The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL. Certificações Internacionais. Manual do Candidato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL. Certificações Internacionais. Manual do Candidato"

Transcrição

1 The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL Certificações Internacionais Manual do Candidato Versão 11 março/2011

2 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Este manual contém todas as informações necessárias para o processo de participação e realização dos exames de certificações internacionais oferecidas pelo IIA Global - The Institute of Internal Auditors e IIA Brasil. Todos os materiais de inscrição de anos anteriores não são mais válidos e devem ser desconsiderados. 1. INTRODUÇÃO ASSOCIAÇÃO AO INSTITUTO DE AUDITORES INTERNOS DO BRASIL IIA BRASIL RECEBIMENTO DE CARTA AUTORIZAÇÃO PARA AGENDAMENTO DO EXAME RESULTADO REFAZENDO EXAMES REPROVADOS ENCAMINHAR COMENTÁRIOS SOBRE O EXAME OBTENÇÃO DO SEU CERTIFICADO ENTREGA DO SEU CERTIFICADO MANTENDO SUA CERTIFICAÇÃO CERTIFIED INTERNAL AUDITOR (CIA ) EXAMES DE ESPECIALIDADE CCSA, CFSA, CGAP FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CIA CERTIFIED INTERNAL AUDITOR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESPECIALIDADES CCSA, CFSA, CGAP CÓDIGO DE ÉTICA IIA CÓDIGOS DE TRABALHO IIA INSTITUTOS POR PAÍS/ ESTADO/ CIDADE FORMULÁRIO DE CARTA DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO DE VALIDADE DO DESENVOLVIMENTO CCSA FORMULÁRIO DE VERIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIA... 43

3 1. INTRODUÇÃO O IIA Global oferece aos profissionais de auditoria interna, no mundo inteiro, a possibilidade de obtenção de certificações internacionais que qualificam de maneira diferenciada todos aqueles que são aprovados nos exames determinados para aferir o grau de conhecimento com relação às práticas profissionais recomendadas pelo The Institute of Internal Auditors para a execução da atividade de auditoria interna. Atualmente existem 4 tipos principais de certificados internacionais oferecidos pelo IIA Global: Certified Internal Auditor (CIA ) O CIA é uma etapa importante na carreira do Auditor Interno para a obtenção de uma credencial de reconhecimento internacional. O sucesso neste Exame confere ganhos de qualidade tanto para o profissional como para as estruturas de Auditoria Interna. Certification in Control Self-Assessment (CCSA ) É um título conferido aos especialistas na prática de auto-avaliação de controles, atestando seus conhecimentos sobre a metodologia utilizada para avaliar o alcance e os objetivos empresariais, os riscos envolvidos nesse processo, bem como a efetividade dos controles internos estabelecidos para minimizar riscos. Certified Financial Services Auditor (CFSA ) É um processo de avaliação que certifica o auditor que trabalha em instituições financeiras, empresas de seguro e departamento financeiro de indústrias. Certified Government Auditing Professional (CGAP ) É uma certificação especializada para a prática da auditoria interna no setor público. Essa certificação atesta o conhecimento de tudo que engloba auditoria no setor público. Independentemente do programa de certificação escolhido, a certificação em qualquer uma das modalidades disponíveis comprova a capacitação individual dos auditores internos no exercício de suas atividades e propicia o fortalecimento mundial da atividade de auditoria interna.

4 1.1 NOVO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO IIA Obter um certificado de exame IIA Global ficou mais conveniente do que nunca. Com início em setembro de 2008, os exames do IIA Global serão administrados por meio de computador no Sistema CBT Computer Based Testing. Isso significa que você pode fazer o exame em qualquer um dos centros de testes disponíveis ao redor do mundo, com o idioma da prova à sua escolha, no momento que lhe for conveniente! Para os candidatos do Brasil, a prova pode ser feita também em português. O IIA Global escolheu o Pearson VUE como seu fornecedor de aplicação de exames computadorizados. O Pearson VUE é líder na administração global destes testes e seus investimentos em tecnologia asseguram segurança de ponta e fornecem melhores serviços aos candidatos. Com o sistema de agendamento do Pearson VUE online, você pode marcar o seu teste de uma maneira fácil e rápida. Este manual lhe acompanhará através de todo o processo de certificação, do início ao final e deverá prover todas as informações necessárias para você completar o processo. 2. ASSOCIAÇÃO AO INSTITUTO DE AUDITORES INTERNOS DO BRASIL IIA BRASIL Ao prestar qualquer um dos exames oferecidos pelo IIA Global, todos os candidatos brasileiros deverão primeiro se associar ao IIA Brasil. Caso você ainda não seja associado e manifeste sua intenção em realizar os exames de certificação, automaticamente na sua primeira inscrição você se tornará associado ao IIA Brasil com o pagamento da primeira anuidade realizado juntamente com os valores de taxa de habilitação e taxa de inscrição para os exames correspondentes. Resumidamente, temos: Taxa de associação: paga apenas 1 vez com validade de 1 ano Taxa de habilitação: com período de elegibilidade de 2 anos para completar os exames Taxa de inscrição: valor pago por cada parte do exame CIA ou por cada exame de especialidade CCSA, CFSA e CGAP. Os valores específicos das taxas citadas acima estão descritas no item PREÇOS DE HABILITAÇÃO E INSCRIÇÃO NOS EXAMES, página 29. A sua associação ao IIA Brasil torna você, sem nenhum outro custo adicional, associado ao IIA Global. Em um prazo de aproximadamente 90 dias da sua associação ao IIA Brasil você receberá uma senha de acesso ao site do IIA Global e terá acesso, além de todos os serviços que o IIA Brasil lhe oferece, ao amplo serviço disponibilizado pelo IIA Global.

5 Citamos a seguir alguns benefícios imediatos ou de longo prazo e ofertas especiais às quais você terá acesso com essa associação: Cursos, seminários, congressos, eventos e materiais elaborados pelo IIA Brasil. Preços especiais nas taxas de aplicação da certificação e registro dos exames. Descontos nos materiais disponíveis na livraria The IIA Research Foundation. Isenção de taxas para o relatório Continuing Professional Education (CPE). Acesso online às normas de auditoria, ética e guia de informações do IIA Global. Acesso aos institutos locais IIA para oportunidades de desenvolvimento profissional. Acesso ao Member Exchange, uma ferramenta de rede de comunicação online. Taxas reduzidas de registro para os seminários e conferências IIA Global. Descontos em centenas de produtos educacionais do IIA Global. Uma grande variedade de outros informativos online fornecendo notícias recentes e informações sobre vários setores da profissão de auditor interno. Acessar as mensagens de trabalho do Audit Career Center do IIA Global. Participação nos comitês locais ou internacionais. 3. SOLICITAR O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE SUA PREFERÊNCIA PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO APROPRIADAMENTE Você não poderá agendar um exame IIA diretamente com um centro de teste Pearson VUE. Todas as inscrições para os citados exames terão obrigatoriamente que ser encaminhadas ao IIA Brasil através do preenchimento dos formulários de inscrição. Somente após a emissão de Carta Autorização para agendamento de exame pelo IIA Global o candidato poderá acessar o site da Pearson VUE e dar continuidade ao seu processo de inscrição. Se você deseja se inscrever para os exames do IIA Global, você precisa preencher o formulário de inscrição de exame e enviar ao IIA Brasil por juntamente com toda a documentação e demais formulários exigidos. Os exames CIA e CCSA são oferecidos em muitos idiomas e você não precisa selecionar o seu no momento da inscrição. Quando você agendar seu exame com o Pearson VUE, você poderá selecionar o idioma à sua escolha. Favor entrar em para mais informações sobre a disponibilidade dos idiomas no momento da sua inscrição. Você poderá esperar para fazer sua inscrição até seu idioma estar disponível para a execução do teste. Observação: seu registro para uma parte do exame CIA e demais exames de especialidades estará válido por 180 dias da data que o registro foi processado no IIA Global. Cada registro lhe permite marcar uma data para fazer o exame. É sua responsabilidade agendar o exame durante o período de 180 dias e realizar o exame durante este período.

6 Se você quiser se inscrever em mais de uma parte de um exame do CIA, você deve seguir os mesmos passos acima. Você deve completar um formulário separado para cada parte do exame. Selecione o formulário para a certificação de sua escolha e preencha as informações obrigatórias. Tenha cuidado para preencher esta inscrição corretamente. Você precisará enviar a documentação para a conferência das informações apresentadas (como escolaridade). Se a sua documentação não corresponder às informações da inscrição, você estará sujeito à análise e censura pelo Comitê Internacional de Ética do IIA Global, podendo resultar inclusive (mas não limitado a) em sua retirada do programa e anulação de partes do exame ou da certificação. A documentação comprobatória deverá ser encaminhada juntamente com o formulário de inscrição no exame escolhido, bem como os demais formulários relativos à certificação escolhida para o É importante que você leia todo o manual antes de concordar com as suas condições. O IIA Brasil calculará o valor apropriado para sua inscrição e irá lhe apresentar um boleto de pagamento. Verifique se o seu valor está correto antes de efetuar o pagamento Se você não concordar com o valor apresentado, não faça sua inscrição. Uma vez aceito o valor fornecido e feito o pedido de inscrição, nenhum reembolso ou crédito será dado, parcial ou totalmente. Os formulários e documentação não serão analisados até que o pagamento seja recebido na sua totalidade. Uma vez recebido e processado o pagamento, um colaborador do IIA Brasil irá analisar sua inscrição para determinar sua habilitação para a certificação que você se inscreveu. Considere o prazo de aproximadamente vinte dias para análise depois do recebimento do pagamento da inscrição ao IIA Brasil. A seguir descrevemos os procedimentos que você deverá seguir para a inscrição num dos programas de certificação do IIA. Os formulários de registro em papel estão disponíveis nas páginas 31 e 32 também no site do IIA Brasil. Antes de iniciar o preenchimento do formulário de inscrição, leia todos os requisitos para a certificação desejada neste manual, para ter a certeza que você está qualificado e que concorda com as regras do programa. Os principais aspectos relacionados ao preenchimento dos formulários referem-se a:

7 CAMPOS OBRIGATÓRIOS Para todos os formulários, o preenchimento de todos os campos é obrigatório. INFORMAÇÕES GERAIS Escreva o seu nome exatamente como aparece na sua identificação emitida pelo governo. Esta informação deve ser verificada quando você apresentar sua identificação no centro de teste e tem que estar compatível. Somente documentos com foto e atuais serão aceitos. ENDEREÇOS Endereço Principal Preencha o endereço de sua residência atual ou seu endereço comercial. Não indique endereços temporários ou que não sejam seus endereços de residência permanente. O preenchimento deste campo é obrigatório e deve ser preciso. Este endereço é obrigatório e deve ser preciso. Se você não tiver certeza sobre a informação a colocar, por favor certifique-se das informações requeridas antes do preenchimento. Endereço Alternativo Este pode ser qualquer endereço onde queira que o IIA Brasil entre em contato com você caso não tenha um endereço de . Esta informação é opcional. Indique qual endereço de sua preferência para envio de informações pelo IIA Global e IIA Brasil. NÚMEROS DE TELEFONE Você deve preencher pelo menos um número de telefone no campo Número de Telefone Principal. ENDEREÇOS DE Você deve preencher pelo menos um endereço de no campo Endereço de e- mail Principal. O IIA Global e IIA Brasil irão se comunicar com você diretamente por e- mail, portanto, esta informação deve ser precisa. PERGUNTAS PESSOAIS Responda a cada pergunta apresentada. Informações gerais sobre o preenchimento de algumas perguntas pessoais se encontram abaixo: Sufixo Se a sua identificação (tipo RG) inclui um sufixo, você deve colocar esta informação aqui, assim sua identificação vai ser igual aos nossos registros quando verificados nos locais de aplicação do teste. Nome como deve aparecer no seu certificado Indica exatamente como você gostaria que o seu nome aparecesse na impressão do seu certificado quando for a hora de recebê-lo. Isso pode ser um pouco diferente da forma que o seu nome aparece na sua identificação (por exemplo: José M. Silva ao invés de José Monteiro Silva ), mas isso não pode incluir qualquer certificação, grau ou outras designações. Códigos de Trabalho Selecione o código de trabalho que melhor descreve sua atual posição. Se necessitar maiores informações sobre qualquer desses códigos, favor consultar a lista na página 37 deste manual.

8 Códigos Industriais Selecione o código industrial que melhor descreve a indústria na qual você trabalha. Consulte a lista na página 38. Filial/ Instituto para onde deve ser enviado seu certificado. Quando você estiver Certificado, o IIA Global irá enviar seu certificado impresso para o seu instituto IIA. (O seu número global de associado ID é o número que você utiliza para acessar informações no site do IIA: Se você submeter um formulário de inscrição com um número de candidato ID que não é seu número, você poderá ter inconvenientes em sua inscrição. Desta forma, pedimos deixar o número de ID em branco caso ainda não seja nosso associado. Conforme já observado, com o pagamento da taxa de habilitação e taxa de inscrição você se tornará nosso associado. Acomodações especiais: Se você tiver condições médicas ou físicas comprovadas que requeiram mudanças nas condições normais para a aplicação do teste, você deve contatar o Departamento de Certificação IIA no para se informar de como solicitar acomodações especiais. Os pedidos para essas modificações na aplicação dos testes serão processados o mais rápido possível, mas podem levar 30 dias ou mais para serem atendidas. DOCUMENTAÇÃO APROPRIADA Verifique as páginas 20 (para CIA) ou 25 (para CCSA, CFSA, ou CGAP) para requisitos específicos de cada programa, como a documentação obrigatória. Documentação adicional pode ser pedida aos candidatos para confirmar a habilidade. 4. RECEBIMENTO DE CARTA AUTORIZAÇÃO PARA AGENDAMENTO DO EXAME Você não poderá agendar um exame IIA com o Pearson VUE sem primeiro fazer a inscrição ou receber a autorização do IIA Brasil e IIA Global. Depois que a sua inscrição para o exame foi processada, você irá receber uma Carta Autorização para Agendamento de Exame via orientando-o a entrar em contato com o Pearson VUE para agendar seu exame nos centros de testes. Será pedido que você aguarde 48 horas antes de entrar em contato com o Pearson VUE para que os dados de sua inscrição sejam carregados no sistema de agendamento. O agendamento é o processo no qual você reserva uma estação de teste no local e hora em que deseja realizar seu exame. Você pode agendá-lo em qualquer centro de teste IIA/ Pearson VUE autorizado em qualquer hora que o centro tenha uma estação de teste disponível para você. Depois das 48 horas do registro de seus dados para entrada no sistema do Pearson VUE, você deve agendar seu exame o mais rápido possível. Assim você terá maior oportunidade de escolher seu dia, hora e local de preferência. Observação: Você deve agendar e fazer seu exame em 180 dias da data que o seu registro foi processado no IIA Global. Depois de 180 dias, seu registro será cancelado, você perderá o valor pago pelo exame e terá que fazer o processo de inscrição do exame novamente inclusive com a necessidade de novo pagamento.

9 4.1 AGENDAMENTO DO SEU EXAME O IIA Global torna possível a você obter sua certificação de exame IIA ao redor do mundo, em data e horário conveniente para você, no idioma de sua escolha! Para conseguir todas essas vantagens e conveniências, você precisa fazer o agendamento o mais breve possível. Existem muitos outros candidatos de uma variedade grande de programas de certificação que também fazem seus exames nos centros do Pearson VUE. Os agendamentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade dos centros de testes. Se você não fizer o agendamento rapidamente, poderá atrasar a realização do seu exame, fazendo em outra data que não a desejada ou tendo que escolher outro centro de testes. Para aumentar a probabilidade de conseguir a primeira opção de data, horário e localização, é recomendado que faça o agendamento no mínimo 45 dias antes da data desejada para o teste. Você poderá agendá-lo em qualquer dia disponível até 180 dias da data que o seu registro foi processado no IIA Global. Se não o fizer neste período, sua Autorização para o Teste será cancelada, e você terá que fazer o registro novamente e tendo novo desembolso. Nem o IIA Global nem o Pearson VUE podem ser responsabilizados se você não fizer o seu agendamento. Depois que você fizer o agendamento, será permitido que você remarque seu exame para outro dia sem penalidades, desde que você faça o cancelamento do anteriormente marcado em até 48 horas antes do dia marcado. Depois deste dia, se você não comparecer ao exame no local, dia e hora marcados, será considerado ausente ( no-show ), seu registro será cancelado, você perderá o valor pago pelo exame e terá que fazer a inscrição e pagamento novamente, caso queira fazer outro agendamento AGENDAMENTO ONLINE A maneira mais rápida de agendar seu exame (assim como reagendá-lo ou cancelá-lo, se necessário) é pela Internet. Usar a Internet lhe permite acessar o agendamento 24 horas por dia, proporcionando um acesso mais rápido às datas e às localizações dos centros de testes. Você receberá instantaneamente uma confirmação detalhada do seu agendamento (na tela e via ). Para o agendamento online, siga os seguintes passos: 1. Entre em 2. Clique em Agendar um Teste ("Schedule a Test"). 3. Faça o Login usando o seu nome de usuário Pearson VUE e senha. Se você está usando o site Pearson VUE pela primeira vez, você deve: Clicar em "Create a Web Account."

10 Complete as informações obrigatórias. Use a mesma informação que você forneceu nos campos do formulário de inscrição do seu programa endereço principal e principal para que o sistema Pearson VUE localize sua autorização do IIA. Embaixo do "Previous Testing History," verifique: Não, esta é a minha primeira vez - "No, this will be my first time..." Entre com o número IIA de identificação de candidato que você recebeu do IIA Global em sua carta de autorização para agendamento de exame. Espere, pois o Pearson VUE enviará um informando seu nome de usuário e senha. Este processo pode demorar até 24 horas. 4. Clique em Agendamento de Exames ("Schedule Exams"). Você verá todos os exames que você registrou e que podem ser agendados. 5. Selecione o exame que deseja agendar e siga as instruções para selecionar a localização do centro que quer fazer o exame. Um calendário indicando as datas disponíveis irá aparecer. Clique em uma data disponível para ver programação para o teste e selecione um horário. Siga as instruções para completar o agendamento. Você receberá um de confirmação AGENDAMENTO POR TELEFONE Você ainda poderá agendar seu teste por telefone. Consulte o site para conhecer uma lista de números de telefone disponíveis dos call centers Pearson VUE. Muitos call centers têm números gratuitos para sua conveniência. Forneça para o representante do call center seu número IIA ID de candidato e você saberá o que fazer para realizar este tipo de agendamento. É aconselhável que você tenha três opções de datas e horários planejados antes de ligar para o call center CARTA DE CONFIRMAÇÃO Uma vez completado o processo de agendamento, o Pearson VUE lhe enviará um e- mail, que confirmará seu compromisso e fornecerá informação sobre a localização do centro de teste. Imprima esta carta e leve-a ao centro de teste com você no dia do exame. Se você não tiver um , o Pearson VUE poderá enviar a confirmação para você, no mínimo 3 dias depois da efetivação do agendamento. Atentar para que o agendamento considere o tempo suficiente para a recepção desta carta pelo correio.

11 4.1.4 MUDANÇAS NO SEU COMPROMISSO Cancelamento ou alteração do agendamento poderão ser feitos pela internet no site ou telefonando para um call center Pearson VUE INDISPONIBILIDADE DE ATENDIMENTO DOS CENTROS DE TESTES POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR Caso, por qualquer motivo, o Centro de Teste esteja fechado ou indisponível na data marcada para o seu exame, entre no site do Pearson VUE ou telefone para um call center Pearson VUE. 4.2 HORÁRIOS DOS CENTROS DE TESTES A maioria dos centros de testes Pearson VUE está aberta cinco ou seis dias por semana durante os dias úteis, baseado nas condições locais durante o ano. Você poderá marcar o seu exame a qualquer momento que o site Pearson VUE e estações de testes estiverem disponíveis. 4.3 LOCAIS DOS CENTROS DE TESTES Você poderá fazer o seu exame IIA em qualquer centro de teste autorizado Pearson VUE no mundo, sem considerar se o centro de testes está localizado na sua cidade ou país. Para verificar o centro mais perto de você, entre no site do Pearson VUE: e clique em Localizar um centro de teste ( Locate a test center ) No Brasil, temos centros disponíveis nas seguintes capitais: Belo Horizonte Brasília Curitiba Porto Alegre Recife Rio de Janeiro Salvador São Paulo

12 4.4 APRESENTAÇÃO PARA O SEU EXAME NO CENTRO DE TESTE PEARSON VUE CHEGAR AO CENTRO DE TESTES COM ANTECEDÊNCIA A carta de confirmação lhe informará a localização do seu centro. Planeje sua ida ao centro para chegar pelo menos 30 minutos antes do horário marcado. Se chegar menos de 30 minutos antes do horário marcado, seu acesso ao centro pode ser negado e será considerada uma ausência no-show. Em nenhum caso você será admitido na prova se chegar depois do horário agendado. Se você for considerado um ausente ( no-show ), sua inscrição será cancelada, você perderá o valor pago, terá que registrar e pagar pelo exame novamente para agendá-lo no futuro LEVAR SUA CARTA DE CONFIRMAÇÃO DE EXAME PEARSON VUE Você deve levar sua Autorização para o teste que recebeu via do IIA e/ou sua Carta de Confirmação que recebeu via do Pearson VUE para o centro de teste. Estas cartas possuem informações importantes que irão permitir ao aplicador do teste localizar seus dados e admitir sua entrada para fazer o exame APRESENTAR UMA IDENTIFICAÇÃO PESSOAL ACEITÁVEL O IIA Global e Pearson VUE empregam medidas de segurança restritas. Um nível de segurança envolve a sua identificação, e você deve levar pelo menos uma forma de identificação que cumpra os seguintes requisitos: Sua Identificação (ID) deve: Conter o seu nome exatamente como fornecido durante o processo de registro (como aparece na sua carta de confirmação de exame do Pearson VUE) Ter uma foto do rosto permanente fixada. Ser atual identificações vencidas não serão aceitas. Ser um documento original nenhuma cópia será aceita. Os documentos de Identificação aceitos são: CNH- Carteira Nacional de Habilitação. Passaporte. Visto de residência permanente para estrangeiros. Outro documento de identificação emitido pelo governo. As formas inaceitáveis de Identificação incluem: Crachá de Identificação do Empregado Carteira de Identificação de Estudante Universitário Se o candidato não apresentar uma documentação aceitável, não poderá fazer o exame, seu registro será cancelado, perderá o valor pago na inscrição, e caso queira se apresentar para fazer o exame novamente, terá que fazer o registro e o pagamento para um futuro agendamento.

13 4.4.4 APRESENTAÇÃO PARA O EXAME Os funcionários dos centros de testes Pearson VUE foram treinados para os procedimentos específicos dos exames IIA. O pessoal dos centros irá guiá-lo para cumprir os passos determinados pelo IIA. A seguir citamos o roteiro recomendado para a sua chegada ao centro de testes: O aplicador do centro de teste irá mostrar onde guardar seus itens pessoais. Você deve colocar seus pertences, incluindo bolsas, carteiras, relógios, jóias, celular, etc. no guarda-volumes (ou em outro local seguro fornecido pelo centro). Você receberá uma chave do armário que deve ser devolvida ao pessoal do centro na sua saída. Os armários são pequenos e não comportam objetos grandes. Não leve nada ao centro que não seja absolutamente necessário. O pessoal do centro, do Pearson VUE, nem do IIA Brasil serão responsáveis por perda ou roubo dos itens. O aplicador irá providenciar para você uma cópia do Acordo de Regras do Candidato. Você deve aceitar as regras deste acordo para poder realizar o exame no centro do Pearson VUE. Você deve providenciar uma forma de identificação aceitável. O aplicador de teste se certificará que o nome da identificação corresponde ao nome no registro do exame. Você deve manter esta identificação em seu poder em todo o momento do exame. Caso saia da sala de teste por alguma razão, você deverá apresentá-la novamente. O aplicador colherá sua assinatura e verificará se corresponde à sua identificação. Sua impressão digital será capturada, e uma foto digital do seu rosto será tirada. O único item que o candidato pode levar para a sala de teste é um dicionário de tradução. Este não poderá conter definições de termos, nem nada escrito ou sublinhado, nenhuma observação ou documento inserido. Caso você leve um dicionário de tradução, o administrador verificará se será aceito e se não contém nenhuma marca ou material inserido. Ele também poderá não permitir o uso de um dicionário que não cumpra com essas características. Será oferecido um quadro de anotações que pode ser apagado e caneta onde poderá fazer anotações durante a prova. Você deverá devolver este material para o aplicador quando deixar o centro. Você não poderá levar nenhuma anotação do centro de teste. Uma calculadora na tela do computador no qual você responderá ao exame estará disponível durante sua realização. Se você preferir uma calculadora portátil e se o centro de teste não tiver uma disponível, você deve pedir para que seja providenciada uma. Você não poderá levar sua calculadora pessoal ou outro aparelho com você à sala de exame. Você assinará o diário do centro de teste e será admitido para o exame. Seu teste iniciará no prazo de 30 minutos do horário agendado. Se algum motivo aparecer, que não seja um erro do candidato, causando atraso sua sessão por mais de 30

14 minutos, será concedida uma opção de continuar esperando ou de remarcar seu compromisso. Se você deixar a sala de teste por alguma razão, você terá que assinar o diário do centro de testes e mostrar sua identificação. Também poderá ser pedida sua impressão digital ao deixar ou entrar na sala de teste. Não será permitido levar qualquer tipo de comida ou bebida para a sala de exame. Você será acompanhado à estação de trabalho pelo fiscal de prova. Você deverá permanecer sentado durante o exame, exceto quando autorizado a deixar a sala. Depois que estiver conectado ao exame, prossiga pelas telas introdutórias sem atraso. Existe um tempo limite na tela inicial e, se esse tempo for excedido, o exame começará automaticamente. Se você encontrar QUALQUER problema no computador, reporte imediatamente ao fiscal de prova RECEBIMENTO DO SEU EXAME IIA Uma vez sentado em uma estação de teste, um aplicador irá conectá-lo ao seu exame. Você terá que confirmar que o exame mostrado na tela é o mesmo pelo qual fez a inscrição e então a sessão começará. Todas as certificações de exames IIA seguem o mesmo padrão, entre os quais citamos: ACORDO DE NÃO REVELAÇÃO E TERMOS GERAIS DE USO PARA OS EXAMES IIA Antes de iniciar seu exame, você terá que aceitar os termos da seguinte declaração de não divulgação e confidencialidade do IIA: Este exame é confidencial e protegido por lei. Ele está disponível para você, candidato, somente com a proposta de se tornar certificado. Você está expressamente proibido de revelar, publicar, reproduzir ou transmitir este exame, inteiramente ou em partes, em qualquer forma ou de qualquer meio, verbal ou escrito, eletrônico ou mecânico, para qualquer proposta, sem uma permissão prévia por escrito do Instituto dos Auditores Internos - The Institute of Internal Auditors (IIA). O IIA exige de todos os candidatos aos exames que leiam e aceitem o Acordo de Não- Revelação e os Termos Gerais de Uso acima para os testes antes da realização do exame IIA. Se você não aceitar esse acordo, o exame não se realizará. Se isso ocorrer, seu registro será cancelado, você perderá o valor pago pelo exame e terá que fazer a inscrição e pagamento novamente, caso queira fazer outro agendamento.

15 4.4.6 TUTORIAL Antes de iniciar o exame real, você poderá ver um tutorial que mostra como navegar pelo exame (as informações deste tutorial também estão disponíveis no site para os candidatos analisarem previamente o exame). Você pode escolher em pular esta parte e ir diretamente ao exame que deseja. Se você não fez anteriormente um exame IIA no centro de testes Pearson VUE, recomendamos que veja o tutorial antes de fazer o exame. Se você optar em ver o tutorial, você terá 10 minutos para este fim. O tempo destinado para o tutorial é separado do tempo real do teste. Se você consultar ou não o tutorial, você terá exatamente o mesmo tempo para a prova INICIAR O EXAME Quando estiver pronto para iniciar o exame, o sistema irá lhe alertar sobre o tempo que terá para finalizá-lo. O tempo dado para cada exame atual é o seguinte: EXAME NÚMERO DE QUESTÕES TEMPO DE PROVA CERTIFIED INTERNAL AUDITOR (CIA) Parte questões de múltipla escolha 2 horas e 45 minutos Parte questões de múltipla escolha 2 horas e 45 minutos Parte questões de múltipla escolha 2 horas e 45 minutos Parte questões de múltipla escolha 2 horas e 45 minutos IIA EXAMES DE ESPECIALIDADE - SPECIALTY EXAMS (CCSA,CGAP,CFSA) Certification in Control Self-Assessment (CCSA) Certified Government Auditing Professional (CGAP) Certified Financial Services Auditor (CFSA) 125 questões de múltipla escolha 3 horas e 15 minutos 125 questões de múltipla escolha 3 horas e 15 minutos 125 questões de múltipla escolha 3 horas e 15 minutos A tela do computador tem um timer embutido para que você saiba o tempo que resta para finalizar o seu exame. Controle adequadamente o seu tempo para finalizar o exame a contento. O sistema de teste lhe permite assinalar as perguntas a serem revistas permitindo que você retorne a esses itens depois de fazer a última questão do exame. Se você terminar a última pergunta do exame antes do término do tempo, poderá rever essas questões assinaladas ou qualquer outra. Não existe intervalo durante o exame. Você poderá fazer uma pausa, se necessário, mas qualquer tempo deste intervalo não será descontado no tempo final de prova. Você terá que registrar sua saída e entrada com o fiscal de prova caso deixe a sala de exame.

16 4.4.8 ALERTA DE COMPORTAMENTO IMPRÓPRIO O pessoal do Pearson VUE é treinado para observar comportamentos pouco comuns e incidentes durante o exame. As sessões são gravadas para documentar a ocorrência de qualquer atividade que não seja usual e qualquer comportamento impróprio do candidato será reportado ao IIA para investigação. Se você violar qualquer regra do exame, tentar remover itens do teste do centro ou causar desordem a outros candidatos, seu exame será finalizado e/ou sua pontuação invalidada. O IIA e seu Conselho consideram a má conduta do candidato no processo de certificação uma ofensa séria. Incidentes de má conduta do candidato serão referidos ao Comitê de Ética Internacional IIA para ações que podem incluir invalidação dos resultados do exame, desqualificação para participar de todos os programas de certificação IIA (atuais e futuros) e a notificação dos resultados desses processos em uma publicação IIA. Se a evidência de má conduta for descoberta depois que o candidato receber uma certificação IIA, essa deve ser anulada. O IIA pode também tomar outras atitudes permitidas por lei COMPLETAR A PESQUISA APÓS O EXAME Para melhorar a experiência para os futuros candidatos, o IIA conta com o feedback dos atuais. Ao completar o exame, uma breve pesquisa será apresentada na tela do seu computador. Favor reservar uns minutos para respondê-la antes de deixar o centro de teste. Você não levará mais de que 5 minutos para terminá-la e este tempo não conta para a realização do exame. 5. RESULTADO Seu resultado é baseado no número de perguntas respondidas corretamente. Cada questão tem a mesma pontuação. (Algumas perguntas sem pontuação são incluídas em cada exame com a proposta de determinar somente a dificuldade desses itens. Elas não contribuem para a pontuação do seu exame.) Não há penalidades para respostas incorretas ou suposições, assim é vantagem tentar responder a todas as perguntas da prova. 5.1 RECEBIMENTO DE SEUS RESULTADOS Quando terminar o exame, deixe a sala de teste silenciosamente, vire seu quadro de anotações e assine o diário. Após a saída da sala, você receberá um gabarito não oficial impresso do fiscal de prova Pearson VUE. Você não deve fazer nenhuma pergunta ao fiscal sobre o conteúdo do exame ou sobre a pontuação, pois não poderão atendê-lo. Observação: Seu resultado se tornará oficial quando o IIA Brasil enviar carta ao candidato contendo as informações recebidas em relatório emitido pelo IIA Global.

17 Este relatório tem periodicidade de emissão mensal, ocorrendo sempre no dia 15 de cada mês. Desta forma, os candidatos deverão considerar o mês subsequente ao da realização dos exames para a recepção dos seus resultados oficiais. A pontuação do exame pode ser suspensa, cancelada ou mesmo invalidada depois de se tornar oficial se o IIA Global constatar erros ou evidência de fraude ou atividade imprópria. 5.2 ENTENDENDO SEUS RESULTADOS O IIA valida as questões para determinar estaticamente o número mínimo de respostas corretas para ser aprovado no exame, baseado na dificuldade dos itens de cada um dos exames. O número exato de perguntas para ser aprovado pode ser diferente de um exame para outro e por causa disso todos os números de respostas corretos são convertidos para uma escala de apresentação que vai de 250 a 750 pontos. A pontuação mínima é de 600 para ser aprovado no exame IIA. Se você alcançar a nota mínima para aprovação, seu resultado mostrará somente que você foi aprovado. Nenhum resultado numérico será reportado. Se você não for aprovado, o resultado indicará a pontuação recebida. Isto lhe permitirá saber o quanto chegou perto dos 600 pontos exigidos. Os candidatos reprovados também receberão uma indicação de sua performance em cada tópico importante do exame. Isso lhe permitirá saber que tópicos de seu desempenho foram bons e os que precisa melhorar. 6. REFAZENDO EXAMES REPROVADOS Se você for reprovado em qualquer um dos exames CIA (partes) ou um dos exames de especialidade, você deve esperar no mínimo 90 dias antes de refazê-lo (partes). Você pode se registrar novamente para o exame e agendar um novo uma vez publicado os resultados do exame; no entanto, a data mais breve de agendamento estará disponível para você 90 dias da data que você fez o exame. Favor lembrar que quando você se registra para um exame, você deve agendá-lo em até 180 dias da data que registro é processado pelo IIA. Se você se registrar automaticamente após a reprovação, os seus 180 dias do período de registro/ autorização começarão imediatamente, mas você terá que esperar 90 dias antes de sua primeira oportunidade de agendar o exame. Não há limites do número de vezes que um candidato pode refazer o exame. Para refazer o exame que foi reprovado e fazer um novo agendamento, siga os mesmos passos indicados acima para a inscrição inicial e agendamento.

18 7. ENCAMINHAR COMENTÁRIOS SOBRE O EXAME Se você tiver alguma pergunta, comentários ou preocupação relacionados ao exame ou com as questões do exame, favor enviar um para Note que enquanto o IIA analisa todos os comentários recebidos, toda a pontuação do exame terá sido validada antes da administração do exame. O IIA não irá alterar a nota do candidato depois do teste baseado nesses comentários. 8. OBTENÇÃO DO SEU CERTIFICADO Você deve ser aprovado no exame e cumprir todos os requerimentos para se tornar certificado. Uma vez preenchidos esses requerimentos para a certificação, seu certificado será enviado para seu endereço preferencial e serve como prova que está certificado. 9. ENTREGA DO SEU CERTIFICADO Seu certificado será enviado para o IIA Brasil que os remeterá aos associados. Caso queira que seja enviado para outro instituto, deverá informar no seu formulário de inscrição, no campo indicado. Os certificados são impressos e enviados para as filiais trimestralmente. Candidatos certificados em janeiro, fevereiro ou março devem atualizar suas informações até o dia 10 de abril; seus certificados serão enviados para a filial/ instituto escolhido em maio. Candidatos certificados em abril, maio ou junho devem atualizar seus dados até o dia 10 de julho; seus certificados serão enviados para a filial/ instituto escolhido em agosto. Candidatos certificados em julho, agosto ou setembro devem atualizar suas informações até o dia 10 de outubro; seus certificados serão enviados para a filial/ instituto escolhido em novembro. Candidatos certificados em outubro, novembro ou dezembro devem atualizar suas informações até o dia 10 de janeiro; seus certificados serão enviados para a filial/ instituto escolhido em fevereiro.. Observação: Todo pedido de mudança em seu cadastro depois das datas especificadas acima terá uma taxa adicional de $50 USD para reimpressão do certificado.

19 10. MANTENDO SUA CERTIFICAÇÃO O Conselho requer que depois das certificações iniciais, CIAs, CCSAs, CGAPs, CFSAs, devem manter seu conhecimento e habilidades e ficar sabendo das melhorias e desenvolvimentos recentes na área de certificação através do Continuing Professional Education (CPE). Isso é possibilitado por um processo de certificação pessoal com a finalização e reporte das horas CPE exigidas a cada dois anos. Para maiores informações no CPE, favor entrar no site

20 11. CERTIFIED INTERNAL AUDITOR (CIA ) PADRÕES DE ELEGIBILIDADE E REQUERIMENTOS DE VERIFICAÇÃO Para ser merecedor da certificação CIA, um candidato deve preencher todos os requisitos a seguir: EDUCAÇÃO Requisito Os candidatos CIA devem possuir um diploma universitário (ou nível superior) ou equivalente em uma instituição de nível superior reconhecida. Também devem preencher os requisitos educacionais antes que sua inscrição no CIA seja aprovada e antes que possam se inscrever e tentar qualquer exame CIA. Documentação Obrigatória Os candidatos devem demonstrar seu mais alto nível educacional, na inscrição para o CIA. Comprovação de escolaridade (cópia do diploma) é obrigatória. Esse documento deve ser enviado por (junto com uma folha de rosto indicando o número de identificação do candidato) juntamente com o formulário de inscrição para o CIA. Os candidatos poderão ser aceitos no programa CIA com base nas informações sobre sua escolaridade fornecidas no formulário de inscrição para o CIA, mas a documentação ainda assim é solicitada. Os candidatos devem providenciar informações acuradas na inscrição para o CIA. Caso o candidato envie uma documentação que não comprove a informação fornecida na inscrição para o CIA, ele poderá sofrer análise e censura pelo Comitê Internacional de Ética do IIA, inclusive, mas não limitado à retirada do programa CIA e a anulação do exame ou do certificado CIA. EXPERIÊNCIA Requisito Os candidatos CIA devem ter no mínimo 24 meses de experiência em auditoria interna ou equivalente. Equivalentes/Exceções Experiências equivalentes aceitáveis incluem disciplinas auditoria/avaliação, auditoria externa, garantia de qualidade, ética e controle interno. Mestrado ou experiência de trabalho relacionada às profissões de negócios (como contabilidade, direito ou finanças) pode substituir 12 dos 24 meses exigidos de experiência profissional de auditoria interna. Um candidato pode se candidatar ao CIA e prestar o exame antes de

21 preencher os requisitos de experiência profissional, mas não será certificado até cumprir todos os requisitos do programa. Documentação Obrigatória É obrigatório preencher e assinar o Formulário de Verificação de Experiência. Este documento deve ser submetido após completar os requisitos de experiência. Este formulário está disponível na página 44. CONDUTA PROFISSIONAL Requisito Para se candidatar à certificação CIA, o candidato deve possuir altos valores morais e caráter profissional e concordar em obedecer ao Código de Ética do IIA. CIAs e candidatos CIA devem mostrar comportamento profissional e discernimento exemplares e concordar em obedecer ao Código de Ética estabelecido pelo IIA. O De Acordo é parte obrigatória do processo de associação ao Instituto e é confirmado na inscrição para o CIA. O Código de Ética IIA está disponível na página 35 e nos sites: e Documentação Obrigatória Os candidatos ao CIA devem enviar o Formulário de Carta de Referência preenchido por um indivíduo certificado pelo IIA (CIA, CCSA, CGAP, ou CFSA), ou supervisor ou professor do candidato. Esse documento deve ser enviado e- mail juntamente com o formulário de inscrição para o CIA. O Formulário de Carta de Referência está disponível na página 41. EXAME Requisito Os candidatos devem terminar satisfatoriamente todas as partes do exame: CIA Parte 1 CIA Parte 2 CIA Parte 3 CIA Parte 4 Equivalentes/ Exceções O IIA oferece aos candidatos a opção de obter Crédito por Reconhecimento Profissional (PRC4), em lugar de preparar-se para a Parte 4 do exame CIA. Veja a seção PRC4 na página 24 para maiores informações.

22 Documentação Obrigatória Os candidatos devem se inscrever para as partes do exame após a confirmação de seu pagamento e aprovação da documentação. A documentação e preenchimento dos formulários relacionados também são exigidos para o PRC4. Os candidatos podem se inscrever através do ENVIO E CONFIRMAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA A documentação obrigatória pode ser enviada como um anexo para: Documentos enviados serão normalmente analisados dentro de aproximadamente dez dias a partir da data do recebimento no IIA Brasil/AUDIBRA. Se o documento não for aprovado, você será contatado. PERÍODO DE HABILITAÇÃO Uma vez que a inscrição do candidato ao programa CIA tenha sido aprovada ele pode continuar na busca pelo certificado até que todos os requisitos tenham sido atendidos. Os candidatos devem completar todo o processo de certificação no período de quatro anos, a partir do ingresso no programa de certificação. Se o candidato não completar o processo de certificação neste período, serão perdidas todas as taxas e aprovações em partes do exame. Candidatos que já estavam no programa antes de 1º de janeiro de 2011 terão quatro anos para completar a certificação, a contar a partir do último exame realizado, incluindo o cumprimento dos requisitos profissionais e educacionais. Se o programa de habilitação do candidato expirar, o mesmo perderá crédito por qualquer parte do exame, onde tenha sido previamente aprovado. Para ingressar novamente no programa CIA, o candidato deverá enviar uma nova inscrição CIA e pagar as taxas apropriadas.

23 11.1 CONTEÚDO DO EXAME CIA O exame CIA é oferecido em quatro partes, cada uma consiste em 100 questões de múltipla escolha. Os candidatos têm duas horas e quarenta e cinco minutos para terminar cada parte. PARTE 1 O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA EM GOVERNANÇA, RISCOS E CONTROLE A. Conformidade com as Normas de Atributo do IIA. B. Estabelecimento de um plano baseado em risco para determinar as prioridades da atividade de auditoria interna. C. Entendimento do papel da atividade de auditoria interna na governança da organização. D. Execução de outros papéis e responsabilidades de auditoria interna. E. Conhecimento de elementos de governança, risco e controle. F. Planejamento dos trabalhos. PARTE 2 A EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE AUDITORIA INTERNA A. Condução de trabalhos. B. Condução de trabalhos específicos C. Supervisão dos resultados de trabalhos. D. Conhecimento dos elementos de fraude. E. Ferramentas de trabalho. PARTE 3 ANÁLISE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A. Processos de negócios. B. Finanças e Contabilidade financeira. C. Contabilidade administrativa. D. Temas regulatórios, legais e de economia. E. Tecnologia da Informação. PARTE 4 HABILIDADE NA GESTÃO DE NEGÓCIOS A. Gerência estratégica. B. Ambiente global de negócios. C. Comportamento organizacional. D. Habilidades gerenciais. E. Negociação. Para tópicos detalhados, visite Os tópicos dos Exames e/ou formatos estão sujeitos à mudança com aprovação do Conselho de Regentes do IIA.

24 11.2 CRÉDITO POR RECONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA A PARTE 4 DO EXAME CIA (PRC4) Os candidatos ao CIA que tenham satisfatoriamente terminado os exames obrigatórios para outras certificações profissionais estão qualificados para receber créditos na Parte 4 do exame do CIA, através da opção pelo Crédito por Reconhecimento Profissional (PRC4), em lugar de tentar a Parte 4. O Crédito não está disponível para as Partes 1, 2 ou 3 do exame CIA. Os candidatos que chegarem à Parte 4 e tenham passado nas Partes 1, 2 e 3 terão atendido aos requisitos do exame para a designação CIA. Os candidatos ao CIA podem obter o PRC4 tanto através de uma certificação de especialidade IIA (CCSA, CGAP, ou CFSA) ou através de uma certificação aprovada, não IIA. Uma lista completa de certificações aprovadas está disponível no site: No Brasil, os candidatos CIA poderão utilizar o seu certificado de contabilista CRC - (emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade e devidamente regularizado) ou o certificado CISA Certified Information Systems Auditor Program, patrocinado por ISACA. Os candidatos CIA que tenham passado em um exame de certificação de especialidade receberão automaticamente PRC4 e não necessitarão se inscrever para o PRC4 ou enviar documentação adicional. Os candidatos ao CIA que desejarem receber o PRC4 baseados em uma certificação aprovada, não-iia, deverão completar todos os seguintes passos:. Preencha e envie o formulário: CIA Inscrição para o Programa de Crédito por Reconhecimento Profissional.. Envie a documentação que comprove satisfatoriamente os requisitos do exame para uma certificação aprovada para o crédito da Parte 4. Exemplos de comprovação devem incluir uma cópia do certificado da certificação ou uma carta da organização patrocinadora indicando que o candidato atenda satisfatoriamente aos requisitos do exame de certificação. A documentação deverá ser enviada como um anexo para: Os candidatos devem incluir seu número de identificação do candidato em toda a documentação (inclusive no nome do anexo para a documentação enviada por ).. Será emitido um boleto de pagamento relativo ao crédito da Parte 4 que será enviado ao candidato por .. Providencie o pagamento e envie o comprovante ao IIA Brasil/AUDIBRA por e- mail A documentação será normalmente analisada dentro de aproximadamente dez dias a partir do dia do recebimento no IIA Brasil. Se o documento não for aprovado, você será contatado. Seu crédito para a Parte 4 não será obtido até que a inscrição apropriada ao PRC4 (paga) e a documentação tenham sido recebidas e processadas.

25 12. EXAMES DE ESPECIALIDADE CCSA, CFSA, CGAP PADRÕES DE HABILITAÇÃO E VERIFICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CERTIFICATION IN CONTROL SELF-ASSESSMENT (CCSA ), CERTIFIED FINANCIAL SERVICES AUDITOR (CFSA ) E CERTIFIED GOVERNMENT AUDITING PROFESSIONAL (CGAP ) Para estar habilitado para as certificações CCSA, CFSA e CGAP, o candidato deve preencher todos os seguintes requisitos: EDUCAÇÃO Requisito Os candidatos devem possuir um diploma universitário (ou grau superior) ou o equivalente em uma instituição de nível superior reconhecida. Os candidatos deverão preencher os requisitos educacionais antes de sua inscrição ser aprovada e antes que possam se inscrever e tentar o exame. Equivalentes/Exceções Ter cursado um mínimo de dois anos no ensino universitário em uma instituição reconhecida, mais de três anos de experiência de negócios em geral podem substituir o diploma universitário nos programas CCSA, CFSA e CGAP. (Esta exceção não é permitida para o programa CIA). Documentação Obrigatória Os candidatos devem demonstrar seu mais alto nível educacional na inscrição. Comprovação de escolaridade (cópia do diploma) é obrigatória. Esse documento deve ser enviado por (junto com uma folha de rosto indicando o número de identificação do candidato) juntamente ao formulário de inscrição para o programa escolhido. Os candidatos devem providenciar informações acuradas na inscrição. Caso o candidato envie uma documentação que não comprove a informação fornecida na inscrição, ele poderá sofrer análise e censura pelo Comitê Internacional de Ética do IIA, inclusive, mas não limitado à retirada do programa e a anulação do exame ou do certificado. EXPERIÊNCIA Requisito Candidatos ao CCSA devem obter um ano de experiência em negócios de controle relacionado, como o CSA (Auto-avaliação de Controles), fazendo auditoria em controle de qualidade, administração de riscos ou auditoria ambiental. Candidatos ao CFSA devem obter dois anos de experiência em auditoria em um ambiente de serviços financeiros. Candidatos ao CGAP devem obter dois anos de experiência de auditoria em um ambiente governamental (federal, estadual, municipal, autarquias ou empresas de capital misto).

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE)

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Diretriz Administrativa de Requisitos de Educação Profissional Continuada nº 4: 2011 Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Objetivo Este documento contém os requisitos

Leia mais

Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE

Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE Este tutorial explica passo a passo como se inscrever no exame OMG OCEB Fundamental

Leia mais

Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados

Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados Este guia de inscrição do IBLCE para um centro de testes computadorizados é para aqueles que: precisam marcar uma data para prestar seu exame

Leia mais

NOME: Primeiro Nome Nome do Meio Último Sobrenome Você é um associado ou já é cliente do IIA? Sim - ID # Você já tentou algum exame do IIA? Quando?

NOME: Primeiro Nome Nome do Meio Último Sobrenome Você é um associado ou já é cliente do IIA? Sim - ID # Você já tentou algum exame do IIA? Quando? FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESPECIALIDADES CCSA, CFSA, CGAP NOME: Você é um associado ou já é cliente do IIA? Sim - ID # Você já tentou algum exame do IIA? Quando? DATA DE NASCIMENTO (dd/mm/aaaa): NOME DA

Leia mais

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013.

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013. Geral Como posso pedir produtos em outros países? Como eu coloco Pedidos através do myherbalife.com.br? Como eu pago a Taxa de Processamento Anual? Esse mês tem fechamento duplo. Eu terei a possibilidade

Leia mais

The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL

The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL Certificações Internacionais 1 Manual do Candidato Apresentação: O IIA Global oferece aos profissionais de auditoria interna, no mundo inteiro, a possibilidade

Leia mais

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os

Leia mais

Tutorial para agendar o exame ISO 27002 Foundation na PROMETRIC

Tutorial para agendar o exame ISO 27002 Foundation na PROMETRIC Tutorial para agendar o exame ISO 27002 Foundation na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os centros de testes PROMETRIC para realizar o exame EXIN ISO 27002 Foundation (código

Leia mais

Guia da Auditoria do Exame PMP

Guia da Auditoria do Exame PMP Guia da Auditoria do Exame PMP Você está com receio de cair na auditoria ao se inscrever para o exame de certificação Project Management Professional (PMP ) do Project Management Institute (PMI )? Então

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Diretrizes Perguntas e respostas Axis Certification Program Índice 1. Finalidade e benefícios 3 2. Como tornar-se um Axis Certified Professional 3 3. Após o Exame 5 4. Diferença entre o Axis Certification

Leia mais

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os

Leia mais

The Institute of Internal Auditors

The Institute of Internal Auditors The Institute of Internal Auditors IIA BRASIL Certificações Internacionais 1 Manual do Candidato Apresentação: O IIA Global oferece aos profissionais de auditoria interna, no mundo inteiro, a possibilidade

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Tutorial para agendar o exame ITILV3 na PROMETRIC

Tutorial para agendar o exame ITILV3 na PROMETRIC Cursos e learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para agendar o exame ITILV3 na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os centros de testes PROMETRIC para

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Se você planeja viajar aos Estados Unidos e precisa solicitar o visto pela primeira vez ou quer renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

Formação e Certificação

Formação e Certificação Formação e Certificação Requisitos de CPE para CIAs Editado por Giovani Ehrhardt*. Traduzido por Ana Clara Sebastião Macedo Ventura. Resumo: Este artigo visa esclarecer os requisitos obrigatórios da Formação

Leia mais

Perguntas mais frequentes Certificações PMI

Perguntas mais frequentes Certificações PMI 1. O que é a certificação PMP? E quais seus benefícios? Project Management Professional, ou Profissional de Gerenciamento de Projetos, é a certificação profissional para aqueles que lideram e dirigem times

Leia mais

Introdução. Benefícios para todos

Introdução. Benefícios para todos Introdução Esta cartilha tem a finalidade de guiar as empresas na implantação da Nota Fiscal Eletrônica e demonstrar as facilidades e vantagens do sistema para o contribuinte e para a sociedade A Nota

Leia mais

Introdução. Observação importante: O Canal de Mídia da FIFA só está disponível em Inglês.

Introdução. Observação importante: O Canal de Mídia da FIFA só está disponível em Inglês. Introdução O Canal de Mídia da FIFA, um portal extranet protegido por senha, propicia ao Departamento de Mídia da FIFA uma plataforma para comunicação direta com os mais de 15.000 jornalistas, fotógrafos

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Manual de Educação Continuada do Profissional CFP

Manual de Educação Continuada do Profissional CFP Manual de Educação Continuada do Profissional CFP A Educação Continuada dos profissionais certificados CFP é imprescindível para a continuidade do uso da marca. É a garantia de que o profissional certificado

Leia mais

Quais países vocês estão habilitados a avaliarem credenciais? Nós podemos avaliar credenciais acadêmicas de qualquer país do mundo.

Quais países vocês estão habilitados a avaliarem credenciais? Nós podemos avaliar credenciais acadêmicas de qualquer país do mundo. PERGUNTAS FREQUENTES Porque eu deveria escolher Josef Silny & Associates, Inc. para avaliar e traduzir minhas credenciais? Nós oferecemos avaliações e traduções altamente profissionais e compreensíveis,

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar que

Leia mais

CIDADE APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRABALHADORES IMAZON CONTRATO DE ADESÃO, TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

CIDADE APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRABALHADORES IMAZON CONTRATO DE ADESÃO, TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE CIDADE APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRABALHADORES IMAZON CONTRATO DE ADESÃO, TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE Ao finalizar o cadastro no formulário do site imazon.com.br o usuário

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS MANUAL DO CANDIDATO

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS MANUAL DO CANDIDATO CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS MANUAL DO CANDIDATO O presente Manual integra o conjunto de orientações voltadas

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos esse manual, significa que você adquiriu um certificado digital AC Link. Manual do Usuário 1 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?...

Leia mais

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida:

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida: O que é o TDMax Web Commerce? O TDMax Web Commerce é uma ferramenta complementar no sistemas de Bilhetagem Eletrônica, tem como principal objetivo proporcionar maior conforto as empresas compradoras de

Leia mais

Como Fazer o seu Pedido

Como Fazer o seu Pedido 1 Como Fazer o seu Pedido Agora que você já está cadastrado e sabe como acessar o seu escritório virtual, é muito importante que saiba como enviar seus pedidos. No tutorial Como Fazer o seu Cadastro você

Leia mais

My Cisco Perguntas mais frequentes

My Cisco Perguntas mais frequentes 1. O que é o My Cisco? My Cisco oferece uma visão portátil e personalizável das suas informações favoritas no Cisco.com. 2. Como é possível acessar o My Cisco? Há duas formas de acessar o My Cisco: A lista

Leia mais

Tutorial para comprar o exame online no site do EXIN

Tutorial para comprar o exame online no site do EXIN Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para comprar o exame online no site do EXIN Este tutorial explica como comprar o seu exame online para ser realizado em casa via

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx 1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx Você irá visualizar a página abaixo. Localize o tópico Online COBIT Foundation

Leia mais

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação.

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação. INSCRIÇÕES Como fazer a inscrição No período de 14 de março a 19 de junho de 2011, o candidato deverá acessar o site www.sp.senac.br/vestibular e preencher previamente seus dados cadastrais para obter

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

Cadastro de Pessoa Jurídica

Cadastro de Pessoa Jurídica Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo Cadastro de Pessoa Jurídica CADASTRAMENTO NO NOVO SISTEMA Novembro/2012 2 Índice 1 Introdução 03 2 Entrando no sistema de cadastro 03 3 Cadastramento eletrônico

Leia mais

REQUERIMENTO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

REQUERIMENTO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL REQUERIMENTO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 3 Pedidos -Solicitar Cartão... 4 Pedidos - Instrução de preenchimento

Leia mais

Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações.

Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações. Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações. Para dar início ao processo de transferência do contrato primeiramente é necessário preencher a

Leia mais

Que informações nós coletamos, e de que maneira?

Que informações nós coletamos, e de que maneira? Política de Privacidade Vivertz Esta é a política de privacidade da Affinion International Serviços de Fidelidade e Corretora de Seguros Ltda que dispõe as práticas de proteção à privacidade do serviço

Leia mais

Serviços de Certificação Pública para Indivíduos GUIA DO USUÁRIO

Serviços de Certificação Pública para Indivíduos GUIA DO USUÁRIO Serviços de Certificação Pública para Indivíduos GUIA DO USUÁRIO Associação das Províncias pela JPKI (JPKI: Infraestrutura de Chaves Públicas Japonesa) (Revisado em outubro de 2008) Sobre a Associação

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 26 Status das Propostas 02 Procedimentos para preenchimento da

Leia mais

Consignação Manual do Correspondente Consignação

Consignação Manual do Correspondente Consignação Manual do Correspondente Consignação Banestes S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo GCONS - Gerência de Consignação SUMÁRIO 1. Conceito...3 2. Apresentação...3 3. Informações Gerais...3 3.1. Condições

Leia mais

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE.

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. GUIA RÁPIDO DE USO AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...3 2.1 Contatos...3 2.2 Mensagens...4

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Manual do usuário Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalando

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Concurso Público n.º 01/2015. Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE IOMERÊ

MANUAL DO CANDIDATO. Concurso Público n.º 01/2015. Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE IOMERÊ MANUAL DO CANDIDATO Concurso Público n.º 01/2015 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE IOMERÊ Orientações e Instruções para a Realização das Provas 1. Do horário de comparecimento para a realização das

Leia mais

Guia Prático Estudantes bolsistas Capes-Brafitec ou Capes-Brafagri

Guia Prático Estudantes bolsistas Capes-Brafitec ou Capes-Brafagri versão fevereiro 2013 Guia Prático Estudantes bolsistas Capes-Brafitec ou Capes-Brafagri Este guia é exclusivo para os estudantes bolsistas dos programas Capes-Brafitec ou Capes-Brafagri. O cumprimento

Leia mais

Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico

Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Introdução Esta cartilha tem o objetivo de orientar o contribuinte a implantar o sistema de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) em sua empresa

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Prezados autores, Este tutorial foi elaborado para auxilia-lo no processo de submissão de trabalhos ao XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Página1 Certificado Digital e-cpf Manual do Usuário Página2 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?... 03 Instalando o Certificado... 04 Conteúdo do Certificado... 07 Utilização, guarda

Leia mais

Certificação Profissional de Análise e Aprovação de Crédito - CERT.FBB-200

Certificação Profissional de Análise e Aprovação de Crédito - CERT.FBB-200 MANUAL DE CANDIDATURA da Abril de 2012 Versão 2.0 A Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN vem, neste Manual de Candidatura, divulgar as regras e informações necessárias para a realização dos exames pertinentes

Leia mais

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas.

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas. PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2014 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

O Responsável pelo candidato será notificado por e-mail, assim que a Instituição confirmar o recebimento da taxa.

O Responsável pelo candidato será notificado por e-mail, assim que a Instituição confirmar o recebimento da taxa. PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COM IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO E FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2016 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO

Leia mais

Manual do Usuário do ClaireExpress

Manual do Usuário do ClaireExpress Manual do Usuário do ClaireExpress Tudo o que você precisa saber para realizar uma teleconferência utilizando o ClaireExpress pode ser encontrado neste manual. Caso necessite de assistência adicional de

Leia mais

ANO 2014 2º SEMESTRE

ANO 2014 2º SEMESTRE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 095/2014, de 25/04/2014 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA

Leia mais

GUIA DO CANDIDATO INSPETORES DE PINTURA INDUSTRIAL

GUIA DO CANDIDATO INSPETORES DE PINTURA INDUSTRIAL 1 de 9 1 OBJETIVO Fornecer as informações necessárias para a qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial níveis 1 e 2, segundo os critérios estabelecidos na norma ABNT NBR 15218 e demais

Leia mais

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL Portal do Servidor Publico Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL 1 Indice Apresentação do Portal... 03 Acesso ao Portal do Servidor Publico... 04 Solicitar Senha... 04 Disponibilidade do Portal... 06

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Manual de Suporte para Candidatos com Necessidades Especiais

Manual de Suporte para Candidatos com Necessidades Especiais Manual de Suporte para Candidatos com Necessidades Especiais INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO O preenchimento dos formulários de solicitação é essencial para a liberação das acomodações especiais. Abaixo, algumas

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal 29/11/2012 Índice ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. O QUE É E-COMMERCE?... 4 3. LOJA FOCCO... 4 4. COMPRA... 13 5. E-MAILS DE CONFIRMAÇÃO... 14 6.

Leia mais

Serviços Ibama Certificação Digital

Serviços Ibama Certificação Digital Guia da nos 1. Informações Gerais Objetivando garantir mais segurança ao acesso dos usuários dos Serviços do Ibama, foi estabelecido desde o dia 1º de janeiro de 2014, o acesso por meio de certificação

Leia mais

A rede de dados mais confiável do país. Proposta de Parceria para. Certificado Digital

A rede de dados mais confiável do país. Proposta de Parceria para. Certificado Digital A rede de dados mais confiável do país. Proposta de Parceria para Certificado Digital 1. Objetivo Esta proposta tem por objetivo realizar a emissão e validação do Certificado Digital da Serasa Experian.

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 A Diretora da FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA - FASM,

Leia mais

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte.

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte. 1. O que é Bilhete Único Mensal? O Bilhete Único Mensal é o cartão que permite ao seu titular, com um único pagamento do valor definido para o mês, o uso do transporte coletivo durante 31 dias a contar

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO O presente Regulamento institui a normatização adotada pelo Conselho

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 3 Pedidos -Solicitar Cartão... 4 Pedidos - Instrução de preenchimento de formulários... 5 Pedidos -Reimprimir Formulário...

Leia mais

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A Maplo traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo de pré-matrícula em nossos

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 1 1. A Certificação por Prova é destinada a profissionais de Previdência Complementar Fechada que atuem na área de Contabilidade. IMPEDIMENTOS 2. O candidato

Leia mais

Guia Prático Graduação Sanduíche no Exterior - Programa Ciência Sem Fronteiras

Guia Prático Graduação Sanduíche no Exterior - Programa Ciência Sem Fronteiras Versão Janeiro/2014 Guia Prático Graduação Sanduíche no Exterior - Programa Ciência Sem Fronteiras Este guia é destinado exclusivamente aos estudantes selecionados para realizar uma Graduação Sanduíche

Leia mais

Amway - Política de privacidade

Amway - Política de privacidade Amway - Política de privacidade Esta Política de Privacidade descreve como a Amway Brasil e determinadas filiadas, inclusive a Amway América Latina (conjuntamente Amway ) utilizam dados pessoais coletados

Leia mais

Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC

Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os centros de testes PROMETRIC para realizar o exame EXIN ITIL V2 Foundation (código EX0 100). 1º Passo

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão: 24/05/2010 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

GUIA ACADÊMICO DISCENTE. Instruções aos estudantes

GUIA ACADÊMICO DISCENTE. Instruções aos estudantes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA GUIA ACADÊMICO DISCENTE Instruções aos estudantes atualizado emabril de 2013 A

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Manual Prático do Usuário

Manual Prático do Usuário Página 12 Saiba mais Em quanto tempo seu cliente recebe o produto Como é emitida a Nota fiscal e recolhido os impostos Pergunte ao Suporte Todos os pedidos serão enviados em até 24 horas úteis, após a

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema TORPEDO MOBILE. 1 Acesso ao sistema...

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema TORPEDO MOBILE. 1 Acesso ao sistema... Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema TORPEDO MOBILE 1 Acesso ao sistema... 2 2 Entenda o Menu...... 3 2.1 Contatos...... 3 2.2 Mensagens......

Leia mais

CADASTRAMENTO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRAMENTO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES CADASTRAMENTO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES 1 Quais são os sujeitos que devem ser cadastrados e o que cada um representa no cadastro da empresa?...2 2 Como fazer para cadastrar uma empresa?...3 3 Cliquei

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso.

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida!

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 63/2015 Reedita, com alterações, o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 1º Semestre de 2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

ÍNDICE. Operações com o Cartão Ticket Car...

ÍNDICE. Operações com o Cartão Ticket Car... ÍNDICE Operações com o Cartão Ticket Car... POS Ticket Car :... Funções... Mensagens... Terminal TEF: Ticket Car Novo... Funções... Mensagens... Transação de Venda Manual... Procedimento... Obter boleto...

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

VALIDAÇÃO DE DIPLOMA PARA O PROGRAMA EXPRESS ENTRY

VALIDAÇÃO DE DIPLOMA PARA O PROGRAMA EXPRESS ENTRY VALIDAÇÃO DE DIPLOMA PARA O PROGRAMA EXPRESS ENTRY Um passo fundamental e inevitável para quem quer aplicar para os programas de imigração canadenses é a validação dos diplomas de estudos realizados no

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Dúvidas Frequentes

Empreenda! 8ª Edição Dúvidas Frequentes Empreenda! 8ª Edição Dúvidas Frequentes O que é o Empreenda? É uma competição de empreendedorismo e inovação, que em 2015 chega a sua 8ª edição, voltada para todos os alunos de cursos Técnicos, do Programa

Leia mais

REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015

REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015 REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015 A, em seu contínuo trabalho de responsabilidade social e, preocupada com a comunidade na qual está inserida, criou o Processo Seletivo Principal/EXAME DE

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais