PROCURA E PLANEAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCURA E PLANEAMENTO"

Transcrição

1 PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 13 de Janeiro de :00-13:30 Este exame é composto por 13 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número. Na mesa em que está a fazer o exame deve ter apenas lápis/caneta, identificação e este exame. Pode utilizar o verso das folhas como rascunho. Deve responder às perguntas no espaço deixado para o efeito. Cotações Grupos I II III IV V VI Grupo I (4 valores) 1. (1,0) Os processos de procura podem ser classificados em processos de satisfação, semioptimização (quase-optimização e optimização-aproximação) e optimização. Diga em que consiste cada um deles, explicando o impacto que têm na qualidade da solução do problema e na eficiência do próprio processo de procura. a. Satisfação b. Semi-optimização b.1. Quase-optimização b.2. Optimização-aproximação c. Optimização 2. Considere um espaço de estados para o qual a função que, a partir de um estado, devolve o conjunto dos sucessores, é dada por: sucessores(n)={2n, 2n+1}. Considere ainda que os estados em que n >= nfinal não têm sucessores e que em caso de empate o algoritmo de procura deve escolher o estado cujo n é menor.

2 2.1) (1,0) Assuma um problema naquele espaço de estados, cujo estado inicial é 1 e cujo estado final é 12. Usando uma procura em profundidade incremental, desenvolva a árvore de procura até encontrar o estado final. Indique a ordem pela qual os estados são escolhidos para expansão. 2.2) (1,0) Resolva o mesmo problema usando uma procura de Discrepância Limitada Melhorada (ILDS) com uma heurística que mede a diferença, em valor absoluto, entre o valor de um estado e o do estado final, i.e. f(n)=abs(n-nfinal). Indique a ordem pela qual os estados são visitados. 2.3) (1,0) Resolva o mesmo problema usando uma procura SMA* com um limite de 3 nós e com uma heurística que mede a diferença, em valor absoluto, entre o valor de um estado e o do estado final, i.e. f(n)=abs(n-nfinal). Indique a ordem pela qual os estados são escolhidos para expansão, indique que estados são esquecidos e os valores que o algoritmo tem que guardar.

3 Grupo II (3 valores) 1. A figura seguinte corresponde a um grafo AND/OR, estando os nós AND representados por triângulos, os nós OR representados por círculos, e os nós terminais representados por quadrados. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z Considere ainda que a qualidade de um grafo-solução cuja raiz é o nó n é dada pela seguinte função, em que a qualidade de um nó terminal é definida pela função v, e os sucessores de um determinado nó são representados por n 1 n i : v( n) Q( n) = Q( ni ) i max Q( ni ) se n for um nó terminal se n for um nó AND se n for um nó OR A função v está definida, para os nós terminais do grafo acima, de acordo com a seguinte tabela: J K M N P Q R S T U V X Z

4 1.1) (1,5) Execute uma procura AO* no grafo AND/OR apresentado acima, desenhando cada um dos subgrafos explorados nas várias iterações do algoritmo. Assinale em cada subgrafo a solução base considerada antes de se expandir o próximo nó, bem como o valor da função de avaliação para cada nó gerado. A heurística utilizada é indicada na tabela seguinte, onde se apresenta a estimativa para a qualidade do grafosolução cuja raiz é o nó indicado na primeira linha da tabela. Considere que a função f 2 escolhe o nó com o maior valor heurístico. Assuma que todos os nós terminais estão marcados como resolúveis. A B C D E F G H I L O

5 2. Três estratégias de procura baseadas na Procura Trepar-a-Colina são: a Procura Têmpera Simulada, a Procura em Banda Estocástica e os Algoritmos Genéticos. 2.1) (0,9) Escreva de forma sucinta a essência de cada uma destas estratégias de procura. Procura de Têmpera Simulada Procura em banda (Local Beam) Algoritmos Genéticos 2.2) (0,6) Compare as três estratégias, dizendo o que têm em comum e de diferente.

6 Grupo III (1,5 valores) 1. (1,5) A utilização de funções heurísticas nem sempre, só por si, é eficaz para guiar a procura da solução de um problema complexo. É muitas vezes necessário usar outras técnicas complementares de modo a reduzir a complexidade do problema. Aponte quatro dessas técnicas e diga em que consistem.

7 Grupo IV (4 valores) 1. A figura seguinte corresponde a um mapa em que estão assinaladas diferentes áreas. Pretende-se colocar em cada uma das áreas um inteiro entre 1 e 8, sabendo-se que o número na área B tem que ser metade do número da área A (usando divisão inteira) e que o número da área C tem que ser menor que o número da área B. A B C 1.1) (0,5) Indique quais as variáveis envolvidas e respectivos domínios, bem como o grafo de restrições do problema.

8 1.2) (0,7) Realize uma procura com retrocesso sem fazer propagação de restrições. As variáveis e os valores devem ser escolhidos usando uma ordenação alfabética/numérica crescente. 1.3) (1,0) Realize uma procura com retrocesso utilizando o algoritmo Olhar-em-frente ( Forward checking ). As variáveis e os valores devem ser escolhidos usando uma ordenação alfabética/numérica crescente.

9 1.4) (1,0) Aplique o algoritmo AC-3 ao problema, indicando claramente os domínios obtidos no final do algoritmo. 1.5) (0,8) Em problemas de satisfação de restrições costumam usar-se heurísticas para aumentar a eficiência dos algoritmos. Descreva duas destas heurísticas.

10 Grupo V (4 valores) 1. (1,0) O algoritmo POP permite encontrar um plano de ordem parcial que resolve um problema de planeamento. Este algoritmo realiza de facto uma procura num espaço de planos. Diga quais são os operadores (geração de sucessores) nesta procura. 2. Dado o seguinte problema de planeamento: Predicados: Descansado (João), Satisfeito (João) Estado inicial: Descansado (João) Estado Final: Descansado (João) Satisfeito(João) Action(Corre(João), PRECOND: Descansado (João) EFFECT: Descansado (João) Satisfeito (João)) Action(Dorme(João), PRECOND: Descansado (João) EFFECT: Descansado (João)) 2.1) (2,0) Desenhe o grafo de planeamento para este problema. 2.2) (1,0) Usando o algoritmo GRAPHPLAN e o grafo de planeamento desenhado construa um plano que permita atingir o objectivo.

11

12 Grupo VI (3,5 valores) 1. (1,1) Escreva uma função em ANSI Common Lisp que recebe como argumento uma lista de números e duas funções que têm um argumento numérico. A função a desenvolver deve verificar se a aplicação das funções aos elementos da lista é ou não comutativa. Se for deve devolver T, se não for deve devolver nil. O processamento da lista deve ser feito de forma iterativa. Por exemplo, > (comutativas? '(1 2 3) #'sqrt #'sqrt) T > (comutativas? '(1 2 3) #'(lambda (x) (expt x 3)) #'log) NIL 2. (1,2) Escreva uma implementação da função factorial que utilize recursão e memoization (deve usar hash tables).

13 3. (1,2) Considere a seguinte definição do tipo node, para representar um nó de um grafo AND/OR em Common Lisp: (defstruct node type sucs solved?) O campo type indica o tipo de nó e pode ter como valor um dos seguintes símbolos: :and, :or ou :term, correspondendo, respectivamente, a um nó AND, OR ou terminal. O campo sucs é uma lista com os sucessores do nó. O campo solved? é um booleano, T ou NIL, indicando se o nó corresponde a um problema resolvido ou sem solução, respectivamente, ou então o símbolo :unknown, que indica que o seu estado ainda não foi determinado. Defina a função graph-label que dada uma instância da estrutura node correspondendo à raíz de um grafo AND/OR marca cada nó do grafo como resolvido ou sem solução e devolve o nó recebido alterado. Para além do nó, a função recebe como segundo argumento uma função que dado um nó terminal indica se o nó tem solução ou não.

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 12 de Janeiro de 2006 17:00-19:00 Este exame é composto por 13 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 10 de Janeiro de 2012 9:00-11:30 Este exame é composto por 16 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO POCUA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 3 de Janeiro de 007 :00-3:30 Este exame é composto por 3 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número. Na mesa

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 31 de Janeiro de 2006 17:00-19:00 Este exame é composto por 12 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 20 de Janeiro de 2009 17:00-19:30 Este exame é composto por 14 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

Exercícios de Procura e Planeamento 2013/2014

Exercícios de Procura e Planeamento 2013/2014 Exercícios de Procura e Planeamento 203/204 Fausto lmeida ula Prática de PP apítulo 2 apítulo 2 Estratégias ásicas de Procura Heurística Exercício onsidere o seguinte espaço de estados, com estado inicial,

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Teste 29 de Outubro de 2011 17:00-18:30 Este teste é composto por 9 páginas contendo 11 perguntas. Para perguntas com resposta de escolha múltipla, respostas erradas com

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Primeiro Teste 28 de Outubro de 2013 18:00-19:30 Este teste é composto por 10 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Para perguntas com resposta de escolha mu ltipla, respostas

Leia mais

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Primeiro Teste 31 de Outubro de 2008 19H00-20H30 Nome: Número: Este teste tem 7 perguntas e 7 páginas. Escreva o número em todas as páginas. Deve ter na mesa

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Segundo Exame 11 de Julho de 2006 9:00-11:00 Este exame é composto por 11 páginas contendo 8 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Exame 7 de Julho de 2005 9:00-11:00 Este exame é composto por 9 págínas contendo 8 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Teste 7 de Novembro de 2011 17:00-18:30 Este teste é composto por 11 páginas contendo 8 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número. Na mesa

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09 INTELIGÊNI RTIFIIL 2008/09 PROUR 1) onsidere o problema da torre de Hanoi com discos. Neste problema, existem três pinos, e e discos de diâmetros diferentes, estando no início todos os discos colocados

Leia mais

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Repescagem do Primeiro Teste 13 de Fevereiro de 2009 17H00-18H30 Nome: Número: Este teste tem 7 perguntas e 5 páginas. Escreva o número em todas as páginas.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Segundo Teste 20 de Janeiro de 2012 8:00-9:30 Este teste é composto por 12 páginas contendo 9 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número. Na mesa

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Primeiro Teste 29 de Outubro de 2014 18:00-19:30 Este teste é composto por 8 páginas contendo 7 grupos de perguntas. Para perguntas com resposta de escolha múltipla, respostas erradas

Leia mais

Inteligência Artificial Taguspark

Inteligência Artificial Taguspark Inteligência Artificial Taguspark Repescagem do Primeiro Teste 22 de Julho de 2006 9H00-10H30 Nome: Número: Este teste tem 7 perguntas e 12 páginas. Escreva o número em todas as páginas. Deve ter na mesa

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Segundo Teste 15 de Janeiro de 2015 18:00-19:30 Este teste é composto por 9 páginas contendo 8 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número.

Leia mais

Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: f=7 f=7 f=1 f=2

Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: f=7 f=7 f=1 f=2 LERCI/LEIC Tagus 2005/06 Inteligência Artificial Exercícios sobre Minimax: Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: Max Min f=4 f=7

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Inteligência Artificial Primeiro Teste 31 de Outubro de 2009 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 9 páginas com

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Segundo Teste 15 de Janeiro de 2014 9:00-10:30 Este teste é composto por 11 páginas contendo 7 grupos de perguntas. Para perguntas com resposta de escolha mu ltipla, respostas erradas

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Exame 20 de Junho de 2006 9:00-11:00 Este exame é composto por 11 páginas contendo 8 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Departamento de Sistemas e Informática Guia de Exercícios das Aulas Práticas Inteligência Artificial Prof Joaquim Filipe Eng. Adelaide

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09 JOGOS Ex. 1) ( Teste 2005/06) Considere a seguinte árvore de procura de dois agentes. Reordene as folhas de modo a maximizar o número de cortes com uma procura da esquerda

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Segundo Teste 16 de Janeiro de 2013 17:00-18:30 Este teste é composto por 12 páginas contendo 7 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número. Na mesa

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Repescagem Segundo Teste 31 de Janeiro de 2014 10:30-12:00 1.º Enunciado Esta prova é constituída por 5 enunciados separados. Preencha cuidadosamente o nome e número na primeira página de cada um dos enunciados.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Repescagem do Segundo Teste 4 de Feveiro de 2012 9:00-10:30 Este teste é composto por 11 páginas contendo 7 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número.

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Exame 20 de Junho de 2006 9:00-11:00 Este exame é composto por 11 páginas contendo 8 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

LERCI/LEIC TAGUSPARK INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2005/06 PROCURA

LERCI/LEIC TAGUSPARK INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2005/06 PROCURA LERI/LEI TGUSPRK INTELIGÊNI RTIFIIL 005/06 PROUR ) onsidere o espaço de estados definido pelo estado inicial,, e pela função que gera os sucessores de um estado, sucessores(n)={n, n+}. onsiderando o estado

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 6 de Novembro de 200 09:00 0:30 SOLUÇÃO. (.0) Escolha a única afirmação incorrecta. Uma resposta certa vale valor e uma resposta errada desconta 0.4 valores. A.

Leia mais

Procura Informada. Capítulo 4

Procura Informada. Capítulo 4 Procura Informada Capítulo 4 Sumário Procura Melhor Primeiro Procura Gananciosa Procura A * Heurísticas Procura local Árvore de Procura Uma estratégia de procura determina a ordem de expansão dos nós As

Leia mais

Departamento de Ciência de Computadores - FCUP Primeiro Teste de Inteligência Artificial / Sistemas Inteligentes (Duração: 2 horas)

Departamento de Ciência de Computadores - FCUP Primeiro Teste de Inteligência Artificial / Sistemas Inteligentes (Duração: 2 horas) Departamento de Ciência de Computadores - FCUP Primeiro Teste de Inteligência Artificial / Sistemas Inteligentes (Duração: horas) Nome: Data: 7 de Abril de 016 1) Considere a aplicação da busca em profundidade

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Segundo Teste 9 de Junho de 2012 9:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 6 páginas com 12 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada entre

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Repescagem Segundo Teste 2 de Fevereiro de 2013 9:00-10:30 Este teste é composto por 13 páginas contendo 6 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número.

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 16 de Abril de 2011 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 7 páginas com 9 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Segundo Teste 05 de Janeiro de 2009 9H00-10H30 Nome: Número: Este teste tem 8 perguntas e 6 páginas. Escreva o número em todas as páginas. Deve ter na mesa apenas

Leia mais

Inteligência Artificial 2008/09 E z D

Inteligência Artificial 2008/09 E z D /Jan/009 9h-h Inteligência Artificial 008/09 DI/FCT/UNL, Duração: 3h Exame: Época Normal GRUP I I.) Considere o seguinte grafo de estados de um problema de procura. s valores apresentados nos arcos correspondem

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 21 de Abril de 2012 11:30 13:00 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 5 páginas com 10 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Segundo Teste 10 de Janeiro de 2014 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 8 páginas com 12 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Segundo Teste 31 de Janeiro de 2014 08:00-11:00 A 1.º Enunciado Esta prova é constituída por 3 enunciados separados. Preencha cuidadosamente o nome e número na primeira página de

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Graduação em Ciência da Computação / 2006 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 1/7 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 2/7 Solução

Leia mais

Procura Informada. Capítulo 4

Procura Informada. Capítulo 4 Procura Informada Capítulo 4 Material Capítulo 4 Secções 1-3 Resumo Estratégias de procura informadas Gananciosa A * IDA* Melhor Primeiro Recursiva (RBFS) Heurísticas Algorítmos de procura local Hill-climbing

Leia mais

Lista de exercícios 1

Lista de exercícios 1 Lista de exercícios 1 Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP pinheiro@ic.unicamp.br 3 de setembro de 2010 1. Considere o problema do quebra-cabeças

Leia mais

Agentes de Procura Procura Estocástica. Capítulo 3: Costa, E. e Simões, A. (2008). Inteligência Artificial Fundamentos e Aplicações, 2.ª edição, FCA.

Agentes de Procura Procura Estocástica. Capítulo 3: Costa, E. e Simões, A. (2008). Inteligência Artificial Fundamentos e Aplicações, 2.ª edição, FCA. Agentes de Procura Procura Estocástica Capítulo 3: Costa, E. e Simões, A. (2008). Inteligência Artificial Fundamentos e Aplicações, 2.ª edição, FCA. AGENTES DE PROCURA ESTOCÁSTICA 1 Procura Aleatória O

Leia mais

Resumo. Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos.

Resumo. Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos. Resumo Inteligência Artificial Russel e Norvig Capítulos 3,4 e 5 Prof. MsC Ly Freitas UEG Resolução de problemas por meio de busca Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial CTC15 Aula 3b CTC15 Aula 3b 1 Sumário Exemplos de PSR Busca genérica aplicada à PSRs Backtracking Verificação forward Heurísticas para PSRs CTC15 Aula 3b 2 Problemas de satisfação

Leia mais

Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig

Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig 1. (2.2) Tanto a medida de desempenho quanto a função de utilidade medem o quanto um agente está desempenhando bem suas atividades. Explique a diferença

Leia mais

Inteligência Artificial - IA. Resolução de problemas por meio de busca

Inteligência Artificial - IA. Resolução de problemas por meio de busca Resolução de problemas por meio de busca 1 Agente reativo - definido por ação reação Agente de resolução de problemas (ou baseado em objetivos) encontra sequencias de ações que leva ao estado desejável.

Leia mais

a) Defina em Prolog iguais/1, um predicado que recebe um estado do jogo e que verifica que todas as pilhas têm o mesmo número de peças.

a) Defina em Prolog iguais/1, um predicado que recebe um estado do jogo e que verifica que todas as pilhas têm o mesmo número de peças. Introdução à Inteligência Artificial 2ª Época 29 Janeiro 2015 Nº Aluno: Nome Completo: Exame com consulta. Responda às perguntas nesta própria folha, nos espaços indicados. (I) O jogo do Nim (também chamado

Leia mais

ÍNDICE. PREFÁCIO xv. 3 PROCESSOS GERADOS POR PROCEDIMENTOS Recursão Linear Cálculo de potências Cálculo de factoriais 91

ÍNDICE. PREFÁCIO xv. 3 PROCESSOS GERADOS POR PROCEDIMENTOS Recursão Linear Cálculo de potências Cálculo de factoriais 91 ÍNDICE PREFÁCIO xv 1 NOÇÕES BÁSICAS 1 1.1 Algoritmos 5 1.2 O Desenvolvimento de Programas 8 1.3 Programas em Scheme 11 1.3.1 Sintaxe e semântica 13 1.3.2 Construção de formas 15 1.4 Expressões 16 1.4.1

Leia mais

Procura Informada. Capítulo 4

Procura Informada. Capítulo 4 Procura Informada Capítulo 4 Livro Capítulo 4 Secções 1-3 Resumo Estratégias de procura informadas Gananciosa A* IDA* Melhor Primeiro Recursiva (RBFS) Heurísticas Algorítmos de procura local Hill-climbing

Leia mais

Satisfação de Restrições. Capítulo 5 (disponível online)

Satisfação de Restrições. Capítulo 5 (disponível online) Satisfação de Restrições Capítulo 5 (disponível online) Sumário Problemas de Satisfação de Restrições (CSPs) Procura com Retrocesso para CSPs Procura Local para CSPs Estrutura dos CSPs Problemas de Satisfação

Leia mais

Exame de 1ª Época Introdução à Programação IGE e ETI 2003/02/25-1º semestre de 2002/2003 ISCTE

Exame de 1ª Época Introdução à Programação IGE e ETI 2003/02/25-1º semestre de 2002/2003 ISCTE Recibo do Exame de 1ª Época de Introdução à Programação (IGE e ETI), 2003/02/25 1º semestre de 2002/2003, ISCTE Nome do aluno:... Número do aluno:... Assinatura do docente:... Notas: Exame de 1ª Época

Leia mais

Cap. 4 Busca com Informações e Exploração. do livro de Russel e Norvig

Cap. 4 Busca com Informações e Exploração. do livro de Russel e Norvig Cap. 4 Busca com Informações e Exploração do livro de Russel e Norvig Busca Heurística(Best-First Search) Largura, profundidade e aprof. iterativo: desinformadas sobre proximidade da solução Heurística:

Leia mais

Satisfação de Restrições. Capítulo 5 (disponível online)

Satisfação de Restrições. Capítulo 5 (disponível online) Satisfação de Restrições Capítulo 5 (disponível online) Sumário Problemas de Satisfação de Restrições (CSPs, do Inglês Constraint Satisfaction Problems ) Procura com Retrocesso para CSPs Procura Local

Leia mais

Resolução de Problemas. Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial

Resolução de Problemas. Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial Resolução de Problemas Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial 2 Resolução de Problemas Introdução Componentes Solução Busca de soluções 3 Resolução

Leia mais

CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 01

CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 01 . CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 01 Créditos: alguns itens desta lista são adaptados do material da disciplina CS188 - Artificial Intelligence

Leia mais

PCS Inteligência Artificial

PCS Inteligência Artificial PCS 2059 - Inteligência Artificial 1a. Lista de Exercícios Prof. Responsável: Jaime Simão Sichman A. Introdução à IA 1. Descreva resumidamente o que é o Teste de Turing. B. Representação por Espaço de

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS DE DECISÃO Ano Lectivo 2005/2006 Semestre de Inverno. 1º Exame, 13/Janeiro/2006

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS DE DECISÃO Ano Lectivo 2005/2006 Semestre de Inverno. 1º Exame, 13/Janeiro/2006 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Engenharia Aeroespacial INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS DE DECISÃO

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Mestrado em Ciência da Computação / 2006 BUSCA SMA* (Simplified Memory-Bounded A*) BUSCA SMA* (Simplified

Leia mais

Sistemas Baseados em Conhecimento

Sistemas Baseados em Conhecimento Departamento de Informática Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Sistemas Baseados em Conhecimento Primeiro Teste 24 de Abril de 2008 Nome Completo: Nº Aluno: Licenciatura: com consulta 1 hora

Leia mais

lnteligência Artificial

lnteligência Artificial lnteligência Artificial Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Heurística Usam conhecimento específico do problema na busca da solução Mais eficientes que busca não informada Busca Informada

Leia mais

Busca com informação e exploração. Inteligência Artificial

Busca com informação e exploração. Inteligência Artificial Busca com informação e exploração (Capítulo 4 - Russell) Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura Busca pela melhor escolha Busca gulosa pela melhor escolha Busca

Leia mais

Inteligência Artificial. Resolução de problemas por meio de algoritmos de busca. Aula II Algoritmos básicos de busca cega

Inteligência Artificial. Resolução de problemas por meio de algoritmos de busca. Aula II Algoritmos básicos de busca cega Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Resolução de problemas por meio de algoritmos de busca Aula II Algoritmos básicos de busca

Leia mais

Algoritmos de retrocesso

Algoritmos de retrocesso Algoritmos de retrocesso Algoritmos em que se geram escolhas que vão sendo testadas e eventualmente refeitas Problemas para os quais não existem algoritmos eficientes: retrocesso é melhor que pesquisa

Leia mais

Algoritmos de retrocesso

Algoritmos de retrocesso Algoritmos de retrocesso Algoritmos em que se geram escolhas que vão sendo testadas e eventualmente refeitas Problemas para os quais não existem algoritmos eficientes: retrocesso é melhor que pesquisa

Leia mais

Métodos de Busca: Busca sem Informação. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng.

Métodos de Busca: Busca sem Informação. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. Métodos de Busca: Busca sem Informação Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 3) Métodos de Busca Resolução de Problemas a. Espaço de estados:

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Conteúdo Um exemplo Resolução de problemas por meio de busca Exemplos de problemas Em busca de soluções

Leia mais

Estruturação de Procedimentos

Estruturação de Procedimentos Capítulo 4 Estruturação de Procedimentos 4. Exercícios de revisão. Diga o que entende por linguagem estruturada em blocos. Descreva a regra associada a esta estrutura, e diga qual a sua importância. 2.

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução da Repescagem do Primeiro Teste 31 de Janeiro de 2013 09:00 10:30 1. De um modo sucinto, (a) (0.5) Diga o que é um processo computacional. Um processo computacional é

Leia mais

REDES NEURAIS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LISTA DE EXERCÍCIOS 6

REDES NEURAIS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LISTA DE EXERCÍCIOS 6 REDES NEURAIS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LISTA DE EXERCÍCIOS 6 Aluno: 1. Defina o problema de busca (espaço de estados, estado inicial, estado final, ações possíveis, custo) para o seguinte caso: uma pessoa,

Leia mais

CTC-17 Inteligência Artificial Problema de Satisfação de Restrições. Prof. Paulo André Castro

CTC-17 Inteligência Artificial Problema de Satisfação de Restrições. Prof. Paulo André Castro CTC-17 Inteligência Artificial Problema de Satisfação de Restrições Prof. Paulo André Castro pauloac@ita.br www.comp.ita.br/~pauloac Sala 110, IEC-ITA Sumário Conceituação Aplicando busca genérica a PSRs

Leia mais

Busca com informação e exploração. Capítulo 4 Russell & Norvig Seção 4.2 e 4.3

Busca com informação e exploração. Capítulo 4 Russell & Norvig Seção 4.2 e 4.3 Busca com informação e exploração Capítulo 4 Russell & Norvig Seção 4.2 e 4.3 1 Revisão da aula passada: Busca A * Idéia: evitar expandir caminhos que já são caros Função de avaliação f(n) = g(n) + h(n)

Leia mais

CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 02

CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 02 . CEFET/RJ Disciplina: Inteligência Artificial Professor: Eduardo Bezerra Lista de exercícios 02 Créditos: alguns itens desta lista são adaptados do material da disciplina CS188 - Artificial Intelligence

Leia mais

Inteligência Artificial (SI 214) Aula 4 Resolução de Problemas por meio de Busca Heurística

Inteligência Artificial (SI 214) Aula 4 Resolução de Problemas por meio de Busca Heurística Inteligência Artificial (SI 214) Aula 4 Resolução de Problemas por meio de Busca Heurística Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br 2015 2012-2015 Josenildo Silva (jcsilva@ifma.edu.br) Este material

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos da bissecção e falsa posição UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1419 Cálculo Numérico - LISTA 1 - Zeros de Funções (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda) 1 Existência e unicidade de zeros; Métodos

Leia mais

Inteligência Artificial - IA

Inteligência Artificial - IA Busca sem informação Estratégias para determinar a ordem de expansão dos nós: 1. Busca em extensão 2. Busca de custo uniforme 3. Busca em profundidade 4. Busca com aprofundamento iterativo Direção da expansão:

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 3 Métodos de Busca para Resolução de Problemas Busca Informada Heurísticas Busca Gulosa Busca A* Busca Local Prática #2 Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br

Leia mais

Computação e Programação Exame Época de recurso

Computação e Programação Exame Época de recurso Nome : Número : Computação e Programação 2013-2014 Mestrado Integrado em Engenharia Civil Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas DECivil Exame Época de recurso 29 de Janeiro de 2014 v

Leia mais

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Pedro Adão, Fausto Almeida, Ana Cardoso-Cachopo, Pedro Amaro de Matos (editores) Departamento de Engenharia Informática Instituto

Leia mais

Classificação Externa: Intercalação de Partições Classificadas

Classificação Externa: Intercalação de Partições Classificadas Classificação Externa: Intercalação de Partições Classificadas Vanessa Braganholo Baseado no Material de: Inhaúma Neves Ferraz (IC/UFF) Relembrando: Modelo da Classificação Externa 2 Aula Passada: Etapa

Leia mais

3. Resolução de problemas por meio de busca

3. Resolução de problemas por meio de busca Inteligência Artificial - IBM1024 3. Resolução de problemas por meio de busca Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Resolução de problemas por

Leia mais

INF1010 Lista de Exercícios 2

INF1010 Lista de Exercícios 2 INF00 Lista de Exercícios 2 Árvores. Construir algoritmo para dada uma árvore n-ária, transformá-la em uma árvore binária. 2. Qual a maior e menor quantidade de nós que podem existir em uma árvore binária

Leia mais

Os Problemas de Optimização Combinatória e a Teoria da Complexidade

Os Problemas de Optimização Combinatória e a Teoria da Complexidade Metodologias de Apoio à Decisão Os Problemas de Optimização Combinatória e a Teoria da Complexidade Programação Inteira Mista Programação Linear Programação Binária Mista Programação Inteira Slide Fluxos

Leia mais

Sumário. Decisões óptimas em jogos (minimax) Cortes α-β Decisões imperfeitas em tempo real

Sumário. Decisões óptimas em jogos (minimax) Cortes α-β Decisões imperfeitas em tempo real Jogos Capítulo 6 Sumário Decisões óptimas em jogos (minimax) Cortes α-β Decisões imperfeitas em tempo real Jogos vs. Problemas de Procura Adversário imprevisível" necessidade de tomar em consideração todas

Leia mais

Os problemas de IA empregam heurísticas, basicamente, em duas situações:

Os problemas de IA empregam heurísticas, basicamente, em duas situações: Figura: Capa do Livro Hamburger, H., Richards, D. Logic and Language Models for Computer Science, Prentice Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Sistemas Inteligentes Lista de Exercícios sobre Busca e Agentes Inteligentes

Sistemas Inteligentes Lista de Exercícios sobre Busca e Agentes Inteligentes Sistemas Inteligentes Lista de Exercícios sobre Busca e Agentes Inteligentes 1) A* - Problema do metrô de Paris Suponha que queremos construir um sistema para auxiliar um usuário do metrô de Paris a saber

Leia mais

Relatório de Inteligência Artificial

Relatório de Inteligência Artificial Relatório de Inteligência Artificial Hidato Grupo 4 Diogo Simões - 63558 Inês Almeida - 63556 Miguel Diogo - 63567 Introdução O objectivo deste projecto é resolver automaticamente um tabuleiro de Hidato

Leia mais

Inteligência Artificial Taguspark

Inteligência Artificial Taguspark Inteligência Artificial Taguspark Repescagem do Segundo Teste 22 de Julho de 2006 9H00-10H30 Nome: Número: Este teste tem 10 perguntas e 10 páginas. Escreva o número em todas as páginas. Deve ter na mesa

Leia mais

2. Criação de Algoritmos

2. Criação de Algoritmos 2. Criação de Algoritmos Neste capítulo, será visto o desenvolvimento de um algoritmo, regras, etapas e simbologias. 2.1 O que é Pseudocódigo? Fig.1: Ilustração de algoritmo Fonte: Internet Os algoritmos

Leia mais

Busca Cega (Exaustiva) e Heurística. Busca Aula 2

Busca Cega (Exaustiva) e Heurística. Busca Aula 2 Busca Cega (Exaustiva) e Heurística Busca Aula 2 Ao final desta aula a gente deve saber: Conhecer as várias estratégias de realizar Busca não-informada (Busca Cega) Determinar que estratégia se aplica

Leia mais

LISP - Introdução. Existem vários dialectos de LISP: COMMON LISP (o mais sofisticado e mais utilizado) Outros: MAC LISP, INTERLISP, XLISP

LISP - Introdução. Existem vários dialectos de LISP: COMMON LISP (o mais sofisticado e mais utilizado) Outros: MAC LISP, INTERLISP, XLISP LISP - Introdução Linguagem de alto nível, criada por John McCarty em 1959, tendo em vista facilitar a programação de sistemas de raciocínio baseados em lógica Foi adoptada como linguagem principal em

Leia mais

Primeiro Trabalho de IA/SI: Buscas. Entrega: 03/03/2019 (2 semanas)

Primeiro Trabalho de IA/SI: Buscas. Entrega: 03/03/2019 (2 semanas) Primeiro Trabalho de IA/SI: Buscas Entrega: 03/03/2019 (2 semanas) 18 de Fevereiro de 2019 Este trabalho é para ser submetido via Moodle. Será desenvolvido principalmente durante as aulas práticas, mas

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Resolvendo Problemas com Busca Agente solucionador de problemas (guiado por objetivo deliberativo) Busca uma sequência de ações que o leve a estados desejáveis (objetivos). Propriedades

Leia mais

Algoritmo e Programação. Capítulo 2 Tópicos Preliminares

Algoritmo e Programação. Capítulo 2 Tópicos Preliminares Algoritmo e Programação Capítulo 2 Tópicos Preliminares Tópicos Preliminares Neste capítulo Tipos Primitivos Variáveis Expressões Aritméticas, Lógicas e Relacionais Comandos de Entrada e Saída Blocos Tópicos

Leia mais

Estratégias de Busca: Métodos Informados. March 9, 2015

Estratégias de Busca: Métodos Informados. March 9, 2015 Estratégias de Busca: Métodos Informados March 9, 2015 Busca de Soluções: Métodos Informados Utilizam conhecimento específico do problema para encontrar a solução algoritmo geral de busca somente permite

Leia mais

Jogos com Oponentes. March 7, 2018

Jogos com Oponentes. March 7, 2018 Jogos com Oponentes March 7, 2018 Jogos com Oponentes ˆ Problemas de busca: não assumem a presença de um oponente ˆ Jogos: oponente INCERTEZA! ˆ Incerteza porque não se conhece as jogadas exatas do oponente

Leia mais

de Bases de Dados Exame 1

de Bases de Dados Exame 1 Ano lectivo 2011/2012 2 o semestre Administração e Optimização de Bases de Dados Exame 1 Regras O exame tem a duração de 2 horas. O exame é individual e com consulta. Poderá consultar o livro, slides da

Leia mais

Teste de Matemática A 2015 / 2016

Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste N.º 2 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em cada

Leia mais