

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as condições materiais (econômicas) da vida social TODAS AS

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

PROBLEMAS BRASILEIROS. Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL.

PROBLEMAS BRASILEIROS. Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL. PROBLEMAS BRASILEIROS Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Pobreza elevada de uma grande parte da população Péssima distribuição de renda O Brasil possui uma

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais