Apocalipse, capítulo 7 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apocalipse, capítulo 7 1"

Transcrição

1 Apocalipse, capítulo 7 1 O capítulo 7 de Apocalipse é um interlúdio entre o sexto e o sétimo selo e ressalta o contraste entre os cristãos e os não cristãos. Outros interlúdios ocorrem no livro e têm vários propósitos diferentes: a. ligam-se a juízos precedentes, ampliando a narrativa; b. dão informações sobre a situação dos cristãos; c. ressaltam o controle divino sobre os fatos. Uma das grandes discussões no estudo deste capítulo é se os acontecimentos aqui narrados não seriam uma espécie de fashback, ou seja, ocorrem antes da abertura dos selos. Aqueles que assim entendem dividem os acontecimentos dos capítulos 6 e 7 em três cenas: 7.1-8: os santos são selados antes da grande tribulação; : os mártires clamam por vindicação; : os crentes aparecem vitoriosos no céu, depois que a batalha foi vencida. O motivo dessa interpretação é o fato de o capítulo 7 tratar de um momento certamente posterior aos juízos preliminares (os sete selos), referindo-se, por exemplo, à grande tribulação, acontecimento que precede a volta de Jesus, que somente ocorrerá após o conteúdo das trombetas e das taças, que, na narrativa, só aparecerá mais adiante. Ao que tudo indica, o livro de Apocalipse não é uma narrativa cronológica, e alguns fatos apresentados de forma linear, como linear é a linguagem, podem, na verdade, ser concomitantes, como os selos, as trombetas e as taças, como já mencionado na análise do capítulo 6. Essa versão que defende a existência de um fashback faz sentido, mas é preciso caminhar no estudo do livro para melhor firmar posições. Adiante, então! 1 Este estudo não é autoral. Consiste, em sua quase totalidade, na compilação de ideias dos autores citados nas referências, ao final do capítulo.

2 Versículo 1: Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. Para alguns estudiosos, os quatro ventos são os quatro cavaleiros do capítulo 6. Em decorrência disso, essa cena teria acontecido antes do juízo anunciado por meio deles, como dito na introdução ao capítulo 7 acima. Para outros exegetas, trata-se de anjos, sob as ordens de Deus e do Cordeiro, que estão retendo juízos que ainda virão. O texto não dá indicações de que sejam os cavaleiros e nem o capítulo 6 faz referência ao fato de os cavaleiros serem seres angelicais. O que podemos afirmar com certeza é que o texto fala de anjos esperando as ordens divinas para execução do juízo representado pelos quatro ventos dos quatro cantos da terra. Esse juízo que os anjos estão impedindo atingirá a terra, o mar e as árvores. Em pé nos quatro cantos da terra é uma expressão idiomática e significa todas as partes do Mundo, o que nos permite afirmar que: a. aos quatro anjos foi dado exercer juízo sobre a terra, o mar e as árvores; b. o juízo está sendo contido até que venha a ordem divina; c. o juízo virá de todos os lados; d. todos os juízos descritos em Apocalipse estão sob o controle de Deus e só ocorrem quando e como ele quer. Versículo 2: E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado que danificassem a terra e o mar, Versículo 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.

3 Na sequência, João vê outro anjo que diz aos quatro anteriores que não atinjam a terra, o mar ou as árvores até que os servos de Deus sejam selados. Esse anjo deve estar investido de autoridade especial, pois dá ordem aos outros e traz o selo do Deus vivo, símbolo de autenticidade e autoridade. O anjo vem do lado do sol nascente (Oriente), o que pode significar várias coisas: a. bênção divina, pois o Éden (paraíso) ficava no Oriente; b. Deus entra no templo vindo do Oriente, conforme relata Ez 43.2,4, o que também simbolizaria bênção; c. o Oriente é a direção da Palestina; d. a expressão é uma paródia, pois, em Apocalipse, os poderes do mal vêm do Oriente ou do Eufrates para o Oriente. O juízo é retido porque ainda há o que fazer antes que ele sobrevenha. Aqueles que são de Deus, antes do juízo, serão selados. O selo significa posse, proteção, privilégio. Serão separados para Deus, em contraste com aqueles que não lhe pertencem. Deus não permitirá que o juízo venha até que seu povo seja selado. O anjo possui o selo do Deus vivo, o único Deus verdadeiro, o que estabelece contraste entre Deus e os ídolos. O livro de Apocalipse fala de Deus como aquele que vive pelos séculos dos séculos e aquele que se assenta no trono. Deus selará os que lhe pertencem, vindo depois disso o juízo. Quando do advento das trombetas e das taças, terra e mar serão afetados pelo julgamento divino. A frase até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus, mostra a pessoalidade e a lealdade no relacionamento dos anjos com Deus. Eles selarão os santos em oposição ao sinal que a besta aporá em seus seguidores. As pessoas terão de tomar partido, pois sustentarão o sinal de Deus ou o da besta.

