Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio"

Transcrição

1 Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio

2 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 2 Índice Introdução 03 Como funciona a seleção de propostas de projetos 18 Do que trata o gerenciamento de portfólio O que é e por que gerenciar portfólios? Entenda a conexão entre portfólio, programa e estratégia Quais os principais relatórios de desempenho do portfólio O papel do PMO Corporativo no Gerenciamento de Portfólio Elaboração do plano de gerenciamentodo portfólio 08 Conclusão 21 Metodologia do Gerenciamento de Portfólio 11 Sobre a Projectlab 22 Como criar um processo de gerenciamento de portfólio (Governança) 11 Implementação do gerenciamento de portfólio 14 Principais desafios para implementação do gerenciamento de portfólio 14

3 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 3 Introdução De acordo com o PMI (Project Management Institute), 73% das empresas que investem em gerenciamento de portfólio de projetos estão focadas na melhoria da satisfação dos clientes, enquanto 59% delas na redução de custos, 58% no aumento de receitas e 45% para incrementar o ROI de seus projetos. Os benefícios desse investimento são visíveis e foram comprovados pelo Relatório Pulse of The Profession, do PMI, que constatou que 68% das empresas que fazem gerenciamento de portfólio de projetos completaram seus projetos no prazo, 64% dentro do orçamento previsto e 62% atingiram ou excederam o retorno sobre seus investimentos iniciais. Em um balanço geral, 77% das empresas que adotaram o gerenciamento de portfólio de projetos atingiram ou superaram seus objetivos estratégicos iniciais. Se esses dados estão fazendo sentido para você, chegou a hora de investir de verdade em gerenciamento de portfólio de projetos e ver seus resultados potencializados por uma gestão extremamente eficaz e focada nos objetivos e metas da sua empresa. Com este e-book você poderá aprimorar seus conhecimentos sobre gerenciamento de portfólio de projetos e começar a aplicar essa metodologia na sua empresa com mais segurança e eficiência. Preparado para começar?

4 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 4 Do que trata o gerenciamento de portfólio O que é e por que gerenciar portfólios? Portfólio de projetos é um conjunto de projetos e programas que geram valor individualmente mas que, quando integrados, maximizam resultados e trazem mais benefícios para a empresa. Esses benefícios são propostos a partir do planejamento estratégico da organização, que pode ser desmembrado em diversos projetos e programas, facilitando a implementação da estratégia empresarial e a mensuração dos resultados ao longo do tempo. À medida que a empresa investe em mais de um projeto por vez, é preciso saber identificar, selecionar, priorizar e monitorar os projetos que são mais importantes para o negócio, que podem gerar maior rentabilidade e sucesso no curto, médio e longo prazo. É nesse momento que o gerenciamento de portfólio em projetos se torna essencial, já que a visão estratégica do profissional que gerencia portfólios contribui para identificar melhores

5 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 5 oportunidades de negócios a partir da interligação entre os projetos prioritários da organização. O gerenciamento de portfólio de projetos também possibilita à empresa concentrar esforços, otimizar o tempo das equipes, aproveitar melhor os recursos que são comuns a mais de um projeto e tomar decisões com base em uma visão mais abrangente sobre os investimentos, reduzindo as incertezas do mercado. Ou seja, você gerencia sua empresa de maneira estruturada, com metas e objetivos que são alcançados gradativamente. Entenda a conexão entre portfólio, programa e estratégia Parece fácil o conceito de portfólio de projetos, mas na hora da aplicação, fica difícil identificar o que é estratégia, o que é programa e o que é portfólio, afinal, eles estão integrados, um auxiliando ao outro na conquista dos objetivos da empresa. Durante o planejamento estratégico da empresa, são determinados os objetivos e metas do negócio, ou seja, são estabelecidos marcos de referência para que a empresa progrida no mercado.

6 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 6 Com os objetivos e metas estabelecidos, é possível identificar como atingi-lo, e é aí que entram os projetos, que são utilizados como ferramentas para implementação da estratégia da empresa. Os projetos concebidos para que a empresa alcance seus objetivos podem ser interdependentes ou não, levando-nos ao conceito de programa de projetos. Um programa é um conjunto de projetos interdependentes, que são gerenciados de maneira integrada para que a empresa conquiste um único objetivo ao final. Um bom exemplo é a expansão de uma indústria, onde você pode ter um projeto para aumento da planta fabril, um projeto para a expansão administrativa e outro para armazenagem. Esses três projetos estão relacionados e, quando concluídos, trarão, em conjunto, vantagens e benefícios para a empresa. O portfólio é o conjunto de projetos e programas que são gerenciados como um grupo para atingir os objetivos estratégicos da organização. Já o portfólio é o conjunto de projetos e programas que são gerenciados como um grupo a fim de atingir os objetivos estratégicos da organização. A partir da análise estratégica da empresa, o gerenciamento de portfólio de projetos tem como um de seus objetivos identificar, priorizar e controlar os projetos e programas para uma gestão mais eficaz, ajudando a empresa a concretizar seus objetivos e metas com mais facilidade e maximizar os seus resultados.

7 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 7 A gestão de portfólio de projetos é sempre necessária na condução de dois ou mais projetos ao mesmo tempo. Vale lembrar que nem sempre a empresa terá um programa de projetos, já que é preciso ter projetos interdependentes, mas a gestão de portfólio de projetos é sempre necessária na condução de dois ou mais projetos ao mesmo tempo, tendo sempre a estratégia empresarial como suporte para determinar quais são os projetos de maior importância para o negócio. Programa Projeto

8 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 8 PLANO Elaboração do plano de gerenciamento do portfólio Gerenciar o portfólio de projetos da empresa é uma ação estratégica e vai muito além da gestão de múltiplos projetos. É através do gerenciamento do portfólio que a empresa sabe se está investindo nos projetos certos, otimizando recursos e deixando o gerenciamento individual para o gerente de cada projeto. Sendo assim, cabe ao gerenciamento de portfólio responder às seguintes questões estratégicas: Estamos investindo nos projetos certos? Estamos no caminho certo para atingir nossos objetivos organizacionais? Estamos gerenciando nossos projetos de maneira eficaz? Estamos conquistando os benefícios planejados?

9 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 9 Para responder a essas perguntas o gerente de portfólio analisa dados-chave dos projetos que estão sob sua responsabilidade, acompanhando o desempenho dos projetos de forma individualizada, mas principalmente o portfólio como um todo (visão holística). Ele faz isso normalmente através de dashboards de controle, que mostram o impacto individual e coletivo dos projetos na estratégia empresarial e nos resultados de negócios. Perceba que é um processo complexo e exige o auxílio de ferramentas de gestão, bem como de uma metodologia para fazer um acompanhamento adequado de todos os projetos individual e coletivamente. Existem diversas ferramentas no mercado que trazem um módulo de gestão de portfólio de projetos, mas você pode se basear em cinco itens principais: J JIdentificação e avaliação dos projetos prioritários; J JAnálise de custos e benefícios; J JRelatório de progresso; J JAlocação de recursos; J JMonitoramento e controle.

10 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DO QUE TRATA O GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 10 Ao adotar essa metodologia para fazer a gestão de portfólio de projetos na sua empresa, você terá condições de reduzir riscos ao negócio, identificar projetos que estão obsoletos e consumindo recursos da empresa, priorizar projetos que são mais vantajosos e assim superar as expectativas de todos os stakeholders.

11 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO METODOLOGIA DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 11 Metodologia do Gerenciamento de Portfólio Como criar um processo de gerenciamento de portfólio (Governança) Identificação das necessidades: Na fase de identificação, você lista as necessidades da empresa, bem como as oportunidades de negócios, avaliando o contexto em que a empresa está atualmente e projetando o cenário desejado para o futuro. Estas necessidades precisam estar alinhadas aos objetivos e metas estratégicos. Na identificação você ainda deve fazer uma breve descrição de cada oportunidade e como ela pode gerar valor para a empresa, para que seja avaliado na próxima fase do ciclo de vida do gerenciamento de portfólio. Categorização: Na fase de categorização, como o próprio nome sugere, você precisa agrupar estas propostas de projeto em grupos que possuam características semelhantes.

12 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO METODOLOGIA DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 12 Avaliação: Com os projetos listados e as propostas de valor descritas, você chega à fase de avaliação, onde o cliente ou os gestores da empresa avaliarão os prós e contras de cada projeto, confrontando também os custos e benefícios de cada um, visando identificar os projetos de maior retorno e selecionar aqueles que deverão ser executados. Priorização: Uma vez que a capacidade da organização é limitada, a quantidade de projetos que podem ser implementados ao mesmo tempo também. Portanto, é preciso saber priorizá-los de acordo com as necessidades da empresa e com o retorno que eles podem gerar.

13 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO METODOLOGIA DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 13 Balanceamento: A fase de balanceamento é uma oportunidade de reavaliar as decisões até o momento. Nela, você deve se perguntar se o conjunto de projetos e programas selecionados trazem o maior benefício para a empresa e se você não está deixando de lado nenhum projeto crucial para o atingimento dos objetivos estratégicos do negócio. Validados os projetos, você passa para a fase de ativação. Ativação ou Autorização: Chegou a hora de autorizar o início dos projetos. Uma vez autorizados, os mesmos devem seguir as boas práticas de gerenciamento de projetos recomendadas pelo PMI. Acompanhamento e controle: O reporte de status dos projetos é essencial para que você mantenha todas as partes interessadas informadas sobre o andamento de cada projeto e do portfólio como um todo, quais são os benefícios já observados, quanto falta para a conclusão de cada projeto e quando o retorno sobre o investimento virá efetivamente. Gestão das mudanças: Assim como o planejamento estratégico da empresa não é estático, o gerenciamento de projetos e também do portfólio de projetos não é, por isso você deve estar preparado para gerir mudanças de estratégia empresarial, de objetivos, de escopo dos projetos e até mesmo na priorização dos projetos realizada anteriormente. Por mais que tenhamos colocado todas as fases em um ordenamento lógico, nem sempre o gerenciamento de portfólio acontecerá da mesma forma, você pode ver essas etapas se alternando em cada projeto e em cada empresa em que atuar.

14 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 14 Implementação do gerenciamento de portfólio Principais desafios para implementação do gerenciamento de portfólio Logo no início da nossa conversa lançamos para você um panorama bastante animador do gerenciamento de portfólio de projetos, com dados que comprovam a eficácia dessa metodologia para trazer mais e melhores resultados para a empresa. Mas o caminho não é assim tão fácil, existem desafios que devem ser superados para que você tenha um gerenciamento de portfólio realmente eficaz:

15 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 15 Saber equilibrar expectativas: Quando a empresa tem diversos projetos a serem desenvolvidos e eles passam pela peneira da identificação de necessidades, categorização, avaliação, priorização e balanceamento, resulta que temos propostas de projetos selecionadas e não selecionadas (pelo menos não para aquele momento). Assim, teremos idealizadores de projetos satisfeitos e insatisfeitos. Nesse sentido, o profissional que faz o gerenciamento de portfólio de projetos na empresa deve ter habilidade diplomática para saber equilibrar as expectativas de todos os públicos sem prejudicar a performance da empresa no mercado. Falta de priorização: A pressão pela ativação de um projeto ou outro pode levar a equipe a priorizar projetos inadequados, que não vão gerar o maior valor para a empresa, portanto, manter o foco nos benefícios que esses investimentos trarão para o negócio é essencial para que a empresa saia vitoriosa com o gerenciamento do portfólio de projetos.

16 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 16 Falta de identificação de riscos e interdependências: Durante o gerenciamento do portfólio é preciso identificar os riscos inerentes a cada projeto, bem como os riscos que cada projeto pode oferecer aos demais. Se o gerente de portfólio e a equipe não conseguirem visualizar essas interdependências com clareza, os resultados da empresa não serão satisfatórios e problemas decorrentes desse deslize podem comprometer um ou mais projetos do portfólio. Metas e objetivos mal definidos: Esse problema está além do gerenciamento do portfólio, no planejamento estratégico da empresa, que afeta todas as demais ações. Quando não há objetivos e metas definidos adequadamente, a empresa não sabe para onde vai, desenvolvendo projetos que trazem pouco ou nenhum resultado efetivo para o crescimento do negócio.

17 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 17 Métricas e KPIs falhos: Definir métricas e KPIs para mensurar o desempenho dos projetos inseridos no portfólio é uma grande responsabilidade, pois dados que não reflitam a verdadeira situação do portfólio de projetos comprometem toda a gestão e podem impactar diretamente nos resultados da empresa e na perda dos investimentos. Ao longo da sua carreira certamente você vai se deparar com outros desafios ao gerenciamento de portfólio de projetos, mas esses você vai tirar de letra!

18 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 18 Como funciona a seleção de propostas de projetos A seleção de propostas de projetos é essencial para que você se foque no que realmente importa para a empresa, deixando de lado os projetos que não são urgentes e colocando sua equipe para trabalhar com mais direcionamento. Segue abaixo alguns exemplos de critérios de seleção de projetos: Alinhamento entre estratégia empresarial e projeto; Potencial de retorno do projeto; Riscos envolvidos; Capacidade da empresa de prover recursos financeiros e humanos ao projeto; Outros fatores internos que possam impactar no projeto.

19 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 19 Quais os principais relatórios de desempenho do portfólio Cada empresa terá seus indicadores de performance próprios, pois eles são reflexo dos objetivos e metas preestabelecidos no planejamento estratégico e do mercado em que ela está inserida. No gerenciamento de portfólio você deve ficar atento a relatórios de desempenho tanto qualitativos quanto quantitativos, visando sempre ter um panorama completo de tudo o que está ocorrendo e como os objetivos estão sendo atingidos. Alguns exemplos de métricas de gerenciamento de portfólio comumente utilizados nas empresas são: JJAumento do market share da empresa; JJRedução de custos operacionais; JJAumento do ROI (retorno sobre o investimento); JJElevação da satisfação dos clientes; JJAumento do faturamento da empresa; JJGrau de inovação da empresa; JJCompliance; JJSatisfação dos funcionários; JJAumento no valor das ações da empresa; JJAumento da competitividade.

20 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 20 O papel do PMO Corporativo no Gerenciamento de Portfólio A presença de um PMO (Project Management Office) na empresa é a consolidação do desejo de fazer com que o gerenciamento de portfólio funcione adequadamente e atinja os objetivos propostos no planejamento estratégico. Com um PMO bem estruturado, a empresa tem uma gestão centralizada do portfólio de projetos, com recursos e investimentos sendo alocados onde realmente é necessário, criando um ambiente altamente produtivo para a execução dos projetos. Com a gestão centralizada, a empresa também pode desenvolver uma metodologia própria de gerenciamento de portfólio em projetos, criando padrões, políticas e procedimentos seguidos por todos, aumentando ainda mais a eficácia das equipes e tornando a gestão de projetos mais ágil e organizada, focada em resultados.

21 GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 21 Conclusão Devemos ter um déficit de profissionais de GP na casa de 1,5 milhões até Chegamos ao final do nosso e-book e esperamos que você tenha aproveitado esse conhecimento para desenvolver suas competências como gerente de portfólio de projetos. Sabemos que esta profissão é ainda um pouco nebulosa em nosso país, mas a demanda cresce a cada dia e, segundo o PMI, devemos ter um déficit de profissionais de gerenciamento de projetos na casa de 1,5 milhões até Imagine quantos destes gerenciando portfólios de grandes empresas. Um desafio e tanto para quem está começando agora, não é mesmo? Deixamos nosso abraço a você e conte com a Projectlab para continuar aprimorando seus conhecimentos!

22 22 Sobre a A Projectlab é uma empresa de capacitação em Gerenciamento de Projetos que visa formar profissionais qualificados para atuarem em um dos mercados mais promissores dos últimos tempos. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se os preparatórios para certificações o PMP, PMI- ACP e EXIN-ASF para métodos ágeis e os cursos e oficinas de capacitação comportamental, como o de gerenciamento de stakeholders. Além das capacitações, a Projectlab oferece consultoria especializada em gerenciamento de projetos, desenvolvendo soluções de última geração para a conquista de resultados excelentes para médiasv e grandes empresas. Organiza eventos especializados, palestras e possui ainda uma loja online onde vende livros, softwares e cursos online para o desenvolvimento profissional do gerente de projetos. Visite nosso site projectlab.com.br.

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 SUMÁRIO Introdução 03 Por que implantar um PMO 04 Boas práticas na implantação do PMO 07 Exemplo de case de sucesso 10 Sobre a Project Builder 13 INTRODUÇÃO A

Leia mais

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP)

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) O Papel dos Projetos nas Empresas PENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIAS IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS PROJETOS DEFININDO

Leia mais

Não Só de Gerenciamento de Projetos Vive o Gerente de Projetos

Não Só de Gerenciamento de Projetos Vive o Gerente de Projetos Não Só de Gerenciamento de Projetos Vive o Gerente de Projetos NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS 2 Índice Introdução Tecnologia e o Gerente de Projetos Governança e Gestão

Leia mais

PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies

PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies PMO VALUE RING Americo Pinto Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies O QUE É O PMO VALUE RING? O PMO VALUE RING é uma metodologia para criar ou reestruturar PMOs. Ela foi criada em conjunto com profissionais

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Por Flávia Ribeiro O gerenciamento de projetos remonta à antiguidade, e como exemplos podemos enumerar as construções das pirâmides do Egito, os canais

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 Prof. JOEL SOUZA E SILVA Curitiba, 29 de novembro de 2016 O QUE É GESTÃO = Atingir Metas MERCADO NEGÓCIO PRODUTO METAS Pessoas

Leia mais

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11 O GUIA COMPLETO Introdução 03 O que são KPIs 05 A importância dos KPIs na gestão de projetos 08 Como definir os KPIs de um projeto 11 Os principais KPIs de um projeto 15 Como monitorar os KPIs de um projeto

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc Portfolio de Atividades Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc A JCB MANAGEMENT. é uma empresa voltada para o segmento de Gerenciamento de Projetos, Planejamento, Controle de Projetos e Produção para

Leia mais

Como selecionar gerentes de projeto

Como selecionar gerentes de projeto Como selecionar gerentes de projeto Author : Mauro Sotille Date : 31 de maio de 2013 Se você busca selecionar gerentes de projeto para implantação em projetos específicos em seu departamento, ou para a

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Introdução...3 Planejamento...6 Mudanças estruturais... 13 O que não pode faltar... 17 Engajando a equipe... 21 Conclusão...

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos Giulliano Polito Os objetivos O objetivo Promover uma discussão sobre os motivos que levam o profissional de gestão de projetos a

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Índice INTRODUÇÃO 1 O QUE FAZ EXATAMENTE UM GERENTE DE PROJETOS? 2 DICAS GERAIS 3 5 PASSOS 4 PASSO 1: INICIANDO

Leia mais

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia Gestão de Projetos Tema 1 A Natureza e a Estrutura da Gestão de Projetos Motivação Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Tecnologia. Mercado. Sociedade. Clientes. Motivação Tecnologia

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

Gestão de Projetos. Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1

Gestão de Projetos. Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1 Gestão de Projetos Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1 Projeto de Longo Prazo Olimpíadas de Pequim Início do Projeto 2001 9000 obras foram executadas 37 estádios e ginásios Construção do maior

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA

ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA Introdução 3 O que é o ROI? 5 Qual a sua importância? 7 Qual a relação do ROI com as métricas ROMI e ROAS? 13 Como calcular o ROI? 16 Conclusão 18 Sobre

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO Preparado por Tim Creasey, Diretor de Inovação A crescente demanda por profissionais de Gestão de Mudanças Formalização de papéis de trabalho Nos

Leia mais

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Delmer Aguiar Cesário, MBA, PMP Gerente de Engenharia / Produto & Processos COMAU LATAM Conceito de Engenharia Conceito de Gestão Gestão: É uma área do conhecimento

Leia mais

SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE MOSE COMPETENCE QUER MELHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA?

SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE MOSE COMPETENCE QUER MELHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA? SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE QUER MELHORAR OS MOSE COMPETENCE RESULTADOS DA SUA EMPRESA? O QUE É A MOSE 1º Certificação do mundo com foco em performance e pequenas organizações A certificação MOSE Competence

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula Gestão de Projetos Mestrado UFRGS Istefani Carísio de Paula Programa 07/03 - Conceitos, definições e método de GP 14/03 Gestão de Portfólio 21/03-Iniciação e Planejamento do projeto 28/03 Planejamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS

Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS Ingresso março 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós em Gestão de Projetos Tem como objetivo preparar profissionais para desenvolver

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h Curso Google Adwords e Marketing Digital Carga horária: 16h Quem Somos A Internet Innovation é a primeira empresa a oferecer uma grade completa de cursos especializados em Comércio Eletrônico e Marketing

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019

5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019 5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019 Author : Mauro Sotille Date : 8 de janeiro de 2019 1 / 6 Gerentes de projeto trazem imenso valor para as organizações. Com o novo ano, surgem novas

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Gestão integrada de projetos

Gestão integrada de projetos www.pwc.com Gestão integrada de projetos Seminário de Tecnologia para rastreabilidade de medicamentos São Paulo, 29 de maio de 2014 O que abordaremos? Tema Proposta tema Desafios para uma gestão das interdependências

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde 5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde Índice Introdução Receba prospects todos os dias. Produza mais

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Workshop: Gerenciamento de Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Agenda Introdução ao Gerenciamento de Identificar e Categorizar Lista de programas e projetos Os programas, projetos e operações alinhados

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Estratégia de TI. A importância do pensamento estratégico para a TI. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. A importância do pensamento estratégico para a TI. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI A importância do pensamento estratégico para a TI 2010 Bridge Consulting Apresentação A importância do

Leia mais

O grande desafio. Planejamento e Gestão de Projetos. Estatísticas do Standish Group... Estatísticas do Standish Group... Por que gerenciar Projetos?

O grande desafio. Planejamento e Gestão de Projetos. Estatísticas do Standish Group... Estatísticas do Standish Group... Por que gerenciar Projetos? MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de Projetos Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Ferramentas para

Leia mais

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter A VISÃO PMI DE GESTÃO DE Agenda» O Mundo dos Projetos» O Project Management Institute Visão Institucional, componentes e credenciais Gestão de Projetos Benefícios» Sucesso e Fracasso de Projetos» Desafios

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

Como Gerenciar Projetos de Desenvolvimento com Eficiência e com Eficácia para Mudar o Mundo Autores:

Como Gerenciar Projetos de Desenvolvimento com Eficiência e com Eficácia para Mudar o Mundo Autores: Como Gerenciar Projetos de Desenvolvimento com Eficiência e com Eficácia para Mudar o Mundo Autores: Celso Ramos (Gerente de Projetos da IPMA Brasil) Juliana Cariello (Gerente de Projetos da IPMA Brasil)

Leia mais

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Bernardo Grassano 1, Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira 2, Mariano Montoni 3 1 Project Builder Av. Rio Branco 123, grupo 612, Centro

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard A Busca da Eficiência BSC Balanced Scorecard Contexto Histórico Planejamento utilizado inicialmente pela administração pública GOVERNOS Planejamento Orçamentário Setor Privado: gerente financeiro da DuPont

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora?

PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora? PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora? As novas tecnologias tem o potencial de melhorar a maneira do mundo funcionar numa dimensão que antes

Leia mais

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada CA Agile Central A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada A capacidade de uma organização de prosperar e crescer na atual economia digital acelerada é medida pela rapidez com que ela

Leia mais

Marco Valadares - DC

Marco Valadares - DC Marco Valadares - DC Diretor da DC, possui experiência como auditor e consultor em empresas multinacionais, além de professor em MBA e cursos de curta duração. Gerencia projetos de implantação e operação

Leia mais