Relatório dos Resultados: 9º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório dos Resultados: 9º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC"

Transcrição

1 1 FUNDAÇÃO ABC SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA O AGRONEGÓCIO SETOR DE FORRAGICULTURA Relatório dos Resultados: 9º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC Coordenação: Eng. Agr. Dr. Igor Quirrenbach de Carvalho Zootec. Ma. Maryon Strack Dalle Carbonare Castro 18/08/2017

2 2 1. INTRODUÇÃO Na safra de verão 2016/2017, os produtores do Grupo ABC cultivaram uma área de ha de milho para silagem (Fundação ABC, 2016). Considerando uma produtividade média de 55 t ha -1 de massa verde, estima-se uma produção de toneladas de silagem, que pode alimentar em torno de vacas/ano (25 kg/vaca/dia) e suportar uma produção de 825 milhões de litros de leite ao ano (25 L/vaca/dia x 300 dias). A Fundação ABC realiza anualmente ensaios de competição de híbridos de milho para silagem em quatro locais (Castro, Ponta Grossa, Arapoti e Itaberá). São ensaios em parcelas de 6,4 m 2, com 4 repetições e análise estatística dos resultados. A partir da média dos anos em cada local, os híbridos superiores em produção de leite estimada por tonelada de silagem e por hectare são indicados aos produtores. Contudo, resultados de campo são importantes para checar se os melhores híbridos nos ensaios também se destacam nas propriedades da região. Além disso, o Concurso de Silagem obtém informações sobre as tecnologias mais empregadas pelos produtores e permite saber como está a qualidade da silagem em relação aos anos anteriores. Devido à grande importância da silagem na alimentação do rebanho local, foi criado o Concurso de Silagem de Milho da Fundação ABC, com o objetivo de valorizar a cadeia de produção de silagem de milho e premiar os responsáveis pelas melhores silagens.

3 3 2. MATERIAL E MÉTODOS Os produtores se inscreveram através do departamento de pecuária das cooperativas e da Fundação ABC de 04 de julho de 2016 a 30 de junho de Ao todo foram 426 inscrições de 293 produtores das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. A divulgação do concurso foi realizada por , redes sociais, panfletos, circulares nas cooperativas, dias de campo, palestras e no programa de rádio Ponto de Encontro Castrolanda. As amostras em silos abertos foram coletadas pelos técnicos da pecuária das cooperativas, que passaram por uma orientação prévia para padronização das coletas. Foram retiradas cinco subamostras do painel de cada silo, sendo homogeneizadas em uma amostra composta. As coletas em silos fechados foram realizadas por técnicos do laboratório da Fundação ABC. Foram retiradas três subamostras por silo, com calador específico para silagem. As amostras foram enviadas ao Laboratório de Bromatologia da Fundação ABC para realização das análises. Os nutrientes foram analisados pela técnica da espectrofotometria de refletância no infravermelho proximal (NIRS), com equipamento da marca FOSS e calibração do laboratório holandês BLGG. A distribuição e o tamanho de partículas foram determinados através das peneiras Penn State. A avaliação do grau de processamento dos grãos foi realizada através da metodologia KPS - Kernel Process Score (Ferreira & Mertens, 2005), que representa a porcentagem de amido que passa na peneira de 4,75 mm. As variáveis utilizadas para pontuação foram: teor de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra insolúvel em detergente ácido (FDA), fibra insolúvel em detergente neutro (FDN), nutrientes digestíveis totais (NDT), valor relativo nutricional (VRN), amido, potencial hidrogeniônico (ph), digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO), digestibilidade in vitro da fibra em detergente neutro (DIVFDN), produção de leite estimada (kg T -1 MS) através da planilha Milk 2006 da Universidade de Wisconsin, porcentagem de partículas nas peneiras 1 e 3 (Penn State) e KPS. Sendo assim, foram 14 os itens utilizados para pontuação, com notas de 0 a 10 para cada item, conforme a tabela abaixo. A nota foi calculada pela média dos 14 itens e multiplicado por 10.

4 4 Itens Avaliação Alvo para Nota Máxima Mínimo para Pontuação Nota Máxima MS >20 e <45 10 PB >8 >0 10 FDA <20 <40 10 FDN <35 <55 10 NDT >74 >64 10 VRN >195 >95 10 Amido >40 >20 10 ph <3,6 <4,6 10 Peneira >0 e <28 10 Peneira >0 e <50 10 DIVMO >74 >54 10 DIVFDN >60 >30 10 KPS >70 >30 10 Leite Estimado >1650 > Nota Final (média das notas x 10) 100

5 5 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1 Características das silagens O número de inscrições tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos, com o recorde de 426 inscrições nesta edição do concurso, contra 278 do último concurso. A maior parte das silagens inscritas foram de produtores da Cooperativa Frísia (42%), seguido da Castrolanda (37%) e Capal (21%). Houveram inscrições de trinta e um municípios, localizados nos estados de São Paulo e Paraná, sendo que Castro teve o maior número de participantes (34%).

6 6 A colheita das silagens foi predominantemente terceirizada (75%). Este valor tem se mantido estável desde a primeira edição do concurso em 2009, com variações entre 64 e 78%. Foram 14 marcas diferentes de ensiladeiras, as mais utilizadas foram JF, New Holland e John Deere. Quanto ao tipo de máquina, 68% eram automotrizes. Apenas 10% das silagens tiveram uso de inoculante, e sua utilização vem diminuindo a cada ano. Por outro lado, a utilização de fungicidas nas lavouras de milho tem aumentado, este ano chegou a 64%, 10% a mais em relação ao ano anterior. Houveram um total de 45 híbridos inscritos de 13 empresas. Os quatro híbridos mais inscritos foram Feroz Viptera, P 32R22H, Fórmula Viptera e AS 1666PRO3 juntos tiveram 49% das inscrições. As empresas com maior número de inscrições foram Pioneer (28%), Syngenta (26%), Dekalb (17%) e Agroeste (15%).

7 7 3.2 Características dos silos Os tipos de silos eram na maioria trincheira de terra (47%), seguido por trincheira de concreto (29%) e de superfície (24%). A cobertura mais utilizada por cima da lona foi terra (70%). 17% dos produtores utilizaram a película de barreira de oxigênio e 4% a manta de proteção em cima da lona.

8 8 As lonas mais utilizadas foram em sua grande maioria dupla face brancapreta (96%). A maior parte dos silos não tiveram presença de efluente (70%) e apenas 1% tinha muito efluente. O tipo de silo, cobertura sobre a lona e presença de efluente tem se mantido estável ao longo dos anos. O uso de lona dupla face branca-preta tem aumentado a cada ano desde o início do concurso, quase a totalidade dos produtores já utilizam este tipo de lona. A retirada de silagem manual com garfo e com desensiladeira foram ambas (37%). Nos últimos anos a retirada com garfo vem diminuindo e o uso de desensiladeira aumentando. A maior parte dos silos não tinham perdas superficiais por camada deteriorada.

9 9 3.3 Teor de matéria seca e qualidade da silagem Quanto ao teor de matéria seca (MS), quase metade das silagens avaliadas (48%) estavam na faixa adequada (30 a 35%), 22% das silagens estavam abaixo do indicado (<30%) e 30% acima (>35%). Apesar de apenas 48% das silagens estarem na faixa recomendada de MS que é de 30 a 35%, a porcentagem de silagens dentro dessa faixa tem aumentado desde o primeiro concurso em Isso indica que técnicos e produtores tem avaliado melhor o ponto de corte. A porcentagem de silagens úmidas tem reduzido e de silagens mais secas tem aumentado, o que é favorável em termos de ganho de amido e consequentemente energia na silagem. Contudo, as silagens com matéria seca acima de 35% necessitam cuidados especiais na confecção da silagem. Parar avaliar a relação entre o teor de matéria seca (MS) e a qualidade, as silagens foram agrupadas em três grupos de MS, úmidas (<30%), adequadas (30-35%) e secas (>35%). O teor de FDN decresceu com o aumento do teor de MS e a digestibilidade da fibra (DIVFDN) permaneceu constante. Os teores de amido, digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO), produção estimada de leite bem como as notas, aumentaram com o aumento da MS, mesmo para silagens acima de 35% de MS. Uma possível explicação para isso foi a menor severidade de doenças e maior stay green observado este ano, que permitiu a colheita com maior maturidade dos grãos e a planta ainda verde.

10 10

11 Tamanho de partículas da silagem Na média, as partículas retidas na peneira 1, que são as fibras longas (>19 mm), ficaram adequadas ao indicado pela Penn State, tanto nas silagens Top 10 (5%) como na média geral de todas as silagens (7%). Na peneira 3 (partículas entre 4,0 e 8,0 mm), a porcentagem de partículas nas Top 10 ficou no limite mínimo do recomendado (20%), mas na média geral ficou abaixo do recomendado (16%). Peneiras P1 (>19 mm) P2 (8-19 mm) P3* (4-8 mm) P4 (<4 mm) Ideal 3 a 8% 45 a 65% 20 a 30% < 10 % Top Média Geral *Primeira edição do concurso que foi utilizada a peneira de 4,0 mm no lugar da 1,18 mm. Apesar da média geral e média Top 10 estarem próximas ao adequado, a maior parte das silagens estavam mal picadas (70%), com excesso de partículas grandes (acima de 8% na peneira 1 e/ou abaixo de 20% na peneira 3). 15% das silagens estavam muito picadas (abaixo de 3% na peneira 1 e/ou acima de 30% na peneira 3) e apenas 15% das silagens estavam com o tamanho de partículas adequado em todas as peneiras. A proporção de silagens bem picadas aumentou de 9% para 15% neste ano em relação ao ano anterior.

12 KPS (Kernel Process Score Escore de Processamento de Grãos) De acordo com a literatura, o KPS pode ter correlação negativa com o teor de amido fecal (Ferguson, 2003; Ferrareto & Shaver, 2012; Braman & Kurtz, 2015), ou seja, quanto menor o KPS maior é o risco de perda de amido nas fezes. A presença de grãos no esterco denota baixo aproveitamento do amido e menor eficiência na produção leiteira das propriedades (Braman e Kurtz, 2015). Além disso há necessidade de aumento do teor de amido na dieta que eleva o custo com a alimentação. A maioria das silagens participantes desta edição do concurso (69%) estavam com processamento de grãos considerado ruim, abaixo de 50% de KPS e apenas 1% estavam com nível ótimo, acima de >70% de KPS. O KPS variou de 18 a 73%, com média geral de 46%, 2% a mais em relação ano passado.

13 Qualidade ao longo dos anos Com o objetivo de visualizar a evolução da qualidade das silagens participantes do concurso, foi realizado um comparativo entre os anos para as variáveis analisadas. Os teores de MS, NDT e amido tem se mantido relativamente estáveis, enquanto os teores de FDN tem reduzido nos últimos anos. O gráfico da DIVFDN não está apresentado, pois houve uma mudança no método de análise a partir de Na comparação deste ano com o ano passado (mesmo método), houve aumento de 3% na DIVFDN (48 x 51%).

14 14 4. CONCLUSÕES A maior parte das silagens do concurso eram de híbridos simples, de alto investimento, com colheita terceirizada e sem utilização de inoculante; A maior parte dos silos foi do tipo trincheira, vedados com lona dupla face branca-preta e cobertos com terra; Assim como nas outras oito edições, todas as silagens Top 10 eram de híbridos recomendados para silagem pela Fundação ABC; O ponto de corte, o tamanho de partículas e o processamento dos grãos ainda necessitam ser melhorados na maioria das silagens; A qualidade das silagens tem apresentado pequena melhora nos últimos anos.

15 15 5. AGRADECIMENTOS

Relatório dos Resultados: 8º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC

Relatório dos Resultados: 8º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC 1 FUNDAÇÃO ABC SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA O AGRONEGÓCIO SETOR DE FORRAGICULTURA Relatório dos Resultados: 8º CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO DA FUNDAÇÃO ABC Coordenação: Eng. Agr. Dr. Igor Quirrenbach de

Leia mais

ESCOLHA DO HÍBRIDO DE MILHO PARA SILAGEM. Prof. Dr. Renzo Garcia Von Pinho Departamento de Agricultura UFLA

ESCOLHA DO HÍBRIDO DE MILHO PARA SILAGEM. Prof. Dr. Renzo Garcia Von Pinho Departamento de Agricultura UFLA ESCOLHA DO HÍBRIDO DE MILHO PARA SILAGEM Prof. Dr. Renzo Garcia Von Pinho Departamento de Agricultura UFLA renzo@dag.ufla.br USO DO MILHO PARA SILAGEM Boa produtividade de matéria seca (MS) Facilidade

Leia mais

Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais

Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais Eng. Agr. Dr. Igor Quirrenbach de Carvalho O que vamos ver hoje? Fundação ABC Como é a produção de leite no Brasil? Como reduzir os custos

Leia mais

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR Vitalle Nutrição Animal Pecuária é um bom negócio,mas...

Leia mais

Webinar O Nutricionista

Webinar O Nutricionista Webinar O Nutricionista Dr. Randy Shaver PhD Universidade de Wisconsin Madison. O que podemos fazer na fazenda para aumentar a digestibilidade do amido. No último dia 8 de julho as 19:00 aconteceu mais

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015 Solidete de F. Paziani (APTA, Pindorama) Realização: Apoio: LOCAIS DA EXPERIMENTAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2013/2014

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2013/2014 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2013/2014 Solidete de F. Paziani (APTA, Pindorama) LOCAIS DA EXPERIMENTAÇÃO Safra 2013/2014 Votuporanga

Leia mais

Silagem: conceitos e parâmetros para análise de qualidade

Silagem: conceitos e parâmetros para análise de qualidade Silagem: conceitos e parâmetros para análise de qualidade (Por: Mirna Tônus) São vários os parâmetros de avaliação de qualidade de silagem de milho, um dos principais alimentos na dieta de vacas leiteiras.

Leia mais

Confira o que preparamos para você neste mês e leia até o final, temos certeza que são assuntos essenciais no campo como a Nogueira.

Confira o que preparamos para você neste mês e leia até o final, temos certeza que são assuntos essenciais no campo como a Nogueira. tudo sobre pecuária informe Você está recebendo o Nog Informe 016 o informativo da Nogueira Máquinas Agrícolas que é enviado mensalmente por via eletrônica. Nosso objetivo é mantê-lo informado sobre os

Leia mais

Ponto de Corte do Milho para Silagem

Ponto de Corte do Milho para Silagem Setor de Forragicultura Ponto de Corte do Milho para Silagem Eng. Agr. Igor Quirrenbach de Carvalho 23/8/213 Acertar o ponto de corte é fundamental para ter alta produção de massa e alta qualidade nutricional.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2014/2015 Solidete de F. Paziani (APTA, Pindorama) Realização: Apoio: LOCAIS DA EXPERIMENTAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2017/2018. Campinas 21 de junho de 2018

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2017/2018. Campinas 21 de junho de 2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2017/2018 Campinas 21 de junho de 2018 Realização: Apoio: Empresas de sementes SAFRA 2017/2018

Leia mais

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO DA MATÉRIA SECA DE SILAGENS DE CAPIM-ELEFANTE (PENNISETUM PURPUREUM SCHUM.) PRODUZIDAS COM FARELO DE BATATA DIVERSA Ronaldo Francisco de Lima (1), Adauto

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2015/2016

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2015/2016 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2015/2016 Solidete de F. Paziani 2 de Setembro de 2016 Realização: Apoio: MILHO SAFRA 2015/2016

Leia mais

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Thiago Carvalho da Silva Professor adjunto (Forragicultura e Pastagens) UFG Barreiras, BA 2017 Sistema produtivo Empresas

Leia mais

Composição Bromatológica de Partes da Planta de Cultivares de Milho para Silagem

Composição Bromatológica de Partes da Planta de Cultivares de Milho para Silagem Composição Bromatológica de Partes da Planta de Cultivares de Milho para Silagem Previous Top Next JOSÉ C. CRUZ. 1, FRANCISCO T. F. PEREIRA. 1,ISRAEL A. PEREIRA FILHO. 1, JOSÉ J. FERREIRA. 2 1 Embrapa

Leia mais

Uma das maneiras de reduzir os efeitos da

Uma das maneiras de reduzir os efeitos da Uma das maneiras de reduzir os efeitos da baixa disponibilidade de forragem sobre o desempenho dos animais é conservar a forragem de uma estação de crescimento para períodos de escassez de alimentos. A

Leia mais

Importância da qualidade de fibra na dieta de bovinos de leite e novos conceitos de fibra em detergente neutro - FDN

Importância da qualidade de fibra na dieta de bovinos de leite e novos conceitos de fibra em detergente neutro - FDN Importância da qualidade de fibra na dieta de bovinos de leite e novos conceitos de fibra em detergente neutro - FDN Marcos Neves Pereira Universidade Federal de Lavras Fibra FDN: Fibra em detergente neutro

Leia mais

Qualidade da silagem e custo de formulação de ração para vacas leiteiras de médio e alto potencial

Qualidade da silagem e custo de formulação de ração para vacas leiteiras de médio e alto potencial Qualidade da silagem e custo de formulação de ração para vacas leiteiras de médio e alto potencial Ricardo Dias Signoretti Pesquisador Científico APTA Colina/SP Importância Social e Econômica do Agronegócio

Leia mais

Airon Aparecido Silva de Melo

Airon Aparecido Silva de Melo PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL Airon Aparecido Silva de Melo Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Tabela 5 Desempenho de vacas da raça Holandesa

Leia mais

Número de animais nas propriedades Região Média N Castro Minas Gerais Goiás Toledo Santa Catarina RMC Média

Número de animais nas propriedades Região Média N Castro Minas Gerais Goiás Toledo Santa Catarina RMC Média XVII PEC NORDESTE Produção de silagem: saiba como melhorar a qualidade Prof. Dr. Patrick Schmidt Zootecnista UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Silagem de milho (?) Silagem de milho (?) 109 propriedades Silagem

Leia mais

Produção e Composição Bromatológica de Cultivares de Milho para Silagem

Produção e Composição Bromatológica de Cultivares de Milho para Silagem Produção e Composição Bromatológica de Cultivares de Milho para Silagem Previous Top Next JOSÉ C. CRUZ. 1, FRANCISCO T. F. PEREIRA. 1,ISRAEL A. PEREIRA FILHO. 1, JOSÉ J. FERREIRA. 2 1 Embrapa Milho e Sorgo,

Leia mais

USO DA MACAÚBA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

USO DA MACAÚBA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL Workshop Estratégico CTBE: Macaúba, Desafios e Oportunidades USO DA MACAÚBA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL Profª. Luciana Castro Geraseev Instituto de Ciências Agrárias UFMG SISTEMAS DE PRODUÇÃO - RUMINANTES Sistemas

Leia mais

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL.? Característica da palma Cactácea

Leia mais

Uso de amilase exógena na nutrição de vacas em lactação: melhorando a utilização de nutrientes e desempenho animal. Marcos Neves Pereira

Uso de amilase exógena na nutrição de vacas em lactação: melhorando a utilização de nutrientes e desempenho animal. Marcos Neves Pereira Uso de amilase exógena na nutrição de vacas em lactação: melhorando a utilização de nutrientes e desempenho animal Marcos Neves Pereira Digestão do amido Digestibilidade aparente do amido no trato digestivo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2016/2017

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2016/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM SAFRA 2016/2017 Solidete de F. Paziani Franca - 9 de Agosto de 2017 Realização: Apoio: SORGO

Leia mais

SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA

SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA IMPORTÂNCIA DO MILHO 70% DA ALIMENTAÇÃO DOS NÃO RUMINANTES 40% DA ALIMENTAÇÃO DOS RUMINANTES PRINCIPAIS DIFICULDADES FALTA DE CONDIÇÕES PARA

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2001/2002

Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2001/2002 ISSN 1676-037X Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2001/2002 73 Apresentação O milho é uma das gramíneas mais usadas para produção de silagem, pela sua facilidade

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO

TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO Juntamente com a Fiagril e o Summit Agricultural Group, a F&S Agri Solutions foi criada para produzir etanol de milho e coprodutos na cidade de Lucas do Rio Verde, MT. A Fiagril e o Summit Agricultural

Leia mais

I N O V A Ç Õ E S T E C N O L Ó G I C A S N A C O N S E R V A Ç Ã O D E F O R R A G E N S E A L I M E N T O S V O L U M O S O S

I N O V A Ç Õ E S T E C N O L Ó G I C A S N A C O N S E R V A Ç Ã O D E F O R R A G E N S E A L I M E N T O S V O L U M O S O S II SIMPÓSIO SOBRE ALTERNATIVAS PARA ALIMENTAÇÃO DO Universidade Estadual da Bahia, UNEB Campus IX, Barreiras - BA GADO NA SECA I N O V A Ç Õ E S T E C N O L Ó G I C A S N A C O N S E R V A Ç Ã O D E F

Leia mais

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ; Aluna voluntária do Projeto de Extensão; 3

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ; Aluna voluntária do Projeto de Extensão; 3 ANÁLISE DE SILAGEM DE MILHO EM UMA PROPRIEDADE DO INTERIOR DE AUGUSTO PESTANA - RS 1 ANALYSIS OF CORN SILAGE IN A PROPERTY OF THE INTERIOR OF AUGUSTO PESTANA RS Fabiana Santos Scherer Brigo 2, Luciane

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 5b Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na Cooperativa Agropecuária Castrolanda, Castro, PR. Hernani Alves da Silva; Huibert Peter

Leia mais

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO Dr. Rodrigo Pizzani Cenário atual: desafios para agricultura Alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050 Contornar problemas: Fatores-chaves para atingir

Leia mais

MOMENTO SILAGEM. #3 Interpretação de Análise Bromatológica

MOMENTO SILAGEM. #3 Interpretação de Análise Bromatológica #3 Interpretação de Análise Bromatológica O grande desafio na alimentação de ruminantes de alta produtividade é aumentar sua capacidade de ingestão de alimento para atender ao aumento da produção de leite

Leia mais

Defesa de Estágio Extracurricular em Nutrição de Bovinos Leiteiros

Defesa de Estágio Extracurricular em Nutrição de Bovinos Leiteiros Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Defesa de Estágio Extracurricular em Nutrição de Bovinos Leiteiros Apresentação:

Leia mais

CUSTOS INVISÍVEIS O que deveria entrar na conta mas não é computado!

CUSTOS INVISÍVEIS O que deveria entrar na conta mas não é computado! CUSTOS INVISÍVEIS O que deveria entrar na conta mas não é computado! O QUE É INVISÍVEL? O QUE É PIOR QUE UM CUSTO INVISÍVEL? UM CUSTO INVISÍVEL QUE NUNCA SE TORNA VISÍVEL IDENTIFICANDO O INVISÍVEL ADMINISTRAR

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE FERMENTAÇÃO DA SILAGEM DE MILHO SOBRE A QUALIDADE BROMATOLOGICA

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE FERMENTAÇÃO DA SILAGEM DE MILHO SOBRE A QUALIDADE BROMATOLOGICA AVALIAÇÃO DO TEMPO DE FERMENTAÇÃO DA SILAGEM DE MILHO SOBRE A QUALIDADE BROMATOLOGICA Luciano Gonçalves de SOUZA* 1, Luiz Fernando Rocha BOTELHO 1, Larissa de Melo COELHO 1, Caio Silva QUIRINO 1, Stéphane

Leia mais

Manual de Silagem. Guia para uma silagem bem sucedida

Manual de Silagem. Guia para uma silagem bem sucedida Manual de Silagem Guia para uma silagem bem sucedida Índice 1. Característica dos produtos para a silagem de milho Guia para uma silagem bem sucedida 1. Característica dos produtos para a silagem de milho

Leia mais

SILAGEM DE GIRASSOL. Ariomar Rodrigues dos Santos

SILAGEM DE GIRASSOL. Ariomar Rodrigues dos Santos SILAGEM DE GIRASSOL Ariomar Rodrigues dos Santos ariomar.rodrigues@lapa.ifbaiano.edu.br Completa o ciclo com baixas precipitações pluviométricas Resistência ao déficit hídrico Problemas com pássaros Deficiência

Leia mais

VII Congresso Nacional do Milho A perspectiva da produção do leite na economia futura do milho em Portugal OR

VII Congresso Nacional do Milho A perspectiva da produção do leite na economia futura do milho em Portugal OR OR 08-02-2010 01 Produzimos leite de alta qualidade, trabalhando em conjunto com os nossos clientes, fornecedores e colaboradores competentes e dedicados, fazendo da Eco-Eficiência o nosso desenvolvimento

Leia mais

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM.

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. SEMENTES BIOMATRI É SINAL VERDE PARA A PRODUTIVIDADE. Apresentamos nossa linha de produtos para a safra 2017/2018,

Leia mais

Silagem de milho e sorgo Cláudio Prates Zago Consultor da Sementes Biomatrix

Silagem de milho e sorgo Cláudio Prates Zago Consultor da Sementes Biomatrix Silagem de milho e sorgo Cláudio Prates Zago Consultor da Sementes Biomatrix zagocp@yahoo.com.br As plantas têm seu crescimento variável conforme a época do ano, alternando períodos de maior e menor crescimento.

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos Milho (Zea mays) 70% = amido e amido + glúten 2% = fibra + casca 8-10% = óleo Fonte: Amaral e Bernardes (2010) Processamento via seca do milho produção de etanol Coprodutos de destilaria do milho A cada

Leia mais

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 27/06/2017. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 27/06/2017. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos Conceitos básicos PRODUÇÃO DE SILAGEM Ensilagem Processo com o objetivo de preservar a planta no seu ponto de maior valor nutritivo por meio de fermentação anaeróbica, após corte, picagem, compactação

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 Coprodutos da indústria cervejeira /9 Cevada é o principal grão. Em 011 foram produzidos 180 milhões de toneladas de cerveja, gerando de 35-40 milhões de toneladas de resíduos; É um concentrado de

Leia mais

Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras. Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia

Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras. Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia ltcosta80@yahoo.com.br Capacidade agrícola Balança comercial Brasileira Qual o objetivo com sua empresa rural?

Leia mais

EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste. CEP: São Car/os, SP

EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste. CEP: São Car/os, SP Ministério da Agricultura e do Abastecimento EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste Ministério daagricultura e do Abastecimento CEP: 13560-970 São Car/os, SP Rod. Washington Luiz,

Leia mais

Batata doce na alimentação de ruminantes

Batata doce na alimentação de ruminantes UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Batata doce na alimentação de ruminantes Introdução A Batata-doce (ipomoea

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO

SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO Fermino Deresz; Antônio Carlos Cóser : ; Carlos Eugênio Martins Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do

Leia mais

Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho

Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho MARCOS NEVES PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Curva de lactação e consumo

Leia mais

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) 01/04/2016. Resíduos de origem animal. Produção Animal vs Impacto Ambiental. Dejetos. Problemas.

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) 01/04/2016. Resíduos de origem animal. Produção Animal vs Impacto Ambiental. Dejetos. Problemas. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias 1 Plano de aula ZOOTECNIA I (Suínos) Resíduos Dejetos Msc. Fabrício Faleiros de

Leia mais

Incremento da qualidade da forragem

Incremento da qualidade da forragem Incremento da qualidade da forragem e a relação com as maquinas utilizadas. Ing Agr. Pablo Cattani Hay & Forage Latin America Relação Preço x Custo Preço Custo 14 4 Redução de custo da alimentação Grande

Leia mais

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 06/10/2016. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 06/10/2016. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos Conceitos básicos PRODUÇÃO DE SILAGEM Ensilagem Processo com o objetivo de preservar a planta no seu ponto de maior valor nutritivo por meio de fermentação anaeróbica, após corte, picagem, compactação

Leia mais

ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO

ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO 1 ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO Christiano Nascif*, Mauro Wagner de Oliveira**, Thiago Camacho Rodrigues* * Programa de Desenvolvimento da Pecuária

Leia mais

PRODUÇÃO DE PRÉ-SECADO E SILAGEM TBIO ENERGIA I

PRODUÇÃO DE PRÉ-SECADO E SILAGEM TBIO ENERGIA I PRODUÇÃO DE PRÉ-SECADO E SILAGEM TBIO ENERGIA I A cultivar TBIO Energia I é direcionada para suprir a demanda de produção de pré-secado e silagem com qualidade nutricional, permitindo que os mesmos sejam

Leia mais

Processo de Ensilagem em tempos de escassez de forragem. D.M.V. Rafael Andrade Filho, M.Sc. M.B.A Silostop - Americas

Processo de Ensilagem em tempos de escassez de forragem. D.M.V. Rafael Andrade Filho, M.Sc. M.B.A Silostop - Americas Processo de Ensilagem em tempos de escassez de forragem D.M.V. Rafael Andrade Filho, M.Sc. M.B.A Silostop - Americas Keith Bolsen PhD & Associates KSU, 1990 Diferenças Importantes Foto Cedida pelo professor

Leia mais

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Julio Cezar Franchini Eleno Torres Luiz Gustavo Garbelini Mario

Leia mais

Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Brasil-Central

Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Brasil-Central ISSN 1517-4816 Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Brasil-Central 94 Introdução A grande maioria da produção de leite brasileira é baseada

Leia mais

Experimentação na fazenda com ferramentas de AP. Eng. Agrônomo Dr. Fabricio Povh

Experimentação na fazenda com ferramentas de AP. Eng. Agrônomo Dr. Fabricio Povh Experimentação na fazenda com ferramentas de AP Eng. Agrônomo Dr. Fabricio Povh Fabricio Pinheiro Povh - Coordenador Leandro Solano Flugel Assistente de Pesquisa Yaroslau Miguel Kuzicz Desenvolvedor Web

Leia mais

Plantas para ensilagem

Plantas para ensilagem Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Tecnologias para conservação de plantas forrageiras Plantas para ensilagem Lilian Elgalise Techio Pereira ltechio@usp.br Plantas

Leia mais

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 30/10/2017. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos

PRODUÇÃO DE SILAGEM. Ensilagem. Silagem 30/10/2017. Conceitos básicos. Um pouco da história... Conceitos básicos Conceitos básicos PRODUÇÃO DE SILAGEM Ensilagem Processo com o objetivo de preservar a planta no seu ponto de maior valor nutritivo por meio de fermentação anaeróbica, após corte, picagem, compactação

Leia mais

Ensilagem de Soja (Glycine max) Submetido a Vários Níveis de Inclusão de Melaço em Pó

Ensilagem de Soja (Glycine max) Submetido a Vários Níveis de Inclusão de Melaço em Pó Ensilagem de Soja (Glycine max) Submetido a Vários Níveis de Inclusão de Melaço em Pó Juliano José de Oliveira COUTINHO 1 ; Antônio Augusto Rocha ATHAYDE 2 ; Alex de Oliveira RIBEIRO 3 ; Rafael Antônio

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR)

Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR) Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR) EXCESSO DE PICAGEM NA SILAGEM DE MILHO: DESEMPENHO E SAÚDE DAS VACAS Elinton Weinert Carneiro Méd.

Leia mais

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA SEMIÁRIDO BRASILEIRO CLIMA Quente e seco Duas estações Seca e Chuvosa

Leia mais

Volumosos. Volumosos. Volumosos. Volumosos. Alimentos utilizados na alimentação Animal. Marinaldo Divino Ribeiro

Volumosos. Volumosos. Volumosos. Volumosos. Alimentos utilizados na alimentação Animal. Marinaldo Divino Ribeiro Alimentos utilizados na alimentação Animal Marinaldo Divino Ribeiro EMV Depto de Produção ão Animal - UFBA Alimentos Volumosos (pelo menos 25% de de FDN na na MS) MS) Concentrados Outros Forragens secas

Leia mais

QUALIDADE DA SILAGEM DE MILHO: REFLEXO DE PRÁTICAS ADOTADAS DURANTE A ENSILAGEM EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

QUALIDADE DA SILAGEM DE MILHO: REFLEXO DE PRÁTICAS ADOTADAS DURANTE A ENSILAGEM EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS QUALIDADE DA SILAGEM DE MILHO: REFLEXO DE PRÁTICAS ADOTADAS DURANTE A ENSILAGEM EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS Acadêmicos: Anderson Herr, Cintiamara Baggio, Cristiane Tomaluski, Daison Marroco, Edemar

Leia mais

65 dias de 3rlab, o que as VACAS estão nos dizendo. Marcelo Hentz Ramos PhD Diretor 3rlab, consultor Rehagro

65 dias de 3rlab, o que as VACAS estão nos dizendo. Marcelo Hentz Ramos PhD Diretor 3rlab, consultor Rehagro 65 dias de 3rlab, o que as VACAS estão nos dizendo Marcelo Hentz Ramos PhD Diretor 3rlab, consultor Rehagro O QUE É NIRS? NIRS FUNCIONA? Análise Fase 1 Técnico entender o PODER da análise bromatológica

Leia mais

Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Sudeste do Brasil

Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Sudeste do Brasil ISSN 1517-4816 Cultivares de milho para silagem: resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 na Região Sudeste do Brasil 97 Introdução A maior parte da produção de leite brasileira é baseada

Leia mais

Manejo de pastagens Consumo de forragem

Manejo de pastagens Consumo de forragem Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Manejo de pastagens Consumo de forragem Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-

Leia mais

Partícula de. & Silagem. Tamanho tem importância e influi no desempenho animal

Partícula de. & Silagem. Tamanho tem importância e influi no desempenho animal Feno O Martelo & Silagem Partícula de Tamanho tem importância e influi no desempenho animal Fotos: Adilson Rodrigues José Henrique Karsburg* e Luís Felipe Prada e Silva** A tualmente, muito se tem discutido

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE TOURINHOS NELORE ALIMENTADOS COM DIETAS À BASE DE FUBÁ OU MILHO DESINTEGRADO COM PALHA E SABUGO (MDPS) Introdução

CUSTO DE PRODUÇÃO DE TOURINHOS NELORE ALIMENTADOS COM DIETAS À BASE DE FUBÁ OU MILHO DESINTEGRADO COM PALHA E SABUGO (MDPS) Introdução 137 CUSTO DE PRODUÇÃO DE TOURINHOS NELORE ALIMENTADOS COM DIETAS À BASE DE FUBÁ OU MILHO DESINTEGRADO COM PALHA E SABUGO (MDPS) Rivânia Ferreira Moreira¹, Daniene Aparecida Pereira 2, Marco Túlio Lopes

Leia mais

Gestão de Negócios e Custos Tubos de Dreno Acompanhamento da Colheita Concurso de Silagem Segregação de soja Encarte

Gestão de Negócios e Custos Tubos de Dreno Acompanhamento da Colheita Concurso de Silagem Segregação de soja Encarte www.castrolanda.coop.br/circular Nº11 Nº 11 I Publicação Semanal da Cooperativa Castrolanda I Março, 17-2011 Gestão de Negócios e Custos Acompanhamento da Colheita Segregação de soja Tubos de Dreno Concurso

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA Rodrigo M. A. da SILVA 1 ; Eduarda de OLIVEIRA 2 ; Ariana V. SILVA

Leia mais

Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17

Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17 Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17 A análise do custo de produção do milho da safra 2016/17 foi realizada a partir de dados de instituições de pesquisa de produção e mercado,

Leia mais

BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS

BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS LIMITAÇÕES NO SEMIÁRIDO ALTERNATIVA PARA O SEMIÁRIDO CARACTERÍSTICAS DA PALMA FORRAGEIRA PRODUÇÃO POR HECTARE

Leia mais

Resultados da Avaliação de Cultivares de Milho Safrinha em IAC/APTA/CATI/Empresas

Resultados da Avaliação de Cultivares de Milho Safrinha em IAC/APTA/CATI/Empresas Resultados da Avaliação de Cultivares de Milho Safrinha em 2012 IAC/APTA/CATI/Empresas Aildson Pereira Duarte Programa Milho e Sorgo IAC/APTA INTRODUÇÃO Evolução do Milho Safrinha Fonte: Conab SAFRINHA

Leia mais

Cultivares de Milho para Silagem

Cultivares de Milho para Silagem ISSN 1678-07X 00 Resultados das safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006 nos municípios de Ijui e Lages da Região Sul do Brasil Introdução A maior parte da produção de leite brasileira é baseada na alimentação

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS Fatores que determinam o sistema de produção de leite Terra área/limitações Capital investimento/tecnologia Mão de obra capacitação/tecnologia

Leia mais

Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte. Thiago Bernardes

Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte. Thiago Bernardes Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte Thiago Bernardes II SIMLEITE Dracena, SP 07 de setembro de 2013 Área plantada (milhões ha) 1. A cana agrícola 28 27,7 24

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS Josimar dos Santos 1 Patrícia Diniz Ebling 2 e Douglas Antônio Rogeri 3 Palavras chaves: forrageiras,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA

A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA 7 A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA ISSUE DOI 10.3738/1982.2278.288 CLEMENTE FILHO, Arlindo 1 LEÃO, Paulo César da Luz 2 LOPES, Luis Gustavo 3 INTRODUÇÃO A região da Alta Mogiana

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patos de Minas

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patos de Minas Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patos de Minas José Humberto dos Santos Junior (1), Leonardo de Oliveira

Leia mais

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Resumo Expandido Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Palavras-chave: brachiária, adubação, conteúdo ruminal.

Leia mais

SNAPLAGE FONTE EXCLUSIVA DE AMIDO E FIBRA OBTIDA PELA ENSILAGEM OTIMIZADA DA ESPIGA DE MILHO

SNAPLAGE FONTE EXCLUSIVA DE AMIDO E FIBRA OBTIDA PELA ENSILAGEM OTIMIZADA DA ESPIGA DE MILHO Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Zootecnia SNAPLAGE FONTE EXCLUSIVA DE AMIDO E FIBRA OBTIDA PELA ENSILAGEM OTIMIZADA DA ESPIGA DE MILHO WILLIAN PEREIRA

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Desempenho Forrageiro de Plantas Remanescentes da Colheita de Milho-Verde em Diferentes Épocas de Semeadura e Idades

Leia mais

TIPOS DE SILO SILO SUPERFÍCIE SILO TRINCHEIRA SILO SUPERFÍCIE SILO TRINCHEIRA SILO CINCHO SILO BAG OU SILO TUBO

TIPOS DE SILO SILO SUPERFÍCIE SILO TRINCHEIRA SILO SUPERFÍCIE SILO TRINCHEIRA SILO CINCHO SILO BAG OU SILO TUBO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE BOVINOS PRODUÇÃO DE VOLUMOSOS E CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS EDGAR FRAGA SANTOS FARIA

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2006/2007

Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2006/2007 ISSN 1517-4816 Avaliação de cultivares de milho para silagem: resultados do ano agrícola 2006/2007 93 Apresentação No Brasil, o milho é a cultura mais utilizada como silagem pelo fato de ser facilmente

Leia mais

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí Resumo Expandido para publicação na Semana de Iniciação Científica UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Rodrigo de Paula CRISÓSTOMO

Leia mais

20 PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO EM

20 PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO EM 20 PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO EM SEGUNDA SAFRA EM DOIS NÍVEIS DE TECNOLOGIA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi avaliar o potencial produtivo de híbridos de milho em segunda

Leia mais

Forragens Conservadas

Forragens Conservadas Centro de Ciências Agrárias Dom Pedrito Curso de Zootecnia Forragens Conservadas José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br Silagem Consiste na conservação das plantas forrageiras, através do processo

Leia mais

Tudo pela vaca! A qualidade do leite começa na colheita da forragem. SHREDLAGE. claas.com

Tudo pela vaca! A qualidade do leite começa na colheita da forragem. SHREDLAGE. claas.com Tudo pela vaca! A qualidade do leite começa na colheita da forragem. SHREDLAGE claas.com Panorama do SHREDLAGE. SHREDLAGE é milho de ensilagem de trituração comprida Portanto SHREDLAGE é o nome dado a

Leia mais

7,1% SISTEMAS DE ENGORDA LOCALIZAÇÃO DOS MAIORES CONFINAMENTOS DO BRASIL UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE

7,1% SISTEMAS DE ENGORDA LOCALIZAÇÃO DOS MAIORES CONFINAMENTOS DO BRASIL UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE Luís Fernando G. de Menezes Zootecnista, Dr. em Produção Animal luismenezes@utfpr.edu.br REBANHO BOVINO BRASILEIRO Regiões 2009 2010 Norte 35.606.111

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Depressão por Endogamia dos Caracteres Agronômicos e da Qualidade da Forragem em Milho (Zea mays L.) Lucas Rafael

Leia mais

USO DE CO-PRODUTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DA LAVOURA DE MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES. Jair de Araújo Marques CCAAB UFRB.

USO DE CO-PRODUTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DA LAVOURA DE MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES. Jair de Araújo Marques CCAAB UFRB. USO DE CO-PRODUTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DA LAVOURA DE MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES Jair de Araújo Marques CCAAB UFRB. jmarques@ufrb.edu.br 1 O agronegócio em 2008: 28% do PIB nacional; 37% de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DE SORGO EM FUNÇÃO DE DUAS DATAS DE SEMEADURA COM DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS NO SUL DE MINAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DE SORGO EM FUNÇÃO DE DUAS DATAS DE SEMEADURA COM DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS NO SUL DE MINAS GERAIS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DA SILAGEM DE SORGO EM FUNÇÃO DE DUAS DATAS DE SEMEADURA COM DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS NO SUL DE MINAS GERAIS Talita A. TRANCHES 1 ; Ariana V. SILVA 2 ; Polyana de

Leia mais

VALOR NUTRICIONAL DE SILAGENS DE TEOSINTO COM ADIÇÃO DE FARELO DE TRIGO

VALOR NUTRICIONAL DE SILAGENS DE TEOSINTO COM ADIÇÃO DE FARELO DE TRIGO VALOR NUTRICIONAL DE SILAGENS DE TEOSINTO COM ADIÇÃO DE FARELO DE TRIGO Luiz Felipe Rodrigues NOGUEIRA* 1, Paula Delfino DANIEL¹, Rafael VIDAL 1, Mara Borges PIASSON 1, Patrícia SENGER 1, Meri Beatriz

Leia mais

DEKALB pode recomendar-lhe a densidade adequada e a necessidade de água em cada metro quadrado da sua quinta. Milho Silagem

DEKALB pode recomendar-lhe a densidade adequada e a necessidade de água em cada metro quadrado da sua quinta. Milho Silagem Chegou o momento de melhorar a sua silagem com a DEKALB. Agora,a DEKALB pode recomendar-lhe a densidade adequada e a necessidade de água em cada metro quadrado da sua quinta. Milho Silagem Milho Silagem

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 09 AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE HIBRIDOS DE MILHO EM SEGUNDA SAFRA EM Objetivo Avaliar os atributos agronômicos e a produtividade de diferentes híbridos de milho cultivados em segunda safra em

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais