Projeto pedagógico da AC em Estudos Jurídicos (F. Direito/UFBA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto pedagógico da AC em Estudos Jurídicos (F. Direito/UFBA)"

Transcrição

1 149 - ESTUDOS JURÍDICOS Apresentação A área de concentração em estudos jurídicos é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos jurídicos básicos, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do(s) BI(s) de Humanidades. Assim, a área de concentração em estudos jurídicos se constitui num importante elemento de formação humanística do alunado, abrindo espaço para a progressão linear para a graduação completa em Direito, ou para um mestrado, ou, ainda, permitindo, com o só bacharelado, a formação profissionalizante para o exercício de atividades que exijam conhecimentos jurídicos básicos e fundamentais para a ocupação de diversos espaços sociais não exigentes da graduação em Direito, como educação formal linear. Projeto pedagógico da AC em Estudos Jurídicos (F. Direito/UFBA) Matriz Curricular AC em Estudos Jurídicos 4o. semestre 5o. semestre 6o. semestre DIR213 Ciência Política DIRA45 Teoria do Direito I DIRA75 Metodologia de Pesquisa em Direito DIR005 Direito Constitucional I * DIR030 Teoria Geral do Processo ** DIRA81 Teoria do Direito II DIR007 Direitos Fundamentais Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) Optativa da AC (OC) O estudante vinculado à AC em Estudos Jurídicos deve cumprir, além dos 5 componentes obrigatórios do BIH (HACA01, HACA03, HACA34, LETE43 e LETE45), mais 6 obrigatórios da AC em Estudos Jurídicos (DIR007, DIR030, DIR213, DIRA45, DIRA75, DIRA79 e DIRA81).

2 Deve cumprir também 8 componentes optativos da AC (OC), entre os seguintes: DIR012, DIR015, DIR018, DIR031, DIR034, DIR035, DIR043, DIR190, DIR193, DIRA54, DIRA74, DIRA80, DIRA82, DIRA86, DIRA90 e DIRA95. Deve cumprir ainda 3 componentes optativos de Grande Área (OG), entre componentes com código HAC, EDC, ADM, ECO, COM, DIR, FCH, IPS. Além dos 3 entre 5 Estudos (Sociedades, Cultura, Desenvolvimento, Poderes e Subjetividades), 2 componentes científicos (OY) e 2 artísticos (OZ). E Atividade Complementar de 360hs, referente ao período integral do BI, do 1o. ao 6o. semestre. Disciplinas da AC em Estudos Jurídicos ofertadas em : DIR007 Direitos Fundamentais (OB) Conceito, fundamentos, Evolução e Significado Contemporâneo. Os Direitos, Garantias e Deveres: Individuais e Coletivos, Sociais, da Nacionalidade e Políticos. Direitos dos Índios e de Outras Minorias DIR213 Ciência Política (OB) Conceito de Ciência Política. Ciência Política e Teoria do Estado. Evolução Histórica do Pensamento Político: Grécia, Roma, Idades Média e Moderna. Pensamento Político Contemporâneo. Origem e Evolução do Estado. Estado Moderno. Estado Contemporâneo. Função Social do Estado Contemporâneo. Elementos do Estado. Formas de Estado e de Governo. Regimes Políticos. Investidura dos Governantes. Partidos Políticos. Formação do Estado Brasileiro. DIRA45 Teoria do Direito I (OB) Introdução ao Estudo do Direito. Norma Jurídica. Ordenamento Jurídico. Fontes do Direito. Interpretação Jurídica e Linguagem Normativa. Integração. Aplicação do Direito. Conceitos Jurídicos Fundamentais. Enciclopédia Jurídica. DIRA75 Metodologia de Pesquisa em Direito (OB) Compreender e discutir as bases do desenvolvimento da atividade de pesquisa jurídica e aplicar, através de exercícios práticos, as técnicas e procedimentos específicos de planejamento e de investigação, utilizando-a como instrumento de produção e de renovação do conhecimento do Direito. Entender a

3 estrutura do relatório final de pesquisa e o conteúdo de cada uma de suas partes. * * DIR005 (OB) == DIRA79 Teoria da Organização e Constituição do Estado Constituição: Conceito e Posição no Quadro Geral do Direito. Sentido Formal e Material. Estrutura. Classificação das Constituições. Sistemas Constitucionais. Poder Constituinte e Poder de Reforma. Limitações. Constituições Brasileiras. Distribuição de Competência. Supremacia da Constituiçã.o Estrutura do Estado Brasileiro. União. Distrito Federal. Estado-Membro. Constituição Estadual. Município. Intervenção Federal e Estadual. Obs: a disciplina DIR005 não é mais oferecida pela Faculdade de Direito. Em seu lugar, a disciplina DIR079 já tem equivalência automática com DIR005. * ** DIR030 Teoria Geral do Processo (OB) == DIRA87 Teoria do Processo Estudo dos conceitos fundamentais e da trilogia estrutural do processo: ação, jurisdição e processo. Obs: A disciplina DIR087 tem equivalência à disciplina DIR030. O estudante pode se cursar qualquer das duas disciplinas. DIRA81 Teoria do Direito II (OB) O Problema da Ciência do Direito. Jusnaturalismo. Positivismo Jurídico. Escola de Exegese. Sociologismo Jurídico. Teoria Pura do Direito. Teoria Egológica do Direito. Teoria Tridimensional do Direito. Disciplinas optativas da AC Estudos Jurídicos DIR015 Direitos de Familia (OC) Direito de Família: características, definição e conteúdo. Os novos rumos do Direito de Família A família: disciplina jurídica na perspectiva civilconstitucional. O casamento: natureza jurídica, pressupostos, impedimentos, formas e prova. A união estável. Dissolução da sociedade conjugal e do casamento: separação e divórcio.espécies e regulamentação legal. Relações de Parentesco e filiação. Alimentos: princípios e regras. Tutela, Curatela e Ausência: exercício, efeitos e sistemática jurídica DIR031 Direito Administrativo I (OC) Conceito. Campo de Aplicação. História. Fontes. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo. Regime Jurídico-Administrativo. Serviço Público.

4 Serviços de Relevância Pública. Organização Administrativa. Órgãos Administrativos. Função Pública. DIR034 Direito Ambiental (OC) Ecologia e Meio Ambiente. A Crise Ambiental. O Movimento Ecológico. Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável. Biodiversidade. O Processo Ecológico Transindividual. Direito Ambiental. Conceito. Fontes. Princípios. Campos de Avaliação. O Direito, os Recursos Ambientais e o Desenvolvimento. Direito Ambiental Brasileiro: Sede Constitucional e Relevância. Direito Ambiental Comparado. A Tutela Administrativa e Judicial do Meio Ambiente. DIR035 Direito Tributário I (OC) O Fenômeno Tributário. O Sistema Tributário: Direito Tributário Constitucional. A Teoria da Relação Jurídica Tributária e do Crédito Tributário. A Administração Tributária. DIR043 Direito do Trabalho I (OC) Teoria geral do Direito do Trabalho (noções gerais de história, conceito, divisão, princípios, fontes e interpretação). Contrato Individual de Trabalho (ajuste, modalidades, execução, remuneração, estabilidades e extinção) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e Seguro Desemprego DIR190 Hermenêutica Jurídica (OC) Modos de produção do Direito e os instrumentos hermenêuticos. Hermenêutica e construção do Direito. Hermenêutica jurídica e jurisprudência. Lógica jurídica e hermenêutica. DIRA54 Direito e Movimentos Sociais (OC) Abordagem das matrizes teóricas dos movimentos sociais, modelos clássicos e contemporâneos, e suas interfaces com o fenômeno jurídico, especialmente com o conceito de sujeitos coletivos de direito, poder normativo dos grupos sociais, ação coletiva. Reflexão sobre experiências sociais de criação de novos direitos e novas formas de organização social da liberdade: os Direitos Humanos, o pluralismo Jurídico, direito de resistência e desobediência civil. Caracterização dos modelos e experiências dos movimentos sociais norteamericano, europeu e latino-americano.

5 DIRA74 História do Direito (OC) Caracteres da história do direito. Temas da história do direito. Direito antigo. Direito greco-latino. Direito medieval. Direito moderno. História do Direito Brasileiro. As ordenações portuguesas. A organização jurídica do Brasil Colonial. As legislações imperiais. As legislações republicanas e a nova ordem constitucional. DIRA80 Sociologia Jurídica (OC) Fundamentos da Sociologia jurídica. Direito e controle social. Direito e Mudança Social. Estratificação social e direito. A relação do Direito com os fenômenos sociais. DIRA82 Teoria Geral do Direito Civil I (OC) Direito Civil. Breve Histórico. Codificação, Consolidação e Microssistemas. Lei de Introdução ao Código Civil. Pessoa Física e Pessoas Jurídicas. Direitos da Personalidade. Objeto dos Direitos. Os Bens. A teoria da relação jurídica. DIRA83 Teoria do Direito Penal I (OC) Propedêutica penal. Conceito de direito penal e principais linhas de seu desenvolvimento histórico. Direito penal objetivo. A norma penal. Fontes. Interpretação. Esfera de aplicabilidade da lei penal. Introdução à teoria geral do crime.categorias de crimes. DIRA86 Teoria Geral do Direito Civil II (OC) Teoria do Negócio Jurídico. Elementos Essenciais e Acidentais. Termo, encargo, condição e a pressuposição. Classificação. Prova e Representação. Defeitos dos Negócios Jurídicos. Os Vícios de Vontade no Novo Código Civil. Teoria da Invalidação. Inexistência, Nulidade, Anulabilidade. Extinção dos Direitos. Prescrição e Decadência DIRA88 Teoria do Direito Penal II (OC) Continuação da teoria geral do crime. Ilicitude. Culpabilidade. Introdução à teoria da pena.

6 DIRA90 Direito das Obrigações (OC) Direitos pessoais e direitos reais: distinção. A relação obrigacional. Evolução histórica. Elementos. Espécies. Classificação das prestações. Conteúdo das prestações. Extinção das obrigações. Teoria do pagamento. Prova e quitação. Espécies de pagamento. Pagamento indevido. Inadimplemento e suas consequências. Mora e inadimplemento absoluto. Cláusula penal. Transmissão das obrigações. DIRA95 Direito Empresarial (OC) Noções e fontes. Atos de comércio. Teoria da empresa Empresário (comerciante) Capacidade para comerciar - Impedimentos Proibições a empresa nome empresarial colaboradores (auxiliares da empresa) Obrigações profissionais do comerciante Identificação da empresa Nome empresarial Fundo de comércio Registro de comércio Alienação do estabelecimento Locação empresarial Títulos de crédito. Para mais informações, dúvidas, sugestões, ver Projeto Pedagógico e Matriz Curricular da Área e também entrar em contato com Ponciano de Carvalho, professor da Faculdade de Direito e coordenador da área de concentração em Estudos Jurídicos, pelo poncianodecarvalho@yahoo.com.br

145 - POLÍTICAS E GESTÃO DA CULTURA. Apresentação

145 - POLÍTICAS E GESTÃO DA CULTURA. Apresentação 145 - POLÍTICAS E GESTÃO DA CULTURA Apresentação A Área de Concentração em Políticas e Gestão da Cultura é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar

Leia mais

147 - ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E DO COMPORTAMENTO HUMANO

147 - ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E DO COMPORTAMENTO HUMANO 147 - ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E DO COMPORTAMENTO HUMANO Apresentação A Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC- ESCH) foi criada pelo Instituto de Psicologia em

Leia mais

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17 STJ00040754 Sultlário Nota, 17 Parte I - Teoria do Direito, 19 1 CONCEITO DE DIREITO, 21 1.1 Etimologia, 21 1.2 Denominação, 21 1.3 Conceito, 21 1.4 Direito objetivo e direito subjetivo, 23 1.5 Distinção,

Leia mais

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado * O Poder Constituinte * Processo Legislativo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA. 1º Semestre. do Estado e da Constituição 80. 2º Semestre

MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA. 1º Semestre. do Estado e da Constituição 80. 2º Semestre MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA 1º Semestre 1 Linguagem Jurídica I 40 2 Metodologia da Pesquisa 40 3 4 Ciência Política 40 Filosofia Geral 40 5 Formação Social do Brasil

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

Currículo do Curso de Direito

Currículo do Curso de Direito Currículo do Curso de Direito Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa foi idealizado para formar um Bacharel que seja um cidadão e profissional consciente das demandas

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO 1.Direito do trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções. Fundamentos e formação histórica do direito do trabalho. Tendências atuais do direito do trabalho.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435 Ciclo Unidade de Aprendizagem C/H Pré- Req Estrut Curr Base Notas 1 05292 - Direito Administrativo Aplicado I 15 CET 7,0 1 05293 - Direito Administrativo Aplicado II 30 CET 7,0 Subtotal 45 2 05294 - Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário 1 Da advocacia 2 Direitos do advogado 3 Inscrição na OAB e estágio 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidade e impedimento 8 Ética e publicidade

Leia mais

DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires

DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires DIREITO COORDENADOR Gabriel Pires gabriel@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 355 Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional com conhecimentos gerais nas diversas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO MATRIZ CURRICULAR DO (EM VIGOR PARA ALUNOS COM INGRESSO ATÉ 2015/2). 1º semestre Introdução ao Estudo do Direito 4 Globalização e Economia 4 História do Direito 4 Sociedade e Crime 4 Hermenêutica Jurídica

Leia mais

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público DISCIPLINAS C.H. T P CRÉDITO 1º 2º 3º Ciência Política/Teoria Geral do Estado Direito Civil: introdução e pessoas Direito Penal: da aplicação da lei penal e teoria do crime 80 0 4 Língua Portuguesa História

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação DIREITO. COORDENADOR Regel Antônio Ferrazza

UFV Catálogo de Graduação DIREITO. COORDENADOR Regel Antônio Ferrazza UFV Catálogo de Graduação 2015 395 DIREITO COORDENADOR Regel Antônio Ferrazza regel@ufv.br 396 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional

Leia mais

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ /

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ / CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2016 EDITAL DE ERRATA Nº 07/2016 Valdomiro José Mota, Prefeito Municipal de Tejupá, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, o Edital

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS. PLANTÃO DE 14/03 18h às 20h30 DÚVIDAS

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS. PLANTÃO DE 14/03 18h às 20h30 DÚVIDAS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA PROFESSOR(A): PROF. JULIO PLANTÃO DE 11/03 14h30 às 17h PLANTÃO DE 18/03 14h30 às 17h PROVA 25/03 14h30 às 17h SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA EMENTA: Embasamento teórico

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires

UFV Catálogo de Graduação DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires UFV Catálogo de Graduação 2012 139 DIREITO COORDENADOR Gabriel Pires gabriel@ufv.br 140 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional com

Leia mais

FACULDADE DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS QUADRO DE CARGA HORÁRIA FACULDADE DIREITO UNIVERSIDADE COMPONENTES CURRICULARES CH PERCENTUAL NÚCLEO COMUM (NC) 2.768 h 64,85% NÚCLEO ESPECÍFICO OBRIGATÓRIO (NEOB) 448 h 10,49% NÚCLEO ESPECÍFICO OPTATIVO

Leia mais

Direito. Validação: As seguintes disciplinas tem pré-requisitos que não estão na matriz curricular: DIR 140 e DIR 170.

Direito. Validação: As seguintes disciplinas tem pré-requisitos que não estão na matriz curricular: DIR 140 e DIR 170. Direito Validação: As seguintes disciplinas tem pré-requisitos que não estão na matriz curricular: DIR 140 e DIR 170. Atuação: Turno: O Curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa foi idealizado

Leia mais

DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO DA FDA QUE OFERECEM VAGAS NO PROGRAMA DE MONITORIA da UFAL

DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO DA FDA QUE OFERECEM VAGAS NO PROGRAMA DE MONITORIA da UFAL DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO DA FDA QUE OFERECEM VAGAS NO PROGRAMA DE MONITORIA 2014.1 da UFAL Metodologia da Pesquisa Jurídica (diurno) 1 vaga (sem bolsa) Docente: Profa. Dra. Graça Gurgel 1 O papel

Leia mais

DIREITO CURRÍCULO PLENO - ATUALIZADO SERIAÇÃO Resolução nº 60/09-CEPE (Regime seriado anual: mínimo de 05 anos e máximo de 08 anos)

DIREITO CURRÍCULO PLENO - ATUALIZADO SERIAÇÃO Resolução nº 60/09-CEPE (Regime seriado anual: mínimo de 05 anos e máximo de 08 anos) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Fone: (41) 310-2690 Fax: (41) 310-2667 DIREITO CURRÍCULO PLENO - ATUALIZADO SERIAÇÃO Resolução nº 60/09-CEPE

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ A N E X O I I D O E D I T A L N º 0 1 / 2 0 1 2 D O S C O N T E Ú D O S P R O G R A M Á T I C O S CARGO 401: SUBPROCURADOR DE CONTAS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Administração pública e terceiro setor... 17 2. Administração direta e indireta... 36 3. Regulação, concessões e parcerias... 60 4. Intervenção do estado na propriedade...

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE DIREITO. MATRIZ CURRICULAR º Período Ch. Teórico/Prática

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE DIREITO. MATRIZ CURRICULAR º Período Ch. Teórico/Prática PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE DIREITO MATRIZ CURRICULAR 2019 1º Período 01 Introdução ao Estudo do Direito 20 02 Ciência Política e Teorias do Estado 03 Comunicação Jurídica 40h 04 História do Direito

Leia mais

Currículo do Curso de Direito

Currículo do Curso de Direito Currículo do Curso de Direito Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional com conhecimentos gerais nas diversas áreas do Direito (internacional, constitucional, administrativo,

Leia mais

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil:

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Área de Concentração em Relações Internacionais Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: O campo de Relações Internacionais no Brasil tem

Leia mais

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A): PROF. JULIO CESAR GARCIA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II PROFESSOR(A): PROFA JULIANA SALLES 17/9 18h às 21h 24/9 18h às 21h PROVA 1/10 18h às 21h DISCIPLINA: ECONOMIA PROFESSOR(A):

Leia mais

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO SUMARIO CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO 1. Conceito de Direito............... 15 2. Distinção entre Direito e Moral...... 15 3. Direito positivo e direito natural... 16 4. Direito objetivo e direito

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 Aprova a alteração na Organização Curricular do Curso Bacharelado em, da Faculdade Independente do Nordeste. O Conselho Acadêmico - CA da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR,

Leia mais

HABILITAÇÃO: DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL 1ª Série

HABILITAÇÃO: DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL 1ª Série HABILITAÇÃO: DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL 1ª Série 6PRI056 DIREITO CIVIL I Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro. Introdução ao 0Direito: Direito Objetivo e Direito Subjetivo. Direito Civil

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INFORMAÇÕES GERAIS

MATRIZ CURRICULAR INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Avenida NS 15, Quadra 109 Norte Plano Diretor Norte Sala 14, Bloco Bala II 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Filosofia e Direito. Filosofia e Direito

Filosofia e Direito. Filosofia e Direito 2016-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE 1ª Aula Humanidades em Direito Redação e Linguagem Jurídica Filosofia e Direito Ciência Política e Teoria do Estado Introdução ao Estudo do Direito 2ª Aula Humanidades em

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO ITEM 11.3 DO EDITAL Nº 1 TJ/PI JUIZ SUBSTITUTO, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011 PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO ITEM 11.3 DO EDITAL Nº 1 TJ/PI JUIZ SUBSTITUTO, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011 PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO ITEM 11.3 DO EDITAL Nº 1 TJ/PI JUIZ SUBSTITUTO, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011 PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito da Personalidade; 2. Responsabilidade civil;

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 013/2014

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 013/2014 EDITAL N.º 013/2014 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná, da Comarca de Paranaguá. A, RESOLVE: TORNAR PÚBLICO O presente edital que estabelece

Leia mais

ELENCO SEQÜENCIAL DAS DISCIPLINAS

ELENCO SEQÜENCIAL DAS DISCIPLINAS ELENCO SEQÜENCIAL DAS DISCIPLINAS ELENCO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS E RESPECTIVAS CARGAS HORÁRIAS. 1. O aluno da modalidade bacharelado deverá cumprir: I. 1.500 horas em disciplinas obrigatórias do núcleo

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIÁRIAS 1º SEMESTRE/2016 TURMA 1D-1N

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIÁRIAS 1º SEMESTRE/2016 TURMA 1D-1N TURMA 1D-1N 19:00/20:40 TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO 20:55/22:35 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO DIREITO 19:00/20:40 TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO 20:55/22:35 PORTUGUÊS - EAD 19:00/20:40 CIÊNCIA POLÍTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE DIREITO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Fundamental: (Direito, Política e Economia) Ciência Política 02 0 02 40 Economia e Negócios 04 0 04 80 Fundamentos do Direito Civil 04 0 04

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Conteúdo programático CURSO EXTENSIVO REGULAR Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Administrativo Felipe Dalenogare, Franciele Kühl e Tatiana Marcello Funções do Estado e Organização

Leia mais

CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013

CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013 P á g i n a 1 CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL 3. Pessoas naturais. 3.1 Existência. 3.2 Personalidade. 3.3 Capacidade. 3.4 Nome. 3.5 Estado. 3.6 Domicílio. 3.7 Direitos da

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 20/18 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO.

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Carga Horária Total: 120 Horas aula Carga Horária Semanal: 04 Horas aula Créditos: 08 Ano de Oferta: 1º VALORES HUMANOS, SOCIAIS E DIREITO. VISÃO EPISTEMOLÓGICA.

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Currículos Baseados em Competências. Ensino híbrido

CURSO DE DIREITO. Currículos Baseados em Competências. Ensino híbrido Currículos Baseados em Competências Ensino híbrido CURSO DE DIREITO Todas as disciplinas dos cursos de graduação da IMED contarão com o apoio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), como complemento

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Direito BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Direito BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ BACHARELADO 1 Graduação em _ A experiência de aprendizagem no curso de envolve participação do aluno em situações simuladas que ocorrem dentro da universidade e em projetos sociais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 43, DE 13 DE MAIO DE 2013 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 266ª Reunião Extraordinária, realizada em 13 de maio de 2013, R E S O

Leia mais

TJ/AM Programa Específico da Prova Oral

TJ/AM Programa Específico da Prova Oral TJ/AM Programa Específico da Prova Oral DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição. Supremacia da Constituição. A Constituição de 1988. Princípios constitucionais do Estado brasileiro e da República Federativa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL VII Código da Disciplina: JUR 302 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 8º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

IREITO CIVIL APLIC DO

IREITO CIVIL APLIC DO STJ00097032 Eduardo de Oliveira Leite IREITO CIVIL APLIC DO DIREITO DE FAMÍLIA 2. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'" DIREITO CIVIL APLICADO EDUARDO DE OLIVEIRA

Leia mais

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 1 Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em MATRIZ CURRICULAR POR PERÍODO 1º SEMESTRE 1. Introdução ao Estudo

Leia mais

ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO VIGENTE A PARTIR DE

ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO VIGENTE A PARTIR DE Modalidade: presencial Regime: por créditos ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO Turno de aplicação: matutino e noturno Vigência: a partir de 20161 VIGENTE A PARTIR DE 20161 Grau: Bacharel em

Leia mais

ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO VIGENTE A PARTIR DE

ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO VIGENTE A PARTIR DE Modalidade: presencial Regime: por créditos ESTRUTURA/MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO Turno de aplicação: matutino e noturno Vigência: a partir de 20152 VIGENTE A PARTIR DE 20152 Grau: Bacharel em

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I e II

Leia mais

DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 - JUSII

DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 - JUSII DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 - JUSII 1º SEMESTRE JUSII001 Conceitos Jurídicos Fundamentais X 4 72 JUSII002 Teorias de Direito e Epistemologia Jurídica X 4 72 JUSII003 Ciência Política

Leia mais

ORIENTAÇÕES. O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual,

ORIENTAÇÕES. O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual, ORIENTAÇÕES O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual, discriminando os principais pontos cobrados no Exame da Ordem, o qual não segue o cronograma do curso; Dias faltantes

Leia mais

EDITAL PARA PRÉ-INSCRIÇÃO EM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO VINCULADAS AO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES SEMESTRE

EDITAL PARA PRÉ-INSCRIÇÃO EM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO VINCULADAS AO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES SEMESTRE EDITAL PARA PRÉ-INSCRIÇÃO EM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO VINCULADAS AO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES SEMESTRE 2017.2 A pré-inscrição nas Áreas de Concentração (AC) somente poderá ocorrer levando-se em

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO O aviamento... 3

ÍNDICE SISTEMÁTICO O aviamento... 3 ÍNDICE SISTEMÁTICO Apresentação Xlii I O Fundo de Comércio do Profissional Liberal na Meação Conjugal I 11 Fundo de comércio I 12 O aviamento 3 13 A clientela 6 14 A aval iação do aviamento (goodwilf)

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO Profesor (a): Antônio Edson Deroma Júnior Ano: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 2hs 80hs. COMPETÊNCIA

Leia mais

Comparativo _ Antigo X Projeto DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PRIVADO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO EMPRESARIAL

Comparativo _ Antigo X Projeto DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PRIVADO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO EMPRESARIAL DIR 01 DIR 02 DIREITO PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PRIVADO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO EMPRESARIAL DIR 03 DIREITO PÚBLICO E DO ESTADO DIREITO INTERNACIONAL PROPEDÊUTICAS, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Leia mais

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS Idealizado por Luís Vale 2 Diagramação e Design: Sam Barcelos Design Fala Valente, Eu sei o quanto é dificil organizar estrategicamente

Leia mais

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB SOBRE O MATERIAL A equipe do Saraiva Aprova preparou o presente estudo analisando o histórico de questões até o XX Exame da Ordem e verificando a recorrência dos conteúdos

Leia mais

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DO 1º SEMESTRE

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DO 1º SEMESTRE 2017-1 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE Aula 22:00 Humanidades em Direito Introdução ao Estudo do Direito Ciência Política e Teoria do Estado Filosofia e Direito Redação e Linguagem Jurídica 2017-1 HORÁRIO DO 3º

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

Relação de Disciplinas por Currículo

Relação de Disciplinas por Currículo Série: 1-1ª SERIE 1000616 Ciência Política e Teoria do Estado Sim 1000618 Economia Política Sim 1000617 Filosofia Geral Sim 1000615 Introdução ao Estudo do Direito Sim 1000619 Sociologia Geral Sim Série:

Leia mais

Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas

Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Coaching e Mentoring para a OAB Marcelo Hugo da Rocha Introdução e apresentação do Coaching e Mentoring; Exame de Ordem: Bicho de 7 cabeças;

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078)

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) PROFESSOR(ES): Ricardo Guanabara PRÉ-REQUISITO: Dir. Constitucional II (204013) e Dir. Proc.

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

Matriz Curricular. 1º Período. Carga. Horária. Introdução ao Estudo do Direito I Crime e Sociedade História do Direito

Matriz Curricular. 1º Período. Carga. Horária. Introdução ao Estudo do Direito I Crime e Sociedade História do Direito Matriz Curricular 1º Período Introdução ao Estudo do Direito I 60 4 - Crime e Sociedade 60 4 - História do Direito 60 4 - Ciência Política e Teoria Geral do Estado 60 4 - Sociologia Jurídica 60 4 - Direito,

Leia mais

Instituto de Educação Superior de Boituva

Instituto de Educação Superior de Boituva CURSOS DE DIREITO MATRIZ 2016 1º PERÍODO = 0 horas aulas Leitura e Interpretação de Textos COMPL Introdução ao Estudo do Direito Sociologia Geral e Jurídica Ciência Política Direito Penal I História do

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE NEVES PAULISTA R. Benjamim Constante, Centro - Neves Paulista CEP.: Fone:

CÂMARA MUNICIPAL DE NEVES PAULISTA R. Benjamim Constante, Centro - Neves Paulista CEP.: Fone: CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2018 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2018 A Câmara Municipal de Neves Paulista/SP, COMUNICA A RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2018, no que diz respeito aos seguintes itens, conforme segue: 3-

Leia mais

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 103/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Direito - Macaé. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Douglas Mansur da Silva

Currículos dos Cursos UFV. CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Douglas Mansur da Silva 96 Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Douglas Mansur da Silva douglas.mansur@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 97 Bacharelado ATUAÇÃO O grau de bacharelado

Leia mais

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROF. MILTON SANTOS FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1. Identificação da proposta UNIDADE PROPONENTE: Faculdade

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1)

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1) DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) PROFESSOR(ES): José Felipe; Ricardo Guanabara PRÉ-REQUISITO: Dir. Constitucional II (204013)

Leia mais

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7 DIREITO CONSTITUCIONAL...7 1. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990... 69 2. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992... 84 3. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993... 86 4. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO

Leia mais

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor Sumário 1 Noções Gerais 1.1 Introdução à matéria: defesa e proteção ao consumidor 1.2 Breve histórico do movimento consumerista 1.3 Preocupação supraestatal 1.4 Tratamento constitucional 1.5 Consumerismo:

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:32:54 Curso : DIREITO -

Leia mais

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS Idealizado por Luís Vale 2 Diagramação e Design: Sam Barcelos Design Fala Valente, Eu sei o quanto é dificil organizar estrategicamente

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

LEMBREM-SE QUE O ALUNO SÓ PODERÁ FAZER UMA PROVA SUPLETIVA - OU DA PROVA INTERMEDIÁRIA OU DA PROVA FINAL

LEMBREM-SE QUE O ALUNO SÓ PODERÁ FAZER UMA PROVA SUPLETIVA - OU DA PROVA INTERMEDIÁRIA OU DA PROVA FINAL TURMA 1D-1M 7:30/9:10 PORTUGUES INSTRUMENTAL AULA 9:30/11:10 PORTUGUES INSTRUMENTAL AULA 7:30/9:10 HISTÓRIA DO DIREITO FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEPORÂNEO PROVA 9:30/11:10 MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA JURÍDICA

Leia mais

ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016.

ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016. ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016. OBJETO: Processo de Seleção Classificatória 2016/2 a alunos da Escola Superior de Ciências Sociais para preenchimento das vagas para

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002)

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) DISCIPLINA ATUAL (VIGENTE) NOVO DISCIPLINA NOVA CÓDIGO 5940220 - Psicologia Jurídica e Forense 5940220 Psicologia Forense 8901101 -

Leia mais

Cronograma de publicação das videoaulas

Cronograma de publicação das videoaulas Cronograma de publicação das videoaulas SEFAZ Auditor Fiscal da Receita Estadual DISCIPLINA AULA ASSUNTO DIA DE GRAVAÇÃO PUBLICAÇÃO DIREITO TRIBUITÁRIO 01 Tributo: conceito e classificação 02/05/18 DIREITO

Leia mais

EIXO DE FORMAÇÃO DE BASE E COMPLEMENTAR EFBC* (1º ao 4º semestre) CARGA HORÁRIA

EIXO DE FORMAÇÃO DE BASE E COMPLEMENTAR EFBC* (1º ao 4º semestre) CARGA HORÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITNHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES CURSO: BACHARELADO EM HUMANIDADES ESTRUTURA CURRICULAR 2012/1º SEMESTRE (Aprovada pela Resolução CONSEPE

Leia mais

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB!

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB! Coordenador Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País wander.garcia@uol.com.br COMO passar na OAB! 1500 QUESTÕES COMENTADAS OAB/CESPE 3 a edição revista, atualizada e ampliada

Leia mais

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB Exame de Ordem Unificado Direito Constitucional 1. Constitucionalismo 1.1 Neoconstitucionalismo... 1 2.Direito Constitucional 2.1 Conceito 2.2 Natureza 2.3

Leia mais

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3 Sumário Prefácio à 7ªedição, xiii 1 Direito Comercial, 1 1.1 Antecedentes, 1 1.2 Fases do direito comercial, 2 1.3 Noção,3 IA Fontes, 3 2 Empresário, 5 2.1 Caracterização do empresário, 5 2.2 Capacidade

Leia mais

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO COMERCIAL II (SOCIEDADES COMERCIAIS) ANO LETIVO 2015/2016, TURMA A Regência: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Colaboradores: Profs. Doutores

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 20 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 22 6. Improbidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO * 1º PERÍODO* Ciência Política e Teoria do Estado -------- 30 Introdução ao Direito -------- Sociologia Geral e Antropologia -------- Interpretação e Redação de Textos -------- Metodologia da Pesquisa

Leia mais

DIREITO. Matriz Curricular 2º PERÍODO

DIREITO. Matriz Curricular 2º PERÍODO DIREITO Matriz Curricular 2º PERÍODO COMPONENTE CURRICULAR EIXO CH Direito Civil I (Introdução ao Direito Civil) PROF 80 66,66 Direito Penal II PROF 80 66,66 Direito Constitucional I PROF 80 66,66 Filosofia

Leia mais

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas Apresentação XV XIX Capítulo I - Esboço Histórico do Direito Internacional Privado 1 1.1. Considerações iniciais 1 1.2. Grécia 1 1.3. Roma 2 1.4. Feudalismo

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo... 27 A função administrativa... 27 Administração Pública... 28 Direito Administrativo: critérios para

Leia mais