Ações da Informática Educativa de Terenos(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ações da Informática Educativa de Terenos(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil"

Transcrição

1 Ações da Informática Educativa de Terenos(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Terenos(MS) Coordenador Pedagógica Regional da Editora Positivo: Nara Pasinato. Dinamizadora Representante: Tania PERÍODO DE VIGÊNCIA: 2011/ INFRAESTRUTURA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DAS UNIDADES ESCOLARES Descritivo em Aneo INTEGRANTES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA Descritivo em Aneo INTEGRANTES DO AIE: ÁREA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA Nome Telefone Cristina Pereira Chagas (041) cchagas@positivo.com.br Marileusa Guimarães Souza (041) mgsouza@positivo.com.br Ottilia Marcacci Ribeiro da Silva (041) ottilias@positivo.com.br Rossana Cardoso (041) rcardoso@positivo.com.br pie@aprendebrasil.com.br Blog: 2. JUSTIFICATIVA É o porquê da realização do trabalho, sua relevância e contribuição para um bom desempenho do trabalho a alcançar. Devendo conter a caracterização do universo a ser trabalhado; a descrição da problemática eistente; apresentação de uma proposta interventora; e, os benefícios às escolas da rede.. 3. OBJETIVOS Geral: Potencializar o uso do Portal Aprende Brasil nas escolas que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Específicos: Epressam a decomposição do geral; o que se pretende atingir com a sua realização, conhecido como objetivos operacionais. 4. METAS (OPCIONAL) São os objetivos operacionais, eplicitados sobre a forma numérica e em termos que permitem ajuizar sua concretização de forma quantificável ou observáveis. É a apresentação dos resultados esperados. Uma META é constituída de três partes: a) Um objetivo operacional. b) Um valor c) Um prazo

2 5. AÇÕES Ver em Cronograma no Aneo CRONOGRAMA DE AÇÕES Cronograma de 2010 (retomado durante Qualificação II) e de 2011 no Aneo AVALIAÇÃO 7.1. AIE: ÁREA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - Monitoramento trimestral ou por solicitação dos Dinamizadores das atualizações da Página do PIE; - Verificação trimestral das dificuldades encontradas pelos Dinamizadores na eecução do plano de ação, - Acompanhamento e orientação das ações desenvolvidas pelo PIE por meio de , telefone, fa, videoconferência, fórum, chat entre outros PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA Completar com os dados do PIE BIBLIOGRAFIA PARENTE, José. Planejamento estratégico na educação. Brasília: Plano Editora, VSPLEJO, José M. Bautista. Uma escola com projeto próprio. Rio de Janeiro, DP&A, BRITO, Glaucia da Silva ; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação, professor e novas tecnologias: em busca de uma coneão real. Curitiba: Proteto, GOMES, Nilza Godoy. Os computadores chegam à escola: e, agora professor? IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: Florianópolis, Disponível em:< Acesso em: 07 nov GONNET, Jacques. Educação e mídias. São Paulo: Loyola, LEITE, Ligia S. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Meridional, MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, OROZCO, Guillermo G. Podemos ser mais criativos ao adotar a inovação tecnológica em educação? Uma proposta em comunicação. MATRIZes - Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. ISSN n. 1 out p PARENTE, José. Planejamento estratégico na educação. Brasília: Plano Editora, PENTEADO, Heloísa Dupas (org.) Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 2001.

3 VSPLEJO, José M. Bautista. Uma escola com projeto próprio. Rio de Janeiro, DP&A, ANEOS ANEO 1 - INFRAESTRUTURA DE RECUSPOS TECNOLÓGICOS DAS UNIDADES ESCOLARES ANEO 2 - INTEGRANTES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ANEO 3 - CRONOGRAMA DE AÇÕES 2010 (retomada) e 2011 ANEO 4 - ENDEREÇO DA PÁGINA DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE TERENOS (MS)

4 ANEO 1 - INFRAESTRUTURA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DAS UNIDADES ESCOLARES Questionário está com a Área de Informática Educativa para posterior tabulação dos dados.

5 ANEO 2 - INTEGRANTES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ESCOLA: FONE: DINAMIZADOR(A): EM ANTONIO SANDIM DE REZENDE ZENIR GOMES GIMENES ROSA ze.kerggimenez@hotmail.com EM ANTONIO SANDIM DE REZENDE GIVONCIDE TAVARES DO VALE givoncide_tavares@hotmail.com EM ANTONIO SANDIM DE REZENDE LIDIANE SOUZA CAVICHIOLI lidiane.adv7@gmail.com EM SALUSTIANO DA MOTTA JAIR FELI MARTINS jfelimartins208053@hotmail.com EM SALUSTIANO DA MOTTA JERONIMO DE MOURA jmoura_61@hotmail.com jmoura.561@gmail.com EM JAMIC POLO GISELE D SILVA TREVISAN giselletrevisani@yahoo.com.br EM ASSENTAMENTO CAMPO VERDE VANESSA BENITES DE SOUZA escolacampoverde@hotmail.com vanessabenites@hotmail.com EM ALVARO LOPES ANA MARIA MARTINS DUIM anaduim@hotmail.com EM ALVARO LOPES NEURELI BATISTA DE SOUZA neurelibatista@hotmail.com neurelipedagogia@gmail.com EM ALVARO LOPES MARILSA RIBAS ANDRADE marilsaribas@hotmail.com EM ALVARO LOPES BENEDITA LEMES DA SILVA beneditapedagogia@gmail.com EM ISABEL DE CAMPOS VIDAL RODRIGUES HERONICE DA SILVA prof.hero@gmail.com EM ISABEL DE CAMPOS VIDAL RODRIGUES EM ISABEL DE CAMPOS VIDAL RODRIGUES EM ISABEL DE CAMPOS VIDAL RODRIGUES ISABEL CRISTINA FREITAS ELOIR BATISTA DO AMARAL CRISTINIANA MARINA DA SILVA prof_isabelcristina@yahoo.com.br eloirbatista@hotmail.com cristiniana.marina@gmail.com EM JAMIC POLO ANA CRISTINA MACEDO anamacedo78@gmail.com SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TANIA OLIVIERA tania.tigi@hotmail.com taniauca2011@gmail.com

6 Sendo: PIE: Dinamizadores do Projeto de Informática Educativa. ANEO 3 CRONOGRAMA DE AÇÕES 2010 (retomada) Atenção: Marcar um no item Estado quando a Ação for eecutada. CHAVES DE ACESSO Ações Compromissos Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Estado PIE: Fazer levantamento das chaves faltantes de Educadores vão passar por para a Tânia Oliveira. PLANEJAMENTO DE AULAS CADASTRO DE ALUNOS BLOG DO PIE DE TERENOS PIE: Mostrar Portal AB no momento do planejamento mensal para todos os educadores da escola. Observação: foi realizado por uma das escolas, devido a dificuldade técnica em acessar o Portal Aprende Brasil em todos os computadores. PIE: Cadastrar os alunos até o final das férias. Observação: foi realizado em algumas escolas. PIE: Acessar sempre a página do projeto para inserir informações sobre como está o andamento do mesmo nas escolas. DEMONSTRAÇÃO DO PORTAL AOS EDUCADORES UTILIZAÇÃO DO PORTAL AB PELOS ALUNOS Observação: foi realizado por uma das escolas. PIE: Mostrar o Portal para os professores que não tem acesso a internet em casa, para que ele possa se integrar das atividades e inserir no planejamento. Observação: foi realizado por uma das escolas, devido a dificuldade técnica em acessar o Portal Aprende Brasil em todos os computadores. PIE: Organizar um horário de aula para levar os alunos em dois grupos na sala de informática para que todos possam semanalmente acessar pelo menos uma atividade relacionada ao que está sendo trabalhado em sala de aula. Observação: foi realizado por uma das escolas, devido a dificuldade técnica em acessar o Portal Aprende Brasil em todos os computadores.

7 TROCA DE EPERIÊNCIAS ENTRE OS DINAMIZADORES DO PIE PIE: Os dinamizadores deverão trocar informações freqüentemente de como está o projeto em sua escola e se está encontrando alguma dificuldade para que nenhuma escola fique prejudicada. Observação: houve a troca informalmente, porém nenhum momento especifico para tal. não

8 CRONOGRAMA DE AÇÕES Ações Compromissos Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Estado CORREÇÃO DO NOME DAS ESCOLAS NO PORTAL AB. CADASTRO ALUNOS DOS AIE: Encaminhar ao Departamento de Analistas Administrativos Regionais e estes encaminharão ao Departamento de Informática solicitando a correção do nome das escolas: EM SALUSTIANO DA MOTTA e EM ASSENTAMENTO CAMPO VERDE no Portal Aprende Brasil. PIE: Solicitação de correção do nome da Escola no Portal. AIE: Orientações acerca dos procedimentos de Cadastro e sugestões de procedimento. PIE: OS Dinamizadores já estão realizando o Cadastro dos alunos no Portal Aprende Brasil. Nas escolas com dificuldade no acesso a internet, orientar os educadores a guardarem a Chave do Aluno e cadastrá-los quando possível RECUPERAÇÃO DE LOGIN E SENHA BLOG DO PIE E DAS ESCOLAS MULTIPLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS AOS EDUCADORES DAS ESCOLAS AIE: Orientação acerca dos procedimentos para Recuperação de Login e Senha de alunos e professores. Roteiro disponibilizados no Blog do PIE: PIE: Definir qual a estratégia dentre as indicadas pela AIE é a mais adequada para sua escola. Continuar anotando o Login e a Senha dos Alunos em planilhas como forma de controle e recuperação fácil no caso de esquecimento. AIE: Revalidação de Login e Senha, e orientação acerca das publicações no Blog do PIE. PIE: Utilizar o Login: pie_terenos e a Senha: 123 para dar continuidade as publicações das Ações do PIE e das atividades/projetos/eventos das escolas no Blog do PIE de Terenos-MS. AIE: Durante a Qualificação II, refletir, debater, orientar e demonstrar as formas de utilização e recursos do Portal para o Planejamento de aulas. PIE: Multiplicar e orientar aos demais educadores as formas de utilização do Portal para o Planejamento de aulas.

9 Página: ANEO 4 ENDEREÇO DA PÁGINA DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE TERENOS (MS)

Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Santa Fé(PR) Coordenador Pedagógica Regional da Editora Positivo:

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Monte Azul Paulista (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Monte Azul Paulista (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Monte Azul Paulista (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Monte Azul Paulista (SP) Coordenador

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Goianinha para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Goianinha para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Goianinha para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Goianinha - RN Coordenador Pedagógica Regional da Editora

Leia mais

Ações da Informática Educativa de São Carlos (SC) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa de São Carlos (SC) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa de São Carlos (SC) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: São Carlos (SC) Coordenador Pedagógica Regional da Editora

Leia mais

Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa de Santa Fé(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Santa Fé(PR) Coordenador Pedagógica Regional da Editora Positivo:

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Alterosa (MG) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Alterosa (MG) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Alterosa (MG) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Alterosa (MG) Coordenador Pedagógica Regional

Leia mais

Ações da Informática Educativa de Tarumã (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa de Tarumã (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa de Tarumã (SP) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Tarumã (SP) Coordenadora Pedagógica Regional da Editora Positivo:

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Chapadão do Sul (MS) Coordenador Pedagógica

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Maracaju(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Maracaju(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Maracaju(MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Maracaju (MS) Coordenador Pedagógica Regional

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Japaraiba para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Japaraiba para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Japaraiba para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Japaraiba - MG Coordenador Pedagógica Regional da

Leia mais

1º) Instruir os professores e alunos quanto ao uso e acesso do Portal Aprende Brasil. 2º) Mostrar aos professores a importância do acesso ao Portal.

1º) Instruir os professores e alunos quanto ao uso e acesso do Portal Aprende Brasil. 2º) Mostrar aos professores a importância do acesso ao Portal. AÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE CARDOSO PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL APRENDE BRASIL 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Cardoso - SP Coordenador Pedagógico Regional da Editora

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Santo Amaro (BA) Coordenador Pedagógica Regional

Leia mais

Ações da Informática Educativa de Ribeirão Claro(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa de Ribeirão Claro(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa de Ribeirão Claro(PR) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Ribeirão Claro (PR) Coordenadora Pedagógica Regional

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Chapadão do Sul (MS) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Chapadão do Sul (MS) Coordenador Pedagógica

Leia mais

ANEXO 1- DINAMIZADORES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE ITAPEVA

ANEXO 1- DINAMIZADORES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE ITAPEVA Cronograma de Ações 2012 Itapeva no estado de São Paulo ANEXO 1- DINAMIZADORES DO PIE: PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE ITAPEVA - 2011 FONE DA Nº NOME DO (A) DINAMIZADOR(A): E-MAIL DO(A) DINAMIZADOR(A):

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Santo Amaro (BA) para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Santo Amaro (BA) Coordenador Pedagógica Regional

Leia mais

Ações da Informática Educativa do Município de Itapeva SP para Utilização do Portal Aprende Brasil

Ações da Informática Educativa do Município de Itapeva SP para Utilização do Portal Aprende Brasil Ações da Informática Educativa do Município de Itapeva SP para Utilização do Portal Aprende Brasil 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. DADOS DO MUNICÍPIO: Município: Itapeva - SP Coord. Pedagógico Regional da Editora

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

O PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE TURVO-SC

O PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE TURVO-SC O PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE TURVO-SC DAIANA MOSER Monitora do Laboratório de informática C.E.I. Profª Maria das Dores Cordeiro Angeloni daianamoser_4@hotmail.com VALDETE CORDEIRO Supervisora

Leia mais

Um olhar reflexivo sobre os gêneros digitais.

Um olhar reflexivo sobre os gêneros digitais. Um olhar reflexivo sobre os gêneros digitais. Assessoria de Informática Marileusa Guimarães Educativa... mgsouza@positivo.com.br Ottilia M. da Silva... ottilias@positivo.com.br Rodrigo Fornalski Pedro...

Leia mais

PORTARIA N 024/ FEG/STA

PORTARIA N 024/ FEG/STA PORTARIA N 024/2005 - FEG/STA A Diretora da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, no uso de suas atribuições legais, considerando a proposta das Normas do Trabalho de Graduação para o Curso

Leia mais

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Oficina Etapas: 1. Formação das equipes (por escola); 2. Seleção de uma Unidade do Livro Integrado; 3. Identificar formas de utilização

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

unesp CAMPUS DE GUARATINGUETÁ FACULDADE DE ENGENHARIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

unesp CAMPUS DE GUARATINGUETÁ FACULDADE DE ENGENHARIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA 1 NORMAS DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO 2 1. DO OBJETO No último ano do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica, o aluno deve desenvolver um Trabalho de Graduação (TG) conforme consta da Resolução

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA. PEA SHELL FASE 2

SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA. PEA SHELL FASE 2 SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA. PEA SHELL FASE 2 BIJUPIRÁ & SALEMA E PARQUE DAS CONCHAS Plano de Trabalho ANEXO B CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO NOVEMBRO DE 2013 CRONOGRAMA MENSAL DE 2012 Abr Mai Jun Jul Ago

Leia mais

PORTARIA nº 048/ FEG/STA

PORTARIA nº 048/ FEG/STA PORTARIA nº 048/2014 - FEG/STA O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, considerando a proposta das Normas do Trabalho de Graduação para o Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em ENGENHARIA

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá DIRETRIZES PARA DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE SÍNTESE DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS 1. DO OBJETO a) A partir do segundo ano do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais, o aluno

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2011-2012 O Coordenador TIC Magda Cristina da Silva Lopes [1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

Leia mais

PROPOSTA DE PROJETO ANEXO I SIGA: TÍTULO: Categoria de projeto: ( ) Novo ( ) Ensino ( ) Já realizado anteriormente ( ) Pesquisa ( ) Extensão

PROPOSTA DE PROJETO ANEXO I SIGA: TÍTULO: Categoria de projeto: ( ) Novo ( ) Ensino ( ) Já realizado anteriormente ( ) Pesquisa ( ) Extensão PROPOSTA DE PROJETO ANEXO I SIGA: TÍTULO: Categoria de projeto: ( ) Novo ( ) Ensino ( ) Já realizado anteriormente ( ) Pesquisa ( ) Extensão COORDENADOR DOCENTE/ORIENTADOR Nome: Curso(s) Campus: SIAPE:

Leia mais

Título do projeto: Coordenador do projeto: Nome

Título do projeto: Coordenador do projeto: Nome ANEXO I DO EDITAL N 06/2018 FORMULÁRIO 01 CADASTRO DE PROJETO DE EXTENSÃO Roteiro do Projeto de Extensão Destina-se a apresentação de projeto de extensão ao Campus Santa Luzia - IFMG com o objetivo de

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR

PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR D O ENSINO BÁSI C O 2 0 1 1-2 0 1 2 O Coordenador TIC Liliana Afonso Ribeiro E 1º C I C L O CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Liliana Afonso

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA 1) Identificação do Projeto: - Nome do projeto: (simples, criativo e que traduza a essência do projeto) - Período de Duração do projeto:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO.

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. NOVA ANDRADINA - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. Diretor(a): JORGE

Leia mais

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores Plano de trabalho 2016-2017 1. JUSTIFICATIVA O Subprograma de Empresas Juniores, vinculado ao PDI PROGRAMA 10 PROGRAMA UNESP

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Nome da instituição PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA Nome do curso NOME DO MESTRANDO O trabalho deve ser apresentado em papel, formato A4, fonte

Leia mais

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,8 21-Jul-00 Real 0,6493 Sem frete - PIS/COFINS

Leia mais

A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO

A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO União Educacional de Minas Gerais Uniminas Núcleo de Educação a distância Nead Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2011-2012 O Coordenador TIC Susana Isabel F. Almendra Neno CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE Observatório da Qualidade para quê? A auto-avaliação é o processo em que a escola é capaz de reflectir criticamente sobre si própria com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto: Tecnologias de gestão e seus impactos na subjetividade dos trabalhadores. (continuação) Pesquisador responsável: Profa.

Leia mais

PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR CAMPUS AVANÇADO VIGIA

PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR CAMPUS AVANÇADO VIGIA PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR MEMBROS DA COMISSÃO Carlos Alberto Oliveira da Silva Fabrício dos Santos Rodrigues Ingrid Paola Ribeiro Tomaz Cunha Ivo de Abreu Araújo Vânia

Leia mais

PROJETO ESTRATÉGICO 001

PROJETO ESTRATÉGICO 001 PROJETO ESTRATÉGICO 001 Nome do Projeto TOP10 Você Faz a Diferença Versão 1.0 Vinculação Plano Estratégico ( X ) Unidade Gestora ( ) Outro ( ) Área de Impacto Áreas envolvidas Coordenador Gestão de Pessoas

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12 JANEIRO 2,8451 2,7133 2,4903 2,3303 2,1669 1,9859 1,7813 1,6288 1,4527 1,3148 1,1940 1,0684 FEVEREIRO 2,8351 2,6895 2,4758 2,3201 2,1544 1,9676 1,7705 1,6166 1,4412 1,3048 1,1840 1,0584 MARÇO 2,8251 2,6562

Leia mais

Administrador. Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa

Administrador. Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa Administrador Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa http://4.bp.blogspot.com/-cbbtu0acbyw/t720sf79ppi/aaaaaaaaa-w/3szbvnp7vao/s1600/hash_digital-m1.jpg Administrador Portal Positivo Neste

Leia mais

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR Novas Aquisições Mês Outubro/2017 LIVROS SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. Número de Chamada: 370.981

Leia mais

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito) Margens: Superior 3 cm Direita

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA CONTRATO 07/2013 EXERCÍCIO 2013 jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 jul/13 ago/13 set/13 out/13 nov/13 dez/13 Número da Nota Fiscal emitida - - - - - - 92 99 110 121/133-157 - - Depósitos realizados

Leia mais

FORMULÁRIO PARA PROJETO DE PESQUISA, ENSINO E/OU EXTENSÃO. ( ) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Pesquisa e Extensão

FORMULÁRIO PARA PROJETO DE PESQUISA, ENSINO E/OU EXTENSÃO. ( ) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Pesquisa e Extensão FORMULÁRIO PARA PROJETO DE PESQUISA, ENSINO E/OU EXTENSÃO Natureza do Projeto ( ) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Pesquisa e Extensão Título da Proposta Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. CAMPUS: Boa Vista. Anexo II

PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. CAMPUS: Boa Vista. Anexo II PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO CAMPUS: Boa Vista DIREX REGISTRO SOB Nº Aneo II I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01 Título do Projeto/Programa/Atividade INFORMÁTICA BÁSICA - COMUNIDADE INDIGENA CANAUANIM Temporalidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ###

PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### PLANO DE TRABALHO DE COORDENAÇÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN (FADERGS) ### 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Responsável pelo Plano: Ricardo Ramos Carneiro da Cunha Meta ATIVIDADES Analisar requerimentos de

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS

ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS Junho de 2017 Realização: Apoio: INTRODUÇÃO O Indicador de Velocidade de Vendas (IVV) do mercado imobiliário do Distrito Federal é produzido mensalmente

Leia mais

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax:

Leia mais

Educadores e educandos: tempos históricos

Educadores e educandos: tempos históricos GUIA DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS Educadores e educandos: tempos históricos Coordenação do Curso Curso Técnico em Infra estrutura Escolar - André Rodrigues Coimbra Curso Técnico

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS. Engenharia Elétrica. Plano das Atividades do Coordenador do Curso 2019

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS. Engenharia Elétrica. Plano das Atividades do Coordenador do Curso 2019 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Engenharia Elétrica Plano das Atividades do Coordenador do Curso 2019 Florianópolis, fevereiro de 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Projeto de Ações de Melhoria Intermédio

Projeto de Ações de Melhoria Intermédio Projeto de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2014/2015 e 2015/2016 Fevereiro de 2016 3. Projeto de Ações de Melhoria Intermédio Pág. 1 3.4. Visão global do PAM Cronograma temporal das atividades

Leia mais

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Seminário Motivações para o Início e o Fim do Consumo de Drogas: uma análise das comunidades virtuais relacionadas ao tema SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Arthur Guerra de Andrade Coordenação da Área

Leia mais

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016 Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado do Paraná Safra 2016/2017 Mar/16 0,6048 0,6048 0,6048 66,04 73,77 Abr 0,6232 0,6232 0,5927 64,72 72,29 Mai 0,5585 0,5878 0,5868

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq A Faculdade Meridional / IMED, integrante do Sistema Federal de Ensino

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001, de 10 de fevereiro de 2014. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Disciplina os procedimentos administrativos relativos à tramitação

Leia mais

ANEXO II MODELO DE PROJETO

ANEXO II MODELO DE PROJETO ANEXO II MODELO DE PROJETO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO (NOME DA EMPRESA JÚNIOR) Linha Temática / Área Econômica Data Local Página 1 de 5 INFORMAÇÕES

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL EDITAL Nº01/2018/Centro de Idiomas/IFAL PROJETO DE CURSO DE LÍNGUAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL EDITAL Nº01/2018/Centro de Idiomas/IFAL PROJETO DE CURSO DE LÍNGUAS O Centro de Idiomas (CI), no uso de suas atribuições, torna pública abertura de Edital que disciplina os procedimentos administrativos para seleção de Projetos de Curso de Línguas (PCL) do Instituto Federal

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA Versão 2 Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional MBA EM GESTÃO PÚBLICA Turma 2013-1 Feriados Importantes Aulas ao vivo: Quinta-feira INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES 1- Os temas e Professores

Leia mais

Título do Projeto: Diretrizes para o Sistema de Espaços Livres no Centro de Florianópolis

Título do Projeto: Diretrizes para o Sistema de Espaços Livres no Centro de Florianópolis Título do Projeto: Diretrizes para o Sistema de Espaços Livres no Centro de Florianópolis Área de Conhecimento Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas Área de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo Justificativa

Leia mais

Relatório de Atividades da Ouvidoria Crea-MS 2017

Relatório de Atividades da Ouvidoria Crea-MS 2017 Relatório de Atividades da Ouvidoria Crea-MS 2017 A Ouvidoria do Crea-MS vem desenvolvendo suas atividades desde 2010 e tem se consolidado ao longo dos anos. Ligada diretamente à Presidência, a Ouvidoria

Leia mais

Plano de Ensino. CARGA HORÀRIA: 40 h

Plano de Ensino. CARGA HORÀRIA: 40 h Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO

PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO DO E NSINO B ÁSICO 2011-2012 O Coordenador TIC Antónia Manuela Pinho Carvalho CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Antónia Manuela Pinho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

Plano Operacional Anual (POA) 2014

Plano Operacional Anual (POA) 2014 Plano Operacional Anual (POA) 2014 GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS INSTITUTO NATUREZA DO TOCANTINS COORDENADORIA DE PROTEÇÃO À BIODIVERSIDADE SUPERVISÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL MONUMENTO

Leia mais

CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017

CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017 CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017 O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do Cesmac Faculdade do Agreste, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO CURSO: SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: SERVIÇO SOCIAL DATA DE APROVAÇÃO (Art. n 91): PROFESSOR: Cleberson de Deus Silva e Adriana Ilha E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br adrianailha@terra.com.br

Leia mais

CEFET - MG ESCRITA E EXPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TEXTOS EM EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

CEFET - MG ESCRITA E EXPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TEXTOS EM EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS CEFET - MG ESCRITA E EPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TETOS EM EPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS Belo Horizonte 2017 NÁDIA SANTOS DE PAIVA NEVES ESCRITA E ARTE: ABORDAGEM DE TETOS EM EPOSIÇÕES ARTÍSTICAS

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO

ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO PROJETO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO CAMPUS: Boa Vista REGISTRO SOB Nº ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01 Título do Projeto/Programa/Atividade

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

MBA em Gestão Estratégica de Negócios MBA em Gestão Estratégica de Negócios Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS Feriados Importantes Turma 203- Aulas ao vivo: Terça-feira INFORMAÇÕES

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: ENSINO SUPERIOR Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 14

RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 14 RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 14 PERÍODO: 01 de fevereiro de 2016 a 29 de fevereiro de 2016 DATA: 01/03/2016 INTRODUÇÃO Este relatório tem como objetivo atender as demandas estabelecidas

Leia mais

DO VIRTUAL AO CONCRETO: UM [RE]PENSAR DOCENTE

DO VIRTUAL AO CONCRETO: UM [RE]PENSAR DOCENTE DO VIRTUAL AO CONCRETO: UM [RE]PENSAR DOCENTE Assessoria de Informática Marileusa Guimarães Educativa... mgsouza@positivo.com.br Ottilia M. da Silva... ottilias@positivo.com.br Rodrigo Fornalski Pedro...

Leia mais

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Leia mais

MANTER E INOVAR. Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa

MANTER E INOVAR. Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa MANTER E INOVAR Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa Assessoria da Área de Informática Educativa Marileusa G. de Souza mgsouza@positivo.com.br Rodrigo Fornalski Pedro

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

MBA em Gestão Pública

MBA em Gestão Pública MBA em Gestão Pública Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional Feriados Importantes MBA EM GESTÃO PÚBLICA INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES - Os temas e Professores específicos de cada aula

Leia mais

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE ANEXO II PROJETO DE PESQUISA inserir titulo COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE Campus xx - BA de de TÍTULO DO PROJETO: ÁREA DO CONHECIMENTO (UTILIZAR TABELA DO CNPQ) RESUMO DO PROJETO Resumo

Leia mais

RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 08

RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 08 RELATÓRIO DE MENSAL SIMPLIFICADO RMS RMS N. 08 PERÍODO: 01 de agosto de 2015 a 31 de agosto de 2015 DATA: 31/08/2015 INTRODUÇÃO Este relatório tem como objetivo atender as demandas estabelecidas no Termo

Leia mais

TCC I Engenharia de Produção. Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior

TCC I Engenharia de Produção. Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior TCC I Engenharia de Produção Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior Roteiro Orientar quanto a elaboração do Projeto de Pesquisa Orientar quanto aos procedimentos para envio do Projeto

Leia mais