4 Versículo 4: E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel: Versículo 5: da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; Versículo 6: da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; Versículo 7: da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; Versículo 8: da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados. Os versos 4 a 8 falam dos que serão selados. Quem são esses? Esse número é literal ou simbólico? Para alguns intérpretes, os podem ser: os primeiros convertidos de uma grande multidão que será alcançada para Deus entre todas as nações, tribos, povos e línguas, durante o período da tribulação; cristãos especialmente enviados por Deus para pregar o evangelho durante os dias da tribulação; mártires dos últimos tempos. Ser selado por Deus não significa que não passarão pelo martírio resultante da perseguição dos últimos dias. Estão protegidos do juízo divino direto e das forças do mal, mas não dos atos de homens maus. judeus convertidos no final dos tempos. O versículo 4 fala que os serão formados por pessoas de cada uma das tribos de Israel, por isso há quem entenda que a referência seja a judeus convertidos nos últimos tempos. Os que assim acreditam alegam que, no Novo e no Antigo Testamento, quando há referência a Israel, essa referência é literal, pois o Novo Testamento, ao falar da igreja, trata-a como o novo Israel, e não como Israel simplesmente (Gl 6.16).

5 Para outros estudiosos, esse número não é literal. Doze mil ao quadrado vezes mil seria um número representativo da completude da igreja. Nas Escrituras, é recorrente a simbologia dos números. Afirmam que, em Apocalipse, fora essa passagem, não há alusão a judeus convertidos à parte da totalidade da igreja, logo esse número é referência a convertidos na grande tribulação independentemente do fato de serem judeus ou não. Na lista das tribos, Judá aparece em primeiro lugar, embora Rúben seja o primogênito. A primazia de Judá pode ser explicada pelo fato de o Cristo vir dessa tribo. Dã é omitido na lista. Em seu lugar, vem Manassés ou José. Dã caiu em idolatria, talvez por isso tenha sido excluído. Para alguns intérpretes, os são todos mártires; para outros, santos de todos os tempos, não só da grande tribulação, mártires ou não. O que podemos afirmar com certeza é que haverá um grupo de pessoas separadas para Deus e por ele preservadas de algumas coisas antes que venha o juízo que os anjos retêm. Mais que isso seria ir além do texto. A seu tempo, Deus nos revelará todo o sentido dessa passagem. Versículo 9: Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; João vê, então, uma multidão inumerável, que contrasta com o número limitado de mártires do capítulo 6 e dos , caso seja um número literal. A multidão está vestida de branco, como símbolo de redenção, pureza e santidade. As palmas que traz nas mãos representam a vitória e a alegria pela salvação e sua celebração, como ocorreu com a multidão que acompanhou a entrada de Jesus em Jerusalém. É uma multidão que vem de todos os cantos da terra, não conhecendo o evangelho barreiras para converter pessoas a Cristo.

6 Versículo 10: e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. A multidão clama em alta voz, como os mártires do capítulo 6 (verso 10), mas seu clamor não é um pedido de justiça, mas adoração, pois a justiça já foi realizada: proclamam que a salvação vem de Deus, que se assenta no trono, e do Cordeiro. Podem estar diante de Deus porque dele e do Cordeiro obtiveram a salvação. A obra redentora de Cristo é central na narrativa apocalíptica. Versículo 11: E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Diferentemente de Ap 5.11, que fala em muitos anjos, este versículo diz que todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostram sobre seus rostos e adoram a Deus. O ambiente descrito por João é de pura adoração, momento de glória, em que todos estão diante do trono divino. Aqui há alegria e celebração. A narrativa recria o ambiente da sala do trono: os anjos, os quatro seres viventes, os vinte e quatro anciãos, o trono de Deus e o Cordeiro. Em Ap 4.10, os anciãos se prostram diante de Deus; em 5.8, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se curvam diante do Cordeiro; em 5.14, os anciãos novamente se prostram diante de Deus e, aqui, são os anjos que estão sobre seus rostos, diante do trono do Altíssimo. A adoração a Deus é a tônica do ambiente da sala do trono. Versículo 12: dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. O amém, sinal de concordância, inicia e fecha a sequência de louvor. Eles tributam a Deus o louvor em gratidão a tudo que fez por sua criação, ao garantir-lhe a vitória final. Reconhecem a glória que lhe é devida por sua

7 majestade revelada na vitória sobre o mal e na salvação dos seus filhos. Celebram a sabedoria divina, pois criou todas as coisas e lhes deu um destino, a redenção final. A ele devem ser dirigidas as ações de graças como tributo aos seus atos de amor. Os anjos, interessados na salvação dos homens, irrompem em louvor quando veem isso concretizado. A Deus é dada a honra por sua divindade, por seu poder, por suas obras, pelo que é e pelo que faz. O poder e a força vêm dele e sua onipotência garante o controle sobre tudo e resulta na aplicação do seu poder na história da salvação. Todo esse louvor lhe é devido eternamente, pois Deus deve ser adorado para sempre. Essa adoração tem o mesmo padrão séptuplo do hino do capítulo 5, verso 12, com a diferença de que o capítulo 7 traz ações de graça no lugar de riqueza, que aparece no capítulo 5. Também no capítulo 4, há louvor, o qual celebra a glória, a honra e as ações de graça que são devidas a Deus. Versículo 13: E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Versículo 14: Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Um dos anciãos faz a João uma pergunta de retórica, pois o apóstolo não sabe a resposta. João chama o ancião de senhor, demonstração de respeito e reconhecimento de que está diante de um ser celestial investido de autoridade. Em outra situação, o apóstolo do amor exagerará nessa reverência a um anjo, que o admoestará dizendo que é servo como ele, não lhe cabendo, portanto, nenhuma adoração. Os anjos não são seres superiores aos homens, antes, estão lado a lado na ordem estabelecida por Deus. A resposta vem do próprio ancião, que revela ao apóstolo que a multidão é oriunda da grande tribulação, tendo sido redimida pela obra do Cordeiro. O sangue de Jesus garante à multidão o perdão dos pecados e a realidade de estar diante do trono divino.

8 A centralidade do sacrifício de Cristo perpassa todo o livro de Apocalipse. Como exemplo, podemos ver que, em Ap 1.5b, fala que Cristo nos libertou de nossos pecados pelo seu sangue; em 5.6, o Cordeiro que foi morto aparece no meio do trono de Deus; em 5.9, o Cordeiro comprou um povo para Deus e, em 12.1, os crentes venceram pelo sangue do Cordeiro. A presença, no original, do artigo definido antes da palavra tribulação evidencia que se trata de uma tribulação específica, e não apenas grandes dificuldades por que tem passado o povo de Deus ao longo de sua história. Essa grande tribulação é a guerra final contra os santos empreendida pelo dragão e seus seguidores, os habitantes da terra. À medida que Deus envia seu juízo contra os ímpios, eles se voltarão contra os seguidores de Cristo. Deus permitirá que o dragão vença os santos por um tempo. Ao fim, essa perseguição resultará na vitória da igreja (Ap 12.11) e de Deus (Ap 7.10). Versículo 15: Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. Versículo 16: Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; Esses dois versículos falam da posição dos santos: estão diante de Deus; servem-no de dia e de noite no seu santuário; gozarão de comunhão constante com Deus. Como resultado dessa vitória, Deus afastará deles todo sofrimento e suprirá todas as suas necessidades. Os atos redentores de Ap 7.14 são a base das benesses e promessas de Porque as vestes dos santos foram lavadas no sangue do Cordeiro, eles podem estar diante do trono de Deus, em sua presença, para servi-lo, adorá-lo e ter comunhão com ele. Esta cena comunica poder e glória desfrutados pelos santos. Os salvos servirão a Deus como sacerdotes e adoradores, em contínua ação na nova Jerusalém.

9 A referência a templo é metafórica, pois Ap afirma que não haverá lugar de adoração na nova Jerusalém; todo o céu será nosso lugar de adoração, pois a presença de Deus encherá tudo e todos. Este verso fala ainda que não haverá mais fome nem sede, alusão às necessidades básicas do ser humano. Fome e sede já sentiram muitos servos de Deus que o serviram até as últimas consequências, mas eles serão saciados (Lc 6.21). Toda provação física será removida. A necessidade de alimento e de água fala do corpo, mas também de todas as necessidades da vida (Is 1.3). Os salvos também não enfrentarão oposição ou abstáculos, simbolizada aqui pelo sol e pelo calor. O sol, nas Escrituras, muitas vezes, é símbolo de deserto, obstáculos, juízo divino, aflição, o que nos fala da libertação de todo sofrimento na nova Jerusalém; nunca mais temerão nada (Ez ; Ap ). Versículo 17: porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. O último verso do capítulo traz a imagem eterna do Cordeiro como pastor, que guia e cuida das necessidades de suas ovelhas, imagem presente abundantemente no Antigo e no Novo Testamento. Cristo é Deus-homem que pastoreia seu rebanho na eternidade. Toda dor e toda tristeza será removida por Deus para sempre da vida dos seus filhos. Toda lágrima ele enxugará, e não haverá mais sofrimento, nem lembranças tristes, nem tribulações, nem provações, nem coisa alguma que perturbe os santos. Para sempre estaremos com Deus, desfrutando das delícias de sua presença e da comunhão com os demais santos. O grande chamado de Apocalipse é à perseverança e à fidelidade em meio à oposição do mundo. Busquemos as recompensas eternas, esforcemo-

10 nos por aquilo que é eterno, semeemos para colher na eternidade, pois todas as coisas deste mundo passarão. REFERÊNCIAS DUCK, Daymond R. Guia fácil para entender Apocalipse. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, MIRANDA, Neemias Carvalho. Apocalipse comentário versículo por versículo. Curitiba/PR: A. D. Santos Editora, OSBORNE, Grant R. Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2014.

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, faz uma declaração impactante: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução7.1-17 Ocapitulo6descreveuaaberturadosseisselos. A história os acontecimentos desse mundo estão

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

#94r Os salvos da Tribulação ( Apocalipse 7)

#94r Os salvos da Tribulação ( Apocalipse 7) 11.8 Os salvos da Tribulação ( Apocalipse 7) #94r Terminamos o cap.6 e em seguida fizemos um intervalo na sequência do Apocalipse, para vermos o paralelo do livro de Apocalipse com Mateus 24. É muito importante

Leia mais

Nesta noite nós vamos aprender que Deus coloca um selo em seu povo para que possamos chegar no destino correto que Ele pretende para todos nós.

Nesta noite nós vamos aprender que Deus coloca um selo em seu povo para que possamos chegar no destino correto que Ele pretende para todos nós. 6 O selo do Deus vivo Apocalipse 7 Versículos 1-3 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra,

Leia mais

Apocalipse, capítulo 5 1

Apocalipse, capítulo 5 1 Apocalipse, capítulo 5 1 A adoração a Deus, no capítulo 4, leva à adoração a Cristo no capítulo 5. A unidade entre Deus e Jesus é novamente evidenciada, e o ensinamento de que somente eles são dignos de

Leia mais

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5.

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Lição 6 para 9 de fevereiro de 2019 Os 144.000 selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Na primeira ocasião, permanecem em pé ante a iminente chegada do Cordeiro. Na

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Apocalipse 4:5-9 E do trono

Leia mais

!"#$%&'#()*+,-,./0)1(').23/0)* *),4'+%+5/$%+'+%+&)4('6

!#$%&'#()*+,-,./0)1(').23/0)* *),4'+%+5/$%+'+%+&)4('6 !"#$%&'#()*+,-,./0)1(').23/0)*++++++++++++++++++++++++++++++++++ *),4'+%+5/$%+'+%+&)4('6!" #$%&'()*+%'!',*-!.'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''!'/+)0$'1'(+2&$3452(*!'-+'2+&&+'6$(!-+7

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

Leitura: Ap 7, 9, 14b - 17 Leitura do Livro do Apocalipse. Evangelho: Jo 10, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Leitura: Ap 7, 9, 14b - 17 Leitura do Livro do Apocalipse. Evangelho: Jo 10, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João O Bom Pastor Jesus, és o meu pastor. Um pastor que me conhece e me protege do mal. Por isso, eu te sigo. Mas não é fácil seguir-te. Sigo- te com todo o amor pelo caminho pedregoso em que é preciso perdoar,

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16.

A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16. 1 A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16. Introdução: No mundo existem cidades que são deslumbrantes, pela sua arquitetura, pelos seus parques, pelas suas belezas naturais. Cidades dos sonhos, muitas delas

Leia mais

série "Através da Bíblia". Somos gratos a você que tem nos acompanhado fielmente pela oportunidade que temos de passarmos esse tempo juntos

série Através da Bíblia. Somos gratos a você que tem nos acompanhado fielmente pela oportunidade que temos de passarmos esse tempo juntos Olá amigo é com grande prazer e satisfação que iniciamos mais um programa da série "Através da Bíblia". Somos gratos a você que tem nos acompanhado 1 fielmente pela oportunidade que temos de passarmos

Leia mais

Apocalipse, capítulo 4 1

Apocalipse, capítulo 4 1 Apocalipse, capítulo 4 1 Depois de transmitido o conteúdo das cartas às sete igrejas, os capítulos 4 e 5 mostram Deus e Cristo em majestade e juízo. No capítulo 4, uma nova visão abre uma nova seção do

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O livro escrito por dentro e por fora Aquele que é digno de abrir o livro O cordeiro pega o livro A adoração pelo coral de anjos

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

ELEITOS A SÉTIMA TROMBETA DO APOCALIPSE

ELEITOS A SÉTIMA TROMBETA DO APOCALIPSE 144.000 ELEITOS A SÉTIMA TROMBETA DO APOCALIPSE 1 2 OS 144.000 ELEITOS A SÉTIMA TROMBETA DO APOCALIPSE ISBN 9781370837373 3 AUTOR Eliel Roshveder Rosh messiânico que estuda os 144.000 pela visão do judaísmo

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015 Não temos sombra de dúvida que o SENHOR já está em pé para vir buscar o seu povo. Povo remido e lavado no Sangue do Cordeiro,... Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

Apocalipse 21 Ao que

Apocalipse 21 Ao que Apocalipse 21 Ao que Vencer A Igreja de Cristo já está de posse das promessas contidas no capítulo 21 do Livro das Revelações, embora elas ainda estejam por ser cumpridas aos salvos que não fazem parte

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

Apocalipse, capítulo 8 1

Apocalipse, capítulo 8 1 Apocalipse, capítulo 8 1 Versículo 1: Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. O sétimo selo traz no silêncio a solenidade do que vem acontecendo na abertura dos selos e

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse

LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse LIÇÃO 6 - O POVO DE DEUS NA TERRA E NO CÉU Texto bíblico: Apocalipse 7.1-17 Motivação Uma das cenas mais conhecidas do cinema, na década de 80, se deu na trilogia Guerra nas Estrelas, episódio V (O Império

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 2. O grande quadro da consumação INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal Aula

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quinto selo Santos Martirizados 9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

Culto Comunitário Noturno

Culto Comunitário Noturno E todas as nações, tribos, povos e línguas, clamavam em grande voz dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao cordeiro, pertence a salvação. Ap 7. 9b e 10a Culto Comunitário Noturno Faculdade

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto bíblico: Apocalipse 19.11-16 Motivação Quando uma pessoa amada precisa se ausentar por um longo tempo, a ansiedade por sua volta é muito grande. Contamos os dias para

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Apocalipse, capítulo 10 1

Apocalipse, capítulo 10 1 Apocalipse, capítulo 10 1 Assim como aconteceu no evento dos selos, há um interlúdio entre a sexta e a sétima trombeta, que esclarece o papel dos santos. Esse interlúdio toma os capítulos 10 e 11, mas,

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 Lição 4 19 a 25 de janeiro Digno é o Cordeiro Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 VERSO PARA MEMORIZAR: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

«Simão, filho de João, tu amas-me?».

«Simão, filho de João, tu amas-me?». III Domingo da Páscoa «Simão, filho de João, tu amas-me?». Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 27-32.40-41 Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO PARTITURAS DOS CANTOS DO FOLHETO POVO DE DEUS - ANO B Partituras extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB, Cantos e Orações e Cantando Salmos e Aclamações. São Paulo 14 de Janeiro

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio.

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Tendo em vista que já nos foi apresentado o tribunal de CRISTO a primeira fase onde nosso serviço a DEUS e ao próximo será avaliado

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 5.1-14 Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Jo Culto Comunitário Matutino

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Jo Culto Comunitário Matutino As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Jo 20.27 Culto Comunitário Matutino Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo do Campo,

Leia mais

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO Texto bíblico: Apocalipse 14-15 Motivação A caminhada da Igreja pelo mundo é cheia de sofrimento. Ela é perseguida sem sossego. Mas ninguém pode dizer que foi enganado. A Bíblia

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Domingo da Divina Misericórdia

Domingo da Divina Misericórdia Domingo da Divina Misericórdia «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, uma multidão de homens e mulheres» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 12-16 Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO Texto Bíblico: Apocalipse 12.1-17 Motivação Diante de cada dificuldade, é muito comum que as pessoas se perguntem sobre o motivo de isso ter acontecido. Diante de um crime,

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 13 A Redenção LIÇÃO Preparado por: Pr. Wellington Almeida A Redenção 13 LIÇÃO - I TRI 2016 esboço INTRODUÇÃO Como veremos nesta semana,

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Quaresma / Páscoa 2019

Quaresma / Páscoa 2019 Desafio Quaresma / Páscoa 2019 O desafio é a santidade. Aceitas? Paróquia de:........................................... A minha resposta ao desafio é............................ PORTA PRESIDÊNCIA «Se

Leia mais

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? GUERRA NUCLEAR? VIOLÊNCIA? ACIDENTES? ENCHENTES? INCÊNDIOS? OPRESSÃO? DESASTRES? TRAGÉDIAS? TERROR? COMO SERÁ O FIM DO MUNDO? Filme INDEPENDENCE DAY Só nas quatro primeiras

Leia mais

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47 Marcas de uma igreja Viva Atos 2: 41-47 O propósito de Deus ao edificar sua igreja Livrar as pessoas do isolamento Prepara-las para usar os dons recebidos Prepara-las para viverem juntas por roda a eternidade

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

São Chegadas as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:1-10) A

São Chegadas as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:1-10) A Apocalipse: Lição 30 São Chegadas as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:1-10) A ntes de começar as séries de julgamentos, o Apocalipse já afirma a posição exaltada do Senhor. Jesus recebe a glória e o domínio

Leia mais

Ez 48:2 E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção.

Ez 48:2 E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção. 1 Capitulo48 Os termos da dose tribos Ez 48:1 E estes são os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, indo para Hamate, até Hazar-Enom, termo de Damasco para o norte, ao

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A PEDRA COM UM NOME NOVO Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos 1 «Vinde a Mim, vós todos os que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, diz o Breve comentário: As Bem-aventuranças revelam a realidade misteriosa da vida em Deus, iniciada no Baptismo. Aos olhos

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais