Prof. Ismael Rodrigues Silva.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Ismael Rodrigues Silva."

Transcrição

1 Prof. Ismael Rodrigues Silva www.

2 Objetivos O que é Física? O que é Mecânica?

3 Entender o que é Física e quais seus objetos de estudo; Dissertar sobre o motivo pelo qual poucas pessoas gostam de Física; Listar os pré-requisitos necessários para aprender Física; Definir Mecânica e, em particular, Mecânica Clássica;

4 Não há uma definição absoluta para a Física. Podemos dizer que a Física estuda a Natureza, mas a Química, a Biologia e a Geologia, por exemplo, também fazem isso. Quem sabe, podemos dizer que a Física estuda os chamados fenômenos físicos, mas os fenômenos químicos e as ligações químicas são explicados pela Física Quântica. Uma boa definição é que a Física estuda a matéria, a energia, o espaço, o tempo e as interações entre eles.

5 A Física é uma Ciência Como Ciência, a Física faz uso do método científico e utiliza a matemática e lógica para formular seus conceitos. Não existe verdade absoluta. As Leis da Física evoluem com o tempo e não podem ser provadas, mas devem concordar com a experiência. A Física tende a descrever o universo com apenas uma teoria, a Teoria de Tudo, unificando as áreas da Física umas com as outras, de modo a explicar o maior número de fenômenos com o menor número de teorias.

6 Divisões da Física A Física é dividida em diversas área. Entre elas, podemos citar: Mecânica; Eletromagnetismo; Astrofísica; Óptica; Termodinâmica; Áreas da Física Moderna como Física de Partículas, Física de Campos e Física Quântica.

7 Por que Física é tão difícil? Física não é difícil. Fácil ou difícil estão relacionados com saber ou não saber. Por outro lado, a dificuldade em aprender Física pode estar relacionada a dois fatores: matemática, senso comum e impulsividade.

8 Matemática A matemática utilizada na Física é básica. Se houver dificuldades com matemática básica, deve ser dedicado tempo a isso. É importante, para resolver problemas de Física, estar familiarizado com operações com números reais (soma, multiplicação, potenciação, etc.), trigonometria (senos, cossenos, ângulos, etc.), funções elementares e seus gráficos, etc.

9 Senso comum O senso comum é o nosso modo de pensar caracterizado por conhecimentos empíricos (experiência). A Física nem sempre segue o senso comum. Por exemplo, é comum associar o movimento a forças. É necessária força para haver movimento? Não. Uma bola rolando no chão para a direita pode estar sujeita a três forças: uma para baixo (peso), uma para cima (normal) e uma para a esquerda (atrito). Ela se movimenta para a direita mas sequer existe força para a direita!

10 Impulsividade A impulsividade está relacionada com tomar uma decisão sem levar em consideração todos os aspectos de uma situação. É claro que decisões precipitadas acarretam em erros. Solução para nosso problema Ao resolvermos um problema, o senso comum e a impulsividade devem ser substituído pelo senso crítico, que é baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa, no pensamento. Após essa etapa, a matemática nos permite obter resultados que devem, então, ser interpretados.

11 Responda Em 2015, metade dos alunos que fizeram o ENEM tiveram nota abaixo da média. Devemos nos preocupar com isso? Você é a favor da pena de morte para redução da criminalidade? Você é a favor de serem exigidos de motoristas exames toxicológicos para redução dos acidentes de trânsito? Um gato sempre mia antes de chover. Se o gato miar, vai chover?

12 As respostas se baseiam em utilizar o senso crítico e a lógica. Não existe problema algum em metade dos alunos do ENEM tirarem nota abaixo da média. Na verdade, é esperado que isso sempre aconteça. Quem disse que pena de morte reduz criminalidade? Quem disse que os acidentes de trânsito podem ser reduzidos através de exames toxicológicos? Se o gato mia, não necessariamente vai chover. Por outro lado, se for chover, o gato irá miar.

13 Nos problemas anteriores, a impulsividade, o uso do senso comum e o mal uso de lógica podem ter acarretado respostas precipitadas. Na Física, eles podem acarretar erros. Abaixo, podemos ver que a carência de matemática básica pode nos levar a absurdos. Na Física, ela pode acarretar respostas erradas. Onde está o erro? 2 2 = = 4 2 = ( 2) 2 = 2 (??? )

14 A mecânica é a área da ciência que estuda o comportamento dos corpos físicos sujeitos a forças ou deslocamentos. Estuda, portanto, os fenômenos relacionados ao movimento e equilíbrio dos corpos. Mecânica Clássica Será o nosso objeto de estudo. Originou-se no século XVII com as leis do movimento de Isaac Newton, motivo pelo qual também é chamada de mecânica newtoniana.

15 A Mecânica Quântica foi descoberta em É a mecânica dos corpos muito pequenos (partículas subatômicas). A Mecânica Relativística foi formulada em 1905 por Albert Einstein. É a mecânica dos corpos muito rápidos (com velocidades próximas à da luz, velocidade com a qual é possível serem dadas 7,5 voltas na Terra em um segundo). A Mecânica Clássica, portanto, limita-se a estudar os corpos macroscópicos com velocidades baixas quando comparadas à velocidade da luz.

16 Leis de Newton As Leis de Newton são base para toda a Física Clássica, incluindo, por exemplo, eletromagnetismo e termodinâmica. Primeira Lei de Newton A Primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, afirma que, na ausência de uma força resultante, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer se movendo em linha reta com velocidade constante.

17 Segunda Lei de Newton Havendo uma força resultante F em um corpo, o corpo terá uma aceleração a. Matematicamente, escrevemos F = ma, onde m é a massa do corpo. Não são necessárias forças para haver movimento, mas podem alterá-lo. Terceira Lei de Newton É a lei da ação e reação. As forças sempre aparecem aos pares. Se X faz uma força em Y, Y faz uma força em X com mesma intensidade e sentido contrário.

18 Lei da Gravitação Universal de Newton Dois os corpos com massa se atraem com uma força dada por F = GMm/d², onde G é a constante da gravitação universal, M e m são as massas dos corpos e d é a distância entre eles. Desse modo, a Terra e a Lua se atraem, e, pela lei da ação e reação, a força que a Terra faz na Lua tem mesma intensidade que a força que a Lua faz na Terra, embora a Terra tenha maior massa.

19 A Mecânica Clássica divide-se em cinemática e dinâmica. Cinemática Descreve o movimento sem considerar as suas causas. É a geometria do movimento. Aqui, entenderemos conceitos como posição, deslocamento, velocidade, aceleração etc. Dinâmica Estuda as forças e seus efeitos no movimento. Estudaremos conceitos como trabalho, energia e quantidade de movimento.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 Ramos da Mecânica... Grandezas... Sistema Internacional... Unidades Derivadas... Cálculo com Unidades... Potências de 10... Prefixos do

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com RevisãodeVetores... PrimeiraLeideNewton... EquilíbriodeTranslação... TerceiraLeideNewton... As grandezas vetoriais são caracterizadas

Leia mais

Disciplina: Física I para Química Instituto de Física

Disciplina: Física I para Química Instituto de Física Disciplina: 4310127 Física I para Química Instituto de Física Prof. Alexandre Levine Laboratório de Novos Materiais Semicondutores Física dos Materiais e Mecânica MSC - Mario Schemberg, sala 212 Fone:

Leia mais

Dinâmica. Leis de Newton.notebook aula preenchida.notebook. July 10, 2017

Dinâmica. Leis de Newton.notebook aula preenchida.notebook. July 10, 2017 Dinâmica Foi estudado até agora a CINEMÁTICA, que é a parte da Física (Mecânica) que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as causas. Estudaremos agora a Dinâmica que é a parte da Física que

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1 Curso Física 1 Aula - 6 Leis de Newton Parte 1 As Leis do Movimento A Primeira Lei de Newton Força Massa A Segunda Lei de Newton A Terceira Lei de Newton Exemplos Cinemática e Dinâmica Cinemática: Descreve

Leia mais

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra?

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Felipe, Henrique, Yasmin, Mina e Marina Vilela Segundo Trimestre-2017 Professor Henrique Picallo MECÂNICA CLÁSSICA Área da Física que estuda o movimento dos

Leia mais

UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1. 2 aulas, 5 horas Capítulos 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição.

UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1. 2 aulas, 5 horas Capítulos 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição. UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1 1. Introdução 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição. 1.1 O objeto da Física O objeto da física é a natureza 1.2 O método físico.

Leia mais

Princípios Físicos do Controle Ambiental

Princípios Físicos do Controle Ambiental Princípios Físicos do Controle Ambiental Capítulo 02 Conceitos Básicos Sobre Mecânica Técnico em Controle Ambiental 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Mecânica Mecânica: ramo da física dedicado

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Máquinas Simples(ver arquivo) Revisão... ForçadeAtrito... AlgunsSistemasMecânicos... SistemasMecânicos... Máquinas Simples:

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no

Leia mais

As leis de Newton e suas aplicações

As leis de Newton e suas aplicações INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel As leis de Newton e suas aplicações Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este

Leia mais

Física Aplicada à Engenharia I

Física Aplicada à Engenharia I Física Aplicada à Engenharia I Força e Movimento I: Leis de Newton O estudo do movimento ao longo do tempo Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários cientistas. Destes trabalhos três

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais evidente entre objetos com grandes massas, ocasionada

Leia mais

Física Aplicada à Engenharia I

Física Aplicada à Engenharia I Física Aplicada à Engenharia I Força e Movimento I: Leis de Newton O estudo do movimento ao longo do tempo Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários cientistas. Destes trabalhos três

Leia mais

Cap. 2. Conceito do meio contínuo, objectivos e restrições de MMC

Cap. 2. Conceito do meio contínuo, objectivos e restrições de MMC Cap. 2. Conceito do meio contínuo, objectivos e restrições de MMC 1. Hierarquia de Mecânica Clássica ou Newtoniana 2. Meio contínuo 3. Objectivos de MMC 3.1 Carregamento 3.2 Resposta ao carregamento 3.3

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 1 INTRODUÇÃO EME 311 Mecânica dos Sólidos - CPÍTULO 01 - Prof a. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 1.1 Visão Global da

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

Introdução à Modelagem Molecular

Introdução à Modelagem Molecular Introdução à Modelagem Molecular Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Introdução Métodos teóricos e técnicas computacionais para modelar ou imitar o comportamento de moléculas e sistemas atômicos. Empregados

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias Introdução A partir de agora vamos estudar o movimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE FÍSICA I CEAGRO AGRO0006 016.1 CARGA HORÁRIA TEÓR: 60 PRÁT: 0 HORÁRIOS: a. FEIRA (10:00-1:00) TURMA A

Leia mais

Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton

Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton à Força normal: sempre perpendicular ao plano (faz com ele um ângulo de 90 o ), é uma força de sustentação do objeto, exercida pela superfície = força de

Leia mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que se torna mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que se torna mais Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que se torna mais evidente entre objetos com grandes massas, ocasionada

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel - 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel O que é a cinemática? Ramo da mecânica que descreve o movimento da partícula a partir do comportamento da sua posição, velocidade e aceleração, sem entrar

Leia mais

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO ª ANO Verifique se esta contém 0 QUESTÕES, numeradas de 0 a 0. Leia atentamente toda a antes de começar a resolver. Não deixe questões em branco. Não converse. Boa Sorte! NOTA DA ] O corpo indicado na

Leia mais

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Modelação ou desenvolvimento de um modelo Processo cognitivo de aplicação dos princípios de uma teoria para produzir um modelo de um objecto físico ou de

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 Relatividade Relatividade tem a ver com a relação entre valores medidos em referenciais que estão se movendo um em relação ao outro; Teoria da relatividade

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Gabarito Comentado. Gabarito dos Exercícios Complementares Revisão Ciências da Natureza Física Ensino Médio Material do aluno

Gabarito Comentado. Gabarito dos Exercícios Complementares Revisão Ciências da Natureza Física Ensino Médio Material do aluno Gabarito dos Exercícios Complementares Revisão Ciências da Natureza 01. Alternativa B Utilizando a expressão: v m = X t Onde: X = 3.146 m v m = 17 m/s t =? Teremos: 17 = 3.146 t t = 3.146 17 t = 185 s

Leia mais

Mecânica Newtoniana (Física I)

Mecânica Newtoniana (Física I) Tec. Processos Metalúrgicos 2013/1 Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência A Física clássica: Funcionamento da ciência A Física

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1ª SÉRIE ALUNO: TURMA: CARTEIRA: MATRÍCULA: DATA: / /

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1ª SÉRIE ALUNO: TURMA: CARTEIRA: MATRÍCULA: DATA: / / LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA - B - 2011 1ª SÉRIE ALUNO: TURMA: CARTEIRA: MATRÍCULA: DATA: / / Unidade 02 - Força Unidade 03 1ª. e 3ª. Leis de Newton REFAZER OS EXERCÍCIOS DO LIVRO: 1) Página

Leia mais

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos.

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 08/04/2016 Turma: 9º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E):

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): Tarefa online Física Turmas: 8 EF 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): ( ) As grandezas escalares ficam definidas apenas pelo valor,

Leia mais

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA Leis de Newton: 1ª Lei: Cada partícula permanece em seu estado de repouso, ou em movimento retilíneo

Leia mais

FÍSICA GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA

FÍSICA GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA FÍSICA FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE SEREM EXAMINADOS PELA OBSERVAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS 01 NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 01) Coordenador: PROF. EDSON VAZ CAPÍTULOS: 05 e 06 CAPÍTULO 5 FORÇA

Leia mais

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:

Leia mais

Isolando as forças, temos:

Isolando as forças, temos: FÍSICA I 2014.2 1 LEIS DE NEWTON a) Isolando as forças, temos: O coeficiente de atrito estático, é o coeficiente de atrito máximo que faz um corpo ficar parado. Ele cresce até chegar num ponto em que uma

Leia mais

Leis de Newton. Primeira Lei de Newton ou Lei da Inércia

Leis de Newton. Primeira Lei de Newton ou Lei da Inércia Leis de Newton Primeira Lei de Newton ou Lei da Inércia Inércia é a propriedade comum a todos os corpos materiais, mediante a qual eles tendem a manter o seu estado de movimento ou de repouso. Inércia

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento - Não é possível prever movimentos usando somente a

Leia mais

Apresentação Outras Coordenadas... 39

Apresentação Outras Coordenadas... 39 Sumário Apresentação... 15 1. Referenciais e Coordenadas Cartesianas... 17 1.1 Introdução... 17 1.2 O Espaço Físico... 18 1.3 Tempo... 19 1.3.1 Mas o Tempo é Finito ou Infinito?... 21 1.3.2 Pode-se Viajar

Leia mais

CINEMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS

CINEMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS CINEMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS PENSAR É MOVER-SE NO INFINITO (HENRI LACORDAIRE) DIVISÕES PEDAGÓGICAS DA FÍSICA: FÍSICA - MECÂNICA (movimentos) - TERMOLOGIA (calor) - ÓPTICA (luz) - ONDULATÓRIA (ondas) -

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Tipos de forças fundamentais na Natureza

Tipos de forças fundamentais na Natureza Tipos de Forças Tipos de forças fundamentais na Natureza Existem quatro tipos de interações/forças fundamentais na Natureza que atuam entre partículas a uma certa distância umas das outras: Gravitacional

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo.

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. FÍSICA - I MVIMENT EM UMA DIMENSÃ Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio bjetivos Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. Estabelecer os conceitos de deslocamento,

Leia mais

Isaac Newton ( )

Isaac Newton ( ) Isaac Newton (1642-1726) -Seguramente, um dos maiores gênios que a Humanidade já produziu. Aos 24 anos, já tinha desenvolvido: - As 3 Leis do Movimento. - Lei da Gravitação Universal. -Cálculo diferencial

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL DISCILPLINA: Física I PRÉ-REQUISITO: Cálculo I CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 horas

Leia mais

Leis de Newton. Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração).

Leis de Newton. Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração). Leis de Newton Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração). Entretanto, é impossível PREVER movimentos usando somente a cinemática. Com as leis de Newton iniciamos

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: 510 - CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DISCIPLINA: Física NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências e Tecnologias

Leia mais

INÉRCIA E MOVIMENTO SEM ACELERAÇÃO

INÉRCIA E MOVIMENTO SEM ACELERAÇÃO TEORIA 1. Olha só que brincadeira legal e fácil de ser executada. A situação ilustrada na figura 1, abaixo representa o movimento de uma pequena pedra presa na extremidade de um barbante. Uma pessoa segurando

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Objeto de ensino 1.2. Da Terra à Lua Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Interações à distância e de contacto; As quatro interações fundamentais na Natureza;

Leia mais

Prof. Raphael Carvalho

Prof. Raphael Carvalho 1 Prof. Raphael Carvalho LIVRO: MECÂNICA CAPÍTULO 5: Fornece uma introdução do conceito. CAPÍTULO 6: Explica o processo vetorial de soma das forças. CAPÍTULO 7: Aplicações do processo vetorial de soma

Leia mais

Física. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro

Física. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL DO DF GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 Física Disciplina: Ciências Naturais Professor:

Leia mais

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo.

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo. MECÂNICA - Área da Física que estuda os movimentos. Foi dividida em: CINEMÁTICA: Estuda o movimento dos corpos sem enfocar sua causa, procurando investigar o que está acontecendo durante esse movimento:

Leia mais

Calendário Avaliações mensal 2018 (5º ano, Fund.2 e Médio)

Calendário Avaliações mensal 2018 (5º ano, Fund.2 e Médio) 4º Bimestre Calendário Avaliações mensal 2018 (5º ano, Fund.2 e Médio) Série sexta-feira 1º médio A / B / C 2º médio A e B 3º médio A e B Química - Física Literatura Prod. Texto - Espanhol Química - Física

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 01. Forças e Movimentos I

Física I 2010/2011. Aula 01. Forças e Movimentos I Física I 2010/2011 Aula 01 Forças e Movimentos I Sumário Força e movimento Mecânica Newtoniana A 1.ª Lei de Newton Força Referenciais inerciais Massa A 2.ª Lei de Newton Alguns tipos de forças A força

Leia mais

SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS

SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS A U T O R A S : B E A T R I S L I S B Ô A M E L L O J O S I A N E L A D E L F O O L G A D A R O S A P E R E I R A P R O F E S S O R : S E R G I O M I T T M

Leia mais

Física Módulo 1. Uma longa viagem começa com um único passo Lao-Tsé

Física Módulo 1. Uma longa viagem começa com um único passo Lao-Tsé Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia Licenciatura em Ciências Naturais - LCN Física Módulo 1 Uma longa viagem começa com um único passo Lao-Tsé

Leia mais

Física Fundamental I

Física Fundamental I Física Fundamental I Código: Carga Horária: 60h Ementa Movimento de uma dimensão, movimento em um plano, dinâmica da partícula, dinâmica da partícula II, trabalho e energia, conservação de energia, momento

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/18

Prof. MSc. David Roza José 1/18 1/18 Apresentação Eng. Mecânica UDESC MSc. Engenharia Mecânica UFSC http ://professor.luzerna.ifc.edu.br/david-jose Horários de Atendimento 2/18 Apresentação Ementa Resistência dos materiais Equilíbrio

Leia mais

Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão

Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão FÍSICA Divisões da Física Quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos. Clássica trata dos objetos

Leia mais

APRENDER A APRENDER FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Forças

APRENDER A APRENDER FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Forças A Conteúdo: - Forças A Habilidades: - Caracterizar os diferentes tipos de força na física A Forças A palavra Força possui uma definição intuitiva. Em Física, Força designa um agente capaz de modificar

Leia mais

Prof. Renato. SESI Carrão. Física 1ª. Série Aula 13. Dinâmica

Prof. Renato. SESI Carrão. Física 1ª. Série Aula 13. Dinâmica Aula 13 1. Forças Causam mudança de movimento (quantidade de movimento) quando aplicadas isoladamente ou quando a somatória das forças é diferente de zero. Força resultante (F R): soma das forças num corpo.

Leia mais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais MECÂNICA - MAC010-01 Prof a Michèle Farage 14 de março de 2011 Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa 1. Introdução: conceitos e definições básicos da Mecânica, sistemas

Leia mais

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12 FICHA TÉCNICA Título: Resumo Essencial Preparação para Exames Física e Química 10. o e 11. o Anos Autoras: Maria Teresa Escoval e Rosa Maria Capucho Copyright by Maria Teresa Escoval, Rosa Maria Capucho

Leia mais

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton)

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton) F=m.a 5 Forças em Dinâmica A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam. Significa que a força resultante F produz uma aceleração a com mesma direção

Leia mais

ESTUDO DAS FORÇAS. Prof Leandro Penitente

ESTUDO DAS FORÇAS. Prof Leandro Penitente ESTUDO DAS FORÇAS Prof Leandro Penitente 200 Km #PARTIU FÉRIAS #PARTIU FÉRIAS 200 Km Pra que sentido? #PARTIU FÉRIAS Quanto tempo você vai gastar até chegar lá? GRANDEZA ESCALAR Pode ser identificada apenas

Leia mais

Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego

Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego Física Elementar Equipe de Física: (PCNA Fevereiro de 2015) Alexandre Guimarães Rodrigues (Coordenação) José Benício da Cruz Costa (Orientação) Monitores: Diego Ribeiro Pinto de Castro Marcel Almeida do

Leia mais

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 1º. e 2º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

História da ciência antes de Newton

História da ciência antes de Newton As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton? Porque estudar as forças? Situações que envolvem forças na biologia (biofísica): sustentação e movimento de partes dos corpos dos seres vivos;

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 FIS911 - FUNDAMENTOS DE FÍSICA - Ativa desde: 01/01/2007. Natureza - Núcleo E. da Licenciatura

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 FIS911 - FUNDAMENTOS DE FÍSICA - Ativa desde: 01/01/2007. Natureza - Núcleo E. da Licenciatura 1 de 6 01 FIS911 - FUNDAMENTOS DE FÍSICA - Ativa desde: 01/01/2007 E. da Licenciatura EXA189 - GEOMETRIA ANALÍTICA F - Ativa EXA190 - CÁLCULO GERAL I - Ativa desde: FIS650 - FÍSICA GERAL I - Ativa desde:

Leia mais

GRAVIDADE. Representação da curvatura do espaço-tempo em torno de uma massa formando um campo gravitacional

GRAVIDADE. Representação da curvatura do espaço-tempo em torno de uma massa formando um campo gravitacional GRAVIDADE Representação da curvatura do espaço-tempo em torno de uma massa formando um campo gravitacional Porque caiem os objetos? Por causa da causa da gravidade O que é a gravidade? É o que faz com

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Mecânica

Conceitos Fundamentais de Mecânica LEB 332 - Mecânica e Máquinas Motoras Prof. J. P. Molin Conceitos Fundamentais de Mecânica Objetivo da aula Rever conceitos da Física, em especial da Mecânica, já conhecidos de todos, e que serão necessários

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre

Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre Prof. Ismael Rodrigues Silva ismael fisica@hotmail.com As questões com uma bolinha são elementares e requerem uso de

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 22 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Considere o gráfico v(t) correspondente

Leia mais

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia TIPLER & MOSCA SOLUÇÃO MECÂNICA, OSCILAÇÕES E ONDAS, TERMODINÂMICA Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Outubro de 2015 Sumário 1 Movimento em Uma Dimensão 3 2 Bibliografia

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Revisão de álgebra vetorial Lei dos cossenos Lei dos senos Exercícios Componentes cartesianas de uma força Exercícios Equilíbrio de uma partícula

Leia mais

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA 1. Introdução. O Experimento de Michelson-Morley 3. Postulados da Relatividade Restrita 4. Transformações de Lorentz 5. A Dilatação Temporal e a Contração Espacial 6. A Massa, a Energia e o Momento Linear

Leia mais

Parte 1 - Múltipla escolha - 0,7 cada

Parte 1 - Múltipla escolha - 0,7 cada UFRJ - Instituto de Física Disciplina: Física I - Primeira Prova - 10/10/2016 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo

Leia mais

Lista de exercícios- Leis de Newton

Lista de exercícios- Leis de Newton Componente Curricular: Física Professora: Cínthia Helena. Série: 1 o ano - Ensino Médio. Lista de exercícios- Leis de Newton 1 - (Vunesp-SP) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia,

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

Provas de Admissão para maiores de 23 anos. Provas de Conhecimento Específico

Provas de Admissão para maiores de 23 anos. Provas de Conhecimento Específico Provas de Admissão para maiores de 23 anos 2012 Provas de Conhecimento Específico ENGª ELECTROTÉCNICA Página 1 de 6 Programa de Física e Química Apesar da disciplina se denominar Física e Química, assumimos

Leia mais

Física I Prova 1 09/01/2016

Física I Prova 1 09/01/2016 Nota Física I Prova 1 09/01/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA

MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - MECÂNICA 1.1 CINEMÁTICA CINEMÁTICA ESCALAR VETORIAL MU MUV ANGULAR MCU MU v = CONSTANTE V = Δs Δt s = s 0 + v. t ESCALAR s

Leia mais

Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido

Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. Fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. Introdução: Produto vetorial Ilustração da

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Transistor de Datta-Das S. Datta, B. Das, Appl. Phys. Lett. 56, 665 (1990)

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL Cinemática Vetorial e Leis de Newton COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL São aquelas que, diferente das grandezas escalares, ficam bem definidas não só com um valor e uma unidade, mas precisam

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5 Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5 Newton As Leis de Newton 1 Lei ( Princípio da Inércia ) Galileu Kepler Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

GRAVITAÇÃO O QUE É A GRAVIDADE? 09/08/16

GRAVITAÇÃO O QUE É A GRAVIDADE? 09/08/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes GRAVITAÇÃO Aula 02 O QUE É A GRAVIDADE? Embora os estudos empíricos sobre o movimento de queda livre tenham

Leia mais

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que envolvem altas velocidades (comparadas com a da luz) =>>

Leia mais

Física I VOLUME Colocando as forças:

Física I VOLUME Colocando as forças: ísica I ULS 10 E 11: SISEM DE OLIS EXERCÍCIOS ROOSOS Semestral VOLUME 3 01. O peso da pessoa é constante e vale = m g = 80 g (g é pedido). Quando o elevador sobe com aceleração a, N = 960 N e R = ma N

Leia mais

Cinemática de Mecanismos

Cinemática de Mecanismos Cinemática de Mecanismos C. Glossário de Termos Paulo Flores J.C. Pimenta Claro Universidade do Minho Escola de Engenharia Guimarães 2007 In language, clarity is everything. Confucius C. GLOSSÁRIO DE

Leia mais

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos !!"#$#!"%&' Uma interação que pode causar uma aceleração de um corpo (mudança na velocidade) é uma grandeza vetorial chamada de força. A relação entre uma força e a aceleração que ela causa foi descrita

Leia mais

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO FÍSICA E ELETROMAGNETISMO As ciências em geral, e a física em particular pretendem descrever o universo material. Um dos bem sucedidos objetivos da física tem sido a descrição dos constituintes deste universo

Leia mais