Plano de Aula MATEMÁTICA. Coordenadas, localização e GPS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula MATEMÁTICA. Coordenadas, localização e GPS"

Transcrição

1 Plano de Aula MATEMÁTICA Coordenadas, localização e GPS

2 Coordenadas, localização e GPS. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Coordenadas Cartesianas 3. Educação presencial I. Título II. Série CDU: 373.3:51

3 Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Ensino Fundamental I/ Anos Iniciais 9º ano Matemática Espaço e forma Duração da Aula 2 aulas (50 min cada ) Modalidade de Ensino Educação Presencial OBJETIVOS Ao final da aula, o aluno será capaz de: D9-EF2-MAT- Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas; DTD31- U lizar recursos básicos de editores de texto, planilhas eletrônicas(kspread) e editor de slides (Kpresnter) (salvar, copiar, formatar, imprimir, inserir elementos midiá cos, definir design, layout e formas). DTD34- Integrar conteúdos na web 2.0 (redes sociais). PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Ter noções de informá ca, tais como, pesquisa em sites de busca, captura e salvamento de documentos e imagens no computador GLOSSÁRIO Cartesiano: cartesiano é um adje vo que se refere ao matemá co francês e filósofo Descartes que, dentre outras coisas, desenvolveu uma síntese da álgebra com a geometria euclidiana. Os seus trabalhos permi ram o desenvolvimento de áreas cien ficas como a geometria analí ca, o cálculo e a cartografia. GPS: sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS, é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo. Plano: em matemá ca, um plano é um objeto geométrico infinito a duas dimensões. Pode ser definido de várias formas equivalentes. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO - Imagens capturadas do Filme: Kauan e a lenda das águas ; - Laptop educacional - cartolina; - régua; - pincel marcador em diversas cores. Disponível em: < Acessado em:

4 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Como os pilotos de aviões orientam-se no ar? O que é um GPS? Figura 1 Figura 2 Figura 1. Disponível em: < Acessado em: Figura 2. Disponível em: < Acessado em: LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... O PLANO CARTESIANO O Sistema de Coordenadas Cartesianas, ou Plano Cartesiano, foi criado por René Descartes com o obje vo de localizar pontos em um plano. Ele é formado por dois eixos perpendiculares: um horizontal e outro ver cal, que se cruzam na origem das coordenadas. O eixo horizontal é chamado de abscissa (x), e o ver cal, de ordenada (y). Os eixos são enumerados compreendendo o conjunto dos números reais. Observe a seguir uma figura representa va do plano cartesiano: As coordenadas cartesianas são representadas pelos pares ordenados (x ; y). Em razão dessa ordem, devemos localizar o ponto, observando primeiramente o eixo x e posteriormente o eixo y. Qualquer ponto que não se encontrar sobre os eixos estará localizado nos quadrantes, veja:

5 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 03 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... 1º quadrante = x > 0 e y > 0 2º quadrante = x < 0 e y > 0 3º quadrante = x < 0 e y < 0 4º quadrante = x > 0 e y < 0 Podemos associar o Plano Cartesiano com a la tude e a longitude, temas relacionados aos estudos geográficos e à criação do atual sistema de posicionamento, o GPS. O Sistema de Posicionamento Global permite que saibamos nossa localização exata na Terra, desde que tenhamos em mão um receptor de sinais GPS, informando a la tude, a longitude e a al tude com o auxílio de satélites em órbita ao redor da Terra. Um exemplo de u lização do GPS são os aviões, que, para não colidirem, são monitorados e informados em qual rota devem seguir viagem. MUNDO EDUCAÇÃO. Disponível: < Acessado em: PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Assim como no jogo Batalha Naval, podemos iden ficar objetos a par r do seu ponto referencial. Por exemplo, numa imagem re rada do filme Kauan e a lenda das águas, podemos perceber que um dos pontos referenciais da canoa é o (11, E). Figura 1 Cena do filme Kauan e a lenda das águas Você consegue ver a relação dessa informação com as coordenadas cartesianas. Vamos debater? Figura 1 (com adaptação). Disponível em: < Acessado em: WIKIPEDIA. Batalha naval. Disponível em: < Acessado em: /2011

6 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 04 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª Aula O (a) professor (a) poder trazer uma discussão sobre o tema gerador; falar sobre a importância das coordenadas cartesianas para o nosso dia a dia, mostrando, por exemplo, que os controladores de voos trabalham com essa perspec va, bem como falar um pouco sobre o uso do GPS nos carros. Ainda como parte teórica, pode pedir, ainda, aos(às) alunos(as) que acessem o endereço h p://educacao.uol. com.br/biografias/ult1789u702.jhtm, e saibam mais sobre o criador do plano cartesiano. O (a) docente pode trabalhar com um programa de planilha eletrônica (como Excel, Calc, KSpreed etc.), e pedir aos(às) alunos(as) que encontrem uma determinada célula, escrevam nela seus nomes, demonstrando, assim, que o sistema por trás de uma planilha eletrônica é muito similar ao de uma coordenada cartesiana. Figura 1 Área de trabalho do KSpreed Em seguida, o (a) professor (a) pode incen var o debate entre os(as) alunos(as), u lizando o exposto em PARA REFLETIR COM OS ALUNOS. 2ª Aula Iniciando o jogo Batalha Naval do Kauan, o(a) professor(a) pede aos(às) alunos(as) que se dividam em duplas; depois, que cada um deles coloque as embarcações, seguindo orientações da tela. Em seguida, um(a) aluno(a) de cada dupla irá encontrar as coordenadas, enquanto o outro deve verificar se o seu objeto (navio) está correto ou não (deu n água). DICA: Caso o número de alunos(as) seja grande, o(a) professor(a) poderá dividir a turma em grupos e pedir a cada grupo que se divida em duas equipes, que, por sua vez, jogarão umas contra as outras. Os(as) alunos(as) irão colocar em grupo os seus objetos (navios) em seus planos. Depois o(a) professor(a) irá chamar a coordenada correta. Em seguida, o professor pode postar suas impressões sobre a a vidade numa comunidade do Orkut. O (a) professor(a) pode, nesse momento, pedir aos(às) alunos(as) que façam o segundo EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, que consiste em separar a turma em grupos de alunos(as), para desenhar a sala de aula (vista aérea); depois, o (a) professor (a) orientará a colocação do sistema de coordenadas (eixo x e y) para que possam encontrar os pares ordenados referentes à localização de cada objeto (alunos(as), cadeira, dentre outros). Figura 1. KSpreed (software).

7 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 05 TAREFA DOS ALUNOS 1ª - Após a primeira parte teórica, explanada pelo(a) professor(a), os(a) alunos(as) acessam o endereço h p://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u702.jhtm para saber mais sobre o criador do plano cartesiano; 2ª - Dependendo do (a) docente, a turma pode exercitar a localização através de coordenadas, u lizando um so ware de planilha eletrônica, como Excel, Calc, KSpreed etc; 3ª - Em seguida, os(as) alunos (as) podem debater o exposto em PARA REFLETIR COM OS ALUNOS ; 4a - Eles (as) jogam o game Batalha Naval do Kauan em dupla ou grupo, como solicitado no primeiro EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO; 5ª A turma pode fazer, ainda, o segundo EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, u lizando a cartolina para esboçar o sistema de coordenadas cartesianas da sala de aula (vista aérea), para localizar determinados objetos. PARA SABER MAIS POR QUE CARTESIANO? O nome plano cartesiano vem do criador do método cien fico moderno, o francês Descartes (se lê dêcar ). Para saber mais sobre ele, acesse o endereço eletrônico h p://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u702.jhtm. Figura 1 - René Descartes Figura 1. Disponível em: Acessado em:

8 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 06 AVALIAÇÃO Critérios Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante Interpretou informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas;. U lizou recursos básicos de editores de texto (Kword), planilhas eletrônicas (Kspread) e editor de slides(kpresenter) (salvar, copiar, formatar, imprimir, inserir elementos midiá cos, definir design, layout e formas). Integrou conteúdos na web 2.0 (redes sociais).

9 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 07 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - BATALHA NAVAL DO KAUAN Mostre que você está craque no assunto, e jogue a Batalha Naval do Kauan. Em seguida, acesse nossa comunidade no Orkut (h p:// e, no fórum [PA- MAT] Coordenadas, Localização e GPS (h p:// d = &start=1), dê sua opinião sobre o jogo. Boa sorte! 2º Plano Cartesiano Acesse o exercício-de-fixacao.htm e responda às perguntas nele con das. Boa sorte!! 3º PROJETANDO A SALA DE AULA Os (as) alunos (as) devem se dividir em grupos e desenhar a sala de aula (vista aérea). Depois, observar as orientações do(a) professor(a), quanto à colocação do sistema de coordenadas (eixo x e y) para que possam encontrar os pares ordenados referentes à localização de cada objeto na sala (alunos(as), cadeira, dentre outros).

10 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 08 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES/// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM 1 Lucas buscou destacar os quadrantes do Plano Cartesiano com as bandeira da Argen na, Brasil, Estados Unidos e Turquia: Em qual quadrante aparece a bandeira brasileira? a) 1º quadrante b) 2º quadrante c) 3º quadrante d) 4º quadrante Luana resolveu desenhar duas figuras bidimensionais, u lizando o Plano Cartesiano abaixo: 2 - A primeira figura que Luana desenhou tem as seguintes coordenadas: (3, 3), (-3, 3), (-3, -3) e (3, -3). Que imagem ela desenhou? a) Um triângulo b) Um losango c) Um trapézio d) Um círculo 3 - A segunda figura que ela desenhou tem as seguintes coordenadas: (2, 2), (-4, 2), (-4, 0) e (2, 0). Que imagem ela desenhou desta vez? a) Um triângulo b) Um losango c) Um trapézio d) Um círculo

11 COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS 09 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES/// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Para mostrar ao seu o onde ficam alguns locais brasileiros, Lúcio imprimiu parte do mapa do Brasil numa folha quadriculada, obtendo a imagem abaixo: 4 - Quais coordenadas da imagem acima correspondem ao território da Paraíba? a) D3 e E3 b) D3 e D4 c) D3 e E4 d) E3 e E4 5 A capital do Brasil fica, respec vamente, em qual quadrante e coordenada da imagem acima? a) 2º quadrante e C2 b) 3º quadrante e C1 c) 2º quadrante e C1 d) 3º quadrante e C2

12

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Plano de Aula MATEMÁTICA Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matamá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá

Leia mais

Formação Continuada Nova Eja. Matemática Nova Eja- Módulo 1 1 Bimestre/ 2014 PLANO DE AÇÃO 1

Formação Continuada Nova Eja. Matemática Nova Eja- Módulo 1 1 Bimestre/ 2014 PLANO DE AÇÃO 1 Formação Continuada Nova Eja Matemática Nova Eja- Módulo 1 1 Bimestre/ 2014 PLANO DE AÇÃO 1 Coordenadas Cartesianas Nome: Walter Campos Tutor: Josemeri Araújo Silva Regional: Noroeste Fluminense S u m

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo Aula 1 Professor: Carlos Sérgio. Revisão de Funções

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo Aula 1 Professor: Carlos Sérgio. Revisão de Funções Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo - 01. Aula 1 Professor: Carlos Sérgio Revisão de Funções Sistema cartesiano ortogonal O Sistema de Coordenadas Cartesianas,

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Plano de Aula MATEMÁTICA Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DOBRANDO E TRIPLICANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4º Ano Matemática Dobro, triplo

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Função quadrática

Plano de Aula MATEMÁTICA. Função quadrática Plano de Aula MATEMÁTICA Função quadrática Função quadrá ca. 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Função quadrá ca 3. Números e operações I. Título II. Série

Leia mais

MATEMÁTICA 9º ANO AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 3º PLANO DE TRABALHO TAREFA 1.

MATEMÁTICA 9º ANO AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 3º PLANO DE TRABALHO TAREFA 1. FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 9º ANO 3º PLANO DE TRABALHO AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1 TAREFA 1. CURSISTA: ALINE DE OLIVEIRA PASSOS TUTOR: LILIAN RODRIGUES ZANELL AVALIAÇÃO

Leia mais

Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos

Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos Conteúdo: Plano Cartesiano Público-alvo: Alunos de Ensino Médio Competências; Modelar e resolver problemas que envolvem

Leia mais

C.N.C. Programação Torno

C.N.C. Programação Torno C.N.C. Programação Torno Módulo I Aula 04 Plano Cartesiano Coordenadas Absolutas e Incrementais A reta numérica Um exemplo de reta numérica, com alguns números representados nela. Observe as distâncias

Leia mais

TÍTULO: 3º ano. Plano de Aula DIVIDINDO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. Matemática. Números e operações. 2 aulas (45 min cada)

TÍTULO: 3º ano. Plano de Aula DIVIDINDO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. Matemática. Números e operações. 2 aulas (45 min cada) Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DIVIDINDO Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 3º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Duração da Aula: Modalidade

Leia mais

Formação Continuada em Matemática. Matemática 3º ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho 2. Geometria Analítica

Formação Continuada em Matemática. Matemática 3º ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho 2. Geometria Analítica Formação Continuada em Matemática Matemática 3º ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Marciele Euzébio de Oliveira Nascimento Grupo:1 Tutora:Bianca Coloneze

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TIPOS DE CONJUNTOS Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4 Ano Matemática Conjuntos e operações

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO. Prof. Ade1000son

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO. Prof. Ade1000son INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO Prof. Ade1000son CONCEITO DE FUNÇÃO 2 Sistema Cartesiano de Coordenadas Foi o matemático e filósofo francês René Descartes o criador da parte da Matemática que relaciona

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Adivinhas o que é, o que é? Adivinhas o que é, o que é? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero Textual 3. Educação

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando Plano de Aula MATEMÁTICA Dobrando e triplicando Dobrando e triplicando. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Quádruplo 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada)

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada) Org.: Claudio André - 1 Autora: Juçara Dias. TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Finais Ano/Semestre de Estudo 6º ano Componente Curricular: Tema: Duração da

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA

PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA CIEP 152 GARRINCHA ALEGRIA DO POVO PROFESSORA : ÉLIA SOARES PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA Avaliação da implementação do Plano de Trabalho Pontos Positivos : Percebi que meus alunos compreenderam

Leia mais

Plano cartesiano muito além da batalha naval

Plano cartesiano muito além da batalha naval Prática Pedagógica Plano cartesiano muito além da batalha naval A classe precisa aprender como funciona a localização dos pontos e as convenções matemáticas Anna Rachel Ferreira Na batalha naval adaptada,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PT 2

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PT 2 AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PT 2 A implementação do plano de trabalho2, começou através da revisão do plano cartesiano e da marcação das coordenadas no plano. Nessa revisão eu utilizei o mapa-múndi planificado

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOÇÕES DE TEMPO E CLIMA Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 2º Ano Componente Curricular: Ciências Naturais Tema: Duração da Aula:

Leia mais

Referenciais Cartesianos

Referenciais Cartesianos Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) Filósofo e Matemático Francês. Do seu trabalho enquanto Matemático, destaca-se o estabelecimento da relação entre a Álgebra e a Geometria. Nasceu assim

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA

AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: ESTADUAL VISCONDE DO RIO BRANCO PROFESSOR: CINTIA CRUZ MONTEIRO MATRÍCULA: 09197518 SÉRIE: 3ª ENSINO MÉDIO TUTOR

Leia mais

Acertou no que não viu

Acertou no que não viu Reforço escolar M ate mática Acertou no que não viu Dinâmica 5 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática 1ª da Ensino Médio Algébrico simbólico Funções DINÂMICA Acertou

Leia mais

UNIDADE II UNIDADE II O Plano: Sistema de Coordenadas Cartesianas

UNIDADE II UNIDADE II O Plano: Sistema de Coordenadas Cartesianas UNIDADE II UNIDADE II O Plano: Sistema de Coordenadas Cartesianas O Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais conhecido como Plano Cartesiano, foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos.

Leia mais

Os sistemas de leitura e trajetos de percurso e localização de pontos de referência através de coordenadas

Os sistemas de leitura e trajetos de percurso e localização de pontos de referência através de coordenadas Os sistemas de leitura e trajetos de percurso e localização de pontos de referência através de coordenadas I. Introdução A leitura e compreensão de um mapa para se localizar em uma cidade ou bairro é uma

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II Tarefa: 002 PLANO DE TRABALHO 2 Cursista: CLÁUDIO MAGNO

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo Plano de Aula CIÊNCIAS Como é o meu corpo Como é o meu corpo. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser Humano 3. Ser Humano - Saúde 4. Educação Presencial

Leia mais

FIGURAS Aula 2. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC

FIGURAS Aula 2. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC FIGURAS Aula 2 André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC Objetivos Apresentar elementos teóricos sobre figuras. Sugerir atividades práticas. 2 Atividade 4: Razão áurea Objetivo: observar a proporção

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula:

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Felicíssimo Felicíssimo. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Gramá ca 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 1 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO A maioria dos alunos está sempre buscando uma matemática atraente

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 Título: UM DIA DE CAIXA Um computador por aluno Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental /

Leia mais

Matemática Básica II - Trigonometria Nota 01 - Sistema de Coordenadas no Plano

Matemática Básica II - Trigonometria Nota 01 - Sistema de Coordenadas no Plano Matemática Básica II - Trigonometria Nota 01 - Sistema de Coordenadas no Plano Márcio Nascimento da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Curso de Licenciatura em Matemática marcio@matematicauva.org

Leia mais

Plano Cartesiano e Funções

Plano Cartesiano e Funções FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA Tarefa 1 Plano Cartesiano e Funções Aline dos Santos Beriba Matrícula: 09202755 Tutora Maria Cláudia Padilha Tostes Magé/2014 Introdução: Um dos pontos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º ano 4º Bimestre /2014 Plano de Trabalho-2 Cursista Isa Louro Delbons Grupo - 02 Tutor Rodolfo Gregório de Moraes Um matemático é uma

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras Plano de Aula MATEMÁTICA O ábaco: os números também têm regras O ábaco: os números também têm regras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Números e Operações

Leia mais

Guia do Professor OA Pontos em Batalha

Guia do Professor OA Pontos em Batalha Guia do Professor OA Pontos em Batalha Introdução No geral, em Geometria Analítica no ensino médio, trabalha-se apenas a maneira formal, com a utilização de fórmulas e técnicas de resolução, sem a devida

Leia mais

Matemática 9º ano 1º bimestre/2012. Plano de trabalho. Funções Pares ordenados num plano cartesiano

Matemática 9º ano 1º bimestre/2012. Plano de trabalho. Funções Pares ordenados num plano cartesiano Formação continuada em MATEMÁTICA Matemática 9º ano 1º bimestre/2012 Plano de trabalho Funções Pares ordenados num plano cartesiano Tarefa 1 Cursista: Darlene Rieger Medeiros da Silva Tutora: Claudia Valeria

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Frações e medidas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Frações e medidas Plano de Aula MATEMÁTICA Frações e medidas Frações e medidas. 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Frações 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Acertou no que não viu

Acertou no que não viu Reforço escolar M ate mática Acertou no que não viu Dinâmica 5 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Funções Aluno Primeira Etapa Compartilhar

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Recordar o que foi estudado anteriormente. Apresentação das unidades temáticas. Habilidades Referência no material didático Propostas de atividade Fontes de

Leia mais

Geometria Descritiva. Geometria Descritiva. Geometria Descritiva 14/08/2012. Definição:

Geometria Descritiva. Geometria Descritiva. Geometria Descritiva 14/08/2012. Definição: Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br Origem: Criada para fins militares (projeto de fortes militares) para Napoleão Bonaparte pelo matemático francês Gaspar Monge.

Leia mais

De um modo geral o trabalho produziu bons resultados em relação ao aprendizado do conteúdo proposto, ou seja, Geometria Analítica.

De um modo geral o trabalho produziu bons resultados em relação ao aprendizado do conteúdo proposto, ou seja, Geometria Analítica. AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2 De um modo geral o trabalho produziu bons resultados em relação ao aprendizado do conteúdo proposto, ou seja, Geometria Analítica. Dentre os pontos positivos

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. A função e a taxa de câmbio

Plano de Aula MATEMÁTICA. A função e a taxa de câmbio Plano de Aula MATEMÁTICA A função e a taxa de câmbio A função e a taxa de câmbio. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Algebra 3. Educação presencial I.

Leia mais

Unidade 1. Coordenadas

Unidade 1. Coordenadas Unidade 1 Coordenadas 7 Para início de conversa... O gráfico abaixo está relacionado à qualidade de vida. Entre as medidas de qualidade de vida, temos o Índice de Desenvolvimento Humano IDH que tem como

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar Plano de Aula CIÊNCIAS O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar. 9 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Conjuntos Propriedades das operações de adição e multiplicação: Propriedade comutativa: Adição a + b = b + a Multiplicação

Leia mais

Revisitando Conceitos

Revisitando Conceitos Revisitando Conceitos Orientação Técnica de Matemática - DERSVI Profª Luciane Américo PCNP de Matemática Ferramentas para análise de resultados: Plataforma Foco Aprendizagem Matriz de Avaliação Processual

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação Cecierj/Consorcio Cederj PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação Cecierj/Consorcio Cederj PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação Cecierj/Consorcio Cederj PLANO DE TRABALHO 2 GEOMETRIA ANALÍTICA MATEMÁTICA 3ºANO 3ºBIMESTRE/2013 CURSISTA: TÂNIA PENNER DE MAGALHÃES OLIVEIRA TUTOR: MARIA CLÁUDIA

Leia mais

MA23 - Geometria Anaĺıtica

MA23 - Geometria Anaĺıtica MA23 - Geometria Anaĺıtica Unidade 1 - Coordenadas e vetores no plano João Xavier PROFMAT - SBM 8 de agosto de 2013 Coordenadas René Descartes, matemático e filósofo, nasceu em La Have, França, em 31 de

Leia mais

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Bruno Leite Dierson Gonçalves Evanilson Landim Ivanildo Carvalho

Leia mais

Vamos resolver problemas?

Vamos resolver problemas? Reforço escolar M ate mática Vamos resolver problemas? Dinâmica 6 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Funções Primeira Etapa COMPARTILHAR

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente sobre uma reta (ou espaço unidimensional).

Leia mais

Guia do professor - Sistemas de Coordenadas

Guia do professor - Sistemas de Coordenadas Guia do professor - Sistemas de Coordenadas Introdução O uso de sistemas de coordenadas se apresenta em algumas situações do dia-a-dia. Quando precisamos encontrar uma rua em um mapa de uma cidade, como

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: Série: 9 ano Ensino Fundamental Tutor: Bruno Lemos

Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: Série: 9 ano Ensino Fundamental Tutor: Bruno Lemos FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC - RJ Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: 093510410 Série: 9 ano Ensino Fundamental

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência Plano de Aula MATEMÁTICA Água, consumo e consciência Água, consumo e consciência. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Gráficos - Interpretação 3. Educação

Leia mais

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Tutora: Maria Tereza Baierl Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA Professora: Valéria Gomes Gonçalves Tutora:Maria Tereza Baierl

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. Cardeal Arcoverde PROFESSORA: Janete Maria Jesus de Sá MATRÍCULA: 0825192-8 SÉRIE: 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÕES [Cláudio Nagatsuka]

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÕES [Cláudio Nagatsuka] FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick PROFESSOR: Cláudio Nagatsuka MATRÍCULA: 0926777-4 SÉRIE: 9º ano - EF TUTOR (A):

Leia mais

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. Seno, cosseno e tangente. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. Seno, cosseno e tangente. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Círculo Trigonométrico Seno, o e tangente. rimeiro Ano do Ensino Médio Autor: rof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: rof. Antonio Caminha M. Neto 0 de outubro de 08 Seno, o e tangente

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

Material Teórico - Módulo O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. O Plano Cartesiano. Sétimo Ano do Ensino Fundamental

Material Teórico - Módulo O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. O Plano Cartesiano. Sétimo Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações O Plano Cartesiano Sétimo Ano do Ensino undamental Autor: Prof. rancisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha Muniz Neto Introdução

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Tarefa 02 Cursista: Maria Amelia de Moraes Corrêa Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes 1 S u m

Leia mais

FUNÇÕES PROFESSOR: JARBAS

FUNÇÕES PROFESSOR: JARBAS FUNÇÕES PROFESSOR: JARBAS Aplicação do conceito O conceito de função é um dos mais importantes da Matemática e ocupa lugar em destaque em vários de seus ramos, bem como em outras áreas do conhecimento.

Leia mais

Instituto Galileo Galilei Prof. Luis Fábio

Instituto Galileo Galilei Prof. Luis Fábio Instituto Galileo Galilei Prof. Luis Fábio Matemática Geometria Analítica Conteúdos do Ano BIM 1 - Geometria Analítica BIM 2 - Números Complexos e Polinômios BIM 3 - Funções (análise, comparações e aplicações).

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 AULA PRÁTICA No. 01 TABELAS E GRÁFICOS NOTA PROFS. ANGELO BATTISTINI, ANTONIO CALAFIORI E RODRIGO DI MONACO NOME RA TURMA NOTA Objetivo: Nesta aula vamos recordar a construção

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Breve história da Geometria Analítica Plano cartesiano Distância entre dois pontos em um plano

PLANO DE TRABALHO Breve história da Geometria Analítica Plano cartesiano Distância entre dois pontos em um plano (Matemática 3º série Ensino Médio 3º bimestre Ano: 2012 PLANO DE TRABALHO Breve história da Geometria Analítica Plano cartesiano Distância entre dois pontos em um plano TAREFA 2 CURSISTA: TELMA LÚCIA DA

Leia mais

Trigonometria na Circunferência

Trigonometria na Circunferência Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 3º Bimestre/ 2012 Plano de Trabalho Trigonometria na Circunferência Fonte: http://www.slideshare.net/danielamendes2/trabalho-de-matematica-1008

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Pontos Positivos Os pontos positivos foram verificados quando começamos com o uso das ferramentas tecnológicas onde melhorou a motivação consequentemente melhorando

Leia mais

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores.

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. Capítulo 2 Plano Cartesiano / Vetores: Plano Cartesiano Foi criado pelo matemático René Descartes, associando a geometria à álgebra. Desse modo, ele pôde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

n. 26 PRODUTO CARTESIANO

n. 26 PRODUTO CARTESIANO n. 26 PRODUTO CARTESIANO Os nomes Plano Cartesiano e Produto Cartesiano são homenagens ao seu criador René Descartes (1596 1650), filósofo e matemático francês. O nome de Descartes em Latim era Renatus

Leia mais

Trigonometria na Circunferência

Trigonometria na Circunferência FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C E BARÃO DE MACAÚBAS / C E HERBERT DE SOUZA PROFESSORA: MARISTELA ISOLANI TAVARES MATRÍCULA: 00/0912586-5 SÉRIE:

Leia mais

Plano de Aula. A carta pessoal

Plano de Aula. A carta pessoal Plano de Aula A carta pessoal A carta pessoal. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1. Ensino Fundamental Português 2. Linguís ca 3. Interlocutor Português I. Título II. Série CDU: 37.046.12

Leia mais

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma Avaliações externas Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma A análise e as orientações didáticas a seguir são de Luciana de Oliveira Gerzoschkowitz Moura, professora de Matemática da Escola

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas Plano de Aula MATEMÁTICA Geoplano, o mundo das figuras planas Geoplano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Espaço e forma 3. Educação presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Advérbios Advérbios. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:37.046.12

Leia mais

DE UM PONTO A OUTRO EIS UMA DISTÂNCIA 1

DE UM PONTO A OUTRO EIS UMA DISTÂNCIA 1 DE UM PONTO A OUTRO EIS UMA DISTÂNCIA 1 RAKOWSKI, Eduarda Aline Bortolotti 2 ; BONATTO, Laís 3 ; KUSIAK, Rita Salete 4 RESUMO: Este trabalho trata de uma aplicação da Geometria Analítica e tem como objetivo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÕES [Renata de Souza Pessanha Ramos] 1. Introdução:

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÕES [Renata de Souza Pessanha Ramos] 1. Introdução: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: ESTADUAL GETÚLIO VARGAS PROFESSORA: RENATA DE SOUZA PESSANHA RAMOS MATRÍCULA: 0918428-4 SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO

Leia mais

Acertando o ponto! Dinâmica 2. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS SEGUNDA ETAPA UM NOVO OLHAR... 9º ano 3º Bimestre

Acertando o ponto! Dinâmica 2. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS SEGUNDA ETAPA UM NOVO OLHAR... 9º ano 3º Bimestre Reforço escolar M ate mática Acertando o ponto! Dinâmica 2 9º ano 3º Bimestre Matemática 9 ano do Ensino Fundamental Algébrico simbólico Funções Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS Atividade: Bingo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL 1 Título: Localizando-se... 2 Autora: Adriana Regina Perez Rech 3 Docente: Lisiane Cristina Amplatz 4 Aplicativo utilizado: Geogebra 5 Disciplina: Matemática 6 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência.

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Neste capítulo, estudaremos a Geometria Analítica.

Leia mais

A noção intuitiva de função

A noção intuitiva de função Funções A noção intuitiva de função Situação 1 João vai escolher um plano de saúde entre duas opções: A e B Veja as condições dos planos: Plano A: cobra um valor fixo mensal de R$ 140,00 e R$ 20,00 por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ

Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ MATEMÁTICA 1º ANO 4º BIMESTRE/ 2013 Sandra Maria Vogas Vieira sandravogas@hotmail.com TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TAREFA 2 CURSISTA:

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas UNIRIO Programa Multiplicadores do Saber Agosto / 2018 Sumário Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas... 1 Nome do curso... 3 Carga horária... 3 Instrutor... 3 Local de realização...

Leia mais

Matemática 3º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho

Matemática 3º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho Matemática 3º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho Tarefa 1 Cursista: Heloisa Elaine da Silva Carvalho Lopes Tutor:Cláudio Rocha de Jesus 2 Sumário Introdução...3 Desenvolvimento...4 Metodologia adotada...5

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real Plano de Aula MATEMÁTICA O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do real. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS

FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS unifmu Nome: Professor: Ricardo Luís de Souza Curso de Design Matemática Aplicada Atividade Exploratória III Turma: Data: FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS Objetivo: Rever o conceito de área de figuras

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais