FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO"

Transcrição

1 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES E OUTROS APLICADORES QUESTÃO: P19. Atualmente, sou agricultor e pretendo aplicar produtos fitofarmacêuticos de uso profissional na minha exploração agrícola/florestal. Como posso obter essa habilitação? RESPOSTA: R19. Os agricultores/aplicadores devem requerer junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) territorialmente competente, a habilitação como aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos, apresentando certificado de frequência na ação de formação sobre aplicação de produtos fitofarmacêuticos ou certificado de habilitações literárias Formação superior ou de nível técnico-profissional, na área agrícola ou florestal e afins destas. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. FORMULÁRIO/MINUTA A disponibilizar pela DRAP territorialmente competente. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. TAXA/CUSTO: Consultar o Despacho n.º 11/DG/2012 Taxas previstas na Portaria n.º 984/2008, de 2 de Setembro (atualização anual de 2012) Artigo 10.º 5 Emissão de cartões de identificação

2 5.3 Segunda via e cartão de aplicador, incluindo agricultor aplicador... 10,40 LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO:

3 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES E OUTROS APLICADORES QUESTÃO: P20. Sou agricultor habilitado e tenho o cartão com validade até maio Com a publicação da Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, quando necessito realizar a acção de formação de atualização de Aplicação de produtos fitofarmacêuticos? RESPOSTA: R20. De acordo com a Lei n.º 26/2013, de 11 de abril, a validade dos cartões de agricultor/aplicador passaram de 6 anos (Despacho n.º 19402/2007 de 28 agosto) para 10 anos. Assim a validade do seu cartão em vez de caducar em maio de 2015, irá terminar em maio de Sendo assim deve proceder com a antecedência de 18 a 12 meses à realização do curso de actualização de aplicação de produtos fitofarmacêuticos e posteriormente o pedido de renovação da habilitação à DRAP territorialmente competente. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. FORMULÁRIO/MINUTA A disponibilizar pela DRAP territorialmente competente. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. TAXA/CUSTO: Consultar o Despacho n.º 11/DG/2012 Taxas previstas na Portaria n.º 984/2008, de 2 de Setembro (atualização anual de 2012).

4 Artigo 10.º 5 Emissão de cartões de identificação 5.3 Segunda via e cartão de aplicador, incluindo agricultor aplicador... 10,40 LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO:

5 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES E OUTROS APLICADORES QUESTÃO: P21. Onde posso frequentar a ação de formação para me habilitar como aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos (uso profissional)? E qual a sua validade? RESPOSTA: R21. Os agricultores e outros aplicadores que necessitem de frequentar uma ação de formação devem inscrever-se junto de empresas públicas ou privadas certificadas, para a realização da formação profissional. A validade do certificado é a mesma validade da habilitação, ou seja, 10 anos. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. FORMULÁRIO/MINUTA A disponibilizar pela DRAP territorialmente competente. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Artigo 18.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. TAXA/CUSTO: Consultar o Despacho n.º 11/DG/2012 Taxas previstas na Portaria n.º 984/2008, de 2 de Setembro (atualização anual de 2012) Artigo 10.º

6 5 Emissão de cartões de identificação 5.3 Segunda via e cartão de aplicador, incluindo agricultor aplicador... 10,40 LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO:

7 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO DE APLICADORES QUESTÃO: P22. Os aplicadores de produtos fitofarmacêuticos em zonas urbanas, vias de comunicação e zonas de lazer estão isentos da ação de formação em produtos fitofarmacêuticos? RESPOSTA: R22. Não. De acordo com a Lei n.º 26/2013, de 11 de abril, todos os que manuseiam ou aplicam produtos fitofarmacêuticos devem realizar formação específica de aplicação de produtos fitofarmacêuticos. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Artigo 18.º, 26.º e 27.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. FORMULÁRIO/MINUTA A disponibilizar pela DRAP territorialmente competente. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Artigos 18.º, 26.º e 27.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. TAXA/CUSTO: Consultar as entidades supra referidas. LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal.

8 PRAZO: DRAP Avaliação do processo descritivo e elaboração de parecer 20 dias. DGAV Decisão e comunicação à DRAP 10 dias.

9 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO QUESTÃO: P23. Quais os tipos de formação existentes no âmbito de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional? RESPOSTA: R23. Existem 4 tipos de ações de formação, suportadas ou não financeiramente, com cargas horárias diferenciadas, a serem ministradas por entidades formadoras certificadas (site) e de acordo com as temáticas das acções de formação do Anexo IV, nomeadamente: Designação da Formação Distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos Distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos Atualização em distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos Aplicação de produtos fitofarmacêuticos Aplicação de produtos fitofarmacêuticos Distribuição e comercialização de produtos fitofarmacêuticos Com ou sem Carga Destinatário financiamento horária Técnicos C/financiamento 91 h Técnicos S/financiamento 70 h Técnicos C/ e S/ financiamento Agricultores e outros aplicadores Agricultores e outros aplicadores Operadores de venda C/financiamento S/financiamento C/ e S/ financiamento 35 h 50 h 35 h 25 h LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Anexo IV, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. Despacho n.º 5848/2002 (2ª Série), de 15 de Março. Listagem das empresas formadoras certificadas disponível no site da DGAV.

10 FORMULÁRIO/MINUTA A disponibilizar pela DRAP territorialmente competente. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Consultar o Anexo IV, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. TAXA/CUSTO: LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO:

11 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO INTERNA Manual de Procedimentos Operativos QUESTÃO: P24. Como devo elaborar o Manual de Procedimentos Operativos, documento de apoio na operacionalidade do Operador de Venda e que fornece orientações precisas no exercício da sua atividade, na eventualidade deste se encontrar sozinho? RESPOSTA: R24. Uma das atribuições do Técnico Responsável é a supervisão e a formação dos operadores de venda. Considera-se uma mais-valia a elaboração de Procedimentos Operativos onde são descritas todas as operacionalidades/atividades efetuadas na empresa e como realizá-las corretamente. Este manual servirá de base à formação a ministrar pelo Técnico Responsável aos operadores. O documento de orientação para a elaboração do manual dos procedimentos operativos (MPO) está disponível no site da DGAV. O MPO deve ser entregue em duplicado, em suporte de papel, à DRAP territorialmente competente. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Artigos 5.º e 6.º, da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. FORMULÁRIO/MINUTA Disponível exemplo no site.

12 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA TAXA/CUSTO: LOCAL/MODO DE ENTREGA: DRAP territorialmente competente. / Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO: a) Seis meses após a data da entrada em vigor da presente lei (16 outubro 2013), para as empresas distribuidoras e estabelecimentos de venda que, detenham uma autorização de exercício de atividade válida; b) Seis meses após a data de uma autorização de exercício de atividade, concedida após a data da entrada em vigor da presente lei.

13 FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: FORMAÇÃO DE INSPETOR DE EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO QUESTÃO: P25. Como devo proceder para obter a formação de inspector de equipamentos de aplicação? RESPOSTA: R25. Se o objectivo for a candidatura a um Centro de Inspeção Periódica de Equipamentos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos CIPP, deve manifestar, via à Divisão de Recursos Humanos, Formação e Expediente (DRHFE) a sua intenção de frequentar o referido curso, anexando a ficha de inscrição. LEGISLAÇÃO /NORMAS APLICÁVEIS: Decreto-Lei n.º 86/2010, de 15 de julho. Portaria n.º 305/2013, de 18 de outubro. Guia de Requisitos e Procedimentos para o Reconhecimento dos Centros de Inspeção dos Equipamentos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. FORMULÁRIO/MINUTA Disponível exemplo no site da DGAV, em Produtos Fitofarmacêuticos / Inspeção periódica obrigatória de equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Disponível exemplo no site.

14 TAXA/CUSTO: Consultar a DGAV. LOCAL/MODO DE ENTREGA: DGAV - Av. da República, Quinta do Marquês, Oeiras Processo em suporte de papel enviado por via postal. PRAZO:

FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO

FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO FICHA DE REGISTO DE FAQ S DE ATENDIMENTO U. Orgânica (s): DSMDS - DGAPF TEMA: COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS SUB-TEMA: HABILITAÇÃO DE TÉCNICOS RESPONSÁVEIS QUESTÃO: P10. Como

Leia mais

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos

Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Formação de agricultores e operadores de venda Patacão, 5 de Novembro de 2013 Celestino Soares e Maria José Romana 1 Introdução 2 DL 173 / 2005 -

Leia mais

21 de Novembro de 2013 Helena Pinto

21 de Novembro de 2013 Helena Pinto Comercialização, distribuição e utilização de produtos fitofarmacêuticos na região Centro Resultados da implementação do DL n.º 7/005 de de Outubro (005-0) de Novembro de 0 Helena Pinto Várias etapas ao

Leia mais

- Aplicação Terrestre em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril)

- Aplicação Terrestre em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos - Aplicação Terrestre em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) Maria Paula Mourão DGAV Direção de

Leia mais

Comercialização, distribuição e aplicação de produtos fitofarmacêuticos na DRAPCentro Resultados do Dec. Lei 173/2005 e da lei 26/2013

Comercialização, distribuição e aplicação de produtos fitofarmacêuticos na DRAPCentro Resultados do Dec. Lei 173/2005 e da lei 26/2013 Comercialização, distribuição e aplicação de produtos fitofarmacêuticos na DRAPCentro Resultados do Dec. Lei 7/005 e da lei /0 DSDARL - DAAP de Março de 0 Helena Pinto Várias etapas ao longo do processo

Leia mais

VENDA RESPONSÁVEL DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS DE USO PROFISSIONAL

VENDA RESPONSÁVEL DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS DE USO PROFISSIONAL Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos VENDA RESPONSÁVEL DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS DE USO PROFISSIONAL Maria Paula Mourão DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária SITUAÇÃO

Leia mais

DSDARL DAAP 23 de março de 2015 Helena Pinto

DSDARL DAAP 23 de março de 2015 Helena Pinto DSDARL DAAP 23 de março de 2015 Helena Pinto Legislação Aplicável Directiva nº 128/2009 que estabelece um quadro de acção a nível comunitário para uma utilização sustentável de pesticidas: Lei nº 26/2013,

Leia mais

STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL

STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL Maria Paula Mourão DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária Patacão - Faro HISTÓRICO TÉCNICO RESPONSÁVEL

Leia mais

STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL EM PORTUGAL

STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL EM PORTUGAL Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos STATUS QUO DA VENDA RESPONSÁVEL EM PORTUGAL Maria Paula Mourão DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária HISTÓRICO TÉCNICO RESPONSÁVEL

Leia mais

Seminário: FORMAÇÃO DE TÉCNICOS. Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Joaquina Fonseca Patacão, 05 de novembro de 2013

Seminário: FORMAÇÃO DE TÉCNICOS. Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Joaquina Fonseca Patacão, 05 de novembro de 2013 Seminário: Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos FORMAÇÃO DE TÉCNICOS Patacão, 05 de novembro de 201 Joaquina Fonseca quina@dgadr.pt Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Diretiva 2009/128/CE,

Leia mais

A aplicação de produtos fitofarmacêuticos no contexto da Diretiva do Uso Sustentável

A aplicação de produtos fitofarmacêuticos no contexto da Diretiva do Uso Sustentável A aplicação de produtos fitofarmacêuticos no contexto da Diretiva do Uso Sustentável Paula Mourão Workshop proteção das culturas, aplicação de produtos fitofarmacêuticos e inspeção de pulverizadores, Nelas,

Leia mais

Norma orientadora n.º 07/ ª Revisão de 25 de outubro de 2016

Norma orientadora n.º 07/ ª Revisão de 25 de outubro de 2016 Norma orientadora n.º 07/2010 6.ª Revisão de 25 de outubro de 2016 Assunto: Homologação de cursos na área da Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Identificação de programas e da

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO 1

REGULAMENTO ESPECÍFICO 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO 1 ÁREA TEMÁTICA: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos DESTINATÁRIOS: Técnicos (alínea a) do artigo 3º do Despacho nº 666/2015 de 16 de janeiro.). CURSOS

Leia mais

Seminário: FORMAÇÃO DE TÉCNICOS. Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Patacão, 05 de novembro de 2014 Joaquina Fonseca

Seminário: FORMAÇÃO DE TÉCNICOS. Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Patacão, 05 de novembro de 2014 Joaquina Fonseca Seminário: Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos FORMAÇÃO DE TÉCNICOS Patacão, 05 de novembro de 2014 Joaquina Fonseca quina@dgadr.pt Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Diretiva 2009/128/CE,

Leia mais

Circular n.º /19 COMUNICAMOS AOS CLUBES NOSSOS FILIADOS, E DEMAIS INTERESSADOS:

Circular n.º /19 COMUNICAMOS AOS CLUBES NOSSOS FILIADOS, E DEMAIS INTERESSADOS: Circular n.º 1 2018/19 COMUNICAMOS AOS CLUBES NOSSOS FILIADOS, E DEMAIS INTERESSADOS: 1. FILIAÇÃO DE CLUBES A efetuar junto da AVB até 31 de Agosto, em impresso próprio, acompanhado da quantia de 60. 2.

Leia mais

A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril)

A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) Paula Mourão SEMINÁRIO Gorgulho do eucalipto Santa Cruz da Trapa, 17 de março de 2016. PRODUTOS

Leia mais

ANEXO I-PROPOSTA ATUALIZAÇÃO TABELA PREÇOS OUTROS BENS E SERVIÇOS

ANEXO I-PROPOSTA ATUALIZAÇÃO TABELA PREÇOS OUTROS BENS E SERVIÇOS ANEXO I-PROPOSTA ATUALIZAÇÃO TABELA PREÇOS OUTROS BENS E SERVIÇOS Código QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Matéria de Desenvolvimento Rural Horas de monitoragem níveis 1 a 4 (agricultores) valor hora 1 Horas de

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional SEMINÁRIO DO USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Unidade Nacional

Leia mais

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Unidade Nacional de Operações Área do planeamento e estudos operacionais,

Leia mais

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL. Certificado de Aptidão Profissional (CAP) para Técnico(a) de Operações Aeroportuárias.

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL. Certificado de Aptidão Profissional (CAP) para Técnico(a) de Operações Aeroportuárias. CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 11/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

Implementação e Perspetivas futuras. Engª Ana Bárbara Oliveira. DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária

Implementação e Perspetivas futuras. Engª Ana Bárbara Oliveira. DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária e Perspetivas futuras Engª Ana Bárbara Oliveira DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária 1 Enquadramento do PAN produzido na sequência da publicação da Diretiva nº 2009/128/CEE e pretende,

Leia mais

Aplicação Terrestre de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional

Aplicação Terrestre de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Aplicação Terrestre de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional Maria Paula Mourão DGAV Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária DRAPC

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL

LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL Acção 1.1.3 Instalação de Jovens Agricultores O promotor deve proceder previamente à sua inscrição como beneficiário do IFAP

Leia mais

Seminário A Economia Circular no Algarve. O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos no âmbito da Economia Circular

Seminário A Economia Circular no Algarve. O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos no âmbito da Economia Circular Seminário A Economia Circular no Algarve O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos no âmbito da Economia Circular Faro, 6 de dezembro de 2018 Celestino Soares 1 INTRODUÇÃO 2 INTRODUÇÃO 3 Lei 26/2013

Leia mais

FINANÇAS E AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL

FINANÇAS E AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL 1088 Diário da República, 1.ª série N.º 41 27 de fevereiro de 2017 ANEXO VII (a que se refere o artigo 2.º) Tabela correspondente ao anexo VIII ao Decreto Regulamentar n.º 3/2013, de 8 de maio País Montante

Leia mais

Sessão de Esclarecimento

Sessão de Esclarecimento Direção de Serviços de Sanidade Vegetal CERTIFICAÇÃO DE MATERIAL DE PROPAGAÇÃO DE VIDEIRA Sessão de Esclarecimento Legislação e cadeia de decisão Comissão europeia DG Sanco Diretiva 68/193/CEE e suas alterações

Leia mais

Lei n.º 26/2013 de 11 de abril

Lei n.º 26/2013 de 11 de abril Lei n.º 26/2013 de 11 de abril Regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos e define os procedimentos

Leia mais

ACTUALIZAÇÂO DAS NORMAS TRANSITÓRIAS A APLICAR NA HOMOLOGAÇÃO DAS ACÇOES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE PROTECÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL

ACTUALIZAÇÂO DAS NORMAS TRANSITÓRIAS A APLICAR NA HOMOLOGAÇÃO DAS ACÇOES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE PROTECÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL ACTUALIZAÇÂO DAS NORMAS TRANSITÓRIAS A APLICAR NA HOMOLOGAÇÃO DAS ACÇOES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE PROTECÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL 1 As entidades que pretendam realizar acções de formação na área da

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 16 de setembro de Série. Número 162

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 16 de setembro de Série. Número 162 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS Despacho n.º 352/2016 Estabelece o procedimento para a

Leia mais

Proposta de Lei n.º 82/XII

Proposta de Lei n.º 82/XII Proposta de Lei n.º 82/XII PL 266/2011 2012.07.05 Exposição de Motivos Portugal tem vindo a implementar uma política de uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos, visando a redução dos riscos e dos

Leia mais

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

nacional para o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos e sua execução para 2014

nacional para o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos e sua execução para 2014 Plano de ação a nacional para o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos e sua execução para 2014 Bárbara Oliveira & Miriam Cavaco Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária Divisão de Gestão

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10

REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10 Data 24/05/2016 1.ª Revisão Alterações no ponto: 7 e 12 REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10 1. Área temática: Proteção animal 2. Destinatários: Abegões, magarefes 1, operadores/ trabalhadores de linha de abate

Leia mais

António Tainha. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Quinta do Marquês OEIRAS

António Tainha. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Quinta do Marquês OEIRAS António Tainha Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Quinta do Marquês 2780 155 OEIRAS antoniotainha@dgadr.pt Decreto-Lei 173/2005 Regulamenta as actividades DISTRIBUIÇÃO APLICAÇÃO VENDA

Leia mais

Uso Ilegal de Produtos Fitofarmacêuticos e Riscos para a Saúde humana e Ambiente. Paulo Cruz (Engº Agrónomo)

Uso Ilegal de Produtos Fitofarmacêuticos e Riscos para a Saúde humana e Ambiente. Paulo Cruz (Engº Agrónomo) Uso Ilegal de Produtos Fitofarmacêuticos e Riscos para a Saúde humana e Ambiente Paulo Cruz (Engº Agrónomo) Livre Circulação de pessoas e bens (?) União Europeia Enquadramento legal Lei nº 26 de 11 de

Leia mais

PRODUÇÃO DE CÂNHAMO. A produção de cânhamo pode beneficiar do pagamento de base desde que cumpra determinadas disposições.

PRODUÇÃO DE CÂNHAMO. A produção de cânhamo pode beneficiar do pagamento de base desde que cumpra determinadas disposições. Versão atualizado a 28/02/2018 PRODUÇÃO DE CÂNHAMO Introdução Tendo em consideração a especificidade da cultura do cânhamo, que tem um conjunto de condicionantes de ordem legal decorrentes da possibilidade

Leia mais

03f0bf9a56164f55a7f7c8069e2edd60

03f0bf9a56164f55a7f7c8069e2edd60 DL 307/2016 2016.08.05 A Lei 26/2013, de 11 de abril, regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS O curso Gestão de Alojamento Local visa desenvolver competências e estratégias na intervenção dos participantes aos novos contextos empreendedores,

Leia mais

APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS Lei nº 26/2013 Despacho nº 3147/2015 PROVA DE CONHECIMENTOS PARA MAIORES DE 65 ANOS

APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS Lei nº 26/2013 Despacho nº 3147/2015 PROVA DE CONHECIMENTOS PARA MAIORES DE 65 ANOS APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS Lei nº 26/2013 Despacho nº 3147/2015 PROVA DE CONHECIMENTOS PARA MAIORES DE 65 ANOS 1. Introdução O disposto no n.º 8, Artigo 18.º, da Lei nº 26/2013, de 11 de abril,

Leia mais

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional No âmbito da medida de incentivos ao emprego "Estímulo 2012", estabelecida pela Portaria n 45/2012, de 13.2, o Instituto

Leia mais

Regulamento de Funcionamento de Formação do IPB

Regulamento de Funcionamento de Formação do IPB Regulamento de Funcionamento de Formação do IPB Versão:04 Data:16/01/2017 RG PR11 01 Elaborado: Verificado: Aprovado: GPGQ Drª Elisabete Madeira Prof. Doutor Orlando Rodrigues Pág. 1 de 10 Índice 1. POLITICA

Leia mais

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE MEIOS DE DEFESA SANITÁRIA Divisão de Gestão de Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE MEIOS DE DEFESA SANITÁRIA Divisão de Gestão de Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE MEIOS DE DEFESA SANITÁRIA Divisão de Gestão de Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO MANUAL DOS PROCEDIMENTOS OPERATIVOS A APRESENTAR

Leia mais

TIM2. Até 30 de Novembro de 2013 (DL 79/2006)

TIM2. Até 30 de Novembro de 2013 (DL 79/2006) TIM2 Até 30 de Novembro de 2013 (DL 79/2006) 1. Candidatos COM curso de Eletromecânico de Refrigeração e Climatização, nível 2, e 2 anos de prática na instalação ou manutenção de equipamentos de AVAC.

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 2.3.2.1 RECUPERAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO ESTABILIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS INCÊNDIO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III - 12 - 1. Geral Regulamento (CE) nº. 1681/1994 de 11 de Julho Relativo às irregularidades e à recuperação dos montantes pagos indevidamente

Leia mais

Progressos na implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos

Progressos na implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Progressos na implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Ana Bárbara Oliveira & Miriam Cavaco Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária/DGAV Lisboa,

Leia mais

Para o conhecimento dos Clubes nossos filiados, Rádio, Imprensa, Televisão e demais interessados, comunica-se:

Para o conhecimento dos Clubes nossos filiados, Rádio, Imprensa, Televisão e demais interessados, comunica-se: CIRCULAR Nº 1 2016/ 2017 Para o conhecimento dos Clubes nossos filiados, Rádio, Imprensa, Televisão e demais interessados, comunica-se: 1. FILIAÇÃO DE CLUBES A efectuar de 01 a 29 de Agosto, em impresso

Leia mais

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 2

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 2 NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/2015 1 Rev 2 [Operações públicas FEDER e FSE] 1 Não aplicável a operações enquadradas no Sistema de Incentivos às Empresas. CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data de aprovação

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2018/2019 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscrever-se nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

Identificação dos processos de negócio

Identificação dos processos de negócio Identificação dos processos de negócio Neste ANEXO apresentamos o detalhe de cada um dos processos identificados, dando especial atenção às regras de negócio que foram implementadas no novo sistema de

Leia mais

Ficha de Inscrição. Admitida Em lista de espera Família anulou a inscrição Inscrição não cumpre requisitos / / Renovação a / / Nacionalidade NISS

Ficha de Inscrição. Admitida Em lista de espera Família anulou a inscrição Inscrição não cumpre requisitos / / Renovação a / / Nacionalidade NISS SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALBUFEIRA CENTRO INFANTIL QUINTA DOS PARDAIS Rua da Palmeira Quinta da Palmeira 8200-286 Albufeira scmaqtpardais@gmail.com Tel. 289 585 864 / 96 3635686 Ficha de Inscrição

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 1.5.2 RESTABELECIMENTO DO POTENCIAL PRODUTIVO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários

Leia mais

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo DECRETO N.º 286/XIII Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 21 de dezembro de Série. Número 223

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 21 de dezembro de Série. Número 223 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 21 de dezembro de 2016 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 465/2016 Aprova o Plano Municipal de Emergência

Leia mais

Como funciona o sistema VALORFITO?

Como funciona o sistema VALORFITO? Como funciona o sistema VALORFITO? O Valorfito orgulha-se de ajudar os agricultores a encontrarem um destino adequado para os resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes que

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES Modo Modo Produção Produção Integrado Biológico ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO... 3 3. ALTERAÇÕES... 3 4. DEFINIÇÕES E REFERÊNCIAS...

Leia mais

PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA O USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS - ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO - 1ª REVISÃO ( )

PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA O USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS - ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO - 1ª REVISÃO ( ) PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA O USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS - ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO - 1ª REVISÃO (2018-2023) PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA O USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Leia mais

DSTAR. Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º 07/2010 2ª Revisão

DSTAR. Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º 07/2010 2ª Revisão DSTAR Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo Norma orientadora n.º 07/2010 2ª Revisão Assunto: Homologação de Cursos na área da Distribuição, Comercialização e Aplicação

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avenida de França, PORTO Tel: Fax:

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avenida de França, PORTO Tel: Fax: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avenida de França, 549 4050-279 PORTO Tel: 22 834 95 70 Fax: 22 832 54 94 CIRCULAR Nº 15 2017/2018 Para conhecimento das Associações, Clubes seus filiados, Rádio, Televisão,

Leia mais

PORTUGAL. Chefe do Gabinete. (Francisco _Jose Martins)

PORTUGAL. Chefe do Gabinete. (Francisco _Jose Martins) r GOVERN DE O PORTUGAL PkESIDENCIA DO CONSElHO OF MINISTPOS Em cumprimento do disposto no n. 1 do artigo 80. do Estatuto Politico-Administrativo da Regiao AutOnoma dos Acores solicita-se a ernissao de

Leia mais

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio MUNICÍPIO DE MÊDA Setor de Serviços Urbanos Despacho: Deferido Data / / O Presidente, Entrada: N.º de Registo Data / / O Funcionário: Pedido de Autorização de Utilização (Edifícios e suas Fracções) Ex.

Leia mais

[PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO]

[PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO] 1. Objetivo e âmbito Este procedimento destina-se a definir a metodologia adotada para a gestão das várias etapas da certificação dos Modos de Produção e referenciais de certificação atuais da NATURALFA,

Leia mais

- Aplicação Terrestre segurança na aplicação de produtos fitofarmacêuticos em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação

- Aplicação Terrestre segurança na aplicação de produtos fitofarmacêuticos em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos - Aplicação Terrestre segurança na aplicação de produtos fitofarmacêuticos em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação Maria Paula Mourão

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia utilizada pela Aprovisionamento, Património

Leia mais

Manual de Instruções Formulário online

Manual de Instruções Formulário online Lista de Técnicos com Formação Regulamentada em Protecção Integrada, Produção Integrada e Modo de Protecção Biológico Manual de Instruções Formulário online O Formulário de Inscrição apresenta 2 etapas

Leia mais

Município de Santarém CÂMARA MUNICIPAL

Município de Santarém CÂMARA MUNICIPAL Ex.mo Sr. Presidente da Câmara, Nome A U T O R I Z A Ç Ã O / A L T E R A Ç Ã O D E U T I L I Z A Ç Ã O n.º 5 do art.º 4 do decreto-lei n.º 555/99 de 16/12, na sua atual redação contribuinte n.º, documento

Leia mais

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem REGULAMENTO DAS PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS, DOS MAIORES DE 23 ANOS

Leia mais

FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Aviso 09 Auditoria Energética a Elevadores em Edifícios de DIREÇÃO EXECUTIVA DO PNAEE FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (FEE) Decreto-Lei nº 50/2010, de 20 Maio O Fundo de Eficiência

Leia mais

Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz.

Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz. Curso de formação de mediadores de conflitos a habilitar para a prestação de serviços de mediação pública no âmbito dos julgados de paz. 1. Objectivo: Esta formação de Mediação no âmbito dos julgados de

Leia mais

REQUISITOS PARA HABILITAÇÃO DE INSTRUTORES DE TREINAMENTO PR-127

REQUISITOS PARA HABILITAÇÃO DE INSTRUTORES DE TREINAMENTO PR-127 Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece os requisitos para a habilitação de instrutores de treinamentos ministrados por organismos de treinamento, reconhecidos pela Associação Brasileira

Leia mais

Regulamento de Formação

Regulamento de Formação Regulamento de Formação A Vitabasic Unipessoal Lda promove iniciativas de índole formativa para Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala e outros Técnicos de Saúde e Bem-Estar. Âmbito O presente regulamento

Leia mais

Legislação. Lei n.º 26/ de 11 de abril. Diretiva 2009/128/CE

Legislação. Lei n.º 26/ de 11 de abril. Diretiva 2009/128/CE Legislação Diretiva 2009/128/CE Lei n.º 26/2013 - de 11 de abril Plano de Ação Nacional (PAN) Regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional;

Leia mais

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1)

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1) ORGANOGRAMA DA FMH Reitor Conselho de Escola Presidente (1) Conselho Pedagógico Vice - Presidente Vice - Presidente (1) Conselho Científico Secretário (1) ( ) (1) Membros do Conselho de Gestão 2.1 - Gestão

Leia mais

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Mod 10-381 rev 0 Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação de

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 23/08/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 23/08/2017 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis O TUA compreende todas

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG Procedimento SGSPAG n.º 2 4.ª revisão setembro 2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência...

Leia mais

REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. Que entidades devem efetuar o registo na ANPC (Autoridade Nacional

Leia mais

Check List Equipa Auditora: FP, EM, SL

Check List Equipa Auditora: FP, EM, SL 1ª Atividade Desempenho Dirigentes SIADAP 2 (Dirigente máximo do Relatório de atividades, serviço/presidente IPB) Como e Relatório síntese da quando efetua a análise à atividade? evolução dos resultados

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 10 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Início Outubro Duração 35h Horário(s) (a definir) OBJECTIVOS GERAIS - Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos, minimizando

Leia mais

DSTAR. Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º 07/2010 1ª Revisão

DSTAR. Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo. Norma orientadora n.º 07/2010 1ª Revisão DSTAR Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo Norma orientadora n.º 07/2010 1ª Revisão Assunto: Homologação de Cursos na área da Distribuição, Comercialização e Aplicação

Leia mais

Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Formação de Agricultores na Região centro

Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos. Formação de Agricultores na Região centro Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Formação de Agricultores na Região centro Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Objetivo das ações de formação: Utilização correta no uso e manuseamento

Leia mais

Perspetiva de evolução do quadro legal dos Produtos Fitofarmacêuticos

Perspetiva de evolução do quadro legal dos Produtos Fitofarmacêuticos Perspetiva de evolução do quadro legal dos Produtos Fitofarmacêuticos Paula Cruz de Carvalho www.dgav.pt AUTORIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS Regulamento (EU) 1107/2009, de 21 de outubro «Garantir

Leia mais

Instrumento financeiro para a reabilitação e revitalização urbanas. Área de reabilitação da zona Histórica de Alfândega da Fé

Instrumento financeiro para a reabilitação e revitalização urbanas. Área de reabilitação da zona Histórica de Alfândega da Fé Apresentação O IFRRU2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional. Para potenciar mais o investimento, o IFRRU2020 reúne

Leia mais

Plano de formação. Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal. Março 2018

Plano de formação. Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal. Março 2018 Plano de formação Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal Março 2018 Página 1 de 11 Índice Página 1 -Introdução 3 2 - Objetivos das ações de formação 4 3 - Enquadramento

Leia mais

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha 20-03-2014 1 O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos Maria José Cunha 20-03-2014 2 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA MISSÃO Formar profissionais

Leia mais

(P20) Plano de Aprovação e Controlo dos Estabelecimentos (PACE) 2 Objetivos Objetivo geral Objetivos estratégicos...

(P20) Plano de Aprovação e Controlo dos Estabelecimentos (PACE) 2 Objetivos Objetivo geral Objetivos estratégicos... Página: 275 de 440 (P20) Plano de Aprovação e Controlo dos Estabelecimentos (PACE) Índice 1 Legislação aplicável (UE e PT)... 276 2 Objetivos... 279 2.1 Objetivo geral... 279 2.2 Objetivos estratégicos...

Leia mais

Sessão de esclarecimento relativa à Lei 26/2013, de 11 de abril (aplicação da Lei 26/2013, de 11 de abril ao nível das Autarquias)

Sessão de esclarecimento relativa à Lei 26/2013, de 11 de abril (aplicação da Lei 26/2013, de 11 de abril ao nível das Autarquias) Sessão de esclarecimento relativa à Lei 26/2013, de 11 de abril (aplicação da Lei 26/2013, de 11 de abril ao nível das Autarquias) A P L I C A Ç Ã O D E P R O D U T O S F I T O F A R M A C Ê U T I C O

Leia mais

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscreverse nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

Intervenção Pública de LPD Oferta a preço fixo Manual do Operador

Intervenção Pública de LPD Oferta a preço fixo Manual do Operador VERSÃO 1.0 MANUAL INTERVENÇÃO PÚBLICA DE LEITE EM PÓ DESNATADO Índice 1. Enquadramento legislativo... 3 2. Objetivo... 3 3. Âmbito... 3 4. Intervenientes... 3 5. Operador... 3 Estar inscrito/identificado

Leia mais

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Condições para requerer a inscrição

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Condições para requerer a inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS, DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE DOS MAIORES DE 23 ANOS, PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIO R DE SAÚDE ATLÂNTICA Artigo 1.º

Leia mais

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA Registo de entrada RE SERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA (Art.º 63 do D.L. 555/99 de 16 de Dezembro, com a redacção conferida pelo D.L. 177/2001

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017 PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO Versão 2.0 - janeiro 2017 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação de verificadores

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR n. 19/2017 APLICAÇÃO DO DECRETO-LEI N. 35/2017 E PROCEDIMENTOS A IMPLEMENTAR

OFÍCIO CIRCULAR n. 19/2017 APLICAÇÃO DO DECRETO-LEI N. 35/2017 E PROCEDIMENTOS A IMPLEMENTAR KEPUBUCA daav OFÍCIO CIRCULAR n. 19/2017 APLICAÇÃO DO DECRETO-LEI N. 35/2017 E PROCEDIMENTOS A IMPLEMENTAR PELAS EMPRESAS DE APLICAÇÃO TERRESTRE E ENTIDADES COM SERVIÇOS PRÓPRIOS DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA FROTA DE TÁXIS

APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA FROTA DE TÁXIS Aviso de abertura de candidaturas n.º 1/2019 APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA FROTA DE TÁXIS - - - = - - - 12 de abril de 2019 APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA FROTA DE TÁXIS Aviso de abertura de candidaturas n.º

Leia mais