GÁS HILARIANTE: UM RECURSO PARA O CONTROLE DO SOFRIMENTO NA CADEIRA DO DENTISTA *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GÁS HILARIANTE: UM RECURSO PARA O CONTROLE DO SOFRIMENTO NA CADEIRA DO DENTISTA *"

Transcrição

1 GÁS HILARIANTE: UM RECURSO PARA O CONTROLE DO SOFRIMENTO NA CADEIRA DO DENTISTA * MOURA, Larissa da Silva 1 ; CASTRO, Anelise Daher Vaz 2 ; GOULART, Cairenne Silveira Bessa 3 ; BRASILEIRO, Sarah Vieira 4 ; COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da 5 Palavras-chave: Sedação. Óxido nitroso. Comportamento infantil. Introdução A ansiedade e o medo, associados a dor, são os principais fatores responsáveis pelo comportamento inadequado do paciente frente ao tratamento odontológico ou até mesmo a recusa em procurar atendimento odontológico. Os principais fatores geradores de ansiedade e fobia são o medo da aplicação de anestesia local e o uso de instrumentos rotatórios (BARE; DUNDES, 2004). Os estresses físico e psicológico relacionados à anestesia local podem complicar o tratamento odontológico (NICHOLSON et al, 2001). O óxido nitroso foi utilizado pela primeira vez como uma droga de abuso para descontração dos usuários e ficou conhecido como gás do riso ou gás hilariante. Somente em 1844, o óxido nitroso foi utilizado em pacientes (MALAMED; CLARCK, 2003). Atualmente é amplamente utilizado nos Estados Unidos e Europa como técnica de manejo comportamental em Odontologia, sobretudo em pacientes pediátricos (WILSON; ALCAINO, 2011). A sedação inalatória com a mistura de óxido nitroso/oxigênio (N 2 O/O 2 ) é considerada uma técnica segura e eficaz para reduzir ansiedade e melhorar a comunicação entre paciente e profissional (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY, ; KLATCHOIAN et al, 2010). A inalação da mistura gasosa em concentrações clínicas (até 70% de N 2 O/O 2 ) produz um estado de relaxamento, sonolência e sensação de bem-estar (COSTA et al., 2007). * Resumo revisado por Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa. Coordenadora da Ação de Extensão NESO Núcleo de Estudos em Sedação Odontológica, código FO Clínica privada larissa.pediatria@gmail.com 2 Universidade Federal de Goiás anelisedaher@gmail.com 3 Clínica privada cairenne@gmail.com 4 Clínica privada sarah.brasileiro@gmail.com 5 Universidade Federal de Goiás lsucasas@odonto.ufg.br

2 Segundo recomendações nacionais (KLATCHOIAN et al, 2010) e diretrizes internacionais (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENSTISTRY, ; HALLONSTEN et al, 2012) os objetivos da sedação inalatória N 2 O/O 2 incluem a redução ou eliminação da ansiedade. Para o Conselho Federal de Odontologia (Conselho Federal de Odontologia, 2004), Resolução 51/2004, de 30 de abril de 2004, o cirurgião-dentista está apto a realizar a sedação inalatória quando habilitado após realização de curso específico com carga horaria mínima de 96 horas. O objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de sedação inalatória com N 2 O/O 2 como um método seguro e viável no controle da ansiedade no tratamento odontológico ambulatorial, através da descrição de sessões clínicas de atendimento odontológico de criança submetida à sedação inalatória. Metodologia Para descrição da técnica, foi selecionado um caso clínico realizado no Núcleo de Estudos de Sedação em Odontologia (NESO) do Programa de Extensão de Atenção Humanizada de Pacientes com Necessidades Especiais (PAHPE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para seleção do caso clínico, buscou-se um caso de um indivíduo que apresentasse ansiedade e medo odontológico e que tivesse sido submetido a mais de uma sessão clínica de sedação inalatória com N 2 O/O 2, sob constante monitorização do comportamento e desconforto. Foi selecionado o caso clínico de uma criança de 9 anos e 11 meses de idade, sexo feminino, com história de não aceitação de tratamento odontológico anterior, seguido de desmaio, por transtorno de ansiedade grave e medo de agulha, que foi submetida a 3 sessões de sedação inalatória com N 2 O/O 2 para procedimento cirúrgico e restaurador (descrição detalhada do caso na sessão Resultados e Discussão). A avaliação do comportamento e desconforto foi realizada através da monitorização da criança durante a sedação inalatória em três momentos: durante o briefing (momento para fornecer informações sobre o procedimento com demonstração e experimentação do paciente), na 1ª sessão e na 2ª sessão. Em cada um desses momentos, anotava-se os seguintes dados em cada fase do atendimento: a concentração de óxido nitroso fornecida, a saturação de oxigênio, a frequência cardíaca da criança e o escore de comportamento.

3 A concentração de óxido nitroso foi checada no próprio equipamento misturador utilizado (Matrix Parker, MDM); a saturação de oxigênio (SpO2) e a frequência cardíaca (batimentos por minuto bpm) foram mensuradas através de oxímetro de pulso digital (NewTech Fingertip Oximeter) instalado na criança; e o escore de comportamento baseou-se na classificação da escala Ohio State University Behavioral Rating Scale (OSUBRS), que envolve quatro categorias através da observação dos movimentos da cabeça e extremidades, do choro e da resistência física: escore 1 comportamento sem choro e sem movimentos, escore 2 comportamento apresentando choro e sem apresentar movimento, escore 3 comportamento apresentando movimentos, sem apresentar choro, escore 4 comportamento apresentando choro e movimentos (TORRES-PÉREZ et al., 2007). Os escores da escala OSURBS e a frequência cardíaca foram os parâmetros considerados para avaliação do comportamento e desconforto da criança. Os atendimentos odontológicos foram realizados por dois cirurgiões-dentistas especialistas em Odontopediatria e os registros foram anotados por um observador independente. Os atendimentos sob sedação inalatória foram realizados após concordância do responsável legal para realização da técnica e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados e Discussão A criança selecionada para descrição da técnica de sedação inalatória, compareceu ao NESO - UFG acompanhada pela mãe, através de encaminhamento do neuropediatra. A queixa principal relatada pela mãe foi um desmaio sofrido na última vez que a criança havia ido ao dentista, não deixando completar o tratamento. A história médica revelou que a criança teve crises convulsivas, e fazia uso de medicamento anticonvulsivante (Gardenal 35 mg por dia) desde 1 ano de idade, justificadas como consequência de transtorno de ansiedade. Episódios de desmaio frente a procedimentos envolvendo agulhas, como exames laboratoriais, foram relatados como frequentes. Na primeira sessão realizou-se o briefing e realização de exame odontológico completo (profilaxia e exame clínico). As outras duas sessões de tratamento odontológico foram realizadas com intervalo de uma semana entre cada sessão.

4 PROCEDIMENTO A criança apresentou-se com comportamento tranquilo (escore 1) em quase todas as fases dos atendimentos, incluindo a anestesia local (Tabela 1), o que é esperado no controle da ansiedade de crianças submetidas a sedação inalatória (McCANN et al., 1996; TORRES-PÉREZ et al., 2007). O uso da frequência cardíaca pode ser um parâmetro fisiológico para mensuração de dor/estresse e ansiedade (HOWARD et al., 2008; LOUW et al, 2011). A frequência cardíaca da criança atendida apresentou-se quase sempre em níveis basais (62 a 108 bpm) (COSTA et al., 2007) durante as duas sessões de tratamento. Na fase de exame clínico, a frequência cardíaca apresentou reduzida nas sessões de tratamento comparadas ao briefing, sugerindo um relativo conforto da paciente com o uso da técnica ao longo dos atendimentos (Tabela 1). Tabela 1 Monitorização da criança durante as sessões clínicas de atendimento sob sedação inalatória N2O 2/O 2 (%) FC (bpm) SpO 2 Comportamento (OSURBS) SESSÃO 1ª 2ª 3ª 1ª 2ª 3ª 1ª 2ª 3ª 1ª 2ª 3ª Baseline Adaptação da máscara Início sedação Monitorização Exame clínico Profilaxia Anestesia Inicio alta rotação Restauração Exodontia Conclusão As sessões clínicas do caso descrito mostraram significante benefício para criança que apresentava transtorno de ansiedade e medo de agulha, possibilitando um tratamento odontológico satisfatório, sem desconforto e comportamento tranquilo, inclusive para procedimentos invasivos (restauração e extração dentária). A sedação inalatória N2O/O2 para controle de medo e ansiedade para tratamento odontológico pode ser um método seguro e viável.

5 Referências bibliográficas AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Guideline on use of nitrous oxide for pediatric dental patient. Pediatr Dent, v.33, n.6, p , BARE, L.C; DUNDES, L. Strategies for combating dental anxiety. J Dent Educ, v.68, n.11, p , Nov CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Resolução 51/2004. Normas para habilitação do cirurgião-dentista na aplicação da analgesia relativa ou sedação consciente com óxido nitroso. 54p. Disponível em: Acesso em: 07/01/2012 COSTA, P.P.S.; COSTA, L.R.R.S. Farmacologia clínica aplicada à sedação. In: COSTA, L.R.R.S. et al. Sedação em odontologia: desmistificando a sua prática. São Paulo: Artes médicas, p HALLONSTEN, A.L.; et al. EAPD Guidelines on Sedation in Paediatric Dentistry. Disponível em: < Acesso em 08 jan HOWARD, R; CARTER, B.; CURRY,J. et al. Pain assessment. Paediatr Anaesth, v.18, n.1, p.14-18, may, KLATCHOIAN, D.A.; NORONHA, J.C.; TOLEDO, O.A. Adaptação comportamental do paciente odontopediátrico. In: MASSARA, M.L.A.; RÉDUA, P.C.B. Manual de referência para procedimentos clínicos em odontopediatria. São Paulo: Santos, p LOUW, Q.; GRIMMER-SOMERS, K.; SCHRIKK, A. Measuring children's distress during burns dressing changes: literature search for measures appropriate for indigenous children in South Africa. J Pain Res, v.4, p , NICHOLSON, J. W. Pain perception and utility: a comparison of the syringe and computerized local injection techniques. General Dentistry, v. 49, n. 2, p , Mar-Abr MALAMED,S.F.; CLARK, M.S. Nitrous oxide-oxygen: a new look at a very old technique. J Calif Dent Assoc, v.31, n.5, p , McCANN, W.; WILSON, S.; LARSEN, P.; et al. The effects of nitrous oxide on behavior and physiological parameters during conscious sedation with a moderate dose of chloral hydrate and hydroxyzine. Pediatr Dent, v.18, n.1, p.35-41, jan,-fev., TORRES-PÉREZ, J. et al. Comparison of three consious sedation regimens for pediatric dental patients. J Clin Pediatr Dent v.31, p , 2007 WILSON, S.; ALCAINO, E. Survey on sedation in paediatric dentistry: a global perspective. Int J Paediatr Dent, oxford, v. 21, n. 5, p , 2011.

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO FERREIRA JUNIOR, Osmar Martins 1 ; MUNDIM, Ana Paula 2 ; GOMES, Heloisa Sousa 3 ; SAMPAIO, Felipe Calvacanti 4 ; MACHADO, Geovanna de Castro

Leia mais

PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011*

PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011* PERFIL DO ATENDIMENTO REALIZADO NO NESO NO ANO DE 2011* ANABUKI, Anna Alice¹; GOMES, Heloísa de Sousa; MACHADO; Geovanna de Castro Morais; MUNDIM, Ana Paula; COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas sedação.

Leia mais

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO SOB ANESTESIA GERAL NO PROGRAMA DE ATENÇÃO HUMANIZADA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO SOB ANESTESIA GERAL NO PROGRAMA DE ATENÇÃO HUMANIZADA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS TRATAMENTO ODONTOLÓGICO SOB ANESTESIA GERAL NO PROGRAMA DE ATENÇÃO HUMANIZADA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS MUNIZ, Daniele Regozino 1 ; VIANA, Karolline Alves 2 ; EUZÉBIO, Ludmilla Ferreira 3 ;

Leia mais

SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO E OXIGÊNIO (N 2 CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE / OXIGEN (N 2 ): CLINICAL EVALUATION THROUGH OXIMETRY

SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO E OXIGÊNIO (N 2 CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE / OXIGEN (N 2 ): CLINICAL EVALUATION THROUGH OXIMETRY CDD: 617.6 SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO E OXIGÊNIO (N 2 ): AVALIAÇÃO CLÍNICA PELA OXIMETRIA CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE / OXIGEN (N 2 ): CLINICAL EVALUATION THROUGH OXIMETRY Gislaine

Leia mais

Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico

Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico Denise Espíndola ANTUNES; Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da COSTA; Cristiana

Leia mais

Palavras-chave: Educação em Saúde, Acolhimento, Odontopediatria, Equipe interdisciplinar.

Palavras-chave: Educação em Saúde, Acolhimento, Odontopediatria, Equipe interdisciplinar. ACOLHIMENTO HUMANIZADO: OPORTUNIDADE PARA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE * MIRANDA, Daniella¹; CORTINES, Andréa Araujo de Oliveira²; FRANÇA, Ellia Christinne de Lima 3; CARNEIRO, Gabriela Marques 4 ; BESSA, Kênia

Leia mais

CONSENT FORM PARENT ON BEHALF OF CHILD

CONSENT FORM PARENT ON BEHALF OF CHILD CONSENT FORM PARENT ON BEHALF OF CHILD PROJETO NASO Termo de Consentimento Livre e Esclarecido CRIANÇA Participante N Você é convidada(o) a autorizar que seu filho(a) participe da pesquisa Eficácia, segurança

Leia mais

Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais Conselho Federal de Odontologia RESOLUÇÃO Nº 51, DE 30 DE ABRIL DE 2004

Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais Conselho Federal de Odontologia RESOLUÇÃO Nº 51, DE 30 DE ABRIL DE 2004 Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais Conselho Federal de Odontologia RESOLUÇÃO Nº 51, DE 30 DE ABRIL DE 2004 Baixa normas para habilitação do CD na aplicação da analgesia relativa

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA PLANO DE ENSINO Curso Teórico Laboratorial de Odontopediatria Ano 2016 Curso Mensal em 6 módulos Sexta-feira: 8:00hrs às 12:00hrs e 14:00hrs às 18:00hrs

Leia mais

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR Ingrid Claudino Ribeiro; Nara Régia da Silva Domingos; Naiane Vieira Campos; Diego

Leia mais

O USO DO ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA

O USO DO ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA O USO DO ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA Larissa Moreira Cunha¹; Ana Beatriz Guedes Quirino¹; Adricia Kelly Marques Bento¹; Kelvin Saldanha Lopes¹; Maikon Nogueira Lima¹; Luiz Filipe Barbosa Martins 2

Leia mais

ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1

ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1 177 ANSIEDADE FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PSFS DO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA 1 Guilherme Saporetti Filho 2, Bernardo Sollar Godoi 2, Daniel Silvério da Silva 2, Augusto Provensani de Almeida da Cunha

Leia mais

Eficácia e segurança da sedação consciente com óxido nitroso no tratamento pediátrico odontológico: uma revisão de estudos clínicos

Eficácia e segurança da sedação consciente com óxido nitroso no tratamento pediátrico odontológico: uma revisão de estudos clínicos JOURNAL OF ORAL INVESTIGATIONS Eficácia e segurança da sedação consciente com óxido nitroso no tratamento pediátrico odontológico: uma revisão de estudos clínicos Effectiveness and safety of nitrous oxide

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva I N C O R C R I A N Ç A Anestesia em cirurgia cardíaca pediátrica A anestesia é um dos elementos fundamentais no cuidado dos pacientes que serão submetidos a cirurgia cardíaca para tratamento de cardiopatias

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Escalas, Comportamento Infantil, Catastrofização, Estudos de Validação

PALAVRAS-CHAVE: Escalas, Comportamento Infantil, Catastrofização, Estudos de Validação Adaptação Transcultural da Versão Brasileira da Pain Catastrophizing Scale- Parents Julianna Amaral CAVALCANTE, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da COSTA (Orientadora), Sarah Vieira BRASILEIRO Faculdade

Leia mais

O Uso do Óxido Nitroso como uma Opção no Controle de Comportamento em Odontopediatria

O Uso do Óxido Nitroso como uma Opção no Controle de Comportamento em Odontopediatria REVISÃO DA LITERATURA O Uso do Óxido Nitroso como uma Opção no Controle de Comportamento em Odontopediatria The Use of Nitrous Oxide as an Option in Behavior Management Technique in Children Dentistry

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS

ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS Rosany Larissa Brito de Oliveira Cirurgiã-Dentista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Cristiana Marinho de Jesus-França

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Cristiana Marinho de Jesus-França UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Cristiana Marinho de Jesus-França MIDAZOLAM ORAL NA SEDAÇÃO MODERADA DE CRIANÇAS DE UM A TRÊS ANOS DURANTE O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Leia mais

I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE?

I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE? I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE? André P. Schmidt, MD, PhD, TSA/SBA Co-responsável pelo CET do

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN I Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

O USO DO ÓXIDO NITROSO/OXIGÊNIO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

O USO DO ÓXIDO NITROSO/OXIGÊNIO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA MARIA CATARINA DA COSTA NETA O USO DO ÓXIDO NITROSO/OXIGÊNIO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA CAMPINA

Leia mais

Avaliação da relação entre procedimentos odontológicos e comportamento infantil

Avaliação da relação entre procedimentos odontológicos e comportamento infantil ISSN 1981-3708 Avaliação da relação entre procedimentos odontológicos e comportamento infantil Evaluation of the dental procedures and child behavior Radamés B. MELO 1, Felipe C. LIMA 2, Giovanna M. MOURA

Leia mais

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é?

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é? 1/5 O presente Termo de Ciência de Consentimento para Procedimento Anestésico tem o objetivo de informar ao paciente e/ou responsável, quanto ao procedimento anestésico ao qual será submetido, complementando

Leia mais

Anestesia fora do Centro Cirúrgico

Anestesia fora do Centro Cirúrgico Jornada Paulista de Anestesia Pediátrica 2006 Anestesia fora do Centro Cirúrgico Profa Dra Norma Sueli Pinheiro Módolo UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Depto. de Anestesiologia Anestesia fora do

Leia mais

Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria: ANSIOLÍTICOS

Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria: ANSIOLÍTICOS Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria: Disciplina de Odontopediatria Alunos: Aline Ueno André Cardoso Carolina Renani Liz Anne Gonçalves Vaiciulis Nathalia Félix Fernanda Fachini Maria Mariante

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

The Use of Benzodiazepines and N 2

The Use of Benzodiazepines and N 2 Revisões de Literatura / Bibliography Review O uso de Benzodiazepínicos e N 2 na sedação consciente em Odontopediatria The Use of Benzodiazepines and N 2 at Conscious Sedation In Pediatric Dentistry Lorena

Leia mais

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A 2 0 1 8-2 0 2 0 OBJETIVOS DO CURSO N O S S O C U R S O T E M C O M O O B J E T I V O O D I A G N Ó S T I C O, A P

Leia mais

A musicoterapia como agente de controle da ansiedade durante procedimentos odontológicos: projeto piloto

A musicoterapia como agente de controle da ansiedade durante procedimentos odontológicos: projeto piloto A musicoterapia como agente de controle da ansiedade durante procedimentos odontológicos: projeto piloto Eduarda Floriano de Oliveira 1 Vinícius Lange dos Santos 2 Ferdinando de Conto 3 Gisele Rovani 4

Leia mais

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade)

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO  - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade) PRÉ E PÓS-TESTE Data / / PRÉ-TESTE PÓS-TESTE Curso Médico Curso Profissional de Saúde Local (Hospital e cidade) Nome do aluno 01. Quais situações abaixo indicam maior possibilidade de o recém-nascido (RN)

Leia mais

CONTROLE COMPORTAMENTAL EM ODONTOPEDIATRIA COM O AUXÍLIO DE FÁRMACOS: QUANDO E COMO INDICAR.

CONTROLE COMPORTAMENTAL EM ODONTOPEDIATRIA COM O AUXÍLIO DE FÁRMACOS: QUANDO E COMO INDICAR. CONTROLE COMPORTAMENTAL EM ODONTOPEDIATRIA COM O AUXÍLIO DE FÁRMACOS: QUANDO E COMO INDICAR. BEHAVIOR CONTROL IN PEDIATRIC DENTISTRY WITH DRUG AID: WHEN AND HOW TO INDICATE. Thais Pinto Pimentel Graduada

Leia mais

Fatores relacionados ao uso de diferentes métodos de contenção em pacientes portadores de necessidades especiais

Fatores relacionados ao uso de diferentes métodos de contenção em pacientes portadores de necessidades especiais Fatores relacionados ao uso de diferentes métodos de contenção em pacientes portadores de necessidades especiais Factors related to the restraint methods used in disabled persons Ana Cristina Borges de

Leia mais

Departamento de Clínica Infantil, Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP, Brasil 2

Departamento de Clínica Infantil, Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP, Brasil 2 ISSNe 2178-1990 Sedação consciente: um recurso coadjuvante no atendimento odontológico de crianças não cooperativas Conscious sedation: a backup resource for providing dental care to uncooperative children

Leia mais

Técnicas de Controle do Comportamento do Paciente Infantil: Revisão de Literatura

Técnicas de Controle do Comportamento do Paciente Infantil: Revisão de Literatura ISSN - 1519-0501 DOI: 10.4034/1519.0501.2009.0092.0019 Técnicas de Controle do Comportamento do Paciente Infantil: Revisão de Literatura Techniques for Controlling the Behavior of Pediatric Patients -

Leia mais

CURSOS ICMDS Sedação Consciente Inalatória

CURSOS ICMDS Sedação Consciente Inalatória CURSOS ICMDS Sedação Consciente Inalatória OBJECTIVOS GERAIS Capacitar o formando na utilização da técnica de Sedação Consciente Inalatória; Aplicar esta competência na rotina diária do seu consultório;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAQUELINE DE OLIVEIRA SCHNEIDER ABORDAGEM DA ANSIEDADE EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAQUELINE DE OLIVEIRA SCHNEIDER ABORDAGEM DA ANSIEDADE EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAQUELINE DE OLIVEIRA SCHNEIDER ABORDAGEM DA ANSIEDADE EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA CURITIBA 2013 JAQUELINE DE OLIVEIRA SCHNEIDER ABORDAGEM DA ANSIEDADE EM ODONTOPEDIATRIA:

Leia mais

Um jeito simples e suave de Anestesiar

Um jeito simples e suave de Anestesiar Anestesia dental sem uso de agulhas Agora é Possível Sistema de Anestesia Sem Agulhas Um jeito simples e suave de Anestesiar MEDO DE AGULHA? OFEREÇA CONFORTO A SEUS PACIENTES NO MOMENTO DA ANESTESIA...

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017 A endoscopia terapêutica tem se tornado cada vez mais invasiva, realizando procedimentos que muito se assemelham a cirurgias, por sua complexidade, dificuldade técnica, tempo de execução e possibilidade

Leia mais

PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA. Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia

PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA. Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia Versão 2017 2 Objetivos Sistematização, de maneira objetiva,

Leia mais

Associação entre dor e comportamento de crianças submetidas a tratamento odontológico sob sedação moderada ou estabilização protetora 1

Associação entre dor e comportamento de crianças submetidas a tratamento odontológico sob sedação moderada ou estabilização protetora 1 Associação entre dor e comportamento de crianças submetidas a tratamento odontológico sob sedação moderada ou estabilização protetora 1 Anna Alice Anabuki 2, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa

Leia mais

GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO ASSOCIAÇÃO DE FATORES INDIVIDUAIS E FAMILIARES COM O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA NA SEDAÇÃO ODONTOPEDIÁTRICA

GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO ASSOCIAÇÃO DE FATORES INDIVIDUAIS E FAMILIARES COM O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA NA SEDAÇÃO ODONTOPEDIÁTRICA GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO ASSOCIAÇÃO DE FATORES INDIVIDUAIS E FAMILIARES COM O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA NA SEDAÇÃO ODONTOPEDIÁTRICA GOIÂNIA 2016 TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR

Leia mais

Cirurgiã-Dentista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial EBSERH UFAL Maceió, AL

Cirurgiã-Dentista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial EBSERH UFAL Maceió, AL ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS PLAY THERAPY FOR THE PROMOTION OF ORAL HEALTH IN HOSPITALIZED CHILDREN AND ADOLESCENTS Rosany

Leia mais

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS Descrição da Elegibilidade 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador

Leia mais

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 BRASIL SORRIDENTE Conjunto de ações que visam a melhoria da saúde bucal do brasileiro 17/03/04 Frente de ação são os Centros de Especialidades Odontológicas

Leia mais

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL Autores: Carvalho A.; Monteiro C., Cunha I.,; Pedregal S.; Freire A.; Gonçalves N.;

Leia mais

Nos últimos anos, vem sendo desenvolvidas novas tecnologias em materiais

Nos últimos anos, vem sendo desenvolvidas novas tecnologias em materiais ARTIGO ORIGINAL Percepção de responsáveis sobre medo odontológico e técnica alternativa para remoção de cárie The caregivers perception of dental fear and alternative technique for caries removal Fernanda

Leia mais

FRANCISCO ALÍCIO MENDES. Análise qualitativa da sedação consciente em pacientes odontofóbicos

FRANCISCO ALÍCIO MENDES. Análise qualitativa da sedação consciente em pacientes odontofóbicos FRANCISCO ALÍCIO MENDES Análise qualitativa da sedação consciente em pacientes odontofóbicos São Paulo 2012 FRANCISCO ALÍCIO MENDES Análise qualitativa da sedação consciente em pacientes odontofóbicos

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Criança; Midazolam; Odontologia. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Criança; Midazolam; Odontologia. INTRODUÇÃO As repercussões sistêmicas do uso de um benzodiazepínico no controle da ansiedade durante o tratamento odontopediátrico Revisão de literatura. COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

O USO DA CONTENÇÃO FÍSICA COMO TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE BEBÊS: REVISÃO DE LITERATURA.

O USO DA CONTENÇÃO FÍSICA COMO TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE BEBÊS: REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984-8153) 31 O USO DA CONTENÇÃO FÍSICA COMO TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE BEBÊS: REVISÃO DE LITERATURA. USE OF PHYSICAL RESTRAINT AS MANAGEMENT

Leia mais

Roberta Frasson Macarini

Roberta Frasson Macarini Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Graduação em Odontologia PERFIL DO CIRURGIÃO-DENTISTA QUE UTILIZA SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO EM SANTA CATARINA Roberta Frasson Macarini Florianópolis 2015

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias Odontologia TCC em Re-vista 2010 107 FIOD JÚNIOR, João Alexandre 15. Avaliação da temperatura e da capacidade de corte da ponta diamantada CVDENTUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após

Leia mais

REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE

REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE ANO 2016 VOLUME 1 EDIÇÃO 1 ISSN: XXXX-XXXX Artigo Original MANEJO DE CRIANÇAS DE DIFÍCIL COMPORTAMENTO NAS FACULDADES DE ODONTOLOGIA BRASILEIRAS MANAGEMENT OF DIFFICULT

Leia mais

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO TREINAMENTO A maioria das PCRs intra-hospitalares são evitáveis (~ 85%) Até 70% são secundárias a insuficiência respiratória ou deterioração neurológica. Porque as PCRs não são evitadas? Atraso diagnóstico

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Efeito do Hidrato de Cloral e do Diazepam em Crianças Não Cooperativas ao Tratamento Odontológico

Efeito do Hidrato de Cloral e do Diazepam em Crianças Não Cooperativas ao Tratamento Odontológico Maria Beatriz Duarte Gavião* Regina Maria Puppin Rontani** Luciano José Pereira*** Flávia Riqueto Gambareli**** Raimundo Vicente de Sousa***** CASO CLÍNICO Efeito do Hidrato de Cloral e do Diazepam em

Leia mais

PROJETO RESGATANDO SORRISOS

PROJETO RESGATANDO SORRISOS PROJETO RESGATANDO SORRISOS Ludmilla Sant Anna de Moraes Especialista em Prótese Dentária Habilitação em Pacientes Especiais Ser diferente não é um problema. O problema é ser tratado diferente. DEFICIÊNCIA

Leia mais

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Drogas que afetam o sistema nervoso Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente O cérebro e a medula espinhal compõe o sistema nervoso central. Cada nervo do sistema nervoso é composto por uma

Leia mais

saúde bucal no estado de São Paulo

saúde bucal no estado de São Paulo O retrato da saúde bucal no estado de São Paulo Estudo feito com 17.560 pessoas em 162 municípios revela indicadores surpreendentes sobre as condições bucais da população paulista em 2015 24 REVISTA do

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN III Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

BIANCA CARNEIRO VASCONCELOS GABRIELLE MARIE MONTE BRAGA

BIANCA CARNEIRO VASCONCELOS GABRIELLE MARIE MONTE BRAGA BIANCA CARNEIRO VASCONCELOS GABRIELLE MARIE MONTE BRAGA PERCEPÇÃO DOS PAIS COM RELAÇÃO À PREVALÊNCIA DE MEDO E/OU ANSIEDADE RELACIONADOS À VISITA AO DENTISTA EM CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS ATENDIDAS NA DISCIPLINA

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

Psicologia e Odontopediatria: contextualização da interdisciplinaridade no Brasil

Psicologia e Odontopediatria: contextualização da interdisciplinaridade no Brasil Aletheia v.49, n.2, p.76-88, jul./dez. 2016 Psicologia e Odontopediatria: contextualização da interdisciplinaridade no Brasil Maximiano Ferreira Tovo Elise Sasso Faccin Aline Groff Vivian Resumo: A adaptação

Leia mais

SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE IN PEDIATRIC DENTAL CLINIC

SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE IN PEDIATRIC DENTAL CLINIC Artigos de Revisão / Review Articles SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA CONSCIOUS SEDATION WITH NITROUS OXIDE IN PEDIATRIC DENTAL CLINIC Victor de Miranda Ladewig1, Sandra

Leia mais

Comparação e Avaliação da Concordância entre Pressão Arterial Periférica (Casual e Ambulatorial) em Idosas Fisicamente Ativas

Comparação e Avaliação da Concordância entre Pressão Arterial Periférica (Casual e Ambulatorial) em Idosas Fisicamente Ativas Comparação e Avaliação da Concordância entre Pressão Arterial Periférica (Casual e Ambulatorial) em Idosas Fisicamente Ativas Andressa Moura Costa 1 (IC)*, Christoffer Novais de Farias Silva 2 (IC), Camilla

Leia mais

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 Objetivo principal Possibilitar um atendimento odontológico de excelência no período gestacional pautado pela literatura científica

Leia mais

Percepção do estudante de Odontologia sobre os fatores estressores relacionados ao atendimento infantil

Percepção do estudante de Odontologia sobre os fatores estressores relacionados ao atendimento infantil ARTIGOS ORIGINAIS / Original Articles Percepção do estudante de Odontologia sobre os fatores estressores relacionados ao atendimento infantil Dental student s perception on stressing factors related to

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS KAYANE DIAS CUBA 1 ;LIZANDRA COPETTI DUARTE 2 ; CAMILA PORTELA CASSOLA

Leia mais

PoliticaAssistencial. Política das Recuperações Anestésicas da SBIBAE

PoliticaAssistencial. Política das Recuperações Anestésicas da SBIBAE INTRODUÇÃO Diretriz que estabelece as normas e condições para o adequado atendimento nas unidades de Recuperação Anestésica (RA) do Hospital Israelita Albert Einstein, definindo os critérios para admissão

Leia mais

Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS

Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS ANALGESIA DE PARTO O que é o trabalho de parto? O que é a dor do trabalho de parto? Porque aliviar a dor

Leia mais

ANEXO DA DECISÃO CFO-44/2014

ANEXO DA DECISÃO CFO-44/2014 Fls. 1/7 ANEXO DA DECISÃO -44/2014 1 18725/2013 RJ 2 25949/2012 PR Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho - ABOT Faculdade Ingá/Uningá - Unidade Pós- Graduação em Arapongas 3 9110/2014 SP -Patrícia

Leia mais

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos ESTRUTURA CURRICULAR Habilitação: Bacharelado em Odontologia Carga horária total do curso: 4.383 Horas Turno de Aplicação: Integral Regime: Semestral Vigência: 1º semestre de 2011 Tempo de integralização:

Leia mais

AUTORES RESUMO. Introdução

AUTORES RESUMO. Introdução terapêutica Comparação de dois sistemas anestésicos Comparison of two anesthetic systems Introdução O controlo da dor e ansiedade constituem um dos aspectos mais importantes para que a criança apresente

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN IV Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

ABORDAGEM ANESTÉSICA DE EXODONTIA DE INCISIVOS INFERIORES EM COELHO - RELATO DE CASO

ABORDAGEM ANESTÉSICA DE EXODONTIA DE INCISIVOS INFERIORES EM COELHO - RELATO DE CASO 1 ABORDAGEM ANESTÉSICA DE EXODONTIA DE INCISIVOS INFERIORES EM COELHO - RELATO DE CASO BEATRIZ GUERREIRO GIESE¹, FRANCISCO DE ASSIS BATISTA JUNIOR¹, VICTOR HUGO FLORES BERNARDES¹, JOÃO EDINALDO DA SILVA

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XVIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite

Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite Projeto de Extensão: Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua Organizadoras Profa. Dra. Patricia Maria Zarzar

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. OLIVEIRA, Adna Carolina Marques de 1 ; BARBOSA, Danilo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE Prezado Cliente, seja bem-vindo! A DENTAL CARE lhe recebe com grande satisfação. A partir de agora, você e sua família têm à disposição uma empresa dedicada à assistência

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE LARISSA DA SILVA MOURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE LARISSA DA SILVA MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE LARISSA DA SILVA MOURA Análise de três escalas observacionais utilizadas para avaliação do comportamento de crianças durante

Leia mais

CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO BIOBANCO

CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO BIOBANCO Resolução do Colegiado do N o 003/2016.2 Institui o Regulamento do Biobanco de Dentes Humanos da UNIME REGULAMENTA: O Colegiado do da Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde mantida pela UNIME União

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

Plano Odontológico OMINT Manual do Beneficiário Versão Dez-2011

Plano Odontológico OMINT Manual do Beneficiário Versão Dez-2011 1. Apresentação 2. A Odontologia na OMINT 3. Coberturas dos Planos Odontológicos 3.1. Especialidades Odontológicas cobertas em todos os Planos 3.2. Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares 3.3. Prótese

Leia mais

PERFIL DO MEDO APRESENTADO POR CRIANÇAS FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

PERFIL DO MEDO APRESENTADO POR CRIANÇAS FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO Vol.29,n.3,pp.23-27 (Jan Mar 2017) Revista UNINGÁ Review PERFIL DO APRESENTADO POR CRIANÇAS FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO PROFILE OF FEAR PRESENTED BY CHILDREN FRONT DENTAL TREATMENT TAMARA DA SILVA

Leia mais

O futuro está nas suas mãos

O futuro está nas suas mãos ANESTESIA CONTROLO DA DOR DESINFEÇÃO & HIGIENE CIRURGIA RESTAURAÇÃO & PRÓTESES O futuro está nas suas mãos Uma clinica SEM DOR www.inibsa.pt SABIA QUE... 9 em cada 10 pacientes declaram sofrer de ansiedade

Leia mais

curso dentes inclusos 4ª edição learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro

curso dentes inclusos 4ª edição learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro Dárcio Fonseca Formado no ISCS-Sul em 1997 Fellowship em Implant Dentistry pela Universidade Miami Pós-graduações em Implantologia Avançada e Reabilitação

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

Módulo Opcional de Aprendizagem

Módulo Opcional de Aprendizagem Anexo 09 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Identificação Módulo Opcional

Leia mais

Efeitos do Controle Aversivo no Contexto de Tratamento Odontopediátrico

Efeitos do Controle Aversivo no Contexto de Tratamento Odontopediátrico Interação em Psicologia, 2008, 12(1), p. 51-58 51 Efeitos do Controle Aversivo no Contexto de Tratamento Odontopediátrico Gustavo Sattolo Rolim Antonio Bento Alves de Moraes Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Criança, Cárie Dentária, Qualidade de vida. INTRODUÇÃO Percepção dos pais sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças atendidas no complexo odontólogico do Centro Universitário Católica de Quixadá. PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

Leia mais

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL ROSSATO, P. T. 1, JARDIM, F. C. 2, MEDEIROS, O. M. 3, MAGLIONE, R. L. 4, ZAGO, A.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA GEOVANNA DE CASTRO MORAIS MACHADO Urgência odontológica na primeira infância: perfil do atendimento das Unidades

Leia mais